Diego Correia da Silva

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  • Última atualização do currículo em 13/03/2018


Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista (latu sensu) em Gestão e Planejamento Ambiental com ênfase em Avaliação Ambiental Estratégica (UEMS), e mestre em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente. é doutorando em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). Também é integrante do Núcleo de Ecotoxicologia e Ecologia Aplicada (NEEA/USP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Correia da Silva
Nome em citações bibliográficas
CORREIA, Diego;SILVA, Diego Correia da

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos.
Avenida Trabalhador Sancarlense, 400 - Programa de Pós-Graduação Em Ciências da Engenharia Ambiental
Parque Arnold Schimidt
13566590 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 292
Telefone: (16) 33738253
URL da Homepage: http://www1.eesc.usp.br/ppgsea/


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Ciências da Engenharia Ambiental.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O conteúdo do discurso: uma compreensão sociológica das mensagens e os seus sentidos no desastre de Mariana ? MG.,
Orientador: Evaldo Luiz Gaeta Espindola.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sociologia dos Desastres; Territorialização e Meio Ambiente.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2012
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Entre idas e vindas, entre ganhos e perdas: As trajetórias de camponeses brasileiros em vivências na fronteira boliviana com o Acre,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Territorialização e Meio Ambiente; Trajetórias; Fronteira; Comunidades tradicionais; Migração.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2009
Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental. (Carga Horária: 390h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Título: Campo Grande ? Perspectivas de uma visão estratégica para os dilemas entre a questão ambiental e o desenvolvimento urbano..
Orientador: José Roberto Lunas.
2000 - 2006
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A presença das políticas públicas de educação ambiental em Campo Grande, MS.
Orientador: Angela Maria Zanon.




Formação Complementar


2011 - 2011
Formação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Sociologia das Sociedades Camponesas. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Desenvolvimento Territorial. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Elaboração de projetos com ênfase no FNMA. (Carga horária: 5h).
Rede Aguapé de educação Ambiental, REDE AGUAPÉ, Brasil.
2002 - 2002
Sincretismo religioso em Campo Grande - MS. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2001 - 2001
Políticas Públicas em Gênero. (Carga horária: 8h).
Federação do Movimento Estudantil em Ciências Sociais, FECEMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina "Sociedade, Meio Ambiente e Sustentabilidade" do curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade de São Paulo.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio Supervisionado em Docência, com carga horária total de 120 horas - atividade, de Julho à Novembro de 2015, tendo desenvolvido atividades didáticas junto a disciplina SHS0384 - Sistemas de Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental do Departamento de Hidráulica e Saneamento, do(a) Escola de Engenharia de São Carlos, aos alunos de graduação, sob supervisão do(a) Prof. Dr. Marcelo Montaño.


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso de Formação de Tutores (Oferta 02) da Universidade Estadual do Maranhão


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da disciplina de Ciências Humanas II, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, modalidade a distância.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da disciplina de Ciências Humanas I, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, modalidade a distância.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da disciplina de Ciências Humanas II, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, modalidade a distância.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Discente bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 15

Atividades

08/2009 - Atual
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia.

Estágio realizado
Estágio docência na disciplina de Sociologia Rural.
03/2009 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia.


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor conteudista e pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina de "Instrumentação para a Educação Ambiental e a prática interdisciplinar", no curso de especialização (latu sensu) em Educação Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor responsável pelas disciplinas de Introdução às Ciências Sociais (curso de Economia), Humanidades (curso de Eng. Elétrica), Sociologia da Educação (curso de Filosofia), Sociologia da Educação Física (curso de Educação Física), Sociologia e Nutrição, e Sociedade e Meio Ambiente (curso de Nutrição).

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações
Tutor do curso de extensão de Educação Ambiental pela Coordenadoria de Educação a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico
Outras informações
Junto com a professora Suzete Rosana de Castro Wiziack, assumiu a Coordenação do Projeto Político Pedagógico do Projeto de Extensão Formação de Educadores ambientais para a Sustentabilidade das Bacias dos rios Miranda e Apa. O projeto foi uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (CIDEMA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) e Rede Aguapé de Educação Ambiental para o Pantanal com o financiamento do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA).

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações
Assumiu a tutoria dos municipios de Corguinho, Rio Negro e Rochedo no Projeto de Extensão Formação de Educadores Ambientais para a Sustentabilidade dos Rios Miranda e Apa, no período de janeiro a setembro de 2009. O projeto foi uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (CIDEMA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) e Rede Aguapé de Educação Ambiental para o Pantanal com o financiamento do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA).

Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Graduação, Carga horária: 20

Atividades

10/2001 - 10/2001
Serviços técnicos especializados , FUNDESPORTE, .

Serviço realizado
Atachê (tutor) da etnia Bororo durante os IV Jogos dos Povos Indígenas, realizadas no período de 20 a 27 de outubro de 2001 em Campo Grande - MS.

