Luciana Rossi Cotrim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9596909630981527
  • Última atualização do currículo em 16/11/2017


Mestre em Comunicação e Semiótica e graduada em Psicologia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Sociossemiótica da PUC SP. Docente das disciplinas de marketing, comportamento do consumidor, comunicação, gestão de produtos e serviços na pós-graduação em Marketing e na de Varejo do Senac-SP e docente de Marketing da graduação da Facamp - Faculdade de Campinas, onde também orientou Trabalhos de Conclusão de Curso e assessorou a Agência Jr de Propaganda. Consultora de marketing e de comunicação para empresas e agências, em especial no Planejamento Estratégico de Comunicação Integrada. Foi Diretora de Estratégia de Planejamento e Negócios na Ponto de Criação Comunicação e Gerente de Marketing na IBM Brasil. Autora do livro Ponte Estaiada - construção de sentidos para São Paulo, fruto do trabalho de pesquisa de mestrado. Foi condecorada com o prêmio de profissional de Planejamento do Ano no XII Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Rossi Cotrim
Nome em citações bibliográficas
COTRIM, L. R.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira e a construção de sentidos para a cidade de São Paulo,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ana Claudia Mei de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: semiótica discursiva; Ponte Estaiada; Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiotica.
1990 interrompida
Especialização interrompida em 1992 em Comunicação.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Comunicação.
Ano de interrupção: 1992
1988 - 1989
Especialização em Psicologia Social e do Trabalho. (Carga Horária: 100h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
Título: Psicologia Social.
1980 - 1985
Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard. (Carga horária: 4h).
SENAC SP, SENAC, Brasil.
2014 - 2014
Semiótica e risco: sentido na interação. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2013 - 2013
Semiótica da Interação. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Etnossemiótica. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Tópicos de Semiótica Narrativa. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Semiotização São Paulo e Roma. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
As formas breves ba comunicação. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Plataformas Digitais - O Que os consumidores quere. (Carga horária: 4h).
SENAC SP, SENAC, Brasil.
2008 - 2008
Trabalho por Competência - Presencial e a di. (Carga horária: 15h).
SENAC SP, SENAC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Marketing no Varejo. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1996 - 1996
Competência Gerencial. (Carga horária: 16h).
SID, SID, Brasil.
1996 - 1996
Jogos Empresariais. (Carga horária: 16h).
Eagles Flight, EA, Brasil.
1989 - 1989
Tecnicas de Levantamento de Dados. (Carga horária: 24h).
SCI, SCI, Brasil.
1988 - 1988
Técnicas de Negociação. (Carga horária: 24h).
SID, SID, Brasil.
1986 - 1986
Provas Situacionais em Seleção de Pessoal. (Carga horária: 30h).
SENAC SP, SENAC, Brasil.
1984 - 1986
Extensão universitária em Grupo de Estudos - Lacan.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Mitologia Grega e Latina. (Carga horária: 36h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1985 - 1985
Uso da astrologia na Psicologia. (Carga horária: 8h).
YAMA, YAMA, Brasil.
1985 - 1985
Clinica Psicanalitica das neuroses. (Carga horária: 20h).
Biblioteca Freudiana Brasileira, BFB, Brasil.
1985 - 1985
Técnicas de Entrevistas e Dinâmica de Grupo. (Carga horária: 40h).
SENAC SP, SENAC, Brasil.
1983 - 1983
Mitologia Grega. (Carga horária: 28h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1983 - 1983
Mitologia Grega. (Carga horária: 28h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1983 - 1983
Curso sobre Sono. (Carga horária: 16h).
Centro De Estudos de Neurologia, CEN, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Monitoria Teorias e Sistemas II - Fenomenologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Serviço Nacional de Aprendizagem SP, SENAC SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Revisor técnico, Carga horária: 10
Outras informações
Revisor técnico e desenvolvimento de material didático e textual para cursos de graduação e pós-graduação na área de marketing na modalidade EAD

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Pós graduação EAD, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas em curso de pós-graduação EAD Gestão de Marketing e Comportamento do consumidor Comunicação, Criatividade e Inovação Gestão de Produtos, Serviços e Marcas Marketing de Relacionamento e Programas de Fidelização Gestão de Atendimento e Canais de Marketing Modelos de Gestão do Varejo Marketing de Serviços

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Marketing no curso de pós graduação presencial Gestão de Marketing

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestrador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Pós graduação - Modalidade EAD, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Comportamento do Consumidor no Curso de pós graduação Gestão de Relacionamento com Cliente na modalidade EAD do Senac SP

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Prestdor de Serviço, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
Desenvolvimento de curso de nível técnico, extensão, pós-graduação e cursos livres.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação - Modalidade EAD
Outras informações
Docente da disciplina Comportamento do Consumidor no Curso de Pós Graduação Gestão do Relacionamento Com o Cliente na modalidade EAD.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Pós graduação
Outras informações
Disciplina: Comportamento do consumidor e Atendimento a Clientes no curso de Pós Gradução - Marketing do Varejo no Senac SP

