Edima Veronica de Morais

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0510995462167564
  • Última atualização do currículo em 11/12/2017


Atualmente é Mestre em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste. É doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco Integrante do grupo de pesquisa GESTOR- Grupo de Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas de Tempo Livre, realizando pesquisas sobre Avaliação e Gestão de Políticas Públicas e Gestão da Educação e Educação Integral no Brasil. Professora da Rede Municipal de Caruaru, atuando como bibliotecária. Também atua como professora em Instituições de Ensino Superior, tanto na Graduação como na Pós-Graduação,ministrando as disciplinas de Antropologia, Sociologia,Ludicidade e Contexto Cultural, Prática Pedagógica, Didática, Teoria do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Metodologia Científica. Os principais temas de pesquisa são juventude, ensino médio, educação (em tempo) Integral e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edima Veronica de Morais
Nome em citações bibliográficas
MORAIS, Edima Verônica de


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: JAMERSON ANTONIO ALMEIDA DA SILVA.
2011 - 2013
Mestrado em Mestrado Acadêmico em Educação Contemporânea.
Universidade Federal de Pernambuco - CAA, UFPE - CAA, Brasil.
Título: UTILIZAÇÕES DAS ESCOLAS REFERÊNCIAS EM ENSINO MÉDIO: Uma análise do Programa de Educação Integral de Pernambuco,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Jamerson Antônio de Almeida da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Contribuições Político-pedagógicas da experiencia no Movimento Estudantil para a formação de estudantes do ensino médio em Caruaru.
Orientador: Allene Carvalho Lage.




Formação Complementar


2016 - 2016
Os conceitos de 'práxis' e de 'filosofia' nos cadernos do cárcere. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Ceará, UFCE, Brasil.
2016 - 2016
A Pedagogia Histórico-Crítica e a luta por uma nova hegemonia. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2016 - 2016
A Pedagogia Histórico-Crítica e a luta por uma nova hegemonia. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2014 - 2014
Experiências de aprendizagem no currículo para beb. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2010 - 2013
Español Internacional.
CCLS Publishing House, CCAA, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Trabalho, práxis e a construção da ident. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2010 - 2010
Educação e Movimentos Sociais. (Carga horária: 8h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Caruaru, SECTC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional, FADIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

05/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
04/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
03/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica

Prefeitura Municipal de Caruaru, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora efetiva da Sala de Recursos Multifuncionais, especializada no Atendimento Educacional Especislizado.

Atividades

02/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Sala de recursos multifuncionais-Escola Profa. Teresa Neuma, .

Serviço realizado
Atendimento Educacional especializado a estudantes com necessidades especiais.
02/2007 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atividades polivalente

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

06/2008 - 12/2009
Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, .

Atividade de extensão realizada
Monitora da disciplina de Espanhol em curso prá-vestibular paea estudantes de escolas públicas: UFPE - Pré-acadêmico (Superação).
05/2008 - 07/2009
Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, .

Atividade de extensão realizada
Monitora em atividades de extensão realizadas pelo "Observatório dos Movimentos Sociais" coordenado pela professora Dra. Allene Carvalho Lage.
05/2008 - 07/2009
Extensão universitária , Centro Acadêmico do Agreste, .

Atividade de extensão realizada
Monitora em atividades realizadas no Programa Conexões de Saberes..

COLÉGIO RENOVAR, CR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/2001 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente


Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Observatório dos Movimentos Sociais
Descrição: Este projeto de pesquisa tem um caráter de estudo permanente sobre movimentos sociais, com foco nas ações desenvolvidas por estes atores, particularmente na região do Agreste de Pernambuco. Envolve e articula profundamente pesquisa e extensão numa perspectiva inter e transdisciplinar, tendo por temática central os processos e conteúdos de luta e de organização dos movimentos sociais, sua dimensão educativa e a contribuição destes para democratização da sociedade. Sua dimensão de extensão alimenta a pesquisa renovando continuamente o conhecimento produzido sobre estas organizações. Objetiva ainda a interação Universidade-Sociedade, de modo a promover a produção de conhecimentos dialogada com estes atores e suas principais problemáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Edima Veronica de Morais - Integrante / Allene Lage - Coordenador / Maria Joselma do Nascimento Franco - Integrante / Ivandro da Costa Sales - Integrante / Janssen Felipe da Silva - Integrante / Ana Maria de Barros - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - CAA - Outra.
Número de produções C, T & A: 5
2009 - 2010
A Participação Política dos Estudantes em Caruaru: Legados, identidades, desafios e limites do Movimento Estudantil da atualidade
Descrição: Esta pesquisa nasce da convergência dos interesses acadêmicos e políticos da Pesquisadora em estudar as lutas dos movimentos sociais e do ativismo político da estudante Edima Verônica de Morais dentro do Movimento Estudantil. Nasce ainda da relevância deste tema e da ausência de estudos sistematizados sobre a região do Agreste, provocando a negação deste movimento em Caruaru e das histórias de luta dos estudantes da região. Nesse sentido este estudo procurará trazer à luz as trajetórias do movimento estudantil de Caruaru de modo a se constituir no espelho cujo reflexo poderá contribuir para organização e afirmação do movimento estudantil nesta cidade, refletindo sobre os principais fenômenos envolvidos nas ações e dinâmicas deste movimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edima Veronica de Morais - Coordenador / Allene Lage - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2010
Movimentos Sociais e Educação: Caminhos para uma Pedagogia de luta
Descrição: O objetivo principal desta pesquisa é refletir sobre os fenômenos envolvidos nas lutas dos movimentos sociais, procurando estudar os principais aspectos dos projetos educativos desenvolvidos por estas organizações, de maneira a compreender a contribuição de suas experiências pedagógicas para a educação, inclusive a formal. Por fim, visa conhecer os principais desafios da pesquisa dentro dos movimentos e a necessidade de inovação de categorias analíticas e de metodologias de investigação, de modo a que os novos estudos desenvolvidos possam também contribuir com as lutas sociais, na medida em que as capacita para diálogo epistemológico e a sistematização dos conhecimentos produzidos por estes sujeitos coletivos em seus espaços de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edima Veronica de Morais - Integrante / Allene Lage - Coordenador / Ana Maria de Barros - Integrante / Lourenço da Conceição Cardoso - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Outra.


Projetos de extensão


2006 - 2010
Programa Conexões de Saberes
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2009 - 2010
Contribuições político-pedagógicas da experiência no Movimento Estudantil para a formação de estudantes do ensino médio em Caruaru
Descrição: Trabalho de pesquisa referente às atividades de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Movimentos Sociais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero e educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Trabalho premiado no V Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - EPEPE, FUNDAj.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAIS, Edima Verônica de2010 MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. . A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS ESTUDANTES EM CARUARU: Formação Política, Desafios e Limites do Movimento Estudantil da atualidade.. Estudos Universitarios, v. 26, p. 29-48, 2010.

2.
MORAIS, Edima Verônica de2008 MORAIS, Edima Verônica de; SILVA, Emanuely Arco Iris ; VIEIRA ; LAGE, Allene. . Intervenções pedagógicas e reconhecimentos mútuos: quando os estudantes de pedagogia experimentam a luta política da educação nos movimentos sociais.. Saberes (Recife), v. 01, p. 148-166, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
MORAIS, Edima Verônica de; SANTANA, A. A. . Pensamento Pedagógico Latino-Americano: a concepção de educação em José Martí, Florestan Fernandes e Ernesto Che Guevara, as contribuições desses pensadores para os desafios postos para a educação na contemporaneidade. In: Allene Carvalho Lage; Emerson Silva Santos. (Org.). Escritos sobre a educação a partir de uma perspectiva latino-americana. 1ed.Timburi/SP: Cia do Ebook, 2017, v. 1, p. 51-68.

2.
MORAIS, Edima Verônica de; SILVA, J. A. A. . Ensino médio no estado de Pernambuco: As utilizações das escolas de referência em ensino médio. In: Luana Costa Almeida; Adriana Lia Friszman de Laplane; Alexandro Henrique Paixão. (Org.). Mudanças atuais na sociedade brasileira e o sistema nacional de educação - qualidade da educação pública como direito humano. 1ed.Campinas - SP: FE\UNICAMP, 2016, v. 1, p. 500-530.

