Sonia Maria da Silva Junqueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4291668071705125
  • Última atualização do currículo em 12/02/2019


Professora Adjunta II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente do curso de Matemática-Licenciatura. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É uma das líderes do grupo de pesquisa ?Educação Matemática no Pampa (EMPAMPA)? e membro do grupo de pesquisa do curso de Educação Matemática da PUC-SP, "Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente", cadastrado no CNPq. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP. Em 2008 concluiu Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pela Universidade de Taubaté - SP (UNITAU-SP). Concluiu, em 2002, Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática, pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena-SP (FAENQUIL-SP). Possui Licenciatura Plena em Matemática, e Bacharelado em Ciências Contábeis, ambos pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP), cursos respectivamente concluídos em 1998 e 1989. Atuou como professora de Matemática e Física e em cargos de gestão escolar na Secretaria de Estado e Educação de São Paulo e na Rede Municipal de Ensino de Taubaté. Na Universidade de Taubaté, ministrou disciplina em curso de Pós-graduação e desenvolveu material didático para EAD em Pedagogia e Licenciatura em Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sonia Maria da Silva Junqueira
Nome em citações bibliográficas
JUNQUEIRA, S. M. S.;JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pampa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA.
RUA MONSENHOR CONSTÁBILE HIPÓLITO, 125
CENTRO
96400590 - Bagé, RS - Brasil
Telefone: (53) 33114461


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Experiências de estudantes na construção do conhecimento de Derivada em aulas de Cálculo 1, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Ana Lucia Manrique.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Constituição da Identidade de Cursos de Licenciatura em Matemática à Luz da Modernidade Líquida,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa Dra Ana Lúcia Manrique.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modernidade Líquida; Licenciatura em Matemática; Diretrizes Curriculares; Projetos Pedagógicos Curriculares; Identidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Especialização em Pós-Graduação em Gestão Escolar. (Carga Horária: 1060h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: O desafio de ser gestor escolar e professor de matemática diante das exigências da sociedade pós-industrial e informacional..
Orientador: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro.
1999 - 2000
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Engenharia Química de Lorena, FAENQUIL, Brasil.
Título: Uma alternativa para o ensino médio ou a escola do futuro?.
Orientador: Prof. Msc Adriano Francisco Siqueira.
1995 - 1998
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente no curso Matemática-Licenciatura Coordenação de programa de pós-graduação Participação em órgãos colegiados: Comissão de Curso; NDE; Comissão Local de Ensino e Conselho do Campus


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou desde 1995 como professora da educação básica, ministrando aulas de Matemática e Física nos ensinos fundamental e médio, com enquadramento funcional de professor efetivo, desde de 2004.

Atividades

02/1995 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Matemática e Física
02/1995 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Matemática

Prefeitura Municipal de Taubate, P/TAUBATE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Porfessor Efetivo, Carga horária: 40
Outras informações
Exerceu prioritariamente a função de professora na Educação Básica municipal, ministrando aulas de Matemática e Física, em salas de ensino fundamental e médio; Atuou como vice-diretor em escola de ensino fundamental e médio no ano de 2011; Atuou como professora de Matemática em escola técnica municipal para formação de mecânicos de aeronaves; Atuou na função de professora supervisora pedagógico de ensino, no então Departamento de Educação e Cultura de Taubaté.

Atividades

02/2011 - 12/2011
Direção e administração, Secretaria de Educação - EMEFM Prof. José ezequiel de Souza, .

Cargo ou função
vice-diretor de escola de ensino fundamental e médio.
02/2001 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Matemática para o ensino fundamental II
02/2001 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Matemática e Física para o ensino médio
02/2003 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Departamento de Educação e Cultura de Taubaté, .

Serviço realizado
coordenação e supervisão pedagógica.
02/2004 - 06/2004
Ensino, Curso Técnico em Mecânica de Aeronaves, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Professor de Matemática

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: membro de grupo de pesquisa

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, .


Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 8
Outras informações
Professora convidada para ministrar aula de psicopedagogia do conhecimento matemático em curso de pós-graduação em Psicopedagogia

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: nenhum
Outras informações
Trabalhou na elaboração de material didático para curso de educação à distancia nas modalidades de licenciatura em matemática e de pedagogia.



Linhas de pesquisa


1.
Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores

Objetivo: Concentra seus estudos e pesquisa nos processos de aprendizagem da docência e nas questões relativas à constituição da identidade e da profissionalidade, dos saberes e do trabalho dos professores de Matemática..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: formação de professores; Licenciatura em Matemática.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Laboratório de Investigações Matemáticas
Descrição: Nossa proposta de pesquisa tem a intenção de desenvolver ações provenientes de pesquisas na área de Educação Matemática, na direção de elaboração e aplicação de atividades de laboratórios de ensino embasadas em investigações em aulas de Matemáticas. Consideramos que essas ações devam ser desenvolvidas na perspectiva da pesquisa investigativa e colaborativa, e que possam contribuir na formação inicial e contínua do professor de Matemática, dando sentido e reconhecimento às diferentes opções em práticas docentes em aulas de Matemática. Esta proposta se amplia com a finalidade de transformar e de apontar possibilidades para usos dos espaços físicos de Laboratórios de Matemática, favorecendo as condições de inserção desses espaços nos vários níveis de ensino de Matemática, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Assim, pretendemos também cooperar para a implantação de um local onde materiais didáticos e similares não apenas são facilmente encontrados, quando necessários para fins pedagógicos, mas um espaço de transformação que atenda às diferentes concepções de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), buscando responder o que é um LEM a partir de fundamentações teórico-metodológicas que possam: (i) apoiar as ações e propostas desses espaços de formação; (ii) ampliar os espaços para ressignificação de abordagens de ensino e aprendizagem de Matemática, tanto em nível de ensino superior quanto em nível de educação básica; (iii) colaborar para um trabalho efetivo em ensino de Matemática, considerando a pertinência da inclusão e da interdisciplinaridade; e (iv) fortalecer o processo de formação inicial e contínua de professores de Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Sonia Maria da Silva Junqueira - Coordenador / Claudia Laus Angelo - Integrante / Vanessa Scheeren - Integrante / Débora Sudatti Guimarães - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Educação Matemática Pesquisa (Online)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2JUNQUEIRA, S. M. S.;JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA2015 JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . Mapas conceituais e sujeitos da experiência em aulas de Cálculo 1. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 4, p. 91-103, 2015.

2.
1JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA2015 JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA; MANRIQUE, ANA LÚCIA . Reformas curriculares em cursos de licenciatura de Matemática: intenções necessárias e insuficientes. Ciência & Educação, v. 21, p. 623-635, 2015.

3.
3JUNQUEIRA, S. M. S.;JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA2013 JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . Licenciatura em Matemática no Brasil: aspectos históricos de sua constituição. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 8, p. 42-51, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, A. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . ?SUBA EM DIAGONAL, PARA A DIREITA, EM UM ÂNGULO OBTUSO, UNS 4CM?: DESCOMPARTIMENTANDO SABERES E HABILIDADES DE LEITURA EM MATEMÁTICA E EM LÍNGUA PORTUGUESA. In: Angela Maria Gomes. (Org.). Notas sobre Literatura, Leitura e Linguagens 3. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 226-237.

2.
JUNQUEIRA, S. M. S.; Oliveira, C.P. . O pibid como viabilidade de articulação na formação inicial e continuada de professores. In: André Martins Alvarenga; Patrícia Pujol Goulart Carpes. (Org.). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Unipampa: um olhar da coordenação institucional e dos subprojetos matemática. 1ed.São Leopoldo, RS: OIKOS, 2018, v. , p. 72-83.

3.
JUNQUEIRA, S. M. S.; Oliveira, C.P. . Subprojeto Matemática - Bagé. In: André Martins Alvarenga; Patrícia Pujol Goulart Carpes. (Org.). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Unipampa: um olhar da coordenação institucional e dos subprojetos de matemática. 1ed.São Leopoldo: OIKOS, 2018, v. , p. 55-56.

