Suzana Cavalheiro de Jesus

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6494340013752525
  • Última atualização do currículo em 27/10/2018


Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Educação Especial, Graduação em Sociologia, Especialização em Gestão Educacional e Mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias indígenas do conhecimento, educação escolar indígena, educação do campo, infância e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suzana Cavalheiro de Jesus
Nome em citações bibliográficas
JESUS, S. C. de;JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito.
Rua 21 de abril
São Gregório
96450000 - Dom Pedrito, RS - Brasil
Telefone: (53) 32437300
URL da Homepage: http://porteiras.unipampa.edu.br/dompedrito/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Pessoas na medida: processos de circulação de saberes sobre o Nhande Reko Guarani na Região das Missões, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Antonella Maria Imperatriz Tassinari.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Pessoa; Conhecimento; Gênero; Mbya-Guarani; Crianças; Patrimônio.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2009 - 2011
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: No campo da Educação Escolar Indígena: uma etnografia sobre Territorialidade, Educação e Infância na perspectiva Mbyá-Guarani,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Ceres Karam Brum.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Antropologia; Indigenismo; Territorialidade; Educação; Infancia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Kuatia: politicas públicas de educação indígena..
Orientador: Prof Drª Ceres Karam Brum.
2010 - 2013
Graduação em Sociologia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em Educação Especial - Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Práticas interdisciplinares no contexto da escola de surdos.
Orientador: Prof Drª Márcia Lise Lunardi.




Formação Complementar


2009 - 2009
Reinventando os Clássicos. (Carga horária: 10h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, ANPOCS, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Tutores em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação de Tutores em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação de Tutores em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação de Tutores em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2005 - 2005
Formação de Prof°: Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 42h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, NDE - Curso de Educação do Campo - Licenciatura, .

Cargo ou função
Integrante - docente.
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Local de Ensino, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Educação do Campo - Licenciatura.
01/2018 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia das Populações do Campo
Antropologia da Alimentação do Campo
Educação em Direitos Humanos
Fundamentos da Educação Especial para a Educação do Campo
07/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Curso da Graduação em Educação do Campo - Licenciatura, .

Cargo ou função
Integrante - Docente.
11/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Local de Pesquisa - UNIPAMPA/Campus Dom Pedrito, .

Cargo ou função
Docente - Curso de Pós-Graduação.
08/2017 - 03/2018
Direção e administração, Campus Dom Pedrito, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em educação do Campo e Ciências da Natureza.
03/2016 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Local de Ensino, .

Cargo ou função
Integrante - Coordenação do Curso de Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza.
03/2016 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Curso da Especialização em Edc. do Campo e Ciências da Natureza, .

Cargo ou função
Integrante - Docente.
11/2015 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação do Campo - Licenciatura, .

Cargo ou função
Presidente.
09/2015 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Local de Concursos - UNIPAMPA/Campus Dom Pedrito, .

Cargo ou função
Integrante - Docente.
03/2016 - 07/2017
Direção e administração, Campus Dom Pedrito, Curso de Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza.

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta.
03/2017 - 06/2017
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências para a Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A formação da sociedade brasileira: Estado, economia e desenvolvimento.
01/2017 - 05/2017
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia das Populações do Campo
Economia Política, Sociedade e Educação
Estagio Curricular Supervisionado Obrigatório ?Observação e Regência nos anos finais do Ensino Fundamental.
03/2016 - 05/2016
Ensino, Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Especial e a Educação do Campo
01/2016 - 05/2016
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia das Populações do Campo
01/2016 - 05/2016
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Círculo de Integração do Conhecimento II
01/2016 - 05/2016
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica IV - Investigação-ação no Ensino de Ciências - contexto da escola
01/2016 - 05/2016
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Gestão Educacional
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Multiculturalismo, Ética e Cidadania.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Colaboradora da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado - CNPq, Carga horária: 40

Atividades

03/2011 - 12/2013
Extensão universitária , Departamento de Antropologia, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Extensão Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior - Financiamento ProExt/MEC.
03/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Corporais I - Turma Guarani
08/2012 - 07/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Infância Indígena ? Carga Horária 54h ? segundo semestre de 2012 ? Turmas Kaingang e Xokleng.
Práticas Corporais I ? Carga Horária 72h ? primeiro semestre de 2013 - ? Turmas Kaingang e Xokleng.
Introdução à Educação Especial e às Políticas Educacionais de Inclusão ? Carga Horária 36h - primeiro semestre de 2013 ? Turmas Guarani e Xokleng
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Docência na disciplina de Infância Indígena - Turma Guarani

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Consultora Técnica, Enquadramento Funcional: Consultora MEC/OEI, Carga horária: 40
Outras informações
Consultoria na área de avaliação e publicação de materiais didáticos para a educação nas relações étnico-raciais.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Estudante

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato UFSM/MEC/FNDE, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato UFSM/MEC/FNDE, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena Primeiro Módulo

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Bolsista FIEX, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato UFSM/MEC/FNDE, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena Primeiro Módulo

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato UFSM/MEC/FNDE, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado em Sala de recursos Multifuncionais.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato UFSM/EaD/FATEC, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Educação Especial à Distância - Licenciatura Plena.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Acadêmica extensionista - Rondonista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Rondon - Formação de professores para atuação junto a alunos com necessidades educacionais especiais, em Tabatinga/AM.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Bolsista FIEX, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Estagiária Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Atendimento de Apoio Pedagógico a alunos incluídos no 3° ano, turma verde, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Acadêmica pesquisadora - voluntária, Carga horária: 8
Outras informações
Participante de Projeto de Pesquisa

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato UFSM/EaD/FATEC, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Educação Especial à Distância - Licenciatura Plena

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Voluntária, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisa Diagnóstica para o Plano Municipal de Educação - Comissão de Educação Especial.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Acadêmica Extensionista - voluntária, Carga horária: 8
Outras informações
Projeto de Extensão desenvolvido na Classe Especial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contrato UFSM/EaD/FATEC, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Educação Especial à Distância - Licenciatura Plena

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Estagiária Voluntária, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio Voluntário na Classe Especial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Aluna Monitora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Acadêmica extensionista, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto de Extensão que prestava atendimento de Estimulação Essencial à crianças com Síndrome de Down.

Atividades

04/2009 - 12/2009
Extensão universitária , FIEX, .

Atividade de extensão realizada
PROJETO ARANDÚ: ENSINAR E APRENDER.
08/2009 - 10/2009
Ensino, Pedagogia - Licenciatura à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora da disciplina de Educação Especial: processos de inclusão
03/2009 - 09/2009
Ensino, Atendimento Educacional Especializado, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos Cegos ou com Baixa Visão
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas Habilidades/Superdotação
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Física
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Mental
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos Surdos
Módulo de Tecnologias Assistivas
Tutora do Curso:
03/2009 - 05/2009
Ensino, Pedagogia - Licenciatura à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora da disciplina de Educação Especial: Fundamentos.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Educação Especial à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora da Disciplina de Desenvovlvimento Infantil
06/2008 - 11/2008
Ensino, Curso de Extensão Atendimento Educacional Especial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas habilidades/Superdotação;
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Física
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Mental;
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Visual;
Módulo de Atendimento Educacional Especializado para alunos Surdos;
Módulo de Tecnologias Assistivas;
Tutora do Curso:
04/2007 - 12/2007
Extensão universitária , FIEX, .

Atividade de extensão realizada
?O cotidiano de índios urbanos: discutindo um processo histórico para desenvolver uma proposta de Antropologia Aplicada à Educação Indígena em Santa Maria?.
09/2007 - 11/2007
Estágios , Curso de Educação Especial, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado/Surdez, realizado no Segundo Ano de Referência do Primeiro Ciclo, Escola Estadual de Educação Especial Drº Reinaldo Fernando Cózer, Santa Maria, RS..
05/2007 - 07/2007
Estágios , Curso de Educação Especial, .

