Rodrigo Ferreira Daverni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6291117317674250
  • Última atualização do currículo em 11/06/2018


Possui licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2005), com habilitação em espanhol. É especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (2006) e em Crítica Literária e ensino de literatura (2009) e mestre em Estudos Literários (2011). Atualmente, no Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP, é coordenador do curso de Letras Português-Inglês (a distância) e dos cursos de Pós-Graduação lato sensu Ensino de Português, Literatura e Redação e Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-Americana, além de exercer os cargos de coordenador de área do setor de editoração, na produção de materiais didáticos, e de professor em diversos cursos de graduação e pós-graduação. É ainda membro da Comissão Própria de Avaliação na mesma instituição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Ferreira Daverni
Nome em citações bibliográficas
DAVERNI, R. F.

Endereço


Endereço Profissional
Claretiano Centro Universitário.
Rua Dom Bosco, 466
Castelo
14300-000 - Batatais, SP - Brasil
Telefone: (016) 36601777
URL da Homepage: www.claretiano.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Estudos Literários.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Um rio a correr entre duas mundividências: leituras do espaço em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Sidney Barbosa.
2007 - 2009
Especialização em Crítica Literária e ensino de literatura. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Título: A espacialidade da casa em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra.
Orientador: Oziris Borges Filho.
2006 - 2006
Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Lima Barreto: intelectual maldito?.
Orientador: Silvia Beatriz Adoue.
2003 - 2005
Graduação em Licenciatura em Letras.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: O testemunho encarcerado nas memórias de Graciliano.
Orientador: Silvia Beatriz Adoue.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em "NOÇÕES DE INTERNET, TÉCNICAS DE ESTUDO E REDAÇÃO. (Carga horária: 10h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2012 - 2012
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS MODALIDADES A DIST. (Carga horária: 4h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2011 - 2011
Ações para a implementação da biblioteca digital. (Carga horária: 1h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2011 - 2011
Produção de MDM com Serviços Aplicações do Google. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Capacitação Docente para gravação das Vídeo e Audi. (Carga horária: 6h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Seminário sobre literatura e testemunho. (Carga horária: 34h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Escritores Rebeldes - viagem ao submendo da Litera. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Literaturas africanas de língua portuguesa. (Carga horária: 3h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: Docente do Programa Prodocência


Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Setor admnistrativo, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de área no setor de editoração, Carga horária: 20

Atividades

02/2012 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Plano Nacional de Formação dos professores da educação básica, Plano Nacional de Formação dos professores da educação básica.

Atividade realizada
Bolsista CAPES. Modalidade da Bolsa: professor-pesquisador formador II. Pedagogia.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Linguagem Acadêmica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura africana.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAVERNI, R. F.2016DAVERNI, R. F.; ARCHANJO, R. M. . POR UMA ANÁLISE ESPAÇO-DISCURSIVA DAS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE O COMPOSITOR E O CENSOR: UM ESTUDO SOBRE A LETRA DE GERALDINOS E ARQUIBALDOS, DE GONZAGUINHA. Revista Topus, v. 02, p. 33-56, 2016.

2.
GUILHERME, L. C. S.2016GUILHERME, L. C. S. ; DAVERNI, R. F. . A utilização da leitura na pré-escola. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 4, p. 28-37, 2016.

3.
SOUSA, T. C. P.2016SOUSA, T. C. P. ; DAVERNI, R. F. . A história e a estória: ficção e realidade em Possessão, de A. S. Byatt. Linguagem Acadêmica, v. 6, p. 9-28, 2016.

4.
DAVERNI, R. F.2016DAVERNI, R. F.; MOROTTI, R. A. . A narrativa no Ensino Fundamental II: um estudo sobre a importância de se trabalhar a leitura de contos literários em sala de aula. Educação, v. 6, p. 67-84, 2016.

5.
DAVERNI, R. F.2015DAVERNI, R. F.. CONVERGÊNCIAS ENTRE A PACIFICAÇÃO DO ESPAÇO MOÇAMBICANO E O ESPAÇO FICCIONAL DE MIA COUTO. Revista Electrónica de Investigação e desenvolvimento, v. 5, p. 79-89, 2015.

