Patrícia da Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4037470571548058
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Sou professora efetiva do Ensino Médio Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFPR - campus avançado de Astorga e atuo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atualmente estou na direção deste mesmo campus, tendo atuado anteriormente na seção de ensino. Sou mestre em Estudos da Linguagem, com linha de pesquisa na área de Avaliação no ensino de línguas pelo PPGEL/UEL. Possuo especialização em EJA (Educação de Jovens e Adulto - 2018 em andamento - UEL), em Educação a Distância: Habilitação em Tecnologias Educacionais pelo IFPR (2016), MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhaguera (2013), especialização em Educação Infantil pela Universidade Gama Filho (2014) e graduação em Letras-Inglês pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná - campus Arapongas (2002). Participei do projeto de pesquisa sobre o papel da avaliação no ensino e aprendizagem de línguas (UEL), além de fazer parte do grupo de pesquisa "A avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas" pelo CNPQ. Atualmente participo do projeto de pesquisa "A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio" e desenvolvo pesquisas nas áreas de currículo integrado e educação de jovens e adultos, com enfase no PROEJA e na rede federal, em especial o IFPR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia da Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, P.;SILVEIRA, PATRÍCIA DA

Endereço


Endereço Profissional
IFPR - Instituto Federal do Paraná, Educação.
Rodovia PR 454, Contorno Norte
......
86730000 - Astorga, PR - Brasil
Telefone: (44) 31348710
URL da Homepage: astorga.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Estudos da linguagem.
UEL - Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A AUTOAVALIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTORREGULAÇÃO E DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO DE TELECOLABORAÇÃO,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Viviane Aparecida Baggio Furtoso.
Palavras-chave: Aprendizagem; Autoavaliação; Língua Estrangeira; T.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/EDUCAÇÃO ONLINE.
2018
Especialização em andamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA). (Carga Horária: 560h).
UEL - Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2015 - 2017
Especialização em Educação a Distância: Habilitação em Tec. Educ.. (Carga Horária: 600h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Título: Espelho, espelho meu, o que foi que aprendi? A autoavaliação no contexto EaD: Um instrumento regulador da aprendizagem.
Orientador: Luciana Milcarek.
2013 - 2014
Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 600h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: O Desenvolvimento da autonomia moral e a formação do professor de Educação Infantil - Preparar é preciso.
Orientador: Shirley Rodrigues Maya.
2010 - 2011
Especialização em MBA em Gestão de Pessoas. (Carga Horária: 360h).
Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Título: Coaching e Liderança em sala de aula - Reflexões sobre o papel do professor em sala de aula e seu engajamento com o crescimento e obtenção de metas na empresa-escola..
Orientador: Vinícius Cesar Dreger de Araujo.
2003 interrompida
Especialização interrompida em 2004 em Psicopedagogia. (Carga Horária: 420h).
Instituto Filadélfia de Ensino, UNIFIL, Brasil.
Ano de interrupção: 2004
1999 - 2002
Graduação em Letras - Licenciatura Plena.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
ÉTICA E O SERVIDOR PÚBLICO: ABORDAGEM DAS RELAÇÕES NO TRABALHO. (Carga horária: 20h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em O papel central da argumentação na formação e ação. (Carga horária: 15h).
UEL - Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2015 - 2015
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA REDE NACIONAL DE CERTIFICADORES. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
FORMAÇÃO DE TUTORES DO E-TEC IDIOMAS. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2014 - 2015
Avaliação em Línguas estrangeiras/adicionais. (Carga horária: 45h).
UEL - Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2014 - 2014
FORMAÇÃO DE NOVOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS. (Carga horária: 80h).
YAZIGI Matriz, YA, Brasil.
1996 - 2001
Idiomas - Língua Inglesa. (Carga horária: 513h).
CCAA - Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1995 - 1998
Carga Horária Extra - Habilitação Magistério. (Carga horária: 82h).
Colégio Estadual Nilo Cairo, CENC, Brasil.
1995 - 1998
Magistério - Professor de Ensino de 1a a 4a série. (Carga horária: 1000h).
Colégio Nilo Cairo, CNC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de campus, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretor de campus avançado

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de seção de ensino, Carga horária: 12
Outras informações
Chefe de seção de ensino - Portaria 1212 de 26/08/2016

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente pedagógica do NUTEAD - Núcleo de Tecnologia de Ensino a distância.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20
Outras informações
- Tutoria presencial de Língua Inglesa pelo programa e-Tec idiomas.


