Claudia Beatriz Monte Jorge Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4068376855416252
  • Última atualização do currículo em 02/05/2018


possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). É professora efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da Língua Inglesa e Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Beatriz Monte Jorge Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, C. B. M. J.;MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ;Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, CAMPUS CURITIBA.
Avenida Sete de Setembro 3165
Centro
80230-901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104597
Fax: (41) 33104597
URL da Homepage: www.ct.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Tecnologia.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES: um estudo de métodos mistos, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Herivelto Moreira.
Palavras-chave: CALL; TICs; Tecnologia; Integração; Ensino de línguas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação docente.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Fatores que influenciam a aceitação da Internet como ferramenta educacional nas escolas de línguas de Curitiba,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: José Leomar Todesco.
Palavras-chave: Internet; Escolas de línguas; Ensino de línguas; Atributos percebidos; Inovação.
Grande área: Engenharias
1980 - 1984
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Oficina - Inclusão e Necessidades Especiais. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Oficina - Aprendizagem por Pares e Aula Invertida: relato de experiência. (Carga horária: 2h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Oficina "Canva". (Carga horária: 2h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Oficina "Moodle para atuação docente". (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Oficina "O uso de mapas conceituais na aquisição e ensino de línguas". (Carga horária: 3h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Oficina "Comitê de Ética e a submissão de projetos". (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Oficina "Plataforma Moodle". (Carga horária: 3h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Oficina "Desenvolvimento de atividades avaliativas no Moodle". (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2016 - 2016
Leadership: Chaos, Conflict and Courage. (Carga horária: 8h).
Programa Idiomas sem Fronteiras, MEC, ISF, Brasil.
2016 - 2016
I Workshop Pedagógico IsF-Inglês e Universidades Britânicas. (Carga horária: 20h).
Programa Idiomas sem Fronteiras, MEC, ISF, Brasil.
2016 - 2016
Workshop IELTS. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
Propell Workshop for the TOEFL iBT Test. (Carga horária: 7h).
ETS Propell, ETS, Brasil.
2013 - 2013
Preparo de disciplinas p/ trabalho mediado em AVA. (Carga horária: 15h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Estatística. (Carga horária: 9h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de Tarefas Pedagógicas no Moodle. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Uso Pedagógico de Blog e Mensagens no Moodle. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Objetivos de Aprendizagem no Moodle. (Carga horária: 2h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Estratégias Pedagógicas Usando o Moodle. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Criando Conteúdo no Scenarichain - Moodle. (Carga horária: 12h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Ativar e Editar Blocos - Moodle. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Programa de Avaliação dos Cursos - MOODLE. (Carga horária: 60h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2012
O que é o Moodle?. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Perfis de Usuários no Moodle. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Aplicação Pedagógica de Chat e Fórum - Moodle. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Como Criar Cursos no Moodle. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Inscrição de Usuários em um Curso no Moodle. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Entendendo o Ambiente Moodle. (Carga horária: 4h).
Moodle Academy, MA, Brasil.
2012 - 2012
Aspectos da Etimologia da Língua Inglesa. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2009 - 2009
Mind the Gap:New Technologies and Teacher Training. (Carga horária: 80h).
British Council, Inglaterra.
2008 - 2008
Web-Pages e Ambiente Moodle e Páginas Pessoais. (Carga horária: 37h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2007 - 2007
Merlot Peer Reviewer.
Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching, MERLOT, Estados Unidos.
2006 - 2006
Desenvolvimento de página pessoal na Internet. (Carga horária: 12h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2006 - 2006
Espanhol nível EP5. (Carga horária: 38h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2005 - 2005
Metodologia p/ Pré-Produção Mat. Didático Digital. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2005 - 2005
Metodologia e prática - SCENARI. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2005 - 2005
Espanhol nível EP2-3. (Carga horária: 38h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2005 - 2005
Espanhol nível EP4. (Carga horária: 38h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2004 - 2004
Espanhol nível EP1-2. (Carga horária: 38h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2003 - 2003
Ferramentas da Informática para o Ensino. (Carga horária: 10h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2003 - 2003
Quem mexeu na minha avaliação?. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Metodologia da Pesquisa Elaboração de Dissertação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2000 - 2000
Avaliação e Leitura em Língua Estrangeira Moderna. (Carga horária: 12h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1999 - 1999
Uso de Windows 98. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1999 - 1999
Excel 7. (Carga horária: 16h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Curso de Processo Pedagógico no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1998 - 1998
Básico em Windows/Word. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1997 - 1997
Língua Instrumental. (Carga horária: 10h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1997 - 1997
Evitando Erros de PortuguEZ. (Carga horária: 4h).
Sociedade Educacional Expoente, EXPOENTE, Brasil.
1997 - 1997
Language Testing: Assessment and Evaluation. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Oficinas de Língua Inglesa. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1995 - 1995
Treinamento de Línguas Estrangeiras. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1995 - 1995
Editor de Textos Word for Windows 6.0. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1991 - 1991
Refresher Course. (Carga horária: 12h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1991 - 1991
The audio-visual method (Narrat. Struct. & Mov.). (Carga horária: 3h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1990 - 1990
Em busca da Excelência. (Carga horária: 6h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1987 - 1987
The audio-visual method (Narrat. Struct. & Mov.). (Carga horária: 6h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1987 - 1987
Técnicas Audiovisuais p Ensino da Língua Inglesa. (Carga horária: 20h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1983 - 1983
The audio-visual method (Narrat. Struct. & Mov.). (Carga horária: 6h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1983 - 1983
Refresher Course. (Carga horária: 15h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1982 - 1982
Refresher Course. (Carga horária: 15h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1981 - 1981
The audio-visual method (Narrat. Struct. & Mov.). (Carga horária: 6h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1973 - 1979
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 720h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Básico Tec Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMPUS CURITIBA, .

Cargo ou função
Cargo ou função Membro do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM).
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do Curso de LICENCIATURA em LETRAS-INGLÊS.
2009 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Linguagem e Tecnologia
2004 - Atual
Ensino, Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras
08/1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
08/1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
01/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMPUS CURITIBA, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do Curso de LICENCIATURA em LETRAS-INGLÊS.
01/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMPUS CURITIBA, .

