Rosangela Jovino Alves

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  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2010), atuando principalmente nos seguintes temas: modalidade epistêmica, evidencialidade, verbos modais, discursos femininos e modalidade deôntica. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa, leitura e produção de textos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosangela Jovino Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, R. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá.
Universidade Estadual de Maringa
Vila Universitaria
87020170 - Maringá, PR - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Construções com Tanto Que no português brasileiro segundo uma perspectiva funcionalista., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Regina Pante.
2008 - 2010
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Modalidade Epistêmica e Evidencialidade em Discursos Politicos Femininos,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Juliano Desiderato Antonio.
Bolsista do(a): FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, ARAUCÁRIA, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Descrição Lingüistica.
2016
Graduação em andamento em Letras - Libras.
INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Letras Português/Inglês.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A Modalização nos Discursos de uma Autoridade Politica e de uma Autoridade Religiosa.
Orientador: Juliano Desiderato Antonio.




Formação Complementar


2008 - 2008
Portal Periódicos Capes: Recursos Área de Letras. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2007 - 2007
Communication Skills Development in English. (Carga horária: 40h).
Classy Language School, CLS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Leitura Estratégica em Lingua Inglesa. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Listening, Speaking and Intonation. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2003 - 2003
Da Alfabetização ao Letramento. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino, Básico, Técnico e Tecono, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora/Monitora, Enquadramento Funcional: Professora do Curso Pro-Início, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Cursinho Pré-vestibular, Carga horária: 4


Centro de Engenharia e Inovação Tecnológica, CEIT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Comunicação e Expressão


Centro de Ensino de Jovens e Adultos, CEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professora/Monitora, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Portuguesa e Redação, Carga horária: 8


Educare Centro de Ensino, EDUCARE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 12
Outras informações
Cursinho preparatório para prova do PAS 2009

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora/Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora/monitora das disciplinas da área de humanas.


