Mauro Emilio Conforto Gracitelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2877323016308426
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Possui Residência Médica pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é médico assistente do Grupo de Ombro e Cotovelo e do Grupo de Trauma do IOT HCFMUSP. Foi médico preceptor da Universidade de São Paulo por 2 anos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Ortopédica e especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo e Cirurgia do Trauma. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauro Emilio Conforto Gracitelli
Nome em citações bibliográficas
GRACITELLI, M. E. C.;GRACITELLI, MAURO EMÍLIO CONFORTO;GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO;GRACITELLI, M.E.C.;GRACITELLI, MAURO EMILIO;GRACITELLI, ME;GRACITELLI, MAURO E.C.;GRACITELLI, M.E. C.;GRACITELLI, M. E.;GRACITELLI, MAURO E. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Ortopedia e Traumatologia.
Rua Ovidio Pires de Campos, 333
Cerqueira César
05403-010 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: () 30696888


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP.
Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP, IOT - HCFMUSP, Brasil.
Título: Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal úmero: comparação entre placa e haste intramedular bloqueadas, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Arnaldo José Hernandez.
Palavras-chave: Fratura do úmero.
2003 - 2007
Especialização - Residência médica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Residência médica em: Ortopedia e Traumatologia
Número do registro: 10746.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
2007 - 2008
Especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo.
Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP, IOT - HCFMUSP, Brasil.
Título: Tratamento Artroscópico da Tendinite Calcária do Ombro.
Orientador: Arnaldo Amado Ferreira Neto.
1998 - 2002
Graduação em Medicina.
Faculdade de Medicina do ABC, FMABC, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Principles and Practice of Clinical Research. (Carga horária: 140h).
Children's Hospital Boston, CHB, Estados Unidos.
2009 - 2009
Shoulder Arthroscopy. (Carga horária: 40h).
The San Antonio Orthopaedic Group - Steven S. Burkhart, SAOG, Estados Unidos.
2007 - 2008
Formação Complementar em Ombro e Cotovelo. (Carga horária: 60h).
Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP, IOT - HCFMUSP, Brasil.
2007 - 2007
Principles in Operative Fracture Manag.
AO Foundation, AO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP, IOT - HCFMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro das Reuniões da Comissão Científica

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico Preceptor
Outras informações
Médico Preceptor junto ao Programa de Ortopedia e Traumatologia do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico Preceptor
Outras informações
Médico Preceptor junto ao Programa de Medicina do Esporte do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Atividades

01/2011 - 12/2011
Ensino, Curso Avançado de Artroscopia de Ombro, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Curso Avançado de Artroscopia de Ombro
04/2011 - 11/2011
Ensino, Curso de Técnicas Avançadas de Artroscopia de Ombr, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Intrutor do curso de técnicas avançadas de artroscopia de ombro

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médico Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Médico assistente do Grupo de Ombro e Cotovelo Médico assistente do Grupo de Trauma

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Médico Preceptor Ortopedia, Enquadramento Funcional: Médico Preceptor Ortopedia, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Preceptor Medicina Esportiva, Enquadramento Funcional: Médico Preceptor Medicina Esportiva, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico Preceptor Ortopedia