3.
MORAIS, Edima Verônica de. Programa de Educação Integral em Pernambuco: uma análise das utilizações das Escolas de Referência em Ensino Médio pelo Governo do Estado. In: Abranches, Ana de Fátima P. de Sousa; Simões, Patrícia Maria Uchôa; Melo, Airon Aparecido de; Araújo, Mônica Lopes Folena.. (Org.). Pesquisa Educacional e o Direito à Educação: múltiplas abordagens. 1ed.Recife: Massangana, 2014, v. 1, p. 219-235.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, Edima Verônica de. Programa de educação Integral em Pernambuco: uma análise as utilizações das escolas de referência em ensino médio pelo governo do estado. In: V Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2014, Garanhuns. Educação e Participação: qualidade social em questão, 2014.

2.
MORAIS, Edima Verônica de. A educação integral e a formação da juventude: um olhar sobre o programa de educação integral do estado pernambucano. In: Pedagogía 2013 Encuentro por la unidad de lós educadores, 2013, Havana. Pedagogía 2013 Encuentro por la unidad de lós educadores, 2013.

3.
MORAIS, Edima Verônica de. A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE. In: V JUBRA SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA, 2012, RECIFE. V JUBRA SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA: TERRITÓRIOS INTERCULTURAIS DE JUVENTUDE. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA- UFPE, 2012.

4.
MORAIS, Edima Verônica de. Contribuições Político-Pedagógicas da Experiência no Movimento Estudantil para formação de Estudantes do Ensino Médio em Caruaru. In: III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2010, Recife. Educação e Participação: Qualidade Social em Questão, 2010.

5.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. . MOVIMENTO ESTUDANTIL: PARTICIPAÇÃO E VIVÊNCIAS QUE LEVAM A AÇÕES DE PROTAGONISMO JUVENIL.. In: Profundizando La Democracia como forma de vida, 2010, Rosário. Congresso Internacional de Rosário 2010: Profundizando la democracia como forma de vida: desafios de la democracia participativa y los aprendizajes ciudadanos en el siglo XXI. Rosário-Argentina: Facultad de Ciencia Política y Relaciones Internacionales, 2010. p. 1470-1476.

6.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. . CAMINHOS POSSÍVEIS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA.. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXCLUSÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO., 2009, João Pessoa. I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação., 2009. v. 1.

7.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. . Movimento Estudantil, Juventude e Política: Caminhos possíveis para a participação. In: I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Caruaru. I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009.

8.
MORAIS, Edima Verônica de; SILVA, Emanuely Arco Iris ; VIEIRA, Rafael Lima . ENSINAR É APRENDER E APRENDER É MUDAR O MUNDO: EXPERIÊNCIAS E ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO CURSO SABERES DATERRA DO MST. In: V Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação / RN, 2008, Natal. V Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste VI Encontro Estadual de política e administração da Educação/RN, 2008.