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Pós graduação
Outras informações
Disciplina: Comunicação Estratégica no curso de Pós Gradução - Marketing do Varejo no Senac SP

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador docente
Outras informações
Coordenador Docente do curso Técnico em Publicidade da Unidade Lapa Scipião do Senac SP

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Cursos Livres: Planejamento de Comunicação Comunicação Integrada Ativação de Marcas Publicidade e Redes Sociais Curso Técnico em Publicidade: Planejamento de Comunicação Mídias Alternativas

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Gestão de Marketing no Varejo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing
Produtos, Marcas e Serviços
03/2014 - Atual
Ensino, Gestão de Relacionamento com Cliente, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing de Serviços
Criatividade, Comunicação e Inovação

FACULDADE DE CAMPINAS, FACAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas: Planejamento de Marketing Marketing Comunicação integrada de Marketing Laboratório de Propaganda

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor orientador Agência de Propaganda, Carga horária: 4
Outras informações
Professor orientador em Planejamento de Comunicação na Agência de Propaganda Jr da FACAMP

Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor orientador TCC, Carga horária: 4
Outras informações
Assessoria para grupos que realizam o TCC nas áreas de Planejamento de comunicação e ativação de marcas

Atividades

02/2014 - 12/2014
Ensino, Publicidade e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenador do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
07/2008 - 12/2014
Ensino, Publicidade e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação Agência de Comunicação Agência Jr - Planejamento e atendimento
07/2008 - 12/2014
Ensino, Publicidade e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
02/2008 - 12/2014
Ensino, Publicidade e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação integrada
Planejamento de Comunicação
Planejamento de Marketing
Propaganda II
Laboratório de Propaganda
02/2012 - 06/2012
Ensino, Gestão de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Marketing
02/2010 - 12/2010
Ensino, Publicidade e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso
02/2009 - 12/2009
Ensino, Publicidade e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação da Agência Jr de Propaganda e Marketing
02/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 12


The Group Comunicação, THE GROUP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8
Outras informações
Desenvolvimento de planejamento estratégico de comunicação para clientes da agência.


Ponto de Criação Publicidade LTDA, PONTO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Prestação de serviços por projeto na área de Planejamento de Comunicação.

Vínculo institucional

1994 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor Planejamento Comunicação Estratégica, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela gestão do Planejamento de Comunicação Estratégica do cliente. Gestora corporativa de negócios das iniciativas da agência, antecipando oportunidades/ tendências para o crescimento do cliente. Implantação da área de Shopper Marketing e Comunicação Digital. Desde 1994 atuou como Gerente de Atendimento e respondeu pela direção do Planejamento da Comunicação de Cliente e direção da gestão da agência. Ampla experiência em comunicação, publicidade, brand activation e marketing digital em empresas como Nestlé, Kellog`s, Pepsico, Procter & Gamble (Pampers, Always, Pantene, Shopper Marketing, etc.), MasterCard, AMBEV, Arno, Unilever (Doriana, Minerva, Knorr, etc.), Unibanco, IBM, Mercedes Benz, entre outros.


Eii Comunicação, EII, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Consultoria no Desenvolvimento de Planejamento de Comunicação a agência e seus clientes como Nivea, Faber Castell, Pfizer, Etna, entre outros.


IBM Research Brazil, IBM BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Gerente de Marketing da IBM Brasil para a área de microcomputadores, sendo responsável por toda a gestão da comunicação dos lançamentos da linha PS/2 e Activa. Desenvolvimento junto as agências de campanhas de propaganda para divulgação e manutenção dos lançamentos de produtos. Administração do budget anual do departamento. Negociação com agências de propaganda, veículos, agências especializadas e prestadores de serviços. Participação do desenvolvimento da "joint-venture" entre a IBM e Grupo Sharp, para o lançamento da MC&A - Sistemas Pessoais, sendo responsável pelo lançamento do primeiro computador pessoal da IBM no mercado brasileiro, além de outros produtos de informática.


Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de RH, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de Treinamento e Seleçao de Trainnes


Sharp S/A Equipamentos Eletronicos, SHARP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de RH, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento Gerencial e treinamento de Marketing



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Práticas de vida e produção de sentido da metrópole São Paulo: regimes de visibilidade, regimes de interações e regimes de reescritura
Descrição: O projeto tem como objetivo geral um estudo comparativo das cidades de São Paulo e Roma, por meio de um recorte de suas práticas de vida na interação habitante e lugar da cidade que têm ou não visibilidade nas várias mídias. Parte de uma série de investigações realizadas pelo Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a coorientação de Eric Landowski (CNRS, CEVIPOF) e Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (PUCSP:COS) que mantêm acordo de colaboração de pesquisa interinstitucional em sociossemiótica, teoria e metodologia que subsidiam a definição das formas de visibilidade da cidade que serão descritas e analisadas a partir de um corpus de estudo que abrange distintas formas de expressão da cidade, bem como práticas de interação entre habitante e cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Planejamento da Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Compós de Teses e Dissertações - representante do Programa Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC - SP -Mestrado, Compós.
2004
Profissional de Planejamento do Ano no XI Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, Revista About.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COTRIM, L. R.2013COTRIM, L. R.. Operação Urbana Consorciada Água Espraiada: manifestações entre administração pública, empresas privadas e população configuradas na Ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira e redondezas.. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (Cd-Rom), v. 1, p. 1-6, 2013.

2.
COTRIM, L. R.2012COTRIM, L. R.. Figuratividade da Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (Cd-Rom), v. 1, p. 1, 2012.

3.
COTRIM, L. R.2011COTRIM, L. R.; BAGGIO, A. T. . É na publicidade que o paulistano vive antes de se mudar: figuras de localização e estilos de vida em anúncios imobiliários.. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (Cd-Rom), v. 1, p. 2-19, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COTRIM, L. R.. Ponte Estaiada - construção de sentidos para São Paulo. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. v. 1500. 304p .

Capítulos de livros publicados
1.
COTRIM, L. R.; BUENO, A. M. . Manifestações de junho de 2013: ocupações, práticas e interações na cidade. In: OLIVEIRA, A. C. de.. (Org.). São Paulo e Roma - Práticas de vida e sentido. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores -CPS, 2017, v. 1, p. 393-413.

2.
COTRIM, L. R.; BUENO, A. M. . Manifestazioni di !giugno 2013 - occupazione, pratiche e interazioninella città di San Paolo. In: OLIVEIRA, A. C. de.. (Org.). San Paolo in divenire tra identità,conflitti e riscritture. 1ed.Roma: Nuova Cultura, 2017, v. 1, p. 361-392.

3.
COTRIM, L. R.. Manifestações populares: o sentido da espera pela cidade desejada. In: Fechine, Y.;Castilho, K.;Rebouças, M.;Albuquerque. (Org.). Semiótica nas práticas sociais. 1ed.São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2014, v. 1, p. 11-333.

4.
COTRIM, L. R.. Desfiles de moda nas vias públicas da cidade: sentidos emblemáticos e ressignficação para São Paulo. In: Oliveira, A. C. de. (Org.). Do sensível ao inteligível - duas décadas de construção do sentido. 1ed.São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2014, v. 1, p. 17-833.

5.
COTRIM, L. R.. Pontos Emblemáticos de de São Paulo nas práticas e produção de sentidos. In: CPS Centro de Pesquisas Sociossemioticas; PUC - Pontifícia Universidade Católica; Università di Roma Sapienza. (Org.). Práticas de Vida e produção de sentido das metrópoles São Paulo e Roma. 1ed.São Paulo/ Roma: , 2013, v. 1, p. 6-7.

6.
COTRIM, L. R.; ALENCAR, S. S. ; BAGGIO, A. T. ; DEMETRESCO, S. ; LOPES, J. M. ; RODRIGUES, G. F. . Consumo em São Paulo: formas de partilha do vivido. In: Kathia Castilho; Sylvia Demetresco. (Org.). Consumo: práticas e narrativas. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, v. , p. 111-121.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COTRIM, L. R.. Marketing Promocional: O salto do gato. Revista Pro News - Comunicação e Marketing, Recife, p. 28 - 28, 01 dez. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COTRIM, L. R.. Práticas Sociais e Produção de Sentidos nas Vias Púbicas de São Paulo. In: SIEP - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo, 2013, São Paulo. Anais do SIEP: Consumo. São Paulo, 2013. v. 2.

2.
COTRIM, L. R.. Modos de presença dos supermercados na cidade de São Paulo: as lojas no site da empresa. In: SIEP - Seminário Internacional de Consumo, 2012. Anais do SIEP: Consumo. São Paulo, 2012. v. I.

3.
COTRIM, L. R.. Figurartividade da Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira: expressões, conteúdos e produção de sentidos.. In: XVIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2012, São Paulo. Anais XVIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: CPS, 2012. v. 1.

4.
COTRIM, L. R.. Meia Maratona das Pontes de São Paulo e a narrativa dos heróis paulistanos anômimos. In: I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - CONFIBERCOM 2011, 2011, São Paulo. Sistemas de Comunicação em tempos de diversidade cultural, 2011. p. 111-121.

5.
COTRIM, L. R.; ALENCAR, S. S. ; BAGGIO, A. T. ; DEMETRESCO, S. ; PEREIRA, T. R. C. ; RODRIGUES, G. F. . Formas de sociabilidade em São Paulo: práticas de vida ritmadas pelo consumo. In: I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - CONFIBERCOM 2011, 2011, São Paulo. Sistemas de Comunicação em tempos de diversidade cultural, 2011.

