Teucle Maurilio Silva Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9413613224369261
  • Última atualização do currículo em 29/01/2016


Graduado em Licenciatura em Letras no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE/UNESP Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto, Mestre, no mesmo instituto, em Estudos Linguísticos, na área de Linguística Aplicada. Desenvolveu em seu mestrado, com supervisão do Prof. Dr. Douglas Altamiro Consolo, o projeto de pesquisa intitulado "A Competência Lexical na Proficiência Oral do Professor de Inglês como Língua Estrangeira: Análise de dois testes de proficiência". Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada e no Ensino de Línguas em diversos contextos educacionais. Seus temas de interesse: Avaliação; Testes Orais; Formação de Professores; Proficiência Oral; Léxico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Teucle Maurilio Silva Neto
Nome em citações bibliográficas
SILVA NETO, T. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto.
Cristovão Colombo
Jardim Nazareth
15054-000 - Sao Jose do Rio Preto, SP - Brasil
Fax: (17) 32212200
URL da Homepage: http://www.ibilce.unesp.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Competência Lexical na Proficiência Oral do Professor de Inglês como Língua Estrangeira: análise de dois testes de proficiência,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Douglas Altamiro Consolo.
Palavras-chave: Proficiência Oral; Competência Lexical; Língua Inglesa; Formação de Professores; Testes Orais; Avaliação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2009
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2009
Tópicos em Filosofia da Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Introduction to Philosophy. (Carga horária: 80h).
University of Louisville, UL, Estados Unidos.
2009 - 2009
Extensão universitária em Foundations of the Language. (Carga horária: 60h).
University of Louisville, UL, Estados Unidos.
2009 - 2009
Extensão universitária em Cultures in the Modern Period. (Carga horária: 80h).
University of Louisville, UL, Estados Unidos.
2009 - 2009
Extensão universitária em American Literature I. (Carga horária: 80h).
University of Louisville, UL, Estados Unidos.
2008 - 2008
Interação Oral Em Língua Inglesa. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Violência e Identidade em "A queda para o alto". (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
O contexto social na aquisição de lg. estrangeira. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
O professor de português como língua estrangeira. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Mitologia & cinema. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Leitura Instr. e ensino de línguas estrangeiras. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Cultura Inglesa São Paulo, CULT. INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Idioma Inglês, Carga horária: 28
Outras informações
Aulas de Inglês do Básico ao Avançado para público infantil, jovem e adulto.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista- Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica com o projeto: Transcrição e análise de dois testes de proficiência: um enfoque sobre a competência lexical presente na proficiência oral de formandos no curso de Letras


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio Básico, Enquadramento Funcional: Estágiario departamental, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio Departamental sob a orientação do Prof. Dr. Douglas Altamiro Consolo, intitulado ?Transcrições de seminários e testes orais em língua inglesa?.Trabalho vinculado ao projeto de pesquisa ?Competência Lingüística em Língua Inglesa de Alunos de Letras: definição de Parâmetros na Formação e Avaliação da Proficiência Oral do Professor de Língua Estrangeira. Início: 2005 (em andamento)

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsa de Apoio Academico e Ext, Enquadramento Funcional: Estágiario Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsa de Incentivo Acadêmico e Extensão I (BIAE I), fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX/UNESP. Estágio realizado sob orientação da Profa. Dra. Carla Alexandra Ferreira, intitulado "Considerações sobre as abordagens ultilizadas por um professor de Língua Inglesa: influências e resultados".

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsa de Apoio Acadêmico e Ext, Enquadramento Funcional: Estágiario Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I, fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX/UNESP. Bolsista Participante do projeto "Considerações sobre o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças em fase de alfabetização", projeto este que ainda fazia parte de um projeto maior: "O Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio: abordagens utilizadas e habilidades privilegiadas" sob coordenação da Profa. Dra. Carla Alexandra Ferreira



