Fernanda Cristina de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6201844080308330
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Professora EBTT do IFSP campus Presidente Epitácio (SP) - curso de Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), com pesquisas inscritas nos campos das políticas públicas de educação especial e da educação infantil. Possui especialização em Educação Especial e graduação em Pedagogia. Trabalhou como docente bolsista do curso de especialização "Docência em educação infantil", na Universidade Federal de São Carlos/ campus Sorocaba (2015-2016). Atuou como orientadora pedagógica em centros de educação infantil na prefeitura municipal de Sorocaba (SP). Foi docente do curso de Pedagogia na Faculdade Sorocaba (Uniesp) até 2014. Trabalhos produzidos a partir das temáticas: Educação infantil; Educação especial; Políticas educacionais; Inclusão escolar e Infância. Estudante no grupo de pesquisa Políticas de Educação Especial, da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do GIAPE - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, na UFSCar campus Sorocaba e membro do Fórum de Educação Infantil, da Região de Sorocaba. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Cristina de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, F. C.;SOUZA, FERNANDA C

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP.
Rua José Ramos Júnior, 27-50
Jd Tropical
18020410 - Sorocaba, SP - Brasil
Telefone: (18) 32819599


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Título: educação infantil, educação especial e planos nacionais de educação no Brasil pós anos 1990, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Profª. Drª. Rosângela Gavioli Prieto.
Palavras-chave: Educação infantil; Educação especial; Planos Nacionais de Educação; Crianças.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: "Como lobo na pele de cordeiro": discursos das diferenças em textos narrativos infantis sobre a pessoa com deficiência,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profª Drª Rosângela Gavioli Prieto.
Palavras-chave: Educação Especial; Literatura; Política educacional; Inclusão escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Educação.
2005 - 2006
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 360h).
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: O Papa dos Loucos: reflexões sobre a diferença a partir da obra o Corcunda de Notre-Dame de Victor Hugo.
Orientador: Prof° Dr. César Donizette Pereira Leite.
1998 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Título: Letramento e participação social.
Orientador: Prof° Dr° Luiz Percival Leme Britto.




Formação Complementar


2017 - 2017
Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2009 - 2011
Gestão Escolar. (Carga horária: 480h).
Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora/Orientadora de trabalhos
Outras informações
Professora do curso de especializado "Docência em educação infantil", na disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica - ACPP; orientadora de monografias de conclusão do curso.


Prefeitura Municipal de Sorocaba, PM/Sorocaba, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador Pedagógico, Carga horária: 32
Outras informações
2008 - 2011: E.M. Prof. Walter Carretero (Educação Básica) 2012: Escolas de Educação Infantil

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de educação básica I, Carga horária: 32


Faculdade de Sorocaba, FS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Colégio Bela Alvorada SC/Ltda, BELA ALVORADA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

08/2007 - 01/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Municipal de Votorantim, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Municipal de Educação.
02/2003 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Colégio Bela Alvorada, .

Serviço realizado
Coordenadora Pedagógica.

Colégio Santa Escolástica, CSE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de educação básica, Carga horária: 32


Prefeitura Municipal de Cotia, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de educação básica, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CORRENTES PEDAGÓGICAS NO BRASIL 2


Projetos de extensão


2017 - 2017
Comunidade criativa da orla do Rio Paraná: produzindo arte a partir da literatura
Descrição: Principais objetivos: objetivos: - Reunir participantes que produzem arte ou têm interesse em participar de cursos, reuniões para discussão e espaços de criação artística. - Proporcionar momentos de criação artística, a partir das vivências dos participantes de inspirações da literatura, produzindo diversos tipos de arte, que possam despertar movimentos e sentidos nos espectadores. - Levar os participantes à reflexão sobre o papel da arte e das manifestações culturais, apresentando e construindo estratégias possíveis para o trabalho de divulgação cultural e sensibilização a partir do contato com a arte. - Pensar, junto com os participantes, sobre o conhecimento acadêmico, e sobre as formas como esse conhecimento pode se humanizar, por meio de pesquisas e práticas culturais que tenham em seu contexto a linguagem literária e artística. - Organizar eventos culturais; O objetivo abaixo, foi alcançado parcialmente: - Divulgar a arte produzida e apreciada no contexto do projeto no campus de Presidente Epitácio e em espaços no município..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernanda Cristina de Souza - Coordenador / Sthephany Rodrigues Pereira - Integrante / Eliane Aparecida Bacoccina - Integrante / Amanda Gabriella Bonilha da Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2004 - 2004
Periódico: Revista Alvoreler


