Marília Reginato Gabriel

Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A

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  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Psicóloga (Universidade Federal de Santa Maria), especialista em psicologia clínica com ênfase em terapia de família, mestre, doutora e pós-doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de doutorado sanduíche na Universidade do Porto (Portugal). Atualmente atua como psicóloga clínica no Hospital de Aeronáutica de Canoas (FAB). Possui experiência profissional e docente em educação infantil e formação de educadores da infância. Temas de interesse: terapia de família e casal, desenvolvimento infantil, formação de professores e abordagem pikleriana (com curso na Lóczy Foundation for Children, Budapeste, Hungria). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marília Reginato Gabriel
Nome em citações bibliográficas
GABRIEL, M. R.;Gabriel, Marília Reginato


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Porto (Orientador: Ana Isabel Pinto e Joana Cadima).
Título: Contribuições de um programa de acompanhamento baseado na abordagem pikleriana para a promoção da qualidade das interações educadora-bebê, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Cesar Augusto Piccinini.
Coorientador: Sylvia Nabinger.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Transformações no envolvimento paterno ao longo dos seis primeiros meses do bebê na creche,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Dra. Rita de Cássia Sobreira Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: família; paternidade; creche.
Grande área: Ciências Humanas
2018
Especialização em andamento em Terapia de Casal e Sexualidade. (Carga Horária: 400h).
Domus Centro de Terapia de Família, DOMUS, Brasil.
2010 - 2012
Especialização em Terapia de Família e Casal. (Carga Horária: 766h).
Domus Centro de Terapia de Família, DOMUS, Brasil.
Título: Do intrapsíquico ao interpessoal: contribuições à psicoterapia conjunta mãe-pai-criança.
Orientador: Marli kath Sattler.
2005 - 2009
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Percepções de Paternidade: descrevendo a si mesmo, o seu pai e o pai ideal.
Orientador: Dra. Ana Cristina Garcia Dias.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2017 - 2017
Família além da perda: a prática sistêmica e resiliência como recurso terap. (Carga horária: 4h).
CEFI, CEFI, Brasil.
2015 - 2015
Piklerian Approach of Early Childhood Education. (Carga horária: 80h).
Lóczy Foundation for Children, LÓCZY, Hungria.
2014 - 2014
Curso de Formação Continuada em Protoinfância. (Carga horária: 68h).
Contemporâneo - Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade, CIPI, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Capacitação em avaliação do desenvolv. de bebês. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
A filosofia de Emmi Pikler na Educação. (Carga horária: 32h).
Contemporâneo - Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade, CIPI, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Interações de cuidado na primeira infância. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Compreensão e manejo dos principais transtornos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Grupo de Estudos sobre Winnicott. (Carga horária: 30h).
Comunidade Terapêutica D. W. Winnicott, C.T.D.W.W., Brasil.
2010 - 2010
Curso de Capacitação de Tutores. (Carga horária: 20h).
Universidade Aberta do Brasil/UFSM, UAB/UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Atualização em Pesquisa e Construção de Instrum. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Capacitação em orientação profissional. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Manejo Clínico em Psicologia da Saúde. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Força Aérea Brasileira, FAB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Atividades

04/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Hospital de aeronáutica de canoas, .

Serviço realizado
Psicóloga Assistente da Seção de Psicologia - atendimento ambulatorial; Psicóloga do Serviço de Atendimento Domiciliar.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Aluna de doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Aluna de mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

11/2014 - 12/2017
Ensino, Curso de Especialização em Infância e Família do Programa de PPG Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Criança e Famílias em Situações Especiais II. Aula: A relação educador-criança como indicador de qualidade na Educação Infantil
Disciplina: Criança e Famílias em Situações Especiais II. Aula: A relação família-escola como indicador de qualidade na Educação Infantil
10/2013 - 03/2015
Serviços técnicos especializados , Instituto de Psicologia, .

Serviço realizado
Atendimento em psicoterapia no Centro de Atendimento Pais-Bebê.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aula "O desenvolvimento infantil de zero a três anos" para a disciplina Desenvolvimento Humano e Nutrição da UFRGS
Aula "O movimento livre como base para o desenvolvimento emocional" para a disciplina de Psicologia aplicada à Saúde (Educação Física) da UFRGS
02/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Terapia Familiar na Infância
03/2013 - 03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Psicologia, Instituto de Psicologia.

Atividade realizada
Coordenadora Operacional do Estudo: Impacto da creche no desenvolvimento socioemocional e cognitivo infantil: estudo longitudinal do primeiro ano de vida ao final dos anos pré-escolares.
03/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aula "A creche como contexto do desenvolvimento infantil" na disciplina Desenvolvimento Humano II
Aula "Adaptação Escolar" na disciplina Seminário Temático em Desenvolvimento Humano I e II
Aula "Avaliação da creche como alternativa ao cuidado infantil" na disciplina Desenvolvimento Humano I
03/2011 - 12/2012
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada à Saúde
03/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Terapia Familiar na Infância

Domus Centro de Terapia de Família, DOMUS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Aluna do Curso de Especialização, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Aluna de especialização, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 8

Atividades

09/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Domus Centro de Terapia de Família, .

Serviço realizado
Seminários temáticos; Atendimento de Famílias e Casais; Grupos de Estudos em Infância e Adolescência - GEAIA.

ZELO Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil, ZELO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Psicóloga parceira, Enquadramento Funcional: Psicóloga parceira

Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Sócia-fundadora, Enquadramento Funcional: Psicóloga consultora, Carga horária: 20
Outras informações
A Zelo é uma empresa de consultoria à escolas de educação infantil, bem como a secretarias de educação que visa promover a qualidade do atendimento à criança.