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Tratamento da luxação recidivante do ombro pela técnica de Latarjet ou Bristow
Descrição: O tratamento das luxações recidivantes é preferencialmente cirúrgico. Na presença de perda óssea da glenóide ou do úmero e em pacientes de alto risco (jovens e/ou atletas competitivos), as cirurgias de reparo artroscópico da lesão de Bankart apresentam altos índices de recidiva, chegando a 67%. As cirurgias não anatômicas consistem no preenchimento do defeito ósseo da glenóide com enxertos ósseos, mais comumente retirados do processo coracoide, descrito como a cirurgia de Latarjet. O objetivo é descrever os resultados clínicos pela escala de ROWE de pacientes submetidos ao procedimento de Latarjet em 2 anos de pós-operatório.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Tratamento da luxação recidivante do ombro pelo reparo artroscópico da lesão de Bankart e capsuloplastia
Descrição: O tratamento das luxações recidivantes é preferencialmente cirúrgico. As cirurgias podem ser anatômicas ou não. As cirurgias anatômicas consistem no reparo das lesões capsulolabiais, realizados por via aberta ou pela artroscopia, com bons resultados quanto à recidiva e com baixa taxa de complicações. O objetivo primário é descrever os resultados clínicos pela escala de ROWE de pacientes submetidos ao reparo artroscópico da lesão de Bankart e capsuloplastia em 2 anos de pós-operatório. Os objetivos secundários são: Descrever os resultados clínicos pela escala da "American Shoulder and Elbow Surgeons Standardized Shoulder Assessment Form" (ASES)12 e pela escala visual analógica da dor (EVA). Descrever as complicações clínicas e radiográficas. Descrever as lesões ósseas pré-operatórias e a sua correlação com as escalas pré e pós-operatória, assim como a recidiva. Avaliar fatores de prognóstico para a recidiva pós-operatória. Realizaremos uma série de casos retrospectiva com dados colhidos prospectivamente. Os pacientes foram tratados por médicos especialistas em cirurgia do ombro e cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT-HCFMUSP), entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015. As cirurgias foram realizadas na mesma instituição e por 4 cirurgiões do grupo de Ombro e Cotovelo. Será adotado como desfecho primário a escala de ROWE após 24 meses de pós-operatório. Serão considerados desfechos secundários: ● A escala ASES12 e a escala visual analógica da dor (EVA); ● O retorno aos esportes e/ou atividades laborais prévias; ● As complicações clínicas e radiográficas; ● As características do posicionamento do enxerto e dos implantes; ● A taxa de recidiva da luxação ao longo do seguimento; ● A taxa de complicações e reoperações ao longo do seguimento. O valor de p < 0,05 será considerado com estatisticamente significante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
A rotura do tendão subescapular influencia as avaliações clínicas pré e pós-operatórias?
Descrição: Cerca de 54% dos pacientes com roturas do supraspinal apresentam rotura associada do subescapular. Não existem até o momento estudos que avaliem a influência das roturas do subescapular na avaliação clínica pré-operatória. Além disso, nenhum estudo comparou os resultados clínicos obtidos após o reparo, independemente do tamanho da lesão, entre os pacientes com rotura do subescapular com aqueles com este tendão íntegro. O objetivo primário deste estudo é comparar as escalas clínicas pós-operatórias entre pacientes que apresentam roturas do subescapular associadas a roturas posterossuperiores com aqueles que possuem apenas roturas posterossuperiores. Serão objetivos secundários comparar as escalas clínicas pré-operatórias entre pacientes que apresentam roturas do subescapular associadas a roturas posterossuperiores com aqueles que possuem apenas roturas posterossuperiores e buscar fatores prognósticos para o resultado clínico pós-operatório. Realizaremos um estudo coorte retrospectivo, comparando a avaliação funcional pré-operatória e pós-operatória entre três grupos de pacientes, de acordo com as características do tendão subescapular: tendão íntegro, rotura parcial ou rotura completa. Serão incluídos pacientes submetidos a artroscopia do ombro para tratamento de afecções do manguito rotador que possuam exame de ressonância magnética pré-operatória.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Instabilidade glenoumeral anterior: Revisão sistemática dos desfechos utilizados no Brasil
Descrição: Introdução: A avaliação clínica padronizada é essencial para determinar a eficácia de um tratamento e também para comparar os resultados de diferentes estudos, sendo fundamental para a pesquisa clínica. Os métodos de avaliação dos resultados do tratamento ortopédico têm sido modificados nos últimos anos. Previamente, a mensuração era feita com base no exame físico, avaliando a mobilidade articular e força muscular. Porém, foram desenvolvidos questionários ou escalas clínicas que aperfeiçoaram a avaliação dos resultados. Recentemente uma revisão envolvendo as seis principais revistas ortopédicas internacionais foi publicada, descrevendo as ferramentas utilizadas para a avaliação dos desfechos no tratamento cirúrgico da luxação anterior recidivante do ombro. Não possuímos um levantamento que mostre as principais formas de avaliação clínica para esta doença no Brasil. Levantamento semelhante já foi realizado para as roturas do manguito rotador e demonstrou que escalas consideradas confiáveis, com grande consistência interna e boa responsividade, foram raramente usadas em nosso meio. Objetivo: Avaliar os desfechos utilizados nos estudos clínicos envolvendo a instabilidade glenoumeral anterior publicados na última década nos dois principais periódicos ortopédicos brasileiros. Métodos: Será realizada uma revisão da literatura utilizando os periódicos Revista Brasileira de Ortopedia e Acta Ortopédica Brasileira. Serão incluídos todos os artigos clínicos originais publicados entre 2007 e 2016 que descrevam ao menos uma medida de desfecho antes ou após alguma intervenção clínica ou cirúrgica referente a instabilidade glenoumeral anterior. Os desfechos avaliados serão arco de movimento, força muscular, testes de exame físico satisfação, retorno ao esporte, exames de imagem, complicações e escalas clínicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Avaliação do uso das células mesenquimais no reparo da rotura do manguito rotador - Estudo prospectivo randomizado
Descrição: A tendinopatia do manguito rotador é a principal causa de dor no ombro e a rotura destes tendões incide em 20% da população. Apesar do reparo do manguito rotador por via artroscópica levar a resultados clínicos satisfatórios, o índice de rerrotura varia de 4 a 94%. A principal causa de falha após o reparo do manguito rotador não diz respeito ao material utilizado, mas sim à deficiência tecidual e ao processo de cicatrização entre o tendão e o osso. Após a intervenção, o manguito rotador não restaura suas características histológicas originais e a sua fixação ocorre através de um tecido cicatricial com menor resistência biomecânica. Existem apenas dois estudos clínicos sobre o uso de células mesenquimais no reparo do manguito rotador, sendo uma série de casos e uma coorte com controles pareados, com bons resultados. Realizaremos um estudo clínico randomizado envolvendo 44 pacientes com o objetivo de avaliar o efeito das células mesenquimais no reparo do manguito rotador. O desfecho primário será a integridade tendínea na RM pós-operatória e os desfechos secundários a avaliação clínica pelas escalas da University of California at Los Angeles (UCLA) e da American Shoulder and Elbow Surgeons (ASES) e de dor pela escala visual analógica (EVA)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Estudo clinico sobre a influência do posicionamento do ombro na medida radiográfica do ângulo cabeça-diáfise
Descrição: Resumo Introdução: A medida do ângulo cabeça-diáfise do úmero proximal é utilizada no planejamento de artroplastias, osteotomias e na avaliação de resultados após a osteossíntese. Recentemente, dois estudos avaliaram a influência da rotação do braço na aferição do ângulo cabeça-diáfise, com resultados conflitantes. Entretanto, até o momento não encontramos estudos clínicos avaliando se há alguma variação na medida do ângulo cabeça-diáfise em diferentes posicionamentos do ombro. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar, a partir de radiografias padronizadas realizadas em pacientes, se a rotação do braço interfere na aferição do ângulo cabeça-diáfise. Métodos: Será realizado estudo prospectivo, onde selecionaremos pacientes com queixa de dor no ombro no primeiro atendimento ambulatorial. Serão obtidas três incidências radiográficas ( anteroposterior verdadeira com braço em rotação neutra, externa de 45º e interna com a mão apoiada sobre o abdômen). As radiografias serão avaliadas por três cirurgiões de ombro e cotovelo com 8 a 10 anos de experiência que receberão material didático com detalhes de como aferir a medida. O ângulo cabeça-diáfise será aquele obtido pela intersecção entre uma linha traçada no eixo diafisário umeral com uma perpendicular ao colo anatômico. Para avaliar se há diferença estatisticamente significante entre as medidas obtidas nos diferentes posicionamentos será utilizado o ANOVA. O nível de significância adotado será de p < 0,05. A confiabilidade inter e intraobservador será avaliada através do coeficiente de correlação intraclasses (ICC) para cada grupo de radiografias nos diferentes graus de rotação umeral. Nível de evidência: II, estudo prospectivo comparativo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Associação entre o polimorfismo genético das metaloproteinases 1 e 13 e a rigidez do cotovelo
Descrição: A rigidez articular do cotovelo pode ocorrer após traumatismo da articulação, que pode envolver desde lesões de partes moles (pele, cápsula, ligamentos, músculos e tendões) a lesões ósseas. Acredita-se que a contratura de partes moles, principalmente da cápsula articular, seja o fator determinante para a rigidez. A contratura capsular envolve componentes celulares e da matriz extracelular, entre eles as metaloproteases da matriz (MMP). As MMPs são capazes de modificar as proteínas extracelulares, especialmente o colágeno, e gerar degradação e remodelação de tecidos lesados. O estudo de determinados padrões genéticos que aumentam a atividade destas proteases, poderia ajudar no entendimento da gênese destas lesões, identificar indíviduos suscetíveis e colaboraria no planejamento pré-operatório e desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de tais lesões.O objetivo do estudo é avaliar a relação dos polimorfismos na região promotora dos genes das MMPs 1 e 13 e a rigidez articular pós-traumática do cotovelo, através de um estudo caso-controle com os pacientes com afecções traumáticas no cotovelo do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Tratamento da lesões irreparáveis do manguito rotador: reconstrução da cápsula superior com enxerto alógeno de fáscia lata
Descrição: Resumo Introdução: Ruptura do manguito rotador é uma das lesões mais frequentes do ombro e o procedimento cirúrgico para tal patologia é amplamente realizado em todo mundo. Entretanto, ainda não existe um procedimento ideal para tratar lesões extensas e irreparáveis do manguito rotador. Mihata et al.28 descreveram um procedimento para a reconstrução da capsula superior (RCS), visando restaurar a estabilidade superior da articulação glenoumeral, e assim, melhorar a elevação do ombro em pacientes com roturas irreparáveis do supraespinal. O objetivo do presente estudo é avaliar a segurança e eficácia da reconstrução da capsula superior utilizando aloenxerto de fáscia lata. Métodos: Série de casos prospectiva com 15 pacientes com diagnóstico de rotura irreparável do manguito rotador, submetidos à reconstrução da cápsula superior utilizando aloenxerto de fáscia lata. Serão incluídos no estudo pacientes portadores de lesão extensa do manguito rotador que realizaram, ao menos, 6 meses de tratamento conservador sem melhora do dos sintomas. Além disso, os pacientes devem apresentar degeneração gordurosa do músculo supraespinal, classificadas como grau 3 ou 4 de Goutallier. Não serão incluídos pacientes com rotura irreparável do subescapular ou do infraespinhal, além de portadores de artropatia do manguito rotador, avaliada por radiografia, com graus 4 ou 5 da classificação de Hamada. Será adotado como desfecho primário a escala ?American Shoulder and Elbow Surgeons? (ASES) aos 12 meses pós-operatório. Serão considerados desfechos secundários: as escalas ASES, UCLA , Constant e Murley; além do arco de movimento e força muscular aos 6, 12 e 24 meses de pós-operatório. Também serão avaliados parâmetros radiológicos através de radiografia simples e ressonância nuclear magnética do ombro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES
Descrição: Resumo Introdução: Escalas e questionários de avaliação clínica são utilizados comumente para avaliar de maneira objetiva os resultados cirúrgicos e possibilitar a comparação entre os diferentes estudos. Existem mais de 40 escalas para avaliar a dor e a função do ombro. Alguns estudos correlacionam os resultados obtidos entre diferentes escalas e observam se existe ou não similaridade entre os resultados obtidos. Entretanto, não existe trabalho avaliando a correlação das pontuações obtidas pelas escalas funcionais ASES e UCLA.. Objetivos: O objetivo primário deste estudo será avaliar a correlação entre as escalas da UCLA e ASES antes e após o tratamento cirúrgico de roturas do manguito rotador. O objetivo secundário é verificar os resultados clínicos pós- operatórios do reparo artroscópico do manguito rotador. Métodos: Será realizado um estudo retrospectivo, avaliando um banco de dados obtido prospectivamente de pacientes submetidos ao reparo do manguito rotador por via artroscópica. Serão incluídos todos os pacientes com reparo do manguito rotador por via artroscópica e com 1 ano de seguimento mínimo. Os pacientes foram avaliados pelas escalas funcionais da UCLA e ASES por uma fisioterapeuta não participante do estudo. As escalas foram aplicadas no período pré-operatório e aos 6, 12 e 24 meses após o tratamento cirúrgico. O coeficiente de correlação de Pearson (r) será calculado para medir o grau de correlação entre as duas escalas clínicas. Descritores: Manguito rotador; Artroscopia; Reabilitação; Ombro; Escalas clínicas Nível de Evidência: II, Estudo coorte retrospectivo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Correlação entre as escalas da UCLA e de Constant-Murley nas roturas do manguito rotador e nas fraturas da extremidade proximal do úmero
Descrição: Resumo Introdução: Escalas e questionários de avaliação clínica são utilizados para avaliar os resultados cirúrgicos e possibilitar a comparação entre os diferentes estudos. Existem mais de 40 escalas para avaliar a dor e a função do ombro. Alguns estudos correlacionam os resultados obtidos entre diferentes escalas e observam se existe ou não similaridade entre os resultados obtidos. Entretanto, não existem trabalhos avaliando a correlação das pontuações obtidas pelas escalas de Constant-Murley e da UCLA no reparo artroscópico do manguito rotador ou nas fraturas da extremidade proximal do úmero. Objetivos: O objetivo primário estudo será avaliar a correlação entre as escalas de Constant-Murley e da UCLA antes e após o tratamento cirúrgico de roturas do manguito rotador e após o tratamento de fraturas da extremidade proximal do úmero. Métodos: Será realizado um estudo retrospectivo, avaliando um banco de dados obtido prospectivamente de pacientes submetidos ao reparo do manguito rotador por via artroscópica ou ao tratamento de fraturas da extremidade proximal do úmero. Serão incluídos todos os pacientes com 2 anos de seguimento clínico. Os pacientes serão avaliados pelas escalas de Constant-Murley e da UCLA por uma fisioterapeuta não participante do estudo. As escalas serão aplicadas aos 3, 6, 12 e 24 meses após o tratamento cirúrgico, e adicionalmente no pré-operatório nas roturas do manguito rotador. O coeficiente de correlação de Pearson (r) será calculado para medir o grau de correlação entre as duas escalas clínicas. Descritores: Manguito rotador; Artroscopia; Fraturas do ombro; Reabilitação; Ombro; Escalas clínicas Nível de Evidência: II, Estudo coorte retrospectivo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A raça amarela é fator de risco para a capsulite adesiva?
Descrição: Resumo A etiologia da capsulite adesiva é desconhecida. Existem alguns fatores de risco conhecidos, como o diabetes mellitus, hiperlipidemia, hipotireoidismo, predisposição genética e doença cardíaca. A influência racial é pouco estudada como um fator preditivo para o desenvolvimento da capsulite adesiva, sendo descrita incidência aumentada nos caucasianos e nos nascidos nas ilhas britânicas. Entretanto, informações sobre as demais raças são uma lacuna na literatura. A impressão clínica dos autores é que pacientes da raça amarela tem maior chance de desenvolver a doença. Entretanto, essa é uma suposição, uma vez que não existem estudos nacionais ou internacionais que amparem essa hipótese. Além disso, o Brasil carece de estudos que avaliem aspectos epidemiológicos da capsulite adesiva. O objetivo primário desse estudo é avaliar se a raça amarela é um fator de risco no desenvolvimento da capsulite adesiva. O objetivos secundário é descrever a prevalência da capsulite adesiva no ambulatório especializado em ombro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Randomized trial for the treatment of recurrent anterior dislocation of the shoulder: Latarjet versus modified Eden-Hybinnette
Descrição: RESUMO Introdução. O tratamento das luxações recidivantes é preferencialmente cirúrgico. Na presença de perda óssea da glenóide ou do úmero e em pacientes de alto risco (jovens e/ou atletas competitivos), as cirurgias de reparo artroscópico da lesão de Bankart apresentam altos índices de recidiva, chegando a 67%. As cirurgias não anatômicas consistem no preenchimento do defeito ósseo da glenóide com enxertos ósseos, mais comumente retirados do processo coracoide (técnica de Latarjet) ou do ilíaco (técnica de Eden-Hybinette). Não existem estudos comparando as duas técnicas. A hipótese alternativa do presente estudo é de que a cirurgia pela técnica de Latarjet apresenta resultados superiores à cirurgia de Eden-Hybinette para as escalas funcionais de instabilidade. Objetivo primário. Comparar os resultados pela escala "Western Ontario Shoulder Instability Index" (WOSI) aos 2 anos de pós-operatório da técnica de Latarjet e de Eden-Hybinette. Métodos. Ensaio clínico randomizado do tipo terapêutico, paralelo, 1:1, com avaliador cego, com 2 grupos: Latarjet e Eden-Hybinette. Serão incluídos no estudo pacientes com o diagnóstico de luxação glenoumeral recidivante anterior traumática com esqueleto maduro, pontuação no índice de gravidade da instabilidade (ISIS) igual ou maior a 4 pontos, com lesão da borda anteroinferior da cavidade glenóide (lesão de Bankart ósseo) superior a 13,5% de seu diâmetro ou lesão da borda anteroinferior da glenóide superior a 20% de seu diâmetro, independente da pontuação do ISIS. Também serão incluídos pacientes com lesão de Hill-Sachs considerada como ?off-track? e recidiva de luxação glenoumeral em casos previamente tratados com reparo artroscópico de Bankart, independente da pontuação do ISIS e da gravidade da lesão óssea da glenóide. Será adotado como desfecho primário a escala "Western Ontario Shoulder Instability Index" (WOSI) aos 2 anos de pós-operatório. Serão considerados desfechos secundários: a escala WOSI aos 6 e 12 meses de pós-operatório; as escalas de ROWE, ASES, EVA (para o ombro e bacia) e SANE aos 6, 12 e 24 meses de pós-operatório; retorno aos esportes e/ou atividades laborais prévias; taxa de consolidação do enxerto (avaliada na tomografia computadorizada com 6 meses de pós-operatório); taxa de recidiva da luxação aos 24 meses de seguimento e taxa de complicações e reoperações ao longo de 24 meses de seguimento. O cálculo da amostra foi realizado utilizando-se a escala WOSI, com 30 pacientes por grupo. A randomização será realizada com base em uma lista gerada no sítio "randomization.com?. Será utilizada uma randomização em blocos aleatórios. A alocação será realizada por um banco de dados protegido por senha. O valor de p < 0,05 será considerado com estatisticamente significante. Palavras-chaves: Luxação do Ombro/complicações; Instabilidade Articular/complicações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Artroplastia total do ombro reversa no tratamento das artroses primárias e secundárias do ombro
Descrição: A artroplastia total do ombro reversa (ATOR) é um novo procedimento cirúrgico de reconstrução articular do ombro. Inicialmente idealizada para o tratamento da artroplastia do manguito rotador sua indicação se estendeu para outras artroplastias sempre associada a grande disfunção do ombro. Foi inicialmente desenvolvido no final dos anos 80 e inicio dos anos 90por Paul Grammont na França. Devido aos bons resultados iniciais de vários autores na Europa, a expectativa do seu uso nos Estados Unidos aumentou significativamente, sendo utilizada largamente desde 2004 após aprovação do FDA. No Brasil o ATOR está aprovado pela ANVISA, mas o seu uso está restrito ao Sistema Nacional de Saúde Suplementar e a pouquíssimos hospitais públicos. Isto ocorre devido a falta de aprovação do seu uso como procedimento definido bem como os componentes da prótese reversa. Paralelamente a este fato os hospitais públicos ligados a instituições de ensino, pesquisa e treinamento com o IOT HCFMUSP apresentam demanda cada vez maior de pacientes com doenças degenerativas e sequelas graves pós-traumáticas do ombro cuja única opção de tratamento e total incapacidade de oferecer este tipo de tratamento. Após consulta e discussão dos fatos junto a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, nos motivou a realizar este projeto de pesquisa composto dos seguintes estudos - 1)Estudo de série de casos retrospectiva dos pacientes operados no Grupo de Ombro e Cotovelo do IOT-HCFMUSP (GOC-IOT) e nas clinicas privadas dos assistentes do GOC-IOT, pareado por Propensity score(com série de controles); 2)Série de casos prospectiva de artroplastia primárias e secundárias do manguito ; 3) Estudo de avaliação econômica em tempo real; 4) Revisão sistemática da literatura, elaboração de metanálise e de diretrizes de tratamento; 5) Estudo coorte sobre o impacto na qualidade de vida de pacientes com artroplastia primárias e secundárias do manguito, com grupo controle constituído de indivíduos assintomáticos, pareados por sexo e idade. Estes estudos têm como objetivo subsidiar o Parecer Técnico Científico para solicitar ao SUS a viabilização do fornecimento de ATOR para centros especializados em cirurgias do ombro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Avaliação de longo prazo do uso do plasma rico em plaquetas no reparo da rotura do manguito rotador - Estudo prospectivo e randomizado
Descrição: Resumo O reparo do manguito rotador por via artroscópica gera resultados clínicos satisfatórios em mais de 85% dos pacientes. Entretanto, o índice de rerrotura varia de 4 a 94%. O plasma rico em plaquetas (PRP) é uma fração do plasma com concentração de plaquetas acima dos níveis basais, obtido de maneira autóloga. As plaquetas, por sua vez, possuem diversos fatores de crescimento importantes durante o processo de cicatrização tecidual. Por esse motivo, o PRP vem sendo estudado como forma de melhorar os resultados clínicos e estruturais após o reparo do manguito rotador. Os estudos comparativos publicados até o momento relatam os resultados ao fim de 12 ou 24 meses, e ainda existe consenso quanto a eficácia do concentrado de plaquetas. Nenhum estudo até o momento realizou a avaliação a longo prazo da utilização do PRP no reparo do manguito rotador. Além disso, a avaliação tardia por ressonância magnética (RM) do manguito rotador é pouco documentada, mesmo nos estudos que não utilizam o PRP, e realizada de maneira não padronizada com relação ao tempo de seguimento pós-operatório. O objetivo primário deste estudo foi avaliar o efeito do uso do PRP nos pacientes submetidos ao reparo do manguito rotador por via artroscópica, através da escala da University of California at Los Angeles, no pós operatório tardio, aos 60 meses. São objetivos secundários a avaliação clínica através da escala de Constant-Murley, de dor através da escala visual analógica (EVA), a presença de rerroturas na análise da RM e a ocorrência de complicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Estudo Clínico randomizado para o tratamento da luxação recidivante anterior do ombro: âncoras com versus sem nó
Descrição: O ombro é a articulação que mais comumente sofre luxação, sendo a instabilidade anterior a mais frequente. O reparo artroscópico é o padrão-ouro para o tratamento da luxação recidivante do ombro com a utilização de âncoras de fixação óssea, sendo as absorvíveis as mais utilizadas atualmente.Tradicionalmente a técnica utilizada baseia-se na fixação do lábio glenoidal lesado na borda óssea da glenóide por meio de ponto com nó. Estudos demonstraram que a realização de nó artroscópico é tecnicamente difícil e que o resultado do reparo é dependente da qualidade do nó, além de seu volume poder gerar atrito e lesão na superfície articular da cabeça do úmero, levando a desconforto articular na mobilização do ombro.A partir de 2001, Thal introduziu o conceito de fixação do tecido por meio de âncoras sem nó, demonstrando sua aplicabilidade para o tratamento da lesão labial o que soluciona a dificuldade de confecção do nó artroscópico, porém foi demonstrado maior espaço entre o lábio glenoidal reparado e o osso da glenóide, soltura tardia da âncora e radiolucência peri-âncora associado a recidiva e artropatia pós-operatória.Alguns pesquisadores publicaram sobre o uso de âncoras sem nó e sua comparação com o uso de âncoras com nó, demonstrando restituição da altura labial e resultados funcionais similares, enquanto a taxa de recorrência ainda é contraditória. Até o presente momento, não existe ensaio clínico prospectivo controlado e randomizado avaliando os resultados dessas duas técnicas de reparo labial.Nosso estudo tem como objetivo comparar os resultados clínicos e da avaliação por imagem de pacientes submetidos a reparo de lesão do lábio glenoidal por via artroscópica com uso de âncoras absorvíveis com nó em relação aos tratados com âncoras absorvíveis sem nó.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Acurácia da ressonância magnética para o diagnóstico das afecções da porção articular do tendão da cabeça longa do bíceps braquial
Descrição: As afecções do tendão da cabeça longa do bíceps braquial (TCLB) são causa frequente de dor no ombro e de limitação funcional, seja quando ocorrem de forma isolada ou quando associadas a roturas do manguito rotador. A ressonância magnética (RM) é considerada o método diagnóstico por imagem de escolha para detecção das alterações tendíneas no ombro, contribuindo para o diagnóstico pré-operatório e para o planejamento cirúrgico. Apesar do uso corrente da RM na avaliação do TCLB, fatores anatômicos e artefatos inerentes ao método dificultam a avaliação dessas afecções, principalmente nas roturas parciais, sendo apontados valores de especificidade moderados e leve discordância entre observadores na literatura médica. Desta forma, são necessários mais estudos para determinar com maior precisão o papel da RM convencional na detecção desse tipo de lesão. Nosso estudo propõe uma análise transversal da acurácia da RM convencional na detecção das afecções do TCLB, comparando-a com os achados da artroscopia (padrão-ouro). Para tanto, selecionamos pacientes que dispõem de exame de RM convencional pré-operatória do ombro e com indicação de tratamento cirúrgico por via artroscópica. Serão incluídos dados de pacientes operados desde janeiro de 2013, sendo obtidos os demais dados ao longo do desenvolvimento do projeto. Os ortopedistas atuarão exclusivamente na cirurgia e coletarão os achados artroscópicos de forma padronizada. Todas as imagens serão analisadas por 2 radiologistas com experiências de 2 e 6 anos em imagem do sistema musculoesquelético, de maneira independente e sem conhecimento prévio dos resultados intra-operatórios. Em seguida, haverá consenso entre os dois observadores. Os três conjuntos de achados (dois observadores e consenso) serão utilizados na análise de valores de sensibilidade, especificidade, valores preditivos e acurácia, assim como no cálculos das correlações intra e interobservador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Associação entre o polimorfismo genético da metaloprotinases 1 e 3 e as lesões do manguito rotador
Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Arnaldo Amado Ferreira Neto em 22/10/2014. INTRODUÇÃO: Na patogênese da rotura do manguito rotador, diminuição da síntese e aumento da degradação das fibras colágenas são encontradas, associadas ao aumento da atividade das metaloproteinases da matriz 1 e 3 (MMP-1 e MMP-3). Há evidências que fatores genéticos estão envolvidos na etiologia da rotura do manguito rotador. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação do polimorfismo genético das MMP-1 e MMP-3 com a rotura do manguito rotador. MÉTODOS: Avaliamos 64 pacientes com rotura completa do manguito rotador e 64 controles assintomáticos. Foram incluídos apenas pacientes abaixo de 65 anos e com rotura não traumática. A rotura ou integridade do manguito rotador foi avaliada por ressonância magnética ou ultrassonografia em todos indivíduos. Os pacientes e os controles foram pareados por idade. O ácido desoxirribonucleico (DNA) dos voluntários foi obtido a partir de células epiteliais da mucosa bucal. Os genótipos das MMP- 1 e MMP-3 foram determinados utilizando as técnicas de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR) e Polimorfismo no comprimento de Fragmentos de Restrição (RFLP)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Ressonância magnética para detecção da rotura do tendão do subescapular: revisão sistemática com metanálise
Descrição: Resumo As roturas do manguito rotador apresentam alta prevalência na população. O acometimento do subescapular, por sua menor incidência, recebe menos atenção na literatura médica do que os demais tendões. Apesar de menos incidente, a rotura do subescapular compromete o resultado funcional dos pacientes. Estudos recentes mostram que a ressonância magnética apresenta baixa sensibilidade na detecção dessas lesões quando comparado com os achados artroscópicos. Esses dados contrastam com os dados apontados por revisões sistemáticas que avaliam de maneira geral as roturas do manguito rotador, que mostram alta sensibilidade. Até o presente momento, não existem revisões sistemáticas ou metanálises avaliando a acurácia da ressonância magnética na detecção de roturas do subescapular. O objetivo deste estudo é avaliar a acurácia diagnóstica da ressonância magnética em comparação com a artroscopia na avaliação de roturas do subescapular, utilizando o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalysis (PRISMA).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Estudo comparativo e randomizado para o tratamento da rigidez pós traumática do cotovelo: liberação cirúrgica versus reabilitação
Descrição: Introdução: O arco de movimento do cotovelo é essencial para a maioria das atividades. Morrey definiu como arco funcional a flexo-extensão de 30-130o. A perda de movimento do cotovelo é uma queixa frequente após traumas e aproximadamente 12% das lesões do cotovelo resultam em contraturas que requerem algum tipo de liberação cirúrgica. As possibilidades de tratamento para pacientes com rigidez de cotovelo e que falharam à fisioterapia convencional são utilização de órteses e liberações cirúrgicas. Não há na literatura dados de estudos comparativos entre tratamento para rigidez de cotovelo com ortetização associado a uma reabilitação adequada e liberação cirúrgica. O objetivo desse estudo é comparar o ganho de arco de movimento de flexo ? extensão do cotovelo com estes dois diferentes métodos de tratamento. Métodos: Estudo clínico randomizado, com avaliador cego, pretende incluir 36 pacientes com rigidez de cotovelo pós traumático que já tenham falhado ao tratamento fisioterápico convencional, alocando-os aleatoriamente em dois grupos de tratamento: reabilitação com ortetizaçao e liberação cirúrgica. Seguimento não cirúrgico será realizado com equipe de terapia ocupacional com exercícios e alongamentos associado a orteses estáticas, dinâmicas e sessões de ?continuous passive motion?. Grupo cirúrgico será realizado liberação lateral, anterior, medial e posterior por via posterior ampla, seguido de protocolo de reabilitação semelhante ao grupo não cirúrgico, sendo iniciado no primeiro pós-operatório. O desfecho primário será o ganho de arco de movimento do cotovelo e será avaliado com 6 meses de tratamento. Os desfechos secundários serão a escala de Morrey, de DASH, dor pela escala visual analógica e complicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Avaliação temporal comparativa entre as concentrações de TGF-β e PDGF utilizando duas formas de preparo do plasma rico em plaquetas (aférese e centrifugação)
Descrição: Resumo O plasma rico em plaquetas (PRP) é uma fração do plasma com concentração de plaquetas acima dos níveis basais, obtido de maneira autóloga 1 . As plaquetas, após sua ativação, liberam diversos fatores de crescimento importantes durante o processo de cicatrização tecidual: fator de crescimento derivado das plaquetas (PDGF), fator de crescimento transformador-beta (TGF-β), fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1), fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), fator de crescimento epidermal (EGF) e fator de crescimento de fibroblastos (FGF) 2?7 . Existe grande heterogeneidade nos métodos de obtenção do PRP descritos na literatura, sendo eles divididos em dois grupos: aférese 46 e centrifugação 3 . A aférese, método empregado neste estudo, apresenta níveis mais elevados de plaquetas e menor concentração de leucócitos 5 , sendo o PRP, obtido dessa maneira, considerado mais puro 47 . A centrifugação, forma mais utilizada na atualidade, tem como vantagens o menor custo e a necessidade de materiais mais simples para a sua obtenção 3 . Estudos desenvolvidos em nossa instituição 28,48 evidenciaram resultados favoráveis com o uso do PRP obtido por aférese, forma de preparo que é a menos utilizada na literatura. O objetivo deste trabalho é comparar as concentrações de fatores de crescimento obtidos através dos métodos de aférese e centrifugação única ao longo de diferentes tempos de aferição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
LESÕES ÓSSEAS NA LUXAÇÃO GLENO-UMERAL: AVALIAÇÃO ATAVÉS DE ELEMENTOS FINITOS
Descrição: No tratamento da instabilidade anterior do ombro, a falha do reparo capsulo-labral, cirurgia de Bankart, está mais relacionada nos casos em que, em algum momento do arco de movimento do ombro, a lesão de Hill-Sachs entra em contato com o limite anterior da glenóide. Para entender qual o limite traçado pela borda da glenóide, uma nova corrente de estudo definiu o conceito glenoid track, ou trilha da glenóide. Esta trilha é definida pelo contato que a glenóide proporciona na superfície articular da cabeça do úmero durante o arco de movimento. Uma vez que a lesão de Hill-Sachs ultrapasse esta trilha, um mecanismo de fulcro ocorre, gerando nova luxação e falha da cirurgia de Bankart. Como meio de avaliação da trilha da glenóide, foi proposto um estudo através de elementos finitos. O uso da tecnologia de elementos finitos permite uma representação das características biomecânicas das diversas estruturas que compõe o ombro. A construção criteriosa de um modelo biomecânico permite que realizar previsões sobre o que ocorre in vivo. Estudos em cadáveres e através de exames de imagem apresentam limitações para realizar esta comparação. Até o momento, nenhum estudo em elementos finitos foi utilizado para caracterizar a trilha da glenóide. A proposta deste estudo é caracterizar o conceito de trilha da glenóide em modelo tridimensional de ombro, utilizando a técnica de elementos finitos. Para a construção do modelo serão utilizados ressonância magnética e tomografia computadorizada de um voluntário. Estes dados serão representados por meio de elementos finitos. Cada estrutura do ombro componente do modelo terá incorporada a correspondente característica biomecânica. O modelo realizará representação das seguintes posições: 0º, 30º, 60º, 90º, 120º, 150º e grau máximo de abdução. Todas estas posições estarão em 90º de rotação externa. Após a construção do modelo, serão observadas as características do contato ósseo no decorrer do arco de movimento. Desta forma, serão previstas áreas de vulnerabilidade para ocorrência de encaixe da lesão de Hill-Sachs, e assim, situações que promovam a falha da cirurgia de Bankart..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Acurácia da ressonância magnética pré-operatória no diagnóstico das roturas do tendão do subescapular: estudo prospectivo
Descrição: Resumo As roturas do manguito rotador são freqüentes na população. Entre os tendões acometidos, o subescapular tem recebido menor destaque na literatura ortopédica, apesar de lesões serem evidenciadas em até 40% das artroscopias. Estudos recentes demonstram baixa sensibilidade da ressonância magnética (RM) na detecção das roturas do tendão do subescapular, quando comparada aos valores reportados em revisões sistemáticas que avaliam conjuntamente todos os tendões do manguito rotador. Realizaremos um estudo prospectivo, avaliando a acurácia da RM na detecção das roturas do subescapular. Serão estudados 200 ombros, submetidos a tratamento artroscópico devido a afecções do manguito rotador. As RM, realizadas em aparelho de 1,5 Tesla, serão avaliadas de maneira cega e independente por um radiologista e um ortopedista. O objetivo primário deste estudo é avaliar a acurácia da RM em identificar lesões do subescapular, comparando-a à inspeção artroscópica. Como objetivos secundários buscaremos fatores preditivos para a presença de roturas do subescapular. Descritores: manguito rotador, imagem por ressonância magnética, artroscopia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Tratamento da epicondilite lateral com órtese dorsal estática do punho: estudo clínico randomizado controlado
Descrição: Resumo Introdução: A epicondilite lateral (EL) é causa comum de dor na face lateral do cotovelo, com incidência anual de 1 a 3% da população. O tratamento de escolha da EL é não operatório. O uso de órteses com limitação da extensão ativa do punho é uma opção para o alívio da dor e tem como objetivo reduzir a tensão na origem do extensor radial curto do carpo (ERCC). Entretanto, existe controvérsia em relação ao uso de imobilização na epicondilite. A hipótese do nosso estudo é que a imobilização do punho em 10° de flexão, com uso de órtese removível por 6 semanas, apresenta melhor resultado quando comparada a reabilitação tradicional. Métodos: Sessenta pacientes com diagnóstico de epicondilite lateral serão randomizados em 2 grupos: imobilização do punho em 10° de flexão e reabilitação tardia (grupo 1) ou reabilitação precoce sem imobilização (grupo 2). Os pacientes serão avaliados por um Terapeuta Ocupacional, cego em relação aos grupos, para os seguintes desfechos: escala visual analógica (primário), DASH, força dos tendões extensores e amplitude de movimento do cotovelo. Os desfechos serão avaliados antes do tratamento, 6 semanas e 3 meses após a avaliação inicial. O valor de p < 0,05 será considerado como estatisticamente significante. Palavras-chave Epicondilite lateral; Terapia Ocupacional; Terapia da Mão; órtese;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2013
Estudo anatômico do procedimento de Latarjet artroscópico para a luxação recidivante de ombro
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Ortopédica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Melhor Tema Livre, 4° Closed Meeting da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo.
2011
Clinical Research Scholar Award from Harvard Medical School to the outstanding performance and participation in the Principles and Practice of Clinical Research Course 2011, Harvard Medical School.
2011
Prêmio de melhor pesquisa de ciência básica, Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP - CIOT.
2010
Diploma de Honor - Primer Lugar Trabajo Libre, Sociedad Colombaiana de Cirugía Ortopédica y Traumatología.
2009
MEMBRO EFETIVO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2018MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; SIMÕES, PEDRO ANTONIO ARAÚJO ; SHIDO, DANILO KENJI ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Correlation between the UCLA and Constant-Murley scores in rotator cuff repairs and proximal humeral fractures osteosynthesis. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 53, p. 441-447, 2018.

