Gracielli Fabres de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3944600759547113
  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Professora substituta da UNEB no curso Letras vernáculas/espanhol e Coordenadora de Tutoria do Ensino a Distancia EAD/UNEB. Doutoranda em Língua e Cultura - UFBA. Mestre em Estudos Linguísticos - UEFS. Especialista em Docência no Ensino Superior (FCS). Graduada Letras vernáculas com Espanhol pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Integrante do Projeto - ALiB/ UFBA - Fraseologia - Lexicografia / Lexicologia CAPES - COFFECUB (2016).Integrante do Projeto " A lexicografia no Semiárido Baiano" com o Subprojeto " Caminhos da Galícia: o léxico no semiárido baiano". Colaboradora do Dicionário Sertanejo Escolar 2015 (UNEB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística( Lexicologia, Lexicografia, Etimologia, Sociolinguística,Dialetologia, Linguística Histórica,), Metodologias em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gracielli Fabres de Araújo
Nome em citações bibliográficas
FABRES ARAÚJO, Gracielli


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em LÍNGUA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Os Fraseologismos: contribuições do Projeto ALiB.,
Orientador: Marcela Moura Torres Paim.
2013 - 2015
Mestrado em Estudos Linguísticos.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Caminhos da Galícia: o léxico no semiárido baiano,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dra. Norma Lúcia de Almeida.
2011 - 2012
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 450h).
Faculdade Cidade do Salvador, FCS, Brasil.
Título: Diretrizes Curriculares no Curso de Letras: uma abordagem na língua estrangeira moderna - espanhol..
Orientador: Professora Jomária Alessandra Araújo.
2005 - 2009
Graduação em letras com espanhol.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: A Monotongação na Norma Culta Feirense.
Orientador: Professora Dra. Norma Lúcia Fernandes de Almeida.




Formação Complementar


2015 - 2015
V Ciclo de Conferências - Ubiversité Paris (Salah Mejri). (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Curso Nacional/Interncional C.L.E - Espanhol. (Carga horária: 80h).
Universiade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Letras com Espanhol. (Carga horária: 200h).
Universiade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2009 - 2009
II Congresso Nordestino de Espanhol. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2009 - 2009
I Congresso Internacional de Linguística ROSAE. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
X Congresso Internacional ABECAN. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Goias, UF, Brasil.
2008 - 2009
Programa Institucional de Iniciação Científica. (Carga horária: 200h).
Universiade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2008 - 2008
Organizações de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 12h).
Universiade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2008 - 2008
I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior. (Carga horária: 35h).
Universiade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2007 - 2007
Gestão da Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em "Lectura, Conversación y Redacción en L.E. (Carga horária: 45h).
Universiade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2006 - 2006
Teoria e Prática de Fonética Acústica.. (Carga horária: 10h).
Universiade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Ensino Superior de Letras com Espanhol - UNEB.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Coordenação de Tutoria EAD, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutoria EAD/UNEB, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora de Tutoria Institucional EAD UNEB (UNEAD/ UAB)

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
LE0168 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS I (010000) 2017 .1 45h

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
LE0163 - ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS II (010000) 2017.1 30h

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
EDC011 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV (T03) 2017 .1 100h

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
LE0198 - LSP - ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA FINS ESPECÍFICOS (T02) 2017.2 45 h

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
LE0180 - ESTUDOS COMPARATIVOS LINGÜÍSTICOS (T01) 2017.2 60h

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
LE0162 - ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS I (T01) 2017.2 30h

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
LE0029 - ESTUDOS SOCIO-ANTROPOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA (T01) 2017.2 45 h

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
TUR117 - LÍNGUA ESPANHOLA (T01) 2017.2 45 h

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
TUR060 - TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO E HOTELARIA (T01) 2017.2 45 h

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
LSP - ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA FINS ESPECÍFICOS (T01) 2016.1 45h

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
LE0191 - LÍNGUA ESPANHOLA - INTERMEDIÁRIO III (T01) 2016.1 90h

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
LE0029 - ESTUDOS SOCIO-ANTROPOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA (010000) 2016.1 45 h

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
ED0104 - ESTUDOS SÓCIO- ANTROPOLÓGICOS DA LÍNGUA ESPANHOLA (T01) 2016.1 45 h

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
ED0087 - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA I (T01) 2016 .1 45h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Língua Espanhola Intermediário I - 90 h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Estudos Socioantropologicos no ensino de Língua Espanhola - 45 h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Prática de Tradução - 45 h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa e Prática de Ensino de Língua Espanhola II - 45 h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Leitura e Produção Textual em Língua Espanhola II - 45 h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Estudos da Morfossintaxe em Lingua Espanhola II 45 h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Língua Espanhola Avançado III - 75 h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Estudos Linguísticos I - 60h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA V - 45 h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA I - 45h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
ED0088 - PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA II (T01) 2015.1 ? 45h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
ED0086 - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA II (T01) 2015.1 ? 30h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
ED0102 - PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA V (T03) 2015.2 45 h

