Wilhelm Walgenbach

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2345692141682654
  • Última atualização do currículo em 13/04/2011


Dr. phil. habil. é Filósofo, Pedagogo e Promotor Cultural. Seu interese científico é direcionado à Epistemologia (Conhecimento sobre a Construção de Conhecimento) como a base para a construção de meios heurísticos para o design de sistemas intra, inter e transdisciplinares. Estudou Filosofia, Educação, Teoria da Comunicação,/Jornalismo, Sociologia, Ciências da Música e da Linguagem na Universidade de Münster e Kiel Alemanha. Possui seu Doutoramento em Filosofia, Sociologia e Educação pela Universidade de Kiel, seu >Habilitation< (livre docência) em Didática Geral pela Universidade de Hamburgo. Atividades professionais: Pesquisador Sênior pelo Leibniz Instituto Interdisciplinar de Pedagogia para as Ciências Naturais IPN (1976-2005) e Professor adjunto da Universidade de Hamburgo. (atualmente). Professor Visitante no Brasil: (1) 1995-1998 na Fundação Universidade Federal de Rio Grande FURG - RS/Co-Fundador da primeira Programa de Pós-Graduação >Educação Ambiental< do Brasil, (2) 2006 - com apoio de DAAD) no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo da Vida Silvestre do Instituto de Ciências Biológicas ICB na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG MG, (3) 2010 na FURG (HERDER-docência de DAAD). Membro Fundador e Organizador da rede intercultural >Interdisciplinary Self-System Design INSYDE<, coordenando a participação de artistas e cientistas da Alemanha, Brasil, Dinamarca, Suiça, Holanda e França. O exemplo paradigmático para as atividades científicas de INSYDE é o Experimento Epistemológico >Projeto Água - Descobrimento e Criação de Relidades com Imagens<,. O supracitado experimento é um projeto laureado por dois biênios consecutivos (2005-2006 / 2007-2008) com o Prêmio UNESCO - ONU e incluído na a lista de projetos para a Década do Desenvolvimento Sustentável 2005 2014. Também trabalha com a Artista da Arte Conceitual Judith Walgenbach/ Hamburgo, Laboratory of Epistemological ScienceArts, no Experimento Epistemológico ">A Biomassa Massa de Fermento<. (Apoio desde 1989 através de diferentes Universidades e Agências de Fomento à Pesquisa no Brasil, EU e Alemanha como: CAPES, CNPq, FAPERGS, DAAD, DFG (Deutsche Forschungs-Gemeinschaft), Universidade de Hamburgo, Leibniz Intituto de Pedagogia para as Ciências Naturais IPN na Universidade de Kiel, EU-Programa GRUNDTVIG.. Participou e segue atuando com pesquisadores da Teoria Sociocultural da Atividade (V.V. Davydov - in memoriam, J.Lompscher - in memoriam, Y. Engeström, H. Giest, B. Fichtner, A. Raeithel, Wilhelm T. Wolze entre outros.) É membro da International Society for Cultural Activity Research ISCAR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilhelm Walgenbach
Nome em citações bibliográficas
WALGENBACH, W.


Formação acadêmica/titulação


1975 - 1979
Doutorado em Filosofia da Educação.
Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, C.A.U., Alemanha.
Título: Ansaetze zu einer Didaktik ästhetisch-wissenschaftlicher Praxis (Abordagens de uma Didática para uma prática estética científica), Ano de obtenção: 1979.
Orientador: Karl FREY Christian-Albrecht Universität Kiel / ETH-Zurique.
Bolsista do(a): LEIBNIZ - Institute for Science Education at the University of Kiel.
Palavras-chave: epistemologia; interdisciplinaridade; meios heurísticos; lógicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Interdisciplinaridade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Heurística Epistemológica.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1960 - 1963
Graduação em Professor Segundo Garu.
Universität Muenster, Uni Muenster, Alemanha.
Título: Versuche zur Ästheteischen Redundanzbildung im Musikunterricjt einer Volksschule.
Orientador: Eppendorf.


Livre-docência


1997
Livre-docência.
Universitat Hamburg, U.H., Alemanha.
Título: Interdisziplinaere System-Bildung - Eine Aktualisierung der Theorie der Bildung (HABILITATION=significa o mais elevado grau científico na Alemanha), Ano de obtenção: 1997.
Palavras-chave: epistemologia; interdisciplinaridade; meios heurísticos; Teoria Qualitativa de Sistemans Dinâmicos; Experimentos Epistemológicos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: pesquisa e ensino

Atividades

09/2006 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas, .


Universitat Hamburg, U.H., Alemanha.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Privat-Dozent (Livre Docente), Enquadramento Funcional: Livre Docente

Atividades

1979 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Ensino, Carga horária: 8


Universität Lüneburg, EUPHANA, Alemanha.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Ensino, Carga horária: 4

Atividades

1992 - 1993
Ensino, Arts and Urban Architecture, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Playing in the City - Plans for a City-Center

Institute for Interdisciplinary Self-System Design, INSYDE, Alemanha.
Vínculo institucional

1989 - 2010
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Associação INSYDE e.V., Carga horária: 40


Interdisciplinary Self-System Design INSYDE e.V., INSYDE, Alemanha.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Chairman

Atividades

01/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Qualitativas de Sistemas, .


Leibniz-Institute for Science Education at the University of Kiel, IPN, Alemanha.
Vínculo institucional

1976 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Senior, Carga horária: 38


Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms), W.W.U.M., Alemanha.
Vínculo institucional

1970 - 1976
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Adminstarção, Carga horária: 38

Atividades

01/1970 - 12/1975
Pesquisa e desenvolvimento , Versuchsbegleitende Forschung Gesamtschule, .


Escola de Segundo Grau NRW, HS, Alemanha.
Vínculo institucional

1963 - 1969
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28

Atividades

02/1964 - 12/1969
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática/Música/Alemao

Jugendmusikschule Vreden Ammeloe, JVA, Alemanha.
Vínculo institucional

1960 - 1970
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor musica elemetar/clarinete, Carga horária: 12

Atividades

01/1960 - 12/1969
Ensino,

Disciplinas ministradas
Música Elementar/Clarinete


Linhas de pesquisa


1.
Epistemologia e Teorias Qualitativas de Sistemas Dinâmicos
2.
Epistemologia e Novas Mídias (E- and Distance Learning)
3.
Epistemologia Heurístia (Conhecimento sobre a construção de conhecimento disiciplinar, inter e transdisciplinar)

Objetivo: Theoretical Fundamentation, Realization and Evaluation of Systems in the tension field of Disciplinarity/Differentiation and Inter- amnd Transdisciplinarity/Integration.
Palavras-chave: Conhecimento sobre conhecimento; epistemologia, interdisciplinaridade,lógicas; interdisciplinaridade; conceitos pares categoriais como meios heurísticos.
4.
Experimentos Epistemológicos

Objetivo: Design de Experimetos Epsitemológicos Integracao de Métodos Qualitativos e Quantitavisos Auto-avaliacoa .
5.
Educação Ambiental e Epistemologia (Conhecimento sobre Conhecimento)

Objetivo: Conhecimento sobre Conhecimento Disciplinar Re-subjetivacao de conhecimento objetivo Auto-organizacao de sistemas idisciplinares, inter e transdisciplinares.
6.
Epistemologia, Educação, Formação de Professores, Planejamento de Sistemas Eudcacionais
7.
Ciências de Sistemas Intra, Inter e Transdisciplinares & Auto-Desenvolvimento Humano (>Bildung<)

Objetivo: o Construção do Conhecimento sobre a Construção do Conhecimento 0 Desenvolvemento de um Sistema de Teoria Quálitativa de Sistemas baseada numa Lógica Substantial (>Inhaltliche Logik<) na tradição da Lógica Dialética O Design e realização de Experimentos Epistemológicos o Aplicação dos os Resultados de Epistemologicl Experimentsna a prática social O Design de Sistemas Intra, Inter e Transdisciplinares no contextocooperativo da Rede Intercultural> INTERDISCIPLINARZ SELF;SZSTEM DESIGN\.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação; Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais.
Palavras-chave: Experimentos Epistemológicos; Teoria de Bildung (autodesenvolvimento humano); Teoria de Sistemas; Acessos Intra e Interdisciplinares.