Estágio realizado
Estágio Voluntário relativo a Apoio Pedagógico a alunos incluídos no 3º ano das Séries Iniciais, turma Verde, Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, Santa Maria,.
04/2007 - 07/2007
Estágios , Curso de Educação Especial, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo, realizado em Classe Especial, Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, Santa Maria, RS..
10/2006 - 03/2007
Ensino, Educação Especial à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora da disciplina de Desenvolvimento Lingüístico e Educação do Surdo, do Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, no Pólo de Uruguaiana, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
01/2007 - 01/2007
Extensão universitária , Projeto Rondon, .

Atividade de extensão realizada
Operação Amazônia Ocidental 2007 em Tabatinga (AM) ? ações do Conjunto A (Cidadania e Bem-Estar).
10/2006 - 12/2006
Estágios , Curso de Educação Especial, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado/Dificuldade de Aprendizagem, realizado em Sala de Recursos, Escola Estadual de Ensino Fundamental General Édson Figueiredo.
05/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Gabinete de Projetos do CE, .

Atividade de extensão realizada
?Acompanhamento da Prática Docente Desenvolvida na Classe Especial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias".
05/2006 - 10/2006
Ensino, Educação Especial à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora da disciplina de Informática na Educação Especial, no Curso de Educação Especial à Distancia, no Pólo de Uruguaiana, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS,
04/2006 - 06/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação - UFSM, .

Serviço realizado
Pesquisa de diagnóstico de Educação Especial, referente ao Plano Municipal de Educação no município de Santa Maria para a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria.
09/2005 - 05/2006
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação Especial - UFSM, Departamento de Educação Especial - UFSM.

Atividade realizada
Monitora da Disciplina EDE 1008 ? Desenvolvimento lingüístico e Educação do Surdo, Departamento de Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS..
04/2005 - 05/2006
Estágios , Curso de Educação Especial, .

Estágio realizado
Estágio Voluntário relativo a monitoria em Classe Especial, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, Santa Maria, RS.
03/2005 - 12/2005
Extensão universitária , DEPTO-OTORRINO-FONOAUDIOLOGIA, .

Atividade de extensão realizada
?Estimulação Essencial em crianças com Síndrome de Down?.

Prefeitura Municipal de Santa Maria, P/SANTA MARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio de Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária da SMED, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária da Superintendência de Educação Básica, da Secreataria de Município da Educação de Santa Maria.


Escola de Educação Infantil Anjinho da Guarda, EEIAG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Educação Infantil, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Alcances da interculturalidade: uma etnografia sobre formação de professores indígenas nas Licenciaturas em Educação do Campo.
Descrição: O projeto visa conhecer a trajetória de estudantes indígenas matriculados nas Licenciaturas em Educação do Campo (LEDoCs). Configura-se em uma etnografia multi-situada (MARCUS, 1998) a ser desenvolvida nas universidades, nas aldeias de origem dos acadêmicos, encontros e seminários sobre Educação do Campo. A pesquisa nestes espaços permitirá compreender os sentidos do ensino superior e da proposta da educação do campo para acadêmicos, lideranças indígenas e comunidade como um todo. Do mesmo modo, nos proporcionará um panorama sobre os cenários educacionais, políticos e territoriais vividos por estas populações, bem como sobre as problemáticas que tais configurações apresentam à formação de professores indígenas no âmbito das LEDoCs..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Coordenador.
2017 - Atual
Marcadores da diferença, interseccionalidades e a produção de alteridades nos processos educativos e de socialização
Descrição: O presente projeto visa compreender como as convenções sociais relativas aos marcadores sociais da diferença (em especial os de gênero, sexualidade, raça/etnia e desigualdades socioeconômicas) são constituídas, incorporadas e reproduzidas nos processos educativos e de socialização de modo a identificar a produção de alteridades e de desigualdades no contexto uruguaianense. Para tanto, utiliza-se da abordagem qualitativa de pesquisa, a partir do método etnográfico multissituado, a partir das técnicas de pesquisa qualitativa como a observação participante e entrevistas semi-dirigidas, bem como pesquisas documentais e bibliográficas. Assume três grandes eixos de investigação: etnografia da vida cotidiana de uma região da cidade, a partir da convivência com um grupo de famílias compostas por diferentes gerações; etnografia da vida escolar e etnografia da tramitação de projetos de lei voltados à articulação entre Educação formal e marcadores sociais da diferença. Objetiva-se, com esta pesquisa, contribuir para a produção de conhecimento e dados qualitativos sobre valores, práticas e comportamentos culturais no contexto uruguaianense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Alinne Bonetti - Coordenador / Fabiane Ferreira da Silva - Integrante / Joacir Costa - Integrante.
2011 - 2017
Compreensões Antropológicas sobre Conhecimentos Nativos: um diálogo em rede
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Et. al - Integrante / Antonela Maria Imperatriz Tassinari - Coordenador / Emilene Leite de Sousa - Integrante / Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque - Integrante / Clarissa Rocha de Melo - Integrante / Melissa Santana de Oliveira - Integrante / Nádia Philippsen Fürbringer - Integrante.
2005 - 2007
?Estudo do comportamento e das necessidades de alunos com deficiência mental que apresentam quadros de psicose?
Descrição: Estudo de caso, que acompanhou um aluno com deficiência mental que apresenta quadro de psicose e um autista, ambos com sete anos de idade, frequentando classe especiai. O trabalho visou conhecer suas necessidades e as formas de intervenção pedagógicas utilizandas, a fim de selecionar recursos didáticos específicos para o trabalho em sala de aula, com esses alunos, visando a inclusão escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Andréa Tonini - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - 2017
Pampa: Retratos do Bioma e sua gente
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Maritza Costa Moraes - Integrante / Denise da Silva - Integrante / Vinicius Piccin Dalbianco - Coordenador / Roni Peronio - Integrante / Aniara Machado - Integrante / Andréia Nunes Sá Brito - Integrante.
2017 - Atual
Nos diz respeito: diálogos sobre educação do campo e interseccionalidades
Descrição: O projeto de extensão ?Nos diz respeito: diálogos sobre educação do campo e interseccionalidades? objetiva promover espaços e tempos de discussão sobre gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e relações de classe junto à estudantes e professores da educação do campo, estendendo-se para a comunidade universitária da Unipampa/Campus Dom Pedrito e comunidade pedritense em geral. Para tanto, propõem-se a desenvolver oficinas pedagógicas nas escolas do campo, rodas de conversa, intervenções artísticas e palestras no espaço do Campus Dom Pedrito. Tais atividades visam problematizar os elementos que compõem subjetividades e que são comumente relegados ao âmbito da esfera privada, como se não estivessem relacionados à vida pública ? dentro das políticas educacionais, de assistência social e atenção à saúde. Quer-se debater que gênero, classe, sexualidade e pertencimento étnico-racial, vistos de uma perspectiva interseccional, dizem respeito à todas e todos nós, de modo que falar sobre estes temas contribui para a superação de diversas formas de violência física e simbólica, percebidas em nossa sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) .