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SOUZA, Fernanda C.  Data: 13/12/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, FERNANDA C2016SOUZA, FERNANDA C; PRIETO, ROSÂNGELA G . PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL. JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS, v. 16, p. 841-845, 2016.

2.
SOUZA, F. C.;SOUZA, FERNANDA C2014SOUZA, F. C.. ?COMO LOBO NA PELE DE CORDEIRO?: RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E DIFERENÇAS. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 1276-1285, 2014.

3.
1SOUZA, F. C.;SOUZA, FERNANDA C2008 SOUZA, F. C.; LEITE, César Donizette P. . O Papa dos loucos: uma leitura sobre a diferença a partir da obra \. Revista Teias (UERJ. Online), v. 09, p. 27-35, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, F. C.. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS. In: PRIETO. Rosângela Gavioli; KUMADA, KATE Oliveira Kumada; BRITO, Fábio Bezerra de; ANDRIOLI, Mary Grace Pereira. (Org.). Políticas de educação especial. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 1-9.

2.
SOUZA, F. C.; PRIETO, Rosângela . Educação infantil e educação especial: contribuições para a inclusão escolar. In: FRANCO, Marco Antonio Melo; GUERRA, Leonor Bezerra. (Org.). Práticas pedagógicas em contextos de inclusão: situações de sala de aula. 1ªed.Jundiaí: Paco, 2017, v. 2, p. 13-32.

3.
SOUZA, F. C.; PRIETO, Rosângela . Educação infantil, educação especial e plano nacional de educação: debates sobre a pequena infância. In: SILVA, Fabiany de Cassia Tavares; MIRANDA, Marília Gouvea. (Org.). Escrita da pesquisa em educação no Centro-Oeste. 1ªed.Campo Grande: Editora Oeste, 2016, v. 2, p. 323-346.

4.
SOUZA, F. C.; RIBEIRO, R. S. ; PRIETO, Rosângela . Formação de professores da educação infantil: desafios para a inclusão escolar. In: MILITÃO, Andréia Nunes; SANTANA, Maria Silvia Rosa. (Org.). Intersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/pesquisadores iniciantes no campo educacional. 1ªed.São Carlos: Pedro e João, 2016, v. , p. 151-178.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, F. C.; PRIETO, Rosângela . Plano Nacional de Educação e a Educação Especial: considerações sobre a creche. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

2.
SOUZA, F. C.. ?EDUCAÇÃO PARA TODOS?? - A (IN) VISIBILIDADE DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA e XIII JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2016, Marília. Anais do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA e XIII JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2016.

3.
SOUZA, F. C.. O Acesso à creche pelas crianças do público-alvo da educação especial: tensões entre políticas afirmativas e o direito à educação. In: VII Congresso Paulista de Educação Infantil, 2015, São Carlos. Anais/Copedi, 2015. p. 2125-2137.

4.
SOUZA, F. C.. 'Educação para todos?' - A quse invisibilidade da primeira infância com deficiênci ano discurso da educação especial. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2014, SÃO CARLOS. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

5.
SOUZA, F. C.; LEITE, César Donizette P. . Literatura e diferenças: uma leitura sobre o ?Papa dos Loucos? na obra ?O Corcunda de Notre-Dame?, de Victor Hugo. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. Anais do VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011.

6.
SOUZA, F. C.. As representações da diferença na literatura infantil sob as vozes do discurso da inclusão escolar e social. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. Anais do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010.

7.
SOUZA, F. C.. AS REPRESENTAÇÕES DA DIFERENÇA EM LIVROS INFANTIS: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? EDUCAÇÃO ESPECIAL/2008. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. Anais do VICongresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009.

