Christiane Wagner

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1523228559904362
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Professora e pesquisadora PNPD-CAPES, Instituto de Artes, UNICAMP (2014-2018). Doutora em Estética e Ciências da Arte (magna cum laude), Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2013. Em 2014 obteve o título Doktorgrad (Doutorado) na Alemanha pelo Ministério da Cultura e Educação da Alemanha por extensão ao seu doutorado na França. Em outubro de 2017, tornou-se membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica e Sociologia junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP. É também membro executivo (Board 2018-2022) do "Research Committee on Sociology of Communication, Knowledge and Culture (RC14) e Newsletter Editor of Visual Sociology (RC57) Research Committee, International Sociological Association (ISA). Desde 2014 é membro da Sociedade Alemã de Estética (Deutschen Gesellschaft für Aesthetik - DGAe). Desde janeiro de 2018 é membro do COAS e-Conferences Scientific Committee, International e-Conference on Studies in Humanities and Social Sciences. Com frequencia regular tem apresentado os resultados de sua pesquisa em conferências internacionais com publicações em estética, ciências da arte e comunicação (international peer-reviewed journals). Entre suas recentes publicações estão: "Rationality: beyond aesthetics and communication." 1st International e-Conference on Studies in Humanities and Social Sciences, COAS, Belgrade, Serbia (2018); "Visual Narratives: Image and Consciousness of Social Reality", OJSS (2017); "Aesthetic Experience: Visual Culture as the Masterpiece of Nonhumanity". On Culture: The Open Journal for the Study of Culture 2, Germany, Giessen (2016); "Kunstwerke der Neuen Welt: Zeitgenössische brasilianische Kunst". Germany, München: Grin, 2016. "Poïésis : entre la raison et la sensibilité. Les nouveaux médiums de l'art". French Journal for Media Research, France, Toulouse (2017). [...] Christiane nasceu no Brasil. Seus ascendentes são da Alemanha, país onde morou e estudou. Iniciou sua formação em artes durante o ensino médio, na Alemanha. Foi selecionada entre os primeiros candidatos para ingressar na Academy of Visual Arts, Frankfurt, na Alemanha. Continuou seus estudos no Brasil na Belas Artes de São Paulo. Pela Universidade de São Paulo é mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Design e Arquitetura. Dedica-se à produção editorial, à literatura infantil e às artes visuais. Desenvolve pesquisas em letras e artes, ciências sociais e ciências humanas (estética, comunicação, cultura, conhecimento, arte e sociedade). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Christiane Wagner
Nome em citações bibliográficas
WAGNER, Christiane.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Esthétique et Sciences de l'Art.
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, PARIS 1, França.
com período co-tutela em USP - Universidade de São Paulo / FAU (Orientador: Prof. Dr. Issao Minami).
Título: Esthétique: l'image contemporaine. L'analyse critique du concept l'innovation., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Marc Jimenez.
Palavras-chave: Art, Représentations Sociales; Technologie; Raison.
2004 - 2007
Mestrado em Ciências da Comunicação.
USP - Universidade de São Paulo / ECA - Escola de Comunicações e Artes, ECA-USP, Brasil.
Título: In Art: Invenção e Artifício,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Prof. Dr. Waldenyr Caldas.
Palavras-chave: Arte, Tecnologia; Indústria cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Comunicação, Conhecimento e Cultura.
1998 - 2003
Graduação em Desenho Industrial / Design.
Belas Artes de São Paulo, BA, Brasil.
Título: Urbanwork: arte, tecnologia e sociedade.
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Pinatti.
1990 - 1994
Curso técnico/profissionalizante em Visual Arts / Communication and Design.
Academy of Visual Arts (Kunstschule Westend / Frankfurter Akademie), FAKD, Alemanha.
Bolsista do(a): Bundesausbildungsförderungsgesetz, BAFÖG, Alemanha.


Pós-doutorado


2014 - 2018
Pós-Doutorado.
Instituto de Artes, UNICAMP, UNICAMP - IA, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética moderna e contemporânea.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Formação Complementar


2017 - 2018
Academic and Business Writing (BerkeleyX).
Berkeley, University of California, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2016 - 2018
Extensão universitária em The Architectural Imagination (HarvardX).
Harvard University Graduate School of Design, GSD HARVARD, Estados Unidos.
2017 - 2017
Lesen, Schreiben, Publizieren.
Amt für Weiterbildung und Kultur Charlottenburg-Wilmersdorf Berlin, VHS CITY WEST, Alemanha.
2017 - 2017
Zeit für Kunst. Atelier- und Ausstellungsbesuche - nicht nur in Neukölln.
Amt für Weiterbildung und Kultur Bezirksamt Neukölln von Berlin, VHS NEUKÖLLN, Alemanha.
2017 - 2017
Eclats DDR-RDA Splitter / Geschichte / Wandlungen der Dingkultur.
Europa-Universität Viadrina Frankfurt/Oder & INSTITUT FRANÇAIS BERLIN, EUVFO/IFB, Alemanha.
2016 - 2016
IELTS Academic.
International English Language Testing System, IELTS, Austrália.
2016 - 2016
English as a Medium of Instruction with Mark Searle, Oxford University.
British Council / EMI - English as a Medium of Instruction, BC, Grã-Bretanha.
2009 - 2013
Littérature et sciences humaines, Diplôme DALF C2.
Alliance Française/CIEP - Centre International d´Etude Pédagogiques, France, AF/CIEP, França.
2011 - 2011
Histoire des Arts.
INHA - Institut National d'Histoire de l'Art, INHA, França.
2004 - 2009
Langue et literature, Diplôme DALF C1.
Étude de langue et literature - Alliance Française, AL, Brasil.
1995 - 1997
Fortgeschrittene Deutschkenntnisse - Stufe C1.
Goethe-Zertifikat C1 (ZMP), GOETHE-INSTITUT, Brasil.
1991 - 1991
Deutsch für Deutschsprachige.
Volkshochschule Frankfurt am Main, VHS, Alemanha.


Atuação Profissional



UNICAMP, Instituto de Artes, UNICAMP-IA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora PNPD/CAPES (2014-2018), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Christiane Wagner obteve a 1ª colocação no processo seletivo realizado em dezembro de 2013 para oferecimento de 1 (uma) bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP (2014-2018).

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNICAMP, Instituto de Artes, .

6/2017 - 01/2018
Ensino, Teorias das Artes: estética moderna e contemporânea, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias das Artes: estética moderna e contemporânea
06/2016 - 12/2016
Ensino, Artes Visuais - Fundamentos teóricos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise crítica e histórica das artes e do objeto artístico. Estética moderna e contemporânea.
06/2015 - 12/2015
Ensino, Midialogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias do signo (Linguagens da arte)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte Brasileira II
08/2014 - 12/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias das Artes (Estética)

UNICAMP - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP-IFCH, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Atividades

02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Sociologia IFCH / UNICAMP, .