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
ED0082 - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA I (T01) 2015.2 45h

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora - Tutora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino a Distancia - Letras com Espanhol - UNEB. Disciplina Seminários Interdisciplinares VI. ( Orientação de Projetos para Monografia)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
ED0111 - TECNOLOGIAS APLICADA AO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA (T01) 2014.2 45 h

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor substituição, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
ED0082 - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA I (T01) (2014.2) ? 45 h

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professora em Língua Espanhola, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Ensino de Língua Espanhola - Universidade Aberta - UATI.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Profissionalização em Língua Espanhola, Carga horária: 80
Outras informações
Cursos preparatórios para a Copa do Mundo realizados pelo SECOPA/UNEB

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Letras - Língua Espanhola e Literatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
08/2014 - Atual
Ensino, Letras - Língua Espanhola e Literatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção Textual em L.E
08/2014 - Atual
Ensino, Letras - Língua Espanhola e Literatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Novas Tecnologias Aplicadas no Ensino em Língua Espanhola
08/2014 - Atual
Ensino, Letras - Língua Espanhola e Literatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia II

Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Prática Educativa V- Produção do Discurso L2, Carga horária: 85
Outras informações
Ensino de Prática Educativa V - Atividades de Análise e Produção de Discurso. Produção de Textos ( oral e escrito)

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Estudo do Discurso e o Ensino L2, Carga horária: 45


NEC - UEFS Projeto Portal de Ensino, NEC- UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora Ministrante em LE, Enquadramento Funcional: Professora Ministrante em LE, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador: Iranildes Almeida de Oliveira Lima. Gracielli Fabres de Araújo. Espanhol Básico I, Espanhol Básico II. Espanhol Básico III, Espanhol preparatório para o PROSSEL. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras Com Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana. O ?Projeto Portal: aprendizagem de línguas estrangeiras modernas como ferramenta para a cidadania plena? é vinculado ao Núcleo de Estudos Canadenses, lotado no Departamento de Letras e Artes da UEFS. As atividades do Projeto são: oferecer cursos de línguas estrangeiras (inglês, francês e espanhol) e redação em língua portuguesa para a comunidade universitária (estudantes, funcionários e professores), extra-universitária (comunidade em geral) e especialmente para alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas que queiram se preparar para o exame de acesso à Universidade Pública. Órgãos Envolvidos: Núcleo de Estudos Canadenses ? NEC/UEFS Centro de Estudos Francófonos ? CEF/UEFS Departamento de Letras e Artes Pró-Reitoria de Extensão ? PROEX Associação Brasileira de Estudos Canadenses ? ABECAN Embaixada do Canadá


Colégio Estadual Navarro de Brito, CENB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora em Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Programa Institucional de Pesquisa UEFS, IC - UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Aluna Pesquisadora - Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Gracielli Fabres de Araújo. "A monotongação na norma culta feirense". 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade. Orientador: Prof. Dr. Norma Lucia Fernandes de Almeida. Gracielli Fabres de Araújo. "A monotongação na língua escrita de estudantes de escolas públicas Feira de Santana". Início: 2009 - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade.Orientador: Prof. Dr. Norma Lúcia Fermandes de Almeida. Projeto de Pesquisa vinculado a linha "A língua portuguesa no semi-árido baiano"- Fase 3: subprojetoLer e escrever em ambiente de cultura. Subprojeto realizado com a professora Edleise Mendes Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 10) / Especialização ( 4) . Aluna: Gracielli Fabres de Araújo ( Graduação) Integrantes: Zenaide de Oliveira Novais Carneiro - Integrante / Edleise Mendes - Integrante / Norma Lucia Fernandes de Almeida - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.. Projeto de Pesquisa: "A Língua Portuguesa no Semi-Árido Baiano". FAse 2: Banco de dados da região nordeste da Bahia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Mestrado acadêmico ( 1) . Aluna Gracielli Fabres de Araújo (Aluna Voluntária de Dados) Integrantes: Zenaide de Oliveira Novais Carneiro - Integrante / Adriana Santana Soares - Integrante / Norma Lucia Fernandes de Almeida - Coordenador.


Universiade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Aluna Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Aluna Pesquisadora, Carga horária: 12


Colégio Municipal Dr. Celso Daltro., CMDCD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Projeto Leitura e Escrita, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou com a educação de crianças ( jovens e adultos) no Colégio Celso Daltro Ribeiro em Feira de Santana - BA. O trabalho ( projeto social enviado para a secretária) tinha como objetivo principal: A formação inicial/ alfabetização de crianças (jovens e adultos) de dada região. O projeto social teve uma duração de 1 ano e meio ( vinculada ao estagio).