6.
COTRIM, L. R.; BAGGIO, A. T. . Modos de consumo da Zona Leste à Zonal Sul: As vitrinas da Hering Store nos shoppings Metro Tatuapé e Cidade Jardim. In: I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2011, São Paulo. Estéticas Midiáticas e narrativas de consumo, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COTRIM, L. R.. Pontos emblemáticos de São Paulo nas práticas e produção de sentidos. In: Colóquio Internacional: Práticas de vida e produção de sentido das metrópoles São Paulo e Roma, 2013, Roma. Caderno de Resumos do Colóquio Internacional: Práticas de vida e produção de sentido das metrópoles São Paulo e Roma. São Paulo: CPS Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2013. v. 1. p. 6-39.

2.
COTRIM, L. R.. Punti emblematici di San Paolo nelle pratiche e nelle produzioni di senso. In: Pratiche di vita e produzione di senso nelle metropoli San Paolo e Roma, 2013, Roma. Caderno de resumos. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2013. v. 1. p. 6-39.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COTRIM, L. R.. Octavio Frias de Oliveira Bridge: image of the city of Sao Paulo?. In: 10th Congress of the International Association of Visual Semiotics AISV-IAVS 2012, 2012, Buenos Aires. book of abstracts - Contemporary dilemmas of visuality. Buenos Aires: AISV, 2012. p. 1-167.

Apresentações de Trabalho
1.
COTRIM, L. R.; BUENO, A. M. . Manifestações de junho de 2013: ocupações, práticas e interações na cidade de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COTRIM, L. R.. Práticas Sociais e Produção de Sentidos nas Vias Púbicas de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
COTRIM, L. R.. Pontos emblemáticos de São Paulo nas práticas e produção de sentidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
COTRIM, L. R.. Operação Urbana Consorciada Água Espraiada: manifestações entre administração pública, empresas privadas e população configuradas na Ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira e redondezas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COTRIM, L. R.. A rede de visibilidade polêmica da Ponte Otávio Frias de Oliveira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
COTRIM, L. R.. Modos de presença dos supermercados na cidade de São Paulo: as lojas no site da empresa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
COTRIM, L. R.. Octavio Frias de Oliveira Bridge: image of the city of Sao Paulo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
COTRIM, L. R.. Figurartividade da Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira: expressões, conteúdos e produção de sentidos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
COTRIM, L. R.. Meia Maratona das Pontes de São Paulo e a narrativa dos heróis paulistanos anômimos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
COTRIM, L. R.; BAGGIO, A. T. . Modos de consumo da Zona Leste à Zonal Sul: As vitrinas da Hering Store nos shoppings Metro Tatuapé e Cidade Jardim. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
COTRIM, L. R.; BAGGIO, A. T. ; ALENCAR, S. S. ; DEMETRESCO, S. ; PEREIRA, T. R. C. ; RODRIGUES, G. F. ; LOPES, J. M. . Formas de sociabilidade em São Paulo: práticas de vida ritmadas pelo consumo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
COTRIM, L. R.. Paisagem da ressignifição: Meia Maratona das Pontes de São Paulo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
COTRIM, L. R.; ALENCAR, S. S. ; BAGGIO, A. T. ; DEMETRESCO, S. ; PEREIRA, T. R. C. ; RODRIGUES, G. F. ; LOPES, J. M. . Consumo em São Paulo: formas de partilha do vivido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
COTRIM, L. R.; BAGGIO, A. T. . É na publicidade que o paulistano vive antes de se mudar: figuras de localização e estilos de vida em anúncios imobiliários.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COTRIM, L. R.. Consultoria Grades Curriculares de Pós Graduação em Marketing - Senac SP. 2012.

2.
COTRIM, L. R.. Consultoria para cursos de especialização e aperfeiçoamento na Modalidade Ensino a Distância - Senac SP. 2009.

3.
COTRIM, L. R.. Assessoria para a área desenvolvimento de Publicidade e Jornalismo - Senac SP. 2008.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
COTRIM, L. R.. Gestão de Produtos Serviços e Marcas. 2016. (Revisão Técnica).

2.
COTRIM, L. R.. Planejamento de Vendas e Técnicas de negociação. 2016. (Revisão Técnica).

3.
COTRIM, L. R.. Marketing de Relacionamento e Programas de Fidelização. 2016. (Revisão Técnica).

4.
COTRIM, L. R.. Criatividade, comunicação e Inovação. 2016. (Revisão Técnica).

5.
COTRIM, L. R.. Gestão de Atendimento e Canais de Marketing. 2016. (Revisão Técnica).

6.
COTRIM, L. R.. Especialização em Gestão de Marketing - presencial - Senac -SP. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagógico e plano de Curso).

