Eraldo Martins Guerra Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1890374367600312
  • Última atualização do currículo em 29/08/2017


Ceo e Fundador da startup Life Up, possui graduação em Segurança e Redes de Computadores pela Universidade Salgado Oliveira (2009), Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação pela UFPE, Especialista em Coordenação e Tutoria em Ensino a Distância pela Faculdade Senac, Mestre em Engenharia de Software pelo CESAR.EDU. Professor experiente em educação a distância e presencial com ênfase em projetos, metodologias de software, empreendedorismo e outras. Consultor em Inovação, Curador da Campus Party e Mentor e Organizador em diversas Maratonas de Empreendedorismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eraldo Martins Guerra Filho
Nome em citações bibliográficas
GUERRA FILHO, E. M.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado profissional em Engenharia de Software.
Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Título: Proposta de Software Multidisciplinar para Autismo, Ano de Obtenção: .
Orientador: Felipe Furtado.
Palavras-chave: Software Multidisplinar Autista,; , Tecnologia Kinect; Tecnologia Mobile.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 3D.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas; Educação; Saúde humana e serviços sociais.
2011 - 2011
Especialização em Certifed Scrum Product Owner. (Carga Horária: 28h).
Scrum Alliance, CSM, Canadá.
Título: Certifed Scrum Product Owner.
Orientador: Michel Goldenberg.
2010 - 2011
Especialização em Coordenação e Tutoria em EAD. (Carga Horária: 420h).
FACULDADE SENAC, SENAC, Brasil.
Título: SCRUM no gerenciamento do sistema ensino a distância (EAD).
Orientador: Prof. Ivanildo Lopes.
2010 - 2010
Especialização em Certifed Scrum Master. (Carga Horária: 28h).
Scrum Alliance, CSM, Canadá.
Título: certifed Scum Master.
Orientador: Michel Goldenberg.
2004 - 2009
Graduação em Segurança e Redes de Computadores.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Visão de Sucesso. (Carga horária: 200h).
Instituto Empreender Endeavor Brasil, IEE, Brasil.
2014 - 2014
Empreendedorismo Criativo. (Carga horária: 200h).
Perestroika, PER, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao Private Equity e Venture Capital. (Carga horária: 40h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Workshop formação de Mentores. (Carga horária: 30h).
Intel Semicondutores do Brasil, INTEL-WCN, Brasil.
2010 - 2011
MBA em MBA Executivo em Gestão em Tecnologia da Informaçã. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Personalização de Interfaces Web para grupos de compras com base em perfis de grupos de usuários.
Orientador: Prof. Simone Santos.
Palavras-chave: e-busnes; e-commerce; Personalização.
2010 - 2011
Start. (Carga horária: 168h).
AI SAGA, SAGA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Consultoria Empresarial. (Carga horária: 40h).
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em LIDERANÇA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL. (Carga horária: 30h).
FACULDADE SENAC, SENAC, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Educadores de Jovens e Adultos. (Carga horária: 88h).
Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional, FADURPE, Brasil.
2009 - 2009
Técnico em Redes Mistas. (Carga horária: 200h).
Fuctura Tecnologia, FUCTULRA, Brasil.
2009 - 2009
Gestão TI Responsável. (Carga horária: 120h).
Intel Next Generation, INTEL, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Educadores Profissionalizantes. (Carga horária: 160h).
Secretária de Educação de Pernambuco, SEDUC, Brasil.
2009 - 2009
Curso Técnica em Linux. (Carga horária: 25h).
Fuctura tecnologia, FUCTURA, Brasil.
2009 - 2009
Game Designer. (Carga horária: 260h).
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Pernambuco, SESCOOP/PE, Brasil.
2009 - 2009
Gestão de TI na Educação. (Carga horária: 120h).
Intel Next Generation, INTEL, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Educadores Profissionalizantes. (Carga horária: 160h).
Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional, FADURPE, Brasil.
2007 - 2007
Certificação em Linux 101/102. (Carga horária: 100h).
Fuctura Tecnologia, FUCTULRA, Brasil.
2007 - 2007
Administração de Servidores Linux. (Carga horária: 25h).
Fuctura Tecnologia, FUCTULRA, Brasil.
2002 - 2002
CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM FLASH. (Carga horária: 45h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2001 - 2001
CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM WEB DESIGNER. (Carga horária: 36h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Product Owner, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 12
Outras informações
Atuo na área de cliente, sob ótica de negócios e engenharia de software. Passando experiências e colaborando com o aprendizado do mestrado profissional do CESAR.EDU


Negócios em Tecnologia e Inovação, NCTI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Consultor de Inovação, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 20
Outras informações
Atuo como consultor de inovação, avaliando potencialidades e escalabilidade das empresas. Para dar suporte e consultoria para a realização do crescimento das mesmas.


