Thiago Almeida Garcia

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  • Última atualização do currículo em 26/02/2018


Indigenista Especializado da Fundação Nacional do Índio (Funai). Doutor em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac), da Universidade de Brasília - UnB (bolsista CNPq). Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição (bolsista Capes). Graduado em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é coordenador do Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas - OBIND/CEPPAC/UnB, pesquisador associado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo - LAEPPI/CEPPAC/UnB e ao Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas - LAGERI/DAN/UnB, membro do Conselho de Especialistas em Consulta Prévia e Participação Política Indígena na América Latina da Fundação Konrad Adenauer, membro da Asociación de Estudios Bolivianos - AEB, membro da Associação Brasileira de Antropologia, Coordenador-Geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento e Coordenador da Assessoria de Diversidade Religiosa do Ministério de Direitos Humanos. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para povos e comunidades tradicionais, educação intercultural indígena, participação social, direito de consulta, autonomia e autodeterminação, direitos humanos para povos e comunidades tradicionais na América Latina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Almeida Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, T. A.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ciências Sociais.
Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, CEPPAC, Brasil.
Título: Entre discursos e práticas: análise das relações entre Estados (pluri) Nacionais, Povos Indígenas e o Direito de Consulta no Brasil e na Bolívia em perspectiva comparada., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Stephen Grant Baines.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: política indigenista; estados (pluri) nacionais; autodeterminação; direito de consulta; estudos comparados.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Antropologia.
2008 - 2010
Mestrado em Ciências Sociais.
Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, CEPPAC, Brasil.
Título: No chão da escola é diferente? A Educação Escolar de duas comunidades Chiquitano,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Stephen Grant Baines.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; política indigenista; Povo Indígena Chiquitano.
Grande área: Ciências Humanas
2000 - 2006
Graduação em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: De Juvenalistas à Tupinambá: política indigenista, movimento indígena e identidades emergentes no sul da Bahia.
Orientador: Gabriel Omar Alvarez.




Formação Complementar


2016 - 2016
El Derecho a la identidad, Registro Civil y Estadísticas Vitales. (Carga horária: 80h).
Organizacao dos Estados Americanos, OEA, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Ministério dos Direitos Humanos, MDH, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral FCPE 101.4, Carga horária: 40

Atividades

01/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Representante.
10/2017 - Atual
Direção e administração, Assessoria de Diversidade Religiosa, .

Cargo ou função
Coordenador.
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Gestor do Sistema de Informações do Registro Civil, .

Cargo ou função
Coordenador Nacional.
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Latino Americano de Registro Civil e Estatísticas Vitais, .

Cargo ou função
Conselheiro representante do Estado brasileiro.
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Representante do MDH na Comissão Permanente de Povos e Comunidades Tradicionais.
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Representante do MDH no Grupo de Trabalho sobre violações de direitos dos Povos Indígenas.
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Representante da SDH no Grupo de Trabalho sobre violações dos direitos de comunidades quilombolas.
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, .

Cargo ou função
Conselheiro Suplente.
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Nacional do Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica, .

Cargo ou função
Coordenador Nacional.

SEDH/PR, SEDH/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Geral, Carga horária: 40

Atividades

06/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Gestão do Patrimônio Genético, .

Cargo ou função
Membro da Câmara Técnica de Povos e Comunidades Tradicionais.
08/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, .

Cargo ou função
Conselheiro Suplente.
01/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Gestor do Sistema de Informação em Registro Civil, .

Cargo ou função
Coordenador Nacional.
01/2016 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Representante da SDH no Grupo de Trabalho sobre violações de direitos das comunidades quilombolas.
12/2015 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Representante da SDH no Grupo de Trabalho sobre violações de direitos dos povos indígenas da região sul.
06/2015 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Representante da SDH na Comissão Permanente de Povos e Comunidades Tradicionais.
03/2015 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Latino-Americano de Registro Civil e Estatísticas Vitais, .

Cargo ou função
Membro representante do Estado brasileiro no Conselho.
03/2015 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Nacional de Registro Civil e Documentação Básica, .

Cargo ou função
Coordenador Nacional.
12/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Política Indigenista, .

