Sandra de Fátima Krüger Gusso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0875443958665123
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995), graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2008), Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais (PUCPR), Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte (FAP) - Faculdade de Artes do Paraná, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001) e Doutorado em Teologia com ênfase em Educação e Religião pela Escola Superior de Teologia (EST) em 2016. Atualmente é professora da FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA e da Faculdades Teológica Batista do Paraná, nas modalidades presenciais e a distância. Possui experiência na área de Educação e Teologia, nas modalidades presenciais e a distância. Campos de atuação: educação cristã, educação secular, formação de Professores, estratégias metodológicas, tecnologia e ensino a distância, orientações de Projetos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra de Fátima Krüger Gusso
Nome em citações bibliográficas
GUSSO, S. F. K.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Batista do Paraná.
Rua Silva Jardim, 1850
Centro
99999999 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 30248142
URL da Homepage: www.ftbp.com.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Doutorado em Teologia.
Faculdades Escola Superior de Teologia, EST, Brasil.
Título: A Contribuição do Ensino Religioso na Escola Confessional Menonita para a Formação da/do Cidadão em Diferentes Gerações, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Gisela Isolde W. Streck.
Coorientador: Gisela Isolde W. Streck.
Palavras-chave: educação cristã; Religião; Curriculo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Doutorado em Teologia.
Faculdade EST, EST, Brasil.
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO DA ESCOLA CONFESSIONAL MENONITA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO EM DIFERENTES GERAÇÕES, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Gisela I. W. Streck.
Coorientador: Gisela I. W. Streck.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2001
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Educação e Evangelização: Principais Motivos Para o Surgimento das Escolas Protestantes de Origem Étnica Alemã em Curitiba.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Maria Elisabeth B. Miguel.
Palavras-chave: Protestantismo; Educação; cultura alemã.
2005 - 2007
Especialização em Fundamentos de Ensino da Arte.
Faculdade de Artes do Paraná, FAAP, Brasil.
Título: O professor de Arte: um articulador da arte-educação na modernidade.
Orientador: Rosemeire Odahara Graça.
2003 - 2004
Especialização em Tecnologias Educacionais.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Conquistas e desafios para a formação e a qualificação.
Orientador: Patrícia Torres.
2004 - 2008
Graduação em Teologia.
Faculdades Batista do Paraná, FABAPAR, Brasil.
1991 - 1994
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Articulação de Ensino, pesquisa, extensão nas realidades da Educação à Dist. (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2018 - 2018
Competências do educador para a orientação de Trabalho de Conclusão de Curs. (Carga horária: 4h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2017 - 2017
Metodologias Ativas na Educação a Distância. (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2017 - 2017
Inovação, Cultura e EAD. (Carga horária: 8h).
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA, FAEL, Brasil.
2016 - 2016
Estratégias para o trabalho na Educação à Distância. (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2015 - 2015
Competências do educador para a orientação de Trabalho de Conclusão de Curs. (Carga horária: 4h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2015 - 2015
Reflexões sobre o Estágio Supervisionado na EAD. (Carga horária: 4h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2015 - 2015
Técnicas, competências e habilidades para docência na EAD. (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2015 - 2015
Dinâmicas para o Fórum Online. (Carga horária: 80h).
Faculdades Batista do Paraná, FABAPAR, Brasil.
2014 - 2014
Aprendizagem Colaborativa nas Redes Virtuais. (Carga horária: 80h).
Faculdades Batista do Paraná, FABAPAR, Brasil.
2012 - 2012
06/02/2013 Formação Continuada de Professores e Eq. (Carga horária: 8h).
FAEL Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2012 - 2012
04/02/2012 Formação Continuada de Professores e Eq. (Carga horária: 8h).
FAEL Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2012 - 2012
Formação/Capacitação para Professores e Equipe Mul. (Carga horária: 12h).
FAEL Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2012 - 2012
19/03/2012 Formação Continuada de Professores e Eq. (Carga horária: 8h).
FAEL Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Educação Infantil. (Carga horária: 60h).
Cursos 24 Horas, ABED, Brasil.
2011 - 2011
05/02/2011 Formação Continuada de Professores e Eq.
FAEL Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2010 - 2010
10/07/2010 Formação Continuada de Professores e Eq. (Carga horária: 4h).
FAEL Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2009 - 2009
06/02/2009 Formação Continuada de Professores e Eq. (Carga horária: 4h).
FAEL Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação Continuada em Metodologia para Educação a. (Carga horária: 24h).
FAEL Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para EAD via Internet. (Carga horária: 120h).
AQUIFOLIUM EDUCACIONAL, AQ, Brasil.
2008 - 2008
Educação Infantil - Teorias e Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 60h).
Portal Ensinando, E, Brasil.


