Waldemar Volanski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8472361065562513
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Bioinformática pela Universidade Federal do Parana (UFPR). Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Biólogo no Laboratório da Prefeitura Municipal de Curitiba-PR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Waldemar Volanski
Nome em citações bibliográficas
VOLANSKI, W.;VOLANSKI, WALDEMAR

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal da Saude.
Laboratório Municipal
Parolin
80220350 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32131364


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciências Farmacêuticas.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Descoberta de conhecimento em banco de dados, reconhecimento de padrões e análises de biomarcadores para diagnóstico de processos patológicos de alta prevalência na população Brasileira, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Geraldo Picheth.
2009 - 2011
Mestrado em Bioinformática.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Desenvolvimento e Validação de Sistema de Apoio à Decisão em Urinálise com inteligência Artificial Utilizando redes neuronais,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Geraldo Picheth.
Palavras-chave: Decisão; Resultados; Exames; Laboratório Clínico; Redes Neuronais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
1980 - 1986
Graduação em Biologia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação

Atividades

02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, .


Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação Laboratorial e Patologia Clínica


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Biologia molecular, biomarcadores e bioinformática no Diabetes mellitus: evolução
Descrição: O Diabetes mellitus (DM, diabete melito) é caracterizado por hiperglicemia crônica resultante da ausência de produção do hormônio insulina, falta de ação da insulina ou ambos. A patologia afeta cerca de 8% da população brasileira e a prevalência tem aumentado de forma similar a processos epidêmicos. O DM não tem cura e evolui com elevada morbimortalidade afetando múltiplos órgãos, em especial a retina, o rim e osistema cardiovascular. A velocidade de progressão e o grau de severidade das lesões do DM estão associados ao controle glicêmico. Muitos genes têm sido associados ao diabetes ou a fatores de risco/proteção envolvidos na patologia. Exceto um tipo particular de diabetes de origem monogênica (e.g., MODY, maturity onset diabetes of the young) que representa cerca de 5% do total dos afetados, todos os demais tipos de diabetes tem envolvimento de múltiplos genes (poligênico). Este projeto visa estudar as múltiplas facetas do diagnóstico do diabetes abordando problemas associados à fase pré-analítica, aos biomarcadores de controle glicêmico e identificação de risco de lesões no sistema renal, cardiovascular entre outros, bem como estudos de variantes genéticas e isoformas de proteínas associados à patologia. Propomos compilar todas as informações associadas ao diabetes em um banco de dados dedicado ao tema e analisar as associações entre todos os elementos com sistema de inteligência artificial na busca de padrões. Um software com base em redes neurais, contemplando os elementos discriminantes a serem identificados entre biomarcadores, genes (SNPs) e características clínicas e antropométricas, será desenvolvido para auxiliar o diagnóstico do diabetes e/ou emitir uma segunda opinião quando ao diagnóstico ou o risco associado à patologia. Neste projeto de pesquisa procuramos harmonizar todas as principais linhas de pesquisa do laboratório em um único projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Caracterização genômica de estirpe diarreiogênica de Aeromonas caviae, bactéria prevalente em pacientes com diarreia atendidos pelo SUS em Curitiba, utilizando pirosequenciamento de alta produtividade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cyntia Maria Telles Fadel-Picheth em 14/08/2018.
Descrição: Aeromonas constituem um grupo heterogêneo de bactérias que podem causar uma série de doenças em humanos variando de gastrenterites a septicemia. Considerando que A. caviae foi a bactéria isolada com maior frequência nas coproculturas de pacientes com diarreia atendidos pelo SUS em Curitiba, e que as doenças diarreicas são causas importantes de morbidade e mortalidade, o objetivo deste projeto é sequenciar o genoma dessa bactéria. O desenvolvimento desse projeto será importante para a compreensão da estrutura genômica, metabolismo, fisiologia e mecanismos de virulência de A. caviae e poderá fornecer subsídios importantes para o desenvolvimento no país de ferramentas para diagnóstico e novas alternativas para prevenção e tratamento das infecções causadas por essas bactérias.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Diabetes mellitus: biologia molecular, biomarcadores e bioinformática