Université Paris I Panthéon-Sorbonne, SORBONNE, França.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membre de l'équipe AEsthetica
Outras informações
site: http://www.institut-acte.cnrs.fr/aesthetica/author/christianewagner/ A equipe AEsthetica (arte e filosofia) orienta suas pesquisas principalmente sobre o período moderno e contemporâneo, interagindo grande parte das ciências humanas vinculadas à disciplina Estética. (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Institute Acte, CNRS) [...] L'équipe AEsthetica (art et philosophie) mène ses recherches principalement sur la période moderne et contemporaine en faisant interagir la plupart des sciences humaines rattachées à la discipline de l'Esthétique. (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Institute Acte, CNRS)

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Doctorat, Enquadramento Funcional: Recherche en Esthétique, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nouvelles technologies en art appliqué. Description : l'étude des nouvelles techniques et compétences spécifiques de création, dans les plans de la composition, de la direction et de l'organisation de la production, en considérant la coexistence des aspects traditionnels et digitaux. La créativité dans l'art est le principal moyen de production et l'organisation des contenus et des codes d'expression dans la formation de l'image dans leurs nouvelles formes de perception. Perspectives de l'image. Description : étude de l'environnement des arts appliqués dans l'expérience de l'être humain et ses processus de matérialisation et relations sociales. À partir de telle réalité, on cherche ce phénomène dans les processus de créativité, qui transforment au moyen de formes conductrices les réalisations culturelles avec l'importance du scénario économique, politique et idéologique. En conséquence, les implications artificielles ou occasionnelles qui influencent la formation d'images symboliques dans l'imaginaire social.

Atividades

01/2011 - 1/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, .

01/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Atividade realizada
Seminários para o Master. Professor responsável: Marc Jimenez. Laboratoire d'Esthétique Théorique et Appliquée (LETA) Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne; UFR d'Arts plastiques et Sciences de l'art; Centre Saint-Charles.

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas em História e Metodologia Científica; Artes e Meios digitais; Desenho e processos digitais; Design Gráfico e Illustração (Técnicas Tradicionais e Digitais). Orientação em pesquisa para Iniciação Científica Tema: Criatividade e Novas Tecnologias em Design Orientadora em projetos editoriais (Livro Design) Orientação em Trabalhos de Graduação Interdisciplinar (TGI).

Atividades

09/2009 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Belas Artes, .

01/2008 - 11/2011
Outras atividades técnico-científicas , Belas Artes, Belas Artes.

Atividade realizada
Orientação: Iniciação Científica e TCC.
01/2008 - 06/2011
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e meios digitais
Metodologia Científica
01/2009 - 06/2009
Outras atividades técnico-científicas , Belas Artes, Belas Artes.

Atividade realizada
Acompanhamento do plano de atividades desenvolvido pelo aluno;.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Pesquisadora Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisadora mestrado stricto sensu

Atividades

3/2004 - 1/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .

Linhas de pesquisa
Comunicação e Cultura

Art Style, AS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2007
Vínculo: Direção, Enquadramento Funcional: Direção de Arte e Produção Editorial, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de projetos e de metodologias com ênfase aos imperativos ambientais, com importância às reflexões estéticas, funcionais e objetivas. Situando-se na história social da criatividade, do desenho e da matéria face à cultura que produz e consome a imagem do design. No sentido da formação do indivíduo em sua cultura e do designer em sua importância social. Não apenas pelo sentido das formas que cria, mas também pela incessante reprodução imagética do seu trabalho na busca de compreensão, soluções e informação por meio das mídias contemporâneas às implicações políticas, sociais e econômicas. E, dessa atividade do designer, questionar os limites das criações que poderiam transformar os hábitos do indivíduo e refletir sobre sua atuação na busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental, bem como o combate à pobreza e às desigualdades que fragilizam a sociedade brasileira.

Atividades

01/2001 - 11/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Art Style Magazine, .

04/1995 - 11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Art Style, .

Cargo ou função
Direção de Arte, criação, planejamento e desenvolvimento.
3/1995 - 11/2007
Direção e administração, ART STYLE Culture & Communication, .

Cargo ou função
Direção.


Linhas de pesquisa


1.
Esthétique

Objetivo: de nouvelles formes et contenus apparaissent comme processus de transformations qui impliquent les valeurs de l'ordre et les règles de chaque culture dans la construction de l'imaginaire collectif. Avec l'avènement de la société de classes, de nouvelles normes et de nouvelles conceptions, nous pouvons percevoir la stratification de la consommation, conditionnée à l'évolution technologique et aux principes esthétiques établis dans l'univers de la communication et de l'art. Suivie par le sens d'une innovation dans la configuration d'images qui définiraient le statut de l'individu contemporain. Néanmoins, seulement analyser les aspects de la créativité dans de nouvelles formes, en distinguant l'imagination de la fantaisie, la réalisation innovatrice, par laquelle la configuration des images se guiderait avec des raisons pratiques, pour lesquelles on fera attention aux attentes de la société, serait-elle possible ?.
Palavras-chave: Image (philosophie); Représentations sociales; Sociologie visuelle.
2.
[Estética Contemporânea]
3.
Criatividade e Novas Tecnologias

Objetivo: estuda-se a produção artística do homem em seus processos cognitivos, tendo como base os resultados das sucessivas revoluções tecnológicas. O binômio estética e tecnologia é o assunto principal. Considera-se ainda a formação dos artífices das Escolas de ofícios na Inglaterra e na França, no tocante à relação entre arte, técnica e indústria. Esta é a base de uma configuração cujo objetivo é atender estética e funcionalmente a sociedade a partir dos resultados obtidos pela Escola Alemã. E, consequentemente, pela imprevisibilidade criativa por determinação de um novo paradigma presente no final do século XX no mundo globalizado. Esse paradigma possibilitou o desenvolvimento de uma nova estética. Surgem a partir desse momento, as transformações sociais por meio de interfaces gráficas. Isto trouxe ainda mudanças na percepção via comunicação digital, com as novas linguagens visual e verbal online em nossos dias..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociology of Communication, Knowledge and Culture.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Design gráfico.
Palavras-chave: Inovação. Criatividade. Imagem.; Processos Digitais; Artes Visuais e Estética..
4.
Artes Visuais, Tecnologias e Cultura Visual

Objetivo: Metodologias em projetos em que o processo de criatividade objetiva, a partir das tecnologias da comunicação e da informação, a sua teorização, focalizando a estética e a comunicação com repercussões no domínio da realização em artes visuais. Por consequência, contribuindo para as transformações culturais pelos novos recursos e tecnologias..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Design gráfico.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Teoria da Arquitetura.
Palavras-chave: Tecnologias de Comunicação; Processos Digitais; Arte. Criatividade. Estética. Sustentabilidade..
5.
Estética Moderna e Contemporânea