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Coordenador / Annie Mehes Maldonado Brito - Integrante / Maritza Costa Moraes - Integrante / José Guilherme Franco Gonzaga - Integrante / Marilisa Bialvo Hoffmann - Integrante / Fernanda Machado Mena - Integrante.
Financiador(es): Programa de Desenvolvimento Acadêmico - UNIPAMPA - Bolsa / Programa de Apoio à Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
2016 - Atual
Formação Continuada de Professores do Campo da Região da Campanha
Descrição: O presente projeto de extensão tem por finalidade proporcionar a formação continuada de professores e professoras que atuam em escolas do campo. Uma vez que a metade sul do Rio Grande do Sul apresenta uma significativa demanda de formação profissional, as quais atendam as necessidades dos protagonistas que vivem no e do Campo. Neste sentido, o Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza ? Campus Dom Pedrito foi provocado por movimentos sociais e escolas a oportunizar espaços de diálogos, reflexões e estudos: sobre processos de ensino e aprendizagem; interdisciplinaridade; análise critica da sociedade e prática docente. Com isso espera-se entre outras, uma ressignificação da prática pedagógica das escolas do Campo e o estreitamento do diálogo entre o Curso, os professores e professoras das escolas do campo e as Instituições envolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Maritza Costa Moraes - Integrante / José Guilherme Franco Gonzaga - Integrante / Denise da Silva - Coordenador / Vinicius Piccin Dalbianco - Integrante / Adriano Esteve - Integrante / Camilla Pacheco Vianna - Integrante.
2012 - 2012
Programa de Extensão Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Et. al - Integrante / Antonela Maria Imperatriz Tassinari - Coordenador / Antonio Luis Fermino - Integrante / Marcelo Henrique Romano Tragtenberg - Integrante / José Nilton de Almeida - Integrante / VÂnia Beatriz Monteiro da Silva - Integrante / Raquel Mombelli - Integrante.
2011 - 2011
Apoio Pedagógico e Inserção Social
Descrição: Apoio pedagógico para alunos da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Coordenador / Et. al - Integrante / Joana Maria Pedro - Integrante.
2009 - 2009
ARANDÚ: ENSINAR E APRENDER
Descrição: O projeto tem registro no Gabinete de Projetos do Centro de Educação da UFSM, contou com bolsa e auxílio FIEX e foi incorporado ao Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria (RS). Constitui-se no desenvolvimento de uma proposta curricular de educação infantil para as crianças Mbyá-Guarani. Da mesma forma, teve como objetivo planejar e desenvolver atividades condizentes com a cultura do grupo, no âmbito da educação infantil, e elaborar uma cartilha em Guarani Mbyá. A produção deste material poderá subsidiar a continuidade da educação básica para crianças do grupo, por meio da educação bilíngüe. Somado a isto, a parceria com a Secretaria de Município da Educação, proporcionou uma consultoria para a elaboração do Plano de Ação da Educação Indígena e a caracterização da Visão Diagnóstica e das prioridades da Modalidade Educação Indígena, no Plano de Ações Articuladas da Secretaria..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Ceres Karam Brum - Coordenador / Daiane Amaral dos Santos - Integrante / Maria Catarina Chitolina Zanini - Integrante.
Financiador(es): Fundo de Incentivo a extensão - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8
2007 - 2007
O COTIDIANO DE ÍNDIOS URBANOS: DISCUTINDO UM PROCESSO HISTÓRICO PARA DESENVOLVER UMA PROPOSTA DE ANTROPOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO INDÍGENA EM SANTA MARIA
Descrição: Os objetivos do projeto centraram-se em conhecer e compreender os Modos de Ser de Guaranis Mbyá, que estão durante o dia no Calçadão de Santa Maria. Neste sentido, procuramos investigar os lugares que a educação, em suas dimensões formais e informais ocupa em suas culturas, a fim de elaborar uma proposta educacional de extensão universitária, condizente com seus anseios e necessidades grupais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Ceres Karam Brum - Coordenador.
Financiador(es): Fundo de Incentivo a extensão - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9
2007 - 2007
Projeto Rondon
Descrição: Projeto do Ministério da Defesa que financia ações de extensão em nível nacional. Nossa atuação se deu através de um curso de formação de professores para atuação junto a alunos com necessidades educacionais especiais e capacitação de agentes de saúde, em Tabatinga (AM)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Ubiratan Tupinambá da Costa - Coordenador / Fabiane Adela Toneto Costas - Integrante / Mirian Saldanha - Integrante / Jociele Anchieta - Integrante / Anajara Gomes - Integrante / Flávia Durgante - Integrante / Vitor Callegaro - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Defesa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2006
ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NA CLASSE ESPECIAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DUQUE DE CAXIAS
Descrição: O projeto visou o acompanhamento da prática pedagógica da professora da Classe Especial, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, a fim de auxiliá-la nas atividades em sala de aula. Essa proposta foi elaborada a partir de uma solicitação da escola, tendo em vista que a Classe Especial estava atendendo alunos de diferentes faixas etárias e com necessidades educacionais especiais muito diversas (deficiência mental, autismo, psicose, deficiência visual e deficiência física). Assim, foram realizadas observações do trabalho da professora e do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como entrevista familiar com seus pais e/ou responsáveis, um estudo sobre suas necessidades educacionais especiais e um trabalho de auxílio à professora nas atividades em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Maureline Petersen - Integrante / Clarissa dos Santos Debus - Integrante / Débora Carvalho Soccal - Integrante / Patrícia de Almeida Cunha - Integrante / José Luiz Padilha Damilano - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2005
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Descrição: O projeto desenvolveu atendimentos de Estimulação Essencial com crianças com Síndrome de Down, na faixa etária de zero a três anos e onze meses. Tais atendimentos eram baseados em pesquisas e reflexões desenvolvidas em um grupo de estudos, composto pelos acadêmicos extensionistas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Et. al - Integrante / Maureline Petersen - Integrante / Clarissa dos Santos Debus - Integrante / Débora Carvalho Soccal - Integrante / Patrícia de Almeida Cunha - Integrante / Liane Camatti - Integrante / Jô Mendonça - Coordenador.


Outros Projetos


2008 - 2008
CURSO DE LICENCIATURA A DISTANCIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? GRADUAÇÃO ? OFERTA III ANO
Descrição: Projeto de ensino, desenvolvido pela coordenação, professores e tutores do Curso de Educação Especial a Distância, licenciatura plena, da Universidade Federal de Santa Maria. Suas atividades consistiram em estudos acerca das potencialidades do ambiente virtual de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento de atividades que contemplassem os conteúdos de cada disciplina e interação constante com os alunos, a fim de avaliar a prática pedagógica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Suzana Cavalheiro de Jesus - Integrante / Et. al - Integrante / Andréa Tonini - Coordenador / José Luiz Padilha Damilano - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JESUS, S. C. de2018JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. . Antropologia como educação: um diálogo sobre experiências de ensino da antropologia em cursos de formação de professores e seus desafios. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 54, p. 217-228, 2018.

2.
BRUM, CERES KARAM2015 BRUM, CERES KARAM ; JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE . Mito, diversidade cultural e educação: notas sobre a invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul e algumas estratégias nativas de superação. Horizontes Antropológicos (Online), v. 21, p. 201-227, 2015.

3.
TASSINARI, A. M. I.2013 JESUS, S. C. de; TASSINARI, A. M. I. ; ALMEIDA, J. N. ; IORIS, E. M. . A presença de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina: um panorama a partir do Programa de Ações Afirmativas - PAA/UFSC.. Século XXI - Revista de Ciências Sociais, v. 3, p. 213-236, 2013.

4.
JESUS, S. C. de;JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE2012JESUS, S. C. de. La mondialisation des sciences sociales. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 18, p. 391-394, 2012.

5.
JESUS, S. C. de;JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE2010JESUS, S. C. de. Brincadeiras de crianças Mbyá-Guarani no urbano: reflexões acerca da Antropologia e da Psicologia da Educação. Educação (UFSM), v. 35, p. 111/1-124, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
JESUS, S. C. de; SILVEIRA, N. H. (Org.) ; MELO, C. R. (Org.) . Diálogos com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas. 1ª. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2016. v. 1. 254p .

