Samara Elisana Nicareta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2401847080248705
  • Última atualização do currículo em 21/07/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010), atualmente cursa Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), faz parte do GEPHIESC - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina. Atualmente é professora-pedagoga na Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Professora da Rede Municipal de Educação de Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, infância, livro didático, história pública, educação histórica, política educacional e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samara Elisana Nicareta
Nome em citações bibliográficas
NICARETA, S. E.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Para serem bem comportadas? Imagens de mulheres em livros escolares de autoria feminina (1889-1945), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ademir Valdir dos Santos.
Palavras-chave: Mulher; Imaginário Social; Livro Didático.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: Livros Didáticos:Gênero, Currículo e ideologia na Escola Primária,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Ademir Valdir dos Santos.
Palavras-chave: livro didático, gênero, currículo e ideologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2018
Especialização em andamento em Gestão em Tecnologias e Educação a Distância.
Fundação de Estudos Sociais do Paraná, FESP/PR, Brasil.
2014 - 2015
Especialização em MBA Profissional em Comportamento Organizacional. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: A liderança e a história do movimento feminista brasileiro.
Orientador: Tânia Pereira Leal.
2002 - 2003
Especialização em psicopedagogia. (Carga Horária: 615h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Pedagogia clínica e institucional.
Orientador: Mari Angela Calderari Oliveira.
2015 - 2015
Aperfeiçoamento em Tutoria em EAD. (Carga Horária: 180h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: Tutoria em EaD. Ano de finalização: 2015.
2018
Graduação em andamento em História.
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Relátorio do Programa Alfabetização Solidária - Capacitação de Professores de Educação de Jovens e Adultos nos Estados de Alagoas e Bahia.
Orientador: Carmem Sá Brito Sigwalt.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Multimeios em Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2016 - 2017
Aperfeiçoamento para Form. de Prof. e Coord. Ped. do ciclo de Alfabetização. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Formação Integrada, docência do 4º ano. (Carga horária: 64h).
Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
2014 - 2014
V Seminário Educação dos Corpos, Culturas, Históri. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Produção Textual em Língua Inglesa. (Carga horária: 108h).
Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, FARESC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Ortografia Inglesa e Literatura. (Carga horária: 180h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2013 - 2013
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Doutrinas Políticas - Socialismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2013 - 2013
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Era Vargas: dos anos 20 à Revolução de 30. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
SEP Escola 2013. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2013 - 2013
Semana de Estudos Pedagógicos - SME. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2013 - 2013
Estratégias de Ensino da Língua Portuguesa para.... (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2013 - 2013
Encontros Regionais - Professores Ciências nos.... (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2012 - 2013
Curso de Aperf. para prof. do Ciclo de Alfab.. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 - 2013
Curso de Aperfeiçoamento para Professores do Ciclo. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Ação 2012 Polo 3 Cajuru. (Carga horária: 8h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Escola Pública: um espaço de promoção da aprend.... (Carga horária: 16h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Ação para Pedagogos. (Carga horária: 8h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2012 - 2012
SEP SME Cultura e criatividade na escola - sust.... (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2012 - 2012
SEP Escola 2012. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2012 - 2012
SEP SME O que não se aprende na escola. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2012 - 2012
SEP SME Resiliência e o Educador. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2011 - 2011
O valor da Escola Pública. (Carga horária: 24h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2011
O que um Educador precisa saber para ser um bom.... (Carga horária: 70h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Encontro de Formação: Ensino Fundamental de Nov.... (Carga horária: 8h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2011
A escola pública como espaço de promoção da apr.... (Carga horária: 24h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Jornada Pedagógica: Avaliação do Ensino e Apren.... (Carga horária: 8h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Itinerante 2010: disseminação da política curri.... (Carga horária: 12h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada para Orientadores e Coorden.... (Carga horária: 16h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2010 - 2010
As necessidades da escola a partir de seus limi.... (Carga horária: 24h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Tempo, Espaço e Autonomia da Escola: o Projeto .... (Carga horária: 24h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas para educ. de Esc. Publ. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Homossexualidades e escola. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2009 - 2009
Estudos para a Discussão sobre a Concepção de C.... (Carga horária: 24h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Disseminação da Política Curricular e de Gestão.... (Carga horária: 16h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Grupo de Estudos aos Sábados - 2009. (Carga horária: 30h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Estudos para a Discussão sobre o Processo de En.... (Carga horária: 16h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Estudos para Org. e El. do Plano de Ação da Escola. (Carga horária: 24h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de Estudos aos Sábados de Conselheiros Es.... (Carga horária: 30h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2008 - 2008
O Currículo Frente aos Desafios Educacionais Co.... (Carga horária: 24h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Reflexos para Implementação do Projeto Político-Pe. (Carga horária: 24h).
Superintendência de Educação do Paraná, SUD, Brasil.
2007 - 2007
Curso Educar na Diversidade - Formação Docente. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2007 - 2007
Assessoramento dos Cadernos Pedagógicos nas àreas. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2006 - 2006
Saúde e Prevenção na Escola - Módulo IV. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2006 - 2006
Saúde e Prevenção: Sexualidade e Drogas III. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2006 - 2006
Forma e Movimento. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viáro, GUIDO, Brasil.
2006 - 2006
Saúde e Prevenção na Escola IV. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2006 - 2006
Diretrizes Pedagógicas e Administrativas. (Carga horária: 24h).
SEED - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Saúde e Prevenção: Adolescência e Sexualidade II. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2006 - 2006
Educação Nutricional II. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2006 - 2006
Encontro Estadual de Professores de Filosofia. (Carga horária: 8h).
APP Sindicato, APP, Brasil.
2006 - 2006
Saúde e Prevenção, Sexualidade e Drogas - Módulo I. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2005 - 2005
Consumo Sustentável. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2005 - 2005
Informática para Iniciantes. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2005 - 2005
Trabalhando com a Língua Portuguesa e a Matematica. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2005 - 2005
Matemática - Princípios Básicos. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2005 - 2005
Educação do Trabalhador/Formação do Professor. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Repensando o Ensino da Matemática. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2004 - 2004
Trabalhando com Recurso Lego no EF. (Carga horária: 16h).
EDAcom Tecnologia, EDA, Brasil.
2004 - 2004
Construcionismo Linguagem Logo. (Carga horária: 33h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2004 - 2004
Desenvolvendo Projetos com Recurso Lego. (Carga horária: 4h).
EDAcom Tecnologia, EDA, Brasil.
2004 - 2004
Educação Especial: Rompendo Barreiras. (Carga horária: 80h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Dificuldade de Aprendizagem. (Carga horária: 15h).
Hospital de Clínicas do Paraná, HC, Brasil.
2003 - 2003
Educação Nutricional I. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2003 - 2003
Educação Nutricional para Professores. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2003 - 2003
Alfabetização Teoria e Prática. (Carga horária: 24h).
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Formação de Capacitadores e Monitores. (Carga horária: 184h).
Positivo Informática - Matriz, POSITIVO, Brasil.
2002 - 2002
O Princípio Educativo do Trabalho na Educação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
IPD/DOS?WINDOWS?WORD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
A prevenção da Violência Doméstica. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Mini-curso: Abordagem de Temas Filosóficos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Oficina de Arte. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Língua inglesa instrumental I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Membro do GEPHIESC, Carga horária: 0


Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna do Programa de Mestrado, Carga horária: 0


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pedagogo, Carga horária: 20
Outras informações
Professora-pedagoga: Colégio Estadual Afredo Chaves (2005-2005); Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo (2006-2011); Colégio Estadual Santa Rosa (2012/2012); Colégio Estadual Gabriela Mistral (2013/2014); Colégio Estadual Pedro Macedo (2015/Atual). Acréscimo de jornada de trabalho: Professora do curso de Formação de Professores, Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln (2007-2009); Coordenadora do Programa Pró-funcionário no Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln (2009-2011); Professora Pedagoga no Colégio Estadual Santa Rosa (2012-2012); e, Colégio Estadual Milton Carneiro (2017-2017).


Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional do Magistério - Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuando como Professora: Escola Municipal Professora Erica Plewka Mlynarczyk (2003-2006); Escola Municipal Raul Gelbeck (2007-2009); Escola Municipal Vereadora Lais Peretti (2009-2009); Escola Municipal Desembargador Marçal Justen (2011-2013); Escola Municipal Ivaiporã (2016-Atual). Acréscimo de jornada de trabalho (RIT - Regime Integral de Trabalho) em: Escola Municipal Vereadora Lais Peretti (2003-2003), Escola Municipal Professora Erica Plewka Mlynarczyk (2004-2004); Creche Municipal Dalagassa (2004-2004).

Atividades

09/2003 - 09/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Municipal Professora Erica Plewka Mlynarczyk - Conselho Escolar, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Escolar.
08/2003 - 09/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, APPF da Escola Municipal Professora Erica Plewka Mlynarczyk, .