2.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2018MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; BORDALO-RODRIGUES, MARCELO ; DE CAMARGO, OLAVO PIRES . Clinical and Structural Evaluations of Rotator Cuff Repair With and Without Added Platelet-Rich Plasma at 5-Year Follow-up: A Prospective Randomized Study. AMERICAN JOURNAL OF SPORTS MEDICINE, v. XX, p. 036354651879589, 2018.

3.
GRACITELLI, MAURO E.C.2017GRACITELLI, MAURO E.C.; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. ; SILVA, JORGE S. ; HERNANDEZ, ARNALDO JOSÉ . Locking intramedullary nails versus locking plates for the treatment of proximal humerus fractures. EXPERT REVIEW OF MEDICAL DEVICES (ONLINE), v. 17 aug, p. 1-7, 2017.

4.
FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO2017FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; TRINDADE, EVELINDA MARRAMON ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO . Reverse shoulder arthroplasty: clinical results and quality of life evaluation. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 52, p. 298-302, 2017.

5.
ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE2017ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; FILIPPI, RENÉE ZON ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Multifocal osteonecrosis secondary to occupational exposure to aluminum. Acta Ortopedica Brasileira, v. 25, p. 103-106, 2017.

6.
ASSUNÇÃO, J.H.2017ASSUNÇÃO, J.H. ; MALAVOLTA, E.A. ; BERALDO, R.A. ; GRACITELLI, M.E.C. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; FERREIRA NETO, A.A. . Impact of shoulder rotation on neck-shaft angle: A clinical study. Orthopaedics & Traumatology-Surgery & Research, v. 1761, p. 1, 2017.

7.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2017MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; BERALDO, RODRIGO ALVES ; PINTO, GUSTAVO DE MELLO RIBEIRO ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Rotator cuff repair in the Brazilian Unified Health System: Brazilian trends from 2003 to 2015. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 52, p. 501, 2017.

8.
ASSUNÇÃO, JORGE H.2017ASSUNÇÃO, JORGE H. ; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; HIRAGA, DALTON Y. ; DA SILVA, FLAVIO R. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Clinical outcomes of arthroscopic rotator cuff repair: correlation between the University of California, Los Angeles (UCLA) and American Shoulder and Elbow Surgeons (ASES) scores. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 26, p. 1137-1142, 2017.

9.
ASSUNÇÃO, JORGE H.2017ASSUNÇÃO, JORGE H. ; GODOY-SANTOS, ALEXANDRE L. ; DOS SANTOS, MARIA CRISTINA L. G. ; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; GRACITELLI, MAURO E. C. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Matrix Metalloproteases 1 and 3 Promoter Gene Polymorphism Is Associated With Rotator Cuff Tear. CLINICAL ORTHOPAEDICS AND RELATED RESEARCH, v. 475, p. 1904-1910, 2017.

10.
GRACITELLI, MAURO E.C.2017GRACITELLI, MAURO E.C.; DOTTA, THIAGO A.G. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ANDRADE-SILVA, FERNANDO B. ; KOJIMA, KODI E. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Intraobserver and interobserver agreement in the classification and treatment of proximal humeral fractures. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 26, p. 1097-1102, 2017.

11.
ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE2017ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; DOMINGUES, VITOR RODRIGUES ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Outcome assessment in the treatment of rotator cuff tear: what is utilized in Brazil?. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 52, p. 561-568, 2017.

12.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO2017GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; MATSUMURA, BRUNO AKIO ; KOJIMA, KODI EDSON ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Ultrasound evaluation of the rotator cuff after osteosynthesis of proximal humeral fractures with locking intramedullary nail. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA, v. 52, p. 601-607, 2017.

13.
FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO2017FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; OCAMPOS, GUILHERME PEREIRA ; TRINDADE, EVELINDA MARRAMON . QUALITY OF LIFE IN PATIENTS WITH ROTATOR CUFF ARTHROPATHY. Acta Ortopedica Brasileira, v. 25, p. 275-278, 2017.

14.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2017MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; PINTO, GUSTAVO DE MELLO RIBEIRO ; SILVEIRA, ARTHUR ZORZI FREIRE DA ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Shoulder disorders in an outpatient clinic: an epidemiological study. Acta Ortopedica Brasileira, v. 25, p. 78-80, 2017.

15.
MALAVOLTA, E. A.2016MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; GRACITELLI, M. E. ; FERREIRA NETO, A. A. . Comments on: Evaluation of platelet-rich plasma and fibrin matrix to assist in healing and repair of rotator cuff injuries: a systematic review and meta-analysis. Clinical Rehabilitation, v. 30, p. 726-727, 2016.

16.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2016MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; GUGLIELMETTI, CESAR L. B. ; DE SOUZA, FELIPE F. ; GRACITELLI, MAURO E. C. ; BORDALO-RODRIGUES, MARCELO ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Accuracy of preoperative MRI in the diagnosis of subscapularis tears. ARCHIVES OF ORTHOPAEDIC AND TRAUMA SURGERY, v. 136, p. 1425-1430, 2016.

17.
GRACITELLI, MAURO E.C.2016GRACITELLI, MAURO E.C.; MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; KOJIMA, KODI E. ; DOS REIS, PAULO R. ; SILVA, JORGE S. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. ; HERNANDEZ, ARNALDO J. . Locking intramedullary nails compared with locking plates for two- and three-part proximal humeral surgical neck fractures: a randomized controlled trial. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 25, p. 695-703, 2016.

18.
MALAVOLTA, E.A.2016MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, JH ; GRACITELLI, M.E.C. ; LOBO, FREDERICO LAFRAIA ; FERREIRA NETO, A. A. . Fracture of the clavicle and second rib: an indirect injury from triceps dips. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness (Testo stampato), v. 56, p. 726, 2016.

19.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2016MALAVOLTA, EDUARDO A. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; NETO, ARNALDO A. FERREIRA . Response to letter to the editor concerning -The rotation of the humeral head does not alter radiographic evaluation of the head-shaft angle-. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 25, p. e367, 2016.

