Érica Anita Baptista Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8278888495763885
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH/2005) e Letras/Bacharelado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2006). Especialização em Comunicação e Política pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2008). É Mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Geras (PUC Minas/2011). É Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Grupo Opinião Pública sediado na mesma instituição (www.opiniaopublica.ufmg.br). Desenvolveu estágio doutoral-sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal) sob orientação da Dra. Isabel Ferin, onde também integra o Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). É colaboradora do blog Comunicação e Política (www.comunicacaoepolitica.com.br). Tem interesse e desenvolve pesquisas nas áreas de comunicação política, marketing político, internet e política, teorias da comunicação, e comportamento político e eleitoral. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (Eme/UFMG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érica Anita Baptista Silva
Nome em citações bibliográficas
BAPTISTA, Erica Anita

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Políticas.
Grupo Opinião Pública Marketing Político e Comportamento Eleitoral
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34093823
URL da Homepage: www.opiniaopublica.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciência Política.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Corrupção e opinião pública: O escândalo da Lava Jato no governo Dilma Rousseff, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Helcimara de Souza Telles.
Coorientador: Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Corrupção; Escândalo político miídiático; Lava Jato; Percepção da corrupção; Dilma Rousseff.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e política.
2009 - 2011
Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Mídia e política: a construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: comunicação; política.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2008
Especialização em Comunicação e política. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Título: Análise comparativa das capas dos jornais Estado de Minas e Aqui.
Orientador: Adélia Barroso Fernandes.
2003 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise do discurso político de Lula nas eleições de 1989 e 2002.
Orientador: Júnia Diniz Focas.
2002 - 2005
Graduação em Jornalismo.
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Título: A construção da imagem política de Lula nas eleições de 1989 a 2002..
Orientador: Luiz Ademir de Oliveira.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Deliberação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Direitos Humanos.


Formação Complementar


2013 - 2013
Oficina de mineração de dados na internet. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Análise de Dados Agregados. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Comportamento Eleitoral: Brasil e Europa. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Metodologia em Análise de Conteúdo NVivo. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Comunicação e Deliberação. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao SPSS 20. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Comportamento Eleitoral e Opinião Pública. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
História e culturas políticas de esquerda. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina: Mídias digitais e comunicação organizacional. Graduação em Comunicação Social/ Habilitação em Relações Públicas.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Curso de Marketing Político. Graduação em Ciências Sociais.


Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas, FADILESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Marketing e Empreendedorismo


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora no Grupo "Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral", coordenado pela Profa. Dra. Helcimara de Souza Telles, do Departamento de Ciência Política da UFMG.

Atividades

12/2010 - Atual
Ensino, Especialização em Marketing Político, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do discurso político na mídia
Internet e política
Política e Cultura Brasileira
Propaganda para campanha eleitoral

Jornal Folha de Minas Gerais, FMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Jornalista Profissional, Carga horária: 30
Outras informações
Jornalista profissional, com atuação na produção de conteúdo para jornal impresso e online.


Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Deliberação em escolas públicas: criando capacidades deliberativas
Descrição: Este projeto é uma proposta de implementação da primeira experiência no Brasil de um programa de educação cidadã a partir do conceito de deliberação. Foi contemplado pelo CNPq Chamada CNPq nº 22/2016 ? Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e também pelo Edital Educação em Direitos Humanos & Diversidades, Secadi/MEC e Capes. Fundamentado nas teorias da democracia deliberativa, esta proposta estabelece interfaces com estudos no campo da comunicação social, da ciência política, da educação e da ciência da computação. Tem por objetivo contribuir para reflexões e práticas da educação cidadã no Brasil, a fim de atuar na capacitação deliberativa para a resolução de vulnerabilidades sociais. Embora esta iniciativa seja inédita no Brasil, a aplicação de programas educacionais em deliberação tem obtido grande sucesso nos Estados Unidos e na Europa. Esta pesquisa irá construir conhecimento sobre o ensinamento de princípios, comportamentos e atitudes que tornam a discussão sobre conflitos sociais bem sucedida, através de workshops realizados com professores e alunos de escolas públicas das cidades de Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). Denominamos esse conjunto de habilidades de ?capacidades deliberativas?. Os alunos também participarão de forma prática em deliberação sobre temas sensíveis (violações de direitos, violência, exploração, dominação e exclusão) a serem escolhidos por eles a partir de um diagnóstico local, a fim de aplicarem as capacidades deliberativas. Será produzido material multimídia para treinamento de multiplicadores do projeto, bem como um legacy website com o repositório do conteúdo produzido ao longo do projeto. Ferramentas digitais também serão utilizadas para tratamento analítico da pesquisa. O projeto caracteriza-se, portanto, pela articulação multidisciplinar envolvendo principalmente as áreas de ciência política, comunicação social, tecnologia da informação e educação na condução da pesquisa, numa tentativa de implementar práticas inovadoras e criativas na educação pública brasileira, bem como transformar a relação dialógica entre cidadãos e o poder público por meio da capacitação deliberativa. Além da multidisciplinaridade, destacamos que o projeto consolida a internacionalização da pesquisa em ciências sociais aplicadas no Brasil, ao dar sequência à parceria estabelecida com o pesquisador Jürg Steiner, professor emérito da University of Bern (Suíça) e da University of North Carolina at Chapel Hill (EUA), e referência nos estudos de democracia deliberativa. Ressaltamos que o projeto articula três regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Sudeste), explorando as diversidades e lacunas na consolidação dos direitos humanos de cada realidade. O estudo pretende, de tal forma, produzir um impacto social no ambiente escolar e contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para a promoção de direitos humanos que reconheçam as injustiças locais e que criem canais de discussão com cidadãos capacitados com habilidades deliberativas para se engajar na resolução de conflitos sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Érica Anita Baptista Silva - Integrante / Vanessa Veiga de Oliveira - Integrante / Rousiley Celi Moreira Maia - Coordenador / Fernanda Nalon Sanglard - Integrante / Danila Cal - Integrante / Ana Carolina Soares Costa Vimieiro - Integrante / Jürg Steiner - Integrante / Regiane Lucas Garcêz - Integrante / Renato Vimieiro - Integrante / Maria Clara Jaramillo - Integrante / Analise de Jesus da Silva - Integrante.
2012 - Atual
Representação Política da Corrupção nos Medios em perspectiva comparada: Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helcimara de Souza Telles em 04/10/2012.
Descrição: Este projecto pretende focar a corrupção política, entendida como o abuso de poder em benefício próprio dos agentes políticos democraticamente eleitos. A corrupção política em democracia envolve um leque diversificado de crimes cometidos por agentes políticos durante o exercício das suas funções, nomeadamente em três componentes do processo político: na competição por cargos públicos; no exercício de cargos públicos e na acção de legislar e governar. A execução deste projecto procurará responder às seguintes perguntas de partida: Como a imprensa e a televisão fazem a cobertura da corrupção? O que faz um caso de corrupção ser um caso de corrupção política? Quais são os elementos de corrupção política mais enfatizados nos Media? Quais são os agentes e as instituições mais citadas? Quais os papeis que os Media atribuem aos agentes e às instituições envolvidas? Em que medida há uma reprovação ou conformação com as situações de corrupção? Existe alguma escala perceptível de valorização atribuída pelos Media aos casos de corrupção? O projecto assentará em metodologias quantitativas e qualitativas. Com a utilização de metodologias quantitativas, recorrendo à análise de conteúdo, pretende-se elaborar uma base de dados em SPSS, cujas variáveis serão fundamentadas nos conceitos e vocábulos levantados, listados e definidos pela organização não governamental, Transparency International. Este procedimento visa originar uma base de dados sobre a corrupção que sistematize os dados levantados nos Media, nomeadamente as tipologias identificadas, as características dos processos policiais e jurídicos assim como os diferentes agentes e instituições envolvidos. O projeto é desenvolvido através de Termo de Cooperação Internacional entre o Grupo de Pesquisa "Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral" (UFMG) e o Centro de Investigação de Medios e Jornalismo (CIMJ) - Portugal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Érica Anita Baptista Silva - Integrante / TELLES, Helcimara de Souza - Coordenador / Pedro Santos Mundim - Integrante / Isabel Ferrin Cunha - Integrante.
2012 - Atual
Discurso político midiatizado
Descrição: O Grupo "Discurso político midiatizado", oficializado em 2012, analisa as implicações da midiatização do discurso político para a democracia considerando sua relevância no processo de produção da opinião pública; na construção da imagem pública política dos sujeitos políticos e suas tensões entre visibilidade e credibilidade. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o discurso político do lulismo, em específico, sobre o fenômeno de emergência da "nova classe média" e sua manifestação nas campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de 2002 e 2006 e, mais recentemente, na campanha eleitoral de Dilma Rousseff (PT) em 2010, a partir da análise do HGPE televisivo. Como resultado do grupo, listam-se, a partir de 2010: apresentação de quatro trabalhos em congressos, a publicação de um artigo em periódico, a conclusão de duas dissertações e uma em andamento e uma pesquisa em nível de iniciação científica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Mídia e comportamento eleitoral
Descrição: Pesquisa de iniciação científica sobre a interface mídia e política, focando tanto a análise da cobertura dos jornais impressos de Belo Horizonte (Estado de Minas Gerais e O Tempo) como a análise dos programas do Horário Gratuito de Propaganda eleitoral. Feita em parceria com o Instituto de Pesquisa e Opinião Pública (Doxa). Resultou em artigos científicos, dezenas de monografias de conclusão de curso e trabalhos de iniciação científica..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Érica Anita Baptista Silva - Integrante / Luiz Ademir de Oliveira - Coordenador.


Projetos de extensão


2010 - 2013
Jovens eleitores e novas tecnologias: um experimento com estudantes do ensino médio de Belo Horizonte
Descrição: Criação de laborátiorios para treinamento em novas tecnologias, com jovens eleitores do ensino médio de Belo Horizonte; interação entre a pesquisa produzida pelo grupo e a realidade sociopolítica dos estudantes de ensino médio da rede pública de Belo Horizonte, com produção de artigos e vídeos, a partir da utilização de novas tecnologias....
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Érica Anita Baptista Silva - Integrante / Helcimara de Souza Telles - Coordenador / Paulo Victor Teixeira Pereira de Melo - Integrante / Bruna Braga Noronha - Integrante / Priscilla Praude Duarte - Integrante / Aryanne de Oliveira Araújo - Integrante / Bárbara Monteiro de Barros da Gama - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Educação, Meio Ambiente e Saúde - REMAS
2010 - Atual
Periódico: Em Debate


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Em Debate


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Opinião Pública.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política e Eleições.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Internet e política.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PASSOS, Mariana Rezende2018PASSOS, Mariana Rezende ; BAPTISTA, Erica Anita . Impeachment versus golpe: a disputa de narrativas no contexto político brasileiro de 2016. Eptic On-Line (UFS), v. 20, p. 103-124, 2018.

2.
BAPTISTA, Erica Anita2018BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção política e avaliação de governo: o caso da Lava Jato. AURORA (PUCSP. ONLINE), v. 11, p. 128-148, 2018.

3.
BAPTISTA, Erica Anita2018BAPTISTA, Erica Anita; SANGLARD, F. N. ; CAL, D. ; VIMIEIRO, A. C. S. C. ; MAIA, R. C. M. ; OLIVEIRA, V. V. . Comunicação Política e educação: desenvolvimento de capacidades deliberativas entre jovens da rede pública de ensino no Brasil. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE), v. 19, p. 149-166, 2018.

4.
BAPTISTA, Erica Anita2016BAPTISTA, Erica Anita; MELO, Paulo Victor Teixeira P. . Partidos políticos e protagonismo: ideologia, punição e estratégias. Em Debate (Belo Horizonte), v. 8, p. 69-76, 2016.

