Débora Christina Ricardo de Oliveira Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1270041977515726
  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2010). Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é aluna de doutorado do programa de pós graduação em Genética e Biologia molecular pela Universidade Federal do Pará (PPGBM/UFPA).Trabalhou no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - Fundação Hemopa (2016 - 2018). Tem experiência com testes moleculares de avaliação da histocompatibilidade para transplante de medula óssea e renal.Trabalhou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) do Laboratório de Genética Humana e Médica, sob orientação do professor Dr. Sidney Emanuel Batista dos Santos (2007-2010). Tem experiência na área de Genética (nas subáreas; Médica, Populações, Imunogenética e Farmacogenética) . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Christina Ricardo de Oliveira Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, D. C. R. O.;FERNANDES, DÉBORA CHRISTINA RICARDO OLIVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará.
Rua Augusto Corrêa n°1, Campus do Guamá. Laboratório de Genética Humana e Médica.
Guamá
66075970 - Belem, PA - Brasil - Caixa-postal: 8615
Telefone: (91) 32017843
Ramal: 1929
Fax: (91) 2490373


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: ASSOCIAÇÃO DE POLIMORFISMOS miRNAs e INDELs COM A SUSCETIBILIDADE À TUBERCULOSE NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: PERFIL FARMACOGENÉTICO DOS GENES CYP2B6 E CYP3A5 NA MODULAÇÃO DA RESPOSTA A RIFAMPICINA EM PACIENTES COM TUBERCULOSE NO ESTADO DO PARÁ.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Biomedicina.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: APLICAÇÃO DE MARCADORES DE ANCESTRALIDADE NO CONTROLE GENÔMICO EM UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE RESPOSTA FARMACOGENÉTICA À ISONIAZIDA EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE NO ESTADO DO PARÁ.
Orientador: Sidney Emanuel Batista dos Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Oncogenetica: Como investigar Câncer Familial. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Ferramentas para análise de doenças genéticas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Aspectos genéticos e bioquimicos das dislipidemias. (Carga horária: 4h).
Congresso Brasileiro de Biomedicina, CBB, Brasil.
2007 - 2007
Marcadores mitocondriais para identificação humana. (Carga horária: 3h).
Congresso brasileiro de genética forense, CBGF, Brasil.
2007 - 2007
MIni Curso QUÌMICA FORENSE. (Carga horária: 7h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.


Atuação Profissional



Laboratório Beneficente de Belém, LBB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário Supervisionado de Biomedicina, Carga horária: 30
Outras informações
Completou estágio supervisionado com carga horária toral de 810 horas distribuidas nos seguintes setores: Hematologia (190 horas), Bioquímica (180 horas), Microbiologia (140 horas), Parasitologia (100 horas), Urinálise (70 horas) e Imunologia (130 horas).