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
A Competência Lexical na Proficiência Oral do Professor de Inglês como Língua Estrangeira: Análise de dois testes de proficiência
Descrição: Com a consideração de trabalhos na área (CONSOLO, 2007; BAGHIN-SPINELLI, 2002) de avaliação da proficiência oral (PO) de (futuros) professores delíngua Inglesa (LI), surge a necessidade de redefinir o perfil da PO dos professores de LI em contextos brasileiros. Neste sentido, este projeto visa a análise e caracterização da competência lexical na PO de formandos em Licenciatura em Letras em uma universidade pública do interior paulista. Pretende-se, com os resultados deste projeto, contribuir com a validação do teste oral do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira), especificamente no que tange ao desenvolvimento de uma escala analítica para o descritor de vocabulário do exame. Comparar-se-ão, para tanto, dados provenientes do TEPOLI (Teste de Proficiência Oral em Língua Inglesa); dados do teste oral do EPPLE. Além do mais, este trabalho comparará os resultados obtidos na versão on-line do teste do EPPLE com os resultados obtidos na forma presencial do teste, contemplando, para tanto, as implicações e diferenças entre as duasvariantes do teste..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE): Definição de Construto, Tarefas e Parâmetros para Avaliação em Contextos Brasileiros
Descrição: Este projeto de pesquisa trata da questão da proficiência lingüística (PL) em língua estrangeira (LE) de professores de línguas, em contextos de formação de professores no Brasil. O trabalho focaliza a reflexão, a partir de subsídios teóricos e experimentais, de dados que possibilitem a definição de aspectos da linguagem a serem considerados no estabelecimento de parâmetros dessa proficiência, com a finalidade de elaboração e implementação de um exame para fins específicos, denominado Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras (EPPLE). Procurar-se-á estabelecer, com bases nesses aspectos da linguagem e características da competência lingüístico-comunicativa nesse domínio lingüístico específico, critérios para a caracterização da PL desses professores, em contextos de ensino de LE no cenário brasileiro. Objetiva-se delinear, neste projeto, a partir dos dados disponíveis de projetos anteriores (CONSOLO, 2001, 2003, 2005b) e de outros a serem coletados, em contextos considerados relativamente representativos da realidade de parte dos cursos de Licenciatura em Letras no Brasil, bem como da atuação de professores egressos desses cursos, as especificações de um instrumento de avaliação da PL do professor de LE, bem como elaborar um exame válido e confiável para esses (futuros) professores, principalmente no Brasil. Embora existam diversos exames que visam a avaliar a proficiência de seus candidatos em línguas estrangeiras (LES), não existe, até o momento, nenhum exame de proficiência lingüística desenvolvido e amplamente utilizado especificamente para professores de LES. Somam-se ainda aos dados deste projeto resultados de estudos desenvolvidos no Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (UNESP & FAPESP), quanto às características e a qualidade da linguagem produzida em línguas estrangeiras, em interações teletandem, por alunos em formação pré-serviço na área de Letras (ROSSI DOS SANTOS, 2006/em andamento), e ainda sobre reflexões qua.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Teucle Maurilio Silva Neto - Integrante / Douglas Altamiro Consolo - Coordenador / Vera Lúcia Teixeira da Silva - Integrante / Marcelo Concário - Integrante / Teresa Helena Buscato Martins - Integrante / Hélcio de Pádua Lanzoni - Integrante / Manuela Graton Marcello - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Outra.
2008 - 2009
Transcrição e análise de dois testes de proficiência: um enfoque sobre a competência lexical presente na proficiência oral de formandos no curso de Letras
Descrição: Este trabalho visa a analisar a competência lexical de professores em formação inicial em um curso de Letras de uma universidade estadual do interior paulista. Para tanto, serão usados três testes de proficiência oral, a saber: IELTS (International English Language Testing Service); FCE (First Certificate in English) ? desenvolvido por Cambridge ESOL; e o TEPOLI (Teste de Proficiência Oral em Língua Inglesa). A partir da transcrição dos dados do corpus, passa-se a análise da competência lexical dos alunos por meio de métodos qualitativos e quantitativos. Os dados utilizados nesta pesquisa fazem parte do projeto de pesquisa maior intitulado Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE): definição de construto, tarefas e parâmetros para avaliação em contextos brasileiros, desenvolvido sob a coordenação do Prof. Douglas Altamiro Consolo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Teucle Maurilio Silva Neto - Coordenador / Douglas Altamiro Consolo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2007
O Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino fundamental e Médio: Quais as abordagens utilizadas? Quais habilidades são privilegiadas?
Descrição: O projeto buscou refletir sobre o modo como se tem ensinado a Língua Inglesa na escola, observando o tipo de abordagem utilizada pelo professor e como essa escolha determina o(s) tipo(s) de método(s) e o material didático usado para o ensino de inglês nos níveis fundamental e médio. Também procurou propor a necessidade de uma relação estreita entre teoria e prática , para se criar alternativas para solucionar os problemas hoje existentes no ensino da Língua Inglesa nas escolas ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Teucle Maurilio Silva Neto - Integrante / Carla Alexandra Ferreira - Coordenador / Luiza Schimonsky - Integrante / Mariana Grespan - Integrante / Mariana Cassemiro - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Mestre, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CONSOLO, D. A.2015CONSOLO, D. A. ; SILVA NETO, T. M. . UMA ANÁLISE DA PROFICIÊNCIA ORAL EM LÍNGUA INGLESA DE LICENCIANDOS EM LETRAS COM ENFOQUE LEXICAL. Revista de Letras Norte@mentos, v. 8, p. 53-78, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA NETO, T. M.; MARCELLO, M. G. . An Analysis in English Oral Proficiency Tests. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA NETO, T. M.. Transcrições de testes orais: Subsídios à elaboração de um Exame de Proficiência para Professores de Língua Inglesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA NETO, T. M.. Analysis of Transcriptions of English Proficiency Oral Tests: Subsidies for the Development of a Teachers' Examination. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA NETO, T. M.; SCHIMONSKY, L. ; GRESPAN, M. ; CASSEMIRO, M. . Ensino-aprendizagem de língua Inglesa para crianças em fase de alfabetização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA NETO, T. M.; SCHIMONSKY, L. ; CASSEMIRO, M. ; GRESPAN, M. . Considerações sobre o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças em fase de alfabetização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional da ABRAPUI. An Analysis of Lexis in English Oral Proficiency Tests. 2009. (Congresso).