2.
JESUS, S. C. de. No Campo da Educação Escolar Indígena: reflexões a partir da infância Mbya-Guarani. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2015. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
TASSINARI, A. M. I. ; MONTARDO, D. L. O. ; MELO, C. R. ; SOUSA, E. L. ; OLIVEIRA, M. S. ; JESUS, S. C. de ; CARIAGA, D. ; VASCONCELOS, V. ; REFATTI, D. . Educação, Infância e Diversidade: desafios à Antropologia e às Políticas Públicas. In: Deise Lucy O. Montardo, Márcia Regina C. F. Rufino. (Org.). Saberes e Ciência Plural: diálogos e interculturalidade em Antropologia. 1ªed.Florianópolis: Editora UFSC, 2017, v. , p. 99-122.

2.
JESUS, S. C. de; BENITES, S. . Sobre aqueles corpos que se distinguem: noção de pessoa e educação inclusiva em contextos guarani. In: SILVEIRA, N. H.; MELO, C. R.; JESUS, S.C. de.. (Org.). Diálogos com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas.. 1ªed.Florianópolis: Editora UFSC, 2016, v. 1, p. 169-188.

3.
JESUS, S. C. de; SEARA, E. C. R. . Práticas corporais no cotidiano de crianças guarani: ensino e aprendizagem a partir de brincadeiras.. In: SILVEIRA, N. H.; MELO, C. R.; JESUS, S.C. de.. (Org.). Diálogos com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas. 1ªed.Florianópolis: Editora UFSC, 2016, v. 1, p. 211-225.

4.
JESUS, S. C. de. Intersecções entre gênero, geração e etnia: nos caminhos da educação escolar indígena. In: SILVA, F. F. da; BONETTI, A. de L.. (Org.). Gênero, interseccionalidades e feminismos: desafios contemporâneos para a Educação. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2016, v. 1, p. 112-124.

5.
JESUS, S. C. de. Doses de conhecimentos através da escola: sobre humanos, deuses e transformações no mundo, na perspectiva mbya. In: Antonella Tassinari, José Nilton de Almeida, Nicanor Rebolledo. (Org.). Diversidade, Educação e Infância: reflexões antropológicas. 1ed.Florianópolis: EDUFSC, 2014, v. , p. 277-293.

6.
JESUS, S. C. de. Acampamentos indígenas no Sul do Brasil: os diversos olhares para a educação e a infância Mbyá-Guarani. In: TASSINARI, A.M.I.; GRANDO, B. S.; ALBUQUERQUE, M. A. dos S.. (Org.). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 0ed.Florianópolis: EdUFSC, 2012, v. 1, p. 141-161.

7.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. ; SANTOS, D. A. . A violência simbólica praticada contra grupos indígenas no urbano: dialogando com a diferença cultural e os direitos humanos. In: Helenise Sangoi Antunes. (Org.). Escola que Protege: dimenssões de um trabalho em rede. 1ed.Porto Alegre: Asterisco, 2010, v. 1, p. 120-131.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JESUS, S. C. de. O ?lá? também fica ?aqui?: notas sobre o ensino de antropologia na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal - RN. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia - Grupos de Trabalho, 2014.

2.
JESUS, S. C. de. A escola enquanto tempo e espaço de mulheres: reflexões sobre saberes femininos mbyá.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: desafios atuais dos Feminismos, 2013, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10, 2013.

3.
JESUS, S. C. de. Educação e Territorialidade: poderes e saberes nativos em um acampamento Mbyá-Guarani. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011, Curitiba. Programação - Grupos de Trabalho - GT 54, 2011.

4.
JESUS, S. C. de. Entre saberes científicos e tradicionais: as significações de crianças Mbyá-Guarani de Santa Maria - RS. In: 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. Anais 27ª RBA - CD Virtual, 2010.

5.
JESUS, S. C. de. KUATIA : políticas públicas de educação indígena em Santa Maria, RS - Brasil. In: Reunião de Antropologia do Mercosul - RAM, 2009, Buenos Aires. RAM 2009 - VIII Reunión de Antropologia del Mercosur, 2009.

6.
JESUS, S. C. de. Brincadeiras de crianças Mbyá Guarani no urbano de Santa Maria, RS: educação, cultura e identidade étnica. In: 33° Encontro Encontro Anual ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2009, Caxambu. GT 16 - Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais, 2009.

7.
JESUS, S. C. de. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E DIREITOS HUMANOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. In: II Curso de profissionais da Educação - A Escola que Protege, 2009, Santa Maria. Anais II Curso de profissionais da Educação - A Escola que Protege, 2009.

8.
JESUS, S. C. de. Educação Escolar Indígena: significações de um grupo Guarani Mbyá. In: III Seminário Nacional de Filosofia e Educação, 2009, Santa Maria. III Seminário Nacional de Filosofia e Educação. Santa Maria, 2009.

9.
JESUS, S. C. de. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA E ÍNDIOS NO URBANO: do macro para o micro, as representações e os anseios grupais M?byá-Guarani. In: 14ª Jornada Nacional da Educação ? A Educação na Sociedade dos Meios Virtuais, 2008, Santa Maria. ANAIS DA 14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais - Comunicações. Santa Maria, 2008.

10.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. ; SANTOS, D. A. . A Violência Simbólica Praticada Contra Grupos Indígenas no Urbano: dialogando com a Diferença Cultural e os Direitos Humanos.. In: I Curso de formação de Profissionais da Educação: a escola que protege, 2008, Santa Maria. Anais do I Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege. Santa Maria: Gráfica e imprensa Universitária, 2008. v. 1. p. 55-63.

11.
JESUS, S. C. de; OLIVEIRA, Eveline Zanon ; PINHEIRO, Daiane . A gestão e a organização escolar frente à proposta de educação Inclusiva: uma articulação a partir das representações de docentes das classes comuns do ensino regular. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro Da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos - SP. II Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: ABAPEE/UFScar, 2008.

12.
JESUS, S. C. de; LUNARDI, Márcia Lise . A Construção de um espaço de inclusão para alunos surdos no ensino comum: as representações de um professor surdo e de uma instrutora de língua de sinais. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. III Congresso de Educação Especial. São Carlos: ABPEE/UFScar, 2008.

13.
JESUS, S. C. de. A formação continuada no dia-a-dia do professor: uma experiência de capacitação de professores do ensino regular para atuação junto a alunos com necessidades educacionais especiais em Tabatinga/AM. In: XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação, 2007, Santa Maria. XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação, 2007. v. único.

14.
JESUS, S. C. de; PETERSEN, M. ; DEBUS, C. S. ; SOCCAL, D. C. ; CUNHA, P. A. . Acompanhamento da Prática Pedagógica, desenvolvida na Classe Especial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. In: XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação, 2007, Santa Maria. XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação, 2007.

15.
JESUS, S. C. de; TONINI, A. . Estudo do comportamento e das necessidades de alunos com deficiência mental que apresentam quadros de psicose. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial - Anais, 2007. v. único.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALBRECHT, M. E. B. ; JESUS, S. C. de . Mapeando Alteridades: notas sobre estudantes indígenas nas Licenciaturas em Educação do Campo. In: IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades., 2018, Uruguaiana - RS. IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades., 2018. v. 0. p. 60-65.

2.
JESUS, S. C. de; VEBER, T. F. ; RODRIGUES, N. R. ; MACHADO, T. M. ; CUNHA, E. P. . A Reforma da Previdência Social e a desigualdade de gênero: reflexões sobre as mulheres trabalhadoras. In: IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades., 2018, Uruguaiana-RS. IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades., 2017. p. 320-324.

3.
SANTOS, I. B. ; JESUS, S. C. de . Coletivo Irmãs de Malala. In: IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades., 2018, Uruguaiana. IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades., 2017. p. 333-338.

