Alexandre Pedro de Medeiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8966711607576364
  • Última atualização do currículo em 02/01/2019


Doutorando em História, na área de História da Arte, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), onde desenvolve pesquisa com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) sobre exposições de arte pop global como núcleos irradiadores de questões teóricas, históricas e críticas a respeito das produções artísticas brasileira e argentina dos anos 1960, sob orientação de Nelson Aguilar e coorientação de Gabriel Zacarias. Mestre em História, na área de História da Arte, pelo IFCH/UNICAMP, onde em 2017 defendeu dissertação sob orientação de Nelson Aguilar. Foi bolsista de mestrado por 24 meses do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atuou como pesquisador de arte contemporânea no Museu Afro Brasil. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2013). Atuou como curador da exposição "Claudio Tozzi: Territórios e outros trabalhos", realizada de abril a julho de 2017 na Biblioteca Octavio Ianni do IFCH/UNICAMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira contemporânea, artes visuais brasileira e argentina nos anos 1960, historiografia da arte brasileira, arte global, arte pop, história das exposições, estudos curatoriais e estética fenomenológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Pedro de Medeiros
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS, Alexandre Pedro de;DE MEDEIROS, Alexandre Pedro;MEDEIROS, Alexandre Pedro;MEDEIROS, A. P.;DE MEDEIROS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, ALEXANDRE PEDRO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Rua Cora Coralina, 100
Cidade Universitária
13083896 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35211610
URL da Homepage: http://www.ifch.unicamp.br/pos/historia/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Das novas figurações ao pop expandido: o diálogo entre artistas brasileiros e argentinos em exposições de arte pop global,
Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.
Coorientador: Gabriel Ferreira Zacarias.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Arte pop global; Arte brasileira contemporânea; Arte argentina contemporânea; Exposições de arte.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Curatoriais.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2014 - 2017
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Sob o signo da morte: aparições de "Che" Guevara no trabalho de Claudio Tozzi (1967-1968),Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Claudio Tozzi; Ernesto "Che" Guevara; Arte e morte; Nova figuração; Apropriação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2009 - 2013
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Fragmentos de arte engajada e resistência no Brasil: o trabalho de Claudio Tozzi (1964-1968).
Orientador: Rafael Rosa Hagemeyer.
Bolsista do(a): Programa Institucional de Iniciação Científica da UDESC, PROBIC/UDESC, Brasil.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em BACHARELADO EM QUÍMICA.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Ano de interrupção: 2009




Formação Complementar


2018 - 2018
Sobre Curadoria. (Carga horária: 15h).
Projeto Marieta, MARIETA, Brasil.
2017 - 2017
O Papel do museu de arte dentro do contexto contemporâneo. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
História e Loucura. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2012 - 2012
Fotografia e História na sala de aula. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Leitura: um ato enunciativo. (Carga horária: 4h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2011 - 2011
Metrópole Comunicacional. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2010 - 2011
Francês A1 Nível Introdutório. (Carga horária: 128h).
Aliança Francesa Florianópolis, AFF, Brasil.
2010 - 2010
História e Arte: introdução ao tempo das imagens. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2008 - 2008
Cosmologia. (Carga horária: 120h).
Observatório Nacional, ON, Brasil.
2007 - 2007
Astrofísica Estelar. (Carga horária: 120h).
Observatório Nacional, ON, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Curador independente, Enquadramento Funcional: Curador de arte, Carga horária: 20
Outras informações
Concepção e organização da exposição Claudio Tozzi: Territórios e outros trabalhos, realizada de 6 de abril a 20 de julho de 2017 na Biblioteca Octavio Ianni do IFCH/Unicamp. Atividades: elaboração de projeto curatorial; seleção de obras; concepção de projeto expográfico; realização de orçamentos; produção de textos e material de divulgação; seleção, elaboração de laudos e embalagem de obras; montagem de exposição; produção e publicação de catálogo da mostra. Para saber mais, acessar: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/04/10/unicamp-recebe-mostra-com-trabalhos-de-claudio-tozzi. Para fazer o download do catálogo, acessar: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/pf-ifch/public-files/noticias/51302/claudio-tozzi-territorios.pdf

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista Capes, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.


Associação Museu Afro Brasil, AMAB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
Atividades de pesquisa em arte contemporânea afro-brasileira relacionadas ao projeto "Leituras de Acervo".

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Fotógrafo, Carga horária: 4
Outras informações
Responsável pela captação de imagens do acervo, de exposições, de visitas mediadas e de demais atividades realizadas na instituição para divulgação em publicações de redes sociais e site.


Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, MALBA, Argentina.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Pesquisador autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisador e Crítico de Arte, Carga horária: 12
Outras informações
Realização de fichas museográficas, incluindo textos críticos, das obras "Guevara morto" (1967) e "Revólver" (1968), de Claudio Tozzi, para o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba).


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 15
Outras informações
Aulas sobre exposições de arte moderna e contemporânea, suas histórias e suas possibilidades de pesquisa em história da arte ministradas no Seminário Temático: história da arte como operação de hipertexto, coordenado pela Profa. Dra. Rosângela Cherem, do Mestrado em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador de produção audiovisual, Carga horária: 10


Clínica SabiaMente, SABIAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor particular autônomo, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Leciono as disciplinas de Filosofia, História e Sociologia em aulas particulares para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.


Lucena Assessoria Empresarial, LAE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Tutor autônomo, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor EAD da metodologia "Valor do Amanhã na Educação", desenvolvida no âmbito do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco.


Colégio de Aplicação, UFSC, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário curricular de observação, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio Curricular Supervisionado II sob orientação da Profa. Dra. Luciana Rossato e supervisão da Profa. Msc. Karen Christine Rechia.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário curricular docente, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio Curricular Supervisionado III sob orientação da Profa. Dra. Luciana Rossato e supervisão da Profa. Msc. Karen Christine Rechia.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitor de Psicologia Educacional orientado pela Profa. Dra. Nicia Luiza Duarte da Silveira.



