Elisandra Carneiro de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6372135582028220
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2008) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011), cuja dissertação possui o título "Portal do Professor: a organização das aulas de biologia no Espaço da Aula". Durante o período do mestrado foi bolsista REUNI, atuando na orientação do grupo PIBID/BIOLOGIA - UFG. No período de 2011 a 2013 atuou na Universidade Estadual de Goiás no curso de Ciências Biológicas, ministrando as disciplinas de Educação Ambiental, Legislação Ambiental e Orientação de Prática do Ensino Médio II. E Ainda, atuou na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na área de Ciências Naturais, no período de 2012 e 2013, com as disciplinas de Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para o curso de Pedagogia, e a disciplina Biologia e Educação, no curso de licenciatura em Educação Física. Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás no curso de Educação do Campo: Ciências da Natureza e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da mesma universidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisandra Carneiro de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, E. C.;CARDOSO, E. C. F.;FREITAS, ELISANDRA CARNEIRO DE


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A Licenciatura em Educação do Campo e a formação de professores em Ciências da Natureza na UFG,
Orientador: Marilda Shuvartz.
Palavras-chave: Formação de professores; Educação do Campo.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Portal do Professor : a organização das aulas de biologia no Espaço da Aula,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marilda Shuvartz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formação para a docência na UFG. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências da ABRAPEC. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2016 - 2016
EL CONOCIMIENTO PROFESIONAL DEL PROFESOR. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Educação Ambiental para a conservação da biodivers. (Carga horária: 112h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Educação Ambiental e a divulgação da natureza. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Grupo de Estudos Maurice Tardif. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Projeto Educação Ambiental na EJA. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor-formador no curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo. Desenvolve atividades de apoio pedagógico aos professores, coordenação, tutores e alunos do curso.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Experiência Compartilhada III
Tópicos em Biologia I: Introdução ao pensamento biológico
Tópicos em Biologia II: Fatores genéticos e biodiversidade
Tópicos em Biologia III: Biodiversidade vegetal e o Cerrado
Processos Educativos e Produção do Conhecimento II
Estágio Docência e Projetos Comunitários II
04/2017 - 04/2017
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenação do GT: Educação do Campo e formação em Agroecologia no Encontro Goiano d Agroecologia.
12/2014 - 12/2016
Direção e administração, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo.
04/2014 - 04/2016
Direção e administração, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenação de Estágio da Licenciatura em Educação do Campo.
09/2014 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Regional Goiás, .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos na área de saúde.
09/2014 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Experiência Compartilhada II
Tópicos em Biologia I: Introdução ao pensamento biológico
Tópicos em Biologia II: Fatores genéticos e biodiversidade
03/2014 - 07/2014
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Experiência Compartilhada I
Tópicos em Biologia I: Introdução ao pensamento biológico
08/2013 - 12/2013
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia e Educação
Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais no Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
03/2013 - 07/2013
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil II
11/2012 - 03/2013
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil I
Biologia e Educação

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora à Distância do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do polo de São Simão.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 16

Atividades

10/2013 - 02/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
Legislação Ambiental
Orientação de Prática do Ensino Médio II
01/2013 - 09/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
Legislação Ambiental
Orientação de Prática do Ensino Fundamental II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental
Orientação e Prática do Ensino Fundamental II

Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo, SME - SEN. CANED, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional da Educação - Ciências, Carga horária: 30

Atividades

08/2011 - 10/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Ensino Religioso
Artes

