Erisson Viana Correa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3099552787452466
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018 e 2013), pós-graduado lato sensu em Gestão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) e graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Orientador Pedagógico do Instituto Federal Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação de políticas educacionais e métodos de pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erisson Viana Correa
Nome em citações bibliográficas
CORREA, Erisson Viana;CORREA, E.V.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica.
Campus São Cristóvão III, Campo de São Cristóvão, 177
São Cristóvão
20921440 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38911134
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Accountability na Educação: Impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Alicia Maria Catalano de Bonamino.
Coorientador: Jose Ignacio Cano Gestoso.
Palavras-chave: Avaliação; Accountability; School Accountability; Responsabilização Educacional; Políticas Públicas; Política Educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação de Políticas Públicas.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Efeito da repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal a partir do Geres,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Alicia Maria Catalano de Bonamino.
Coorientador: Tufi Machado Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Repetência; Desempenho em Leitura e Matemática; Pesquisa Longitudinal; Efeito Repetência; Pesquisa Observacional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Administração Escolar e Gestão Educacional. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A influência do IDEB sobre as práticas dos gestores escolares: um estudo de caso na Rede Municipal de Maricá.
Orientador: Alicia Maria Catalano de Bonamino.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Bolsista do(a): Bolsa PUC, PUC, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2003 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, UNIVERCIDADE, Brasil.
Título: Desigualdades educacionais: Contextos sociais x Projetos pedagógicos. O caso da escola da Mangueira e do liceu francês..
Orientador: Mônica Regina Ferreira Lins.
Bolsista do(a): Convênio Governo do Estado do RJ / Programa Social da Mangueira, PSM, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso Básico de HLM - Modelos multiníveis hierárquicos. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2015 - 2015
As sociologias do indivíduo e suas metodologias. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2015 - 2015
Modelagem Linear Hierárq.(HLM) aplicada à Educação. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2013 - 2013
O uso de dados para construir um retrato educacional de escolas e redes. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ABAVE, Brasil.
2012 - 2012
Estatística - Fundamentos Essenciais. (Carga horária: 180h).
Foco Exata Tecnologia Serviços e Educacional, FOCO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 30
Outras informações
Acompanhar as questões pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem procurando elaborar estratégias e dirimir as dificuldades encontradas.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Membro do Laboratório de Avaliação da Educação (LAED) da PUC-Rio: Projeto As Inconsistências na Aprendizagem de Leitura e de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Observatório da Educação), financiado pela CAPES.