Cargo ou função
Conselheiro representante da SEDH.
11/2015 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Coordenador do Grupo de Trabalho sobre violações de direitos na bacia do Rio Doce.
05/2015 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Conselheiro Suplente representante da SDH.

Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Indigenista Especializado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Serviço, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

2/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , LAGERI, LAGERI.

Atividade realizada
Colaborador.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador


Konrad Adenauer Stiftung - Matriz Rio de Janeiro, KAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Antropólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2006 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Projetos da Carteira Indígena do Ministério do Meio Ambiente.
03/2006 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena.

Cargo ou função
Secretário Executivo da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena.
11/2005 - 02/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena.

Serviço realizado
Parecerista de projetos educacionais na área de educação escolar indígena.
10/2005 - 02/2008
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena.

Treinamentos ministrados
Oficinas de gestão da escola para lideranças indígenas
oficinas de gestão do programa de alimentação escolar para lideranças indígenas

Organização dos Estados Iberoamericanos, OEI, Espanha.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Antropólogo Consultor, Carga horária: 40


Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Antropólogo Consultor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Antropólogo Consultor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Alimentação escolar entre povos e comunidades tradicionais no Brasil e Chile: aprendizagens e estratégias para a segurança alimentar e nutricional
Descrição: O objetivo geral desse projeto: - Compreender e descrever as práticas alimentares de povos e comunidades tradicionais e a presença dessas dentro do espaço da alimentação escolar, privilegiando os seus símbolos e significados e considerando a alimentação escolar como espaço-tempo para construção de valores e sentidos relacionados ao direito humano a alimentação adequada. São objetivos específicos: - Realizar um mapeamento de pesquisas realizadas sobre a Alimentação Escolar entre comunidades quilombolas, indígenas e de pescadores; - Produzir material educativo para auxiliar nutricionistas RTs que atuam entre povos e comunidades tradicionais. - Desenvolver oficinas culinárias nas escolas que atendem povos e comunidades tradicionais. - Produzir dois vídeos educativos: 1) visando fomentar o diálogo entre e com os agricultores sobre as questões inerentes ao fornecimento de alimentos para o PNAE, incluindo produção, venda e distribuição; 2) visando a promoção do diálogo entre e com os professores de escolas que atendem povos e comunidades tradicionais sobre questões que relacionem a educação alimentar e nutricional, SAN e cultura. - Realizar seminário nacional a fim de divulgar e debater pesquisas realizadas em torno da alimentação escolar com os diversos atores sociais da escola e foco nos aspectos culturais, educacionais, o direito humano a alimentação adequada e saudável, ciência e tecnologia. - Divulgar a produção de conhecimentos na área de Alimentação Escolar por meio de publicações escritas e digitais. - Oferecer curso de ensino à distância para professores da educação básica com o propósito de abordar temas relacionados à alimentação, promoção da saúde, hábitos de vida saudável, educação alimentar e nutricional e saúde de forma transdisciplinar focando o dia-a-dia escolar (160 horas). - Elaborar relatórios, artigos científicos, artigos de divulgação e notas técnicas desde a perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional do Programa Nacional de Alimentação Escolar para povos e comunidades tradicionais dentro do escopo do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Thiago Almeida Garcia - Integrante / Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca - Coordenador.
2009 - Atual
Cultura, Identidade e Transformações Sociais entre Fronteiras
Descrição: O grupo de pesquisa enfatiza as transformações sociais originadas nas fronteiras concebidas como lugares concretos, espaços imaginados ou limites simbolicamente estabelecidos entre culturas e identidades no mundo contemporâneo. Como noção heuristicamente relevante para a compreensão de narrativas, discursos, dramas e processos sociais de identificação, diferenciação e interculturalidade, a noção de "fronteira" tem possibilitado a articulação de temas relacionados à violência, contato e conflitos interétnicos; movimentos sociais e etnopolíticos; migrações, diásporas e trânsitos identitários;dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas
Descrição: Criado no dia 06 de abril de 2016 pelo Colegiado do CEPPAC, hoje, Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), reunido em sua 144ª reunião, o Observatórios dos Direitos e Políticas Indigenistas (OBIND) pretende obter e sistematizar dados quantitativos e qualitativos sobre processos de territorialização, gestão territorial, conflitos interétnicos, direitos humanos e qualidade de vida de povos e populações indígenas nas áreas reservadas ou em contextos urbanos, de modo a possibilitar visibilidade, comparabilidade, avaliação e orientação para as políticas indigenistas e promoção dos seus direitos, notadamente aqueles pertinentes ao respeito de seus usos, costumes e tradições e ao usufruto exclusivo das terras que tradicionalmente ocupam, reconhecendo para isto a condição sine qua non da promoção da autonomia indígena e a superação da tutela como legado assimilacionista. O OBIND também contribuirá para o campo científico, tanto em nível empírico, como teórico, pois se trata de uma iniciativa pioneira, que servirá para reunir, através de uma rede acadêmica, a diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados na análise das problemáticas sociais indígenas contemporâneas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: INTERETHNIC@ - REVISTA DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERÉTNICAS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: ESTUDOS SOBRE AS AMÉRICAS.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
21º Concurso Inovação no Setor Público, ENAP.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCIA, T. A.; Barnes, E. V. (Org.) . Merenda Tradicional Indígena: diversidade, gestão e autonomia. 1. ed. Brasília: MEC/SECAD, 2007. v. 5000. 22p .

