Danilo Alves Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6262656217113905
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP) (2005-2009), Mestrado em Ciências (2010-2012) pelo Programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), Doutorado em Genética e Biologia Molecular, na area de Genética Vegetal e Melhoramento, pelo programa de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas (IB/UNICAMP). Tem experiência na área de fertilidade do solo e nutrição de plantas, experimentação agrícola envolvendo técnicas avançadas de pesquisa (isótopos estáveis), formulação e produção de fertilizantes organominerais, bioestimulantes vegetais e fisiologia molecular de plantas em especial da cana-de-açúcar. Atualmente integra a equipe de Seed & Trait Safety da BASF, atuando na coordenação de estudos regulatórios para aprovação comercial de novos eventos genéticamente modificados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danilo Alves Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, D. A.;Ferreira, D. A.;FERREIRA, DANILO A.;FERREIRA, DANILO ALVES

Endereço


Endereço Profissional
Bayer.
Bayer S.A.
Socorro
04779900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 56945509


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O PAPEL DO METABOLISMO NO CONTROLE DAS GEMAS AXILARES DE CANA-DE-AÇÚCAR, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Camila Caldana.
Palavras-chave: cana-de-açúcar; metabolômica; fisiologia; melhoramento genético.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Vegetal / Especialidade: Melhoramento de Plantas.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2010 - 2012
Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: EFICIENCIA AGRONOMICA DA URÉIA REVESTIDA COM POLÍMERO APLICADA NA CULTURA DO MILHO (Zea may L.) :,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Paulo Cesar Ocheuze Trivelin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: milho; Uréia; 15N; Zea may L..
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal / Especialidade: Nutrição e Crescimento Vegetal.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura; Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2005 - 2009
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Acompanhamento das atividades relacionadas ao desenvolvimento de fertilizantes foliares na empresa Ajinomoto Interamericana Ind. Com. LTDA.
Orientador: Paulo Cesar Ocheuze Trivelin.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, CTBE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista iniciação cientifica, Enquadramento Funcional: Estudante


Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações
Laboratório de Isótopos Estáveis - CENA/USP. Projetos com enfoque em manejo, fertilidade do solo e fertilizantes nitrogenados na cultura da cana-de-açúcar. Orientador: Prof. Dr. Paulo Cesar Ocheuze Trivelin


Bayer, BAYER S.A., Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Seed & Trait Safety


BASF - Matriz São Paulo, BASF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: CLT


Ajinomoto do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos, AJINOMOTO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CLT


Agrolatino Indústria e Comércio de Adubos e Fertilizantes, AGROLATINO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: CLT



