Lívia Maria Bedin Tomasi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0828906713131179
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRGS). É pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC-UFRGS), da Universitat de Girona e membro do conselho diretivo da ISCI - International Society for Child Indicators. Pós-doutorado em Psicologia no Institut de Recerca de Qualitat de Vida da Universitat de Girona (Espanha) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Buenos Aires (Buenos Aires/AR). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas RS (FGV) e Formação em Psicologia Organizacional pelo Instituto de Desenvolvimento Global (IDG). Trabalha com os temas de intervenção, bem-estar subjetivo na infância e adolescência, bem-estar no trabalho, análises estatísticas multivariadas e modelagem de equações estruturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lívia Maria Bedin Tomasi
Nome em citações bibliográficas
BEDIN, L. M.;Bedin, Lívia;Bedin, Lívia Maria;Bedin, Lívia;BEDIN, LIVIA MARIA;Lívia Maria Bedin;L. M. Bedin;Bedin, L?via Maria;L.M. Bedin

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia.
Rua Ramiro Barcelos, 2600.
Rio Branco
90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33085239
Ramal: 5239
URL da Homepage: http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Relação entre o bem-estar pessoal de pais e filhos adolescentes a partir de diferentes medidas de avaliação, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Jorge Castellá Sarriera.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Desenvolvimento de Carreira em Psicólogos: Etapas Evolutivas do Estágio de Estabelecimento,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Jorge Castellá Sarriera.
2006 - 2007
Especialização em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 435h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Planejamento Estratégico.
Orientador: David Menezes Lobato.
2003 - 2006
Especialização em Psicologia Organizacional. (Carga Horária: 500h).
IDG - Instituto de Desenvolvimento Global, IDG, Brasil.
Título: Executive Coaching e Abordagem Centrada na Pessoa.
Orientador: Zeila Bedin e Clarice Salete Traversini.
1998 - 2003
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
2014 - 2014
Pós-Doutorado.
Universitat de Girona, UDG, Espanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.


Formação Complementar


2014 - 2014
Multigroup Modeling with Cross-national Data: Applications, Issues.
International Test Commission, ITC, Espanha.
2012 - 2013
Extensão universitária em Introdução ao Programa Estatístico SPSS Aplicado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Modelagem de Equações Estruturais Aplicada a Psico. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
workshop intensivo em ATLAS.ti V6.2.
Tree Branding, TB, Brasil.
2011 - 2011
Beginner?s Guide to Structural Equation Modeling: Basic Concept and Applica.
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2011 - 2011
workshop Análise qualitativa suportada pelo software webQDA.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em PSICOLOGIA AMBIENTAL: TÓPICOS ATUAIS. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Bem-estar e qualidade de vida na inf. e adolesc. (Carga horária: 44h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Grafologia Básica. (Carga horária: 40h).
Potencialle Ltda, POTENCIALLE, Brasil.
2000 - 2001
Grupo de Estudos em Psicologia Organizacional. (Carga horária: 150h).
IDG - Instituto de Desenvolvimento Global, IDG, Brasil.
1998 - 2001
Grupo de Estudos com Ir. Hermes Pandolfo. (Carga horária: 150h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade. Instituto de Psicologia.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora
Outras informações
Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC)

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pos-doutorado Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Aluna de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ESTATÍSTICA AVANÇADA
PSICOMETRIA
08/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSI 010160 - Desenvolvimento Humano e Avaliação
TCC II
PSI 01051 - Desenvolvimento Humano I - A
PSI 01095 - Tópicos em Psicologia VI: Bem-estar na infância e adolescência: estudos atuais
05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pesquisa (COMPESQ - Psicologia).
01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

03/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSI01044 ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA
TCC I - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
03/2018 - 07/2018
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ESTATÍSTICA BÁSICA APLICADA À PSICOLOGIA - I
03/2018 - 07/2018
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSI01003 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
03/2011 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Avançada
07/2015 - 09/2015
Ensino, Psicologia Positiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Bem-estar subjetivo na infância e adolescência
08/2014 - 09/2014
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Debate sobre o bem-estar na infância em crianças do Rio Grande do Sul: Ciclo de Debates realizado pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária nas cidades de Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre.
09/2013 - 11/2013
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Equações Estruturais com AMOS para psicologia e áreas afins.
07/2013 - 08/2013
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão de Introdução ao Software Atlas.ti.
12/2012 - 01/2013
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Introdução ao Programa Estatístico SPSS.
07/2011 - 12/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Serviço Social II
02/2008 - 07/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

07/2008 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Comunitária

International Society for Child Indicators, ISCI, Israel.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro da diretoria

Atividades

07/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Board Member, .

Cargo ou função
Membro da diretoria e Representante da América Latina.

Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora Ad hoc do SATEPSI

Atividades

2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sitema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI, .

Cargo ou função
Consultor Ad hoc e Parecerista do Sitema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).

Universitat de Girona, UDG, Espanha.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante
Outras informações
Pesquisadora Visitante, em período de pós-doutorado sanduíche.

Atividades

04/2014 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

07/2014 - 07/2014
Ensino, Modelos de Ecuaciones Estructurales, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Modelos de Ecuaciones Estructurales con AMOS

IDG - Instituto de Desenvolvimento Global, IDG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Organizacional, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Direção financeira e acadêmica

Atividades

04/2000 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituição de Ensino, Desenvolvimento e Consultoria Empresarial, .

Cargo ou função
Consultora.
04/2008 - 12/2017
Ensino, Psicologia Organizacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica
Motivação
01/2013 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , Instituição de Ensino, Desenvolvimento e Consultoria Empresarial, .

Serviço realizado
Atividade de assessoria estatística a clientes.
01/2010 - 12/2016
Direção e administração, Instituição de Ensino, Desenvolvimento e Consultoria Empresarial, .

Cargo ou função
Direção financeira e acadêmica.

Faculdade Meridional, IMED, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

04/2016 - 01/2018
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE MERIDIONAL, .

04/2016 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE MERIDIONAL, .

Cargo ou função
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Indicadores e Medidas de Bem-estar no Trabalho.
07/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Profissionalizante ?Psicologia em Organizações públicas e privadas II
Psicologia Organizacional, Responsabilidade Social e Gestão da Qualidade
Orientação de TCC-II
07/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas de pesquisa: quantitativos
07/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC-II
03/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Humano em Organizações
01/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Consultoria em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas
Estágio Profissionalizante ? Psicologia em Organizações públicas e privadas I ? Turma I
Estágio Profissionalizante ? Psicologia em Organizações públicas e privadas I ? Turma II
01/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC-I

Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Visitante

Atividades

08/2010 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

2010 - 2010
Treinamentos ministrados , Instituto de Psicologia, .

Treinamentos ministrados
Organização de Evento e desenvolvimento teórico-práctico sobre Estadística y el uso del SPSS para a equipe docente da Facultad de Psicología de la Universidad de Buenos Aires (UBA)

Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização

Atividades

2011 - 12/2017
Ensino, Psicologia Organizacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica nas Organizações
Marketing & Endomarketing e Comportamento do Consumidor
Psicologia Organizacional: a inserção do psicólogo nas organizações
Rotinas de Administração de Pessoal
Técnicas de Entrevista

Faculdades Integradas de Sorriso, FAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8

Atividades

07/2004 - 08/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional

Hospital Regional de Sorriso, HRS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2004 - 02/2006
Serviços técnicos especializados , Setor de Psicologia Organizacional / Hospitalar, .

Serviço realizado
Psicologia.

