Doris de Almeida Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8583511095545542
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Sou Doutora em Letras (PUC-Rio). Tenho Cambridge RSA COTE, Especialização em Língua Inglesa (UERJ), Mestrado em Interdisciplinar de Linguística Aplicada (UFRJ), e Graduação em Letras/Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (UERJ). Tenho experiência na Educação Básica, em cursos livres, e no Ensino Superior (Graduação e Especialização); formação de professores; execução de projetos ligados à tecnologia; desenho de cursos; e produção de materiais didáticos. Sou autora do livro ?Produção e revisão textual: Um guia para professores de português e de línguas estrangeiras? (Ed. Vozes, 2009), e co-autora em obras coletivas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio (Ed. Moderna). Atualmente, sou Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Ciências Sociais da Escola Naval. Ministro aulas na graduação, coordeno a disciplina ING-3, e atuo no curso de inglês on-line oferecido pela instituição em parceria com a Cultura inglesa. Sou membro do Corpo Editorial da Revista de Villegagnon (edição em inglês). Tenho publicações nacionais e internacionais nas áreas de Análise do discurso; ensino de escrita; e novas tecnologias aplicadas à aprendizagem de língua estrangeira. Meus interesses incluem: língua inglesa; educação; ensino e aprendizagem de escrita em LM/LE; Análise do discurso; práticas de sala de aula; formação continuada de professores; tecnologia e ensino; e EAD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Doris de Almeida Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, Doris de A.;de Almeida Soares, D.;SOARES, D. de A.;SOARES, Doris de Almeida

Endereço


Endereço Profissional
Escola Naval, CCS.
Almirante Sylvio de Noronha, s/n
centro
20021010 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39741524


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A presença social em um ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de análise à luz da Linguística Sistêmico-Funcional., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Barbara Jane Wilcox Hemais.
Palavras-chave: Ensino; Análise do Discurso; NTiCs; Linguística Sistêmico Funcional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O papel dos comentários dos colegas para a reescrita de textos em inglês como LE,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Aurora Maria Soares Neiva.
Palavras-chave: Redação; Lingua inglesa - Retórica; Ingles escrito; Lingua inglesa - estudo e ensino; analise do discurso; Linguística Aplicada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2016
Especialização em andamento em Especialização em tradução. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2002 - 2003
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: An alternative approach to discipline problems in the EFL classroom.
Orientador: Maria Alice Antunes.
1996 - 1997
Especialização em Tradutores e intérpretes. (Carga Horária: 200h).
Daniel Brilhante, DB, Brasil.
Título: Não houve monografia de fim de curso.
Orientador: Daniel Brillhante de Brito.
1990 - 1990
Especialização em Didática Especial da Língua Inglesa. (Carga Horária: 660h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Não houve monografia de fim de curso.
1997 - 2002
Graduação em Letras- Lingua inglesa e respectivas literaturas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Programa de Desenvolvimento Prática de Liderança. (Carga horária: 14h).
ESCOLA NAVAL, EN, Brasil.
2013 - 2013
Varieties of Textual Analysis. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
I MOOC de Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, ABMES, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Teoria Sócio-Histórico-Cultural. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Sensibilisation à la langue française: entre possi. (Carga horária: 10h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Qualificação para examinadores ESOL. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCI, Brasil.
2011 - 2011
Como produzir um curso a distância. (Carga horária: 15h).
Portal Educação - ABED, ABED, Brasil.
2010 - 2010
Produção de objetos digitais de aprendizagem. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Curso Introdutório de Moodle. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Estudo de textos em diferentes gêneros. (Carga horária: 3h).
ASSEL-Rio, ASSEL-RIO, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso DELO - Didática para o Ensino de Línguas Onl. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2008 - 2008
Certificate in e-tutoring. (Carga horária: 75h).
British Council, Inglaterra.
2007 - 2007
Navgando com bússula: ferramentas e estratégias. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Prática Exploratória. (Carga horária: 30h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro, SBCI/RJ, Brasil.
2007 - 2007
Métodos e técnicas para avaliação em EAD. (Carga horária: 5h).
Associação Brasileira de Tecnologia, ABT, Brasil.
2007 - 2007
Estratégias para aprendizagem online. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
E-moderating - Basic skills course. (Carga horária: 40h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro, SBCI/RJ, Brasil.
2007 - 2007
Tutoria em Ensino Online de Língua Ingles. (Carga horária: 120h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCI, Brasil.
2006 - 2006
Curso Expedito de Autores e Tutores em EaD.
Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil, DENSE- MB, Brasil.
2005 - 2005
Introdução à Educação a Distância Ensino online. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Curso Expedito de Técnicas de Ensino.
Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil, DENSE- MB, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em COTE ? Certificate for Overseas Teacher of English. (Carga horária: 230h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1992 - 1992
Extensão universitária em Prerequisites for a better understanding of langua. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1992 - 1992
Teacher training course. (Carga horária: 54h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro, SBCI/RJ, Brasil.
1991 - 1991
Understanding Listening Comprehension. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro, SBCI/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Naval, MM/EN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Associada de Língua inglesa, Carga horária: 40

Atividades

03/2015 - Atual
Serviços técnicos especializados , CCS, .

Serviço realizado
Tradução de artigos para as edições em inglês da revista de Villegagnon. Revisão do periódico e cooordenção dos trabalhos..
10/2011 - Atual
Direção e administração, CCS, .

Cargo ou função
Coordenadora da disicplina Inglês III.
04/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , CCS, .

Serviço realizado
Revisão do material didático para o curso PORTEAD- Curso de português para estrangeiros na modalidade a distância.
02/2009 - Atual
Treinamentos ministrados , CCS, .

Treinamentos ministrados
Como utilizar o quadro interativo nas aulas de inglês: questões técnicas e pedagógicas
07/2005 - Atual
Ensino, Lingua inglesa a distância, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Lingua inglesa (Cursos Básico, Intermediário e Avançado)
07/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , CCS, .

Serviço realizado
Elaboração de material didático para aulas de conversação online no curso de inglês a distância.
09/2004 - Atual
Ensino, Formação de Oficiais da Marinha do Brasil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua inglesa II
Língua inglesa III
Lingua inglesa IV
03/2016 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCS, .

Cargo ou função
Presidente de Sindicância.
05/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCS, .

Cargo ou função
Vogal em Comissão para conduzir Processo Administrativo Disciplinar.
08/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCS, .

Cargo ou função
Membro do grupo de trabalho para elaborar e propor procedimentos para a utilização do Laboratório de Línguas, bem como criar atividades pedagógicas para serem utilizadas neste espaço multimídia.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Profesora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Atividades

03/2004 - 12/2004
Treinamentos ministrados , CLAC, .

