Maria Dolores Wirts Braga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5894021566280909
  • Última atualização do currículo em 23/05/2018


Possui mestrado (2008) e doutorado (2014) em Letras pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, sociolinguística, formação de professores, livro didático, tradução, revisão textual e ensino de inglês e português. Na graduação, lecionou as disciplinas Estudos Discursivos e Questões Sociolinguísticas do Inglês, como professora contratada temporária na Universidade de São Paulo. Ainda no Ensino Superior, lecionou na graduação e pós-graduação dos cursos de Letras de faculdades da rede particular. Atualmente é professora Faculdade Fapan, onde leciona Argumentação, Leitura e Interpretação de textos no curso de graduação em Direito. Em 2015, coordenou o Departamento de Monografias e é membro do Núcleo Docente Estruturante desde 2014 nessa instituição. Foi professora de inglês em escolas regulares do Ensino Fundamental e em institutos de idiomas. Foi coordenadora do Departamento de Inglês em uma escola regular da rede privada e coordenadora do Departamento de Tradução de uma empresa especializada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Dolores Wirts Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, M. D. W.;Maria Dolores Wirts Braga


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O discurso sobre o livro didático de inglês: a construção da verdade na sociedade de controle, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Professora Doutora Marisa Grigoletto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: ensino de inglês; formação de professores; livro didático de inglês; análise do discurso; discurso sobre.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Mestrado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A prevenção de metaforização nos funcionamentos do discurso instrucional para o ensino de língua inglesa,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Marisa Grigoletto.
Palavras-chave: discurso; prevenção; metaforização; formação de professores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Setores de atividade: Educação.




Atuação Profissional



Faculdade Fapan, FAPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de ensino superior, Carga horária: 24


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou as disciplinas de Questões Sociolinguísticas do Inglês e Estudos Discursivos no curso de Letras, nível graduação, do Programa de Inglês, FFLCH - USP.


Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, AUCANI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Contratada Temporária, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou aulas no curso de inglês preparatório para o teste internacional IELTS no programa Language Education - LEUSP - da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional - AUCANI.


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de pós-graduação lato sensu.


Faculdade de Itapecerica da Serra, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12



Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Atrium


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Atrium


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAGA, M. D. W.2015BRAGA, M. D. W.. O programa do livro didático de inglês na escola pública: uma questão de verdade e poder. Revista Atrium, v. 1, p. 8-15, 2015.

2.
1BRAGA, M. D. W.2013BRAGA, M. D. W.. A construção discursiva da argumentação nas sociedades de controle: dizeres do discurso sobre a escolha do livro didático de inglês do PNLD 2011. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 1, p. 60-71, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRAGA, M. D. W.. Prevention of Metaphorisation - a discoursive analysis on giving instructions. 1. ed. Saarbrüecken: VDM-Verlag Dr. Muller, 2010. v. 1. 101p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRAGA, M. D. W.. Representações de língua em dizeres de autores de materiais didáticos. In: Anna Maria Grammatico Carmagnani; Marisa Grigoletto. (Org.). Língua, discurso e processos de subjetivação na contemporaneidade. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2013, v. 1, p. 1-.

2.
BRAGA, M. D. W.. Lições da irritação: o outro difícil de ser respeitado. In: Cláudia Rosa Riolfi; Valdir Heitor Barzotto. (Org.). O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. 1, p. 75-90.

3.
BRAGA, M. D. W.. Prevenção de heterogeneidade no discurso pedagógico instrucional de língua inglesa. In: Cleudemar Alves Fernandes. (Org.). Análise do Discurso: perspectivas. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2007, v. 1, p. 731-738.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRAGA, M. D. W.. Never underestimate the power of a kid. Braz-Tesol Newsletter, São Paulo, 01 jun. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, M. D. W.. A identidade de professor no discurso sobre o livro didático de inglês na escola pública hoje. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS) DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE, 2012, Campinas. Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2012.