LKS - Sorriso, LKS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de Curso Técnico, Carga horária: 8

Atividades

04/2004 - 07/2005
Ensino, Técnico em Enfermagem, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada à Enfermagem


Linhas de pesquisa


1.
Bem-estar na Infância e Adolescência. Validação de Instrumentos em diferentes países
2.
International survey of Children?s Well-Being (ISCWeB) pela International Society for Child Indicators
3.
Qualidade de vida e bem-estar na Adolescência ? Estudo Internacional Rede PROTEBA
4.
Saúde, Prevenção e Intervenção
5.
Avaliação e Medidas em Psicologia
6.
Desenvolvimento Humano
7.
Organizações, avaliação e intervenções psicossociais

Objetivo: Investiga o comportamento humano no contexto organizacional amplo, contemplando estudos em diversas organizações, como empresas, escolas, hospitais, universidades, comunidade, grupos e outras instituições da gestão pública. Tem por objetivo avaliar e intervir nos processos psicossociais que ocorrem, incluindo: avaliação dos fatores humanos, gestão de pessoas, processos grupais e organizacionais, dinâmica do comportamento em organizações, aprendizagem organizacional, políticas públicas relacionadas ao trabalho, formas de subjetivação no trabalho, prevenção e promoção da saúde do trabalhador e de qualidade de vida..
8.
Bem-estar na infância e adolescência Brasil e Argentina
9.
Bem-estar na Infância e Adolescência


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Avaliação de Medidas de Bem-Estar Subjetivo na Infância e Adolescência: Estudos Transculturais
Descrição: O presente projeto refere-se a uma pesquisa transcultural sobre o bem-estar na infância e adolescência, com método quantitativo, e tem como objetivo geral verificar as propriedades psicométricas de escalas de bem-estar subjetivo infantil em diferentes países, analisando evidências de validade e a invariância das medidas entre as culturas. Caso seja confirmada a invariância entre as medidas, serão realizados estudos transculturais de comparação do bem-estar subjetivo de crianças de 11 países. Os dados foram coletados no Brasil e em outros 10 países, e fazem parte do projeto ?Mundos das Crianças? (Children?s Worlds, the International Survey of Children?s Well-Being ? ISCWeB). Os participantes são 26.089 crianças com idades entre 10 e 12 anos. Os instrumentos utilizados são cinco escalas de bem-estar subjetivo (PWI-SC, BMSLSS, SLSS e duas escalas de item-único, sendo uma de felicidade e uma de satisfação global com a vida). Para avaliar as propriedades psicométricas das escalas e a invariância das medidas entre países, serão realizadas análises fatoriais confirmatórias multigrupo (AFCMG) e análise de funcionamento diferencial do item (DIF) por meio da teoria de resposta ao item (TRI). Após, serão realizadas análises comparativas entre o bem-estar das crianças dos 11 países, utilizando-se as escalas que apresentem evidências de validade e invariância entre países. Espera-se que a pesquisa possa oferecer evidências de validade e possibilidade de uso de medidas em estudos comparativos sobre o bem-estar entre crianças e adolescentes dos diferentes países participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Projeto Mundos das Crianças - 3a Onda - International Survey of Children?s Well-Being (ISCWeB)
Descrição: Pesquisa Internacional na sua 3 onda, com participação de mais de 30 países, organizada pela Sociedade internacional de Indicadores da Infância (ISCI), com mais de 3.000 crianças de 8 a 12 anos, de 5 Estados do Brasil, avaliando as dimensões de bem-estar e demais aspectos (direitos das crianças, relações com família, escola e comunidade, cuidado ambiental)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lívia Maria Bedin Tomasi - Integrante / Lívia Bedin - Coordenador / SARRIERA, JORGE C. - Integrante.
2016 - Atual
Indicadores psicossociais de bem-estar no trabalho e intervenção em organizações
Descrição: Este projeto tem como objetivo realizar uma pesquisa-intervenção que promova o bem-estar no contexto de organizações. O estudo terá um delineamento quase-experimental e será realizado com trabalhadores divididos em grupo experimental e controle. Os temas da intervenção serão desenvolvidos a partir de um levantamento de necessidades junto às empresas participantes e ao levantamento da literatura em seminário sobre bem-estar no trabalho e seus determinantes. Será utilizado um instrumento composto por escalas de bem-estar subjetivo, psicológico e de bem-estar no trabalho, além de indicadores psicossociais relacionados. Será utilizado método misto para a compreensão do fenômeno, e serão realizadas análises para avaliar o efeito antes de depois da intervenção, e análises para avaliar o impacto da intervenção ao comparar o grupo experimental com o controle. Além disso, o método qualitativo será utilizado para avaliar o processo da intervenção. Este projeto está relacionado à disciplina Estratégias de intervenção em diferentes contextos, buscando agregar pesquisa, ensino e extensão, possibilitando a inserção de alunos de mestrado, especialização e graduação às práticas da psicologia organizacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Validação de Intervenção Psicossocial em Bem-estar na Adolescência

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Castellá Sarriera em 15/01/2016.
Descrição: Este projeto tem como objetivo implementar e avaliar um programa de intervenção que promova o bem-estar de adolescentes considerando os seguintes aspectos: direitos, ambiente e comunidade, uso do tempo livre e de tecnologias, espiritualidade, autoconceito e relacionamentos interpessoais. Trata-se de um estudo de delineamento quase-experimental com aplicação de pré e pós-testes. Serão realizadas duas intervenções nas quais participarão 120 adolescentes (60 adolescentes de escola pública e 60 de escola particular) com idades entre 10 e 12 anos, divididos em dois grupos, um experimental e outro controle. Cada intervenção terá duração de uma semana e será realizada na escola, contemplando cinco módulos (direitos da infância e adolescência, ambiente saudável e inserção na comunidade, tempo livre e tecnologias, espiritualidade e autoconceito positivo, e relações interpessoais). Os módulos foram desenvolvidos a partir de estudos prévios do Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária e levantamento da literatura sobre indicadores de bem-estar na infância e adolescência. Será utilizado um questionário para o pré e pós-testes, composto por duas escalas de bem-estar subjetivo (Personal Well-Being Index e Students Life Satisfaction Scale) e itens referentes aos indicadores de cada módulo trabalhado. Serão realizadas análises de variância multivariada de medidas repetidas (MANOVA-MR) dentre o grupo para avaliar o efeito da intervenção, e análises de regressão descontínua (RD) para avaliar o impacto da intervenção quando comparado o grupo experimental com o grupo controle não equivalentes. A principal hipótese é de que a intervenção realizada promoverá aumento significativo do bem-estar dos participantes do grupo experimental após a intervenção, assim como quando comparados com o grupo controle. O material produzido em cada módulo também será avaliado qualitativamente através de análise de conteúdo, buscando avaliar o processo da intervenção ao mesmo tempo em que a mesma é realizada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Lívia Maria Bedin Tomasi - Integrante / Lívia Bedin - Integrante / Jorge Castellá Sarriera - Coordenador / Fabiane Friedrich Schütz - Integrante / Tiago Zanatta Calza - Integrante / Francielli Galli - Integrante / Bibiana Ramos dos Santos - Integrante / Camila Bolzan de Campos - Integrante / Luciana Cassarino Perez - Integrante / Cristina Hasse - Integrante / Miriam Raquel Strelhow - Integrante.
2012 - Atual
Bem-estar na Infância e Adolescência. Validação de Instrumentos.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Castellá Sarriera em 19/12/2013.
Descrição: A pesquisa se propõe levantar indicadores de bem-estar em diferentes países e validar instrumentos, sendo a amostra por país de 3000 crianças de 8 a 12 anos. A nossa Rede PROTEBA (Projeto Translatino de Bem-estar na Adolescência) está integrado também a Rede ISCI (Sociedade Internacional sobre Indicadores da Infância), em outros 14 países. Os Indicadores de Bem-estar pretende estender os direitos atuais das crianças no mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Lívia Maria Bedin Tomasi - Integrante / Lívia Bedin - Integrante / Ângela Carina Paradiso - Integrante / Anelise Lopes Rodrigues - Integrante / Fabiane Friedrich Schütz - Integrante / Sarriera, Jorge Castellá - Coordenador / Abs, Daniel - Integrante / Tiago Zanatta Calza - Integrante / Raquel Strelhow - Integrante / Sheila Gonçalves Câmara - Integrante / Francielli Galli - Integrante / Dulce Helena Penna Soares - Integrante.
2011 - 2014
Qualidade de vida e bem-estar na Adolescência - Estudo Internacional REDE PROTEBA
Descrição: Estudo comparativo internacional com base de dados de 5730 adolescentes de Brasil, Chile, Argentina e Espanha, com 14 escalas medindo bem-estar e variáveis psicossociais, analisando aspectos específicos de cada cultura e características adolescentes, com processo de validação de escalas e discussão de construtos convergentes (satisfação, bem-estar, felicidade, qualidade de vida)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Lívia Maria Bedin Tomasi - Integrante / Jorge Castellá Sarriera - Coordenador / Eveline Favero - Integrante / Daniel Abs - Integrante / Ferran Casas - Integrante / Ângela Carina Paradiso - Integrante / Anelise Lopes Rodrigues - Integrante / Fabiane Friedrich Schütz - Integrante / Carla Oliveira Mello - Integrante / Tiago Zanatta Calza - Integrante / Raquel Strelhow - Integrante / Rebeca Sebold - Integrante / Verônica Morais Ximenes - Integrante / Lucas Paulo Rigoni - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2011
Qualidade de vida e Bem-estar na Adolescência: estudo brasileiro-argentino
Descrição: Projeto realizado em parceria com as Universidades de Buenos Aires e de la Matanza da Argentina, com 2000 adolescentes de 12 a 16 anos, escolarizados, com quantitativo e instrumentos de Bem-estar, Satisfação, Felicidade, Apoio Social, Crenças, Valores, questões sobre Tempo Livre e uso de NTCs. Estudo apoiado está apoiado pela CAPES, processo número 23038.000501/2009-19 AUX-PE CAPES/MINCYT e conclui em fevereiro de 2011..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Lívia Maria Bedin Tomasi - Integrante / Jorge Castellá Sarriera - Coordenador / Eveline Favero - Integrante / Daniel Abs - Integrante / Ângela Carina Paradiso - Integrante / Fabiane Friedrich Schütz - Integrante / Paradiso, Angela - Integrante / Tiago Zanatta Calza - Integrante / Enrique Saforcada - Integrante / Schelica Elena Mozobancyk - Integrante / Graciela Tonón - Integrante / Débora Dalbosco Dell´Aglio - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / Ministerio de Ciência y Tecnologia - Cooperação.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista de Psicologia da IMED
2013 - Atual
Periódico: Child Indicators Research


