Gustavo Pereira Pessoa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0948339100386983
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). É especialista em Educação Ambiental pelo CEPEMG (2006). Mestre em Gestão Social, Educação e desenvolvimento local no Centro Universitário UNA (2010) e Doutor em Educação pela PUC-Minas (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas. Integra o copo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT do IFMG no Campus Ouro Branco.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na inserção curricular das tecnologias digitais no ensino, ensino de Biologia, ensino de ciências por investigação e Educação Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Pereira Pessoa
Nome em citações bibliográficas
PESSOA, G. P.;PESSOA, GUSTAVO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Minas Gerais, Campus Congonhas.
Avenida Michael Pereira de Souza
Campinho
34415-000 - Congonhas, MG - Brasil
Telefone: (31) 37318103


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A pesquisa escolar no território da Web: a proposta de um modelo, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Simão Pedro Pinto Marinho.
Palavras-chave: Educação; Tecnologias Digitais; Pesquisa Escolar; Território da Web.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento local.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: O trabalho de campo como estimulador da sensibilização ambiental : uma proposta pedagógica para o ensino médio., Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Rosalina Batista Braga.
Palavras-chave: Percepção Ambiental; Educação ambiental; Educação; trabalho de campo; Sensibilização ambiental.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação.
2005 - 2006
Especialização em Educação Ambiental.
Centro de Estudos e Pesquisas educacionais de Minas Gerais, CEPEMG, Brasil.
Título: O Turismo Pedagógico como proposta de Educação Ambiental em escolas de ensino fundamental.
Orientador: Geraldo Tadeu Rezende Silveira.
2001 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Papel do livro didático no Ensino e na Aprendizado. (Carga horária: 2h).
Ed. Moderna, ED.MOD, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada: Juventude, Trabalho e Cultura. (Carga horária: 40h).
Fundação de Ensino de Contagem, FUNEC, Brasil.
2004 - 2004
Metódos de ensino de Biologia. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2003 - 2003
Membranas Biológicas. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2002 - 2002
Pteridófitas: Método de invetário. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2001 - 2001
Introdução a bioespeleologia. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. do ensino básico, técnico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Congonhas, .

2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Naturais II
2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Gestão Ambiental
2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia III
02/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia
03/2011 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Campus Congonhas, Campus Congonhas.

Atividade realizada
Coordenação da área de formação geral.

Fundação de Ensino de Contagem, FUNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


EE Pe João Botelho, EE PJB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor


EM José Wanderley, EMPJW, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


Colégio Quantum, COL. QUANTUM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 20
Outras informações
Instituição especializada em alunos hiperativos.



Linhas de pesquisa


1.
Educação, ciências e tecnologias


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICIPIO DE CONGONHAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Descrição: Investigação sobre como os docentes de ciências do munícipio de congonhas concebem o ensino e a aprendizagem com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicaçãp.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gustavo Pereira Pessoa - Coordenador / Aline Campos - Integrante / Paula Cristina de Paula Cladas - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Midias e simulações no ensino de ciências
Descrição: Curso de extensão para docentes do município de congonhas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gustavo Pereira Pessoa - Integrante / PIRES JUNIOR, Luiz Fernandes - Coordenador / Rubens Ragone - Integrante / Rafael Marinho - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino de Ciências.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação, ciências e tecnologias.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Menção honrosa pela apresentação de melhor trabalho acadêmico, PUC-Minas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PESSOA, G. P.;PESSOA, GUSTAVO2016PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. . FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA ONILATERAL: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO. Educere et Educare (Impresso), v. 2, p. 135, 2016.

2.
COSTA, F. J.2016COSTA, F. J. ; PESSOA, G. P. ; RIBEIRO, P. A. C. . Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): um estudo com professores de uma escola pública municipal. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, p. 1-12, 2016.

3.
PESSOA, G. P.;PESSOA, GUSTAVO2014PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. . A inserção de um indivíduo na cultura digital: o papel da escola neste contexto. Revista Tecnologias na Educação, v. 6, p. 3, 2014.

4.
PESSOA, G. P.;PESSOA, GUSTAVO2014PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. ; MARTINS, Rubens A. R. . INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA FORMAÇÃO DOCENTE. Seminário Nacional de Inclusão Digital (3. : 2014 : Passo Fundo, RS) Educação em tempos de conexão, abundância e compartilhamento, v. 1, p. 1, 2014.

5.
PESSOA, G. P.;PESSOA, GUSTAVO2014PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. . Percepção ambiental e Onilateralidade: contribuições para a Educação Ambiental no espaço escolar. Educação Ambiental em Ação, v. 1, p. -, 2014.