5.
BAPTISTA, Erica Anita2016BAPTISTA, Erica Anita; CONTREIRAS, P. . Corrupção política e mídia: o caso dos submarinos em 2010. Em Debate (Belo Horizonte), v. 8, p. 22-40, 2016.

6.
ROSSINI, P. G. C.2016ROSSINI, P. G. C. ; BAPTISTA, Erica Anita ; OLIVEIRA, V. V. ; SAMPAIO, R. C. . O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: a influência das pesquisas eleitorais nas estratégias das campanhas digitais. Revista Fronteiras (Online), v. 18, p. 145-157, 2016.

7.
BAPTISTA, Erica Anita2015BAPTISTA, Erica Anita; TELLES, Helcimara de Souza ; FRAIHA, P. ; ABREU, A. R. . Mídia e escândalos políticos: efeitos sobre a percepção da corrupção. Media e Jornalismo, v. x, p. 179-197, 2015.

8.
BAPTISTA, Erica Anita2015BAPTISTA, Erica Anita; TELLES, Helcimara de Souza ; Pedro Fraiha . Mídia e escândalos políticos: efeitos sobre a percepção da corrupção. Media e Jornalismo, v. N.Especial, p. 179-198, 2015.

9.
TELLES, Helcimara de Souza2015TELLES, Helcimara de Souza ; SAMPAIO, T. ; BAPTISTA, Erica Anita . Os limites da agenda-setting na popularidade do presidente: consumo de notícias e escolaridade na avaliação do governo Dilma Rousseff (2013). Revista Debates (UFRGS), v. 9, p. 119-142, 2015.

10.
BAPTISTA, Erica Anita2014BAPTISTA, Erica Anita; PASSOS, Mariana Rezende . Imagem Pública Política: o Último Populismo de Chávez. Revista Debates (UFRGS), v. 8, p. 55-79, 2014.

11.
BAPTISTA, Erica Anita2013BAPTISTA, Erica Anita; GAMA, B. M. B. ; VENTURA, S. S. . Jovens Eleitores e Novas Tecnologias: Percepção da Política e Participação. Em Debate (Belo Horizonte), v. 5, p. 124-132, 2013.

12.
BAPTISTA, Erica Anita2013BAPTISTA, Erica Anita; MELO, Paulo Victor Teixeira P. . Como o eleitor escolhe seu prefeito: campanha e voto nas eleições municipais. Revista Latinoamericana de Opinión Pública, v. 3, p. 183-192, 2013.

13.
BAPTISTA, Erica Anita2011BAPTISTA, Erica Anita; MELO, Paulo Victor Teixeira P. . RESENHA: Como o eleitor escolhe seu prefeito: campanha e voto nas eleições municipais.. Em Debate (Belo Horizonte), v. 3, p. 57-62, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BAPTISTA, Erica Anita; TELLES, Helcimara de Souza . Lava Jato: escândalo político e opinião pública. In: Fábio Kerche; João Feres Júnior. (Org.). Operação Lava Jato e a democracia brasileira. 1ed.São Paulo: Contra Corrente, 2018, v. 1, p. 229-255.

2.
TELLES, Helcimara de Souza ; MARTINS, J. M. L. ; PIRES, T. M. C. C. ; BAPTISTA, Erica Anita . Vinte e cinco anos de campanhas no Brasil: de Collor a Dilma. In: Argelina Cheibub Figueiredo; Felipe Borba. (Org.). 25 anos de eleições presidenciais no Brasil. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 239-260.

3.
CONTREIRAS, P. ; BAPTISTA, Erica Anita . Corrupção política, segredo de justiça e cobertura televisiva: o caso dos Submarinos. In: Isabel Ferin Cunha; Estrela Serrano. (Org.). Media, Corrupção Política e Justiça. 1ed.Lisboa: Mariposa Azual, 2016, v. 1, p. 1-187.

4.
ROSSINI, P. G. C. ; BAPTISTA, Erica Anita ; OLIVEIRA, V. V. ; SAMPAIO, R. C. . O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras: A influência das pesquisas eleitorais nas campanhas online. In: Emerson Urizzi Cervi; Michele Goulart Massuchin; Fernanda Cavassana de Carvalho. (Org.). Internet e eleições no Brasil. 1ed.Curitiba: CWBCom, 2016, v. 1, p. 1-430.

5.
BAPTISTA, Erica Anita. Internet e escândalos políticos: a corrupção e as eleições municipais de 2012. In: Alessandra Aldé e Francisco Jamil Marques. (Org.). Internet e Poder Local. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 1-424.

6.
BAPTISTA, Erica Anita. Aécio Neves e os enquadramentos midiáticos de sua presidenciabilidade. In: Gilson Reias; Pedro Otoni. (Org.). Desvendando Minas: descaminhos do projeto neoliberal. 1ed.Belo Horizonte: , 2013, v. 1, p. 9-328.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção política e avaliação de governo: o caso da Lava Jato. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - VII COMPOLITICA, 2017, Porto Alegre. Anais do VII Compolítica, 2017. v. 7.

2.
BAPTISTA, Erica Anita; LOPES, N. ; MELO, Paulo Victor Teixeira P. . Eleições municipais 2016 em Belo Horizonte: a nova política. In: 9º Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2017, Montevideo. Anais do 9º Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Montevideo, 2017. v. 9.

3.
BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção política e avaliação de governo: o caso da Lava Jato. In: 41º Encontro Anual da Anpocs, 2017, Caxambu. Anais do 41º Encontro Anual da Anpocs. São Paulo, 2017. v. 41.

4.
BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção, opinião pública e avaliação de governo: o primeiro mandato de Dilma Rousseff. In: 40º Encontro Anual da Anpocs, 2016, Caxambu. Anais do 40º Encontro Anual da Anpocs, de 24 a 28 de outubro de 2016, em Caxambu - MG., 2016.