Atividades

08/2012 - 03/2018
Serviços técnicos especializados , Zelo Cursos de Formação, .

Serviço realizado
PROQUALI - Programa de Promoção da Qualidade do Atendimento em Educação Infantil.
08/2012 - 03/2018
Treinamentos ministrados , Zelo Cursos de Formação, .

Treinamentos ministrados
Ciclo de Formação Continuada em Educação Infantil (parceria com o Núcleo de Infância e Família da UFRGS)
Curso de Educador Assistente (2015) - Aprovado pela SMED nº02/2014 (parceira com Núcleo de Infância e Família da UFRGS)
Encontros de formação em escolas privadas do RS obre temas ligados à educação e desenvolvimento infantil
08/2012 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Zelo Cursos de Formação, .

Cargo ou função
Consultoria à direção e coordenação pedagógica das escolas do município de Santo Antonio da Patrulha (RS) e escolas privadas de Porto Alegre.
12/2012 - 08/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Ministério da Saúde - Núcleo Ciência pela Infância, .


Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Psicologia, Carga horária: 16

Atividades

07/2015 - 02/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Intervenções em Processos Educativos
Disciplina Psicologia Escolar
Orientação de TCC
Supervisão Acadêmica de Estágio Básico A, B e C (observação e intervenção)
07/2016 - 07/2017
Serviços técnicos especializados , CESEP, .

Serviço realizado
Supervisão Local de Estágio Profissional em atendimento clínico individual e de família.
07/2016 - 07/2016
Extensão universitária , Faculdades Integradas de Taquara, .

Atividade de extensão realizada
Psicologia e Educação: desafios da atuação com bebês e crianças pequenas em ambientes coletivos (curso ministrado).

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicologia
Psicologia e Educação

Instituto Fernando Pessoa, IFP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

07/2012 - 08/2013
Ensino, Especialização em psicologia clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Disciplina Terapia da Família I
Teoria e Técnica na Terapia Familiar

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Aluna de graduação, Enquadramento Funcional: Participação em Projetos, Carga horária: 4

Atividades

03/2008 - 12/2008
Estágios , Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio em Saúde Pública. Atendimento Psicológico Infantil na Unidade Básica Kennedy. Coordenadora de Grupo de Pais e Responsáveis (triagem para o atendimento infantil e assessora institucional de uma escola de educação infantil.


Linhas de pesquisa


1.
Psicologia do desenvolvimento
2.
Educação Infantil
3.
Saúde da Criança
4.
Desenvolvimento na Primeira Infância


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Impacto de um programa de acompanhamento para educadoras de berçário visando a promoção da qualidade das interações educadora-bebê - ACEDUC

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cesar Augusto Piccinini em 20/09/2018.
Descrição: Atividades de cuidado básico ao bebê, como alimentação, higiene e sono, envolvem grande parte da rotina das educadoras que atuam no berçário, constituindo-se em importantes momentos de interação. Contudo, interações durante cuidados básicos costumam ser tratadas como secundárias para o desenvolvimento do bebê, e nem sempre tem sido abordadas em estudos da área. A abordagem pikleriana vem sendo indicada para o trabalho com bebês em contextos coletivos, por valorizar a qualidade da interação educadora-bebê, especialmente em momentos de cuidado básico, além de colocar tais interações como elemento central na rotina das instituições de Educação Infantil. Essa abordagem foi criada na década de 1940 pela pediatra húngara Emmi Pikler e, atualmente, é utilizada em formações na Educação Infantil, sobretudo no contexto internacional. Entretanto, no Brasil, estudos sobre a abordagem pikleriana são ainda incipientes, embora existam algumas evidências sobre sua relevância em creches. O objetivo do presente projeto é investigar o impacto do Programa de Acompanhamento de Educadoras de Berçário (PROACEB) na promoção da qualidade das interações educadora-bebê, durante cuidados básicos. Em particular, busca-se criar um espaço de sensibilização das educadoras aos princípios da abordagem pikleriana de cuidado e interação com bebês. Participarão do estudo 32 educadoras de oito salas de berçários de quatro Escolas Municipais de Educação Infantil de Porto Alegre e aproximadamente 42 bebês que estiverem frequentando o berçário. Será utilizado um delineamento de séries temporais para investigar o impacto do PROACEB na promoção da qualidade das interações educadora-bebê, durante cuidados básicos. Para tanto, o estudo envolverá uma fase de coleta de dados (Fase 1) antes da realização do PROACEB, para conhecer as práticas de cuidado e interação das educadoras com os bebês. Depois, durante a Fase 2, será implementado o PROACEB. Por fim, outra fase de coleta de dados (Fase 3) será realizada após o PROACEB, visando conhecer o impacto da intervenção nas práticas de cuidado e interação das educadoras com os bebês. A coleta de dados envolverá a aplicação de questionários e entrevistas com educadoras, bem como a observação das interações educadora-bebê, antes e após a intervenção. O PROACEB está organizado em três módulos, fundamentados nos princípios da abordagem pikleriana: (1) Atividade autônoma do bebê baseada em suas próprias iniciativas; (2) Organização do ambiente; e (3) As competências da educadora e o vínculo seguro com o bebê. Cada módulo é apresentado em dois encontros individuais (total de seis encontros), com duração de 90 minutos e periodicidade semanal. Os dados serão analisados qualitativamente e quantitativamente, conforme a sua natureza...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Interação educadora-bebê durante os cuidados básicos: contribuições de um programa de capacitação para educadoras de berçário

