Rosane Tesch de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1058011913511617
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2017); Bacharelado e Licenciatura em Letras, também pela UERJ, e Especialização em Arte e Cultura pela Universidade Candido Mendes - UCAM. Professora convidada do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação da Faculdade de Afonso Cláudio - FAAC/ES, pólo Rio de Janeiro; Professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SME/RJ. Membro do grupo de pesquisa Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença, linha de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais, ProPEd/UERJ. Experiência e interesse na área de Educação com ênfase em Audiovisualidades, Cotidianos, Cultura, Formação e Autoformação Docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosane Tesch de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
Tesch, Rosane


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Audiovisualidades praticadas nos/com os cotidianos da Educação Infantil como dispositivos para autoformação e formação docente,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
Bolsista do(a): Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME/RJ, Brasil.
2009 - 2010
Especialização em Arte e Cultura. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Arte em Rede: Ambiente de Exposição, Crítica e Contemplação..
Orientador: Prof. Dr. Johannes Andreas Valentin.
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Letras - Português e Alemão.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
1997 - 2001
Graduação em Letras - Português e Hebraico.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Criação de Nomes Próprios no Brasil - O Neologismo na Antroponímia.
Orientador: Prof. Dr. André Crim Valente.
Bolsista do(a): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, CETREINA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Capacitação para Avaliação de Redações do ENEM 2017. (Carga horária: 90h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Federal Paulista, VUNESP, Brasil.
2010 - 2010
Comunicação e Artes com André Parente. (Carga horária: 60h).
ECoUFRJ - Universidade Aberta, ECOUFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Roteiro Audiovisual com Maurício Lissovsky. (Carga horária: 60h).
ECoUFRJ - Universidade Aberta, ECOUFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Produção Audiovisual com Fernando Salis. (Carga horária: 60h).
ECoUFRJ - Universidade Aberta, ECOUFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Literatura e Psicanálise.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa, CESAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Currículo e Planejamento; Fundamentos da Educação e Proposta Pedagógica.


Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor IV, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22


Instituto Superior de Educação de Afonso Claudio - ES, ISEAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Pós-graduação em Educação e Artes. Disciplinas ministradas: Educação Transcultural; Arte, Cultura e Sociedade; Estética e História da Arte; Desenvolvimento Cognitivo Musical; Fundamentos da Educação Infantil; Linguagem Oral e Escrita; Práticas de Jogos e Recreação.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

03/2015 - 08/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.


Fundação para o Vestibular da Universidade Federal Paulista, VUNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Correção de redações para o ENEM.


Blogolândia Ltda., BLOGOLÂNDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Produção de Textos
Outras informações
Produção de Conteúdo (matérias, textos).