8.
SOUZA, F. C.. AS REPRESENTAÇÕES DA DIFERENÇA NA LITERATURA INFANTIL. In: Anpedinha Sudeste, 2009, São Carlos. Anais - Anpedinha Sudeste/2009, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, F. C.. 'Educação para todos?' - A (IN) VISIBILIDADE DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva / XIII Jornada de Educação Especial, 2016, Marília - SP. Anais do I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e da XIII Jornada de Educação Especial. Marília - SP: Fundepe editora, 2016. v. 01. p. 1-5.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, F. C.; PRIETO, Rosângela . Plano Nacional de Educação e Educação Especial. The Journal of Research in Special Educational Needs, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, F. C.; PEREIRA, S. R. . A luta de mulheres negras e arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, F. C.. A coordenação pedagógica e a atuação no processo formativo na educação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, F. C.. Onde brincam as crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, F. C.. Educação infantil e valorização dos profissionais da infância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUZA, F. C.. As privatizações na educação infantil pública brasileira e a docência nesta etapa da educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUZA, F. C.. Políticas públicas de educação infantil, direito à educação e lutas sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOUZA, F. C.. Educação inclusiva na educação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUZA, F. C.. Atendimento educacional especializado e a educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SOUZA, F. C.. Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOUZA, F. C.; CAMARGO, A. R. O. . Imagens outras da educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SOUZA, F. C.; CAIADO, K. R. M. . O PME e a educação especial na perspectiva inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOUZA, F. C.. Inclusão na educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SOUZA, F. C.. Direito à educação e educação especial: tensionando o discurso a respeito da diferença. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SOUZA, F. C.. Literatura infantil e deficiência: análise de livros paradidáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SOUZA, F. C.; PRIETO, R. G. . PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, F. C.. O Cotidiano do Orientador Pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SOUZA, F. C.. Relações entre literatura infantil e diferenças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SOUZA, F. C.. Políticas públicas para a educação especial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SOUZA, F. C.; PRIETO, Rosângela . Plano Nacional de Educação e Educação Especial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA, F. C.. O acesso à creche pelas crianças do público-alvo da educação especial: tensões entre as políticas afirmativas e o direito à educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA, F. C.; SANTOS, M. W. ; DEUS, M. C. . O Plano Municipal de educação e as políticas públicas para a educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SOUZA, F. C.. Os movimentos sociais na luta pelo direito à educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SOUZA, F. C.. Literatura infantil e diferenças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
SOUZA, F. C.. Literatura infantil e diferenças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SOUZA, F. C.. O Papa dos loucos: reflexões sobre a diferença a partir da obra O Corcunda de Notre-Dame de Victor Hugo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SOUZA, F. C.. O Pensamento Pedagógico do 3º Milênio - Emília Ferreiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, F. C.; SANTOS, A. M. M. ; SANTOS, L. E. S. ; FERRAZ, S. R. . Estudando para o futuro. Votorantim: Colégio Bela Alvorada, 2008 (Manual de orientação para estudo destinado a estudantes da educação básica).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, F. C.. As linguagens na educação infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, F. C.. Profissão docente: imagens e narrativas. 2017. .

3.
SOUZA, F. C.; SANTOS, M. W. ; CAMARGO, A. R. O. ; MARCOLINO, S. . I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil: 'Brincar e o cotidiano das crianças'. 2017. (Membro de Comissão Científica).