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, T. A.. A política brasileira de promoção do Registro Civil de Nascimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GARCIA, T. A.. Experiência do Brasil na Erradicação do Sub-registro de nascimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GARCIA, T. A.. Direito de consulta e povos indígenas. Análise da aplicação do direito de consulta no Brasil e na Bolívia sob perspectiva comparada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GARCIA, T. A.. A apliacação do direito de consulta previsto na Convenção 169 da OIT no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GARCIA, T. A.. O direito de consulta previsto na Convenção 169 da OIT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GARCIA, T. A.. Aplicação do direito de consulta no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
GARCIA, T. A.. Aplicação do direito de consulta na América Latina: a situação do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
GARCIA, T. A.. A regulamentação dos mecanismos de consulta previsto na Convenção 169 da OIT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GARCIA, T. A.. A educação intercultural indígena no Brasil e na Bolívia a partir de duas comunidades Chiquitano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GARCIA, T. A.. A educação intercultural indígena no Brasil e na Bolívia a partir de duas comunidades Chiquitano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
GARCIA, T. A.. Identidades indígenas, originárias e tradicionais: os sujeitos de direito da consulta livre, prévia e informada. La Paz: Konrad Adenauer Stiftung, 2015 (Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GARCIA, T. A.. Guia de cadastramento de famílias indígenas no Cadastro Único para Programas Sociais - MDS. 2010.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA, T. A.. Educação para Diversidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Consulta.A política nacional de territórios etnoeducacionais. 2011. (Seminário).

2.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia. A educação intercultural indígena no Brasil e na Bolívia a partir de duas comunidades Chiquitano. 2010. (Congresso).

3.
I Congresso Nacional de Antropologia Social y Etnologia. A educação intercultural indígena no Brasil e na Bolívia a partir de duas comunidades Chiquitano. 2010. (Congresso).

4.
Reunião técnica de cooperação Brasil/ Bolívia.A política de educação escolar indígena no Brasil. 2010. (Encontro).

5.
Séptima reunión técnica Consejo Directivo de la Red (CDR) - RECIM.A política de educação escolar indígena no Brasil. 2010. (Encontro).

6.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena de Belém.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia. 2009. (Encontro).

7.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena de Manaus.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia; Diretrizes para a educação escolar indígena. 2009. (Encontro).

8.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena de Marabá.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia. 2009. (Encontro).

9.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena de Rondônia.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia; Diretrizes para a educação escolar indígena. 2009. (Encontro).

10.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena do Acre.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia. 2009. (Encontro).

11.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena do Amapá e Norte do Pará.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia. 2009. (Encontro).

12.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena do Solimões e Vale do Javari.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia; Diretrizes para a educação escolar indígena. 2009. (Encontro).

13.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena dos Povos do Pantanal.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia. 2009. (Encontro).

14.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena do Xingu.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia; Diretrizes para a educação escolar indígena. 2009. (Encontro).

15.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena Guarani.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia. 2009. (Encontro).

