Robson Cardoso de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0689549952417548
  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


Doutorando e Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Graduado em Administração pela mesma instituição, com Especialização em "Marketing, Propaganda e Publicidade" pelo Centro de Estudos Corporativos - ESTRATEGO. Atualmente, participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa "Fisionomia Belém" da UNAMA e na Linha de Pesquisa "Gênero, Afetividade e Sexualidade" do "Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero" (GEPEM/UFPA). Atua em estudos de Gênero, Sexualidade, Comunicação/Marketing, Consumo. Mídia e Regionalidade, bem como de marcadores sociais da diferença na publicidade produzida em Belém. E-mail: robson.cardosodeoliveira@gmail.com Fone: (91) 98100-6073/ 3257-1029. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Robson Cardoso de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Entre Caboclos, Mestiços e outras Alteridades: Os significados de ser paraense a partir da publicidade produzida em Belém do Pará,
Orientador: Cristina Donza Cancela.
Coorientador: Iara Aparecida Beleli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: "ÉGUA", É A HORA DO INTERVALO NA TV: MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA, CONSUMIDORES/AS E PUBLICIDADE PRODUZIDA EM BELÉM DO PARÁ,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cristina Donza Cancela.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Consumidores/as; PUBLICIDADE; Belém; GÊNERO; SEXUALIDADES.
2006 - 2010
Graduação em Administração Geral.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: "VIAGEM AO MUNDO PUBLICITÁRIO: UM RETRATO MERCADOLÓGICO E ANTROPOLÓGICO DE FEMINILIDADES E DE MASCULINIDADES NOS ANÚNCIOS DE CERVEJA"..
Orientador: Afonso da Mata Vidinha.




Formação Complementar


2011 - 2014
MBA em Marketing, Propaganda e Publicidade. (Carga Horária: 360h).
CENTRO DE ESTUDOS CORPORATIVOS - ESTRATEGO, ESTRATEGO, Brasil.
Palavras-chave: Marketing.
2013 - 2013
Inglês Instrumental Presencial. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2011 - 2012
Marketing na Prática. (Carga horária: 240h).
Escola de Propaganda & Marketing, EP&M, Brasil.
2001 - 2004
INGLÊS. (Carga horária: 420h).
FISK - CENTRO DE ENSINO, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior da Amazônia, ESAMAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro de Linha de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
O objetivo da Linha de Pesquisa Gênero, Afetividade e Sexualidade é realizar estudos e pesquisas que articulem entre si, principalmente, o tema da juventude e da infância e sua associação com as relações no campo do afeto e da sexualidade, dentro e fora do universo das relações heteronormativas.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
O Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero - GEPEM/UFPA foi criado em 1994, com a efervescência das discussões sobre a questão da mulher integrando-se aos grupos e núcleos de estudos no tema. Agrega docentes, discentes, pesquisadoras/es e profissionais da UFPA e de outras instituições públicas e privadas,interessados na temática e que sinalizam para a valorização dos Direitos Humanos. Sua presença na UFPA e demais instituições nacionais de graduação e pós-graduação fortalece-se pelas atividades realizadas como: ciclo de estudos, conferências, colóquios e Encontros na região amazônica, com a produção de livros, resultado de pesquisas e estudos na área. Contribuí com discussões e assessoria aos movimentos de mulheres do Pará. Articula-se em parcerias com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH/PA), com a Secretaria de Educação (SEDUC/PA) e com ONGs internacionais (ICSF/WIF). É associado à REDOR.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Membro de Grupo de Estudos, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
A desigualdade entre mulheres e homens, gritante na sociedade, permitiu a gestação e o nascimento do conceito de Gênero , que, ao longo das décadas do Século XX, fortaleceu-se e articulou-se a outros Marcadores Sociais da Diferença, tais como: Sexualidades, Cor/Raça/Etnia, Geração, Classe, Religião, Regionalidade e outras categorias, a fim de se questionar modelos hierárquicos históricos e culturalmente tidos como naturais, visando, assim, a pluralidade dos sujeitos, os quais estão envoltos em experiências sejam elas coletivas e/ou individuais e em subjetividade. Em vista disso, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marcadores Sociais da Diferença na Amazônia (Pororoca) surge como um grupo que procura refletir e realizar pesquisas em torno de Marcadores Sociais da Diferença, contribuindo assim para pensar a identidade amazônida inscrita em sua cultura, suas construções corporais, seus modos de consumo e suas sociabilidades em espaços rurais e urbanos.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como Professor Monitor, a nível de Prática de Ensino, na disciplina "Psicologia Organizacional", sob supervisão do professor mestre Warlington Lôbo, no curso de Administração, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Realizei Estágio Docente na graduação em Museologia, na disciplina de "Folclore Brasileiro", em regime modular, sob a supervisão do Prof. Dr. Flávio Leonel Abreu da Silveira.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Apoio Administrativo, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Antropologia, .