7.
COTRIM, L. R.. Especialização em Gestão de Marketing - EAD - Senac - SP. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Projeto pedagógico e plano de curso EAD).

8.
COTRIM, L. R.. Especialização em Marketing de Serviços - Senac SP. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagógico do curso de especialização).

9.
COTRIM, L. R.. Gestão de Marketing e Comportamento do Consumidor -Componente Curricular EAD - Senac - SP. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Plano de curso do curso de Gestão de Atendimento à Clientes).

10.
COTRIM, L. R.. Marketing de Serviços - Componente curricular EAD Senac Sp. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso para curso de especialização EAD).

11.
COTRIM, L. R.. TCC I - Componente curricular EAD Senac SP. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso para curso de especialização EAD).

12.
COTRIM, L. R.. TCC II - Componente curricular - EAD Senac SP. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso para curso de especialização EAD).

13.
COTRIM, L. R.. TCC III - Componente curricular EAD Senac SP. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso para curso de especialização EAD).

14.
COTRIM, L. R.. Comunicação, Criatividade e Inovação Componente Curricular EAD Senac-Sp. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso para curso de especialização EAD).

15.
COTRIM, L. R.. Curso de Pós Graduação em Gestão de Relacionamento com Cliente EAD - Senac SP. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso para curso de especialização EAD).

16.
COTRIM, L. R.. Curso de Planejamento em Marketing e Vendas Senac SP. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Plano de Curso e de Aprendizagem).

17.
COTRIM, L. R.. Parecer Técnico: livro O Triângulo em Vendas. 2011. (Parecer técnico sobre publicação).

18.
COTRIM, L. R.. Parecer Técnico: livro Os desafios do vendedor moderno. 2011. (Parecer Técnico para publicação de livro).

19.
COTRIM, L. R.. Parecer Técnico: livro Assistência ao Cliente. 2011. (Parecer Técnico para definição de publicação de livro).

20.
COTRIM, L. R.. Pós Graduação Planejamento Estratégico de Comunicação Integrada - Senac SP. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagógico do curso de especialização).

21.
COTRIM, L. R.; CASARIN, E. . Curso Marcas Próprias: Estratégias e Diferenciais Competitivos - Senac SP. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso e de Aprendizagem).

22.
COTRIM, L. R.. Curso Atendimento a Clientes - Ensino a distância Senac SP. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso e de Aprendizagem).

23.
COTRIM, L. R.. Mídias interativas e redes sociais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
COTRIM, L. R.; Marcia Busanello . Curso Como abrir e manter uma agência de Comunicação Senac SP. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso e de Aprendizagem).

25.
COTRIM, L. R.; GUNJI, D. . Curso Mídia Digital: Planejamento, Gestão e Resultados. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso e de Aprendizagem).

26.
COTRIM, L. R.; CARREIRA, L. S. C. T. . Curso Basico em Marketing Senac SP. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Livre).

27.
COTRIM, L. R.; CARREIRA, L. S. C. T. . Curso Marketing: Criatividade e Inovação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Plano de Curso e de Aprendizagem).

28.
COTRIM, L. R.; CARREIRA, L. S. C. T. . Curso Marketing de Relacionamento. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso e de Aprendizagem).

29.
COTRIM, L. R.; CARREIRA, L. S. C. T. . Curso Trademarketing: Vantagem Competitiva no Ponto de Vendas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso e de Aprendizagem).

30.
COTRIM, L. R.. Marketing Promocional - Ativação de Marcas. 2008. .

31.
COTRIM, L. R.. Planejamento Estratégico de Comunicação. 2008. .

32.
COTRIM, L. R.; Bergamo, Daniella . Curso Técnico em Publicidade. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Plano de Curso e de Aprendizagem).

33.
COTRIM, L. R.. Marketing e Comunicação com o mercado. 2007. .

34.
COTRIM, L. R.; Soares, Vera Lucia Galassi . Curso Marketing Promocional: Ativação e experiência de marcas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Curso e de Aprendizagem).

35.
COTRIM, L. R.; Ana Carolina Alvarez . Comunicação no PDV. 2005. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COTRIM, L. R.; MIGLIACCIO, M. I.. Participação em banca de Catarina Didier Fernandes de Lima.Sócio Torcedor Santos Futebol Clube. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
COTRIM, L. R.; MIGLIACCIO, M. I.. Participação em banca de Felipe Vieira Ayres.Sócio Torcedor Santos Futebol Clube. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
COTRIM, L. R.; MIGLIACCIO, M. I.. Participação em banca de Philppe Day Borges.Sócio Torcedor Santos Futebol Clube. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

4.
COTRIM, L. R.; MIGLIACCIO, M. I.. Participação em banca de Roberta Kullerkuppe de Gogoy França.Sócio Torcedor Santos Futebol Clube. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

5.
COTRIM, L. R.; MIGLIACCIO, M. I.. Participação em banca de Thiago Cicarelli Rubis Rabinovith.Sócio Torcedor Santos Futebol Clube. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

6.
COTRIM, L. R.. Participação em banca de Felipe Costa Segundo.Lojas Conceito e Shopper Experience: uma análise das marcas Nike e Adidas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Travessias - V Congresso Internacional da ABES. 2017. (Congresso).