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Produção de fertilizante organomineral fosfatado bioativo de eficiência aumentada
Descrição: Em solos tropicais altamente intemperizados, há o predomínio da ocorrência de argilas 1:1 e óxi-hidróxidos de ferro (Fe) e de alumínio (Al). Estes minerais possuem elevada capacidade de adsorção de fósforo (P), inviabilizando grande parte deste elemento quando proveniente da adubação fosfatada. Assim, estima-se que apenas 30% do P-fertilizante sejam aproveitados pelas plantas. Visando aumentar a eficiência dos fertilizantes fosfatados utilizados na agricultura brasileira, esse projeto tem como objetivo desenvolver um fertilizante organomineral fosfatado bioativo de eficiência aumentada. Para tal, será desenvolvido um fertilizante organomineral a base de torta de filtro (subproduto da indústria sucroenergética) compostada, adicionado de fosfato natural reativo, microrganismos promotores do crescimento de plantas e solubilizadores de P. Essa associação agregará ao fertilizante propriedade de bioatividade, estimulando o desenvolvimento da planta, tanto do sistema radicular (que promoverá maior exploração do solo para absorção de água e nutrientes), quanto da parte aérea, aumentando assim a produtividade agrícola das culturas de interesse. O objetivo do trabalho é baseado em resultados da literatura que evidenciam a interação entre matéria orgânica de elevada qualidade e funcionalidade com microrganismos produtores de fito-hormônios e outras substâncias benéficas às plantas, além do maior aproveitamento de P por meio da interação benéfica entre plantas e fungos micorrízicos. Para isso, é proposto no presente projeto, a prospecção e seleção de microrganismos com propriedades bioativadoras, nativos do sistema solo-planta, e a adição destes a fertilizantes organominerais fosfatados, os quais terão suas características físicas e químicas melhoradas. Vale ressaltar que, na produção do fertilizante, serão utilizados subprodutos orgânicos provenientes da indústria sucroenergética, destinando a agricultura parte de seus resíduos antes tidos como passivo ambiental. Assim, a equipe envolvida neste processo de inovação científica trabalhará no desenvolvimento de nova tecnologia a fim de garantir maior eficiência produtiva, resultando em preservação de recursos minerais, maior lucratividade para a agricultura, redução da dependência da importação de fertilizantes fosfatados e redução do potencial de poluição de subprodutos e o uso de doses elevadas de fertilizantes...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
A eliminação de tráfego e o plantio direto com precisão podem aumentar a produtividade e a longevidade do canavial?
Descrição: Tradicionalmente o que determina o espaçamento de plantio da cultura de cana-de-açúcar são as máquina e não a resposta fisiológica de crescimento da cultura. Isso, por sinal, reduz substancialmente a longevidade dos canaviais, pois com a tecnologia disponível, há, invariavelmente, a compactação das entrelinhas do canavial em aproximadamente 60% da superfície do solo. A legislação ambiental e o protocolo agro-ambiental, que restringem a queima prévia à colheita, contribuíram para uma mudança muito rápida do corte manual para o corte mecânico durante a primeira década do século XXI. Pensando nisto, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol CTBE vem desenvolvendo uma estrutura de tráfego controlado (ETC) visando atenuar muitas das limitações que o setor canavieiro enfrenta como a diminuição da compactação nas entrelinhas, aumento da eficiência de uso de combustível e aumento da sustentabilidade do balanço energético do etanol. Além disso, este novo conceito visa eliminar as restrições impostas atualmente pela mecanização aos programas de melhoramento, em termos de espaçamentos de plantio, configuração da planta no momento da colheita colheitabilidade e resistência à compactação nas entrelinhas. Por outro lado, o advento dessa estrutura trará ao setor inúmeras questões a serem respondidas, sendo, possivelmente, a mais importante: qual o melhor espaçamento para a cana-de-açúcar? Esta escolha não se restringe apenas ao espaçamento entre linhas, mas também ao espaçamento entre plantas, visando menor competição por nutrientes, água e radiação solar, os quais são fatores determinantes de produtividade. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é avaliar como a eliminação do tráfego em 87% da superfície do solo e o uso do plantio de precisão com diferentes distâncias entre linha e entre plantas influenciam a produtividade e a longevidade do canavial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Danilo Alves Ferreira - Integrante / Henrique Coutinho Junqueira Franco - Coordenador / Oriel Tiago Kolln - Integrante / Oscar Braunbeck - Integrante / João Luis Nunes Carvalho - Integrante / João Rossi Neto - Integrante / Paulo Graziano - Integrante.
2012 - 2015
Impacto do tráfego de máquinas em diferentes espaçamentos de plantio nos atributos do solo, planta e produtividade da cana-de-açúcar
Descrição: O sistema de produção da cana crua, sem queima da palhada e com frequente uso da mecanização agrícola promove o tráfego intenso sobre o solo resultando na sua compactação. O sistema de manejo com diferentes configurações de plantio e tráfego controlado por meio de piloto automático representa uma alternativa viável para o setor agrícola, pois separa as zonas de tráfego e não tráfego, concentrando a passagem de pneus em linhas permanentes, diminuindo a influência da compactação sobre a cultura. Portanto, esse projeto tem como objetivo verificar o desempenho das plantas de cana-de-açúcar em diferentes configurações de plantio em relação às tecnologias de colheita atuais, assim como na eliminação de 87% do tráfego com o uso da ETC (equipamento em desenvolvimento pelo CTBE em parceria com a JACTO e BNDES), e suas relações com os atributos físicos do solo e com a produtividade de cana-de-açúcar, avaliados durante 2 safras agrícolas. A pesquisa será desenvolvida em lavoura comercial com os seguintes manejos: 1- Espaçamento referência - espaçamento simples com 1,50 m entrelinhas - plantio mecânico com piloto automático; 2- espaçamento combinado duplo - espaçamento de 0,90 x 1,50 m entrelinhas duplas - plantio mecânico com piloto automático; 3- espaçamento combinado triplo - espaçamento de 0,75 x 0,75 x 1,50 m entrelinhas - plantio manual. 4- Plantio geométrico com espaçamento de 0,75 x 0,75 m entre plantas e entrelinhas, com tráfego controlado em 13% da área - plantio manual. Serão avaliados os atributos físicos do solo e da planta. O solo será amostrado nas profundidades de 0,00-0,10 m, 0,10-0,20 m e 0,20-0,30 m. A qualidade física do solo será avaliada por meio do intervalo hídrico ótimo. Serão coletadas amostras indeformadas para análise da capacidade de suporte de carga do solo, relacionando a pressão de preconsolidação do solo e umidade gravimétrica. O desempenho da cultura será avaliado por meio de análises de crescimento da parte aérea e do sistema radicular realizada durante todo o ciclo da cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Danilo Alves Ferreira - Integrante / Henrique Coutinho Junqueira Franco - Coordenador / Oriel Tiago Kolln - Integrante / Oscar Braunbeck - Integrante / João Luis Nunes Carvalho - Integrante / João Rossi Neto - Integrante / Zigoma Mendes de Souza - Integrante.
2010 - 2012
EFICIENCIA AGRONOMICA DA URÉIA REVESTIDA COM POLÍMERO APLICADA NA CULTURA DO MILHO (Zea may L.) :