20.
ASSUNCAO, J. H.2016ASSUNCAO, J. H. ; GRACITELLI, M. E. C. ; BORGO, G. D. ; MALAVOLTA, E. A. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; FERREIRA NETO, A. A. . Tomographic evaluation of Hill-Sachs lesions: is there a correlation between different methods of measurement?. ACTA RADIOLOGICA, v. 58, p. 77, 2016.

21.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2016MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; RAMOS, FREDERICO F. ; FERREIRA, THIAGO C. ; GRACITELLI, MAURO E. C. ; BORDALO-RODRIGUES, MARCELO ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Serial structural MRI evaluation of arthroscopy rotator cuff repair: does Sugaya?s classification correlate with the postoperative clinical outcomes?. ARCHIVES OF ORTHOPAEDIC AND TRAUMA SURGERY, v. 136, p. 791-797, 2016.

22.
PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI2015PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; GRACITELLI, MAURO EMÍLIO CONFORTO ; MARTINS, JOÃO PAULO SOBREIRO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Prognostic factors for clinical outcomes after rotator cuff repair. Acta Ortopédica Brasileira, v. 23, p. 146-149, 2015.

23.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2015MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; GUGLIELMETTI, CESAR L.B. ; DE SOUZA, FELIPE F. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . Accuracy of preoperative MRI in the diagnosis of disorders of the long head of the biceps tendon. European Journal of Radiology, v. 84, p. 2250-2254, 2015.

24.
MALAVOLTA, E.A.2015MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; REBOLLEDO, D.C.S. ; GRACITELLI, M.E. C. ; CORREIA, L.F.M. ; FERREIRA NETO, A.A. ; DE CAMARGO, O.P. . Osteoid osteoma of the glenoid: Arthroscopic treatment. ORTHOP TRAUMATOL-SUR, v. x, p. x, 2015.

25.
MALAVOLTA, EDUARDO A.2015MALAVOLTA, EDUARDO A. ; ASSUNÇÃO, JORGE H. ; PAGOTTO, RAPHAELLA A. ; AVELINO, RAFAEL L. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; PEREIRA, CESAR A.M. ; JACOMO, ALFREDO L. ; FERREIRA NETO, ARNALDO A. . The rotation of the humeral head does not alter radiographic evaluation of the head-shaft angle. JOURNAL OF SHOULDER AND ELBOW SURGERY, v. 25, p. 543-547, 2015.

26.
BENEGAS, EDUARDO2014 BENEGAS, EDUARDO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; PRADA, FLÁVIA DE SANTIS ; BOLLIGER NETO, RAUL ; MATTAR, RAMES . Shoulder function after surgical treatment of displaced fractures of the humeral shaft: a randomized trial comparing antegrade intramedullary nailing with minimally invasive plate osteosynthesis. Journal of Shoulder and Elbow Surgery, v. 23, p. 767-774, 2014.

27.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO2014GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; SAKANE, DANIEL TAKASHI ; REZENDE, MARCELO ROSA DE ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Trapezius muscle transfer for external shoulder rotation: anatomical study. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 22, p. 304-307, 2014.

28.
NEGRI, J.H.2014NEGRI, J.H. ; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; GRACITELLI, M.E.C. ; PEREIRA, C.A.M. ; BOLLIGER NETO, R. ; CROCI, A.T. ; FERREIRA NETO, A.A. . Assessment of the function and resistance of sternoclavicular ligaments: A biomechanical study in cadavers. ORTHOP TRAUMATOL-SUR, v. 100, p. 727-731, 2014.

29.
AMORIM, CINTHIA SANTOS MIOTTO DE2014AMORIM, CINTHIA SANTOS MIOTTO DE ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL ; ALVES, VERA LÚCIA DOS SANTOS . Effectiveness of Global Postural Reeducation Compared to Segmental Exercises on Function, Pain, and Quality of Life of Patients With Scapular Dyskinesis Associated With Neck Pain: A Preliminary Clinical Trial. Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics, v. 37, p. 441-447, 2014.

30.
MALAVOLTA, E. A.2014 MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; DE CAMARGO, O. P. . Platelet-Rich Plasma in Rotator Cuff Repair: A Prospective Randomized Study. American Journal of Sports Medicine, v. 42, p. 2446-2454, 2014.

31.
MALAVOLTA, EDUARDO2014MALAVOLTA, EDUARDO ; ASSUNÇÃO, JORGE ; SUNADA, EDWIN ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; FERREIRA NETO, ARNALDO . A stress fracture of the base of the acromion: a case report. BMC Musculoskeletal Disorders (Online), v. 15, p. 302, 2014.

32.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2014MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; ASSUNÇÃO, JH ; ARAUJO, ALEX OLIVEIRA DE ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; GRACITELLI, M. E. C. ; BORDALO-RODRIGUES, MARCELO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Full-thickness supraspinatus tendon tears: correlation of findings by arthroscopy and magnetic resonance imaging. INTERNATIONAL ORTHOPAEDICS, v. 8, p. 12, 2014.

33.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO2013GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; BENEGAS, EDUARDO ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; SUNADA, EDWIN EIJI ; ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE . Procedimento de latarjet artroscópico: avaliação da segurança em cadáveres. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 21, p. 139-143, 2013.

34.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO2013GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO; DUARTE, FERNANDO AIRES ; TOFFOLI, ROGERIO PADOVANI ; BURNATO, JOÃO HENRIQUE ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO . Artroplastia do ombro na osteoartrose: correlação entre função e parâmetros radiográficos. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 21, p. 98-102, 2013.

35.
FERREIRA NETO, A.A.2013FERREIRA NETO, A.A. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; FERREIRA FILHO, A.A. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, M.E.C. . Comments on: -Centering osteotomy for treatment of posterior shoulder dislocation in obstetrical palsy- by PR Vilaça, MK Uezami, A Zoppi Filho published in Orthop Tramatol Surg Res 2012; 98: 199-205. ORTHOP TRAUMATOL-SUR, v. 99, p. 755-756, 2013.

36.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO2013GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO; LOBO, FREDERICO LAFRAIA ; FERREIRA, GUSTAVO MAXIMIANO ALIPERTI ; PALMA, MARCOS VIANNA DA ; MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; BENEGAS, EDUARDO ; KOJIMA, KODI EDSON ; NETO, ARNALDO AMADO FERREIRA ; SILVA, JORGE DOS SANTOS . Avaliação do resultado do tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal do úmero com placa pré-moldada com parafusos bloqueados. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso), v. 48, p. 491-499, 2013.

37.
ASSUNCAO, JH2013ASSUNCAO, JH ; NETO, AAF ; BENEGAS, E ; NETO, RB ; PRADA, FS ; MALAVOLTA, EA ; GRACITELLI, ME ; CAMANHO, GL . Humeral internal rotation osteotomy for the treatment of Erb-Duchenne-type obstetric palsy: clinical and radiographic results. Clinics (USP. Impresso), v. 68, p. 928-933, 2013.

38.
MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI2012MALAVOLTA, EDUARDO ANGELI ; GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO ; SUNADA, EDWIN EIJI ; BENEGAS, EDUARDO ; PRADA, FLAVIA DE SANTIS ; BOLLIGER NETO, RAUL ; RODRIGUES, MARCELO BORDALO ; FERREIRA NETO, ARNALDO AMADO ; CAMARGO, OLAVO PIRES DE . Plasma rico em plaquetas no reparo artroscópico das roturas completas do manguito rotador. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso), v. 47, p. 741-747, 2012.

39.
BENEGAS, E.2011BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SOUSA, A. T. B. ; Miyazaki A. N. ; FREGONEZE, M. ; IKEMOTO, R. Y. ; MURACHOVSKY, J. ; MATSUMOTO, M. H. ; TAMAOKI, M. J. S. ; FERREIRA NETO, A. A. . Resultados da artroplastia total do cotovelo Bi-Contact®: estudo multicêntrico. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso), v. 46, p. 565-571, 2011.

40.
CAVINNATO, L.2011CAVINNATO, L. ; IWASHITA, R. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SILVA, F. B. A. ; ASSUNCAO, J. H. . Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 19, p. 141-144, 2011.

41.
ASSUNCAO, J. H.2011ASSUNCAO, J. H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SILVA, F. B. A. . Reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo na luxação acromioclavicular crônica. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso), v. 19, p. 299-304, 2011.

42.
GRACITELLI, M. E. C.;GRACITELLI, MAURO EMÍLIO CONFORTO;GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO;GRACITELLI, M.E.C.;GRACITELLI, MAURO EMILIO;GRACITELLI, ME;GRACITELLI, MAURO E.C.;GRACITELLI, M.E. C.;GRACITELLI, M. E.;GRACITELLI, MAURO E. C.2011GRACITELLI, M. E. C.; HELITO, C. P. ; MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; PRADA, F. S. ; SOUSA, A. T. B. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E.H. . Resultados do procedimento artroscópico de 'remplissage' na luxação anterior recidivante do ombro. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso), v. 46, p. 684-690, 2011.

43.
FERREIRA FILHO, A. A.2011FERREIRA FILHO, A. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; MALAVOLTA, E. A. ; PRADA, F. S. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Humeral Head Centering Osteotomy for Treatment of Shoulder Obstetric Palsy Sequelae: Justification and Description of the Technique.. Techniques in Shoulder & Elbow Surgery (Print), v. 12, p. 1-5, 2011.

44.
GRACITELLI, M. E. C.;GRACITELLI, MAURO EMÍLIO CONFORTO;GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO;GRACITELLI, M.E.C.;GRACITELLI, MAURO EMILIO;GRACITELLI, ME;GRACITELLI, MAURO E.C.;GRACITELLI, M.E. C.;GRACITELLI, M. E.;GRACITELLI, MAURO E. C.2011GRACITELLI, M. E. C.; MALAVOLTA, E. A. . Tratamento cirúrgico das fraturas em três partes do terço proximal do úmero com placas com parafusos de estabilidade angular. Revista Orto & Trauma, v. 11, p. 4-11, 2011.

45.
FERREIRA NETO, A. A.2010FERREIRA NETO, A. A. ; TREVIZANI, C. S. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; BITAR, A. C. ; SANTOS NETO, F. J. . Tratamento artroscópico da tendinite calcária do manguito rotador. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso), v. 45, p. 432-436, 2010.

46.
GRACITELLI, M. E. C.;GRACITELLI, MAURO EMÍLIO CONFORTO;GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO;GRACITELLI, M.E.C.;GRACITELLI, MAURO EMILIO;GRACITELLI, ME;GRACITELLI, MAURO E.C.;GRACITELLI, M.E. C.;GRACITELLI, M. E.;GRACITELLI, MAURO E. C.2006 GRACITELLI, M. E. C.; OLIVEIRA, D. R. O. ; JORGE, H. M. H. ; ARAUJO, M. P. ; BARROS FILHO, T. E. P. ; OLIVEIRA, R. P. ; IUTAKA, A. S. ; CRISTANTE, A. F. ; NARAZAKI, D. K. ; CORREIA, L. S. . Mapeamento do trajeto extraforaminal da raiz L4 no espaço intertransversário L4-L5 através do acesso paramediano à coluna vertebral. Acta Ortopédica Brasileira, v. 14, p. 246-248, 2006.

47.
GRACITELLI, M. E. C.;GRACITELLI, MAURO EMÍLIO CONFORTO;GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO;GRACITELLI, M.E.C.;GRACITELLI, MAURO EMILIO;GRACITELLI, ME;GRACITELLI, MAURO E.C.;GRACITELLI, M.E. C.;GRACITELLI, M. E.;GRACITELLI, MAURO E. C.2002GRACITELLI, M. E. C.; VIDORIS, A. A. C. ; LUBA, R. ; CASTRO, M. L. . Paratormônio e Osteoporose: Encontrando o Fio da Meada. Bases Fisiológicas para Utilização do PTH no Tratamento da Osteoporose. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 46, p. 215-220, 2002.

48.
SILVA, P. D. V.2002SILVA, P. D. V. ; GRACITELLI, M. E. C. ; Camargo, VP ; SOARES, H. P. ; CORREA, T. D. ; GONCALVES, M. S. ; GIGLIO, A. . Qualidade de vida, depressão e câncer de mama (CM): Um estudo piloto da Faculdade de Medicina do ABC. Revista Brasileira de Mastologia, v. 12, p. 17-22, 2002.

49.
Camargo, VP2002Camargo, VP ; SILVA, P. D. V. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SOARES, H. P. ; GIGLIO, A. . Prevalência de hipotireoidismo em pacientes com câncer de mama. Revista da Sociedade Brasileira de Cancerologia, v. 5, p. 21-25, 2002.

50.
GRACITELLI, M. E. C.;GRACITELLI, MAURO EMÍLIO CONFORTO;GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO;GRACITELLI, M.E.C.;GRACITELLI, MAURO EMILIO;GRACITELLI, ME;GRACITELLI, MAURO E.C.;GRACITELLI, M.E. C.;GRACITELLI, M. E.;GRACITELLI, MAURO E. C.2001GRACITELLI, M. E. C.; BELTRAME, R. L. ; GRUMACH, A. S. . Reações alérgicas ou pseudo-alérgicas aos meios de contraste iodados?. Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, v. 24, p. 136-145, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BENEGAS, E. ; GRACITELLI, M.E.C. . Lesões nos Esportes / Lesões no Golfe. 2. ed. São Paulo: Revinter, 2015. v. 2.

Capítulos de livros publicados
1.
GRACITELLI, M. E. C.. Luxação do cotovelo / Fratura da cabeça do rádio. In: Isabel Pozzi, Sandro Reginaldo, Múcio Vaz de Almeida, Alexandre Fogaça Cristante. (Org.). Manual de Trauma Ortopédico. : Guanabara Koogan, 2011, v. , p. -.

2.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. . Lesões da articulação acromioclavicular. ProAto. : Semcad, 2011, v. , p. -.

3.
GRACITELLI, M. E. C.; BENEGAS, E. . Rigidez do Cotovelo. In: Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Olavo Pires de Camargo, Gilberto Luis Camanho. (Org.). Clínica Ortopédica. Barueri: Manole, 2011, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRACITELLI, M. E. C.; MALAVOLTA, E. A. . Tratamento cirúrgico das fraturas em três partes do terço proximal do úmero com placas com parafusos de estabilidade angular. Revista Orto & Trauma, p. 4 - 11, 01 jun. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMADAN, L. B. ; MALAVOLTA, E. A. ; BAPTISTA, E. ; SOUZA, F. F. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; FERREIRA NETO, A. A. . Acurácia diagnóstica da RM pré-operatória na detecção de roturas do subescapular. In: Tema livre: Acurácia diagnóstica da RM pré-operatória na detecção de roturas do subescapular, 2018, Belém. XII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, 2018.

2.
GRACITELLI, M.E. C.; DOTTA, THIAGO A.G. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SILVA, F. B. A. ; Kojima, KE ; FERREIRA NETO, A. A. . Fraturas da extremidade proximal do úmero: correlação entre parâmetros radiográficas e sua influência na indicação cirúrgica. In: 49 CBOT, 2017, Goiânia. Fraturas da extremidade proximal do úmero: correlação entre parâmetros radiográficas e sua influência na indicação cirúrgica, 2017.

3.
ASSUNCAO, J. H. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. . Associação entre o polimorfismo genético das metaloproteinases da matriz e a rotura do manguito rotador. In: 49 CBOT, 2017, Goiânia. Associação entre o polimorfismo genético das metaloproteinases da matriz e a rotura do manguito rotador, 2017.

4.
GRACITELLI, M.E.C.; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, JH ; FERREIRA NETO, A. A. ; REIS, P. R. ; SILVA, JORGE DOS SANTOS ; KOJIMA, KODI EDSON . Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal do úmero: estudo prospectivo e randomizado entre placa e haste intramedular bloqueadas.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Anais, 2014.