Excel Consultoria e Assessoria S/S LTDA, EXCEL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 30
Outras informações
Técnico responsável pelo Projeto Político Pedagógico do Projeto Coletivo Educador CIDEMA(FNMA 01/2006), conforme Edital Cidema 04/2008.



Linhas de pesquisa


1.
Comunidades tradicionais: modo de vida e interações socioambientais

Objetivo: Descrição e análise sociológica das limitações do modo de vida de comunidades tradicionais no que concerne ao uso da terra e água em vista de um padrão macroenvolvente predatório e das fragilidades institucionais..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais; Serviços de assistência social sem alojamento.
Palavras-chave: Comunidades tradicionais; Sociologia dos Desastres.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Os impactos socioambientais associados ao rompimento da barragem de rejeito da mineração: o estudo de caso de Mariana/MG
Descrição: Os desastres ambientais estão se tornando mais frequentes em função das inúmeras alterações provocadas pelas atividades antropogênicas, o que, associado ainda às mudanças naturais, tem acarretado diversos prejuízos ambientais e sociais em diferentes magnitudes e extensão, implicando em novos desafios para a comunidade acadêmica, bem como aos gestores e sociedade em geral. Este é um cenário que também ocorre no Brasil, incluindo, por exemplo, o rompimento da barragem do Fundão no dia 05 de novembro de 2015, que fazia parte do Complexo de Germano, no município de Mariana/MG, a qual se destinava ao acúmulo de rejeitos das atividades da Mineradora Samarco (do grupo BHP Billinton Brasil Ltda e Vale S.A.). Estima-se que após o rompimento da barragem, 34 milhões de rejeitos foram lançados ao meio ambiente e o restante ainda continuou a ser carreado com destino ao rio Doce e, consequentemente, ao mar (Oceano Atlântico), totalizando um percurso de 663,2 km. Neste trajeto, foram afetadas as comunidades ribeirinhas, diversos distritos e municípios, com destruição total ou parcial de comunidades estabelecidas imediatamente à jusante (Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, Barra Longa); afetando o abastecimento de água e energia; comprometendo as atividades socioeconômicas desenvolvidas nas áreas atingidas, além de outros impactos sociais, econômicos ambientais que ainda estão em curso. Diversos programas de monitoramento vêm sendo desenvolvidos desde então, gerando informações importantes, mas às vezes contraditórias, que criam um cenário de incerteza do processo de avaliação por parte dos envolvidos (academia, empresa e governo), mantendo ainda sem respostas questionamentos como ?a lama é tóxica??, ?o que essa lama provoca??, ?quais os efeitos nos ecossistemas aquáticos e terrestres??, ?como estão sendo realizados os diálogos entre os diferentes atores?, ?como estão os atingidos?, entre muitos outros. Dentro desta temática, este projeto tem por objetivo compreender, mediante atividades de pesquisa em campo e simulações experimentais, a magnitude dos impactos causados nos ecossistemas terrestres, aquáticos e nas comunidades atingidas, englobando as áreas da Ecotoxicologia, Química Ambiental e Sociologia dos desastres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Diego Correia da Silva - Integrante / Marina Reghini - Integrante / Evaldo Luiz Gaeta Espíndola - Coordenador / Obede Rodrigues Alves - Integrante.
2006 - 2006
O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental
Descrição: Trata-se de pesquisa realizada nas cinco regiões geográficas, coordenada nacionalmente pela SECAD-MEC/INEP, com o objetivo de diagnosticar a realidade da educação ambiental no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Formação de Educadores Ambientais para a Susstentabilidade das Bacias dos Rios Miranda e Apa
Descrição: Proposta de formação de Educadoras(es) Ambientais para atuarem no âmbito das bacias do Rio Miranda e Apa. Atendeu ao edital FNMA 005/2005 ? Estruturação e Fortalecimento de Coletivos para Territórios Sustentáveis. Possui metodologia participativa e visa consolidar um coletivo de educadores ambientais aptos a atuarem neste território. Coordenada pela equipe do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa e parceiros regionais. Abrange os municípios: Anastácio, Antonio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Caracol, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracajú, Miranda, Nioaque, Ponta Porá, Porto Murtinho, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2008
Água e Cidadania na Bacia do Apa ? uma abordagem sistêmica e trans-fronteiriça na década brasileira da água.
Descrição: O projeto ?Água e Cidadania na Bacia do Rio Apa ? Uma abordagem sistêmica e trans-Fronteiriça na década brasileira da água?, atendeu ao edital CT-HIDRO/MCT/CNPq - nº. 015/2005 de Popularização da Ciência: Olhando para a Água. A proponente foi a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e contou com a parceria do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento das Bacias dos Rios Miranda e Apa (CIDEMA), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e da Tecnologia (SEMAC), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rede Aguapé de Educação Ambiental e Ecologia e Ação (ECOA). Também conhecido como ?Pé na Água?, o projeto teve como objetivo ?dotar a comunidade dos municípios que compõem a bacia do Apa, de conhecimentos, informações fidedignas e instrumentos para participação na gestão das águas? por meio da produção e distribuição de material didático (livro, CD-Rom e cartilha) e informativos (spots em rádios, Revista Aguapé especial Apa, site-web), assim como, palestras e oficinas que contemplem questões próprias da região, com alcance entre brasileiros e paraguaios..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Diego Correia da Silva - Coordenador / Yara Medeiros dos Santos - Integrante / Paulo Robson de Souza - Integrante / Ana Claudia Delgado Bastos Braga - Integrante / Elisabeth Arndt - Integrante / Synara Broch - Integrante / Elidiene Priscila Seleme - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2005
Estruturação da Rede Aguapé de Educação Ambiental do Pantanal
Descrição: A Aguapé, Rede Pantanal de Educação Ambiental é uma iniciativa construída em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Secretaria de Estado de Educação de MS (SED), Instituto de Meio Ambiente Pantanal (IMAP), organização não-governamental Mulheres em ação no Pantanal (MUPAN), Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável do Centro-Oeste (IBISS-CO) e Ecoa Ecologia e Ação (entidade proponente). O objetivo principal do Projeto de Estruturação da Rede Pantanal de Educação Ambiental" foi implantar e operacionalizar a Aguapé Rede Pantanal de Educação Ambiental em área de abrangência da Bacia do Alto Paraguai (BAP), através de um conjunto criativo de ações locais embasadas no conhecimento técnico-científico e tendo como princípio a qualidade da informação e sua democratização por meio de vários instrumentos de comunicação. Tendo como foco de ação, capacitação de lideranças e irradiação de experiências 10 cidades pantaneiras localizadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, denominadas cidades-polo. A iniciativa, que desconsidera os limites geopolíticos sobre o ambiente natural, visou suprir uma necessidade de ambos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se faz presente mais de 80% do Pantanal - indiretamente pretende atingir também populações pantaneiras dos vizinhos Paraguai e Bolívia, países que detêm os 20% restantes do Pantanal. A estruturação da Rede Aguapé foi orientada pelo cumprimento de quatro metas previstas no projeto apresentado ao FNMA em 2002, a saber: realização de (1) um diagnóstico da EA na região, (2) um programa estruturado de comunicação/disseminação de informações, (3) um curso de capacitação para trabalho em rede e (4) um conjunto de atividades de animação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2012
Processos de territorialização e identidades sociais: construção material e simbólica do lugar em contextos político-econômicos e socioambientais distintos
Descrição: Trata-se de pesquisa conjunta, integrando docentes do PPGSociologia/UFScar, PPGSociologia-UFAM e PPGMDR-UFAC visando empreender análises comparadas de identidades territorializadas imbricando dimensões socioambientais, de trabalho, gênero e religiosa. A pesq. campo açambarcará: populações tradicionais em região fronteiriça (Brasil(Acre)/Peru/Bolívia: ribeirinhos (Médio Solimões, Amazonas); assentados (Araraquara/SP); desabrigados (Rio de Janeiro); trabalhadores informais (Ceará); pessoas em situaçã de rua (São Carlos). A coordenação da equipe associada 1 é do prof Antonio Carlos Witkoski (PPGS-UFAM) e a coordenação da equipe associada 2 é do prof Elder Andrade de Paula (PPGMDR-UFAC)...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (25) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Diego Correia da Silva - Integrante / Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.