Associação Cultural e de Pesquisa Noel Rosa, NOEL ROSA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assessoria técnica, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
As audiovisualidades e as redes de significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professoras/es ? um estudo com vídeos escolares contra homofobia compartilhados no YouTube
Descrição: Este projeto de pesquisa, em continuidade aos estudos que temos desenvolvido na interface currículo, narrativas audiovisuais e diferença, busca investigar, problematizar e alargar as redes de significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores/as, dentro-fora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o propósito de contribuir com as práticas-teorias que buscam pensar, desnaturalizar e combater a discriminação, a inferiorização e a violência contra mulheres e contra as pessoas consideradas como desviantes em relação aos modos hegemonicamente legitimados de experimentar as potências do corpo, tais como homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros, entre outros, nos cotidianos escolares. Nosso interesse está na problematização dos processos de produção de conhecimentos e de subjetividades tecidos com as demandas curriculares da formação em suas articulações com as apropriações cotidianas de formas-conteúdos audiovisuais e com as múltiplas possibilidades de ação docente que se engendram nessa trama. Entendemos que a formação, como processo de invenção de si e de mundo, se tece com o que é aprendido nos diferentes contextos em que se vive, entre eles o dos usos das mídias. O recorte do estudo atual visa o mapeamento e a análise com os/as estudantes de Pedagogia de vídeos contra a homofobia produzidos como trabalhos escolares e divulgados no site de compartilhamento YouTube na internet. Em um levantamento exploratório, encontramos vídeos produzidos por estudantes de diferentes níveis em ensino, da educação básica à superior, das redes públicas e privadas de várias regiões do país, em diferentes disciplinas. Articulando múltiplos regimes de imagens (feitas com celular, webcam, máquina fotográfica, imagens de arquivo, etc), de sons (depoimentos, diálogos, leitura de textos, músicas, ruídos, silêncios, etc) e formatos (documentário, ficção, videoclipe, etc), essas narrativas audiovisuais se situam no limiar das audiovisualidades contemporâneas, embaçando fronteiras entre códigos, linguagens e recepção-produção. Essas produções, para além das técnicas e tecnologias, hibridizam também concepções teóricas e políticas sobre gênero e sexualidade e se constituem em um dos modos pelos quais o debate sobre a homofobia se forja e atravessa os cotidianos escolares, enfrentando e ao mesmo tempo compondo com as políticas educacionais e os programas governamentais. A pesquisa será desenvolvida em quatro eixos: 1) memórias fílmicas, a partir do qual pretendemos avançar no mapeamento do consumo e das apropriações de obras cinematográficas pelos/as estudantes de Pedagogia; 2) exibição de filmes produzidos pela indústria audiovisual (ficção e documentário) que abordam especificamente a temática de gênero e sexualidade, acompanhada por leitura de textos e debates sobre a questão proposta; 3) mapeamento, exibição e debates sobre os vídeos contra a homofobia produzidos por estudantes de diferentes redes de ensino e divulgados no YouTube, seguida da análise dessas produções visando à identificação das concepções teóricas e políticas que as atravessam; 4) produção de audiovisuais contra o preconceito e a violência contra mulheres e a população LGBT com as/os estudantes...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Rosane Tesch de Oliveira - Integrante / Simone Gomes da Costa - Integrante / Isabela Vique - Integrante / Maria da Conceição Silva Soares - Coordenador / Cristiano Sant"Anna de Medeiros - Integrante / Leonardo Amaro Nolasco da Silva - Integrante / Maria Clara Boing - Integrante / Nelson Santiago - Integrante / Bruno Costa Lima Rossato - Integrante / Brenda da Silva Ferreira - Integrante / Diogo Vieira Nascimento - Integrante / Vinícius Leite Reis - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte, Cultura e Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Lingüística.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:3
MACEDO, Natália Zaninette; SEIDE, Márcia Sipavicius; Carol Castro e al;  Data: 06/07/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Tesch, Rosane2013Tesch, Rosane. Nomes Próprios: Formando Palavras e Ideias. Aleph (UFF. Online), v. 1, p. 50-60, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Tesch, Rosane. Audiovisualidades e autoformação docente (no prelo). 1. ed. Curitiba: Apris, 2018. v. 1. 159p .

2.
Tesch, Rosane. A Criação de Nomes Próprios no Brasil - O Neologismo na Antroponímia. 1. ed. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2010. v. 1. 104p .

Capítulos de livros publicados
1.
Tesch, Rosane; VIQUE, I. . Audiovisualidades, Educação e Docências no/do Século XXI. In: Haroldo Vidal e Marcelo Ucelli. (Org.). Educação, Comunicação, Cultura e Diferença. 1ed.Vitória: Pedregulho, 2018, v. 1, p. 225-236.

2.
Tesch, Rosane; SANTOS, L. ; RODRIGUES, R. . Masculinidades, corpo e pertencimento: leituras imagéticas a partir do documentário Perequeté. In: Virginia de Oliveira Silva e Janaine Aires. (Org.). Cinema Paraibano e Gênero. 1ed.João Pessoa: Paraíba, 2015, v. 1, p. 73-96.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Tesch, Rosane. A razão e a emoção que podem inspirar as práticas docentes. MultiRio Jornal Nós da Rede, Rio de Janeiro, 12 set. 2018.

2.
Tesch, Rosane. LETRAS: Que Profissão é essa?. Comunicandido - Jornal da Pós-graduação Candido Mendes, Rio de janeiro, 15 jun. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Tesch, Rosane; SOARES, M. C. S. . Audiovisualidades praticadas com os cotidianos da Educação Infantil. In: V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2018, Niterói. Anais V CEDUCE, 2018. v. 2.

2.
VIQUE, I. ; Tesch, Rosane . Gênero e sexualidade na Educação Infantil: reflexões sobre atividades pedagógicas sugeridas em páginas da internet. In: IX Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Democracia e educação - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017.