Objetivo: pelas recentes pesquisas em artes visuais no âmbito nacional, com destaque para as Bienais de São Paulo e internacional com o advento da dOCUMENTA (13) em Kassel, no ano de 2012, este projeto se pauta nas obras e temas apresentados nos respectivos eventos como exemplos basilares da arte contemporânea para fundamentar a teoria em artes visuais. Dessa forma, preocupa-se em entender o processo da experiência artística na atualidade por meio dos processos de criação, discernindo a técnica dos aspectos tecnológicos da arte que interage com o mundo exterior, ou seja, do desenvolvimento de obras que nos permitem apreender a experiência estética desvinculada de uma razão predominante. Há que se pensar primordialmente no embasamento teórico em artes visuais, em estética contemporânea para aprofundar o trabalho científico, tecnológico e de inovação..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Linguagem.
Palavras-chave: Representações sociais; Linguagem e comunicação; Estética; Estética, Imagem (filosofia).
6.
Fundamentos Teóricos em Artes Visuais: Estética e Evolução Tecnológica

Objetivo: a arte se encontra diante da evolução tecnológica e da ciência em um cenário de universalidade que não é só o das transformações sociais, mas sobretudo do ambiente. O que delimita a estética não só em seu percurso de desenvolvimento, mas durante e posteriormente às circunstâncias abrangentes que possibilitam a existência desse espaço. Portanto, os estudos sobre a imaginação, a técnica e a arte propõem a essa pesquisa uma problemática da estética contemporânea em relação à sua interação com a evolução tecnológica, a ciência e a ética, pela necessidade de uma racionalidade específica a ela e pela busca de inovação. O que implica ainda, em um estudo das transferências tecnológicas e experiências estéticas. Nesta pesquisa o homem é analisado em relação ao seu meio social, à medida que tem acesso à arte, à beleza e o seu reverso reproduzidos pela indústria cultural. Nessas circunstâncias, as artes visuais e seus respectivos ideais de inovação ganham novo status na contemporaneidade. Em face disso, o que vemos hoje é a experiência estética das artes visuais na "Era da produtibilidade técnica" (Die Künste im Zeitalter technischer Produzierbarkeit), tema discutido no IX Congresso da Associação de Estética Alemã..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
Palavras-chave: Estética, Imagem (filosofia); Tecnologia. Evolução. Ambiente; Arte. Criatividade. Racionalidade..
7.
História da Arte

Objetivo: discute-se a transição do século XIX ao XX na Europa, Estados Unidos e Brasil. Assim como a importância dos tempos modernos para o universo das artes: o espírito do tempo (Zeitgeist) e a relação entre a forma e o conteúdo para a realidade sociohistórica. Estuda-se a arte moderna em sua função ideológica, no sentido de uma aproximação da arte com a sociedade e a importância das artes pósmodernas e contemporâneas no Brasil e no mundo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
Palavras-chave: Realismo. Literatura e Estética contemporânea.; Arte moderna e contemporânea; Representações sociais.
8.
Linguagens da Arte

Objetivo: estudo das imagens face à polissemia dos sentidos na contextualização das produções artísticas e midiáticas. Sobretudo a percepção e a psicologia da forma (teorias da Gestalt) em relação às teorias dos signos para a compreensão das imagens. Além da apreensão das principais noções sobre artes visuais em que se fundam as linguagens das artes para compreensão. Contudo, soma-se a importância das imagens como sinais (a semiologia e a semiótica) em relação à análise crítica das culturas europeias tradicionais, entre elas a cultura anglo-saxônica. Acrescenta-se ao assunto das teorias do signo as linguagens da arte, quer a expressividade, o significado ou o sentido ao encontro da estética contemporânea para o discernimento sobre o discurso teórico, normativo ou ideológico como conhecimento. Enfim, objetiva-se a compreensão da simbolização como meio de interpretação e a experiência estética como parte desse processo, considerando os artifícios das imagens em configuração, que idealizam a estética contemporânea como tema universal da criatividade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética moderna e contemporânea.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ciências da Comunicação.
Palavras-chave: Percepção; Estética analítica; Linguagem e comunicação.
9.
Estudos Visuais
10.
Comunicação e Cultura
11.
Sociologia da Cultura

Objetivo: Investigação de problemas sociológicos adotando como parâmetro a noção de teoria crítica da sociedade..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: sociologia, teoria social, teoria crítica; realidade brasileira, cidadania, normatividade.
12.
Teoria Crítica e Sociologia

Objetivo: Investigação de problemas sociológicos adotando como parâmetro a noção de teoria crítica da sociedade..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: sociologia, teoria social, teoria crítica; realidade brasileira, cidadania, normatividade.