4.
MENA, F. M. ; JESUS, S. C. de ; ALBRECHT, M. E. B. ; SANTOS, I. B. ; SOUZA, M. P. . Nos diz respeito: diálogos sobre educação do campo e interseccionalidades. In: IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades., 2018, Uruguaiana-RS. IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades., 2017.

5.
MENA, F. M. ; JESUS, S. C. de ; SANTOS, I. B. ; SOUZA, M. P. ; ALBRECHT, M. E. B. . Nos diz respeito: diálogos sobre educação do campo e interseccionalidades. In: IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. Anais do IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017. v. 9.

6.
ALBRECHT, M. E. B. ; JESUS, S. C. de . Mapeando Alteridades: notas sobre estudantes indígenas nas Licenciaturas em Educação do Campo. In: IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento - RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017. v. 9.

7.
JESUS, S. C. de. Brincadeiras de crianças Mbyá Guarani no urbano de Santa Maria, RS: educação, cultura e identidade étnica. In: 33ª Encontro Anual ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2009, Caxambu. 33ª Encontro Nacional da ANPOCS, 2009.

8.
JESUS, S. C. de; LUNARDI, Márcia Lise . Práticas Interdisciplinares e a Proposta de Ensino Bilíngüe na Educação de Surdos. In: XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas, 2008, Santa Maria. XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas: licenciaturas integradas em prol da educação. Santa Maria, 2008. v. único.

9.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. . Políticas Públicas de Educação Indígena e Índios no Urbano: do macro para o micro, as representações e os anseios grupais M?byá-Guarani. In: 23ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2008, Santa Maria. 23ª Jornada Acadêmica Integrada - CD. Santa Maria: UFSM, 2008.

10.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. . O cotidiano de índios urbanos: discutindo um processo histórico para desenvolver uma proposta de Antropologia Aplicada à Educação Indígena em Santa Maria. In: 22ª Jornada Acadêmica Integrada, 2007, Santa Maria. Anais da 22ª Jornada Acadêmica Integrada, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JESUS, S. C. de. Um diálogo intercultural? Reflexões sobre a participação observante em uma etnografia com crianças Mbyá-Guarani no Sul do Brasil. In: Pesquisa e Infância: os desafios que as crianças lamçam à etnografia, 2011, Porto. Livro de Resumos, 2011. v. 1.

2.
JESUS, S. C. de. Brincadeiras de crianças Mbyá Guarani no urbano de Santa Maria, RS: educação, cultura e identidade étnica. In: 33º Encontro Anual da Anpocs - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2009, Caxambu - MG. ANPOCS - 33º Encontro Anual, 2009. p. 372-372.

3.
JESUS, S. C. de; LUNARDI, Márcia Lise . A Construção de um espaço de inclusão para alunos surdos no ensino comum: as representações de um professor surdo e de uma instrutora de língua de sinais. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro Da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. III CBEE - III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro Da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: ABPEE/UFSCar, 2008. p. 190-190.

4.
JESUS, S. C. de; OLIVEIRA, Eveline Zanon ; PINHEIRO, Daiane . A gestão e a organização escolar frente à proposta de educação Inclusiva: uma articulação a partir das representações de docentes das classes comuns do ensino regular. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro Da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. III CBEE - III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro Da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: ABPEE/UFSCar, 2008. p. 114-114.

5.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. . Políticas Públicas de Educação Indígena e Índios no Urbano: do macro para o micro, as representações e os anseios grupais M?byá-Guarani. In: III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional, 2008, Santa Maria. III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - Centro de Educação - UFSM. Santa Maria: CD-ROM, 2008.

6.
JESUS, S. C. de. A Educação na Vida de Índios Urbanos em Santa Maria. In: VIII Congresso Internacional de Educação Popular, 2007, Santa Maria. Harmonizar a Vida, Valorizar a Cultura e Vivenciar a Sustentabilidade. Santa Maria: Gráfica Universitária, 2007. v. Única. p. 82-82.

Apresentações de Trabalho
1.
JESUS, S. C. de. Demarcando espaços, saberes e conflitos: notas sobre a presença de crianças indígenas na universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JESUS, S. C. de; TASSINARI, A. M. I. . Coordenação do Simpósio Temático 'Mulheres Indígenas e Conhecimentos: conflitos, territorialidades e agências'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
JESUS, S. C. de. Educação Indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
JESUS, S. C. de. Intersecções de gênero e etnia: nos caminhos da educação escolar indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
JESUS, S. C. de. Intersecções entre gênero e etnia: nos caminhos da educação escolar indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
JESUS, S. C. de. Moderação de Mesa Redonda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
JESUS, S. C. de. Mesa Redonda ?O debate sobre infâncias indígenas na formação de profissionais indígenas?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
JESUS, S. C. de. Etnicidade e Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
JESUS, S. C. de. O ?lá? também fica ?aqui?: notas sobre o ensino de antropologia na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JESUS, S. C. de. Olhares sobre a infância guarani e a experiência na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
JESUS, S. C. de. ?Somos educados a vida toda para que isso não aconteça?: Uma reflexão sobre a educação de pessoas com deficiência na formação de professores indígenas guarani. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
JESUS, S. C. de. Sobre humanos, deuses e as transformações no mundo: a escola e os processos de produção e circulação de saberes mbya. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
JESUS, S. C. de. A escola enquanto tempo e espaço de mulheres: reflexões sobre saberes femininos mbyá.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JESUS, S. C. de. Ensino Superior para Indígenas: debates e perspectivas no contexto da UFSC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
JESUS, S. C. de. Um diálogo Intercultural? Reflexões sobre a participação observante em uma etnografia com crianças Mbyá-Guarani no Sul do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
JESUS, S. C. de. Educação e Territorialidade: poderes e saberes nativos em um acampamento mbya-guarani. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
JESUS, S. C. de. Entre saberes científicos e tradicionais: as significações de crianças mbyá guarani de Santa Maria - RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
JESUS, S. C. de. KUATIA : políticas públicas de educação indígena em Santa Maria, RS - Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
JESUS, S. C. de. Brincadeiras de crianças Mbyá Guarani no urbano de Santa Maria, RS: educação, cultura e identidade étnica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. ; SANTOS, D. A. . Arandú: ensinar e aprender. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
JESUS, S. C. de. Educação escolar indígena: significações de um grupo Guarani Mbyá. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BRUM, C. K. ; JESUS, S. C. de ; SANTOS, D. A. . A Violência simbólica praticada contra grupos indígenas no urbano: dialogando com a diferença cultural e os direitos humanos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
JESUS, S. C. de. Planejamento Educacional e Direitos Humanos: considerações sobre a formação docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
JESUS, S. C. de. Debate do filme ?A Paixão de Jacobina?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
JESUS, S. C. de. ?Índios em Santa Maria??. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
JESUS, S. C. de. Educação Indígena em Santa Maria: contrastes e perspectivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
JESUS, S. C. de; SANTOS, D. A. . ?Índios no RS: do cocar e da oca aos dias de hoje?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
JESUS, S. C. de; LUNARDI, Márcia Lise . Práticas Interdisciplinares e a Proposta de Ensino Bilíngüe na Educação de Surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. . Educação ou Educações: representações de um Grupo M?byá-Guarani no urbano de Santa Maria.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
JESUS, S. C. de; TONINI, A. . Estudo do comportamento e das necessidades de alunos com deficiência mental que apresentam quadros de psicose. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
JESUS, S. C. de. Políticas Públicas de Educação Indígena e Índios no Urbano: do macro para o micro, as representações e os anseios grupais M?byá-Guarani.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
JESUS, S. C. de. Políticas Públicas de Educação Indígena e Índios no Urbano: do macro para o micro, as representações e os anseios grupais M?byá-Guarani. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
JESUS, S. C. de. Debate Temático Educação Solidária e Diversidade Cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
JESUS, S. C. de. A educação na vida de índios urbanos em Santa Maria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
JESUS, S. C. de. A formação continuada no dia-a-dia do professor: uma experiência de capacitação de professores do ensino regular para atuação junto a alunos com necessidades educacionais especiais em Tabatinga/AM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. . O cotidiano de índios urbanos: discutindo um processo histórico para desenvolver uma proposta de Antropologia Aplicada à Educação Indígena em Santa Maria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
JESUS, S. C. de; TONINI, A. . Estudo do comportamento e das necessidades de alunos com deficiência mental que apresentam quadros de psicose. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
JESUS, S. C. de. Mesa Temática ?Uma visão de Inclusão na Educação Infantil: Crianças com Necessidades Educacionais Especiais; Crianças Afro-Brasileiras e Crianças Indígenas?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
JESUS, S. C. de. Mesa Redonda ?Relato dos Estágios Acadêmicos?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
JESUS, S. C. de. ?A escola como espaço de discussão das relações interétnicas: grupos indígenas e suas culturas no contexto de sala de aula?.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
JESUS, S. C. de. PROJETO BRA 09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação ? MEC em seus processos de formulação, implantação e avaliação do Plano de Desenvolvimento da Educação ? PDE.. 2010.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRUM, C. K. ; JESUS, S. C. de ; SANTOS, D. A. . Do Local ao Global: experiências de pesquisa em Ciências Sociais. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BRUM, C. K. ; JESUS, S. C. de ; SANTOS, D. A. ; GOBBI, F. ; RAVANELO, O. ; TIMOTEO, C. . Índios em Santa Maria?. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
JESUS, S. C. de. Cidadania Indígena. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BRUM, C. K. ; JESUS, S. C. de . A Questão Indígena em Santa Maria. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
JESUS, S. C. de; FERREIRA, P. . Minicurso Vídeo nas Aldeias: educação e cultura indígena. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
JESUS, S. C. de; SANTOS, D. A. . EDUCAÇÃO SOBRE E PARA INDÍGENAS: ETNICIDADE E RELAÇÕES INTERÉTNICAS NA SALA DE AULA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
JESUS, S. C. de; OLIVEIRA, Eveline Zanon ; PINHEIRO, Daiane ; SCHWAAB, Silvia Guareschi . Gestão Escolar e Educação Inclusiva: diversidade e diferença cultural na composição do Projeto Político-Pedagógico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. ; SANTOS, D. A. . A Violência Simbólica Praticada Contra Grupos Indígenas no Urbano: dialogando com a Diferença Cultural e os Direitos Humanos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
JESUS, S. C. de. Revista Educação - Dossiê Antropologia da Educação. 2009 (Fotografia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K.; OLIVEN, R. G.; CUNHA, J. L.; ZANINI, M. C. C.. Participação em banca de Renata Colbeich da Silva. ?Sou guerreira, sou valente, do Primeiro Regimento, enfermeira e combatente?: Narrativas sobre a Cabo Toco em Cachoeira do Sul?. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
JESUS, S. C. de; LUZ, F. A.; BIERHALZ, C. D. K.. Participação em banca de Gleni Almeida Pinheiro de Quadros. Avaliação escolar: concepções de professores de uma escola do campo no município de Rosário do Sul- RS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