5.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BITAR, A. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; OLIVEIRA, D. R. O. . TRATAMENTO ARTROSCÓPICO DA TENDINITE CALCÁRIA DO OMBRO. In: Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. TRATAMENTO ARTROSCÓPICO DA TENDINITE CALCÁRIA DO OMBRO, 2007.

6.
BITAR, A. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; GRACITELLI, M. E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; RAMADAN, L. B. ; OLIVEIRA, D. R. O. . LUXAÇÃO ACROMIOCLAVICULAR ARTROSCÓPICA - RESULTADOS PRELIMINARES. In: Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007.

7.
OLIVEIRA, D. R. O. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BITAR, A. C. ; GRACITELLI, M. E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; BENEGAS, E. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica. In: Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007.

8.
GRACITELLI, M. E. C.; GRUMACH, A. S. ; BELTRAME, R. L. . Reações alérgicas aos meios de contraste iodados. In: XXV Congresso Médico Universitário do ABC, 2000, Santo André. XXV Congresso Médico Universitário do ABC, 2000.

9.
GRACITELLI, M. E. C.; GRUMACH, A. S. . Angioedema hereditário na gravidez. In: XXV Congresso Médico Universitário do ABC, 2000, Santo André. XXV Congresso Médico Universitário do ABC, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ASSUNCAO, J. H. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; HIRAGA, D. Y. ; FERREIRA NETO, A. A. . Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES. In: 40 CBOT, 2017, Goiânia. Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES, 2017.

2.
ASSUNÇÃO, JH ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; SANTOS, A. L. G. ; GODOY, M. C. L. ; FERREIRA NETO, A. A. . O polimorfismo genético da MMP-1 e MMP-3 está associado as roturas do manguito rotador.. In: 5 Closed Meeting, 2017. O polimorfismo genético da MMP-1 e MMP-3 está associado as roturas do manguito rotador., 2017.

3.
ASSUNCAO, J. H. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; HIRAGA, D. Y. ; SILVA, F. R. ; FERREIRA NETO, A. A. . Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES. In: 5 Closed Meeting, 2017. Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES, 2017.

4.
GRACITELLI, M.E. C.; DOTTA, THIAGO A.G. ; ASSUNCAO, J. H. ; MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; Kojima, KE . Fraturas da extremidade proximal do úmero: correlação entre parâmetros radiográficas e sua influência na indicação cirúrgica. In: 5 Closed Meeting, 2017. Fraturas da extremidade proximal do úmero: correlação entre parâmetros radiográficas e sua influência na indicação cirúrgica, 2017.

5.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; PINTO, G. M. R. ; SILVEIRA, A. Z. F. ; FERREIRA NETO, A. A. . Etnia asiática: um fator de risco para a capsule adesiva?. In: 5 Closed Meeting, 2017. Etnia asiática: um fator de risco para a capsule adesiva?, 2017.

6.
ASSUNÇÃO, J.H. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; HIRAGA, D. Y. ; FERREIRA NETO, A. A. . Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES. In: 49 CIOT, 2017, Goiânia. Resultado clínico do reparo artroscópico do manguito rotador: correlação entre as escalas da UCLA e da ASES, 2017.

7.
MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; RAMOS, F. F. ; ASSUNCAO, J. H. ; GUGLIELMETTI, C. L. B. ; RODRIGUES, M. B. ; FERREIRA NETO, A. A. . Serial Structural Evaluation of Rotator Cuff Repair Using Magneic Resonance Imaging - Does Sugaya's Classification Correlate with the Postoperative Outcomes?. In: ICSES - The 13 International Congress of Shoulder and Elbow Surgery, 2016, Jeju - Korea. Serial Structural Evaluation of Rotator Cuff Repair Using Magneic Resonance Imaging - Does Sugaya's Classification Correlate with the Postoperative Outcomes?, 2016.

8.
ALAITI, R. K. ; GASPARIN, J. T. ; SOUSA, M. F. C. ; POMPEU, J. E. ; GRACITELLI, MAURO E.C. ; MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; COSTA, M. F. . CORRELAÇÃO ENTRE O PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA DOR E A SEVERIDADE DA LESÃO EM INDIVÍDUOS COM DOR NO OMBRO ASSOCIADA A DISFUNÇÕES DO MANGUITO ROTADOR. In: VII Congresso Interdisciplinar de dor da USP - CINDOR 2016, 2016, São Paulo. CORRELAÇÃO ENTRE O PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA DOR E A SEVERIDADE DA LESÃO EM INDIVÍDUOS COM DOR NO OMBRO ASSOCIADA A DISFUNÇÕES DO MANGUITO ROTADOR, 2016.

9.
MALAVOLTA, E. A. ; BERALDO, R. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; PINTO, G. M. R. ; ASSUNCAO, JH ; GRACITELLI, MAURO E. C. . Reparo do manguito rotador: tendência brasileira de 2003 a 2015.. In: 48 CBOT, 2016, Belo Horizonte. Anais, 2016.

10.
GRACITELLI, M.E. C.; MALAVOLTA, E.A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; MATSUMURA, B. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; Silva, JS ; Kojima, KE ; RODRIGUES, M. B. . Avaliação ultrassonográfica do manguito rotador após a osteossíntese de fraturas da extremidade proximal do úmero com haste intramedular bloqueada. In: 48 CBOT, 2016, Belo Horizonte. Anais, 2016.

11.
MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; SILVEIRA, A. Z. F. ; PINTO, G. M. R. ; ASSUNÇÃO, JH ; GRACITELLI, M.E. C. . Raça amarela: um fator de risco para capsulite adesiva?. In: CBOT, 2016, Belo Horizonte. Anais, 2016.

12.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO; Marina Tommasini Carrara de Sambuy ; Rezende, MR ; MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; MATTAR JR, R. . Lower Trapezius Muscle Transfer for External Shoulder Rotation: Assessing the Viability and Anatomical Parameters of Three Techniques. In: 69th Annual Meeting of the American Society For Surgery Of The Hand, 2014, Boston. 69th Annual Meeting of the American Society For Surgery Of The Hand, 2014.

13.
YEN, T. K. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M.E. C. ; VISSOCI, J ; RODRIGUES, C.G. ; FERREIRA NETO, A.A. ; PIETROBON, R. ; BORDALO-RODRIGUES, MARCELO . Ressonância magnética para detecção da rotura do tendão do subescapular: revisão sistemática com metanálise. In: COTESP, 2014, Ribeirão Preto. 25o COTESP, 2014.

14.
GRACITELLI, M.E. C.; MALAVOLTA, EA ; ASSUNCAO, J. H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; REIS, P. R. ; Silva, JS ; Kojima, KE . Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal úmero: comparação entre placa e haste intramedular bloqueadas. In: 25 COTESP, 2014, Ribeirão Preto. Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal úmero: comparação entre placa e haste intramedular bloqueadas, 2014.

15.
ARAUJO, ALEX OLIVEIRA DE ; FERREIRA NETO, A. A. ; MATSUMURA, B. A. ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; MALAVOLTA, EA ; ASSUNCAO, J. H. ; RODRIGUES, M. B. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; FERREIRA, T. C. . Roturas completas do tendão do supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética.. In: XXVI SICOT Triennial World Congress - 46 Brazilian Congress of Orthopedics and Traumatology, 2014, Rio de Janeiro. Roturas completas do tendão do supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética., 2014.

16.
ASSUNÇÃO, JORGE HENRIQUE ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; SUNADA, EDWIN ; FERREIRA NETO, A. A. . Fratura por estresse da base do acrômio - relato de caso. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Fratura por estresse da base do acrômio - relato de caso, 2014.

17.
ASSUNÇÃO, JORGE H. ; REBOLLEDO, D.C.S. ; MALAVOLTA, E.A. ; CORREIA, L.F.M. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; FERREIRA NETO, A. A. ; CAMARGO, OLAVO PIRES DE . Osteoma osteoide da cavidade glenoide: tratamento cirúrgico por artroscopia.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Osteoma osteoide da cavidade glenoide: tratamento cirúrgico por artroscopia., 2014.

18.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; ASSUNCAO, J. H. ; BORGO, G. ; MALAVOLTA, E.A. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; FERREIRA NETO, A. A. . Lesão óssea na luxação recidivante do ombro: correlação das medidas tomográficas.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Lesão óssea na luxação recidivante do ombro: correlação das medidas tomográficas., 2014.

19.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, J. H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; REIS, P. R. ; KOJIMA, KODI EDSON . Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal do úmero: estudo prospectivo e randomizado entre placa e haste intramedular bloqueadas.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal do úmero: estudo prospectivo e randomizado entre placa e haste intramedular bloqueadas., 2014.

20.
ASSUNCAO, JH ; PECORA, J. O. R. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; FERREIRA NETO, A. A. . Reparo do manguito rotador: busca de fatores preditivos.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Reparo do manguito rotador: busca de fatores preditivos., 2014.

21.
ASSUNCAO, J. H. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; MALAVOLTA, E.A. ; Sakane, DT ; Rezende, MR ; FERREIRA NETO, A. A. . Transferência da porção inferior do trapézio para rotação externa do ombro: avaliação da viabilidade e de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Transferência da porção inferior do trapézio para rotação externa do ombro: avaliação da viabilidade e de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas., 2014.

22.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; MALAVOLTA, E.A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, JH ; RODRIGUES, M. B. ; CARMARGO, O. P. . Plasma rico em plaquetas no reparo do manguito rotador: estudo prospectivo randomizado.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Plasma rico em plaquetas no reparo do manguito rotador: estudo prospectivo randomizado., 2014.

23.
MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, JH ; ARAUJO, ALEX OLIVEIRA DE ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; FERREIRA NETO, A. A. . Roturas completas do tendão supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Roturas completas do tendão supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética., 2014.

24.
ARAUJO, ALEX OLIVEIRA DE ; FERREIRA NETO, A. A. ; MATSUMURA, B. A. ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, JH ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; FERREIRA, T. C. . Roturas completas do tendão do supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética.. In: XXVI SICOT Triennial World Congress/46th Brazilian Congress Of Orthopedics And Traumatology, 2014, Rio de Janeiro. Roturas completas do tendão do supraespinal: correlação entre os achados artroscópicos e a ressonância magnética., 2014.

25.
FERREIRA NETO, A. A. ; MATSUMURA, B. A. ; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, J. H. ; PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; FERREIRA, T. C. . Reparo do manguito rotador: busca de fatores preditivos.. In: XXVI SICOT Triennial World Congress/46th Brazilian Congress Of Orthopedics And Traumatology, 2014, Rio de Janeiro. Reparo do manguito rotador: busca de fatores preditivos., 2014.

26.
MATSUMURA, B. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; ASSUNÇÃO, J.H. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; CAMARGO, OLAVO PIRES DE . Plasma rico em plaquetas no reparo da rotura do manguito rotador: estudo prospectivo randomizado.. In: XXVI SICOT Triennial World Congress/46th Brazilian Congress Of Orthopedics And Traumatology, 2014, Rio de Janeiro. Plasma rico em plaquetas no reparo da rotura do manguito rotador: estudo prospectivo randomizado., 2014.

27.
MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; YEN, T. K. ; VISSOCI, J ; RODRIGUES, C.G. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; FERREIRA NETO, A. A. ; PIETROBON, R. . Ressonância magnética para detecção da rotura do tendão do subescapular: revisão sistemática com metanálise.. In: X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2014, Fortaleza. Ressonância magnética para detecção da rotura do tendão do subescapular: revisão sistemática com metanálise., 2014.

28.
MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, JH ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; CARMARGO, O. P. . Plasma rico em plaquetas no reparo da rotura do manguito rotador - estudo prospectivo randomizado.. In: XIX Congresso Latino-Americano de Cirurgia de Ombro e Cotovelo/IX Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, 2013, Natal. Plasma rico em plaquetas no reparo da rotura do manguito rotador - estudo prospectivo randomizado., 2013.

29.
MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; ASSUNCAO, J. H. ; SAKANE, DANIEL TAKASHI ; REZENDE, MARCELO ROSA DE ; AVELINO, R. L. ; FERREIRA NETO, A. A. . Transferência da porção inferior do trapézio para a rotação externa do ombro: avaliação da viabilidade e de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas.. In: XIX Congresso Latino-Americano de Cirurgia de Ombro e Cotovelo/IX Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, 2013, Natal. Transferência da porção inferior do trapézio para a rotação externa do ombro: avaliação da viabilidade e de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas., 2013.

30.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; SAKANE, DANIEL TAKASHI ; REZENDE, MARCELO ROSA DE ; MALAVOLTA, E.A. ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; FERREIRA NETO, A. A. ; MATTAR JUNIOR, R. . Transferência da porção inferior do trapézio para rotação externa do ombro: avaliação de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas.. In: CIOT 2013 - Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia,, 2013, São Paulo. Transferência da porção inferior do trapézio para rotação externa do ombro: avaliação de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas., 2013.

31.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; SAKANE, DANIEL TAKASHI ; REZENDE, MARCELO ROSA DE ; MALAVOLTA, E.A. ; SEITO, CARLOS AUGUSTO ; FERREIRA NETO, A. A. ; MATTAR JR, R. . Transferência da porção inferior do trapézio para rotação externa do ombro: avaliação de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas.. In: CIOT 2013 - Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia,, 2013, São Paulo. Transferência da porção inferior do trapézio para rotação externa do ombro: avaliação de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas., 2013.

32.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; DUARTE, FERNANDO AIRES ; AVELINO, R. L. ; TOFFOLI, ROGERIO PADOVANI ; BURNATO, JOÃO HENRIQUE ; MALAVOLTA, E.A. ; SILVA, F. B. A. ; BOLLIGER NETO, RAUL ; BENEGAS, EDUARDO ; FERREIRA NETO, A. A. . Correlação entre avaliações funcionais e radiográficas na artroplastia do ombro. In: CIOT 2013 - Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia,, 2013, São Paulo. Correlação entre avaliações funcionais e radiográficas na artroplastia do ombro, 2013.

33.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; LOBO, FREDERICO LAFRAIA ; FERREIRA, G. M. A. ; PALMA, MARCOS VIANNA DA ; MALAVOLTA, E.A. ; BENEGAS, EDUARDO ; FERREIRA NETO, A. A. ; Silva, JS . Tratamento cirúrgico das fraturas do terço proximal do úmero. In: CIOT 2013 - Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia,, 2013, São Paulo. Tratamento cirúrgico das fraturas do terço proximal do úmero, 2013.

34.
FERREIRA NETO, A. A. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; SUNADA, E.H. ; BENEGAS, E ; PRADA, FLAVIA DE SANTIS ; BOLLIGER NETO, R. ; BORDALO-RODRIGUES, M. ; CARMARGO, O. P. . Platelet-Rich Plasma in the Arthroscopic Repair of Rotator Cuff Tears. In: 12 th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery, 2013, Nagoya. Platelet-Rich Plasma in the Arthroscopic Repair of Rotator Cuff Tears, 2013.

35.
FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNÇÃO, J.H. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; BOLLIGER NETO, R. . Humeral head internal-rotation osteotomy for the treatment of sequelae of obstetric palsy Erb-Duchenne type. Clinical and radiographic results.. In: 33° Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão e 14° Congresso Sul-americano de Cirurgia de Mão, 2013, Rio de Janeiro. Humeral head internal-rotation osteotomy for the treatment of sequelae of obstetric palsy Erb-Duchenne type. Clinical and radiographic results., 2013.

36.
FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E.H. . Arthroscopic Latarjet: anatomical assessment of safety and reproducibility in cadavers. In: AAOS, 2012, San Francisco. AAOS 2012, 2012.

37.
SILVA, F. B. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; Toffoli, RP ; Burnato, JH ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; FERREIRA NETO, A. A. . Artroplastia do Ombro na Osteoartrose: correlação clinico radiográfica. In: Congresso Brasileiro de Cirurgia do ombro e cotovelo, 2012, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Cirurgia do ombro e cotovelo, 2012.

