Saulo Cézar Seiffert Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7982886390004064
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (2010), especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Pesquisa da Amazônia (CEPAM), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, aprendizagem significativa, analogias e metáforas, ensino de zoologia, educação em ciências e modelos mentais e ensino em espaços não formais. Trabalho atualmente na Área de Ensino de Ciências do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amazonas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Saulo Cézar Seiffert Santos
Nome em citações bibliográficas
SEIFFERT-SANTOS, S. C.;SANTOS, S. C. S

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Biológicas - Departamento de Biologia.
Avenida Rodrigo Otávio
Japiim
69077000 - Manaus, AM - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: ESPAÇOS EDUCATIVOS CIENTÍFICOS AMAZÔNICOS: FORMAL/NÃO FORMAL E O TEMA VIDA,
Orientador: Márcia Borin da Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Não Formal; Vida.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais na Amazônia.
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Título: DIAGNÓSTICO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA EM MANAUS-AM, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Auguto Fachin Téran.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amzonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Zoologia; Ensino Fundamental; Escolas Municipais; Licenciaturas em Ciencias.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga Horária: 360h).
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA DA AMAZONIA, CEPAM, Brasil.
Título: O ALUNO DE EJA E A PERCEPÇÃO DE SEUS PROBLEMAS A PARTIR DE DIFENTES PROJETOS DE ENSINO.
Orientador: MARIA AUXILIADORA COSTA DE JESUS.
2015 - 2017
Graduação em Ciências Teológicas.
Faculdade Boas Novas, FBN, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Universidade Federal do Amazonas - UFAM Instituto de Ciências Biológicas - Departamento de Biologia - Área de Ensino

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-GRaduação Latu Senso
Outras informações
Modulo de Universo e Recursos Naturais: Ar, Água e Solo (30 HORAS) - 1 turma (Ago/2014) Curso de Pós-Graduação Latu Senso em Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Universidade do Estado do Amazonas - Escola Normal Superior (Manaus-AM) Módulo de Pesquisa e Prática Docente: Ensino de Ciências e Suas Tecnologias (30 horas) -2 turmas (Mai/2015 e Jul/2015) Curso de Pós-Graduação Latu Senso em Gestão de Currículo e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Universidade do Estado do Amazonas - Escola Normal Superior (Manaus-AM) Modulo de Pesquisa e Prática Deocente: Temas Transversais - 1 turma (Ago/2015) Curso de Pós-Graduação Latu Senso em Gestão de Currículo e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Universidade do Estado do Amazonas - Escola Normal Superior (Manaus-AM)

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2017 - 05/2017
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IBB046 - Metodologia da Pesquisa Educacional
IBB088 - PC de Instrumentação para o Ensino de Biologia
12/2013 - 05/2017
Direção e administração, Coordenação do Curso de Ciências Naturais, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Ciências Naturais (ICB/UFAM).
10/2013 - 05/2017
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (Ciências Naturais), Programa de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (Ciências Naturais).

Atividade realizada
Coordenador do Subprojeto PIBID - Ciências Naturais (PROEG).
08/2013 - 05/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas - Departamento de Biologia, .

Linhas de pesquisa
Didática das Ciências
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IBB088 - PC de Instrumentação para o Ensino de Biologia
IBB261 - Instrumentação para o Ensino de Biologia I
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IBB046 - METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL (30H)
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IBB088 - PC DE INSTRUMENTAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA(75H)
12/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , ufam, ufam.

Atividade realizada
PALESTRA: Recursos didáticos para ensino de ciências.
08/2015 - 11/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IBB261 - Instrumentação para o Ensino de Biologia 2 (90h)
08/2015 - 11/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IBB088 - PC de Instrumentação para o Ensino de Biologia (75h)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA I (IBB260) 90 H
PRÁTICA CURRICULAR EM INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO BIOLOGIA (IBB088) 75 H
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL (IBB046) 30 H
09/2014 - 01/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IBB266) 90 H
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA II (IBB261) 90 H
PRÁTICA CURICULAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IBB090) 90 H
09/2014 - 01/2015
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCACAO AMBIENTAL I (IBB320) 90 H
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA I (IBB260) 90H
PRÁTICA CURRICULAR EM INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO BIOLOGIA (IBB088) 75 H
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL (IBB046) 30H
12/2013 - 03/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Biologia II (IBB261)
12/2013 - 03/2014
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Ciências (IBB410)
03/2013 - 01/2014
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Instrumentação para o Ensino de Biologia na escola (60h). Atividade de extensão da disciplina IBB261 nas escolas estuduais em Manaus (EE Tiradentes, CEJA Agenor Lima, EE Insp. Dulcineia) com Enisno de Biologia, não sendo estágio supervisionado..
06/2013 - 11/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Educacional (IBB046) - 30 horas.
06/2013 - 11/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Biologia (IBB260) - 90 horas.
10/2012 - 04/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental (IBB266) 60 horas;
Instrumentação para o Ensino de Biologia II (IBB261) 90 horas.
09/2012 - 04/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental 1 (IBB320) 60 horas;
Educação Ambiental 2 (IBB319) 90 horas;
03/2012 - 04/2013
Extensão universitária , Instituto de Ciências Biológicas - Departamento de Biologia, .