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Child Indicators Research
2013 - Atual
Periódico: Eureka
2014 - Atual
Periódico: Applied Research in Quality-of-Life (Print)
2014 - Atual
Periódico: Pensamiento Psicologico
2014 - Atual
Periódico: Social Indicators Research
2014 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia
2014 - Atual
Periódico: Children and Youth Services Review
2015 - Atual
Periódico: Universitas Psychologica
2015 - Atual
Periódico: Journal of Personality Assessment
2015 - Atual
Periódico: Revista Psicologia: Organizações e Trabalho
2016 - Atual
Periódico: Revista de Psicologia da IMED
2016 - Atual
Periódico: THE SPANISH JOURNAL OF PSYCHOLOGY
2016 - Atual
Periódico: CHILD DEVELOPMENT
2015 - Atual
Periódico: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA
2015 - Atual
Periódico: REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO
2018 - Atual
Periódico: CONTEXTOS CLÍNICOS
2018 - Atual
Periódico: Avaliação Psicológica


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Estonian Research Council


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:22
Total de citações:67
Bedin, Lívia Maria  Data: 16/07/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GALLI, F.2018GALLI, F. ; BEDIN, L. M. ; STRELHOW, R. ; SARRIERA, J. C. . Propriedades psicométricas da escala de atitudes ambientais para crianças e da escala infantil de satisfação com o ambiente. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), v. 34, p. 1-9, 2018.

2.
SCHÜTZ, FABIANE FRIEDRICH2018SCHÜTZ, FABIANE FRIEDRICH ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, Jorge Castellá . Subjective Well-Being of Brazilian Children from Different Family Settings. Applied Research in Quality of Life, v. 1, p. 1-14, 2018.

3.
DOS SANTOS, BIBIANA RAMOS2018DOS SANTOS, BIBIANA RAMOS ; SARRIERA, Jorge Castellá ; BEDIN, L. M. . Subjective Well-Being, Life Satisfaction and Interpersonal Relationships Associated to Socio-Demographic and Contextual Variables. Applied Research in Quality of Life, v. 13, p. 1-17, 2018.

4.
STRELHOW, M. R.2017STRELHOW, M. R. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Children's Religious Coping Scale: Adaptation and Psychometric Properties. Paidéia (USP. Online), v. 27, p. 107-116, 2017.

5.
GONZÁLEZ-CARRASCO, MÒNICA2017GONZÁLEZ-CARRASCO, MÒNICA ; Casas, Ferran ; VIÑAS, FERRAN ; Malo, Sara ; GRAS, M. EUGÈNIA ; Bedin, Lívia . What Leads Subjective Well-Being to Change Throughout Adolescence? An Exploration of Potential Factors. Child Indicators Research, v. 10, p. 33-56, 2017.

6.
SARRIERA, J. C.2016SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. . Hacia un modelo socio-comunitario: un enfoque de bienestar. Universitas Psychologica, v. 14, p. 1387-1397, 2016.

7.
GALLI, F.2016GALLI, F. ; SARRIERA, Jorge Castellá ; BEDIN, L. M. . Childhood, environment and subjective well-being/ Infancia, ambiente y bienestar subjetivo. Psyecology, v. 7, p. 130-151, 2016.

8.
ZARDO, E.2016ZARDO, E. ; BEDIN, L. M. . Gestão de carreira de psicólogos organizacionais. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 6, p. 36-52, 2016.

9.
CASAS, F.2015CASAS, F. ; ALFARO, J. ; SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; GRIGORAS, B. ; BĂ ; MALO, S. ; SIRLOPU, D. . El bienestar subjetivo en la infancia: Estudio de la comparabilidad de 3 escalas psicométricas en 4 países de habla latina. Psicoperspectivas (Online): Individuo y Sociedad, v. 14, p. 6-18, 2015.

10.
SARRIERA, J. C.2015SARRIERA, J. C. ; STRELHOW, R. ; BEDIN, L. M. ; MOURA JR., J. F. ; RODRIGUES, A. L. ; CALZA, T. Z. . Adaptation of the Sense of Community Index for Brazilian Children. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 25, p. 39-47, 2015.

11.
Bedin, Lívia Maria2015 Bedin, Lívia Maria ; Sarriera, Jorge Castellá . A comparative study of the subjective well-being of parents and adolescents considering gender, age and social class. SOCIAL INDICATORS RESEARCH, v. 120, p. 79-95, 2015.

12.
SCHUTZ, F. F.2015SCHUTZ, F. F. ; SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; MONTSERRAT, C. . Subjective well-being of children in residential care centers: Comparison between children in institutional care and children living with their families. Psicoperspectivas (Online): Individuo y Sociedad, v. 15, p. 19-30, 2015.

13.
SARRIERA, J. C.2015SARRIERA, J. C. ; CASAS, F. ; BEDIN, L. M. ; ABS, D. ; SANTOS, B. R. ; BORGES, F. C. ; MALO, S. ; GONZALEZ, M. . Psychometric properties of the Multidimensional Self-Concept Scale in Brazilian adolescents. Avaliação Psicológica (Online), v. 14, p. 281-290, 2015.

14.
Sarriera, Jorge Castellá2015 Sarriera, Jorge Castellá ; Casas, Ferran ; BEDIN, L. M. ; ABS, Daniel ; STRELHOW, MIRIAM RAQUEL ; GROSS-MANOS, DAPHNA ; GIGER, JAROD . Material Resources and Children?s Subjective Well-Being in Eight Countries. Child Indicators Research, v. 8, p. 199-209, 2015.

15.
Casas, Ferran2015Casas, Ferran ; SARRIERA, JORGE C. ; Alfaro, Jaime ; GONZÁLEZ, Mònica ; BEDIN, L. M. ; ABS, Daniel ; Figuer, Cristina ; Valdenegro, Boris . Reconsidering Life Domains that Contribute to Subjective Well-Being Among Adolescents with Data from Three Countries. Journal of Happiness Studies, v. 16, p. 491-513, 2015.

16.
SARRIERA, J. C.2015SARRIERA, J. C. ; Bedin, Lívia ; ABS, D. ; CASAS, F. ; CALZA, T. Z. . Relationship between Social Support, Life Satisfaction and Subjective Well- Being in Brazilian Adolescents. Universitas Psychologica, v. 14, p. 15-29, 2015.

17.
CAMARA, S. G.2015CAMARA, S. G. ; BEDIN, L. M. . Bienestar, salud y imagen corporal de adolescentes brasileiros: la importancia de los contextos familiar, de amistad y escolar. Universitas Psychologica, v. 14, p. 15-24, 2015.

18.
GRIGORAŞ, B.2015GRIGORAŞ ; ALFARO, J. ; SARRIERA, Jorge Castellá ; BEDIN, L. M. ; SIRLOPU, D. ; CASAS, F. ; BĂ . Participarea adolescenţilor şi bunăstarea lor subiectivă: o comparaţie între Brazilia, Chile,Spania şi România. Sociologie Romaneasca, v. XIII, p. 5-27, 2015.

19.
ALFARO, J.2014ALFARO, J. ; SARRIERA, J. C. ; CASAS, F. ; VALDENEGRO, B. ; ABS, D. ; WEINREICH, K. ; BEDIN, L. M. . Adaptación del Índice de Bienestar Personal para adolescentes en lengua española y portuguesa. Universitas Psychologica, v. 13, p. 239-252, 2014.

20.
Sarriera, Jorge Castellá2014Sarriera, Jorge Castellá ; Casas, Ferran ; ALFARO, J. ; Bedin, Lívia ; STRELHOW, R. ; Abs, Daniel ; VALDENEGRO, B. ; GARCIA, C. ; OYARZUN, D. . Psychometric properties of the personal wellbeing index in Brazilian and Chilean adolescents including spirituality and religion. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 27, p. 710-719, 2014.

21.
BEDIN, L. M.2014 BEDIN, L. M. ; Sarriera, Jorge Castellá . Propriedades psicométricas das escalas de bem-estar: PWI, SWLS, BMSLSS e CAS. Avaliação Psicológica, v. 13, p. 213-225, 2014.