Atuação Profissional



FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA, FAEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Faculdades Batista do Paraná, FABAPAR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Funções: Professora de nivel superior e supervisora de Estágio Matérias Lecionadas: - Didática I e II - Metodologia Educacional I e II - Ministério Comunitário Cristão - Técnicas de Curriculo -Curso de Preparação de Professores de Crianças (nivel básico) - Educação Religiosa I e II - Estágio Supervisionado


Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professora

Atividades

03/2005 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
- Orientações para Trabalho de Conclusão de Curso
- Estágio Supervisionado
- Didática
- Metodologias Educacionais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Atuação: Professor nos Cursos de Licenciatura: Supervisão de estágios, Didática, Metodologias de Ensino e Orientação de TCC

Atividades

03/2001 - 12/2007
Ensino, Formação de Professores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisora de Estágio

Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda, OPET, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Grupo de Iniciação Científica
Descrição: Grupo de Pesquisa de iniciação científica com alunos do Bacharel em Teologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sandra de Fátima Krüger Gusso - Coordenador / Gleyds Silva Domingues - Integrante / Ralph Brock Mednis - Integrante / Isaque de Souza Rodrigues - Integrante.
2012 - Atual
Eclesiologia e Práticas Pastorais
Descrição: O projeto visa incentivar, orientar e desafiar, professores e estudantes do curso, ligados à Linha de Pesquisa Organização e Cuidado Pastoral, a aprofundarem suas pesquisas nas questões metodológicas, históricas, práticas e atuais, que envolvam a eclesiologia e as práticas pastorais, administrativas e de cuidado. Para que este objetivo seja alcançado, os orientadores trabalharão estes assuntos diretamente com seus orientandos e o curso providenciara oportunidades para o aprofundamento das questões por meio de seminários de atualização teológica e práticas ministeriais, além da promoção de reuniões de compartilhamento das pesquisas entre estudantes e docentes.Como parte dos relatórios e resultados das pesquisas espera-se a produção de artigos, resenhas, livros, e projetos que possam ser publicados ou executados. Além disso, o projeto procura promover a participação de seus integrantes em congressos, debates, simpósios, etc., que possam agregar valor às pesquisas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (36) .
Integrantes: Sandra de Fátima Krüger Gusso - Integrante / Alan Doyle Myatt - Integrante / David Allen Bledsoe - Integrante / Edilson Soares de Souza - Integrante / Gleyds Silva Domingues - Integrante / Jaziel Guerreiro Martins - Integrante / José Neivaldo de Souza - Integrante / Luiz Roberto Soares Silvado - Integrante / Mark Alan Ellis - Integrante / Marivete Zanoni Kunz - Integrante / Marlon Ronald Fluck - Integrante / Reginaldo Pereira de Moraes - Integrante / Uipirangi Franklin da Silva Câmara - Integrante / Antonio Renato Gusso - Integrante / Claiton André Kunz - Integrante / Gerson Joni Fisher - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2012 - Atual
Eclesiologia e Práticas Pastorais
Descrição: O projeto visa incentivar, orientar e desafiar, professores e estudantes do curso, ligados à Linha de Pesquisa Organização e Cuidado Pastoral, a aprofundarem suas pesquisas nas questões metodológicas, históricas, práticas e atuais, que envolvam a eclesiologia e as práticas pastorais, administrativas e de cuidado. Para que este objetivo seja alcançado, os orientadores trabalharão estes assuntos diretamente com seus orientandos e o curso providenciara oportunidades para o aprofundamento das questões por meio de seminários de atualização teológica e práticas ministeriais, além da promoção de reuniões de compartilhamento das pesquisas entre estudantes e docentes.Como parte dos relatórios e resultados das pesquisas espera-se a produção de artigos, resenhas, livros, e projetos que possam ser publicados ou executados. Além disso, o projeto procura promover a participação de seus integrantes em congressos, debates, simpósios, etc., que possam agregar valor às pesquisas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (36) .
Integrantes: Sandra de Fátima Krüger Gusso - Coordenador / Alan Doyle Myatt - Integrante / David Allen Bledsoe - Integrante / Edilson Soares de Souza - Integrante / Gleyds Silva Domingues - Integrante / Jaziel Guerreiro Martins - Integrante / José Neivaldo de Souza - Integrante / Luiz Roberto Soares Silvado - Integrante / Mark Alan Ellis - Integrante / Marivete Zanoni Kunz - Integrante / Marlon Ronald Fluck - Integrante / Reginaldo Pereira de Moraes - Integrante / Uipirangi Franklin da Silva Câmara - Integrante / Antonio Renato Gusso - Integrante / Claiton André Kunz - Integrante / Gerson Joni Fischer - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2012 - Atual
0214, 0519,, 0275, 0169
Descrição: Projeto Pedagógico em parceria com a Prefeitura.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Sandra de Fátima Krüger Gusso - Coordenador / sandra - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - 2018
Periódico: 25260529
2016 - 2018
Periódico: 25260529
2014 - 2014
Periódico: Educador
2000 - Atual
Periódico: Via Teológica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Paraninfo do Curso Superior de Formação de Professores, Formandos da PUCPR.
2006
Professora Homenageada, Formandos do Curso Superior de Formação de Professores da PUCPR.
2005
Professora Homenageada, Formandos do Curso Superior de Formação de Professores da PUCPR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUSSO, S. F. K.2018GUSSO, S. F. K.. Escola Bíblica: um lgar ideal para se frequentar regularmente. Via Teológica, v. 18, p. 1-285, 2018.