Cargo ou função
Membro da APPF.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
IMIGRAÇÃO, EDUCAÇÃO E ETNICIDADE: AMÁLGAMA HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA EM SANTA CATARINA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ademir Valdir dos Santos em 27/06/2015.
Descrição: Propomos pesquisar o processo histórico de instituição da escola primária de Santa Catarina, conjugando conceitos e categorias relacionados à imigração europeia - com destaque para a alemã - e à etnicidade, os quais pressupomos amalgamados no contexto. A pergunta norteadora é: Como se instituiu historicamente, considerados o panorama da imigração e a perspectiva étnica, a escola primária de Santa Catarina, nos séculos XIX e XX? A pesquisa objetiva: Contribuir, teórica e metodologicamente, para a consolidação do campo da História da Educação Brasileira, focalizando o processo histórico de institucionalização da escola e considerando a diversidade e multiplicidade das formas históricas de organização escolar no Brasil; Discutir as questões da diversidade e polissemia de sentidos relacionadas ao processo histórico de elaboração e difusão da cultura que produz a cultura escolar; Caracterizar o processo de instituição da escola primária em Santa Catarina mediante a identificação, análise e interpretação dos aspectos históricos da imigração e da etnicidade; Elaborar subsídios sobre a criação, instalação e transformação da escola primária em Santa Catarina durante os séculos XIX e XX, considerando o processo de sua institucionalização e integração ao sistema escolar público e privado; Discutir, no âmbito da indissociabilidade entre políticas e práticas educacionais, a finalidade social histórica da escola primária, bem como conceitos, concepções e ideias pedagógicas relacionadas aos processos educativos e formativos, à docência, às disciplinas escolares (que dizem respeito à seleção de conteúdos e metodologias, ao ensino e aprendizagem, à organização curricular, de recursos e materiais didáticos e de avaliação) e às relações entre atores escolares e comunitários nos planos institucionais internos e externos. Quanto à metodologia, nos embasamos nos pressupostos de abordagem, procedimentais e teórico-analíticos de Trywhitt (1968), Viñao (2008), Gatti Júnior (2002), Peñalonzo (2003), Julia (2001), Chervel (1998; 1990), Santos (2012; 2010; 2009), Kreutz (1999; 1994), Willems (1980), Seyferth (2003; 1994; 1990), Kreutz (1999; 1994), Müller (1994), Fiori (1991), Dallabrida (2003) e Ianni (1972); no que tange à História de Instituições Escolares, estamos particularmente orientados pelas premissas investigativas de Nosella e Buffa (2009; 2008). Trata-se de pesquisa documental com o uso da legislação educacional, ofícios, livros de registro diversos, livros de matrícula, livros de atas, fotografias, acervo da biblioteca, cadernos, livros didáticos, planos de aula e imprensa. Algumas vezes, as comunidades possuem documentos diversos que também cooperam na composição dos fundos para pesquisa. Utiliza-se ainda o acervo privado construído desde 1997, referente ao processo de colonização com imigrantes alemães. Além disso, no ano de 2007 foi localizado um conjunto documental referente à colonização teuta em Santa Catarina ocorrida nos finais do século XIX e início do século XX, junto ao Arquivo Estadual de Hamburgo (Staatsarchiv Hamburg). Conta-se ainda com disponibilidade de importantes centros de documentação: Seção de Educação do Museu Histórico Emílio da Silva e Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, ambos situados em Jaraguá do Sul; Arquivo Histórico de Joinville; Arquivo Histórico Prof. José Ferreira da Silva (de Blumenau) e o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (Florianópolis). Com base em trabalho de campo já realizado e naqueles em andamento, é viável, ainda, a localização de antigos professores, administradores e alunos, o que permite resgate de memória oral sobre a história das instituições escolares primárias. As análises e categorização estão propostas com base em Nosella e Buffa (2009; 2008), Alves (2003) e Meneses (2003).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
A organização escolar: perspectivas históricas
Descrição: O projeto representa a continuidade das propostas de pesquisa que vem sendo realizadas desde o ano de 2006, desenvolvidas por meio de dois projetos sob nossa responsabilidade: Práticas Pedagógicas Contemporâneas e História de Instituições Escolares: Escolas Étnicas no Sul Brasileiro. Nesse sentido, a investigação intitulada A Organização Escolar: Perspectivas Históricas representa a confluência de questões teóricas e metodológicas já abordadas com êxito. De acordo com tal perspectiva, implica o amadurecimento e consolidação de proposições de investigação vinculadas à produção docente e discente realizadas no âmbito da Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, com trabalhos vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e História: Cultura Escolar e Prática Pedagógica e ao Projeto de Extensão Museu da Escola: Lugar de História e de Memória. O problema de pesquisa é sucintamente expresso pela questão: Como se configuraram historicamente os aspectos espacial, temporal, intelectual e social da organização escolar no âmbito da educação brasileira? De modo geral, objetiva fornecer contribuições de natureza teórico-prática para o campo da História da Educação Brasileira, focalizando as instituições educacionais e considerando a multiplicidade das formas históricas da organização escolar. Como objetivos específicos propõe: Investigar o processo histórico de criação, instalação e evolução de instituições escolares, analisando aspectos de sua organização; Analisar os processos educativos, as relações entre os atores escolares e as práticas pedagógicas, constituintes históricos da conformação da organização escolar; Discutir, no âmbito da prática educativa, a função histórica da escola como instituição, as concepções sobre os processos de ensino e aprendizagem, as seqüências didáticas e de conteúdo, as relações interativas em sala de aula (professores alunos), a organização social das classes.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Práticas Pedagógicas Contemporâneas
Descrição: O projeto propõe a investigação da Educação escolar contemporânea, podendo focar em seus dois níveis (Educação Básica e Superior), analisando as práticas pedagógicas na Educação escolar brasileira. Neste sentido, atenta para os aspectos da complexidade da organização escolar, privilegiando questões de infra-estrutura e espaço físico, da atividade docente e discente, do conhecimento escolar e da questão curricular, bem como aspectos conjunturais e contextuais, compreendendo as práticas pedagógicas como construções sociais imbuídas de uma complexa configuração. Os objetivos específicos são: Caracterizar as práticas pedagógicas na educação escolar brasileira, focalizando aspectos da organização escolar e da docência; Elaborar um perfil dos profissionais docentes, discutindo sua formação e atuação na escola; Reunir subsídios para a elaboração de propostas de práticas pedagógicas aplicáveis à realidade e ao perfil dos docentes da escola brasileira, considerando a natureza do conhecimento escolar e as questões curriculares; Compreender os processos educativos sociais, as relações entre os atores escolares, bem como as práticas pedagógicas, constituintes da complexidade da organização escolar. As especificidades epistemológicas para a pesquisa em educação que o projeto solicita são, em parte, delineadas em função da aderência dos projetos de pesquisa dos mestrandos, uma vez que tais pesquisas pontuam aspectos específicos das práticas pedagógicas contemporâneas a investigar, como, por exemplo: tecnologias educacionais, disciplinas escolares diversas (Educação Física, Língua Inglesa, etc), educação sexual, educação a distância, aspectos da educação especial, entre outros.Relevância do tema: A sociedade contemporânea é profundamente permeada pelos conhecimentos e habilidades elaborados através dos processos formais de escolarização. A relevância da discussão sobre os modelos teóricos e condicionantes do contexto educativo que determinam a prática pedagógica na educação conte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) .
Integrantes: Samara Elisana Nicareta - Integrante / Ademir Valdir dos Santos - Coordenador / Ariclê Vecchia - Integrante / Ana Paula de Quadros Coquemala - Integrante / Elizabete Ristow Nascimento - Integrante / Isabel Cristina Vollet Marson - Integrante / Dinamara Pereira Machado - Integrante / Marisilvia dos Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade Tuiuti do Paraná - Remuneração.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Aperiens de Educação, ISSN 2359-0491


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Aperiens de Educação, ISSN 2359-0491


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Medalha de Ouro; Prova Arremesso de peso; Categoria W40; Torneio Avega de Atletismo Master, Porto Alegre/RS, AVEGA - Associação dos Veteranos Gaúchos de Atletismo.
2014
Medalha de Ouro; Prova Lançamento de Disco; Categoria W40; Torneio Avega de Atletismo Master, Porto Alegre/RS, AVEGA - Associação dos Veteranos Gaúchos de Atletismo.
2014
Medalha de Ouro; Prova Lançamento de Martelete; Categoria W40; Torneio Avega de Atletismo Master, Porto Alegre/RS, AVEGA - Associação dos Veteranos Gaúchos de Atletismo.
2014
Medalha de Ouro; Prova Lançamento de Martelo; Categoria W40; Torneio Avega de Atletismo Master, Porto Alegre/RS, AVEGA - Associação dos Veteranos Gaúchos de Atletismo.
2014
Medalha de Prata; Prova Lançamento de Martelo; Categoria W40; XVII Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, João Pessoa/PB, ABRAM - Associação Brasileira de Atletismo Master.
2014
Medalha de Ouro; Prova Lançamento de Martelete; Categoria W40; XVII Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, João Pessoa/PB, ABRAM - Associação Brasileira de Atletismo Master.
2014
Medalha de Ouro, Prova Arremesso de Peso, Categoria W40, 12º Torneio de Atletismo Master Prof Frederico Guilherme Hochstatter, Ribeirão Preto-SP, ARPAM - Associação Ribeirãopretana de Atletismo Master.
2014
Medalha de Ouro, Prova Lançamento de Martelo, Categoria W40, 12º Torneio de Atletismo Master Prof Frederico Guilherme Hochstatter, Ribeirão Preto-SP, ARPAM - Associação Ribeirãopretana de Atletismo Master.
2013
Medalha de Bronze; Prova Lançamento de Martelete; Categoria W40; 12º Troféu Brasil de Atletismo Master, São Paulo/SP, ANASP/ABRAM - Associação Brasileira de Atletismo Master.
2013
Medalha de Bronze; Prova Lançamento de Martelo; Categoria W40; 12º Troféu Brasil de Atletismo Master, São Paulo/SP, ANASP/ABRAM - Associação Brasileira de Atletismo Master.
2012
Medalha de Bronze; Prova 200m; Categoria W35; 16º Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, Porto Alegre/RS., Associação Brasileira de Atletismo Master.
2012
Medalha de Prata; Prova Lançamento de Dardo; Categoria W35; 16º Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, Porto Alegre/RS., Associação Brasileira de Atletismo Master.
2010
Mestra em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NICARETA, S. E.2015NICARETA, S. E.. Ensino Feminino e Currículo no Brasil: reflexões iniciais. Revista Aperiens de Educação, v. 2, p. 18-28, 2015.