Treinamentos ministrados
Acompanhamento do desenvolvimento dos professores em formação sob minha tutoria
treinamento de alunos da graduação para desempenharem a função de professores de língua inglesa no Curso de Linguas Aberto a Comunidade..
03/2003 - 12/2004
Ensino, Letras- Português/ Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I- Expressão oral em língua inglesa
Inglês II- Gramática da língua inglesa
Inglês III- Redação em língua inglesa
Inglês IV- Abordagens de ensino para a lingua inglesa

Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora da Pós-graduação, Carga horária: 8

Atividades

09/2008 - Atual
Ensino, Ciências da Linguagem com ênfase em língua inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
An Introduction to Discourse Analysis
How to explain English grammar in contextualized situations
Linguística Textual

Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro, SBCI/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora / treinamento/ consultoria, Carga horária: 15

Atividades

08/2007 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Gerência acadêmica, .

08/2007 - 12/2007
Treinamentos ministrados , Gerência acadêmica, .

Treinamentos ministrados
Treinamento on-line para professores (Early INSET/curso de 32 horas),
03/2006 - 12/2007
Treinamentos ministrados , Filial Ilha do Governador, .

Treinamentos ministrados
Treinamento e desenvolvimento profissional para Monitores de inglês
03/1991 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Preparação para testes de proficiência na língua inglesa.
Lingua inglesa ( Junior, Basic, Intermediate, Advanced, Conversação)
06/2004 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gerência acadêmica, .

Cargo ou função
Criação e desenho dos módulos Academic Writing e Developing oral fluency (51 horas/aula cada) do TDC (Teacher Development Course):.
03/2004 - 06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gerência acadêmica, .

Cargo ou função
Elaboração da prova escrita do curso Plus 2 (Intermediário).
03/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gerência acadêmica, .

Cargo ou função
Elaborar planos de aula e material didático para o Conversation Express, módulos 2 e 3.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: orientanda, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 6
Outras informações
Vinculada a linha de pesquisa: Variação intercultural e contrastes discursivos no contexto pedagógico, coordenada por Lúcia Pacheco de Oliveira. .



Linhas de pesquisa


1.
o uso de atividades mediadas por tecnologia ( blogs e podcasts) na sala de aula de língua inglesa

Objetivo: Implementar e avaliar o uso de blogs e podcast em sala de aula..
Palavras-chave: Ensino; Lingua inglesa - estudo e ensino; Prática Exploratória.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online)
2015 - Atual
Periódico: Revista de Villegagnon (Impresso)


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2015
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista de Villegagnon (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Produção Acadêmica 2016, Escola Naval.
2015
Prêmio Mérito Funcional, Diretoria Geral de Pessoal da Marinha.
2007
Aprovação no processo seletivo para vaga de autor, Learning Factory.
2006
Placa de reconhecimento por 15 anos de trabalho na empresa, Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa.
2004
8o lugar no Concurso Público para o Quadro de Pessoal do Comando da Marinha, cargo: professor de ensino superior- língua inglesa., Comando da Marinha do Brasil.
2004
1o lugar no Concurso Público de Prova e Títulos para o Quadro de Professores e Profissionais da Área de Saúde do Comando da Aeronáutica, cargo: professor de língua inglesa de 1o e 2o graus., Comando da Aeronáutica.
2003
5o lugar no Concurso Público de Prova e Títulos para Preenchimento de Vagas de Professor de 1o e 2o graus, Colégio Pedro II..
2003
1o lugar no Concurso Público de Prova e Títulos para Professor Substituto de Língua Inglesa para o Departamento de Letras Anglo-germânicas, Faculdade de Letras da UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:6
Total de citações:30
SOARES, Doris de Almeida; SOARES, Doris de A.; SOARES, D. de A.; DE ALMEIDA SOARES, Doris  Data: 16/10/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, D. A.2017SOARES, D. A. ; SOARES, Doris de Almeida ; SOARES, Doris de Almeida . Developing Critical Writing Skills in L2. ETAS Journal, v. 34, p. 32-33, 2017.

2.
SOARES, Doris de A.2017SOARES, Doris de A.; LEAO, M. M. S. . Desenvolvimento de compreensão oral em língua inglesa através de recursos digitais. REVISTA DE VILLEGAGNON (IMPRESSO), v. 12, p. 78-83, 2017.

3.
SOARES, Doris de A.2016SOARES, Doris de A.. O uso do Moodle como apoio para a disciplina ING-3 na Escola Naval. Revista de Villegagnon (Impresso), v. 11, p. 62-68, 2016.

4.
SOARES, Doris de A.2015SOARES, Doris de A.; LEAO, M. M. S. . OS CENTROS DE AUTOACESSO E O ENSINO DE IDIOMAS: POSSIBILIDADES NA ESCOLA NAVAL. Revista de Villegagnon (Impresso), v. 1, p. 118-123, 2015.

5.
SOARES, Doris de A.2014SOARES, Doris de A.. Developing critical writing skills in L2. Braz-Tesol Newsletter (São Paulo), v. 3, p. 16-18, 2014.

6.
SOARES, Doris de A.2014SOARES, Doris de A.; LEAO, M. M. S. ; MARTINS, Márcia . O CURSO DE INGLÊS ON-LINE NA MARINHA: UMA INICIATIVA DE SUCESSO. Revista de Villegagnon (Impresso), v. 9, p. 106-110, 2014.

7.
SOARES, Doris de A.2013SOARES, Doris de A.; LEAO, M. M. S. . A relação entre o uso da tecnologia em um curso de inglês on-line e a (in)satisfação dos alunos. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 2, p. 1-19, 2013.

8.
SOARES, Doris de A.2009SOARES, Doris de A.. Elementos básicos para a análise de textos argumentativos em língua portuguesa. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 48, p. 71-86, 2009.

9.
SOARES, Doris de A.2009 SOARES, Doris de A.. Investigando a linguagem e a interação a partir de comentários na ferramenta portfólio em um curso a distância no ambiente TelEduc. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 7, p. 1-18, 2009.

10.
SOARES, Doris de A.2009SOARES, Doris de A.. O papel do léxico na aprendizagem da língua inglesa nos níveis intermediário e avançado. Revista de Villegagnon (Impresso), v. 4, p. 68-73, 2009.

11.
de Almeida Soares, D.2008de Almeida Soares, D.. Introdução a Linguística Aplicada e sua utilidade para as pesquisas em sala de aula de língua estrangeira. Revista Philologus, v. 40, p. 62-80, 2008.

12.
de Almeida Soares, D.2008de Almeida Soares, D.. Food for thought: eclecticism in the EFL class. Mindbite (APLIERJ), v. 2008, p. 7-8, 2008.

13.
de Almeida Soares, D.2008de Almeida Soares, D.. Understanding class blogs as a tool for language development, v. 12, p. 517-533, 2008.

14.
SOARES, Doris de A.2008SOARES, Doris de A.. A revisão colaborativa e a produção textual em língua inglesa: o ponto de vista do aprendiz. Cadernos do IL (UFRGS), v. 36, p. 81-97, 2008.

15.
de Almeida Soares, D.2007de Almeida Soares, D.. Discipline problems in the EFL class: is there a cure?. Profile: Issues in Teachers' Professional Development, v. 8, p. 41-58, 2007.