Projetos de pesquisa


2014 - 2018
Fundamentos Teóricos em Artes Visuais: Estética e Evolução Tecnológica
Descrição: a arte se encontra diante da evolução tecnológica e da ciência em um cenário de universalidade que não é só o das transformações sociais, mas sobretudo do ambiente. O que delimita a estética não só em seu percurso de desenvolvimento, mas durante e posteriormente às circunstâncias abrangentes que possibilitam a existência desse espaço. Portanto, os estudos sobre a imaginação, a técnica e a arte propõem a essa pesquisa uma problemática da estética contemporânea em relação à sua interação com a evolução tecnológica, a ciência e a ética, pela necessidade de uma racionalidade específica a ela e pela busca de inovação. O que implica ainda, em um estudo das transferências tecnológicas e experiências estéticas. Nesta pesquisa o homem é analisado em relação ao seu meio social, à medida que tem acesso à arte, à beleza e o seu reverso reproduzidos pela indústria cultural. Nessas circunstâncias, as artes visuais e seus respectivos ideais de inovação ganham novo status na contemporaneidade. Em face disso, o que vemos hoje é a experiência estética das artes visuais na "Era da produtibilidade técnica" (Die Künste im Zeitalter technischer Produzierbarkeit), tema discutido no IX Congresso da Associação de Estética Alemã..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Christiane Wagner - Coordenador.
2010 - 2014
Esthétique (Sciences de l'Art)
Descrição: l'étude de l'esthétique s'adresse aussi bien à de différentes conceptions qu'à de nouvelles formes, cherchant une compréhension, selon un contexte de création de l'image contemporaine. Dans les arts visuels et appliqués nous observons comment la forme est configurée. De nouvelles formes et contenus apparaissent comme processus de transformations qui impliquent les valeurs de l'ordre et les règles de chaque culture dans la construction de l'imaginaire collectif. Avec l'avènement de la société de classes, de nouvelles normes et de nouvelles conceptions, nous pouvons percevoir la stratification de la consommation, conditionnée à l'évolution technologique et aux principes esthétiques établis dans l'univers de l'art. Suivie par le sens de la création et d'une configuration de l'image qui définiraient le processus de reconnaissance dans les cultures pour qu'il y ait de nouveaux paradigmes des formes, pour lesquelles résulteraient des innovations..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Christiane Wagner - Coordenador.
2008 - 2010
Artes, Criatividade e Novas Tecnologias
Descrição: projeto de pesquisa para Iniciação Científica: a relação entre humanidade e técnica está centrada sobre as compatibilidades e incompatibilidades da convergência tecnológica e possivelmente para uma convergência dos nossos sentidos. De modo que a comunicação não possa mais restringir-se às antigas analises simbólicas. O alcance da mensagem, por meio da imagem, por exemplo: a tecnologia da animação, a coisa que pensa, que sente, que simula por meio de uma inteligência e sensibilidade artificial para animar um mundo imaterial idealizado pelo indivíduo. É a transformação criativa do mundo, por meio da ação do homem, de todas as suas coisas e também por meio de sua própria capacidade simbólica em transformação construindo o ser social. Ao considerar as mensagens como uma forma de configuração e organização à semelhança de conjuntos de estados (situações e experiências) do mundo exterior, pode-se dizer que a sociedade, só pode ser compreendida por meio de um estudo das mensagens, do valor de troca simbólica e das facilidades de comunicação que as tecnologias oferecem. E no futuro desenvolvimento dessas mensagens e formas de comunicação entre o homem e as máquinas, entre máquinas e homem, entre a máquina e a máquina, o homem sempre informará o seu papel e sua importância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Christiane Wagner - Coordenador.
2007 - 2008
BAUHAUS (Weimar, Dessau and Berlin)
Descrição: creative project; BAUHAUS (Weimar, Dessau and Berlin). The sense for human beings to evolve, as regards technological changes, is to improve their life conditions. Changes are the consequence of a conception of the world with its own needs and characteristics. Such context imposes to the public the need of planning social policies and proposals. Essential at the present moment as individuals phases of life and one of the several processes of social reality. Thus, when studying creativity in its processes of development one could understand the logic of transformation in the contemporary world social system. Reality as a process is the result of relations of exchange and of the design statute. New technologies stimulate creative projects and design has its importance in that it s innovative. In the universe of individual or social imaginary reproduction, productions and forms can be considered innovative or provide important results for new developments both in theory and practice..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Christiane Wagner - Coordenador.
2004 - 2007
In Art: Invenção e Artifício (Ciências da Comunicação)
Descrição: análise do processo de massificação, dos meios de comunicação como artifícios na sociedade contemporânea. Estuda-se os recursos midiáticos, as técnicas, as imagens, a forma como as ideias, os valores e as mensagens são anunciados e transmitidos, o que se deve consumir e, principalmente, o modo como a realidade e ficção são apresentadas. Nesse sentido, o objetivo principal é a análise do papel das artes como invenção e artifício e os meios de comunicação, especialmente a mídia, que são produtores de sentidos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Christiane Wagner - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Visual Sociology Newsletter
2018 - Atual
Periódico: Art Style - International Visual Culture Magazine
2017 - Atual
Periódico: Center for Open Access in Science (COAS)
2016 - Atual
Periódico: Revista Cultura e Extensão USP
2011 - 2012
Periódico: Leaf Magazine
2002 - 2016
Periódico: Revista H&C
2001 - 2009
Periódico: Art Style Magazine


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Research Committee on Sociology of Communication, Knowledge and Culture
2018 - Atual
Agência de fomento: Visual Sociology Research Committee
2017 - Atual
Agência de fomento: COAS - Center for Open Access in Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Comunicação, Conhecimento e Cultura.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Arte.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Visual.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Doktorgrad / Promotion (Grau de Doutora, Dr. Christiane Wagner) - ALEMANHA, Sekretariat der Ständigen Konferenz der Kultusminister der Länder in der Bundesrepublik Deutschland.
2014
1ª colocação no Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP., PNPD/CAPES.
2013
Mention Très Honorable (magna cum laude) - Diplôme National de Docteur en Esthétique et Sciences de l'art, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
2013
Doutora com Dupla titulação, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Universidade de São Paulo (USP).
2013
Indicação da Banca Examinadora para publicação de sua tese em forma de livro (no idioma francês), Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), Arts plastiques et Sciences de l'Art.
2013
Doutora em Esthétique et Sciences de l'Art, Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne.
2013
Doutora em Design e Arquitetura, Universidade de São Paulo (FAU-USP).
2007
Indicação da Banca Examinadora para publicação da dissertação em forma de livro, ECA Escola de Comunicações e Artes / USP - Universidade de São Paulo (Ciências da Comunicação)..
2006
Art Campaign (prêmio em Berlim, obra gráfica) - Werkpreis für die Wettbewerbsbeitrag - Ausdruck von Rhythmus beibehalten, Neumann&Müller - Deutschland.
2001
1º Premio BRACELPA (Design), São Paulo., .


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:29
Total de citações:0
Wagner, Christiane  Data: 04/08/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:9
Total de citações:60
Wagner, C.  Data: 21/12/2017

Outras
Total de trabalhos:9
Total de citações:59
Wagner, Christiane.  Data: 20/11/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1WAGNER, C.2018WAGNER, C.. Preliminary Reflections on Art and Society. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP, v. 19, p. 29, 2018.

2.
4WAGNER, C.2017WAGNER, C.. Poïésis: entre la raison et la sensibilité. Les nouveaux médiums de l'art.. French Journal For Media Research, v. 7/2017, p. 17-40, 2017.

3.
2WAGNER, C.2017WAGNER, C.. Visual Narratives: Image and Consciousness of Social Reality. Open Journal for Sociological Studies, v. 1, p. 73-92, 2017.

4.
5WAGNER, C.2016WAGNER, C.. Art and Reality. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP, v. 14, p. 41-51, 2016.

5.
6WAGNER, C.2016WAGNER, C.. Crítica da Arte Contemporânea: referências estéticas e linguagens da arte. UNESPAR. ART&SENSORIUM, v. 3, p. 40-58, 2016.

6.
7WAGNER, C.2016WAGNER, C.. Kitsch, reminiscências estéticas e Jeff Koons. UNICAMP-IA. REVISTA VISUAIS, v. 2, p. 64-85, 2016.

7.
3WAGNER, C.2016 WAGNER, C.. Aesthetic experience : visual culture as the masterpiece of nonhumanity.. On_Culture: The Open Journal for the Study of Culture, v. 2, p. 1/Perspective, 2016.

8.
8WAGNER, C.2014WAGNER, C.. Zeitgeist, o Espírito do Tempo - Experiências Estéticas. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP, v. 12, p. 21-29, 2014.

9.
9WAGNER, C.2014WAGNER, C.. Parâmetro Default. NUTAU-USP, v. 14, p. 1-22, 2014.

10.
10WAGNER, C.2013WAGNER, C.. Simulacro Made in China: relatos e origem da imagem em transformação. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP, v. 9, p. 29-35, 2013.

11.
11WAGNER, C.2011WAGNER, C.. Lógica, Tecnologia e Criatividade. Revista Belas Artes, v. 5, p. 01-25, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WAGNER, C.. Rationality: Beyond aesthetics and communication [Chapter of Congress Proceedings Book]. 1. ed. Serbia: COAS, 2018. v. 1. 20p .

2.
WAGNER, C.. Estética Urbana: aspectos filosóficos e sociais da beleza metropolitana e seu reverso. 1. ed. Saarbrücken: NEA, 2017. v. 1. 120p .