4.
JUNQUEIRA, S. M. S.. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Um Desafio de Formação Continuada Diante das Incertezas. In: Claudete da Silva Lima Martins;Alessandro Carvalho Bica; Julio Cesar Bresolin Marinho; Edward Frederico Castro Pessano. (Org.). Fortalecendo a educação e suas relações nos espaços educacionais. 1ed.Erechim: Fundação Universidade Federal do Pampa, 2015, v. 1, p. 147-156.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Scheeren, V ; JUNQUEIRA, S. M. S. . Educação Matemática Crítica: possibilidades para uma proposta de modelagem matemática crítica. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018. p. 1-12.

2.
Scheeren, V ; JUNQUEIRA, S. M. S. . A Educação Matemática Crítica como espaço de reafirmação da identidade de uma Escola do Campo. In: XII Reunião Científica da Região Sul - ANPED SUL, 2018, Porto Alegre. Anais das Reuniões Regionais da ANPED. Porto Alegre: FURG, 2018. p. 1-6.

3.
JUNQUEIRA, S. M. S.; SOUZA, A. . Leitura ao quadrado: ampliando competências de leitura pela aproximação entre língua portuguesa e matemática. In: Seminário Internacional de Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais, 2017, Passo Fundo. 16ª Jornada Nacional de Literatura - Seminário Internacional de Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais, 2017. v. -.

4.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MARTINS, C. S. L. . PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E RUPTURAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: XIII Encontro de Investigação na Escola, 2015, Erechim. A potencialidade da escrita, da leitura e da interação dialógica na formação de professores.

5.
OLIVEIRA, S. S. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . A minha primeira caixa de giz. In: XIII Encontro de Investigação na Escola, 2015, Erechim. A potencialidade da escrita, da leitura e da interação dialógica na formação de professores, 2015.

6.
Gomes, A. P. F. S. ; FERREIRA, Y. P. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . O erro no desenvolvimento de produtos notáveis. In: IV Feira Nacional de Matemática, 2015, Jaraguá do Sul. IV Feira Nacional de Matemática, 2015.

7.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . O desenvolvimento de competências matemáticas em aulas da disciplina de cálculo 1. In: Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevidéo. VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

8.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . AS SUBJETIVIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO FUTURO EDUCADOR MATEMÁTICO. In: 3º SIPEMAT- SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, FORTALEZA. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012.

9.
JUNQUEIRA, S. M. S.. LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA: DIMENSÕES IDENTITÁRIAS EM UMA ABORDAGEM BAUMANIANA. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011, RECIFE - PE. CONFERÊNCIA, 2011.

10.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: QUE SÓLIDOS DERRETER?. In: XV ENDIPE, 2010, BELO HORIZONTE. CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS. Belo Horizonte-MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. p. 14-24.

11.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . O DESAFIO DE SER GESTOR ESCOLAR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA DIANTE DAS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE INFORMACIONAL E PÓS-INDUSTRIAL. In: IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE-PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: BALANÇO DO SÉCULO XX E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI, 2009, Sâo Carlos-SP. PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: BALANÇO DO SÉCULO XX E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI, 2009. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Scheeren, V ; JUNQUEIRA, S. M. S. . Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: Pesquisa Bibliográfica a partir de Teses e Dissertações. In: 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? SIEPE, 2018, Santana do Livramento. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018. p. 1-6.

2.
LINDNER, L. M. T. ; Valério, R. C. S. ; Meirelles, A. P. ; Jaskulski, G. F. ; JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA ; Fagundes, D. S. . UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONSTRUINDO O ARCO-ÍRIS. In: X Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018. p. 1-7.

3.
Scheeren, V ; Guimarães, D. S. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . EDUCAÇAO MATEMÁTICA CRÍTICA: POSSIBILIDADES DE UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. In: 9º Salão Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2017, Santana do Livramento. O conhecimento vai além das fronteiras, 2017. v. 9.