Cargo ou função
Membro do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-INGLÊS.
03/2016 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMPUS CURITIBA, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM).
08/2013 - 07/2017
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica do NUCLI - Programa Inglês sem Fronteiras - IsF.
01/2014 - 11/2016
Direção e administração, Campus Curitiba, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Programa English Teaching Assistant (ETA) da Comissão Fulbright.
06/2014 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMPUS CURITIBA, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamantal do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM).
1996 - 1998
Direção e administração, CAMPUS CURITIBA, .

Cargo ou função
Coordenadora do CALEM - Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do IsF - UTFPR, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora Pedagógica do Programa Inglês sem Fronteiras na UTFPR


Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês


Colégio Marista Santa Maria, SANTA MARIA, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de 1º e 2º graus


Colégio Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de 1º e 2º graus



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Telecolaboração On-line: O projeto Ibunka 2016
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins - Coordenador / Jessica Luciana de Souza Araújo - Integrante / Alessandro de Souza - Integrante / Bruno Iago Bizon - Integrante / Bruno Lima dos Santos - Integrante / Cassiana Reis de Siqueira - Integrante / Emanuel Lopes Garcia - Integrante / Lucas Miguel de Bail Ribas - Integrante / Náudima Santana Pintor - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
50 anos do CALEM (Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas)
Descrição: Celebração dos 50 anos do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM), do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que oferece ensino de idiomas para a comunidade. O projeto resgata o histórico dos cursos de Alemão, Espanhol, Francês e Inglês, além de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL). O público alvo do projeto são profissionais de ensino de línguas estrangeiras egressos e atuantes, alunos egressos e atuantes e comunidade externa. A memória foi resgatada mediante: a) documentação e fotos existentes; b) exposição de fotografias de professores, alunos e eventos do CALEM; c) exposição de gravuras sobre a Alemanha; d) criação do Museu da memória tecnológica do ensino de línguas estrangeiras; e) exposição de material didático das línguas; f) publicação de livro digital e impresso das memórias do CALEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins - Integrante / Carla Barsotti - Integrante / Márcia dos Santos Lopes - Coordenador / Miriam Sester Retorta - Integrante / Ana Valéria Bisetto Bork - Integrante / Almir Correia - Integrante / Edson Domingos Fagundes - Integrante / Luíza Kasdorf - Integrante / Fernanda Deah Chichorro Baldin - Integrante / Vanessa Constance Ambrosio - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: LÍNGUA INGLESA.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:3
Total de citações:29
Fator H:1
Martins, Claudia B. M. J.  Data: 18/06/2017

SCOPUS
Total de trabalhos:5
Total de citações:48
MARTINS, C. B. M. J.  Data: 17/06/2017

Outras
Total de trabalhos:11
Total de citações:145
Martins, C. B. J. M.  Data: 17/06/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GIRI, M. M.2017GIRI, M. M. ; MARTINS, C. B. M. J. . Os processos formativos do professor de Língua Inglesa no curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas sem Fronteiras: a questão da internacionalização do Ensino Superior. Revista Letras Raras, v. 6, p. 58-82, 2017.

2.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ2012MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ; MOREIRA, HERIVELTO . O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscopio (Online), v. 10, p. 247-255, 2012.

3.
MARTINS, C. B. M. J.2004 MARTINS, C. B. M. J.; STEIL, A. V. ; TODESCO, José Leomar . Factors influencing the adoption of the Internet as a teaching tool at foreign language schools. Computers and Education, London, England, v. 42, n.4, p. 353-374, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, C. B. M. J.; MOREIRA, HERIVELTO . Factors that determine CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil. In: Ana María Gimeno Sanz; Mike Levy; Françoise Blin; David Barr. (Org.). WorldCALL: Sustainability and Computer-Assisted Language Learning. 1ed.Londres: Bloomsbury Academic, 2016, v. , p. 103-118.

2.
Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge; MOREIRA, HERIVELTO . Brazilian FL Teachers through the Lens of the Diffusion of Innovations Theory:. In: Rahimi, Mehrak. (Org.). Handbook of Research on Individual Differences in Computer-Assisted Language Learning. 1ed.Hershey: IGI Global, 2015, v. , p. 374-401.

3.
BARSOTTI, C. ; MARTINS, C. B. M. J. . The Use of ICTs in Foreing Language Teaching: The Challenges of a Teachers' Education Program. In: Mike Levy; Françoise Blin; Claire Bradin Siskin; Osamu Takeuchi. (Org.). WorldCALL International Perspectives on Computer-Assisted Language Learning. New York: Routledge, 2011, v. , p. 241-256.

4.
MARTINS, C. B. M. J.; STEIL, A. V. ; TODESCO, José Leomar . Diffusion of the internet as a teaching tool at foreign language schools. In: Flávio Sanson Fogliatto; José Luis Duarte Ribeiro; Aline França de Abreu; Antônio Cezar Bornia. (Org.). Knowledge engineering and management applied for the development of productive systems. Porto Alegre: ABEPRO, 2004, v. 1, p. 209-216.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ; MOREIRA, H. . CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil: teachers' views on the role of context. In: XVIII International CALL Research Conference, 2017, Berkeley. CALL in Context Proceedings 2017. Antwerp: University of Antwerp, 2017. p. 504-510.

2.
GRAVONSKI, I. R. ; OLIVEIRA, Eliane Abel ; LIMA, S. A. ; MOREIRA, H. ; MOREIRA, P. C. ; MARTINS, C. B. M. J. ; BARSOTTI, C. ; SOARES, S. A. . O Lugar da Tecnologia na Prática Docente. In: VIII Jornadas Latino Americanas de Estudios Sociales de La Ciencia, 2010, Buenos Aires. ESOCITE 2010, 2010.

3.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . O perfil dos professores de lìnguas estrangeiras e sua relação com as tecnologias de comunicação e informação. In: XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2007.