Linhas de pesquisa


1.
Questões de Arte Moderna e Contemporânea

Objetivo: Esta Linha de Pesquisa se concentra em temas que caracterizam os problemas centrais do domínio da arte e da cultura, do Renascimento aos nossos dias. O conjunto de interesses são: a) estudos sobre História da Arquitetura; b) estudos sobre a eclosão do Renascimento no século XV, sobre divulgação do Renascimento na Europa e sobre a crise Maneirista no século XVI; c) A renovação do século XVII, com estudos das formas culturais e artísticas ligadas ao surgimento da Contrarreforma e do Absolutismo; d) Iluminismo e tradições no século XVIII, com estudos sobre a renovação "filosófica" do século XVIII, ligada à reforma das artes, de frente à permanência das formas do Antigo Regime; e) Arte do século da revolução industrial, com estudos voltados para a ideia de modernidade artística no século XIX, no seu sentido mais amplo; f) O século XX, abordando questões ligadas às experiências formais das vanguardas e das produções que lhes permaneceram paralelas; g) História da crítica de Arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Palavras-chave: Arte; Cultura; Historiografia da Arte; Crítica de Arte; Vanguardas artísticas.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Das novas figurações ao pop expandido: o diálogo entre artistas brasileiros e argentinos em exposições de arte pop global
Descrição: As exposições "The World Goes Pop" e "International Pop", realizadas entre 2015 e 2016, apresentaram uma discussão atualmente em voga, que é a arte pop como fenômeno global. Assim, nessas mostras ocorridas na Inglaterra e nos Estados Unidos, foram trazidas a um grande público as várias conexões possíveis entre trabalhos de artistas estadunidenses, ingleses, japoneses, brasileiros, argentinos, poloneses, belgas, entre outros. Parte-se da questão central do pop, que é a apropriação de imagens da cultura de massa e também a utilização de técnicas utilizadas pelos meios de comunicação, no sentido de identificar uma tendência compartilhada globalmente entre os anos 1950 e 1960: o retorno à figuração e a dessacralização da arte, assim como problematizar o trânsito entre o global e o local na produção dos artistas. Este projeto apresenta uma proposta de pesquisa de doutorado que tem por objetivo problematizar as exposições citadas acima enquanto ?exposições-pesquisa?, isto é, como mostras que apresentam objetos raramente considerados pelos historiadores, críticos e pesquisadores da arte em geral. Deste modo, novas questões são colocadas para a história da arte, novas leituras são realizadas e novas narrativas são construídas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Pedro de Medeiros - Coordenador / Nelson Alfredo Aguilar - Integrante / Gabriel Ferreira Zacarias - Integrante.
2014 - 2017
A rua vai ao ateliê e vice-versa: desvios, arte crítica e resistência no trabalho de Claudio Tozzi (1967-1968)
Descrição: A crise instalada com o golpe civil-militar de 31 de março de 1964 impulsionou a transformação do campo cultural em local, por excelência, de resistência ao regime militar até a edição, em 1968, do Ato Institucional nº 5. Neste período, atuou uma vanguarda que colocava em pauta a necessidade de articulação entre arte e política. Esquematizada por Hélio Oiticica em 1967, esta vanguarda estava comprometida com a criação de novos objetos, assim, superando a estrutura do cavalete e as convenções da arte contemplativa entendida como burguesa. Tal estratégia se resumiria em uma vontade de atuação do artista na sociedade, o qual desde seu trabalho colaboraria na tarefa conscientizadora de oposição à ditadura militar a partir de proposições de arte pública. O presente projeto de pesquisa objetiva problematizar o processo de apropriação elaborado pelo artista visual paulistano Claudio Tozzi de 1967 a 1968, o qual articulava pesquisa formal a partir da técnica analítica de Roy Lichtenstein e apropriação de imagens utilizadas intencionalmente como crítica à ditadura militar brasileira. A partir dos trabalhos Guevara Vivo ou Morto (1967) e de trabalhos da série Multidões (1968), pretende-se analisar a articulação entre arte e política na tarefa da arte crítica, na qual transparece sua força comunicativa e de resistência à ditadura militar que operava no Brasil naquele período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandre Pedro de Medeiros - Coordenador / Nelson Alfredo Aguilar - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2011 - 2013
Perspectivas e Projeções: o protagonismo da classe operária no cinema dos anos 1970 (Brasil e Argentina)
Descrição: O projeto visa estabelecer uma comparação entre os filmes realizados no Brasil e na Argentina que enfocavam os movimentos da classe operária no contexto dos anos 1970. Considerando o caráter variado dessas produções cinematográficas, que abordavam a temática a partir de diferentes perspectivas (ficção ou documentário), se pretende analisar as projeções feitas pelos autores em relação à tomada de consciência da classe operária em relação à luta econômica, social e política. Entendendo que o enfoque dado pelas tomadas de câmera e a organização da seqüência das cenas presente na elaboração e execução dos roteiros operam uma caracterização dos personagens e conferem sentido aos seus conflitos dentro de um nexo narrativo, seria possível perceber, a partir da visão política que cada diretor em seu contexto, de que forma as diversas correntes históricas atuantes no movimento (anarquismo, socialismo, trabalhismo) foram representadas nesses filmes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alexandre Pedro de Medeiros - Integrante / Rafael Rosa Hagemeyer - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 15


Projetos de extensão


2013 - 2013
Trabalhadores no Cinema (Mostra de Filmes)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Rosa Hagemeyer em 04/04/2013.
Descrição: O projeto de extensão 'Trabalhadores no cinema', vinculado ao Programa Cinema e Sindicalismo, visa expor para entidades sindicais uma mostra de filmes e um ciclo de debates a respeito da produção de filmes relacionados ao tema das greves e sindicalismo, tanto no documentário quanto na ficção. O objetivo é exibir filmes e fazer um debate com profissionais do cinema, das ciências humanas e do movimento sindical, que discutirão o papel histórico desempenhado pela classe trabalhadora no contexto do filme, bem como a história do filme, problemas com governo, censura, financiamento, o circuito de exibição e a importância da produção deses filmes para o amadurecimento das discussões levantadas pelos movimentos sociais ainda hoje. A proposta será viabilizada em colaboração com a Escola Sindical Sul, da Central Única dos Trabalhadores, que atua na área de formação sindical para todo o sul do país.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alexandre Pedro de Medeiros - Integrante / Rafael Rosa Hagemeyer - Coordenador / Reinaldo Lindolfo Lohn - Integrante / Adriano Luiz Duarte - Integrante / Vera Gasparetto - Integrante.
2012 - 2013
A experiência da classe operária no cinema