Prêmios e títulos


2015
Melhor trabalho apresentado na sessão de comunicação oral: Fenômenos climáticos, desastres e sua repercussão sócio-espacial, no XIV Simpósio do PPGSEA/USP, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental - EESC/USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAULA, E. A.2013 PAULA, E. A. ; VALENCIO, Norma ; CORREIA, Diego . Entre desastres catastróficos e mobilidades controladas:das idas e vindas de camponeses brasileiros à chegada dos imigrantes haitianos no ?reino deste mundo amazônico?. Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, v. 3, p. 45-71, 2013.

2.
GUTIERRES, L. R.2012GUTIERRES, L. R. ; SILVA, Diego Correia da ; Casadei, J. M. ; ABREU, W. F. S. ; SILVA, L. F. ; JOELSON, ; FACCENDA, O. ; ALVE, M. A. M. . Desenvolvimento do setor sucroalcooleiro da região Grande Dourados/MS: uma análise sob unidades de conservação. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 8, p. 300-318, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CORREIA, Diego. Refugiados Ambientais Haitianos no Brasil: notas introdutórias de um estudo na perspectiva da Sociologia dos Desastres. In: Norma Valencio; Mariana Siena. (Org.). Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas. 1ed.São Carlos: Editora Rima, 2014, v. 4, p. 71-87.