4.
SILVA, G. B. R. ; JUNQUEIRA, S. M. S. ; Angelo, C. L. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . MATEMÁTICA E ASTRONOMIA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. In: Salão Internacional do Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. O conhecimento vai além das fronteiras, 2017. v. 9.

5.
Jesus, E. F. ; SONZA, A. P. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO ESPACIAL POR MEIO DE SÓLIDOS E PLANIFICAÇÕES. In: 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. O conhecimento vai além das fronteiras, 2017. v. 9.

6.
Jaskulski, G. F. ; JUNQUEIRA, S. M. S. ; OLIVEIRA, C. L. ; Maldaner, V. P. ; MUNHOZ, G. L. ; CHAVES, A. T. S. . EXPLORANDO A CULTURA AFRICANA ATRAVÉS DE JOGOS. In: 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. O conhecimento vai além das fronteiras, 2017. v. 9.

7.
Meira, W. A. M. ; SONZA, A. P. ; LUCAS, A. M. ; MACHADO, B. B. L. ; BARBOSA, J. C. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. In: Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. O conhecimento vai além das fronteira, 2017. v. 9.

8.
OLIVEIRA, S. S. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . O TSURU COMO FERRAMENTA PRÁTICA NO ENSINO DOS RADICAIS. In: VII SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2015, ALEGRETE. ANAIS DO SALÃO INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 2015. v. 7. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Gervasio, S.C.M. ; OLIVEIRA, N. R. M. ; SANTOS, D. C. S. ; AZAMBUJA, C. B. R. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . ENTRE A TEORIA E A VIVÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA INSTALAÇÃO DE ARTE A PARTIR DO REFERENCIAL CRÍTICO SOBRE O TEMPO E O ESPAÇO DE ZYGMUNT BAUMAN. In: XII Reunião Científica da Região Sul - ANPED SUL, 2018, Porto Alegre. Anais das Reuniões Regionais da Anped. Porto Alegre: UFRGS, 2018. p. 1-5.

2.
MELLO, E. M. B. ; FREITAS, D. P. S. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . Metodologias Ativas e a Técnica da Aprendizagem Espaçada na Sala de Aula da Pós-Graduação sob a Perspectiva Dialética.. In: XI Seminário Internacional de Educação Superior, 2018, Pelotas, RS. Anais XI Seminário Internacional de Educação Superior, 2018. p. 1-2.

3.
OLIVEIRA, N. R. M. ; Brião, R. C. ; Gervasio, S.C.M. ; AZAMBUJA, C. B. R. ; JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA ; SANTOS, D. C. S. . TEMPO E ESPAÇO NA MODERNIDADE LÍQUIDA: EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA DE UMA INSTALAÇÃO DE ARTE. In: X Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018. v. 1. p. 1-7.

4.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . O DESAFIO DE SER GESTOR ESCOLAR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA DIANTE DAS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL E INFORMACIONAL. In: IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2009, Sâo Carlos-SP. IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE-PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: BALANÇO DO SÉCULO XX E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI, 2009. p. 465-465.