Prefeitura de Maricá, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Orientador Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Colaborar e promover o processo integrador e articulador das ações pedagógicas e didáticas desenvolvidas na Unidade Escolar.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Desenvolvimento, Inter-relações e Distribuição Social da Aprendizagem da Leitura e da Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alicia Maria Catalano de Bonamino em 10/10/2014.
Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar: 1) interelações entre a aprendizagem de habilidades de leitura e de escrita; 2) características de escolas e salas de aula que maximizam a aprendizagem dos alunos e minimizam o impacto da sua origem social sobre o aprendizado dessas habilidades ao longo do ciclo de alfabetização, notadamente do 1º; 2º 3º anos do ensino fundamental. Mais especificamente, a pesquisa utilizará dados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo voltado para a alfabetização (PAEBES ALFA), para investigar como são geridas, pelas políticas escolares e educacionais, as desigualdades entre as escolas e dentro das escolas públicas do estado do Espírito Santo, até chegar ao nível micro da turma e da sala de aula. No PAEBES ALFA, o desenho longitudinal da coleta de dados e a incorporação da avaliação da escrita oferecem a oportunidade de buscar respostas para as seguintes questões de pesquisa: 1) Como se relaciona o desenvolvimento das habilidades de leitura com o desenvolvimento da escrita na alfabetização? 2) Quais práticas pedagógicas do professor contribuem mais para o progresso no aprendizado das diferentes habilidades de leitura e de escrita que necessitam ser construídas durante o processo de alfabetização? Os efeitos dessas práticas se diferenciam conforme o ano escolar frequentado pelos alunos? Como se relacionam essas práticas com o tema da desigualdade intraescolar? 3) Quais práticas de gestão escolar estão associadas ao aumento da eficácia e à promoção da equidade dentro da escola? Quais práticas de gestão educacional estão associadas ao aumento da equidade entre as escolas? Em relação à primeira questão, os dados disponibilizados pela Prova ABC indiciam, inicialmente, que habilidades de decodificação tendem a ocorrer antes de habilidades de codificação. No entanto, o percurso não parece ser linear, o que reitera a necessidade de novos estudos a partir de dados longitudinais, como os disponibilizados pelo PAEBES ALFA. No caso das questões de pesquisa 2 e 3, que envolvem estudos sobre efeito professor e sobre eficácia e equidade escolar, faremos uso desses dados longitudinais, da abordagem de valor agregado e da modelagem multinível, por entender que são estes os modos adequados de levar em consideração as características dos alunos e das escolas na modelagem estatística dos dados. Como complemento às evidências estatísticas e à sua interpretação, a pesquisa também inclui a realização de quatro estudos de caso em escolas com turmas frequentadas por crianças semelhantes em termos socioeconômicos que apresentem diferenças contrastantes no progresso dos alunos em comparação com a média de proficiência em leitura e escrita na primeira avaliação. Uma vez selecionadas as escolas, a pesquisa irá investigar quais são as características escolares e de sala de aula que podem explicar o ganho de aprendizado dos alunos. A hipótese é que há ações pedagógicas e de gestão nas escolas que fazem com que seus alunos aprendam mais do que o esperado e isso faz com que as desigualdades entre as escolas aumentem. Da mesma forma, a alocação dos alunos e professores nas turmas e suas interações cotidianas na sala de aula também devem ser levadas em conta quando se trata de investigar a produção de desigualdades dentro das escolas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (7) .
Integrantes: Erisson Viana Correa - Integrante / Alicia Maria Catalano de Bonamino - Coordenador / Otávio Cordeiro de Paula - Integrante / Naira da Costa Muylaert Lima - Integrante / Edson Diniz Nóbrega Junior - Integrante / Luis Carlos de Souza - Integrante.
2013 - 2015
Construção de subescalas de leitura da avaliação externa do Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais - Proalfa como subsidio à gestão do sistema e ao ensino
Descrição: O principal objetivo desse projeto é construir subescalas de leitura para avaliações em larga escala na área de alfabetização e língua portuguesa, com vistas a subsidiar tanto políticas públicas para a Educação quanto a formação e a prática docente. Para tanto propõe-se a utilização dos dados do Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais - Proalfa/MG em suas edições de 2006 a 2012, visando ampliar o nível de informatividade de escalas de leitura com a produção de subescalas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Aprendizagem de Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua Relação com as Práticas dos Professores em Sala de Aula

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alicia Maria Catalano de Bonamino em 24/06/2016.
Descrição: A pesquisa GERES (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005), realizada em 303 escolas e cinco cidades brasileiras entre 2005 e 2008, fornece evidências claras de inconsistências nos processos de aprendizagem em leitura durante os primeiros anos do ensino fundamental. Por essas inconsistências, os alunos deixam de adquirir as habilidades esperadas ou deixam de adquirir estas habilidades no ritmo apropriado. As consequências desses padrões irregulares de aprendizagem são graves para o desenvolvimento futuro das habilidades dos alunos e há sinais que os prejuízos sofridos podem se tornar permanentes. A pesquisa ora proposta visa a investigar esses padrões de habilidades de leitura. Partimos de uma hipótese inicial que atribui parte das diferenças a políticas escolares e a práticas de ensino da leitura, que parecem facilitar, no caso da rede privada e das escolas federais, e dificultar, no caso das redes municipal e estadual, o acesso à aprendizagem de importantes habilidades de leitura. Propomos-nos a verificar essa hipótese por meio de abordagem quantitativa apropriada para o estudo do efeito-professor no conjunto das escolas GERES e também por meio de estudos qualitativos dos cadernos escolares de alunos que frequentaram escolas públicas do Rio de Janeiro nas que tiveram altos e baixos ganhos na proficiência de leitura ao longo dos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Erisson Viana Correa - Integrante / Alicia Maria Catalano de Bonamino - Coordenador / Lúcia Helena Gazólis de Oliveira - Integrante / Naira da Costa Muylaert Lima - Integrante.
2011 - 2014
As Inconsistências na Aprendizagem de Leitura e Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alicia Maria Catalano de Bonamino em 19/07/2013.
Descrição: O Projeto As Inconsistências na Aprendizagem de Leitura e Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental submetido para financiamento através do Observatório da Educação está baseado em proposta de colaboração do Laboratório de Avaliação da Educação do Departamento de Educação da PUC-Rio (LAEd/PUC-Rio), do Centro de Alfabetização,Leitura e Escrita (CEALE) e do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) daFaculdade de Educação da UFMG, e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da UFJF. A relação entre estes quatro núcleos de pesquisa se configura como umarede de pesquisa e se insere num histórico de colaboração já consolidada, que começou a ser desenvolvida em 2004, quando iniciamos o desenho do Projeto GERES - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. A pesquisa GERES (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005), realizada em 303 escolas e cinco cidades brasileiras entre 2005 e 2008, fornece evidências claras de inconsistências nos processos de aprendizagem em leitura e matemática durante os primeiros anos do ensino fundamental. Por essas inconsistências, os alunos deixam de adquirir as habilidades esperadas ou deixam de adquirir estas habilidades no ritmo apropriado. As consequências desses padrões irregulares de aprendizagem são graves para o desenvolvimento futuro das habilidades dos alunos e há sinais que os prejuízos sofridos podem se tornar permanentes.O conjunto de linhas de pesquisa que compõem este projeto pretende investigar as causas e consequências dessas inconsistências com o propósito de contribuir para uma discussão sobre a qualidade da educação nos anos iniciais e propor medidas que possam contribuir para a melhoria nos resultados de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, G.2016ROCHA, G. ; BONAMINO, A. M. C. ; CORREA, Erisson Viana . Transposição didática em Alfabetização: Uma aproximação a partir de cadernos escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 2379, 2016.