4.
SOUZA, F. C.; FERRAZ, S. R. . Manual de orientação para produção de trabalhos de pesquisa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de orientação para produção de trabalhos de pesquisa no ensino fundamental e médio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, F. C.; CAMARGO, A. R. O.. Participação em banca de Angela Maria Damiam. As crianças pequenas e as tecnologias. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SOUZA, F. C.; SANTOS, A. M. M.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de Marieta Ap. de Jesus Leite e Silva. ?Para além das canções infantis: a criança, o adulto e sua relação com a linguagem musical. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
SOUZA, F. C.; CAMARGO, A. R. O.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de Raquel de Oliveira Alecrim Pires. Trapos, fiapos, pagodes e melecas: onde estão as diversas linguagens da primeira infância?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
SANTOS, A. M. M.; SOUZA, F. C.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de Elisabete Emerenciano Batista. A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
SOUZA, F. C.; CAMARGO, A. R. O.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de Delaine Alice Felipo. Resgatando o brincar tradicional: um passado interligado no presente. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
CAMARGO, A. R. O.; SOUZA, F. C.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de Regiane de Fátima Pinto Laureano. Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
SOUZA, F. C.; CAMARGO, A. R. O.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de Lidiane W. da Rocha. Entre cliques, encontros e encantamentos: o uso dos computadores na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
SOUZA, F. C.; CAMARGO, A. R. O.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de Rosemeire Andrea Rodrigues Galillo. Como acolher na creche crianças de diferentes configurações familiares, modo de vida e jeito de ser?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
SOUZA, F. C.; CAMARGO, A. R. O.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de Alice Alves Monteiro. Repensando as vivências e experiências das crianças da creche em parceria com as famílias. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
SOUZA, F. C.; SILVA, P. R.; GUIMARAES, S.. Participação em banca de CLAUDIA REGINA DE SOUZA AMARAL. Creche: um espaço de emancipação ou dominação?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
SOUZA, F. C.; CAMARGO, A. R. O.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de DANIELLE VASCONCELLOS DE SANTANA. A INSERÇÃO DOS OBJETOS SEM SIGNIFICAÇÃO LÚDICA E SUA NATUREZA PROPULSORA NA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
SOUZA, F. C.; CAMARGO, A. R. O.; MARCOLINO, S.. Participação em banca de Marcilene Napoleão. A produção acadêmica sobre o brincar em revistas de educação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, M. W.; BARBOSA, L. M. R.; SOUZA, F. C.. Participação em banca de Priscila Domingues Resende.Judicialização na educação infantil: ouvindo as mães e as profissionais da infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SANTOS, M. W.; BARBOSA, L. M. R.; SOUZA, F. C.. Participação em banca de Isabele Scudelér Ferreira.O uso da berba pública para contratar os serviços privados na educação infantil: o caso das apostilas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
SOUZA, F. C.; SANTOS, A. E.; JULIAO, E. M.. Participação em banca de Ana Carolina Biancato; Steffany J. Silva.A aquisição da LIBRAS pela família do surdo: uma experiência na instituição Integra-Surdos em Sorocaba/SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Sorocaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, FERNANDA C; SANTOS, T. A.; MACHADO, M. S. M.. Banca examinadora de processo de seleção simplificada para professores substitutos e temporários do IFSP, edital n. 848, de 24 de novembro de 2017. Área: Pedagogia. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP.

Outras participações
1.
SOUZA, F. C.. IV Encontro de Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Infantil do Curso de Especialização em Educação Infantil da UFSCar. 2016. Universidade Federal de São Carlos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXIII Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). 2017. (Encontro).

2.
Ensino colaborativo e inclusão escolar: fundamentos, avanços e desafios. 2016. (Outra).

3.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva / XIII Jornada de Educação Especial. 2016. (Congresso).

4.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva / XIII Jornada de Educação Especial. ?EDUCAÇÃO PARA TODOS?? - A (IN) VISIBILIDADE DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO. 2016. (Congresso).

5.
Microdados do Censo Escolar: introdução à leitura e análise das matrículas de alunos público alvo da educação especial. 2016. (Congresso).

6.
Minicurso Plano de Ensino Individualizado (PEI): avaliação e planejamento. 2016. (Outra).

7.
Seminário "Diálogos entre as políticas públicas e o atendimento educacional especializado. 2016. (Seminário).

8.
Seminário "Diálogos entre as políticas públicas e o atendimento educacional especializado - AEE. 2016. (Seminário).

9.
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2016. (Congresso).

10.
"(Re) Conhecendo a USP - contribuições da pesquisa e da extensão no campo das deficiências. 2015. (Outra).

11.
4ª Mostra de Pesquisas da Área Temática da Educação Especial."Educação para todos?" a (quase) invisibilidade da primeira infância no discurso da educação especial. 2015. (Outra).