6.
DAVERNI, R. F.2013 DAVERNI, R. F.. O RIO E A FLUÊNCIA DA CONFLUÊNCIA: UMA LEITURA ESPACIAL DO ROMANCE ?UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA?, DE MIA COUTO. Linguagem. Estudos e Pesquisas (UFG), v. 17, p. 165-192, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
DAVERNI, R. F.; DAVERNI, R. F. . Mia Couto e a arquitetura da desconstrução. In: DAVERNI, R. F. In: MWEWA, C. Muleka; SÁ, Ana Lúcia; VAZ, Alexandre Fernandez (Orgs.). (Org.). O verso do anverso: teoria, crítica e literaturas africanas. 1ed.Nova Petrópolis-RS: Nova Harmonia, 2011, v. , p. 95-120.

Artigos aceitos para publicação
1.
DAVERNI, R. F.; DAVERNI, R. F. ; DAVERNI, R. F. . Mia Couto e a arquitetura da desconstrução. Crítica Cultural, 2012.

2.
DAVERNI, R. F.. UM PASSEIO PELA ARQUITETURA LITERÁRIA DE UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO. Versão Beta (UFSCar), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
DAVERNI, R. F.. A importância da leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DAVERNI, R. F.. Ensino de Literatura: poética da humanização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DAVERNI, R. F.. Corpo poético e desconstrução em Mia Couto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
DAVERNI, R. F.. A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, UM ROMANCE DE MIA COUTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAVERNI, R. F.. Adaptação e revisão na obra A casa de barro: residência dos missionários claretianos. 2011. (Editoração/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Cecília dos Reis Bernardes Francisco. A importância da literatura infantil no desenvolvimento e aprendizagem da criança de 4 a 6 anos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação infantil e alfetização) - Claretiano Centro Universitário.

2.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Lourival Storani Junior. Os caminhos da educação patrimonial: analisando a ação educativa em Museus. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Museografia e Patrimônio Cultural) - Claretiano Centro Universitário.

3.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Amanda Gonçalves do lago. Dificuldades de interpretação dos problemas matemáticos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática) - Claretiano Centro Universitário.

4.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Valeriana Dutra Valerio Cardoso. A importância da leitura para a percepção da intertextualidade na produção de textos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário.

5.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Waldir Donizete de Freitas. Ensino fundamental na década de 1990: educação, dificuldades e contribuição. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário.

6.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Andréia Matildes Cardoso Baquião. Novidades no Processo de Adoção Advindos da Lei n. 12.010/09. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos) - Claretiano Centro Universitário.

7.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Elisabete Aparecida da Silva. Racismo no futebol brasileiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos) - Claretiano Centro Universitário.

8.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Lourival Storani Junior. Os caminhos da educação patrimonial: analisando a ação educativa em museus. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Museografia e Patrimônio Cultural) - Claretiano Centro Universitário.

9.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Rosângela Aparecida da Silva. Gestão do Patrimônio Humano. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Secretariado Executivo: Assessoria Educacional) - Claretiano Centro Universitário.

10.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Jorge Luiz Cardoso Pinheiro. Hermenêutica: lugar de diálogo e compreensão de Deus. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia Contemporânea) - Claretiano Centro Universitário.

11.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Antônio Celso Cardoso Filho. Gestão de Pessoas: meritocracia no serviço público. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público) - Claretiano Centro Universitário.

12.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Jorge Leite Silva. A contribuição da abordagem funcionalista na tradução de textos técnicos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de tradutores em língua inglesa) - Claretiano Centro Universitário.

13.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de João Paulo Segala Argiroiliopulos. As traduções e as tradições orais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de tradutores em língua inglesa) - Claretiano Centro Universitário.

14.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Laura Melo de Oliveira. Speaking - aprendendo a habilidade de conversação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de tradutores em língua inglesa) - Claretiano Centro Universitário.

15.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Daniela Augusta Mazzaron Barcellos de Munari. Como incentivar a leitura na infância. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário.

16.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Lucas de Souza Alves. Aulas de português: como trabalhar a gramática por meio do texto. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário.

17.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Sidinei Barbosa Varanda. A busca da identidade através do reflexo de Dois Espelhos: reflexão do eu nas abordagens de Machado de Assis e Guimarães Rosa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário.