2.
MORAIS, M. J. ; SILVA, Diego Correia da ; MANCHINERY, A. S. S. ; ESPINDOLA, M. S. . Fronteiras e Mobilidade Territorial: trajetórias de famílias seringueiras na região fronteiriça do Acre, BR, Pando, BO, e Madre Dios, PE. In: Marilina Conceição Oliveira B. S. Pinto; Maria de Jesus Morais; Jacob Carlos Lima. (Org.). Processos de Territorialização e Identidades Sociais. 1ed.São Carlos; Manaus: Rima; EDUA, 2012, v. 2, p. 23-49.

3.
CORREIA, Diego. Sociabilidades na fronteira: Desterritorialização e disputas identitárias na fronteira entre Brasil e Bolívia. In: Norma Valêncio; Elder Andrade de Paula; Antonio Carlos Witkoski. (Org.). Processos de territorialização e identidades sociais. 1ed.São Carlos; Manaus; Rio Branco: Rima Editora, EDUA, EdUFAC, 2010, v. 1, p. 89-108.

4.
BRAGA, A. C. D. B. ; SILVA, Diego Correia da . Saneamento básico nos municípios do apa. In: Paulo Robson de Souza; Synara Broch; Yara Medeiros dos Santos. (Org.). Pé na Água: educação ambiental para a cidadania na bacia do Apa. 01ed.Campo Grande - MS: Editora da UFMS, 2008, v. 01, p. 53-60.

5.
Zanon. Angela M. ; VARGAS, I. A. ; SILVA, Diego Correia da ; SILVA, M. T. J. ; SILVA, R. A. ; SENRA, R. E. ; OLIVEIRA JR, S. B. ; SANTOS, Y. M. . Região Centro Oeste. In: Rachel Trajber; Patrícia Ramos Mendonça. (Org.). O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental. 1ed.Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007, v. , p. 146-168.

6.
SILVA, Diego Correia da; PEREIRA, K. A. B. ; BITTAR, M. . Jovem como educador ambiental: formação do ser e transformação da realidade.. In: Icléia Albuquerque de Vargas; Suzete Rosana de Castro Wiziack; Vera de Mattos Machado; Yara Medeiros. (Org.). Gotas de Saber: Reflexões e Práticas. 1ed.Campo Grande: Editora Oeste, 2006, v. 01, p. 85-93.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANTONIO, L. S. ; CORREIA, Diego ; VALENCIO, Norma . As distintas estratégias de enfrentamento utilizadas em contexto de desastre: a literatura exemplificada pelo filme 'O Impossível' (2012). In: XIV Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, 2015, São Carlos / Itirapina - SP. XIV Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. São Carlos - SP: Escola de Engenharia de São Carlos, 2015. v. 1. p. 449-457.

2.
CORREIA, Diego. Entre idas e perdas: processos de desterritorialização de comunidades tradicionais na inserção da Amazônia na Economia Mundo. In: III Simpósio de Pós-Graduandos em Sociologia, 2010, São Paulo. Anais do III Simpósio de Pós-Graduandos em Sociologia, 2010.

3.
SILVA, Diego Correia da. Questões institucionais do acesso à terra na América Latina e as implicações na discórdia com o Outro. In: 34º Encontro Anual da ANPOCS, 2010, Caxambu. Anais do 34º Encontro Anual da ANPOCS, 2010.

4.
CORREIA, Diego; VALENCIO, N. F. L. S. . Sociabilidades na Fronteira: Dimensões simbólicas de perdas de brasileiros em desterritorialização na Bolívia. In: VIII Congreso Latinoamericano de Sociologia Rural,, 2010, Porto de Galinhas - PE. VIII Congreso Latinoamericano de Sociologia Rural: Akérica Latina, realineamientos política e projectos en disputa, 2010.

5.
SILVA, Diego Correia da; Zanon. Angela M. . As políticas públicas de educação ambiental em escolas de ensino fundamental de Campo Grande - MS. In: V Jornada de Educação de Mato Grosso do SUl, 2007, Campo Grande. V Jornada de Educação de MS: VIII Semana Acadêmica do curso normal superior (UEMS) e VI Semana Acadêmica do curso de pedagogia (UNIDERP). Campo Grande - MS: Editora Uniderp, 2007.

6.
Zanon. Angela M. ; SILVA, Diego Correia da ; VARGAS, I. A. ; WIZIACK, S. R. C. . Desenvolvimento territorial em territórios da reforma agrária - limites e possibilidades do Assentamento Guariroba, Terenos (MS). In: XV Encontro sul-mato-grossenses de geógrafos, 2007, Corumbá. XV Encontro sul-mato-grossenses de geógrafos - A geografia a serviço da sociedade. Campo Grande - MS: Editora da UFMS, 2007. p. 1124-1140.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORREIA, Diego; VALENCIO, N. . As práticas de etnocídio e a invisibilização dos conflitos socioambientais. In: XIV Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental - Desafios e Perspectivas na Gestão de Crises Ambientais, 2015, São Carlos / Itirapina - SP. Anais do XIV Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. São Carlos - SP: Escola de Engenharia de São Carlos, 2015. v. 1. p. 474-478.