5.
ROSSINI, P. G. C. ; BAPTISTA, Erica Anita ; OLIVEIRA, V. V. ; SAMPAIO, R. C. . O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: A influência das pesquisas de opinião nas campanhas on-line. In: 39º Encontro Anual da Anpocs, 2015, Caxambu. Anais do 39º Encontro Anual da Anpocs, de 26 a 30 de outubro de 2015, em Caxambu - MG., 2015. v. 39.

6.
BAPTISTA, Erica Anita. Internet e escândalos políticos: a corrupção e as eleições municipais de 2012.. In: V Congresso da Compolítica, 2013, Curitiba. Anais do V Congresso da Compolítica (2013), 2013. v. V.

7.
MELO, Paulo Victor Teixeira P. ; BAPTISTA, Erica Anita . A propaganda política fora do ?tempo da política?.. In: V Congresso da Compolítica, 2013, Curitiba. Anais do V Congresso da Compolítica (2013), 2013. v. V.

8.
BAPTISTA, Erica Anita. Imagem pública política: a presidenciabilidade midiática de Aécio Neves. In: III Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, 2013, Curitiba. Anais III Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política ? UFPR - Curitiba, 31 de julho de 2013 a 02 de agosto de 2013, 2013.

9.
RIBEIRO, Carina F. B. ; BAPTISTA, Erica Anita . Onda verde: a campanha online e offline de Marina Silva em 2010. In: IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR, 2011, Belo Horizonte. Jornada de Jovens Pesquisadores, 2011.

10.
RIBEIRO, Carina F. B. ; BAPTISTA, Erica Anita . Redes sociais na eleição 2010: Uso das redes sociais por Dilma Rousseff na campanha eleitoral de 2010. In: X Congreso Nacional de Ciencia Política, 2011, Córdoba. X Congreso Nacional de Ciencia Política - Anais, 2011.

11.
BAPTISTA, Erica Anita. Mídia e política: a construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010. In: IV Encontro da Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2011, Rio de Janeiro. Anais do IV Encontro da Compolítica, 2011.

12.
BAPTISTA, Erica Anita. Mídia e política: a construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010. In: 7º Interprogramas de Mestrado Faculdade Cásper Líbero, 2011, São Paulo. Anais 7º Interprogramas de Mestrado, 2011.

13.
TELLES, Helcimara de Souza ; BAPTISTA, Erica Anita ; RIBEIRO, Carina F. B. . Os comunistas são vermelhos? Campanha e estratégias retóricas do Partido Comunista do Brasil para a prefeitura de Belo Horizonte. In: 34º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2010, Caxambu. 34º Encontro Anual, 2010.

14.
RIBEIRO, Carina F. B. ; BAPTISTA, Erica Anita . Internet na eleição 2010: uso das redes sociais por Dilma Rousseff na campanha eleitoral. In: III Seminário Nacional de Ciência Política - UFRGS, 2010, Porto Alegre. Anais 2010, 2010.

15.
BAPTISTA, Erica Anita; RIBEIRO, Carina F. B. . Mudança ideológica e centralidade midiática: Um estudo de caso sobre a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido dos Trabalhadores (PT). In: II Encontro dos Programas de Pós-graduação em Comunicação de Minas Gerais, 2009, Belo Horizonte. Anais II Ecomig, 2009.