3.
WAGNER, C.. Kunstwerke der Neuen Welt: Zeitgenössische brasilianische Kunst [Essay]. 1. ed. München: GRIN Verlag, 2016. v. 1.

4.
WAGNER, C.. Esthétique. 002. ed. Saarbrücken: PAF, 2014. v. 1. 340p .

5.
WAGNER, C.. Esthétique : l'image contemporaine. L'analyse du concept de l'innovation. 1. ed. Blick, 2013. v. 1. 400p .

6.
WAGNER, Christiane.. Nik Poet: imagination [literatura infantil: história e ilustração da autora]. 2. ed. Blick, 2010. v. 1. 36p .

7.
WAGNER, C.. Rapoti: imaginar para conhecer [literatura infantil: história e ilustração da autora]. 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.

8.
WAGNER, C.. Rapoti: aventura com descoberta [literatura infantil: história e ilustração da autora]. 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.

9.
WAGNER, Christiane.. La beauté de l'horreur et ses récits. 2. ed. Blick, 2009.

10.
WAGNER, C.. In Art - Invenção e Artifício. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2009. v. 1. 132p .

11.
WAGNER, C.. A beleza do horror e suas narrativas. 1. ed. Blick, 2009. v. 1.

12.
WAGNER, C.. Rapoti [literatura infantil: história e ilustração da autora]. 1. ed. Musa, 2007. v. 1.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WAGNER, C.. A beleza e o senso estético. Revista H&C, São Paulo, 15 jan. 2014.

2.
WAGNER, C.. Paris e São Paulo, viceversa... Na cultura visual, o sentido da arte e suas intervenções. Leaf Magazine, São Paulo, p. 86 - 89, 10 out. 2011.

3.
WAGNER, C.. Expectativas do design em Paris. Leaf Magazine, São Paulo, 10 jul. 2011.

4.
WAGNER, C.; Priscila Portugal . Jean Giraud Moebius ARTE. Revista Istoé PLATINUM, São Paulo, 10 jan. 2010.

5.
WAGNER, C.. A moda da estética contemporânea. Revista H&C, São Paulo, p. 20 - 20, 10 jan. 2010.

6.
WAGNER, C.. Perspectiva da imagem. Revista H&C, São Paulo, p. 55 - 55, 15 dez. 2009.

7.
WAGNER, C.. Bauhaus. Art Style Magazine, p. 9 - 10, 08 nov. 2007.

8.
WAGNER, C.. Ausdruck von Rhythmus (ArtCampaign). Blach Report: Trends und Tendenzen in der live-Kommunikation, Alemanha, p. 28 - 28, 01 out. 2006.

9.
WAGNER, C.. Rhythmus: Auflösung des Zeichens. Event partner, Fachmagazin für Event Marketing, Alemanha, p. 7 - 7, 01 jun. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WAGNER, C.. Rationality: Beyond aesthetics and communication. In: 1st International e-Conference on Studies in Humanities and Social Sciences, 2018, Serbia. 1st International e-Conference on Studies in Humanities and Social Sciences. Serbia: COAS, 2018. v. 1.

2.
WAGNER, C.. Technology and Science as Fiction Narratives and its social politics issues. In: 13th Conference of the European Sociological Association. Media Narratives - RN18: Social Realities and Media in Society, Politics and Culture, 2017, Athens. (Un)Making Europe: Capitalism, Solidarities, Subjectivities / 13th Conference of the European Sociological Association, 2017.

3.
WAGNER, C.. Poïésis: entre la raison et la sensibilité. Les nouveaux médiums de l'art.. In: Third ISA Forum of Sociology, 2016, Viena. RC14 Sociology of Communication, Knowledge and Culture, 2016.

4.
WAGNER, C.. Parâmetro default. In: NUTAU / USP 2014, 2014, São Paulo. NUTAU / USP 2014, 2014.

5.
WAGNER, C.. Perspectiva da imagem. In: Household 2009, 2009, São Paulo. Household report / Revista H&C, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WAGNER, C.. Power as control: the use of technologies of communication. In: XIX ISA World Congress of Sociology (2018), RC14 Sociology of Communication, Knowledge and Culture, 2018, Toronto. Globalization, New Media and the Culture of Real Virtuality: Emerging Patterns, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WAGNER, C.. Critique des médias vers une réalité incisive : le pouvoir et la perception de la violence. In: XIX ISA World Congress of Sociology (2018), RC14 Sociology of Communication, Knowledge and Culture, 2018, Toronto. Analyser le pouvoir et la violence dans les médias et les organisations, 2018.

2.
WAGNER, C.. Technology Transfer and Aesthetics. In Art: Inventions and Artifices. In: ISA-RC14 Conference: Globalisation, New Communication Technologies and Social Transformation: Strategies for the Future, 2017, New Delhi. Globalisation, New Communication Technologies and Social Transformation. New Delhi, 2017.

3.
WAGNER, C.. Estética da diferença no ambiente corporativo. In: CASA COR TRIO (Apoio Institucional: CASA OFFICE e Green Buinding Council Brasil), 2009, São Paulo. CASA COR TRIO 2009, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
WAGNER, C.. Aesthetics and Cultural Aspects of Bauhaus Towards a New Conception. 21st International Congress of Aesthetics [Conference Book], 2019.

2.
WAGNER, C.. Artworks and the Paradoxes of the Media-Transmitted Reality. 21st International Congress of Aesthetics [Conference Book], 2019.

3.
WAGNER, C.. Art and Perfect Illusion: From Architecture to Cinema. On the Era of Technological Convergence (Germany). Yearbook of Moving Image Studies (YoMIS), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
WAGNER, C.. ÄSTHETIK DES DESIGNS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
WAGNER, C.. Aesthetic experience: visual culture as the masterpiece of nonhumanity. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
WAGNER, C.. Kunst in Neuem Medien als Reaktion des Schönes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
WAGNER, C.. Technology and Science as Fiction Narratives and its social politics issues. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
WAGNER, C.. Poïésis entre la raison et la sensibilité. Les nouveaux médiums de l'art.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
WAGNER, C.. Das Ideal der Freiheit im Sinne der Innovation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
WAGNER, Christiane.. L'art, l'art appliqué et l'architecture: la narrative visuelle contemporaine.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
WAGNER, Christiane.. L'innovation dans la configuration de l'image. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
WAGNER, C.. BAUHAUS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
WAGNER, C.. Estética da diferença no ambiente corporativo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
WAGNER, C.. Criação por meio da tecnologia digital - CONDIGI 1º Congresso Brasileiro de Impressão Digital. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
WAGNER, C.. Literatura - Ensino Fundamental - Alemão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
WAGNER, C.. Literatura Infantil e ilustração. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
WAGNER, C.. Ausdruck von Rhythmus. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
WAGNER, C.. Arte e Sociedade / Editorial [volume 19] Revista Cultura e Extensão USP. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
WAGNER, C.. Sociedade e Politização / Editorial [suplemento volume 16] Revista Cultura e Extensão USP. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

3.
WAGNER, C.. Sociedade e Politização / Editorial [volume 16] Revista Cultura e Extensão USP. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

4.
WAGNER, C.. Estética: imagem contemporânea. Análise do conceito inovação, 2013. (Tradução/Outra).

5.
WAGNER, C.. Capital Canibal. São Paulo: Revista Arte Brasileiros, 2013. (Tradução/Artigo).

6.
WAGNER, C.. Indústria sustentável no Brasil: agenda 21: cenários e perspectivas.. Brasilia: Confederação Nacional da Indústria - CNI, 2002 (Livro sobre forum mundial - desenvolvimento sustentável - Joanesburgo - ISBN 8588566281).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
WAGNER, C.; LAROCHELLE, L. . Communication Visuelle Comité de Recherche CR38 (AISLF-Association Internationale des Sociologues de Langue Française). 2017.