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cesar Augusto Piccinini em 15/02/2016.
Descrição: A Educação Infantil no Brasil tem recebido um amplo espaço nas discussões políticas e acadêmicas visto o expressivo aumento de crianças que tem frequentado a escola desde os primeiros anos de vida. Enquanto as discussões políticas ainda se dedicam a buscar estratégias para atender o maior número de crianças possível, grande parte dos pesquisadores tem se preocupado com a qualidade do cuidado/educação oferecido às crianças e com as suas consequências para o desenvolvimento infantil, especialmente quando é necessário atender bebês muito pequenos. Com relação a bebês que frequentam berçário, essas preocupações são ainda maiores, pois são bebês que estão formando seus primeiros laços afetivos e que dependem em grande parte da atenção de adultos para a satisfação de suas necessidades básicas. Entre outras necessidades essenciais do bebê, está o cuidado do seu corpo, especialmente a alimentação, o sono e a higiene. Estas atividades também se tornam parte da rotina das educadoras que atuam no berçário, bem como o contexto de grande parte das interações que elas estabelecerão com o bebê. Muitas vezes tratada como uma tarefa secundária para o desenvolvimento do bebê, as práticas de cuidado não tem recebido a atenção de pesquisadores. Neste sentido, o presente estudo investigará as contribuições de um programa de capacitação para a promoção da qualidade das interações educadora-bebê durante os cuidados básicos. Participaram deste estudo 7 educadoras de duas salas de berçários de duas Escolas de Educação Infantil públicas e os 27 bebês que estivam frequentando o berçário no período da intervenção. Para tanto, foi utilizado um delineamento de estudos de caso (Stake, 1994) com uma intervenção e uma avaliação pré e pós-teste para investigar as contribuições de um programa de capacitação para a promoção da qualidade das interações educadora-bebê durante os cuidados básicos. Foram realizadas 3 fases de coletas de dados: (1) pré-capacitação, (2) capacitação e (3) pós-capacitação. As respostas das educadoras às entrevistas da Fase 1 e 3 e os relatos dos encontros foram analisados através da análise de conteúdo qualitativa (Bardin,1977; Laville & Dionne,1999)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marília Reginato Gabriel - Integrante / Cesar Augusto Piccinini - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2
2010 - Atual
Impacto da creche no desenvolvimento socioemocional e cognitivo infantil: estudo longitudinal do sexto mês de vida do bebê ao final dos anos pré-escolares CRESCI
Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar o impacto da creche no desenvolvimento socioemocional e cognitivo infantil, do sexto mês de vida do bebê ao final dos anos pré-escolares. Mais especificamente, busca comparar, ao longo desse período, o desenvolvimento de crianças que frequentam ou não a creche, e relacioná-lo a qualidade dos ambientes institucional e familiar.O projeto iniciou em 2011 acompanhando 73 famílias, dentre estas 27 de bebês que frequentavam a creche (Grupo 1) e 46 de bebês que eram cuidadas exclusivamente pela mãe ou por outros cuidadores, como babá e familiares (Grupo 2). As famílias cujos bebês estão na creche foram recrutadas em duas creches públicas federais (uma pertencente à universidade e outra a um hospital público federal), e as demais famílias principalmente através da mídia ou por indicações. Além das famílias, o estudo também conta com a participação de 18 educadoras das duas creches já mencionadas. O projeto envolve duas etapas de coleta de dados. A Etapa I, em execução desde 2011, envolve quatro fases de coleta de dados, 6º, 12º, 18º e 24 mês de vida do bebê. A Etapa II, envolve três fases de coleta de dados, 3º, 4º e 5º anos da criança. Em cada fase, o desenvolvimento dos bebês está sendo avaliado e são aplicadas entrevistas semiestruturadas, questionários e escalas com as mães e com os pais, visando avaliar sua percepção sobre o desenvolvimento da criança, bem como a qualidade do ambiente familiar. São também realizadas filmagens da interação livre mãe-bebê e pai-bebê. Por sua vez, a qualidade das creches também é avaliada, e as educadoras preenchem escalas e questionários sobre sua percepção a respeito da adaptação da criança à creche e do seu desenvolvimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marília Reginato Gabriel - Integrante / Rita de Cassia Sobreira Lopes - Integrante / Cesar Augusto Piccinini - Coordenador / Roodrigo Gabbi Polli - Integrante / Scheila Machado da Silveira Becker - Integrante / Gabriela Dal Forno Martins - Integrante / Tânia Mara Sperb - Integrante / Tatiele Bossi - Integrante / Denise Bernardi - Integrante / Natália Luz Feeburg - Integrante / Luisa Fochesato Dall'Agnol - Integrante / Helena da Silveira Riter - Integrante / Paula Portugal - Integrante / Evandro Quadros Cherer - Integrante / Silvia de Andrade Neves Dias Brites - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2010
Aspectos Biopsicossociais da Gravidez Adolescente: estudo longitudinal da gestação ao Segundo Ano de Vida da Criança - GRADO
Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar os aspectos biopsicossociais da gravidez adolescente com destaque para: 1) Fatores socioeconômicos e culturais associados à gravidez na adolescência; 2 ) Sexualidade na adolescência; 3) Saúde e gravidez adolescente; 4) Aspectos sócio-emocionais da gravidez adolescente; e, 5) Desenvolvimento do bebê e sua interação com a mãe e pai adolescente. Trata-se de um estudo longitudinal que acompanhará uma amostra de adolescentes grávidas que representam três regiões do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Santa Maria e Rio Grande) onde atuam as três Universidade Federais desde Estado. Serão acompanhadas 180 gestantes e seus parceiros, desde a gestação até o 24o. mês de vida do filho, particularmente em quatro fases de coleta de dados: 3o. trimestre da gravidez, e no 3o., 12o. e 24o. mês de vida da criança. Em cada uma destas fases de coleta de dados serão investigados diversos aspectos clínicos, psicológicos e sociais da gravidez adolescente. Registro GAP 022885..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marília Reginato Gabriel - Integrante / Ana Cristina Garcia Dias - Coordenador / Daniela Centenaro Levandowski - Integrante / Daniela Delias de Souza Schwengber - Integrante / Angela Helena Marin - Integrante / Fernanda Torres de Carvalho - Integrante / Giana Bitencourt Frizzo - Integrante / Rita de Cassia Sobreira Lopes - Integrante / Ana Paula Correa de Oliveira Freitas - Integrante / Ana Paula Venturini - Integrante / Ana Cláudia Azeredo Corrêa - Integrante / Angela Diehl - Integrante / Vanessa Nachtigall - Integrante / Pascale Chechi - Integrante / Liana Della Vechia - Integrante / Cesar Augusto Piccinini - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
2009 - 2009
A percepção da paternidade de jovens pais e seus pais
Descrição: O objetivo deste estudo é compreender como os jovens pais percebem as suas experiências de paternidade (a si mesmos como pais) e como percebem a paternidade exercida por seus pais (seus pais como pais); da mesma forma buscar-se-á entender a maneira que os pais desses pais (avôs) compreendem o exercício de sua própria paternidade ( a si mesmos como pais) e a paternidade de seu filho (o filho como pais). Registro GAP 024251.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marília Reginato Gabriel - Integrante / Ana Cristina Garcia Dias - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 4
2009 - Atual
Gravidez na Juventude: Conhecendo o Perfil e Explorando as opiniões de Gstantes Jovens do município de Santa Maria
Descrição: Este projeto tem como objetivos gerais: (1)Conhecer o perfil de adolescentes grávidas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde em Santa Maria; (2)Conhecer o que pensam as gestantes adolescentes a respeito de algumas concepções veiculadas na literatura a respeito da gestação e maternidade na adolescência. Como específicos:(1)Conhecer os dados socio-demográficos das gestantes adolescentes; (2) Investigar o conhecimento sobre métodos contraceptivos das gestantes adolescentes;(3) Investigar informações a respeito da idade de inicio da vida sexual;(4) Conhecer a opinião das gestantes adolescentes a respeito de algumas concepções veiculadas na literatura a respeito da gestação e maternidade na adolescência. GAP: 023319.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marília Reginato Gabriel - Integrante / Ana Cristina Garcia Dias - Coordenador / Pascale Chechi - Integrante / Juliana Szpoganicz Rosado - Integrante / Naiana Dapieve Patias - Integrante.
2006 - 2007
Relacionamento Familiar: a comunicação entre pais e filhos na adolescência
Descrição: O objetivo deste estudo é conhecer como se estabelece a comunicação entre pais e filhos na adolescência, especilamente no que se refere a temas sensíveis como sexualidade. Mais especificamente pretende-se: a) conhecer as percepções dos adolescentes acerca de suas conversas com os seus pais, b) conhecer as percepções dos pais acerca da comunicação estabelecida com os filhos; c) conhecer as percepções dos pais acerca de suas conversas com os filhos, d) investigar como se estabelece o diálogo sobre as temáticas emergentes na adolescência, e) investigar os fatores inibidores e facilitadores da comunicação entre pais e filhos, a partir da percepção dos mesmos. Registro GAP 019298.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marília Reginato Gabriel - Integrante / Ana Cristina Garcia Dias - Coordenador / Ana Paula Machado - Integrante / Tecavita Szlachta - Integrante / Clarissa Ferigollo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2014 - 2014
Programa de capacitação para educadores de berçário