2.
CORREA, Erisson Viana2015 CORREA, Erisson Viana; BONAMINO, A. M. C. ; SOARES, T. M. . Evidências do efeito da repetência nos primeiros anos escolares. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 25, p. 242, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
BONAMINO, A.M.C. ; MOTA, O. ; RAMOS, M. E. ; CORREA, Erisson Viana . Arranjo institucional de implementação do PAIC e burocratas de médio escalão (no prelo). In: LOTTA; PIRES. (Org.). I Seminário Brasileiro sobre Implementação de Políticas Públicas. 1ed.Brasília: ENAP, 2018, v. , p. 1-.

2.
CORREA, Erisson Viana; BONAMINO, A. M. C. ; SOARES, T. M. . Efeito da repetência em estudantes do Ensino Fundamental: Uma análise com o uso de Propensity Scores Matching. In: Alicia Bonamino; Tufi Soares. (Org.). Estudos sobre a educação brasileira: múltiplos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC, 2017, v. , p. 67-88.

3.
ROCHA, G. ; BONAMINO, A.M.C. ; CORREA, Erisson Viana . O que dizem os cadernos escolares sobre o ensino da palavra escrita. In: Alicia Bonamino, Tufi Machado Soares. (Org.). Estudos sobre a educação brasileira: múltiplos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC, 2017, v. , p. 152-164.

4.
MUYLAERT, N.C.L. ; CORREA, Erisson Viana . As estratégias de enturmação dos alunos nas escolas e suas relações com a (re)produção de desigualdades educacionais. In: Alicia Bonamino, Tufi Machado Soares. (Org.). Estudos sobre a educação brasileira: múltiplos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC, 2017, v. , p. 207-230.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORREA, Erisson Viana; BONAMINO, A. M. C. ; SOARES, T. M. . O que aprende o aluno que repete? Uma análise sobre o efeito da repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: 37ª Reunião Nacional da ANPED, 2015, Florianópolis. Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, 2015.

2.
CORREA, Erisson Viana; BONAMINO, A. M. C. ; SOARES, T. M. . Evidencias del efecto de la repetición en los primeros años escolares. In: II CONGRESO INTERNACIONAL de CIENCIAS de la EDUCACIÓN y del DESARROLLO, 2014, Universidad de Granada. Libro de Actas del II Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo. Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2014. p. 239.

3.
CORREA, Erisson Viana. Origem familiar, características e motivação do aluno: quais as relações com o aumento ou a diminuição do risco de repetência no final do primeiro segmento do Ensino Fundamental?. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd, 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012. p. 181.