2.
NICARETA, S. E.2014NICARETA, S. E.. Ensaio: 'A Câmara Clara': notas sobre a fotografia, de Roland Barthes. Revista Aperiens de Educação, v. 1, p. 76-80, 2014.

3.
Santos, Ademir Valdir dos2008Santos, Ademir Valdir dos ; NICARETA, S. E. . O Abrasileiramento infantil: livros didáticos e currículo da escola primária no Estado Novo. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso), v. 3, p. 113-130, 2008.

4.
CASTRIANI, MIguel de Jesus2006CASTRIANI, MIguel de Jesus ; DEMARIO, P. C. ; MESQUITA, B. ; NICARETA, S. E. . Seis Meses: pouco para mudar o mundo, mas dá para começar. Athena.Revista Científica de Educação (Online), v. 07, p. 15-24, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NICARETA, S. E.. História e imagem pública: o feminino e a imprensa paranaense nos anos 80. 1. ed. Colombo: Prepárate Desenvolvimento Humano, 2014. 83p .

Capítulos de livros publicados
1.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Imaginário social e literacia na educação histórica. In: BUENO, A.; ESTACHESKI, D.; CREMA, E.. (Org.). Por um outro amanhã: apontamento sobre aprendizagem histórica. 1ed.Rio de Janeiro/União da Vitóri: Edição LAPHIS/Sobre Ontens, 2016, v. 1, p. 577-582.

2.
F, Karen ; NICARETA, S. E. . Górgias - O mito do julgamento. In: Karen Franklin. (Org.). Mitos Platônicos para crianças - A Filosofia Através dos Mitos. 1ed.Fortaleza: UFC, 2005, v. 1, p. 80-87.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . O discurso epistolar e os manuais de civilidade na construção do imaginário feminino. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: discursos e desigualdades sociais, 2016, Belo Horizonte. Programação e Caderno de Resumos do IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: discursos e desigualdades sociais. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letra, 2016. p. 431-431.

2.
ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Anonimato literário e imaginário feminino: a obra 'Cartas sobre a educação das meninas' (1838). In: I Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade, 2016, Teresina. Anais de Trabalhos Completos do I Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade. Teresina: NEPEC, 2016. v. 1. p. 0-0.

3.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . 'Academia das Mulheres' (1823): a identidade feminina na obra de Zacarias Alves Faca. In: I Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade, 2016, Teresina. Anais de Trabalhos Completos do I Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade. Teresina: NEPEC, 2016. v. 1. p. 0-0.

4.
NICARETA, S. E.. As Marginais, as Perdidas, as Honestas e as Desejadas: As Categorias da Imagem Feminina na Imprensa Curitibana nos Anos 1980. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções, 2015, São Paulo. Anais do VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções. São Paulo, 2014. v. 1. p. 1-17.

5.
NICARETA, S. E.. A Imagem Feminina e a Primeira República: estudo da modernidade e do americanismo na 'Nova Cartilha' (1915). In: Congresso Internacional Linguagem e Interação III, 2015, São Leopoldo. ANAIS do III Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 1424-1427.

6.
NICARETA, S. E.. Análise de gênero em imagens da obra 'Rute e Alberto' de Cecília Meireles. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização, 2015, Maringá. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização, 2015. v. 1.

7.
NICARETA, S. E.. Enlaces do imaginário, a arquitetura e o Grupo Escolar Tiradentes. In: XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD e IX ENAEH, 2015, Curitiba. Anais do XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD e IX ENAEH. Curitiba: PUC-PR, 2015. p. 584-598.

8.
NICARETA, S. E.; TRZASKOS, L. ; NICARETA, S. M. ; SANTOS, A. C. N. . Percepções acerca da 'Cartilha da Maternidade' (1932). In: XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD e IX ENAEH, 2015, Curitiba. Anais do XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD e IX ENAEH. Curitiba: PUCPR, 2015. p. 4654-4662.

9.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. M. ; SANTOS, A. C. N. . A formação do pedagogo empresarial e os saberes da organização técnica do trabalho. In: XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD e IX ENAEH, 2015, Curitiba. Anais XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD ? Cátedra UNESCO e IX ENAEH. Curitiba: PUCPR, 2015. p. 6014-6024.

10.
NICARETA, S. E.. Como se obedece: a construção imagética da infância e de gênero nas primeira leituras morais e instrutivas. In: X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação: Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014, Curitiba. Anais do X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação: Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba: PUC-PR, 2014. v. 1.

11.
NICARETA, S. E.. Imagem e construção da identidade de gênero: estudo a partir da cartilha Proença (1955). In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, 2013, Curitiba. Anais do XI Educere, II SIRSSE e IV SIPD-Cátedra Unesco. Curitiba, 2013. v. 1.

12.
NICARETA, S. E.. Imagens e elementos da matemática em cartilhas e livros de leitura de 1930 a 1960. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, 2013, Curitiba. Anais do XI Educere, II SIRSSE e IV SIPD-Cátedra Unesco. Curitiba, 2013. v. 1.

13.
NICARETA, S. E.. Projeto de Nação e as Políticas do Livro Didático. In: XII Encontro Estadual da ANPAE- SP e VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste, 2012, Campinas. XII Encontro Estadual da ANPAE- SP e VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste. Campinas: UNICAMP:SP, 2012.

14.
NICARETA, S. E.; SANTOS, A. V. . O Livro Didático na Escola Primária (1915 - 1969). In: 34ª Reunião Anual - Anped, 2011, Natal. Educação e Justiça Social - 34ª Reunião Anual. Rio de Janeiro: Anped, 2011. v. 1. p. 55-55.

15.
NICARETA, S. E.. O papel social feminino representado em cartilhas, livros de educação moral e cívica e livros de leitura. In: VII Seminário de Teoria e Prática de Ensino, 2010, Curitiba. O papel social feminino representado em cartilhas, livros de educação moral e cívica e livros de leitura. Curitiba, 2010.

