Laura Melo Barros Bona Miranda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3793620959307513
  • Última atualização do currículo em 05/09/2017


Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie na Linha de Recursos e Desenvolvimento Empresarial, com bolsa CAPES-PROSUP, modalidade II. Mestre também em Administração pela Universidade de Fortaleza - Unifor. Graduada em Administração de Empresas e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuando na área da docência desde 2005, com cursos de extensão, graduação e especialização, além de participações em congressos como palestrante, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração, Marketing, Inovação, Criatividade, Serviços, Recursos Humanos, Estratégia, Planejamento, Governança Corporativa, Qualidade. Como experiência profissional ainda atua na área administrativa do Palácio do Rio hotel em Teresina e como sócia e consultora da empresa Desenvolver Soluções Empresariais (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Melo Barros Bona Miranda
Nome em citações bibliográficas
BARROS, L. M.;MIRANDA, L. M. B. B.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Santo Agostinho de Teresina.
Avenida Professor Valter Alencar - até 905/906
São Pedro
64019625 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 32158700
URL da Homepage: www.fsanet.com.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Ambidestria e sua relação com o desempenho Organizacional, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Silvio Popadiuk.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: exploitation; exploration; Balanced Scorecard.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Fabricação de produtos diversos.
2008 - 2010
Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: ESTÍMULOS OLFATIVOS E SUAS INFLUÊNCIAS EM AMBIENTE DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes.
2004 - 2005
Especialização em Administração Hoteleira. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Título: A qualidade na prestação de serviços: oq eu os clientes do Palácio do Rio Hotel desejam?.
Orientador: José Rui de Oliveira.
2002 - 2003
Especialização em Marketing. (Carga Horária: 720h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A percepção do consumidor de produtos turisticos em Teresina-PI.
Orientador: Fernando Adad.
2011 - 2015
Graduação em Administração.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda.
Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT, Brasil.
Título: A propaganda como ferramenta de incentivo ao turismo no Piauí..
Orientador: Wellington Dourado.




Formação Complementar


2007
Extensão universitária em Ingles Instrumental. (Carga horária: 62h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2017 - 2017
Gamification e Metodologias Ativas de Aprendizagem. (Carga horária: 16h).
Gamificação, educação e negócios, WINNER, Brasil.
2016 - 2016
Escola de Consultores. (Carga horária: 80h).
Gomes de Matos, GOMES DE MATOS, Brasil.
2004 - 2004
Administração de Bares. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2000 - 2002
Conversação no Idioma Espanhol. (Carga horária: 1720h).
Wizard, WIZARD, Brasil.
2001 - 2001
Midia Impressa. (Carga horária: 62h).
Interlink, INTERLINK, Brasil.


Atuação Profissional



Mauricio de Nassau, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Faculdade Santo Agostinho de Teresina, FSA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas de Metodologia científica - Curso de Bacharelado em Farmácia - Curso de Bacharelado em Ciencias Contábeis


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: horista


Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador


Faculdade Piauiense, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenador do núcleo de estágio, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: T9, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas nos cursos de Graduação em Turismo: - Gestão da Qualidade - Gestão Hoteleira - Sistemas de Hospedagem - Marketing - Marketing Turistico e Tecnicas Publicitarias Disciplinas Ministradas nos cursos de Graduação em Administração: - Administração Estrategica - Marketing de Serviços Disciplinas Ministradas nos cursos de Pós-Graduação: - Estrategia da Qualidade em Serviços Turisticos


Associação de Ensino Superior do Piauí, AESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4


Instituto Camilo Filho, ICF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina Gestao da Qualidade

Atividades

01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ICF, .

Linhas de pesquisa
Pesquisa de Mercado


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa de Mercado


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
GECADE
Descrição: - Grupo de Estudos de Conhecimento, Alinhamento e Decisão Estratégica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
O coeficeinte de rendimento dos alunos de Administração da UNIFOR
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
O coeficeinte de rendimento dos alunos de Administração da UNIFOR
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
HOTELARIA HOSPITALAR COMO INSTRUMENTO FORTALECEDOR DO TURISMO DE SAÚDE EM TERESINA-PI
Descrição: Analisar o serviço de Hotelaria Hospitalar e sua contribuição para o desenvolvimento do turismo de saúde em Teresina-PI.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - Atual
O coeficiente de redimento dos alunos do curso de turismo da FAP versus sua atuação no mercado de trabalho
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2010
A percepção do Condumidor influenciado pela a atmisfera de cores
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Anais - SIMPEP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Criatividade.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Ciências Contábeis.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Turismo.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Farmácia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, L. M. B. B.2012MIRANDA, L. M. B. B.; ARAUJO, Davi . O marketing olfativo e o julgamento da qualidade do ambiente: um experimento em uma empresa de serviços de hospedagem. Internext (São Paulo), v. 6, p. 165, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. R. ; MIRANDA, L. M. B. B. . EXPLORATION E EXPLOITATION EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. In: XX Simpep, 2013, Bauru. http://www.simpep.feb.unesp.br/, 2013.