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cesar Augusto Piccinini em 29/11/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marília Reginato Gabriel - Integrante / Cesar Augusto Piccinini - Coordenador.
2012 - Atual
Centro Pais-bebê
Descrição: Atendimento psicoterápico pais-bebê Palestras para professores de educação infantil Palestras para pais e mães sobre educação e desenvolvimento infantil.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Núcleo de Orientação Profissional
Descrição: Cada vez mais jovens e mesmo adultos enfrentam dificuldades em suas escolhas profissionais e trajetórias ocupacionais. A oferta de um serviço de orientação profissional através do Núcleo de Orientação Profissional visa assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida psicológica da população. Registro GAP 015877.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Marília Reginato Gabriel - Integrante / Ana Cristina Garcia Dias - Integrante / Marco Antonio Pereira Teixeira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio DOMUS de Monografia: Por que fazer terapia familiar? Com tantas opções terapêuticas, o que faz uma pessoa optar por terapia familiar?, DOMUS - Centro de Terapia de Casal e Família.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2PICCININI, Cesar Augusto2017PICCININI, Cesar Augusto ; Gabriel, Marília Reginato ; Polli, R. G. ; DALL'AGNOL, Luisa Fochesato ; TUDGE, J. . Envolvimento Paterno aos 24 meses de Vida da Criança. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO), v. 33, p. 1-10, 2017.

2.
6Ribeiro, F. S.2017Ribeiro, F. S. ; GABRIEL, M. R. ; LOPES, Rita de Cassia Sobreira ; Vivian, A. G. . Abrindo espaço para um segundo bebê: impacto na constelação da maternidade. Psicologia Clínica, v. 29, p. 155, 2017.

3.
5SILVA, M. R.2017SILVA, M. R. ; Gabriel, Marília Reginato ; Cherer, E. Q. ; PICCININI, Cesar Augusto . Os conceitos de envolvimento e experiência nos estudos sobre paternidade. ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA, v. 69, p. 116, 2017.

4.
4Gabriel, Marília Reginato2016 Gabriel, Marília Reginato; PORTUGAL, Paula ; SILVA, M. R. ; PICCININI, Cesar Augusto . Depressão pós-parto materna e o envolvimento paterno no primeiro ano do bebê. Aletheia (ULBRA), v. 46, p. 50-65, 2016.