2.
CORREIA, Diego; VALENCIO, Norma . Desterritorialização e Descamponisação: o 'estar' e 'não ser' na fronteira em conflito. In: 25 anos de PPGSEA: Desafios e Perspectivas da Pesquisa Interdisciplinar nas Ciências Ambientais, 2015, São Carlos - SP. 25 anos de PPGSEA: Desafios e Perspectivas da Pesquisa Interdisciplinar nas Ciências Ambientais. São Carlos - SP: CRHEA/EESC/USP, 2015. v. 1. p. 236-239.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, O. R. ; BANDEIR, O. ; PINTO, T. ; SILVA, Diego Correia da ; DANTAS, E. ; ESPINDOLA, E. L. G. ; MENEZES-OLIVEIRA, V. . Ecotoxicological assessment of the mining waste from Mariana (MG) using folsomia candida (Collembola) and Enchytraeus crypticus (Enchytraeidae). In: SETAC Latin America 12th Biennial Meeting, 2017, Santos. SETAC Latin America 12th Biennial Meeting, 2017.

2.
CORREIA, Diego. Dinâmicas migratórias e disputas identitárias na fronteira Bolívia ? Brasil. In: 37º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2010, São Paulo. Resumos do 37º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. São Paulo: Humanitas/CERU, 2010.

3.
SOUZA, P. R. ; ARNDT, E. ; BROCH, s. ; SANTOS, Y. M. ; ISHY, A. ; BRAGA, A. C. D. B. ; SILVA, Diego Correia da ; SELEME, E. P. ; EGUCHI, F. C. ; TEIXEIRA, M. C. ; PENATTI, N. C. ; LAITART, K. R. . Água e Cidadania na Bacia do Apa - Uma Abordagem Sistêmica e Trans-fronteiriça na Década Brasilieira da Água. In: II Encontro nacional de ensino de biologia e I Encontro regional de ensino de biologia da Regional 04 (MG/TO/GO/DF), 2007, Uberlândia. Os 10 anos do SBEnBio e o ensino de Biologia no Brasil: histórias entrelaçadas. Uberlândia-MG: Composer Gráfica e Editora, 2007. p. 113-113.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Diego Correia da. Dinâmicas Migratórias e disputas identitárias na fronteira Brasil - Bolívia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, Diego Correia da. Entre idas e perdas: processos de desterritorialização de comunidades tradicionais na inserção da Amazônia na Economia Mundo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, Diego Correia da; VALENCIO, N. F. L. S. . Sociabilidades na Fronteira: Dimensões simbólicas de perdas de brasileiros em desterritorialização na Bolívia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, Diego Correia da. Questões institucionais do acesso à terra na América Latina e as implicações na discórdia com o Outro.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GARCIA, A. S. ; VARGAS, I. A. ; Zanon. Angela M. ; WIZIACK, S. R. C. ; NANTES, D. A. ; SILVA, Diego Correia da ; SILVA, L. A. R. . Construindo uma comunidade de aprendizagem: A experiência do Coletivo Educador Cidema / MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GARCIA, A. S. ; VARGAS, I. A. ; Zanon. Angela M. ; WIZIACK, S. R. C. ; NANTES, D. A. ; SILVA, Diego Correia da ; SILVA, L. A. R. . Construindo uma Comunidade de Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, Diego Correia da. As políticas públicas de educação ambiental em Escolas de ensino fundamental em Campo Grande - MS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, P. R. ; ARNDT, E. ; BROCH, s. ; SANTOS, Y. M. ; ISHY, A. ; BRAGA, A. C. D. B. ; SILVA, Diego Correia da ; SELEME, E. P. ; EGUCHI, F. C. ; TEIXEIRA, M. C. ; PENATTI, N. C. ; LAITART, K. R. . Água e cidadania na bacia do Apa - Uma abordagem sistêmica e trans-fronteiriça na década brasileira da água. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
WIZIACK, S. R. C. ; CORREIA, Diego . Para além da interdisciplinaridade... desafio posto ao educador ambiental 2013 (Produção de material científico-informativo).

2.
SILVA, Diego Correia da. Educação ambiental no município de Bonito-MS: resultados preliminares da pesquisa ?O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental?. Campo Grande: Editora UFMS, 2008 (Apresentação em slide-show publicado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CORREIA, Diego. Projeto Político Pedagógico da Ação de Extensão 'Formação em Gênero, Água e Educação Ambiental'. 2013.

2.
SILVA, Diego Correia da. Formatação dos textos do CD encartado: Educação Ambiental: Gotas de Saber- Reflexões de Práticas. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, Diego Correia da. Avaliação de Trabalhos Científicos para o II Simpósio Internacional de Educação a Distância e II Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2014.