Artigos aceitos para publicação
1.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . Licenciatura em Matemática no Brasil: aspectos históricos de sua constituição. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
Scheeren, V ; JUNQUEIRA, S. M. S. . A Educação Matemática Crítica como espaço de reafirmação da identidade de uma Escola do Campo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Gervasio, S.C.M. ; OLIVEIRA, N. R. M. ; SANTOS, D. C. S. ; AZAMBUJA, C. B. R. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . ENTRE A TEORIA E A VIVÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA INSTALAÇÃO DE ARTE A PARTIR DO REFERENCIAL CRÍTICO SOBRE O TEMPO E O ESPAÇO DE ZYGMUNT BAUMAN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MELLO, E. M. B. ; FREITAS, D. P. S. ; JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA . Metodologias Ativas e a Técnica da Aprendizagem Espaçada na Sala de Aula da Pós-Graduação sob a Perspectiva Dialética. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
JUNQUEIRA, S. M. S.; SOUZA, A. . Leitura ao quadrado: ampliando competências de leitura pela aproximação entre língua portuguesa e matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
JUNQUEIRA, S. M. S.. EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
JUNQUEIRA, S. M. S.. VALORIZAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
JUNQUEIRA, S. M. S.. Valorização Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
JUNQUEIRA, S. M. S.. Experiências de estudantes na construção do conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM AULAS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO 1. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . AS SUBJETIVIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO FUTURO EDUCADOR MATEMÁTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
JUNQUEIRA, S. M. S.. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DIMENSÕES IDENTITÁRIA EM UMA ABORDAGEM BAUMANIANA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
JUNQUEIRA, S. M. S.. DIMENSÕES IDENTITÁRIAS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. ; PASSOS, L. F. ; COSTA, V. G. . LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE PROJETOS PEDAGÓGICOS E ATUAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . O DESAFIO DE SER GESTOR ESCOLAR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA DIANTE DAS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL E INFORMACIONAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
JUNQUEIRA, S. M. S.; FERREIRA, C. R. M. . FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA. TAUBATÉ: UNITAU, 2010 (FASCÍCULO).

2.
FERREIRA, C. R. M. ; JUNQUEIRA, S. M. S. . ENFOQUES METODOLÓGICOS: A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO. Taubaté: Unitau, 2010 (FASCÍCULO).


Demais tipos de produção técnica
1.
JUNQUEIRA, S. M. S.. CÁLCULOS FINANCEIROS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA).

2.
JUNQUEIRA, S. M. S.. Cálculos Financeiros a partir de Progressões Aritméticas e Geométricas. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
JUNQUEIRA, S. M. S.. Participação em banca de Nathália Cabral. Universidade pública: uma discussão sobre as políticas de acesso na UNIPAMPA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal d) - Universidade Federal do Pampa.

2.
JUNQUEIRA, S. M. S.; OLIVEIRA, G. C. C.; VOSS, D. M. S.. Participação em banca de Milena Severo Esmério. O trabalho e a saúde docente frente às políticas de avaliação do ensino médio na percepção de professores da rede pública estadual do RS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal d) - Universidade Federal do Pampa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JUNQUEIRA, S. M. S.. Participação em banca de Lucas Freitas de Oliveira.Danças circulares e formação de educadores: entrelaçamentos do sentir e do agir. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa.

2.
JUNQUEIRA, S. M. S.. Participação em banca de Gerusa Camargo Rodrigues.Investigação matemática na perspectiva da resolução de problemas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa.

3.
JUNQUEIRA, S. M. S.. Participação em banca de Ana Paula Falcão da Silveira Gomes.A modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE. 2018. (Congresso).

2.
XII Reunião Científica da Região Sul - ANPED SUL. A Educação Matemática Crítica como espaço de reafirmação da identidade de uma Escola do Campo. 2018. (Congresso).

3.
Fórum das Licenciaturas/Seminário Institucional do PIBID UNIPAMPA. 2017. (Seminário).

4.
Fórum dos coordenadores da pós-graduação UNIPAMPA. 2017. (Outra).

5.
VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. O desenvolvimento de competências matemáticas em aulas da disciplina de cálculo 1. 2013. (Congresso).

6.
3º SIPEMAT - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.AS SUBJETIVIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO FUTURO EDUCADOR MATEMÁTICO. 2012. (Simpósio).

7.
XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA: DIMENSÕES IDENTITÁRIAS EM UMA ABORDAGEM BAUMANIANA. 2011. (Outra).

8.
III Encontro de Produção Discente em Educação Matemática.Dimensões Identitárias na Constituição da Identidade de Cursos de LIcenciatura em Matemática. 2010. (Encontro).

9.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: QUE SÓLIDOS DERRETER?. 2010. (Encontro).

10.
?Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: Problemas Atuais?. 2009. (Outra).

11.
?Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa?. 2009. (Encontro).