18.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Denise Viola. O domínio tecnológico do professor como referencial de prazer e eficiência da Língua Inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-amer) - Claretiano Centro Universitário.

19.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Wagner Rodrigo da Silva. A importância da abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-amer) - Claretiano Centro Universitário.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Juliana Aparecida Menegueti e Maiara Helena Mazaron.Alfabetizar ou não na educação infantil?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

2.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Larissa de Castro Fiori.Dificuldades no processo de alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

3.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Lúcia Helena da Silva Aimola e Nádia Prado da Costa Cândido.Família e escola: parceria necessária para a aprendizagem escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

4.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Daniela Parada e Juliana Paula Agostinho.As possibilidades da escola no enfrentamento do analfabetismo funcional no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

5.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Ana Paula de Oliveira Lopes e Eliana Regina da Silva Souza.a importância da literatura na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

6.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Antônio Carlos Lemos Garcia Júnior.Veias carregadas de notes: morte, agonia e pensamento orgânica em Emil Cioran. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

7.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Rafael Antonio Moroti.Os verbos do movimento no sentido metafórico: o ser humano pensa metaforicamente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário.

8.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de VINÍCIUS FRANÇA DE SENE.MODERNIDADE E ANGÚSTIA NA OBRA DE CHARLES BAUDELAIRE: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DOS POEMAS AS FLORES DO MAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

9.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Donaldo de Assis Borges.Fenomenologia e Direito: Contradições entre as idéias apriorísticas do Direito e sua forma idealizada no Direito Positivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

10.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Marcelo Santos de Jesus.Afirmação dos Direitos Humanos no Século XX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

11.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Janete Ferreira, Sueli Camelo Silva e Veranice de Oliveira.O Formalismo lógico e o Pensar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

12.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Luiz Alberto Chaves.O problema da verdade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

13.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Nara Aparecida José Capreti Scavone.Um olhar sobre as influências das relações de poder e a docilização de corpos segundo Foucalt. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

14.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Manoel Romes da Silva.A importância da vida comunitária na Filosofia Antiga. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

15.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Mirian T. Bravo Zanon.Maio de 1968 na obra Paris 1968, as barricadas do desejo de Olgaria C. F. Matos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

16.
DAVERNI, R. F.. Participação em banca de Édson Vinícius Lucindo Lunas.As tendências filosóficas e ideológicas em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONGRESSO BRASILEIRO E II CONGRESSO INTERAMERICANO DE EDUCADORES CLARETIANOS. O ENSINO DE LITERATURA NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPASSES ENTRE CURRÍCULOS OFICIAIS, LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. (Congresso).

2.
Workshop Imersivo de Design Educacional. 2018. (Outra).

3.
Filosofia aplicada à pessoa. 2017. (Outra).

4.
ódio e intolerância: o problema da polarização de ideologias. 2017. (Outra).

5.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2015. (Congresso).

6.
CONTRIBUIÇÕES DO REVISOR DE TEXTOS NA CONCEPÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EAD: O OLHAR ALÉM DA GRAMÁTICA. PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LITERATURA: COMO É E COMO DEVERIA SER?. 2015. (Congresso).

7.
IV Congresso Brasileiro e I Congresso Interamericano de Educadores Claretianos. CONTRIBUIÇÕES DO REVISOR DE TEXTOS NA CONCEPÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EAD: O OLHAR ALÉM DA GRAMÁTICA. 2015. (Congresso).

8.
IV Congresso Brasileiro e I Congresso Interamericano de Educadores Claretianos. 2015. (Congresso).

9.
Semana de integração e formação do curso de Nutrição.A importância da leitura. 2015. (Encontro).

10.
III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCADORES CLARETIANOS. 2012. (Congresso).

11.
II Seminário Internacional.Corpo poético e desconstrução em Mia Couto. 2012. (Seminário).

12.
IV ENCIC.ENSINO DE LITERATURA: POÉTICA DA HUMANIZAÇÃO. 2011. (Encontro).

13.
NIETZSCHE: PATHOS ARTÍSTICO VERSUS CONSCIÊNCIA MORAL. 2011. (Outra).

14.
II Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos. 2010. (Congresso).

15.
Semana de Letras.A Magia das Letras Africanas: Karingana wa Karingana. 2010. (Outra).

16.
Semana de Pedagogia.O poder humanizador da poesia: estratégias para produção de textos e para o ensino de literatura. 2010. (Outra).

