Rosane Karl Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0333744103866136
  • Última atualização do currículo em 01/12/2018


Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).Período Doutorado Sanduíche (2016-2017) na University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ). Especialização em Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciatura em Inglês pela Universidade Católica de Petrópolis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosane Karl Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, R. K.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O Processo de Internacionalização da Formação Continuada: o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores - PDPP, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza.
Coorientador: Antônio Flávio Barbosa Moreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: PDPP; internacionalização; formação continuada; professores de inglês.
Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2017
Doutorado em Paradoxes of Internationalization.
University of British Columbia, UBC, Canadá.
com período sanduíche em University of British Columbia (Orientador: Vanessa de Oliveira Andreotti).
Título: O Processo de Internacionalização na Formação Continuada: o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores - PDPP, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria Inês Marcondes de Souza.
Coorientador: Antonio Flavio Barbosa Moreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: currículo; internacionalização; ensino superior; interculturalidade.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Título: Conversa em prisma: o periódico Transnational Curriculum Inquiry,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Antônio Flávio Barbosa Moreira.
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de Petropolis, PMP, Brasil.
1997 interrompida
Mestrado interrompido em 1998 em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Literatura Feminina de Língua Inglesa,Orientador: sem orientador.
Ano de interrupção: 1998
2006 - 2007
Especialização em Orientação Educacional.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: O orientador educacional na educação infantil.
1990 - 1996
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1990 - 1990
Graduação em Licenciatura em Inglês.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
TOEFL i BT Test.
Test of English as a Foreign Language, TOEFL IBT, Estados Unidos.
2012 - 2012
Ensino de Inglês como uma Língua Estrangeira. (Carga horária: 138h).
Institute of Education / University of London, IOE, Grã-Bretanha.
2009 - 2009
Extensão universitária em Mídias na Educação. (Carga horária: 120h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 460h).
Organizacao dos Estados Americanos, OEA, Estados Unidos.
2008 - 2008
Extensão universitária em Informática Educativa. (Carga horária: 120h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1998 - 1998
Translation from and into Portuguese.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1998 - 1998
Certificate of Proficiency in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1997 - 1997
Tradução.
Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, Brasil.
1991 - 1991
Certificate of Proficiency in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1987 - 1987
Certificate of Proficiency in English.
Universidade de Michigan, UMICH, Estados Unidos.
1986 - 1986
First Certificate in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 10
Outras informações
GEFOCC - Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GEFOCC - G. Estudo Formação de Professores,Currículo e Cotidiano Escolar, .


Secretaria de Educação de Petrópolis, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional /Professora de Inglês, Carga horária: 40


Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Creche Infantil Area Bambini, AB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 2


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 16


Brasas English Course, BRASAS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12


A&A&A Crianças Criativas Ipê Amarelo, IPÊ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tradutora, Carga horária: 12


AUDING Centro de Idiomas, AUDING, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10


Desenvolvimento Integrado Educacional, CEDI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 16
Outras informações
Professora da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio.


DICE English Course for Children, DICE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12


FAST English Course, FAST, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12


Serviço de Educação e Organização Popular, SEOP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 12
Outras informações
Assessora do Jornal da Frente Popular



Linhas de pesquisa


1.
Escola, identidades e culturas
2.
GEFOCC - Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar


Revisor de periódico


1991 - 1993
Periódico: Jornal da Frente Popular


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, M. I. M.2017SOUSA, M. I. M. ; LEITE, V. F. A. ; RAMOS, R. K. . Theory, practice and research in initial teacher education in Brazil: challenges and alternatives. European Journal of Teacher Education, v. 40, p. 326-341, 2017.

2.
MOREIRA, A. F. B.2016 MOREIRA, A. F. B. ; RAMOS, R. K. . MOBILIDADE EDUCACIONAL E A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS ESTUDOS CURRICULARES. Revista Teias (UERJ. Online), v. 17, p. 163-175, 2016.

3.
Oliveira, Nilton J.A.2015 Oliveira, Nilton J.A. ; RAMOS, R. K. . Leitura política de um projeto de leitura. Leitura: Teoria e Prática, v. 33, p. 163-176, 2015.

4.
RAMOS, R. K.2013RAMOS, R. K.. Curriculum and Cultural Translation. International Journal of Education and Research, v. 1, p. 1-10, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, M. I. M. ; LEITE, V. F. A. ; RAMOS, R. K. . Integrating Theory and Practice in Initial Teacher Education.. In: Juanjo Mena; Ana Garcia-Valcárcel;Francisco José Garcia Penãlvo;Marta Martín Del Pozo. (Org.). Search and research: teacher education for contemporary contexts. 1ed.Salamanca: Aquila Fuente; Ediciones Universidad Salamanca, 2017, v. 1, p. 525-533.