2.
SANTANA, I. ; MALACHIAS, C. ; BARROS, L. M. . ANÁLISE DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE UMA MADEIREIRA BRASILEIRA. In: Simpoi - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações, 2012, Sao Paulo. Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações, 2012. v. XV.

3.
BARROS, L. M.; POPADIUK, S. . Exploration e Exploitation em Instituição de Ensino Superior. In: SIMPEP- Simpósio de Engenharia de Produção, 2011, Bauru - SP. XVII- SIMPEP, 2011.

4.
ARAUJO, Davi ; VIEIRA, L. ; BARROS, L. M. . É possível realizar projetos de responsabilidade social corporativa em micros e pesquenas empresas?. In: XVII- SIMPEP, 2011, Bauru - SP. Sustentabilidade na cadeia de suprimentos, 2011.

5.
ARAUJO, Davi ; BARROS, L. M. ; VIEIRA, L. . O gerenciamento dos resíduos sólidos na cidade de Maceió. In: XVIII- SIMPEP, 2011, BAURU - SP. SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS, 2011.

6.
GUEDES, A. ; BARROS, L. M. ; ARAUJO, Davi . As Fontes de Vantagens Competitivas em Empresas voltadas para clientes de baixa renda. In: XXII- ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2011, São Paulo- SP. XXII - Enangrad, 2011.

7.
BARROS, L. M.. Responsabilidade Social Corporativa no contexto das pequenas e médias empresas. In: XIII ENGEMA - Encontro Nacional sobre Gestão empresarial e meio ambiente, 2011, São Paulo. XIII ENGEMA, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARROS, L. M.; ARAUJO, Davi . InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM. Internext (São Paulo), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F. R. ; MIRANDA, L. M. B. B. . EXPLORATION E EXPLOITATION EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, F. R. ; MIRANDA, L. M. B. B. . EXPLORATION E EXPLOITATION EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BARROS, L. M.. O COEFICIENTE DE RENDIMENTO DOS ALUNOS CONCLUDENTES DO CURSO DE TURISMO E O MERCADO DE TRABALHO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BARROS, L. M.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE DISCENTES GRADUADOS EM ADMINISTRAÇÃO NA UNIFOR: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS MÉDIAS GLOBAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BARROS, L. M.. Estímulos Ambientais sonoros que impactam na satisfação do consumidor de shoppings centers da camada C da sociedade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, L. M.. Gestao de Marketing em Serviço. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARROS, L. M.. Segementação de consumidores por tipos de atitudes. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROS, L. M.. Participação em banca de Laiza Naiara S. Sobrinho.Qualidade no atendimento ao cliente no restaurante La Gondola no Rio Poty Hotel em Teresina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ConaRH. 2016. (Congresso).

2.
CONNARH 2009. 2009. (Congresso).

3.
IX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - 2009 UNIFOR.AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE DISCENTES GRADUADOS EM ADMINISTRAÇÃO NA UNIFOR: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS MÉDIAS GLOBAIS. 2009. (Encontro).

4.
II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA FAP.II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA FAP. 2008. (Simpósio).

5.
ABBTUR 2007. 2007. (Congresso).

6.
Equipotel 2006. 2006. (Congresso).

7.
ABAV 2005. 2005. (Congresso).

8.
A importancia de um plano de marketing para a industria hoteleira. 2004. (Seminário).

9.
Eaquipotel 2004. 2004. (Congresso).

10.
III jornada academica dos cursos de por-graduação turismo cultural: opção de desenvolvimento regional. 2004. (Congresso).