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Literatura de Língua Inglesa, Carga horária: 40
Outras informações
- Professora de Literatura de Língua Inglesa para o curso de Letras; - Professora de Inglês Instrumental para o curso de Turismo e Secretariado Executivo Trilingue


Yázigi Apucarana, YA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
- Professora de inglês para turmas de crianças, adolescentes e adultos para níveis diversos. - Orientadora pedagógica e responsável pelo projeto IPH (integration and Progressive Help) que investiga e acompanha alunos com dificuldades de aprendizagem em língua inglesa.


CNA - Apucarana, CNA APUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de lingua inglesa para crianças, adolescentes e adultos Coordenadora dos cursos infantis Coordenadora do projeto IPH (integration and progressive help) para alunos com dificuldades


Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de inglês para crianças, adolescentes e adultos. Professor responsável pelos cursos de Business (inglês para negócios) e preparatórios do exame internacional TOEIC.


CCAA - Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora Pedagógica e Comercial.

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Instrutora de Língua Inglesa para níveis básicos e intermediários (crianças, jovens e adultos) Realização de Assessoria Pedagógica às escolas conveniadas ao CCAA, assim como treinamento pedagógico para novos professores. Auxiliar de Coordenação Pedagógica

Atividades

11/2008 - Atual
Direção e administração, CCAA - Centro de Cultura Anglo Americana, .

Cargo ou função
Coordenação Pedagógica e Comercial.
03/1999 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Assessoria Pedagógica a Professores de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental
Professora de Língua Inglesa

CNA - Unidade Arapongas, CNAA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora Pedagógica Professora de inglês

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Inglesa para níveis básicos e intermediários

Atividades

02/2004 - 06/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Inglesa

CNA - Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora Pedagógica Autora e coordenadora do projeto CIPH (CNA INTEGRATION AND PROGRESSIVE HELP) que visa acolher os alunos com dificuldades na aquisição da Língua Inglesa, assim como orientar pais e professores na abordagem e acompanhamentos de seus filhos e alunos. Professora de Língua inglesa para nivéis básicos, intermediários e avançados

Atividades

02/2004 - 12/2007
Direção e administração, DOLIN BOSCHIERO, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.
02/2004 - 12/2007
Treinamentos ministrados , DOLIN BOSCHIERO, .

Treinamentos ministrados
Atenção, motivação e criatividade
09/2003 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenação Pedagógica
Professora de Língua Inglesa

Colégio Mater Dei, CMD, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa no E.F., Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Inglesa de 5a à 8a séries do Ensino Fundamental

Atividades

02/2002 - 09/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Inglesa de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental

Colégio Platão, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa na E.I., Carga horária: 5
Outras informações
Professora de Língua Inglesa para Educação Infantil nos níveis I, II e III

Atividades

02/2001 - 06/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Inglesa para Educação Infantil