Escola O Bom Pastor, EOP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Investigação Funcionalista de elementos linguísticos ? a perspectiva multissistêmica
Descrição: Na perspectiva funcionalista, a compreensão da gramática da língua portuguesa leva em consideração a gramática que se configura nos usos linguísticos, compreendendo-a como algo que está sujeito aos usos linguísticos que os falantes de uma língua fazem. Essa concepção amplia a concepção do que seja a gramática para além de um sistema de regras que prescrevem instruções para o bem falar e para o bem escrever. Desse modo, na perspectiva funcionalista, a gramática de uma língua não é algo fixo, imutável, pelo contrário, torna-se flexível diante dos usos que os falantes fazem de seus elementos linguísticos para atender a seus anseios comunicativos. Busca-se, assim, atribuir à forma uma função decorrente de seu uso, evidenciando a relação forma-função nas correntes funcionalistas. Neste projeto, a partir das considerações teóricas oferecidas pelo funcionalismo da Costa-Oeste busca-se compreender a funcionalidade de elementos linguísticos, previamente selecionados, a fim de perceber se houve alteração de sua função ou de seu contexto de uso. Para isso, partiremos da classe das preposições, observando sua funcionalidade em textos dissertativos- argumentativos em uma perspectiva de língua multissistêmica. A partir da realização deste projeto, esperamos mostrar que os elementos linguísticos, entre eles as preposições, exercem funções diversas de acordo com o contexto e a situação comunicativa e que, por isso, devem ser estudados em contextos reais de uso linguístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Investigação funcionalista de orações com
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo compreender as propriedades sintáticas, semânticas e pragmático-discursivas de construções com ?tanto que? que são empregadas após pausa, introduzindo sentença, transgredindo a norma padrão. Como corpus de análise, são selecionadas ocorrências diversas de ?tanto que? e suas variantes em gêneros textuais da modalidade escrita da língua. Essas ocorrências serão analisadas qualitativamente, buscando compreender o funcionamento dessa construção nos usos linguísticos em seus aspectos sintáticos, semânticos e discursivos. A partir dessa análise, espera-se caracterizar essas orações como articuladoras do discurso, cujo objetivo é a comprovação do que foi dito e o reforço argumentativo. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa estão nas correntes funcionalistas da linguagem, em específico às que dizem respeito às abordagens das orações complexas e também à gramaticalização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosangela Jovino Alves - Coordenador.
2014 - 2015
Orações hipotáticas adverbias construídas com a estrutura ?tanto que? no português como estratégia argumentativa
Descrição: Este projeto investiga o comportamento sintático-semântico-pragmático da construção "tanto que" em textos contemporâneos do português. Trata-se de ampliação de abordagem dessa construção, visto que se trata, nos compêndios gramaticais, de conjunções correlativas consecutivas, introdutoras de orações subordinadas adverbiais consecutivas, que expressam, além da consecução, a relação de causa e consequência. Entretanto, no caso desta pesquisa, essa construção é empregada, normalmente, após ponto final e transgride a norma padrão, pois funciona como ponte de transição entre o que foi dito e o que será dito, ou seja, anaforicamente, recupera o conteúdo antecedente, mas, cataforicamente, introduz um argumento para reforçar, realçar, o que foi mencionado. Não apresenta, portanto, o mesmo comportamento dessa estrutura quando está empregada no interior de uma cláusula, evidenciando consecução/causa-consequência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosangela Jovino Alves - Integrante / Maria Regina Pante - Coordenador.
2012 - 2014
CLASSES DE PALAVRAS: DA TRADIÇÃO GRAMATICAL AOS ESTUDOS DA LÍNGUA EM USO
Descrição: O discretismo categorial presente na grande maioria das gramáticas escolares também pode ser observado nos estudos que essas gramáticas fazem a respeito das classes de palavras. Neste projeto, pretende-se apresentar um contraste entre as propostas feitas por esse tipo de gramática que, em geral, analisa os elementos linguísticos de forma estanque, e as propostas de análise de gramáticas que estudam a língua em uso, elaboradas por linguistas. As gramáticas deste último tipo levam em conta não apenas aspectos formais, mas também fatores discursivos e fatores pragmáticos para a descrição dos usos feitos pelos falantes na vivência da linguagem. Destacam-se, dentre as gramáticas elaboradas por linguistas brasileiros, a Gramática de Usos do Português, de Maria Helena de Moura Neves, a Nova Gramática do Português Brasileiro, de Ataliba Teixeira de Castilho, e a Gramática do Português Culto Falado no Brasil, que, em seu segundo volume, organizado por Rodolfo Ilari e Maria Helena de Moura Neves, traz a compilação dos estudos do grupo que pesquisa a Gramática do Português Culto Falado no Brasil a respeito das classes de palavras. O corpus da pesquisa é constituído por elocuções formais (aulas) gravadas em aulas de curso superior em Maringá-Pr..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Grupo de Pesquisa - FUNCPAR
Descrição: Funcpar - Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/ Noroeste do Paraná - Líder(es) do grupo: Juliano Desiderato Antonio - jdantonio@pop.com.br - Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Lingüística - Instituição: Universidade Estadual de Maringá - UEM - Órgão: Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Unidade: Departamento de Letras - Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo tem como objetivo promover discussões a respeito de tópicos relacionados à descrição lingüística e ao ensino de gramática com base no modelo teórico do Funcionalismo. Participarão do grupo pesquisadores, alunos de pós-graduação e alunos de graduação envolvidos em projetos de iniciação científica. O grupo também deverá promover eventos nos quais o escopo das discussões alcance também os professores dos ensinos fundamental e médio, de forma a difundir um modelo de gramática que privilegia e língua em uso e a reflexão sobre a língua. - Linha de pesquisa: Descrição funcional do português brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, R. J.; TESTA, L. M. B. ; MORTEAN, C. T. . Teoria/prática da arte e da literatura infantil. 1. ed. Maringá: Unipar, 2015. v. 1. 111p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, R. J.; TESTA, L. M. B. . A História da Língua Portuguesa. Fundamentos Históricos da Língua Portuguesa. 1ed.Maringá: Cesumar, 2014, v. 1, p. 5-29.

