Rodolfo Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7046270440822840
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Doutor em estratégia empresarial pela FEA-USP (2016) e mestre em administração pela PUC-SP (2010). Graduado pela Universidade de São Paulo (2006) em administração, com extensão universitária pela Universidad de Zaragoza - Espanha. Atualmente é professor e consultor nas áreas de estratégia e marketing. Desenvolve trabalhos de consultoria e pesquisa relacionados à estratégia e competitividade das empresas, especialmente nos mercados de esportes e moda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodolfo Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, R.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Administração.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
Título: Desenvolvimento de recursos para o desempenho superior: uma análise sobre os fatores determinantes para o aumento de torcida em um clube de futebol, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Edison Fernandes Polo.
2008 - 2010
Mestrado em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Vantagem competitiva no mercado brasileiro de telecomunicações: uma análise fundamentada na visão baseada em recursos no período pós-privatização,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Belmiro do Nascimento João.
Palavras-chave: Visão Baseada em Recursos; Desempenho Organizacional; Vantagem Competitiva Sustentável; Telecomunicações; Análise Envoltória de Dados.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2001 - 2006
Graduação em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Posicionamento Estratégico em Companhias Aéreas para a Vantagem Competitiva - O Mercado Brasileiro.
Orientador: Edison Fernandes Polo.




Formação Complementar


2005 - 2006
Extensão universitária em Administración y Dirección de Empresas. (Carga horária: 120h).
Universidad de Zaragoza, UNIZAR, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de pós graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina Plano de Negócios nos cursos de MBA em Marketing e Vendas

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 13

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

02/2018 - 06/2018
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Empreendedorismo e Gestão: Criação de Novos Negócios
Laboratório de Empreendedorismo e Gestão: Diagnóstico Organizacional
Marketing Internacional
Planejamento de Venda e Pós-Venda
08/2017 - 01/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo e Ação
Projeto Integrado VI
08/2017 - 01/2018
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo e Ação
Estratégia Empresarial
Estratégias Mercadológicas
Projeto Integrado I
Projeto Integrado II
Projeto Integrado VI
02/2017 - 07/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo & Acao
Gestão de Marketing
Projeto Integrado I
Projeto Integrado II
Projeto Integrado VI
02/2017 - 07/2017
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias Mercadológicas
Marketing Internacional
Projeto Integrado II
02/2017 - 07/2017
Ensino, Comércio Internacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Internacional

Escola de Negócios Sebrae, FATEC SEBRAE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Gestão de Negócios e Inovação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas
Projeto Interdisciplinar III ? Gestão e Inovação
Projeto Interdisciplinar IV ? Gestão e Inovação
Projeto Interdisciplinar VI
02/2018 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Marcas, Produtos e Serviços
Marketing Internacional
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão de Negócios e Inovação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Interdisciplinar III
Projeto Interdisciplinar IV
Gestão de Varejo
08/2017 - 12/2017
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Internacional
08/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão de Negócios e Inovação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas
02/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão de Negócios e Inovação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Varejo
Projeto Interdisciplinar III
Projeto Interdisciplinar IV
02/2015 - 12/2016
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inteligência de Mercado e Pesquisa de Marketing
Projeto Interdisciplinar de Marketing II