16.
de Almeida Soares, D.2007de Almeida Soares, D.. Using 'Checklists' to Train Students in Peer Revision in the EFL Writing Classroom.. Humanising Language Teaching, v. 3, p. 9, 2007.

17.
de Almeida Soares, D.2006 de Almeida Soares, D.. Provendo feedback escrito nos textos dos alunos: uma visão geral de duas abordagens distintas. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 1, p. 113-130, 2006.

18.
de Almeida Soares, D.2005de Almeida Soares, D.. Dealing with discipline problems in the EFL classroom: two practical ideas.. Mindbite (APLIERJ), v. 1, p. 17-19, 2005.

19.
de Almeida Soares, D.2004de Almeida Soares, D.. A colaboração entre alunos e professores na construção da disciplina no espaço da sala de aula de inglês como língua estrangeira.. Paralelo 20 (Belo Horizonte), v. 02, p. 103-114, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOARES, Doris de A.. Produção e Revisão Textual:um guia para professores de português e de línguas estrangeiras. 1. ed. Petropolis: Editora Vozes, 2009. v. 1. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, Doris de A.. USING BLOGS IN THE EFL CLASSROOM: STUDENTS' AND TEACHER'S PERCEPTIONS. In: Antonio Ferreira da Silva Júnior; Breno Soares Martins; Leandro da Silva Gomes Cristovão. (Org.). Educação, identidade e ensino de língua(gem) na contemporaneidade: múltiplos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: PUBLIT, 2014, v. 1, p. 525-532.

2.
SOARES, Doris de A.. De produto a processo: repensando a produção textual na escola. In: Soélis Prado Mendes; Patrícia Ap. Beraldo Romano. (Org.). Práticas de língua e literatura no Ensino Médio: olhares diversos, múltiplas propostas. 1ed.Campina Grande: Bagagem, 2012, v. , p. 187-210.

3.
SOARES, Doris de A.; MONTEIRO, Maria Cristina Goes ; QUENTAL, Violeta . A metáfora gramatical no Ensino Médio. In: Tania Shepherd;Tony Berber Sardinha; Marcia Veirano Pinto. (Org.). Caminhos da Línguística de Corpus. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. 1, p. 253-270.

4.
SOARES, Doris de A.. A representação do eu no campo profissional em perfis on-line: um estudo Sistêmico-Funcional.. In: Darcília M. P. Simões. (Org.). Diálogos Intersemióticos I. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011, v. I, p. 122-146.

5.
SOARES, Doris de Almeida; SOARES, Doris de A. . IWBs as support for technology related projects in EFL education. In: Thomas, Michael; Cutrim Schmid, Euline. (Org.). Interactive Whiteboards for Education: Theory, Research and Practice.. 1ed.: IGI GLOBAL, 2010, v. , p. 238-249.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, Doris de Almeida; SOARES, Doris de A. . RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO MOODLE COMO REPOSITÓRIO DE CONTEÚDOS PARA A DISCIPLINA ?LÍNGUA INGLESA?.. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2017, Belo Horizonte. VI Anais do Evidosol/Ciltec-online, 2017. v. 1. p. 1-6.

2.
SOARES, D. A. ; LEAO, M. M. S. ; SOARES, D. de A. . Tutoria on-line: linguagem formal ou informal no acompanhamento a distância do aluno?. In: XIII Evidosol/X Ciltec-online, 2016, Minas Gerais. Anais do XIII Evidosol/X Ciltec-online, 2016, 2016. v. 5. p. 1-6.

3.
SOARES, Doris de A.. ASPECTOS NEGATIVOS DAS INTERAÇÕES POR MEIO DA ESCRITA NA VISÃO DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO A DISTÂNCIA. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2015. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2015. v. 4. p. 1-6.

4.
SOARES, Doris de A.. O uso de fóruns de discussão para a co-construção de conhecimento. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014, Minas Gerais. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Minas Gerais: Texto Livre, 2014. v. 3. p. 1-7.

5.
SOARES, Doris de A.. Cartas de apresentação e o gênero perfil: pontos de contato.. In: X Evidosol / Iv Ciltec ? Online., 2013, Minas Gerais. Anais do X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). MG: Laboratório SEMIOTEC/FALE/UFMG, 2013. v. 2. p. 1-6.

6.
SOARES, Doris de A.. A escrita na escola: reflexão e prática. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2013, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. RJ: CiFEFiL, 2013. v. XVII. p. 19-32.

7.
SOARES, Doris de A.. Objetos de aprendizagem e o ensino de língua inglesa para fins específicos a distância. In: 7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação-, 2009, Rio de Janeiro. 7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação-, 2009. p. 1-16.

8.
SOARES, Doris de A.. O perfil on-line como gênero emergente em um curso a distância. In: XV CONGRESSO DA ASSEL-RIO, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XV CONGRESSO DA ASSEL-RIOLinguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras, 2009. v. 1. p. 1-16.

9.
SOARES, Doris de A.. Conceitos básicos da Análise do Discurso e a escrita de textos acadêmicos.. In: XI semana interdisciplinar de estudos anglo-germanicos, 2007, RJ. Cânone e Dissidências.. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras. UFRJ, ., 2003. v. 1. p. 44-50.

10.
SOARES, Doris de A.. Bakhtin e a sala de aula de redação acadêmica em língua inglesa: um diálogo possível.. In: IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. UERJ, 2006, RJ. Cadernos do CNLF. A Atualidade de Manuel Said Ali e outros estudos lingüísticos, 2006. v. IX. p. 80-91.

11.
SOARES, Doris de A.. A Interação na Aula de Redação: Estratégias Discursivas para a Preservação da Face na Revisão Colaborativa de Textos Escritos.. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia., 2006, RJ. Cadernos do CNLF, Volume X, no.07 - Ensino de Letras, 2006. p. 34-44.

12.
SOARES, Doris de A.. Using checklists in peer revision in the EFL writing class.. In: ENPLIRJ, 2006, RJ. ENPLIRJ .Proceedings (1998-2004), 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, D. de A.; LEAO, M. M. S. . Recursos tecnológicos para a produção oral e escrita em língua inglesa. In: VIII EPESM, 2018, Rio de Janeiro. ANAIS DO VIII EPESM, 2018. p. 1-4.

2.
SOARES, Doris de A.; QUENTAL, Violeta ; MONTEIRO, Maria Cristina Goes . A metáfora gramatical no Ensino Médio. In: VIII Encontro de Lingüística de Corpus, 2009, Rio de Janeiro. LINGUÍSTICA DE CORPUS: SÍNTESES E AVANÇOS, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, D. de A.; LEAO, M. M. S. . Vocabulário: aprendizagem através de ferramentas on-line. In: X ENPLIRJ & I ENAPLINRJ, 2018, Rio de Janeiro. Programação do X ENPLIRJ & I ENAPLINRJ, 2018. p. 11-11.