9.
MORAIS, Edima Verônica de; VIEIRA, Rafael Lima ; TRINDADE, Erica Cristina . Educação, Música e Construção de Autonomia: caminhos de jovens do Agreste Pernambucano para Inclusão Social.. In: V Seminário de Educação e Movimentos Sociais, 2008, João Pessoa. V Seminário de Educação e Movimentos Sociais. Educação popular, saberes e inclusão: caminhos para reinvenção da sociedade., 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, Edima Verônica de; SILVA, J. A. A. . Crise da escola pública e a educação (em tempo) integral como alternativa: concepções de formação da juventude em disputa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAIS, Edima Verônica de; SILVA, J. A. A. . Ensino Médio no Estado de Pernambuco: as utilizações das Escolas de Referência em Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORAIS, Edima Verônica de. Programa de educação Integral em Pernambuco: uma análise as utilizações das escolas de referência em ensino médio pelo governo do estado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MORAIS, Edima Verônica de. A educação integral e a formação da juventude: um olhar sobre o programa de educação integral do estado pernambucano/ Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORAIS, Edima Verônica de. A educação integral e a formação da juventude. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAIS, Edima Verônica de. A Participação Política, Protagonismo Juvenil, desafios e limites do movimento estudantil da atualidade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MORAIS, Edima Verônica de. CONSTRUINDO COLETIVAMENTE UM PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. . MOVIMENTO ESTUDANTIL: PARTICIPAÇÃO E VIVÊNCIAS QUE LEVAM A AÇÕES DE PROTAGONISMO JUVENIL.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MORAIS, Edima Verônica de. Contribuições Político-Pedagógicas da Experiência no Movimento Estudantil para formação de Estudantes do Ensino Médio em Caruaru. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MORAIS, Edima Verônica de. SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. . Movimento Estudantil, Juventude e Política: Caminhos possíveis para a participação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MORAIS, Edima Verônica de. Caminhos Possíveis para construção de uma Escola Inclusiva: Experiências de uma professora pesquisadora. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MORAIS, Edima Verônica de. Relação de Gênero e Eqüidade de Oportunidades - De olho no futuro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MORAIS, Edima Verônica de. Ensinar é aprender e aprender é mudar o mundo: experiências de estudantes de pedagogia no curso Saberes da Terra do MST. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MORAIS, Edima Verônica de; VIEIRA ; TRINDADE, Erica Cristina . Educação, Música e Construção de Autonomia: caminhos de jovens do Agreste Pernambucano para Inclusão Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MORAIS, Edima Verônica de; CARAN, H. ; VIEIRA, Rafael Lima . Observatório dos Movimentos Sociais: Vivências, Diálogos e Construção Coletiva de uma Nova Sociedade.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MORAIS, Edima Verônica de. Experiências Educacionais Inclusivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. ; NOGUEIRA, A. ; CARDOSO, Lourenço da Conceição ; VIEIRA, Rafeal Lima . Participação do Comitê Científico do III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
MORAIS, Edima Verônica de; MOURA, J. K. G. . Parecer técnico do GT - 09 (Organizações Escolares e Cultura Local) para o I Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina. 2017.

2.
MORAIS, Edima Verônica de. Parecer Técnico do GT-02(Educação, Movimentos Sociais e Educação Popularpata o I Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da UFPE/CAA ). 2017.

3.
MORAIS, Edima Verônica de. Avaliação das Salas de Recursos Multifuncionais do Município de Caruaru-PE. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAIS, Edima Verônica de. A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS ESTUDANTES EM CARUARU: Formação política, identidades, desafios e limites do movimento estudantil da atualidade. 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. . CONTRIBUIÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DA EXPERIÊNCIA NO MOVIMENTO ESTUDANTIL PARA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM CARUARU. 2010. (Relatório de pesquisa).

3.
MORAIS, Edima Verônica de. Oficina Sucata Sonora. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORAIS, Edima Verônica de; VIEIRA, Rafael Lima. Participação em banca de José Jovino da Silva. O Fortalecimento da Educação Democrática através da participação da comunidade no âmbito escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MORAIS, Edima Verônica de; VIEIRA, Rafael Lima. Participação em banca de Iris Maria Barbosa de Lira. Conselho Escolar: Um olhar reflexivo sobre sua importância no âmbito escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MORAIS, Edima Verônica de; VIEIRA, Rafael Lima. Participação em banca de Heronilda Araújo de Lima Abreu. Erradicação do analfabetismo e evasão na EJA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MORAIS, Edima Verônica de; VIEIRA, Rafael Lima. Participação em banca de Gabriela César Gomes da Silva. As relações interpessoais e o processo de ensino/aprendizagem: uma análise na Escola Guararapes Município de Caruaru-Pernambuco. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MORAIS, Edima Verônica de; VIEIRA, Rafael Lima. Participação em banca de Maria de Fátima Moura de Siqueira. Escola e Família: uma parceria que precisa dá certo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MORAIS, Edima Verônica de; VIEIRA, Rafael Lima. Participação em banca de Fernanda Bispo Rocha. A Atuação do Conselho Escolar na Escola Municipal Evangélica Santa Cruz do Capibaribe e sua contribuição para a Gestão Democrática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAIS, Edima Verônica de. Participação em banca de Mirthis Yammilit da Conceição Almeida.Educação Integral no Ensino Médio de Pernambuco: estratégias hegemônicas para educar a juventude.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - CAA.