Serviço Social da Indústria, SESI - GO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Docência na EJA, atuando no Programa Educação do Trabalhador - SESI.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A Licenciatura em Educação do Campo e a formação de professores em Ciências da Natureza na UFG/Regional Goiás
Descrição: Este projeto de pesquisa procura compreender como o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG ? Regional Goiás realiza a aproximação das áreas de Educação do Campo com a Educação em Ciências para promover uma formação por área do conhecimento (ciências) que dialogue com a estratégia da pedagogia da alternância na formação de professores para atuar nas escolas rurais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
O PEDAGÓGICO, O LÚDICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: RECURSOS PEDAGÓGICOS NA LICENCIATURA DO CAMPO E DOCÊNCIA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE GOIÁS/GO.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
O perfil dos professores de Ciências da Natureza das escolas do campo na Cidade de Goiás
Descrição: O objetivo do projeto é traçar um perfil do professor de Ciências das escolas do campo no município de Goiás, no tocante as sua formação e as dificuldades encontradas em sua prática pedagógica para alcançar os objetivos do ensino de ciências nas escolas do campo. Em decorrência destes possíveis apontamentos visamos compreender, posteriormente, de que forma a Licenciatura em Educação do Campo ? LedoC/UFG/Regional Goiás poderá contribuir e atuar em benefício da formação para a docência em Ciências para atuar nestas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elisandra Carneiro de Freitas - Coordenador / Higor Junior de Oliveira - Integrante / Bruna Cardoso Cruz - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa.
2015 - 2016
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL GOIÁS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elisandra Carneiro de Freitas - Integrante / Alessandra Gomes de Castro - Coordenador.
2015 - 2016
LÉXICO DA FITOTERAPIA VILA-BOENSE: ESTUDOS PRELIMINARES PARA ELABORAÇÃO DE GLOSSÁRIO TEMÁTICO
Descrição: Realizar levantamento das plantas medicinais e elaborar glossário da fitoterapia no município de Goiás..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elisandra Carneiro de Freitas - Integrante / Rosana Maria SantAna Cotrim - Coordenador / Vitor de Almeida Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira
Descrição: Este projeto utiliza do material produzido no projeto PROBIO - Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Entre as atividades do projeto existe uma exposição de banners e um jogo educativo. O tema da exposição é a conservação da biodiversidade brasileira e destaca os biomas brasileiros, as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (constantes da lista oficial), a problemática da fragmentação de ecossistemas e das espécies exóticas invasoras e a necessidade das Unidades de Conservação da Natureza. O jogo educativo trabalha a temática da biodiversidade brasileira a partir da cooperação entre os participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) .
Integrantes: Elisandra Carneiro de Freitas - Coordenador / Marilda Shuvartz - Integrante / Bruna Cardoso Cruz - Integrante.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, ELISANDRA CARNEIRO DE2018FREITAS, ELISANDRA CARNEIRO DE; CRUZ, BRUNA CARDOSO ; SHUVARTZ, MARILDA SHUVARTZ . O estágio supervisionado e a pedagogia da alternância: caminhos que se cruzam na formação do professor do campo / Internship and the pedagogy of alternation: paths that cross.... CADERNOS CIMEAC, v. 8, p. 258-282, 2018.

2.
FREITAS, E. C.2016FREITAS, E. C.; OLIVEIRA, U. F. . Educação do Campo e Questões Agrárias: escola quanto território. REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS, v. 05, p. 135-155, 2016.

3.
SAITO, C. H.2012SAITO, C. H. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . Popularizando o Probio - Educação Ambiental na Praça e na Escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 07, p. 83-95, 2012.

4.
SILVA, K. M. A.2010 SILVA, K. M. A. ; FARIA, R. L. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . Teia Viva: uma proposta de ressignificação curricular no Ensino de Biologia. Revista da SBEnBIO, v. 01, p. 3903-3911, 2010.

5.
FARIA, R. L.2010 FARIA, R. L. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . Uma análise do projeto político pedagógico dos cursos de licenciatura em Biologia. Revista da SBEnBIO, v. 01, p. 2070-2077, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, H. J. ; FREITAS, E. C. ; CRUZ, B. C. . Currículo de Ciências e Educação do Campo: Desafios nas práticas docentes. In: Wender Faleiro; Maria Paulina de Assis. (Org.). Ciências da Natureza e Formação de Professores: entre desafios e perspectivas apresentados no CECIFOP 2017. 1ed.Jundiaí: Paco, 2017, v. , p. 163-175.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, E. C.; CRUZ, B. C. ; SHUVARTZ, M. . O estágio supervisionado e a pedagogia da alternância: caminhos que se cruzam na formação do professor reflexivo. In: VII Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Goiânia. Anais do VII Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. Goiânia: CEPED, 2017.