16.
NICARETA, S. E.; NASCIMENTO, E. R. . Formação docente para a educação infantil nos centros de educação infantil - CEIS conveniados a secretaria de educação de Curitiba. In: VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, 2009, São Paulo. Anais do VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. São Paulo, 2009.

17.
NICARETA, S. E.; SANTOS, A. V. . Trabalho Docente e Gênero na Escola Primária: uma Configuração Histórica do Feminino. In: VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, 2009, São Paulo. Anais do VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. São Paulo, 2009.

18.
NICARETA, S. E.. A Imagem Feminina nos Livros Didáticos nos anos 1930 - 40. In: IX Congresso Nacional de Educação, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e no III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba: PUC - PR, 2009. v. 1. p. 1941-1948.

19.
NICARETA, S. E.; NASCIMENTO, E. R. . Os Livros didáticos na escola primária nos anos 1930-40 e a imagem feminina. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e no III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e no III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba: PUCPR, 2009. v. 1. p. 210-224.

20.
NICARETA, S. E.. Analisando Algumas Causas da Indisciplina Escolar. In: IV Seminário Indisciplina na Educação Contemporânea, 2008, Curitiba. Anais do IV Seminário Indisciplina na Educação Contemporânea. Curitiba: UTP/PUC-PR, 2008. v. 1. p. 181-195.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NICARETA, S. E.. Discussões de gênero na formação inicial do professor. In: Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente, 2013, Curitiba - PR. Anais do I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Curitiba - PR: Editora da UTFPR, 2013. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . The Distinction of the Citizen: Reading and Writing in the Teaching Programs of the São Paulo Teaching Yearbooks of 1918. In: Conferência Internacional Permanente sobre Historia de la Educacion/International Standing Conference for the History of Education, 2017, Buenos Aires. Acta 39º ISCHE. Educación y emancipación. Buenos Aires: UBA, 2017. p. 1-1.

2.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . O discurso epistolar e os manuais de civilidade no imaginário feminino na América ni início do oitocentos. In: III Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa, 2016, Curitiba. Caderno de Resumos do III Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. Curitiba: GCEAP, 2016. v. 1. p. 27-28.

3.
ABBEG, T. P. ; TRZASKOS, L. ; ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Uma revisão sobre a Matemática jesuítica. In: III Colóquio cultura e Educação na América Portuguesa, 2016, Curitiba. Caderno de Resumos do III Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. Curitiba: GCEAP, 2016. v. 1. p. 48-49.

4.
ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Feminismo e o combate ao liberalismo no discurso de Zacarias Alves Faca (1823). In: VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016, Duque de Caxias-RJ. Revista Philologus, Anais do VIII SINEFIL. Rio de Janeiro: CEFFIL, 2016. v. 22. p. 50-50.

5.
ABBEG, T. P. ; NICARETA, S. E. ; TRZASKOS, L. ; ABBEG, V. A. J. O. . Retextualização na licenciatura em matemática. In: VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016, Duque de Caxias-RJ. Revista Philologus, Anais do VIII SINEFIL. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2016. v. 22. p. 68-69.

6.
ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Aspectos da desigualdade de gênero na obra 'O Paraná Mental' (1908), de Mariana Coelho. In: IV Simpósio Internacional de Análise do Discurso: discursos e desigualdades sociais, 2016, Belo Horizonte. Programação e caderno de resumos do IV Simpósio Internacional de Análise do Discurso: discursos e desigualdades sociais. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letra, 2016. v. 1. p. 485-486.

7.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Uma aproximação das concepções de imaginário social e literacia histórica. In: VIII Seminário de Educação Histórica LAPEUH-UFPR: Jörn Rüsen e o ensino de história no Brasil, 2015, Curitiba. Caderno de Resumos do VIII Seminário de Educação Histórica LAPEUH-UFPR: Jörn Rüsen e o ensino de história no Brasil. Curitiba: Lapeduh-UFPR, 2015.

8.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Alfabetização histórica: experiência com educandos do 2º ano fundamental. In: VIII Seminário de Educação Histórica LAPEUH-UFPR: Jörn Rüsen e o ensino de história no Brasil, 2015, Curitiba. Cadernos de Resumos do VIII Seminário de Educação Histórica LAPEUH-UFPR: Jörn Rüsen e o ensino de história no Brasil. Curitiba: Lapeduh-UFPR, 2015.

9.
NICARETA, S. E.. 'Quando crescer quero ser Professora!' Imagem docente em livros didáticos no século XX. In: VII Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do VII Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no "Breve Século XX". Ponta Grossa, 2013. p. 155-155.

10.
NICARETA, S. E.. As desconhecidas de Curitiba: a imagem e o discurso jornalistico acerda da mulher marginalizada em 'O Diário Popular' na década de 1980. In: VII Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do VII Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no "Breve Século XX". Ponta Grossa, 2013. p. 210-210.

11.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. ; ABBEG, T. P. . Atletismo master: competição, saúde e qualidade de vida. In: 35º Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Caetano do Sul. 35º Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2012. v. 1. p. 207-207.

12.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Articulação entre acervos, cultura escolar e educação histórica: usos de centro virtual de memória em escola pública paranaense. In: Simpósio Internacional de História Pública, 2012, São Paulo. A história e seus públicos: Simpósio Internacional de História Pública. São Paulo: NEHCI/FFLCH/USP, 2012. v. 1. p. 118-118.

13.
Santos, Ademir Valdir dos ; Nascimento, Elisabet Ristow ; NICARETA, S. E. . A escola e a formação do trabalhador. In: XVII - Colóquio afirse - secção portuguesa, 2009, Lisboa. XVII - Colóquio afirse - secção portuguesa -, 2009. v. XVII. p. 152-152.

14.
NICARETA, S. E.; Daniel José G. Pinto ; Jean Xavier ; Josiane Ferla ; Mariângela Cunha ; Marisilvia dos Santos ; Ricardo Westphalen Jucá ; NASCIMENTO, E. R. . Pesquisa em Educação: Práticas Pedagógicas Elemetos Articuladores - Grupo de Mestrado de 2008. In: IX Seminário Pedagogia em Debate, 2009, Curitiba. Anais do IX Seminário Pedagogia em Debate. Curitiba: UTP, 2009. v. 1. p. 209-209.

15.
NICARETA, S. E.; Ricardo Westphalen Jucá . A Imagem Feminina nos Livros Didáticos de Inglês no Colégio Pedro II: 1930 a 1945. In: IX Seminário Pedagogia em Debate, 2009, Curitiba. IX Seminário Pedagogia em Debate. Curitiba: UTP, 2009. v. 1. p. 225-225.