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Projeto Atlas Linguísticos do Brasil - ALiB (Fraseologia - Lexicografia)
Descrição: Descrição: Coordenadora, no que concerne à parte brasileira e representando a Universidade Federal da Bahia, do Projeto CAPES/COFECUB n° 838/15, tarefa que desempenho em colaboração com o Prof. Dr. Salah Mejri, Diretor do LDI, Université Paris 13, representando a parte francesa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Gracielli Fabres de Araújo - Integrante / Marcela Moura Torres Paim - Coordenador.
2012 - Atual
LEXISS - Lexicografia Intercultural do Sertão Semiárido.
Descrição: Lexicografia do Semiárido Baiano Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico:Gracielli Fabres (2) Integrantes: Norma Lucia Fernandes de Almeida - Integrante / Rita de Cassia Ribeiro de Queiroz - Integrante / Cosme Batista dos Santos - Coordenador / Clovis Frederico Ramaiana Moraes Oliveira - Integrante. Estudos lexicográficos do semiárido baiano Descrição: O projeto de pesquisa em fase de implantação tem como objetivo investigar as variedades lexicais do semiárido e, através de oficinas de lexicografia educacional, editar um dicionário de termos em uso na zona rural e urbana do semiárido baiano. A pesquisa visa formar professores na linha da lexicologia e lexicografia, além de tornar relevante a lingua em uso nas comunidades e na escola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Cosme Batista dos Santos - Coordenador / Edmerson Reis - Integrante / Marcia Guena - Integrante / Rita Queiroz - Integrante / Norma Almeida - Integrante / Clóvis Frederico Ramaiana - Integrante / Alexandre Borges - Integrante / Lauana Sento Sé - Integrante / Anna Charlotte Coelho - Integrante / Fabiana Micaele Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gracielli Fabres de Araújo - Integrante / ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes - Coordenador.
2008 - 2010
A Língua Portuguesa no Semi-Árido Baiano: A Monotongação na Norma Culta Feirense / A Monotongação na Escrita de Estudantes da Rede Pública de Feira de Santana
Descrição: A Língua Portuguesa no Seim-Árido Baiano. A língua falada em Feira de Santana - parceria com Z. Carneiro, E.Pitombo,S. Araújo Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 10) / Especialização ( 4) . Aluna integrante: FABRES ARAÚJO, Gracielli. Integrantes: Zenaide de Oliveira Novais Carneiro - Integrante / Eliana Sandra Pitombo Teixeira - Integrante / Silvana de Farias Araújo - Integrante / Norma Lucia Fernandes de Almeida - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Com os freqüentes estudos sobre a fala, vem se observando algumas alterações nos ditongos decrescentes (confira ARAÚJO, 2005). A este fenômeno dá-se o nome de monotongação. Este processo fonético-fonológico se dá, principalmente, por conta de um esforço realizado pelo aparelho fonador, ocorrendo quando o falante não realiza a semivogal [y] dos ditongos decrescentes [ey] e [ay]. Tal fenômeno parece ser mais comum diante de [r] ou das consoantes fricativas palatais surdas e sonoras. Além disso, diversos outros fatores lingüísticos e, também, extralingüísticos condicionam essa variação, como, por exemplo, o tipo de registro (formal versus informal) e a faixa etária. Nesse sentido, busca-se analisar, neste trabalho, a monotongação dos ditongos [ey] e [ay], com base em amostras da norma culta de Feira de Santana. A metodologia de pesquisa é da Teoria da Variação e Mudança, proposta por Labov (1972). O corpus utilizado faz parte do banco de dados do projeto de pesquisa ?A Língua Portuguesa no Semi-Árido Baiano?, desenvolvido na Universidade Estadual de Feira de Santana. Essa amostra é constituída de 12 (doze) entrevistas do tipo diálogo entre informante e documentador (DID), com pessoas de ambos os sexos, distribuídos por três faixas etárias, a saber: faixa 1: 18-38 anos; faixa 2: 39-58 anos e faixa 3 acima de 60 anos. O estudo pretende descrever e analisar o processo da monotongação. Serão controlados os segui.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (4) .
Integrantes: Gracielli Fabres de Araújo - Integrante / ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes - Coordenador / ARAÚJO, Silvana - Integrante / CARNEIRO, Zenaide - Integrante / PITOMBO,Eliana - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Fraseologismos: corrente espanhola x corrente francesa
Descrição: A fraseologia se define como uma disciplina, necessitando cada vez mais de estudos, pesquisas. O avanço do estudo vem no século xx, com o crescimento dos estudos sobre o funcionamento das línguas. Duas correntes são bem relevantes para as unidades fraseológicas: corrente espanhola (CASARES, GURILLO); corrente francesa (MEJRI). A intenção é o conhecimento desta grande disicplina e dos grandes estudos acerca dos fraseologismos tão vivos nas línguas, mas muitas vezes desconhecidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2010
Projeto Portal Ensino de Línguas
Descrição: Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação ( 11) . Aluna Integrante: Gracielli Fabres de Araújo. Integrantes: Prof. Dra. Iranildes Almeida de Oliveira Lima - Coordenador / Porf. Dra Gildete Xavier - Integrante / Prof. Dra. Rita Bessa - Integrante / Humberto Oliveira - Integrante / Integrante Porf. Dr.Roberto H. Seidel Financiador(es): Núcleo de Estudos Canadenses - Auxílio financeiro Orientador: Iranildes Almeida de Oliveira Lima. Gracielli Fabres de Araújo. Espanhol Básico I, Espanhol Básico II. Espanhol Básico III, Espanhol preparatório para o PROSSEL. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras Com Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana. O Projeto Portal: aprendizagem de línguas estrangeiras modernas como ferramenta para a cidadania plena é vinculado ao Núcleo de Estudos Canadenses, lotado no Departamento de Letras e Artes da UEFS. As atividades do Projeto são: oferecer cursos de línguas estrangeiras (inglês, francês e espanhol) e redação em língua portuguesa para a comunidade universitária (estudantes, funcionários e professores), extra-universitária (comunidade em geral) e especialmente para alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas que queiram se preparar para o exame de acesso à Universidade Pública. Órgãos Envolvidos: Núcleo de Estudos Canadenses NEC/UEFS Centro de Estudos Francófonos CEF/UEFS Departamento de Letras e Artes Pró-Reitoria de Extensão PROEX Associação Brasileira de Estudos Canadenses ABECAN Embaixada do Canadá.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Gracielli Fabres de Araújo - Integrante / OLIVEIRA LIMA, I. A. - Coordenador / SEIDEL, Roberto - Integrante / XAVIER, Gildete - Integrante / BESSA, Rita - Integrante / OLIVEIRA, Humberto - Integrante.Financiador(es): Universiade Estadual de Feira de Santana - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2013 - 2013
Periódico: I Seminário do Projeto Portal. Ensino de línguas:inovações, desafios