Instituto Campus Party, ICP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Curador, Enquadramento Funcional: Convidado
Outras informações
Atuo na organização da área Startup 360, o qual é responsável pelo movimento empreendedor.


Células Empreendedoras, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor e Organizador, Carga horária: 6
Outras informações
Atuo na organização das Maratonas Empreendedoras, bem como ao fomento Empreendedorismo e consultoria pós evento com as startups aprovadas. Todo processo ocorre em instituições de ensino superior ou nível técnicos


Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Técnico de IPI-EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Atuo no papel de Coordenador do curso a distância de Internet para Informática nos polos de Arcoverde, Recife, Garanhuns e Caruaru.


Secretária de Educação de Pernambuco, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Técnico de Redes, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Profssionalizante Logística, Carga horária: 12
Outras informações
Professor da Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães lecionando no curso de Logística, as disciplinas: Estatística, Informática Básica, Planejamento Estratégico, Inglês Instrumental, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Serviços de Contratação, MPPPT e Excel Avançado.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Desenvolvimento de Games, Carga horária: 6
Outras informações
Professor da Escola de Referência Municpal Cícero Dias, atuando na área de desenvolvimento de games. Lecionando no ensino médio e profissionalizante com a discplina introdução ao programação.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Profissionalizante de Telemática, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Programa Projovem do Governo Federal, atuando no município de Igarassu, capacitando e educando os alunos em telemática, formação técnica geral(FTG) e ensino fundamental.


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsa de icentivo, Enquadramento Funcional: Professor Executor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor Executor da disciplina de Infraestrutura de Hardware, Infraestrutura de Software e Gestão do Conhecimento do polo de Ipojuca, atuando na elaboração de material didático, plano de aula, provas, aulas presenciais e acompanhamento em EAD do aluno.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Tutor On Line, Carga horária: 20
Outras informações
Professor tutor da ufrpe atuando nos Pólos de Trindade-PE, Camacari-BA e Gravatá-PE lecionando as disciplinas: Atividades Acadêmicas Cinetíficas Culturais,Gestão de Projetos e Atividades Acadêmicas Científicas de Programação, Infraestrutura de Software, Lógica de Programação....


SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Iniciação a Projetos e Pesquisa Científica


Faculdade Joaquim Nabuco, JN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Carteira assinada, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10
Outras informações
Professor nívels superior do Grupo Ser Educacional atuando na Faculdade Joaquim Nabuco - Recife -PE, lecionando Programação II, Programação III, Programação visual e Programação Web

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 6
Outras informações
Professor nível superior do Grupo Ser Educacional, da Faculdade Joaquim Nabuco Paulista - PE. Lecionando as disciplinas : Introdução a Programação e Programação I


Faculdade de Ciências Humanas Esuda, ESUDA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de empreendedorismo, Carga horária: 3


Associação de Software Livre de Alagoas, ASL-NE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor do Curso de Design 3D, Carga horária: 12
Outras informações
Coordena e supervisiona as atividades da área acadêmica e administrativa de design e modelagem 3D aos educandos, compreendendo softwares e aplicativos operacionais de ambientes 3D. Controla a performance dos sistemas implantados e recursos técnicos instalados. Propõe melhorias nos softwares e aplicativos, planejamento das aulas e carga horária do curso buscando um melhor aprendizado ao educando.


EduDream, EDU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor e Líder Técnicos, Carga horária: 20
Outras informações
Prestação de serviço, na área de consultoria de TIC's e líder técnico do projeto.