38.
SILVA, F. B. A. ; Kojima, KE ; Silva, JS ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. . Estudo Comparativo entre a Osteossíntese das Fraturas do Terço Médio da Clavícula com Placa e Haste Intramedular Flexível ? Resultados Preliminares. In: Congresso Brasileiro de Cirurgia do ombro e cotovelo, 2012, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Cirurgia do ombro e cotovelo, 2012.

39.
MALAVOLTA, E. A. ; BENEGAS, E. ; GRACITELLI, M. E. C. ; BOLLINGER NETO, R. ; FERREIRA NETO, A. A. . Resultados da artroplastia total do cotovelo Bi-Contact®: estudo multicêntrico. In: Congresso Brasileiro de Cirurgia do ombro e cotovelo, 2012, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Cirurgia do ombro e cotovelo, 2012.

40.
AMORIM, C. S. M. ; SANTOS, V. L. ; GRACITELLI, M. E. C. . Efeito da reeducação postural global na qualidade de vida, função e dor de pacientes com cervicalgia associada à discinesia da escápula. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011.

41.
FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E.H. . Arthroscopic Latarjet:anatomical assessment of safety and reproducibility in cadavers. In: 23rd Congress of the SECEC-ESSSE & SFRE-EUSSER, 2011, Lyon. 23rd Congress of the SECEC-ESSSE & SFRE-EUSSER, 2011.

42.
FERREIRA NETO, A. A. ; FERREIRA FILHO, A. A. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Humeral head centering osteotomy for treatment of shoulder obstetric palsy sequelae.. In: 23rd Congress of the SECEC-ESSSE & SFRE-EUSSER, 2011, Lyon. 23rd Congress of the SECEC-ESSSE & SFRE-EUSSER, 2011.

43.
ASSUNCAO, JH ; FERREIRA FILHO, A. A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; BOLLIGER NETO, R. ; MALAVOLTA, E.A. ; PRADA, FLAVIA DE SANTIS ; GRACITELLI, MAURO EMILIO . Descrição da técnica de osteotomia de centração para sequelas de paralisia obstétrica.. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, 2011, São Paulo. Descrição da técnica de osteotomia de centração para sequelas de paralisia obstétrica., 2011.

44.
BENEGAS, E ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; SOUSA, A. T. B. ; Miyazaki A. N. ; FREGONEZE, M. ; IKEMOTO, R. Y. ; MATSUMOTO, M. H. ; FERREIRA NETO, A. A. . Resultados da artroplastia total do cotovelo Bi-Contact. Estudo multicêntrico.. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, 2011, Atibaia - SP. Resultados da artroplastia total do cotovelo Bi-Contact. Estudo multicêntrico., 2011.

45.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; MALAVOLTA, E.A. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, EDUARDO ; BOLLIGER NETO, R. ; PRADA, FLAVIA DE SANTIS ; ASSUNCAO, J. H. ; SILVA, F. B. A. ; SUNADA, EDWIN . Resultados do procedimento de 'Remplissage' para o tratamento da luxação glenoumeral anterior traumática. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, 2011, Atibaia - SP. Resultados do procedimento de "Remplissage" para o tratamento da luxação glenoumeral anterior traumática, 2011.

46.
ASSUNÇÃO, J.H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, EDUARDO ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; SILVA, F. B. A. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo.. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e traumatologia, 2011, Atibaia - SP. Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo, 2011.

47.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; SUNADA, EDWIN ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, EDUARDO ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E.A. ; ASSUNCAO, JH ; PÉCORA, JOSÉ OTÁVIO REGGI ; NASCIMENTO, A. . Estudo anatômico do procedimento de Latarjet Artroscópio para luxação recidivante de ombro.. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, 2011, Atibaia - SP. Estudo anatômico do procedimento de Latarjet Artroscópio para luxação recidivante de ombro., 2011.

48.
REBOLLEDO, D.C.S. ; MALAVOLTA, E.A. ; CORREIA, L.F.M. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; FERREIRA NETO, A. A. ; CARMARGO, O. P. . Osteoma osteoide de cavidade glenoide do ombro - tratamento cirúrgico por artroscopia. In: 43 CBOT - Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2011, São Paulo. Osteoma osteoide de cavidade glenoide do ombro - tratamento cirúrgico por artroscopia, 2011.

49.
FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, JH ; BENEGAS, EDUARDO ; BOLLIGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; CAMANHO, GL . Paralisia Obstétrica: resultados clínicos e radiográficos de redução cruenta associada a osteotomia derrotativa interna (osteotomia de centração).. In: 43 CBOT - Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2011, São Paulo. Paralisia Obstétrica: resultados clínicos e radiográficos de redução cruenta associada a osteotomia derrotativa interna (osteotomia de centração)., 2011.

50.
ASSUNCAO, JH ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; SILVA, F. B. A. . Reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo na luxação acromioclavicular crônica.. In: VIII Congresso norte Nordeste de Ombro e Cotovelo, 2011, Salvador. Reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo na luxação acromioclavicular crônica., 2011.

51.
FERREIRA NETO, A. A. ; MALAVOLTA, E.A. ; BENEGAS, E ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; Miyazaki A. N. ; FREGONEZE, M. ; IKEMOTO, R. Y. ; MURACHOVSKY, J. ; MATSUMOTO, M. H. ; TAMAOKI, M. J. S. . Resultados da artroplastia total do cotovelo Bi-Contact - Estudo multicêntrico. In: 43° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2011, São Paulo. Resultados da artroplastia total do cotovelo Bi-Contact - Estudo multicêntrico, 2011.

52.
MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; BENEGAS, E. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E.H. . Avaliação do resultado da técnica artroscópica de preenchimento do defeito ósseo umeral ("Remplissage") para o tratamento da lesão de Hill Sachs na instabilidade anterior glenoumeral. In: VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010, Campos do Jordão. VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010.

53.
FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SILVA, F. B. A. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo. In: VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010, Campos do Jordão. VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010.

54.
GRACITELLI, M. E. C.; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E.H. ; SOUSA, A. T. B. ; MARCHITTO, G. O. (Gustavo Oliveira Marchitto) . Estudo anatômico do procedimento de Latarjet artroscópico para a luxação recidivante de ombro. In: VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010, Campos do Jordão. VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010.

55.
GRACITELLI, M. E. C.; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E.H. ; SOUSA, A. T. B. ; MARCHITTO, G. O. (Gustavo Oliveira Marchitto) . Estudo anatômico do procedimento de Latarjet artroscópico para a luxação recidivante de ombro. In: VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010, Campos do Jordão. VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2010.

56.
BENEGAS, E. ; FERREIRA NETO, A. A. ; PRADA, F. S. ; BOLLINGER NETO, R. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. . Estudio comparativo entre la asta intramedular bloqueada y placa en puente en el tratamento quirúrgico de las fracturas de la diáfisis humeral. In: XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo SLAHOC - III Congreso Bienal de Cirurgia Reconstructiva y Artroscópica de Hombro y Codo SCCOT, 2010, Cartagena. XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo SLAHOC - III Congreso Bienal de Cirurgia Reconstructiva y Artroscópica de Hombro y Codo SCCOT, 2010.

57.
GRACITELLI, M. E. C.; BENEGAS, E. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SILVA, F. B. A. ; SOUSA, A. T. B. ; SUNADA, E.H. . Evalación del resultadode la tecnica artroscopica de llenado del defecto oseo humeral ("remplissage") para el tratamiento de la lesión de Hill Sachs en la instabilidad glenoumeral anterior. In: XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo SLAHOC - III Congreso Bienal de Cirurgia Reconstructiva y Artroscópica de Hombro y Codo SCCOT, 2010, Cartagena. XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo SLAHOC - III Congreso Bienal de Cirurgia Reconstructiva y Artroscópica de Hombro y Codo SCCOT, 2010.

58.
FERREIRA NETO, A. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SILVA, F. B. A. . Chronic acromioclaviculardislocation: results of coracoclavicular ligament reconstruction using semitendinosus tendon graft. In: 1th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery - 3rd International Congress of Shoulder and Elbow Therapy, 2010, Edinburgh. 1th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery - 3rd International Congress of Shoulder and Elbow Therapy, 2010.

59.
BENEGAS, E. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E.H. . Comparative study using nonreamed intramedullary locking nail and bridging plate for the treatment of humeral shaft fractures. In: 11th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery - 3rd International Congress of Shoulder and Elbow Therapy, 2010, Edinburgh. 11th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery - 3rd International Congress of Shoulder and Elbow Therapy, 2010.

60.
FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; BENEGAS, E. ; SUNADA, E.H. ; PRADA, F. S. ; SOUSA, A. T. B. ; MARCHITTO, G. O. (Gustavo Oliveira Marchitto) ; BOLLINGER NETO, R. . Estudo anatômico do procedimento de Latarjet artroscópico para a luxação recidivante de ombro. In: 42 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2010, Brasília. Anais, 2010.

61.
FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; SUNADA, E.H. ; SOUSA, A. T. B. ; SILVA, F. B. A. . Resultados do procedimento de "Remplissage" para o tratamento da luxação glenoumeral anterior traumática. In: 42 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2010, Brasília. Anais, 2010.

62.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; TEODORO, D. S. (Daniel Sabatini Teodoro) ; SILVA, M. V. M. (Marcos Vinicius Muriano da Silva) ; BOLLINGER NETO, R. ; ASSUNCAO, J. H. ; FILIPPI, R. Z. (Rene Zon Filippi) . Lipoma arborecens: caso raro de ruptura do manguito rotador associado a presença de Lipoma arborecens na bursa subacromial e na articulação glenoumeral.. In: 42 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2010, Brasília. Anais, 2010.

63.
GRACITELLI, M. E. C.; SUNADA, E.H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, A. T. B. ; MARCHITTO, G. O. (Gustavo Oliveira Marchitto) . Estudio anatómico del procedimiento artroscópio de Latarjet para la luxación recidivante de hombro. In: XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo SLAHOC - III Congreso Bienal de Cirurgia Reconstructiva y Artroscópica de Hombro y Codo SCCOT, 2010, Cartagena. Anais, 2010.

64.
GRACITELLI, M. E. C.; FERREIRA NETO, A. A. ; BOLLINGER NETO, R. ; BENEGAS, E. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; SILVA, F. B. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, A. T. B. ; SUNADA, E.H. . Tratamiento quirúrgico de luxación acromioclavicular crónica através reconstrcción con injerto de tendón coraclavular. In: XVI Congreso Sociedad Latinoamericana de Hombro y Codo SLAHOC - III Congreso Bienal de Cirurgia Reconstructiva y Artroscópica de Hombro y Codo SCCOT, 2010, Cartagena. Anais, 2010.

65.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SILVA, F. B. A. . Estudo comparativo entre a haste intramedular bloqueada e a placa em ponte no tratamento cirúrgico das fraturas da diáfise do úmero. In: Congresso Latino Americano de Ombro e Cotovelo, 2009. Estudo comparativo entre a haste intramedular bloqueada e a placa em ponte no tratamento cirúrgico das fraturas da diáfise do úmero, 2009.

66.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SILVA, F. B. A. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica aravés da reconstrução coracoclavicular com. In: Congresso Latino Americano do Ombro e Cotovelo, 2009. Congresso Latino Americano do Ombro e Cotovelo, 2009.

67.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SILVA, F. B. A. . Luxação acromioclavicular aguda: série de casos de fixação coracoclavicular com âncoras. In: XV Congresso Latino Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2009, Porto de Galinhas. Anais, 2009.

68.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; TREVIZANI, C. S. ; SUNADA, E.H. . Tratamento artroscópico da tendinite calcária do manguito rotador. In: XV Congresso Latino Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2009, Porto de Galinhas. Tratamento artroscópico da tendinite calcária do manguito rotador, 2009.

69.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SILVA, F. B. A. ; SUNADA, E.H. ; ASSUNCAO, J. H. ; TREVIZANI, C. S. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo. In: 41 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais, 2009.

70.
FERREIRA NETO, A. A. ; BOLLINGER NETO, R. ; BENEGAS, E. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SILVA, F. B. A. ; SUNADA, E.H. ; TREVIZANI, C. S. . Estudo comparativo entre a haste intramedular bloqueada e a placa em ponte no tratamento cirúrgico das fraturas da diáfise do úmero. In: 41 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais, 2009.

71.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; BOLLIGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; ASSUNCAO, JH ; SILVA, F. B. A. . Tratamento da lesão de Hill Sachs na instabilidade anterior glenoumeral através da técnica artroscópica de preenchimento do defeito ósseo umeral (Remplissage): resultados preliminares.. In: XV Congresso Latino Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2009, Porto de Galinhas. Tratamento da lesão de Hill Sachs na instabilidade anterior glenoumeral através da técnica artroscópica de preenchimento do defeito ósseo umeral (Remplissage): resultados preliminares., 2009.

72.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; BOLLIGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E.A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; ASSUNCAO, JH ; SILVA, F. B. A. . Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo.. In: XV Congresso Latino Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, 2009, Porto de Galinhas. Tratamento cirúrgico da luxação acromioclavicular crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo, 2009.

73.
BITAR, A. C. ; GRACITELLI, M. E. C. ; OLIVEIRA, D. R. O. ; RAMADAN, L. B. ; MALAVOLTA, E. A. ; FERREIRA NETO, A. A. . Arthroscopic treatment of acromioclavicular dislocation: Preliminary results. In: ESSKA, 2008. Knee Surg Sports Traumal Arthosc, 2008. v. 16. p. S97-S97.

74.
BITAR, A. C. ; GRACITELLI, M. E. C. ; CONSTANTINO, G. ; ROMANEK, R. M. ; HAMAJI, A. ; D'ELIA, C. O. . Postoperative period in reconstruction of the anterior cruciate ligament: randomized prospective study comparing subarachnoide anesthesia using bupivacaine and morphine, and subarachnoide anesthesia using bupivacaine associated with intra-articular infusion of morphine and ropivacaine. In: ESSKA, 2008. Knee Surg Sports Traumal Arthosc. v. 16. p. S66-S66.

75.
FERREIRA NETO, A. A. ; FERREIRA FILHO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BITAR, A. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; RAMADAN, L. B. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Avaliação do Tratamento da Instabilidade do Ombro em Crianças e Adolescentes. In: VII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e do Cotovelo,, 2008, Buzios. VII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e do Cotovelo,, 2008. v. 2008.

76.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; BITAR, A. C. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; OLIVEIRA, D. R. O. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. . Luxação acrômio-clavicular aguda: série de casos de fixação córaco-clavicular com âncoras.. In: 40 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2008, Porto Alegre. Anais, 2008.

77.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; BITAR, A. C. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; ASSUNCAO, J. H. ; SILVA, F. B. A. . Tratamento da luxação acrômio-clavicular crônica - reconstrução dos ligamentos coracoclaviculares com enxerto de semitendíneo. In: 40 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2008, Porto Alegre. Anais, 2008.

78.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; MALAVOLTA, E.A. ; RAMADAN, L. B. . Luxação Acromioclavicular Artroscópica - Resultados Preliminares. In: 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. Luxação Acromioclavicular Artroscópica - Resultados Preliminares, 2007.

79.
GRACITELLI, MAURO EMILIO; FERREIRA NETO, A. A. ; MALAVOLTA, E.A. ; BENEGAS, E . Tratamento Artroscópico da Tendinite Calcária Do Manguito rotador. In: 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. Tratamento Artroscópico da Tendinite Calcária Do Manguito rotador, 2007.

80.
FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, MAURO EMILIO ; MALAVOLTA, E.A. . Tratamento Cirúrgico da Luxação Acromioclavicular Crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo.. In: 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. Tratamento Cirúrgico da Luxação Acromioclavicular Crônica através da reconstrução coracoclavicular com enxerto tendíneo, 2007.