2.
SILVA, Diego Correia da. Projeto Resolução Com-Vidas / Coletivo Jovens de Mato Grosso do Sul. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAUAD, F. F. ; VECCHIA, F. A. S. ; MATHEUS, C. E. ; BRIGANTE, J. ; SANTOS, B. B. ; CORREIA, Diego ; VERONEZ, F. A. ; ZEN, G. ; BRUSSOLO, R. G. ; SANTI, A. D. ; PICHARILLO, C. ; SANTOS, K. E. L. . Anais do XV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental e do X Simpósio do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos. 2016. (Editoração/Anais).

2.
CORREIA, Diego; WIZIACK, S. R. C. . Instrumentação para a Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar. 2016. (Guia Didático para o Aluno (Curso de Especialização)).

3.
NEVES, G. Z. F. ; CORTES, A. D. M. ; SILVA, Diego Correia da ; VERONEZ, F. A. ; SANTOS, F. M. ; CAMPANHA, L. M. B. ; REGHINI, M. ; MAUAD, F. F. . XIV Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. 2015. (Editoração/Anais).

4.
WIZIACK, S. R. C. ; CORREIA, Diego . Guia Didático - Especialização em Educação Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis - Instrumentação para a Educação Ambiental e a prática interdisciplinar. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

5.
SILVA, Diego Correia da; GARCIA, A. S. . Educação Ambiental No Projeto Político Pedagógico. 2010. .

6.
SILVA, Diego Correia da; GARCIA, A. S. . Educação Ambiental No Projeto Político Pedagógico. 2010. (Oficina de Capacitação).

7.
SILVA, Diego Correia da. Caracterização do público-alvo, mobilização junto às instituições parceiras, planejamento e execução da viagem exploratória a três pontos da Bacia do Apa.. 2008. (Relatório de pesquisa).

8.
SILVA, Diego Correia da; WIZIACK, S. R. C. . Relatório I - Atividades do processo de finalização da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). 2008. (Relatório de Atividades).

9.
SILVA, Diego Correia da; WIZIACK, S. R. C. . Projeto Político Pedagógico (versão preliminar) do Coletivo Educador CIDEMA. 2008. (Relatório de Atividades).

10.
SILVA, Diego Correia da; WIZIACK, S. R. C. . Relatório III - Atividades do processo rearticulação das Comissões Permanentes. 2008. (Relatório de Atividades).

11.
SILVA, Diego Correia da; WIZIACK, S. R. C. . Relatório IV - Revisão do Projeto Político Pedagógico. 2008. (Relatório de Atividades).

12.
SILVA, Diego Correia da; SANTOS, Y. M. . O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental - Mato Grosso do Sul - SECAD/INEP. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, A. T. T.; NASCIMENTO, E. C. M.; CORREIA, Diego. Participação em banca de Dandara Boiarenco Amorin. Educação Ambiental: O que pensam os professor dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
WIZIACK, S. R. C.; Zanon. Angela M.; CORREIA, Diego. Participação em banca de Bárbara Peviani. Análise dos efeitos causados através de práticas socioambientais em uma turma do Ensino Médio na E.E. Coração de Maria em Campo Grande - MS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
VARGAS, I. A.; CORREIA, Diego; ANUNCIACAO, V.. Participação em banca de Cátia Cristina Braga Rodrigues. Fenômenos atmosféricos e desastres naturais: elementos de análise para a educação ambiental.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
WIZIACK, S. R. C.; VARGAS, I. A.; CORREIA, Diego. Participação em banca de Jean Flávio Cardoso Dias. A sustentabilidade como conceito de base teórico metodológica nas reflexões sobre Ambiente e Sociedade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
SILVA, A. T. T.; CORREIA, Diego. Participação em banca de Dandara Boiarenco Amorin. Educação Ambiental: O que pensam os professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
WIZIACK, S. R. C.; Zanon. Angela M.; CORREIA, Diego. Participação em banca de Bárbara Peviani. Análise dos efeitos causados através de práticas socioambientais em uma turma do Ensino Médio na E.E. Coração de Maria em Campo Grande - MS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ed. Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
VARGAS, I. A.; CORREIA, Diego; ANUNCIACAO, V.. Participação em banca de Cátia Braga. Fenômenos atmosféricos e desastres naturais: elementos de análise para a educação ambiental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
WIZIACK, S. R. C.; CORREIA, Diego; VARGAS, I. A.. Participação em banca de Jean Flávio Cardoso Dias. A sustentabilidade como conceito de base teórico metodológica nas reflexões sobre Ambiente e Sociedade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
BITENCOURT, K.; CORREIA, Diego. Participação em banca de Elenice Pereira Neves. Projeto AJA semeando valores na Escola Estadual 8 de Maio em Iguatemi MS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ESPINDOLA, E. L. G.; CORREIA, Diego; NISHIKAWA, D. L.. Participação em banca de Thaís Neuenschwander Rosenthal.Efeitos de um desastre ambiental no papel social das mulheres atingidas: estudo de caso associado ao rompimento da Barragem do Fundão (Mariana-MG). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