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado em genética e biologia molecular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8
Outras informações
Atividade Realizada Monitoria no Eixo Teórico Pratico na disciplina Moléculas, Células, Gênese e Níveis de Organização - MCGNO na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, sob orientação do Professor Dr. Ney Pereira Carneiro dos Santos, professor da disciplina.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em Genética e Biologia Molecular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8
Outras informações
Atividade Realizada Monitoria no Eixo Teórico Pratico na disciplina Moléculas, Células, Gênese e Níveis de Organização - MCGNO na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, sob orientação do Professor Dr. Ney Pereira Carneiro dos Santos, professor da disciplina e do professor Dr. José Ricardo dos Santos Vieira, professor responsável pela disciplina. Foram realizadas um total de 72 horas aulas durante os dois anos de atividade realizada.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsisita-Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiária de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Fundação HEMOPA, HEMOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biomédico, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2008 - 2010
? SUSCETIBILIDADE GENÉTICA E FARMACOGENÔMICA DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS. FASE II
Descrição: Neste documento será apresentado um projeto conjunto de interação científica entre os Programas de Pós-Graduação de Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Pará e do Rio Grande do Sul intitulado"Susceptibilidade Genética e Farmacogenômica de Doenças Negligenciadas ? Fase II?. Pretende-se com este projeto consolidar as atividades iniciadas na Fase I do projeto (edital Casadinho 2006), ampliar as análises populacionais no que diz respeito ao número de pacientes com hanseníase, assim como promover uma maior integração e propiciar a troca de conhecimento, aumento na qualidade e quantidade da produção científica e a conclusão da formação dos recursos humanos envolvidos. Para isto elaboramos um novo plano de trabalho e intercâmbio de docentes e discentes ao longo dos próximos dois anos, que permitirá a troca de experiências de vários grupos de pesquisas no país. Estas áreas de pesquisa são de extrema relevância científica, pois possibilita um melhor entendimento da fisiopatologia dessas doenças, focalizada no mecanismo genético do hospedeiro, assim como da Farmacogenômica em resposta a diversidade humana da população brasileira, as quais poderão ser integradas em um esforço conjunto de programas espalhados por distintos pontos em nosso país...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
? INVESTIGAÇÃO DE POLIMORFISMOS GENÉTICOS EM GENES CANDIDATOS À SUSCEPTIBILIDADE AO M. TUBERCULOSIS EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ.
Descrição: A tuberculose é a segunda maior causa de morte no mundo, sendo responsável pela morte anual de cerca de 1,8 milhões de pessoas. Estima-se que um terço da população mundial apresenta formas latentes da tuberculose. Apesar da ocorrência mundial, a distribuição geográfica da prevalência de tuberculose é grandemente influenciada pela situação sócio-econômica das diferentes áreas do globo, quanto menores as condições sócio-econômicas maior é a prevalência da doença. O Brasil faz parte de um grupo de 22 paises que contribuem com cerca de 80% de todos os casos de tuberculose do mundo e detém o maior número de casos de toda a América do Sul. A influência da composição genética do hospedeiro nas manifestações relativas à susceptibilidade e/ou resistência em relação às formas clínicas de tuberculose é sugerida através de numerosas observações epidemiológicas que incluem a maior prevalência em determinados grupos étnicos. Nos últimos anos, uma série de trabalhos foi publicada procurando associar a variabilidade genética do hospedeiro tanto em relação com a infecção pelo M. Tuberculosis como em relação às manifestações clínicas. Os principais alvos desse tipo de investigação têm sido genes que participam do processo de resposta imune, como as citocinas, a Proteína Ligadora de Manose (MBL), o receptor da vitamina D e o NRAMP1.No presente projeto nós pretendemos investigar uma série de polimorfismos de genes ligados ao sistema imune, na tentativa de esclarecer sobre possíveis associações desses polimorfismos genéticos com a susceptibilidade ou com a resistência a tuberculose, no Estado do Pará. Para atingir o objetivo principal nós propomos investigar a variabilidade genética relativa a dezoito polimorfismos genéticos, a maioria deles de única base (SNP), relacionados a nove genes diferentes que incluem: NRAMP1 (dinucleotídeo CA na posição 5´do gene / SNP D543N / polimorfismo 469+ 14 G-C / e uma deleção de 4 pares de bases na região 3´do gene); VDR (polimorfismos FokI / Ap..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
? MCT/CNPq (Milênio) Ancestralidade Genômica e Identidade Nacional - Implicações Biomédicas e Forenses
Descrição: Descrição: Estudos de Genética de Populações, baseados principalmente na análise do DNA mitocondrial (mtDNA) têm produzido uma grande quantidade de informações biológicas. Estes dados, em geral, compostos de seqüências nucleotidicas das regiões hipervariáveis (HVS-I e HVS-II) e SNPs. Essas informações encontram-se atualmente distribuídas em diferentes bancos de dados em todo o mundo e web sites não integrados. Com o objetivo inicial de armazenar estas seqüências nos laboratórios que constituem a rede e integrá-las em nível nacional, o presente projeto desenvolverá um banco de dados. Adicionalmente, pretendemos selecionar uma amostra de universitários brasileiro de diferentes Estados, de diferentes regiões do país e de diferentes cursos de graduação (questão das profissões diferencidas - Medicina, Direito, etc...), para serem analisadas por meio de marcadores de ancestralidade. No trabalho relacionado com a Diabetes, propomos analisadas por meio de marcadores de ancestralidade. No trabalho investigar, em populações indígenas da Amazônia: (i) fatores de risco ambiental ao diabettes não dependente de insulina e (ii) genes de suscetibilidade ao diabetes 2 por meio de estudos moleculares...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Farmacogenética.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, P. C. M.2015VIEIRA, P. C. M. ; BURBANO, R. M. R. ; FERNANDES, D. C. R. O. ; MONTENEGRO, R. C. ; SANTOS SEB ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS, NPC . Population Stratification Effect on Cancer Susceptibility in an Admixed Population from Brazilian Amazon. Anticancer Research, v. 35, p. 2009, 2015.