4.
SOUZA, S. A. ; MARTINS, C. B. M. J. . Exemplos de usos do podcasting no ensino de línguas estrangeiras. In: XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná, 2007, Curitiba. Anais XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná Línguas: culturas, diversidade, integração. Curitiba: Gráfica e Editora Lastro, 2007. p. 220-228.

5.
MARTINS, C. B. M. J.. What factors influence the acceptance of the Internet as a teaching tool?. In: 8th BRAZ-TESOL National Convention, 2002, Florianópolis. 8th BRAZ-TESOL National Convention - ELT: A Bridge to Understanding, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ; MOREIRA, H. . Factors that determine CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil. In: 4th WorldCALL Conference, 2013, Glasgow. 4th WorldCALL Conference Proceedings. Glasgow: University of Ulster, 2013. p. 208-2011.

2.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . An Ongoing Research on the Use of ICTs by Brazilian Foreign Language Teachers. In: The 7th International Conference on Education and Information Systems, Technologies and Applications: EISTA 2009, 2009, Orlando. IMSCI'09 The Second International Multi-Conference on Society, Cybernetics and Informatics. Winter Garden - Florida: International Institute of Informatics and Systemics, 2009. v. I. p. 168-168.

3.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . The Use of ICTs in Foreign Language Teaching: The Challenges of a Teacher's Education Program. In: WORLDCALL 2008, 2009, Fukuoka. Proceedings of the WorldCALL 2008 Conference, 2009. p. 22-25.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, C. B. M. J.; MOREIRA, H. . Brazilian Foreign Language Teachers and the Individual Innovativeness Theory: a technological profile. In: EUROCALL 2017: CALL in a Climate of Change: Adapting to Turbulent Global Conditions, 2017, Southampton. EUROCALL 2017: CALL in a Climate of Change: Adapting to Turbulent Global Conditions Conference Abstracts, 2017. p. 18-19.

2.
MARTINS, C. B. M. J.. Technology Integration into Modern Languages Courses in Brazil: the voices of foreign language teachers. In: 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA, 2017, Rio de Janeiro. AILA World Congress Rio 2017 Abstract Booklet, 2017. p. 264-265.

3.
MARTINS, C. B. M. J.; MOREIRA, HERIVELTO . A mixed methods study on CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil. In: 22nd EUROCALL 2015 Conference, 2015, Pádua. Critical CALL Book of Abstracts. Pádua: Centro Linguistico di Ateneo, 2015. p. 102-102.

4.
MARTINS, C. B. M. J.; MOREIRA, H. . CALL Integration in Brazil: a mixed method study. In: Foreign Language Instructional Technology Conference (FLiT-II) - E-nnovative Learning, 2013, Nicósia. Foreign Language Instructional Technology: E-nnovative Learning Conference Abstract Booklet, 2013. p. 41-41.

5.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . Using Learning Objects in Foreign Language Teaching: Some Fresh Ideas. In: MERLOT International Conference 2009, 2009, San Jose. MERLOT - Teaching and Learning in a Networked World 9th Annual International Conference, 2009. p. 44-44.

6.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . An online multimedia resources collection: its uses and possibilities. In: XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2009, Florianópolis. Cadernos de resumos da XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul. Florianópolis: Imprensa Universitária, 2009. p. 11-11.

7.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . How to set up a blog in three steps. In: XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2009, Florianópolis. Caderno de Resumos da XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul. Florianópolis: Imprensa Universitária, 2009. p. 11-11.

8.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . Blogs for Dummies. In: 11th Braz-Tesol National Convention, 2008, Fortaleza. 11th Braz-Tesol National Convention - Winds of Change: Teaching for Tomorrow, 2008. p. 39-39.

9.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . Intimidated by ICTJargon in Language Teaching?. In: 11th Braz-Tesol National Convention, 2008, Fortaleza. 11th Braz-Tesol National Convetion - Winds of Change: Teaching for Tomorrow, 2008. p. 59-59.

10.
BARSOTTI, C. ; MARTINS, C. B. M. J. . The Electronic Repository: A Teacher's Oasis. In: 11th Braz-Tesol National Convention, 2008, Fortaleza. 11th Braz-Tesol National Convention - Winds of Change: Teaching for Tomorrow, 2008. p. 20-20.

11.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . The use of ICTs by Brazilian foreign language teachers - a case study. In: XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná, 2007, Curitiba. XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná Línguas: Culturas, Diversidades, Integração. Curitiba: Gráfica e Editora Lastro, 2007. p. 145-145.

12.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . FACING CHALLENGES IN FOREIGN LANGUAGE TEACHERS DEVELOPMENT: THE USE OF ICTS BY BRAZILIAN TEACHERS. In: MERLOT International Conference (MIC07), 2007, New Orleans. 7th Annual International Conference - Jazzing it up with MERLOT, 2007. p. 63-63.

13.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . O perfil dos professores de línguas estrangeiras e sua relação com as tecnologias de comunicação e informação. In: XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Língüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Cadernos de Resumos e Programação do XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Língüísticos e Literários do Paraná. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2007. p. 136-136.

14.
SOUZA, S. A. ; MARTINS, C. B. M. J. . Exemplos de usos do podcasting no ensino de línguas estrangeiras. In: XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná, 2007, Curitiba. Caderno de resumos XV EPLE - Línguas: Culturas, Diversidade, Integração. Curitiba: Gráfica e Editora Lastro, 2007. p. 102-102.