16.
BAPTISTA, Erica Anita; BUENO, E. L. . Internet e política: os usos do Twitter pelos vereadores de Belo Horizonte. In: III Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2009, São Paulo. Anais III Congresso Compolítica, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
PASSOS, Mariana Rezende ; BAPTISTA, Erica Anita . Impeachment versus golpe: a disputa de narrativas no contexto político brasileiro de 2016. Eptic On-Line (UFS), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BAPTISTA, Erica Anita. O Escândalo da Lava Jato no governo Dilma Rousseff. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção política e avaliação de governo: o caso da Lava Jato. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BAPTISTA, Erica Anita. A cobertura midiática e a percepção da corrupção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BAPTISTA, Erica Anita; LOPES, N. ; MELO, Paulo Victor Teixeira P. . Eleições municipais 2016 em Belo Horizonte: a nova política. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção política e avaliação de governo: o caso da Lava Jato. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção e opinião pública: os efeitos na avaliação de governo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ROSSINI, P. G. C. ; BAPTISTA, Erica Anita ; OLIVEIRA, V. V. ; SAMPAIO, R. C. . O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: A influência das pesquisas eleitorais nas campanhas on-line.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção, opinião pública e avaliação de governo: o primeiro mandato de Dilma Rousseff. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ROSSINI, P. G. C. ; BAPTISTA, Erica Anita ; OLIVEIRA, V. V. ; SAMPAIO, R. C. . Facebook use in the Brazilian 2014?s Presidential Elections: A comparative study of the influence of polling numbers on communicative strategies. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CONTREIRAS, P. ; BAPTISTA, Erica Anita . Cobertura jornalística da corrupção política: o caso dos Submarinos em 2010. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ROSSINI, P. G. C. ; BAPTISTA, Erica Anita ; OLIVEIRA, V. V. ; SAMPAIO, R. C. . O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: A influência das pesquisas de opinião nas campanhas on-line. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
PASSOS, Mariana Rezende ; BAPTISTA, Erica Anita . A narrativa política midiatizada: como os discursos políticos são lembrados no Twitter. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
BAPTISTA, Erica Anita; TELLES, Helcimara de Souza ; FRAIHA, P. . Mídia e escândalos políticos: efeitos sobre a percepção da corrupção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
BAPTISTA, Erica Anita; FRAIHA, P. . Exposição e confiança nos meios de comunicação: efeitos sobre a percepção da corrupção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
TELLES, Helcimara de Souza ; SAMPAIO, T. ; BAPTISTA, Erica Anita . Estudo Brasileiro de Mídia: Avaliação de governo e o consumo de mídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BAPTISTA, Erica Anita; VENTURA, S. S. ; GAMA, B. M. B. . Os jovens e a percepção da corrupção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
TELLES, Helcimara de Souza ; SAMPAIO, T. ; BAPTISTA, Erica Anita . Avaliação de governo e o consumo de mídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
BAPTISTA, Erica Anita. Internet e escândalos políticos: a corrupção e as eleições municipais de 2012.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MELO, Paulo Victor Teixeira P. ; BAPTISTA, Erica Anita . A propaganda política fora do ?tempo da política?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
TELLES, Helcimara de Souza ; PENTEADO, C. L. C. ; BAPTISTA, Erica Anita . A agenda da corrupção nas campanhas online e na decisão do voto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BAPTISTA, Erica Anita. A corrupção e as eleições municipais de 2012: a circulação da informação na internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BAPTISTA, Erica Anita; GAMA, B. M. B. ; VENTURA, S. S. . Jovens eleitores e novas tecnologias: percepção, participação e comportamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
BAPTISTA, Erica Anita. Imagem pública política: a presidenciabilidade midiática de Aécio Neves. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
OLIVEIRA, L. A. ; TEIXEIRA, T. G. ; BAPTISTA, Erica Anita . O papel da mídia nos processos político-eleitorais: palco e ator político. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
BAPTISTA, Erica Anita; MAAKAROUN, B. ; SENA, E. C. C. . Eleições 2012 e Mídias Digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
TELLES, Helcimara de Souza ; BAPTISTA, Erica Anita . Eleições e Mídias Digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
BAPTISTA, Erica Anita; MELO, Paulo Victor Teixeira P. . Spots de pré-campanhas municipais como antecipação de cenários eleitorais presidenciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
BAPTISTA, Erica Anita. Mídia e política: a construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
RIBEIRO, Carina F. B. ; BAPTISTA, Erica Anita . Onda verde: a campanha online e offline de Marina Silva em 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
BAPTISTA, Erica Anita. Mídia e política: a construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
RIBEIRO, Carina F. B. ; BAPTISTA, Erica Anita . Redes sociais na eleição 2010: Uso das redes sociais por Dilma Rousseff na campanha eleitoral de 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
BAPTISTA, Erica Anita. Desenvolvimento da pesquisa - Mídia e política: a construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
ROCHA, M. C. ; BAPTISTA, Erica Anita ; ZAAK SARAIVA, I. . O voto em Dilma Roussef: entre o apoio de Lula e o papel da mídia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
BAPTISTA, Erica Anita. A construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
BAPTISTA, Erica Anita; RIBEIRO, Carina F. B. . Internet na eleição 2010: uso das redes sociais por Dilma Rousseff na campanha eleitoral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
BAPTISTA, Erica Anita; RIBEIRO, Carina F. B. . A esquerda bem informada: Interatividade e Interação no Vermelho.org. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
BAPTISTA, Erica Anita; RIBEIRO, Carina F. B. . Mudança ideológica e centralidade midiática: Trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido dos Trabalhadores (PT). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
BAPTISTA, Erica Anita; BUENO, Érika L. . Internet e política: os usos do Twitter pelos vereadores de Belo Horizonte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TELLES, Helcimara de Souza ; MUNDIM, P. S. ; MELO, Paulo Victor Teixeira P. ; BAPTISTA, Erica Anita ; RAMIREZ, N. ; ROCHA, R. O. . Pesquisa Quadrimestral de Opinião Pública e Pesquisa Qualitativa de Conjuntura. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
BAPTISTA, Erica Anita. Parecer de Artigo Científico - Austral Comunicación. 2017.

2.
BAPTISTA, Erica Anita. Parecer de Artigo Científico - Revista Eletrônica de Ciência Política. 2017.

3.
BAPTISTA, Erica Anita. Parecer de Artigo Científico - Revista Em Debate. 2017.

4.
BAPTISTA, Erica Anita. Parecer de Artigo Científico - Revista Em Debate. 2016.

5.
BAPTISTA, Erica Anita. Parecer de Artigo Científico - Revista Em Debate. 2015.

6.
BAPTISTA, Erica Anita. Parecer de Artigo Científico - Revista Em Debate. 2014.

7.
BAPTISTA, Erica Anita. Parecer de Artigo Científico - Livro 'Como o Eleitor Escolhe o seu Prefeito - 2° Ed'. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BAPTISTA, Erica Anita; QUEIROZ, A. ; RANULFO, C. . Renovação não deverá ser alta. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
BAPTISTA, Erica Anita; SILVA, R. H. A. . Amigos, amigos, eleições à parte. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
Ziller, Joana ; BAPTISTA, Erica Anita ; Medeiros, Patrick ; ZENHA, L. . Redes sociais, manifestações e mudanças no Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
TELLES, Helcimara de Souza ; BAPTISTA, Erica Anita . Eleições Municipais e Mídias Digitais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
OLIVEIRA, L. A. ; BAPTISTA, Erica Anita ; TEIXEIRA, T. G. . O papel da mídia nos processos eleitorais - palco e ator político. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
MAAKAROUN, B. ; BAPTISTA, Erica Anita ; SENA, E. C. C. . Eleições Municipais e Mídias Digitais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BAPTISTA, Erica Anita; CAMELO, P. H. B. . Candidatos conservadores ganham visibilidade nos debates. 2018; Tema: Eleições 2018. (Site).

2.
BAPTISTA, Erica Anita; CAMELO, P. H. B. . A nova cara da velha política. 2018; Tema: Eleições 2018. (Site).

3.
MITOZO, I. ; BAPTISTA, Erica Anita . Political crisis in Brazil: a new (old) chapter. 2017; Tema: Corrupção, opinião pública e política. (Blog).

4.
BAPTISTA, Erica Anita. Partidos políticos e protagonismo: ideologia, punição e estratégias. 2016; Tema: Ciência política. (Blog).

5.
BAPTISTA, Erica Anita; MELO, Paulo Victor Teixeira P. . Morfologia de uma carta(da). 2015; Tema: Política e eleições. (Blog).

6.
BAPTISTA, Erica Anita; MELO, Paulo Victor Teixeira P. . Morfologia de uma carta(da). 2015; Tema: Ciência Política. (Blog).

7.
BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção, percepção e mídia. 2014; Tema: Corrupção política e percepção. (Blog).