2.
FERNANDES, DÉBORA CHRISTINA RICARDO OLIVEIRA2014FERNANDES, DÉBORA CHRISTINA RICARDO OLIVEIRA; SANTOS, NEY PEREIRA CARNEIRO ; MORAES, MILENE RAIOL ; BRAGA, ANA CRISTINA OLIVEIRA ; SILVA, CLEONARDO AUGUSTO ; DOS SANTOS, ANDREA RIBEIRO ; SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA . Association of the CYP2B6 gene with anti-tuberculosis drug-induced hepatotoxicity in a Brazilian Amazon population. International Journal of Infectious Diseases, v. 33, p. 28, 2014.

3.
SANTOS, N. P. C.2013SANTOS, N. P. C. ; CALLEGARI-JACQUES, S. M. ; RIBEIRO DOS SANTOS, A. K. C. ; SILVA, C. A. ; VALLINOTO, A. C. R. ; FERNANDES, D. C. R. O. ; DE CARVALHO, D. C. ; SANTOS, S. E. B. ; HUTZ, M. H. . N-acetyl transferase 2 and cytochrome P450 2E1 genes and isoniazid-induced hepatotoxicity in Brazilian patients. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, v. 17, p. 499-504, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, D. C. R. O.; SANTOS, NPC ; MORAES, MR ; BRAGA, A. C. O ; SILVA CA ; CASTRO, A. N. C. L ; HUTZ, M. H. ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS SEB . Phamacogenetics for CYP2B6 and CYP3A5 gene im response to rifampicin in tuberculosis patients brazilian. In: 59° Congresso Brasileiro de Genética, 2013, Águas de Lindóia- SP. 59° Congresso Brasileiro de Genética, 2013.

2.
FERNANDES, D. C. R. O.; SANTOS, NPC ; BRAGA, A. C. O ; ARAUJO, T. M. T. ; HUTZ, M. H. ; VIEIRA, P. C. M. ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS SEB . INVESTIGAÇÃO DO GENE CYP2B6 NO DESENVOLVIMENTO DE HEPATOTOXICIDADE MEDICAMENTOSA EM PACIENTES COM TUBERCULOSE NO ESTADO DO PARÁ. In: IV Congresso Norte e Nordeste de Genética Médica, 2013, Belém. IV Congresso Norte e Nordeste de Genética Médica, 2013.

3.
MUNIZ, G. M. ; Carvalho, DC ; FERNANDES, D. C. R. O. ; SANTOS, NPC ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS SEB . INVESTIGATION OF POLYMORPHISMS IN GENES CYP2E1 AND GSTM1 IN A MIXED POPULATION OF NORTHERN OF BRAZIL. In: 57° Congresso Brasileiro de Genética, 2011, Águas de Lindóia- SP. INVESTIGATION OF POLYMORPHISMS IN GENES CYP2E1 AND GSTM1 IN A MIXED POPULATION OF NORTHERN OF BRAZIL, 2011.