22.
SARRIERA, Jorge Castellá2014SARRIERA, Jorge Castellá ; Casas, Ferran ; BEDIN, L. M. ; PARADISO, Ângela Carina ; Abs, Daniel ; GONZÁLEZ, Mònica . Aspects of Leisure on Adolescent-s Well-Being in Two Countries. Child Indicators Research, v. 7, p. 245-265, 2014.

23.
CASAS, F.2014CASAS, F. ; SARRIERA, J. C. ; ALFARO, J. ; GONZALEZ, M. ; FIGUER, C. ; ABS, D. ; BEDIN, L. M. ; VALDENEGRO, B. ; OYARZUN, D. . Satisfacción escolar y bienestar subjetivo en la adolescência: poniendo a prueba indicadores para su medición comparativa en Brasil, Chile y España. Suma Psicologica, v. 21, p. 70-80, 2014.

24.
BEDIN, L. M.2014 BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Dyadic Analysis of Parent-Children Subjective Well-Being. Child Indicators Research, v. 7, p. 613-631, 2014.

25.
BEDIN, L. M.2013BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; PARADISO, A. C. . Desenvolvimento de carreira em psicólogos: tarefas evolutivas de estabelecimento. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, p. 87-98, 2013.

26.
GALLI, F.2013GALLI, F. ; CAMPOS, C. B. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Actitudes hacia el medio ambiente en la infancia: un análisis de niños del sur de Brasil. Revista Latinoamericana de Psicologia, v. 45, p. 461, 2013.

27.
FIUZA, PATRICIA JANTSCH2013FIUZA, PATRICIA JANTSCH ; Sarriera, Jorge Castellá ; Bedin, Lívia Maria . Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 17, p. 45-53, 2013.

28.
Sarriera, Jorge Castellá2012Sarriera, Jorge Castellá ; XIMENES, V. M. ; BEDIN, L. M. ; RODRIGUES, A. L. ; SCHUTZ, F. F. ; MONTSERRAT, C. ; SILVA, C. . Bem-estar pessoal de pais e filhos e seus valores aspirados. ALETHEIA (ULBRA), v. 37, p. 91-104, 2012.

29.
CASTELLÁ SARRIERA, JORGE2012CASTELLÁ SARRIERA, JORGE ; SAFORCADA, ENRIQUE ; TONON, GRACIELA ; RODRÍGUEZ DE LA VEGA, LÍA ; MOZOBANCYK, SCHELICA ; BEDIN, LIVIA MARIA . Bienestar Subjetivo de los Adolescentes: Un Estudio Comparativo entre Argentina y Brasil. Intervencion Psicosocial, v. 21, p. 273-280, 2012.

30.
Sarriera, Jorge Castellá2011Sarriera, Jorge Castellá ; Abs, Daniel ; Casas, Ferran ; Bedin, Lívia Maria . Relations Between Media, Perceived Social Support and Personal Well-Being in Adolescence. SOCIAL INDICATORS RESEARCH, v. 1, p. 1, 2011.

31.
Casas, Ferran2011 Casas, Ferran ; Alfaro, Jaime ; Paradiso, Angela ; Malo, Sara ; Figuer, Cristina ; Valdenegro, Boris ; Weinreich, Karin ; Cruz, Daniel Abs ; Bedin, Lívia ; Sarriera, Jorge Castellá ; González, Mònica ; Bertran, Irma . Testing the Personal Wellbeing Index on 12â 16 Year-Old Adolescents in 3 Different Countries with 2 New Items. Social Indicators Research, v. 105, p. 461/3-482, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. . Psychosocial Well-being of Children and Adolescents in Latin America: Evidence-based Interventions. 1. ed. Cham: Springer International Publishing, 2017. v. 1. 339p .

2.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; SCHUTZ, F. F. ; GALLI, F. ; STRELHOW, R. ; CALZA, T. Z. . Bem-estar na Infância e Fatores Psicossociais Associados. 1. ed. Porto Alegre: Concórdia, 2014. v. 1. 86p .

Capítulos de livros publicados
1.
SARRIERA, Jorge Castellá ; Bedin, Lívia Maria . A Multidimensional Approach to Well-Being. Children s Well-Being: Indicators and Research. 1ed.Lívia Maria Bedin: Springer International Publishing, 2017, v. 16, p. 3-26.

2.
SARRIERA, Jorge Castellá ; Bedin, Lívia Maria ; Strelhow, Miriam Raquel Wachholz ; Sarriera, Javier Morales . Psychosocial Well-Being of Children and Adolescents: Intervention Effect and Impact Evaluation. Children s Well-Being: Indicators and Research. 1ed.Cham: Springer International Publishing, 2017, v. 16, p. 193-216.

3.
SARRIERA, J. C. ; PARADISO, A. C. ; Bedin, Lívia ; FAVERO, E. . Tempo livre e projeto de vida: uma proposta orientada aos adolescentes. In: Jorge Castellá Sarriera; Ângela Paradiso. (Org.). empo Livre e Lazer na Adolescência: promoção da saúde, intervenção e pesquisa. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2012, v. 1, p. 1-205.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SARRIERA, J. C. ; ABS, D. ; Bedin, Lívia ; PARADISO, A. C. . Propriedades psicométricas do Personal Well Bein Index incluindo satisfação com a espiritualidade e religião. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves. Anais do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; CASAS, F. ; ABS, D. ; STRELHOW, M. R. ; GROSS-MANOS, D. ; GIGER, J. . Material resources and children´s well-being in eight countries. In: 5th Conference of the International Society for Child Indicators, 2015, África do Sul. Abstract Book. Cape Town: HANSA Print, 2015. v. 1. p. 57-57.

2.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; CASAS, F. ; SANTOS, B. R. ; GONZALEZ, M. . Subjective well-being and interpersonal relationships in childhood: comparison of Brazilian and Spanish children. In: 5th Conference of the International Society for Child Indicators, 2015, África do Sul. Abstract Book. Cape Town: HANSA Print, 2015. v. 1. p. 58-58.

3.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; CALZA, T. Z. ; GALLI, F. ; SCHUTZ, F. F. . Contextual changes and Brazilian children?s well- being. In: 5th Conference of the International Society for Child Indicators, 2015, África do Sul. Abstract Book. Cape Town: HANSA Print, 2015. v. 1. p. 59-59.

4.
STRELHOW, M. R. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Escala de Coping Religioso para Crianças: propriedades psicométricas. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. Anais IBAP, 2015. v. 1.

5.
STRELHOW, M. R. ; GALLI, F. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Propriedades psicométricas das escalas de atitudes ambientais e de satisfação com o ambiente para crianças. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. Anais IBAP, 2015. v. 1.

6.
SANTOS, B. R. ; SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. . Relação professor-aluno e bem-estar infantil. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2015, São Paulo. nais do XII Congresso Nacional da ABRAPEE Seção de Avaliação e medidas no contexto escolar, 2015. v. 1.

7.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; ABS, D. ; STRELHOW, M. R. . Children?s Subjective Well-being: testing different measures in Brazilian Children. In: 9th International Test Commission Conference (ITC), 2014, San Sebastián, Espanha. Book of Abstracts. San Sebastián: Servicio editorial de la Universidad del País Vasco (UPV/EHU), 2014. v. 1. p. 207-207.

8.
BEDIN, L. M. ; STRELHOW, M. R. ; MASIERO, L. R. O. ; SANTOS, B. R. ; TEIXEIRA, M. A. P. ; SARRIERA, J. C. . Psychometric analysis of the Eudemon Scale of Well-being in Brazilian adolescents. In: 9th International Test Commission Conference (ITC), 2014, San Sebastián, Espanha. Book of Abstracts. San Sebastián: Servicio editorial de la Universidad del País Vasco (UPV/EHU), 2014. v. 1. p. 197-198.

9.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; STRELHOW, M. R. ; ABS, D. . Material resources and children ́s well-being in eight countries. In: 28th International Congress of Applied Psychology (ICAP), 2014, Paris. 28th International Congress of Applied Psychology (ICAP), 2014. v. 1.

10.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; STRELHOW, M. R. ; ABS, D. . Testing different measures of Well-being in Brazilian Children. In: 28th International Congress of Applied Psychology (ICAP), 2014, Paris. 28th International Congress of Applied Psychology (ICAP), 2014. v. 1.

11.
SCHUTZ, F. F. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Bem-Estar de crianças em Acolhimento Institucional. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014, Porto Alegre. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014. v. 1.

12.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; STRELHOW, M. R. ; SCHUTZ, F. F. . Bem-estar de crianças do Rio Grande do Sul. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014, Porto Alegre. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014. v. 1.

13.
STRELHOW, M. R. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Espiritualidade na infância: Significados atribuídos pelas crianças. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014, Porto Alegre. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014. v. 1.