6.
PESSOA, G. P.;PESSOA, GUSTAVO2012 PESSOA, G. P.; BRAGA, R. B. . O trabalho de campo como estratégia de educação:uma proposta para o ensino médio. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 7, p. 113-131, 2012.

7.
PESSOA, G. P.;PESSOA, GUSTAVO2010 PESSOA, G. P.; BRAGA, R. B. . Educação Ambiental escolar e qualidade de vida: desafios e possibilidades. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 24, p. 142-155, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, F. J. ; PESSOA, G. P. . Alterações provovadas na vida de um estudante a partir do conhecimento e utilização de tecnologia. In: Ana Bovo; Fernanda Costa; Lilian Cañete; Patricia Dorotéio. (Org.). Docência: formação, trabalho, vivências. 1ed.Belo Horizonte: editora UEMG, 2018, v. , p. 189-206.

2.
PESSOA, G. P.. OS CONCEITOS DE NATUREZA, MEIO AMBIENTE E LUGAR E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. ; FREITAS, M. C. ; LOBO, L. S. ; FARIAS, A. L. D. . A Flliped classrom como proposta de ressignificação do Ensino de Ciências. In: Congresso Internacional de educação e Tecnologias, 2018, São Carlos. Anais do CIET/ENPED, 2018.

2.
NICOLAU, RICARDO ; PESSOA, GUSTAVO ; COSTA, FERNANDA . Que professor teremos na escola brasileira: nativo, imigrante ou e-migrante digital?. In: XXIV Workshop de Informática na Escola, 2018, Fortaleza, 2018. v. 24. p. 558.

3.
PESSOA, G. P.; MARINHO, S. P. P. . A pesquisa escolar no território da Web. In: X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação, 2017, Belo Horizonte. Anais do X simpósio Nacional de Pesquisa em Educação, 2017.

4.
MARINHO, S. P. P. ; PESSOA, G. P. . SURVEYS ONLINE, REDES SOCIAIS E INFOGRÁFICOS: MIX DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Anais do XIII ENDIPE, 2016.

5.
PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. . Technological pedagogical content Knowledge (TPACK) no ensino de ciências: algumas contribuições. In: IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação, 2015, Belo Horizonte. Anais do IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação, 2015.

6.
PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. . TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE (TPACK) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: QUAL É A POSSIBILIDADE?. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, 2015.

7.
PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. ; RAGONE, R. . INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2014, Passo Fundo. Anais do SENID, 2014.

8.
DARE, R. T. ; PESSOA, G. P. ; SILVA, M. . Ética, ciência, tecnologia e sociedade.Projeto em Educação Científica e cidadania:Discussões sobre questões sociais, ética e ambie tais em atividade mineradora do Brasil. In: XIV Congreso Internacional sobre investigación en Didáctica de las Ciencias, 2013, Girona. Número extra da Revista Enseñanza de las Ciencias. Valência: PUV, 2013. p. 952-956.

9.
PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. . ESTUDO PRELIMINAR SOBRE O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUA INTERFERÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. Anais do IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

10.
PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. . TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. In: VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação, 2013, Belo Horizonte. Anais do VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação, 2013.

11.
PESSOA, G. P.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS -­‐ VIII ENPEC, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC, 2011.

12.
PESSOA, G. P.; BRAGA, R. B. . O trabalho de campo como estimulador da sensibilização ambiental: uma proposta pedagógica para o ensino médio. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte, 2010.

13.
PESSOA, G. P.; BRAGA, R. B. . O TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma proposta para a sensibilização de estudantes de ensino médio. In: XVI Encontro Nacional de Geográfos, 2010, Porto Alegre. Anais do XVI ENG, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PESSOA, G. P.. O Teatro-Educação como alternativa para a promoção da Educação Ambiental no Ensino Básico: Uma reflexão Preliminar. In: VI Colóquio de Pesquisa em Educação, 2008, Belo Horizonte. VI Colóquio de Pesquisa em Educação-Anais, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PESSOA, G. P.. Estudo Anatômico das gônadas e descrição histológica das células da linhagem ovogênica da Tilapia rendalli (Boulenger, 1897)(Teleostei, Cichlidae). In: XVIII Jornada de Biologia da PUC - Minas, 2004, Belo Horizonte. Caderno de Resumos da XVIII Jornada de Biologia da PUC - Minas. BH, 2004.

2.
PESSOA, G. P.. Avaliação Ambiental da estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão Arrudas. In: Jornada de Biologia, 2004, BH. Caderno de Resumos da Jornada de Biologia. BH, 2004.