2.
ESPINDOLA, E. L. G.; CORREIA, Diego; HANAI, F. Y.. Participação em banca de Petry Carvalhal Melo.O empreendedorismo social como alternativa profissional a engenheiros recém-formados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

3.
CORREIA, Diego; VARGAS, I. A.; WIZIACK, S. R. C.. Participação em banca de Marcos Vinícius Gonçalves da Silva.Trilhas interpretativas como recurso da educação ambiental para o município de Costa Rica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
Zanon. Angela M.; CORREIA, Diego; VARGAS, I. A.. Participação em banca de Anna Clênia Ferreira Araújo Moreira.O Estado da arte da Educação Ambiental em Políticas Públicas de Costa Rica - MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
PIRANDA, E. M.; VARGAS, I. A.; SILVA, Diego Correia da. Participação em banca de Mayra Lopes Nogueira.Aves como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências e em Educação Ambiental no Pantanal, MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Semana de Engenharia Ambiental.Banca examinadora de Trabalhos Científicos. 2017. (Encontro).

2.
XXXI Congreso ALAS Uruguay 2017 - Las encrucijadas abiertas de América Latina. Haitianos no Brasil: a arte de caminhar para ser-no-mundo. 2017. (Congresso).

3.
SIED:EnPED : 2016 - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Ed, a Distância.Formação, Tecnologias e Cultura Digital. 2016. (Simpósio).

4.
SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Estratégias de estudo pela EaD: construção de espaços e tempos. 2014. (Simpósio).

5.
SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Avaliador de Trabalhos Científicos. 2014. (Simpósio).

6.
XIII Simpósio da Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Up. 2014. (Simpósio).

7.
XIII Simpósio da Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da USP.Desterritorialização e descamponisação: o ?estar? e o ?não ser? na fronteira em conflito. 2014. (Simpósio).

8.
Diálogos Transfronteiriços do Apa: um olhar diferenciado para políticas públicas, educação e água do Brasil e Paraguai.. Educação Ambiental nos Projetos Políticos Pedagógicos; Elaboração da Carta da Bacia do Apa. 2010. (Congresso).

9.
Defencil - V Seminário Internacional de Defesa Civil. 2009. (Seminário).

10.
Água e Cidadania na Bacia do Apa - Uma Abordagem Sistêmica e Transfronteiriça na Década Brasileira das Águas.Pé na Água: objetivos e primeiros resultados. 2007. (Seminário).

11.
Água e Cidadania na Bacia do Rio Apa - Uma Abordagem Sistêmica e Transfronteiriça na Década Brasileira da Água.A educação ambiental em Bonito: resultados preliminares da pesquisa O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. 2007. (Seminário).

12.
Água e Cidadania na Bacia do Rio Apa - Uma Abordagem Sistêmica e Transfronteiriça na Década Brasileira da Água.Pé na Água: objetivos e primeiros resultados. 2007. (Seminário).

13.
I Encontro Coletivo Jovem - Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre a Universidade e as Comunidades POpulares em articulação com o Programa Escola Aberta. 2007. (Encontro).

14.
I Seminário de educação ambiental da REME. 2007. (Seminário).

15.
I Congresso Aqüifero Guarani. 2006. (Congresso).

16.
V Congresso Ibero_Americano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

17.
Encontro Público Estadual de Recursos Hídricos. 2005. (Encontro).

18.
IV Encontro de Educador@s Ambientais de Mato Grosso e I Fórum do ProFEAP. 2005. (Encontro).

19.
Oficina para a Elaboração do Plano Integrado de Educação Ambiental. 2005. (Oficina).

20.
Movimentos Sociais e Sexualidade. 2004. (Outra).

21.
Expressões de Sexualidade.Debate: Expressões de Sexualidade. 2003. (Outra).

22.
Gotas de Verde. 2003. (Seminário).

23.
"Acesso à Justiça". 2002. (Outra).

24.
8 de março: Teoria e Prática. 2002. (Outra).

25.
Gênero em Expressão. 2002. (Outra).

26.
III ENEPOL. 2002. (Encontro).

27.
II Seminário "Memória, Cultura e Identidade -Preservação e Memória". 2002. (Seminário).

28.
I Semana de Ciências Sociais: Globalização e Identidade Regional. 2002. (Encontro).

29.
XVIII Encontro Nacional do Estudantes de Ciências Sociais (ENECS). 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAUAD, F. F. ; ZEN, G. ; BERNARDO, B. ; CORREIA, Diego . XV Simpósio do PPGSEA e X Simpósio de Ed. Ambiental da USP. 2016. (Congresso).