Descrição: A cultura do milho é altamente responsiva à fertilização nitrogenada por ser o nitrogênio exigido em grandes quantidades, entretanto a utilização do N de fertilizantes pela cultura, avaliado ao final do ciclo é normalmente inferior a 50% da dose aplicada. A uréia é o principal fertilizante nitrogenado utilizado na adubação da cultura do milho e pode apresentar perdas apreciáveis de N por volatilização da amônia, especialmente quando aplicada em superfície e sem incorporação no solo. O emprego de fertilizantes nitrogenados de liberação controlada (ureia granulada recoberta com polímero) pode, em princípio, aumentar a eficiência da utilização do N pelo milho e a esse respeito, poucos trabalhos foram realizados com a cultura, especialmente com o uso da técnica com o traçador isotópico 15N. Visando avaliar a eficiência agronômica desse insumo, será realizado um experimento em casa de vegetação com plantas de milho, em que se pretende avaliar dois tipos comercial (convencional) de uréia de liberação controlada que será comparada com a uréia comum (enriquecidas com 15N a 1% de átomos em excesso). Serão testadas doses de N, equivalentes à 50, 100 e 150 kg ha-1 de N, incluindo-se uma testemunha sem adubação com N-uréia, avaliando-se nesses tratamentos o crescimento das plantas de milho, extração de N e recuperação do N-fertilizante pela cultura. Serão realizadas cinco avaliações durante os estádios da cultura (30 e 45 dias da germinação, antese, pós-antese e ao final do ciclo da cultura) para levantamento da curva de acúmulo de fitomassa, extração de N e recuperação do N-fertilizante pela planta. Serão quantificados as massas de matéria seca do sistema radicular e da parte aérea (folha, inflorescência, grãos, palha da espiga e sabugo) e também os conteúdos de N-total e de 15N nos compartimentos da planta e no solo, o que possibilitará estimar o balanço de N no sistema solo-planta relacionado às fontes de uréia convencional e de liberação controlada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Danilo Alves Ferreira - Coordenador / TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze - Integrante.
2008 - 2009
APROVEITAMENTO PELA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR DO NITROGÊNIO (15N) DOS RESÍDUOS CULTURAIS GERADOS NA COLHEITA MECÂNICA DE CANAVIAL SEM DESPALHA A FOGO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Danilo Alves Ferreira - Coordenador / FARONI, Carlos Eduardo - Integrante / TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze - Integrante / Henrique Coutinho Junqueira Franco - Integrante / Rafael Otto - Integrante / André César Vitti - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2004 - 2010
Rendimento da cana-de-açúcar em ciclos consecutivos associado ao efeito residual e às transformações de N e S no solo, em sistema conservacionista
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Danilo Alves Ferreira - Integrante / MARTINS, Viviane Costa - Integrante / SCHIAVUZZO, Rafael Toloti - Integrante / OTTO, R. ; FRANCO - Integrante / Henrique Coutinho Junqueira - Integrante / FARONI, Carlos Eduardo - Integrante / TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze - Coordenador / Emídio Cantídio Almeida de Oliveira - Integrante / Matheus Olivetti Trivelin - Integrante / Raul Henrique Sartori - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Award for Best Poster in XXVII Congress International of Sugar Cane, International Society of Sugar Cane Technologists., International Society of Sugar Cane Technologist.
2008
Premiado com Menção Honrosa no 16° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (2008)., Univesidade de São Paulo.
2007
Premiado com Menção Honrosa do 15 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, USP - Universidade de São Paulo (2007)., Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, DANILO A.2018 FERREIRA, DANILO A.; MARTINS, MARINA C. M. ; CHEAVEGATTI-GIANOTTO, ADRIANA ; CARNEIRO, MONALISA S. ; AMADEU, RODRIGO R. ; ARICETTI, JULIANA A. ; WOLF, LUCIA D. ; HOFFMANN, HERMANN P. ; DE ABREU, LUIS G. F. ; CALDANA, CAMILA . Metabolite Profiles of Sugarcane Culm Reveal the Relationship Among Metabolism and Axillary Bud Outgrowth in Genetically Related Sugarcane Commercial Cultivars. Frontiers in Plant Science, v. 9, p. 10.3389/fpls.20, 2018.