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 6

Atividades

08/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Mercadológica
Marketing Estratégico
08/2015 - 12/2015
Ensino, Design de Moda - Estilismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Moda
08/2015 - 12/2015
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Internacional
08/2015 - 12/2015
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador 3
02/2015 - 06/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Mercadológica
Projeto Interativo 5
Projeto Interativo 6
Trabalho de Conclusão de Curso 1
02/2015 - 06/2015
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo e Marketing
02/2015 - 06/2015
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador 3
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Mercadológica
Projeto Interativo 5
Projeto Interativo 6
Introdução ao Planejamento
08/2014 - 12/2014
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador 3
08/2014 - 12/2014
Ensino, Design de Moda - Estilismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios Básicos de Marketing
02/2014 - 06/2014
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador I
Projeto Integrador III
02/2014 - 06/2014
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo e Marketing
02/2014 - 06/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Mercadológica
Introdução ao Planejamento
Projeto Integrador V
Projeto Integrador VI
08/2013 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Mercadológica
Introdução ao Planejamento
Projeto Integrador V
Projeto Integrador VI
08/2013 - 12/2013
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador III
08/2013 - 12/2013
Ensino, Design de Moda - Estilismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios Básicos de Marketing
08/2013 - 10/2013
Ensino, Administração Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico Orientado ao Setor Público
02/2013 - 06/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Mercadológica
Introdução ao Planejamento
Projeto Integrador V
Projeto Integrador VI
02/2013 - 06/2013
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Projeto Integrador III
02/2013 - 06/2013
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação e Produção de Identidade Corporativa
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Mercadológica
Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas
Introdução ao Planejamento
Marketing Internacional
Projeto Integrador V
Projeto Integrador VI
02/2012 - 06/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas
Projeto Integrador III

Emec, EMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Carga horária: 10
Outras informações
Prestação de serviços de consultoria empresarial


Telecomunicacoes de Sao Paulo S/A, TELESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Concepção e implementação de projetos de fidelização de clientes residenciais dos produtos linhas telefônica, banda larga e TV por assinatura ? com foco em redução de pedidos de cancelamento e melhorias na assertividade de ofertas. Gerência do back-office das operações de fidelização de clientes.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no desenvolvimento de novas soluções de telefonia, com foco em redução de custos de instalação e manutenção. Elaboração do planejamento de investimento de expansão de rede.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Análise de tráfego de chamadas de longa distância, criação e comercialização de planos alternativos de chamadas e estudo do mercado de telefonia no Brasil. Elaboração e acompanhamento do plano de marketing do produto.


IDS Scheer, IDS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Análise do fluxo de processos empresariais, proposição de melhorias e alinhamento às estratégias da empresa. e medição do desempenho dos processos das empresas.


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Metodologia Científica no curso MBA em Gestão Empresarial


Faculdade Sumaré, ISES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Marketing I

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Marketing I, Trabalho de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Comportamento do Consumidor, Gestão Estratégica de Marketing

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Marketing III, Estratégia Corporativa, Trabalho de Conclusão de Curso

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Relacionamento
Tendências do Marketing e Marketing de Luxo
02/2011 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento de Consumidor
Estratégia Corporativa
Gestão Estratégica de Marketing
Marketing I
Marketing III
Trabalho de Conclusão de Curso


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Criação de Valor em Entidades de Práticas Esportivas
Descrição: Analisa a criação de valor em clubes de futebol. Partindo do princípio que essas instituições criam valor pela satisfação de seu público consumidor (torcedores), os objetivos intermediários deste estudo vão desde a compreensão do comportamento de torcedores em seu ambiente de consumo (estádio e lojas de produtos licenciados) até a percepção de valor dos produtos consumidos pelo público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Projeto de Desenvolvimento Educacional e Profissional de Jovens Atletas
Descrição: objetivo do projeto é contribuir com a formação de jovens aspirantes a jogador profissional de futebol. Para isso, são aplicadas oficinas educacionais promovidas pelos professores e alunos participantes do projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Rodolfo Ribeiro - Coordenador / Alexander Homenko Neto - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estratégia Empresarial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Marketing.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KITAMURA, D. T.2018KITAMURA, D. T. ; RIBEIRO, R. . Music Business, Carreira e Sucesso: a importância de empreender na música. REVISTA FATEC SEBRAE EM DEBATE: GESTÃO, TECNOLOGIAS E NEGÓCIOS, v. 5, p. 64-85, 2018.

2.
OLIVEIRA, G.V.2015OLIVEIRA, G.V. ; BATISTA, P. A. ; FREITAS, R. P. ; RIBEIRO, R. ; HOMENKO NETO, A. . Filmes Americanos são Melhores? Um Estudo Sobre os Efeitos do Etnocentrismo na Escolha de um Filme no Cinema. South American Development Society Journal, v. 1, p. 35-51, 2015.