2.
SOARES, Doris de A.. O uso de fóruns de discussão para a co-construção de conhecimento. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014, Minas Gerais. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014. v. 3. p. 1-1.

3.
SOARES, Doris de A.; LEAO, M. M. S. . Evasão em cursos de inglês online: a tecnologia como motivo adicional ou decisivo?. In: XVIII SEMANA DE LETRAS ANGLO GERMÂNICAS, 2014, RIO DE JANEIRO. GLOBALIZAÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS NO ENSINO E NA PESQUISA DE LÍNGUAS E LITERATURAS. RJ: UFRJ, 2014. v. 1. p. 28-28.

4.
SOARES, Doris de A.. A escrita na escola: reflexão e prática. In: CNLF, 2013, RJ. Cadernos do CNLF- Resumos. RJ: CiFEFiL, 2013. v. XVII. p. 18-18.

5.
SOARES, Doris de A.. Cartas de apresentação e o gênero perfil: pontos de contato. In: X Evidosol/Ciltec-online, 2013, MG. Anais do X Evidosol/Ciltec-online, 2013.

6.
SOARES, Doris de A.. Using blogs in the EFL clasroom: student's and teacher's perceptions. In: IX EVIDOSOL/ IV CILTEC, 2012, MG. eNCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE E IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA, 2012.

7.
SOARES, Doris de A.. o uso de fóruns de discussão em curso de capacitação para professores de idiomas. In: III Jornada sobre ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, 2012, São Paulo. Caderno de resumos, 2012. v. 1. p. 39-39.

8.
SOARES, Doris de A.. O uso de blogs em sala de aula de língua inglesa. In: I simpósio sobre ensino de línguas estrangeiras, 2011, RJ. Lingas estrangeiras e ensino:multiplos contextos, multiplos olhaes, 2011. p. 42-43.

9.
SOARES, Doris de A.; KERCKHOFF, M. T. . Ferramentas da web para a interação e colaboração a distância. In: III SEMINÁRIO LINGNET, 2010, RJ. 2010: o ano em que faremos contato. RJ, 2010.

10.
SOARES, Doris de A.. Produção textual: assumindo papéis na revisão colaborativa. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de resumos. RJ, 2010.

11.
SOARES, Doris de A.. Reflexões sobre as atividades de tutoria em um curso de inglês on-line. In: XVI Semana de Letras Anglo-Germânicas, 2009, Rio de Janeiro. Línguas, Literaturas e Mídias, 2009. p. 16-17.

12.
SOARES, Doris de A.. O perfil on-line como gênero emergente em um curso a distância. In: XV CONGRESSO DA ASSEL, 2009, rIO. Anais do XV CONGRESSO DA ASSEL-Rio. Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras, 2009. v. 1. p. 137-137.

13.
SOARES, Doris de A.. A experiência de aprender on-line na visão do aluno. In: IX ECEL, 2008. Realidades e projeções: o fazer empírico, 2008. p. 24-24.

14.
SOARES, Doris de A.. Using WEB 2.0 resources for autonomous learning and self-development. In: II CLAFPL ? Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2008, RJ. II CLAFPL ? Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2008. p. 309-309.

15.
SOARES, Doris de A.. As funções conversacionais e os papéis assumidos pelos alunos durante a revisão colaborativa de seus textos. In: III Jornada Nacional de Linguística e Língua Portuguesa, 2007, São Gonçalo. III Jornada Nacional de Linguística e Língua Portuguesa, 2007.

16.
SOARES, Doris de A.. Interação na Aula de Redação: Estratégias Discursivas para a Preservação da Face na Revisão Colaborativa de Textos Escritos.. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia., 2006, RJ. X Cadernos do CNLF. 2006., 2006. v. 1. p. 17-17.

17.
SOARES, Doris de A.. Fostering Composition Revision Through Games and Collaborative Activities. In: APLIERJ, 2006, RJ. Mindbite, 2006. v. 2006. p. 41-41.

18.
SOARES, Doris de A.. Os Papéis Assumidos pelos Alunos de Redação em L2 durante a Revisão Colaborativa de Seus Textos.. In: VII ECEL ? Encontro da Ciência Empírica da Literatura, 2006, RJ. Cognição e Linguagem: Estudos Empíricos, 2006. v. 1. p. 16-16.

19.
SOARES, Doris de A.. The Roles L2 Writing Students Take On During A Peer Feedback Session.. In: VII ECEL ? Encontro da Ciência Empírica da Literatura, 2006, RJ. Cognição e Linguagem, 2006. p. 17-17.

20.
SOARES, Doris de A.. A Interação na Aula de Redação: Estratégias Discursivas para a Preservação da Face na Revisão Colaborativa de Textos Escritos.. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2006, RJ. Cadernos do CNLF, 2006. p. 17-17.

21.
SOARES, Doris de A.. Bakhtin e a sala de aula de redação acadêmica em língua inglesa: um diálogo possível.. In: IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2006, RJ. Cadernos do CNLF, 2006. v. X. p. 45-45.

22.
SOARES, Doris de A.. Bakhtin e a sala de aula de redação acadêmica em língua inglesa: um diálogo possível.. In: Congresso Nacional de Lingüística e Filologia., 2005, RJ. IX Cadernos do CNLF. Livro de resumos, p. 45, 2005. v. 1. p. 45-45.

23.
SOARES, Doris de A.. Estimulando a autocorreção nas aulas de redação.. In: XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, 2005, RJ. Texto, Contexto e Hipertexto. UFRJ., 2005. v. 1. p. 33-34.

24.
SOARES, Doris de A.. Formas alternativas de lidar com os textos dos alunos nas aulas de redação.. In: II Semana de letras da UNIGRANRIO, 2005, Duque de Caxias. Olhares sobre a diversidade, 2005. v. 1. p. 22-22.

25.
SOARES, Doris de A.. Bakhtin e a sala de aula de redação acadêmica em língua inglesa: um diálogo possível.. In: IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2005, RJ. Cadernos do CNLF, 2005. v. x. p. 45-45.

26.
SOARES, Doris de A.. Making the most out of composition correction. In: 4º Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro. APLIERJ., 2004, RJ. 4º Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro. APLIERJ. Livro de resumos, 2004. v. 1. p. 23-23.

27.
SOARES, Doris de A.. Modelos de organização da escrita acadêmica em língua inglesa: uma introdução.. In: XII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos., 2004, RJ. XII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. UFRJ., 2004. p. 34-34.

28.
SOARES, Doris de A.. Correção de redação em língua inglesa: uma estratégia de conscientização.. In: XII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. UFRJ., 2004, RJ. XII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. UFRJ. Livro de resumos,., 2004. v. 1. p. 22-22.

29.
SOARES, Doris de A.. Disciplina em sala de aula. In: XIII Congresso ASSEL-RIO., 2003, RJ. XIII Congresso ASSEL-RIO. Livro de Resumos. RJ, 2003. v. 1. p. 183-183.