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Financiamento de Pesquisa para a Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), cujo título: "ENTRE CABOCLOS, MESTIÇOS E OUTRAS ALTERIDADES: O IMAGINÁRIO DA REPRESENTAÇÃO DO ?SER PARAENSE? A PARTIR DA PROPAGANDA DE TV ABERTA EM BELÉM DO PARÁ"

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Financiamento de Pesquisa para Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), cujo título: "'Égua', é a hora do intervalo na TV: Marcadores sociais da diferença, consumidores/as e publicidade produzida em Belém do Pará".


Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada: Empreendedorismo


Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMA/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Gênero, Afetividade e Sexualidade

Objetivo: Realizar estudos e pesquisas que articulem entre si, principalmente, o tema da juventude e da infância e sua associação com as relações no campo do afeto e da sexualidade, dentro e fora do universo das relações heteronormativas...
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: GÊNERO; Afetividade; Sexualidade.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Descortinando uma parte da Amazônia: a percepção do "ser paraense" e de categorias caboclas e indígenas a partir do olhar de consumidores de anúncios publicitários em Belém/PA
Descrição: Neste projeto busco discutir sobre a construção da identificação do ?ser paraense?, a partir do olhar de consumidores/as de anúncios publicitários exibidos na TV aberta da cidade de Belém/PA. Essa identificação, por vezes, é associada às categorias caboclas e indígenas. Nesse sentido, proponho-me a realizar uma etnografia de audiência, na qual assistirei a comerciais de TV com os/as interlocutores/as, atentando-me para os discursos construídos em torno das representações do ?ser paraense?, bem como as leituras referentes aos caboclos/as e povos indígenas. As peças publicitárias utilizadas na etnografia de audiência serão previamente selecionadas, dando ênfase as que busquem problematizar a regionalidade e a cultura paraense. A partir disso, em um processo de avaliação das narrativas obtidas na pesquisa de campo, pretendo dar início ao segundo momento da investigação, descortina-se, nesse momento, o trânsito pela cidade, o percorrer o espaço citadino na companhia dos/as interlocutores/as, na busca de observar cenários e contextos vistos nos anúncios, entretanto agora visualizados na cidade, durante um praticar a urbe, na tentativa, com isso, de perceber as semelhanças e diferenças na construção de discursos para as representações do ?ser paraense? tanto ao assistir um comercial quanto no momento de observar essas cenas na cidade. Além disso, esse olhar para o ?ser paraense?, representações caboclas e indígenas será pensado a partir do tangenciamento às diferenças, procurando articulá-las e perceber de que modo essas categorias são operadas pelos/as interlocutores/as tanto ao assistir a um anúncio publicitário quanto percorrendo e (re) conhecendo as dinâmicas e sociabilidades envoltas na cidade de Belém/PA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Robson Cardoso de Oliveira - Coordenador / Edna Ferreira Alencar - Integrante.
2013 - Atual
COMUNICAÇÃO, ANTROPOLOGIA E FILOSOFIA: ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA DA CONTEMPORANEIDADE DE BELÉM DO PARÁ