2.
GUSSO, S. F. K.2017GUSSO, S. F. K.. A Escola Bíblica: um lugar de bons relacionamentos. Educador, v. 99, p. 1, 2017.

3.
GUSSO, S. F. K.2014GUSSO, S. F. K.. Educador em Destaque. Educador, v. 85, p. 1-32, 2014.

4.
GUSSO, S. F. K.2005GUSSO, S. F. K.. Ensino a Distância: uma alternativa para a atualização e qualificação das lkideranças evangélicas. Via Teológica, v. 1, p. 37-55, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUSSO, S. F. K.; Schreiber, Ana Cristina Rissete ; RODRIGUES, Edile Maria Fracaro ; MICHELLI, Luciana Loureiro . Coleção Ciranda Cirandinha. 1. ed. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008. v. 7. 127 cadap .

Capítulos de livros publicados
1.
GUSSO, A. R. ; GUSSO, S. F. K. . A Igreja Diaconal: Um Exemplo de Cuidado Eclesiástico com Base em Atos 6.1-7. In: Edilson Soares de Souza; Willibaldo Ruppenthal Neto. (Org.). Cuidando de Vidas: Pesquisas nas áreas de teologia e prática do cuidado pastoral. 1ed.Curitiba: Núcleo de Publicações FABAPAR, 2015, v. 1, p. 29-46.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUSSO, S. F. K.. ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: Um Lugar de Bons Relacionamentos. Educador, Rio de Janeiro, p. 1 - 32, 02 jun. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUSSO, S. F. K.. Enfoques da Relaçao Professor x Aluno na Escola Bíblica. In: II Seminário Nacional de Atualização Teológica/Práticas Ministeriais, 2016, CURITIBA. II Seminário Nacional de Atualização Teológica/Práticas Ministeriais. CURITIBA: SANDRA, 2016. v. 1. p. 1-10.

2.
GUSSO, S. F. K.. Educação; Ponto estratégico na implantação do protestantismo. In: V Congresso Nacional da ANPTECRE, 2015, CURITIBA. V CONGRESSO ANOTECRE, 2015.

3.
GUSSO, S. F. K.. AMPLIAR CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO ENSINO DA ARTE. In: 4º Congresso Internacional de Educação Pesquisa e Gestão. Políticas e Práticas Educacionais, 2012, Ponta Grossa. 4º Congresso Internacional de Educação Pesquisa e Gestão. Políticas e Práticas Educacionais. Ponta Grossa: www.isapg.com.b, 2012. v. 1. p. www.isapg.com.b-10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUSSO, S. F. K.; GUSSO, A. R. . LIBERTAÇÃO FEMININA A PARTIR DE UMA LEITURA SEM PRECONCEITOS DO EVANGELHO DE LUCAS. In: IV CONGRESSO DA ANPTECRE, 2013, RECIFE. O FUTURO DAS RELIGIÕES NO BRASIL. PERDIZES SÃO PAULO: FASA, 2013. v. 1. p. 07-288.