Projetos de pesquisa


2005 - 2007
Interdisciplinary Self-System Design INSYDE - Projeto Imagens da Água
Descrição: Em 1989 com a Profª. Drª Ivone RICHTER (Coordenadora pelo lado brasileiro através da FAPERGS, CNPq e CAPES), Cientistas e Artistas da UFSM, tais como Frederico RICHTER e André PETRY, estabeleceram, junto ao Prof. Dr. Phil. habil. Wilhelm WALGENBACH (Coordenador pelo lado alemão através do DAAD Deutscher Akademischer Austausch Dienst; DFG - Deutsche Forschungsgemeinschaft, e do Leibniz Institut for Research in Science Education - IPN at the University of Kiel) em cooperação com Cientistas e Artistas da Alemanha, Holanda e Suiça, um projeto intercultural e interdisciplinar: o pioneiro Projeto Imagens da Água Integração de Ciências, Tecnologia e Artes. A base científica deste acordo inter-institucional foi o convênio entre a UFSM, assinado pelo então Magnífico Reitor Prof. Gilberto Aquino BENETTI, e o Leibniz-Institute - IPN assinado pelo Diretor desse Instituto naquela ocasião, Prof. Dr. Karl FREY (posteriormente Professor Titular convidado pelo Eidge-nössische Hochschule ETH Zurique). O trabalho começa em direção ao desenvolvimento de fundamentos teóricos integrados e compatíveis à Teoria Histórico-Cultural da Atividade para operacionalizar o design, a realização, a avaliação e a instalação de Experimentos Epistemológicos projetados em diferentes campos científicos investigativos e níveis culturais da Educação, centrados no desenvolvimento de uma sociedade consciente e participativa no âmbito de suas diferentes bases científicas e culturais. Iniciada a cooperação, já de 1989 a 1992, foram realizados projetos em Santa Maria RS e região com doze Escolas e mais de cem Professores de diferentes disciplinas para mais de mil e duzentos estudantes. Os primeiros resultados investigativos foram apresentados e publicados em Eventos científicos realizados no Brasil (Conferência Internacional para o Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro, ECO 92/Agenda 21) e também em outros países, tais como na Alemanha no Congresso da Teoria Histórico-Cultural da Ativi.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Wilhelm Walgenbach - Coordenador / PARENTONI, Rogerio Martins - Integrante / BARBOSA, Francisco Antônio - Integrante / GIEST, Hartmut - Integrante / Ivone Mendes Richter - Integrante / Frederico Richter - Integrante / PETRY Andre de Abreu - Integrante / Bäuerle, Erich - Integrante / PERALTA, Cleusa H.G. - Integrante / FLORES, José V. - Integrante / CHAPMAN, Michael John - Integrante / OESKER, Roland - Integrante / WOLZE, Wilhelm T. - Integrante / BLOCH, Jan Robert - Integrante / WOLZE, Margarete - Integrante / VOOREN, Carolus Maria - Integrante / SCHULDT, Stefan - Integrante / Maria da Graca Carvalho do AMARAL - Integrante / STAUDENMAYER, Ulrich B. - Integrante / STRUWE, Gerd - Integrante / PERES, B.Mônica - Integrante / WALGENBACH, Judith - Integrante / MARONE, Nara C. - Integrante / REIMER, Ricarda T. - Integrante / KLARNER, Günter - Integrante / NIEMANN, Kurt - Integrante / BARBOSA, Paulina Maia - Integrante / FICHTNER, Bernd - Integrante / DILLMANN, Hermann - Integrante / JOHN, Jaime - Integrante / ZIEFUSS, Horst - Integrante / MATAREZI, José - Integrante / Suzanne Penna Rey Sartori Zanella - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutsche Forschungsgemeinschaft - Auxílio financeiro / Deutscher Akademischer Austauschdienst - Auxílio financeiro / Universidade do Vale do Itajaí - Cooperação / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Cooperação / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Universidade Federal da Bahia - Cooperação / Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação / Universitat Hamburg - Auxílio financeiro.
1997 - 1998
Pensamento Sistêmico Interdisciplinar
Descrição: Contribuções para uma Teoria Qualitativa de Sistemas - Fundamentações teóricas e Experimentos Epistmológicos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Wilhelm Walgenbach - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
1991 - 2005
Interdisciplinary Self-System Design INSYDE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Wilhelm Walgenbach - Coordenador / GIEST, Hartmut - Integrante / MARTINS, Rogério P. - Integrante / Ivone Mendes Richter - Integrante / Frederico Richter - Integrante / PETRY Andre de Abreu - Integrante / Bäuerle, Erich - Integrante / PERALTA, Cleusa H.G. - Integrante / CHAPMAN, Michael John - Integrante / OESKER, Roland - Integrante / WOLZE, Wilhelm T. - Integrante / BLOCH, Jan Robert - Integrante / BOERSMA, Kerst - Integrante / Suzanne Rey Zanella - Integrante / Maria da Graca Carvalho do AMARAL - Integrante / WESTPHAL, Walter - Integrante / WALGENBACH, Judith - Integrante / REIMER, Ricarda T. - Integrante / KLARNER, Günter - Integrante / NEVERS, Patricia - Integrante / NIEMANN, Kurt - Integrante / JOHN, Jaime - Integrante.Financiador(es): Leibniz-Institute for Science Education at the University of Kiel - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: INSYDE Edition


Revisor de periódico


1998 - Atual
Periódico: Ambiente & Educação (FURG)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Heurística Epistemológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Interdisciplinaridade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Eduacao Ambiental.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica/Especialidade: Lógica de Complementaridade/Dialética/Lógica Substantial.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Holandês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
UNESCO Decade Project >Education for Sustainable Development< 2005 - 2014, UNESCO.
2007
UNESCO - Dekade Project 2007/2008, UNESCO.
2006
UNESCO - Dekade Projekt 2006/2007, UNESCO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori2008ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori ; WALGENBACH, W. . Muticultural Nursery Rhymes as Elementar Heuristic Means to the development of Linguistic Complex Systems with Self-Activity as Starting Point (Wilhelm von HUMBOLDT). Swiss Association for Applied Linguistics, v. x, p. 1-15, 2008.

2.
WALGENBACH, W.2005WALGENBACH, W.. Lernen und Lehren auf der Grundlage inhaltlich-logischer Verallgemeinerungen. LLf-Berichte Uni Potsdam, v. 2, p. 1-13, 2005.

3.
Coutinho, F.A.2003Coutinho, F.A. ; MARTINS, R. P. ; WALGENBACH, W. . Compartimentalização e hierarquização do currículo. Maestria (Sete Lagoas), v. 1, p. 11-26, 2003.

4.
WALGENBACH, W.1999WALGENBACH, W.. Ego-Atividade, Identidade, Totalidade e a Alteridade de Outro. Ambiente & Educação (FURG), v. 4, p. 59-79, 1999.

5.
WOLZE, W.1997 WOLZE, W. ; WALGENBACH, W. ; SCULDT, S. . Die Erzeugung von Neuem in den Wissenschaften als Orientierung für die Konstruktion heuristischer Mittel. Zeitschrift für Didaktik der Naturwissenschaften, v. 3, p. 52-70, 1997.

6.
WALGENBACH, W.1996WALGENBACH, W.. Laboratório do Pensamento Sistêmico Interdisciplinar (Modelagem Qualitativa de Sistemas Interdisciplinares). Ambiente & Educação (FURG), v. 1, p. 131-139, 1996.

7.
WALGENBACH, W.1996WALGENBACH, W.. Conceitos Básicos da Educação Ambiental do Ponto de Vista da Teoria da Educação Categorial. Ambiente & Educação (FURG), v. 1, p. 47-72, 1996.

8.
MARONE, N. C.1996MARONE, N. C. ; PERALTA, C.H.G. ; WALGENBACH, W. . Projetos de Educação Ambiental na Região de Rio Grande/RS. Ambiente & Educação (FURG), v. 1, p. 15-21, 1996.

9.
OESKER, R.1992OESKER, R. ; WALGENBACH, W. . Flüssiges zwischen Ordnung und Chaos.. Die Grundschulzeitschrift, v. 53, p. 20-23, 1992.

10.
WALGENBACH, W.1992WALGENBACH, W.. Computerbilder zwischen Elementarbildern und Weltbildern. Computer und Unterricht, v. 1992, p. 115-130, 1992.

11.
EULEFELD, G.1991EULEFELD, G. ; FOLWARCZNY, P. ; WALGENBACH, W. . Spurensuche mit Flie gewässern - Informationen sammeln für den Bürger. Praxis Geographie, v. 6, p. 24-26, 1991.

12.
WALGENBACH, W.1989WALGENBACH, W.. Wasser-Gestalten und Wasser gestalten - Bildhaftes in naturwissenschaftlich-technologischen Systembildungen. Pädagogik, v. 9, p. 16-19, 1989.