2.
OLIVEIRA, H. J. ; FREITAS, E. C. ; CRUZ, B. C. . Currículo de Ciências e Educação do Campo: desafios nas práticas docentes. In: Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores, 2017, Catalão. Anais do Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores - CECIFOP, 2017. v. 01. p. 744-754.

3.
CARDOSO, E. C. F.; SHUVARTZ, M. ; OLIVEIRA NETO, J. F. ; SANTANA, A. N. V. . Educação em Ciências e a Educação do Campo: relações possíveis na formação de professores da UFG-Regional Goiás. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

4.
OLIVEIRA, H. J. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GOIÁS: LIMITES OU POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO. In: Congresso Interistitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo, 2017, Catalão. Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPOC, 2017. p. 418-427.

5.
CASTRO, A. G. ; FREITAS, E. C. . REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFG ? REGIONAL GOIÁS. In: III Seminário Internacional de Educação do Campo, III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul, 2017, Erechim, RS. Anais do III Seminário Internacional de Educação do Campo, III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul, 2017.

6.
CAMPOS, R. I. ; SILVA, V. A. ; FREITAS, E. C. ; MONTEIRO, H. S. R. . Uma perspectiva interdisciplinar para o curso de Educação do Campo na Regional Goiás - UFG. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

7.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . A relação professor-aluno nas aulas de Biologia. In: V Encontro de Didática e Práticas de Ensino, 2013, Goiânia. Didática e Formação de Professores: a qualidade da educação em debate, 2013.

8.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . O planejamento de aulas de biologia dentro do Portal do Professor. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Didáticas e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, 2012.

9.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . Planejamento de Aulas de Biologia dentro da proposta do Portal do Professor. In: Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2011, Goiânia. Anais do IV EDIPE, 2011.

10.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . Portal do Professor: contribuições para a docência em Biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas - SP. Anais do VIII ENPEC, 2011.

11.
SAITO, C. H. ; BARTASSON, L. A. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. ; GERMANOS, E. . PROBIO-EA na praça e na escola. In: XII Reunião Bienal da Red-Pop, 2011, Campinas. Red de Popularización de la Ciencia y de la Tecnologia de Latinoamérica u del Caribe, 2011.

12.
FREITAS, E. C.; FARIA, R. L. ; SHUVARTZ, M. . Bases Legais da formação continuada do professor. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia - Minas Gerais. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. Uberlândia, MG: FACED, 2010.

13.
FARIA, R. L. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . Uma análise do projeto político pedagógico dos cursos de licenciatura em Biologia. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2010, Fortaleza. Revista da SBEnBIO, 2010. v. 01. p. 2070-2077.

14.
SILVA, K. M. A. ; FARIA, R. L. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . Teia Viva: uma proposta de ressignificação curricular no Ensino de Biologia. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2010, Fortaleza. Revista da SBEnBIO, 2010. v. 01. p. 3903-3911.

15.
FREITAS, E. C.; FARIA, R. L. ; SHUVARTZ, M. . A UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE DEBATE SOBRE O MEIO AMBIENTE. In: III EDIPE: Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2009, Anápolis. Professor: entre os desafios do cotidiano escolar e a realização profissional. Anápolis, GO, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, H. J. ; FREITAS, E. C. . Condições de trabalho docente em escolas no/do campo no município de Goiás. In: 14 Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Goiânia. Anais do 14 Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017. p. 1275-1279.

2.
OLIVEIRA, H. J. ; FREITAS, E. C. . O perfil de professores de Ciências da Natureza das escolas do campo na cidade de Goiás. In: 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex, 2016, Goiânia. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex 2016. Goiânia: UFG, 2016. p. 3245-3249.

