Bianca Walsh

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3264051482836578
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Atua como Coordenadora de Treinamento e Aperfeiçoamento do IBGE. Atuou como tradutora na Divisão de Disseminação e como tradutora e intérprete na Divisão de Relações Internacionais do mesmo instituto. Foi professora adjunta de inglês na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de ensino de línguas, com ênfase em fins específicos; formação de professores; tradução de textos técnico-científico; comunicação com organizações internacionais e organização de eventos internacionais. Atualmente pesquisa e trabalha com os seguintes temas: abordagem ativa em ensino e aprendizagem, com ênfase em abordagens baseadas em problemas e projetos; formação de professores; discurso acadêmico-científico; ensino de escrita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bianca Walsh
Nome em citações bibliográficas
WALSH, B.;WALSH, BIANCA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Linguas Anglo Germanicas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Ciência e Linguagem: integrando discurso e contexto socio-histórico na análise de seções de conclusão de artigos experimentais do periódico ?Memórias do Instituto Oswaldo Cruz? (1909 a 1919 e 1980 a 1989), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Norimar Pasini Mesquita Júdice.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: argumentação; artigo científico; discurso acadêmico; ciencia e linguagem; análise integradora do gênero.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2004 - 2006
Mestrado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O papel da primeira língua no desenvolvimento da escritura em segunda língua: uma investigação das ações pedagógicas e crenças de um grupo de aprendizes na sala de inglês para fins acadêmicos,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Tânia Mara Gastão Saliés.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: papel da L1; escrita em L2; crenças e ações de aprendizes..
2006 - 2007
Especialização em Pós-graduação em língua portuguesa. (Carga Horária: 420h).
Liceu Literário Português, ILLP, Brasil.
Título: O vocabulário técnico no gênero artigo científico: formas substantivas como marcas linguisticas de objetividade e impessoalidade.
Orientador: Carlos Eduardo Falcão Uchôa.
1999 - 2003
Graduação em Letras Portugues Ingles.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 24h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Preenchimento de Termo de Abertura de Projeto (TAP). (Carga horária: 16h).
Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil.
2017 - 2017
Desenvolvimento de Lideran;a da Administração Central. (Carga horária: 32h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Modelo Gestion y Evaluacion de Capacitacion. (Carga horária: 16h).
Centro latinoamericano de Administración para el Desarrollo, CLAD, Chile.
2012 - 2012
Estatística Básica. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil.
2011 - 2011
Tutoria para Educação a Distância. (Carga horária: 30h).
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
2011 - 2011
Overseas Teachers - Professional Development. (Carga horária: 50h).
Oxford House College, OHC, Grã-Bretanha.
2007 - 2007
WSTools para tradutores. (Carga horária: 11h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40

Atividades

09/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.

Atividade realizada
Orientação à bolsista de monitoria de Inglês 4.
3/2014 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês para Relações Internacionais
09/2013 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Orientação de bolsistas de iniciação à docência (Projeto: LICOM/PLIC Inglês para a Comunidade).
09/2013 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Orientação a bolsista de iniciação à docência (Projeto: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DO DESEN/SRH).
08/2013 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto Línguas para a Comunidade - LICOM/UERJ.
08/2013 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de Desenvolvimento de Pessoas do DESEN/SRH - Curso Básico de Inglês.
3/2015 - 7/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 4 Cohesion in English
3/2015 - 7/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 7 Transitivity
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 8 Varieties in English
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O ENFOQUE INSTRUMENTAL E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
09/2014 - 01/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 1 Writing
09/2014 - 01/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 3 Modality
09/2014 - 01/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês para Relações Internacionais 1
09/2014 - 01/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tradução 1
09/2014 - 01/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 5 Writing
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 8
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês para Relações Internacionais
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 4 - Grammar
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 2 Grammar and Writing
09/2013 - 02/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês II
09/2013 - 02/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IInglês IV
09/2013 - 02/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos da Tradução I
09/2013 - 02/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino em Língua Inglesa II- Compreensão e Expressão Oral e Escrita

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Treinamento e Aperfeiçoamento, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Comunicação Oral e Escrita I, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina de Comunicação Oral e Escrita I para alunos do Bacharelado de Estatitica

Atividades

03/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Comunicação com organizações internacionais (e.g. ONU, OCDE, Institutos Nacionais de Estatística de outros países).
03/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Interpretação consecutiva reuniões internas da Presidência.
03/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Organização de eventos estatísticos internacionais (ICAS - 2013, IATUR - 2013, IARIW - 2013, ISI WSC 2015).
03/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Tradução de agendas e programas de eventos científicos (Inglês para Português).
03/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Tradução de ofícios (Inglês para Português).
03/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Versão para o inglês de agendas de encontros/reuniões.
03/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Versão para o inglês de ofícios.
03/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Versão para o inglês de respostas de questionários oficiais da UNU e OCDE.
03/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Versão para o inglês de Termos de Cooperação Técnica e Termos de Cessão.
08/2010 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Centro de Divulgação e Disseminação da Informação, .

Serviço realizado
Criação e manutenção do glossário trilíngue (Português/Inglês/Espanhol) de termos-técnicos do IBGE em plataforma WIKI.
06/2011 - 10/2012
Ensino, Inglês em 50 aulas, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês para funcionários do IBGE (Tutoria a distância)
06/2012 - 06/2012
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Interpretação consecutiva (Inglês-Português) coletiva de imprensa - 7th UNCEEA Meeting.
06/2012 - 06/2012
Serviços técnicos especializados , Sede - Presidência, .