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
1º lugar na seleção publica para professora substituta do Curso Letras - Língua Espanhola e Literaturas UNEB, UNEB.
2012
1º lugar na seleção publica - Professora de Espanhol no Programa Universidade Aberta à terceira idade - UATI, UNEB.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
FABRES ARAÚJO  Data: 01/12/2016

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes . As Palavras e as Culturas - Estudos da relação entre léxico e cultura na realidade baiana. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2016. v. 1. 169p .

Capítulos de livros publicados
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes . Caminhos da Galícia: o léxico no semiárido baiano. In: Cosme Batista dos Santos; Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz. (Org.). As palavras e as culturas. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2016, v. 1, p. 99-118.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. El Mito de la Bella Durmiente en Memoria de Mis Putas Tristes. Cuaderno de Resúmenes, Alagoas, p. 72 - 73, 12 jun. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. AS DIRETRIZES CURRICULARES NO CURSO DE LETRAS: UMA ABORDAGEM NA LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL. In: VI Congresso Nordestino de Espanhol, 2017, Salvador. VI Congresso Nordestino de Espanhol, 2016.

2.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes . Caminhos da Galícia: o léxico no semiárido baiano - parte 1. In: III CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos, 2015, Vitória - ES. CONEL, 2015.

3.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Enfim: Marcador Discurso?. In: III Encontro de Sociolinguística, 2013, Salvador. Salvador, sob o olhar da Sociolinguística.. feira de santana: uefs, 2013. v. 1.

4.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes . A monotongação na Norma Culta Feirense. In: Congresso Internacional de Linguística Histórica - ROSAE, 2009, Slavador. ROSAE. Salvador, 2009. v. 1.

5.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; OLIVEIRA LIMA, I. A. . Projeto Portal: ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural do NEC/UEFS e seu impacto social na comunidade de Feira de Santana e regiões circunvizinhas - Bahia, Brasil.. In: X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses - ABECAN., 2009, Goiânia. ABECAN. Goiânia, 2009. v. X.

6.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; OLIVEIRA LIMA, I. A. . El Mito de la Bella Durmiente en Memoria de Mis Putas Tristes de Gabriel García Marquez.. In: II Congresso Nordestinho de Español., 2008, Alagoas. II Congresso Nordestinho de Español. Alagoas, 2008. v. II.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. A Monotongação na Norma Culta Feirense. In: Ciência na UEFS, 2009, Feira de Santana. Seminário de Iniciação Científica da UEFS. Feira de Santana, 2009. v. 13.