3.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . Portal do Professor: contribuições para a docência de Biologia. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX, 2010, Goiânia. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX, 2010. p. 5552-5556.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORE DE CIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO E SUAS APROXIMAÇÕES COM O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE. In: Colóquio 'Filosofia e Educação: as encruzilhadas da cidadania', 2017, Goiás. Caderno de Resumos do Colóquio "Filosofia e Educação: as encruzilhadas da cidadania", 2017. p. 09-09.

2.
CRUZ, B. C. ; FREITAS, E. C. ; SANTOS, R. S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES: POSSIBILIDADES NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO ? CIÊNCIAS DA NATUREZA. In: Colóquio 'Filosofia e Educação: as encruzilhadas da cidadania', 2017, Goiás. Caderno de Resumos do Colóquio "Filosofia e Educação: as encruzilhadas da cidadania", 2017. p. 09-10.

3.
FREITAS, E. C.; FARIA, R. L. ; SHUVARTZ, M. . Bases Legais da formação continuada do professor. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia - Minas Gerais. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. Uberlândia, MG: FACED, 2010. p. 121-121.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, E. C. F.; SHUVARTZ, M. ; OLIVEIRA NETO, J. F. ; SANTANA, A. N. V. . A Alternância na formação de professores de ciências para as escolas do campo no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA NETO, J. F. ; SHUVARTZ, M. ; SANTANA, A. N. V. ; CARDOSO, E. C. F. . Formação de professores de biologia: relações com a coletividade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARDOSO, E. C. F.; CRUZ, B. C. ; SHUVARTZ, M. . A Formação de Professores por área do conhecimento nas Licenciaturas em Educação do Campo: o lugar das Ciências Biológicas na formação do professor do campo.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, H. J. ; FREITAS, E. C. ; CRUZ, B. C. . Currículo de Ciências e Educação do Campo; desafios nas práticas docentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CASTRO, A. G. ; FREITAS, E. C. . Reflexões sobre a pedagogia da alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFG - Regional Goiás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
OLIVEIRA, H. J. ; FREITAS, E. C. . O perfil dos professores de Ciências da Natureza das escolas do campo na Cidade de Goiás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARDOSO, E. C. F.; SHUVARTZ, M. ; OLIVEIRA NETO, J. F. ; SANTANA, A. N. V. . Educação em Ciências e a Educação do Campo: relações possíveis na formação de professores da UFG-Regional Goiás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CRUZ, B. C. ; FREITAS, E. C. ; SANTOS, R. S. . Formação de professores e saberes docentes: possibilidades na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . Formação de professores de ciências na Licenciatura em Educação do Campo e suas aproximações com o pensamento de Paulo Freire. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FREITAS, E. C.; CRUZ, B. C. ; SHUVARTZ, M. . O estágio supervisionado e a pedagogia da alternância: caminhos que se cruzam na formação do professor reflexivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CAMPOS, R. I. ; SILVA, V. A. ; FREITAS, E. C. ; MONTEIRO, H. S. R. . Uma perspectiva interdisciplinar para o curso de Educação do Campo na Regional Goiás - UFG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FREITAS, E. C.; SANTOS, A. A. O. ; FERREIRA, C. C. ; COSTA, D. R. ; OLIVEIRA, E. J. ; SILVA, E. F. ; PINTO, E. S. ; FERREIRA, I. A. ; SOUZA, J. L. G. ; BATISTA, R. P. . Comunidade do Ferreiro: recontando a história dos discentes da Educação do Campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . A relação professor-aluno nas aulas de biologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . O planejamento de aulas de biologia dentro do Portal do Professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FREITAS, E. C.. Capacitação de professores para atuarem no Pró-Bio/Educação Ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . Planejamento de aulas de Biologia dentro da proposta do Portal do Professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . Portal do Professor: contribuições para a docência em Biologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FREITAS, E. C.; FARIA, R. L. ; SHUVARTZ, M. . Bases Legais da formação continuada do professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . Portal do Professor: contribuições para a docência de Biologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, K. M. A. ; FARIA, R. L. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . Teia Viva: uma proposta de ressignificação curricular no Ensino de Biologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FREITAS, E. C.. PROBIO na praça e na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
FARIA, R. L. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . Uma análise dos Projeto Político Pedagógico dos cursos de Licenciatura em Biologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
FREITAS, E. C.; FARIA, R. L. ; SHUVARTZ, M. . A utilização da mídia impressa no ensino de ciências: uma proposta de debate sobre meio ambiente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, H. J. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . SER DOCENTE EM ESCOLAS NO/DO CAMPO: PRÁTICAS PEGAGOGICAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO 2018 (Capítulo de livro aceito).