Descrição: A pesquisa objetiva estudar a comunicação visual urbana da contemporaneidade de Belém do Pará tendo como campos de saber principais a comunicação, a antropologia e a filosofia. A ideia central é de que essa comunicação visual, que pode se situar em anúncios publicitários, fachadas, vitrines de lojas, prédios comercias, etc, se relaciona com o espírito contemporâneo e essa relação se dá de modo contextual e não mecânico entre características econômicas e estéticas, ou entre a experiência contemporânea e a estética comunicacional com a qual ela se liga. Para este estudo elege-se os conceitos de experiência e estética de Walter Benjamin e Clifford Geertz na busca da exposição dessa relação no objeto estudado. Verifica-se essa possibilidade de análise, através da comunicação, da antropologia e da filosofia, como propiciadora de um estudo que busca observar a realidade, a estética, como um dos sinais fundamentais de uma época, mas que não deve ser unicamente compreendida como seu sucedâneo, mas sim como sua expressão, sua manifestação perceptível. A contemporaneidade belenense exibe essas estéticas que são um tema não apenas fundamental, já estudado desde as Passagens Parisienses do século XIX, mas evocativo para se pensar a condição contemporânea amazônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Robson Cardoso de Oliveira - Integrante / Relivaldo Pinho de Oliveira - Coordenador / Ernani Pinheiro Chaves - Integrante / Enderson Geraldo de Souza Oliveira - Integrante / Paulo Victor Santos Dias - Integrante / Ivana Claudia Guimaraes de Oliveira - Integrante / Ana Lúcia Prado Reis dos Santos - Integrante / João Filipe Sousa Sena de Araújo - Integrante / José Augusto Mendes Lobato - Integrante.
Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
"ÉGUA", É A HORA DO INTERVALO NA TV: MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA, CONSUMIDORES/AS E PUBLICIDADE PRODUZIDA EM BELÉM DO PARÁ
Descrição: Este projeto buscou investigar sobre a recepção de marcadores sociais da diferença entre consumidores/as da publicidade produzida na cidade de Belém do Pará, no intuito de observar como são recebidos e (re) significados as categorias de Gênero e Sexualidade no momento em que assistíamos ao horário comercial. Contudo, outras diferenças como Classe, Cor/Raça e Geração foram acionados pelos/as interlocutores/as, nas conversas, e, consequentemente, problematizados nesta pesquisa. Além disso, discussões em torno de publicidade e consumo também ganharam o devido destaque como uma consequência da própria força dos discursos dos/as consumidores/as. Como resultado, percebi que os marcadores sociais da diferença estavam sendo operados, nas narrativas, de modo interseccionado (ou articulados), dentre essas, as mais ativadas nesse tangenciamento foram às categorias de Gênero, Cor/Raça e Classe, compreendidas por discursos como: homem, negro e pobre; e mulher, branca e rica. O ?jogo? entre o real e o ?mágico? mundo dos anúncios (Rocha 1990), também fora comentado pelos/as interlocutores/as, visualizando a publicidade muito mais próxima de idealizações do real, ao invés de mostrar realidades na hora do intervalo na TV..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Robson Cardoso de Oliveira - Coordenador / CRISTINA DONZA CANCELA - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Todavia Porto Alegre
2017 - Atual
Periódico: VIVÊNCIA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Aluno Destaque no Curso "Marketing na Prática", Escola de Propaganda & Marketing.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.2014CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. A hora do intervalo na TV: marcadores de gênero e sexualidade na publicidade e produzida em Belém/PA. Revista do NUFEN, v. 06, p. 28-50, 2014.

2.
GONÇALVES DA ROCHA, M. C. M.2013 GONÇALVES DA ROCHA, M. C. M. ; CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson. . CONEXÕES ENTRE CONTEXTOS: A FICÇÃO PERSUASIVA DE MARILYN STRATHERN. Iluminuras (Porto Alegre), v. 14, p. 368-374, 2013.