Fuctura Tecnologia, FUCTULRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Profissionalizante CG Digital, Carga horária: 6
Outras informações
Professor do Curso Profissionalizante em Blender 3D

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitor de Ubuntu Certifed Pro, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
O Ubuntu Certified Professional (UCP) é uma certificação de formação que possui peso internacional e vem sendo incorporada ao currículo dos melhores profissionais em Linux.


Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, FADE/UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Educador do Pro jovem de Telemática, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do ensino fundamental e profissionalizante do programa Pro Jovem do governo Federal. Atuando no município de Recife


Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional, FADURPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Educador Profissionalizante de Telemática, Carga horária: 30
Outras informações
Programa do Governo Federal - Projovem onde atuei como professor profissionalizante e do ensino fundamental em Jaboatão dos Guarapes


Microlins, MIC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Educador Profissionalizante Suporte Técnico, Carga horária: 6


Instituto Cidades, IC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Aplicador da Prova de Supletivo, Carga horária: 12


Marques & Alves Advogacia, M&A, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico e Treinamento, Carga horária: 20


Mercado 4, MERCADO 4, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Web Designer, Carga horária: 30


Serviço de Assecoria a Educação de Pernambuco, SAEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador de Prédio para Aplicação de Prova, Carga horária: 12


Serviço de Assecoria a Educação do Brasil, SAEBE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Aplicador da Prova Brasil, Carga horária: 12



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Empreendedorismo TI.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia Humanitária.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Top 10 Startups Saúde - Aceleradora Berreni, Berreni Venture.
2016
Prêmios Ozires Silva de Empreendedorismo Social, Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE).
2015
Imagine Cup 2015 - Categoria Cidadania, Microsoft.
2015
Melhor Startup em Smart City, Campus Party.
2015
5ª Lugar no 7ª Acelera Startup, FIESP.
2015
4ª Lugar no Idea to Product, Fundação Getúlio Vargas.
2015
2ª Lugar no Prêmio Softex de Inovação, ITBC.
2014
Melhor Projeto de Educação Empreendedora, Instituto Cidadania.
2014
Menção Honrosa - Elevator Pitch - Imagine Cup, Microsoft.
2014
Prêmio Péter Murány - Saúde, Fundação Péter Murány.
2014
1ª lugar no imagine Cup - Project Blue Print, Microsoft.
2014
Menção Honrosa - User Experience - Imagine Cup, Microsoft.
2014
1ª Lugar Inovação - Imagine Cup, Microsoft.
2014
Finalista Startup Abril Plug and Play, Abril Plug and Play.
2014
Startups&Maker - Inovação Saúde, Campus Party.
2014
Startups&Maker - Inovação Maker, Campus Party.
2014
1ª Lugar no Prêmio Tecnologia de Ponte Educacional, Changemaker da Ashoka.
2014
Microsoft in Education Virtual Forum- Latin America & Caribbean, Mircrosoft.
2014
Desafio Brasil Regional, Fundação Getúlio Vargas.
2014
Premio Brasil Criativo Games, Impact Hub.
2013
Empreendedores Criativos, Banco Santander.
2013
Imagine CUP Brasil - Cidadania, Microsoft.
2013
Intel International Science and Engineering Fair, INTEL.
2013
Desafio Intel de Starup, INTEL.
2013
Desafio Tecnologias que Transformam, VIVO.
2013
Acelera Startup, FIESP SENAI CIESP.
2013
Projeto destaque em Ciências da Computação, Fundação Liberato - Mostratec.
2013
Projeto destaque em Ciências da Computação, FECITEC.
2013
Top ten Startup, creative business cup Brasil.
2013
1ª Lugar na Categoria Cocriação, Desafio Brasil.
2013
Top 20 Inoativa Brasil, Endeavor.
2013
Inovação da Sorte Marketing, Pernambuco da Sorte.
2013
Inovação da Sorte Tecnologia, Pernambuco da Sorte.
2012
Melhor Vídeo Institucional - Terra Seca, GreenNationFest.
2012
Projeto Destaque em Ciências da Computação, Fundação Liberato - Mostratec.
2012
Menção Honrosa Acadêmica em Projeto Sustentável, Instituto Cidadania do Brasil.
2011
Prêmio Educadores Inovadores, Microsoft.
2011
Professor Pesquisador Homenageado no Ciência Recife, UFPE / Escola de Aplicação.
2011
Menção Honrosa Pesquisa Científica Sustentável, Instituto Mais/FIBOPS.
2011
Menção Honrosa Acadêmica na Feira de Empreendedorismo da SEDUC, Secretária de Educação do Estado de Pernambuco ( SEDUC).
2011
Educador Cientista na XII Ciência Jovem, Ministério de Ciência e Tecnologia.
2011
Orientador a Iniciação a Pesquisa Científica no XII Ciência Jovem, Ministério de Ciência e Tecnologia.
2011
Audiência Pública para Homenagear Educadores Inovadores, SENADO FEDERAL - COMISSÃO DEEDUCAÇÃO, CULTURAE ESPORTE.
2011
Menção Honrosa Acadêmica em Projeto Sustentável, Instituto Cidadania do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUERRA FILHO, E. M.. Mobile Networks and Cloud Computing Convergence for Progressive Services and Applications. 15. ed. Denver: IGI Global, 2013. v. 3. 37p .