3.
HOMENKO NETO, A.2015HOMENKO NETO, A. ; JOÃO, B. N. ; CAMARGO, M.R.O. ; RIBEIRO, R. ; STETTINER, C. F. . The Transnationalization of Brazilian SMEs. Business Management Review (BMR), v. 4, p. 600-611, 2015.

4.
KUSTERS, D.2015KUSTERS, D. ; HOMENKO NETO, A. ; CAMARGO, M.R.O. ; RIBEIRO, R. . PERCEPÇÃO DE RISCOS E BENEFÍCIOS DO CIGARRO ELETRÔNICO VERSUS O TRADICIONAL. Revista Fatec Sebrae em Debate, v. 2, p. 3-21, 2015.

5.
KUSTERS, D.2015KUSTERS, D. ; HOMENKO NETO, A. ; CAMARGO, M.R.O. ; RIBEIRO, R. . OS EFEITOS DO eWON NA MUDANÇA DE ATITUDES EM RELAÇÃO A UMA NOVA MARCA. South American Development Society Journal, v. 1, p. 14-36, 2015.

6.
RIBEIRO, R.2015RIBEIRO, R.; KUSTERS, D. ; POLO, E. F. ; HOMENKO NETO, A. ; CROCCO, L. . Demanda em jogos de futebol: um estudo sobre influências situacionais e atributos da partida na intenção de compra do torcedor. Journal of Economic Sociology Studies, v. 5, p. 518-531, 2015.

7.
RIBEIRO, R.2014RIBEIRO, R.; JOÃO, B. N. ; HOMENKO NETO, A. ; POLO, E. F. ; STETTINER, C. F. . Competitive advantage in the Brazilian telecommunications market: An analysis founded upon the resource-based view in the post-privatization period. African Journal of Business Management, v. 8, p. 588-598, 2014.

8.
KUSTERS, D.2014KUSTERS, D. ; RIBEIRO, R. ; POLO, E. F. ; CROCCO, L. . Efeito do país de origem e o chocolate. Journal of Economic Sociology Studies, v. 4, p. 406-424, 2014.

9.
RIBEIRO, R.2010RIBEIRO, R.; GARCIA, M. M. ; LAS CASAS, A. L. . Estratégia e vantagem competitiva no mercado brasileiro de telecomunicações: Um estudo de casos múltiplos para o período de 1999 à 2007. REGE Revista de Gestao, v. 17, p. 297-312, 2010.

10.
RIBEIRO, R.2009RIBEIRO, R.; LAS CASAS, A. L. ; NIZA, R. C. ; GUEDES, R. M. . Demanda Variável e Lucratividade em Empresas Prestadoras de Serviços: um estudo de caso no setor de tecnologia da informação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (São Paulo. Impresso), v. 11, p. 351-366, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, R.. Gestão Mercadológica. 1. ed. , 2018.

2.
RIBEIRO, R.. Teorias da Administração. 1. ed. , 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, R.; Marim, D. . O consumidor digital. In: Alexandre Luzzi Las Casas. (Org.). Marketing Interativo. : , 2010, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, R.. Copa do Mundo é chance de sul-americanos 'mostrarem do que são capazes', diz especialista. http://noticias.r7.com/.

2.
RIBEIRO, R.. Clubes faturariam dobro com bilheterias se segurança fosse ideal, indica estudo. Dinheiro em Jogo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, R.; POLO, E. F. ; KUSTERS, D. ; PILLI, L. E. . Um título estadual ou uma classificação para a Copa Libertadores? Um estudo sobre o desempenho esportivo na satisfação dos torcedores de grandes clubes brasileiros. In: Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol, 2014, São Paulo. Anais do II Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol, 2014.

2.
RIBEIRO, R.; KUSTERS, D. . O Efeito de Influências Situacionais e Atributos da Partida no Processo de Escolha do Torcedor por um Ingresso de Futebol. In: XXI Simpep, 2014, Bauru. Anais do XXI SIMPEP, 2014.