81.
NASCIMENTO, F. P. ; MILANI, C. ; FUJIKI, E. N. ; FUKUSHIMA, W. Y. ; GRACITELLI, M. E. C. ; FURLAN, C. . Piomiosite tropical. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2003, Recife. XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2003.

82.
NASCIMENTO, F. P. ; MILANI, C. ; FUJIKI, E. N. ; FUKUSHIMA, W. Y. ; GRACITELLI, M. E. C. ; FURLAN, C. . Analgesia Congênita: Relato de dois casos. In: Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2003, Recife. XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2003.

83.
SILVA, P. D. V. ; GRACITELLI, M. E. C. ; Camargo, VP ; GONCALVES, M. S. ; GIGLIO, A. . Qualidade de vida, depressão e câncer de mama (CM): Um estudo piloto da Faculdade de Medicina do ABC. In: III International Congress of Oncology And Immnune-Biomodulation, 2002. III International Congress of Oncology And Immnune-Biomodulation, 2002. p. 68.

84.
Camargo, VP ; SILVA, P. D. V. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SOARES, H. P. ; GIGLIO, A. . Prevalência de hipotireoidismo franco e subclínico em pacientes com câncer de mama. In: Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, 2001, Florianópolis. Congresso SBOC, 2001.

85.
GRACITELLI, M. E. C.; NASCIMENTO, F. P. ; FUJIKI, E. N. . Correção do pé torto inveterado com fixador externo de Ilizarov. In: XXVI Congresso Médico Universitário do ABC, 2001, Santo André. XXVI Congresso Médico Universitário do ABC, 2001.

86.
GRACITELLI, M. E. C.; NASCIMENTO, F. P. ; FUJIKI, E. N. . Luxação tibiofibular total - Relato de caso. In: XXVI Congresso Médico Universitário do ABC, 2001, Santo André. XXVI Congresso Médico Universitário do ABC, 2001.

87.
GRACITELLI, M. E. C.; GRUMACH, A. S. ; BELTRAME, R. L. . Imunodeficiência comum variável ? Relato de Caso. In: XXV Congresso Médico Universitário do ABC, 2000, Santo André. XXV Congresso Médico Universitário do ABC, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SUNADA, E.H. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. . Arthroscopic Latarjet: Anatomical Assessment of Safety and Reproducibility in Cadavers. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GRACITELLI, M. E. C.; Toffoli, RP ; Burnato, JH ; MALAVOLTA, E. A. ; PRADA, F. S. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; SILVA, F. B. A. ; FERREIRA NETO, A. A. . Artroplastia do Ombro na Osteoartrose: correlação clinico radiográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERREIRA NETO, A. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; SUNADA, E.H. ; BENEGAS, E. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, A. T. B. (Augusto Tadeu Barros de Sousa) ; MARCHITTO, G. O. (Gustavo Oliveira Marchitto) ; BOLLINGER NETO, R. . Estudo Anatômico do Procedimento de Latarjet Artroscópico para a Luxação Recidivante de Ombro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; TEODORO, D. S. (Daniel Sabatini Teodoro) ; SILVA, M. V. M. (Marcos Vinicius Muriano da Silva) ; BOLLINGER NETO, R. ; ASSUNCAO, J. H. ; FILIPPI, R. Z. (Rene Zon Filippi) . Lipoma arborecens: caso raro de ruptura do manguito rotador associado a presença de lipoma arborecens na bursa subacromial e na articulação glenoumeral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GRACITELLI, M. E. C.. DIA DA ESPECIALIDADE DO COMITÊ DE OMBRO E COTOVELO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GRACITELLI, M. E. C.. DIA DA ESPECIALIDADE DO COMITÊ DE ARTROSCOPIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GRACITELLI, M. E. C.; SUNADA, E.H. ; FERREIRA NETO, A. A. ; BENEGAS, E. ; PRADA, F. S. ; MALAVOLTA, E. A. ; ASSUNCAO, J. H. ; SOUSA, A. T. B. (Augusto Tadeu Barros de Sousa) ; MARCHITTO, G. O. (Gustavo Oliveira Marchitto) . Estudo Anatômico do Procedimento de Latarjet Artroscópico para a Luxação Recidivante de Ombro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERREIRA NETO, A. A. ; MALAVOLTA, E. A. ; GRACITELLI, M. E. C. ; BENEGAS, E. ; BOLLINGER NETO, R. ; PRADA, F. S. ; ASSUNCAO, J. H. ; SUNADA, E.H. ; SOUSA, A. T. B. (Augusto Tadeu Barros de Sousa) ; SILVA, F. B. A. . Resultados do procedimento de "Remplissage" para o tratamento da luxação glenoumeral anterior traumática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GRACITELLI, M. E. C.. Atividade Prática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
GRACITELLI, M.E. C.. Rigidez do cotovelo em paciente com amputação de membro superior. 2018. (Reuião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

2.
GRACITELLI, M. E. C.. Como preparar sua tese - dicas de organização de sua tese. 2018. (Aula - Programa Pós Graduação DOT FMUSP).

3.
GRACITELLI, M. E. C.. Recontsrução da cápsula superior. Uma nova técnica para a roura extensa do manguito rotador. 2017. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

4.
GRACITELLI, M. E. C.. Tratamento da luxação recidivante de ombro com lesão óssea: falha do procedimento de Bristow/Latarjet. 2017. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

5.
GRACITELLI, M. E. C.. Tratamento cirúrgico não artroplástico das roturas extensas do manguito rotador. 2017. (Reunião Clínica - Apresentação Tema Atualização).

6.
GRACITELLI, M. E. C.. Fraturas do ombro. 2017. (Debatedor - 49 CBOT).

7.
GRACITELLI, M.E. C.. Pseudoartrose x consolidação viciosa da extremidade proximal do úmero. 2017. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

8.
GRACITELLI, M. E. C.. Como organizar uma tese. 2017. (Aula: Programa de Pós Graduação DOT FMUSP).

9.
GRACITELLI, M. E. C.. Capsulodese póstero-superior para lesões irreparáveis do manguito rotador. 2017. (Palestrante: III Curso Avançado de Cirurgia de Ombro da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre).

10.
GRACITELLI, M. E. C.. Transferência trapézio inferior para rogadores externos. 2017. (Palestrante: III Curso Avançado de Cirurgia de Ombro da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre).

11.
GRACITELLI, M. E. C.. Fraturas complexas do cotovelo. 2017. (Debatedor Mesa Redonda - 5º Closed Meeting).

12.
GRACITELLI, M. E. C.. Lesão do manguito instabilidade do ombro. 2017. (Debatedor Mesa Redonda - CIOT 2017).

13.
GRACITELLI, MAURO E.C.. Aula 'Como organizar uma tese'. 2016. (Aula Pós Graduação Disciplina: Aplicação da metodologia científica na pesquisa do aparelho locomom).

14.
GRACITELLI, MAURO E.C.. Palestratnte - HIGHLIGHTS AAOS - MEDICINA ESPORTIVA. 2016. (Projeto Atualização Online - SBOT).

15.
GRACITELLI, M.E. C.. LEC posterior. 2016. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

16.
GRACITELLI, M.E. C.. Rigidez do ombro. 2016. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

17.
GRACITELLI, M.E. C.. Atualização no tratamento das fraturas da extremidade proximal do úmero. 2016. (Reunião Clínica - Apresentação Tema de Atualização).

18.
GRACITELLI, MAURO EMILIO CONFORTO. Ferramentas digitais para a vida acadêmica. 2015. (Aula).

19.
GRACITELLI, MAURO EMILIO. Aula sobre 'Banco de Dados'. 2015. (Pós Graduação Disciplina: Aplicação da metodologia científica na pesquisa do aparelho locomomotor).

20.
GRACITELLI, M.E. C.. Luxação esternoclavicular. 2015. (Reunião Clínica - Apresentação Caso Clínico).

21.
GRACITELLI, M.E. C.. Fraturas da extremidade proximal do úmero: placa ou haste intramedular bloqueada. 2014. (Reunião Clínica - Apresentação Tema de Atualização).

22.
GRACITELLI, M. E. C.. Aulas de discussão de casos: Traumatologia / Ombro e Cotovelo. 2011. (Aulas - 3o ano de graduação - Faculdade de Medicina da USP).

23.
GRACITELLI, M. E. C.. Especialização de Fisioterapia em Redução Funcional da Postura e do Movimento - Biomecânica do Ombro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
GRACITELLI, M. E. C.. Princípio do tratamento das fraturas e luxações. 2009. (Aula 6o ano de medicina).

25.
GRACITELLI, M. E. C.. Instabilidade de Cotovelo - Princípios Diagnósticos. 2007. (Aula - Curso de fisioterapia IOT HCFMUSP).

26.
GRACITELLI, M. E. C.. Ombro doloroso - Princípios do diagnóstico e avaliação clínica. 2007. (Aula - Curso da Liga de Ortopedia IOT HCFMUSP).

27.
GRACITELLI, M. E. C.. Pé e Tornozelo - Aula. 2007. (Aula de Vídeo - Graduação).

28.
GRACITELLI, M. E. C.. Preceptor do médicos do 3o ano de residência IOT HCFMUSP. 2007. (Preceptoria para 3o ano de residência).

29.
GRACITELLI, M. E. C.. Aulas práticas e discussão de casos para 3o ano de graduação FMUSP. 2007. (Aulas - 3o ano de graduação - Faculdade de Medicina da USP).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, A. L. L. M.; GRACITELLI, MAURO E.C.; GOBBI, R. G.. Participação em banca de Rafael Barban Sposeto. Avaliação morfológica do arco transverso metatarsal através do estudo radiográfico axial do antepé. 2016. Dissertação (Mestrado em Ortopedia e Traumatologia) - Universidade de São Paulo.

2.
MARCON, R. M.; BAPTISTA, A. M.; GRACITELLI, MAURO E.C.. Participação em banca de Alderico Girão Campos de Barros. Avaliação do efeito da interleucina-6 e da eritropoetina em lesão medular em ratos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ortopedia e Traumatologia) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CRISTANTE, A. F.; BAPTISTA, A. M.; GRACITELLI, M.E. C.. Participação em banca de Paulo Alvim Borges. Padronização de modelo experimental de lesão de medula espinhal e avaliação de lesão neurológica em camundongos. 2016. Tese (Doutorado em Ortopedia e Traumatologia) - Universidade de São Paulo.

2.
MARCON, R. M.; MALAVOLTA, E.A.; GRACITELLI, M.E. C.. Participação em banca de Pedro Augusto Pontin. Análise do polimorfismo dos receptores de estrógeno alfa (RE1) e beta (RE2) na fisiopatogenia da insuficiência do tendão tibial posterior no gênero feminino. 2016. Tese (Doutorado em Ortopedia e Traumatologia) - Universidade de São Paulo.

3.
ALBUQUERQUE, R. F. M. E.; GRACITELLI, MAURO E.C.; SILVA, F. B. A.. Participação em banca de Danilo Ricardo Okiishi de Oliveira. Avaliação do equilíbrio em esportistas após a reconstrução anatômica do ligamento cruzado anterior nas posiçõess anteromedial e central: estudo comparativo, prospectivo e randomizado. 2016. Tese (Doutorado em Ortopedia e Traumatologia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
FERREIRA NETO, A. A.; SILVA, F. B. A.; GRACITELLI, M. E. C.. Participação em banca de Cesar Luiz Betoni Guglielmetti. Estudo comparativo e randomizado para o tratamento da rigidez pós traumática do cotovelo: liberação cirúrgica versus reabilitação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ortopedia e Traumatologia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ALBUQUERQUE, R. F. M. E.; GODOY JUNIOR, R. M.; GRACITELLI, M. E. C.. Participação em banca de Natasha Vogel Majewski Rodrigues. Revisão sistemática dos resultados da hemiepifisiodese do joelho na correção das deformidades e algo e varo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ortopedia e Traumatologia) - Universidade de São Paulo.

2.
CRISTANTE, A. F.; BAPTISTA, A. M.; BOLLIGER NETO, R.; LIMA, A. L. L. M.; GRACITELLI, M. E. C.. Participação em banca de Allan Hiroshi de Araujo Ono. Estratificação de risco dos pacientes portadores de escoliose idiopática do adolescente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências - Ortopedia e Traumatologia) - Fundação Faculdade de Medicina.

3.
MARCON, R. M.; BAPTISTA, A. M.; ANGELINI, F. J.; BARROS FILHO, T. E. P.; GRACITELLI, M. E. C.. Participação em banca de Thiago Pereira Coutinho. Potencial de descompressão indireta obtido com a técnica de artrodese lateral minimamente invasiva no tratamento de pacientes com estenose central e/ou foraminal. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências - Ortopedia e Traumatologia) - Fundação Faculdade de Medicina.

4.
SANTOS, A. L. G.; GRACITELLI, M. E. C.; SILVA, F. B. A.. Participação em banca de Lucas Busnardo Ramadam. Acurácia da ressonância magnética pré-operatória no diagnóstico das roturas do tendão do subescapular: estudo prospectivo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ortopedia e Traumatologia) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Arnaldo Amado Ferreira Filho. 2018. (Outra).

2.
Membro Comissão Temas Livres - XII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 2018. (Congresso).

3.
XII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 2018. (Congresso).

4.
49 CBOT. 2017. (Congresso).

5.
5 Closed Meeting. 2017. (Congresso).

6.
Pré Congresso de Ombro e Cotovelo - 49 CBOT. 2017. (Congresso).

7.
13 International congress of Shoulder and Elbow Surgery/ 5 International Congress of Shoulder and Elbow Therapists. 2016. (Congresso).

8.
47 CBOT - Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2016. (Congresso).

9.
AAOS 2016 Annual Meeting. Randomized Trial on Proximal Humerus Fractures: Locking Plate or Intramedullary Nailing. 2016. (Congresso).

10.
Dia da Epecialidade: Ombro- 47 CBOT. 2016. (Congresso).

11.
ICSES 2016. Randomized Trial on Proximal Humerus Fractures: Locking Plate or Intramedullary Nailing. 2016. (Congresso).

12.
XI Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. Curso - Fratura de Ombro - TEMA: Técnica e complicações da osteossíntese. 2016. (Congresso).

13.
XI Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 2016. (Congresso).

14.
3 Congresso SBRATE. Instabilidade Traumática do Ombro. 2015. (Congresso).

15.
3 Congresso SBRATE.. 2015. (Congresso).

16.
4 Closed Meeting. 2015. (Congresso).

17.
4 Closed Meeting. OR 17 - Estudo randomizado da osteossíntese das fraturas da extremidade proximal do úmero com placa ou haste intramedular: resultados finais. 2015. (Congresso).

18.
4 Closed Meeting.Simpósio: instabilidade anterior de ombro, com o tema: cirurgia aberta ou artroscópica baseada em evidências. 2015. (Simpósio).

19.
5° Curso interinstitucional de cirurgia do ombro e cotovelo. 2015. (Outra).

20.
CIOT 2015. Debatedor mesa redonda moderna, tema: fratura da extremidade proximal do úmero/ instabilidade anterior do ombro com perda óssea/ fratura da clavícula tratada cirurgicamente/ artroplastia total do ombro por artriose glenoumeral. 2015. (Congresso).

21.
CIOT 2015. 2015. (Congresso).

22.
CIOT 2015. Fraturas da extremidade proximal do úmero: placa ou haste intramedular bloqueada. 2015. (Congresso).

23.
Dia da Epecialidade: SBRATE - 47 CBOT. 2015. (Congresso).

24.
X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal do úmero: estudo prospectivo e randomizado entre placa e haste intramedular bloqueadas. 2015. (Congresso).

25.
25 COTESP. Debatedor. 2014. (Congresso).

26.
25 COTESP. 2014. (Congresso).

27.
25 COTESP. Ressonância magnética para detecção da rotura do tendão do subescapular: revisão sistemática com metanálise. 2014. (Congresso).