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Rosa Hagemeyer em 08/11/2012.
Descrição: Produção de um documentário visa discutir de que maneira o cinema interpretou a experiência da classe operária, os dilemas em torno das suas condições de trabalho, suas mobilizações coletivas, sua organização sindical e os partidos através dos quais passou a exercer pressão política ao longo do século XX. De que forma o cinema atribuiu um papel histórico da classe operária? De que forma diferentes narrativas de eventos, personagens e cenários configuram, segundo aponta Hyden White, um determinado viés de análise, de interpretação do significado dos acontecimentos, gerando um posicionamento em relação às teorias sociológicas a respeito do comportamento da classe trabalhadora e de seus mecanismos de ação. Através de entrevistas com produtores, historiadores e cineastas, o filme discute as representações em torno das greves no Brasil na virada dos anos 1970, em relação à forma como o tema foi abordado por diferentes escolas cinematográficas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexandre Pedro de Medeiros - Integrante / Rafael Rosa Hagemeyer - Coordenador / Reinaldo Lindolfo Lohn - Integrante / Adriano Luiz Duarte - Integrante / Bruno Braga Rangel Villela - Integrante / Guilherme de Almeida Américo - Integrante / Lucas Braga Rangel Vilella - Integrante / Marcelo Robson Téo - Integrante / Marcos Corrêa - Integrante / Vera Gasparetto - Integrante / Lucas Coelho Baccin - Integrante / João Paulo Caetano - Integrante.
2012 - 2012
Patrimônio, memória e loucura: o acervo do Hospital Colônia Sant ana (Santa Catarina / 1940-1990)
Descrição: O Instituto Psiquiátrico de Santa Catarina, antigo Hospital Colônia Sant Ana, foi fundado em 1941, no município de São José (SC), em consonância às políticas de saúde pública do período que visavam implantar um serviço de assistência a psicopatas no estado, atendendo as demandas de internamento de pacientes de diversas cidades de Santa Catarina. O presente Programa de Extensão visa atuar na implantação do Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant ana (CEDOPE/HCS), um espaço que buscará preservar e organizar a documentação da instituição, valorizando e difundindo a memória de seus pacientes/moradores, bem como estimular o desenvolvimento de pesquisas na área de saúde pública em Santa Catarina, especialmente ligadas à história da saúde mental. Intenciona-se preservar a história do Hospital e suas histórias pessoais, permitindo visibilidade a estas a partir do trabalho de constituição e gestão de um acervo ligado a memória institucional.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Alexandre Pedro de Medeiros - Integrante / Iara Steiner Perin - Integrante / Viviane Trindade Borges - Coordenador / Bruna da Silveira Viana - Integrante / Jonas João do Nascimento - Integrante / Eliani Costa Bernardes - Integrante / Ana Terra de Leon - Integrante / Murilo Maluche Schaefer - Integrante / Arielle Rosa Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
2012 - 2012
Arquivos marginais: crime e loucura em Santa Catarina
Descrição: O Programa proposto pretende é dar continuidade as atividades do Programa 'Memória, Patrimônio e Loucura', que no ano passado atuou na criação do Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant?ana (CEDOPE/HCS). As atividades realizadas levaram a outro espaço, o Memorial da Penitenciária, ampliando as possibilidades e as necessidades da presente extensão. Desta forma, serão realizadas ações que intencionam salvaguardar e disponibilizar à pesquisa, através da criação de um banco de dados, a documentação destes dois acervos. Visando preservar e organizar a documentação histórica, bem como valorizar e difundir a memória destas instituições marginais, estimulando a integração entre a universidade, a comunidade em geral e tais espaços, além de incentivar pesquisas na área de saúde e segurança pública em Santa Catarina. Para isso o Programa envolve três ações, todas coordenadas pela proponente: - Um Projeto: 'Acervos marginais: crime e loucura em Santa Catarina' (com solicitação de 03 bolsistas de extensão); - Um Projeto: 'Exposição Registros de si' (que solicitará 01 bolsista de extensão); - Um evento: III Jornada Catarinense de Patrimônio Cultural (que não solicitará bolsistas). As questões ligadas ao patrimônio cultural estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, o que é evidenciado pela diversidade de práticas a elas relacionadas. O Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac, da UDESC, vem buscando se constituir um espaço de reflexão e, em especial, de produção de informações qualificadas ligadas ao tema. Acredita-se que o LabPac possa auxiliar nas ações propostas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Alexandre Pedro de Medeiros - Integrante / Viviane Trindade Borges - Coordenador / Janice Gonçalves - Integrante / Maria Teresa Santos Cunha - Integrante / Bruna da Silveira Viana - Integrante / Jonas João do Nascimento - Integrante / Letícia Bauer - Integrante / Eliani Costa Bernardes - Integrante / Rogério Rosa Rodrigues - Integrante / Ana Terra de Leon da Silva - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fernanda Biava Cassettari - Integrante / Silvia Vitorassi - Integrante / Juliane Conceição Primon Serres - Integrante / Ligia Ines Missio - Integrante.
2011 - 2011
Hospital Colônia Sant'Ana: 70 anos
Descrição: O objetivo geral do Programa propor ações que intencionam a criação do Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant?ana (CEDOPE/HCS), um espaço que buscará preservar e organizar a documentação histórica, bem como valorizar e difundir a memória da instituição e seus moradores, estimulando a integração entre a universidade, a comunidade em geral e o Hospital, além de incentivar pesquisas na área de saúde pública em Santa Catarina, especialmente ligadas a história da saúde mental. Para isso o Programa envolve três ações, todas coordenadas pela proponente: - Uma exposição/evento e vídeo: 'Loucura e Internamento' (com solicitação de um bolsista de extensão); - Um evento: 'História da loucura no cinema' (não solicita bolsista de extensão); - Um Projeto: 'A criação do Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant?ana' (com solicitação de dois bolsistas de extensão). As questões ligadas ao patrimônio cultural estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, o que é evidenciado pela diversidade de práticas a elas relacionadas. O Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac, da UDESC, vem buscando se constituir um espaço de reflexão e, em especial, de produção de informações qualificadas ligadas ao tema. Acredita-se que o LabPac possa auxiliar nas ações propostas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Pedro de Medeiros - Integrante / Viviane Trindade Borges - Coordenador / Janice Gonçalves - Integrante / Maria Teresa Santos Cunha - Integrante / Bruna da Silveira Viana - Integrante / Jonas João do Nascimento - Integrante / Letícia Bauer - Integrante / Eliani Costa Bernardes - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: PALÍNDROMO (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Curatoriais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
2º Lugar - Categoria Crônica - 7º Concurso Literário da CCL, Câmara Catarinense do Livro.
2007
Melhor desempenho acadêmico, Colégio Estimoarte.
2006
Jovem Colunista DC, Diário Catarinense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de2018 MEDEIROS, Alexandre Pedro de. As censuras contra 'Guevara, vivo ou morto-' de Claudio Tozzi. PALÍNDROMO (ONLINE), v. 9, p. 43-66, 2018.