2.
CRUZ, B. C. ; FREITAS, E. C. ; SANTOS, R. S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES: POSSIBILIDADES NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO ? CIÊNCIAS DA NATUREZA 2018 (Capítulo de livro aceito).

3.
FREITAS, E. C.; SHUVARTZ, M. . Formação de professores de Ciências na Licenciatura em Educação do Campo e suas aproximações com o pensamento de Paulo Freire no contexto da PPC da LEdoC/UFG 2018 (Capítulo de livro aceito).

4.
FREITAS, E. C.; CASTRO, A. G. . Educação do Campo e Agroecologia: possibilidades para transformação do campo brasileiro 2018 (Capítulo de livro aceito).

5.
FREITAS, E. C.; PEREIRA JUNIOR, C. A. ; SANTOS, R. S. ; OLIVEIRA, H. J. . SABÃO CASEIRO COMO FORMA DE REUTILIZAR OLÉO E GORDURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS DO CAMPO 2018 (Capítulo de livro aceito).

6.
VIEIRA, L. D. ; SOBREIRO, M. B. ; BARATELI, L. O. ; FREITAS, E. C. ; SANTOS, R. S. . BIOINFORMÁTICA 2018 (Capítulo de livro aceito).

7.
BARATELI, L. O. ; SOBREIRO, M. B. ; VIEIRA, L. D. ; FREITAS, E. C. ; SANTOS, R. S. . VARIAÇÕES DE DOMINÂNCIA NO PADRÃO MENDELIANO: INTERAÇÃO GÊNICA 2018 (Capítulo de livro aceito).

8.
SOBREIRO, M. B. ; VIEIRA, L. D. ; BARATELI, L. O. ; FREITAS, E. C. ; SANTOS, R. S. . EXTRAÇÃO DE DNA DE MORANGO 2018 (Capítulo de livro aceito).

9.
BARATELI, L. O. ; SOBREIRO, M. B. ; VIEIRA, L. D. ; FREITAS, E. C. ; SANTOS, R. S. . CRUZAMENTO TESTE ? PADRÃO DE HERANÇA MONOGÊNICA 2018 (Capítulo de livro aceito).

10.
FREITAS, E. C.; SANTOS, R. S. ; OLIVEIRA, H. J. . Compreendendo o conceito de fotossíntese a partir de um experimento com Elodea 2018 (Capítulo de livro aceito).

11.
SANTOS, R. S. ; FREITAS, E. C. ; CRUZ, B. C. . Ciências da Natureza, Educação e Tecnologias (volume 01). Goiânia: UFG, 2018 (Livro organizado).

12.
SANTOS, R. S. ; FREITAS, E. C. ; CRUZ, B. C. . Ciências da Natureza, Educação e Tecnologias (VOLUME 02). Goiânia: UFG, 2018 (Organização de livro).

13.
COLANTONI, A. G. ; FREITAS, E. C. ; TAVARES, S. B. ; RAMOS, G. L. A. . Filosofia e Educação: as encruzilhadas da cidadania. Goiânia: UFG, 2018 (Organização de livro).