12.
4º Seminário Internacional Educação Infantil e Pós-estruturalismo. 2015. (Seminário).

13.
4º Seminário Internacional Educação Infantil e Pós-estruturalismo.Ensaio sobre infância, crianças e educação especial. 2015. (Seminário).

14.
8th Inclusive and Supportive Education Congress - Equity and Inclusion in EduEducation. 2015. (Congresso).

15.
Atividade de extensão: ?Encontros de Formação Artística na Creche. 2015. (Outra).

16.
Educação em debate: o ensino fundamental no Plano Municipal de Educação. 2015. (Encontro).

17.
I Encontro do Centro de ensino, pesquisa e extensão sobre educação de surdos e Libras - Ceslibras e V Encontro - Serviço de apoio pedagoagógico: contribuições para a educação inclusiva. 2015. (Encontro).

18.
II Assembleia do Fórum Paulista de Educação Infantil. 2015. (Outra).

19.
III Encontro Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Infantil. 2015. (Encontro).

20.
VI COLÓQUIO DE CULTURAS INFANTIS E APP GEPEDISC: CONTAMINAÇÃO METODOLÓGICA EM PESQUISAS ITALIANAS SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0-10A NOS E AS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS E DIDÁTICAS ENTRE OS DOIS PRIMEIROS SEGMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Outra).

21.
VII Congresso Paulista de Educação Infantil/ III Simpósio Internacional de Educaçao Infantil. 2015. (Congresso).

22.
VII Congresso Paulista de Educação Infantil/ III Simpósio Internacional de Educação Infantil. O Acesso à creche pelas crianças do público-alvo da educação especial: tensões entre as políticas afirmativas e o direito à educação. 2015. (Congresso).

23.
19º Congresso de Leitura do Brasil. ?Como lobo na pele de cordeiro?: relações entre literatura infantil e diferenças. 2014. (Congresso).

24.
Fórum Educação e Desafios do Magistério "Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: aproximações e interlocuções entre múltiplos olhares.EDUCAÇÃO PARA TODOS? - A (QUASE) INVISIBILIDADE DA PRIMEIRA INFÂNCIA NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2014. (Outra).

25.
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO DE SOROCBA. 2014. (Outra).

26.
PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - UNISO.RELAÇÕES ENTRE LITERATURA INFANTIL E DIFERENÇAS. 2014. (Outra).

27.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. "Educação para todos?" - A quase invisibilidade da primeira infância com deficiência no discurso da educação especial. 2014. (Congresso).

28.
15º Seminário Internacional de Educação: Diálogos sobre a educação na primeira infância. 2013. (Seminário).

29.
Ler com bebês: acervos, entornos e mediadores (...). 2013. (Oficina).

30.
II Mostra de Pesquisa sobre Educação Especial da Feusp."Como lobo na pele de cordeiro": discursos das diferenças em textos narrativos infantis sobre a pessoa com deficiência. 2012. (Outra).

31.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. "Como lobo na pele de cordeiro": um estudo sobre os discursos das diferenças em narrativas infantis. 2012. (Congresso).

32.
XV Seminário de Educação Infantil. 2012. (Seminário).

33.
12º Seminário Internacional de Educação. 2010. (Seminário).

34.
Ciclo de Estudos: "Comunicação, análise de discurso e atividade linguageira". 2010. (Encontro).

35.
I Encontro Nacional de Produções Literárias e culturais para crianças e jovens/literatura e sociedade. 2010. (Encontro).

36.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. As representações da diferença na literatura infantil sob as vozes do discurso da inclusão escolar e social. 2010. (Congresso).

37.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.AS REPRESENTAÇÕES DA DIFERENÇA NA LITERATURA INFANTIL. 2009. (Encontro).

38.
VI Congresso Multidisciplinar de Educação Especial. AS REPRESENTAÇÕES DA DIFERENÇA EM LIVROS INFANTIS: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? EDUCAÇÃO ESPECIAL/2008. 2009. (Congresso).

39.
10º Seminário Internacional de Educação. 2008. (Seminário).