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
BOM TO SEE USTED - A autoavaliação como reguladora da aprendizagem de línguas em contexto online
Descrição: A partir de contribuições de estudos e discussões acerca do ensino de línguas estrangeiras no contexto escolar, tem-se um novo olhar para esse ensino, no qual, busca-se formar indivíduos para além de suas competências linguístico-comunicativas, possibilitando ao aluno uma nova maneira de ver o mundo e, ao conhecer o outro, de conhecer a si mesmo. Como um meio de ampliar essa formação, as propostas de interação online com falantes de outras línguas em diferentes lugares do mundo têm apontado várias contribuições. Nessa linha, propusemos um projeto para que alunos de inglês do Ensino Médio inscritos no projeto interajam em contexto online com falantes de inglês de outros países. A preparação para as interações se dá por meio de estudos dirigidos e as sessões de prática oral entre os parceiros acontecem uma vez por semana, sendo que a duração de cada sessão é de duas horas. Entendendo que a autoavaliação pode ser útil e funcionar como reguladora do processo de aprendizagem, temos como objetivo, nesta comunicação, apresentar a ficha de autoavaliação proposta para conscientizar os estudantes de seu próprio processo de aprendizagem de língua inglesa. Os estudantes preenchem a ficha de autoavaliação logo após cada sessão de interação online e a partir da discussão durante as sessões de estudo dirigido propõem adequações e/ou novas situações de estudo. A partir da prática da autoavaliação tem sido possível perceber um maior envolvimento dos estudantes com seu próprio processo de aprendizagem e uma atuação mais consciente nesse processo. Palavras chave: Aprendizagem. Línguas Estrangeiras. Contexto online. Autoavaliação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
OFICINA DE DRA
Descrição: Essa oficina é composta por três palavras norteadoras: DISCUSSÃO - REFLEXÃO - ATITUDE. O objetivo é possibilitar a discussão de temas recorrentes na sociedade em diversas épocas, tais como: abordagens de gêneros, família, trabalho, educação, identidade, poder, entre outros. Essas temáticas serão discutidas e refletidas a partir de obras literárias, anúncios de jornais, revista, televisivos e outdoors, textos formativos, filmes, músicas, sendo nacionais e internacionais, visando a (re)formulação desses conceitos, a mudança de comportamento e o desenvolvimento do pensamento crítico para agir em sociedade. Como atitude, ao términos de cada temática, os participantes desenvolverão produções de gêneros textuais, vídeos, músicas, poemas, teatros e mini palestras para comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Oficina de Conversação em LI
Descrição: A proposta do projeto de extensão na modalidade de oficina de conversação em língua inglesa visa oportunizar aos estudantes o estudo mais aprofundado da língua inglesa através de práticas de conversação de nível básico, tendo a possibilidade de renovação do projeto para a continuidade dos estudos. O estudante será capaz de desenvolver as quatro habilidades: ler, escrever, ouvir e falar, através de situações do cotidiano e, a partir disso, ampliar seu vocabulário, estruturas linguísticas e competências e habilidades de comunicação. O objetivo é que o estudante se aproprie da língua alvo de forma consciente a partir de pequenas interações com seus pares, através de dois encontros semanais de uma hora cada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Projeto de Assessoria Teórico-Pedagógica e Linguística para professores da educação infantil e das séries iniciais para a implementação da disciplina de língua inglesa na rede municipal de ensino de Apucarana.
Descrição: Objteivos Gerais ? Oferecer assessoria teórico-pedagógica e linguística aos professores e aos estagiários de língua inglesa; ? Auxiliar na formação inicial (com os estagiários) e continuada (com os professores), estimulando a autonomia e a prática reflexiva. Objetivos Específicos (a) Discutir o planejamento das aulas, assim como as dificuldades e experiências construtivas da pratica pedagógica; (b) Refletir sobre teorias pedagógicas que embasam o trabalho do professor de língua inglesa para crianças, visando uma abordagem adequada as necessidades dos mesmos; (c) Buscar soluções para os problemas enfrentados em sala de aula; (d) Auxiliar os professores participantes do projeto a desenvolverem suas habilidades linguísticas, por meio de aulas específicas, a fim de instrumentalizá-los para o uso da língua em suas aulas; (e) Inserir os acadêmicos dos cursos de Letras no contexto e na prática de sala de aula; (f) Desenvolver materiais didáticos e de apoio específicos para o ensino-aprendizagem de língua inglesa de forma a contribuir para a autonomia do educando e do professor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patrícia da Silveira - Integrante / Claudia Valk - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Entretextos (UEL)


Membro de comitê de assessoramento


2017 - 2017
Agência de fomento: IFPR - Instituto Federal do Paraná
2016 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal do Paraná
2016 - 2017
Agência de fomento: Instituto Federal do Paraná


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: ENTRETEXTOS (UEL)
2015 - 2015
Periódico: ENTRETEXTOS (UEL)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Professores de Lingua Inglesa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Inglês para crianças.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
1o lugar no teste seletivo para professor colaborador da disciplina de Literatura da Língua Inglesa, UNESPAR - campus Apucarana.
2014
Aluna Especial do Mestrado Profissional em Estudos da Linguagem, UEL - Universidade Estadual de Londrina.
2013
ELSA - English Language Skills Assessment, LCCI - International Qualifications from EDI.
2013
Eleita para o Conselho Escolar da Creche Prof. Laura Dias de Camargo, Secretária de Educação do Munícipio de Santo André - SP.
2012
TOEIC - Test of English as an International Language, ETS.
2002
Mensão Honrosa no V Encontro de Atividades Cientificas da Unopar, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
2000
3º Colocado no Premio de Iniciação Científica na area de Ciências Humanas e Educação, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAUJO, V. C. (Org.) ; SILVEIRA, P. (Org.) . DA TEORIA E DA PRÁTICA: o ensino de línguas estrangeiras em discussão. 1. ed. campinas: Pontes, 2017. v. 1. 281p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B. . Avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras: revisão bibliográfica. In: SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B.. (Org.). Avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras: revisão bibliográfica. 1ed.campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 119-151.