Atividade de extensão realizada
Ensino de Ciências para estudantes do 7º ano do ensino básico por meio da Metodologia de Ensino em Espaços Não Formais junto aos licenciandos em Ciências da UFAM.
02/2012 - 09/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Ensino II (IBB268) - 90 horas;
Instrumentação para o ensino de Biologia I (IBB260) - 90 horas;
Educação Ambiental 1 (IBB316) 90 horas;
02/2012 - 09/2012
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Educacional (IBB046) 60 horas;

Faculdade Kurios, FAK, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Prestação de Servições, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagia Institucional ministrado em Novembro de 2011 a Janeiro de 2012. Disciplina: Didática do Ensino Superior (60 Horas).

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestação de Servições, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Psicopedagia, inistrado no mês de Fevereiro de 2011. Disciplina: Políticas Educacionais Brasileiras (20 horas).

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestação de Servições, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagógia Institucional ministrado em Agosto de 2011. Disciplina: Didática do Ensino Superior (60 Horas)

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestação de Servições, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Biologia e Química ministarado em Junho de 2011. Disciplina: Ensino de Química e Biologia na Visão dos PCNs (20 horas).


Faculdades Integradas do Brasil, FAIBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestação de Servições, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Biologia e Química ministrado entre Fevereiro de 2012 a Abril de 2012. Disciplina: Didática e avaliação da Aprendizagem em Biologia (40 Horas).


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador

Atividades

06/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ensino Superior - Deparatamento Acadêmico de Educação, .


Secretária Municipal de Educação de Manaus, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR NÍVEL SUPERIOR, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências, suas Metodologias e Tecnologias
2.
Fundamentos e Práticas Educativas no Ensino de Ciência e Tecnologia
3.
Didática das Ciências
4.
Fundamentos e Práticas Educativas no Ensino de Ciência e Tecnologia