Descrição: O Diabetes mellitus (DM, diabete melito ou diabetes melito) é caracterizado por hiperglicemia crônica pela ausência de produção do hormônio insulina, falta de ação da insulina ou ambos. A patologia afeta cerca de 8% da população brasileira e os afetados aumentam em número semelhante a processos epidêmicos. O DM não tem cura e evolui com elevada morbimortalidade afetando vários órgãos como a retina, rim e sistema cardiovascular. A velocidade de progressão e o grau de severidade das lesões do DM estão associados ao controle glicêmico. Os principais tipos de diabetes (características e frequencia populacional estimada) são: diabetes tipo 1 (insulino-dependente, ~5-10%), diabetes tipo 2 (resistência à insulina, >90%) e diabetes gestacional (reconhecimento na gestação, ~4% das gestações). Muitos genes têm sido associados ao diabetes ou a fatores de risco/proteção envolvidos na patologia. Exceto um tipo particular de diabetes (MODY, maturity onset diabetes of the Young, diabetes da maturidade com início precoce) que representa cerca de 5% do total dos afetados, todos os demais tipos tem envolvimento de múltiplos genes (poligênico). Este projeto visa estudar as múltiplas facetas do diagnóstico do diabetes tipo 2, MODY e gestacional, abordando à fase pré-analítica, aos biomarcadores de controle glicêmico e genéticos associados com risco ou proteção para o sistema renal, cardiovascular entre outros. Propomos também compilar todas as informações associadas ao diabetes em um banco de dados dedicado ao tema e analisar as associações entre todos os elementos com sistema de inteligência artificial na busca de padrões. Um software com base em redes neurais, contemplando os elementos discriminantes a serem identificados entre biomarcadores, genes (SNPs) e características clínicas e antropométricas, será desenvolvido para auxiliar o diagnóstico do diabetes e/ou emitir uma segunda opinião quando ao diagnóstico ou o risco associado à patologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Aplicação de redes neurais no laboratório clínico e na pesquisa
Descrição: Sistemas com base em inteligência artificial (redes neurais ou neuronais) tem sido aplicados para reconhecimento de padrões. Os padrões gerados por dados laboratoriais e resultantes de pesquisa acadêmica na área diagnóstica e molecular tem potencial para serem reconhecidos por estes softwares. Os resultados obtidos com redes neurais é mais flexível quando comparado com outros sistemas classificatórios baseados em lógica booleana ou árvore de decisão. A capacidade de aprendizado das redes, mimetizando decisões complexas como as produzidas por humanos torna estes sistemas de alta tecnologia e atuais de muita utilidade na interpretação de resultados, em processo designado "segunda opinião". Propomos estudar a aplicação de redes neurais para prover sistemas com capacidade de classificar dados laboratoriais e genotípicos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Rastreamento e diagnóstico molecular do Diabetes mellitus
Descrição: Métodos moleculares com base no ponto de fusão detectado com alta resolução (HRM, high resolution melting), SSCP-fluorescente, sondas fluorescentes específicas (Taqman) e PCR-RFLP serão utilizadas para identificar variantes genéticas (mutações) associadas ao diabetes monogênico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Aplicação de técnicas de bioinformática para o rastreamento do Diabetes mellitus
Descrição: Técnicas de bioinformática, com ênfase na aplicação de inteligência artificial, serão desenvolvidas para rastrear portadores de diabetes, incluíndo o diabetes monogênico, utilizando os dados disponíveis nos bancos de dados hospitalares e do Sistema Único de Saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1990
Prêmio Basilit de Arquitetura - 5ª Edição, Brasilit S.A.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, BRUNA RODRIGUES2018MARTINS, BRUNA RODRIGUES ; SOUZA, SUSAN WEBBER DE ; Welter, Marciane ; VOLANSKI, W. ; FRANÇA, SUZANA NESI ; ALBERTON, DAYANE ; PICHETH ; REGO, Fabiane Gomes de Moraes . Polymorphisms rs2233575 and rs712701 in the paired box 4 gene are not associated with type 1 diabetes in children. META GENE, v. 16, p. 130-133, 2018.