15.
MARTINS, C. B. M. J.. What influences acceptance of the Internet as a teaching tool?. In: 8th Braz-Tesol National Convention, 2002, Florianópolis. 8th Braz-Tesol National Convention - ELT: A Bridge to Understanding, 2002. p. 25-25.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, C. B. M. J.. Pesquisas sobre ensino de línguas e tecnologia e a questão da tradução no desenvolvimento de questionários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARTINS, C. B. M. J.. Brazilian Foreign Language Teachers and the Individual Innovativeness Theory: a technological profile. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, C. B. M. J.. Technology Integration into Modern Languages Courses in Brazil: the voices of foreign language teachers. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARTINS, C. B. M. J.. CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil: teachers' views on the role of context. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, C. B. M. J.. O panorama atual do CALL nos cursos de Letras do estado do Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MARTINS, C. B. M. J.. Apresentações rápidas para o ensino de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . Os Programas IsF e IsF-Inglês no Âmbito da UTFPR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MARTINS, C. B. M. J.. A mixed methods study on CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MARTINS, C. B. M. J.. A integração da tecnologia nos cursos de letras do estado do Paraná: um estudo de métodos mistos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MARTINS, C. B. M. J.. Data collection instruments in foreign language research: the translation process. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MARTINS, C. B. M. J.. Technology integration into Modern Languages Courses in Brazil: a mixed method study. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ; MOREIRA, H. . Factors that determine CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARTINS, C. B. M. J.. A Integração de CALL - Computer Assisted Language Learning - nos cursos de Letras do estado do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ; MOREIRA, H. . CALL Integration in Brazil: a mixed method study. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ; MOREIRA, H. . CALL Integration in Brazil: the development of a survey questionnaire in Portuguese. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . Having Fun with Music, Singing Telegrams, Avatars and Images. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . How to create and use learning objects for ELT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . Create your own learning objects and use them in ELT. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . An Ongoing Research on the Use of ICTs by Brazilian Foreign Language Teachers. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . Using Learning Objects in Foreign Language Teaching: Some Fresh Ideas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . An online multimedia resources collection: its uses and possibilities.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . How to set up a blog in three steps. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . The Use of ICTs in Foreign Language Teaching: The Challenges of a Teachers' Education Program. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . Blogs for Dummies. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . Intimidated by ICT Jargon in Language Teaching?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
BARSOTTI, C. ; MARTINS, C. B. M. J. . The Electronic Repository: A Teacher's Oasis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . O perfil dos professores de lìnguas estrangeiras e sua relação com as TCIs. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . The use of ICTs by Brazilian foreign language teachers - a case study. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C. . FACING CHALLENGES IN FOREIGN LANGUAGE TEACHERS DEVELOPMENT: THE USE OF ICTS BY BRAZILIAN TEACHERS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
MARTINS, C. B. M. J.; STEIL, A. V. ; TODESCO, José Leomar . Diffusion of the Internet as a teaching tool at foreign language schools. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
MARTINS, C. B. M. J.. What factors influence the acceptance of the Internet as a teaching tool?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARTINS, C. B. M. J.. Parecer sobre propostas submetidas ao OLC Innovate 2018. 2017.

2.
MARTINS, C. B. M. J.. Parecer sobre propostas submetidas ao OLC Innovate 2017. 2016.

3.
MARTINS, C. B. M. J.. Parecer sobre propostas submetidas ao OLC Innovate 2016. 2015.

4.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ. Parecer sobre propostas submetidas ao 2013 MERLOT Sloan-C Emerging Technologies Conference. 2013.

5.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ. Parecer sobre propostas submetidas ao 4th WorldCALL Conference. 2013.

6.
MARTINS, C. B. M. J.. Parecer sobre propostas submetidas ao 2012 MERLOT Sloan-C Emerging Technologies Conference. 2012.

7.
MARTINS, C. B. M. J.. Parecer sobre propostas submetidas ao 2011 Emerging Technologies Conference. 2011.

8.
MARTINS, C. B. M. J.. Parecer sobre propostas submetidas ao 2010 Emerging Technologies Symposium. 2010.

9.
MARTINS, C. B. M. J.. Parecer sobre propostas submetidas ao MERLOT International Conference 2009. 2009.

10.
ALMEIDA, J. F. ; KARVAT, R. ; SILVA, L. P. ; MARTINS, E. A. B. ; BARBOZA, A. O. ; VALE, A. P. ; DIAS, B. A. ; MARTINS, C. B. M. J. ; SOUZA, F. C. ; JUK, J. ; VIOLIN, L. A. B. ; SILVÉRIO, M. A. ; SALATA, M. J. K. ; RETORTA, M. S. ; TREVISAN, N. F. ; SAITO, O. H. ; MALUF, P. A. ; STROGENSKI, P. J. R. ; SEGA, P. A. ; CAMPOS, R. B. ; SILVA, S. R. B. . Projeto para a orientação dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados da UTFPR para o novo formato da prova do ENEM. 2009.

11.
MARTINS, C. B. M. J.. Revisão do material online Academic English Exercises. 2008.

12.
MARTINS, C. B. M. J.. Parecer sobre propostas submetidas ao 2008 MERLOT International Conference (MIC08). 2008.

13.
MARTINS, C. B. M. J.. Revisão do material online Interactive Reading Exercises. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ. Incorporating Multimedia Resources into English Teaching in the Context of Internationalization. 2016. (Oficina Temática).