3.
PESSOA, G. P.. Técnicas para a Documentação de Aquários. In: Jornada de Biologia, 2004, BH. Caderno de Resumos da Jornada de Biologia, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, F. J. ; PESSOA, G. P. . Metodologia de Pesquisa em Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PESSOA, G. P.. Ensino no contexto da Cultura Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PESSOA, G. P.. Uso de tecnologias associadas a Web 2.0 junto ao ensino de ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PESSOA, G. P.. Olhares sobre a educação: debatendo a reforma do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RAGONE, R. ; PIRES JUNIOR, Luiz Fernandes ; MARINHO, R. ; PESSOA, G. P. . Multimídia e Simulação Computacional para o Ensino de Ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
DARE, R. T. ; SILVA, M. ; PESSOA, G. P. . Ética Ciência e Tecnologia: Projetos de Iniciação Científica para alunos de uma escola secundária. Discussões sobre questões Sociais, Éticas e Ambientais em Atividades Mineradoras no Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PESSOA, G. P.. RIO+20: Perspectiva e entraves do encontro do ano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PESSOA, G. P.. Os Sistemas de Gestão Ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PESSOA, G. P.. Os Conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Lugar e sua Relação com a Educação Ambiental Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PESSOA, G. P.. SGA como ferramenta para sustentabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PESSOA, G. P.. Educação Ambiental Escolar: principios básicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PESSOA, G. P.; BRAGA, R. B. . OTRABALHO DE CAMPO COMO PROCEDIMENTO PEDAGÓGICO ESTIMULADOR DA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO MÉDIO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PESSOA, G. P.. O trabalho de campo como estimulador da sensibilização ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PESSOA, G. P.; FERNANDES ; Lazari . Grupo Itai: Um caso de Inovação social, aprendizagem e desenvolvimento local. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PESSOA, G. P.. Sala de aula, professor, alunos e uma boa interação entre eles. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PESSOA, G. P.. Avaliação de projetos de extensão do IFMG-campus Ouro Preto. 2013.

2.
PESSOA, G. P.. Parecerista dos trabalhos enviados ao VIII Colóquio de Pesquisa em Educação. 2013.

3.
PESSOA, G. P.. Avaliação de projetos de bolsas de iniciação cientifica do IFMG-campus Ouro Preto. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
PESSOA, G. P.. Ensino de Biologia em um contexto de cultura digital: algumas possibilidades. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PESSOA, G. P.; PIRES JUNIOR, Luiz Fernandes . Princípios da sustentabilidade: o homem como transformador do ambiente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PESSOA, G. P.; BRAGA, R. B. . Recomendações para a realização de trabalhos de campo aplicados a Educação Ambiental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto de dissertação de Mestrado).

4.
PESSOA, G. P.. Comissão de elaboração de questões de Biologia do vestibular 2011 do IFMG. 2010. (Elaboração de questões para vestibular).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
POLICARPO, R. V. S.; ROSA, G. M.; PESSOA, G. P.. Participação em banca de Amanda Danielle de Carvalho.Ferramentas de Gestã Ambiental aplicadas em industrias do segmento têxtil, de vestuário e de calçãdos listadas na BM&BOVESPA: análise documental do periodo 2012-2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto Federal Minas Gerais.

2.
PESSOA, G. P.; CARVALHO, D. N.; TORRES, P.. Participação em banca de Marina Nogueira dos Santos Rodrigues.Análise do conteúdo de Biologia da conservaçãoem seis livros didáticos do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
COSTA, F. J.; PESSOA, G. P.; ALMADA, E. D.. Participação em banca de Adriana Oliveira, Karla Lelis Moreira, Victor Bessa Oliveira.A Utilização de tecnologias Digitais pelos professores de Ciências Biológicas da UEMG: seu impacto na formação de professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
COSTA, F. J.; PESSOA, G. P.. Participação em banca de Michele Luciane Assunção.Jogos digitais como ferramenta de aprendizagem no ensino de anatomia humana: ênfase em sistema esquelético. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
COSTA, F. J.; PESSOA, G. P.. Participação em banca de Lais de Souza Bernardes,Larissa Palhano e Nayara Mirando Lio.Utilização de palestra para o ensino de serpentes em uma escola estadual de Minas Gerais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PESSOA, G. P.; MARTINS, L.; SOUZA, C. M.. Concurso para professor substituto de Biologia. 2014. Instituto Federal Minas Gerais.

2.
PESSOA, G. P.; ANDRADE, L.; FRANCO, R.. Concurso para professor substituto de Biologia. 2012. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II seminário de alinhamento conceitual do PROFEPT. 2017. (Seminário).

2.
X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.Pesquisa Escolar no território da Web. 2017. (Simpósio).

3.
XVIII Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino. SURVEYS ONLINE, REDES SOCIAIS E INFOGRÁFICOS: MIX DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. 2016. (Congresso).