3.
RIBEIRO, R.; JOÃO, B. N. . Vantagem Competitiva no Mercado Brasileiro de Telecomunicações: Uma Análise Fundamentada na Visão Baseada em Recursos no Período Pós-Privatização. In: V Encontro de Estudos em Estratégia/3Es, 2011, Porto Alegre. Anais do V Encontro de Estudos em Estratégia/3Es, 2011.

4.
GUEDES, R. M. ; RIBEIRO, R. ; GOZZI, S. ; FEDICHINA, M. A. H. . Processo e Critérios de Seleção de ERPs, um estudo exploratório das práticas de mercado em empresas de grande porte. In: 6th International Conference on Information Systems and Technology Management, 2009, São Paulo. Anais do 6º Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informações (CONTECSI), 2009.

5.
GUEDES, R. M. ; OLIVO, R. L. F ; RIBEIRO, R. ; GOZZI, S. ; FEDICHINA, M. A. H. . Maturidade Institucional e Prosperidade Econômico-Social: Um Estudo Acerca da Influência do Domínio da Lei na Riqueza Nacional. In: XII Semead, 2009, São Paulo. Anais do XII Semead, 2009.

6.
RIBEIRO, R.; TREVISAN, L. N ; GUEDES, R. M. . Carreiras de Profissionais de Marketing com Atuação em São Paulo: Uma Avaliação da Atitude Proteana e das Condições do Ambiente para o Desenvolvimento de uma Carreira Moderna. In: XXXIII Encontro Nacional da ANPAD, 2009, São Paulo. Anais do XXXIII Enanpad, 2009.

7.
RIBEIRO, R.; LAS CASAS, A. L. ; GARCIA, M. M. . Innovation matters? A case study research on the Brazilian telecommunications market about the impact of innovation on the company financial results. In: 6th International Conference on Innovation and Management, 2009, São Paulo. Anais 6th International Conference on Innovation and Management, 2009.

8.
RIBEIRO, R.; LAS CASAS, A. L. ; NIZA, R. C. ; GUEDES, R. M. . Demanda variável e lucratividade em empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso no setor de tecnologia da informação. In: V Simpósio de Excelência em Gestão e tecnologia, 2008, Resende. Anais do SEGET, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, R.. Segmentação Comportamental & Desenho de Formato de Varejo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, R.; TREVISAN, L. N ; GUEDES, R. M. . Carreiras de Profissionais de Marketing com Atuação em São Paulo: Uma Avaliação da Atitude Proteana e das Condições do Ambiente para o Desenvolvimento de uma Carreira Moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GUEDES, R. M. ; RIBEIRO, R. ; GOZZI, S. ; FEDICHINA, M. A. H. . Processo e Critérios de Seleção de ERPs, um estudo exploratório das práticas de mercado em empresas de grande porte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RIBEIRO, R.; LAS CASAS, A. L. ; GARCIA, M. M. . Innovation matters? A case study research on the Brazilian telecommunications market about the impact of innovation on the company financial results. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RIBEIRO, R.; LAS CASAS, A. L. ; NIZA, R. C. ; GUEDES, R. M. . Demanda variável e lucratividade em empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso no setor de tecnologia da informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, R.. Como a criança escolhe o time que torcerá por toda a vida. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RIBEIRO, R.. Como as famílias interferem no desempenho dos times de futebol Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/02/08/Como-as-fam%C3%ADlias-interferem-no-desempenho-dos-times-de-futebol © 2017 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
RIBEIRO, R.. Pesquisador faz estudo para entender motivo de filhos não torcerem por times dos pais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
RIBEIRO, R.. Esporte SA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
RIBEIRO, R.. O que o sócio-torcedor quer. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
RIBEIRO, R.. Clubes faturariam dobro com bilheterias se segurança fosse ideal, indica estudo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
RIBEIRO, R.. Copa do Mundo é chance de sul-americanos 'mostrarem do que são capazes', diz especialista. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, R.. Marketing Aplicado. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina oferecida no curso Tecnologia em Marketing - modalidade EAD).