3.
MARTINS, C. B. M. J.. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MARTINS, C. B. M. J.. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
MARTINS, C. B. M. J.. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MARTINS, C. B. M. J.. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
MARTINS, C. B. M. J.. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
MARTINS, C. B. M. J.. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MARTINS, C. B. M. J.. I Encontro para a Formação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MARTINS, C. B. M. J.. A Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
MARTINS, C. B. M. J.. O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
MARTINS, C. B. M. J.. Intermediate English. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
MARTINS, C. B. M. J.. Inglês 6. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
MARTINS, C. B. M. J.. Tenologia no Ensino de Línguas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOREIRA, HERIVELTO; MARTINS, C. B. M. J.; MENDES, A. A. P.; LUZ, N. S.. Participação em banca de Élio da Silva. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Perspectiva de Professores do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Colombo - Paraná. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MOREIRA, H.; MARTINS, C. B. M. J.; AMARAL, M. A.; ANTUNES, R.. Participação em banca de Claudete Pereira de Assunção. Percepções dos professores da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba sobre a formação continuada para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
MOREIRA, H.; MARTINS, C. B. M. J.; KRUGER, E. L.; PRATES, S. C.; GAVA, G. L.. Participação em banca de Mariana Haviaras. A formação inicial de futuros pedagogos do município de Curitiba para a apropriação das tecnologias educacionais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
MOREIRA, H.; MARTINS, C. B. M. J.; AMARAL, M. A.; SA, R. A.. Participação em banca de Claudete Pereira de Assunção. A formação continuada de professores na educação infantil da rede pública de município de Curitiba para a apropriação das Tecnologias da Informaçaõ e Comunicação (TIC) e integração ao currículo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MOREIRA, H.; MARTINS, C. B. M. J.; SCHMIDT, G. R.; MENDES, A. A. P.. Participação em banca de Elio da Silva. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na concepção de professores do ensino médio das escolas estaduais de Colombo - Paraná. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARTINS, C. B. M. J.; POLCHLOPEK, S. A.. Participação em banca de ROSANGELA SILVA PEREIRA. MY ENGLISH ONLINE: A EXPERIÊNCIA DE USO DA PLATAFORMA PELOS ALUNOS DO INGLÊS SEM FRONTEIRAS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MARTINS, C. B. M. J.; POLCHLOPEK, S. A.. Participação em banca de Poliana Vogt. Formação docente: as competências necessárias ao professor no uso da lousa interativa em aulas de língua estrangeira. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
MARTINS, C. B. M. J.; CORREIA, A.. Participação em banca de Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) integradas ao repertório de conhecimentos do professor de línguas estrangeiras modern. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
MARTINS, C. B. M. J.; POLCHLOPEK, S. A.. Participação em banca de Luciana Macagnan Probst. A influência do jogo World of Warcraft na aquisição de vocabulário de língua inglesa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
MARTINS, C. B. M. J.; CABREIRA, R.H.U.C.. Participação em banca de Sibely Soares. O uso do autocorretor e comentários do programa Microsoft Word na correção de produções textuais em francês como língua estrangeira moderna (LEM). 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
MARTINS, C. B. M. J.; CORREIA, A.. Participação em banca de Gisele Rietow. A Relação entre as atividades propostas e a concepção de ensino do site Livemocha. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
MARTINS, C. B. M. J.; OLIVEIRA, E. R. C.. Participação em banca de Paula Andréia Petry. O uso de podcasts como ferramenta para a autonomia do aprendiz de língua inglesa.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
OLIVEIRA, E. R. C.; MARTINS, C. B. M. J.. Participação em banca de Antonela Almeida dos Santos. Inglês para Comissários de Bordo: Uma Proposta de ESP. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
ROMANELLI, E. J.; MARTINS, C. B. M. J.. Participação em banca de Paula Dayana Santos da Silva. O Processo de Aprendizagem de Língua Estrangeira e o Desenvolvimento da Criança. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
MARTINS, C. B. M. J.; CABREIRA, R.H.U.C.; OLIVEIRA, E. R. C.. Participação em banca de Denise Maria Striker Mórmul. A imagem artística na aquisição de língua estrangeira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; MAROCHI, T. B.. Participação em banca de Vera Lúcia Rauta. Projetos e programas de formação contínua do professor de língua estrangeira da rede pública de ensino (Pr). 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

12.
MARTINS, C. B. M. J.; OLIVEIRA, E. R. C.; CABREIRA, R.H.U.C.. Participação em banca de Shirlei Aparecida de Souza. Podcasting: uma ferramenta da mídia eletrônica no ensino de língua estrangeira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

13.
MARTINS, C. B. M. J.; WERNER, M. P.; SILVA, M. C.. Participação em banca de Amanda Carolina dos Santos. Educação a distância no Brasil: pontos e contrapontos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

14.
MARTINS, C. B. M. J.; OLIVEIRA, E. R. C.; SILVA, M. C.. Participação em banca de Claudia Motti Bach. Estudo da interferência do português brasileiro em construção verbal escrita na língua inglesa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

15.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; ROMANELLI, E. J.. Participação em banca de Márcia Maria Frigotto. As relações entre estratégias de aprendizagem, motivação e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

16.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; SILVA, M. C.. Participação em banca de Valquíria Ganz. A formação dos professores de inglês em alguns cursos livres da cidade de Curitiba. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

17.
MARTINS, C. B. M. J.; LOPES, M. S.; FARACO, C. A.. Participação em banca de Tânia Izabel Dudeque Andriguetto. A criatividade na composição da linguagem policial: suas gírias e jargões. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

18.
MARTINS, C. B. M. J.; ROMANELLI, E. J.; CABREIRA, R.H.U.C.. Participação em banca de Claudiane Camargo Tormes. Problemas de aprendizagem na aquisição da língua inglesa em alunos de 5ª série. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

19.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; OLIVEIRA, E. R. C.. Participação em banca de Luiz Fernando Schibelbain. Qualificações do professor de inglês para negócios: a análise de um curso de formação. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

20.
MARTINS, C. B. M. J.; ROMANELLI, E. J.; CABREIRA, R.H.U.C.. Participação em banca de Cristiane Matias Gardolinski. O cérebro, o aprendizado, a linguagem e a aquisição de uma segunda língua. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

21.
MARTINS, C. B. M. J.; SILVA, M. C.; OLIVEIRA, E. R. C.. Participação em banca de Daniela Matté Amaro. Análise do gênero fôlder no turismo social. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

22.
MARTINS, C. B. M. J.; SILVA, M. C.; WERNER, M. P.. Participação em banca de Andréa Aguiar Saes. O livro didático de língua inglesa como categoria analítica de gênero em escola estadual do Paraná. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

23.
MARTINS, C. B. M. J.; OLIVEIRA, E. R. C.; SILVA, M. C.. Participação em banca de Satomi Oishi Azuma. Estudo de vocábulos e de questões gramaticais do português presentes na obra Pinga To Imin ( A Pinga e a Imigração) de Shin-Ichi Numata. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

24.
MARTINS, C. B. M. J.; CABREIRA, R.H.U.C.; WERNER, M. P.. Participação em banca de Iliceia Irene Krefer Michalzechen. Como o registro escrito e o registro oral se apresentam na obra Nineteen Eighty-Four e sua importância para o resgate da memória cultural. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

25.
MARTINS, C. B. M. J.; RETORTA, M. S.; ROMANELLI, E. J.. Participação em banca de Adriana Bittencourt Soares. O uso da teoria das inteligências múltiplas em atividades escolares para crianças no ensino de língua estrangeira. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