4.
BONAMINO, A. M. C. ; AGUIAR, G. S. ; CORREA, Erisson Viana . O impacto das características intra e extraescolares para o risco de repetência de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: III Congreso Íbero Americano de Política y Administración de la Educación, 2012, Zaragoza, Espanha. Gestão Pedagógica e Política Educacional: desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, T.M. ; FERNANDES, N.S. ; BONAMINO, A. M. C. ; CORREA, Erisson Viana . Associação entre a Reprovação e Variáveis de Contexto no Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CORREA, Erisson Viana; BONAMINO, A. M. C. ; SOARES, T. M. . O que aprende o aluno que repete? Uma análise sobre o efeito da repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CORREA, Erisson Viana; BONAMINO, A. M. C. ; SOARES, T.M. . Evidencias del efecto de la repetición en los primeros años escolares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CORREA, Erisson Viana; BONAMINO, A. M. C. . O efeito da repetência sobre o desempenho de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BONAMINO, A. M. C. ; AGUIAR, G. S. ; CORREA, Erisson Viana . O impacto das características intra e extraescolares para o risco de repetência de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CORREA, Erisson Viana. Origem familiar, características e motivação do aluno: quais as relações com o aumento ou a diminuição do risco de repetência no final do primeiro segmento do Ensino Fundamental?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CORREA, Erisson Viana; SIQUEIRA, Leonardo A. de . A Fantástica Viagem de Darwin ao redor do mundo - 150 anos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROCHA, G. ; REIS, R. D. ; FONTES MARTINS, R. M. ; PRAZERES, L. A. ; GAZIRE, E. ; FARIA, D. A. ; SILVA, L. G. S. E. ; FLORES, M. J. ; CORREA, Erisson Viana . Avaliação externa Alfabetiza Rio e Prova Rio. 2016.

Programas de computador sem registro
1.
CORREA, Erisson Viana. Sistema de Controle de Rendimento e Desempenho Escolar da E.M.Prof. Darcy Ribeiro. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
BONAMINO, A. M. C. ; CORREA, E.V. . Preparação dos dados das fichas de avaliação de Programas de Pós-Graduação em Educação para Avaliação Trienal (2012-2013) da Capes. 2014.

2.
ROCHA, G. ; BATISTA, José Rodrigues ; SOUZA, M. J. F. ; CORREA, Erisson Viana . Relatório Fatores Associados 2010 - PAEBES ALFA. 2012.

3.
FONTES MARTINS, R. M. ; ROCHA, G. ; CORREA, Erisson Viana . Coordenação de equipe de correção da Prova São Paulo 2012. 2012.

4.
ROCHA, G. ; SOUZA, M. J. F. ; BATISTA, José Rodrigues ; CORREA, Erisson Viana . Relatório Fatores Associados 2011 - PAEBES ALFA. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CORREA, Erisson Viana. CP2 São Cristóvão 3. 2013; Tema: Blog oficial do Campus São Cristóvão 3 (Colégio Pedro II). (Blog).

2.
CORREA, Erisson Viana. Informe Cp2 Niterói. 2010; Tema: Blog oficial do Campus Niterói (Colégio Pedro II). (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORREA, E.V.. Criação do logotipo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II (Neab Cp2). 2014. (Criação).

2.
CORREA, E.V.. Logotipo do I Circuito Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II. 2014. (Criação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo. Evidencias del efecto de la repetición en los primeros años escolares. 2014. (Congresso).

2.
35ª Reunião Anual da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Origem familiar, características e motivação do aluno: quais as relações com o aumento ou a diminuição do risco de repetência no final do primeiro segmento do Ensino Fundamental?. 2012. (Congresso).

3.
III Congreso Íbero Americano de Política y Administración de la Educación. O impacto das características intra e extraescolares para o risco de repetência de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Congresso).

4.
VII Reunião Geral da ABAVE - Associação Brasileira de Avaliação Educacional. O efeito da repetência sobre o desempenho de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Congresso).

5.
Seminário internacional de avaliação em larga escala em alfabetização, leitura e escrita: pesquisa e ação educacional. 2011. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Edson de Moraes Neto. O processo de enturmação nas escolas da Rede Municipal de Santa Luzia/MG: uma análise dos critérios utilizados pela equipe gestora e pedagógica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).



Outras informações relevantes


Aprovação nos seguintes Concursos Públicos de Provas e Títulos

PROFESSOR INSPETOR ESCOLAR - Edital 2007 - Secretaria Estadual de Educação / Governo do Estado do Rio de Janeiro
TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Edital 12/2010 - Colégio Pedro II / Ministério da Educação
PROFESSOR ORIENTADOR PEDAGÓGICO - Edital 2008 - Secretaria Municipal de Educação / Prefeitura do Município de Maricá
PROFESSOR ESPECIALISTA / ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - Edital 01/2015 - Secretaria Municipal de Educação / Prefeitura Municipal de Duque de Caxias



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 7:55:53