12.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI.O desafio de ser gestor escolar e professor de matemática diante das exigências da sociedade pós-industrial e informacional. 2009. (Encontro).

13.
Encontro Brasileiro de estudantes da Pós-Graduação em Educação Matemática. 2008. (Congresso).

14.
XII EBRAPEM. 2008. (Encontro).

15.
Forum Mundial de Educação São Paulo - educação cidadã para uma cidade educadora. 2004. (Outra).

16.
I Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vanessa Scheeren. Modelagem matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica: uma possibilidade em uma escola de assentamento rural. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Débora Sudatti Guimarães. O Ensino Híbrido como aliado à motivação em estudos de matemática e desenvolvimento do pensamento crítico. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
AUGUSTO SÉRGIO MACHADO DEVINCENZI. A transição entre o 2D e o 3D e seus impactos na formação do professor de matemática. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

2.
CAROLINA GONÇALVES BENTO. A gamificação no ensino e aprendizagem de matemática: uma experiência com funções. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

3.
Marcello Chagas Gomes. A Base Nacional Comum e o Currículo do Estado do Rio Grande do Sul. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gregório Bages sanches. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CONSUMIR, INCORPORAR E MATEMATIZAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sonia Maria da Silva Junqueira.

Orientações de outra natureza
1.
Sersana Sabedra de Oliveira. Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sonia Maria da Silva Junqueira.

2.
CLAUDIA RICARDO DE BASTOS. Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sonia Maria da Silva Junqueira.

3.
DIEGO BITTENCOURT GONCALVES. Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sonia Maria da Silva Junqueira.

4.
JOSIANE MARTINS MARTINS. Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sonia Maria da Silva Junqueira.

5.
MICHEL VARGAS DA SILVA. Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sonia Maria da Silva Junqueira.

6.
STEPHANE REIS FERREIRA. Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sonia Maria da Silva Junqueira.

7.
CAROLINE LIMA DE OLIVEIRA. Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sonia Maria da Silva Junqueira.

8.
ELTON LAONE MUNHOS DE MUNHOZ. Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Sonia Maria da Silva Junqueira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2JUNQUEIRA, S. M. S.;JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA2015 JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . Mapas conceituais e sujeitos da experiência em aulas de Cálculo 1. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 4, p. 91-103, 2015.

2.
1JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA2015 JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA; MANRIQUE, ANA LÚCIA . Reformas curriculares em cursos de licenciatura de Matemática: intenções necessárias e insuficientes. Ciência & Educação, v. 21, p. 623-635, 2015.

3.
3JUNQUEIRA, S. M. S.;JUNQUEIRA, SONIA MARIA DA SILVA2013 JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . Licenciatura em Matemática no Brasil: aspectos históricos de sua constituição. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 8, p. 42-51, 2013.


Livros e capítulos
1.
JUNQUEIRA, S. M. S.. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Um Desafio de Formação Continuada Diante das Incertezas. In: Claudete da Silva Lima Martins;Alessandro Carvalho Bica; Julio Cesar Bresolin Marinho; Edward Frederico Castro Pessano. (Org.). Fortalecendo a educação e suas relações nos espaços educacionais. 1ed.Erechim: Fundação Universidade Federal do Pampa, 2015, v. 1, p. 147-156.


Apresentações de Trabalho
1.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. ; PASSOS, L. F. ; COSTA, V. G. . LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE PROJETOS PEDAGÓGICOS E ATUAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . O DESAFIO DE SER GESTOR ESCOLAR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA DIANTE DAS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL E INFORMACIONAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
JUNQUEIRA, S. M. S.. DIMENSÕES IDENTITÁRIAS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JUNQUEIRA, S. M. S.. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DIMENSÕES IDENTITÁRIA EM UMA ABORDAGEM BAUMANIANA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . AS SUBJETIVIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO FUTURO EDUCADOR MATEMÁTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. . O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM AULAS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO 1. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
JUNQUEIRA, S. M. S.. EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
JUNQUEIRA, S. M. S.. VALORIZAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 16:52:27