26.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; SILVA, M. C.. Participação em banca de Carolina Stancati Rodrigues. Estudo sobre a relação do processo de ensino-aprendizagem no cenário acadêmico. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RETORTA, M. S.; SALBELGO, N.; Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge; MARRIOTT, R. C. V.. Participação em banca de Larissa Xavier de Oliveira.The use of Skype on smartphones and personal computers as a tool to teach English to visually impaired students. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; RETORTA, M. S.. Participação em banca de Mirelle Mussi Giri.Os Processos Formativos do Professor de Língua Inglesa no Curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas Sem Fronteiras: A Questão da Internacionalização do Ensino Superior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES, M. L. C.; MARTINS, C. B. M. J.; DONADA, J. B.. Concurso público para professor do magistério superior no câmpus Curitiba - Letras / Língua Inglesa. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MARTINS, C. B. M. J.; OLIVEIRA, E. R. C.; STROGENSKI, P. J. R.. Concurso Público de Docentes a nível de 2º Grau - Língua Inglesa. 1998. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Outras participações
1.
BARSOTTI, C.; MARTINS, C. B. M. J.; ZAGO, L.. Processo Seletivo para professor bolsista NUCLI / Programa Idiomas sem Fronteiras - UTFPR. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
PINHEIRO, Neide Garcia; MARTINS, CLAUDIA BEATRIZ; THOMAZ, S. M. Z.. Teste seletivo para professores colaboradores. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
MARTINS, A. M. S. G. F.; MARTINS, C. B. M. J.; PAZELLO, E.. Processo Seletivo para Professor do Magistério Superior e Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Câmpus Curitiba - Língua Inglesa. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
BARSOTTI, C.; MARTINS, C. B. M. J.; RETORTA, M. S.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa aos alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
MARTINS, C. B. M. J.; BORK, A. V. B.; SANTOS, W. T. L.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa aos Alunos de Doutorado dos Programas de Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR e outras IFES. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
MARTINS, C. B. M. J.; WERNER, M. P.; BORK, A. V. B.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa para os alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
MARTINS, C. B. M. J.; OLIVEIRA, E. R. C.; WERNER, M. P.; CABREIRA, R.H.U.C.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa para os alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
MARTINS, C. B. M. J.; RETORTA, M. S.; WERNER, M. P.. Seleção dos candidatos para o IV Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas do Campus Curitiba da UTFPR. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; OLIVEIRA, E. R. C.. Seleção dos candidatos para o III Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas do Campus Curitiba da UTFPR. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
MARTINS, C. B. M. J.; WERNER, M. P.; CABREIRA, R.H.U.C.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa para os alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
MARTINS, C. B. M. J.; OLIVEIRA, E. R. C.; CORREIA, A.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa para os alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

12.
MARTINS, C. B. M. J.; RETORTA, M. S.; CORREIA, A.; CABREIRA, R.H.U.C.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa para os alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação da Unidade Curitiba do CEFET-PR. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

13.
MARTINS, C. B. M. J.; RETORTA, M. S.; WERNER, M. P.. Processo Seletivo para Professor de Ensino de 1º e 2º Graus na Unidade de Curitiba - Lingua Inglesa. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

14.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; CORREIA, A.. Processo Seletivo para Professor de Ensino de 1º e 2º graus na Unidade de Curitiba - Língua Inglesa. 2004. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

15.
MARTINS, C. B. M. J.; CABREIRA, R.H.U.C.; CORREIA, A.; OLIVEIRA, E. R. C.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa para os alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação da Unidade Curitiba do CEFET-PR. 2004. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

16.
MARTINS, C. B. M. J.; WERNER, M. P.; OLIVEIRA, E. R. C.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa para os alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação da Unidade Curitiba do CEFET-PR. 2003. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

17.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; RETORTA, M. S.; SANTOS, A. P.. Exame de Suficiência em Língua Inglesa para os alunos de Mestrado dos Programas de Pós-Graduação da Unidade Curitiba do CEFET-PR. 2003. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

18.
MARTINS, C. B. M. J.; RETORTA, M. S.; ANDRADE, C. M. P.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Ensino de 2º Grau na Unidade de Curitiba - Inglês. 2001. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

19.
MARTINS, C. B. M. J.; BARSOTTI, C.; WERNER, M. P.. Teste Seletivo para Professor Substituto de Ensino de 1º e 2º Graus na Unidade de Curitiba - Língua Inglesa. 1997. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeiras - DALEM.Pesquisas sobre ensino de línguas e tecnologia e a questão da tradução no desenvolvimento de questionários. 2018. (Outra).

2.
18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA. Technology Integration into Modern Languages Courses in Brazil: the voices of foreign language teachers. 2017. (Congresso).

3.
EUROCALL 2017: CALL in a Climate of Change: Adapting to Turbulent Global Conditions. Brazilian Foreign Language Teachers and the Individual Innovativeness Theory: a technological profile. 2017. (Congresso).

4.
II Encontro de Formação de Coordenadores IsF: Escola de Gestores. 2017. (Encontro).

5.
XI Encontro Nacional de Coordenadores do Programa IsF-Inglês. 2017. (Encontro).

6.
XVIIIth International CALL Research Conference. CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil: teachers' views on the role of context. 2017. (Congresso).

7.
IV Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira.O panorama atual do CALL nos cursos de Letras do estado do Paraná. 2016. (Outra).

8.
VIII Encontro Nacional de Coordenadores IsF - Inglês. 2016. (Encontro).

9.
V Mostra de pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira.Apresentações rápidas para o ensino de línguas. 2016. (Outra).

10.
X Encontro Nacional de Coordenadores IsF - Inglês. 2016. (Encontro).

11.
22nd EUROCALL 2015 Conference. A mixed methods study on CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil. 2015. (Congresso).

12.
I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Multilinguismo. 2015. (Encontro).

13.
VI Encontro Nacional de Coordenadors IsF - Inglês. 2015. (Encontro).

14.
XXI JELLVI - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários do Vale do Iguaçu: Tendências Contemporâneas no Ensino de Línguas Estrangeiras e Literatura.A integração da tecnologia nos cursos de Letras das Universidades do estado do Paraná. 2015. (Outra).