5.
1Polli, R. G.2016 Polli, R. G. ; PICCININI, Cesar Augusto ; Gabriel, Marília Reginato ; LOPES, Rita de Cassia Sobreira . Envolvimento paterno aos 12 meses de vida do bebê. Psico (PUCRS. Online), v. 47, p. 198, 2016.

6.
3Gabriel, Marília Reginato2016Gabriel, Marília Reginato; LOPES, Rita de Cassia Sobreira . Transformações no Envolvimento Paterno ao Longo dos Seis Primeiros Meses do Bebê na Creche. Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online), v. 32, p. 1-10, 2016.

7.
7PATIAS, N. D.2013PATIAS, N. D. ; Gabriel, Marília Reginato ; DIAS, Ana Cristina Garcia . A família como um dos fatores de risco e de proteção nas situações de gestação e maternidade na adolescência. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online), v. 13, p. 1-18, 2013.

8.
8DIAS, Ana Cristina Garcia2012DIAS, Ana Cristina Garcia ; PATIAS, N. D. ; GABRIEL, M. R. ; TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira . A perspectiva dos pais diante da gestação na adolescência. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 46, p. 143-164, 2012.

9.
9PATIAS, N. D.2012PATIAS, N. D. ; GABRIEL, M. R. ; WEBER, B. T. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . Considerações sobre gestação e maternidade na adolescência. Mudancas (IMS), v. 19, p. 31-38, 2012.

10.
10GABRIEL, M. R.;Gabriel, Marília Reginato2011 GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Percepções sobre a paternidade: descrevendo a si mesmo e o próprio pai como pai. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 16, p. 253-261, 2011.

11.
11PATIAS, N. D.2011PATIAS, N. D. ; GABRIEL, M. R. ; ABAID, J. W. . Concepções de família na escola e sua influência na aprendizagem: um relato de experiência. Psicopedagogia On Line, v. 00, p. 1-10, 2011.

12.
12PATIAS, N. D.2011PATIAS, N. D. ; GABRIEL, M. R. . Psicologia escolar/educacional no Brasil: como era e como é ou deve ser. Psicologia.com.pt, v. s.v., p. 1-13, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
Nabinger, S. ; Gabriel, Marília Reginato ; MARTINS, G. D. F. . A influência da abordagem pikleriana para o trabalho com profissionais da Educação Infantil. In: Maarcia Baar. (Org.). Cuidadores da Primeira Infância: por uma formação de qualidade. 1ed.Brasília: Senado Federal, 2017, v. , p. 68-76.

2.
Gabriel, Marília Reginato; Nabinger, S. ; PICCININI, Cesar Augusto . CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLERIANA NO ACOMPANHAMENTO DAS EDUCADORAS DE BERÇÁRIO. In: Cesar A. Piccinini; Karla Seabra; Vera M. R. de Vasconcellos. (Org.). Bebês na Creche - Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento. 1ed.Curitiba: Juruá, 2017, v. , p. 60-70.

3.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . A experiência da paternidade:como os homens se percebem como pais?. In: Everley Rosane Goetz; Edi Cristina Manfroi. (Org.). Ele e Ela:Grávidos. 1ed.Curitiba: Juruá, 2011, v. , p. 93-122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORTUGAL, Paula ; Gabriel, Marília Reginato ; PICCININI, Cesar Augusto . Contribuições de um programa de capacitação para a organização do ambiente deo berçário. In: III Encontro Internacional e X Encontro Nacional sobre o Bebê, 2015, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro Internacional e X Encontro Nacional sobre o Bebê, 2015.

2.
Gabriel, Marília Reginato; CADIMA, J. ; PICCININI, Cesar Augusto . Percepções de educadoras sobre as necessidades dos bebês na adaptação ao berçário. In: III Encontro Internacional e X Encontro Nacional sobre o Bebê, 2015, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro Internacional e X Encontro Nacional sobre o Bebê, 2015.

3.
ROSADO, J. S. ; GABRIEL, M. R. ; PATIAS, N. D. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . O conhecimento de adolescentes sobre métodos contraceptivos. In: III Congresso Luso-Brasileiros de Psicologia da Saúde e I Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Saúde, 2011, São Bernardo do Campo. Anais do III Congresso Luso-Brasileiros de Psicologia da Saúde e I Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Saúde, 2011.

4.
YAMIN, D. U. ; GABRIEL, M. R. ; PATIAS, N. D. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . Estado da arte sobre gestação e parentalidade na adolescência. In: III Congresso Luso-Brasileiros de Psicologia da Saúde e I Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Saúde, 2011, São Bernardo do Campo. Anais do III Congresso Luso-Brasileiros de Psicologia da Saúde e I Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Saúde, 2011.

5.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Paternidade: uma breve revisão dos últimos cinco anos. In: IV Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia da UEM, 2009, Maringá, PR. Anais. Maringá, PR: UEM, 2009. v. 1. p. 1-7.

6.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Homem como Pai: Como Eles se Descrevem?. In: XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2009, Santa Maria. XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GABRIEL, M. R.; LOPES, Rita de Cassia Sobreira . Transformações no envolvimento paterno ao longo dos seis primeiros meses do bebê na creche. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012, São Paulo. Cd de resumos de comunicação científica da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012. p. 538-539.

2.
GABRIEL, M. R.; Ribeiro, F. S. ; LOPES, Rita de Cassia Sobreira . Abrindo espaço para um segundo bebê: impacto na constelação da maternidade. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012, São Paulo. Cd de resumos de comunicação científica da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012. p. 1858-1859.