3.
Tesch, Rosane; COSTA, S. G. . Apontamentos sobre gênero, sexualidade e educação e seus enredamentos presentes no filme Como Esquecer. In: 4º Seminario Internacional de Educação e Sexualidade, 2016, Vitória/ES. O Que temos feito de Nós. Vitória/Es: UFES, 2016.

4.
Tesch, Rosane. Reflexões sobre o aspecto polêmico na/da operatividade docente com/nas audiovisualidades em uma perspectiva certeuniana. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife/PE. Currículo, história social das disciplinas, conhecimento escolar, gestão da escola e tecnologias. Recife: ANPAE, 2016. v. 3. p. 163-171.

5.
ANDERSON, I. H. ; Tesch, Rosane . Experiências, usos e práticas no/do/com o game Fragile Dreams: Farewell Ruins of the Moon. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares: Currículo: entre o comum e o singular, 2016, Recife/PE. Currículo, escola, ensino superior e espaços não escolares. Recife: ANPAE, 2016. v. 1. p. 888-897.

6.
Tesch, Rosane. Dimensões éticas, polêmicas e estéticas na operatividade docente. In: VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, 2016, Rio de Janeiro. Mundos que se tecem entre "nosotros": o ato de educar em uma língua ainda por ser escrita, 2016.

7.
Tesch, Rosane. Sensações Impressões e Interpretações: o que imagens do filme Verônica nos dão a pensar?. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e As Tecnologias, 2015, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação. Rio de Janeiro: ProPEd UERJ, 2015. v. 1.

8.
Tesch, Rosane. Nomes Próprios: Formando Palavras e Ideias. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia - UERJ, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: Cifefil, 2012. v. XVI. p. 2324-2332.

9.
Tesch, Rosane. Arte em Rede: Ambiente de Exposição, Crítica e Contemplação. In: 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife - PE. Anais Eletrônicos, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIQUE, I. ; Tesch, Rosane . Apontamentos sobre gênero em atividades pedagógicas sugeridas na internet. In: Semana da Educação da UNIRIO: Tânia Mara Tavares da Silva ​ Educações, Éticas e Estéticas: Qual é a sua?, 2018, Rio de Janeiro. Anais Semana da Educação da UNIRIO: Tânia Mara Tavares da Silva ​ Educações, Éticas e Estéticas: Qual é a sua?, 2018.

2.
Tesch, Rosane. Corpo e Presença no Cotidiano da Educação Infantil. In: VII Semana de Educação Tania Mara Tavares da Silva: Universidade e Democracia - Resistências em tempos sombrios, 2017, Rio de Janeiro. ANAIS DA VII SEMANA DE EDUCAÇÃO DA UNIRIO - 2017. Rio de Janeiro: UniRio, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Tesch, Rosane. Corpo e Presença: experiências dentro e fora da sala de aula. In: II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura, 2018, Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos do II SEMLACULT. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2018. v. 1. p. 147-148.

2.
Tesch, Rosane. A Potência nos Usos dos Recursos Tecnológicos e Audiovisuais para a Autoformação Docente. In: II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura, 2018, Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos do II SEMLACULT. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2018. v. 1. p. 248.

3.
Tesch, Rosane. Audiovisualidades e autoformação docente. In: Reunião Regional da Anped Sudeste, 2018, Campinas. Reunião Regional Anped Sudeste, 2018.

4.
Tesch, Rosane. Nomes Próprios: Formando Palavras e Ideias. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia - UERJ, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2012. v. XVI. p. 120-121.

5.
Tesch, Rosane. A Criação de Nomes Próprios no Brasil - O Neologismo na Antroponímia. In: VI Semana de Filologia na USP, 2011, São Paulo. Atas da VI Semana de Filologia na USP, 2011. v. 1.

6.
Tesch, Rosane; Outros . A Criação de Nomes Próprios no Brasil - O Neologismo na Antroponímia. In: XIV Congresso de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Livro de resumos do VIX CNLF. Rio de janeiro: Cifefil, 2010. v. XIV. p. 13-13.

7.
Tesch, Rosane. Arte em Rede: Ambiente de Exposição, Crítica e Contemplação. In: Festival Internacional de Arte e Mídia - FAM, 2010, Brasília - DF. FAM-Simpósio, 2010.