17.
I Colóquio Claretiano de Filosofia. 2009. (Outra).

18.
I Encontro Internacional Claretiano de Educação a Distância.Modelos de EAD e trabalho em Rede. 2009. (Encontro).

19.
II Encontro nacional claretiano de iniciação científica.Painéis. 2009. (Encontro).

20.
II Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2009. (Encontro).

21.
IV SIMPÓSIO DE LITERATURA ?DIÁLOGOS COM A CRÍTICA DE ANTONIO CANDIDO & DIÁLOGOS COM A FRANÇA?. 2009. (Simpósio).

22.
IV SIMPÓSIO DE LITERATURA ?DIÁLOGOS COM A CRÍTICA DE ANTONIO CANDIDO & DIÁLOGOS COM A FRANÇA?.A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, UM ROMANCE DE MIA COUTO. 2009. (Simpósio).

23.
VII Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2009. (Encontro).

24.
X SEMINÁRIO DE PESQUISA. 2009. (Seminário).

25.
CENA. 2008. (Outra).

26.
Ceusol.Oficinas de Português. 2008. (Oficina).

27.
Encontro nacional claretiano de iniciação científica. 2008. (Encontro).

28.
6º ENIC.O Testemunho encarcerado nas Memórias de Graciliano Ramos. 2007. (Encontro).

29.
6º ENIC.Lima Barreto: intelectual maldito?. 2007. (Encontro).

30.
6º ENIC - Encontro de Iniciação Científica.Lima Barreto: intelectual maldito?. 2007. (Encontro).

31.
6º ENIC - Encontro de Iniciação Científica.Horizonte Utópico e canção em Gonzaguinha. 2007. (Encontro).

32.
6º ENIC - Encontro de Iniciação Científica.Expressão de resistência na literatura de Mia Couto. 2007. (Encontro).

33.
6º ENIC - Encontro de Iniciação Científica.O testemunho encarcerado nas memórias de Graciliano Ramos. 2007. (Encontro).

34.
Extensão Universitária.Leitura e interpretação de textos modernos. 2007. (Outra).

35.
I Encontro de Estudos Lingüísticos e Literários. 2005. (Encontro).

36.
3 ENIC. 2004. (Encontro).

37.
3 ENIC.Willian Blake: poeta e ilustrador. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Amélia Jessiely Soares de Albuquerque Espínola. Da estigmatização à escola que liberta: reflexões sobre a escola que oprime e a educação que liberta na emancipação de Claireece no Livro "Preciosa". 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-amer) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

2.
Juliana Pacheco Oliveira Neves. Literatura e Filosofia: como a relação conturbada de duas disciplina pode apontar caminhos para a efetiva implantação da interdisciplinaridade no ensino superior. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-amer) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

3.
Karyne Talynre Cardoso Souza. Leituras literárias: estética da recepção aplicada a partir da visão de Alister MacGrath sobre Crônica de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa de C. S. Lewis. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-amer) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

4.
Alexandre Fiorani Neto. Análise de trabalho com histórias em quadrinhos como gênero textual nas aulas de língua materna. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

5.
Eduardo Simão Rodovalho. Português ou brasileiro? algumas considerações sobre teoria, análise e ensino de gramática. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

6.
Alessandra Rocha dos Santos. Literatura: incentivar ou não?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

7.
Tatiane da Costa Pereira Sousa. A estória e a história: ficção e realidade em Possessão, de A. S. Byatt. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-amer) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

8.
Rafael Antonio Moroti. A narrativa no ensino fundamental II: um estudo sobre a importância de se trabalhar a leitura de contos literários em sala de aula. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

9.
Cídia Maura Azevedo Viana. O uso do texto folclórico no ensino de língua portuguesa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

10.
Laura Carvalho Mota e Silva. Classe dos numerais: entraves no ensino da gramática normativa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

11.
Cleocimar Teixeira de Oliveira. Leitura literária e motivação numa escola do campo: o real e o ideal. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

