Anelilde Maria de Lima Farias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2611446069382987
  • Última atualização do currículo em 22/01/2018


Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialização na área de linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela FAFIRE (2005). Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora do Colégio Visão, professora da FACHO (Faculdade de Ciências Humanas de Olinda) e aposentada da REDE ESTADUAL DE ENSINO. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anelilde Maria de Lima Farias
Nome em citações bibliográficas
LIMA, A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Visão.
AV. DR. JOSÉ RUFINO
ESTÂNCIA
50771-600 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 32510169
URL da Homepage: www.colegiovisaorecife.com.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O gênero E-fórum do Orkut: um instrumento para o desenvolvimento da argumentatividade,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Antonio Carlos Xavier.
2005 - 2005
Especialização em LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUES. (Carga Horária: 390h).
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Título: O contínuo fala/escrita no gênero 'chat' agendado.
Orientador: GLÁUCIA NASCIMENTO.
1984 - 1988
Graduação em LETRAS.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: PROFESSOR TITULAR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20


Colégio Visão, CV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40


REDE ESTADUAL DE ENSINO, REE, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 40


Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de especialização



Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, A. M.. O gênero E-fórum do orkut: um instrumento de desenvolvimento da argumentatividade. 1. ed. Recife: UFPE, 2012. v. 1. 150p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. ; LIMA, A. M. . Argumentatividade no e-fórum de discussão: uma contribuição para produção em contexto escolar. In: 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, 2010, Recife. NEHTE, 2010.

2.
LIMA, A. M.. A construção da identidade através de nick em chats. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. ABHETE, 2009.

3.
LIMA, A. M.. A Influência do suporte virtual no processo lingüístico de textualização. In: VI Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura, 2008, Olinda. VI EELL e II CONELL, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. M.. A argumentação dialogada através da modalidade escrita no gênero E-fórum do Orkut. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. ISSN 1984-9117. Sorocaba: Gráfica FDA, 2011.

2.
LIMA, A. ; LIMA, A. M. . A construção da identidade através de nicks em chats. In: III Hipertexto, 2009, Belo horizonte. III Hipertexto. BELO HORIZONTE: CEFET - MG, 2009.

3.
LIMA, A. ; LIMA, A. ; LIMA, A. M. . O ENSINO DA LÍNGUA NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL. In: VII EELL, 2009, OLINDA. VII ENCONTRO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA E LITERATURA. OLINDA, 2009.

4.
LIMA, A. M.. Orações adjetivas e argumentatividade- uma análise funcionalista. In: V EELL, 2007, Olinda. Livro de resumos do V EELL, 2007. v. 5.

5.
LIMA, A. M.. O contínuo fala-escrita no gênero chat agendado. In: III EELL, 2005, Olinda. IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e V Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2005. v. III.

6.
LIMA, A. M.. Variações Lingüísticas no Gênero Chat Agendado. In: Viva a Pernambucanidade Viva- Caminhos da diversidade Cultural, 2005, Recife. Revista do departamento de Letras, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, A. ; LIMA, A. M. . A ARGUMENTATIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA PARA PRODUÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR. Revista do GELNE, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. ; LIMA, A. M. . O lugar da língua na democratização dos saberes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIMA, A. M.. A língua e na democratização dos saberes na perspectiva do Enem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, A. M.. A ARGUMENTATIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA PARA PRODUÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, A. M.. O ensino de Língua e o ambiente virtual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, A. M.. A variação da língua no ambiente virtual: um desafio para o contexto escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, A. M.. O ensino de língua e o ambiente virtual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LIMA, A. M.. Argumentatividade no e-fórum de discussão: uma contribuição para produção em contexto escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, A. M.. A construção da identidade através de nicks em chats. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, A. ; LIMA, A. M. . O ENSINO DA LÍNGUA NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LIMA, A. M.; RODRIGUES, M. C. ; ATAIDE, C. . A interação verbal e o chat educacional: entre o pedagógico e o tecnológico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
LIMA, A. M.. A INFLUÊNCIA DO SUPORTE VIRTUAL NO PROCESSO LINGÜÍSTICO DE TEXTUALIZAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LIMA, A. M.. A influência do suporte virtual no processo lingüístico de textualização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LIMA, A. M.. Orações adjetivas e argumentatividade: uma análise funcionalista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
LIMA, A. ; LIMA, A. M. . O contínuo fala-escrita no gênero 'chat' agendado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LIMA, A. M.. Variações língüísticas do gênero 'chat' agendado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, A. M.. Enem: as ciências através de textos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, A. M.. Participação em banca de PRISCILA CAROLINA SANTOS DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DA ORATÓRIA E DA RETÓRICA COMO TÉCNICAS NOS DISCURSOS DE GESTORES DA PRF/PE.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento e especialização) - Universidade Católica de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, A. M.. Participação em banca de GILZINELE NAYARA DOMINGOS BARBOSA.GRAMÁTICA: UM PERCURSO PELA HISTÓRIA, CONCEITOS E APLICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

2.
Josemir José Júnior Carvalho; LIMA, A. M.. Participação em banca de Josemir José Júnior Carvalho.A manipulação através das capas de revistas e o uso desse gênero em sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco.