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de2018 MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Os limites do pop global e de suas exposições: uma crítica brasileira ao pop expandido. MODOS, v. 2, p. 51-65, 2018.

3.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de2015MEDEIROS, Alexandre Pedro de. A rua vai ao ateliê e vice-versa: arte como resistência em Claudio Tozzi. TEMPORALIDADES, v. 7, p. 339-363, 2015.

4.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de2013MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Processos de Metacognição e de Significação Histórica: os três Audiovisuais produzidos por Estudantes de Primeiro Ano de Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC. História & Ensino, v. 19, p. 303-323, 2013.

5.
HAGEMEYER, Rafael Rosa2012HAGEMEYER, Rafael Rosa ; DE MEDEIROS, Alexandre Pedro . Da narrativa à identidade: as representações das greves no ABC paulista e os depoimentos contidos no documentário Peões, de Eduardo Coutinho (2004). Esboços, v. 19, p. 219-241, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; LUBARINO, Doglas (Org.) ; SILVA, Francislei (Org.) ; SALINAS, Isabela (Org.) ; FASSIS, Larissa (Org.) ; BADAN, Letícia (Org.) ; ROSA, Marcos Pedro (Org.) ; SIQUEIRA, Marina Silva e (Org.) ; SILVA, Mateus Alves (Org.) ; VIEIRA, Samuel Mendes (Org.) ; SALLES, Sandra Mara (Org.) ; CARDOSO, Silvana Meirielle (Org.) ; POLITANO, Stela (Org.) ; MONTANARI, Thais Cristina (Org.) . Atas [do] XII Encontro de História da Arte: os silêncios na história da arte. 1. ed. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/CHAA, 2018. 630p .

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; MOL, E. (Org.) ; CORREA, F. S. (Org.) ; LODO, G. (Org.) ; TOLEDO, G. P. (Org.) ; OLIVEIRA, I. T. (Org.) ; GUIDE, J. (Org.) ; BADAN, Letícia (Org.) ; COSTA JUNIOR, Martinho Alves (Org.) ; SILVA, Mateus Alves (Org.) ; VICENTE, M. F. M. (Org.) . Atas [do] XI Encontro de História da Arte ? da percepção à palavra: luz e cor na história da arte. 1. ed. Campinas, SP: CHAA/IFCH/UNICAMP, 2017. v. 1. 601p .

Capítulos de livros publicados
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Da cor aos corpos: apontamentos sobre a produção pictórica de Sérgio Ricardo. In: HAGEMEYER, Rafael Rosa; SARAIVA, Daniel Lopes. (Org.). Esse mundo é meu: as artes de Sérgio Ricardo. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 235-248.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Filmar a desestigmatização. Revista História Catarina, Florianópolis, SC, p. 41 - 45, 29 mar. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Da nova figuração ao pop expandido: apontamentos sobre a participação de artistas brasileiros em exposições de arte pop global. In: XII Encontro de História da Arte: os silêncios na história da arte, 2018, Campinas, SP. Atas [do] XII Encontro de História da Arte: os silêncios na história da arte. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/CHAA, 2017. p. 32-39.

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Violência contra a obra / Obra como violência: 'Guevara, vivo ou morto?' exposto em Brasília (1967). In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília: ANPUH, 2017. p. 1-20.

3.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. O real como trauma nos Guevaras de Claudio Tozzi. In: Atas do X Encontro de História da Arte: estudos transdisciplinares e métodos de análise, 2017, Campinas, SP. X Encontro de História da Arte: estudos transdisciplinares e métodos de análise. Campinas, SP: CHAA/IFCH/UNICAMP, 2017. p. 23-31.

4.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Da precariedade à sofisticação: Krasiński na 31ª Bienal de São Paulo. In: XI Encontro de História da Arte ? da percepção à palavra: luz e cor na história da arte, 2017, Campinas, SP. Atas do XI Encontro de História da Arte ? da percepção à palavra: luz e cor na história da arte. Campinas, SP: CHAA/IFCH/UNICAMP, 2017. p. 27-33.

5.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Aparições de 'Che' Guevara no trabalho de Claudio Tozzi (1967). In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte, 2015, Uberlândia, MG. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte. Uberlândia, MG: Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA, 2015. v. 2. p. 1081-1089.

6.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. 'Guevara Vivo ou Morto': obra violentada, artista torturado. In: II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2014, Florianópolis, SC. Anais do II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2014. p. 1-11.

7.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Fragmentos por um comprometimento político da obra de arte: Claudio Tozzi (1964-1968). In: IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina, PR. Anais do IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina, PR: UEL, 2013. p. 124-138.