30.
SOARES, Doris de A.. Basic concepts of discourse analysis and the writing of academic texts.. In: XI Semana Interdisciplinar de estudos Anglo-Germânicos / UFRJ,, 2003, RJ. Canone e dissidência, 2003. v. 1. p. 4-4.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, D. de A.; LEAO, M. M. S. . Recursos tecnológicos para a produção oral e escrita em língua inglesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOARES, D. de A.; LEAO, M. M. S. . Vocabulário: aprendizagem através de ferramentas on-line. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOARES, Doris de A.. O uso do Moodle como apoio para a aprendizagem: uma experiência na disciplina ING-3 na Escola Nav. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOARES, Doris de A.; LEAO, M. M. S. . Tutoria on-line: linguagem formal ou informal no acompanhamento a distância do aluno?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOARES, Doris de A.. ASPECTOS NEGATIVOS DAS INTERAÇÕES POR MEIO DA ESCRITA NA VISÃO DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO A DISTÂNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOARES, Doris de A.. O uso de fóruns de discussão para a co-construção de conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOARES, Doris de A.. Developing writing skills in L2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOARES, Doris de A.; LEAO, M. M. S. . Como desenvolver a prática oral em cursos online. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOARES, Doris de A.. Cartas de apresentação e o gênero perfil: pontos de contato. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOARES, Doris de A.. Using blogs in the EFL classroom: students´ and teacher´s perceptions. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOARES, Doris de A.. O uso de fóruns de discussão em um curso de capacitação para professores de idiomas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOARES, Doris de A.. Reflexões sobre o ensino de produção textual em língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SOARES, Doris de A.; MAGARINOS, M. ; MARTINS, Márcia . Como aplicar as ferramentas da Web 2.0 no ensino presencial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SOARES, Doris de A.. O uso de blogs em sala de aula de língua inglesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOARES, Doris de A.. A representação do eu no campo profissional em perfis on-line. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SOARES, Doris de A.. Produção textual: assumindo papéis na revisão colaborativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOARES, Doris de A.. Reflexões sobre as atividades de tutoria em um curso de inglês on-line. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
SOARES, Doris de A.; MONTEIRO, Maria Cristina Goes ; QUENTAL, Violeta . A metáfora gramatical no Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOARES, Doris de A.. Objetos de aprendizagem e o ensino de língua inglesa para fins específicos a distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOARES, Doris de A.. Do enunciado aos gêneros discursivos: um olhar sobre Mikhail Bakhtin e sua obra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SOARES, Doris de A.. O PERFIL ON-LINE COMO GÊNERO EM UM CURSO A DISTÂNCIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOARES, Doris de A.. Introdução a Lingüística Aplicada e a sua utilidade para a pesquisa em sala de aula de língua estrangeira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SOARES, Doris de A.. Using Wb 2.0 resources for autonomous learning and self-development. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SOARES, Doris de A.. Conhecendo melhor o que é um curso a distância mediado por computador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SOARES, Doris de A.. Reflecting on professional development: significant moments and new challenges.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SOARES, Doris de A.. A experiência de aprender on-line na visão do aluno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOARES, Doris de A.. Class blogs: Do my students see them as learning tools?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SOARES, Doris de A.. Profissão Professor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SOARES, Doris de A.. Os Papéis Assumidos pelos Alunos de Redação em L2 durante a Revisão Colaborativa de Seus Textos.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SOARES, Doris de A.. Fostering Composition Revision through Games and Collaborative Activities. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SOARES, Doris de A.. Repensando a disciplina na sala de aula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SOARES, Doris de A.. A Interação na Aula de Redação: Estratégias Discursivas para a Preservação da Face na Revisão Colaborativa de Textos Escritos.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SOARES, Doris de A.. Dialog and Social Interaction as a Means of Fostering Writing Skills.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SOARES, Doris de A.. Estimulando a Autocorreção nas Aulas de Redação.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SOARES, Doris de A.. Formas Alternativas de Lidar com os Textos dos Alunos nas Aulas de Redação.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SOARES, Doris de A.. Bakhtin e a Aula de Redação Acadêmica em Língua Inglesa: Um Diálogo Possível.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SOARES, Doris de A.. Fostering writing skills through social interaction.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SOARES, Doris de A.. Correção de Redação em Língua Inglesa: Uma Estratégia de Conscientização.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
SOARES, Doris de A.. Making the Most out of Composition Correction.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
SOARES, Doris de A.. Basic Concepts of Discourse Analysis and the Writing of Academic Texts.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SOARES, Doris de A.. Disciplina em Sala de Aula: Uma Experiência Bem Sucedida.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SOARES, Doris de A.. An alternative approach to discipline problems in the EFL class. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SOARES, Doris de A.. An Alternative Approach to Discipline Problems in the EFL Class.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
SOARES, Doris de A.. A new approach to discipline problems. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
SOARES, Doris de A.. A suggestion for an end task: Snap 2! Lesson 9. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOARES, Doris de Almeida; SOARES, Doris de A. . Dear reader. Rio de Janeiro: Revista de Villegagnon, 2015. (Tradução/Outra).

2.
SOARES, Doris de A.. Words from the editor. Rio de Janeiro: Revista de Villegagnon, 2015. (Tradução/Outra).

3.
SOARES, Doris de Almeida. To Our Midshipmen. Revista de Villegagnon, 2015. (Tradução/Artigo).

4.
CASTRO, G. T. I. ; SOARES, D. de A. . Battleship São Paulo organizational chart. Rio de Janeiro: Revista de Villegagnon, 2015. (Tradução/Artigo).

5.
SOARES, D. A. ; SOARES, Doris de Almeida . Contents /credits, 2015. (Tradução/Outra).

6.
SOARES, Doris de A.. Jerônimo de Albuquerque. Rio de Janeiro: Revista de Villegagnon, 2015. (Tradução/Outra).

7.
SOARES, Doris de A.. Dear Reader. Rio de Janeiro: Escola Naval, 2014. (Tradução/Outra).

8.
SOARES, Doris de A.. Contents / credits. Escola Naval, 2014. (Tradução/Outra).

9.
SOARES, Doris de A.. Building a maritime mentality in Brazil, 2014. (Tradução/Artigo).

10.
SOARES, Doris de A.. The Marine Corps' contribution to the building of the Brazilian state, 2014. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOARES, D. A. ; SOARES, D. de A. . Parecer sobre artigo para a revista Pesquisa em Discuso Pedagógico. 2017.

2.
SOARES, Doris de A.. Parecer sobre artigo para o vol 13 número 2 da Revista do GEL. 2016.

3.
SOARES, Doris de A.. Parecer sobre artigo para a Revista Pesquisa em Discurso pedagógico vol. 1/2016. 2016.

4.
SOARES, Doris de Almeida; SOARES, Doris de A. . Parecer de artigo para o vol.2/2016 da revista do IPEL. 2016.

5.
SOARES, Doris de A.. Parecer sobre o projeto de pesquisa 'Da teoria à prática: reflexões em torno da filosofia da tradução'. 2015.