13.
WALGENBACH, W.1989WALGENBACH, W.. Computerkunst - Materialien und Ideen zur Integration von Kunst, Wissenschaft, Technologie und Alltagskultur. Log In, v. 3, p. 16-19, 1989.

14.
WALGENBACH, W.1988WALGENBACH, W.; OESKER, R. ; STRUWE, G. . Computerbilder in der Umwelterziehung. Log In, v. 3, p. 20-23, 1988.

15.
WALGENBACH, W.1988WALGENBACH, W.; OESKER, R. ; STRUWE, G. . Computerbilder in der Umwelterziehung. Log IN, v. 3, p. 20-23, 1988.

16.
WALGENBACH, W.1986WALGENBACH, W.. Und er bewegt sich doch - Kleiner didaktischer Essay über den Hefeteig. Demokratische Erziehung, v. 10, p. 10-14, 1986.

17.
WALGENBACH, W.1982WALGENBACH, W.. Lernen im Widerspruch von Wildnis und Zivilisation. Pädagogische Rundschau, v. 2, p. 135-151, 1982.

18.
MINNSEN, M.1980MINNSEN, M. ; Buender, W. ; WALGENBACH, W. . 'Analysis of the Evolution of a Science Concept: Macromolecules'--a Case Study to Introduce New Trends in German Teacher-Training. International Journal of Science Education, v. 2, p. 285-293, 1980.

19.
FREY, K.1980FREY, K. ; WALGENBACH, W. . Bildungsforschung - Retrospektive und Prognose. Bildung und Erziehung, v. 35, p. 1-3, 1980.

20.
WALGENBACH, W.1980WALGENBACH, W.. Die ntwicklung theoretischer Systeme als Aufgabe der Bildungsforschung. Bildung und Eriehung, v. 1, p. 24-27, 1980.

21.
HAERTEL, H.1980HAERTEL, H. ; WALGENBACH, W. ; WOLZE, W. . Stromstärle als Grundbegriff; Spannung als Arbeit pro Ladung; Widerstand als Quotient - Es geht auch anders. Der Physikunterricht, v. 4, p. 45-56, 1980.

22.
HÄUSSLER, P.1980HÄUSSLER, P. ; HELLWEG, W. ; WALGENBACH, W. . Der Ansatz der Kollegaschule Nordrhein-Westphalen. Der Physikunterricht, v. 2, p. 55-61, 1980.

23.
SCHILMÖLLER, R.1976SCHILMÖLLER, R. ; SCHÜWER, H. ; WALGENBACH, W. ; ZABEL, H. . Vorstellung und Erläuterung eines Unterrichtsprojekts zur Förderung heuristischen Lernens. In: Die Deutsche Schule, 1976/6, S. 404 - 415. Die Deutsche Schule, v. 6, p. 404-415, 1976.

24.
WALGENBACH, W.1969WALGENBACH, W.. Versuche zur ästhetischen Redundanzbildung im Musikunterricht einer Volksschule. Musik und Bildung, v. 12, p. 551-555, 1969.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WALGENBACH, W.; ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori (Org.) ; PARENTONI, R.M. (Org.) ; BARBOSA, P.M. (Org.) . Isso não é um ambiente - Eu e um lugar importante na minha vida. 1. ed. Hamburgo: University of Hamburg/INSYDE EDITION Vol. VIII Bad Breisig, 2008. v. 15. 25p .

2.
WALGENBACH, W.; RICHTER, I.M. (Org.) ; PETRY, A. (Org.) ; PERALTA, C.H.G. (Org.) ; OESKER, R. (Org.) ; FLORES, J. (Org.) ; CHAPMAN, M. J. (Org.) ; BAEUERLE, E. (Org.) . Images of Water - Discovering and Inventing Realities. 2. ed. Kiel: INSYDE Edition, 2007. 52p .

3.
WALGENBACH, W.. Designing Systems on the Base of Knowledge about Knowledge - The Fluid is the Sensitive Chaos. Kiel: INSYDE Edition, 2007. 92p .

4.
WALGENBACH, W.; ZANELLA, S. R. . Literatura - Teorias, Métodos, Meios. Kiel: INSYDE Edition, 2006. 26p .

5.
WALGENBACH, W.. Bilder einer Landschaft - Entdecken und Erfinden von Wirklichkeiten. Kiel: INSYDE Edition, 2006. 58p .

6.
WALGENBACH, W.. Das Wasser des Lebens, ein sensibles Chaos- Interdisziplinäre Systembildungen mit Flie endem. 1. ed. Kiel: Leibniz-Institute for Science Education at the University of Kiel, 2005. v. 1. 160p .

7.
WALGENBACH, W.. The Water of Life, a Sensitive Chaos - Interdisciplinary System Formation with Fluids. 1. ed. Kiel: Leibniz-Institute for Science Education at the University of Kiel, 2005. v. 1. 160p .

8.
WALGENBACH, W.. Interdisciplinary Self-System Design. Kiel: INSYDE Edition, 2004. 405p .

9.
WALGENBACH, W.. Interdisciplinary Sy

10.
WALGENBACH, W.. Interdisziplinäre System-Bildung - Eine Aktualisierung bildungstheoretischer Ansätze mit Musterbeispielen, empirischen Studien und Implementationsstrategien. Frankfurt-Berlin-New York: Peter Lang Verlag, 2000. 427p .

11.
WALGENBACH, W.; BAEUERLE, E. (Org.) ; CHAPMAN, M. J. (Org.) ; FLORES, J. (Org.) ; OESKER, R. (Org.) ; PERALTA, C.H.G. (Org.) ; PETRY, A. (Org.) ; RICHTER, F. (Org.) ; RICHTER, I.M. (Org.) ; SCMIDT-STETTIN, R. (Org.) ; VOOREN, C.M. (Org.) . Imagens de Água - Reprodução e Criação de Realidades de partir de Imagens de Fluíidos. 1. ed. Rio Grande RS: Fundacao Universidade Federal do Ro Grande RS FURG, 2000.

12.
WALGENBACH, W.. Interdisziplinäre System-Bildung - Ein didaktischer Ansatz auf der Grundlage einer aktualisierten Theorie der kategorialen Bildung. Hamburg: Universität Hamburg, 1998.

13.
HAERTEL, H. ; DUIT, R. ; LAUTERBACH, R. ; MIE, K. ; MIKELSKIS, H. ; WALGENBACH, W. ; WESTPHAL, W. ; WOLZE, W. . I Circuiti Eletrici come Sistema. 6. ed. Bologna: Nicola Zanichelli S.p.A., 1995. v. 2. 97p .

14.
FLORES, J. ; PERALTA, C.H.G. ; PERES, B.M. ; WALGENBACH, W. . FLORES, J., PERALTA, C., PERES, B.M.,.WALGENBACH, W.: Utopias Concretizaveis Interculturais - An Intedisciplinary and Intercultural Concept of Environmental Education.. Rio Grade RS: Fundação Universidade Federal do Rio Grande RS, 1994. 45p .

15.
WALGENBACH, W.. Bilder. Seelze: Friedrich, 1992. 65p .

16.
WALGENBACH, W.; HERWALD, H. . Spielen in der Stadt Lüneburg. Lüneburg: Universität Lüneburg, 1992. v. 1. 63p .

17.
WALGENBACH, W.. Strömungsbilder zwischen Kunst und Computer. Kiel: Institut für die Pädagogik der Naturwissenschaften IPN, 1986. 7p .

18.
MINNSEN, M. ; WALGENBACH, W. . Naturstoffe, Kunststoffe und Das Makromolekulkonzept (Natural Substances, Artifical Substances and the Concept of the Macromolecules). 2. ed. Hildesheim: Verlag Franzbecker KG und IPN Kiel, 1985. v. II. 338p .

19.
BLOCH, J.R. ; Buender, W. ; KÜNZLI, R. ; KATTMANN, U. ; MINNSEN, M. ; PFUNDT, H. ; WALGENBACH, W. ; ZIEFUSS, H. . Generative Fram,ework to Chemistry Education. 1. ed. Kiel: Leibniz-Institute for Science Education at the University of Kiel, 1982. v. 1. 180p .

20.
WALGENBACH, W.. Ansätze zu einer Didaktik ästhetisch-wissenschaftlicher Praxis - Orientierungen für das eigene Denken und Handeln. Weinheim: Beltz Verlag, 1980. 224p .

21.
DUIT, R. ; FREY, K. ; HAFT, H. ; KATTMANN, U. ; PFUNDT, H. ; WALGENBACH, W. . Naturwissenschaftlicher Unterrihct in den Klassen 5 und 6. Koeln: Aulis Verlag, 1978. 176p .