2.
RIBEIRO, R.. Diferenciação, Segmentação e Posicionamento. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina oferecida no curso Tecnologia em Gestão Comercial - modalidade EAD).

3.
RIBEIRO, R.. Projeto Integrador II: Posicionamento de Mercado. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina oferecida no curso Tecnologia em Gestão Comercial - modalidade EAD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, J.L.; GRAZIANO, D.C.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Erika Sayuri Costa.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

2.
KUSTERS, D.; Trevisan, E.R.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Karine de Oliveira.Brand Equity e moda: uma investigação sobre as diferenças de percepções das marcas entre classes sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

3.
LOPES, G.N.; NERY, A.R.L.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Henrique Teixeira Dias.Risco na análise de crédito com ênfase no mercado imobiliário: evolução dos bancos privados no período de 2010 a 2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

4.
Trevisan, E.R.; KUSTERS, D.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Vanessa Campoi Lopes.Engajamento da ESPN no twitter com o público de futebol americano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

5.
HIGA, E.; FERRATONI, C.E.B.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Caroline Avelino Granstrom.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

6.
ANDRADE, J.L.; FERRATONI, C.E.B.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Flavia Nascimento do Valle.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

7.
Trevisan, E.R.; KUSTERS, D.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Camila Gloder.O engajamento como resultado dos publiposts no Instagram - Case blogueira Camila Coelho e marca Natura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

8.
Trevisan, E.R.; KUSTERS, D.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Thiago Oliveira.Mídia Programática: o futuro da mídia online?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

9.
Trevisan, E.R.; KUSTERS, D.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Ana Beatriz Battaglini Maciel.Skip Ad: Assistir ou Pular, a decisão em cinco segundos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

10.
Trevisan, E.R.; KUSTERS, D.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Helory Fontes Martins da Silva.Campanha Athenas Snooker Bar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

11.
Trevisan, E.R.; KUSTERS, D.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Albert Souza Cavalcante Silva.Teoria de UX aplicadas a um projeto de rede social corporativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

12.
Trevisan, E.R.; KUSTERS, D.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Guilherme Pereira da Silva.Persuasão e Influência na Publicidade da Igreja Universal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

13.
GRAZIANO, D.C.; ANDRADE, J.L.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Ariani Schunck Silva.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

14.
Matavelli, G; ANDRADE, J.L.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Nicolas Borriero.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

15.
Matavelli, G; ANDRADE, J.L.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Bruno Cunha, Larissa Takigawa, Thaisa Kerber.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

16.
Matavelli, G; ANDRADE, J.L.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Giovanna Lunardelli Moccagatta.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

17.
Matavelli, G; ANDRADE, J.L.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Gabrielle Chaya, Mariana Laurentino dos Santos.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

18.
Matavelli, G; ANDRADE, J.L.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Andrea Dayan, Mariana de Souza Oliveira.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

19.
HIGA, E.; ANDRADE, J.L.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Barbara Facundes Muller.Gestão em Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac.

20.
HOMENKO NETO, A.; CAMARGO, M.R.O.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Andrea Santos, Tiago Santos, Violeta Coelho.A condição de fatores e sua influência na competitividade: um estudo exploratório entre o Brasil e Índia na indústria eólica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

21.
KUSTERS, D.; Trevisan, E.R.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Daniel Rocha, Victor Regis.Estudo de viabilidade de importação de polietileno para uma indústria de pequeno porte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

22.
KUSTERS, D.; Trevisan, E.R.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Alan Alves, Leonardo Magalhães.O consumo brasileiro de músicas e filmes piratas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.

23.
Trevisan, E.R.; KUSTERS, D.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Caroline Nogueira.Evento como estratégia de comunicação: estudo de caso Skol Sensation. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac.

24.
HOMENKO NETO, A.; VIEIRA, V. L. R.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Camila S. Laranjeira, Ingrid R. Souza, Natassia T. F. Iwata.Aplicabilidade do Modelo VRIO na Internacionalização de uma Pequena e Média Empresa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6th International Conference on Information Systems and Technology Management. Processo e Critérios de Seleção de ERPs, um estudo exploratório das práticas de mercado em empresas de grande porte. 2009. (Congresso).