2.
WAGNER, C.. Community Teaching Assistant for The Architectural Imagination (HavardX). 2017.

3.
WAGNER, C.; LAROCHELLE, L. . Communication Issues (ISA RC14) Research Committee on Sociology of Communication, Knowledge and Culture. 2016.

4.
WAGNER, C.. Comunicação e design / SONY - WEGA. 2007.

5.
WAGNER, C.. Comunicação e design / SONY. 2006.

6.
WAGNER, C.. Direção de Arte / Revista H&C. 2005.

7.
WAGNER, C.. Direção de criação e comunicação / Phyto do Brasil. 2004.

8.
WAGNER, C.; DESIGN, A. S. C. E. . Comunicação e Design / Grupo Fiat. 2003.

9.
WAGNER, C.. Direção de criação e comunicação / OSI - Marketing Direction. 2002.

10.
WAGNER, C.; DESIGN, A. S. C. E. . Direção de Arte / Dow Corning. 2001.

11.
WAGNER, C.; DESIGN, A. S. C. E. . Indústria sustentável no Brasil: agenda 21: cenários e perspectivas. Comunicação para Art Style - SP em parceria com a Confederação Nacional da Indústria - CNI, ECOM Ecologia e Comunicação, UPET/Núcleo de Informação, ASCOM/Assessoria de Comunicação Social e em Joanesburgo, Africa do Sul. 2000.

12.
WAGNER, C.. Comunicação e Design / Grupo Fiat. 1999.

13.
WAGNER, C.. Direção de Arte / Freedom Marketing Direction. 1998.

14.
WAGNER, C.. Direção de Arte / Espuma Magazine. 1997.

15.
WAGNER, C.. Comunicação e Design / Espuma Magazine. 1996.

Trabalhos técnicos
1.
WAGNER, C.. Visual Identity / EURCECOM - Center of Studies of the Contemporary Communication in Europe. 2018.

2.
WAGNER, C.. Visual Identity AISLF / CR38 Socio-anthropologie politique. 2017.

3.
WAGNER, C.. Plano de comunicação e identidade visual ISA-RC14. 2016.

4.
WAGNER, C.. Vienna Business Meeting / newly created logo ISA-RC14. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
WAGNER, C.; ORTIZ, Renato ; CALDAS, W. ; POZZI, D. ; SITNIK, M. ; BORELLI, P. ; AKAMINE, Andre . Arte e Sociedade / REVISTA DE CULTURA E EXTENSÃO USP. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
WAGNER, C.; SITNIK, M. ; POZZI, D. ; FREDERICO, C. ; CALDAS, W. . Politização e Sociedade / REVISTA DE CULTURA E EXTENSÃO USP. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
WAGNER, C.; POZZI, D. H. B. ; SITNIK, M. ; BORELLI, P. ; CALDAS, W. ; PENIN, Sonia . Interação, Educação Sociedade / REVISTA DE CULTURA E EXTENSÃO USP. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
WAGNER, C.; BORELLI, P. ; POZZI, D. H. B. ; VASCONCELOS, G. ; CALDAS, W. . Politização e Sociedade / REVISTA DE CULTURA E EXTENSÃO USP. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
WAGNER, C.; Bueno, Chris . Impressionismo / Revista Ciência e Cultura. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
WAGNER, C.; Bueno, Chris . Wassily Kandinsky / Revista Ciência e Cultura. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
WAGNER, C.. FAU tem primeira defesa de doutorado em cotutela com Sorbonne. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
WAGNER, C.; JIMENEZ, Marc ; LAGEIRA, J. ; MINAMI, Issao . FAU-USP e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne: relações acadêmicas e institucionais com a USP. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
WAGNER, C.. Pós-Doutorado PNPD/CAPES - UNICAMP, Instituto de Artes. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
WAGNER, C.. Pós-Doutorado PNPD/CAPES - UNICAMP, Instituto de Artes. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
WAGNER, C.. Pós-Doutorado PNPD/CAPES - UNICAMP, Instituto de Artes. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
WAGNER, C.. Pós-Doutorado PNPD/CAPES - UNICAMP, Instituto de Artes. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
WAGNER, Christiane.. Bauhaus - Universität Weimar. 2011. (BAUHAUS - Universität Weimar).

6.
WAGNER, C.. Iniciação à música popular brasileira. 2010. (Editoração/Livro).

7.
WAGNER, C.. Utopia do gosto. 2009. (Editoração/Livro).

8.
WAGNER, C.. In Art: Invenção e Artifício. 2009. (Editoração/Livro).

9.
WAGNER, C.. A beleza do horror e suas narrativas. 2009. (Editoração/Livro).

10.
WAGNER, C.. A cultura da juventude. 2008. (Editoração/Livro).

11.
WAGNER, C.. Ensino superior: reflexões sobre práticas docentes. 2008. (Editoração/Livro).

12.
WAGNER, C.. A vida. 2008. (Editoração/Livro).

13.
WAGNER, C.. Cultura. 2008. (Editoração/Livro).

14.
WAGNER, C.. Rapoti. 2007. (Editoração/Livro).

15.
WAGNER, C.. Retorno à terra: como elo afetivo e meio de sobrevivência nos assentamentos rurais. 2006. (Editoração/Livro).

16.
WAGNER, C.. A cultura político-musical brasileira. 2005. (Editoração/Livro).

17.
WAGNER, C.. Sólidos geométricos. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades com elementos da geometria).

18.
WAGNER, C.. Sistema de comunicação on line para Phenix. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comunicação com usuário em sistema de informações no ambiente digital).

19.
WAGNER, C.. SISCOM - Sistema de comunicação de dados. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sistema de comunicação).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
WAGNER, C.. The first human-made self-representation as nonhuman digital reproduction. 2016. Ilustração.