Projetos de pesquisa


2012 - 2017
Desenvolvimento de Propostas Metodológicas para a Educação em Ciências em Espaços Não Formais
Descrição: Investiga-se as possibilidades de propostadas metodologicas pedagógicas para a educação em ciências em espaços não formais por meio da Metodologia de Ensino em Espaços Não Formais (MEENF)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Saulo Cézar Seiffert Santos - Coordenador / Damariz Paz - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2015 - 2016
ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA: INTER-ESPAÇOS EDUCATIVOS
Descrição: A Biologia cresceu em várias áreas e tem influenciado o mundo com suas descobertas, linguagem e possibilidades de uso tecnológico. Mas esse crescimento não é acompanhado nas escolas com um ensino que traga novidades didáticas e atualização dos conhecimentos cristalizados em livros didáticos, laboratórios de ensino de ciências pouco atualizados e utilizados; buscando uma aprendizagem significativa (AUSUBEL, 2003). Para isso, se organiza um ACE que vincule os licenciandos de Biologia da UFAM (ICB) das disciplinas de Instrumentação ao Ensino de Biologia I e II (IBB260 e IBB261), Prática como Componente Curricular em Instrumentação em Ensino de Biologia (IBB088) e Prática como Componente Curricular nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais a atividade práticas de ensino na escola básica junto a ativação de laboratórios de ensino de ciências presentes com alunos e professores escolares utilizando os documentos oficiais de ensino (BRASIL, 1996, 2002, 2006, 2012). Compreende-se que o licenciando de Biologia precisa de interação entre teoria e prática na docência, e o PCC (Prática como Componente Curricular) é este espaço na licenciatura. Desta forma, as disciplinas de PCC interagem realizando nas disciplinas suas produções, e depois selecionam aquelas viáveis a serem aplicadas nas escolas parceiras. Neste trabalho se pretende fazer interação com os professores de Biologia/Ciências na escola para fazer levantamento de boas práticas realizadas, como também colaborar em compartilhar das práticas aprendidas na academia buscando desenvolver competências (PERRENOUD, 2001; RICARDO; ZYLBERSZTAJN, 2008) na Ufam. No final deste processo pretende-se construir um material de leitura, livro de roteiro de práticas de ensino de Biologia, pesquisa sobre as condições de ensino de Biologia e ter feito uso do laboratório de ensino e de espaços não formais institucionais educativos amazônicos (SEIFFERT-SANTOS; FACHÍN-TERÁN, 2013). No final de cada período se fará um Workshop com as produções das disciplinas com interação com professores escolares e professores universitários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Saulo Cézar Seiffert Santos - Coordenador / JULIANA DE SOUZA ARAUJO - Integrante.
2015 - 2015
ECOPEDAGOGIA: FORMAÇÃO ATIVA
Descrição: A educação para a sustentabilidade do planeta, com visão holística, prezando conceitos científicos, não realizando separação de natureza e sociedade tem continuamente sendo lembrada em legislações e diagnósticos, contudo o ensino continua a menosprezar esses valores com conotações ambientalistas. Desta forma, a Ecopedagogia busca trabalhar com o valores do planeta como mãe, e as pessoas portadoras da cidadania planetária, visando o cultura do respeito e da sustentabilidade, relacionando o contrapondo com os critérios racionais instrumentalistas de análise da realidade, mas o uso dos sentidos, emoções e reflexão (GADOTTI, 2000). Alcançar os corações das pessoas é tão importante quanto as mentes. Assim o trabalho relaciona os acadêmicos das disciplinas de Educação Ambiental (IBB320, 266, 088) e entre outras ligadas ao ensino, para enforca estratégias de educação não formal em ambientes institucionalizados ou não (SEIFFERT-SANTOS; TERÁN, 2014), com elaboração de propostas de trabalho e aplicação aos sujeitos que utilizam esses espaços como ambiente de cultura e entretenimento. Desta forma, haverá atividade de leitura, discussão e criação, junto com atitudes investigativas desses espaços e as problemáticas potencializadoras de ações educativas e produção de material educativo. Avaliação será por meio dos produtos construídos das propostas e os dados das implementações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Saulo Cézar Seiffert Santos - Coordenador / Maria Olívia de Albuquerque Simões - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.
2013 - 2014
Instrumentação para o Ensino de Biologia na Escola
Descrição: A formação de conceito baseado em teorias científicas, em especial nas teorias biológicas, tem encontrado muitas dificuldades na escola, por mais que haja avanços na educação básica. Uma razão é o ensino descontextualizado, livresco e decorativo, sem uso dos conhecimentos prévios e interação ativa do sujeito aprendiz. Desta forma, este projeto de extensão busca interagir que estudantes da EE Tiradentes e EE Angelo Ramazzotti, no 7 º ano do Ensino Fundamental que estudam o conteúdo de Biodiversidade, possam encontrar junto a disciplina de Ciências Naturais ter uma aprendizagem significativa com a utilização da Metodologia de Ensino em Espaços Não Formais (MEENF) com propostas criadas por licenciados de Ciências. As atividades objetivam a formação e assimilação de conceitos relacionados a teorias biológicas utilizando-se de atividade em pré-visita, durante a visita e pós-visita ao Espaço Não Formal. O processo será feito com o período de fundamentação teórica na disciplina de IBB261 (Instrumentação para o Ensino de Biologia 2); nas disciplinas serão elaboradas e avaliadas propostas pedagógicas baseadas no MEENF para utilização de Espaços Não Formais; Implementação das atividades escolhidas depois de consulta com o professor de Ciências das atividades e seleção dos Espaços que serão utilizados. Será feito atividades posterior à visita para avaliação dos conhecimentos aprendidos e divulgação para os colegas. A avaliação do projeto será feito a partir do relatório de atividades dos licenciandos e avaliação de aceitação dos participantes da comunidade escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Saulo Cézar Seiffert Santos - Coordenador / Élio de Almeida Bohghezan - Integrante / Loren Suelen Liborio Vieira Paz - Integrante / Sérgio Lucas da Rocha Cunha - Integrante / Sheila Pereira de Lima - Integrante / Tassia Fernanda de Souza Assunção - Integrante / Violeta Bastos de Matos Areosa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Outra.
2012 - 2013
Ensino de Ciências para estudantes do 7º ano do ensino básico por meio da Metodologia de Ensino em Espaços Não Formais junto aos licenciandos em Ciências da UFAM
Descrição: A formação de conceito baseado em teorias científicas, em especial nas teorias biológicas, tem encontrado muitas dificuldades na escola, por mais que haja avanços na educação básica. Uma razão é o ensino descontextualizado, livresco e decorativo, sem uso dos conhecimentos prévios e interação ativa do sujeito aprendiz. Desta forma, este projeto de extensão busca interagir que estudantes da EMEF Vicente de Paula, no 7 º ano do Ensino Fundamental que estudam o conteúdo de Biodiversidade, possam encontrar junto a disciplina de Ciências Naturais ter uma aprendizagem significativa com a utilização da Metodologia de Ensino em Espaços Não Formais (MEENF) com propostas criadas por licenciados de Ciências. As atividades objetivam a formação e assimilação de conceitos relacionados a teorias biológicas utilizando-se de atividade em pré-visita, durante a visita e pós-visita ao Espaço Não Formal. O processo será feito com o período de fundamentação teórica na disciplina de IBB316 (Educação Ambiental I); nas disciplinas serão elaboradas e avaliadas propostas pedagógicas baseadas no MEENF para utilização de Espaços Não Formais; Implementação das atividades escolhidas depois de consulta com o professor de Ciências das atividades e seleção dos Espaços que serão utilizados. Será feito atividades posterior à visita para avaliação dos conhecimentos aprendidos e divulgação para os colegas. A avaliação do projeto será feito a partir do relatório de atividades dos licenciandos e avaliação de aceitação dos participantes da comunidade escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Saulo Cézar Seiffert Santos - Coordenador / Damariz Paz - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Areté (Manaus)
2015 - Atual
Periódico: Scientia Amazonia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências Naturais e Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:29
Total de citações:0

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.2018SEIFFERT-SANTOS, S. C.; Reis, A. C. E. dos ; Wendling, C. M. ; Miguel, K. da S. ; Peron, L. Del C. ; Bär, M. V. ; Meier, W. M. B. ; Cunha, M. B. da . ANÁLISE DOS PERIÓDICOS QUALIS/CAPES: VISÃO GERAL DA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática (ReBECEM), v. 2, p. 106-126-170, 2018.