14.
ABS, D. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Bem-estar Pessoal em jovens jogadores de Massively Multiplayer Role-Play Games. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014, Porto Alegre. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014. v. 1.

15.
RODRIGUES, A. L. ; SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; STRELHOW, M. R. ; CALZA, T. Z. . Índice de Senso de Comunidade para crianças brasileiras. In: 5a Conferência Internacional de psicologia comunitária, 2014, Fortaleza. Anais eletrônicos [recurso eletrônico] 5a Conferência Internacional de psicologia comunitária. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014. v. 1. p. 516-517.

16.
SANTOS, B. R. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . O bem-estar de crianças excluídas na escola. In: 5a Conferência Internacional de psicologia comunitária, 2014, Fortaleza. Anais eletrônicos [recurso eletrônico] 5a Conferência Internacional de psicologia comunitária. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014. v. 1. p. 925-926.

17.
RODRIGUES, A. L. ; SCHUTZ, F. F. ; SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; STRELHOW, M. R. ; CALZA, T. Z. . Senso de Comunidade como preditor do bem-estar subjetivo infantil. In: 5a Conferência Internacional de psicologia comunitária, 2014, Fortaleza. Anais eletrônicos [recurso eletrônico] 5a Conferência Internacional de psicologia comunitária. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014. v. 1. p. 935-935.

18.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; ABS, D. ; STRELHOW, M. R. . Testing different measures of well-being in Brazilian Children. In: 4th International Society of Child Indicators Conference, 2013, Seul. Abstract Book, 2013.

19.
CASAS, F. ; SARRIERA, J. C. ; ALFARO, J. ; GONZALEZ, M. ; ABS, D. ; BEDIN, L. M. . Life domains contributing to overall life satisfaction among adolescents: Exploring models with a long and with reduced lists of life domains. In: 1st Southern European Conference on Survey Methodology (SESM), 2013, Barcelona. Abstract book, 2013. v. 1.

20.
SARRIERA, J. C. ; FAVERO, E. ; PARADISO, A. C. ; CALZA, T. Z. ; BEDIN, L. M. . Associations between World Assumptions and Well-being in Brazilian adolescents. In: 3rd Conference of the International Society for Child Indicators, 2011, York, UK. 3rd International Conference Abstracts, 2011. v. 1.

21.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; FAVERO, E. ; ABS, D. ; BENCHAYA, M. C. ; CALZA, T. Z. . Relations between Social Support and Personal Well-being in Adolescence. In: 3rd Conference of the International Society for Child Indicators, 2011, York, UK. 3rd International Conference Abstracts, 2011. v. 1.

22.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; PARADISO, A. C. ; SCHUTZ, F. F. ; PRATES, M. A. ; RODRIGUES, A. L. . Brazilian adolescents? says on their well-being and quality of life. In: 3rd Conference of the International Society for Child Indicators, 2011, York, UK. 3rd International Conference Abstracts, 2011. v. 1.

23.
CASAS, F. ; SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; GONZALEZ, M. ; MALO, S. ; ALFARO, J. ; SAFORCADA, E. . Subjective Indicators of Adolescents' Well-being: comparing some results among four latin-languages-speaking countries. In: 3rd Conference of the International Society for Child Indicators, 2011, York, UK. 3rd International Conference Abstracts, 2011. v. 1.

24.
MELLO, C. O. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Bem-estar em adolescentes na sequência etária de 12 à 16 anos. In: XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2010, Porto Alegre. Anais do XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2010. v. 1.

25.
SARRIERA, J. C. ; ABS, D. ; BEDIN, L. M. ; RODRIGUES, A. L. ; SILVA, T. K. ; SCHUTZ, F. F. . Uso de tecnologías y el bienestar en adolescentes. In: V Encuentro Iberoamericano de Psicología Positiva, 2010, Buenos Aires. Programa - Atividades, 2010. v. 1.

26.
BEDIN, L. M. ; FAVERO, E. ; SARRIERA, J. C. ; LERMEN, H. S. ; FRANKEN, T. R. F. . Relações entre fatores de apoio e bem-estar pessoal na adolescência. In: IV Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009, Gramado. Anais do IV Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009. v. 1. p. 83-83.

27.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Desenvolvimento de carreira em psicólogos Porto-Alegrenses: Tarefas evolutivas do estágio de estabelecimento. In: II Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, 2009, Atibaia. Programa e resumos do 2. Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e 9. Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. São Paulo: Vetor Editora-Psicopedagógica Ltda, 2009. v. 1. p. 60-61.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAMARA, S. G. ; CARLOTTO, M. S. ; BEDIN, L. M. . Evidências de Validade da Versão Reduzida do Coping Orientation to Problems Experienced Inventory (COPE) com Trabalhadores Brasileiros. PSICOGENTE, 2019.