8.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Fragmentos por um comprometimento político da obra de arte: Claudio Tozzi (1964-1968). In: I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina, PR. Anais do I Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina, PR: UEL, 2013. p. 124-138.

9.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Revolução na arte: arte e política no Brasil dos anos 1960. In: IV Semana Acadêmica de História - Entre o Discurso e a Espada: Conflitos, Traumas e Memórias, 2013, Florianópolis, SC. Anais da Semana Acadêmica de História (FAED-UDESC), 2013. v. 4. p. 1-15.

10.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Memória, história e mídia: as representações sobre as greves no ABC paulista e as narrativas de operários contidas no documentário 'Peões', de Eduardo Coutinho (2004). In: XIV Encontro Estadual de História, 2012, Florianópolis, SC. Anais do XIV Encontro Estadual de História - Tempo, memórias e expectativas, 2012. p. 1-14.

11.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Joel-Peter Witkin: o belo em corpos 'deformados'. In: III Semana Acadêmica de História - Destrinchando Quimeras: Mitos, Pensamentos e Cosmogonias, 2012, Florianópolis, SC. Anais da Semana Acadêmica de História (FAED-UDESC), 2012. v. 3. p. 1-10.

12.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; HAGEMEYER, Rafael Rosa . Memória, história e mídia: as representações sobre as greves no ABC paulista contidas no documentário 'Peões', de Eduardo Coutinho (2004). In: 1º Simpósio Internacional de História Pública: a história e seus públicos, 2012, São Paulo. Anais eletrônicos, 2012. p. 338-349.

13.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. João do Rio: um cronista da Belle Époque carioca. In: II Semana Acadêmica de História - Rupturas e Permanências: Por uma História do Brasil, 2011, Florianópolis, SC. Anais da Semana Acadêmica de História (FAED-UDESC), 2011. v. 2. p. 1-10.

14.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. (Re)Leituras de América: interseções entre Andy Warhol e Lady Gaga. In: I Semana Acadêmica de História: História, Cultura e Arte, 2010, Florianópolis, SC. Anais da Semana Acadêmica de História (FAED-UDESC), 2010. v. 1. p. 1-13.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Aparições de 'Che' Guevara no trabalho de Claudio Tozzi (1967). In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Territórios da História da Arte, 2014, Uberlândia, MG. Caderno de resumos, 2014. p. 334-335.

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; HAGEMEYER, Rafael Rosa . DA NARRATIVA À IDENTIDADE: AS NARRATIVAS DE TRABALHADORES E AS REPRESENTAÇÕES SOBRE AS GRANDES GREVES NO ABC PAULISTA CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO 'PEÕES', DE EDUARDO COUTINHO (2004). In: II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação, 2012, São Leopoldo, RS. II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2012. p. 1726-1729.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Violência contra a obra / Obra como violência: 'Guevara, vivo ou morto?' exposto em Brasília (1967). In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Caderno de resumos do XXIX Simpósio Nacional de História. Brasília: ANPUH, 2017. p. 116-117.

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. 'Guevara Vivo ou Morto': obra violentada, artista torturado. In: II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2014, Florianópolis, SC. Caderno de resumos de trabalhos dos simpósios temáticos do II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 13 a 15 de outubro de 2014, 2014. p. 7-7.

3.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Fragmentos por um comprometimento político da obra de arte: Claudio Tozzi (1964-1968). In: IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina, PR. Caderno de Resumos [do] IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e] I Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina, PR: UEL, 2013. p. 19-20.

4.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Fragmentos por um comprometimento político da obra de arte: Claudio Tozzi (1964-1968). In: I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina, PR. Caderno de Resumos [do] IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e] I Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina, PR: UEL, 2013. p. 19-20.

5.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; HAGEMEYER, Rafael Rosa . 'O importante era fazer o filme': cinema de intervenção em João Batista de Andrade. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica, 2013, Florianópolis, SC. 23º SIC UDESC, 2013.

6.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; HAGEMEYER, Rafael Rosa . Memória, história e mídia: as representações sobre as greves no ABC paulista contidas no documentário 'Peões', de Eduardo Coutinho (2004). In: 1º Simpósio Internacional de História Pública: a história e seus públicos, 2012, São Paulo. Caderno de resumos: a história e seus públicos, 2012. p. 18-19.

7.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; HAGEMEYER, Rafael Rosa . DA NARRATIVA À IDENTIDADE: As representações das greves no ABC paulista e os depoimentos contidos no documentário 'Peões', de Eduardo Coutinho (2004). In: XXII Seminário de Iniciação Científica, 2012, Florianópolis, SC. 22º SIC UDESC, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. A virada global da arte pop e a inclusão de uma produção artística brasileira no panorama do pop expandido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Arte contemporânea afro-brasileira: apontamentos para a formulação de uma noção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. A obsessão pelo global nas exposições International Pop e The World Goes Pop. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Violência contra a obra / Obra como violência: 'Guevara, vivo ou morto?' exposto em Brasília (1967). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Da nova figuração ao pop expandido: apontamentos sobre a participação de artistas brasileiros em exposições de arte pop global. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Da precariedade à sofisticação: Krasiński na 31ª Bienal de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Aparições de 'Che' Guevara no trabalho de Claudio Tozzi (1967). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. O real como trauma nos Guevaras de Claudio Tozzi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. 'Guevara Vivo ou Morto': obra violentada, artista torturado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Fragmentos por um comprometimento político da obra de arte: Claudio Tozzi (1964-1968). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Fragmentos por um comprometimento político da obra de arte: Claudio Tozzi (1964-1968). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; HAGEMEYER, Rafael Rosa . 'O importante era fazer o filme': cinema de intervenção em João Batista de Andrade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Revolução na arte: arte e política no Brasil dos anos 1960. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; HAGEMEYER, Rafael Rosa . Memória, história e mídia: as representações sobre as greves no ABC paulista contidas no documentário 'Peões', de Eduardo Coutinho (2004). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Memória, história e mídia: as representações sobre as greves no ABC paulista e as narrativas de operários contidas no documentário 'Peões', de Eduardo Coutinho (2004). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. DA NARRATIVA À IDENTIDADE: AS NARRATIVAS DE TRABALHADORES E AS REPRESENTAÇÕES SOBRE AS GRANDES GREVES NO ABC PAULISTA CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO 'PEÕES', DE EDUARDO COUTINHO (2004). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Joel-Peter Witkin: o belo em corpos 'deformados'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; NAKAZIMA JUNIOR, A. S. ; NOGUEIRA, F. G. ; SILVA, M. H. . Evidências do passado: a diversidade de fontes históricas e as múltiplas explicações em História do Brasil construídas pelos estudantes de Ensino Médio do Primeiro Ano B. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; HAGEMEYER, Rafael Rosa . DA NARRATIVA À IDENTIDADE: As representações das greves no ABC paulista e os depoimentos contidos no documentário 'Peões', de Eduardo Coutinho (2004). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. João do Rio: um cronista da Belle Époque carioca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; RAMOS, N. da S. ; ROBERGE, L. B. . Hassis sobre si: (re)invenções imagéticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. (Re)Leituras de América: interseções entre Andy Warhol e Lady Gaga. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; NAKAZIMA JUNIOR, A. S. ; PERIN, I. S. . O conceito de beleza no tempo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro; COLI, Jorge ; KNOLL, Victor . Claudio Tozzi: Territórios e outros trabalhos. Campinas, SP: CHAA/IFCH/UNICAMP, 2017 (Catálogo de exposição de arte).