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.2016SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Ensino Híbrido em formação docente de curso de Biologia em uma disciplina em Instituição de Ensino Superior Pública. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, v. 2, p. 1-16, 2016.

3.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.2016 SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Espaços educativos científicos: formal, não formal e informal. ARETÉ (MANAUS), v. 9, p. 98-107, 2016.

4.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.2013SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . Condições de ensino em Zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus-AM. ARETÉ (MANAUS), v. 6, p. 01-18, 2013.

5.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.2013SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . O USO DA EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. ARETÉ (MANAUS), v. 6, p. 01-15, 2013.

6.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.2013SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . O planejamento do ensino de zoologia a partir das concepções dos profissionais da educação municipais em Manaus-Amazonas, Brasil. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 8, p. 1-12, 2013.

7.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.2012 SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . Competência e habilidade profissional para o ensino de zoologia na formação docente de ciências. Areté (Manaus), v. 5, p. 67-83, 2012.

8.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.2011 SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, ; FORSBERG, M. C. S. . Analogias no livro didático de Biologia no Ensino de Zoologia. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 15, p. 591-603, 2011.

9.
NAGEM, R. L.2010NAGEM, R. L. ; MOREIRA, A. F. ; TERAN, ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . O tabuleiro de xadrez mutilado como ferramenta para o ensino sobre a matemática e a ciência: uma proposta de reconstrução do modelo por analogia. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 5, p. 169-177, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FACHÍN-TÉRAN, Augusto (Org.) ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. (Org.) . Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. 1. ed. Manaus: UEA Edições, 2016. v. 1. 236p .

2.
FACHÍN-TÉRAN, Augusto (Org.) ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. (Org.) . Ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. 318p .

3.
TERAN, (Org.) ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. (Org.) . NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS USANDO ESPAÇOS NÃO FORMAIS AMAZÔNICOS.. 1. ed. Manaus: UEA Edições, 2013.

4.
BARBOSA, I. (Org.) ; TERAN, (Org.) ; GONZAGA, A. M. (Org.) ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. (Org.) . Educação em Ciências na Amazônia: múltiplos olhares. 1. ed. Manaus/AM: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2011. v. 1. 267p .

5.
BARBOSA, I. (Org.) ; TERAN, (Org.) ; GONZAGA, A. M. (Org.) ; NASCIMENTO, M. R. A. (Org.) ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. (Org.) . Avanços e Desafios em Processos de Educação em Ciências na Amazônia. 1. ed. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2011. v. 1. 379p .

Capítulos de livros publicados
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; FACHÍN-TÉRAN, Augusto . REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO ESTUDO DO ENSINO DE ZOOLOGIA COM DOCENTES ESCOLARES E UNIVERSITÁRIOS EM MANAUS-AM. In: Fachín-Terán, A.; Seiffert-Santos, S. C.. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2016, v. 1, p. 97-128.

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Teorias relacionadas ao ensino de ciências e o espaço não formal. In: FACHÍN-TÉRAN, A..; SEIFFERT-SANTOS, S. C.. (Org.). Ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 13-16.

3.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; FACHÍN-TÉRAN, Augusto . O uso da expressão espaços não formais no ensino de ciências. In: FACHÍN-TÉRAN, A..; SEIFFERT-SANTOS, S. C.. (Org.). Ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 17-32.

4.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . A CONSTRUÇÃO DO PERFIL PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO PARA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: FACHÍN-TERÁN, A.; SANTOS, S. C. S.. (Org.). NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS USANDO ESPAÇOS NÃO FORMAIS AMAZÔNICOS.. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. , p. 84-97.

5.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO E METODOLOGIA PARA O USO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA. In: FACHÍN-TERÁN, A.; SANTOS, S. C. S.. (Org.). NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS USANDO ESPAÇOS NÃO FORMAIS AMAZÔNICOS.. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. , p. 98-116.

6.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MODELOS MENTAIS E ANALOGIAS NO CONTEXTO CONSTRUTIVISTA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: Ierecê Barbosa, Augusto Fachín Terán, Amarildo, Menezes Gonzaga, Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Educação em Ciências na Amazônia: múltiplos olhares. 1ed.Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2011, v. 1, p. 203-221.

7.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; KALHIL, J. B. . Ciências e Arte: Uma parceria para compreensão de conceitos científicos. In: BARBOSA, I.; TÉRAN, A. F.; GONZAGA, A. M.; NASCIMENTO, M. R. A.; SANTOS, S. C. S.. (Org.). Avanços e Desafios em Processos de Educação em Ciências da Amazônia. 1ed.Manaus: UEA/ Escola Normal Superior / PPGE-ECA, 2011, v. 1, p. 107-118.