8.
BAPTISTA, Erica Anita. Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral e as eleições de 2014. 2014; Tema: Marketing político. (Blog).

9.
BAPTISTA, Erica Anita. Os jovens e a política. 2014; Tema: Comportamento político. (Blog).

10.
BAPTISTA, Erica Anita. O partido da governabilidade. 2014; Tema: Ciência política / partidos. (Blog).

11.
BAPTISTA, Erica Anita. O estado da economia e a decisão do voto: algumas considerações. 2014; Tema: Comportamento eleitoral. (Blog).

12.
BAPTISTA, Erica Anita. Aécio: bolado e candidato. 2013; Tema: Comunicação política. (Blog).

13.
BAPTISTA, Erica Anita. #Mensalão. 2013; Tema: Comunicação política. (Blog).

14.
BAPTISTA, Erica Anita. Vereadores na rede. 2012; Tema: Comunicação e Política. (Blog).

15.
BAPTISTA, Erica Anita. Dilma e Lula sustentam imagens positivas. 2012; Tema: Comunicação e política. (Blog).

16.
BAPTISTA, Erica Anita. Twitter para o bem e para o mal. 2012; Tema: Comunicação, política e internet. (Blog).

17.
BAPTISTA, Erica Anita. Eleições em Belo Horizonte: algumas impressões. 2012; Tema: Eleições municipais de 2012. (Blog).

18.
BAPTISTA, Erica Anita. Mudança de planos em Belo Horizonte. 2012; Tema: Eleições 2012. (Blog).

19.
BAPTISTA, Erica Anita. Sem perder a audiência. 2012; Tema: mídia e política. (Blog).

20.
BAPTISTA, Erica Anita. Audiência pública na Câmara sobre Lei 84/99 e movimento #MegaNão. 2011; Tema: Comunicação, política e internet. (Blog).

21.
BAPTISTA, Erica Anita. Sucessão em BH: aliança de todos. 2011; Tema: Comunicação e política. (Blog).

22.
BAPTISTA, Erica Anita. Aécio na disputa de imagem. 2011; Tema: Política, mídia e eleições. (Blog).

23.
BAPTISTA, Erica Anita. Sem Serra e sem Aécio. 2011; Tema: mídia e política. (Blog).

24.
BAPTISTA, Erica Anita. Antecipando cenários. 2011; Tema: mídia e política. (Blog).

25.
BAPTISTA, Erica Anita. A nova velha aliança em BH: espaço de visibilidade. 2011; Tema: mídia, política, eleições. (Blog).

26.
BAPTISTA, Erica Anita. A voz das Gerais. 2011; Tema: mídia e política. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BAPTISTA, Erica Anita. Propaganda Política - modelos tradicionais e rádio: módulo televisão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
BAPTISTA, Erica Anita. Propaganda Política: Modelos tradicionais e Rádio. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
BAPTISTA, Erica Anita. Propaganda Política: Modelos tradicionais e Rádio. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BAPTISTA, Erica Anita; OPPERMANN, D. ; MITOZO, I. ; MONT?ALVERNE, C. . Internet e política. 2016. (Editoração/Periódico).

5.
BAPTISTA, Erica Anita. Mídias e eleições. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BAPTISTA, Erica Anita. Propaganda para campanha eleitoral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
BAPTISTA, Erica Anita. Discurso político e mídia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
BAPTISTA, Erica Anita. Propaganda para campanha eleitoral/rádio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
BAPTISTA, Erica Anita. Marketing Político. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BAPTISTA, Erica Anita; OLIVEIRA, C.; LOPES, N.. Participação em banca de Flávia Lages Albuquerque Silva. Um olhar sobre a corrupção: Análise do discurso das revistas Veja e Carta Capital referente à corrupção durante o segundo turno da campanha eleitoral de 2014. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing Político) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TELLES, Helcimara de Souza; BAPTISTA, Erica Anita; LOPES, N.. Participação em banca de Arthur Andrade. Os partidos políticos importam? Uma análise do derrotado candidato a presidente Aécio Neves em Minas Gerais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing Político) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
TELLES, Helcimara de Souza; BAPTISTA, Erica Anita; LOPES, N.. Participação em banca de Marcelo Ernesto Silva. Discursos políticos no horário gratuito de propaganda eleitoral: Dilma Rousseff. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing Político) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
CAMARGOS, M.; BAPTISTA, Erica Anita; LOPES, N.. Participação em banca de Valquíria Aparecida Assis. Determinantes do voto em Lula nas eleições presidenciais de 2006. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing Político) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
BAPTISTA, Erica Anita; LOPES, N.; MAGALHAES, M.. Participação em banca de Lucas Henrique dos Santos. Comunicação política nas redes sociais: a utilização do Facebook por Dilma Rousseff e Eduardo Cunha. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing Político) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
BAPTISTA, Erica Anita; MELO, Paulo Victor Teixeira P.; SANTOS, Manoel Leonardo. Participação em banca de Wanderley Araújo Porto Filho. Planejamento de campanha: Marcelo Álvaro Antônio - candidato a Deputado Federal pelo Estado de Minas Gerais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing Político) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RAIMUNDO, V. F.; OLIVEIRA, V. V.; BAPTISTA, Erica Anita. Participação em banca de Pedro Bicalho Camelo.#AceleraSP: Um estudo exploratório da campanha on-line de João Doria em 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TELLES, Helcimara de Souza; BAPTISTA, Erica Anita; SILVA, J.. Participação em banca de Laura Martins.Os fatores por detrás da eleição de Jair Bolsonaro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
TELLES, Helcimara de Souza; BAPTISTA, Erica Anita; MELO, Paulo Victor Teixeira P.. Participação em banca de Tomaz Salles de Amorim Pereira.A crise da relação entre representante e representado: a mobilização do discurso populista do candidato Alexandre Kalil no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11º Encontro da ABCP. O Escândalo da Lava Jato no governo Dilma Rousseff. 2018. (Congresso).