2.
ALVES, R. J.; TESTA, L. M. B. . As Raízes do Português Brasileiro. Fundamentos Históricos da Língua Portuguesa. 1ed.Maringá: Cesumar, 2014, v. 1, p. 30-56.

3.
ALVES, R. J.; MAMUS, P. T. ; TESTA, L. M. B. . Teoria da Comunicação. O processo de comunicação e a cultura digital. 1ed.Maringá: Unicesumar, 2014, v. 1, p. 11-34.

4.
ALVES, R. J.; MAMUS, P. T. ; TESTA, L. M. B. . A Educação a Distância como cultura digital. O processo de comunicação e a cultura digital. 1ed.Maringá: Unicesumar, 2014, v. 1, p. 39-55.

5.
ALVES, R. J.; TESTA, L. M. B. ; MAMUS, P. T. . Cultura Digital: as redes sociais. O Processo de comunicação e a cultura digital. 1ed.Maringá: Unicesumar, 2014, v. 1, p. 61-80.

6.
ALVES, R. J.; TESTA, L. M. B. . VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Fundamentos Históricos da Língua Portuguesa. 1ed.Maringá: Cesumar, 2014, v. 1, p. 57-81.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, R. J.. Modalidade Epistêmica e Evidencialidade em Discursos da Ministra Dilma Roussef. Revista Iluminart, p. 44 - 52, 01 mar. 2009.

2.
ALVES, R. J.. A Modalização nos discursos de uma autoridade política e de uma autoridade religiosa. Revista de Ciências Humanas (Viçosa), Viçosa - Minas Geraias, p. 57 - 67, 01 jun. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, R. J.. Reflexões acerca da função referencial dos pronomes pessoais. In: IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação - Múltiplos Olhares, 2013, Maringá. IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação - Múltiplos Olhares. Maringá, 2013. p. 1-14.

2.
ALVES, R. J.. Orações subordinadas Adverbiais: Da subordinação ao desgarramento. In: JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2013, Marechal Cândido Rondon. O discurso e a constituição do sujeito: nos meandros da linguagem: anais. Marechal Cândido Rondon-PR: Marechal Cândido Rondon-PR, 2013. p. 1-8.

3.
CASSIM, F.T.R. ; SANTOS, D. V. ; ALVES, R. J. . Os Pronomes Demonstrativos: As diferentes abordagens gramaticais. In: JIED - Jornada Internacional dos Estudos do Discursos, 2012, Maringá. Anais Eletrônicos JIED - EID, 2012. p. 1-15.

4.
ALVES, R. J.; SANTOS, D. B. . Evidencialidade e Preservação de Face em Discursos Políticos Femininos. In: IV Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. Anais do IV Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Ideia, 2009. v. 1. p. 2519-2524.

5.
ALVES, R. J.. Um Estudo do Modal Dever em Três Sincronias do Português. In: II Conalli- congresso nacional de linguagens em interação, 2008, Maringá - PR. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. p. 2916-2924.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, R. J.. Construções com Tanto que: algumas considerações. In: 3º CIELLI - Colóquio internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Caderno de Resumos dos Trabalhos Aprovados, 2014. v. 1. p. 828.

2.
ALVES, R. J.. Palavra: Dialogismo em Charges. In: IX SELISIGNO, 2014, Londrina. Convenções e Ousadias da Linguagem, 2014. p. 189.

3.
ALVES, R. J.. Reflexões acerca da função referencial dos pronomes pessoais. In: CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013, Maringá. Caderno de Resumos IV CONALI - Múltiplos Olhares, 2013.

4.
ALVES, R. J.. Orações subordinadas Adverbiais: Da subordinação ao desgarramento. In: 16ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2013, Marechal Cândido Rondon. Anais da 16ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2013.

5.
ALVES, R. J.; CASSIM, F.T.R. ; SANTOS, D. V. . Os Pronomes Demonstrativos: As diferentes abordagens gramaticais. In: JIED - Jornada Internacional dos Estudos do Discursos, 2012, Maringá. Anais Eletrônicos JIED - EID, 2012.