8.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . Motivadores de Educação em Ciências: um olhar para a Amazônia. In: BARBOSA, I.; TÉRAN, A. F.; GONZAGA, A. M.; NASCIMENTO, M. R. A.; SANTOS, S. C. S.. (Org.). Avanços e Desafios em Processos de Educação em Ciências da Amazônia. 1ed.Manaus: UEA/ Escola Normal Superior / PPGE-ECA, 2011, v. 1, p. 213-224.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Reis, A. C. E. dos ; Wendling, C. M. ; Miguel, K. da S. ; Peron, L. Del C. ; Bär, M. V. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. ; Meier, W. M. B. ; CUNHA, M. B. . ARTIGO COLETIVO - ANÁLISE DOS PERIÓDICOS QUALIS/CAPES: CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA. In: V Seminário Internacional de Pesquisas e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais: Pesquisa Educativa na Educação e nas Ciências, 2018. v. 1.

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; Cunha, M. B. da . OS TERMOS DE INDEXAÇÃO ALISTADOS AOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NUM EVENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. In: V Seminário Internacional de Pesquisas e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018. v. 1.

3.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; CUNHA, M. B. . APROXIMAÇÃO DA TEORIA DO GÊNERO DISCURSIVO E A PERSPECTIVA COMUNICACIONAL DE MUSEUS: CRONOTOPO DAS GERAÇÕES MUSEAIS. In: Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação, 2018, Cascavel. Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2018.

4.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; PAIVA, A. M. . Educação Cristã e Escola Bíblica Dominical. In: Encontro Nacional Latino-Americana de Estudos Pentecostais, 2017, Manaus. Reforma protestante e pentecostal: convergências e divergências. Manaus/Vitória: FBN/Editora Unida, 2017. v. 1. p. 197-214.

5.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; Wendling, C. M. ; MEGLHIORATTI, F. A. . A EPISTEMOLOGIA DE LARRY LAUDAN: diferentes tradições nas explicações dos seres vivos e suas implicações para o Ensino de Ciências e Biologia. In: XXII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE, 2017, Toledo. Ressonâncias filosóficas: volume II: artigos. Toledo: Vivens, 2017. v. II. p. 555-574.

6.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. APROXIMAÇÕES DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS E A DIDÁTICA. In: 6º SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM & XI SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA, 2016, Manaus. PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA Leia mais: http://secam-uea.webnode.com/. Manaus: PPGEECA/ENS/UEA, 2016. v. 01. p. 01-11.

7.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. ESPAÇOS EDUCATIVOS CIENTÍFICOS: FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL. In: 6º SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM & XI SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA, 2016, Manaus. PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA Leia mais: http://secam-uea.webnode.com/. Manaus: PPGEECA/ENS/UEA, 2016. v. 01. p. 01-11.

8.
SILVA NETO, L. M. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Criação de paródias musicais com a utilização de smartphone?s a partir de temas básicos de genética abordados em sala de aula. In: 2º Simpósio dos Estágios Supervisionados para a Docência, 2016, Manaus. Pesquisa na escola: o professor produtor de saber. Manaus: EDUCIAMA, 2016. v. 1. p. 1-102.

9.
BRITO, T. A. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . A vivência escolar na rede estadual de ensino do Amazonas em escola da região central de Manaus com alunos do 8°ano. In: 2º Simpósio dos Estágios Supervisionados para a Docência ? II SESDOC, 2016, Manaus. Pesquisa na escola: o professor produtor de saber. Manaus: Educiama, 2016. v. 1. p. 1-102.

10.
MENDONCA, W. I. C. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . A importância da distinção entre calor e temperatura em uma turma do ensino fundamental. In: 2º Simpósio dos Estágios Supervisionados para a Docência ? II SESDOC, 2016, Manaus. Pesquisa na escola: o professor produtor de saber. Manaus: Educiama, 2016. v. 1. p. 1-102.

11.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, ; NAGEM, R. L. . ANALOGIAS E METÁFORAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS-AM, BRASIL. In: III Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2013, MANAUS. Anais III Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2013.

12.
Tatiane Ribeiro Teixeira ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. ; Aldeniza Cardoso de Lima . INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: III Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2013, MANAUS. Anais III Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2013.

13.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. REFLEXÕES DO 2° ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E AVANÇOS CURRICULARES. In: III Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2013, MANAUS. Anais III Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2013.

14.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . A CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO DE ANALOGIAS E METÁFORAS POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE MANAUS-AM, BRASIL. In: 2° 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia / VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2012, MANAUS. ANAIS DO 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2012. v. 1.

15.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO DE ZOOLOGIA EM LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS EM MANAUS/AM. In: 2° 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia / VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2012, MANAUS. ANAIS DO 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2012. v. 1.

16.
OLIVEIRA FILHO, R. P. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . PARFOR EOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO PARFOR DO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ-AM. In: 2° 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia / VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2012, MANAUS. ANAIS DO 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2012. v. 1.

17.
PAZ, D. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Os Projetos de Educação Ambiental e os espaços não formais: tendências pedagógicas de fundametnação. In: 2º Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Naturais, 2012, Manaus. 2º Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Naturais, 2012.

18.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, A. F. . CONHECIMENTOS TEÓRICOS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO DE ZOOLOGIA EM LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS EM MANAUS/AM. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus. CONHECIMENTOS TEÓRICOS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO DE ZOOLOGIA EM LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS EM MANAUS/AM. Manaus, 2011.