2.
41º Encontro Anual da Anpocs. Corrupção política e avaliação de governo: o caso da Lava Jato. 2017. (Congresso).

3.
9º Congreso de ALACIP. Eleições municipais 2016 em Belo Horizonte: a nova política. 2017. (Congresso).

4.
DISCO - Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC Minas.A cobertura midiática e a percepção da corrupção. 2017. (Seminário).

5.
VII COMPOLÍTICA. Corrupção política e avaliação de governo: o caso da Lava Jato. 2017. (Congresso).

6.
40º Encontro Anual da Anpocs. Corrupção, opinião pública e avaliação de governo: o primeiro mandato de Dilma Rousseff. 2016. (Congresso).

7.
V Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha. O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: A influência das pesquisas eleitorais nas campanhas on-line.. 2016. (Congresso).

8.
V Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha. Corrupção e opinião pública: os efeitos na avaliação de governo. 2016. (Congresso).

9.
39º Encontro Anual da Anpocs. O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: A influência das pesquisas de opinião nas campanhas on-line. 2015. (Congresso).

10.
ALICE 2015. Cobertura jornalística da corrupção política: o caso dos Submarinos em 2010. 2015. (Congresso).

11.
A Mediatização da corrupção política em Portugal: formas processos e impactos. 2015. (Outra).

12.
Democracia, Media e Corrupção. 2015. (Outra).

13.
Digital Media, Power, and Democracy in Election Campaigns. Facebook use in the Brazilian 2014?s Presidential Elections: A comparative study of the influence of polling numbers on communicative strategies. 2015. (Congresso).

14.
Os desafios do Brasil atual. 2015. (Outra).

15.
Reforma Política no Brasil. 2015. (Outra).

16.
38º Encontro Anual ANPOCS. Exposição e confiança nos meios de comunicação: efeitos sobre a percepção da corrupção. 2014. (Congresso).

17.
A Mediatização da corrupção política em Portugal: formas processos e impactos. 2014. (Outra).

18.
IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Estudo brasileiro de mídia: Avaliação de governo e o consumo de mídia. 2014. (Congresso).

19.
Seminário Internacional do CIMJ: Media, Democracia e Cidadania na Era Digital.Mídia e escândalos políticos: efeitos sobre a percepção da corrupção. 2014. (Seminário).

20.
VI Congresso Latinoamericano da WAPOR. Avaliação de governo e o consumo de mídia. 2014. (Congresso).

21.
VI Congresso Latinoamericano da WAPOR. Os jovens e a percepção da corrupção. 2014. (Congresso).

22.
V Seminário Nacional Sociologia & Política.A narrativa política midiatizada: como os discursos políticos são lembrados no Twitter. 2014. (Seminário).

23.
7º Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. A corrupção e as eleições municipais de 2012: a circulação da informação na internet. 2013. (Congresso).

24.
Colóquio Internacional - Tecnologia e Democracia. 2013. (Seminário).

25.
III Fórum Brasileiro de Pós-graduação em Ciência Política. Imagem pública política: a presidenciabilidade midiática de Aécio Neves. 2013. (Congresso).

26.
II Workshop Nacional "Como o eleitor escolhe seu prefeito: as lógicas do voto".A agenda da corrupção nas campanhas online e na decisão do voto. 2013. (Outra).

27.
V Congresso da Compolítica. Internet e escândalos políticos: a corrupção e as eleições municipais de 2012.. 2013. (Congresso).

28.
V Congresso da Compolítica. A propaganda política fora do ?tempo da política?.. 2013. (Congresso).

29.
XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2013. (Congresso).

30.
36º Encontro Anual da ANPOCS. 2012. (Congresso).

31.
8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Spots de pré-campanhas municipais como antecipação de cenários eleitorais presidenciais. 2012. (Congresso).

32.
I Jornada de Grupos de Pesquisa da ALACIP. 2012. (Congresso).

33.
XVII Intercom Sudeste. O papel da mídia nos processos político-eleitorais ? palco e ator político. 2012. (Congresso).

34.
XXI Encontro Anual da COMPÓS. 2012. (Congresso).

35.
7º Interprogramas de Mestrado em Comunicação. A construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010. 2011. (Congresso).

36.
IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Compolítica. Mídia e política: a construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010. 2011. (Congresso).

37.
IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR. Onda verde: a campanha online e offline de Marina Silva em 2010. 2011. (Congresso).

38.
X Congreso Nacional de Ciencia Política. Redes sociais na eleição 2010: Uso das redes sociais por Dilma Rousseff na campanha eleitoral de 2010. 2011. (Congresso).

39.
XX Encontro Anual da COMPÓS. 2011. (Congresso).

40.
III Seminário Nacional de Ciência Política.Internet na eleição 2010: uso das redes sociais por Dilma Rousseff na campanha eleitoral. 2010. (Seminário).

41.
I Fórum Brasileiro de Pós-graduação em Ciência Política.A esquerda bem informada: interatividade e interação no "vermelho.org". 2009. (Encontro).

42.
II Encontro dos Programas de Pós-Graduação de Minas Gerais.MUDANÇA IDEOLÓGICA E CENTRALIDADE MIDIÁTICA: Um estudo de caso sobre a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido dos Trabalhadores (PT). 2009. (Encontro).

43.
III Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Compolítica. Internet e política: os usos do Twitter pelos vereadores de Belo Horizonte. 2009. (Congresso).

44.
Palestra de Gilles Lipovetsky - A sociedade do Hiperconsumo. 2009. (Outra).

45.
XVIII Encontro anual da Compós - GT Comunicação e Política. 2009. (Congresso).

46.
1º Simpósio de Marketing Político e Opinião Pública. 2008. (Simpósio).