2.
RAMOS, R. K.. PERSPECTIVAS INTERCULTURAIS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO. In: JOSÉ MARCELO FREITAS DE LUNA (ORG.). (Org.). INTERNACIONALIZAÇÃO do CURRÍCULO ? Educação ? interculturalidade ? Cidadania Global. 1a.ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, v. , p. 93-107.

3.
MOREIRA, A. F. B. ; RAMOS, R. K. . CURRÍCULO, INTERNACIONALIZAÇÃO E COSMOPOLITISMO. In: José Carlos Morgado; Geovana M. Lunardi Mendes; Antônio Flávio Moreira; José Augusto Pacheco. (Org.). Currículo, Internacionalização e Cosmopolitismo. 1a.ed.Santo Tirso: De Facto Editores, 2015, v. 1, p. 242-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, R. K.. Ecos de um imaginario colonizado. In: LASA2018 / Latin American Studies in a Globalized World - XXXVI International Congress of the Latin American Studies Association, 2018, Barcelona. LASA 2018 Congress Papers, 2018. v. 1. p. 1-15.

2.
VICTOR, A. ; RAMOS, R. K. . Diálogos entre Paulo Freire e Henry Giroux. In: VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2017, Recife. Currículo, Ideologia, Teorias e Políticas Educaionais. Recife: ANPAE, 2017. v. 6. p. 686-693.

3.
RAMOS, R. K.. O Processo de Internacionalização na Formação Continuada - o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores - PDPP. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Águas de Lindóia. ?Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas?, 2016.

4.
MOREIRA, A. F. B. ; RAMOS, R. K. . Currículo e internacionalização do ensino superior. In: II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife. Currículo: entre o comum e o singular - Anais do XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016. v. 1. p. 61-69.

5.
RAMOS, R. K.. Uma Maria dentre muitas: currículo e educação popular. In: II Seminário Internacional de Filosofia, Poética e Educação, 2015, Juiz de Fora. II Seminário Internacional de Filosofia, Poética e Educação: Habitar poeticamente a educação, 2015.

6.
RAMOS, R. K.. Internacionalização e formação continuada em diálogo com a interculturalidade. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente, 2015. p. 34668-34684.

7.
RAMOS, R. K.. Currículo e avaliação na perspectiva da internacionalização do Ensino Superior. In: VII Seminário de Pesquisa da Estácio de Sá, 2015, Rio de Janeiro. VII Seminário de Pesquisa da Estácio de Sá, 2015.

8.
CORREA, C. C. M. ; RAMOS, R. K. . Curriculum making in the Municipal Schools of Petrópolis: Arena of conflicts, resistance and recontextualisation. In: ECCS 2015: Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices, 2015, Porto. Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2015.

9.
MOREIRA, A. F. B. ; RAMOS, R. K. . Mobilidade Educacional e a internacionalização dos estudos curriculares. In: XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/Educação, Economia e Território: o papel da educação no desenvolvimento, 2014, Lisboa. Educação, Economia e Território - O papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE, 2014. p. 859-868.

10.
RAMOS, R. K.. The Transnational Curriculum Inquiry: an overview. In: 1st European Conference on Curriculum Studies, 2013, Braga. European Conference on Curriculum Studies / Future Directions: Uncertainty and Possibility. Braga: Universidade do Minho / EuroAcs, 2013. p. 954-957.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, R. K.. A colonized curriculum nurtures a colonized imaginary, or is it the contrary?. In: 3rd European Conference on Curriculum Studies. Curriculum: Theory, Policy, Practice, 2017, Stirling. Book of Abstracts. Stirling: University of Stirling, 2017. v. 1. p. 68-69.

2.
MOREIRA, A. F. B. ; RAMOS, R. K. . Mobilidade Educacional e a internacionalização dos estudos curriculares. In: XXI Colóquio AFIRSE, 2014, Lisboa. Educação, Economia e Território - o papel da educação no desenvolvimento. Lisboa: Afirse - Instituto de Educação/Universidade de Lisboa, 2014. p. 132-133.

3.
RAMOS, R. K.. Currículo e Mobilidade Acadêmica na Pós-Graduação no Brasil. In: I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2014, Braga. Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e Contextos Locais - Livro de Resumos e Programa. Braga: CIEd, 2014. v. 1. p. 124-124.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, R. K.. Conversas entre internacionalizacao e curriculo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RAMOS, R. K.. Ecos de um imaginario colonizado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAMOS, R. K.. A colonized curriculum nurtures a colonized imaginary, or is it the contrary?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RAMOS, R. K.. Conversation through the prism: the Transnational Curriculum Inquiry Journal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RAMOS, R. K.. Uma Maria dentre muitas: Currículo e Educação Popular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RAMOS, R. K.. Currículo e avaliação na perspectiva da internacionalização do Ensino Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RAMOS, R. K.. Internacionalização e formação continuada em diálogo com a interculturalidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOREIRA, A. F. B. ; RAMOS, R. K. . Mobilidade Educacional e Internacionalização do Campo do Currículo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RAMOS, R. K.. Currículo e Mobilidade Acadêmica na Pós-Graduação no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RAMOS, R. K.. 'Currículo e Tradução Cultural'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RAMOS, R. K.. Conversation through the prism: the Transnational Curriculum Inquiry Journal 2015 (Comunicação 5th Triennal Conference IAACS).