2.
ROSSI NETO, JOÃO2017ROSSI NETO, JOÃO ; DE SOUZA, ZIGOMAR MENEZES ; DE MEDEIROS OLIVEIRA, STANLEY ROBSON ; KÖLLN, ORIEL TIAGO ; FERREIRA, DANILO ALVES ; CARVALHO, JOÃO LUÍS NUNES ; BRAUNBECK, OSCAR ANTÔNIO ; FRANCO, HENRIQUE COUTINHO JUNQUEIRA . Use of the Decision Tree Technique to Estimate Sugarcane Productivity Under Edaphoclimatic Conditions. Sugar Tech, v. x, p. x, 2017.

3.
FRANCO, H. C. J.2017FRANCO, H. C. J. ; MARIANO, E. ; OTTO, R. ; VITTI, A. C. ; FARONI, C. E. ; OLIVEIRA, E. C. A. ; FERREIRA, D. A. ; FORTES, C. ; TRIVELIN, P. C. O. . Adubação Nitrogenada em Cana-de-açúcar em experimentos de Longa Duração: Análise Econômica e Margem de Contribuição Agrícola. STAB (PIRACICABA), v. 35, p. 36-41, 2017.

4.
KOLLN, O. T.2016KOLLN, O. T. ; Franco, H. C. J. ; FERREIRA, D. A. ; VARGAS, V. P. ; CASTRO, S. A. Q. ; CANTARELLA, H. ; CALDANA, C. ; TRIVELIN, P. C. O. . Root extracts of Bracchiaria humidicola andSaccharum spontaneum to increase N use by sugarcane. Scientia Agricola, v. 73, p. 34-42, 2016.

5.
FERREIRA, DANILO A.2016 FERREIRA, DANILO A.; FRANCO, HENRIQUE C. J. ; OTTO, RAFAEL ; VITTI, ANDRÉ C. ; FORTES, CAIO ; FARONI, CARLOS E. ; GARSIDE, ALAN L. ; TRIVELIN, PAULO C. O. . Contribution of N from green harvest residues for sugarcane nutrition in Brazil. Global Change Biology. Bioenergy, v. 8, p. 859-866, 2016.

6.
FRANCO, HENRIQUE COUTINHO JUNQUEIRA2015FRANCO, HENRIQUE COUTINHO JUNQUEIRA ; OTTO, RAFAEL ; VITTI, ANDRÉ CESAR ; FARONI, Carlos Eduardo ; OLIVEIRA, EMÍDIO CANTÍDIO DE ALMEIDA ; FORTES, CAIO ; FERREIRA, DANILO ALVES ; KÖLLN, ORIEL TIAGO ; GARSIDE, ALAN LESLIE ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Residual recovery and yield performance of nitrogen fertilizer applied at sugarcane planting. Scientia Agricola, v. 72, p. 528-534, 2015.

7.
TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze2013TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze ; FRANCO, HENRIQUE COUTINHO JUNQUEIRA ; OTTO, RAFAEL ; FERREIRA, DANILO A. ; VITTI, ANDRÉ CESAR ; FORTES, CAIO ; FARONI, CARLOS E. ; OLIVEIRA, EMIDIO C. A. ; CANTARELLA, HEITOR . Impact of sugarcane trash on fertilizer requirements for São Paulo, Brazil. Scientia Agrícola (USP. Impresso), v. 70, p. 345-352, 2013.

8.
FORTES, CAIO2013FORTES, CAIO ; VITTI, ANDRÉ CESAR ; OTTO, RAFAEL ; FERREIRA, DANILO ALVES ; FRANCO, HENRIQUE COUTINHO JUNQUEIRA ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Contribution of nitrogen from sugarcane harvest residues and urea for crop nutrition. Scientia Agrícola (USP. Impresso), v. 70, p. 313-320, 2013.

9.
VITTI, ANDRÉ CESAR2011VITTI, ANDRÉ CESAR ; FRANCO, HENRIQUE COUTINHO JUNQUEIRA ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze ; FERREIRA, DANILO ALVES ; OTTO, RAFAEL ; FORTES, CAIO ; FARONI, Carlos Eduardo . Nitrogênio proveniente da adubação nitrogenada e de resíduos culturais na nutrição da cana-planta. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 46, p. 287-293, 2011.

10.
FORTES, C.2011FORTES, C. ; Trivelin, P. C. O. ; VITTI, A. C. ; Ferreira, D. A. ; Franco, H. C. J. ; OTTO, R. . Recovery of Nitrogen (15N) by Sugarcane from Previous Crop Residues and Urea Fertilisation Under a Minimum Tillage System. Sugar Tech, v. 13, p. 42-46, 2011.

11.
VITTI, A. C.2010VITTI, A. C. ; FERREIRA, D. A. ; Franco, H. C. J. ; FORTES, C. ; OTTO, R. ; FARONI, Carlos Eduardo ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Utilisation of Nitrogen from trash by Sugarcane Ratoons. International Sugar Journal, v. 28, p. 249-253, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FORTES, C. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze ; VITTI, A. C. ; FERREIRA, D. A. ; Franco, H. C. J. ; OTTO, R. . Recovery of Nitrogen (15N) by Sugarcane from Previous Crop residues and Urea fertilization under a Minimum Tillage System. In: XXVII Congress of International Society of Sugar Cane Technologists, 2010, Veracruz. XXVII Congress of International Society of Sugar Cane Technologists, 2010.