2.
MORAIS, Edima Verônica de. Participação em banca de Ricelio Regis Barbosa da Silva Moura.A cor e a raça nos resultados de escolarizalção de Pernambuco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene.. Participação em banca de Jéssica Rochelly da Silva Ramos.A Educação Rural nos subterrâneos da Educação do Campo: uma análise das práticas pedagógicas da Escola do Campo em Pernambuco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais.GT-09 Organizações Escolares e Cultura Local. 2017. (Seminário).

2.
III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais.Comitê Científico. 2017. (Seminário).

3.
III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina. 2017. (Seminário).

4.
I Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da da UFPE/CAA.Parecer Técnico do GT-02 (Educação , Movimentos Sociais e Educação Popular). 2017. (Seminário).

5.
I Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da UFPE/CAA.GT-02 Educação, Movimentos Sociais. 2017. (Seminário).

6.
Seminário Internacional: Educação, Sociedade e Globalização. 2016. (Seminário).

7.
V Seminário de Educação Brasileira.Ensino Médio no Estado de Pernambuco: As utilizações das Escolas de Referência em Ensino Médio. 2015. (Seminário).

8.
35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2012. (Outra).

9.
V JUBRA SIMPÓSIO INTENACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA.A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE. 2012. (Simpósio).

10.
III Colóquio: A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. 2011. (Outra).

11.
Prímer Encuentro Internacional de Pedagogía: "Discursos y Prácticas de Intervención".A Participação política dos estudantes em Caruaru: formação política, protagonismo juvenil, desafios e limites do Movimento estudantil da atualidade. 2011. (Encontro).

12.
VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.CONSTRUINDO COLETIVAMENTE UM PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2011. (Seminário).

13.
III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Contribuições Político-Pedagógicas da Experiência no Movimento Estudantil para formação de Estudantes do Ensino Médio em Caruaru. 2010. (Encontro).

14.
PROFUNDIZANDO LA DEMOCRACIA COMO FORMA DE VIDA. MOVIMENTO ESTUDANTIL: PARTICIPAÇÃO E VIVÊNCIAS QUE LEVAM A AÇÕES DE PROTAGONISMO JUVENIL.. 2010. (Congresso).

15.
Seminário Educação e Movimentos Sociais. 2010. (Seminário).

16.
V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES.Atendimento Educacional Especializado- Salas de Recursos Multifuncionais. 2010. (Seminário).

17.
Fórum Social Mundial.Oficina "Som e Sucata". 2009. (Outra).

18.
I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Movimento Estudantil, Juventude e Política: Caminhos possíveis para a participação. 2009. (Outra).

19.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXCLUSÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO..CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA.. 2009. (Seminário).

20.
Mês do Observatório: Gestão Social, Cidadania e desenvolvimento Local. 2009. (Outra).

21.
Mês do Observatório: Movimento Estudantil e Participação Política. 2009. (Outra).

22.
Mês do Observatório: O estudante de Origem Popular na Universidade Pública e as Políticas Afirmativas. 2009. (Outra).

23.
Seminário Clientelismo Político e Educação em Pernambuco. 2009. (Seminário).

24.
Andarilhando com Paulo Freire, homenagem ao 87º Aniversário do tecelão da Utopia. 2008. (Outra).

25.
Dom Hélder Câmara e Direitos Humanos. 2008. (Seminário).

26.
II FÓRUM TEMÁTICO DE EXTENSÃO - ENSINO-PESQUISA, IX Encontro de Extensão da UFPE-ENEXT, e I Encontro do Programa de Incentivo.Observatório dos Movimentos Sociais: Vivências, Diálogos e Construção Coletiva de uma Nova Sociedade.. 2008. (Outra).