2.
Encontro Senac EAD dos Especialistas em Relacionamento com o cliente.Relacionamento com o cliente. 2016. (Encontro).

3.
II Jornada de Pesquisa 2015. 2015. (Outra).

4.
II Jornada de Pesquisa 2015.Corpos Instagram A presentificação do corpo na rede social e sua relação com a mídia tradicional. 2015. (Outra).

5.
Jornadas de Pesquisa 2015.Moda e consumo popular. Semiotizações das transformações das Lojas Marisa. 2015. (Outra).

6.
Colóquio Internacional: Práticas de vida e produção de sentido das metrópoles São Paulo e Roma.Pontos emblemáticos de São Paulo nas práticas e produção de sentidos. 2013. (Seminário).

7.
COLÓQUIO INTERNACIONAL SEMIÓTICA NA AMÉRICA LATINA: PERSPECTIVAS ABERTAS PELA OBRA DE ERIC LANDOWSKI. 2013. (Seminário).

8.
Semiótica da Interação. 2013. (Seminário).

9.
SIEP - Seminário Internacional de Consumo.Modos de presença dos supermercados na cidade de São Paulo: as lojas no site da empresa. 2013. (Seminário).

10.
10th Congress of the International Association of Visual Semiotics AISV-IAVS 2012. Octavio Frias de Oliveira Bridge: image of the city of Sao Paulo?. 2012. (Congresso).

11.
10th Congress of the International Association of Visual Semiotics AISV-IAVS 2012. 2012. (Congresso).

12.
SIEP - Seminário Internacional de Consumo. 2012. (Seminário).

13.
SIEP - Seminário Internacional de Consumo.Modos de presença dos supermercados na cidade de São Paulo: as lojas no site da empresa. 2012. (Seminário).

14.
XVIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 2012. (Outra).

15.
XVIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Os Ritmos de São Paulo: análise sociossemiótica do trânsito. 2012. (Outra).

16.
XVIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Figurartividade da Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira: expressões, conteúdos e produção de sentidos.. 2012. (Outra).

17.
Ciclo Semióítica, Cinema e Espaço Urbano. 2011. (Outra).

18.
Congresso Nacional Das Relações Empresa Cliente. 2011. (Congresso).

19.
I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Modos de consumo da Zona Leste à Zonal Sul: As vitrinas da Hering Store nos shoppings Metro Tatuapé e Cidade Jardim. 2011. (Congresso).

20.
I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - CONFIBERCOM 2011. Formas de sociabilidade em São Paulo: práticas de vida ritmadas pelo consumo. 2011. (Congresso).

21.
I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - CONFIBERCOM 2011, 2011, São Paulo.. Meia Maratona das Pontes de São Paulo e a narrativa dos heróis paulistanos anômimos. 2011. (Congresso).

22.
Seminário Semiotica e Espaço Urbano: Paisagens da Metrópole.Paisagem da ressignifição: Meia Maratona das Pontes de São Paulo.. 2011. (Seminário).

23.
XVII Coloquio do Centro de Pesquisas Sociossemioticas.A imagem de marca de São Paulo: modos de presença e visibilidade no espaço citadino. 2011. (Outra).

24.
XVII Coloquio do Centro de Pesquisas Sociossemioticas. 2011. (Outra).

25.
XVII Coloquio do Centro de Pesquisas Sociossemioticas.É na publicidade que o paulistano vive antes de se mudar: figuras de localização e estilos de vida em anúncios imobiliários.. 2011. (Outra).

26.
8º Simpósio de Comunicação e Práticas do Consumo - Comunicação e culturas do consumo: imaginários e produção de sentido. 2010. (Simpósio).

27.
XVI Coloquio do Centro de Pesquisas Sociossemioticas. 2010. (Outra).

28.
Comunica 2009 Senac.Mídias interativas. 2009. (Seminário).

29.
CONAREC - Congresso Nacional Das Relações Empresa Cliente. 2009. (Congresso).

30.
Conferência de Planejamento GP - Mais. 2009. (Congresso).

31.
Jornada de Administração e Marketing.O Marketing como Inovação para o Crescimento. 2009. (Seminário).

32.
4ª Jornada de Marketing.A alquimia do Marketing - As fórmulas para conquistar o novo consumidor. 2008. (Oficina).