2.
XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Transcrições de Testes Orais: Subsídios à Elaboração de um Exame de Profiência para Professores de Língua Inglesa. 2008. (Congresso).

3.
XXII Spring Conference. Analysis of Transcriptions of English Proficiency Oral Tests: Subsidies for the Development of a Teachers' Examination. 2008. (Congresso).

4.
55 Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2007. (Seminário).

5.
Jornada de Ensino de Língua Inglesa - XXIII JELI. 2007. (Outra).

6.
XIX Semana de Letras. 2007. (Outra).

7.
54 Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2006. (Seminário).

8.
IX Jornada internacional História das Idéias Lingüísticas. 2006. (Seminário).

9.
Jornada de Ensino de Língua Inglesa - XXII JELI.Ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças em fase de alfabetização. 2006. (Outra).

10.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. 2006. (Simpósio).

11.
XVIII Semana de Letras.Considerações sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças em fase de alfabetização. 2006. (Outra).



Outras informações relevantes


1) Monitor do Centro de Recursos e Informações de Língua Inglesa (ERIC - English Resource and Information Centre), na UNESP - Campus de São José do Rio Preto, no período de março a dezembro de 2006, e também no período de março a julho de 2008. 
2) Participação no Cursinho VestJr, Projeto de Extensão da UNESP, campus de São José do Rio Preto, ministrando aulas de Língua Inglesa no período de março a dezembro de 2008. 
3) Participante da Comissão da XX Semana de Letras do IBILCE/UNESP, participando, especificamente, da sub-comissão de Minicursos, palestras e apresentações, no período atual. 
4)Membro do Centro Acadêmico do curso Licenciatura em Letras, gestão (CALOURO), do IBILCE/UNESP, no período de 2006 a 2007.
5) Membro do Centro Acadêmico do curso Licenciatura em Letras, gestão (CALATOR), do IBILCE/UNESP no período de 2009 a 2010.
6) Membro da Comissão Organizadora do Colóquio de Incentivo à Pesquisa, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista.
7) Aprovado no Concurso PEB-II - (Disciplina Português) Secretaria da Educação de São Paulo.
8) Membro da comissão organizadora do SELIN 2011 (Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 11:31:05