2.
MAUAD, F. F. ; SILVA, Diego Correia da ; SILVA, A. N. . XIII Simpósio de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da USP. 2014. (Outro).

3.
SILVA, Diego Correia da; SILVESTRE, G. ; ARONI, R. . I Seminário do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar - Diálogos em perspectiva: a construção do conhecimento sociológico contemporâneo. 2010. (Congresso).

4.
BORBA, M. P. ; GUMY, A. P. ; SILVA, Diego Correia da . Dia Limpo. 2007. (Outro).

5.
SILVA, Diego Correia da; SELEME, E. P. . I Encontro Coletivo Jovem. 2007. (Outro).

6.
SOUZA, P. R. ; Zanon. Angela M. ; WIZIACK, S. R. C. ; SILVA, Diego Correia da . Seminário´: Estratégias de sustentabilidade da Rede Aguapé. 2005. (Congresso).

7.
Ana Maria Gomes ; SILVA, Diego Correia da . Movimentos Sociais e Sexualidade. 2004. (Outro).

8.
Ana Maria Gomes ; SILVA, Diego Correia da . "Expressões de Sexualidade". 2003. (Outro).

9.
Ana Maria Gomes ; SILVA, Diego Correia da . Gênero em Expressão. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sônia dos Santos Boiarenco Amorin. Perspectivas e valores socioambientais em Educação Ambiental: Um estudo de caso do projeto ?Grupo de Escoteiro Mário Dilson?. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

2.
Valéria Mendes Vilhalva. A Educação Ambiental para a formação do cidadão do campo: um estudo de caso da Escola Vespasiano Martins, no Distrito de Quebra-Coco. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

3.
Rômulo Henrique de Paula da Silva. Relato de experiência: Oficina Sobre Prevenção de Queimadas em vegetações no Projeto Bombeiros do Amanhã.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

4.
Ronan Ivo de Souza. Possibilidades e dificuldades do uso das tecnologias na Educação Ambiental na Rede Estadual de Ensino de Jaraguari MS.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

5.
Hosmany Aparecido Zanata. Papel Cidadão: Um Estudo de Caso de um projeto de reciclagem na Escola Estadual Erneston Solon Borges, em Bandeirantes ? MS. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Perspectivas e valores socioambientais em Educação Ambiental. Perspectivas e valores socioambientais em Educação Ambiental: Um estudo de caso do projeto ?Grupo de Escoteiro Mário Dilson?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Diego Correia da Silva.

2.
Rômulo Ivo de Souza. Possibilidades e dificuldades do uso das tecnologias na Educação Ambiental na Rede Estadual de Ensino de Jaraguari MS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ed. Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Diego Correia da Silva.

3.
Valéria Mendes Vilhalva. A Educação Ambiental para a formação do cidadão do campo: um estudo de caso da Escola Vespasiano Martins, no Distrito de Quebra-Coco. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Diego Correia da Silva.

4.
Hosmany Aparecido Zanata. Papel Cidadão: Um Estudo de Caso de um projeto de reciclagem na Escola Estadual Erneston Solon Borges, em Bandeirantes ? MS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Diego Correia da Silva.

5.
Rômulo Henrique de Paula da Silva. Relato de experiência: Oficina Sobre Prevenção de Queimadas em vegetações no Projeto Bombeiros do Amanhã. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Educação Ambiental em Espaços Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Diego Correia da Silva.

6.
Josélia da Silva Freitas. A horta como ferramenta de educação ambiental interdisciplinar na escola. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ed. Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Diego Correia da Silva.

7.
Juliana Patrícia Amorim Ribeiro Marson. As maquetes interativas para a reflexão ambiental sobre as águas e a energia elétrica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ed. Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Diego Correia da Silva.

8.
Larissa Fernandes Montalvão. Um olhar sobre as práticas de educação ambiental em escolas de Três Lagoas/MS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ed. Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Diego Correia da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Vinícius Gonçalves da Silva. Trilhas interpretativas como recurso da educação ambiental para o município de Costa Rica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Diego Correia da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
WIZIACK, S. R. C. ; CORREIA, Diego . Guia Didático - Especialização em Educação Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis - Instrumentação para a Educação Ambiental e a prática interdisciplinar. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).



Outras informações relevantes


- Elo da Rede Aguapé de Educação Ambiental desde 2002; Foi Bolsista CNPq (ATP-B) pelo projeto "Água e Cidadania na Bacia do Rio Apa"; Membro do GEPEA/MS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental. Foi técnico responsável pelo Projeto Político Pedagógico do Coletivo Educador CIDEMA (Edital FNMA 01/2006), entre os anos de 2007 e 2008, e membro do GTTur - Grupo de Estudos Temáticos em Turismo, vinculado á Universidade Federal de Mato Grosso do Sul entre 2007 a 2009.



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