19.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . A CONSTRUÇÃO DO PERFIL PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO PARA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS,. In: I Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2011, MANAUS. CONSTRUÇÃO DO PERFIL PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO PARA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS,. MANAUS: Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências na Amazônia, 2011.

20.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE ZOOLOGIA A PARTIR DA ANALISE DO COMPLEXO ?ESCOLA-LICENCIATURA? EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS, AMAZONAS. In: I Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2011, MANAUS. DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE ZOOLOGIA A PARTIR DA ANALISE DO COMPLEXO ?ESCOLA-LICENCIATURA? EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS, AMAZONAS. MANAUS: Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências na Amazônia, 2011.

21.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, A. F. . PERFIS E CONCEPÇÕES RELACIONADAS À DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE O ENSINO DE ZOOLOGIA DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MANAUS-AMAZONAS, BRASIL. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2011, Manaus. PERFIS E CONCEPÇÕES RELACIONADAS À DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE O ENSINO DE ZOOLOGIA DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MANAUS-AMAZONAS, BRASIL. Manaus, 2011.

22.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . Analogias, Aprendizagem Significativa e Modelos Mentais no contexto construtivista para a Educação em Ciências. In: V Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2010, Manaus. V Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2010.

23.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . Aprendizagem Significativa, Modelos Mentais e Analogias no Contexto Construtivista: uma aproximação possível para a educação em ciências. In: VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa & 3º Ensontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2010, São Paulo. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa & 3º Ensontro Nacional de Aprendizagem Significativa. São Paulo: FioCruz, 2010. v. 1. p. 606-615.

24.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; GHEDIN, E. . UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA CIÊNCIA A PARTIR DO PENSAMENTO DE ATTICO CHASSOT: POSSIBILIDADE DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, 2009, BOA VISTA. AT 1 - METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA ÁREA DAS CIENCIAS NATURAIS, 2009. v. 12/01.

25.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; KALHIL, J. B. . Ciências e Artes: uma parceria para compreensão de conceitos científicos. In: IV Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2009, Manaus. IV Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PAZ, D. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE FUNDAMENTAÇÃO. In: 2° 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia / VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2012, MANAUS. ANAIS DO 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, 2012. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAZ, D. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Os Projetos de Educação Ambiental e os espaços não formais: tendências pedagógicas de fundametnação. In: 2º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012, Manaus. 2º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia, 2012.

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, A. F. . POSSIBILIDADES DO USO DE ANALOGIAS E METÁFORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO DE ZOOLOGIA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, 2009, BOA VISTA. AT 1 - METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA ÁREA DAS CIENCIAS NATURAIS, 2009. v. 20. p. 31-31.

Artigos aceitos para publicação
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; CUNHA, M. B. . A tradição de pesquisa segundo Laudan em educação em espaço não formal num evento de ensino de ciências. GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Conversa de como produzir conhecimento em ensino de ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Perspectiva pessoal sobre espaço de educação não formal e divulgação científica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA JUNIOR, H. P. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . ESTRATÉGIA DE ENSINO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOURA, S. S. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Reconstituição de experimentos clássicos como ferramenta de apoio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Aproximações dos espaços educativos não formais e a didática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Espaços educativos científicos: formal, não formal e informal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MENDONCA, W. I. C. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . A IMPORTÂNCIA DA DISTINÇÃO ENTRE CALOR E TEMPERATURA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA NETO, L. M. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . CRIAÇÃO DE PARÓDIAS MUSICAIS COM A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES A PARTIR DE TEMAS BÁSICOS DE GENÉTICA ABORDADOS EM SALA DE AULA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BRITO, T. A. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . A VIVENCIA ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAZONAS EM ESCOLA DA REGIÃO CENTRAL DE MANAUS COM ALUNOS DO 8°ANO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Fundamentação para uso de metodologia de ensino em espaços não formais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . PERFIS E CONCEPÇÕES RELACIONADAS À DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE O ENSINO DE ZOOLOGIA DOS PROFISSIONAISDO ENSINO FUNDAMENTALEM MANAUS-AMAZONAS, BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . CONHECIMENTOS TEÓRICOS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO DE ZOOLOGIA EM LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS EM MANAUS/AM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, A. F. . DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE ZOOLOGIA A PARTIR DA ANALISE DO COMPLEXO ?ESCOLA-LICENCIATURA? EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS, AMAZONAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, A. F. . A CONSTRUÇÃO DO PERFIL PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO PARA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, A. F. . APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MODELOS MENTAIS E ANALOGIAS NO CONTEXTO CONSTRUTIVISTA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, . ANALOGIAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MODELOS MENTAIS NO CONTEXTO CONSTRUTIVISTA PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, A. F. . Possibilidades do uso de Analogias e Metáforas no processo de ensino-aprendizagem do ensino de zoologia no 7º ano do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; GHEDIN, E. . UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA CIÊNCIA A PARTIR DO PENSAMENTO DE ATTICO CHASSOT: POSSIBILIDADE DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; TERAN, A. F. . DIAGNÓSTICO SOBRE O ENSINO DE ZOOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 7º ANO: POSSIBILIDADES DO USO DE ANALOGIAS E METÁFORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; KALHIL, J. B. . CIÊNCIAS E ARTE: UMA PARCERIA PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; Welton Yudi Oda . Evento PET Biologia ? Título: Inovações curriculares e educacionais: modelos didáticos.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; SILVA, J. M. ; SILVA, I. . Situação juridica da construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para Licenciaturas em Ciências Naturais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; GUIMARAES, E. M. ; TERRAZZAN, E. A. . Situação curricular dos cursos de ciências naturais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; JACOBUCCI, D. F. C. ; ROCHA, S. C. B. ; SILVA, D. X. ; ROCHA, J. M. . Café científico: educação em ciências em espaços não formais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Ensino de Ciências na Amazônia. 2009; Tema: Tópicos sobre Ensino de Ciências. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MALACARNE, V. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Ferramentas digitais para a pesquisa científica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Analogias e Metáforas no Ensino de Ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Ensino de Ciências para estudantes do 7º ano do ensino básico por meio da Metodologia de Ensino em Espaços Não Formais junto aos licenciandos em Ciências da UFAM. 2012. (Programa Atividade Curricular de Extensão - PACE (EXTENSÃO)).