2.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; OLIVEIRA LIMA, I. A. . As contribuições do Projeto Portal para a Formação Profissional do Estagiário de E/LE.. In: Jornada de Extensão Universitária da Bahia., 2009, Feira de Santana. PROEX. Feira de Santana, 2009. v. 3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. AS DIRETRIZES CURRICULARES NO CURSO DE LETRAS: UMA ABORDAGEM NA LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL. In: VI CONGRESSO NORDESTINO DE ESPANHOL 'O Nordeste em foco', 2016, Salvador. VI CONGRESSO NORDESTINO DE ESPANHOL "O Nordeste em foco", 2016.

2.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Caminhos da Galicia: o lexico no semiarido baiano. In: III CONEL Congresso Nacional de Linguística, 2015, Vitoria. Caderno de Resumos - III CONEL, 2015.

3.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. El mito de la bella durmiente en memoria de mis putas tristes de Gabriel Garcia Marquez. In: II congreso nordestino de español, 2009, Maceio. Caderno de resumo - Una lengua, varias culturas, 2009.

4.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; OLIVEIRA LIMA, I. A. . Projeto Portal: ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural do NEC/UEFS e seu impacto social na comunidade de Feira de Santana e regiões circunvizinhas - Bahia Brasil. In: ABECAN, 2009, Goiania. X Congresso Internacional da ABECAN, 2009.

5.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes . A monotongação na norma culta feirense. In: ROSAE I Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2009, Salvador. ROSAE Homenagem a Rosa Virgínia Mattos e Silva, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; PAIM, M. M. T. . Em Busca da Variação Lexical do Português do Brasil documentado pelo Projeto ALiB: um estudo sobre o campo semântico ciclos da vida.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. La producción literaria en ambientes digitales, redes sociales y formación de lectores,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. As diretrizes curriculares no curso de letras: uma abordagem na língua estrangeira moderna - espanhol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Arcaismos no semiárido baiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. As Culturas Hispanicas no Ensino de LE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; PAIM, Marcela. M. T. . FRASEOLOGISMOS EM CAMAÇARI - BA: CONTRIBUIÇÕES ATLAS LINGUÍSTICOS DO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Caminhos da Galícia: o léxico no semiárido baiano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. O Léxico do semiárido baiano: Influências Ibéricas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. 'Enfim': marcador discursivo? Uma análise à luz da gramaticalização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. El Mito de La Bella Durmiente en Memoria de Mis Putas Tristes de Gabriel García Márquez. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. A Monotongação na Norma Culta Feirense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; OLIVEIRA LIMA, I. A. . As contribuições do Projeto Portal para a Formação Profissional do Estagiario de E/LE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes . Projeto Portal: ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural do NEC/UEFS e seu impacto social na comunidade de Feira de Santana e regiões circunvizinhas - Bahia, Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; ALMEIDA, Norma Lúcia Fernandes . A Monontagação na Norma Culta Feirense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. O Mito da Bela Adormecida em Memória de Minhas Putas Tristes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. El Mito de la Bella Durmiente en Memoria de Mis Putas Tristes de Gabriel García Máquez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Las frases hechas y su origen. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. El Mito de la Bella Durmiente en Memoria de Mis Putas Tistes de Gabriel García Márquez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; RIVAS, I. ; BRANDAO, T. . Módulo Língua Espanhola - Projeto Legados Sociais para a Copa 2014. SALVADOR: UNEB, 2012 (Cursos preparatórios - SECOPA /UNEB).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Parecer de Incentivo à produção cientifíca - UNEB. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Curso Profissionalizante de Espanhol - SECOPA.. 2013. .

2.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. I Seminário do Programa Portal. 2013. (Editoração/Livro).

3.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Curso Profissionalizante de Espanhol para Profissional de Imprensa. 2012. .