6.
ALVES, R. J.. Um Estudo do Modal Dever em Três Sincronias do Português. In: II CONALLI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. II Conalli- congresso nacional de linguagens em interação, 2008. p. 326-327.

7.
ALVES, R. J.. Modalidade Epistêmica e Evidencialidade em Discursos da Ministra Dilma Rousseff. In: SIMELP, 2008, São Paulo - SP. Caderno de Resumos, 2008. p. 157-158.

8.
ALVES, R. J.. Modalidade Epistêmica e Evidencialidade em Discursos Politicos Femininos. In: Congresso em Homenagem à Professora Doutora Maria Helena de Moura Neves, 2008, Araraquara. Caderno de Resumos, 2008. p. 3-3.

9.
ALVES, R. J.. A Modalização nos Discursos de uma Autoridade Politica e de uma Autoridade Religiosa. In: XI Semana de Letras Fafijan, 2007, Jandaia do Sul. A Hora e a Vez da Palavra, 2007.

10.
ALVES, R. J.; CAMPOS, E. C. G. B. ; SANTOS, E. C. . A Atividade de Pré-leitura na construção do Leitor Proficiente: o engajamento em questão. In: EPELPE- Encontro dos Profissionais de Ensino de Lingua Portuguesa e Estrangeira, 2007, Maringá - PR. Formação do professor de línguas: um campo alternativo de experimentação, 2007. p. 27-27.

11.
ALVES, R. J.. A Modalização nos Discursos de uma Autoridade Politica e de uma Autoridade Religiosa. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Caderno de resumos e programação., 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, R. J.. Construções com Tanto que: algumas considerações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ALVES, R. J.. Palavra: Dialogismo em Charges. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ALVES, R. J.; HÚNGARO, L. M. . Estudo dos pronomes demonstrativos em referências exofóricas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, R. J.; MASIONATO, J. G. S. . Análise das relações semânticas de posse e de pertença expressas pelos pronomes possessivos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALVES, R. J.; SANTOS, H. R. . Exercício de análise das modalidades epistêmica e deôntica em discursos do Papa Francisco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ALVES, R. J.. Reflexões acerca da função referencial dos pronomes pessoais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ALVES, R. J.; MAMUS, P. T. . Gramática e Uso: Contribuições Funcionalista para o Estudo da Língua Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ALVES, R. J.; MAMUS, P. T. . Considerações acerca das propriedades funcionais dos pronomes relativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ALVES, R. J.. Orações subordinadas Adverbiais: Da subordinação ao desgarramento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALVES, R. J.; MAMUS, P. T. . Gramática e Uso: Contribuições Funcionalista para o Estudo da Língua Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
ALVES, R. J.; SANTOS, D. B. . Evidencialidade e Preservação de Face em Discursos Políticos Femininos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALVES, R. J.. Modalidade Epistêmica e Evidencialidade em Discursos Politicos Femininos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALVES, R. J.. Modalidade Epistêmica e Evidencialidade em Discursos da Ministra Dilma Rousseff. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ALVES, R. J.. Um Estudo do Modal Dever em Três Sincronias do Português. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ALVES, R. J.. A Modalização nos Discursos de uma Autoridade Politica e de uma Autoridade Religiosa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALVES, R. J.; SANTOS, E. C. ; CAMPOS, E. C. G. B. . A Atividade de Pré-leitura na construção do Leitor Proficiente: o engajamento em questão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALVES, R. J.. A Modalização nos discursos de uma autoridade política e de uma autoridade religiosa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALVES, R. J.; SANTOS, E. C. . Resumo: suas características e funções. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, R. J.. Uma Análise Funcionalista da Modalidade Epistêmica e da Evidencialidade em Discursos Politicos 2010 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, R. J.; BARBOSA, N. A. . Anais do IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. 2013. (organização de Anais).