4.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Analogias, Metáforas e Modelos no Ensino de Ciências. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; CUNHA, M. B.; RITTER, O. M.. Participação em banca de Catherine Flor Geraldi Vogt.Um clique para a Ciência: A fotografia científica na experimentação investigativa em aulas de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia & I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte.CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA IDEIA COSMONÔMICA PARA APRENDIZAGEM INFORMAL CIENTÍFICA EM BIOLOGIA. 2018. (Encontro).

2.
VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia & I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Norte.CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DA PERCEPÇÃO HUMANA E A APRENDIZAGEM INFORMAL EM BIOLOGIA. 2018. (Encontro).

3.
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM.Por uma divulgação científica enriquecedora na Amazônia: cultura e abordagem dialógica. 2018. (Simpósio).

4.
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM.Por uma divulgação científica enriquecedora na Amazônia: cultura e abordagem dialógica. 2018. (Simpósio).

5.
VIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM.Uma análise comunicacional mediada pelo discurso midiático da exposição: dimensão verbal e não verbal. 2018. (Simpósio).

6.
VI Simpósio Nacional de Educação; XXVII Semana Acadêmica de Pedagogia; I Mostrada Pós-Graduação.APROXIMAÇÃO DA TEORIA DO GÊNERO DISCURSIVO E A PERSPECTIVA COMUNICACIONAL DE MUSEUS: CRONOTOPO DAS GERAÇÕES MUSEAIS. 2018. (Simpósio).

7.
V Seminário Internacional de Pesquisas e Estudos Qualitativos.Artigo coletivo - análise dos periódicos Qualis/CAPES: caracterização da área de ensino de ciência e matemática. 2018. (Seminário).

8.
V Seminário Internacional de Pesquisas e Estudos Qualitativos.Os termos de indexação alistados aos espaços de educação não formal num evento de ensino de ciências. 2018. (Seminário).

9.
II Congresso Norte de Teologia/4º Encontro Nacional da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais.Educação Cristã e Escola Bíblica Dominical: reflexões sobre desafios do contexto contemporâneo. 2017. (Encontro).

10.
Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular & Jornada Ambiental.Relatos das disciplinas de PCCs daslicenciaturas do ICB-UFAM. 2017. (Outra).

11.
Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular & Jornada Ambiental.Avaliação das disciplinas da PCCs das licenciaturas do ICB-UFAM. 2017. (Outra).

12.
XXII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.A TRADIÇÃO DE PESQUISA EM LARRY LAUDAN: contribuições epistemológicas para o ensino de ciências. 2017. (Simpósio).

13.
2 SIMPÓSIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A DOCÊNCIA.A vivência escolar na rede estadual de ensino do Amazonas em escola da região central de Manaus com alunos do 8°ano. 2016. (Simpósio).

14.
2 SIMPÓSIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A DOCÊNCIA.Criação de paródias musicais com a utilização de smartphone?s a partir de temas básicos de genética abordados em sala de aula. 2016. (Simpósio).

15.
I Debate sobre as Disciplinas de Prática como Componente Currícular.Mesa redonda: Inovações curriculares e educacionais: modelos didáticos.. 2015. (Outra).

16.
I Debate sobre as Disciplinas de Prática como Componente Currícular.Recursos didáticos para o ensino de ciências. 2015. (Outra).

17.
I Simpósio de Estágio Supervisionado de Ensino.Didática das Ciências e o Estágio Supervisionado. 2014. (Outra).

18.
IV Encontro Regional da Didática de Ciências e Matemática.O uso de analogias e modelos didáticos para o Ensino de Ciências. 2014. (Encontro).

19.
IV Encontro Regional da Didática de Ciências e Matemática.Teoria da Aprendizagem Significativa para o ensino de Ciências. 2014. (Encontro).

20.
VI Semana de Ciências Naturais.A realidade do Ensino de Ciências na Educação Básica. 2014. (Outra).

21.
Seminário de Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia - Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas.Divulgação científica e espaços não formais. 2013. (Outra).