2.
SILVEIRA, P.. Strategies of communication in a transligual pedagogical practice among Latin American speakers. In: GIMENEZ, T.; PASSONI, T.P.; BARCARO, C.; ESPURI, P.H.; GÓMEZ, M.N.; MIHO, S.R.G.. (Org.). Language issues in a global world: insights from Brazil. 1ed.Londrina: Ed. do Autor, 2017, v. , p. 118-126.

3.
SILVEIRA, P.; LENHARO, R. . DIÁLOGOS BRASILEIROS NO ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS/ DISCURSIVOS. In: SILVEIRA, Patrícia; LENHARO, Rayane. (Org.). Possibilidades de participação social por meio de uma sequência didática construída na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 1ed.Araraquara: Letraria, 2016, v. 1, p. 147-174.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, PATRÍCIA DA; FURTOSO, VIVIANE BAGIO . A AUTOAVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIA EM PROJETO TELECOLABORATIVO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE. In: XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas, 2016, Paraná. Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas. São Paulo: Editora Edgard Blücher. v. 2. p. 1566.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B. . BOM TO SEE USTED - A autoavaliação como reguladora do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras através do ensino dirigido em contexto online. In: SOLETRAS - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários, 2015, Jacarezinho. https://sites.google.com/a/uenp.edu.br/soletras2015/anais, 2015.

2.
SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B. . BOM TO SEE USTED - A autoavaliação como reguladora do processo de aprendizagem de Língua estrangeira através dirigido em contexto online. In: SOLETRAS - XI SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E LINGUÍSTICOS, 2015, JACAREZINHO - PR. https://sites.google.com/a/uenp.edu.br/soletras2015/anais, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, P.. BOM TO SEE USTED - A autoavaliação como reguladora do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto online. In: SEPIN IFPR 2015, 2015, Paranaguá. IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR. Curitiba, PR: IFPR, 2015. v. 4. p. 110-110.

2.
SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B. . A leitura como isntrumento de ensino de língua inglesa. In: V ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS DA UNOPAR, 2002, Arapongas e Londrina. ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS DA UNOPAR. Londrina - PR, 2002. v. 5.

3.
SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B. . A aquisição de uma língua estrangeira. In: V ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS DA UNOPAR, 2002, ARAPONGAS. ENCONTRO DE ATIVIADES CIENTÍFICAS DA UNOPAR. Londrina, PR, 2002. v. 5.

4.
SILVEIRA, P.; OLIVEIRA, D. M. M. B. . Estudo Comparativo Considerando a Metodologia Utilizada no Ensino de Língua Inglesa entre a Escola Pública e a Escola Particular de 5a a 8a séries do ensino fundamental. In: III Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2000, Arapongas e Londrina. III Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2000. v. III.

5.
SILVEIRA, P.; OLIVEIRA, D. M. M. B. . Estudo Comparativo Considerando a Metodologia Utilizada no Ensino de Língua Inglesa entre a Escola Pública e a Escola Particular de 5a a 8a séries do ensino fundamental. In: UEL - IX EPLE ? ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, 2000, Londrina. IX EPLE ? ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, 2000. v. IX.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B. . BOM TO SEE UESTED - A autoavaliação como reguladora da aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto online. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVEIRA, P.. BOM TO SEE USTED - A autoavaliação como reguladora do processo de aprendizagem de Língua estrangeira através dirigido em contexto online. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVEIRA, P.. BOM TO SEE USTED - A autoavaliação como reguladora do processo de aprendizagem de Língua estrangeira através dirigido em contexto online. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVEIRA, P.. III Seminário YETS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVEIRA, P.. Club de la Expressión. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVEIRA, P.. As habilidades de comunicação em inglês através de estórias.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B. . A aquisição de uma língua estrangeira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B. . A Leitura como instrumento de ensino de língua inglesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVEIRA, P.; OLIVEIRA, D. M. M. B. . Estudo Comparativo Considerando a Metodologia utilizada no Ensino de Língua Inglesa entre a Escola Pública e a Escola Particular de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVEIRA, P.; OLIVEIRA, D. M. M. B. . Estudo Comparativo Considerando a Metodologia Utilizada no Ensino de Língua Inglesa entre Escola Pública e Escola Particular nas 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVEIRA, P.. A AUTOESTIMA E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVEIRA, P.. TDC - TEACHER'S DEVELOPMENT COURSE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MARESTONI, L. D.; STRIK, B. H.; SILVEIRA, P.. Comissão de análise do processo seletivo simplificado para coordenador do núcleo de tecnologia de educação aberta e a distância - NUTEAD. 2017. IFPR - Instituto Federal do Paraná.