3.
MAHL, F. D. ; DIAS, Ana Cristina Garcia ; PATIAS, N. D. ; GABRIEL, M. R. ; ANTONELLI, Paula ; ROSADO, J. S. . Opinião das gestantes adolescentes sobre o contexto social após a descoberta da gestação. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria-RS. Anais da 25 ª JAI, 2010.

4.
GABRIEL, M. R.; ROSADO, J. S. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . A opiniao de gestantes adolescentes sobre o pai e o relacionamento do casal. In: 24ª Jornada Acadêmica Integrada, 2009, Santa Maria. 24ª Jornada Acadêmica Integrada, 2009.

5.
ROSADO, J. S. ; GABRIEL, M. R. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . A opinião de adolescentes sobre o apoio da família na gestação. In: 24ª Jornada Acadêmica Integrada, 2009, Santa Maria. 24ª Jornada Acadêmica Integrada, 2009.

6.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Paternidade - reflexões sobre uma nova vida. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. VII Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2009.

7.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Represetações de paternidade: descrevendo o próprio pai como pai e o modelo de pai ideal. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. VII Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2009.

8.
DIAS, Ana Cristina Garcia ; GABRIEL, M. R. . Núcleo de Orientação Profissional: atividades e resultados. In: 23ª Jornada Acadêmica Integradas, 2008, Santa Maria, RS. CD ROM. Santa Maria, RS: UFSM, 2008. v. 1.

9.
CULAU, Fernanda Steffen ; DIAS, Ana Cristina Garcia ; GABRIEL, M. R. . Expectativas e avaliação de jovens sobre sua participação no Programa de Extensão Núcleo de Orientação Profissional. In: 23ª Jornada Acadêmica Integradas, 2008, Santa Maria, RS. CD ROM. Santa Maria, RS: UFSM, 2008. v. 1.

10.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia ; TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira . O que jovens conversam com pais e professores sobre o curso ou profissão que pretendem seguir. In: XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 2008, Chapecó. CD ROM. Chapecó, SC: ABRAPSO, 2008. v. 1.

11.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Comunicação em família: um olhar sobre os processos intergeracionais. In: 22ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2007, Santa Maria, RS. CD ROM. Santa Maria, RS: UFSM, 2007. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Gabriel, Marília Reginato; SILVA, M. R. ; ANTONELLI, Paula ; LOPES, Rita de Cassia Sobreira ; PICCININI, Cesar Augusto . Envolvimento Paterno ao longo do primeiro ano do bebê. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013.

2.
ROSADO, J. S. ; MAHL, F. D. ; GABRIEL, M. R. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . Gestação na adolescência e projetos de vida futuros: uma análise da opinião de gestantes adolescentes. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

3.
ROSADO, J. S. ; GABRIEL, M. R. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . Gestação na adolescência: uma análise preliminar das razões para a gestação. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

4.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Pai ideal: distanciamentos e aproximações. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Anais da XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

5.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Paternidade: descrevendo o próprio pai como pai. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba-PR. Anais da XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

6.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Gravidez na adolescência: questionando opiniões. In: 4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009, Gramado. 4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009.

7.
GABRIEL, M. R.; ROSSATO, R. ; RUBIN, A. ; PERRONE, C. M. . Saúde e Trabalho: relatos de trabalhadores de hospital. In: 4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009, Gramado. 4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009.