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Claudio Tozzi (Brasil, 1944), 'Guevara morto', 1967 2016 (Ficha museográfica de obra de arte com texto crítico).

3.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Claudio Tozzi (Brasil, 1944), 'Revólver', 1968 2016 (Ficha museográfica de obra de arte com texto crítico).

4.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. O garoto que indagava. Florianópolis: Câmara Catarinense do Livro, 2007 (Crônica).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; REBETEZ, I. S. B. ; THIMOTHEO, J. C. ; ALVES, R. H. A. ; MENEZES, V. H. S. . Masculinidades e homoerotismos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; BATISTA, A. S. ; DAYRELL, M. A. C. ; MEDEIROS, G. M. ; FUCHS, I. M. ; ALMEIDA, T. V. . Visões e conexões: arte contemporânea no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; POLITANO, Stela ; MONTEIRO, E. C. M. ; COSTA, R. M. ; SACCHETTIN, P. ; ZERWES, E. . A arte do século XX: arte entre e pós guerras. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; PEQUENO, A. C. V. ; PESSOA, P. S. ; GUERINI FILHO, R. ; MARCON, D. G. ; SANTOS, R. C. . O urbano, o espaço público e as artes. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
BARROS, André Ribeiro de ; SANTINI, Renata Favarin ; HIPOLITO, Rodrigo ; ALMEIDA, Graciana Pereira de ; ALMEIDA, Fabiana Pereira de ; MEDEIROS, Alexandre Pedro de . Arte, apropriação e moda. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
LOPES, Ana Carolina Froés Ribeiro ; LIRA, Thales Caetano ; BORTULUCCE, Vanessa Beatriz ; MEDEIROS, Alexandre Pedro de . Artista como propositor de vivências. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; TRIZOLI, Talita ; SOUSA, Fábio da Silva ; MOTTER, Talitha Bueno . Arte e política. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; SOUZA, M. C. ; PINHEIRO, L. B. L. G. ; BORTOLON, F. J. A. . Abordagens históricas da arte moderna e contemporânea e suas questões de gênero. 2018. (Coordenação de Simpósio Temático).

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; MELO, Tálisson . Das exposições na história e na sociologia: circulações e representações da arte latino-americana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AGUILAR, Nelson Alfredo ; MEDEIROS, Alexandre Pedro de . Silêncio sobre o Masp. 2017. (Debate de conferência).

4.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; GIRALDES, Gustavo Cambraia ; TOZZI, Claudio José . Entrevista com Claudio Tozzi. 2014. (Vídeo).

5.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; NAGELSCHMIDT, Yara . Entrevista com Yara Nagelschmidt. 2014. (Vídeo).

6.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; SCHMIDT, Benito Bisso . Entrevista com João Carlos. 2012. (Vídeo).

7.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; TOZZI, Claudio José . Entrevista com Claudio Tozzi. 2012. (Vídeo).

8.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Entrevista com Claudio Tozzi. 2012. (Transcrição de entrevista).

9.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Hassis na Bienal de São Paulo de 1998. 2011. (Manutenção de obra artística/Outro).

10.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Hassis confecciona painéis para o Porto Ingleses Hotel. 2011. (Manutenção de obra artística/Outro).

11.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Hassis em Pintura, Desenhos e Exposição. 2011. (Manutenção de obra artística/Outro).

12.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Hassis confecciona painéis das séries ?7 EMBALAGEM? e ?HASSIS & HHQ?. 2011. (Manutenção de obra artística/Outro).

13.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Hassis confecciona tela para UNIMED e painéis da série ?7 EMBALAGEM?. 2011. (Manutenção de obra artística/Outro).

14.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Estado, sexualidade e educação: a questão do kit anti-homofobia. 2011. (Vídeo).

15.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; NAKAZIMA JUNIOR, A. S. ; PERIN, I. S. . O conceito de beleza no tempo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).


Produção artística/cultural
Música
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Recital de Encerramento do Semestre 2008/1 da Escola Livre de Música Allegro Vivace. 2008. Interpretação.

Artes Visuais
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; HAGEMEYER, Rafael Rosa ; PAIVA, Luiz ; VILELLA, L. B. R. ; CORREA, M. . Um dia nublado. 2014. Filme.

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; CHOMA, Daniel ; COSTA, Tati ; SALVI, Domingos de ; ROCHA, Chico ; MACIEL, Aline ; ASPAR, Sérgio ; LIMA, Anderson André ; MIOTTO, Giselle ; MELO, Sara ; FERREIRA, Reginaldo Maurício ; CUNHA, Carlos Eduardo da ; MARTINS, Mauricio Levandoski ; SILVA, Camila Evaristo da . Versos da ilha. 2013. Vídeo.