2.
SARRIERA, J. C. ; CASAS, F. ; SANTOS, B. R. ; BEDIN, L. M. ; GONZÁLEZ-CARRASCO, MÒNICA . Subjective well-being and personal relationships in childhood: comparison of Brazilian and Spanish children. INTERPERSONA : AN INTERNATIONAL JOURNAL ON PERSONAL RELATIONSHIPS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ZARIFE, P. S. ; ASSUMPCAO, A. L. ; BEDIN, L. M. . Cidadania organizacional: o papel preditor dos direitos e deveres do trabalhador no engajamento no trabalho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FRANCESCHETTI, A. C. ; BEDIN, L. M. ; ZARIFE, P. S. . Satisfação no trabalho: associação com variáveis sociodemográficas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
STRELHOW, M. R. ; SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. . Bem-estar subjetivo de adolescentes: diferenças por sexo e idade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BEDIN, L. M. ; STRELHOW, M. R. ; CALZA, T. Z. ; PEREZ, L. C. ; SARRIERA, J. C. . Levantamento de indicadores de bem-estar psicossocial na infância e adolescência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BEDIN, L. M. ; PEREZ, L. C. ; CALZA, T. Z. ; STRELHOW, M. R. ; SARRIERA, J. C. . Promoção de bem-estar na adolescência: propostas para um programa de intervenção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BEDIN, L. M. ; SANTOS, B. R. ; SCHUTZ, F. F. ; SARRIERA, J. C. . A importância dos amigos para crianças que vivem em acolhimento institucional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BEDIN, L. M. ; FERREIRA, V. . Percepção do profissional sobre a mudança de carreira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; CALZA, T. Z. ; GALLI, F. ; SCHUTZ, F. F. . Contextual changes and Brazilian children?s well‐being. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; CASAS, F. ; SANTOS, B. R. ; GONZALEZ, M. . Subjective well-being and interpersonal relationships in childhood: comparison of Brazilian and Spanish children. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; CASAS, F. ; ABS, D. ; STRELHOW, M. R. ; GROSS-MANOS, D. ; GIGER, J. . Material resources and children ́s well-being in eight countries. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BEDIN, L. M. ; STRELHOW, M. R. ; GALLI, F. ; SARRIERA, J. C. . Propriedades psicométricas das escalas de atitudes ambientais e de satisfação com o ambiente para crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BEDIN, L. M. ; STRELHOW, M. R. ; SARRIERA, J. C. . Escala de Coping Religioso para crianças: propriedades psicométricas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; GALLI, F. ; CALZA, T. Z. ; SCHUTZ, F. F. . Contextual changes and Brazilian children?s well-being. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SARRIERA, J. C. ; SCHUTZ, F. F. ; RODRIGUES, A. L. ; BEDIN, L. M. ; STRELHOW, R. ; CALZA, T. Z. . Senso de Comunidade como preditor do bem-estar subjetivo infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SARRIERA, J. C. ; SANTOS, B. R. ; BEDIN, L. M. . O bem-estar de crianças excluídas na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SARRIERA, J. C. ; RODRIGUES, A. L. ; BEDIN, L. M. ; STRELHOW, R. ; CALZA, T. Z. . Índice de senso de comunidade para crianças brasileiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. ; SCHUTZ, F. F. . Subjective well-being of Brazilian children in residential care. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BEDIN, L. M. ; STRELHOW, R. ; ABS, D. ; SARRIERA, J. C. . Material resources and children's well-being in eight countries. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; ABS, D. ; STRELHOW, R. . Testing different measures of Subjective well-being in Brazilian Children. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Bedin, Lívia Maria ; STRELHOW, R. ; MASIERO, L. R. O. ; SANTOS, B. R. ; TEIXEIRA, M. A. P. ; SARRIERA, J. C. . Psychometric analysis of the Eudemon Scale of Personal Well-being in adolescents. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BEDIN, L. M. ; ABS, D. ; STRELHOW, R. ; SARRIERA, J. C. . Children's subjective well-being: testing different measures in Brazilian children. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; STRELHOW, R. ; SCHUTZ, F. F. . Bem-estar de crianças do Rio Grande do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
STRELHOW, R. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Espiritualidade na infância: Significados atribuídos pelas crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; SCHUTZ, F. F. . Subjective well-being of Brazilian children in residential care. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
BEDIN, L. M. ; SCHUTZ, F. F. ; SARRIERA, J. C. . Bem-estar de crianças em acolhimento institucional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Sarriera, Jorge Castellá ; Bedin, Lívia Maria ; Abs, Daniel . Testing the different measures of well-being in Brazilian Children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Casas, Ferran ; CASTELLÁ SARRIERA, JORGE ; ALFARO, J. ; GONZALEZ, M. ; ABS, D. ; BEDIN, L. M. . Life domains contributing to overall life satisfaction among adolescents: Exploring models with a long and with reduced list of life domains. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
Sarriera, Jorge Castellá ; MOURA JR., J. F. ; STRELHOW, R. ; CALZA, T. Z. ; BEDIN, L. M. . Adaptation and Validation of the Sense of Community Index for Brazilian children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
Bedin, Lívia ; Sarriera, Jorge Castellá . Relations of Personal Well-being among parents and adolescents using different evaluation measures. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
Sarriera, Jorge Castellá ; Bedin, Lívia ; SCHUTZ, F. F. ; STRELHOW, R. . Brazilian Research Information on the International Survey of Children?s Well Being. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Findings from the up-to-date pilots - Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SARRIERA, J. C. ; Bedin, Lívia ; MELLO, C. O. . Bem-estar pessoal e satisfação com a vida escolar de adolescentes entre 12 e 16 anos do sul do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SARRIERA, J. C. ; PARADISO, A. C. ; Bedin, Lívia ; ABS, D. . Propriedades psicométricas do Personal Well Being Index incluindo satisfação com a espiritualidade e religião. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; FAVERO, E. ; ABS, D. ; BENCHAYA, M. C. ; CALZA, T. Z. . Relations between social support and personal well-being in adolescence. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SARRIERA, J. C. ; FAVERO, E. ; PARADISO, A. C. ; CALZA, T. Z. ; BEDIN, L. M. . Associations between world assumptions and well-being in brazilian adolescents. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SARRIERA, J. C. ; PARADISO, A. C. ; SCHUTZ, F. F. ; PRATES, M. A. ; RODRIGUES, A. L. ; BEDIN, L. M. . Brazilian adolescents' says on their well-being and quality of life. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
CASAS, F. ; GONZALEZ, M. ; MALO, S. ; FIGUER, C. ; BERTRAN, I. ; ABS, D. ; BEDIN, L. M. ; PARADISO, A. C. ; ALFARO, J. ; VALDENEGRO, B. ; COENDERS, G. ; SAFORCADA, E. ; MOZOBANCYK, S. E. ; TONON, G. ; VEGA, L. R. L. . Subjective indicators of adolescents' well-being, comparing some results among four latin-languages-speaking countries. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SARRIERA, J. C. ; STRELHOW, R. ; BEDIN, L. M. ; PARADISO, A. C. ; SEBOLD, R. . Significados atribuidos por los niños al concepto de espiritualidad. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
SARRIERA, J. C. ; ABS, D. ; BEDIN, L. M. ; RODRIGUES, A. L. ; SILVA, T. K. ; SCHUTZ, F. F. . Uso de tecnologías y el bienestar en adolescentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
FAVERO, E. ; BEDIN, L. M. ; LERMEN, H. S. ; FRANKEN, T. R. F. ; SARRIERA, J. C. . Relações entre fatores de apoio e bem-estar pessoal na adolescência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Desenvolvimento de Carreira em psicologos porto-alegrenses: tarefas evolutivas do estágio de estabelecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
BEDIN, L. M. . Executive Coaching e ACP (Abordagem Centrada na Pessoa). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
Zeila Bedin ; TRAVERSINI, C. S. ; BEDIN, L. M. ; Paula Krob ; Seonara Salbego . IDG: Um caso de referencia na formação de psicólogos organizacionais no Rio Grande do Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BEDIN, L. M. . Saúde Comunitária: conhecimentos e experiências na América Latina, 2011. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Estudo analisa a relação entre recursos materiais e o bem-estar na vida de crianças. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BEDIN, L. M.; FREITAS, C. P. P.; MACHADO, W. L.. Participação em banca de Jhoanna Altamirano Basurco. Engagement en el trabajo y comportamientos de job crafting en el área de comunicación y marketing. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
BEDIN, L. M.; SAVAHL, S.. Participação em banca de Anton Delport. Preliminary construct validation of the Brief Multidimensional Students? Life Satisfaction Scale amongst a sample of children in the Western Cape, South Africa: Multi-group analyses across three stage groups. 2018. Dissertação (Mestrado em Psychology) - University of the Western Cape.

3.
BEDIN, L. M.; POLLI, R. G.; MACIEL, R. H. M. O.; CARLOTTO, M. S.. Participação em banca de Edemar Zardo. Adição ao Trabalho em Profissionais Autônomos. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
BEDIN, L. M.; ROCHA, C. F.; AMAZARRAY, M. R.. Participação em banca de Paulo Roberto Taborda de Souza Filho. Contexto Laboral e Burnout entre Trabalhadores da Atenção Básica: o papel mediador do Bem-estar Social. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia e Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

5.
BEDIN, L. M.; LEVANDOWSKI, D. C.; CAMPOS, C. B.. Participação em banca de Elisa Souza Hanke. Inserção Social na Cidade, percepção de qualidade do bairro e senso de comunidade como preditores de bem-estar pessoal entre adolescentes escolares de Porto Alegre, RS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

6.
BEDIN, L. M.; AMAZARRAY, M. R.; CASTRO, E. K.; CARLOTTO, M. S.. Participação em banca de MICHELLE ENGERS TAUBE DE OLIVEIRA. Preditores dos Transtornos Mentais Comuns e da Tendência ao Abandono Profissional em Caminhoneiros. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Qualificações de Doutorado
1.
RUEDA, F. J. M.; AMBIEL, R. A. M.; LIMA, L. B. V.; CARDOSO, H. F.; BEDIN, L. M.. Participação em banca de Kelly Zanon de Bortoli Pisoni. A influência de variáveis organizacionais em construtos relacionados ao trabalho. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade São Francisco.

2.
NORONHA, A. P. P.; CARDOSO, H. F.; BEDIN, L. M.; LIMA, L. B. V.; BAPTISTA, M. N.. Participação em banca de Juliana Frighetto. Implicações das forças de caráter na saúde geral, percepção de suporte familiar e satisfação com a vida em idosos. 2017.

3.
BEDIN, L. M.; VAZQUEZ, A.. Participação em banca de Daniela Bergersh D?Incao. Autoestima Contingente, Motivação Acadêmica, Personalidade, Características Positivas e Bem Estar em Estudantes Universitários de Porto Alegre. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
BEDIN, L. M.; MOSMANN, C. P.; FALCKE, D.. Participação em banca de Dayse da Silva Chaves. Impactos do ciúme e da violência conjugal na saúde mental de homens e mulheres. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
BEDIN, L. M.; SERRALTA, F.; MOSMANN, C. P.. Participação em banca de Rosilene Pereira da Silva. Características sociodemográficas e clínicas dos usuários de ambulatório da saúde mental e mentalização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
BEDIN, L. M.; CAMARA, S. G.; MONTEIRO, J. K.; CARLOTTO, M. S.. Participação em banca de Letícia D'Avila Dutra Maraninchi. Preditores de bem-estar subjetivo em expatriados em missão no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
Bedin, Lívia Maria; CASTRO, E. K.; CARLOTTO, M. S.. Participação em banca de Júnia Alves Santos. Prevalência e fatores associados aos Transtornos Mentais Comuns em profissionais dos serviços de saúde mental de Imperatriz/MA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
BEDIN, L. M.; Abs, Daniel; MACHADO, W. L.. Participação em banca de Valmir Dorn Vasconcelos. Práticas de Avaliação Psicológica (Psicossocial) com Trabalhadores Expostos a Riscos de Altura e de Espaço Confinado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
BEDIN, L. M.; FERREIRA, V. R. T.; MONTEIRO, J. K.. Participação em banca de Valquíria Souza de Oliveira de Medeiro. O Trabalho Docente: Fatores de Risco e Estresse. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Faculdade Meridional.