4.
FERNANDES, D. C. R. O.; SANTOS, NPC ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; CARVALHO, D. C. ; ARAUJO, T. M. T. ; SANTOS SEB . Identificação de polimorfismos no gene N-acetiltransferase 2 na população do norte do Brasil.. In: 57° Congresso Brasileiro de Genética, 2011, Águas de Lindóia- SP. Identificação de polimorfismos no gene N-acetiltransferase 2 na população do norte do Brasil, 2011.

5.
FERNANDES, D. C. R. O.. IDENTIFICAÇÃO DE POLIMORFISMO NOS GENES VDR E IL1O ASSOCIADOS À SUSCEPTIBILIDADE EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UFPA- PIBIC/CNPq, 2010, Belém. IDENTIFICAÇÃO DE POLIMORFISMO NOS GENES VDR E IL1O ASSOCIADOS À SUSCEPTIBILIDADE EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ, 2010.

6.
FERNANDES, D. C. R. O.; SANTOS, NPC ; Paiva, S.P ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS SEB . MARCADORES DE ANCESTRALIDADE DO TIPO INDEL E CONTROLE GENÔMICO: APLICAÇÃO DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE RESPOSTA FARMACOGENÉTICA À ISONIAZIDA. In: 55° Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia - SP. MARCADORES DE ANCESTRALIDADE DO TIPO INDEL E CONTROLE GENÔMICO: APLICAÇÃO DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE RESPOSTA FARMACOGENÉTICA À ISONIAZIDA, 2009.

7.
SANTOS, NPC ; FERNANDES, D. C. R. O. ; Paiva, S.P ; Carvalho, DC ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS SEB . IDENTIFICAÇÃO DE POLIMORFISMO NOS GENES N-ACETILTRASFERASE 2 E CITOCROMO P450 2E1 EM RESPOSTA A ISONIAZIDA, EM PACIENTES COM TUBERCULOSE NO ESTADO DO PARÁ. In: 55° Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia. IDENTIFICAÇÃO DE POLIMORFISMO NOS GENES N-ACETILTRASFERASE 2 E CITOCROMO P450 2E1 EM RESPOSTA A ISONIAZIDA, EM PACIENTES COM TUBERCULOSE NO ESTADO DO PARÁ, 2009.

8.
Paiva, S.P ; SANTOS, NPC ; FERNANDES, D. C. R. O. ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS SEB . INVESTIGAÇÃO DE POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO ENTRE O ALELO NULO DO GENE GSTM1 E O DESENVOLVIMENTO DE HEPATOTOXICIDADE EM RESPOSTA AO TRATAMENTO COM ISONIAZIDA, EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ. In: 55° Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia. INVESTIGAÇÃO DE POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO ENTRE O ALELO NULO DO GENE GSTM1 E O DESENVOLVIMENTO DE HEPATOTOXICIDADE EM RESPOSTA AO TRATAMENTO COM ISONIAZIDA, EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ, 2009.

9.
Carvalho, DC ; Silva, CB ; FERNANDES, D. C. R. O. ; SANTOS, NPC ; Paiva, S.P ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SILVA CA ; SANTOS SEB . POLIMORFISMO NO GENE SLC11A1 ASSOCIADO À SUSCEPTIBILIDADE EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE PULMONAR DO ESTADO DO PARÁ. In: 55° Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia. POLIMORFISMO NO GENE SLC11A1 ASSOCIADO À SUSCEPTIBILIDADE EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE PULMONAR DO ESTADO DO PARÁ, 2009.

10.
FERNANDES, D. C. R. O.. Polimorfismo no gene SLC11A1 associado à susceptibilidade em pacientes portadores de tuberculose do estado do Pará. In: XX seminário de Iniciação Científica da UFPA- PIBIC/CNPq, 2009, Belém. Polimorfismo no gene SLC11A1 associado à susceptibilidade em pacientes portadores de tuberculose do estado do Pará, 2009.