Capítulos de livros publicados
1.
GUERRA FILHO, E. M.; LOPES, V. ; GOMES, I. . Atlantis Access: Proposal For Urban Accessibility For People with Physical Disabilities from the Perspective of Smart City. In: Eugenio Villar; Onur Demirors; Oktay Turetken. (Org.). Atlantis Access: Proposal For Urban Accessibility For People with Physical Disabilities from the Perspective of Smart City. 2ed.Santander: , 2013, v. 39, p. 33-34.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUERRA FILHO, E. M.. Can Game - Aplicativo para Tratamento de Criança Autista. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 97 - 97, 05 ago. 2013.

2.
GUERRA FILHO, E. M.. Can Game é proposta de software multidisciplinar para crianças autistas. Revista de Autismo, São Paulo, p. 1 - 1, 25 jun. 2013.

3.
GUERRA FILHO, E. M.. Startups pernambucanas são finalistas no Desafio Intel. Startups pernambucanas são finalistas no Desafio Intel, Pernambuco, p. 4 - 4, 22 maio 2013.

4.
GUERRA FILHO, E. M.. Life Up premiada em SP e rumo aos EUA. Life Up premiada em SP e rumo aos EUA, Per, p. 3 - 3, 18 abr. 2013.

5.
GUERRA FILHO, E. M.. Estado ganha na categoria Inovação. Estado ganha na categoria inovação, Pernambuco, p. 2 - 2, 17 abr. 2013.

6.
GUERRA FILHO, E. M.. Projeto experimental no desenvolvimiento de uma Metodologia Educacional Profissionalizante. PERSPECTIV@S, Revista de Tecnología de e Información, Universidad Inca Garcilaso, p. 25 - 31, 08 abr. 2013.

7.
GUERRA FILHO, E. M.. Software Pernambucano é apresentado em feira. Folha de Pernmabuco, p. 3 - 3, 24 out. 2012.

8.
GUERRA FILHO, E. M.. Uso da Metodologia Ágil em Sala de Aula. Uso da Metodologia Ágil em Sala de Aula, InfoEducativa, p. 1 - 1, 28 mar. 2012.

9.
GUERRA FILHO, E. M.. Uso da Metodologia ágil e Aprendizado Baseado em Problematização (ABP). Uso da Metodologia ágil e Aprendizado Baseado em Problematização (ABP), Jornal da Educação, p. 1 - 1, 28 mar. 2012.

10.
GUERRA FILHO, E. M.. Changing lives, building sustainability ? Brazil. Daily edventures, Estados Unidos, p. 2760 - 2760, 10 mar. 2012.

11.
GUERRA FILHO, E. M.. Educação Colaborativa. Educação Colaborativa, Site da Microsoft, p. 1 - 1, 30 jan. 2012.

12.
GUERRA FILHO, E. M.. Pernambuco Leva Prêmio Nacional. Pernambuco Leva Prêmio Nacional, Recife, p. 06 - 06, 10 ago. 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUERRA FILHO, E. M.. Proposta de Software Multidisciplinar Para Criança Autista. In: 8ª Conferência Ibéricade Sistema e Tecnologia de Informações, 2013, Lisboa. Sistemas e Tecnologias de Informação. lISBOA: APPACDM -, 2013. v. 1. p. 120-125.