6.
SOARES, Doris de A.. parecer sobre o artigo 'Noções de transculturalidade em uma parceria de Teletandem Institucional Integrado'. 2013.

7.
SOARES, Doris de A.. Parecer sobre o artigo 'A ESTRUTURA ARGUMENTAL E OS CIRCUNSTANTES NA ?DEFESA PERANTE O TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO?, DE PE. ANTONIO VIEIRA'. 2012.

8.
SOARES, Doris de A.. Parecer sobre capítulo de livro intitulado ' Designing resources for IWBS: the emerging roles of educational publishers and material writers. 2010.

9.
SOARES, Doris de A.. Parecer sobre capítulo de livro intitulado ' meeting teachers' real needs- approproation of new tools in the secondary modern foreign language classroom. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, Doris de A.. Coleção Voices vols. 1-4. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de 32 avaliações de aprendizagem de conteúdo (testes)).

2.
SOARES, Doris de A.. Voices, vol. 1 unit 1, 4. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de unidades (conteúdos) para livro didático para o EF 2).

3.
SOARES, Doris de A.. Voices, vol. 2 unit 5. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de unidade (conteúdo) para livro didático para o EF 2).

4.
SOARES, Doris de A.. Voices, vol. 3 units 5, 6. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de unidades (conteúdos) para livro didático para o EF 2).

5.
SOARES, Doris de A.. Voices vol. 4, unit 7. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de unidade (conteúdo) para livro didático para o EF 2).

6.
SOARES, Doris de A.. Planejador de aulas do Freeway para o PNLD 2015. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planos de curso-Ensino Médio Regular).

7.
SOARES, Doris de A.. A Escrita na Escola: Reflexão e Prática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOARES, Doris de A.. planejamento interativo para os quatro volumes da Coleção Take your Time - Ed Richmond. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planos de curso para o Ensino Fundamental 2).

9.
SOARES, Doris de A.. Planejamento interativo para dois volumes da Coleção Our Way - 8o e 9o anos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de curso para Ensino Fundamental 2).

10.
SOARES, Doris de A.. Material de treinamento para educação de jovens e adultos EJA -ED. Richmond. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em PowerPoint).

11.
SOARES, Doris de A.. Revisão de textos escolares. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SOARES, Doris de A.; LOPES, C. M. V. . Material suplementar para a coleção Freeway (PPT). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - atividades em PowerPoint).

13.
SOARES, Doris de A.; LOPES, C. M. V. . Material suplementar para a coleção Freeway (Planos de curso- Ensino Médio Regular). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planos de curso- Ensino Médio Regular).

14.
SOARES, Doris de A.; LOPES, C. M. V. . Material suplementar para a coleção Freway (Planos de curso- EJA. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planos de curso- EJA).

15.
SOARES, Doris de A.; KERCKHOFF, M. T. . Ferramentas da Web para a interação e colaboração a distância. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CEZAR, M. C. M. ; Ramos, Vivian ; SOARES, Doris de A. . PORTEAD- Curso de português para estrangeiros. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

17.
de Almeida Soares, D.. Extra reading para o livro Freeway to English, vol 3. Richmond Publishing.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

18.
de Almeida Soares, D.. A user´s guide to ActivPrimary Software. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de apostila para treinamento de pessoal).

19.
SOARES, Doris de A.. Redação: como envolver o aluno na melhoria do seu próprio texto. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
SOARES, Doris de A.. X Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2006. (Cordenação de sessão de comunicação).

21.
SOARES, Doris de A.. IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2005. (COORDENAÇÃO DE SESSÃO DE COMUNICAÇÃO).

22.
SOARES, Doris de A.. Modelos de organização da escrita acadêmica em língua inglesa: uma introdução.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
SOARES, Doris de A.. A Escrita Acadêmica em Língua Inglesa: Reflexão e prática.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
SOARES, Doris de A.. Academic Writing. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenho de curso de 54 horas).

25.
SOARES, Doris de A.. Developing Oral Fluency. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenho de curso de 54 horas).

26.
SOARES, Doris de A.. Progress Check ( 1 & 2). 2004. (Avaliação de aprendizagem por meio de testes escritos).

27.
SOARES, Doris de A.. Conversation Express 2. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de atividades com vídeos, músicas e conversação para serem incorporadas ao livro do aluno).

28.
SOARES, Doris de A.. Conversation Express 3. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

29.
SOARES, Doris de A.. Conversation Express 2/ 3. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - atividades em PowerPoint).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUES, G. C.; MARTINS, H. G.; SOARES, D. A.; MENEZES, A. M. C.; SILVA, E. F.; SOARES, D. de A.. Participação em banca de Andreia de Macedo Sá. Tecnologias educacionais:uma proposta de formação continuada para professores de química na educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino das Ciências em Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

Qualificações de Mestrado
1.
LEAO, M. M. S.; SOARES, D. de A.. Participação em banca de Édina Moura Vianna. Reflexões sobre as escolhas lexicais na prevenção à prática do bullying. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
RODRIGUES, G. C.; RODRIGUES, H. G.; SOARES, Doris de A.; SILVA, E. F.; CATARINO, G. F. C.. Participação em banca de Andreia de Macedo Sá. Tecnologias educacionais: uma proposta de formação continuada para os docentes de Ciências do 9o ano do Ensino Fundamental da Rede Municiapl de Duque de Caxias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino das Ciências em Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, Doris de A.; Matos, Denilson Pereira de; Dias, Bianca Andreza da Silva. Participação em banca de Fernanda dos Santos Leitão e Rosane do Rêgo Paula. A motivação de alunos na aprendizagem de inglês em escolas da rede pública do Rio de Janeiro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em Língua Inglesa) - Universidade Castelo Branco.

2.
SOARES, Doris de A.; Matos, Denilson Pereira de. Participação em banca de Nubya Cristina de Souza Santos. Analisando o uso da Internet em duas atividades na aula de Língua Inglesa.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em Língua Inglesa) - Universidade Castelo Branco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES, D. de A.. Participação em banca de Matheus Cardel.Transformações na liderança militar na era da inovação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Navais) - ESCOLA NAVAL.

2.
SOARES, D. de A.. Participação em banca de Breno Storch.A importância da ação cívico-social para a formação de valores do Oficial da Marinha.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Navais) - ESCOLA NAVAL.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Alves, A.R; DAGRAM, T.G; SOARES, D. de A.; FILHO, J.J.P.. Memorial de Geraldo Nogueira da Silva. 2017. DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO.

Concurso público
1.
SILVA, Ana Paula Araujo; SOARES, Doris de Almeida; ALBUQUERQUE, E. M. O.. Concurso Público de Admissão à Escola Naval. 2017. ESCOLA NAVAL.

2.
SOARES, Doris de Almeida. Concurso Público para ingresso no Corpo de Oficiais. 2017.

3.
SILVA, Ana Paula Araujo; ALBUQUERQUE, E. M. O.; SOARES, Doris de A.. Concurso Público de Admissão à Escola Naval. 2016. ESCOLA NAVAL.