2.
REU, CARLOS E.2018REU, CARLOS E. ; VOLANSKI, WALDEMAR ; PREDIGER, KAROLINE C. ; PICHETH, GERALDO ; FADEL-PICHETH, CYNTIA M.T. . Epidemiology of pathogens causing urinary tract infections in an urban community in southern Brazil. Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 22, p. 1-3, 2018.

3.
Welter, Marciane2018Welter, Marciane ; VOLANSKI, W. ; ALBERTON, DAYANE ; FRANÇA, SUZANA NESI ; PICHETH ; DE MORAES REGO, FABIANE GOMES . Polymorphism rs2476601 in the PTPN22 gene is associated with type 1 diabetes in children from the South Region of Brazil. GENE, v. 650, p. 15-18, 2018.

4.
LIMA-OLIVEIRA, GABRIEL2017LIMA-OLIVEIRA, GABRIEL ; VOLANSKI, WALDEMAR ; LIPPI, GIUSEPPE ; PICHETH, GERALDO ; GUIDI, GIAN CESARE . Pre-analytical phase management: a review of the procedures from patient preparation to laboratory analysis. SCANDINAVIAN JOURNAL OF CLINICAL & LABORATORY INVESTIGATION, v. 77, p. 153-163, 2017.

5.
DALLAGASSA, C.B.2014DALLAGASSA, C.B. ; HUERGO, L.F. ; STETS, M.I. ; PEDROSA, F.O. ; SOUZA, E.M. ; CRUZ, L.M. ; ASSIS, F.E.A. ; WOLF, S. ; VOLANSKI, W. ; PICHETH, G. ; PIGATTO-DENARDI, C.P. ; FARAH, S.M.S.S. ; FADEL-PICHETH, C.M.T. . Matrix-assisted laser desorption ionization-time of flight mass spectrometry analysis of Escherichia coli categories. Genetics and Molecular Research, v. 13, p. 716-722, 2014.

6.
LIMA-OLIVEIRA, GABRIEL2012LIMA-OLIVEIRA, GABRIEL ; LIPPI, GIUSEPPE ; SALVAGNO, GIAN LUCA ; MONTAGNANA, MARTINA ; GELATI, MATTEO ; VOLANSKI, WALDEMAR ; BORITIZA, KATIA CRISTINA ; PICHETH, GERALDO ; GUIDI, GIAN CESARE . Effects of vigorous mixing of blood vacuum tubes on laboratory test results. Clinical Biochemistry, v. xx, p. in press, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VOLANSKI, W.. Desenvolvimento auto-sustentado de vizinhança. Dias Melhores Virão, p. 6 - 7, 18 jul. 1990.

2.
LIMA-OLIVEIRA, GABRIEL ; GUIDI, GIAN CESARE ; LIPPI, GIUSEPPE ; VOLANSKI, W. ; PICHETH, G. . Qual o Impacto da Automação Pré-Analítica na Qualidade do Espécime Diagnóstico? Uma Avaliação Preliminar. Laes&Haes.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VOLANSKI, W.; PRADO, A. L. ; TAPETY, D. S. ; RAITTZ, R. T. ; MARCHAUKOSKI, J. N. ; PICHETH, G. . Software for Verification of Homogeneity Results from Automated Urine Analyzers in Real Time. In: XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2014, Santos-SP. Anais do CBIS (ISSN 2178-2857), 2014. v. 14. p. 1-6.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, A. L. ; VOLANSKI, W. ; NEVES, H. R. A. ; PICHETH, G. . Um Sistema de Monitorização de Eventos Clínicos para Notificação de Pacientes com Bactéria Multirresistente à Antibióticos. In: XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2016, Goiânia-GO. Anais do CBIS (ISSN 2178-2857), 2016. v. 15. p. 402-402.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROESLER, D. ; VOLANSKI, W. ; F.G.M ; PICHETH, G. ; ALBERTON, DAYANE . Polimorfismos dos genes Frutosamina-3-quinase (FN3K) e Hexoquinase 1 (HK1) no Diabetes mellitus tipo 1. In: 45º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e do 6º Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial, 2018, Rio de Janeiro-RJ. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2018. v. 50. p. 1-1.