22.
MINNSEN, M. ; WALGENBACH, W. . Didaktische Materialien für Kursplanungen auf der Sekundarstufe II : Fortgang naturwissenschaftlicher Entwicklung am Beispiel des Makromolekülkonzepts ; Konstruktionsprozess und Beispiel zur Erarbeitung von Unterrichtseinheiten für Kollegschulen. Kiel: Leibniz-Institut fürten Pädagogik der Nturwissenschaften IPN, 1977. 379p .

Capítulos de livros publicados
1.
GIEST, H. ; WALGENBACH, W. . System-learning - a new challenge to education - bridging special field to transdisciplinary learning. In: ZINCHENKO, V., ZELTSERMAN, B.. (Org.). Education in the 21th century: achievements and outlooks. Riga: , 2002, v. , p. 21-38.

2.
WALGENBACH, W.. Conhecimento sobre conhecimento. In: PARENTONI, Rogério Martins, MARI, Hugo. (Org.). Universos do Conhecimento. Belo Horizonte MG: UFMG, 2002, v. , p. 41-65.

3.
WALGENBACH, J. ; WALGENBACH, W. . Epistemologische WissenschaftsKunst.. In: Judith Walgenbach. (Org.). Biomasse Hefeteig - Museutopia: Schritte in andere Welten. Hagen: Karl Ernst Osthaus-Museum, 2002, v. , p. 2-6.

4.
WALGENBACH, W.. Sich selbst erfinden. In: VAUPEL, Brigitte. (Org.). Kinder sind Erfinder/Young Creation. Braunschweig: Projektwerkstatt Kinder- und Jugendkultur e.V., 2002, v. 1, p. 1-18.

5.
WALGENBACH, W.; PARENTONI, R.M. ; BARBOSA, F.A. . Módos operativos de Integracao Disciplinar nas Ciências Ambientais. In: Arlindo Philippi Jr; Carlos E. Morelli Tucci; Daniel Joseph Hogan; Raul Navegantes. (Org.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. 01ed.Sao Paulo: Signus Editora, 2000, v. 1, p. 211-245.

6.
GIEST, H. ; WALGENBACH, W. . Entwicklung von Multimediabausteinen zur ökologischen Grundbildung.. In: JÄNKEL, R., LOSCHEDDER, L.. (Org.). Umweltforschung an der Universität Potsdam.. Potsdam: Universität Potsdam, 2000, v. VIII, p. 2331-.

7.
DILLMANN, H. ; WALGENBACH, W. . Soll ich die Welt als lebendige Ganzheit begreifen oder in abstrakte Elemente zerlegen?. In: Klaus Mie, Karl Frey. (Org.). Physik in Projekten. 6ed.Köln: Aulis Verlag Deubner, 1999, v. 1, p. 39-45.

8.
WALGENBACH, W.. Biotechnologie als onderwigs van System-Bildung : Gistdeeg leeft! In: . Groningen: Universität 1993, S. 21 - 24. Heb het lef eens... Biologie-onderwigs en opleiding in het jaar 2000. Groningen NL: University of Groningen, 1993, v. , p. 21-24.

9.
WALGENBACH, W.. Selbsttätigkeit, Anschauung, Abstraktion und Heuristik bei Diesterweg und in Konzepten didaktischer Tätigkeitstheorie.. In: FICHTNER, B., MENCK, P.. (Org.). Pädagogik der modernen Schule - Adolph Diesterwegs Pädagogik im Zusammenhang von Gesellschaft und Schule. Weinheim, München: Juventa, 1992, v. , p. 115-130.

10.
WOLZE, W. ; WALGENBACH, W. . Naturwissenschaftliche Bildung als System-Bildung.. In: HÄUSSLER, P.. (Org.). Physikunterricht und Menschenbildung. Kiel: Leibniz-Institute for Science Education, 1992, v. , p. 163-186.

11.
WALGENBACH, W.; WOLZE, W. . WALGENBACH, W., WOLZE, W.: Education through System Formation - Outline of a Research and Development Program.. In: HILDEBRAND-NILSHON, M., RÜCKRIEM, G.. (Org.). Proceedings of the 1th International Congress on Activity Theory. Berlin: Druck und Verlag System Druck, 1988, v. 3, p. 135-147.

12.
WALGENBACH, W.. Learning at the Interface between Wildness and Civilization. In: Hedegaard, M./Hakkarainen, P./Engeström, Y.. (Org.). : Learning and Teaching on a Scientific Basis - Methodological and Epistemological Aspects of the Activity Theory of Learning and Teaching. Aarhus: University of Aarhus, 1984, v. , p. 263-289.

13.
WALGENBACH, W.. Learning at the Interface between Wildness and Civilization.. In: Hedegaard, M./Hakkarainen, P./Engeström, Y.. (Org.). Learning and Teaching on a Scientific Basis - Methodological and Epistemological Aspects of the Activity Theory of Learning and Teaching. Aarhus: University of Aarhus, 1984, v. , p. 263-289.

14.
WALGENBACH, W.. Ist ein gro e Stadt besser als vier kleine Städte?. Sachunterricht zwischen Alltag und Wissenschaft - Grundlagen und Beispiele für Schulpraxis und Lehrerbildung.. In: LAUTERBACH, R., MARQUARDT, B.. (Org.). Sachunterricht zwischen Alltag und Wissenschaft - Grundlagen und Beispiele für Schulpraxis und Lehrerbildung.. Weinheim: Beltz, 1983, v. , p. 137-145.

15.
WALGENBACH, W.. Curriculumforschung auf der Grundlage systemtheoretischer Strategien und Methoden. In: HAMEYER, U.; FREY, K.; HAFT, H.. (Org.). Handbuch der Curriculumforschung. Weinheim: Beltz, 1982, v. II, p. 569-576.

16.
STAUDENMAYER ; WALGENBACH, W. ; ZIEFUSS, H. . Produktion und Qualifikation als Teil eines Curriculums "Meion Leben und mein zukünftiger Besuch". In: HIMMELMANN, Gerd. (Org.). Arbeit-Technik-Wissenschaft im Unterricht. Bad Salzdetfurth: Franzbecker, 1982, v. , p. 367-370.

17.
WALGENBACH, W.. Versuch zu einem System einer Didaktik ästhetisch-wissenschaftlicher Praxis. In: AREGGER, Kurt, HUBLER, Peter, LANDWEHR, Norbert. (Org.). Bedingungen didaktischen Handelns. 1ed.Kiel: Institut fuer die Pädagogik der Naturwissenschaften an der Universität Kiel, 1980, v. , p. 61-88.

18.
WALGENBACH, W.. Wissenschaftsbestimmter Unterricht auf inhaltlich-logischer Grundlage als zugleich offener und geschlossener Unterricht. In: BLOCH, J.R., KÜNZLI, R., LANG, M.. (Org.). Grundlagenkonzepte der Wissenschaftskritik als unterrichtsstrukturierende Momente.. Kiel: Leibniz-Institute for Science Education, 1978, v. 29, p. 195-213.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARTINS, R. P. ; WALGENBACH, W. . O jazz e a ciência. Jornal da Ciência, , p. 7 - 7, 09 jun. 2000.. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, p. 7 - 7, 09 jun. 2000.

2.
MARTINS, R. P. ; WALGENBACH, W. . Jazz e Interdisciplinaridade. O Tempo, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 03 jun. 2000.

3.
WALGENBACH, W.. Interdisziplinäre System-Bildung. Kunstschulen im Spannungsfeld zwischen Theoriebildung und Praxis, Hannover, p. 29 - 36, 01 dez. 1993.

4.
WALGENBACH, W.. Entdeckendes Lernen zwischen Selbsttätigkeit und Übernahme fertigen Wissens. IFL aktuell, Hamburg, p. 2 - 2, 09 jun. 1990.

5.
WALGENBACH, W.. Lehrerfortbildung auf der Grundlage einer Didaktik ästhetisch-wissenschaftlicher Praxis. Gesamtschul-Informationen, Düsseldorf, p. 171 - 183, 01 jun. 1979.

6.
WALGENBACH, W.. Flie endes Gestalten. IPN-Blätter - Informationen aus dem Institut für die Pädagogik der Naturwissenschaften, Kiel, p. 1 - 3, 01 set. 1900.

7.
WALGENBACH, W.. Interkulturelle Netzwerkarbeit: Neue Medien als Mittel und Inhalt. Adolf-Grimme Institut, Marl, p. 53 - 58.