2.
MARESTONI, L. D.; SILVEIRA, P.; SOUZA, D. C. S.; SOARES, C. S.. Comissão de seleção de coordenadores regionais dos cursos técnico em Administração e Técnico em Segurança do Trabalho. 2017. IFPR - Instituto Federal do Paraná.

3.
SILVEIRA, P.; COSTA, R. F.; SILVEIRA, G. L. B. E.. Processo de Seleção Simplificado para Professor Substituto - edital 175/2015 - PROGEPE-IFPR. 2016. Instituto Federal do Paraná.

4.
BARBOSA, R. A.; SILVEIRA, P.; RAMAZOTTE, A. F.; SOUZA, D. C. S.; SOUZA, L. G. R.. Comissão de Análise curricular - processo seletivo simplificado NUTEAD. 2016. IFPR - Instituto Federal do Paraná.

5.
SILVEIRA, P.. Banca de correção das redações do PSS (processo seletivo seriado) UNESPAR. 2014. Universidade Estadual do Paraná.

6.
SILVEIRA, P.. Banca de correção das redações do vestibular unificado da UNESPAR. 2014. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"X ENCONTRO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO IFPR. 2018. (Encontro).

2.
Encontro Nacional da EJA da Rede Federal. 2018. (Encontro).

3.
II seminário nacional de ensino médio integrado. 2018. (Seminário).

4.
CIELI - Colóquio Internacional de Estudos linguísticos e Literários.ESTRATÉGIAS PARA COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA ENTRE FALANTES LATINO-AMERICANOS EM CONTEXTO DE TELECOLABORAÇÃO. 2016. (Outra).

5.
SEDATA - Seminário de Dissertações e Teses em Andamento.A AUTOAVALIAÇÃO COMO REGULADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO ONLINE DE COLABORAÇÃO. 2016. (Seminário).

6.
VI CLAFPL - Congresso latino-americano de Formação de Professores de Línguas. OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO DE TELECOLABORAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Congresso).

7.
I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS. 2015. (Seminário).

8.
VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Possibilidades de participação social por meio de uma sequência didática construída na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 2015. (Simpósio).

9.
American Cultures - some aspects of linguistic, beliefs. 2014. (Encontro).

10.
COLI - I Congresso de Licenciaturas. O cantar, o brincar e o contar no ensino de língua inglesa para crianças. 2014. (Congresso).

11.
III Seminário Yets.Portfólio - uma ferramenta multidisciplinar. 2014. (Seminário).

12.
Semana Pedagógica - Prefeitura Municipal de Apucarana.Oficina de metodologia de língua inglesa. 2014. (Oficina).

13.
Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. 2014. (Simpósio).

14.
YSAC. 2014. (Congresso).

15.
XI YLTS - Yázigi Language Teaching Seminar. Club de la Expressión. 2013. (Congresso).

16.
III YETS - Yázigi Education and Teaching Seminar.As habilidades de comunicação em inglês através de estórias.. 2012. (Seminário).

17.
Leitura Dinâmica e Memorização. 2010. (Oficina).

18.
one2one. 2010. (Oficina).

19.
Parents involvement in teaching English to children: a powerful tool. 2010. (Oficina).

20.
Reading: A link between your students and the world. 2010. (Oficina).

21.
Coordenação Pedagógica. 2009. (Congresso).

22.
Professor Fidelizador. 2009. (Congresso).

23.
1st CNA Workshop - Using different kinds of skills in class.Motivação, criatividade e atenção: Uma reflexão psicopedagogica sobre o dia-a-dia em sala de aula. 2008. (Oficina).

24.
One-day Seminar on Working Knowledge for English Teachers. 2007. (Seminário).

25.
4a Conferência Nacional de Ensino CNA. 2006. (Congresso).

26.
One-day Seminar on Working Knowledge for English Teachers. 2006. (Seminário).

27.
Longman ELT Reflections: Personalizing your classes. 2005. (Oficina).

28.
One-day Seminar on Working Knowledge for English Teachers. 2005. (Seminário).

29.
V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR.A aquisição de uma língua estrangeira. 2003. (Encontro).

30.
V Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR.A Leitura como instrumento de ensino de língua inglesa. 2003. (Encontro).