33.
Conferência de Planejamento - GP - Conversações. 2008. (Congresso).

34.
II Forum Internacional de Marketing SENAC.Tendências do consumo e o impacto no varejo brasileiro. 2008. (Simpósio).

35.
2º Workshop focado em Trade - Latin Panel e ABRAS. 2007. (Oficina).

36.
Casa Aberta SENAC 2007.Marketing Viral. 2007. (Encontro).

37.
Fórum Senac de Audiovisual: Múltiplas linguagens e Convergência Digital. 2007. (Simpósio).

38.
IV Fórum Anual de Tendências do Marketing. 2007. (Oficina).

39.
Marketing dos Opostos - Luxo e Periferia Pedem Passagem e Apresentam suas Oportunidades.Notícias de uma compradora. 2007. (Seminário).

40.
O Futuro do Varejo - Tendências e Estratégias - FAAP.O Futuro do Varejo - Tendências e Estratégias. 2007. (Seminário).

41.
Varejo Baixa Renda: Adequação do Mix de Marketing - GVcev - Fundação Getúlio Vargas. 2007. (Seminário).

42.
35ª Fórum de Debates Projeto Brasil - Mercado Popular - o consumidor invisível. 2006. (Seminário).

43.
Cannes Promotion 2006. 2006. (Seminário).

44.
Marketing Round up - Perspectivas 2007 - AMCHAM. 2006. (Oficina).

45.
Comunicação e experiência de marcas - Fac. Anhembi Morumbi.Comunicação e experiência de marcas - Case Pepsi Mais. 2005. (Oficina).

46.
Ponto de Venda - Provar - FIA - USP.Case 360º - Jameson ? Do posicionamento ao Ponto de Venda. 2005. (Encontro).

47.
2º Estudo do Comportamento do Consumidor em hipermercado e supermercado. 2004. (Seminário).

48.
A construção de marcas ? Mensagens e meios - ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing.Marketing Promocional nos dias de hoje. 2004. (Seminário).

49.
Merchandising AMPRO.? Merchandising ? Tipos e Possibilidades. 2004. (Oficina).

50.
PDV MKT MIX 2004.Case 360º - Jameson ? Do posicionamento ao Ponto de Venda. 2004. (Simpósio).

51.
1º Fórum Emergencial de Marketing e Comunicação. 2003. (Seminário).

52.
Fórum de Comunicação ESPM.360º Comunicação integrada. 2003. (Encontro).

53.
Grande Encontro do Marketing no Varejo + ABA Branding 2002 = Esforços Convergentes.A força da comunicação no PDV. 2002. (Simpósio).

54.
III Painel de Atividades Acadêmicas UNAERP - O papel da Universidade no Século XXI : Desafios e Perspectivas. Ativação e Promoção de Marcas. 2002. (Congresso).

55.
IV Fórum Internacional de Gerenciamento de Informações e Pesquisa de Mercado. 2002. (Seminário).

56.
Comite de Pesquisa ABA - O merchandising como ferramenta de comunicação.O merchandising como ferramenta de comunicação. 2001. (Oficina).

57.
Programa de Certificação Profissional - Tendências e Novidades. 2001. (Seminário).

58.
Workshop Multivarejo, Emoção e Experiência. 2001. (Oficina).

59.
9º PDV no Marketing Mix - Entre o Real e o Vitual.Marketing Promocional : Case Pepsi Mais. 2000. (Simpósio).

60.
Cliente no Ano 2000 - PDV MKT MIX.Promoção no Ano 2000. 1999. (Simpósio).

61.
POPAI & GLOBAL SHOP Event 1998 Chicago. 1998. (Simpósio).

62.
Futuro Marketing Promocional - AMPRO. 1997. (Encontro).

63.
POPAI & GLOBAL SHOP Event 1995 New York. 1995. (Simpósio).

64.
Seminários de Informática - HSM. 1991. (Seminário).

65.
Encontro de Empresários. 1986. (Encontro).

66.
Psicologia nas Organizações e no Trabalho. 1985. (Outra).

67.
V Simpósio de Psicologia do Trabalho. 1985. (Simpósio).

68.
Seminário do Sonho. 1984. (Seminário).

69.
VII ENEP - Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia. 1984. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COTRIM, L. R.. III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo. 2013. (Congresso).

2.
COTRIM, L. R.. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA: CONSUMO Afetividade e Vínculos - A cidade, o lugar, o produto. 2012. (Congresso).