8.
WALGENBACH, W.; ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori . This is not an Environment. University of Hamburg/INSYDE EDITION Vol. VIII Bad Breisig, Hamburgo - Alemanha, p. 1 - 17.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZANELLA, S. R. ; WALGENBACH, W. ; MALDONADE, I.R. . ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori ; WALGENBACH, W. ; MALDONADE, I. R. . ESTRUTURAÇÕES DE SISTEMAS LINGÜÍSTICOS COMPLEXOS PARA UMA LINGÜÍSTICA OPERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL ATRAVÉS DA HEURÍSTICA EPISTEMOLÓGICA. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, 2008, Montevideo. Libro de Resúmenes. Montevide. In: ALFAL, 2008, Montevidéu. Libro de Resúmenes. Montevidéu, 2008.

2.
ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori ; WALGENBACH, W. . Epistemological Experiments with Heuristic Means for Self-Organize Self-System Design. In: Ecologies of Diversities:The developmental and historical interarticulation of human mediational forms, 2008, San Diego. Ecologies of Diversities:The developmental and historical interarticulation of human mediational forms. San Diego - California/ USA: UCSD, 2008.

3.
WALGENBACH, W.; WOLZE, W. . Education through System Formation - Outline of a Research and Development Program. In: HILDEBRAND-NILSHON, M., RÜCKRIEM, G. (Hrsg.): Proceedings of the 1th International Kongress about Activity Theory. Berlin 1988, S. 135 - 147. In: 1th International Kongress about Activity Theory, 1988, Berlin. Proceedings of the 1th International Kongress about Activity Theory. Berlin 1988. Berlin, 1988. v. 1. p. 136-147.

4.
WALGENBACH, W.. "Stroemungen" in konstruktivistischer Sicht. In: Tagung fuer Didaktik der Physik/Chemie, 1987, Nuernberg. Zur Didaktik der Physik und Chemie. Alsbach/Bergstr.: Leuchturm Verlag, 1987. p. 261-263.

5.
WALGENBACH, W.. Pädagogisches Selbsttätigkeitsdenken und naturwissenschaftliches Selbstorganisationsdenken. In: Physikertagung, 1984, Münster. Vorträge Physikertagung 1984. Gie en: KUHN, W., 1984. p. 158-161.

6.
WALGENBACH, W.; WOLZE, W. ; HAERTEL, H. ; WESTPHAL, W. . Zu einem Forschungsprogramm für die Naturwissenschaftsdidaktik auf der Grundlage einer Theorie der Tätigkeit.. In: Tagung für Didaktik der Physik-Chemie, 1982, Berlin. Vorträge auf der Tagung für Didaktik der Physik-Chemie in Berlin.. Alsbach: Leuchtturm Verlag, 1982. p. 87-89.

7.
WALGENBACH, W.; WOLZE, W. . Die Funktion von Wissen über physikalisches Wissen im Lernproze . In: Frühjakrstagung der Deutschen Physikalischen Gesellschaft, 1980, Gie en. Vorträge der Frühjahrstagung der Deutschen Physijkalischen Gesellschaft DPG. Gie en: Deutsche Physikalische Gesellschaft DPG, 1979. v. 1. p. 236-245.

8.
HEIDEGGER, G. ; WALGENBACH, W. . Integration des allgemeinbildenden und berufsbildenden Schulwesens in der Sekundarstufe II. In: Zur Didaktik der Physik und Chemie, 1979, Bonn. Zur Didaktik der Physik und Chemie. Hannover: SCHROEDEL Verlag, 1977. p. 167-173.

9.
MINNSEN, M. ; WALGENBACH, W. . Perspektiven der Qualitaetsentwicklung aus der Geschichte der Naturwissenschaften - Beispiel Makromolekuelkonzept. In: Zur Didaktik der Physik und Chemie, 1978, Bonn. Vortraege auf der Tagung fuer Didaktik der Physik/Chemie. Hannover: Hermann Schroedel Verlag, 1978. p. 55-57.

10.
Buender, W. ; WALGENBACH, W. . Das Verhaeltnis von Ergebnis und Entwicklung las Problem der Naturwissenschaftsdidaktik. In: Zur Didaktik der Chemie und Physik, 1978, Bonn. Zur Didaktik der Physik und Chemie - Probleme und Perspektiven. Hannover: SCHROEDEL Verlag, 1977. p. 58-60.

11.
HEIDEGGER, G. ; WALGENBACH, W. . Technisch-naturwissenschaftliche Berufstätigkeiot im Spannungsfeld von Spezialisierung und Autonomie/Solidarität. In: Zur Didaktik der Physik und Chemie, 1978, Bonn. Zur Didaktik der Physik und Chemie. Hannover: SCHROEDEL Verlag, 1977. p. 157-159.

12.
WALGENBACH, W.; MINNSEN, M. . Aspekte der Kooperation zwischen Wissenschjaftklern und Unterrichtspraktikern in einer verwissenschaftlichetn Gesellschaft. In: Zur Didaktik der Physik und Chemie, 1977, Bonn. Zur Didaktik der Physik und Chemie. Hannover: SCHROEDEL Verlag, 1978. p. 70-72.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori ; WALGENBACH, W. ; MALDONADE, I.R. . ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori ; WALGENBACH, W. ; MALDONADE, I. R. . ESTRUTURAÇÕES DE SISTEMAS LINGÜÍSTICOS COMPLEXOS PARA UMA LINGÜÍSTICA OPERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL ATRAVÉS DA HEURÍSTICA EPISTEMOLÓGICA. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, 2008, Montevideo. Libro de Resúmenes. Montevide. In: ALFAL, 2008, Montevidéu. Libro de Resúmenes. Monteidéu, 2008.

2.
WALGENBACH, W.; ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori ; MALDONADE, I.R. . WALGENBACH, W. ; ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori ; MALDONADE, I. R. . Reconstruindo a produção do conhecimento objetivo sobre espaços geográficos e as possibilidades de Re-subjetivações. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, 2008, Montevideo. Libro de Resúmenes. Montevideo, 2008.. In: ALFAL, 2008, Montevidéu. Libro de Resúmenes. Montevidéu, 2008.

3.
ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori ; WALGENBACH, W. ; MALDONADE, I.R. . Eu, minha Língua e meu Ambiente Cultural. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, 2008, Montevideo. Libro de Resúmenes, 2008.

4.
MALDONADE, I.R. ; ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori ; WALGENBACH, W. . Teoria Sociocultural da Atividade: uma experiência interdisciplinar no ensino de Espanhol para brasileiros. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, 2008, Montevideo. Libro de Resúmenes. Montevideo, 2008.

5.
WALGENBACH, W.; ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori . Orientacoes Epistemológicas para o desenvolvimento de Ensino e Pesquisa. In: XXI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2006, Santa Maria. XXI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
WALGENBACH, W.; ZANELLA, S. R. . "This is not an Environment" - Reconstructions of objective Knowledge and Possibilities of Re-subjectivations. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
WALGENBACH, W.. Interdisziplinäre System-Bildung - Ein tätigkeitstheoretischer Ansatz zu einer experimentellen ästhetisch-wissenschaftlichen Bildungspraxis. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
WALGENBACH, W.; AMARAL, M. G. C. do . A Teoria de Bildung (=Autodesenvolviento Humano). 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
WALGENBACH, W.. A Teoria de "Bildung" (= autodesenvolvimento humano). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
WALGENBACH, W.; AMARAL, M. G. C. do ; ZANELLA, S. R. . A Teoria de "Bildung" (= autodesenvolvimento humano). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BUGUENO, F.M. ; WALGENBACH, W. . Self-organized System Design. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
WALGENBACH, W.; SZYMANSKI, H. . A Teoria de Bildung (=Autodesenvolviento Humano). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
WALGENBACH, W.; JAIME, J. . Eduacao Ambiental baseada na a Teoria de Bildung (=Autodesenvolvimento Humano). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
WALGENBACH, W.; MARTINS, R. P. . A Construcao de Conhecimento na base de o Realismo Evolionar de C.S. PEIRCE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
WALGENBACH, W.; AMARAL, M. G. C. do . Interdisciplinaridade e a Teoria de Educacao Categorial. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
WALGENBACH, W.. Die Erzeugung von Neuem - Heuristische Mittel für interdisziplinäre Systembildungen. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
WALGENBACH, W.; SKAUMAL, U. ; HAZARD, B. . Bildunsgexperimente als Mittel der Integration von human- und natruwissenschaftlich orintierter Ökologie. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
WALGENBACH, W.. Inter- and Transdisciplinarity in Environmental Sciences and Educatzion. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
WALGENBACH, W.. Basic Conbcepts in Environmental Education. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
WALGENBACH, W.. Imagens Técnicas e Educacao. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
WALGENBACH, W.. Interdisziplinäre Systembildungen mit Wasser. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
WALGENBACH, W.; WOLZE, W. . Der Begriff der modellierenden Information und seine Bedeutung für die Tätigkeitstheorie. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
WALGENBACH, W.; WALGENBACH, J. . Transplantations into History. Trittau: Wassermühle, 2010 (Ausstellungskatalog).