2.
VOLANSKI, W.; PRADO, A. L. ; VALDAMERI, G. ; F.G.M ; PICHETH, G. . Os Laudos Laboratoriais OnLine são Invioláveis?. In: 44º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 5º Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial. 3º Fórum de Proprietários de Laboratórios, 2017. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2017. v. 49. p. 1-1.

3.
SOUZA, SUSAN WEBBER DE ; VOLANSKI, W. ; PICHETH, G. ; ALBERTON, DAYANE ; F.G.M . Polimorfismo na região promotora do gene apoM (rs805297) em crianças com Diabetes mellitus tipo 1. In: 44º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e do 5º Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial, 2017, João Pessoa-PB. Temas Livres/Resumos 44º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e do 5º Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial, 2017. v. 49. p. 19-19.

4.
CARVALHO, M. M. ; VOLANSKI, W. ; PICHETH, G. . Decision-making model for the monitoring and identification of risk groups for Type 2 Diabetes Mellitus comorbidities using Fuzzy NN algorithm. In: X-meeting: Bioinformatics and Computation Biology, 2017, São Pedro-SP. AACC Annual X-Meeting Abstracts, 2017. v. 13. p. 238-238.

5.
FRIGERI, H. R. ; VOLANSKI, W. ; ALBERTON, DAYANE ; F.G.M ; PICHETH, G. . Solute carrier family 30, member 8 gene (slc30a8) gene polymorphism (rs13266634:c>t) in obesity women with type 2 diabetes mellitus. In: 42º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 1º Congresso de Controle de Qualidade Laboratorial dos Países de Língua Portuguesa, 15º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 3ª Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial, 2015, Rio de Janeiro-RJ. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2015. v. 47. p. 1-1.

6.
MARCHAUKOSKI, J. N. ; VOLANSKI, W. ; TAPETY, D. S. ; PICHETH, G. ; RAITTZ, R. T. ; PRADO, A. L. . Geolocalização em Tempo Real para Rastreamento de Pacientes com Tuberculose. In: 41º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 14º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. 2º Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial. 1º Encontro de Ciência Forense, 2014, Porto Alegre-RS. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2014. v. 46. p. 1-1.

7.
LIMA-OLIVEIRA, GABRIEL ; VOLANSKI, W. ; F.G.M ; PICHETH, G. ; GUIDI, GIAN CESARE . Lack of tube mixing can be validated as regards ISO-15189 standard - preliminary validation. In: AACC Annual Meeting & Clinical Lab Expo, 2014, Chicago. AACC Annual Meeting Abstracts, 2014. p. S89-S90.

8.
BANDEIRA, A. F. ; VOLANSKI, W. ; SANTOS-WEISS, I. C. R. ; RAITTZ, R. T. ; MARCHAUKOSKI, J. N. ; PICHETH, G. . Artificial neural network applied to characterization of gestational diabetes mellitus. In: ISCB-Latin America x-Meeting on Bioinformatics with BSB and SoiBio, 2014, Belo Horinzonte-MG. AACC Annual X-Meeting Abstracts, 2014.