3.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.2012 CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; CANCELA, C. D. . Hierarquia em evidência: um retrato da dominação hegemônica de masculinidades na propaganda de cerveja.. Revista do NUFEN, v. 4, p. 37/2-48, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Consumidores na frente da TV: gênero e sexualidade na propaganda belenense. In: Cristina Donza Cancela; Laura Moutinho; Júlio Assis Simões. (Org.). Raça, Etnicidade, Sexualidade e Gênero em perspectiva comparada. 1ed.São Paulo: Terceiro Nome/CAPES, 2015, v. 1, p. 269-286.

2.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. A HETERONORMATIVIDADE E A PROPAGANDA: A REIFICAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE CERVEJAS. In: MOTTA MAUÉS, M. A.; ÁLVARES, M. L. M.; SANTOS, E. F. dos. (Org.). MULHERES AMAZÔNIDAS: IMAGENS, CENÁRIOS, HISTÓRIAS. 3ed.Belém: GEPEM, 2011, v. 3, p. 207-228.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Peregrinação de bar em bar: os percursos e as dinâmicas de sociabilidades em espaços de consumo e lazer na cidade de Belém do Pará. In: Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), 2015, Montevidéu, Uruguai. Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), 2015. p. 1-23.

2.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. ?Égua, não mude de canal, é a hora do intervalo na TV: observando a recepção dos marcadores de gênero e sexualidade?. In: I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica, 2014, Belém/PA. I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica, 2014. v. 01. p. 1-17.

3.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Gênero, Mídia & Consumo: novas tendências nos perfis de alguns anúncios publicitários.. In: XXVIII Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. XXVIII Reunião Brasileira de Antropologia, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; CANCELA, C. D. . MUDANÇA DE FOCO: REPRESENTAÇÕES DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia/ XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2013, Fortaleza/CE. Saberes locais e experiências transnacionais: interfaces do fazer antropológico, 2013. p. 104-104.

2.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Gênero, Mídia & Consumo: novas tendências nos perfis de alguns anúncios publicitários.. In: XXVIII Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. XXVIII Reunião Brasileira de Antropologia, 2012. v. 1. p. 3-389.

3.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Hierarquia em evidência: um retrato da dominação hegemônica de masculinidades na propaganda de cerveja.. In: Simpósio Antropologia em Foco II, 2012, Belém. Simpósio Antropologia em Foco II, 2012.

4.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. A Heteronormatividade e Propaganda: a reificação da mulher em campanhas publicitárias de cervejas.. In: IV Encontro Amazônico sobre Mulher e Gênero, 2009, Belém. IV Encontro Amazônico sobre Mulher e Gênero. Belém: GEPEM, 2009. p. 7-117.

5.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. A Heteronormatividade e a Propaganda: a coisificação da mulher em campanhas publicitárias de cervejas.. In: V Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, 2007, Goiânia. V Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, 2007. p. 5-69.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. De Canal em Canal: a publicidade produzida em Belém do Pará entra em cena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. A Peregrinação e suas paisagens reveladas: o intercurso de bar em bar no transitar na capital paraense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Peregrinação de bar em bar: os percursos e as dinâmicas de sociabilidades em espaços de consumo e lazer na cidade de Belém do Pará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; CANCELA, C. D. . MUDANÇA DE FOCO: REPRESENTAÇÕES DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. CONSUMIDORES/AS NA FRENTE DA TV: GÊNERO E SEXUALIDADE NA PROPAGANDA BELENENSE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Hierarquia em evidência: um retrato da dominação hegemônica de masculinidades na propaganda de cerveja.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Gênero, Mídia & Consumo: novas tendências nos perfis de alguns anúncios publicitários.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. A Heteronormatividade e Propaganda: a reificação da mulher em campanhas publicitárias de cervejas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. A Heteronormatividade e Propaganda: a reificação da mulher em campanhas publicitárias de cervejas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. "A HETERONORMATIVIDADE E A PROPAGANDA: A COISIFICAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLIICITÁRIAS DE CERVEJAS". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Plano Operacional Anual da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal - Maiandeua. 2011.

2.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; PINTO, C. S. . Avaliação do Projeto 'Lazer Consciente 2010'. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. ?Corpo, Imagem e Cidade: categorias analíticas entrecruzadas?. 2016. (Coordenador de Mesa Redonda).