16.
NICARETA, S. E.. A Imagem Feminina nos Livros Didáticos nos anos 1930-40. In: VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio de Formação de Professores, 2008, Curitiba. Anais do VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio de Formação de Professores. Curitiba: UTP, 2008.

17.
OLIVEIRA, M. C. M. ; ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Do Mate ao Café. In: Semana de Ensino Pesquisa e Extensão, 2003, Curitiba. Semana de Ensino Pesquisa e Extensão, 2003.

18.
OLIVEIRA, M. C. M. ; ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Modernidade, Liberdade, Subjetividade e Educação. In: XVI Semana de Ensino Pesquisa e Extensão: Educação e Política na América Latina, 2002, Curitiba. Modernidade, Liberdade, Subjetividade e Educação. Curitiba: Imprensa Universitária, 2002. v. 1.

19.
OLIVEIRA, M. C. M. ; ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Para uma concepção de Modernidade Paranista. In: Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2002, Santa Rosa. Para uma concepção de Modernidade Paranista. Ijuí: UNIJUÍ, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
ABBEG, A. V. ; TRZASKOS, L. ; NICARETA, S. E. . A mulher e o método na Aritmética, de Cecy Cony (1938). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NICARETA, S. E.. Presciliana, entre o didático e a imprensa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . O discurso epistolar e os manuais de civilidade no imaginário feminino na América no início do oitocentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Anonimato literário e imaginário feminino: a obra 'Cartas sobre a educação das meninas' (1838). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . 'Academia das Mulheres' (1823): a identidade feminina na obra de Zacarias Alves Faca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NICARETA, S. E.; ABBEG, T. P. ; TRZASKOS, L. ; ABBEG, V. A. J. O. . Carteado de sexta a tarde: experiência com jogos lúdicos na alfabetização matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
TRZASKOS, L. ; NICARETA, S. E. ; ABBEG, T. P. ; ABBEG, V. A. J. O. . 'O fim do caminho' ou 'uma nova jornada'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Imaginário social e literacia na educação histórica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . O discurso epistolar e os manuais de civilidade na construção do imaginário feminino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Aspectos da desigualdade de gênero na obra 'O Paraná Mental' (1908) de Mariana Coelho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, A. C. N. ; NICARETA, S. E. ; ABBEG, V. A. J. O. . Discurso jornalistico da loucura em Curitiba: o hospício e as páginas do Diário da Tarde (1900-1960). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NICARETA, S. E.. A imagem feminina e a Primeira República: estudo da modernidade e do americanismo na 'Nova Cartilha' (1915). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Uma aproximação das concepções de Imaginário Social e Literacia Histórica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Alfabetização histórica: experiência com educandos do 2º ano fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
NICARETA, S. E.. Enlaces do imaginário, arquitetura e o Grupo Escolar Tiradentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NICARETA, S. E.; TRZASKOS, L. ; NICARETA, S. M. ; SANTOS, A. C. N. . Percepções acerca da 'Cartilha da Maternidade' (1932). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. M. ; SANTOS, A. C. N. . A formação do pedagogo empresarial e os saberes da organização técnica do trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
NICARETA, S. E.. Como se obedece: a construção imagética da infância e de gênero nas primeiras leituras morais e instrutivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
NICARETA, S. E.. As marginais, as perdidas, as honestas e as desejadas: as categorias da imagem feminina na imprensa curitibana nos anos 1980. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NICARETA, S. E.. História Pública linguagem e imagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
NICARETA, S. E.. A linguagem imagética, a mulher e o livro didático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
NICARETA, S. E.. Imagem e construção da identidade de gênero: estudo a partir da cartilha Proença (1955). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NICARETA, S. E.. Imagens e elementos da matemática em cartilhas e livros de leitura de 1930 a 1960. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Articulação entre acervos, cultura escolar e educação histórica: usos de centro virtual de memória em escola pública paranaense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . História Pública como Princípio Educativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Políticas de Saúde, Esporte e Qualidade de Vida na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
NICARETA, S. E.. Projeto de Nação e as Políticas Públicas do Livro Didático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
NICARETA, S. E.; SANTOS, A. V. . O Livro Didático na Escola Primária (1915 - 1969). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
NICARETA, S. E.. Livros Didáticos: gênero, currículo e ideologia na escola primária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
NICARETA, S. E.. Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/ PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
NICARETA, S. E.. Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/ PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
NICARETA, S. E.. Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/ PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
NICARETA, S. E.. Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/ PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
NICARETA, S. E.; Nascimento, Elisabet Ristow . Livros didáticos na escola primária nos anos 1930-40 e a imagem feminina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
NICARETA, S. E.. A imagem feminina nos livros didáticos nos anos 1930-40. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
NICARETA, S. E.. A Imagem Feminina nos Livros Didáticos nos Anos 1930-40. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
NICARETA, S. E.. Analisando algumas causas da indisciplina escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
NICARETA, S. E.. Analisando o Curso de Formação de Docentes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
DEMARIO, P. C. ; F, Karen ; MESQUITA, B. ; NICARETA, S. E. . Seis meses é pouco para mudar o mundo, mas dá para começar - Resgate de valores à não distinção de sexo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
NICARETA, S. E.; DEMARIO, P. C. ; MESQUITA, B. . Seis meses é pouco para mudar o mundo, mas dá para começar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
NICARETA, S. E.. Psicopedagogia Institucional e Clínica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
NICARETA, S. E.. Poesias Tristes Seletas. São Paulo: Perse, 2012 (Livro de Poesias).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NICARETA, S. E.. Livros didáticos: gênero, currículo e ideologia na escola primária. 2010.

2.
NICARETA, S. E.; ROCHA, L. M. ; MILLIORIN, S. A. . Atuação Psicopedagógica Clínica. 2002.

3.
NICARETA, S. E.; MASCHIO, E. C. F. ; KINAP, Beatriz ; BOARON, M. T. W. . Relatório de Avaliação do Programa Alfabetização Solidária nos Municípios de Girau do Ponciano e Campo Alegre, Alagoas. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Impressos escolares no Brasil: histórias e inovações. 2017. (Coordenação de Sessão Temática).

2.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Livros de leitura e literatura escolar basileira. 2016. (Coordenação de Simpósio).

3.
NICARETA, S. E.; ABBEG, V. A. J. O. . Literatura, feminino e modernidade no alvorecer do século XX. 2016. (Coordenação de Simpósio).