9.
LIMA-OLIVEIRA, GABRIEL ; VOLANSKI, W. ; F.G.M ; PICHETH, G. ; GUIDI, GIAN CESARE . Not to mix K2EDTA vacuum tubes as recommended by all manufacturers: is it a non conformity for quality system? ? preliminary evaluation (813). In: XXVIIth International Society for Laboratory Hematology (ISLH) Symposium 2014, 2014, Hague - Netherlands. AACC Annual Meeting Abstracts, 2014. v. 36. p. 129-129.

10.
VOLANSKI, W.; PRADO, A. L. ; TAPETY, D. S. ; F.G.M ; RAITTZ, R. T. ; PICHETH, G. . Desenvolvimento de Software Livre para Cálculos de Sensibilidade, Especificidade e Parâmetros Relacionados para Análise de Desempenho de Testes Diagnósticos. In: 40º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 13º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. 4ª Jornada Latinoamericana de Genética Forense, 2013, Florianópolis-SC. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2013. v. 45. p. 1-1.

11.
MELO, L. M. ; PRADO, A. L. ; VOLANSKI, W. ; PICHETH, G. ; F.G.M . Tireotropina (TSH) sérica e Diabetes mellitus. In: 39° Congresso de Análises Clínicas. 12° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2012, Rio de Janeiro-RJ. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2012. v. 44. p. 1-1.

12.
OLIVEIRA, G. L. ; F.G.M ; VOLANSKI, W. ; BORITIZA, KATIA CRISTINA ; PICHETH, G. . Seringas para gasometria: variabilidade nos resultados de parâmetros laboratoriais entre diferentes marcas. In: 39° Congresso de Análise Clínicas. 12° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2012, Rio de Janeiro-RJ. Resumos do 39° Congresso de Análise Clínicas, 2012. v. 44. p. 1-1.

13.
F.G.M ; LIPPI, GIUSEPPE ; VOLANSKI, W. ; BORITIZA, KATIA CRISTINA ; GUIDI, GIAN CESARE ; PICHETH, G. . Tubos de coleta à vácuo para soro: uma padronização analítica ou uma nova fonte de erro laboratorial?. In: 39° Congresso de Análise Clínicas. 12° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2012, Rio de Janeiro-RJ. Resumos do 39° Congresso de Análise Clínicas, 2012. v. 44. p. 1-1.

14.
PRADO, A. L. ; VOLANSKI, W. ; TAPETY, D. S. ; MARCHAUKOSKI, J. N. ; RAITTZ, R. T. ; F.G.M ; PICHETH, G. . Sistema para Liberação de Resultados com Aprendizagem. In: 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 11º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica,, 2011, Curitiba-PR. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2011. v. 43. p. 60-60.

15.
VOLANSKI, W.; PRADO, A. L. ; TAPETY, D. S. ; MARCHAUKOSKI, J. N. ; RAITTZ, R. T. ; F.G.M ; PICHETH, G. . Novo Paradigma Laboratorial: Redes Neuronais como Segunda Opinião. In: 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 11º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2011, Curitiba-PR. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2011. v. 43. p. 56-56.

16.
VOLANSKI, W.; JAMIELNIAK, R. ; PRADO, A. L. ; TAPETY, D. S. ; MARCHAUKOSKI, J. N. ; RAITTZ, R. T. ; F.G.M ; PICHETH, G. . Interação Homem-Máquina: Sistema de Interface Gráfica para Urinálise. In: 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 11º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2011, Curitiba-PR. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2011. v. 43. p. 57-57.

17.
TAPETY, D. S. ; VOLANSKI, W. ; PRADO, A. L. ; RAITTZ, R. T. ; MARCHAUKOSKI, J. N. ; PICHETH, G. . SAEDIG: Sistema Computacional Aplicado para o Cadastro e Acompanhamento de Gestantes Diabéticas. In: 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 11º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2011, Curitiba-PR. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2011. v. 43. p. 59-59.