2.
WALGENBACH, W.. Orte des Wissens - Wissenslandschaften: Inszenierung von Erkenntnisprozessen. Hamburg: Kulturbehörde der Freien und Hansestadt Hamburg, 2006 (Kunst-Katalog).

3.
WALGENBACH, W.. Bestandaufnahme "Empirische Erforschung bildungstheoretischer Konzepte". Kiel: Leibniz-Institut für dei Pädagogik der Naturwissenschaften IPN, 1993 (Documentacao).

4.
WALGENBACH, W.. Computer ubnd Kunst. München, 1989. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
FREY, K. ; WALGENBACH, W. . Bildungsforschzung - Retrospektive und Prognose. Hannover, 1980. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
WALGENBACH, W.; DILLMANN, H. . Projektarbeit auf der Grundlage des Ansatzes INSYDE. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GIEST, H. ; WALGENBACH, W. . Waterworlds Interactive Multimedia-Module. University of Potsdam, Potsdam 2003. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Interactive Multimedia-Module).

3.
WALGENBACH, W.. Como construimos conhecimento: Uma abordagem inter e transdisciplinar para pesqisa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
WALGENBACH, W.; BREUNIG, d:r: ; ZANELLA, S. R. . Eu e meu Conhecimento - Pesquisa sobre Auto-Conceitos Metacognitivos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
WALGENBACH, W.; AMARAL, M. G. C. do ; ZANELLA, S. R. . System Design com Meios Heurísticos - Problemas e Possibilidades de. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
WALGENBACH, W.. Qualifizierung für Fachkräfte an Jugendkunstschulen. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
WALGENBACH, W.; JAIME, J. . Educacao Ambiental e a Teoria de Educacao Categorial. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
WALGENBACH, W.; PICH, S. . Pesquisa sobre Autoconcepcoes Metacognitivas - Eu e meu Conhecimento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
WALGENBACH, W.. Operative Menas for Inter- and Transdisciplinary System Design. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
WALGENBACH, W.; BREUNIG, d:r: . Pesquisa sobre Autoconcepcoes Metacognitivas - Eu e meu Conhecimento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
WALGENBACH, W.. Vom Phänomen zum theoriegelietet konstruiertem System. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
WALGENBACH, W.; DILLMANN, H. ; KLARNER, G. . Virtuelle Labyrinthe - Über Elektrizität, Elektronik und Computer. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
WALGENBACH, W.. "Pesquisa Qualitativa". 1997. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
WALGENBACH, W.. Ambiente e Educacao. 1997. (Editoração/Periódico).

15.
WALGENBACH, W.; BLOCH, J.R. ; OESKER, R. ; BURBAT, U. ; FRANK, M. . Systemdesign in the Tensionfiled of Order and Chaos. 1992. .

16.
OESKER, R. ; WALGENBACH, W. . Strömungsbilder. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
WALGENBACH, W.; OESKER, R. . System-Design with Fluid Matter". 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
WALGENBACH, W.; FREIBETRG, H. . System-Design with Fluid Matter. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
OESKER, R. ; WALGENBACH, W. . Stroemungsbilder. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
OESKER, R. ; WALGENBACH, W. . Strömungsbilder II. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
STAUDENMAYER ; WALGENBACH, W. ; ZIEFUSS, H. . Mein Leben und mein zukuenftiger Beruf. 1989. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDAKTISCHE MATERIALIEN FUER DIE PLANUNG NATURWISSENSCHAFTLICHER KURSE AUF DER SEKUNDARSTUFE II).

22.
BURBAT, U. ; WALGENBACH, W. . Mein Verhältnis zur Natur - Umgang mit Naturstoffen am Beispiel Biotechnologie. 1980. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDAKTISCHE MATERIALIEN FUER DIE PLANUNG NATURWISSENSCHAFTLICHER KURSE AUF DER SEKUNDARSTUFE II).

23.
MINNSEN, M. ; WALGENBACH, W. . Entwicklung naturwissenschaftlichen Wissens am Beispiel des Makromolekülkonzepts. 1977. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDAKTISCHE MATERIALIEN FUER DIE PLANUNG NATURWISSENSCHAFTLICHER KURSE AUF DER SEKUNDARSTUFE II).

24.
FREY, K. ; HÄUSSLER, P. ; HEIDEGGER, G. ; MINNSEN, M. ; WALGENBACH, W. . Zwischenbericht über die Arbeit der Assoziierten Wissenschaftlergruppe Naturwissenschaften (AWG) im Kollegstifenversuch NW. 1977. (Relatório de pesquisa).

25.
SCHILMÖLLER, R. ; SCHÜWER, H. ; WALGENBACH, W. ; ZABEL, H. . Vorstellung und Erläuterung eines Unterrichtsprojekts zur Förderung heuristischen Lernens. 1975. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDAKTISCHE MATERIALIEN FUER DIE PLANUNG NATURWISSENSCHAFTLICHER KURSE AUF DER SEKUNDARSTUFE II).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
RICHTER, F. ; SCULDT, S. ; WALGENBACH, W. . Frederico RICHTER: Monumenta Frac Talis-Thomas. 1991. .

2.
WALGENBACH, J. ; WALGENBACH, W. . Transplantations into History. 2010 (Exposição).

3.
WALGENBACH, J. ; WALGENBACH, W. . Wissenslandschaften: Inszenierung von Erkenntnisprozessen. 2006 (Exposição).

4.
RICHTER, I.M. ; PERALTA, C.H.G. ; FLORES, J. ; WALGENBACH, W. ; PETRY, A. ; CHAPMAN, M. J. . "Utopias Concretizáveis Interculturais - Projeto Água . 1992 (Exposição Laboratório Interdisciplinar).

5.
RICHTER, I.M. ; WALGENBACH, W. ; RICHTER, F. ; PETRY, A. ; PERALTA, C.H.G. ; FLORES, J. . "Projeto Água - Integração da Ciencias-Technologia-Artes . 1991 (Exposição Laboratório Interdisciplinar).

6.
PERALTA, C.H.G. ; FLORES, J. ; WALGENBACH, W. ; RICHTER, I.M. ; RICHTER, F. ; CHAPMAN, M. J. ; VOOREN, C.M. . Utopias Concretizáveis - O Fenômeno Água" . 1991 (Exposição Laboratório Interdisciplinar).

7.
RICHTER, I.M. ; RICHTER, F. ; PETRY, A. ; BAEUERLE, E. ; PERALTA, C.H.G. ; FLORES, J. ; WALGENBACH, W. . "Projeto Água - Integração da Ciencias-Technologia-Artes . 1989 (Exposição).

8.
WALGENBACH, W.; BAEUERLE, E. ; OESKER, R. ; WOLZE, W. ; BLOCH, J.R. ; SCMIDT-STETTIN, R. ; BRAAK, J. ; WOLZE, M. . Images of Currents between Arts and Computrs. 1987 (Exposição Laboratório Interdisciplinar).

9.
WALGENBACH, W.; BAEUERLE, E. ; BLOCH, J.R. ; BRAAK, J. ; FREY, K. ; NIEMANN, K. ; SCMIDT-STETTIN, R. ; STAUDENMAYER ; WOLZE, M. ; WOLZE, W. . Strömungsbilder zwischen Kunst und Ciomputer. 1987 (Exposição).

Demais trabalhos
1.
WALGENBACH, W.; KLARNER, G. ; WALGENBACH, J. ; VAN DIEHM, E. ; SPOOR, J. ; SCHOOF, F. ; BRÜNINGSHAIS, A. ; ACKERMANN, H. . Everybody a Reseracher- Interdisciplinary Self-System Design with Fluid Matter. 2002 (Projeto Cultural) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
BOERSMA, K.; WAARLO, A.; WALGENBACH, W.. Participação em banca de Verhoeff, Roald Pieter. Towards systems thinking in cell biology. 2003. Tese (Doutorado em Biology Education) - Universiteit Utrecht.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
WALGENBACH, W.; PASCHEN, H.. Participação em banca de Jan Huebner. Ciências Educacionais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lehramt Sek. II) - Universitat Hamburg.