4.
NICARETA, S. E.. Oficina: Revelando Imagens em Livros Didáticos. In: XXV SEPE e VIII Semana de Pedagogia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
NICARETA, S. E.. Revelando imagens em livros didáticos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
NICARETA, S. E.. Aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
NICARETA, S. E.. II Grupo de Estudo aos sábados - Filosofia - Ensino Médio. 2006. .

8.
NICARETA, S. E.. Diretrizes Pedagógicas e Administrativas para a Educação básica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
NICARETA, S. E.. Trabalhando a Matemática na EJA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
NICARETA, S. E.. Trabalhando a Matemática na EJA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
NICARETA, S. E.; MASCHIO, E. C. F. . Alfabetização a partir de Textos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
NICARETA, S. E.; MASCHIO, E. C. F. ; KINAP, Beatriz ; BOARON, M. T. W. . Capacitação, acompanhamento e avaliação do Projeto de Alfabetização de Adultos no Estado de Alagoas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
NICARETA, S. E.. Curso de Capacitação dos Docentes do Programa Alfabetização Solidária. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
NICARETA, S. E.. Poesias Tristes Seletas. 2012 (Livro de Poesias).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NICARETA, S. E.; SANTOS, A. V.; SILVA, A. P.; NAZARIO, J. D.. Participação em banca de Paola Cristina Wentz.A memória de escola de velhas senhoras do Ribeirão da Ilha, Florianópolis, Santa Catarina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NICARETA, S. E.. Comissão técnica de Verificação da Habilitação para condução dos procedimentos de crescimento vertical e horizontal dos profissionais do magistério. 2006. Prefeitura Municipal de Curitiba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional Linguagem e Interação III. A imagem feminina e a Primeira República: estudo da modernidade e do americanismo na "Nova Cartilha" (1915). 2015. (Congresso).

2.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Análise de gênero em imagens da obra "Rute e Alberto" de Cecília Meireles. 2015. (Congresso).

3.
VIII Seminário de Educação Histórica LAPEUH-UFPR: Jörn Rüsen e o ensino de história no Brasil.Uma aproximação das concepções de imaginário social e literacia histórica. 2015. (Seminário).

4.
XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD e IX ENAEH. Enlaces do imaginário, a arquitetura e o Grupo Escolar Tiradentes. 2015. (Congresso).

5.
I Seminário Paranaense de Pós-graduandos em História. 2014. (Seminário).

6.
VII Simpósio Nacional de História Cultural: escritas, circulação, leituras e recepção.As marginais, as perdidas, as honestas e as desejadas: as categorias da imagem feminina na imprensa curitibana nos anos 1980. 2014. (Simpósio).

7.
V Seminário Educação dos Corpos, Culturas, História (IV Seminário Internacional A Teoria Crítica oje). 2014. (Seminário).

8.
X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação: Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Como se obedece: a construção imagética da infância e de gênero nas primeiras leituras morais e instrutivas. 2014. (Congresso).

9.
Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente.Discussões de gênero na formação inicial do professor. 2013. (Simpósio).

10.
VII Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e subjetividade no."Quando crescer quero ser Professora!" Imagem docente em livros didáticos no século XX. 2013. (Simpósio).

11.
VII Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e subjetividade no.As desconhecidas de Curitiba: a imagem e o discurso jornalistico acerda da mulher marginalizada em. 2013. (Simpósio).

12.
VI Seminário Brasileiro de Educação Histórica. 2013. (Seminário).

13.
XI Congresso Nacional de Educação - Educere. Imagem e construção da identidade de gênero: estudo a partir da cartilha Proença (1955). 2013. (Congresso).

14.
XI Congresso Nacional de Educação - Educere. Imagens e elementos da matemática em cartilhas e livros de leitura de 1930 a 1960. 2013. (Congresso).

15.
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.História Pública como Princípio Educativo. 2012. (Encontro).

16.
Simpósio Internacional de História Pública: a história e seus públicos.Articulação entre acervos, cultura escolar e educação histórica: usos de centro virtual de memória em escola pública paranaense. 2012. (Simpósio).

17.
XII Encontro Estadual da ANPAE- SP e VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste.Projeto de Nação e as Políticas do Livro Didático. 2012. (Encontro).

18.
34ª Reunião Anual - Anped. O Livro Didático na Escola Primária (1915 - 1969). 2011. (Congresso).

19.
Itinerante 2010: Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/PR.Gestão Escolar - Administração Escolar. 2010. (Oficina).

20.
Itinerante 2010: Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/PR.Gestão Escolar - Administração Escolar. 2010. (Oficina).

21.
Itinerante 2010: Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/PR.Gestão Escolar - Administração Escolar. 2010. (Oficina).

22.
Itinerante 2010: Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/PR.Gestão Escolar - Administração Escolar. 2010. (Oficina).

23.
VII Seminário de Teoria e Prática de Ensino.O papel social feminino representado em cartilhas, livros de educação moral e cívica e livros de leitura. 2010. (Seminário).

24.
32ª Reunião anual da ANPED. 2009. (Outra).

25.
Algumas coisas que deben cambiar, si no lo han hecho ya, en la investigación educativa. 2009. (Seminário).

26.
I Encontro da Jornada Pedagógica. 2009. (Encontro).

27.
II Encontro da Jornada Pedagógica. 2009. (Encontro).

28.
III Encontro da Jornada Pedagógica. 2009. (Encontro).

29.
II Oficina de Formação Pedagógica - Profuncionário. 2009. (Oficina).

30.
IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e no III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Os Livros Didáticos na Escola Primária nos Anos de 1930-40 e a Imagem Feminina. 2009. (Congresso).

31.
IX Seminário Pedagogia em Debate.A Imagem Feminina nos Livros Didáticos de Inglês no Colégio Pedro II: 1930 a 1945. 2009. (Seminário).

32.
VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares.Trabalho Docente e Gênero na Escola Primária: Uma Configuração Histórica do Feminino. 2009. (Outra).

33.
XVIII Colóquio AFIRSE.A escola e a formação do trabalhador. 2009. (Outra).

34.
A (In) Disciplina na Escola. 2008. (Encontro).

35.
Aula Magna - Políticas de Avaliação e Avaliação Educacional. 2008. (Seminário).

36.
IV Seminário Indisciplina na Educação Contemporânea.Analisando Algumas Causas da Indisciplina Escolar. 2008. (Seminário).