18.
VOLANSKI, W.; PRADO, A. L. ; TAPETY, D. S. ; MARCHAUKOSKI, J. N. ; RAITTZ, R. T. ; F.G.M ; PICHETH, G. . Efeito do Estresse na Validação de Resultado de Urinálise. In: 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 11º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2011, Curitiba-PR. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2011. v. 43. p. 214-214.

19.
VOLANSKI, W.; JAMIELNIAK, R. ; PRADO, A. L. ; TAPETY, D. S. ; MARCHAUKOSKI, J. N. ; RAITTZ, R. T. ; PICHETH, G. . SAD: Software Inteligente com Aprendizagem Baseada em Exemplo para Sistema de Apoio à Decisão. In: 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 11º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, 2011, Curitiba-PR. Revista Brasileira de Análises Clínicas (ISSN 0370-369x), 2011. v. 43. p. 58-58.

Apresentações de Trabalho
1.
VOLANSKI, W.. 40º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
TAPETY, D. S. ; VOLANSKI, W. ; PRADO, A. L. ; MARCHAUKOSKI, J. N. ; PICHETH, G. . SAEDIG - Sistema de Apoio ao Estudo do Diabetes em Gestantes. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
VOLANSKI, W.. Implantação da Automação de Uroanálise para o aumento da qualidade em laboratório de análise clínicas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
PRADO, A. L. ; PICHETH, G. ; VOLANSKI, W. ; VALDAMERI, G. . d-GDM. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018001275-2, data de registro: 07/06/2018, título: "d-GDM" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Efeito do estresse na validação de resultados de urinálise. 2011. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Interação homem-máquina: Sistema de interface gráfica para urinálise. 2011. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. SAD (Sistema de Apoio à Decisão): Software inteligente com aprendizagem baseada em exemplo para sistema de apoio à decisão.. 2011. (Congresso).

4.
Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Sistema para liberação de resultados com aprendizagem "in silico". 2011. (Congresso).

5.
Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Interação homem-máquina: Sistema de interface gráfica para urinálise. 2011. (Congresso).

6.
Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. SAEDIG(Sistema de Apoio ao Estudo do Diabetes em Gestantes): Sistema computacional aplicado para o acompanhamento de gestantes diabéticas.. 2011. (Congresso).

7.
Workshop em Bioinformática. 2010. (Simpósio).

8.
Conexão Médica.Implantação da Automação de Uroanálise Para o aumento da da qualidade em Lab. de Análises Clínicas.. 2005. (Outra).

9.
38º Congresso Brasileiro de Patologia Cínica.. Uroanálise: Otimização dos recursos laboatoriais.. 2004. (Congresso).

10.
VIII ENCONTRO DE SAÚDE COLETIVA.ENCONTRO DE SAÚDE COLETIVA. 2004. (Encontro).

11.
I SEMINÁRIO SOBRE HIGIENE E CONTROLE DE ALIMENTOS.TÉCNICAS DE HIGIENE PESSOAL E DOS ALIMENTOS. 1995. (Seminário).

12.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. 1991. (Outra).

13.
SEMINÁRIO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR.SEMINÁRIO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR. 1991. (Seminário).

14.
I CONFEÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE.I CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE. 1990. (Outra).

15.
II CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA/PROJETO LARGA ESCALA.II CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA. 1989. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VOLANSKI, W.. I CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAUDE. 1990. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eduardo dos Reis Marques. A Informática no Curriculum do Farmacêutico. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análises Clínicas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Waldemar Volanski.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphael de Assumpção Jamielniak. Estudo Comparativo de Redes Neurais Aplicadas à Tomada de Decisão em Diagnósticos Clínicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Waldemar Volanski.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador registrado
1.
PRADO, A. L. ; PICHETH, G. ; VOLANSKI, W. ; VALDAMERI, G. . d-GDM. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018001275-2, data de registro: 07/06/2018, título: "d-GDM" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:55:38