2.
WAGNER, C.. Boxer (Computer Arts Magazine). 2009. Ilustração.

3.
WAGNER, C.. La beauté de l'horreur et ses récits (livro: desenhos, modelagem e fotografia). 2009. Outra.

4.
WAGNER, C.. Aquarela (poster). 2008. Ilustração.

5.
WAGNER, C.. Reencontro (Computer Arts Magazine). 2008. Desenho.

6.
WAGNER, C.. Cultura (capa livro). 2008. Desenho.

7.
WAGNER, C.. Sapo (Computer Arts Magazine). 2008. Ilustração.

8.
WAGNER, C.. Sapo 2 (Computer Arts Magazine). 2008. Ilustração.

9.
WAGNER, C.. A vida começa no verão (capa livro). 2008. Ilustração.

10.
WAGNER, C.. Rapoti (livro, ilustração infantil). 2007. Ilustração.

11.
WAGNER, Christiane.. Rhythmus II (Berlin Art Campaign). 2006. Outra.

12.
WAGNER, C.. Rhythmus (Berlin Art Campaign). 2006. Pintura.

13.
WAGNER, C.. Phyto (identidade visual). 2005. Programação Visual.

14.
WAGNER, C.. A cultura político musical brasileira (capa livro). 2005. Ilustração.

15.
WAGNER, C.. Fiat F&I School (identidade visual). 2003. Programação Visual.

16.
WAGNER, C.. Worklabor (capa magazine). 2003. Programação Visual.

17.
WAGNER, C.. OSI: especialidade presente em toda beleza (poster). 2003. Programação Visual.

18.
WAGNER, C.. Akzo Nobel (poster). 2002. Diversas.

19.
WAGNER, C.. Finplus (identidade visual). 2002. Programação Visual.

20.
WAGNER, C.. Perphil (capa magazine). 2002. Programação Visual.

21.
WAGNER, C.. The Best Cover H&C (capa magazine). 2001. Ilustração.

22.
WAGNER, C.. Phenix (capa magazine). 2001. Programação Visual.

23.
WAGNER, C.. Denver (poster). 2000. Programação Visual.

24.
WAGNER, C.. Cores e ensaios em iMac G3 (capa livro). 1999. Computação Gráfica.

25.
WAGNER, C.. Pintura digital em iMac G3 (capa magazine). 1998. Programação Visual.

26.
WAGNER, C.. Cidade (capa magazine). 1997. Ilustração.

27.
WAGNER, C.. Fluxo (capa magazine). 1996. Desenho.

28.
WAGNER, C.. Nanquim sobre papel (poster). 1995. Desenho.



Patentes e registros



Cultivar protegida
1.
 WAGNER, C.. Garu-Rapoti: uma visita para ensinar. 1997, Brasil.
Patente: Cultivar Protegida. Número do registro: 156771, título: "Garu-Rapoti: uma visita para ensinar" , Instituição de registro: Fundação Biblioteca Nacional.

2.
 WAGNER, C.. Puelche. 1997, Brasil.
Patente: Cultivar Protegida. Número do registro: 130435, título: "Puelche" , Instituição de registro: Fundação Biblioteca Nacional.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, Josué Pereira; QUERIDO, Fabio Mascaro; WAGNER, Christiane; WAGNER, C.. Participação em banca de Autran Muniz. O conceito de sociologia em Theodor W. Adorno. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - UNICAMP - IFCH.

2.
ALBANO, A. A. M.; REILY, Lucia; WAGNER, C.; WAGNER, Christiane. Participação em banca de Rogerio Moutarda Anselmo. Produção artística no contexto da ditadura militar no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais - Fundamentos Teóricos) - Instituto de Artes, UNICAMP.

3.
WAGNER, C.; AQUINO, Victor; CALDAS, W.. Participação em banca de ANDREIA SCHMIDT. Cristóbal Balenciaga: maestro do tempo, arquiteto da feminilidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Textil e Moda) - Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

4.
WAGNER, C.; HELD, S.; Melo, A. Participação em banca de Nathalia Pizzini. O universo dos sentidos das mulheres. 2017. Dissertação (Mestrado em PROJETO DE TÊXTIL E MODA) - Universidade de São Paulo (EACH-USP).

5.
WAGNER, C.; HELD, S.; OLIVEIRA, P. T.. Participação em banca de TELMA LUIZA DE AZEVEDO. Filtros em programa de imagem digital. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Programa de Pós Graduação em Têxtil e Moda) - Universidade de São Paulo (EACH-USP).

6.
WAGNER, C.; Reily, L.; Mello, R.. Participação em banca de Carolina Robin. Egon Schiele e o conceito de degeneração na arte moderna. 2016. Dissertação (Mestrado em Fundamentos Teóricos em Artes Visuais) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Qualificações de Doutorado
1.
WAGNER, C.; FUREGATTI, S. H.; PAIVA, J. E.. Participação em banca de Natasha Marzliak. Dispositivos de transmídia audiovisual no contexto da arte contemporânea no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Instituto de Artes - UNICAMP.

2.
WAGNER, C.; MARINSKY, R. M.. Participação em banca de Laura Ancona. Cosmos e imagem. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais - Fundamentos teóricos) - UNICAMP, Instituto de Artes.

Qualificações de Mestrado
1.
WAGNER, C.; Reily, L.; VALLE, M.. Participação em banca de Carolina Robin. Egon Schiele e o conceito de degeneração na arte moderna. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais - Fundamentos Teóricos) - UNICAMP, Instituto de Artes.

2.
WAGNER, C.; DONATI, L. A. P.; COUTO, M. F. M.. Participação em banca de Vanessa Deister. Instauração e alquimia: o corpo em transmutação nos trabalhos de Tunga. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais - Fundamentos Teóricos) - Instituto de Artes, UNICAMP.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
WAGNER, C.; RINALDI, M.. Participação em banca de Suelen Jean Bonilha. Relações das ilustrações publicitárias com as novas tecnologias. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu, em Arte e Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
WAGNER, C.. Participação em banca de GAGLIARDI, N. (Natalia Gagliardi)..Pop Up. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
WAGNER, C.. Participação em banca de YOSHIDA, S. (Silvia Yoshida).Fonte Indoor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
WAGNER, C.; BAGNO, Luiz. Participação em banca de TSHERNEV, Larissa..Naif. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
WAGNER, C.. Assistant Professor in Urban Studies. 2017. Ambedkar University Delhi.

2.
WAGNER, C.. Assistant Professor in Human Ecology. 2017. Ambedkar University Delhi.

3.
WAGNER, C.. Assistant Professor in Public Policy & Governance. 2017. Ambedkar University Delhi.

Outras participações
1.
WAGNER, C.; WAGNER, Christiane; ZORNIJA, M.; FLORIČ MITEVA, B. N.; RABADJIEV, K.. 1st International e-Conference on Studies in Humanities and Social Sciences (IeCSHSS). 2018. Center for Open Access in Science.

2.
WAGNER, C.; Gouveia, A.P; FARINA, M.M.. Comissão Seleção Programa de Pós Graduação em Artes Visuais. 2016. Instituto de Artes - UNICAMP.