2.
ALVES, R. J.. Apostila de Língua Portuguesa. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de apostila).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

2.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

3.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

4.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

5.
ALVES, R. J.. Banca de Revisão da Prova de Língua Portuguesa (Vestibular de Verão) - Questão 10. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

6.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

7.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

8.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

9.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

10.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Educação a Distância - EAD. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

11.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

12.
ALVES, R. J.. Banca de avaliação da prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM 2009 da Universidade Estadual de Maringá. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

13.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2008 da Universidade Estadual de Maringá - UEM. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

14.
ALVES, R. J.. Banca de Avaliação da Prova Discursiva de Língua Portuguesa do Concurso Vestibular de Verão da UEM. 2007. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras.Debatedora de trabalhos. 2015. (Outra).

2.
3ºCIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Construções com Tanto que: algumas considerações. 2014. (Congresso).

3.
62º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Exercício de análise das modalidades epistêmica e deôntica em discursos do Papa Francisco. 2014. (Seminário).

4.
A Description of Pragmatics Rhetorical Structure anda its Evaluation in Computational Lil Linguistics. 2014. (Outra).

5.
IX SELISIGNO e X Simpósio de Leitura da UEL.Palavra:Dialogismo em Charges. 2014. (Simpósio).

6.
X ERIC - Encontro Regional de Iniciação Científica.Estudo dos pronomes demonstrativos em referências exofóricas. 2014. (Encontro).

7.
A Análise do Discurso Crítica e as Bases Funcionais da Linguagem. 2013. (Seminário).

8.
JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.Orações subordinadas Adverbiais: Da subordinação ao desgarramento. 2013. (Outra).

9.
XVI Semana de Letras: A hora e a vez da palavra.Considerações acerca das propriedades funcionais dos pronomes relativos. 2013. (Simpósio).

10.
XVI Semana de Letras: A hora e a vez da palavra.Gramática e Uso: Contribuições Funcionalista para o Estudo da Língua Portuguesa. 2013. (Simpósio).

11.
4ª JIOP - Jornada Interartes Outras Palavras. 2012. (Outra).

12.
III Fórum das Licenciaturas da UEM. 2012. (Outra).

13.
Seminário de Pesquisa em Linguística Funcional. 2012. (Seminário).

14.
XV Congresso da Assel - Rio. Evidencialidade e Preservação de Face em Discursos Políticos Femininos. 2009. (Congresso).

15.
Congresso em Homenagem à Professora Doutora Maria Helena de Moura Neves. Modalidade Epistêmica e Evidencialidade em Discursos Políticos Femininos. 2008. (Congresso).

16.
I SIMELP.Modalidade Epistêmica e Evidencialidade em Discursos da Ministra Dilma Rousseff. 2008. (Simpósio).

17.
SEMANA DE LETRAS FAFIJAN.A MODALIZAÇÃO EM DISCURSOS DE UMA AUTORIDADE POLITICA E DE UMA AUTORIDADE RELIGIOSA. 2007. (Outra).

18.
V EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira eira.A atividade de pré-leitura na construção do leitor proficiente: o engajamento em questão. 2007. (Encontro).

19.
XVIII SEMINÁRIO DO CELLIP - CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ.A MODALIZAÇÃO NOS DISCURSOS DE UMA AUTORIDADE POLITICA E DE UMA AUTORIDADE RELIGIOSA. 2007. (Seminário).

20.
IV EPELPE. 2006. (Encontro).

21.
II CELLI - coloquio de estudos linguísticos e literários. 2005. (Encontro).

22.
XV Semana de letras. 2004. (Encontro).

23.
Da alfabetizacão ao letramento: as interfaces do continuum. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, R. J.. XXVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras. 2015. (Outro).

2.
ALVES, R. J.. IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2013. (Congresso).

3.
ALVES, R. J.. EPELPE - Encontro dos Profissionais de Ensino de Lingua Portuguesa e Estrangeira. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Janete Gonçalves dos Santos Mansionato. ANÁLISE FUNCIONAL DAS RELAÇÕES SEMÂNTICAS DE POSSE E PERTENÇA EXPRESSAS PELOS PRONOMES POSSESSIVOS. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras Português/Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Lucas Mestrinheire Húngaro. Estudo dos pronomes demonstrativos em referências exofóricas. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras Português/Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).




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