4.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; OLIVEIRA LIMA, I. A. . Ministrante em Língua Espanhola - NEC /UEFS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; SOUZA, M. I. J.; SOUZA, Ana Helena Lima de. Participação em banca de Patricia Dias dos Santos.O ensino de Libras nos cursos de Licenciatura da UNEB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
Jose veiga Viñal; FABRES ARAÚJO, Gracielli; Constancia Maria Borges de Souza. Participação em banca de Ana Cláudia Barreto Otero, Gabriela Silva de Jesus.Turismo Literário em Salvador: possibilidades para um novo caminho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
Salete Vieira; FABRES ARAÚJO, Gracielli; Lirandina Gomes Sobrinho. Participação em banca de Cássia Nunes Ferreira e Denise Santos de Santana.Ecoturismo e educação ambiental : parque municipal Mucugê - BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
Salete Vieira; FABRES ARAÚJO, Gracielli; Carmem Lucia Castro Lima. Participação em banca de Toni Robson da Silva Santos.A atratividade turística em museus: a percepção dos visitantes da FCJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Participação em banca de Daiane Rocha dos Passos Dias.Um estudo das crenças dos professores de E/LE em formação do curso de Letras - Lingua Espanhola e Literaturas Campus V. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Participação em banca de Luize Jesus de Santana.Inserção da Língua Espanhola no Ensino Fundamental II no munícipio de Governador Mangabeira - Bahia: uma proposta possível.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Participação em banca de Elivaldo de Jesus Almeida.O estágio na formação dos professores de E/LE do Campus V da UNEB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; BRANDAO, T.. Participação em banca de Aline Kercia Sampaio Oliveira.As vibrantes [r] E [r] vilãs ou mocinhas? Um estudo de caso de alguns alunos do Curso de Letras, Língua Espanhola e Literaturas do 8 semestre da UNEB/Campus V desde a perspectiva da fonética.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; BRANDAO, T.. Participação em banca de Daiane Araújo de Lima das Mêrces.Estudos Fonéticos e Fonológicos: uma análise do componente nos cursos de Letras com Lingua Espanhola e Literatura das Universidades Estaduais Baianas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; MARIANO, Luciana Vieira. Participação em banca de Adriana Santos Cardoso.A música como instrumento facilitador no ensino aprendizagem nas classes de Língua Espanhola no Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; BRANDAO, T.. Participação em banca de Denileide Rocha Conceição.Levantamento das possíveis interferencias na oralidade dos estudantes do curso de língua espanhola e literaturas da uneb - campus V. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; Iara Kastrup; TAVARES, Lorena. Participação em banca de Thamires Santos Ramos.Que Som é esse que levanta a massa?. 2016 - Universidade do Estado da Bahia.

13.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; MENDES, Marco Luiz; PAIVA, Carla. Participação em banca de Vinicius Silva Dias.As obras fílmicas de Almodóvar na década de 80: um estudo do protagonismo feminino. 2016 - Universidade do Estado da Bahia.

14.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; MENDES, Marco Luiz; SANTOS, Maria Eugenia. Participação em banca de Ramile Gonzaga de Jesus Souza.Sobre a não inclusão da língua espanhola no currículo das escolas públicas estaduais de Salvador/BA. 2016 - Universidade do Estado da Bahia.

15.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; Iara Kastrup; TAVARES, Lorena. Participação em banca de Claúdia Caroline Azevedo.As representações do amor em "Travessuras de la niña mala" de Mario Vargas Llosa.. 2016 - Universidade do Estado da Bahia.

16.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; Iara Kastrup; TAVARES, Lorena. Participação em banca de Cláudia Caroline Azevedo.Travesuras de la niña Mala de Mario Vargas Llosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Participação em banca de Manoel Soares da Silva Júnior.A escrita nas redes sociais: hibridismo e velocidade da linguagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. UNEAD. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

2.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. UNEAD. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

3.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; MARIANO, Luciana Vieira. Projeto Educação Inclusiva UNEB. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

4.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. UNEAD. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

5.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. UEFS - Proficiência em Língua Espanhola. 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana.

6.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. Seleção de Professores em Línguas - UATI/ UNEB. 2012. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEVALING - Seminário de Variação e Mudança Linguística.Em Busca da Variação Lexical do Português do Brasil documentado pelo Projeto ALiB: um estudo sobre o campo semântico ciclos da vida.. 2017. (Seminário).

2.
II Simposio de Estudos Hispanicos.La producción literaria en ambientes digitales, redes sociales y formación de lectores. 2017. (Simpósio).

3.
IV CONEL Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Fraseologismos em Camaçari BA: Contribuições do Projeto ALiB. 2017. (Congresso).

4.
IV CONEL Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. 2017. (Congresso).

5.
IV CONEL - Minicurso Fonologia em Laboratorio. 2017. (Oficina).

6.
XI ENGTLEX Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL.Fraseologismo no interior da Bahia:um estudo sobre o campo semântico ciclos da vida documentado pelo Projeto ALiB. 2017. (Encontro).

7.
13 WorkALiB 20 anos de caminhada. 2016. (Outra).