2.
GONZAGA, J. G. F.; DALBIANCO, V. P.; JESUS, S. C. de. Participação em banca de Mari Seloi Ferreira Batista de Oliveira. O papel da escola no dilema da juventude do campo: permanecer ou sair. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

3.
JESUS, S. C. de; DALBIANCO, V. P.; BRITO, A. N. S.. Participação em banca de Rosi de Lima Costa. Crítica e reflexões sobre Educação do Campo: o caso da escola Antônio Conselheiro no Município de Santana do Livramento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

4.
MACHADO, A.; BRITO, A. M. M.; JESUS, S. C. de. Participação em banca de Renata Valadan Severo. Limites e possibilidades formativas vivenciadas por professores de ciências nas escolas do campo no município de Dom Pedrito. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

5.
BRITO, A. M. M.; MACHADO, A.; JESUS, S. C. de. Participação em banca de Celina Santos dos Santos. A percepção dos professores em relação à inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

6.
MACHADO, A.; RIGON, A. J.; JESUS, S. C. de; BRITO, A. M. M.. Participação em banca de Melize Quadros Xavier. O papel da gestão na formação continuada de professores das escolas municipais do campo de Dom Pedrito. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JESUS, S. C. de; MARTINS, C. S. L.; BIERHALZ, C. D. K.. Participação em banca de Cíntia Rochele Alves de Oliveira.Materiais pedagógicos de ciências para o ensino do aluno autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

2.
JESUS, S. C. de; BIERHALZ, C. D. K.; COELHO, F. B. O.. Participação em banca de Lídia Carla de Gusmão Almeida.A inclusão como foco da pesquisa no ensino de ciências: uma análise nos anais do ENPEC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

3.
JESUS, S. C. de; BIERHALZ, C. D. K.; LUZ, F. A.. Participação em banca de Leci Kaufmann.Demandas dos alunos do Ensino Fundamental de Dom Pedrito-RS sobre o tema: Sexualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

4.
BRUM, C. K.; JESUS, S. C. de; SENNA, L.. Participação em banca de Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues.O percurso da aprendizagem de uma disciplina vigilante: apontamentos acerca da educação de médiuns espíritas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
MELO, C. R.; JESUS, S. C. de; CARITA, A. L.. Participação em banca de Sandra Benites.Nhe?ẽ, Kyringue reko porã rã: nhemboea oexakarẽ Espírito-nome, bem-estar futuro das crianças Guarani: o olhar distorcido da escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
MELO, C. R.; DEVOS, R. V.; JESUS, S. C. de. Participação em banca de Adelino Gonçalves.Mba? erei rei ra anga: as Esculturas de madeira e seus aprendizados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MACHADO, J. S.; COSTA, M. A. S.; JESUS, S. C. de. Participação em banca de Walderes Cocta Priprá de Almeida.O mõg como instrumento pedagógico na educação escolar indígena: uma experiência Laklãnõ/Xokleng. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
BRUM, C. K.; JESUS, S. C. de; SEVERO, D.. Participação em banca de Carolina Padoin.Política Indigenista Brasileira: da Tutela aos Direitos Contemporâneos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
POSSA, L. B.; JESUS, S. C. de; CAMATTI, L.; SOCCAL, D. C.. Participação em banca de Priscila Silva Linassi.Princípios e ações inclusivas no Movimento Tradicionalista Gaúcho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial - Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BIERHALZ, C. D. K.; JESUS, S. C. de; GRECCO, R.. Concurso Público para professor do Magistério Superior - Área Educação. 2018. Universidade Federal do Pampa.

2.
BOLTER, J.; ROLO, M.; JESUS, S. C. de. Concurso Público para professor do Magistério Superior - Área Educação do Campo. 2017. Universidade Federal do Pampa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11.Coordenação do ST "Mulheres indígenas e conhecimentos: territorialidades, conflitos e agências". 2017. (Seminário).

2.
II Seminário Infância Criança Indígena.Coordenação do GT Infâncias e Crianças: Pesquisas em Antropologia da Criança. 2014. (Seminário).

3.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: desafios atuais dos Feminismos.A escola enquanto tempo e espaço de mulheres: reflexões sobre saberes femininos mbyá. 2013. (Seminário).

4.
I Seminário Internacional de Educação Indígena.Mesa Redonda "A experiência das IES". 2012. (Seminário).

5.
10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Estande Núcleo de Estudos de Povos Indígenas - NEPI. 2011. (Outra).