8.
DIAS, Ana Cristina Garcia ; GABRIEL, M. R. ; MACHADO, Ana Paula . A percepção dos pais sobre as conversas com os filhos adolescentes: um estudo exploratório. In: XXVII Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis, SC. CD ROM. Florianópolis, SC: SBP, 2007. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
Costa, A. C. A. D. ; Rosa, A. M. R. ; Borba, E. L. ; Mallon, F. B. ; GABRIEL, M. R. ; Flores, D. R. V. . A intervenção da equipe multiprofissional de apoio no serviço domiciliar - relato de experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MARTINS, G. D. F. ; GABRIEL, M. R. ; Nabinger, S. . A formação de profissionais da Educação Infantil a partir da Filosofia de Emmi Pikler: uma experiência no contexto gaúcho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GABRIEL, M. R.; Nabinger, S. ; PICCININI, Cesar Augusto . Contribuições de um programa de acompanhamento baseado na abordagem pikleriana para a promoçãoda qualidade das interações educadora-bebê. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Mallon, F. B. ; Borba, E. L. ; Lima, L. S. ; Gabriel, Marília Reginato . Equipe e cuidador: uma parceira essencial no Serviço de Atendimento Domiciliar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LISKOSKI, P. F. ; GABRIEL, M. R. ; Colossi, P. M. . PSICOTERAPIA CONJUGAL EM CLÍNICA-ESCOLA: o impacto da infidelidade no casamento e no processo terapêutico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PORTUGAL, Paula ; Gabriel, Marília Reginato ; PICCININI, Cesar Augusto . Contribuições de um programa de capacitação para a organização do ambiente do berçário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Gabriel, Marília Reginato; CADIMA, J. ; PICCININI, Cesar Augusto . Percepções de educadoras sobre as necessidades dos bebês na adaptação ao berçário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Gabriel, Marília Reginato; SILVA, M. R. ; PORTUGAL, P. ; LOPES, Rita de Cassia Sobreira ; PICCININI, Cesar Augusto . Envolvimento Paterno ao longo do primeiro ano do bebê. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Gabriel, Marília Reginato; BECKER, S. M. da S. ; MARTINS, G. D. F. . Cuidados com a saúde emocional dos profissionais que atuam na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
YAMIN, D. U. ; GABRIEL, M. R. ; PATIAS, N. D. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . Estado da arte sobre gestação e parentalidade na adolescência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROSADO, J. S. ; GABRIEL, M. R. ; PATIAS, N. D. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . O conhecimento de adolescentes sobre métodos contraceptivos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROSADO, J. S. ; MAHL, F. D. ; GABRIEL, M. R. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . Gestação na adolescência e projetos de vida futuros: uma análise da opinião de gestantes adolescentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROSADO, J. S. ; GABRIEL, M. R. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . Gestação na adolescência: uma análise preliminar das razões para a gestaçãp. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Paternidade: descrevendo o próprio pai como pai. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Pai ideal: distanciamentos e aproximações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Paternidade: uma breve revisão dos últimos cinco anos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ROSADO, J. S. ; GABRIEL, M. R. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . A opinião de adolescentes sobre o apoio da família na gestação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GABRIEL, M. R.; ROSADO, J. S. ; DIAS, Ana Cristina Garcia . A opiniao de gestantes adolescentes sobre o pai e o relacionamento do casal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Gravidez na adolescência: questionando opiniões. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GABRIEL, M. R.; ROSSATO, R. ; RUBIN, A. ; PERRONE, C. M. . Saúde e Trabalho: relatos de trabalhadores de hospital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Represetações de paternidade: descrevendo o próprio pai como pai e o modelo de pai ideal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Homem como Pai: Como Eles se Descrevem?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Paternidade - reflexões sobre uma nova vida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DIAS, Ana Cristina Garcia ; GABRIEL, M. R. . Núcleo de Orientação Profissional: atividades e resultados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CULAU, Fernanda Steffen ; DIAS, Ana Cristina Garcia ; GABRIEL, M. R. . Expectativas e avaliação de jovens sobre sua participação no Programa de Extensão Núcleo de Orientação Profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia ; TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira . O que jovens conversam com pais e professores sobre o curso ou profissão que pretendem seguir. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GABRIEL, M. R.; DIAS, Ana Cristina Garcia . Comunicação em família: um olhar sobre os processos intergeracionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
DIAS, Ana Cristina Garcia ; GABRIEL, M. R. ; MACHADO, Ana Paula . A percepção dos pais sobre as conversas com os filhos adolescentes: um estudo exploratório. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GABRIEL, M. R.. Pais vão em busca de creches que estimulam desenvolvimento e têm segurança. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Gabriel, Marília Reginato. A importância do brincar. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Gabriel, Marília Reginato. Dia da Criança - Saiba como escolher a creche ideal para o seu filho. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Gabriel, Marília Reginato. Cuidados com a saúde emocional dos profissionais que atuam na educação infantil. 2013. (Palestra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
GABRIEL, M. R.; MACHADO, Ana Paula ; SZLACHTA, Tecavita ; POLLI, R. G. . Cotidiano Frenético. 2009 (Produção de video-poesia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, G. D. F.; Schimitt, R. L.; Gabriel, Marília Reginato. Participação em banca de Mara Rosane Francisco Rocha.Psicoterapia com crianças: limites e possibilidades da ludoterapia em grupo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

2.
Gomes, C. M.; Santos, C. M.; Gabriel, Marília Reginato. Participação em banca de Natália Magus Baronio.As percepções do envelhecimento na atualidade: um estudo comparativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

3.
Colossi, P. M.; LAgo, V. M.; Gabriel, Marília Reginato. Participação em banca de Bruna Schimidt Wichmann.Aspectos transgeracionais na constituição da conjugalidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

4.
MEIMES, M. A.; MARTINS, G. D. F.; Gabriel, Marília Reginato. Participação em banca de Andressa Cristina Smaniotto.O envolvimento paterno em pais que não residem com seus filhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

5.
CARMINATTI, J. S.; WENDLING, M. I.; Gabriel, Marília Reginato. Participação em banca de Renata Ramos.Sentimentos e percepções de mães em relação a perda gestacional ou neonatal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

6.
CARMINATTI, J. S.; WENDLING, M. I.; Gabriel, Marília Reginato. Participação em banca de Deise Danieli Hartmann da Rocha.Percepção parental da conjugalidade após o nascimento do primeiro filho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

7.
VARGAS, G. M. S.; MARTINS, G. D. F.; Gabriel, Marília Reginato. Participação em banca de Luciane Maria Scheffel.Identidade do professor de pré-escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Nacional da Rede Pikler Brasil.Contribuições de um programa de acompanhamento baseado na abordagem pikleriana para a promoçãoda qualidade das interações educadora-bebê. 2018. (Encontro).

2.
Congresso CEFi e I Encontro Sul-americano da APICSA. 2017. (Congresso).

3.
Formação decente 2017/1: Integração Institucional e Diálogo com Fábio Garcia Raisoo. 2017. (Encontro).

4.
(Re)Pensar a (in)disciplina em contexto escolar. 2015. (Seminário).

5.
1º Encontro Bebés, famílias e cheches: desafios atuais e perspectivas para o futuro.Programa de capacitação para educadores de berçário: experiência brasileira. 2015. (Encontro).

6.
III Encontro Internacional e X Encontro Nacional sobre o Bebê.Percepções de educadoras sobre as necessidades dos bebês na adaptação ao berçário. 2015. (Encontro).

7.
Visita a Escola da Ponte. 2015. (Outra).

8.
44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Envolvimento paterno aos 24 meses do bebê. 2014. (Congresso).

9.
III Simpósio de Educação Precoce - A Importância dos Cuidados na Primeira Infâncoa. 2013. (Simpósio).

10.
IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Envolvimento Paterno ao longo do primeiro ano do bebê. 2013. (Congresso).

11.
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Transformações no envolvimento paterno ao longo dos seis primeiros meses do bebê na creche. 2012. (Congresso).