2.
GUERRA FILHO, E. M.. A Proposal for Multidisciplinary Software for People with Autism. In: The 38th Euromicro Conference on Software Engineering and Advanced Applications (SEAA), 2012, Cesme. WiP/Ph.D. ? 1: Work in Progress / Ph.D. Symposium. Izmir: Cesme, 2012. p. 449-451.

3.
GUERRA FILHO, E. M.. Academia Blender Latina. In: III Congresso Internacional de Computacion y telecomunicaciones, 2011, Lima. Memorial Comtel. Lima: Inca Garciliaso de la Vega, 2011. v. 3. p. 193-193.

Apresentações de Trabalho
1.
GUERRA FILHO, E. M.. A Arte do MVP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUERRA FILHO, E. M.. Cangame Pacote de Serviços para o Tratamento de Autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GUERRA FILHO, E. M.; LOURENCO, G. . Stepbox - Sistema de Transporte por meio de Economia Partilhada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GUERRA FILHO, E. M.; LOURENCO, G. . Cangame - Pacote de Serviços para o Tratamento do Autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GUERRA FILHO, E. M.; LOURENCO, G. . Stepbox - Serviço de Transporte Logistico por Economia Partilhada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GUERRA FILHO, E. M.; LOURENCO, G. . Cangame - Pacote de Serviços Para o Tratamento do Autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GUERRA FILHO, E. M.. Magic Summer Entrepreneurship. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GUERRA FILHO, E. M.. Can Game Proposal for Multidisciplinary Software for the Treatment AutismChild. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GUERRA FILHO, E. M.. Uso da Metodologia ágil no Processo Educacional Profissionalizante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GUERRA FILHO, E. M.. Introdução ao Scrum. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GUERRA FILHO, E. M.. Educação e Sustentabilidade Social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GUERRA FILHO, E. M.. Uso da Metodologia Ágil no Processo de Aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
GUERRA FILHO, E. M.; LOURENCO, G. . Cangame Learn. 2016.

2.
GUERRA FILHO, E. M.; LOURENCO, G. . Can Game Maker. 2015.

3.
GUERRA FILHO, E. M.. Step.box. 2015.

4.
GUERRA FILHO, E. M.; REIS NETO, L. . Can Game Move. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
GUERRA FILHO, E. M.. Academia Blender. 2011. .

2.
GUERRA FILHO, E. M.. Gestão Ágil com Scrum. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GUERRA FILHO, E. M.. Digital Midia. 2011. .

4.
GUERRA FILHO, E. M.. Academia Blender e Design. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
GUERRA FILHO, E. M.. Blender Day. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GUERRA FILHO, E. M.; MAGALHAES, G. ; HENRIQUE, E. . 4Cmulti. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação Profissionalizante).

7.
GUERRA FILHO, E. M.. Blender Day. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação Profissionalizante).

Demais trabalhos
1.
GUERRA FILHO, E. M.; GALINDO, .. . Eu posso!. 2011 (Animação 3D) .

2.
GUERRA FILHO, E. M.; GALINDO, .. . Terra Seca. 2011 (Animação 3D) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
GUERRA FILHO, E. M.. VII Congreso Internacional de Computación y Telecomunicaciones. 2015. Universidad Inca Garcilaso de La Vega.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1 Auticom. Tecnologia e Autismo - Cangame. 2017. (Congresso).

2.
Encontro Sesc de Autismo. Apresentação da Plataforma de Aprendizagem e Tratamento do Autismo Cangame. 2017. (Exposição).

3.
II Encontro da Concientização do Autismo.Apresentação da Plataforma de Aprendizagem e Tratamento do Autismo Cangame. 2017. (Encontro).

4.
III Encontro Paraibano de Autismo.Apresentação da Plataforma de Aprendizagem e Tratamento do Autismo Cangame. 2017. (Encontro).