6.
10ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Estante Núcleo de Estudos dos Povos Indígenas - NEPI. 2011. (Feira).

7.
Antropologia de Raposa: Pensando com Roy Wagner. 2011. (Seminário).

8.
Compreensões Antropológicas sobre Conhecimentos Guarani e Vice-versa.No Campo da Educação Escolar Indígena. 2011. (Seminário).

9.
IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Educação e Territorialidade: poderes e saberes nativos em um acampamento Mbyá-Guarani. 2011. (Congresso).

10.
Pesquisa e Infância: os desafios que as crianças lançam à etnografia.Um diálogo intercultural? Reflexões sobre a participação observante em uma pesquisa com crianças Mbyá-Guarani no Sul do Brasil. 2011. (Seminário).

11.
Tim Ingold na UFMG. 2011. (Seminário).

12.
27 Reunião Brasileira de Antropologia. Entre saberes científicos e tradicionais: as significações de crianças mbyá guarani de Santa Maria - RS. 2010. (Congresso).

13.
Antropologia e Cinema III - Ciclo Entre Guerras e Homens..Debate do filme "A Paixão de Jacobina". 2010. (Outra).

14.
Seminário de Capacitação dos Fóruns de Educação e Diversidade Etnicorracial - Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 2010. (Seminário).

15.
33º Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.Brincadeiras de crianças Mbyá Guarani no urbano de Santa Maria, RS: educação, cultura e identidade étnica. 2009. (Encontro).

16.
Educação Indígena em Santa Maria: contrastes e perspectivas.Educação Indígena em Santa Maria: contrastes e perspectivas. 2009. (Outra).

17.
Reunião de Antropologia do Mercosul. KUATIA : políticas públicas de educação indígena em Santa Maria, RS - Brasil. 2009. (Congresso).

18.
Semana do Índio.Índios do RS: do cocar e da oca aos dias de hoje.. 2009. (Outra).

19.
Seminário do Local ao Global.O Campo Indigenista em Santa Maria. 2009. (Seminário).

20.
14ª Jornada Nacional da Educação ? A Educação na Sociedade dos Meios Virtuais.Políticas Públicas de Educação Indígena e Índios no Urbano: do macro para o micro, as representações e os anseios grupais M?byá-Guarani. 2008. (Seminário).

21.
Antropologia & Memória: experiências de pesquisa. 2008. (Seminário).

22.
Congresso Argentino de Antropologia Social. 2008. (Congresso).

23.
Fórum Mundial de Educação: Mesa de Debate Educação Solidária e Diversidade Cultural.Diversidade Cultural: pontuando nossas relações interátnicas. 2008. (Outra).

24.
Fórum Mundial de Educação de Santa Maria ? Educação: Economia Solidária e ética Planetária. Educação ou Educações: representações de um Grupo M?byá-Guarani no urbano de Santa Maria.. 2008. (Congresso).

25.
III Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2008. (Seminário).

26.
Prêmio Jovem Cientista - Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais.O cotidiano de indios no urbano: discutindo um processo histórico para a elaboração de uma proposta de Antropologia Aplicada à Educação Indígena em Santa Maria. 2008. (Outra).

27.
XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas.Práticas Interdisciplinares e a Proposta de Ensino Bilíngüe na Educação de Surdos. 2008. (Seminário).

28.
22ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.O cotidiano de índios urbanos: discutindo um processo histórico para desenvolver uma proposta de Antropologia Aplicada à Educação Indígena em Santa Maria. 2007. (Encontro).

29.
II Seminário Internacional Negritude na Escola e III Seminário Municipal Educação e Diversidade Étnico-Cultural. 2007. (Seminário).

30.
II Seminário Internacional Negritude na Escola e III Seminário Municipal Educação e Diversidade Étnico-Cultural.A escola como espaço de discussão das relações interétnicas: grupos indígenas e suas culturas no contexto de sala de aula. 2007. (Seminário).

31.
I Seminário Integrado de Estágio Supervisionado em Educação Especial: uma reflexão sobre os espaços de formação,.Mesa Redonda ?Relato dos Estágios Acadêmicos?. 2007. (Seminário).

32.
I Seminário Municipal de Educação Infantil e II Fórum Regional de Educação Infantil: Desafio de (Re)significar Saberes e Fazeres.Mesa Temática ? Uma visão de Inclusão na Educação Infantil: Crianças com Necessidades Educacionais Especiais; Crianças Afro-Brasileiras e Crianças Indígenas. 2007. (Seminário).

33.
IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, Universidade Estadual de Londrina. Estudo do comportamento e das necessidades de alunos com deficiência mental que apresentam quadros de psicose. 2007. (Congresso).

34.
VIII Congresso Internacional de Educação Popular/XVII Seminário Internacional de Educação Popular: ?harmonizar a vida, valorizar a cultura e vivenciar a sustentabilidade?. A educação na vida de índios urbanos em Santa Maria. 2007. (Congresso).

35.
VIII Congresso Internacional de Educação Popular/XVII Seminário Internacional de Educação Popular: ?harmonizar a vida, valorizar a cultura e vivenciar a sustentabilidade?. 2007. (Congresso).

36.
XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação. 2007. (Seminário).

37.
XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação.A formação continuada no dia-a-dia do professor: uma experiência de capacitação de professores do ensino regular para atuação junto a alunos com necessidades educacionais especiais em Tabatinga/AM. 2007. (Seminário).

38.
I Encontro Regional ?Integração Universidade-Escola na Formação de Professores?. 2005. (Encontro).

39.
III Seminário de Educação Especial ? Inclusão Educacional: teorias e práticas. 2005. (Seminário).

40.
I Seminário Multidisciplinar da APAE de Santa Maria. 2005. (Seminário).

41.
IV Seminário Regional e I Seminário Nacional da Formação de Professores. 2005. (Seminário).

42.
Semana Acadêmica de Pedagogia: ?Pedagogia ? Ciência Plural Ligada ao Mundo?. 2003. (Seminário).

43.
6º Encontro Regional ?Reinventando o Processo de Ensinar e Aprender?. 2002. (Encontro).

44.
IV Ciclo de Palestras ? Missões Jesuítico ? Guarani ? Semana Acadêmica de História e Geografia. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE; Et. al . I Encontro Mulheres e Direitos Sociais: a reforma da Previdência em questão. 2017. (Outro).

2.
JESUS, S. C. de; Et. al . Cine Diversa "Mulheres da Terra". 2017. (Outro).

3.
JESUS, S. C. de; Et. al . Cine Diversa "Frida Kahlo". 2017. (Outro).

4.
JESUS, S. C. de; Et. al . "Roda de Mate com Palestra: Homossexualidades no Movimento Tradicionalista Gaúcho". 2017. (Outro).

5.
JESUS, S. C. de; Et. al . Exposição ArteFatos Ameríndios. 2017. (Exposição).

6.
JESUS, S. C. de; GOMES, T. ; GONZAGA, J. G. F. ; Et. al . Roda de conversa e Roda de Capoeira. 2017. (Outro).

7.
JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE; Et. al . I Seminário Antropologia e Educação na formação de professores: saberes indígenas em escolas não indígenas. 2017. (Outro).

8.
TASSINARI, A. M. I. ; JESUS, S. C. de ; OLIVEIRA, M. S. ; MELO, C. R. ; VASCONCELOS, V. . Compreensões Antropológicas sobre Conhecimentos Guarani e Vice-versa. 2011. (Congresso).

9.
JESUS, S. C. de; ARAUJO, L. F. de ; CART, J. L. ; Et. al . Seminário Nacional de Avaliação da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. 2010. (Outro).

10.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. ; ZANINI, M. C. C. ; HARTMANN, L. ; Et. al . Antropologia e Memória: experiências de pesquisa. 2008. (Outro).