40.
I Ciclo de debates: a inclusão escolar e seus resultados. 2008. (Outra).

41.
II Encontro do Ciclo de debates: " Inclusão escolar e as alterações psíquicas graves". 2008. (Outra).

42.
IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2008. (Seminário).

43.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. "O Papa dos Loucos": reflexões sobre a constituição da diferença na formação de professores a partir da obra o "O Corcunda de Notre-Dame", de Victor Hugo. 2007. (Congresso).

44.
Jornada Pedagógica 2007. 2007. (Outra).

45.
Diálogos sobre os desafios contemporâneos da educação escolar: Educação, letramento e participação social. 2006. (Outra).

46.
Seminário: "Escrita, políticas de subjetivação e educação"."O Papa dos loucos": uma leitura sobre a diferença a partir da obra "O Corcunda de Notre-Dame", de Victor Hugo. 2005. (Seminário).

47.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma cidade educadora. 2004. (Outra).

48.
14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).

49.
8º Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANANPAE. 2003. (Seminário).

50.
13º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2001. (Congresso).

51.
4º EPIC - Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica.Práticas de letramento: influências no desempenho dos "bons" alunos das séries iniciais da escola pública. 2001. (Encontro).

52.
3º EPIC - Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica.Os diferentes caminhos da alfabetização: escola pública X escola privada. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, F. C.. II Seminário de Políticas Públicas para a educação especial. 2017. (Outro).

2.
SOUZA, F. C.. I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil: Brincar e o cotidiano das crianças. 2017. (Outro).

3.
SOUZA, F. C.. Curso: Profissão docente: imagens e narrativas. 2017. (Outro).

4.
SOUZA, F. C.. I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil: "Brincar e o cotidiano das crianças". 2017. (Outro).

5.
SOUZA, F. C.. I Seminário de políticas públicas para a educação especial. 2017. (Outro).

6.
SOUZA, F. C.; LOMBARDI, L. ; SANTOS, M. W. ; CAMARGO, A. R. O. ; MARCOLINO, S. . Discussão pública "Base Nacional Comum Curricular: o que está em jogo na educação infantil?". 2016. (Outro).

7.
SOUZA, F. C.. IV Encontro de Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Infantil do Curso de Especialização Docência em Educação Infantil. 2016. (Outro).

8.
SOUZA, F. C.. Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil. 2015. (Outro).

9.
SOUZA, F. C.. Desafios da Educação Infantil na região de Sorocaba. 2014. (Outro).

10.
SOUZA, F. C.. "Cultura Afrodescendente e Educação Indígena". 2013. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luciane Mondini. A formação de professores para a educação infantil e os desafios da educação especial?. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

2.
Regina Carla Mota Domingues Leite. Produções das culturas infantis no contexto de educação infantil escolar entre crianças com ou sem deficiência. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

3.
Adriana Aparecida Meira Cerqueira. Educação infantil e educação inclusiva. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

4.
Raquel Morato do Amaral. O Atendimento educacional especializado na educação infantil: da configuração ideal à configuração real, um pequeno recorte. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jucelene dos Santos. Literatura infantil: a presença do dialogismo bakthiniano em obras de Ruth Rocha. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Alcivanda Nascimento da Silva. As salas de recursos e o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. (Orientador).

3.
Adriana Mesquita. A inclusão escolar das pessoas com Sìndrome de Down. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. (Orientador).

4.
Edlaine Teixeira. A inclusão escolar das pessoas com Sìndrome de Down. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. (Orientador).

5.
Juliana Aparecida Maciel Cardoso Souza. Literatura infantil e processos de alfabetização e letramento. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. (Orientador).

6.
Rafaela Barbosa Ferras. Literatura infantil: a presença do dialogismo bakthiniano em obras de Ruth Rocha. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. (Orientador).

7.
Angela Maria Marani Ferreira. Literatura infantil e processos de alfabetização e letramento. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. (Orientador).

8.
Giuliana do Amaral Medeiros. Literatura infantil e processos de alfabetização e letramento. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. (Orientador).