11.
SANTOS, NPC ; FERNANDES, D. C. R. O. ; Paiva, S.P ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS SEB . IDENTIFICAÇÃO DE POLIMORFISMO NO GENE N-ACETILTRASFERASE 2 E RESPOSTA A ISONIAZIDA EM PACIENTES COM TUBERCULOSE NO ESTADO DO PARÁ. In: 54° Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. IDENTIFICAÇÃO DE POLIMORFISMO NO GENE N-ACETILTRASFERASE 2 E RESPOSTA A ISONIAZIDA EM PACIENTES COM TUBERCULOSE NO ESTADO DO PARÁ, 2008.

12.
FERNANDES, D. C. R. O.. DESENVOLVIMENTO DE MARCADORES DE ANCESTRALIDADE INDÍGENAS PARA CONTROLE DE SUBESTRUTURAÇÃO DAS POPULÃÇÕES QUILOMBOLAS. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFPA- PIBIC/CNPq, 2008, Belém. DESENVOLVIMENTO DE MARCADORES DE ANCESTRALIDADE INDÍGENAS PARA CONTROLE DE SUBESTRUTURAÇÃO DAS POPULÃÇÕES QUILOMBOLAS, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, NPC ; JACQUES, S. M. C. ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS SEB ; SILVA CA ; FERNANDES, D. C. R. O. ; CARVALHO, D. C. ; VALINOTO, A. C. R. ; HUTZ, M. H. . N-acetyl transferase 2 and cytochrome P4502E1 genes and isoniazid-induced hepatotoxicity in brasilian patients. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, D. C. R. O.; BRAGA, A. C. O ; PINTO, P. D. C. ; SANTOS, NPC ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS, S. E. B. . Investigação de polimorfismos nos genes IL1B, IL12RB1, IL12A, IL2 como fatores de suscetibilidade à Tuberculose em pacientes do Estado do Pará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERNANDES, D. C. R. O.. INVESTIGAÇÃO EM POLIMORFISMOS GENÉTICOS EM TRÊS GENES CANDIDATOS À SUSCEPTIBILIDADE AO M. TUBERCULOSIS EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FERNANDES, D. C. R. O.. INVESTIGAÇÃO DE TRÊS POLIMORFISMOS GENÉTICOS EM TRÊS GENES CANDIDATOS À SUSCEPTIBILIDADE AO M. TUBERCULOSIS EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FERNANDES, D. C. R. O.. VALIDAÇÃO DE UM CONJUNTO DE MARCADORES DE ANCESTRALIDADE INDÍGENA, PARA O CONTROLE DE SUBESTRUTURAÇÃO POPULACIONAL, EM POPULAÇÕES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, D. C. R. O.. FARMACOGENETICA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERNANDES, D. C. R. O.. FARMACOGENETICA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVIII Congresso Brasileiro de Genética Médica. Investigação de polimorfismos nos genes IL1B, IL12RB1, IL12A, IL2 como fatores de suscetibilidade à Tuberculose em pacientes do Estado do Pará. 2016. (Congresso).

2.
ELAG. 2014. (Congresso).

3.
59° Congresso Brasileiro de Genética. Phamacogenetics for CYP2B6 and CYP3A5 gene im response to rifampicin in tuberculosis patients brazilian. 2013. (Congresso).

4.
I Simpósio de Biologia do Cancer. 2013. (Simpósio).

5.
IV Congresso Norte e Nordeste de Genética Médica. INVESTIGAÇÃO DO GENE CYP2B6 NO DESENVOLVIMENTO DE HEPATOTOXICIDADE MEDICAMENTOSA EM PACIENTES COM TUBERCULOSE NO ESTADO DO PARÁ. 2013. (Congresso).

6.
57° Congresso Brasileiro de Genética. Identificação de polimorfismos no gene N-acetiltransferase 2 na população do norte do Brasil.. 2011. (Congresso).

7.
XXI Seminário de Iniciação Científica.INVESTIGAÇÃO EM POLIMORFISMOS GENÉTICOS EM TRÊS GENES CANDIDATOS À SUSCEPTIBILIDADE AO M. TUBERCULOSIS EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ. 2010. (Seminário).