14.
SOBREIRO, M. B. ; VIEIRA, L. D. ; BARATELI, L. O. ; FREITAS, E. C. ; SANTOS, R. S. . SEQUENCIAMENTO DE DNA 2018 (Capítulo de livro aceito).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FREITAS, E. C.. Comitê científico do Colóquio 'Filosofia e Educação: as encruzilhadas da cidadania'. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
FREITAS, E. C.. Avaliador dos trabalhos do Programa de Bolsas de Licenciatura - PROLICEN. 2017.

2.
FREITAS, E. C.. Avaliador dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - Licenciatura PROLICEN. 2016.

3.
FREITAS, E. C.. Comissão científica do Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREITAS, E. C.. Metodologia de Educação de Jovens e Adultos EJA para a juventude. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, E. C.. O ensino de ciências e a diversidade da vida. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, V. A.; FREITAS, E. C.; PEREIRA JUNIOR, C. A.. Participação em banca de Jaisa Angelica Vieira da Mata. A necessidade das TIC no contexto da EJA: um estudo biliográfico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SOUZA, P. F. R.; FREITAS, E. C.; CAMPOS, R. I.. Participação em banca de Luzia Alencar Rios Martins. Educandos da EJA e uma aprendizagem mais significativa para uma transformação pessoal e social.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CASTRO, A. G.; SOUSA, R. S.; FREITAS, E. C.. Participação em banca de Aparecida de Souza Almeida. A Educação de Jovens e Adultos: dos aspectos históricos até a oferta na Cidade de Goiás.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

4.
RODRIGUES, S. M.; FREITAS, E. C.; PETEAN, G. H.. Participação em banca de Kelly Pereira da Silva. Organização curricular: princípios, desafios e práticas na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

5.
FREITAS, E. C.; CRUZ, B. C.; CAMPOS, R. I.. Participação em banca de Aparecida Neuzeni Gonçalves Bueno. A leitura na cidade de Goiáse a criação da primeira biblioteca da cidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

6.
FREITAS, E. C.; COTRIM, R. M. S.; MONTEIRO, H. S. R.. Participação em banca de Angelita Aguiar Souza Cantuária. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E SUAS INTERFACES NA EJA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA MAUREHI-ARUANÃ-GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

7.
PEREIRA, L. S.; FREITAS, E. C.; FIRMINO, S. G.. Participação em banca de Irma Iraci Marques da Silva. As abordagens genéticas utilizadas no ENEM: o uso das questões da prova como recurso pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, E. C.; FIGUEIREDO, A. D. L.; ECHALAR, J. D.. Participação em banca de Jéssica de Andrade Santos.Oficinas de Educação Ambiental oferecidas aos alunos do programa "Mais Educação" no bairro Recanto do Sol em Anápolis-Go. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
FONSECA, M. M. L.; FREITAS, E. C.. Participação em banca de Graziele de Sousa Bonfim.Educação Ambiental no Ensino Fundamental: a luz dos PCNs. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FREITAS, E. C.; FONSECA, M. M. L.. Participação em banca de Andressa Ferreira de Castro.Educação Ambiental: por quê? pra quê?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
FREITAS, E. C.; FIGUEIREDO, A. D. L.; ECHALAR, J. D.. Participação em banca de Vanessa Cristina Gadêlha Bessa.O ensino de ciências em atividades do programa "Mais Educação" do Governo Federal - possibilidades e desafios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, E. C.; SILVA, V. A.; RAMOS, G. L. A.. Processo seletivo para contratação de professor substituto na área de Biologia para o curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2015. Universidade Federal de Goiás.

2.
FREITAS, E. C.; FERREIRA, G. A.; NEVES, D. M. S.. Concurso público para provimento de cargo de professor classe A da carreira do magistério superior na área "Agronomia/Extensão Rural. 2014. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Nacional da Educação do Campo: Desafios e Enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais,. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Interistitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campopoo. A formação dos professores de Ciências que atuam em escolas do campo no município de Goiás: limites ou possibilidades de superação. 2017. (Congresso).

3.
Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.O estágio supervisionado e a pedagogia da alternância: caminhos que se cruzam na formação do professor reflexivo. 2017. (Encontro).