31.
VI Sprin Conference: Ensino de Inglês e Educação para Cidadania. 2002. (Congresso).

32.
Aperfeiçoamento de pronúncia. 2001. (Oficina).

33.
IX - EPLE - Encontro de professores de língua estrangeira.Estudo Comparativo Considerando a Metodologia Utilizada no Ensino de Língua Inglesa entre Escola Pública e Escola Particular nas 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. 2001. (Encontro).

34.
Técnicas de Comunicação Verbal e Corporal. 2001. (Oficina).

35.
X EPCEP - Encontro de Professores e Coordenadores das escolas Particulares. 2001. (Encontro).

36.
Brasil - 500 anos de Literatura e Língua Portuguesa. 2000. (Encontro).

37.
III Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR.Estudo Comparativo Considerando a Metodologia Utilizada no Ensino de Língua Inglesa entre Escola Pública e Escola Particular nas 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. 2000. (Encontro).

38.
Workshop Teaching English for specific needs. 2000. (Oficina).

39.
A Bird's eye view of American English Pronunciation. 1999. (Oficina).

40.
ELT - From the Sixties into the New Millenium. 1999. (Oficina).

41.
One-day Seminar on Working Knowledge for English Teachers. 1999. (Seminário).

42.
One-day Seminar on Working Knowledge for English Teachers. 1999. (Seminário).

43.
Proteção da Saúde Bucal. 1998. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, P.. II Seminário científico e tecnológico de pesquisa, extensão e inovação do norte do Paraná - IFPR Campus Avançado Astorga. 2017. (Outro).

2.
SILVEIRA, P.. I SEMINÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFPR - ASTORGA. 2016. (Outro).

3.
SILVEIRA, P.. II MOSTRA DE CURSOS. 2016. (Outro).

4.
SILVEIRA, P.. II FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (IFTECH): - ROBÓTICA, LANÇAMENTO DE FOGUETES E PROTÓTIPOS. 2016. .

5.
SILVEIRA, P.. SEMANA DE AMBIENTAÇÃO DO CAMPUS AVANÇADO ASTORGA. 2015. (Outro).

6.
SILVEIRA, P.. ENEM - 2015. 2015. (Outro).

7.
SILVEIRA, P.. COLI - I congresso das Licenciaturas. 2014. (Congresso).

8.
SILVEIRA, P.. I SPRING FESTIVAL - 1o Festival de Literaturas de Língua Inglesa. 2014. (Festival).

9.
SILVEIRA, P.; FURTOSO, V. B. . Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. 2014. (Outro).

10.
SILVEIRA, P.. VESTIBULAR UNESPAR. 2014. (Outro).

11.
SILVEIRA, P.. VESTIBULAR UNESPAR - 2014/2015. 2014. (Outro).

12.
SILVEIRA, P.. 1st CNA Workshop for Teachers. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Beatriz Veronez Resende. Análise dos instrumentos de avaliação docentes e discentes utilizados no IFPR ? campus avançado Astorga sob a luz da Pedagogia por projetos e da avaliação reguladora: Uma proposta de trabalho integrado. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Informática integrado ao ensino médio) - IFPR - Instituto Federal do Paraná, IFPR - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Brenda Gabriela Banzatto dos Santos. BOM TO SEE USTED ? A FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Patrícia da Silveira.

2.
Jessicka Orlandini de Lima. OFICINA DE DRA ? Discussão ? Reflexão ? Atitude em Práticas de (Multi)letramentos.. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, IFPR - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Patrícia da Silveira.

3.
Beatriz Resende Veronez. BOM TO SEE USTED - A autoavaliação como reguladora do processo de aprendizagem de Língua estrangeira através dirigido em contexto online. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Patrícia da Silveira.

4.
ÉVELIN BARBOSA PAES. BOM TO SEE USTED - A autoavaliação como reguladora do processo de aprendizagem de Língua estrangeira através dirigido em contexto online. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Patrícia da Silveira.

5.
JESSICKA ORLANDINI DE LIMA. BOM TO SEE USTED - A autoavaliação como reguladora do processo de aprendizagem de Língua estrangeira através dirigido em contexto online. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Patrícia da Silveira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVEIRA, P.. A AUTOESTIMA E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVEIRA, P.. TDC - TEACHER'S DEVELOPMENT COURSE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Membro da comissão de Projeto de Extensão e Pesquisa (COPE) do IFPR campus avançado Astorga.
Membro do Núcleo de Assistência a Portadores de Necessidades Especiais (NAPNE) do IFPR campus avançado Astorga.
Assistente Pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância (NUTEAD) - campus avançado Astorga.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 16:07:23