16.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena Nordeste I.Diretrizes para a Educação Escolar Indígena. 2009. (Encontro).

17.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena Nordeste II.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia. 2009. (Encontro).

18.
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena do Rio Negro.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia. 2008. (Encontro).

19.
1ª Mostra Nacional de Saúde Indígena. Comissão Nacional de Premiação. 2007. (Congresso).

20.
II Encontro Nacional dos Povos da Floresta. 2007. (Encontro).

21.
III Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas dos Povos Tupi. 2007. (Encontro).

22.
III Seminário da Juventude Tupinambá da Serra do Padeiro.Políticas Públicas para os Povos Indígenas. 2007. (Seminário).

23.
I Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena.Pólíticas do MEC para os Povos Indígenas. 2007. (Encontro).

24.
I Workshop sobre Línguas Indígenas Ameaçadas: estratégias de preservação e de revitalização. 2007. (Oficina).

25.
Reunião dos Técnicos de Educação e Meio Ambiente da FUNAI.Políticas do MEC para os Povos Indígenas. 2007. (Oficina).

26.
Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Educação - Educação Escolar Indígena.Situação da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena. 2007. (Outra).

27.
Reunião sobre a situação da Educação Escolar na Área Xavante.Políticas de educação escolar para o Povo Indígena Xavante. 2007. (Encontro).

28.
Seminário de Gestão: normas e procedimentos para transferências voluntárias da SECAD/MEC. 2007. (Seminário).

29.
Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural. 2007. (Seminário).

30.
Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. 2006. (Congresso).

31.
Conferência Nacional dos Povos Indígenas. 2006. (Congresso).

32.
Diferentes Diferenças. 2006. (Congresso).

33.
Seminário Legislativo Sobre a Criação do Livro de Registro de Línguas. 2006. (Seminário).

34.
1º Seminário Socio-Ambiental dos Índios Tupinambá de Olivença.Políticas Públicas para os Povos Indígenas. 2005. (Seminário).

35.
Conferência Regional dos Povos Indígenas. 2005. (Congresso).

36.
Encontro Nacional de Comunidades Tradicionais. Pautas Para políticas Públicas. 2005. (Encontro).

37.
Projeto de Mobilização das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas para a Gestão da Bacia do Rio das Mortes. 2005. (Seminário).

38.
Seminário Internacional sobre Patrimônio Cultural dos Povos Indígenas. 2005. (Seminário).

39.
Workshop sobre Lingüística Histórica e Linguas em Contato línguas indígenas do Brasil e regiões adjacentes. 2005. (Oficina).

40.
1º Reunião do Fundo Indígena para Povos Indígenas da América Latina e Caribe. 2004. (Simpósio).

41.
Cerimônia ritualística Kuarup - Kamaiurá. 2004. (Outra).

42.
Direito Autoral e Imagem Indígena. 2004. (Seminário).

43.
Encontro dos Administradores e Chefes de Núcleos da Funai.Índios em Brasília. 2004. (Encontro).

44.
A Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho: experiências internacionais e as novas bases do direito indígena no Brasil. 2003. (Simpósio).

45.
Cerimônia ritualística Yamaricumã - Aldeia Kuikuro. 2003. (Outra).

46.
Conferência Nacional do Meio Ambiente. 2003. (Congresso).

47.
Por uma Nova Política Indigenista. 2003. (Seminário).

48.
Respeito aos Direitos dos Povos Indígenas. 2003. (Seminário).

49.
Seminários do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. 2003. (Seminário).

50.
XIX ENECS ? Encontro Nacional de estudantes de Ciências Sociais. 2003. (Encontro).

51.
? II Fórum (in)Consciência Racial: Problematizando as diferenças em busca de uma Universidade plural. 2002. (Congresso).

52.
Brasil em Questão ? A Universidade e as Eleições de 2002. 2002. (Seminário).

53.
VIII FELAA- Fórum Social Latino Americano de Antropologia e Arqueologia. 2002. (Encontro).



Outras informações relevantes


Coladorador - Legislação Indigenista Brasileira e Normas Correlatas Magalhães, Edvard Dias (org.) Brasília: FUNAI/DEDOC, 2005. 700p. ISBN 85-7546-014-5



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