5.
II Simpósio Sobre Intervenções no Autismo.Tecnologia e Autismo - Cangame. 2017. (Simpósio).

6.
Incubação do Porto Scoail.Avaliador das startup de Empreendedorismo Social. 2017. (Outra).

7.
Painel Joaquim Nabuco. Cangame Empreendedorismo Social. 2017. (Exposição).

8.
Semana de tratamento inovadores para autismo.Tecnologia e Autismo - Cangame. 2016. (Oficina).

9.
Campus Party.Magin Summer Entrepreneurship. 2015. (Encontro).

10.
COALTI. Magic Summer Entrepreneurship. 2015. (Congresso).

11.
Creative Connection.Every entrepreneur should surf. 2015. (Encontro).

12.
II Semana de Tecnologia da Informação.Oficina de Startup. 2015. (Encontro).

13.
Like to the Future. Can Game Pacote de Serviços para o Tratamento do Autismo. 2015. (Exposição).

14.
Quinta das ideias.Magic Summer Entrepreneurship. 2015. (Encontro).

15.
Rio Info. Step.box Serviço de Transporte por meio da Economia Comaprtilhada. 2015. (Congresso).

16.
WITIC.Empreendedorismo: Magic Summer Entrepreneushirp. 2015. (Oficina).

17.
?Health Informatics & Technology Conference. Can Game - mobile Application for the treatment of autistic children with the use of Tags, NFC. 2014. (Congresso).

18.
6ª Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com DefDeficiência.Showcase de " Novas Tecnologias para Georeferenciamento, Acessibilidade e Mobilidade Urbana". 2014. (Encontro).

19.
Abril Plug and Play.Can Game - Aplicativo para desenvolvimento Cgnitivo Social do Autista. 2014. (Encontro).

20.
Coalti 6. Laboratório de Startups. 2014. (Congresso).

21.
Congresso Internacional de software Livre. Life Up - Célula Empreendedora de Alto Impacto. 2014. (Congresso).

22.
Febrace. Speak Up - Proposta de Software para Redução da Fobia Social e Mutismo Seletivo. 2014. (Feira).

23.
Formação Empreendedora de Professores da UFRPE.Uso do Aprendizado Baseado em Problematização na Educação Empreendedora. 2014. (Oficina).

24.
I Colóquio de Logistica.Life Up - Célula Empreendedora de Alto Impacto e Cases de Logística. 2014. (Simpósio).

25.
Peter Drucker Meeting.Life Up - Célula Empreendedora de Alto Impacto. 2014. (Encontro).

26.
Semana Global de Empreendedorismo em Garanhuns.Life Up - Célula Empreendedora de Alto Impacto. 2014. (Seminário).

27.
Startup weekend Education. 2014. (Encontro).

28.
Unigames.Can Game - A Importância do Game como Artefato de Tratamento. 2014. (Simpósio).

29.
8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Proposta de Software Multidisciplinar para Tratamento de Crianças Autista. 2013. (Congresso).

30.
Campus Party 2013.Life Up - Célula Empreendedora de Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva. 2013. (Encontro).

31.
Desafio Intel. Can Game - Proposta de Software Multidisciplinar para Tratamento de Crianças Autista. 2013. (Olimpíada).

32.
Empreendedores Criativos. Can Game - Proposta de Software Multidisciplinar para Tratamento de Crianças Autista. 2013. (Olimpíada).

33.
Feira de Empreendedorismo de São Paulo. Can Game - Proposta de Software Multidisciplinar para Tratamento de Crianças Autista. 2013. (Feira).

34.
Fenecit. Avaliador de Projetos. 2013. (Feira).

35.
Health 2.0. Can Game - Proposta Multidisciplinar para o Tratamento de Crianças com Baixo Nível de Autismo. 2013. (Congresso).

36.
InoAtiva Brasil.Can Game - Proposta de Software Multidisciplinar para Tratamento de Crianças Autista. 2013. (Encontro).

37.
International Science and Engineering Fair. Can Game - A Proposal for Multidisciplinary Software for People with Autism. 2013. (Olimpíada).

38.
Startup Weekend.Social Gourmet - Aplicativo Gerenciador de Informações Turísticas Gastronômicas da Cidade de São Paulo. 2013. (Encontro).

39.
V COALTI. ATLANTIS ACESS - PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE URBANA PARA O DEFICIENTE FÍSICO POR MEIO DA SMART CITY. 2013. (Congresso).