8.
2° Simpósio Nacional sobre atendimento em genética clínica e laboratorial. 2009. (Simpósio).

9.
55° Congresso Brasileiro de Genética. Marcadores de Ancestralidade do tipo INDEL e Controle Genômico:Aplicação em uma Investigação sobre Resposta Farmacogenética à Isoniazida. 2009. (Congresso).

10.
7° Jornada Paraense sobre doenças Metabólicas hereditária. 2009. (Outra).

11.
I Workshop em aplicações e fundamentos da PCR quantitativa em tempo real. 2009. (Outra).

12.
XX Seminário de Iniciação Científica da UFPA.INVESTIGAÇÃO DE TRÊS POLIMORFISMOS GENÉTICOS EM TRÊS GENES CANDIDATOS A SUSCETIBILIDADE AO M.TUBERCULOSE EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ.. 2009. (Seminário).

13.
54 Congresso Brasileiro de Genética. Identificação de polimorfismos no gene N-acetiltransferase 2 e resposta a isoniazida em pacientes com tuberculose no estado do Pará. 2008. (Congresso).

14.
II Congresso Norte Nordeste de Infectologia. 2008. (Congresso).

15.
Jornada Científica de Laboratórios Forenses. 2008. (Outra).

16.
Palestra tecnica PCR em tempo real: Aplicações, validação e otimização no 54° Congresso Brasileira de Genética. 2008. (Outra).

17.
XI Congresso Brasileiro de Biomedicina. 2008. (Congresso).

18.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFPA.VALIDAÇÃO DE UM CONJUNTO DE MARCADORES DE ANCESTRALIDADE INDÍGENA, PARA O CONTROLE DE SUBESTRUTURAÇÃO POPULACIONAL, EM POPULAÇÕES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA.. 2008. (Seminário).

19.
1° Congresso Brasileiro de Genética Forense. 2007. (Congresso).

20.
59° Reunião Anual da SBPC. 2007. (Congresso).

21.
Curso de Atualização em Análises Clínicas. 2007. (Congresso).

22.
Curso de Atualização em Microbiologia. 2007. (Congresso).

23.
VI Jornada Paraense sobre Doenças Metabólicas Hereditárias. 2007. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, N. P. C.2013SANTOS, N. P. C. ; CALLEGARI-JACQUES, S. M. ; RIBEIRO DOS SANTOS, A. K. C. ; SILVA, C. A. ; VALLINOTO, A. C. R. ; FERNANDES, D. C. R. O. ; DE CARVALHO, D. C. ; SANTOS, S. E. B. ; HUTZ, M. H. . N-acetyl transferase 2 and cytochrome P450 2E1 genes and isoniazid-induced hepatotoxicity in Brazilian patients. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, v. 17, p. 499-504, 2013.

2.
VIEIRA, P. C. M.2015VIEIRA, P. C. M. ; BURBANO, R. M. R. ; FERNANDES, D. C. R. O. ; MONTENEGRO, R. C. ; SANTOS SEB ; RIBEIRO-SANTOS AKC ; SANTOS, NPC . Population Stratification Effect on Cancer Susceptibility in an Admixed Population from Brazilian Amazon. Anticancer Research, v. 35, p. 2009, 2015.

3.
FERNANDES, DÉBORA CHRISTINA RICARDO OLIVEIRA2014FERNANDES, DÉBORA CHRISTINA RICARDO OLIVEIRA; SANTOS, NEY PEREIRA CARNEIRO ; MORAES, MILENE RAIOL ; BRAGA, ANA CRISTINA OLIVEIRA ; SILVA, CLEONARDO AUGUSTO ; DOS SANTOS, ANDREA RIBEIRO ; SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA . Association of the CYP2B6 gene with anti-tuberculosis drug-induced hepatotoxicity in a Brazilian Amazon population. International Journal of Infectious Diseases, v. 33, p. 28, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 5:12:41