4.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Educação em Ciências e a Educação do Campo: relações possíveis na formação de professores da UFG/Regional Goiás. 2017. (Encontro).

5.
Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Congresso).

6.
Educação de Jovens e Adultos para a Juventude: desafios contemporâneoos. 2016. (Seminário).

7.
IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2014. (Seminário).

8.
V Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.A relação professor-aluno nas aulas de Biologia. 2013. (Encontro).

9.
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2012. (Encontro).

10.
Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.Planejamento de Aulas de Biologia dentro da proposta do Portal do Professor. 2011. (Encontro).

11.
Congresso de Pesquisa e Extensão. Portal do Professor: contribuições para a docência de Biologia. 2010. (Congresso).

12.
ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

13.
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Uma análise do projeto político pedagógico dos cursos de licenciatura em Biologia. 2010. (Encontro).

14.
PROBIO na praça e na escola. 2010. (Outra).

15.
Semínário Geral de Graduação: Interdisciplinaridade e práxis. 2010. (Seminário).

16.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento.Bases Legais da formação continuada do professor. 2010. (Encontro).

17.
Congresso de Pesquisa e Extensão. 2009. (Congresso).

18.
III EDIPE: Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino.A utilização da mídia impressa no ensino de ciências: uma proposta de debate sobre meio ambiente. 2009. (Encontro).

19.
V EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2009. (Encontro).

20.
Conpeex. Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Goiânia: uma parceria pela cidadania. 2008. (Congresso).

21.
Darwin: descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo. 2008. (Outra).

22.
XVIII Semana do Icb - Ufg. 2007. (Congresso).

23.
3ª Mostra Multicultural Milton Santos. 2006. (Outra).

24.
Simpósio de Biologia Marinha. 2006. (Simpósio).

25.
Conpeex. 2005. (Congresso).

26.
Conpeex. Tecnologias de Ensino em Biologia Celular. 2005. (Congresso).

27.
XVI Semana do Icb - Ufg. 2005. (Outra).

28.
XV Semana do Icb - Ufg. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, E. C.. Semana Nacional da Educação do Campo: Desafios e Enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais,. 2018. (Congresso).

2.
FREITAS, E. C.. Espaço das Profissões 2017. 2017. (Exposição).

3.
SOUSA, R. S. ; FREITAS, E. C. . Educação de Jovens e Adultos para a juventude: desafios contemporâneos. 2016. (Outro).

4.
FREITAS, E. C.. 2º Seminário de Socialização. 2016. (Outro).

5.
FREITAS, E. C.. XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Angelita Aguiar Souza Cantuária. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E SUAS INTERFACES NA EJA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA MAUREHI-ARUANÃ-GO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elisandra Carneiro de Freitas.

Iniciação científica
1.
Higor Junior de Oliveira. O perfil dos professores de Ciências da Natureza das escolas do campo na Cidade de Goiás. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elisandra Carneiro de Freitas.

2.
Higor Junior de Oliveira. O perfil dos professores de Ciências da Natureza das escolas do campo na Cidade de Goiás. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elisandra Carneiro de Freitas.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SAITO, C. H.2012SAITO, C. H. ; FREITAS, E. C. ; SHUVARTZ, M. . Popularizando o Probio - Educação Ambiental na Praça e na Escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 07, p. 83-95, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, E. C.. PROBIO na praça e na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FREITAS, E. C.. O ensino de ciências e a diversidade da vida. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, E. C.. XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2009. (Congresso).



Outras informações relevantes


Cursou disciplina "Tópicos especiais: a luta pela terra e pelo território na América Latina", como aluna especial no Programa de Pós Graduação em Geografia, no ano de 2016.

Cursou disciplina "Paulo Freire e Educação" como aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, no ano de 2017.

Aprovada em concurso público de provas e títulos para professor no primeiro nível de vencimento da classe A da carreira do magistério superior do campus Catalão/UFG, área de "Educação das Ciências da Natureza", processo nº 23070.012967/2013-39.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:46:32