Artigos aceitos para publicação
1.
GUSSO, S. F. K.. - ?O Início do Protestantismo Histórico no Brasil? ? Publicado na Revista Via Teológica da Faculdade Teológica Batista do Paraná. Vol. 1, Nº 3 de Julho de 2001. pp. 73-89. Via Teológica, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
GUSSO, S. F. K.. Enfoques da Relação Professor Aluno na Escola Bíblica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUSSO, S. F. K.. Instalação do Protestantismo Histórico na Sociedade Brasileira: uma oportunidade educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GUSSO, S. F. K.. Instalação do Protestantismo Histórico na Sociedade Brasileira: uma oportunidade educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GUSSO, S. F. K.. O Lúdico na Educação Infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GUSSO, S. F. K.. Estágio Supervisionado: um espaço para a ressignificação da prática educativa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GUSSO, S. F. K.. Teorias e Metodologia de ensino. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUSSO, S. F. K.. EDUCADOR EM DESTAQUE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUSSO, S. F. K.. Como Estudar a Bíblia e EBD - Metodologia e Ensino Criativo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GUSSO, S. F. K.. Reflexões sobre o Estágio Supervisionado na EAD. 2015. .

3.
MICHELLI, Luciana Loureiro ; Schreiber, Ana Cristina Rissete ; GUSSO, S. F. K. . Alfabetizando Através da Música - Linguagem Oral e Escrita. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coletânea).

4.
GUSSO, S. F. K.; GUSSO, Antonio Renato . Preparação de Evangelistas, Pregadores e Professores. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUSSO, S. F. K.; Robson Mauricio Ghedini. Participação em banca de Adjaelson Gama de Oliveira. A Teologia Prática de Tiago. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná.

2.
Robson Mauricio Ghedini; GUSSO, S. F. K.. Participação em banca de Helen Cristian Banks. O Processo de Aprendizagem do Autista no Ensino Religioso. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná.

3.
Robson Mauricio Ghedini; GUSSO, S. F. K.. Participação em banca de Helen Cristian banks. O Processo de Aprendizagem do Autista no Ensino Religioso. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná.

4.
Robson Mauricio Ghedini; GUSSO, S. F. K.. Participação em banca de Valdirlei Vicente Massola. A Comunidade Judeu-Cristã de Jerusalém após a Ressurreição de Jesus no primeiro século D.C.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná.

5.
Robson Mauricio Ghedini; GUSSO, S. F. K.. Participação em banca de Dalia Selma Reichert. A Visão Messianica de Cristo no Evangelhio de Marcos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná.

6.
Robson Mauricio Ghedini; GUSSO, S. F. K.. Participação em banca de Vandinei Joaquim de Oliveira. Comparativo entre os princípios educacionais Bíblicos e os encontrados na declaração da Convenção Batista Brasileira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná.

7.
Robson Mauricio Ghedini; GUSSO, S. F. K.. Participação em banca de Danilo Santa Terra. Santificação prática - A mortificação do pecado no Cristão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DOMINGUES, G. S.; GUSSO, S. F. K.; SOUZA, J. N.. Participação em banca de Paulo Roque Fernandes.Sim para Deus, Sim para a Política: uma análise do pepel político da Igreja evangélica brasileira no período da ditadura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná.

2.
DOMINGUES, G. S.; GUSSO, S. F. K.; SOUZA, J. N.. Participação em banca de Kelluy Barreiros.A comunhão com Deus Triúno e a Experiência da Paz: vivenciando a ansiedade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná.

3.
DOMINGUES, G. S.; GUSSO, S. F. K.; SOUZA, J. N.. Participação em banca de Marco Antonio de Almeida Ferreira.Os desafios e a Importância de se Fazer Missão Integral no Ambiente em que a Igreja está Inserida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná.

4.
SOUZA, J. N.; GUSSO, A. R.; GUSSO, S. F. K.. Participação em banca de André madruga de Córdova.A Missão da Igreja: Evangelizar através da bíblia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná.