28.
25 COTESP. Tratamento cirúrgico das fraturas desviadas do terço proximal do úmero: estudo prospectivo e randomizado entre placa e haste intramedular bloqueadas. 2014. (Congresso).

29.
Discussão de casos "Ombro e Cotovelo"aos alunos do 3 ano da Faculdade de Medicina da USP."Ombro e Cotovelo". 2014. (Outra).

30.
X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Fratura da Extremidade Proximal do Úmero: O que é melhor: placa bloqueada ou haste intramedular?. 2014. (Congresso).

31.
X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Lesão óssea na luxação recidivante do ombro: correlação das medidas tomográficas.. 2014. (Congresso).

32.
X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. membro da apresentação de pôsteres. 2014. (Congresso).

33.
3 Curso temático GERME 2013 - módulo ombro e cintura escapular.o que 'clínico/cirurgião necessita para tomada de conduta nas patologias das articulações acrômio-clavicular e costoesternoclavicular,. 2013. (Outra).

34.
45 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia.Lesões do manguito rotador: da ciência básica a artroplastia - Técnicas de reparo das lesões maciças.. 2013. (Simpósio).

35.
AOTrauma Course - Advanced Principles of Fracture Management.AOTrauma Course - ADVANCED PRINCIPLES OF FRACTURE MANAGEMENT. 2013. (Outra).

36.
CIOT. Rotura extensa do manguito rotador, osteoartrose glenoumeral primária, luxação acrômio-clavicular, tríade terrível do cotovelo. 2013. (Congresso).

37.
CIOT. PO24 - Transferência da porção inferior do trapézio para rotação externa do ombro: avaliacão de parâmetros anatômicos de três diferentes técnicas. 2013. (Congresso).

38.
CIOT. PO13 - Tratamento cirúrgico das fraturas do terco proximal do úmero. 2013. (Congresso).

39.
CIOT 2013. 2013. (Congresso).

40.
CIOT 2013. PO21 - Correlação entre avaliações funcionais e radiográficas na Artroplastia do ombro. 2013. (Congresso).

41.
Discussão de casos.Imobilizações e osteossínteses. 2013. (Outra).

42.
IV Curso de Ombro e Cotovelo da FMABC.IV Curso de Ombro e Cotovelo da FMABC. 2013. (Outra).

43.
XIX Congresso Latino-Americano de Cirurgia de Ombro e Cotovelo/IX Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. Plasma rico em plaquetas no reparo do manguito rotador - estudo prospectivo randomizado.. 2013. (Congresso).

44.
24 Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo.. 2012. (Congresso).

45.
American Academy of Orthopaedic Surgeons Annual Meeting. 2012. (Congresso).

46.
Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. 2012. (Congresso).

47.
IV Curso Anual de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Instituto Cohen.lesão do subescapular e tratamento. 2012. (Outra).

48.
IX Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. Resultados da artroplastia total do cotovelo bi-contact: estudo multicêntrico.. 2012. (Congresso).

49.
Ministrou aula teórica ömbro e cotovelo" aos alunos do 6 ano de gradução da FMUSP na disciplina Estágio Hospitalar e Pronto Socorro de Ortopedia e Traumatologiaa.Ombro e cotovelo. 2012. (Outra).

50.
Ministrou discussão de casos "imobilizações e osteossínteses"aos alunos do 3 ano do curso de graduação da faculdade de medicina USP.Imobilizações e osteossínteses. 2012. (Outra).

51.
Ministrou discussão de casos "trauma"aos alunos do 3 ano de graduaçãoda faculdade de medicina USOP.TRAUMA. 2012. (Outra).

52.
Reunião mensal SBOT.Apresentação e discussão de casos: fratura do terço proximal do úmero. 2012. (Outra).

53.
23rd Congress of the SECEC-ESSSE & SFRE-EUSSER. 2011. (Congresso).

54.
American Academy of Orthopaedic Surgeons Annual Meeting. 2011. (Congresso).

55.
Closed Meeting - SBCOC 2011.. 2011. (Congresso).

56.
Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumalogia. Ruptura do bíceps proximal. 2011. (Congresso).

57.
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP - CIOT. Fratura da extremidade distal do úmero. 2011. (Congresso).

58.
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP - CIOT. Artroscopia do cotovelo: indicações e limites / Novidades na cirurgia de Bristow-Latarjet. 2011. (Congresso).

59.
Curso de controvérsias na cirurgia do ombro e cotovelo IOT HCFMUSP.Cirurgia de Bristow-Latarjet. 2011. (Simpósio).

60.
Pré-congresso - Pós ICSES Edinburgh.. 2011. (Congresso).

61.
Principles and Practice of Clinical Research Course - Harvard Medical School, Department of Continuing Education.. 2011. (Outra).

62.
SBOT - Atualização online.SLAP. 2011. (Outra).

63.
"Dia da Especialidade" do Comitê de Ombro e Cotovelo, 42 CBOT.. 2010. (Outra).

64.
11th International Congress of Shoulder and Elbow Surgery - 3rd Internationational Congress of Shoulder and Elbow Therapy.. 2010. (Congresso).

65.
23 Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo. Artroplastia do cotovelo - indicações, técnicas e resultados.. 2010. (Congresso).

66.
American Academy of Orthopaedic Surgeons Annual Meeting. 2010. (Congresso).

67.
Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Estudo Anatômico do Procedimento de Latarjet Artroscópico para a Luxação Recidivante de Ombro. 2010. (Congresso).

68.
Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Estudo Anatômico do Procedimento de Latarjet Artroscópico para a Luxação Recidivante de Ombro. 2010. (Congresso).

69.
International Congress of Shoulder and Elbow Surgery - International Congress of Shoulder and Elbow Therapy. 2010. (Congresso).

70.
VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Avaliação do resultado da técnica artroscópica de preenchimento do defeito ósseo umeral ('remplissage") para o tratamento da lesão de ahill Sachs na instabilidade anterior glenoumeral.. 2010. (Congresso).

71.
AO Principles of Fracture Treatment Course.. 2009. (Outra).

72.
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia - HCFMUSP. Presidente da Conferência Internacional - Artroplastia primária do ombro: como ter sucesso?.. 2009. (Congresso).

73.
Congresso Latino Americano do Ombro e Cotovelo. 2009. (Congresso).

74.
Curso Avançado de Artroscopia de Ombro.Atividade Prática. 2009. (Outra).

75.
Ministrou aula teórica "Príncipio de tratamento das fraturas e luxações" aos alunos do curso fisioterapia e terapia ocupacional do DOT FMUSP.Príncipio de tratamento das fraturas e luxações. 2009. (Outra).

76.
Ministrou aula teórica Capsulite Adesiva do Ombro, aos alunos do curso "fisioterapia e terapia ocupacional"do DOT FMUSP.capsulite adesiva do ombro. 2009. (Outra).

77.
XV Congresso Latino Americano de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.. 2009. (Congresso).

78.
40 CBOT - Dia da Especialidade Ombro e Cotovelo.. 2008. (Congresso).

79.
40 CBOT - Dia da Especialidade Traumatologia Desportiva. 2008. (Congresso).

80.
40 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia.. 2008. (Congresso).

81.
Curso Avancado de Artroscopia do Ombro.Treinamento pratico nos 4 cursos durante 2008. 2008. (Oficina).

82.
Curso avançado em artroplastia do ombro..Participante de procedimentos cirúrgicos ao vivo. 2008. (Simpósio).

83.
Curso de Medicina Esportiva para Residentes.Afecções da Cartilagem articular no atleta. 2008. (Outra).

84.
Curso de Medicina Esportiva para Residentes.Instabilidade do Ombro. 2008. (Outra).

85.
III Curso de Imersão e Atualização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. 2008. (Simpósio).

86.
VIII Curso de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 2008. (Simpósio).

87.
VIII Curso de Cirurgia de Ombro e Cotovelo - Santa Casa de São Paulo.. 2008. (Simpósio).

88.
10 International Congress of Shoulder and Elbow Surgery.. 2007. (Congresso).

89.
13o Congresso de Anestesia Regional e Controle da Dor. Cirurgião Auxiliar - Transmissão de cirurgia ao vivo. 2007. (Congresso).

90.
AO Course - Principles in Operative Fracture Management. 2007. (Outra).

91.
Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2007. (Congresso).

92.
Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. TRATAMENTO ARTROSCÓPICO DA TENDINITE CALCÁRIA DO OMBRO. 2007. (Congresso).

93.
Congresso Mundial de Ombro e Cotovelo. 2007. (Congresso).

94.
Curso Avancado de Artroscopia do Ombro.Treinamento pratico nos 4 cursos durante 2007. 2007. (Oficina).

95.
Curso de Aprimoramento e Curso Avançado do Serviço de Fisioterapia IOT HCFMUSP.Instabilidade do Cotovelo. 2007. (Simpósio).

96.
Liga de Ortopedia e Traumatologia.Lesões mais comuns e tratamento das lesões do Ombro e Cotovelo. 2007. (Simpósio).

97.
12 Congresso Brasileiro de Artroscopia e 11 Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. 2006. (Congresso).

98.
38º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia.. 2006. (Congresso).

99.
4 Curso de Artroscopia e Medicina Esportiva.. 2006. (Outra).

100.
Congreso de la SLARD. 2006. (Congresso).

101.
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP. 2006. (Congresso).

102.
37 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia.. 2005. (Congresso).

103.
Workshop de Introdução à Revisão Sistemática e Metanálise do Centro Cochrane do Brasil. 2003. (Outra).

104.
Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2002. (Congresso).

105.
Congresso Brasileiro de Pesquisa Básica em Ortopedia e Traumatologia. 2002. (Congresso).

106.
Curso de Introdução à Liga de Trauma Ortopédico da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 2002. (Simpósio).

107.
Curso de Medicina Esportiva para Acadêmicos. 2002. (Seminário).

108.
Curso de Tumor Ósseo. 2002. (Seminário).

109.
Curso Introdutório a Liga de Prevenção às Afecções Ortopédicas. 2002. (Seminário).

110.
IV Curso de Antimicrobianos. 2002. (Seminário).

111.
Jornada de Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação. 2002. (Seminário).

112.
Médico Universitário do ABC. 2002. (Congresso).

113.
Biologia Molecular - Fleury. 2001. (Simpósio).

114.
Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. Prevalência de hipotireoidismo franco e subclínico em pacientes com câncer de mama. 2001. (Congresso).

115.
II Curso de Introdução à Liga de Trauma Ortopédico. 2001. (Seminário).

116.
Medicina Esportiva ? Abordagem Multidisciplinar - FMUSP. 2001. (Simpósio).

117.
Médico Universitário do ABC. 2001. (Congresso).

118.
V Curso de Introdução à Liga de Ortopedia e Traumatologia da FM USP. 2001. (Seminário).

119.
V Curso Introdutório à Sociedade Acadêmica de Estudo e Controle do Câncer (SAECC). 2001. (Seminário).

120.
XIX Curso Anual Cirurgia de Urgência. 2001. (Seminário).

121.
Atendimento ao Politraumatizado ? Recentes Avanços Curso Teórico-Prático. 2000. (Seminário).

122.
Congresso Médico Universitário do ABC. Angioedema hereditário na gravidez. 2000. (Congresso).

123.
II Curso de Introdução ao Eletrocardiograma da FM USP. 2000. (Seminário).

124.
Internacional de Atendimento às Emergências do ABCD. 2000. (Simpósio).

125.
IV Curso Introdutório à Sociedade Acadêmica de Estudo e Controle do Câncer (SAECC. 2000. (Seminário).

126.
Congresso Médico Universitário do ABC. 1999. (Congresso).

127.
I Curso de Ventilação Mecânica da Associação Acadêmica de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva. 1999. (Seminário).

128.
I Curso Introdutório à Associação Acadêmica de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRACITELLI, M.E.C.. Curso Arnaldo Amado Ferreira Filho. 2018. (Exposição).

2.
GRACITELLI, M. E. C.. Assistente Curso Básico de Artroscopia do Ombro - Maio 2018. 2018. (Outro).

3.
GRACITELLI, M.E. C.. Assistente Curso Básico de Artroscopia do Ombro - Junho 2018. 2018. (Outro).

4.
GRACITELLI, M.E. C.. Assistente Curso Avançado de Artroscopia do Cotovelo - Agosto 2018. 2018. (Outro).

5.
GRACITELLI, M. E. C.. Assistente Curso Avançado de Artroscopia do Ombro - Setembro 2018. 2018. (Outro).

6.
GRACITELLI, M. E. C.. Assistente Curso Avançado de Artroscopia do Ombro - Outubro 2018. 2018. (Outro).

7.
GRACITELLI, M. E. C.. Assistente Curso Básico de Artroscopia do Ombro - Maio 2017. 2017. (Outro).

8.
GRACITELLI, M. E. C.. Assistente Curso Básico de Artroscopia do Ombro - Junho 2017. 2017. (Outro).

9.
GRACITELLI, M.E.C.. Assistente Curso Avançado de Artroscopia do Ombro - Agosto 2017. 2017. (Outro).

10.
GRACITELLI, M. E. C.. Assistente Curso Avançado de Artroscopia do Cotovelo - Setembro 2017. 2017. (Outro).

11.
GRACITELLI, MAURO E.C.. Comissão Organizadora do 47 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2016. (Congresso).

12.
GRACITELLI, MAURO E.C.. Coordenador do Curso Básico de Artroscopia de Ombro - 22 de fevereiro de 2016. 2016. (Outro).

13.
GRACITELLI, M.E.C.. Coordenador do Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - 24 e 25 de novembro de 2016. 2016. (Outro).

14.
GRACITELLI, M.E.C.. Monitor do Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - 01 e 02 de setembro de 2016. 2016. (Outro).

15.
GRACITELLI, M.E.C.. Coordenador do Curso Avançado de Artroscopia do Cotovelo - 08 e 09 de dezembro de 2016. 2016. (Outro).

16.
GRACITELLI, M. E. C.. Curso Avançado de Artoscopia de Ombro - 19 de setembro 2014. 2014. (Outro).

17.
GRACITELLI, M. E. C.. Curso Avançado de Artoscopia de Ombro - 21 de março 2014. 2014. (Outro).

18.
GRACITELLI, M.E. C.. Coordenador Curso Básico de Artroscopia do Cotovelo - 24 de julho de 2015. 2014. (Outro).

19.
GRACITELLI, M. E. C.. Coordenador do Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - 24 maio 2013. 2013. (Outro).

20.
GRACITELLI, M. E. C.. Coordenador do Curso Avançado de Artroscopia de Ombro - 24 agosto 2012. 2012. (Outro).

21.
GRACITELLI, M. E. C.. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia - Gerente de Sala. 2007. (Congresso).

22.
GRACITELLI, M. E. C.; MILANI, C. ; FUKUSHIMA, W. Y. ; FUJIKI, E. N. . II Curso Introdutório a Liga de Prevenção às Afecções Ortopédicas. 2002. (Outro).

23.
GRACITELLI, M. E. C.; MILANI, C. ; FUJIKI, E. N. ; FUKUSHIMA, W. Y. . Curso Preparatório para a Campanha de Prevenção de Escoliose e Pé Plano. 2001. (Outro).

24.
GRACITELLI, M. E. C.; FUJIKI, E. N. ; FUKUSHIMA, W. Y. ; FURLAN, C. ; MILANI, C. . Campanha de Prevenção de Escoliose e Pé Plano. 2001. (Outro).

25.
GRACITELLI, M. E. C.; FUJIKI, E. N. ; FUKUSHIMA, W. Y. ; FURLAN, C. ; MILANI, C. . I Curso Introdutório a Liga de Prevenção às Afecções Ortopédicas. 2001. (Outro).

26.
SILVA, P. D. V. ; GRACITELLI, M. E. C. ; Camargo, VP ; SOARES, H. P. ; GIGLIO, A. . V Curso Introdutório à Sociedade Acadêmica de Estudo e Controle do Câncer. 2001. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 19:04:54