4.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. ESTUDO PRELIMINAR SOBRE O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUA INTERFERÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2013. (Congresso).

5.
VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação.TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 2013. (Seminário).

6.
XIV Congreso Internacional sobre investigación en Didáctica de las Ciencias. Ética, ciência, tecnologia e sociedade.Projeto em Educação Científica e cidadania:Discussões sobre questões sociais, ética e ambie tais em atividade mineradora do Brasil. 2013. (Congresso).

7.
II Congresso Nacional de Educação Ambiental. Os Conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Lugar e sua Relação com a Educação Ambiental Escolar. 2011. (Congresso).

8.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS -­‐ VIII ENPEC. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. 2011. (Congresso).

9.
XV ENDIPE.O trabalho de campo como estimulador da sensibilização ambiental: uma proposta pedegógica para o ensino médio. 2010. (Encontro).

10.
XVI Encontro Nacional de Geográfos. O TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma proposta para a sensibilização de estudantes de ensino médio. 2010. (Congresso).

11.
VI Encontro Interinstitucional de Pesquisa em Pós-graduação.O TRABALHO DE CAMPO COMO PROCEDIMENTO PEDAGÓGICO ESTIMULADOR DA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO MÉDIO. 2009. (Seminário).

12.
V Encontro Inter-Institcional de Pesquisa.Grupo Itai: um caso de inovação social, aprendizagem e desenvolvimento local. 2008. (Seminário).

13.
VI Colóquio de Pesquisa em Educação.O teatro-educação como alternativa para a promoção da educação ambiental no Ensino básico: uma reflexão preliminar. 2008. (Seminário).

14.
Encontro Regional sobre Currículo Básico Comum com Ênfase na Avaliação da aprendizagem. 2006. (Encontro).

15.
XVIII Jornada de Biologia da PUC - Minas. 2004. (Congresso).

16.
Semana de Saúde Pública. 2003. (Seminário).

17.
XI Ciclo de palstras-CicloPET. 2003. (Seminário).

18.
4° Encontro Nacional de Biólogos. 2002. (Congresso).

19.
X Ciclo de Palestras-CicloPET. 2002. (Seminário).

20.
XVI Jornada de Biologia. 2002. (Congresso).

21.
IX Semana de Introdução aos Estudos da BIologia. 2001. (Seminário).

22.
VII Ciclo de palestras- CicloPET. 2001. (Seminário).

23.
XV Jornada de Biologia. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO JUNIOR, G. D. ; PESSOA, GUSTAVO ; XAVIER, G. C. ; SILVA, J. F. ; OLIVEIRA, P. M. ; FRANCO, R. A. S. R. ; SANTOS, R. G. C. . I seminário de Educação profissional e tecnológica do IFMG. 2018. (Congresso).

2.
PESSOA, G. P.. IV Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG-Campus Congonhas. 2011. (Outro).

3.
PESSOA, G. P.. IV semana de meio ambiente do IFMG-Campus Congonhas. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vania Amorin. a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)) - Instituto Federal Minas Gerais. (Orientador).

2.
Heidy Nunes. A definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)) - Instituto Federal Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Aline Campos. A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICIPIO DE CONGONHAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto Federal Minas Gerais, ifmg. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Letícia Policarpo. A percepção ambiental dos estudantes do IFMG ? campus Congonhas: um panorama Inicial. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em edificações) - Instituto Federal Minas Gerais, Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Gustavo Pereira Pessoa.

2.
Eduardo Felipe. Impactos ambientais da atividade mineradora no município de Congonhas: uma análise da percepção ambiental da população. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em mineração) - Instituto Federal Minas Gerais, Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Gustavo Pereira Pessoa.

3.
Isadora Castro. Mídia e Educação Ambiental: uma análise da abordagem da questão ambiental pelos jornais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em mineração) - Instituto Federal Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Pereira Pessoa.

Orientações de outra natureza
1.
Daniela Castro. Tratamento de efluentes da Mineração: Revisão bibliografica do processo e análise de casos. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Mecânica) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Gustavo Pereira Pessoa.

2.
Julia Maria Silva Araujo. Mineração e saúde pública: um estudo do impacto da atividade mineradora nas condições de saúde do município de Congonhas. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em mineração) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Gustavo Pereira Pessoa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PESSOA, G. P.. RIO+20: Perspectiva e entraves do encontro do ano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PESSOA, G. P.. Uso de tecnologias associadas a Web 2.0 junto ao ensino de ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PESSOA, G. P.. Olhares sobre a educação: debatendo a reforma do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COSTA, F. J. ; PESSOA, G. P. . Metodologia de Pesquisa em Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PESSOA, G. P.. Ensino no contexto da Cultura Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 1:19:02