2.
VITTI, A. C. ; FERREIRA, D. A. ; Franco, H. C. J. ; FORTES, C. ; OTTO, R. ; FARONI, Carlos Eduardo ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Utilization of Nitrogen from Trash by Sugarcane ratoons. In: XXVII Congress of International Society of Sugar Cane Technologists, 2010, Veracruz. XXVII Congress of International Society of Sugar Cane Technologists, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze ; FERREIRA, D. A. ; VITTI, A. C. . A palha como fonte de nitrogênio para a cana de açúcar. In: XIX Congreso Latinoamericano y XXIII Congreso Argentino de la Ciencia del Suelo, 2012, Mar del Plata. Actas XIX Congreso Latinoamericano y XXIII Congreso Argentino de la Ciencia del Suelo / 1a edición, 2012.

2.
LEITE, J. M. ; LAZZARINI, P. R. C. ; FERREIRA, D. A. ; MATIAS, G. C. S. ; Trivelin, P. C. O. . Volatilização de NH3 do solo proveniente da aplicação de ureia tratada com ácido húmico e inibidor de urease.. In: Fertbio, 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola, 2012.

3.
MILAGRES, J. J. M. ; KOLLN, O. T. ; MORAES, M. M. I. ; LAZZARINI, P. R. C. ; FERREIRA, D. A. ; MATIAS, G. C. S. ; Trivelin, P. C. O. . Crescimento radicular e eficiência de uso do N-ureia pelo milho, relacionados à aplicação de ácido húmico. In: Fertbio, 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola, 2012.

4.
Trivelin, P. C. O. ; OTTO, R. ; OLIVEIRA, E. C. A. ; Franco, H. C. J. ; VITTI, A. C. ; FARONI, C. E. ; FORTES, C. ; FERREIRA, D. A. ; LEITE, J. M. ; CANTARELLA, H. . Manejo da adubação de cana-de-açúcar em condições de solo coberto por palha. In: Fertbio, 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola. Viçosa: SBCS, 2012. p. 1-15.

5.
VITTI, A. C. ; FORTES, C. ; Franco, H. C. J. ; FERREIRA, D. A. ; OTTO, R. ; OLIVEIRA, E. C. A. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Contribution of nitrogen derived from crop residues in nutrition of sugar cane ratoons. In: 19th World Congress of Soil Science, 2010, Brisbane. 19th World Congress of Soil Science, 2010.

6.
VITTI, A. C. ; FERREIRA, D. A. ; Franco, H. C. J. ; FORTES, C. ; FARONI, Carlos Eduardo ; OTTO, R. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Aproveitamento pela cana-de-açúcar do N proveniente dos resíduos culturais relacionado com a adubação nitrogenada. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009.

7.
Franco, H. C. J. ; OTTO, R. ; SARTORI, R. H. ; FERREIRA, D. A. ; MARTINS, Viviane Costa ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . NITROGÊNIO NA PLANTA PROVENIENTE DO FERTILIZANTE DURANTE O CICLO DA CANA-PLANTA. In: 1° Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, 2008, Piracicaba-SP. 1° Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, D. A.; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze ; VITTI, A. C. ; Franco, H. C. J. ; FARONI, Carlos Eduardo ; FORTES, C. ; OTTO, R. . Nitrogen in successive sugarcane ratoons derived from residual straw mineralization.. In: 6th European Society for Soil Conservation Congress, 2011, Thessaloniki. 6th European Society for Soil Conservation Congress, 2011. v. 1. p. 149-150.

2.
MARTINS, Viviane Costa ; FERREIRA, D. A. ; Franco, H. C. J. ; FARONI, Carlos Eduardo ; OTTO, R. ; SARTORI, R. H. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . EFEITO RESIDUAL DA ADUBAÇÃO NITROGENADA DE PLANTIO NO PRIMEIRO CICLO DA CANA-SOCA. In: 1° Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, 2008, Piracicaba-SP. 1° Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, 2008.