5.
GUSSO, A. R.; GUSSO, S. F. K.; SOUZA, J. N.. Participação em banca de Valbert Aparecido Alves.Jesus Transforma Vidas Através do Dsicipulado. 2014.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
GUSSO, S. F. K.. Revisão de Avaliação do Curso de Letras-Portugues. 2006. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CON-EDUC. METODOLOGIA E ENSINO CRIATIVO. 2017. (Congresso).

2.
VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICAS E PRÁTICAS MINISTERIAIS.A COSMOVISÃO CRISTÃ NA RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL. 2017. (Seminário).

3.
22ª CONFERÊNCIA TEOLÓGICA DA ABIBET. 2016. (Outra).

4.
Formação Continuada de Professores: Estratégias para o trabalho na Educação à Distância: 8 horas-02/02. 2016. (Encontro).

5.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA/PRÁTICAS MINISTERI.ENFOQUES DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NA ESCOLA BÍBLICA. 2016. (Seminário).

6.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA/PRÁTICAS MINISTERIAIS.II SEMINÁRIO NACIONAL DE ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA/PRÁTICAS MINISTERI. 2016. (Seminário).

7.
1 FÓRUM INTERNACIONAL DE ENSINO RELIGIOSO. 2015. (Outra).

8.
1o. FIER - Forum Internacional de Ensino Religioso. 2015. (Outra).

9.
I Congresso Lusófono de Ciências das Religiões. Instalações do Protestantismo Histórico na Sociedade Brasileira: Uma oportunidade educacional. 2015. (Congresso).

10.
V Congresso ANPTECRE. 2015. (Congresso).

11.
V CONGRESSO ANPTECRE. EDUCAÇÃO: PONTO ESTRATÉGICO NA IMPLANTAÇÃO DO PROTESTANTISMO. 2015. (Congresso).

12.
4º Congresso Internacional de Educação Pesquisa e Gestão. Políticas e Práticas Educacionais. AMPLIAR CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO ENSINO DA ARTE. 2012. (Congresso).

13.
X FÓRUM PARANAENSE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA.A Pedagogia em Debate: A Quem Interessa a Desqualificação dos Cursos de Pedagogia no Brasil?. 2009. (Outra).

14.
Seminário de Treinamento de Líderes - Módulo II.Seminário de Treinamento de Líderes. 2007. (Seminário).

15.
I Simpósio de Educação.A Educação no Século XXI: escola, família e comunidade. 2006. (Simpósio).

16.
VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação - PUCPR - PRAXIS. Temas Educacionias. 2006. (Congresso).

17.
EDUCERE. Temas Educacionais. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOACOIR FODI. SER CRISTÃO E A TAREFA ÉTICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

2.
JOCELITO DOS SANTOS MARQUES. PEDAGOGIA SOCIAL: A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

3.
EVANDRO CARLOS NAVA. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS ESSENCIAIS A LIDERANÇA CRISTÃ: CARÁTER APROVADO E CONHECIMENTO INTELECTUAL. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

4.
ADJAELSON GAMA DE OLIVEIRA. A TEOLOGIA PRÁTICA DA EPÍSTOLA DE TIAGO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

5.
HELEN CRISTINA BANKS. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO AUTISTA NO ENSINO RELIGIOSO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

6.
Adjaelson Gama de Oliveira. A Teologia Prática da Epístola de Tiago. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

7.
Helen Cristian Banks. O Processo de Aprendizagem do Autista no Ensino Religioso. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

8.
Danilo Santa Terra. Santificação Prática - A Mortificação do Pecado no Cristão. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

9.
VALDIRLEI VICENTE MASSOLA. A COMUNIDADE JUDEU-CRISTÃ DE JERUSALÉM APÓS A RESSURREIÇÃO DE JESUS NO PRIMEIRO SÉCULO D.C.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

10.
DALIA SELMA REICHERT. A VISÃO MESSIANICA DE CRISTO NO EVANGELHO DE MARCOS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

11.
VANDINEI JOAQUIM DE OLIVEIRA. COMPARATIVO ENTRE OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS BIBLICOS E OS ENCONTRADOS NA DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu senso) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Junio Vasconelos Soares. Gestão de Pesoa em Igrejas: um desafio para líderes eclesiásticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

2.
Daiane Rocha. INCLUSÃO FO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO REGULAR: UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