7.
BEDIN, L. M.; ROCHA, C. F.; AMAZARRAY, M. R.. Participação em banca de Paulo Roberto Taborda de Souza Filho. CONTEXTO LABORAL, SAÚDE E SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE TRABALHADORES DA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RS: O PAPEL MEDIADOR DO BEM-ESTAR SOCIAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

8.
BEDIN, L. M.; CAMPOS, C. B.; LEVANDOWSKI, D. C.. Participação em banca de Elisa de Souza Hanke. INTEGRIDADE À CIDADE/VIVÊNCIAS COMUNITÁRIAS E BEM-ESTAR PESSOAL: O PAPEL MEDIADOR DOS VALORES DE VIDA ENTRE ADOLESCENTES ESCOLARES DE PORTO ALEGRE/RS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

9.
BEDIN, L. M.; VAZQUEZ, A.. Participação em banca de Melina Lorandi. Avaliação do perfil engajado e a relação com recursos pessoais de personalidade, autoeficácia e autoestima em uma amostra de bancários. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
BEDIN, L. M.; VAZQUEZ, A.. Participação em banca de João Paulo Pinheiro. Relação entre estresse ocupacional, burnout e empatia em profissionais de unidades de Atenção Primaria em Saúde e de Estratégias de Saúde da Familia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
BEDIN, L. M.; VAZQUEZ, A.. Participação em banca de Thalita de Souza. Reabilitação profissional e orientação profissional: percepções e práticas dos profissionais facilitadores do INSS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
BEDIN, L. M.; VAZQUEZ, A.. Participação em banca de Lucas Rigoni. Perfil de interesses vocacionais de jogadores de videogames: construção e validação de um instrumento. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
CARLOTTO, M. S.; BEDIN, L. M.. Participação em banca de Nathalia Fattah Fernandes. UM ESTUDO MISTO SOBRE SUICÍDIO NO RIO GRANDE DO SUL: COMPREENDENDO O FENÔMENO A PARTIR DE DADOS EPIDEMIOLÓGICOS POPULACIONAIS E DE AUTÓPSIAS PSICOSSOCIAIS DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

14.
CARLOTTO, M. S.; BEDIN, L. M.. Participação em banca de Elisa Souza Hanke. Preditores de saúde e bem-estar entre adolescentes escolares. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

15.
CARLOTTO, M. S.; BEDIN, L. M.. Participação em banca de Filipe Campani. Preditores de fatalismo social entre trabalhadores da atenção básica de Porto Alegre. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

16.
CARLOTTO, M. S.; BEDIN, L. M.. Participação em banca de Paulo Roberto Taborda de Souza Filho. Saúde, bem-estar psicológico e social e aspectos laborais em trabalhadores da AB de Porto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

17.
BEDIN, L. M.; AMAZARRAY, M. R.; CASTRO, E. K.. Participação em banca de Michelle Engers Taube de Oliveira. Fatores associados a Transtornos Mentais Comuns em Caminhoneiros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

18.
BEDIN, L. M.; MACIEL, R. H. M. O.; MARIN, A. H.. Participação em banca de Edemar Zardo. Adição ao Trabalho em Profissionais Autônomos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

19.
BEDIN, L. M.; VAZQUEZ, A.. Participação em banca de Larissa Ayres Farina. As relações entre flow e o engajamento no trabalho e suas correlações com os recursos individuais e laborais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BEDIN, L. M.; MARTINS, M. P.; OLIVEIRA, L. H.. Participação em banca de Patricia Zanini Nazário. Treinamento sobre entrevista de seleção para líderes em indústria de bens de consumo ? relato de experiência. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara.

2.
BEDIN, L. M.; MARTINS, M. P.; OLIVEIRA, L. H.. Participação em banca de Deise Inês Marchi. O papel do psicólogo nos processos de mudança organizacional: Uma revisão da literatura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara.

3.
BEDIN, L. M.; MARTINS, M. P.; OLIVEIRA, L. H.; CORREA, R. C.. Participação em banca de Fernanda Ritter. A satisfação com o trabalho na geração y. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara.

4.
BEDIN, L. M.; MARTINS, M. P.; OLIVEIRA, L. H.; CORREA, R. C.. Participação em banca de Gisele Duarte Lutz. Práticas de gestão estratégica de pessoas: Uma revisão da literatura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara.

5.
BEDIN, L. M.; MARTINS, M. P.; OLIVEIRA, L. H.; CORREA, R. C.. Participação em banca de Jaqueline Alves Bambil. A formação de liderança nas organizações. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara.

6.
BEDIN, L. M.; MARTINS, M. P.; OLIVEIRA, L. H.; CORREA, R. C.. Participação em banca de Ana Caroline Tuchtenhagen. O papel da liderança na retenção de profissionais no varejo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara.

7.
BEDIN, L. M.; MARTINS, M. P.; OLIVEIRA, L. H.; CORREA, R. C.. Participação em banca de Priscila Pereira Reis de Moraes. Aposentadoria: Sentimentos e desafios enfrentados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara.

8.
BEDIN, L. M.; GUIMARAES, J. P.; Zeila Bedin. Participação em banca de Carla Fantinel Kerber. Motivação de Funcionários: Mitos e Verdades. Relato de caso de aplicação de pesquisa de clima Organizacional em empresa de Prestação de serviços Odontológicos da Região Sul e Sudeste do Brasil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - IDG - Instituto de Desenvolvimento Global.

9.
BEDIN, L. M.; GUIMARAES, J. P.; Zeila Bedin. Participação em banca de Luziane Costa de Souza e Luciana Bortolanza. Inclusao de PcDs em empresas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - IDG - Instituto de Desenvolvimento Global.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BEDIN, L. M.; ZIMMER, M.; RAZERA, J.. Participação em banca de MELÂNIA PAULA PAVONI.DESAFIOS DA CONCILIAÇÃO DE VIDA PROFISSIONAL E MATERNIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

2.
BEDIN, L. M.; RISSI, V.; MARTINS, L. B.. Participação em banca de ELENISE ABREU COELHO.A RELAÇÃO ENTRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E OS RISCOS DE SOFRIMENTO E ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOS MÉDICOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

3.
BEDIN, L. M.; RISSI, V.; ZARIFE, P. S.. Participação em banca de MANUELI TOMASI.RELAÇÃO ENTRE VIVÊNCIAS DE PRAZER E SOFRIMENTO E SUPORTE ORGANIZACIONAL PARA PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

4.
BEDIN, L. M.; ZARIFE, P. S.; ZIMMER, M.. Participação em banca de ANA LAURA ASSUMPÇÃO.CIDADANIA ORGANIZACIONAL: RELACIONANDO DIREITOS E DEVERES DO TRABALHADOR E ENGAJAMENTO NO TRABALHO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

5.
BEDIN, L. M.; ZARIFE, P. S.; RISSI, V.. Participação em banca de CRISTIANE VAZ PASTRE.CIDADANIA ORGANIZACIONAL: INVESTIGANDO A RELAÇÃO ENTRE DIREITOS E DEVERES DO TRABALHADOR E ESTRESSE OCUPACIONAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

6.
BEDIN, L. M.; MARTINS, L. B.; PATIAS, N. D.. Participação em banca de LUANA HERTZER.INVESTIGANDO A RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

7.
BEDIN, L. M.; PISONI, K. Z. B.; MARTINS, L. B.. Participação em banca de MERI ELEN DECOL.RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS NA VISÃO DE GESTORES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

8.
BEDIN, L. M.; PISONI, K. Z. B.; RISSI, V.. Participação em banca de ANA CAROLINA OLIBONI DE SOUZA.GERAÇÃO Z E O MERCADO DE TRABALHO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

9.
BEDIN, L. M.; MARTINS, L. B.; RISSI, V.. Participação em banca de RAQUEL POSSEBON.ASSÉDIO MORAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

10.
BEDIN, L. M.; ZIMMER, M.; ZARIFE, P. S.. Participação em banca de FERNANDA VAZZOLER.ORIENTAÇÃO PARA APOSENTADORIA E O PAPEL DO PSICÓLOGO NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional.

11.
CAMARA, S. G.; LEVANDOWSKI, D. C.; BEDIN, L. M.. Participação em banca de Bruno Moraes da Silva.Cognição e emoção: aspectos envolvidos na realização de comportamentos de risco entre jovens escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BEDIN, L. M.. VIII CBPOT - Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2018. Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

2.
BEDIN, L. M.; MARTINEZ, E. D. R.; FORTES, M. C.. Comitê Externo Processo de seleção e avaliação do PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq. 2018. Faculdade Meridional.

3.
BEDIN, L. M.. Comissão Julgadora do XXX Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
BEDIN, L. M.; ABS, D.; MACHADO, W. L.. XXVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
TEIXEIRA, M. A. P.; FREITAS, L. B. L.; BEDIN, L. M.. XXV Salão de Iniciação Científica. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5th Conference of the International Society for Child Indicators. Material resources and children ́s well-being in eight countries. 2015. (Congresso).

2.
28th International Congress of Applied Psychology. Material resources and children's well-being in eight countries. 2014. (Congresso).

3.
28th International Congress of Applied Psychology. Testing different measures of Subjective well-being in Brazilian children. 2014. (Congresso).

4.
9th Conference of the International Test Commission. Children's subjective well-being: testing different measures in Brazilian children. 2014. (Congresso).