27.
II Tríduo Paulo Freire - Educação Popular: 50 anos depois - A contribuição de Pernambuco.. 2008. (Outra).

28.
I Seminário sobre relações de gênero na Educação Infantil.Relação de gênero e Eqüidade de Oportunidades - De olho no futuro. 2008. (Seminário).

29.
IV Seminário de formação de gestores e educadores do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2008. (Seminário).

30.
IV Seminário de Formação de Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva: Direito à diversidade.Experiências educacionais inclusivas. 2008. (Seminário).

31.
V Seminário de Educação e Movimentos Sociais.Educação, Música eConstrução de Autonomia: Caminhos de Jovens do Agreste Pernambucano para Inclusão Social.. 2008. (Seminário).

32.
V Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação / RN.Ensinar é aprender e aprender é mudar o mundo: Experiências de estudantes de Pedagogia no Curso Saberes da Terra do MST. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAGE, Allene. ; MORAIS, Edima Verônica de ; SILVA, Emanuely Arco Iris ; VIEIRA, Rafael Lima . I Curso de Infância no Campo do MST. 2009. (Outro).

2.
LAGE, Allene. ; MORAIS, Edima Verônica de ; SILVA, Emanuely Arco Iris ; VIEIRA, Rafael Lima ; NOGUEIRA, A. ; CARAN, H. . Excursão Pedagógica ao Fórum Social Mundial. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria de Fátima Moura de Siqueira. ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA QUE PRECISA DÁ CERTO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Edima Veronica de Morais.

2.
Fernanda Bispo Rocha. A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA MUN. EVANGÉLICA SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Edima Veronica de Morais.

3.
Gabriela César Gomes da Silva. As relações interpessoais e o processo de ensino/aprendizagem: uma análise na Escola Guararapes Município de Caruaru-Pernambuco. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Edima Veronica de Morais.

4.
Heronilda Araújo de Lima Abreu. Erradicação do analfabetismo e evasão na EJA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Edima Veronica de Morais.

5.
Iris Maria Barbosa de Lira. Conselho Escolar: Um olhar reflexivo sobre sua importância no âmbito escolar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Edima Veronica de Morais.

6.
José Jovino da Silva. O Fortalecimento da Educação Democrática através da participação da comunidade no âmbito escolar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Edima Veronica de Morais.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, Edima Verônica de. Relação de Gênero e Eqüidade de Oportunidades - De olho no futuro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MORAIS, Edima Verônica de. Ensinar é aprender e aprender é mudar o mundo: experiências de estudantes de pedagogia no curso Saberes da Terra do MST. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MORAIS, Edima Verônica de; VIEIRA ; TRINDADE, Erica Cristina . Educação, Música e Construção de Autonomia: caminhos de jovens do Agreste Pernambucano para Inclusão Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MORAIS, Edima Verônica de; CARAN, H. ; VIEIRA, Rafael Lima . Observatório dos Movimentos Sociais: Vivências, Diálogos e Construção Coletiva de uma Nova Sociedade.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. . Movimento Estudantil, Juventude e Política: Caminhos possíveis para a participação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAIS, Edima Verônica de. Caminhos Possíveis para construção de uma Escola Inclusiva: Experiências de uma professora pesquisadora. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MORAIS, Edima Verônica de; LAGE, Allene. . MOVIMENTO ESTUDANTIL: PARTICIPAÇÃO E VIVÊNCIAS QUE LEVAM A AÇÕES DE PROTAGONISMO JUVENIL.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORAIS, Edima Verônica de. Contribuições Político-Pedagógicas da Experiência no Movimento Estudantil para formação de Estudantes do Ensino Médio em Caruaru. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MORAIS, Edima Verônica de. SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MORAIS, Edima Verônica de. A Participação Política, Protagonismo Juvenil, desafios e limites do movimento estudantil da atualidade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MORAIS, Edima Verônica de. CONSTRUINDO COLETIVAMENTE UM PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público para professor I. Prefeitura Municipal de Caruaru, Brasil.
Faz parte do Grupo de Pesquisa GESTOR- Grupo de Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas de Tempo Livre na Linha de Pesquisa Avaliação e Gestão de Políticas Públicas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 21:39:33