12.
Thais Cristina Chiocca. Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Ciclo I: aspectos gramaticais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

13.
Matheus Moori Batista. A presença dos arquétipos e complexos na Literatura Universal. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

14.
Camila Salerno Rando. Metodologias de ensino para crianças do 1 ano do ensino fundamental I. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

15.
Márcio Fernandes Andrade. A poesia do simbolismo e sua influência na formação reflexiva do aluno do ensino médio. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

16.
Thailisa Katiele Batista de Oliveira. O papel social da produção de textos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-amer) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

17.
Leonardo Quintiliano. O lado negro entre Edgar Allan Poe e Álvares de Azevedo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-amer) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

18.
Jaciane dos Santos. A docência em Literatura no Ensino Médio. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

19.
Franklin Cortez Fernandes Timoteo. A poesia lírica e social de Lobivar Matos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

20.
Raquel Aparecida Pereira Piocoppi. Um olhar metafísico no poema Vou-me embora pra Pasárgada. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

21.
Roberta Clélia Freitas Santos. As charges como instrumentos de conscientização. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

22.
Sueli Maria Grendel. A leitura da obra "Os Miseráveis", de Victor Hugo, como subsídio par a formação de leitores. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

23.
Beatriz Constantino Martinelli. Trabalhando com a metáfora no poema "A hora absurda" de Fernando Pessoa em sala de aula. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

24.
Sarah Ponte Pereira. A influência da leitura no ensino fundamental: o papel da família e da escola na formação do leitor crítico. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

25.
Alysson Martins Andrade. A importância da Língua Portuguesa em cursos de nível superior - interpretação de textos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

26.
FERNANDA SILVA PEREIRA. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA NARRAÇÃO: O CAMINHO DO ESCRITOR. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

27.
Dandara Louise Vieira Maravelli. A influência da figura paterna e, Grande Sertão: Veredas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

28.
Richardson Herman Ventura Tomé. Escritas metalinguísticas de Manoel de Barros. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

29.
Luis Henrique de Souza. A Língua do mundo, o mundo da Língua. Música versus Linguagem na Filosofia de Arthur Schopenhauer. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e ensino de Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andréia Sodré da Silva. A importância do contar histórias na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

2.
Laísa Cristina dos Santos. A utilização da leitura na pré-escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

3.
Michelle Rici dos Santos e Tatiane Cristina da Silva. A contação de histórias para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

4.
Juliane Farias de Lima. Os contos e as fábulas na sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

5.
Silva Costa de Andrade. A Língua Portuguesa: processo constante de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

6.
Jaimilton Miranda da Silva. O professor no cenário das novas tecnologias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

7.
Edna Maria Presiblski. O ensino de Língua Portuguesa: muito além da gramática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

8.
Ana Paula Ferreira e Pâmula Silva Oliveira. A importância da leitura nos anos iniciais para a formação do pensamento crítico e reflexivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

9.
Nayla Aparecida de Godoi Manso. A importância da leitura na fase de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

10.
Rosana Aparecida da Silva. Contação de histórias: importância, métodos e técnicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

11.
Daniella de Oliveira e Natália Lacerda dos Santos. Metodologias que encantam: uma perspectiva para a formação do leitor na pré-escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

12.
Flávia Bucci Rosa e Ingrid Cristina Gonçalves. Literatura Infantil como método de ensino na alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

13.
Amanda de Sousa Simões. Literatura e musicalidade na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

14.
Geovana Cristina Dias Carreira. "Mulheres de Atenas": um olhar sobre a opressão da mulher e a educação como fator emancipador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

15.
Letícia dos Santos Ribeiro. Usos da Literatura na educação infantil para transformar alunos em leitores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

16.
Vanessa Cristina de Oliveira Ferreira. A importância da linguagem não verbal na construção do pensamento crítico e reflexivo de alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

17.
Camila Marinotti. A REPRESENTAÇÃO DOS SETE PECADOS CAPITAIS EM OTELO, DE WILLIAN SHAKESPEARE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.

18.
Dandara Louise Vieira Maravelli. O gênero feminino oculto na obra Grande Sertão: Veredas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Rodrigo Ferreira Daverni.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 22:07:36