3.
LIMA, A. M.. Participação em banca de ANA PATRÍCIA DE MELO.GÊNERO CAPA DE REVISTA: LEITURA DE ELEMENTOS VERBAIS E VISUAIS PELO PÚBLICO LEITOR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco.

4.
LIMA, A. M.. Participação em banca de Kedma Guedes Lino da Silva.Marcas da Oralidade da produção de textos de alunos do EM: análise de textos argumentativos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

5.
LIMA, A. M.. Participação em banca de Alexsandra Gomes Silva Dourado.Análise do advérbio de modo como recurso argumentativo em notícias de jornal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

6.
LIMA, A. M.. Participação em banca de Ana Lídia Ferraz da silva França e Elizabete M. da Cunha.Análise de propostas de produção de textos escritos em livros didáticos de 5ª série. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

7.
CALHEIROS, S.; Rosane Gonçalves; LIMA, A. M.. Participação em banca de Rosane Gonçalves Santos da Silva e Sandra Calheiros dos S. O.Oralidade em manuais didáticos do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EELL.O lugar da língua e a democratização dos saberes. 2017. (Encontro).

2.
NIG. 2013. (Encontro).

3.
XI EELL. Mídias digitais: um instrumento de otimização do fazer didático. 2013. (Congresso).

4.
ACD EM DEBATE. 2012. (Encontro).

5.
IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura.O Ensino de Língua e o ambiente Virtual. 2011. (Encontro).

6.
3º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação.Argumentatividade no e-fórum de discussão: uma contribuição para produção em contexto escolar. 2010. (Simpósio).

7.
ENCONTRO ACADÊMICO GÊNEROS NA LINGUÍSTICA E NA LITERATURA. 2009. (Encontro).

8.
HIPERTEXTO.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ATRAVÉS DE NICKS EM CHATS. 2009. (Encontro).

9.
HIPERTEXTO.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ATRAVÉS DE NICKS EM CHATS. 2009. (Encontro).

10.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA. 2009. (Seminário).

11.
VII EELL.O ENSINO DA LÍNGUA NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL. 2009. (Encontro).

12.
VI SELIMEL.A interação verbal e o chat educacional: entre o pedagógico e o tecnológico. 2009. (Seminário).

13.
Hipertexto e Tecnologias na educação. 2008. (Simpósio).

14.
III Seminário do Colégio Visão de Língua Portuguesa. 2008. (Seminário).

15.
VI EELL. A influ~encia do suporte virtual no processo lingüístico da textualização. 2008. (Congresso).

16.
V EELL. Orações adjetivas e argumentatividade - uma análise funcionalista. 2007. (Congresso).

17.
IV EELL. 2006. (Encontro).

18.
III EELL.O contínuo fala-escrita no gênero chat agendado. 2005. (Encontro).

19.
Viva a Pernambucanidade Viva- Caminhos da diversidade Cultural.Variações lingüísticas no gênero chat agendado. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, A. M.. Brasis, tupis e carnavais. 2015. (Congresso).

2.
LIMA, A. M.. X EELL. 2012. (Outro).

3.
LIMA, A. M.. IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura. 2011. (Congresso).

4.
LIMA, A. M.. XI CICLO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Grace Agra, Carla Bione, Mariana Bezerra e Geovanna Felix. GÊNEROS DISCURSIVOS COMO FORMADORES IDEOLÓGICOS NA PERSPECTIVA DOS ATOS DE FALA. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
HÉRICA MARIA MONTEIRO CORREIA. ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS FOCADAS NA EMOÇÃO NO GÊNERO NOTÍCIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

2.
RAQUEL DA ROCHA CONTI. OS EFEITOS MULTIMODAIS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

3.
JÉSSICA NATHALIA DE SANTANA. LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

4.
Adriana Botelho. A construção do sentido em situações de variantes linguísticas da língua portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

5.
Ana Cristina machado. O Twitter como ferramenta de ensino nas aulas de Português. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

6.
Tarcísio Freitas de Vasconcelos Araújo. Alfabetização e Letramento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

7.
Hallilian Gabriele Ermínio Silva. A escrita híbrida dos chats. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

8.
Emanuela Amélia de Andrade Aguiar. Leitura e escrita: um desafio para o ensino de línguas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

9.
Myllena Patrícia Marques Silva. Ensino e aplicabilidade do português. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

10.
Amanda Neves dos Santos. Alfabetização e letramento: processos distintos, porém indissociáveis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.

11.
Wanessa Ewen de Araújo. A importância do letramento digital para o ensino de língua portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Anelilde Maria de Lima Farias.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. M.. Argumentatividade no e-fórum de discussão: uma contribuição para produção em contexto escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, A. M.. A variação da língua no ambiente virtual: um desafio para o contexto escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, A. M.. O ensino de língua e o ambiente virtual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIMA, A. ; LIMA, A. M. . O lugar da língua na democratização dos saberes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Consultoria pedagógica na correção de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem-/2008)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 10:05:06