3.
COTRIM, L. R.; HEIDRICH, M. . ICOM - Shopper Marketing - Inteligência de compra. 2010. (Congresso).

4.
COTRIM, L. R.. New Brand Comunication 2010. 2010. (Congresso).

5.
COTRIM, L. R.. New Brand Comunication 2009. 2009. (Congresso).

6.
COTRIM, L. R.. Evento Técnico de Marketing. 2008. (Outro).

7.
COTRIM, L. R.; GARCIA, M. . Comunica 2008. 2008. (Outro).

8.
COTRIM, L. R.. New Brand Communication 2008. 2008. (Congresso).

9.
COTRIM, L. R.; HEIDRICH, M. . Café com o Varejo: Construção de Marcas no Varejo. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabio Fedi. Plano de Maketing Empresa Auguri. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Gestão de Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

2.
Trabalho em grupo. Marketing de Relacionamento e Fidelização no Camicado. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing do Varejo -Gestão e estratégias) - Centro Universitário Senac. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

3.
Trabalho em grupo. Estratégia de Marketing para Venda de Camisas de Seleções na Rede Centauro Durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing do Varejo -Gestão e estratégias) - Centro Universitário Senac. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

4.
Trabalho em grupo. Colorado 360º: Comunicação Integrada. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing do Varejo -Gestão e estratégias) - Centro Universitário Senac. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Grupo. TCC Santander - Plano de Marketing e Comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

2.
Grupo. TCC Pedigree - Plano de Marketing e Comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

3.
Grupo. TCC Pantene - Plano de Marketing e Comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

4.
Grupo. TCC CVC - Plano de Marketing e Comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

5.
Grupo. TCC Biscoito Passatempo - Plano de Marketing e Comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

6.
Grupo. TCC Ades - Plano de Marketing e Comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

7.
Grupo. TCC Durepoxi - Plano de Marketing e Comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

8.
Grupo. TCC Cerveja Crystal - Plano de Marketing e Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

9.
Grupo. TCC Neosaldina - Plano de Marketing e Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

10.
Grupo. TCC Gillette Vênus - Plano de Marketing e Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

11.
Grupo. TCC Brasil Kirin - Plano de Marketing e Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

12.
Grupo. TCC Downy - Plano de Marketing e Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

13.
Grupo. TCC Mococa - Plano de Marketing e Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

14.
Grupo. TCC Chilli Beans - Plano de Marketing e Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

15.
Grupo. TCC Natura - Plano de Marketing e Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

16.
Grupo. TCC Bauducco - Plano de Marketing e Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

17.
Grupo. TCC AMD - Plano de Marketing e Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

18.
Grupo. TCC Fugini - Plano de Marketing e Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

19.
Grupo. TCC Hikari - - Plano de Marketing e Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

20.
Grupo. TCC Coral - Plano de Marketing e Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

21.
Grupo. TCC Wickbold - Plano de Marketing e Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

22.
Grupo. TCC SBT - Sistema Brasileiro de Televisão - Plano de Marketing e Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

23.
Grupo. TCC Spoleto - Plano de Marketing e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

24.
Grupo. TCC - Leite Xandô - Plano de Marketing e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

25.
Grupo. TCC Predilecta - Plano de Marketing e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

26.
Grupo. TCC Apti - Plano de Marketing e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

27.
Grupo. TCC CCE - Plano de Marketing e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

28.
Grupo. TCC Broto Legal - Plano de Marketing e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

29.
Grupo. TCC Juxx - Plano de Marketing e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

30.
Grupo. TCC Chocolatissimo - Plano de Marketing e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

31.
Grupo. TCC Bic - Plano de Marketing e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

32.
Trabalho em Grupo. Ri Happy - Plano de Marketing e Comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

33.
Trabalho em Grupo. Palate - Plano de Marketing e Comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

34.
Trabalho em grupo. Giraffas - Plano de Marketing e Comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

35.
TRabalho em grupo. Pizza Hut - Plano de Marketing e Comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

36.
Trabalho em grupo. Polenghi - Plano de Marketing e Comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

37.
Trabalho em grupo. Tintas Renner - Plano de Marketing e Comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

38.
Trabalho em grupo. Frontline - Plano de Marketing e Comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

39.
Trabalho em grupo. Decatlon - Plano de Marketing e comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

40.
Trabalho em grupo. Cepacol - Plano de Marketing e Comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

41.
Trabalho em grupo. Planejamento de Marketing e comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

42.
Grupo. TCC CNA - Plano de Marketing e Comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

43.
Grupo. TCC Gol - Plano de Marketing e Comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

44.
Grupo. TCC OBA Hortifruti - Plano de Marketing e Comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

45.
Grupo. TCC Scotch Brite Não Risca - Plano de Marketing e Comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

46.
Grupo. TCC Hidratante Infantil Dove - Plano de Marketing e Comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

47.
Grupo. TCC Redoxon Planejamento de Marketing e comunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

48.
Grupo. TCC Red Bull - Plano de Marketing e Comunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

49.
Grupo. TCC Filme Barry e a Banda das Minhocas - Plano de Marketing e Comunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.

50.
Grupo. TCC - O Boticário - Plano de Marketing e Comunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - FACAMP - Faculdade de Campinas. Orientador: Luciana Rossi Cotrim.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COTRIM, L. R.. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA: CONSUMO Afetividade e Vínculos - A cidade, o lugar, o produto. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 22:37:25