15.
4º Encontro Nacional de Representantes do Programa Inglês sem Fronteiras ras. 2014. (Encontro).

16.
AILA 2014 World Congress. Data collection instruments in foreign language research: the translation process. 2014. (Congresso).

17.
AILA 2014 World Congress. 2014. (Congresso).

18.
AILA 2014 World Congress. Technology integration into Modern Languages Courses in Brazil: a mixed method study. 2014. (Congresso).

19.
I Mostra de Pesquisa em Língua e Literatura Estrangeira.A integração da tecnologia nos cursos de letras do estado do Paraná: um estudo de métodos mistos. 2014. (Outra).

20.
V Encontro Nacional de Coordenadores IsF - inglês / I Encontro Nacional de Representantes do Programa Idiomas sem Fronteiras ras. 2014. (Encontro).

21.
3º Encontro Nacional de Representantes do Programa Inglês sem Fronteiras. 2013. (Encontro).

22.
4th WorldCALL Conference. 2013. (Congresso).

23.
4th WorldCALL Conference. Factors that determine CALL integration into Modern Languages Courses in Brazil. 2013. (Congresso).

24.
FLiT - II - Doctoral Forum.CALL Integration in Brazil: a mixed method study. 2013. (Outra).

25.
FLiT-II - Workshop: Developing materials for the digital generation. 2013. (Oficina).

26.
Foreign Language Instructional Technology Conference (FLiT-II) - E-nnovative Learning. 2013. (Congresso).

27.
Foreign Language Instructional Technology Conference (FLiT-II) - E-nnovative Learning. CALL Integration in Brazil: the development of a survey questionnaire in Portuguese. 2013. (Congresso).

28.
Foreign Language Instructional Technology Conference (FLiT-II) - E-nnovative Learning. CALL Integration in Brazil: a mixed method study. 2013. (Congresso).

29.
Semana de Planejamento. 2013. (Outra).

30.
VI Semana de Formação Docente. 2013. (Outra).

31.
13th Braz-Tesol National Convention. 2012. (Congresso).

32.
13th Braz-Tesol National Convention. Having Fun with Music, Singing Telegrams, Avatars and Images. 2012. (Congresso).

33.
Pearson TDC Plus. 2012. (Outra).

34.
V Semana de Formação Docente. 2012. (Outra).

35.
9th Southern Cone Tesol Convention. How to Create and Use Learning Objects for ELT. 2011. (Congresso).

36.
9th Southern Cone Tesol Convention. 2011. (Congresso).

37.
III Semana de Formação Docente. 2011. (Outra).

38.
IV Semana de Formação Docente. 2011. (Outra).

39.
12th Braz-Tesol National Convention. Create your own learning objects and use them in ELT. 2010. (Congresso).

40.
12th Braz-Tesol National Convention. 2010. (Congresso).

41.
Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento: uma Perspectiva Pós-Vygotskiana - uma Posição Ativista e Transformadora. 2010. (Outra).

42.
I Encontro dos CALEM(s). 2010. (Encontro).

43.
II Fórum de Estágios Supervisionados. 2010. (Outra).

44.
Oficina de Metodologias Participativas. 2010. (Oficina).

45.
O Professor e seu Contexto Profissional. 2010. (Outra).

46.
Seminar with Dr Kathleen Graves. 2010. (Seminário).

47.
Análise Retórica da Argumentação. 2009. (Outra).

48.
I Fórum de Estágio Supervisionado. 2009. (Encontro).

49.
MERLOT International Conference. 2009. (Congresso).

50.
MERLOT International Conference 2009. Using Learning Objects in Foreign Language Teaching: Some Fresh Ideas. 2009. (Congresso).

51.
The 7th International Conference on Education and Information Systems, Technologies and Applications: EISTA 2009. 2009. (Congresso).

52.
The 7th International Conference on Education and Information Systems, Technologies and Applications: EISTA 2009. An Ongoing Research on the Use of ICTs by Brazilian Foreign Language Teachers. 2009. (Congresso).

53.
XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul. 2009. (Congresso).

54.
XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul. An Online Multimedia Resources Collection: its uses and possibilities. 2009. (Congresso).

55.
XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul. How to set up a blog in three steps. 2009. (Congresso).

56.
11th Braz-Tesol National Convention. 2008. (Congresso).

57.
11th Braz-Tesol National Convention. The Electronic Repository: A Teacher's Oasis. 2008. (Congresso).

58.
11th Braz-Tesol National Convention. Intimidated by ICT Jargon in Language Teaching?. 2008. (Congresso).

59.
11th Braz-Tesol National Convention. Blogs for Dummies. 2008. (Congresso).

60.
11th Braz-Tesol National Convention Pre-Convention Institute: EduTech- Connnect, Communicate and Collaborate. 2008. (Oficina).

61.
Expo-UT 2008.Blogs for Dummies. 2008. (Outra).

62.
WORLDCALL 2008. The Use of ICTs in Foreign Language Teaching: The Challenges of a Teacher's Education Program. 2008. (Congresso).

63.
WORLDCALL 2008. 2008. (Congresso).

64.
Expo-UT. 2007. (Outra).

65.
MERLOT International Conference. FACING CHALLENGES IN FOREIGN LANGUAGE TEACHERS DEVELOPMENT: THE USE OF ICTS BY BRAZILIAN TEACHERS. 2007. (Congresso).

66.
MERLOT International Conference. 2007. (Congresso).

67.
XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná. 2007. (Encontro).

68.
XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná.The Use of ICTs by Brazilian Foreign Language Teachers - a case study. 2007. (Encontro).

69.
XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.O Perfil dos Professores de Línguas Estrangeiras e sua Relação com as Tecnologias de Comunicação e Informação. 2007. (Seminário).

70.
10th BRAZ-TESOL National Convention. 2006. (Congresso).

71.
I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. 2006. (Congresso).

72.
I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas. 2006. (Encontro).

73.
e-Learning Brasil FIT Educ 2005. 2005. (Congresso).