11.
IV Encontro Bi-Regional dos Estudantes de Comunicação. 2002. (Encontro).

12.
A comunicação do Dia a Dia. 2001. (Seminário).

13.
II Congresso de Comunicação e Marketing do Piaui. 2001. (Congresso).

14.
Seminario: Marketing no Seculo XXI. 2001. (Seminário).

15.
I Congresso de Comunicação e Marketing do Piaui. 2000. (Congresso).

16.
II Encontro Bi-Regional Norte/ Nprdeste de Estudantes de Comunicação Social. 2000. (Encontro).

17.
XXIII ENECOM- Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação. 1999. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiano Barbosa Cavalcanti. Qualidade no Atendimento e satisfação dos clientes da Empresa ABC representações LTDA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Geral) - Instituto Camilo Filho. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Samuel Anderson Amorim Martins. Uma análise da possibilidade de implementação de um procedimento para a qualidade na empresa Max Comunicação Visual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Geral) - Instituto Camilo Filho. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

2.
ANA PATRÍCIA OLIVEIRA DE SOUSA. HOTELARIA HOSPITALAR NA CIDADE DE TERESINA ? PI ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA NO PÓLO DE SAÚDE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

3.
Raimunda Cleyciane Oliveira Lima. O SETOR DA GOVERNANÇA NAS EMPRESAS HOTELEIRAS DE TERESINA - PI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

4.
Oscar Pereira de Oliveira Júnior. A qualidade do Atendimento no Setor de Recepção do Serviço Hoteleiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

5.
Laianne Alves Rocha. Qualidade no atendimento: o papel do telemarketing da Humana Saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Geral) - Instituto Camilo Filho. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

6.
Laianne Alves Rocha. Qualidadade no Atendimento: o papel do telemarketing da Humana Saude.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Geral) - Instituto Camilo Filho. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

7.
Mariana Carvalho de Matos. A percepção dos funcionarios quanto as vantagens do certificação ISO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Geral) - Instituto Camilo Filho. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

8.
Cristiano Barbosa Cavalcanti. Qualidade no atendimento e a satisfação dos clientes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Gesral) - Instituto Camilo Filho. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

9.
ADRIANA DE SOUSA MOURÃO. O PAPEL DO TURISMOLOGO NO SETOR DE RECEPÇÃO DA HOTELARIA DE TERESINA-PI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

10.
Carlos Henrique Mendes da Costa. As origens da qualidade total e sua contribuição para o desenvolvimento do mercado hoteleiro de Teresina: um estudo de caso no Rio Poty Hotel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

11.
Anne Dourado Curti de Alencar. A importancia da informatica na recepção hoteleira para o turismo em Teresina -PI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

12.
Taiana Damasceno Dias. A qualificação dos profissionais que trabalham em restaurantes em Teresina-PI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

13.
Carlos Daniel Pires Trindade. Marketing no Centro de Teresina: um estudo de caso no hotéis Rel Palace Hotel e Luxor Piauí Hotel.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

14.
Claudia Luzia Soares Simeao Santos. A atuação do turismologo e sua contribuição para o crescimento do Turismo na cidade de Teresina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

15.
Monica Costa Bezerra. O segmento turistico para portadores de necessidades especiais em Teresina-PI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

16.
Karine de Oliveira Gadelha. A revitalização da praça Marechal Deodoro da Fonseca, como forma de atratativo Turistico na cidade de Teresina-PI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

17.
Vanessa Reis da Silveira. A importancia da higienização na cozinha dos restaurantes típicos da zona leste de Teresina-PI: um estudo de caso no Restaurante Longá. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

18.
Juliana Neiva Nunes Azevedo. A importancia da qualidade de prestação de serviços no ramo da hotelria: um estudo de caso no Rio Poty Hotel em Teresina-PI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

19.
Laiza Naiara A. Sobrinho. A qualidade no atendimentoao cliente no restaurante La Gondola no Rio Poty Hotel em Teresina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

20.
Waleria Azevedo Araujo. A importancia do marketing na hotelaria: um estudo de caso do Palácio do Rio Hotel em Teresina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

21.
Maria Goreth M. O. de Moura. Atuação do Gestor Público no desenvolvimento turistico de Teresina-PI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

22.
Adileuza B. Nascimento. Qualidade no atendimento na agencias de viagem de Teresina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

23.
Kennia Larisse S. Nunes. A importancia do marketing no setor de reservas do rio Poty Hotel. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.

24.
Roberta Rodrigues O. Malta. Qualidade no Atndimento da recepção do Rio Poty Hotel em Teresina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Faculdade Piauiense. Orientador: Laura Melo Barros Bona Miranda.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 5:19:23