2.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; OLIVEIRA JUNIOR, E. B. . Etnografias, Corpos e Diferenças: Os Desafios do Trabalho de Campo na Contemporaneidade. 2015. (Coordenador de Grupo de Trabalho (GT)).

3.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. MUDANÇA DE FOCO: A HOMOSSEXUALIDADE NA MÍDIA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; REIS, R. P. ; RAMOS, P. F. . JUVENTUDE PARA ALÉM DO CONTEXTO URBANO: SOCIABILIDADES, IDENTIDADES E CONSUMO. 2013. (Coordenador de Grupo de Trabalho (GT)).

5.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; SOUZA JUNIOR, S. L. . Pink Money. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; SILVA ; SILVA, Cristiano Pereira ; MONTEIRO, Lucas Soares . "MARKETING CRIATIVO: AS NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO NA ADMNISTRAÇÃO". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, E. G. S.; VILHENA, A. P.; CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Participação em banca de Thayná F. Lanhellas."Bem na sua cara!" - Uma análise das relações negativas como divulgação da cantora Pabllo Vittar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Belém.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.; VILHENA, A. P.; CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Participação em banca de Jobson W. Machado de Souza.Sou do Guamá! Uma análise da marginalização e do orgulho na representação do bairro, em Belém do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Belém.

3.
OLIVEIRA, E. G. S.; VILHENA, A. P.; CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Participação em banca de Marcelo Rodrigues Silva.Chamando os ventos: Por uma cartografia dos assobios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Belém.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro aberto do Projeto de Pesquisa Consumo, Identidade e Amazônia (CONSIA).Marcadores Sociais Articulados na Publicidade Produzida em Belém, Pará, Brasil. 2017. (Encontro).

2.
30° Reunião Brasileira de Antropologia. De Canal em Canal: a publicidade produzida em Belém do Pará entra em cena. 2016. (Congresso).

3.
II Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica. Coordenador da Mesa-redonda ?Corpo, Imagem e Cidade: categorias analíticas entrecruzadas?, com a participação dos/as expositores/as: Ms. Camilla da Silva Souza (UFPA-Bragança), Ms. Edyr Batista de Oliveira Júnior (UFPA) e Prof. Dr. Jesus Marmanillo (UFMA). 2016. (Congresso).

4.
II Seminário de Bioantropologia do PPGA. 2016. (Seminário).

5.
II Seminário de Tradução e Interculturalidade: Paisagens, territorialidades e tradução cultural (TRADINTER).A Peregrinação e suas paisagens reveladas: o intercurso de bar em bar no transitar na capital paraense. 2016. (Seminário).

6.
Minicurso "Introdução à Bioantropologia". 2016. (Oficina).

7.
Seminário do Grupo de Pesquisa em Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA).Percursos etnográficos: algumas experiências. 2016. (Encontro).

8.
?Muvuca na Cumbuca? ? Semana de Comunicação da UFPA. ?Faz uma comunicação pras gay! Os desafios da comunicação GLBT no Brasil?. 2015. (Congresso).

9.
I Seminário ?Violências Contra as mulheres: uma discussão sobre saúde, direitos e enfrentamento?.?Sexismo, Mídia e Violência?. 2015. (Seminário).

10.
Isso Me Diz Respeito! ? Respeito à Diversidade Étnico-Racial, Sexual e de Gênero.GÊNERO, (HOMOS)SEXUALIDADE E OUTROS MARCADORES SOCIAIS NA MÍDIA. 2015. (Simpósio).

11.
Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). Peregrinação de bar em bar: os percursos e as dinâmicas de sociabilidades em espaços de consumo e lazer na cidade de Belém do Pará. 2015. (Congresso).

12.
Roda de Conversa: Educação e Saúde de Transexuais e as Relações de Gênero. 2015. (Simpósio).

13.
V Reunião Equatorial de Antropologia (REA) & XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste (ABANNE). Coordenador da Comunicação Coordenada ?Etnografias, Corpos e Diferenças: os desafios do trabalho de campo na contemporaneidade?. 2015. (Congresso).