2.
RAMOS, R. K.. Mobilidade Educacional e a Internacionalização dos Estudos Curriculares 2014 (Comunicação XXI Colóquio da AFIRSE).

3.
RAMOS, R. K.. The Transnational Curriculum Inquiry: an overview 2013 (Comunicação 1 European Conference on Curriculum Studies).

4.
RAMOS, R. K.. Currículo e Tradução Cultural. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012 (Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação/UNISC).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3rd European Conference on Curriculum Studies-Curriculum: Theory, Policy, Practice. A colonized curriculum nurtures a colonized imaginary, or is it the contrary?. 2017. (Congresso).

2.
EERA Doctoral summer school: Crossing Boundaries;curriculum traditions meet. 2017. (Oficina).

3.
Global Education Conference. Global Education and Development in Brazil: a case study. 2016. (Congresso).

4.
V Oxbridge Conference on Brazilian Studies. 2016. (Outra).

5.
5th Triennial International Association for the Advancement of Curriculum Studies Conference. Conversation through the prism: Transnational Curriculum Inquiry. 2015. (Congresso).

6.
Higher Education: Perspectives and International Experiences - Fundação Getulio Vargas EPGE - Escola de Pós-Graduação em Economia,. 2015. (Seminário).

7.
Seminário de Internacionalização do Currículo - UNIVALI. 2015. (Seminário).

8.
VII Seminário de Pesquisa da Estácio e III Jornada de Iniciação Científica da UNESA.Currículo e avaliação na perspectiva da internacionalização do Ensino Superior. 2015. (Seminário).

9.
I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares.Currículo e Mobilidade Acadêmica na Pós-Graduação no Brasil. 2014. (Outra).

10.
XXI Colóquio AFIRSE.Mobilidade Educacional e a internacionalização do campo do currículo. 2014. (Simpósio).

11.
Seminário Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente (CAPES/UNESCO). 2013. (Seminário).

12.
IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação.Currículo e Tradução Cultural. 2012. (Seminário).

13.
Programa CAPES/Institute of Education University of London de Ensino de Ingês como uma Língua Estrangeira.Cross Net Project. 2012. (Outra).

14.
VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. 2012. (Congresso).

15.
XVI ENDIPE. 2012. (Congresso).

16.
ANPED. 2011. (Congresso).

17.
Seminário de Educação: Avaliação. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, M. I. M. ; RAMOS, R. K. . Seminário Atualidade do Pensamento de Paulo Freire. 2015. (Outro).

2.
OLIVEIRA, N. J. A. ; RAMOS, R. K. . Seminário de Educação: Avaliação. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Trabalho aceito para apresentação no 3º Seminário Internacional de Filosofia, Poética e Educação (UFJF
Trabalho aceito para apresentacao no WERA World Congress 2018 (World Education Research Association), em Cape Town, Africa do Sul (agosto 2018)

Parecerista 'ad hoc' da revista Educação em Foco da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG,2018.

Trabalho aceito para apresentacao " Ecos de um imaginario colonizado", XXXVI International Congress of the Latin American Studies Association (LASA) 2018 - Barcelona, Espanha, maio de 2018.

A participação e apresentação de trabalho na "3rd European Conference on Curriculum Studies" (16-17 Junho de 2017 na University of Stirling, Escócia) contou com o apoio financeiro (ajuda de custo) do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. 

Parecerista convidada da African Education Research Journal (ISSN 2354-2160) http://www.netjournals.org/aer_index.html (2016).

Trabalho aceito para apresentação no III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP), UNESP, de 11 a 13 de abril de 2016. 

Aprovada e classificada para Professor Substituto de Didática (Assistente A-40 horas) no Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Universidade Federal Fluminense, campus Gragoatá (Diário Oficial da União, no. 170, seção 3, sexta-feira, 4 de setembro de 2015 EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO No- 191/2015)

Realização de Estágio Docente durante o doutorado na PUC-Rio (2015)

Aprovada para Professor Substituto de Língua Inglesa na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Uberaba, MG) - novembro de 2013

Selecionada para cadastro do quadro de reserva da FAETEC - 2013 (língua inglesa)
Classificada em processo de seleção para tutor a distância - IFRJ - 2013
Aprovada em Concurso Público (segundo lugar) - professor de inglês - CEFET/RJ - Unidade Petrópolis (2008) 
Aprovada em Concurso Público - Secretaria de Estado de Educação (2004 e 2007)
Aprovada em Concurso Público - Secretaria Municipal de Educação



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:17:25