2.
BRAGA, M. D. W.. Discurso de verdade e o discurso sobre o livro didático de inglês. In: VI EPOG, 2011, São Paulo. http://www.epog.fflch.usp.br, 2011.

3.
BRAGA, M. D. W.. Prevenção de Heterogeneidade no Discurso Pedagógico Instrucional de Língua Inglesa. In: VIII ENAPOL - Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo, 2005, São Paulo. Anais do VIII ENAPOL: Cadernos de Linguìstica. São Paulo: Paulistana Editora, 2005. v. 1. p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, M. D. W.. O livro didático de inglês na escola pública: a atualidade de uma memória. In: V SEPIDIS, 2013, Campinas. V Seminário de Pesquisa "Identidade e Discurso", 2013.

2.
BRAGA, M. D. W.. O real no discurso. In: II EPED: Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP, 2010, São Paulo. Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP, 2010. p. 91-92.

3.
BRAGA, M. D. W.. Representações sobre o livro didático de inglês. In: V EPOG: Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP, 2010, São Paulo. Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP, 2010. p. 240-241.

4.
BRAGA, M. D. W.. O real do discurso em instruções sobre o ensino de língua inglesa. In: PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS DISCURSIVA E/OU ETNOGRÁFICA (III SIL), 2009, São Paulo. PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS DISCURSIVA E/OU ETNOGRÁFICA, 2009.

5.
BRAGA, M. D. W.. Prevenção de heterogeneidade no discurso instrucional de língua inglesa. In: II SEMAD: Seminário de pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil, 2007, Uberlândia. II SEMAD: caderno de resumos. Uberlândia: EDUFU: editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2007. v. 1. p. 144-145.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, M. D. W.; FURLANETTO, E. L. A. . Simpósio 40 - ASPECTOS DO DISCURSO EM TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BRAGA, M. D. W.. Literatura e Análise do Discurso: uma prática simbólica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRAGA, M. D. W.. A inscrição do sujeito na língua estrangeira: o aluno no discurso sobre o livro didático de inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRAGA, M. D. W.. O novo não tão novo assim. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRAGA, M. D. W.. A prevenção de metaforização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAGA, M. D. W.. To read or not to be. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRAGA, M. D. W.. Creative dictation activities in teaching and testing. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Maria Dolores Wirts Braga ; BRAGA, M. D. W. . Revisão de software para ensino à distância. 2006.

2.
Maria Dolores Wirts Braga ; BRAGA, M. D. W. . Dicionário Multimídia English Works 97. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
BRAGA, M. D. W.. Prova de conhecimentos de língua inglesa para processo seletivo de funcionários administrativos da USP. 2006.

2.
BRAGA, M. D. W.. Prova de conhecimentos de língua inglesa para processo seletivo de secretárias(os). 2006.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BRAGA, M. D. W.. LEDI - Língua Estrangeira, Discurso e Identidade. 2012. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
GRIGOLETTO, M. ; BRAGA, M. D. W. . LEDI. 2018. (grupo de pesquisa).

2.
BRAGA, M. D. W.. Provimento de cargo de professor doutor. 2017. (Aprovação em concurso público, sem indicação).

3.
BRAGA, M. D. W.. Glossário de termos de Análise do Discurso Pecheutiana: inglês/português. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário).

4.
BRAGA, M. D. W.. O discurso sobre o livro didático de inglês: a construção da verdade na sociedade de controle. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
BRAGA, M. D. W.. Aldeia Guarani. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência didática).

6.
BRAGA, M. D. W.. Indigenous peoples in Brazil: past, present and future. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência didática).

7.
BRAGA, M. D. W.. Total Impact. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - manuais de professor).

8.
BRAGA, M. D. W.. English Course for Employees. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático: apostilas para o ensino de inglês para funcionários USP).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAGA, M. D. W.. Participação em banca de Rodrigo Leite da Silva.Autorização para redução do intervalo intrajornada na categoria dos metalúrgicos do ABC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Fapan.

2.
BRAGA, M. D. W.. Participação em banca de Alessandra dos Santos Silva.Estabilidade da gestante no contrato de experiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Fapan.