4.
SOARES, Doris de A.; ALBUQUERQUE, E. M. O.; LEAO, M. M. S.. Concurso Público de Admissão à Escola Naval. 2015. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

5.
Roseli Cutrim; SOARES, Doris de A.; ALBUQUERQUE, E. M. O.. Concurso Público de Admissão à Escola Naval. 2014. ESCOLA NAVAL.

6.
SOARES, Doris de A.. Banca Examinadora da prova Objetiva de Nível Superior para o cargo de Professor Docente I de Inglês. 2013. Secretaria do Estado e Educação do Rio de Janeiro.

7.
Roseli Cutrim; SOARES, Doris de A.; ALBUQUERQUE, E. M. O.. Concurso Público de Admissão à Escola Naval. 2013. ESCOLA NAVAL.

8.
SOARES, Doris de A.; ALBUQUERQUE, E. M. O.. Concurso Público para Professor do Magistério Superior (CP-PMS/2013). 2013. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

9.
SOARES, Doris de A.. Comissão de Avaliação de Prova de Títulos dos Candidatos ao Concurso Publioc para professor do Magistério Superior ( CP-PMS/2013). 2013.

10.
SOARES, Doris de A.; ROSA, H. A.; BRITO, C. C. P.; MENDONCA, L. S. F.. Concurso Público para Professor do Magistério Superior (CP-PMS/2013)- PROVAS DIDÁTICAS. 2013. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

11.
SHEPHERD, T. M. G.; SOARES, Doris de A.. Concurso Público pra Professor Docente I (Língua inglesa) do Quadro Permanente do Magistério da Secretaria de Estado de Educação. 2013. Fund. Centro Est. de Estatísticas, Pesquisas e Form. de Serv. Púb. do RJ.

12.
SOARES, D. de A.; ALBUQUERQUE, E. M. O.. Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval. 2012. ESCOLA NAVAL.

13.
SOARES, Doris de A.; CASTRO, G. T. I.; Roseli Cutrim. Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval. 2011. ESCOLA NAVAL.

14.
Roseli Cutrim; SOARES, Doris de A.; CASTRO, G. T. I.. Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval. 2010.

15.
Roseli Cutrim; SOARES, Doris de A.; Figueiredo, Vivian Ferreira. Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval. 2009. ESCOLA NAVAL.

16.
Roseli Cutrim; SOARES, D. de A.; LEAO, M. M. S.; Sergio Carvalho. Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval. 2008. ESCOLA NAVAL.

17.
Roseli Cutrim; SOARES, Doris de A.; SILVA, Ana Paula Araujo. Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval. 2007. ESCOLA NAVAL.

18.
Roseli Cutrim; LEAO, M. M. S.; SOARES, Doris de A.; Marcos Lins. Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval. 2006. ESCOLA NAVAL.

19.
Roseli Cutrim; SOARES, Doris de A.; LEAO, M. M. S.. Processo Seletivo de Admissão à Escola Naval. 2005. ESCOLA NAVAL.

Outras participações
1.
Roseli Cutrim; Sergio Carvalho; SOARES, Doris de A.. Teste de Suficiência em Idioma. 2015. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

2.
SOARES, Doris de A.; Sergio Carvalho. Processo Seletivo para Cargo de Instrutor na Academia Naval dos Estados Unidos. 2014. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

3.
CASTRO, G. T. I.; SOARES, Doris de A.. Teste de Suficiência em Idioma para Curso no Exterior similar ao C-EMOS. 2013. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

4.
SOARES, Doris de A.; SILVA, Ana Paula Araujo. Teste de Suficiência em Idioma. 2012. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

5.
SILVA, Ana Paula Araujo; SOARES, Doris de A.. Processo Seletivo de Observadores Militares em Missões de Paz na ONU. 2012. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

6.
SILVA, Ana Paula Araujo; SOARES, Doris de A.. Teste de Suficiência em Idioma para o Curso Joint and Combineed Warfighting School. 2012. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

7.
SOARES, Doris de A.; ALBUQUERQUE, E. M. O.; CASTRO, G. T. I.. Processo Seletivo de Cursos de Altos Estudos Militares. 2011. ESCOLA NAVAL.

8.
SOARES, Doris de A.; CASTRO, G. T. I.. Teste de Suficiência em Idioma. 2011. ESCOLA NAVAL.

9.
SOARES, Doris de A.; ALBUQUERQUE, E. M. O.; CASTRO, G. T. I.. Teste de Suficiência em Idioma para Cursos de Altos Estudos Militares. 2011.

10.
SOARES, Doris de A.; CASTRO, G. T. I.. Teste de Suficiência em Idioma. 2011. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

11.
SOARES, Doris de A.; ALBUQUERQUE, E. M. O.; CASTRO, G. T. I.. Teste de Suficiência em Idioma. 2011. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

12.
SOARES, Doris de A.; CASTRO, G. T. I.. Teste de Suficiência em Idioma para Cursos Equivalentes ao C-PEM no exterior. 2011. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

13.
Roseli Cutrim; SILVA, Ana Paula Araujo; SOARES, Doris de A.. Seleção aos Cursos de Comando e Estado-Maior no exterior. 2009. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

14.
Roseli Cutrim; SOARES, Doris de A.; ALBUQUERQUE, E. M. O.. Processo Seletivo de Observadores Militares em Missões de Paz na ONU. 2009. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

15.
SOARES, D. de A.; Roseli Cutrim; Miguez, Ricardo. Seleção aos Cursos de Comando e Estado-Maior conjunto no Canadá. 2009. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

16.
ALBUQUERQUE, E. M. O.; SOARES, Doris de A.. Proceso Seletivo para o curso Command and Staff College. 2009.

17.
SOARES, D. de A.; LEAO, M. M. S.; ALBUQUERQUE, E. M. O.. Processo Seletivo de Observadores Militares em Missões de Paz na ONU. 2006. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II ENCONTRO PEDAGÓGICO DO ENSINO SUPERIOR MILITAR.Recursos tecnológicos para a produção oral e escrita em língua inglesa. 2018. (Encontro).

2.
INOVA ENSINO. 2017. (Encontro).

3.
VI ENCONTRO PEDAGÓGICO DO CIASC. 2017. (Encontro).

4.
Encontro de docentes EN. 2016. (Encontro).

5.
Encontro de docentes EN e CIAW.O uso do Moodle como apoio para a aprendizagem: uma experiência na disciplina ING-3 na Escola Naval. 2016. (Encontro).