2.
WALGENBACH, W.; GRAMMES, T.. Participação em banca de Sebatsian Kubon. A Teoria de Bildung (=Autodesenvolvimento humano). 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lehramt Sek. II) - Universitat Hamburg.

3.
WALGENBACH, W.; PASCHEN, H.. Participação em banca de Bea Reutr. Ciências Educacaionais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lehramt Sek. II) - Universitat Hamburg.

4.
WALGENBACH, W.; RIMMELE, R.. Participação em banca de Diferentes Candidatos (24). Didática Geral. 1993. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática Geral) - Institut für die Praxis und Theorie der Schule.

5.
WALGENBACH, W.; RIMMELE, R.. Participação em banca de Diferentes Candidatos. Didática Geral (22). 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática Geral) - Institut für die Praxis und Theorie der Schule.

6.
WALGENBACH, W.; RIMMELE, R.. Participação em banca de Diferentes Candidatos (19). Didática Geral. 1991. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática Geral) - Institut für die Praxis und Theorie der Schule.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Forum Mundial de Cultura, Cidadania e Sustentibilidade. >Cada um - um Pesquisador< - Meios Heurísticos para um Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Congresso).

2.
XXV Encontro do Agricultura Biondinâmica do Cone Sul e IX Conferência Brasileira de Agricultura Bionadinâmica.Pesquisa Empírica no Campo da Anthroposofia. 2010. (Encontro).

3.
ALFAL. XV Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da America Latina - ALFAL.Estruturacciones de Sistemas Lingüísticos complejos para una Lingüística Operativa: una experiencia Interdisciplinaria en el Curso de Letras-Español a través de. 2008. (Congresso).

4.
IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses ABECAN. Como podemos construir o conhecimento novo: design de sistema autoorganizadas com meios heurísticos. 2007. (Congresso).

5.
JAI - Jornada AcaDêmica Integrada - UFSM. WALGENBACH, W. ; ZANELLA, Suzanne Penna Rey Sartori . "Orientações epistemológicas para estruturações de ensino e pesquisa". In: XXI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2006, Santa Maria - RS. XXI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2006.. 2006. (Congresso).

6.
Balu - Zimmer für Kunst und andere . Programm 2005.Jeder ein Forscher - Bildung alös revolutionäres Kulturkonzept. 2005. (Oficina).

7.
INSYDE-Jahrestagung.Interdisziplinarität auf der Grundlage einer Synthese von Tätigkeitstheorie, Bildungtheorie und Sytsemtheorie. 2005. (Encontro).

8.
Efucacao Ambiental e o Construcao de Comhecimento.Conhecimento sobre a Construcao de Conhecimento. 2004. (Oficina).

9.
6. Bundesworkshop.Ich und mein Wissen - Erforschung metakognitiver Selbstkonzepte mit quailiativen Methoden. 2003. (Seminário).

10.
Methodenworkshop der Freien Universität Berlin zur Qualitativen Sozialforschung.Erforschung metakognitiver Selbstkonzepte. 2003. (Seminário).

11.
ISCRAT Fifth Congress: Dealing with Diversity - Tools and resources for human development in social practices. Create the new! Heuristic means for inter- and transdisciplinary activities. 2002. (Congresso).

12.
ISCRAT Fifth Congress: Dealing with Diversity - Tools and resources for human development in social practices. Reserach about "Self-Activity" through "Bildungs-"Experiments. 2002. (Congresso).

13.
ISCRAT Fifth Congress: Dealing with Diversity - Tools and resources for human development in social practices. Heuristic Means forI Inter- and Transdisciplinary System Design. 2002. (Congresso).

14.
Environmental Sciences and Environmental Educatio.Inter- and Transdisciplinarity in Environmental Sciences and Educatzion. 2001. (Oficina).

15.
I Congresso de Educação Ambiental na Área de Mar de Dentro. Mesa Redonda: Desafios para a Educação Ambiental. 2001. (Congresso).

16.
I Congresso de Educacao Ambiental na Área do Pró-Mar-de Dentro. Sindromes do Conhecimento -. 2001. (Congresso).

17.
I Congresso de Educacao Ambiental na Área do Pró-Mar-de Dentro. Hioria sobre a Produicao do Conhecimento - Exemplo o Fluido. 2001. (Congresso).

18.
I Congresso de Educacao Ambiental na Área do Pró-Mar-de Dentro. Pesquisa sobre Autoconcepcoes Metacognitivas - Eu e meu Conhecimento. 2001. (Congresso).

19.
I Congresso de Educacao Ambiental na Área do Pró-Mar-de Dentro. Desafios para a Educacao Ambiental. 2001. (Congresso).

20.
I Congresso de Educação Ambiental na Área do PRÓ-MAR-DE-DENTRO. HISTÓRIA SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A QUALIDADE DE FLUIDO. 2001. (Congresso).

21.
I Encontro Intrdisciplinar no Centro de Ciências da Comunicação.A interdisciplinaridade e a Teoria da Educação Categorial. 2001. (Encontro).

22.
Jahrestagung der Gesellschaft für die Didaktik des Sachunterrichts GDSU.Disziplinarität - Interdisziplinarität - Transdisziplinarität - Zur Integration von Wissen im Sachunterricht der Grundschule. 2001. (Seminário).

23.
The Cultures of Learning: Risk, Uncertainty and Education. Inrerdisciplinary System Design. 2001. (Congresso).

24.
The Cultures of Learning: Risk, Uncertainty and Education. Interdisciplinary Systemdesign with Heuristic Means. 2001. (Congresso).

25.
The Cultures of Learning: Risk, Uncertainty and Education. Interdisciplinary Systemdesign with Heuristic Means. 2001. (Congresso).

26.
Modern System Theories and Education.Learning Activity, System Theory and the Creation of the New. 1999. (Encontro).

27.
Educacao Ambiental e Cidadania".Educacao Ambiental entre Teoria e Prática. 1998. (Seminário).

28.
Erhöhung der Studieneffizienz durch Open Distance Learning via Internet.Multimedia-Baustein zur ökologischen Grundbildung. 1998. (Encontro).

29.
Jahrestagung der Deutschen Gesellschaft für Sachunterricht (GDSU). Sachunterricht auuf der Grundlage einer aktualisierten Theorie der Kategorialen Bildung. 1998. (Congresso).

30.
Jahrestagung der Deutschen Gesellschaft für Sachunterricht GDSU. Virtuelle Labyrinthe - Über Elektrizität, Elektronik und Computer. 1998. (Congresso).

31.
Seminério de Ensino de Ciências.(Auto-)Formcao pela Interdisciplinaridade - Uma Contribucao à Pesquisa sobre Mudanca Conceitual". 1998. (Seminário).

32.
Tagung "Ästhetische Bildung".Ästhetik und Rationalität. 1998. (Encontro).

33.
Zum Verhältnis von Wissenschaft und Technik.Bilder als heuristische Mittel für integrierte Systembildungen. 1998. (Seminário).

34.
Curriculum Development in Primary Schools".Curriculum Development on the Base of the Theory of Categorical Education. 1996. (Oficina).

35.
Ecologia Ampla - Sobre Vivências.Educacao Ambiental - O Sul e o Norte. 1996. (Seminário).

36.
"A questão do conhecimento: visões orientais/ocidentais."Visões Ocidentais: Mitizismo-Alquimia-Racionalismo . 1995. (Encontro).

37.
Abordagens de Educação Ambiental."Teoria e Prática do Projeto Utopias Concretizáveis Interculturais . 1995. (Oficina).

38.
A Teoria de "Bildung"."A Teoria da Educação Categorial . 1995. (Oficina).

39.
Ecologia e Educação Ambiental - Problemas e Concepções da relações.Ecologia e Educação Ambiental. 1995. (Oficina).

40.
Seminário Imagens técnicas e o ensino das artes." - Imagens tradicional e técnicas - A Abordagem de Vilem FLUSSER . 1995. (Seminário).

41.
VIII Semenario Nacional De Oceanografia: Oceanografia Aplicada.palestra Conceitos Básicos da Educação Ambiental . 1995. (Seminário).

42.
10. Seminário Internacional Interdisciplinar As Transformações do Conhecimento.A construção de conhecimento interdisciplinar. 1993. (Seminário).

43.
Das ästhetische Projekt.Bilder vom Wasser - Systembildungen mit einem komplexen Phänomen im Spannungsfeld von Ordnung und Chaos. 1993. (Simpósio).

44.
Kunstschulen im Spannungsfeld zwischen Theoriebildung und Praxis.Interdisziplinäre System-ildung. 1993. (Simpósio).

45.
ChaosOrdnung.Zu Möglichkeiten einer Integration von Kunst und Wissenschaft über Epistemologische Heuristische Mitttel. 1992. (Seminário).