3.
BRAGA, M. D. W.. Participação em banca de Renata dos Santos Silva.Aspectos relevantes a respeito da Lei n. 8.666. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Fapan.

4.
BRAGA, M. D. W.. Participação em banca de Sandra Ramos Ferreira.O problema do acúmulo de função no contrato de trabalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Fapan.

5.
BRAGA, M. D. W.. Participação em banca de Silvio Takashi Kanai.Aplicação do princípio da igualdade total entre os empregados atípicos e os empregados típicos discriminados na constituição de 1988. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Fapan.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I JIADP. 2013. (Seminário).

2.
InPLA-SIL - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada/Seminário Internacional de Linguística.A inscrição do sujeito na língua estrangeira: o aluno no discurso sobre o livro didático de inglês. 2013. (Seminário).

3.
InPla-SIL - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada/ Seminário Internacional de Linguística.Língua e Educação: uma abordagem discursiva. 2013. (Simpósio).

4.
V EPED.O discurso sobre o livro didático de inglês e a argumentação na sociedade de controle. 2013. (Encontro).

5.
V SEPIDIS - Seminário de Pesquisa Identidade e Discurso.: O livro didático de inglês na escola pública: a atualidade de uma memória. 2013. (Seminário).

6.
Oficina: ?Elaborando materiais didáticos com a temática indígena?.Indigenous peoples in Brazil: past, present and future. 2012. (Oficina).

7.
VI EPOG.Discurso de verdade e o discurso sobre o livro didático de inglês. 2011. (Encontro).

8.
GEPPEP - VI Workshop ? Movimentos pelo Escrito: do medo ao entusiasmo.O novo não tão novo assim. 2010. (Oficina).

9.
II EPED: Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP.O real no discurso. 2010. (Encontro).

10.
V EPOG: Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP.Representações sobre o livro didático de inglês. 2010. (Encontro).

11.
I Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP.A prevenção de metaforização. 2009. (Encontro).

12.
Pesquisa em língua inglesa: perspectivas discursiva e/ou etnográfica (III SIL).O real do discurso em instruções sobre o ensino de língua inglesa. 2009. (Simpósio).

13.
Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso.A construção do sujeito sem cara. 2009. (Seminário).

14.
GEPPEP III Workshop: O inferno da escrita.O outro difícil de ser respeitado. 2007. (Oficina).

15.
1o Encontro de Educadores e Monitores do Centro de Línguas. 2006. (Encontro).

16.
1o EPOG: Encontro de pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.Prevenção de heterogeneidade no discurso instrucional de língua inglesa. 2006. (Encontro).

17.
I Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Prevenção de heterogeneidade no discurso instrucional de língua inglesa. 2006. (Outra).

18.
II SEMAD: Seminário de pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil.Prevenção de heterogeneidade no discurso instrucional de língua inglesa. 2006. (Seminário).

19.
Colóquio Desconstruindo Identidades: formas de representação de si e do outro nos discursos sobre línguas materna e estrangeira. 2005. (Encontro).

20.
GEPPEP I Workshop: A singularidade na produção de conhecimento sobre o ensino de língua portuguesa.Escrita e prevenção de heterogeneidade no discurso instrucional. 2005. (Oficina).

21.
VIII Colóquio de pós-graduação em estudos lingüísticos e literários em inglês.Prevenção de heterogeneidade no discurso instrucional de língua inglesa. 2005. (Outra).

22.
VIII Encontro dos alunos de pós-graduação em Lingüística da USP.Prevenção de heterogeneidade no discurso instrucional de língua inglesa. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAGA, M. D. W.. InPLA-SIL. 2013. (Congresso).

2.
CORACINI, M. J. ; CARMAGNANI, A. M. ; BRAGA, M. D. W. . III Simpósio Nacional Discuso, Identidade e Sociedade; I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


Elaboração de manuais ao professor de uma coleção de livros didáticos para o ensino de inglês em escolas da rede pública, para 2011, segundo edital do PNLD.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 14:10:27