40.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnologia. Uso da Metodologia ágil no Processo Educacional Profissionalizante. 2012. (Congresso).

41.
IV COALTI. Empreendimento & Oportunidades Virtuais: Anime, Jogos, Aplicativos e Software. 2012. (Congresso).

42.
Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa. Can Game Software Multidisciplinar para o Tratamento de Crianças Autistas. 2012. (Congresso).

43.
worktec - I Workshop de Tecnologia na Formação de Pesquisadores.Uso da Metodologia ágil e Aprendizado Baseado em Problematização (ABP) no Processo Educacional de Desenvolvimento de Projetos. 2012. (Oficina).

44.
X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2012. (Congresso).

45.
4º Festival Misionero de Software Libre.Computación Gráfica - Blender y Gimp. 2011. (Seminário).

46.
Ciência Recife.Ekolar - Soluções Sustentáveis para Habitação Popular. 2011. (Simpósio).

47.
Conferencia Internacional de Software Libre. Blender 3d - Oportunidades Livres. 2011. (Congresso).

48.
I Encontro de Marketing Digital.Oportunidades no Cenário 3D. 2011. (Encontro).

49.
I Encontro de Software e Cultura Livre de Arapiraca.Academia Blender - Mini curso. 2011. (Encontro).

50.
III COALTI. Oportunidade de Negócios 3D. 2011. (Congresso).

51.
III Congresso Internacional de Computacion y telecomunicaciones. Academia Blender Latina. 2011. (Congresso).

52.
III Fórum de Software Livre de Duque de Caxias.Blender 3d - Oportunidades Livres. 2011. (Outra).

53.
II Seminario de Educação Profissional de Pernambuco. 2011. (Seminário).

54.
II Work Shop de Software Livre.Academia Blender. 2011. (Encontro).

55.
IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2011. (Congresso).

56.
Mais Design - Em Busca da Identidade.Academia Blender e Design. 2011. (Oficina).

57.
V Ensol.Academia Blender e Design. 2011. (Encontro).

58.
XII Encontro do Grupo de Uusuários de Python.Blender & Python - Livres para Criar!. 2011. (Encontro).

59.
5º SoLiSC Congresso Catarinense de Software Livre. Blender Day. 2010. (Congresso).

60.
Blender Pro.Blender Day. 2010. (Oficina).

61.
Community Launch: Copa Microsoft de Talentos. 2010. (Encontro).

62.
Conferência de novos Negócios Tecnológicos. 2010. (Congresso).

63.
Encontro Livre - Disseminando cultura e conhecimento.Conectado ao mundo do Blender. 2010. (Encontro).

64.
Feira Internacional do Software Livre - FISL. Blender Day. 2010. (Congresso).

65.
II Coalti. Conectado ao Mundo Blender. 2010. (Congresso).

66.
II Encontro de Software Livre.Conectado ao Mundo Blender. 2010. (Encontro).

67.
INOVAR TI- Inovando com Tecnologia.Designer em Blender & inivação. 2010. (Encontro).

68.
Introdução ao 3D Max. 2010. (Oficina).

69.
IV Ensol - Liberdade no Extremo. Conectado ao Mundo Blender. 2010. (Congresso).

70.
Migrando para o Software livre - Blender e GIMP.Seminário estudantil em TI. 2010. (Seminário).

71.
Oficina de Criação de Personagens de Animação. 2010. (Oficina).

72.
Primer Congreso Internacional de Tecnologías Libres ? Free Software Asunción. Conectado ao Mundo Blender. 2010. (Congresso).

73.
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Realidade Aumentada com Blender. 2010. (Congresso).

74.
Seminário Estudantil em TI.Migrando para o Software Livre Blender & GIMP. 2010. (Seminário).

75.
software freedom day. Blender Day Work Shop. 2010. (Congresso).

76.
VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2010. (Congresso).

77.
VIII Jornada do Aluno Que Aprende. Migrando para o Software Livre - Migrando CG com Blender e Gimp. 2010. (Congresso).

78.
VIII Jornada do Aluno Que Aprende. Migrando para o Software Livre - Blender Soluções Inteligentes. 2010. (Congresso).

79.
2º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência de Pernambuco. 2009. (Congresso).

80.
Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação. 2009. (Congresso).