8.
Congresso da UFBA. 2016. (Congresso).

9.
IV Encontro de Sociolinguística. 2016. (Encontro).

10.
V ciclo de conferências UFBA e Université Paris 13. 2016. (Outra).

11.
VI CONGRESSO NORDESTINO DE ESPANHOL. 2016. (Congresso).

12.
Y después del boom y de realismo magico?. 2016. (Oficina).

13.
I Encontro Brasileiro de Estudos Galegos. 2015. (Encontro).

14.
III CONGRESSO DE LINGUÍSTICA - CONEL. 2015. (Congresso).

15.
Análise do Discurso de Linha Francesa. 2013. (Outra).

16.
III Encontro de Sociolinguística: a pesquisa em Salvador. 2013. (Encontro).

17.
Revistando a polêmica do livro didático do MEC: variação linguística, mídia e preconceito.. 2013. (Outra).

18.
II Encontro de Sociolinguística - Estudos da Variação, da Mudanças e da Sócio-História do português Brasieliro;ss; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação.. 2012. (Encontro).

19.
Curso de actualización para profesores de español. 2010. (Oficina).

20.
ABECAN. Projeto Portal: ensino/ aprendizagem de línguas estrangeiras modernas.. 2009. (Congresso).

21.
Algunos conceptos y aplicaciones de la pragmática en clases de E/LE.. 2009. (Outra).

22.
Aspectos de la Comunicación no Verbal y la Enseñanza de E/LE. 2009. (Simpósio).

23.
Aspectos de lexicografia. 2009. (Outra).

24.
C.L.E- Curso de Lengua Española Investigación y Enseñanza. 2009. (Simpósio).

25.
Congreso Nordestino de Español. El Mito de La Bella Durmiente en Memora de Mis Putas Tristes de Gabriel García Márquez. 2009. (Congresso).

26.
II EBECULT. 2009. (Encontro).

27.
III Encontro Nacional sobre Ensino-Aprendizagem de Leitura e Escrita ENEALE.Organização. 2009. (Encontro).

28.
Jornada de Extensão Universitaria da Bahia.As contribuições do Projeto Portal para a Formação Profissional do Estagia´rio de E/LE.. 2009. (Outra).

29.
La Linguística de Corpus y la Enseñanza de E/LE. 2009. (Simpósio).

30.
La subcompetencia estratégica y la enseñanza/aprendizaje de E/LE.. 2009. (Outra).

31.
Los Marcadores del Discurso: reformuladores. 2009. (Simpósio).

32.
Mudança Linguística. 2009. (Congresso).

33.
ROSAE-Congresso Internacional de Linguística Histórica. A Monotongação na Norma Culta Feirense. 2009. (Congresso).

34.
Tecnologiás de la Información y Comunicación y la enseñanza de E/LE. 2009. (Simpósio).

35.
Unidades fraseologicas y la enseñanza de E/LE.. 2009. (Outra).

36.
XIII Seminário de Iniciação Cientifica. Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia.A monotongação na norma culta feirense. 2009. (Seminário).

37.
I Colóquio Internacional sobre Enisno superior. Monitoria. 2008. (Congresso).

38.
II Encontro Nacional sobre Ensino- Aprendizagem de Leitura e Escrita (ENEALE).Monitoria. 2008. (Encontro).

39.
I Jornada de Produção Cientifica da Graduação do Departamento de Letras e Artes.El Mito de la Bella Durmiente en Memoria de Mis Putas Tristes de Gabriel García Márquez. 2008. (Outra).

40.
I Panorama da Literatura Baiana Contemporânea. 2008. (Outra).

41.
Noções Básicas de Oragnização de Trabalhos Acadêmicos. 2008. (Outra).

42.
Semana de Hispanidades.Las Frases Hechas y su Origen. 2008. (Outra).

43.
Semana de Hispanidades.El Mito de la Bella Durmiente en Memoria de Mis Putas Tristes de Gabriel García Márquez. 2008. (Outra).

44.
XII Encontro Baiano dos Estudantes de Letras (EBEL). 2008. (Oficina).

45.
XII Encontro Baiano dos Estudantes de Letras (EBEL).O Mito da Bela Adormecida em Memória de Minhas Putas Tristes de Gabriel García Márquez. 2008. (Encontro).

46.
XII Encontro Baiano dos Estudantes de Letras (EBEL). 2008. (Outra).

47.
Gestão da Aprendizagem - G.A.. 2007. (Outra).

48.
I Seminario de estudios de lengua española. 2007. (Seminário).

49.
Nível Elemental do Curso de Extensão: " Lectura, Conversación y Redacción en Lengua Española".. 2006. (Oficina).

50.
Teoria e Prática de Fonética Acústica. 2006. (Outra).

51.
"Sintaxe: Uma Análise Constratriva do Português ao Espanhol".. 2005. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli; MARIANO, Luciana Vieira . I Coloquio "Dialogos sobre o ensino de espanhol para fins específicos. 2017. (Outro).

2.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. IV Seminário de Estudios de la Lengua Española. 2016. (Outro).