22.
2º Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Naturais.Relatório Final do 2º Enecina. 2012. (Encontro).

23.
2º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.Avaliador de Pôster. 2012. (Simpósio).

24.
2º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. 2012. (Simpósio).

25.
2º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.Café Científico: Educação em ciências em espaços não formais (debatedor). 2012. (Simpósio).

26.
I Simpósio Internacional de Educação em Ciências na Amazônia. 2011. (Simpósio).

27.
Projeto de Extensão - Arquimedes. 2011. (Oficina).

28.
XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste. 2011. (Encontro).

29.
ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS. 2010. (Encontro).

30.
Treinamento sobre Web of Knowledge. 2010. (Outra).

31.
VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA & 3 ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIGICATIVA.APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MODELOS MENTAIS E ANALOGIAS NO CONTEXTO CONSTRUTIVISTA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2010. (Encontro).

32.
VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa & 3º Ensontro Nacional de Aprendizagem Significativa. 2010. (Encontro).

33.
V Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia. 2010. (Oficina).

34.
V SEMINÁRIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA.ESPAÇOS NÃO FORMAIS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2010. (Seminário).

35.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS - UFAM. 2009. (Outra).

36.
IV SEMANA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA.Meios e Recursos para o Ensino de Ciências: alternativas a partir dos elementos da floresta. 2009. (Seminário).

37.
IIISEMINÁRIODE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. 2008. (Seminário).

38.
SEMANA DE BIOLOGIA.TEMA DA SEMANA: BIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA: COORDENAÇÃO. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; OLIVEIRA, I. M. ; RODRIGUES, J. V. F. C. ; MARTINS, L. V. ; SIMAO, M. O. A. R. ; GOMES, A. M. S. ; Ana Claudia Maquiné Dutra ; GASNIER, T. R. J. ; VASCONCELOS, E. R. ; RODRIGUES, D. P. ; GOMES, A. L. S. . Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular & Jornada Ambiental. 2017. (Outro).

2.
LEITE, R. F. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . II Feira de Ciências de Toledo (II FECI-TOO). 2017. .

3.
RODRIGUES, J. V. F. C. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . II Simpósio de Estágios Supervisionado para a Docência (SESDOC). 2016. (Outro).

4.
MOREIRA, F. R. A. C. N. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Debate sobre Medida Provisória nº. 746/2016. 2016. (Outro).

5.
COSTA, T. O. G. ; OLIVEIRA, I. M. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . V Jornada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-UFAM). 2015. (Outro).

6.
Welton Yudi Oda ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. ; GASNIER, T. R. J. ; Ana Claudia Maquiné Dutra ; Jardel Claudino Pereira dos Santos . I Simpósio de Estágio Supervisionado de Ensino. 2014. (Outro).

7.
COSTA, T. O. G. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Projeto O dia do Laboratório: praticando ciências para a vida. 2014. .

8.
REGO, E. V. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Simpósio de Estágio Supervisionado do Instituto de Ciências Biológicas. 2013. (Outro).

9.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; OLIVEIRA, I. M. . 2º Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Naturais & IV Semana de Ciências Naturais. 2012. (Congresso).

10.
TERAN, ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia. 2012. (Congresso).

11.
NASCIMENTO, M. R. A. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . IV SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FACHÍN-TÉRAN, Augusto (Org.) ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. (Org.) . Ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. 318p .

1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Teorias relacionadas ao ensino de ciências e o espaço não formal. In: FACHÍN-TÉRAN, A..; SEIFFERT-SANTOS, S. C.. (Org.). Ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 13-16.

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; FACHÍN-TÉRAN, Augusto . O uso da expressão espaços não formais no ensino de ciências. In: FACHÍN-TÉRAN, A..; SEIFFERT-SANTOS, S. C.. (Org.). Ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 17-32.


Apresentações de Trabalho
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Aproximações dos espaços educativos não formais e a didática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Espaços educativos científicos: formal, não formal e informal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA JUNIOR, H. P. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . ESTRATÉGIA DE ENSINO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOURA, S. S. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Reconstituição de experimentos clássicos como ferramenta de apoio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Conversa de como produzir conhecimento em ensino de ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Perspectiva pessoal sobre espaço de educação não formal e divulgação científica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; SILVA, J. M. ; SILVA, I. . Situação juridica da construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para Licenciaturas em Ciências Naturais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; GUIMARAES, E. M. ; TERRAZZAN, E. A. . Situação curricular dos cursos de ciências naturais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; JACOBUCCI, D. F. C. ; ROCHA, S. C. B. ; SILVA, D. X. ; ROCHA, J. M. . Café científico: educação em ciências em espaços não formais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.; Welton Yudi Oda . Evento PET Biologia ? Título: Inovações curriculares e educacionais: modelos didáticos.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, T. O. G. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. . Projeto O dia do Laboratório: praticando ciências para a vida. 2014. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
SEIFFERT-SANTOS, S. C.. Ensino de Ciências na Amazônia. 2009; Tema: Tópicos sobre Ensino de Ciências. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 17:09:54