3.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; CHOMA, Daniel ; COSTA, Tati ; SALVI, Domingos de ; CALANDRINI, Hemersom ; HENRIQUE, André ; ROCHA, Chico ; DÖLL, Anselmo ; LÖFF, Guido Roberto ; MACIEL, Aline ; MOCELIN, José Olir ; MIOTTO, Giselle ; MELO, Sara ; RIBEIRO, Adélia ; COSTA, Meline Coelho da ; MACHADO, Sonia Maria de Barros ; SCHRÖDER, Alexandre ; PAIVA, Zé ; MARTINS, Mauricio Levandoski . Naquele tempo. 2013. Vídeo.

4.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. História do Tempo Presente. 2012. Vídeo.

5.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Estilhaços de loucura: IPq ontem e hoje. 2012. Vídeo.

6.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Espaço memória da Penitenciária: 'O tempo abre as portas a quem sabe esperar.'. 2012. Vídeo.

7.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Colonia Sant'ana - uma história de desestigmatização: a fundação do CEDOPE. 2011. Vídeo.

8.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; NAKAZIMA JUNIOR, A. S. ; SILVA, M. H. . Video Music Brega Ditadura Awards. 2011. Vídeo.

9.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; NAKAZIMA JUNIOR, A. S. ; SILVA, M. H. . Clube 12 de Agosto: espaço de sociabilidade da elite catarinense. 2011. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
27º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. A virada global da arte pop e a inclusão de uma produção artística brasileira no panorama do pop expandido. 2018. (Congresso).

2.
Arte Degenerada - 80 anos: Repercussões no Brasil. 2018. (Seminário).

3.
I Seminário de Estudos Históricos.Arte contemporânea afro-brasileira: apontamentos para a formulação de uma noção. 2018. (Seminário).

4.
Modos de ver, modos de exibir: Museus e seus acervos no contexto global. 2018. (Seminário).

5.
XIII Encontro de História da Arte ? Arte em Confronto: embates no campo da História da Arte.A obsessão pelo global nas exposições International Pop e The World Goes Pop. 2018. (Encontro).

6.
Colóquio Aby Warburg e sua tradição. 2017. (Simpósio).

7.
XII Encontro de História da Arte: os silêncios na história da arte. Da nova figuração ao pop expandido: apontamentos sobre a participação de artistas brasileiros em exposições de arte pop global. 2017. (Congresso).

8.
XXIX Simpósio Nacional de História.Violência contra a obra / Obra como violência: "Guevara, vivo ou morto?" exposto em Brasília (1967). 2017. (Simpósio).

9.
Diálogos em Educação e Museu. 2015. (Seminário).

10.
XI Encontro de História da Arte - da percepção à palavra: luz e cor na história da arte. Da precariedade à sofisticação: Krasiński na 31ª Bienal de São Paulo. 2015. (Congresso).

11.
II Seminário Internacional História do Tempo Presente."Guevara Vivo ou Morto": obra violentada, artista torturado. 2014. (Seminário).

12.
II Seminário Internacional História do Tempo Presente. 2014. (Seminário).

13.
X Encontro de História da Arte: estudos transdisciplinares e métodos de análise. O real como trauma nos Guevaras de Claudio Tozzi. 2014. (Congresso).

14.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Territórios da História da Arte. Aparições de "Che" Guevara no trabalho de Claudio Tozzi (1967). 2014. (Congresso).

15.
I Encontro Internacional de Estudos da Imagem. 2013. (Encontro).

16.
I Encontro Internacional de Estudos da Imagem.Fragmentos por um comprometimento político da obra de arte: Claudio Tozzi (1964-1968). 2013. (Encontro).

17.
IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem.Fragmentos por um comprometimento político da obra de arte: Claudio Tozzi (1964-1968). 2013. (Encontro).

18.
IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem. 2013. (Encontro).

19.
IV Semana Acadêmica de História - Entre o Discurso e a Espada: Conflitos, Traumas e Memórias.Revolução na arte: arte e política no Brasil dos anos 1960. 2013. (Encontro).

20.
XXIII Seminário de Iniciação Científica.?O importante era fazer o filme?: cinema de intervenção em João Batista de Andrade. 2013. (Seminário).

21.
Cine-mito: a tragédia grega. 2012. (Oficina).

22.
II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação. DA NARRATIVA À IDENTIDADE: AS NARRATIVAS DE TRABALHADORES E AS REPRESENTAÇÕES SOBRE AS GRANDES GREVES NO ABC PAULISTA CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO "PEÕES", DE EDUARDO COUTINHO (2004). 2012. (Congresso).

23.
III Encontro Internacional de Ensino de História. 2012. (Encontro).

24.
III Semana Acadêmica de História - Destrinchando Quimeras: Mitos, Pensamentos e Cosmogonias.Joel-Peter Witkin: o belo em corpos "deformados". 2012. (Encontro).

25.
II Jornada Catarinense de Estudos sobre Patrimônio Cultural. 2012. (Encontro).

26.
Oficina AudioVisual. 2012. (Oficina).

27.
Seminário Final de Estágios 2012/2.Evidências do passado: a diversidade de fontes históricas e as múltiplas explicações em História do Brasil construídas pelos estudantes de Ensino Médio do Primeiro Ano B. 2012. (Seminário).

28.
Seminário Patrimônio e Memória da Enfermagem Psiquiátrica Catarinense.Estilhaços de loucura: IPq ontem e hoje. 2012. (Seminário).

29.
V Colóquio de História e Arte: Utopia, Utopias. 2012. (Encontro).

30.
VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2012. (Encontro).

31.
XIV Encontro Estadual de História.Memória, história e mídia: as representações sobre as greves no ABC paulista e as narrativas de operários contidas no documentário "Peões", de Eduardo Coutinho (2004). 2012. (Encontro).

32.
XIV Encontro Estadual de História. 2012. (Encontro).

33.
XXII Seminário de Iniciação Científica.DA NARRATIVA À IDENTIDADE: As representações das greves no ABC paulista e os depoimentos contidos no documentário. 2012. (Seminário).