11.
JESUS, S. C. de; Pavan, Francine ; HARTMAN, Marilia ; Et. al . XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação. 2007. (Congresso).

12.
JESUS, S. C. de; SÁ, G. J. ; BRUM, C. K. ; Et. al . Evento de Antropologia e Direitos Humanos: entre poderes nativos e saberes ativos. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maretz Pamplona. Ser professora na educação do campo: autobiografia e formação docente. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

2.
Taiana Machado de Machado. AA articulação da figura da mulher dentro da família e sua inserção educacional. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

3.
Nadia Ribeiro Rodrigues. Educação de Surdos na Educação do Campo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

4.
Ellen Goulart Jacinto. Educação inclusiva na escola Risoleta de Quadros. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

5.
Tatiana Fagundes Veber. Um estudo sobre experiências de educação inclusiva de estudantes do campo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriela Victoria Jardim. Projeto de Extensão "Nos diz respeito: diálogos sobre educação do campo e interseccionalidades" - PROFOR 2017. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Enologia) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Desenvolvimento Acadêmico - UNIPAMPA. (Orientador).

2.
Fernanda Machado Mena. Projeto de Extensão "Nos diz respeito: diálogos sobre educação do campo e interseccionalidades" - PROFOR 2017. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Apoio à Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Renata Colbeich da Silva. ?Sou guerreira, sou valente, do Primeiro Regimento, enfermeira e combatente?: Narrativas sobre a Cabo Toco em Cachoeira do Sul?. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Débora Strider. O papel das mulheres na produção leiteira nas regiões da campanha e fronteira oeste do RS.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Helena Mena Dutra. Formação de professores para a educação inclusiva na educação do campo em Dom Pedrito. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.

2.
Leila Eliza Rodrigues Padilha. Políticas e ações públicas para efetivação do atendimento educacional especializado nas escolas do campo da rede municipal de Dom Pedrito ? RS.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.

3.
Marcondes Namblá. Infância Xokleng/Laklãnõ: um ensaio preliminar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.

4.
Benjamin Crespo. O Ensino Bilíngue na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Davi Rỹgjo Fernandes: concepções pedagógicas e trajetórias de formação docente ao longo da história da instituição. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.

5.
Osias Paté. Mulheres Xokleng/Laklãnõ: um estudo sobre gênero, geração e agência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.

Iniciação científica
1.
Isabella Bittencourt. Projeto de Extensão "Nos diz respeito: diálogos sobre educação do campo e interseccionalidades" - PROFOR 2017. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Enologia) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Apoio à Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica. Orientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.

2.
Fernanda Machado Mena. Projeto de Extensão "Nos diz respeito: diálogos sobre educação do campo e interseccionalidades" - PDA 2017. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Desenvolvimento Acadêmico - UNIPAMPA. Orientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.

3.
Mari Enilda Albrecht. Projeto de Pesquisa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Desenvolvimento Acadêmico - UNIPAMPA. Orientador: Suzana Cavalheiro de Jesus.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TASSINARI, A. M. I.2013 JESUS, S. C. de; TASSINARI, A. M. I. ; ALMEIDA, J. N. ; IORIS, E. M. . A presença de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina: um panorama a partir do Programa de Ações Afirmativas - PAA/UFSC.. Século XXI - Revista de Ciências Sociais, v. 3, p. 213-236, 2013.

2.
JESUS, S. C. de;JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE2012JESUS, S. C. de. La mondialisation des sciences sociales. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 18, p. 391-394, 2012.

3.
BRUM, CERES KARAM2015 BRUM, CERES KARAM ; JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE . Mito, diversidade cultural e educação: notas sobre a invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul e algumas estratégias nativas de superação. Horizontes Antropológicos (Online), v. 21, p. 201-227, 2015.

4.
JESUS, S. C. de2018JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. . Antropologia como educação: um diálogo sobre experiências de ensino da antropologia em cursos de formação de professores e seus desafios. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 54, p. 217-228, 2018.

5.
JESUS, S. C. de;JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE2010JESUS, S. C. de. Brincadeiras de crianças Mbyá-Guarani no urbano: reflexões acerca da Antropologia e da Psicologia da Educação. Educação (UFSM), v. 35, p. 111/1-124, 2010.


Livros e capítulos
1.
JESUS, S. C. de; SILVEIRA, N. H. (Org.) ; MELO, C. R. (Org.) . Diálogos com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas. 1ª. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2016. v. 1. 254p .

1.
JESUS, S. C. de; BENITES, S. . Sobre aqueles corpos que se distinguem: noção de pessoa e educação inclusiva em contextos guarani. In: SILVEIRA, N. H.; MELO, C. R.; JESUS, S.C. de.. (Org.). Diálogos com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas.. 1ªed.Florianópolis: Editora UFSC, 2016, v. 1, p. 169-188.

2.
JESUS, S. C. de; SEARA, E. C. R. . Práticas corporais no cotidiano de crianças guarani: ensino e aprendizagem a partir de brincadeiras.. In: SILVEIRA, N. H.; MELO, C. R.; JESUS, S.C. de.. (Org.). Diálogos com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas. 1ªed.Florianópolis: Editora UFSC, 2016, v. 1, p. 211-225.

3.
JESUS, S. C. de. Intersecções entre gênero, geração e etnia: nos caminhos da educação escolar indígena. In: SILVA, F. F. da; BONETTI, A. de L.. (Org.). Gênero, interseccionalidades e feminismos: desafios contemporâneos para a Educação. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2016, v. 1, p. 112-124.


Apresentações de Trabalho
1.
JESUS, S. C. de. Debate Temático Educação Solidária e Diversidade Cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JESUS, S. C. de. Ensino Superior para Indígenas: debates e perspectivas no contexto da UFSC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
JESUS, S. C. de. ?Somos educados a vida toda para que isso não aconteça?: Uma reflexão sobre a educação de pessoas com deficiência na formação de professores indígenas guarani. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
JESUS, S. C. de. Sobre humanos, deuses e as transformações no mundo: a escola e os processos de produção e circulação de saberes mbya. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JESUS, S. C. de. Etnicidade e Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
JESUS, S. C. de. O ?lá? também fica ?aqui?: notas sobre o ensino de antropologia na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JESUS, S. C. de. Olhares sobre a infância guarani e a experiência na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
JESUS, S. C. de. Educação Indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
JESUS, S. C. de. Intersecções entre gênero e etnia: nos caminhos da educação escolar indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
JESUS, S. C. de. Demarcando espaços, saberes e conflitos: notas sobre a presença de crianças indígenas na universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
JESUS, S. C. de; OLIVEIRA, Eveline Zanon ; PINHEIRO, Daiane ; SCHWAAB, Silvia Guareschi . Gestão Escolar e Educação Inclusiva: diversidade e diferença cultural na composição do Projeto Político-Pedagógico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
JESUS, S. C. de; SANTOS, D. A. . EDUCAÇÃO SOBRE E PARA INDÍGENAS: ETNICIDADE E RELAÇÕES INTERÉTNICAS NA SALA DE AULA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
JESUS, S. C. de; FERREIRA, P. . Minicurso Vídeo nas Aldeias: educação e cultura indígena. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
JESUS, S. C. de; BRUM, C. K. ; SANTOS, D. A. . A Violência Simbólica Praticada Contra Grupos Indígenas no Urbano: dialogando com a Diferença Cultural e os Direitos Humanos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público para Professor Substituto, Disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, 1º lugar. Instituto Federal Farroupilha - Campus de Santo Augusto - RS. 2009.


Aprovação nos exames de Proficiência em línguas Francesa e Inglesa - Universidade Federal de Santa Catarina - SC. 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 3:59:57