12.
IV Colóquio Winnicott de Porto Alegre - Criatividade na vida e na arte. 2011. (Outra).

13.
Workshop Internacional: Trauma e Família. 2011. (Outra).

14.
25ª Jornada Acadêmica Integrada.Opinião das gestantes adolescentes sobre o contexto social após a descoberta da gestação. 2010. (Outra).

15.
I Encontro de Psicólogos Psicoterapeutas. 2010. (Encontro).

16.
III Colóquio Winnicott de Porto Alegre e I Colóquio Winnicott Internacional - Solidão Essencial e Dependência. 2010. (Outra).

17.
VI Simpósio de Terapia Familiar da ABRATEF. 2010. (Simpósio).

18.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Pai ideal: distanciamentos e aproximaçoes; Paternidade: descrevendo o próprio pai como pai. 2010. (Congresso).

19.
Congresso Internacional Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial. 2009. (Congresso).

20.
II Noites de Psicologia. 2009. (Seminário).

21.
I JORNADA DE PSICOLOGIA E SAÚDE. 2009. (Outra).

22.
IV Congresso Internacional de Psicologia e X Semana de Psicologia da UEM. Paternidade: uma breve revisão dos últimos cinco anos. 2009. (Congresso).

23.
23ª Jornada Acadêmica Integradas.Núcleo de Orientação Profissional: atividades e resultados. 2008. (Seminário).

24.
I Encontro de Voluntários da Organização Não-Governamental Infância-Ação. 2008. (Encontro).

25.
I Jornada WP. 2008. (Seminário).

26.
XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO.O que jovens conversam com pais e professores sobre o curso ou profissão que pretendem seguir. 2008. (Encontro).

27.
22ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.Comunicação em família: um olhar sobre os processos intergeracionais. 2007. (Seminário).

28.
8º Encontro Gaúcho de Empresas Juniores. 2007. (Encontro).

29.
A Pós-Graduação em Psicologia no Brasil. 2007. (Encontro).

30.
XXVII Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A percepção dos pais sobre as conversas com os filhos adolescentes: um estudo exploratório. 2007. (Congresso).

31.
VI Semana Acadêmica de Psicologia da UFSM. 2006. (Seminário).

32.
4ª Semana Acadêmica da Psicologia (re)visitando contextos: psicologia em diferentes abordagens. 2005. (Seminário).

33.
Feira das Profissões - VII Edição.Participação na estande do curso de Psicologia da UFSM. 2005. (Seminário).

34.
II Encontro Regional da Associação de Familiares, Amigos e Bipolares. 2005. (Encontro).

35.
II Jornada de Psicologia Organizacional - O lúdico e a criatividade nas organizações. 2005. (Simpósio).

36.
Jornada Interdisciplinar sobre violência com crianças e adolescentes. 2005. (Seminário).

37.
Seminário de Alunos. 2005. (Seminário).

38.
Seminário de Alunos. 2005. (Seminário).

39.
V Encontro comemorativo ao dia do Psicólogo. 2005. (Encontro).

40.
V Semana Acadêmica de Psicologia da UFSM. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Gabriel, Marília Reginato. I Seminário do Núcleo de Infância e Família - "Desafios para a promoção da qualidade na Educação Infantil". 2013. (Outro).

2.
GABRIEL, M. R.. Membro da Comissão Organizadora do evento II Noites de Psicologia. 2009. (Congresso).

3.
GABRIEL, M. R.. Membro da comissão organizadora da I Jornada de Psicologia e Saúde. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dayanne Cardoso Lopes. O uso do computador como ferramenta na educação infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade Ceneticista de Osório. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

2.
Andreia de Fatima Pereira. A importância da ludicidade e psicomotricidade. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade Ceneticista de Osório. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

3.
Maria Magna de Souza Marques. Atividade lúdica: o jogo e a aprendizagem. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade Ceneticista de Osório. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vania Grings. "Eu sempre quis ser professora": a inserção e permanência de professoras na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

2.
Aimée Eduarda Cardoso. A parentalidade contemporânea e as transmissões psíquicas geracionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

3.
Helena Emerich. ?ESSA VIDA DE TENTANTE?: SENTIMENTOS DAS MULHERES QUE ESTÃO TENTANDO ENGRAVIDAR PELA PRIMEIRA VEZ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

4.
Camila Girardon. PERCEPÇÕES DAS MÃES BLOGUEIRAS SOBRE MATERNIDADE E APOIO SOCIAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

5.
Mirian Clair de Oliveira. FAMÍLIAS CONECTADAS: O USO DO CELULAR E A COMUNICAÇÃO INTRAFAMILIAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

6.
Paula Portugal. Contribuições de um programa de capacitação para a promoção da qualidade do ambiente de berçário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

Iniciação científica
1.
Luisa Fochesato Dall'Agnoll. Envolvimento Paterno aos 12 meses do bebê. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

2.
Paula Portugal. Contribuições de um programa de capacitação para a promoção da qualidade da interação educadora-bebê. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

3.
Luisa Dall'Agnol. Envolvimento paterno aos 24 meses de vida do bebê. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marília Reginato Gabriel.

4.
Raquel Lucena. O envolvimento paterno aos três meses de idade do bebê na percepção do pai e da mãe (título provisório). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marília Reginato Gabriel.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LISKOSKI, P. F. ; GABRIEL, M. R. ; Colossi, P. M. . PSICOTERAPIA CONJUGAL EM CLÍNICA-ESCOLA: o impacto da infidelidade no casamento e no processo terapêutico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Gabriel, Marília Reginato. Dia da Criança - Saiba como escolher a creche ideal para o seu filho. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GABRIEL, M. R.. Pais vão em busca de creches que estimulam desenvolvimento e têm segurança. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Gabriel, Marília Reginato. A importância do brincar. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




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