34.
Cinema e História: questões de linguagem audiovisual. 2011. (Oficina).

35.
Educação Histórica. 2011. (Oficina).

36.
História e Audiovisual: problemas teóricos e práticos. 2011. (Oficina).

37.
Hospital Colônia Sant'Ana, 70 anos. 2011. (Seminário).

38.
II Semana Acadêmica de História - Rupturas e Permanências: Por uma História do Brasil.João do Rio: um cronista da Belle Époque carioca. 2011. (Encontro).

39.
II Semana Acadêmica de História - Rupturas e Permanências: Por uma História do Brasil. 2011. (Encontro).

40.
I Jornada Catarinense de Estudos sobre Patrimônio Cultural. 2011. (Encontro).

41.
I Seminário Internacional História do Tempo Presente. 2011. (Seminário).

42.
Jogos digitais e aprendizagem histórica. 2011. (Oficina).

43.
Oficina de Conservação e Salvaguarda de Documentos. 2011. (Oficina).

44.
Seminário Final de Estágios 2011/2.Hassis sobre si: (re)invenções imagéticas. 2011. (Seminário).

45.
Visconti e a ópera no cinema italiano. 2011. (Oficina).

46.
I Semana Acadêmica de História: História, Cultura e Arte. 2010. (Encontro).

47.
I Semana Acadêmica de História: História, Cultura e Arte.(Re)Leituras de América: interseções entre Andy Warhol e Lady Gaga. 2010. (Encontro).

48.
Oficina Teórica de Animação. 2010. (Oficina).

49.
Seminário Final de Estágios 2010/2.O conceito de beleza no tempo. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Claudio Tozzi: Territórios e outros trabalhos. 2017. (Exposição).

2.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; REBETEZ, I. S. B. ; TOZZI, Claudio José ; AGUILAR, Nelson Alfredo . 50 anos de "Guevara, vivo ou morto?". 2017. (Outro).

3.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; LUBARINO, Doglas ; SILVA, Francislei ; SALINAS, Isabela ; FASSIS, Larissa ; BADAN, Letícia ; ROSA, Marcos Pedro ; SIQUEIRA, Marina Silva e ; SILVA, Mateus Alves ; VIEIRA, Samuel Mendes ; SALLES, Sandra Mara ; CARDOSO, Silvana Meirielle ; POLITANO, Stela ; MONTANARI, Thais Cristina . XII Encontro de História da Arte: os silêncios na história da arte. 2017. (Congresso).

4.
DE MEDEIROS, Alexandre Pedro; TOGNON, Marcos ; CARDOSO, Silvana Meirielle ; POLITANO, Stela . Ora Pro Nobis: o silêncio na obra de Lelio Coluccini. 2017. (Exposição).

5.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; MOL, E. ; CORREA, F. S. ; LODO, G. ; TOLEDO, G. P. ; OLIVEIRA, I. T. ; GUIDE, J. ; BADAN, Letícia ; COSTA JUNIOR, Martinho Alves ; SILVA, Mateus Alves ; VICENTE, M. F. M. . XI Encontro de História da Arte - da percepção à palavra: luz e cor na história da arte. 2015. (Congresso).

6.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; GOMES, Aline ; CORRÊA, Felipe ; TOLEDO, Gabriela de ; TAKAES, Ianick ; SCHILLER, Inácio ; BADAN, Letícia ; MATTOS, Cláudia Valladão ; COLI, Jorge ; MIGLIACCIO, Luciano ; MARQUES, Luiz ; TOGNON, Marcos ; AGUILAR, Nelson Alfredo . X Encontro de História da Arte: estudos transdisciplinares e métodos de análise. 2014. (Congresso).

7.

8.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; BENETTI, F. J. ; MIGUEL, J. L. ; CORDEIRO, B. . Estado, sexualidade e educação: a questão do kit anti-homofobia. 2011. (Outro).

9.
BORGES, Viviane Trindade ; MEDEIROS, Alexandre Pedro de ; VIANA, B. da S. ; NASCIMENTO, J. J. do ; BAUER, L. ; BERNARDES, E. C. . Hospital Colônia Sant'ana, 70 anos de História. 2011. (Exposição).

10.
HAGEMEYER, Rafael Rosa ; OLIVEIRA, Márcia Ramos de ; MEDEIROS, Alexandre Pedro de ; PEREIRA, Simone de Novaes Costa . Oficina História e Audiovisual. 2011. (Outro).

11.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; FALCÃO, Luiz Felipe ; LOHN, Reinaldo Lindolfo ; AREND, Silvia Maria Fávero ; ROSSATO, L. . I Seminário Internacional História do Tempo Presente. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Carolina Simões, Marina Scandolara e Nathalia Lima. Existem mais Joanas d'Arcs e Marias Bonitas do que sonha nossa vã filosofia. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio: História) - Colégio Aplicação. Orientador: Alexandre Pedro de Medeiros.

2.
Amanda Bressan, Maira Mayer e Maria Eduarda Broering. MMA em História!. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio: História) - Colégio de Aplicação. Orientador: Alexandre Pedro de Medeiros.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; MELO, Tálisson . Das exposições na história e na sociologia: circulações e representações da arte latino-americana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; REBETEZ, I. S. B. ; TOZZI, Claudio José ; AGUILAR, Nelson Alfredo . 50 anos de "Guevara, vivo ou morto?". 2017. (Outro).


Artes Visuais
1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Estilhaços de loucura: IPq ontem e hoje. 2012. Vídeo.

1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Colonia Sant'ana - uma história de desestigmatização: a fundação do CEDOPE. 2011. Vídeo.

1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; NAKAZIMA JUNIOR, A. S. ; SILVA, M. H. . Video Music Brega Ditadura Awards. 2011. Vídeo.

1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de; NAKAZIMA JUNIOR, A. S. ; SILVA, M. H. . Clube 12 de Agosto: espaço de sociabilidade da elite catarinense. 2011. Vídeo.

1.
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Espaço memória da Penitenciária: 'O tempo abre as portas a quem sabe esperar.'. 2012. Vídeo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 23:06:40