8.
Tesch, Rosane. Arte em Rede: Ambiente de Exposição, Crítica e Contemplação. In: IDEA - Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação, 2010, Belém - PA. IDEA 2010 - 7º Congresso Mundial, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
Tesch, Rosane. Nomes Próprios: Formando Palavras e Ideias. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
Tesch, Rosane. Corpo e Presença: experiências dentro e fora da sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Tesch, Rosane. A Potência nos Usos dos Recursos Tecnológicos e Audiovisuais para a Autoformação Docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Tesch, Rosane. A Linguagem inclusiva na oralidade e na escrita da língua portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Tesch, Rosane. Corpo e Presença no Cotidiano da Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Tesch, Rosane. As audiovisualidades praticadas na/com a educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIQUE, I. ; Tesch, Rosane . As Redes Educativas e as Tecnologias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
Tesch, Rosane. Reflexôes sobre o aspecto polêmico na/da operatividade docente com/nas audiovisualidades em uma perspectiva certeuniana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDERSON, I. H. ; Tesch, Rosane . Experiências, Usos e Práticas no/do/com o Game Fragile Dreams: Farewell Ruins of the Moon. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Tesch, Rosane. Dimensões éticas, polêmicas e estéticas na operatividade docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Tesch, Rosane; COSTA, S. G. . Apontamentos sobre gênero, sexualidade e educação e seus enredamentos presentes no filme Como Esquecer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Tesch, Rosane. Sensações, Impressões e Interpretações: o que imagens do filme Verônica nos dão a pensar enquanto docentes?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Tesch, Rosane. Nomes Próprios: Formando Palavras e Ideias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Tesch, Rosane. Arte em Rede: Ambiente de Exposição, Crítica e Contemplação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Tesch, Rosane. A Criação de Nomes Próprios no Brasil - O Neologismo na Antroponímia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TESCH, R. ; Tesch, Rosane . A Biblioteca Secreta. Rio de Janeiro: R. Tesch, 2018 (livro).

2.
Tesch, Rosane; Outros . Uma viagem pra pasárgada. Rio de Janeiro: Litteris, 2010 (Antologia Literária).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Tesch, Rosane. CM Elza Machado dos Santos -Tia Elza. 2011; Tema: Educação Infantil. (Blog).

2.
Tesch, Rosane. Arte em rede: ambiente de exposição, crítica e contemplação. 2010; Tema: Artes: fotografia e redes sociais. (Blog).

3.
Tesch, Rosane. Nomes Próprios. 2010; Tema: A criação de nomes próprios no Brasil: o neologismo na antroponímia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Tesch, Rosane; OLIVEIRA, R. T. . Mães e Filhas: retratos do cotidiano. 2016. Vídeo.

2.
Albuquerque, Vinícius ; Tesch, Rosane ; Outros . Meu Compadre Zé. 2010. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Tesch, Rosane. Oficina de Arte - Modelagem de Bonecos. 2012 (Oficina).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário da Linha Currículo, Docência e Linguagem. 2018. (Seminário).

2.
I Seminário Cineclube nas Escolas. 2018. (Seminário).

3.
Ciclo de Palestras: conversas pedagógicas.Relações étnico-raciais na educação. 2017. (Outra).

4.
XVI Congresso Nacional de linguística e Filologia. Nomes Próprios: Formando Palavras e Ideias. 2012. (Congresso).

5.
VII Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação/IDEA. Arte em Rede: Ambiente de Exposição, Crítica e Contemplação. 2010. (Congresso).

6.
V Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.A Criação de Nomes Próprios no Brasil - O Neologismo na Antroponímia. 2010. (Seminário).

7.
XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A Criação de Nomes Próprios no Brasil - O Neologismo na Antroponímia. 2010. (Congresso).

8.
II Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais. 2009. (Encontro).

9.
Museus e Comunicação: Exposições como Objeto de Estudo. 2009. (Seminário).

10.
Publicação de Livro na Internet. 2009. (Oficina).

11.
Revistas Literárias na Internet. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Tesch, Rosane; SOMBERG, L. M. C. ; MADEIRA, S. M. L. . I Seminário de Autoformação Docente: práticas com os cotidianos da Educação Infantil. 2018. (Outro).



Outras informações relevantes


- Aprovação do Projeto "Nomes Próprios: formando palavras e ideias" na Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Lei de ICMS (2010).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:35:40