37.
O desafio das linguagens do século XXI para a aprendizagem na escola. 2008. (Outra).

38.
VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio de Formação de Professores.Pôster. 2008. (Seminário).

39.
A organização escolar e o plano de trabalho docente. 2007. (Encontro).

40.
Assessoramento dos cadernos pedagógicos nas áreas do conhecimento. 2007. (Outra).

41.
Disseminação da política curricular e de gestão escolar. 2007. (Encontro).

42.
Educar na Diversidade. 2007. (Outra).

43.
Grupo de Estudo.II Grupo de Estudo - Filosofia - Ensino Médio. 2007. (Encontro).

44.
III grupo de estudos - Formação de Docentes.Analisando o curso de Formação de Docentes. 2007. (Encontro).

45.
II Seminário de Educação Matemática da Rede Municipal de Ensino. 2007. (Seminário).

46.
O Fênomeno Religioso nas Tradições Religiosas II. 2007. (Outra).

47.
Projeto Escola & Universidade.Seis meses é pouco para mudar o mundo mas dá para começar resgate de valores à não distinção de sexo. 2007. (Oficina).

48.
Reflexões para implementação do projeto político pedagógico. 2007. (Encontro).

49.
Semana de Estudos Pedagógicos Ensino Fundamental. 2007. (Outra).

50.
Curso estudos para a organização do trabalho pedagógico na escola. 2006. (Outra).

51.
Curso saúde e prevenção na escola - módulo IV. 2006. (Oficina).

52.
Educação - Forma e Movimento.Educação - Forma e Movimento. 2006. (Outra).

53.
Educação nutricional. 2006. (Outra).

54.
EStudo para a Organização do Trabalho Pedagógico da Escola. 2006. (Encontro).

55.
Forma e Movimento. 2006. (Oficina).

56.
Grupo de estudo - Organização do Trabalho Pedagógico. 2006. (Encontro).

57.
II Grupo de estudos - Filosofia. 2006. (Encontro).

58.
Projeto Escola & Universidade.Projeto Escola & Universidade. 2006. (Outra).

59.
Saúde e prevenção: adolescência e sexualidade - módulo II. 2006. (Outra).

60.
Saúde e Prevenção: sexualidade e drogas - Módulo III. 2006. (Outra).

61.
Semana de Estudos Pedagógicos. 2006. (Encontro).

62.
Seminário Regional de Educação Infantil. 2006. (Seminário).

63.
Consumo Sustentável para professores. 2005. (Encontro).

64.
Curso dirigido de diretrizes pedagógicas e administrativas. 2005. (Outra).

65.
Curso Dirigido de Diretrizes Pedagógicas e Administrativas para a Educação básica.Diretrizes pedagógicas e Administrativas para a Educação básica. 2005. (Outra).

66.
Informática para iniciantes. 2005. (Oficina).

67.
Jornada Pedagógica - Reconstrução do Projeto Politico Pedagógico. 2005. (Encontro).

68.
Jornada Pedagógica - Reconstrução do Projeto Político Pedagógico. 2005. (Outra).

69.
Matemática - Princípios básicos. 2005. (Oficina).

70.
Semana de estudos Pedagógicos. 2005. (Encontro).

71.
trabalhando com a Língua Portuguesa e a Matemática no Ciclo II. 2005. (Oficina).

72.
XIX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2005. (Seminário).

73.
10ª Jornada de Educação da Futuro Congressos e Eventos. 2004. (Outra).

74.
Curso Repensando o Ensino da Matemática. 2004. (Outra).

75.
Desenvolvendo Projetos com Recurso LEGO. 2004. (Oficina).

76.
Educação Especial - Rompendo barreiras para a aprendizagem. 2004. (Encontro).

77.
Semana de Estudos Pedagógicos. 2004. (Encontro).

78.
trabalhando com recurso LEGO no Ensino Fundamental. 2004. (Oficina).

79.
VI Encontro Família e Escola de Mãos Dadas. 2004. (Encontro).

80.
Curso Alfabetização eoria e Prática. 2003. (Outra).

81.
Curso de Formação de Capacitadores e Monitores. 2003. (Outra).

82.
Curso Educação nutricional para professores RME. 2003. (Outra).

83.
I Curso de Dificuldades da Aprendizagem - Enfoque Médico. 2003. (Outra).

84.
EDUCERE - CHROOS E KAIROS. 2002. (Congresso).

85.
II Pequenos Eventos Grandes Idéias. 2002. (Seminário).

86.
O Principio Educativo do trabalho na Educação de crianças e adolescentes. 2002. (Outra).

87.
Seminário Macro Regional de Avaliação e Planejamento. 2002. (Seminário).

88.
XVI Semana de Ensino Pesquisa e Extensão. 2002. (Outra).

89.
3º Seminário sobre a Reforma do Ensino Profissional. 2001. (Seminário).

90.
treinamento transdisciplinar em autismo. 2001. (Outra).

91.
Encontro sobre Fundamentos para elaboração do Projeto Político Pedagógico. 2000. (Encontro).

92.
IPD/ DOS/ WInDWOS / WORD. 2000. (Outra).

93.
Mini-curso, Sexo, Drogas e Rock and Roll. 2000. (Outra).

94.
Mini-curso - A prevenção da violência doméstica contra crianças e adolescentes. 2000. (Outra).

95.
XV- Semana de Ensino Pesquisa e Extensão- Refletindo sobre a formação de professores. 2000. (Outra).

96.
3º Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação para a Ciência. 1999. (Simpósio).

97.
Abordagem de emas filosóficos no Ensino Fundamental. 1999. (Outra).

98.
Oficina de Arte. 1999. (Oficina).

99.
XIV - Semana de Ensino Pesquisa e Extensão. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NICARETA, S. E.. Cadernos Escolares: por uma Etno-HIstória da Educação.. 2014. (Exposição).

2.
NICARETA, S. E.; Santos, Ademir Valdir dos ; SILVA, A. P. ; NAWROSKI, A. ; SILVA, D. H. ; CAMPOS, S. B. . Cadernos escolares: por uma etno-história da educação. 2014. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
NICARETA, S. E.. Curso de Capacitação dos Docentes do Programa Alfabetização Solidária. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NICARETA, S. E.. Trabalhando a Matemática na EJA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NICARETA, S. E.. II Grupo de Estudo aos sábados - Filosofia - Ensino Médio. 2006. .

4.
NICARETA, S. E.. Revelando imagens em livros didáticos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 11:56:08