14.
Conversação e exibição de documentário sobre Antropologia Visual e da Imagem com Ana Luiza Carvalho da Rocha. 2014. (Outra).

15.
I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica.?Égua?, não mude de canal, é a hora do intervalo na TV: Observando a Recepção dos Marcadores de Gênero e Sexualidade. 2014. (Seminário).

16.
Seminário Saúde, Gênero e Direitos: um olhar sobre mulheres Trans, Lésbicas & Bissexuais. 2014. (Seminário).

17.
IV Reunião Equatorial de Antropologia/ XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. MUDANÇA DE FOCO: REPRESENTAÇÕES DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. 2013. (Congresso).

18.
X Seminário Internacional Fazendo Gênero.CONSUMIDORES/AS NA FRENTE DA TV: GÊNERO E SEXUALIDADE NA PROPAGANDA BELENENSE. 2013. (Seminário).

19.
Curso 'Psicoterapia aplicada a questão de Gênero". 2012. (Oficina).

20.
Seminário "Masculinidades no Século XXI: Permanências e Rupturas'. 2012. (Seminário).

21.
Simpósio Antropologia em Foco II.Hierarquia em evidência: um retrato da dominação hegemônica de masculinidades na propaganda de cerveja.. 2012. (Simpósio).

22.
XXVIII Reunião Brasileira de Antropologia. Gênero, Mídia & Consumo: novas tendências nos perfis de alguns anúncios publicitários.. 2012. (Congresso).

23.
CICLO DE PALESTRAS MARKETING NIGHT. 2011. (Outra).

24.
CICLO DE PALESTRAS MARKETING NIGHT. 2011. (Outra).

25.
MERCADO: ESTRATÉGIAS DE SUCESSO - CASE HAVAIANAS - PARADIGMA GLOBAL. 2011. (Outra).

26.
5° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero."A HETERONORMATIVIDADE E A PROPAGANDA: A REIFICAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE CERVEJA". 2009. (Outra).

27.
Encontros de Comércio Exterior - ENCOMEX. 2009. (Encontro).

28.
Fórum Social Mundial. 2009. (Outra).

29.
I Congresso Norte e Nordeste de Administração/ IX Encontro Regional dos Estudantes de Administração da Região Norte. 2009. (Congresso).

30.
IV Encontro Amazônico sobre Mulher e Gênero."A HETERONORMATIVIDADE E A PROPAGANDA: A REIFICAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLIICITÁRIAS DE CERVEJAS". 2009. (Encontro).

31.
Programa de Treinamento no Uso do Portal de Periódicos da CAPES 2009. 2009. (Outra).

32.
Projeto Varejo 2009 - Cliente Oculto. 2009. (Oficina).

33.
Semana dos Calouros de Administração.MARKETING CRIATIVO: AS NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO NA ADMINISTRAÇÃO. 2009. (Oficina).

34.
Seminário Gestão Estratégica: Foco na Inovação de Valor- como deixar a concorrência irrelevante. 2009. (Oficina).

35.
Seminário Orquideas e você: Fazendo o Q?.Pink Money. 2009. (Seminário).

36.
Seminário Orquideas e você: Fazendo o Q? Foucault e o orgulho LGBT. 2009. (Seminário).

37.
Seminário Orquideas e você: Fazendo o Q? Pink Money. 2009. (Seminário).

38.
Seminário Orquideas e você: Fazendo o Q? Teoria Queer. 2009. (Seminário).

39.
Seminários de Gestão Pública. 2009. (Seminário).

40.
Sexualidade, Gênero, Intervenção e Direitos. 2009. (Oficina).

41.
Sexualidades, Cultura e Política. 2009. (Oficina).

42.
4° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero."A HETERONORMATIVIDADE E A PROPAGANDA: A COISIFICAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE CERVEJA". 2008. (Outra).

43.
60º Reunial Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2008. (Congresso).

44.
Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais - GLBT. 2008. (Outra).