3.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. ENEALE - Encontro Nacional de Ensino-Aprendizagem de Leitura e Escrita. 2009. (Outro).

4.
Martí Sánchez, M. ; OLIVEIRA LIMA, I. A. ; FABRES ARAÚJO, Gracielli ; Alves, A. N . Los marcadores del discurso: Reformuladores.. 2009. (Outro).

5.
OLIVEIRA LIMA, I. A. ; Albelda Marco, Marta ; FABRES ARAÚJO, Gracielli ; Alves, A. N . La LinguístIca de corpus y la enseñanza de E/LE.. 2009. (Outro).

6.
OLIVEIRA LIMA, I. A. ; FABRES ARAÚJO, Gracielli ; Alves, A. N . Tecnologías de la información y comunicación y la enseñanza de E/LE.. 2009. (Outro).

7.
OLIVEIRA LIMA, I. A. ; FABRES ARAÚJO, Gracielli ; Alves, A. N . La subcompetencia estragégica y la enseñanza/aprendizaje de E/LE.. 2009. (Outro).

8.
OLIVEIRA LIMA, I. A. ; FABRES ARAÚJO, Gracielli ; Alves, A. N . Unidades fraseológicas y la enseñanza de E/LE.. 2009. (Outro).

9.
OLIVEIRA LIMA, I. A. ; FABRES ARAÚJO, Gracielli ; Alves, A. N . Aspectos de lexicografia.. 2009. (Outro).

10.
OLIVEIRA LIMA, I. A. ; FABRES ARAÚJO, Gracielli ; Alves, A. N . Algunos conceptos y aplicaciones de la pragmática en clases de E/LE.. 2009. (Outro).

11.
OLIVEIRA LIMA, I. A. ; FABRES ARAÚJO, Gracielli ; Alves, A. N . Aspectos de la comunicación no verbal y la enseñanza de E/LE.. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Irenilda Menezes de Santana. O estudo dos fraseologismos na obra ?Los Santos Inocentes? de Miguel Delibes.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Vera Rita dos Santos Silva. A possibilidade da inclusão do discente cego no curso de espanhol.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Veruska Rafaela dos Santos de Lima. A contribuição do ensino de língua estrangeira para o aluno surdo do colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes em SAJ.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

4.
Tatiury dos Santos Fonseca. A importância da fonética e da fonologia no processo de aprendizagem para graduandos de E/LE UNEB Campus V. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

5.
Jessica Rosa da Silva Souza. Quando um [s] vira um [z]: Interferência da língua materna na aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

6.
Eliana Cardoso Souza. ESTUDO COMPARATIVO DA ARTICULAÇÃO E PRODUÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS [e] e [o] DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Henrique Santos Tosta. Desapropriação Indireta: uma abordagem acerca das demarcações das terras indígenas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Direito do Estado) - juspodivm. Orientador: Gracielli Fabres de Araújo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliana Cardoso Souza. ESTUDO COMPARATIVO DA ARTICULAÇÃO E PRODUÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS [e] e [o] DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gracielli Fabres de Araújo.

2.
Maria Joelma Espirito Santo dos Santos. A utilização da pintura em tela nas aula de E/LE: por uma abordagem interdisiciplinar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gracielli Fabres de Araújo.

3.
Jessica Amorim dos Santos. Contribuições dos jogos lúdicos para o ensino de língua espanhola para crianças de 05 anos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gracielli Fabres de Araújo.

4.
Valdira Santana da Conceição. Os países do Mercosul são representados nos livros didáticos de E/LE?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gracielli Fabres de Araújo.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FABRES ARAÚJO, Gracielli. IV Seminário de Estudios de la Lengua Española. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Professora da UNEB desde 2014 - aprovação primeiro lugar - Campus V. Colaboradora do curso de Turismo - Campus I 

Coordenadora de Tutoria do EAD UNEB.

Participante do projeto CAPES/ COFEBUC (ALiB - UFBA ) Estudos Fraseologicos e Lexicograficos.

Participante do projeto 'A lexicografia do semiárido' com o projeto de dissertação acerca das influencias espanholas, mais especificadamente galega, no léxico do semiárido baiano. Com os dados analisados serão efetivos colaboradores da construção do dicionário sertanejo escolar ( UNEB). 2013

Participo do projeto " A lingua Portuguesa Falada no Semi-Árido Baiano" como pesquisadora com o subprojeto "A Monotongação na Norma Culta Feirense" e "A monotongação na língua escrita de estudantes de escolas públicas Feira de Santana". - Universidade Estadual de Feira de Santana. 2008- 2010

Participação Efetiva na Organização do Evento Nacional e Internacional C.L.E - UEFS 2009-2010
MInistrante como estagiaria e professora de Espanhol na UEFS 2008-2010



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:51:16