3.
WAGNER, C.. 18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2010. USP - Universidade de São Paulo.

4.
WAGNER, C.; SARTORI, Elcio; CHACCUR, Marina. Prêmio Aretê. 2009. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13th Conference of the European Sociological Association. Technology and Science as Fiction Narratives and its social politics issues. 2017. (Congresso).

2.
Biennale di Venezia 2017. 2017. (Exposição).

3.
Burle Marx - Tropische Moderne. 2017. (Exposição).

4.
Documenta 14. Accreditation Professional preview. 2017. (Exposição).

5.
European Society for Aesthetics Conference 2017. Kunst in Neuem Medien als Reaktion des Schönes. 2017. (Congresso).

6.
Symposium zu Schicksal und Verbleib des verschollenen Gemäldes der Turm der blauen Pferde (1913) von Franz Marc..Entartete Kunst. 2017. (Simpósio).

7.
Teoria Crítica e Sociologia. 2017. (Seminário).

8.
Zukunft der Museen / Akademie der Künste, Pariser Platz, Berlin. 2017. (Encontro).

9.
32ª Bienal de São Paulo. 2016. (Exposição).

10.
Google for education, UNICAMP. 2016. (Seminário).

11.
Third ISA Forum of Sociology. Poïésis: entre la raison et la sensibilité. 2016. (Congresso).

12.
UNESCO / Innovation and quality: Two sides of the same coin?. 2016. (Congresso).

13.
UNICAMP, MAV / GENEALOGIAS POSSÍVEIS: ARQUIVO, EXIBIÇÃO E CIRCULAÇÃO. 2016. (Seminário).

14.
UNICAMP, MAV / Luise Weiss, com curadoria de Caru Duprat. 2016. (Exposição).

15.
Emanzipation oder Imagination? - Jürgen Habermas und Cornelius Castoriadis.Dritte Station des Zyklus Philosophie aller-retour mit Dorian Astor. 2015. (Encontro).

16.
Giovanni Battista Moroni, London, Royal Academy of Arts. 2015. (Exposição).

17.
Martina Dobbe: Bild-Dinge als epistemische Objekte. Zur Aktualität von Wissens-Diskursen in der Kunstgeschichte der Moderne/Gegenwart. 2015. (Seminário).

18.
REVISITED, Susan Sontag.. 2015. (Simpósio).

19.
Saatchi Gallery. 2015. (Exposição).

20.
UNICAMP, MAV / Marie Clapot, Metropolitan Museum of Art, New York. 2015. (Seminário).

21.
UNICAMP, MAV / Rita Irwin, University of British Columbia. 2015. (Seminário).

22.
Universität der Künste Berlin - KUNSTMARKT / KUNSTMACHT.KUNSTMARKT / KUNSTMACHT Isabelle Graw & Karlheinz Lüdeking. 2015. (Encontro).

23.
Universität der Künste Berlin - WER BIETET 2,8 MILLIONEN ?. 2015. (Encontro).

24.
WChUTEMAS ? Ein russisches Labor der Moderne. 2015. (Exposição).

25.
UNICAMP/Fórum: as esculturas públicas e a cidade contemporânea. 2014. (Simpósio).

26.
Kinetische Kunst von Kai Wolf. 2012. (Outra).

27.
Paris Design Week. 2012. (Outra).

28.
Schwarze Romantik von Goya bis Max Ernst. 2012. (Outra).

29.
Conférence L'exilé Walter Benjamin. 2011. (Seminário).

30.
Klaus Staeck - vernissage de l'exposition d'affiches politiques.Nichts ist erledigt (rien n'est réglé). 2011. (Seminário).

31.
Programme national de formation 2011- Université de Printemps - Histoire des Arts.Arts et connaissances de l'univers. 2011. (Seminário).

32.
Sciences de l'Art, Esthètique Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne.ESTHÉTIQUE : innovation dans la configuration de l?image contemporaine. 2011. (Seminário).

33.
Sciences de l'Art, Esthètique Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne.L?art, l?art appliqué et l?architecture pour configurer l?image de la narrative visuelle contemporaine. 2011. (Seminário).

34.
18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Produção. 2010. (Simpósio).

35.
18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Produção. 2010. (Simpósio).

36.
18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Materiais. 2010. (Simpósio).

37.
Enseignement: l'interaction et l'interactivité.. La place des nouvelles technologies. 2010. (Congresso).

38.
Saint-Étienne - Cité du Design. 2009. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Muller e Sergio Marcon. Além da linguagem: releitura e discussões cinematográficas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em P. Visual) - Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

2.
SAVASTANO, Victor Tognollo. Cartazes: o design a serviço da ideologia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em P. Visual) - Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

3.
Oliver Mark Heilmair. Tecnologia e comunicação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

4.
MINDLIN, L. (Lucia Mindlin). Livro objeto reprodutibilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

5.
Paulo Papaleo. Arte e mercado contemporâneo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em P. Visual) - Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

6.
ROCHA, Denise. Toy Art. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em P. Visual) - Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

7.
LUCAS, Fernando. Interfaces gráficas digitais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

8.
Anne Freitas. Narrativas gráficas por meio de fanzine. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

9.
OIDE, André.. Influência dos ícones midiáticos na cultura brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

Iniciação científica
1.
Gabriela Malentacchi.. A filosofia existencialista nos quadrinhos de Charles Schutz. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em P. Visual) - Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

2.
Talyta Lago. A imagem e tipografia na Nouvelle Vague. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em P. Visual) - Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

3.
MORINO, Camila J. e FERNANDEZ Luana M. Sintaxe visual na estética das embalagens. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Design Gráfico) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

4.
Jessica Herling e Lígia Maprelian. A cenografia na ficção científica - desenho e criação. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em P. Visual) - Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

5.
Tiago Lopes. Interatividade: a animação e seus processos de criação. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em P. Visual) - Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.

6.
Leandro Negro. Hiper-realidade. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em P. Visual) - Belas Artes de São Paulo. Orientador: Christiane Wagner.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3WAGNER, C.2016 WAGNER, C.. Aesthetic experience : visual culture as the masterpiece of nonhumanity.. On_Culture: The Open Journal for the Study of Culture, v. 2, p. 1/Perspective, 2016.



Outras informações relevantes


Member of Research Networks:

2013 - Present:

University of Paris (Paris 1 Panthéon-Sorbonne), France
http://www.institut-acte.cnrs.fr/aesthetica/author/christianewagner/		

2015 - Present:

1) German Society of Aesthetics (Deutschen Gesellschaft fuer Aesthetik, DGAe);
2) International Sociological Association, ISA (The ISA was founded in 1949 under the auspices of UNESCO);
  Research Committee on Sociology of Communication, Knowledge and Culture (ISA-RC14);
  Visual Sociology  Research Committee (ISA-RC 57);
3) European Society for Aesthetics (ESA);
4) European Sociological Association (ESA);
5) Member of AISLF - Association Internationale des Sociologues de Langue Française, Toulouse, France
  Comité de Recherche - CR38 Socio-anthropologique politique;
6) Société française d'Esthétique;
7) International Association for Aesthetics (IAA).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:25:23