3.
FERREIRA, D. A.; MARTINS, Viviane Costa ; FARONI, Carlos Eduardo ; Franco, H. C. J. ; OTTO, R. ; SARTORI, R. H. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . APROVEITAMENTO PELA CANA-SOCA DO N DA PALHA PROVENIENTE DA CANA-PLANTA. In: 1° Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, 2008, Piracicaba-SP. 1° Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, 2008.

4.
Barbosa, P. A. M. ; FERREIRA, D. A. ; Oliveira, E. C. A. ; Franco, H. C. J. ; OTTO, R. ; SARTORI, R. H. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Produtividade acumulada (três safras) de cana-de-açúcar associada às fertilizações nitrogenadas de plantio, primeira e segunda soqueira.. In: 16° Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP, 2008, Piracicaba-SP. 16° Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP, 2008.

5.
MARTINS, Viviane Costa ; FERREIRA, D. A. ; Bonassi, C. C. ; OTTO, R. ; Franco, H. C. J. ; Ghiberto, P. J. . Concentração de N-mineral na solução do solo a 90 cm de profundidade no ciclo agrícola de cana-planta. In: 16° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008, Piracicaba-SP. 16° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008.

6.
FERREIRA, D. A.; Franco, H. C. J. ; OTTO, R. ; OLIVEIRA, E. C. A. ; SARTORI, R. H. ; VITTI, A. C. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Aproveitamento do nitrogênio (15N) de resíduos culturais pela primeira soqueira de cana-de-açúcar relacionado com a fertilização nitrogenada. In: 16° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008, Piracicaba-SP. 16° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008.

7.
FERREIRA, D. A.; MARTINS, Viviane Costa ; Barbosa, P. A. M. ; OTTO, R. ; Franco, H. C. J. ; FARONI, Carlos Eduardo ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Aproveitamento do nitrogênio (15N) de resíduos culturais gerados na colheita mecânica sem queima pela primeira soqueira de cana-de-açúcar. In: 16° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008, Piracicaba-SP. 16° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008.

8.
SARTORI, R. H. ; Franco, H. C. J. ; OTTO, R. ; FARONI, Carlos Eduardo ; FERREIRA, D. A. ; MARTINS, Viviane Costa ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Efeito residual da aplicação de zinco via solo na produtividade da 1° soqueira. In: 1° Simpósio Cientifico dos Pós Graduandos do CENA/USP, 2008, Piracicaba-SP. 1° Simpósio Cientifico dos Pós Graduandos do CENA/USP, 2008.

9.
FERREIRA, D. A.; MARTINS, Viviane Costa ; SCHIAVUZZO, Rafael Toloti ; OTTO, R. ; JUNQUEIRA, H. C. ; FARONI, Carlos Eduardo ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Produtividade da cana-de-açúcar (segundo corte) em função da adubação nitrogenada de plantio e a realizada após o primeiro corte. Experimento Usina Santa Adélia.. In: 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo., 2007, Pirassununga. 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2007.

10.
SCHIAVUZZO, Rafael Toloti ; FERREIRA, D. A. ; MARTINS, Viviane Costa ; JUNQUEIRA, H. C. ; FARONI, Carlos Eduardo ; OTTO, R. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Produtividade da cana-de-açúcar (segundo corte) em função da adubação nitrogenada de plantio e a realizada após o primeiro corte. Experimento Usina São Luiz.. In: 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo., 2007, Pirassununga. 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2007.

11.
MARTINS, Viviane Costa ; FERREIRA, D. A. ; Campos, Diego Juliani ; OTTO, R. ; FARONI, Carlos Eduardo ; JUNQUEIRA, H. C. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze . Índices biométricos da cana-planta à adubação nitrogenada.. In: 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo., 2007, Pirassununga. 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2007.