2.
6th International Conference on Innovation and Management. Innovation matters? A case study research on the Brazilian telecommunications market about the impact of innovation on the company financial results. 2009. (Congresso).

3.
XXXIII Encontro Nacional da ANPAD. Carreiras de Profissionais de Marketing com Atuação em São Paulo: Uma Avaliação da Atitude Proteana e das Condições do Ambiente para o Desenvolvimento de uma Carreira Moderna. 2009. (Congresso).

4.
V Simpósio de Excelência em Gestão e tecnologia.Demanda variável e lucratividade em empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso no setor de tecnologia da informação. 2008. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Samantha Vidotto, Roger Machado. O público masculino no mercado de HPPC: A influência do valor percebido e satisfação na lealdade do consumidor de desodorantes antitranspirantes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

2.
Brenda Mota; Karoline Souza; Thais Fabrini. Posicionamento das marcas populares de cachaça no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

3.
Bruna Siqueira. Gessica Figueiredo. Visão Baseada em Recursos e Vantagem Competitiva: Um estudo sobre recursos e capacidades que elevam o desempenho econômico das companhias aéreas brasileiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

4.
Bruno Amorim, Cassio Barbosa, Guilherme Sales. Formação de Preços Hedônicos das Cervejas Nacionais e Internacionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

5.
Beatriz Yamazaki, Bruno Teixeira. Quais fatores têm maior influência na decisão de um torcedor ao aderir ao programa de sócio torcedor de seu time. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

6.
Isabela Amorim, Lidiane Martins, Lilian Sayuri. Campanha Publicitária para o Instituto Pró-Livro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

7.
Victor Mota, Thais Sampaio. Rebranding Refrigerantes Convenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

8.
Douglas Alves Manett Barbosa. Pesquisa de Satisfação e Qualidade de Programa de Sócio Torcedor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

9.
Gislene Oliveira, Pamela Batista, Rosilene Freitas. Comportamento do consumidor no mercado de cinema: um estudo sobre a avaliação e escolha dos filmes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

10.
Juliene Santos, Cristina Moura. Percepção do franqueado quanto à utilização da verba destinada à campanha publicitária e promoção da rede: Estudo de caso CRM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

11.
André Garcia; Carlos Schmitz; Cássia Jesus; Lucas Leoterio. O nível de Envolvimento do Consumidor no Setor Varejista Automobilístico Brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

12.
Simonie Gilioli Cassab. Utilização do Efeito Vítima na Comunicação de ONGs: Um Estudo sobre a Intenção de Doação do Indivíduo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

13.
Fabiano Matos Almeida, Fabio Mouro Ferreira. A importância do patrocínio nas receitas dos clubes de futebol da série A do Campeonato Brasileiro e sua relação para a formação de equipes vencedoras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

14.
Beatriz K. Zaba, Priscila V. Gallo, Rafaela C. S. Carvalho. O comportamento de compra do consumidor em lojas virtuais e seus receios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

15.
Dayane Rodrigues da Silva, Nathalie Barbosa da Silva. A INFLUÊNCIA VISUAL DAS EMBALAGENS PARA O CONSUMIDOR INFANTIL NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Sumaré. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

16.
Leilane C. Costa, Olivia M. P. C. Bufarah, Vanessa D. Gomes. MARKETING NO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DE CASO DA AVAPE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Sumaré. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

17.
Johannes Faria, Leandro Sprocatti, Stefano Vilhena. A GESTÃO ESTRATÉGICA DOS CLUBES DA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE ENTRE A PERFORMANCE ESPORTIVA E INVESTIMENTO NO MARKETING. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Sumaré. Orientador: Rodolfo Ribeiro.

18.
Dorinha de Souza, Tatiane Anjo. Marketing de Luxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Sumaré. Orientador: Rodolfo Ribeiro.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, R.. Segmentação Comportamental & Desenho de Formato de Varejo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:48:50