46.
Congress for Theory of mathematical Education. Intredisciplinary Self-System Design through interdisciplinary System-Desing. 1991. (Congresso).

47.
Future of Biology Education.Biomass Yeast Dough - System- Design with a Self-willing Phenomenon. 1991. (Seminário).

48.
Internationales Computerforum. Das Flüssige ist das sensible Chaos - Interdisziplinäre Systembildung im Spannungsfeld von Chaos und Ordnung. 1991. (Congresso).

49.
IPN-Forschungskolloquium.Das Konzept "System-Bildung" und seine empirische Erforschung. 1991. (Seminário).

50.
6th International Congress of the German Association for Semiotics. Iamges of Water - Discovery and Inventions of Realities with Sign Systems. 1990. (Congresso).

51.
II ISCRAT International Congress Activity Theory. "The Fluid is the Sensitive Chaos" - System Design with Fluids. 1990. (Congresso).

52.
IV. Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB). " Integração Ciências-Tecnologia-Artes . 1990. (Congresso).

53.
2. Tagung zur Interdisziplinären Tätigkeitstheorie.Ansätze zur Tätigkeitstheorie in Deutschloand. 1989. (Seminário).

54.
Congresso ACQUA Utopia Concrete. Images of Water - Discovery and Invention of Realities. 1989. (Congresso).

55.
Historisch-genietisches Lernen in den Naturwissenschaften.Zentrum für Interdisziplinäre Forschung (ZIF). 1989. (Simpósio).

56.
Internationales Symposium zur Umwelterziehung.Das Flüssige ist das sensible Chaos - Systembildungen mit einem kompelxen Naturphänomen. 1988. (Simpósio).

57.
Tagung für die Didaktik der Physik/Chemie. Strömungen in konstruktivistischer Sicht - Historisches und Systeamtisches zur Systembildung. 1987. (Congresso).

58.
XXVI. INSEA World Congress. Images of Water - System design to a Phenomenon between Order and Chaos. 1987. (Congresso).

59.
Physikertagung.Pädagogisches Selbsttätigkeitsdenken und naturwissenschaftliches Selbstorganisationsdenken. 1984. (Seminário).

60.
Kongress für Arbeitslehre. Arbeit-Technik Wissenschaft im Unterricht. 1982. (Congresso).

61.
Tagung für Didaktik der Physik/Chemie. Zu einem Forschungsprogramm für die Naturwissenschaftrsdidaktik auf der Grundlage einer Theoire der Tätigkeit. 1981. (Congresso).

62.
Tagung für Didaktik der Physik und Chemie. Aspekte der Kooperation zwischen Wissenschaftkern und Unterrichtspraktikern in einer verwissenschaftlichten Gesellschaft. 1977. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZANELLA, S. R. ; WALGENBACH, W. . I Congresso Nacional do INSYDE - BRASIL (Interdisciplinary Self-System Design). 2006. (Congresso).

2.
WALGENBACH, W.; KLARNER, G. ; WOLZE, W. ; Thiel, F. . INSYDE-Jahrestagung 2005. 2005. (Outro).

3.
WALGENBACH, W.; GIEST, H. ; WOLZE, W. . IVth Seminário Internacional INSYDE. 2004. (Congresso).

4.
WALGENBACH, W.; WOLZE, W. ; KLARNER, G. ; Thiel, F. . III. Seminário Internaticional INSYDE. 2001. (Congresso).

5.
SANTOS, A.K. ; WALGENBACH, W. . I Congresso de Educacao Ambiental na Área do Pró-Mar-de Dentro. 2001. (Congresso).

6.
WALGENBACH, W.; LOMPSCHER, J. ; OESKER, R. . II. Seminário Internacional INSYDE. 1997. (Congresso).

7.
WALGENBACH, W.; WOLZE, W. ; BLOCH, J.R. ; FICHTNER, B. ; GIEST, H. ; KLIEME, E. ; LOMPSCHER, J. ; RAEITHEL, A. . Entwicklung eines empirischen Designs zum Ansatz "Interdisziplinäre System-Bildung INSYDE". 1995. (Outro).

8.
WALGENBACH, W.; FICHTNER, B. ; LOMPSCHER, J. ; RAEITHEL, A. ; KLIEME, E. ; WOLZE, W. ; GIEST, H. ; STAUDENMAYER ; BLOCH, J.R. . Entwicklung eines empirischen Designs für den Ansatz "Interdisziplinäre System-Bildung". 1994. (Outro).

9.
WALGENBACH, W.; WOLZE, W. ; FICHTNER, B. . I. Seminário Internacional INSYDE. 1993. (Congresso).

10.
BAYRHUBER, H. ; WALGENBACH, W. . Naturwissenschaften im Wahlpflichtunterricht (Natural Sciences in Electives). 1980. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Azevedo, João de Nascimento. Aroma and Smell Education by the Kulani Indians in the Amazone. Aroma- und Geruchserziehung in der Kultur brasilianischer Indianer. Início: 2007. Tese (Doutorado em Didaktik der Primarstufe) - Universitat Potsdam. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Angelita da Piva. Rezeption Paulo Freires in der BRD. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudo do Mestrado em Educação) - Universitat Hamburg, . Coorientador: Wilhelm Walgenbach.

2.
Cleusa Helena Guaita Peralta Castell. O conceito de Utopias concretizáveis - elemento gerador de um programa de Educação Ambiental centrado na interdisciplinaridade. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Wilhelm Walgenbach.

Tese de doutorado
1.
Maria da Graça Carvalho do Amaral. O desdobramento de uma atitude teórica em relação à linguagem. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Wilhelm Walgenbach.

2.
Suzanne Rey Zanella. Heuristiken für eine ästhetisch-wissenschaftliche Grundbildung : theoretische Grundlegungen und eine explorative Fallstudie zu einem Bildungsexperiment. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) - Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, . Orientador: Wilhelm Walgenbach.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Frank Schoof. Vergleich des amerikanischen und deutschen Hochschuklsystems auf der Grundlage eines systemtheoretischen Instrumentariums. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Diplom Erziehungswissenschaften) - Universitat Hamburg. Orientador: Wilhelm Walgenbach.

Orientações de outra natureza
1.
BRAAK, Jens. Selbstorganisation und naturwissenschaftlicher Unterricht. 1987. Orientação de outra natureza. (Theorie offener Systeme-Naturwiss. Bildung) - Leibniz-Institute for Science Education at the University of Kiel, Leibniz-Institute for Scienece Eduaction; University of Kiel. Orientador: Wilhelm Walgenbach.



Outras informações relevantes


A Profa. Dra. Co-orientadora deste trabalho é Maria da Graça Gomes Paiva, locada no Curso de Pós-Graduação em Letras na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Durante o período de orientação desta estudante foram feitas três visitas à Alemanha, para elucidação de dúvidas e treinamentos experimentais em diferentes Universidades Alemãs, tais como: C.A.U. - Uni Kiel; Universidade de Hamburgo e Universidade de Potsdam em Berlim.

Diante do interesse em participar do trabalho demonstrado por diferentes colaboradores científicos nas mais diversas áreas do conhecimento, nacionais e internacionais, em 1990, com o propósito de estabilizar os fundamentos institucionais do pioneirismo e vanguardismo revelados nos trabalhos desenvolvidos através do Projeto  Imagens da Água , os supracitados Cientistas e Professores assumiram um novo desafio e fundaram a Associação da Rede Intercultural e Interdisciplinar para o Design de Auto-Sistemas Sustentáveis   INSYDE e.V. Association (Interdisciplinary Self-System Design - Association) cujas atividades incluem editoração e publicação de obras inéditas e de excelência nas pesquisas de caráter inter e transdisciplinar através da Editora INSYDE   e.V., que conta com a supervisão e consultoria de Professores das Universidades Federais e Estaduais do Rio Grande do Sul: Santa Maria (UFSM), Rio Grande (FURG); Santa Catarina: Itajaí (UNIVALI); Minas Gerais: Belo Horizonte (UFMG); Belo Horizonte (PUC   BH),no Brasil; e, nas Universidades e Institutos das Universidades de Kiel, Hamburgo e Potsdam, além do Instituto CREative TAten - CRETA, em Bonn, na Alemanha.  Novos experimentos, grupos de pesquisa, resultados de pesquisa, capítulos de livros e livros também já foram criados e apresentados assim como avaliados, também em diferentes Congressos, Simpósios, Editoras e difercificados eventos e ativ



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 17:43:54