47.
Palestra da profa. Dra. Maria Ceres Pimenta Spinola Castro - Mídia e política -. 2007. (Outra).

48.
Palestra de Wilson Gomes - Legislativos on-line e os requisitos da democracia digital. 2007. (Outra).

49.
SEVFALE 2006 - Semana de Atividades Acadêmicas Especiais. 2006. (Encontro).

50.
SEVFALE 2004 - Semana de Atividades Acadêmicas Especiais. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TELLES, Helcimara de Souza ; MELO, Paulo Victor Teixeira P. ; BAPTISTA, Erica Anita ; SILVA, J. . Seminário Reforma Política: por que e para quem?. 2017. (Congresso).

2.
TELLES, Helcimara de Souza ; MELO, Paulo Victor Teixeira P. ; BAPTISTA, Erica Anita ; RAMIREZ, N. . ALICE 2015: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA E ESTRATÉGIAS DE CAMPANHA. 2015. (Congresso).

3.
TELLES, Helcimara de Souza ; BAPTISTA, Erica Anita ; VENTURA, S. S. ; GAMA, B. M. B. ; FRAIHA, P. ; LAMOUNIER, B. ; VALADARES, L. . Mídia, corrupção e novas tecnologias: Brasil e Portugal em perspectiva comparada. 2012. (Outro).

4.
TELLES, Helcimara de Souza ; MELO, Paulo Victor Teixeira P. ; BAPTISTA, Erica Anita ; LINHARES, L. B. . IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Anderson Siqueira. O uso do Instagram em campanhas eleitorais para deputado estadual. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing Político) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Carraro Oliveira. CIBERATIVISMO FEMINISTA E O USO DE HASHTAGS: um estudo das campanhas do site Think Olga. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lucas Henrique dos Santos. Lucas Henrique dos Santos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing Político) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Érica Anita Baptista Silva.

2.
Ana Paula Batista. O fenômeno Dilma nas eleições presidenciais de 2010 no Amazonas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing Político) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Érica Anita Baptista Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
PASSOS, Mariana Rezende ; BAPTISTA, Erica Anita . Impeachment versus golpe: a disputa de narrativas no contexto político brasileiro de 2016. Eptic On-Line (UFS), 2018.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TELLES, Helcimara de Souza ; BAPTISTA, Erica Anita . Eleições Municipais e Mídias Digitais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
OLIVEIRA, L. A. ; BAPTISTA, Erica Anita ; TEIXEIRA, T. G. . O papel da mídia nos processos eleitorais - palco e ator político. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MAAKAROUN, B. ; BAPTISTA, Erica Anita ; SENA, E. C. C. . Eleições Municipais e Mídias Digitais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MITOZO, I. ; BAPTISTA, Erica Anita . Political crisis in Brazil: a new (old) chapter. 2017; Tema: Corrupção, opinião pública e política. (Blog).

2.
BAPTISTA, Erica Anita. Partidos políticos e protagonismo: ideologia, punição e estratégias. 2016; Tema: Ciência política. (Blog).

3.
BAPTISTA, Erica Anita; MELO, Paulo Victor Teixeira P. . Morfologia de uma carta(da). 2015; Tema: Ciência Política. (Blog).

4.
BAPTISTA, Erica Anita. Corrupção, percepção e mídia. 2014; Tema: Corrupção política e percepção. (Blog).

5.
BAPTISTA, Erica Anita. Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral e as eleições de 2014. 2014; Tema: Marketing político. (Blog).

6.
BAPTISTA, Erica Anita. Os jovens e a política. 2014; Tema: Comportamento político. (Blog).

7.
BAPTISTA, Erica Anita. O partido da governabilidade. 2014; Tema: Ciência política / partidos. (Blog).

8.
BAPTISTA, Erica Anita. Aécio: bolado e candidato. 2013; Tema: Comunicação política. (Blog).

9.
BAPTISTA, Erica Anita. #Mensalão. 2013; Tema: Comunicação política. (Blog).

10.
BAPTISTA, Erica Anita. Vereadores na rede. 2012; Tema: Comunicação e Política. (Blog).

11.
BAPTISTA, Erica Anita. Audiência pública na Câmara sobre Lei 84/99 e movimento #MegaNão. 2011; Tema: Comunicação, política e internet. (Blog).

12.
BAPTISTA, Erica Anita. Dilma e Lula sustentam imagens positivas. 2012; Tema: Comunicação e política. (Blog).

13.
BAPTISTA, Erica Anita. Sucessão em BH: aliança de todos. 2011; Tema: Comunicação e política. (Blog).

14.
BAPTISTA, Erica Anita. Twitter para o bem e para o mal. 2012; Tema: Comunicação, política e internet. (Blog).

15.
BAPTISTA, Erica Anita. Eleições em Belo Horizonte: algumas impressões. 2012; Tema: Eleições municipais de 2012. (Blog).

16.
BAPTISTA, Erica Anita. Aécio na disputa de imagem. 2011; Tema: Política, mídia e eleições. (Blog).

17.
BAPTISTA, Erica Anita. Sem Serra e sem Aécio. 2011; Tema: mídia e política. (Blog).

18.
BAPTISTA, Erica Anita. Antecipando cenários. 2011; Tema: mídia e política. (Blog).

19.
BAPTISTA, Erica Anita. Mudança de planos em Belo Horizonte. 2012; Tema: Eleições 2012. (Blog).

20.
BAPTISTA, Erica Anita. A nova velha aliança em BH: espaço de visibilidade. 2011; Tema: mídia, política, eleições. (Blog).

21.
BAPTISTA, Erica Anita. Sem perder a audiência. 2012; Tema: mídia e política. (Blog).

22.
BAPTISTA, Erica Anita. A voz das Gerais. 2011; Tema: mídia e política. (Blog).



Outras informações relevantes


Durante a graduação em jornalismo atuei como monitora da disciplina de "Teorias da Comunicação", ministrada pelo professor Luiz Ademir de Oliveira (no ano de 2004). Nesse mesmo período, ingressei como bolsista da pesquisa Mídia e Comportamento Eleitoral - com base na cobertura da imprensa nas eleições municipais em Belo Horizonte no ano de 2004. A pesquisa teve início em 2004 sendo concluída em 2005, e foi orientada pelo professor Doutor Luiz Ademir de Oliveira.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 23:10:17