81.
I Fórum ? Capital Intelectual como Diferencial Competitivo. 2009. (Outra).

82.
VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2009. (Congresso).

83.
18º Semana do Pequeno Empreendedor. 2008. (Encontro).

84.
1º Encontro Especializa de Tecnologia. 2008. (Encontro).

85.
II Encontro de Software Livre de Pernambuco. 2008. (Encontro).

86.
II Seminário de Marketing na Internet. 2008. (Seminário).

87.
Seminário de Gerenciamento de Projetos. 2008. (Seminário).

88.
VI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2008. (Congresso).

89.
VII Congresso Internacional de Educação. 2008. (Congresso).

90.
XVI Congresso de Iniciação Científica. 2008. (Congresso).

91.
1º Encontro de Educação Profissional & Tecnológica. 2007. (Encontro).

92.
V Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2007. (Congresso).

93.
V Sec Informática em Negócio. 2007. (Seminário).

94.
XV Congresso de Iniciação Científica. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUERRA FILHO, E. M.. Campus PArtTy 10 São Paulo. 2017. .

2.
GUERRA FILHO, E. M.. Campus Party Recife. 2016. .

3.
GUERRA FILHO, E. M.. Células Empreendedoras. 2016. (Outro).

4.
GUERRA FILHO, E. M.. Campus Party CPR4 - startup 360. 2015. .

5.
GUERRA FILHO, E. M.. Desafio Coalti. 2015. (Congresso).

6.
GUERRA FILHO, E. M.. Campus Party CPR3 - Startups & Makers. 2014. .

7.
GUERRA FILHO, E. M.. Blender Day. 2010. (Outro).

8.
GUERRA FILHO, E. M.. Igarassu Solidário. 2010. (Outro).

9.
GUERRA FILHO, E. M.. Disseminando o Software Livre - DSOL - Camaçari. 2010. (Outro).

10.
Fernando Araújo ; GUERRA FILHO, E. M. . I Conferência de Cultura de Igarassu. 2009. (Outro).

11.
GUERRA FILHO, E. M.; Miranda, J.A . PALESTRA ?SEXO X DST?. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marcelo Santos Ferreira. Step.Box. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Valter Sales. Can Game Maker. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, . Orientador: Eraldo Martins Guerra Filho.

2.
Wolney Henrique Cesar. Can Game - Aplicativo Mobile para Android. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, . Orientador: Eraldo Martins Guerra Filho.

Iniciação científica
1.
Gabriel Lourenço de Morais. SPEAK UP PROPOSTA DE APLICATIVO MULTIDISCIPLINAR PARA O TRATAMENTO DO MUTISMO SELETIVO E FOBIA SOCIAL. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Manutenção e Suporte a Informática) - Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães. Orientador: Eraldo Martins Guerra Filho.

2.
Valdemir Lopes. Atlantis - Proposta de Mobilidade e Acessibilidade Turística sob a ótica do portador de deficiência física interagindo com a cidade inteligente.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Manutenção e Suporte a Informática) - Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães. Orientador: Eraldo Martins Guerra Filho.

3.
Amanda Silva De Oliveira. MobTec - A Oficina da Natureza. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Designer de Interiores) - Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães. Orientador: Eraldo Martins Guerra Filho.

4.
Vinicius Rodrigues. Bed Acess. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Mecânica) - Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães. Orientador: Eraldo Martins Guerra Filho.

Orientações de outra natureza
1.
Vanessa Barbosa. Construcoco - Sustentabilidade Social. 2011. Orientação de outra natureza. (Edificações) - Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães. Orientador: Eraldo Martins Guerra Filho.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
GUERRA FILHO, E. M.; REIS NETO, L. . Can Game Move. 2012.

2.
GUERRA FILHO, E. M.; LOURENCO, G. . Can Game Maker. 2015.

3.
GUERRA FILHO, E. M.; LOURENCO, G. . Cangame Learn. 2016.

4.
GUERRA FILHO, E. M.. Step.box. 2015.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GUERRA FILHO, E. M.. Magic Summer Entrepreneurship. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Atuação: Arquitetura de Software, Elicitação de Requisitos, Gestão de Equipes e Projetos, Consultoria em Negócios e outros



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 15:45:39