12.
FERREIRA, D. A.; DALTRO, F. P. ; CORSI, M. . Controle de adultas de Mahanarva fimbriolata, em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu, com aplicação de Imidacloprid.. In: 14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo., 2006, Piracicaba. 14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2006.

13.
ALMEIDA, P. C. ; DALTRO, F. P. ; FERREIRA, D. A. ; CORSI, M. . Controle de ninfas de Mahanarva fimbriolata, em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu, com aplicação de Thiamethoxam.. In: 14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo,, 2006, Piracicaba. 14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, D. A.; Franco, H. C. J. ; KOLLN, O. T. ; BRAUNBECK, O. . Resultados experimentais de cana-de-açúcar em diferentes espaçamentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, D. A.; Trivelin, P. C. O. ; VITTI, A. C. ; Franco, H. C. J. ; FARONI, CARLOS E. ; FORTES, CAIO ; OTTO, R. . Nitrogen in successive sugarcane ratoons derived from residual straw mineralization. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERREIRA, D. A.; MARTINS, Viviane Costa ; FARONI, Carlos Eduardo ; Franco, H. C. J. ; OTTO, R. ; SARTORI, R. H. ; Trivelin, P. C. O. . APROVEITAMENTO PELA CANA-SOCA DO N DA PALHA PROVENIENTE DA CANA-PLANTA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FERREIRA, D. A.; Franco, H. C. J. ; OTTO, R. ; OLIVEIRA, EMIDIO C. A. ; SARTORI, R. H. ; VITTI, A. C. ; Trivelin, P. C. O. . Aproveitamento do nitrogênio (15N) de resíduos culturais pela primeira soqueira de cana-de-açúcar relacionado com a fertilização nitrogenada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERREIRA, D. A.; MARTINS, Viviane Costa ; Barbosa, P. A. M. ; OTTO, R. ; Franco, H. C. J. ; FARONI, CARLOS E. ; Trivelin, P. C. O. . Aproveitamento do nitrogênio (15N) de resíduos culturais gerados na colheita mecânica sem queima pela primeira soqueira de cana-de-açúcar.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
FERREIRA, D. A.; MARTINS, Viviane Costa ; SCHIAVUZZO, Rafael Toloti ; OTTO, R. ; Franco, H. C. J. ; FARONI, Carlos Eduardo ; Trivelin, P. C. O. . Produtividade da cana-de-açúcar (segundo corte) em função da adubação nitrogenada de plantio e a realizada após o primeiro corte.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
FERREIRA, D. A.; DALTRO, F. P. ; CORSI, M. . Controle de adultas de Mahanarva fimbriolata, em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu, com aplicação de Imidacloprid. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Brasileiro de Soja. 2012. (Congresso).

2.
6th International Congress of European Society for Soil Conservetion. Nitrogen in successive sugarcane ratoons derived from residual straw mineralization.. 2011. (Congresso).

3.
1° Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP.APROVEITAMENTO PELA CANA-SOCA DO N DA PALHA PROVENIENTE DA CANA-PLANTA. 2008. (Simpósio).

4.
16° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Aproveitamento do nitrogênio (15N) de resíduos culturais gerados na colheita mecânica sem queima pela primeira soqueira de cana-de-açúcar. 2008. (Simpósio).

5.
15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo..Produtividade da cana-de-açúcar (segundo corte) em função da adubação nitrogenada de plantio e a realizada após o primeiro corte. Experimento Usina Santa Adélia.. 2007. (Simpósio).

6.
14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo..Controle de adultas de Mahanarva fimbriolata, em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu, com aplicação de Imidacloprid.. 2006. (Simpósio).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, D. A.; Franco, H. C. J. ; KOLLN, O. T. ; BRAUNBECK, O. . Resultados experimentais de cana-de-açúcar em diferentes espaçamentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 16:45:15