74.
EXPOELT - The present and the future of English language training - International Congress and Expo. 2005. (Congresso).

75.
Form and Function - Teaching Grammar through Communication. 2005. (Seminário).

76.
Provas e Avaliações Seguras via Internet - e-Learning Brasil / Micropower. 2005. (Seminário).

77.
TKT - Teaching Knowledge Test - A stepping stone in your career. 2005. (Outra).

78.
9th BRAZ-TESOL National Convention. 2004. (Congresso).

79.
An afternoon with Oxford. 2004. (Outra).

80.
Students Evaluate Teaching. 2003. (Seminário).

81.
8th BRAZ-TESOL National Convention. 2002. (Congresso).

82.
8th BRAZ-TESOL National Convention. What factors influence the acceptance of the Internet as a teaching tool?. 2002. (Congresso).

83.
4th Southern Cone Tesol Convention. 2001. (Congresso).

84.
Mother's Tongue: History and Common Sense. 2001. (Oficina).

85.
Longman - Pearson Presentations. 1999. (Outra).

86.
Avaliação Escolar. 1998. (Seminário).

87.
Os temas transversais e o ensino da Língua Inglesa. 1998. (Outra).

88.
Seminário Macmillan do Brasil. 1997. (Seminário).

89.
Cambridge ELT Seminar - Involving the learners in the mixed ability classroom. 1996. (Seminário).

90.
Encontro de Língua Inglesa - Técnicas e Motivação para o Ensino da Língua Inglesa. 1996. (Encontro).

91.
Encontro de Professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Língua Inglesa do CEFET-PR. 1996. (Encontro).

92.
Macmillan do Brasil - Working the four skills in large classes. 1996. (Seminário).

93.
Macmillan do Brasil Seminar. 1995. (Seminário).

94.
The Three Dimensions of Grammar. 1995. (Seminário).

95.
Uma nova proposta para o ensino de Inglês com ênfase em Leitura. 1994. (Outra).

96.
Programa de Treinamento "Positivação 92". 1992. (Outra).

97.
Programa de Treinamento "Ensino Completo é a Gente que faz". 1991. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSANGELA SILVA PEREIRA. MY ENGLISH ONLINE: A EXPERIÊNCIA DE USO DA PLATAFORMA PELOS ALUNOS DO INGLÊS SEM FRONTEIRAS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

2.
Poliana Vogt. Formação docente: as competências necessárias ao professor no uso da lousa interativa em aulas de língua estrangeira. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

3.
Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) integradas ao repertório de conhecimentos do professor de línguas estrangeiras modernas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

4.
Luciana Macagnan Probst. A influência do jogo World of Warcraft na aquisição de vocabulário de língua inglesa. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

5.
Sibely Soares. O uso do autocorretor e comentários do programa Microsoft Word na correção de produções textuais em francês como língua estrangeira moderna (LEM). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

6.
Gisele Rietow. A Relação entre as atividades propostas e a concepção de ensino do site Livemocha. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

7.
Paula Andréia Petry. O uso de podcasts como ferramenta para a autonomia do aprendiz de língua inglesa.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

8.
Vera Lúcia Rauta. Projetos e programas de formação contìnua do professor de língua estrangeira da rede pública de ensino (Pr). 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

9.
Shirlei Aparecida de Souza. Podcasting: uma ferramenta da mídia eletrônica no ensino de língua estrangeira. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

10.
Amanda Carolina dos Santos. Educação a distância no Brasil: pontos e contrapontos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

11.
Satomi Oishi Azuma. Estudo de vocábulos e de questões gramaticais do português presentes na obra Pinga To Imin (A Pinga e a Imigração) de Shin-Ichi Numata. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

12.
Iliceia Irene Krefer Michalzechen. Como o registro escrito e o registro oral se apresentam na obra Nineteen Eighty-Four e sua importância para o resgate da memória cultural. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mirelle Mussi Giri. Os Processos Formativos do Professor de Língua Inglesa no Curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas Sem Fronteiras: A Questão da Internacionalização do Ensino Superior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

2.
Michelle R. Alves dos Santos. Letramento digital na formação de licenciandos em Letras da UTFPR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

Orientações de outra natureza
1.
Luise Spanhol. Orientação de Estágio Obrigatório em Língua Inglesa.. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

2.
Olívia Grubhofer. Orientação de Estágio Obrigatório em Língua Inglesa.. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

3.
Mirelle Mussi Giri. Orientação de Estágio Obrigatório em Língua Inglesa.. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

4.
Fabrizio França Rodrigues. Orientação de Estágio Obrigatório em Língua Inglesa.. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

5.
Alunos do Grupo de Pesquisa (linha Telecolaboração). Telecolaboração on-line: O projeto Ibunka 2016. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

6.
Andrey Felipe Martins. Orientação de Estágio Não-Obrigatório UTFPR. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

7.
Felipe Benvenutti Brasilio. Orientação de Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

8.
Felipe Souto Maior. Orientação de Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

9.
Talita Albuquerque Correia. Orientação de Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

10.
Patrícia Eller Mayer. Orientação de Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

11.
Paula Petry. O uso de podcasts como ferramenta para a autonomia do aprendiz de língua inglesa. 2009. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

12.
Shirlei Aparecida de Souza. Exemplos de Usos do Podcasting no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2007. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.

13.
Alunos do 5º período de Inglês do CALEM. The doctor and the madman. 1995. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Claudia Beatriz Monte Jorge Martins.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, C. B. M. J.. O panorama atual do CALL nos cursos de Letras do estado do Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARTINS, C. B. M. J.. Apresentações rápidas para o ensino de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


CERTIFICADOS INTERNACIONAIS (PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA):
1. Certificate of Proficiency in English. University of Cambridge, UK
2. Certificate of Proficiency in English. University of Michigan, USA

 Ganhadora de bolsa HORNBY (BRITISH COUNCIL) para participar da HORNBY SUMMER SCHOOL 2009 em San Nicolás, Argentina.

2013 - Aplicadora do TOEFL ITP certificada pela Mastertest.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:47:46