6.
II ENCONTRO PEDAGÓGICO DO CIANB. 2016. (Encontro).

7.
III FÓRUM DO LETRAS 2.0. 2016. (Outra).

8.
XIII CADN. Guerra Cibernética. 2016. (Congresso).

9.
Aprimoramento do Sistema de Ensino Naval. 2015. (Oficina).

10.
IV Encontro Pedagógico do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). 2015. (Encontro).

11.
Palestra promovida pela APLIERJ em parceria com a UERJ e a CUP. 2015. (Outra).

12.
V SILID / IV SIMAR. 2015. (Seminário).

13.
I Encontro Pedagógico do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. 2012. (Encontro).

14.
II Simpósio sobre ensino de línguas estrangeiras..Reflexões sobre o ensino de produção textual em língua estrangeira.. 2012. (Simpósio).

15.
VI Jornada de Estudos do Discurso.Sessão 1. 2012. (Outra).

16.
XIX EDEN.Como aplicar as ferramentas da Web 2.0 no ensino presencial. 2011. (Encontro).

17.
7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação.Objetos de aprendizagem e o ensino de língua inglesa para fins específicos a distância. 2009. (Encontro).

18.
Encontros FNAC. Clube de Letras da Universidade Castelo Branco.Do eununciado aos Gêneros discursivos: um olhar sobre Mikahil Bakhtin e sua obra. 2009. (Encontro).

19.
I Ciltec-online. Congresso Internacional sobre linguagem e tecnologia online. 2009. (Congresso).

20.
III Escola Brasileira de Linguistica Computacional. 2009. (Congresso).

21.
I Seminário internacional de formação de professores atraves da Educação a distância. 2009. (Seminário).

22.
IV Evidosol- Encontro Virtual de Documentação em Software Livre. 2009. (Encontro).

23.
VIII Encontro de Lingüística de Corpus.A metáfora gramatical no Ensino Médio. 2009. (Encontro).

24.
X ECEL ? Encontro da Ciência Empírica em Letras. 2009. (Encontro).

25.
XV Congresso da Assel-Rio. O PERFIL ON-LINE COMO GÊNERO EMERGENTE EM UM CURSO A DISTÂNCIA. 2009. (Congresso).

26.
XVI Semana de Estudos Anglo-Germânicos.Linguagem e educação: a mediação das novas tecnologias. 2009. (Outra).

27.
6o ENPLIRJ.Reflecting on professional development: significant moments and new challenges. 2008. (Encontro).

28.
II CLAFPL- Congresso Latino-Americano de Formação de Porfessores de Linguas. Using Web 2.0 resources for autonomous learning aNd self-development. 2008. (Congresso).

29.
I SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGÜÍSTICOS.Introdução a Lingüística Aplicada e a sua utilidade para a pesquisa em sala de aula de língua estrangeira. 2008. (Simpósio).

30.
IX ECEL.A experiência de aprender online na visão do aluno. 2008. (Encontro).

31.
Prática de Ensino de Português.Conhecendo melhor o que é um curso a distância mediado por computador. 2008. (Encontro).

32.
1º Congresso Internacional de tecnologia educacional. ABT. 2007. (Congresso).

33.
Becoming a Webhead 2007. 2007. (Congresso).

34.
Digital Gaming & Language Learning. 2007. (Congresso).

35.
E-assessment tools for Language Teaching. 2007. (Congresso).

36.
III Fórum de professores da área Centro-Norte - Cultura Inglesa. 2007. (Outra).

37.
III Jornada de Informação profissional.Profissão professor. 2007. (Outra).

38.
II Seminário de estudos em linguagem, educação e tecnologia. 2007. (Seminário).

39.
Seminário de treinamento da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa.Class blogs: do my students see them as an engaging tool?. 2007. (Seminário).

40.
5o ENPLIRJ.Fostering composition revision through games and collaborative activities. 2006. (Encontro).

41.
VIII ECEL.Os papéis assumidos pelos alunos de redação em L2 durante a revisão colaborativa de seus textos. 2006. (Encontro).

42.
X Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A interação na aula de redação: estratégias discursivas para a preservação da face na revisão colaborativa de textos escritos. 2006. (Congresso).

43.
Congresso Internacional de Estudos Norte-Americanos:Cultura, História e Política - UVA. Dialog and social interction as a mean of fostering writing skills. 2005. (Congresso).

44.
II Semana de Letras da Unigranrio.Formas alternativas de lidar com os texto dos alunos nas aulas de redação. 2005. (Encontro).

45.
IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Bakhtin e a aula de redação acadêmica em língua inglesa: um diálogo possível. 2005. (Congresso).

46.
V Seminário de ensino de linguas- ISAT.Fostering writing skills through social interaction. 2005. (Seminário).

47.
XIII Semana interdisicplinar de estudos anglo-germânicos.Estimulando a auto correção na aula de redação. 2005. (Encontro).

48.
4º Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro.Making the most out of composition correction. 2004. (Encontro).

49.
I Fórum de professores da área Norte/ Cultura Inglesa.Repensando a disciplina em sala de aula. 2004. (Outra).

50.
XII Semana Interdisciplinar de estudos Anglo-Germânicos.Correção de redação em língua inglesa: uma estratégia de conscientização.. 2004. (Outra).

51.
XII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Modelos de organização da escrita acadêmica em língua inglesa: uma introdução. 2004. (Outra).

52.
XII Congresso de Estudos Lingüístico - Linguagens: Modo de dizer, modo de fazer / ASSEL. Disciplina em sala de aula.. 2003. (Congresso).

53.
XI Semana Interdisciplinar de estudos Anglo-Germânicos / UFRJ,.Basic Concepts of Discourse Analysis and the Writing of Academic Texts.. 2003. (Outra).

54.
3º Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro / APLIERJ.. 2002. (Encontro).

55.
1º Encontro Nacional de Profissionais de Idiomas SENAC.An alternative approach to discipline problems in the EFL class. 2001. (Encontro).

56.
1º Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro/ SME. 1998. (Encontro).

57.
1o Seminário de Filologia Clássica e Românica. 1997. (Seminário).

58.
4 º Fórum de treinamento de professores / Cultura Inglesa,. 1997. (Encontro).

59.
1º Seminário de Línguas para Professores de 1o e 2o graus / UERJ. 1993. (Seminário).

60.
Seminário: Gestão da Qualidade total/ Fundação Cristiano Otoni. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
de Almeida Soares, D.. III Seminario LingNet. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda dos Santos Leitão E Rosane do Rêgo de Paula. A motivação de alunos na aprendizagem de inglês em escolas da rede pública do Rio de Janeiro. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em Língua Inglesa) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Doris de Almeida Soares.

2.
Nubya Cristina de Souza Santos. Analisando o uso da Internet em duas atividades na aula de Língua Inglesa.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em Língua Inglesa) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Doris de Almeida Soares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
TIAGO CONTINO DA SILVA. O PROJETO ?PARE? E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE EMBARCAÇÕES NÃO TRIPULADAS NA MARINHA DO BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Navais) - ESCOLA NAVAL. Orientador: Doris de Almeida Soares.

2.
LEONARDO CAVALCANTE. A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS PARA O OFICIAL DE MARINHA DO CORPO DA ARMADA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Navais) - ESCOLA NAVAL. Orientador: Doris de Almeida Soares.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:27:02