3.
Janaina Jesuino dos Anjos. APRENDER BRINCANDO O LÚDICO NA APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

4.
Aline Andrade da Silva Fernandes. INFORMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

5.
Juliana Aparecida dos Santos. PROFESSOR LEITOR: O EDUCADOR NA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

6.
Karoline Cristine Sanches Munhoz. EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

7.
Leticia Ferreira Pessoa. BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

8.
Enedina de Lima Pereira. O lúdico no cotidiano escolar do Ensino Fundamental: O caso da Escola Pastor Francisco Paz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

9.
Rogerio Almeida Cardoso. O USO DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

10.
Maria dos Anjos de Sousa Brito. A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

11.
Ane Karelly Gomes Vieira. A importância da ludicidade na Educação Infantil: Como aprender brincando. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

12.
Márcia da Silva Santos. A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil destinadas às crianças de três anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

13.
Jaqueline Soares da Silva. A LITERATURA INFANTIL COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO DA HÁBITO DA LEITURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

14.
Cintia Zamboti. Gestão Educacional e a Realidade Social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

15.
A INDISCIPLINA E AS SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM ESCOLAR. A INDISCIPLINA E AS SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

16.
Luciana Lair da Silva. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

17.
Waneska Maria Lopes Azevedo. Ensino e aprendizagem: Processos e Desafios na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

18.
Arethusa Silva de Oliveira. Educação de Jovens e Adultos - Aprendizagem como meio de Inserção Social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

19.
Luana Reinoso de Queiroz. LÚDICO NA APRENDIZAGEM INFANTIL: ENTRETENIMENTO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

20.
Poliane Guimarães Vieira Oliveira. Alfabetização e Letramento: um Desafio Permanente na Vida da Criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

21.
Creuza Maria Alves. Atendimento Educacional Especializado Promovendo a Inclusão da Criança Autista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

22.
Katia Célia dos Santos. A Evasão Escolar dos Alunos do EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

23.
Brincando e Aprendendo. Brincando e Aprendendo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

24.
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

25.
Adriana Aparecida Mendes. A necessidade do lúdico no processo de aprendizagem no primeiro ano do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

26.
Cecíclia Tisserant de Castro. Aconselhamento Cristão: Um Método Eficiente de Cuidado e Valorização de Vidas2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

27.
Kelly Barreiros. A Comunhão com o Deus Triúno e a Experiência da paz: vencendo a ansiedade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

28.
Regivaldo Marciano de Souza. Igreja em Célula: modelo atual de uma igreja relevante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

29.
Paulo Roque Fernandes da Silva Filho. Sim para Deus Sim para a Política: Uma Análisae do Papel Político da Igreja Evangélica Brasileira no Período da Ditadura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

30.
Esmael Jonatas da Costa. Aconselhamento Pastoral em Tempos de Crise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

31.
CRISTIANE VOLTOLINI. A Construção de Valores Humanos na Formação Integral dos Alunos do ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Modelo. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

32.
Márcia Ribeiro Gomes da Silva. Teatro na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

33.
Mariléia de Oliveira. Leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

34.
Lucia Maria Lopes. Familia e Educação: uma parceria ideal no processo de ensino e aprendizagem no Centro Vicentino de Educação Infantil Santa Luiza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Leonor Gomes de Sá Vianna. Admissão ao Magistéro. 2004. Orientação de outra natureza. (Aprendizagem Estágio Supervisionado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Sandra de Fátima Krüger Gusso.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GUSSO, S. F. K.2018GUSSO, S. F. K.. Escola Bíblica: um lgar ideal para se frequentar regularmente. Via Teológica, v. 18, p. 1-285, 2018.

2.
GUSSO, S. F. K.2014GUSSO, S. F. K.. Educador em Destaque. Educador, v. 85, p. 1-32, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
GUSSO, S. F. K.. - ?O Início do Protestantismo Histórico no Brasil? ? Publicado na Revista Via Teológica da Faculdade Teológica Batista do Paraná. Vol. 1, Nº 3 de Julho de 2001. pp. 73-89. Via Teológica, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
GUSSO, S. F. K.. Instalação do Protestantismo Histórico na Sociedade Brasileira: uma oportunidade educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GUSSO, S. F. K.. Instalação do Protestantismo Histórico na Sociedade Brasileira: uma oportunidade educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUSSO, S. F. K.. Enfoques da Relação Professor Aluno na Escola Bíblica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:13:23