9.
Maria Luiza Matsuo. A inclusão escolar das pessoas com Sìndrome de Down. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Regina Carla Mota Domingues Leite. Produções das culturas infantis no contexto de educação infantil escolar entre crianças com ou sem deficiência. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

2.
Luciane Aparecida Mondini. Os processos de formação continuada de professores de Educação Infantil com as crianças público-alvo da Educação Especial. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

3.
Raquel Morato do Amaral Costa. Atendimento educacional especializado na educação infantil: da configuração ideal a configuração real, um pequeno recorte. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

4.
Jorgiane Barreto. Brinquedos e Brincadeiras na educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

5.
Adriana Aparecida Meira Cerqueira. Educação especial na educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cintia Roberta Gomes. A literatura infantil na pré escola: reflexões sobre a formação de leitores literários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Sorocaba. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

2.
Isaura dos Santos Pereira. A literatura infantil na pré escola: reflexões sobre a formação de leitores literários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Sorocaba. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

3.
Raquel Lira de Souza. A literatura infantil na pré escola: reflexões sobre a formação de leitores literários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Sorocaba. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

4.
Jucelene dos Santos Oliveira; Rafaela Barbosa Ferraz. Literatura infantil e dialogismo: o entrelaçar de discursos em obras de Ruth Rocha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Sorocaba. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

5.
Adriana M. de M.orais, Edlaine de O Teixeira e Maria Luisa M. Inclusão escolar da pessoa com Síndrome de Down: um estudo sobre defectologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Sorocaba. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

6.
Angela M. M Ferreira, Giuliana A. M. Riello e Juliana C. Sou. Literatura Infantil: suas contribuições para o processo de alfabetização e Letramento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Sorocaba. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

Orientações de outra natureza
1.
Débora Copolla. Leitura, análise e produção de textos: progredindo na qualidade da escrita. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

2.
Amanda Gabriella Bonilha da Silva. Comunidade criativa da orla do Rio Paraná: produzindo arte a partir da literatura. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.

3.
Sthephany Rodrigues Pereira. Comunidade criativa da orla do Rio Paraná: produzindo arte a partir da literatura. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - PEP. Orientador: Fernanda Cristina de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, FERNANDA C2016SOUZA, FERNANDA C; PRIETO, ROSÂNGELA G . PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL. JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS, v. 16, p. 841-845, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, F. C.. O Pensamento Pedagógico do 3º Milênio - Emília Ferreiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, F. C.. Literatura infantil e diferenças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SOUZA, F. C.. Literatura infantil e diferenças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, F. C.. O Cotidiano do Orientador Pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, F. C.. Inclusão na educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, F. C.. Direito à educação e educação especial: tensionando o discurso a respeito da diferença. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOUZA, F. C.; PEREIRA, S. R. . A luta de mulheres negras e arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUZA, F. C.. A coordenação pedagógica e a atuação no processo formativo na educação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUZA, F. C.. Onde brincam as crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOUZA, F. C.. Educação infantil e valorização dos profissionais da infância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SOUZA, F. C.. As privatizações na educação infantil pública brasileira e a docência nesta etapa da educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SOUZA, F. C.. Políticas públicas de educação infantil, direito à educação e lutas sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOUZA, F. C.. Educação inclusiva na educação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, F. C.. As linguagens na educação infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, F. C.. Profissão docente: imagens e narrativas. 2017. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, F. C.. II Seminário de Políticas Públicas para a educação especial. 2017. (Outro).

2.
SOUZA, F. C.. I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil: Brincar e o cotidiano das crianças. 2017. (Outro).

3.
SOUZA, F. C.. Curso: Profissão docente: imagens e narrativas. 2017. (Outro).

4.
SOUZA, F. C.. I Seminário de políticas públicas para a educação especial. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro do Fórum Regional de Educação Infantil de Sorocaba - FEISor;
Membro do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI) - Gestão 2016-2018
Aprovada no Concurso público de edital nº 233/2015 - Instituto Federal de São Paulo - cargo: Professor EBTT; área Educação/Pedagogia; campus de Registro; 5ª classificada;
Coordenou Sessão de trabalhos no VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil, oferecido pela UFSCar e organizado pelo Fórum Paulista de Educação Infantil, no período de 04 a 07 de novembro de 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 17:36:33