45.
Pré-evento da Semana de Comunicação da UFPA. 2008. (Seminário).

46.
Semana de Comunicação da UFPA - Muvuca na Cumbuca. 2008. (Outra).

47.
Semana de Comunicação da UFPA - Muvuca na Cumbuca - Enox Indoor Experience. 2008. (Oficina).

48.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8."A HETERONORMATIVIDADE E A PROPAGANDA: A REIFICAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE CERVEJA". 2008. (Seminário).

49.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.A Heteronormatividade e a Propaganda: A Reificação da Mulher em Campanhas Publicitárias de Cerveja. 2008. (Seminário).

50.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 - Gênero, Sexualidade e Homofobia. 2008. (Oficina).

51.
Simpósio A Cidadania das Mulheres em Cinco Temas. 2008. (Simpósio).

52.
1° Simpósio de Marketing e Vendas: Sexo & Marketing e Gestão de Vendas. 2007. (Simpósio).

53.
I Encontro para a opção Profissional.Curso de Administração Geral. 2007. (Encontro).

54.
V Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual.A Heteronormatividade e a Propaganda: A Coisificação da Mulher em Campanhas Publicitárias de Cerveja. 2007. (Encontro).

55.
III Acolhimento Multiprofissional do Hospital Universitário João de Barros Barreto - Oficina: Técnicas de Relaxamento Corporal. 2006. (Outra).

56.
X Feira do Vestibular da UFPA.Curso de Administração Geral. 2006. (Outra).

57.
Semana dos Recursos Hídricos. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIMENTEL, A. S. G ; CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson. ; LOBO, W. L. ; OLIVEIRA JUNIOR, E. B. ; SILVA FILHO, M. R. . Seminário "Masculinidades no Século XXI: Permanências e Rupturas. 2012. (Outro).

2.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; NOGUEIRA, C. S. ; RODRIGUES, A. B. ; SILVA, A. A. R. . QUINTAS DO CONHECIMENTO. 2010. (Outro).

3.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.. Semana dos Calouros de Administração. 2009. (Outro).

4.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; SILVA FILHO, M. R. ; REIS JUNIOR, O. S. . Seminário Dia da Mulher: uma abordagem sócio-acadêmica sobre gênero e sexualidade. 2008. (Outro).

5.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Robson.; SILVA FILHO, M. R. ; PANTOJA, E. F. ; SOUZA JUNIOR, S. L. ; REIS JUNIOR, O. S. . 6º ENCONTRO NACIONAL UNIVERSITÁRIO DE DIVERSIDADE SEXUAL (ENUDS). 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Érika S. Fagundes; Karoline F. Sampaio; Marcela C. Castro. Responsabilidade Social como vantagem competitiva - estudo de caso Instituto Cyrela. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Robson Cardoso de Oliveira.

2.
Debora T. Melo; Hérica R. Costa; Julyana M. de Lima. "A minha segurança e a sua depende de nós": Segurança do trabalho e a comunicação interna como agentes facilitadores no ambiente hospitalar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Robson Cardoso de Oliveira.

3.
Mauricio S. Martins; Rennan C. Rossy; Osvaldino M. Sousa Jr.. Gestão e Controle de Estoque: Um estudo de caso em uma empresa de materiais de construção no município de Ananindeua-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Robson Cardoso de Oliveira.

4.
Antônio Miguel P. Barreto; Ramon S. Nazaré; Tiago B. Pereira. Marketing de relacionamento: conquistando a fidelização dos clientes externos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Robson Cardoso de Oliveira.

5.
Leonardo David Matos Nascimento; Michelle Gomes Ferreira. "Sempre mais por você": O Processo de Consolidação da Marca Drogarias Globo no Estado do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Robson Cardoso de Oliveira.

6.
Antônio S. Oliveira; José A. S. Figueiredo; Paulo E. Costa. Microempreendedor individual: principais benefícios gerados aos empreendedores a partir da formalização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Robson Cardoso de Oliveira.



Outras informações relevantes


Fui representante discente no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA) no período de agosto de 2012 a agosto de 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 6:42:36