5.
9th Conference of the International Test Commission. Psychometric analysis of the Eudemon Scale of Personal Well-being in adolescents. 2014. (Congresso).

6.
I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. Bem-estar de crianças do Rio Grande do Sul. 2014. (Congresso).

7.
ISCI Meeting and Workshop (International Society for Child Indicators).Subjective well-being of Brazilian children in residential care. 2014. (Encontro).

8.
1st Southern European Conference on Survey Methodology (SESM) and VI Congreso de Metodologí a de Encuestas. Life domains contributing to overall life satisfaction among adolescents: Exploring models with a long and with reduced list of life domains. 2013. (Congresso).

9.
VII Jornada de Psicologia Organizacional do IDG: Crises, conflitos e calamidades: a intervenção da psicologia nas organizações.Intervenção da Psicologia em Crises e Emergências nas organizações. 2013. (Simpósio).

10.
ISCI Meeting (International Society for Child Indicators).Participação da reunião juntamente com os membros da ISCI. 2012. (Encontro).

11.
ISCWeB Meeting and Workshop.International Survey of Children´s Well Being (ISCWeB) UNICEF Meeting. 2012. (Encontro).

12.
XIV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2012. (Simpósio).

13.
3rd International Society of Child Indicators Conference. 2011. (Outra).

14.
Beginner's Guide to Structural Equation Modeling: Basic Concept and Applications com Barbara M. Byrne. 2011. (Oficina).

15.
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2011. (Congresso).

16.
Workshop Análise Qualitativa suportada pelo Software webQDA. 2011. (Oficina).

17.
Workshop Intensivo em ATLAS.ti V6.2. 2011. (Oficina).

18.
5º Encuentro Iberoamericano de Psicología Positiva.Uso de tecnologías y el bienestar en adolescentes. 2010. (Encontro).

19.
I Jornada de Psicologia Organizacional do IDG e UNOESC.Consultoria em Psicologia Organizacional. 2010. (Outra).

20.
4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul. Relações entre fatore de apoio e bem-estar pessoal na adolescência. 2009. (Congresso).

21.
II Congresso Latino-americano de Orientação Profissional. Desenvolvimento de Carreira em psicologos porto-alegrenses: tarefas evolutivas do estágio de estabelecimento. 2009. (Congresso).

22.
I Jornada de Psicologia Organizacional da Clas Psicologia. 2007. (Outra).

23.
VII Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa.Coaching e ACP. 2007. (Outra).

24.
7 Fórum de Gestão de Pessoas. 2006. (Seminário).

25.
II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2006. (Congresso).

26.
III Jornada de Psicologia Organizacional do IDG. 2006. (Outra).

27.
Semana de Planejamento: Competências e Habilidades para a Formação Profissional. 2005. (Seminário).

28.
VI Fórum da Abordagem Centrada na Pessoa. 2005. (Outra).

29.
I Jornada de Psicologia Organizacional do IDG. 2002. (Outra).

30.
X Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos ? ESARH. 2002. (Encontro).

31.
30º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da IFTDO: As Novas Fronteiras do Desenvolvimento de Recursos Humanos. 2001. (Congresso).

32.
III Simpósio do SAP - Serviço de Atendimento Psicológico da Faculdade de Psicologia da PUCRS, com o tema: "A arte de Viver o Cotidiano". 2000. (Simpósio).

33.
ACPAMPA - Encontro da Abordagem Centrada na Pessoa no Pampa. 1999. (Encontro).

34.
XII Encontro Regional de Estudantes de Psicologia da Regional Sul. 1999. (Encontro).

35.
II Simpósio de Psicologia do Serviço de Atendimento Psicológico com o Tema: "Mudanças Psicossociais na Virada do Milênio e Abordagens Psicoterapêuticas. 1998. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEDIN, L. M. . Comissão Organizadora do XXX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.. 2018. (Outro).

2.
Zeila Bedin ; MARTINS, M. P. ; BEDIN, L. M. ; BEDIN, D. M. . VII Jornada de Psicologia Organizacional do IDG: Crises, conflitos e calamidades - a intervenção da psicologia nas organizações. 2013. (Outro).

3.
BEDIN, L. M. ; Zeila Bedin ; MARTINS, M. P. ; GUIMARAES, J. P. ; TECHEMAYER, C. A. . V Jornada de Psicologia Organizacional do IDG e I da UNOESC. 2010. (Outro).

4.
Zeila Bedin ; BEDIN, L. M. ; Paula Krob ; Seonara Salbego . III Jornada de Psicologia Organizacional do IDG. 2006. (Outro).

5.
BEDIN, L. M. ; Zeila Bedin ; ARGENTA, C. C. ; Juliana Corso . I Jornada de Psicologia Organizacional do IDG. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Morgana Zamarchi. Relações entre florescimento, capital psicológico e bem-estar no trabalho. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Faculdade Meridional. (Orientador).

2.
Luciana Simor Verardi. Construção de um instrumento de liderança e inteligência emocional. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade Meridional. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Malheiros Sacramento. Adaptabilidade de Carreira em alunos trabalhadores do Ensino Superior. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdade Meridional. (Orientador).

2.
Jaira Da Cas. Geração Y e Carreira. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara. (Orientador).

3.
Luciana Baldez de Freitas. Programa de Pós assalto. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara. (Orientador).

4.
Paula Scarinci. A importância da avaliação psicológica nas atividades que possuem risco de espaço confinado e trabalho em altura: uma revisão de literatura. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - IDG - Instituto de Desenvolvimento Global. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Fernanda Amaral D'Ambrós. Intervenção Psicossocial em Bem-estar na Adolescência.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Denise Oryazún Gomez. Predictores del bienestar subjetivo de niños, niñas y adolescentes en chile. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, . Coorientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Hiasmim Amaral Porto Schäffer. Análise das habilidades sociais e o mapeamento da empregabilidade: um estudo com jovens em situação de vulnerabilidade social. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

2.
Ana Karina Fuelber dos Santos. Avaliação de um Programa de Desenvolvimento Gerencial. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

3.
Edemar Zardo. Gestão de carreira de psicólogos organizacionais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

4.
Fernanda Viero Provenzano. A entrevista de desligamento como instrumento de diagnóstico organizacional: um estudo de caso. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

5.
Ruana Barrera Pazini da Silva. Estresse em equipes de enfermagem de um hospital geral. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

6.
Valéria Ferreira. Percepção do profissional sobre a mudança de carreira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - IDG - Instituto de Desenvolvimento Global. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

7.
Daniel Martins Costa Schneider. Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Equipe - O Psicólogo Organizacional como Empreendedor no Agronegócio. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

8.
Marina Lunardelli. O papel do Psicólogo no processo de sucessão em uma empresa familiar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

9.
Vanessa Spillari. Estresse ocupacional em escola de educação infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alice Cristina Franceschetti. Satisfação no trabalho: variáveis sociodemográficas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

2.
Lunamar Isabel Dente. Inteligência emocional e liderança: levantamento de indicadores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

Iniciação científica
1.
Thayna Miranda da Silva. Intervenção Psicossocial em Bem-estar na Adolescência. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

2.
Lunamar Isabel Dente. Inteligência emocional e liderança. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

3.
Alice Cristina Franceschetti. Satisfação no Trabalho. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Meridional. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

4.
Carla Oliveira Mello. Bem-estar em adolescentes na sequência etária de 12 à 16 anos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

Orientações de outra natureza
1.
Simone Britto. Estágio Curricular em Psicologia Organizacional. 2006. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

2.
Flávia Araújo. Estágio Curricular em Psicologia Organizacional. 2006. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

3.
Maria Varnieri. Estágio Curricular em Psicologia Organizacional. 2006. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.

4.
Cristina Cardoso. Supervisão de Estágio extra-curricular em Psicologia Organizacional. 2006. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Lívia Maria Bedin Tomasi.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SARRIERA, J. C. ; PARADISO, A. C. ; Bedin, Lívia ; FAVERO, E. . Tempo livre e projeto de vida: uma proposta orientada aos adolescentes. In: Jorge Castellá Sarriera; Ângela Paradiso. (Org.). empo Livre e Lazer na Adolescência: promoção da saúde, intervenção e pesquisa. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2012, v. 1, p. 1-205.


Apresentações de Trabalho
1.
SARRIERA, J. C. ; BEDIN, L. M. ; STRELHOW, R. ; SCHUTZ, F. F. . Bem-estar de crianças do Rio Grande do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
STRELHOW, R. ; BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Espiritualidade na infância: Significados atribuídos pelas crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BEDIN, L. M. ; SARRIERA, J. C. . Estudo analisa a relação entre recursos materiais e o bem-estar na vida de crianças. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Board Member of the ISCI - International Society for Child Indicators.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 19:43:45