Serviço realizado
Interpretação simultânea (Inglês-Português) vídeo-conferência.
06/2010 - 03/2012
Serviços técnicos especializados , Centro de Divulgação e Disseminação da Informação, .

Serviço realizado
Revisão de documentos e textos gerais em português.
06/2010 - 03/2012
Serviços técnicos especializados , Centro de Divulgação e Disseminação da Informação, .

Serviço realizado
Versão do conteúdo do portal do IBGE para o inglês (páginas fixas e releases semanais).

Cultura Inglesa, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 9

Atividades

08/2011 - 10/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20

Atividades

03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura Línguas Estrangeiras Modernas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática de Ensino I
Pesquisa e Prática de Ensino IV
Estágio supervisionado
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura Línguas Estrangeiras Modernas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia IV
Pesquisa e Prática de Ensino I
Pesquisa e Prática de Ensino III
Produção textual: crônicas e memórias
Estágio supervisionado
03/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura Línguas Estrangeiras Modernas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia III
Pesquisa e Prática de Ensino I
Pesquisa e Prática de Ensino III
Produção textual: Crônicas e Memórias
Estágio supervisionado
08/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Línguas Estrangeiras Modernas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia II
Pesquisa e Prática de Ensino II
Prática de Ensino I
Prática de Ensino III
Estágio supervisionado

Curso de Idiomas, CURSO DE IDIOMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: professora (inglês e português), Carga horária: 16
Outras informações
Público: comunidade acadêmica do Centro de Tecnologia da UFRJ e pesquisadores da COPPE-UFRJ.

Atividades

04/2004 - 02/2007
Ensino, Curso de Idiomas, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Inglês
Português para concursos
Português para escrita acadêmica

Feedback, FEEDBACK, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora de inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Público: adultos, em maioria, adolescentes e crianças.

Atividades

06/2000 - 05/2004
Ensino, Letras Portugues Ingles, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Inglês.

Fundação São Martinho, --, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: professora de inglês, Carga horária: 6
Outras informações
Fundação vinculada à PUC-Rio. Projeto de inserção de jovens de 16 anos, provenientes de comunidades carentes, no mercado de trabalho.

Atividades

05/2006 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Cursos de Lingua Abertos a Comunidade, CLAC-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: monitora, Enquadramento Funcional: monitora de inglês
Outras informações
Projeto da Letras-UFRJ, orientado pelas diretrizes do ensino reflexivo e da pesquisa-ação. Supervisionado pelos professores da Letras -UFRJ. Meus orientadores: Sonia Zynger, Silvia Becker, Selma Borges e Ricardo Miguez.

Atividades

08/2000 - 11/2003
Ensino, Cursos de Lingua Abertos a Comunidade, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Ingles (básico ao avançado)


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Resolução de conflitos: interculturalidade e projetos colaborativos baseados em problemas
Descrição: Preparar estudantes dos cursos de graduação da Uerj para atuar no mercado de trabalho na resolução de conflitos envolvendo habilidades comunicativas e de negociações em ambientes inter/ multiculturais.Objetivos específicos: - Desenvolvimento de projeto de resolução de conflitos para encaminhamento de solução de problemas reais levantados por empresas dinamarquesas (Maersk Training e M&O Maritime & Offshore Partners), em conjunto com estudantes e professores da Universidade de Copenhague; - Discussão dos processos de comunicação intercultural e categorias de análise;- Preparação para instrumentalização da solução dos problemas por métodos qualitativos;- Treinamento para as habilidades de comunicação empresarial em língua estrangeira;- Discussão teórica:estratégias de resolução de conflitos e implicações;- Interação com o ambiente de trabalho nas empresas supracitadas;- Interação com grupo de estudantes de letras da disciplina Problem-based Teamproject da Universidade de Copenhague..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) .
Integrantes: Bianca Walsh - Coordenador / Bruno Deusdará - Integrante / Marcelo Valença - Integrante / Georg Wink - Integrante / Sandi Oliveira - Integrante / Poliana Coeli Costa Arantes - Integrante.
2013 - Atual
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE IDIOMAS
Descrição: Este estudo visa a um melhor entendimento do processo de aquisição de uma língua estrangeira, ao considerar a influência exercida pelas estratégias de aprendizagem sobre esse processo. Acredita-se que, através da intervenção no processo cognitivo, pela utilização de atividades que busquem o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, será possível desenvolver, ao mesmo tempo, competências linguísticas dos alunos, de forma mais reflexiva e autônoma (Cardoso 2005). Levando-se em consideração as mudanças nos perfis dos alunos e professores (ou seja, uma geração mais conectada (Cardoso 2013 a,b,c,d, 2012, 2010), gostaríamos de responder às seguintes perguntas: ? Que estratégias de aprendizagem podem ser consideradas eficazes no processo de aprendizagem de idiomas? ? A utilização de tecnologias educacionais mais modernas pode afetar positivamente no processo de aprendizagem de idiomas? ? É possível que o aluno com dificuldades se torne o principal ator na busca por uma melhora em seu processo de aprendizagem? Cerca de quarenta alunos participarão da primeira fase da pesquisa, quando será realizado um estudo preliminar, para identificar os alunos que apresentam maior dificuldade no processo de aprendizagem e que consequentemente serão selecionados como participantes da segunda fase. A escolha para a segunda fase será baseada em um teste de nivelamento, questionários e entrevistas. Durante a segunda fase, os alunos participaram de encontros mensais presenciais e encontros constantes pelas redes sociais e/ou ambiente virtual de aprendizagem (a distância). Os encontros focarão no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem eficazes, e adotaremos o modelo de Scharle & Szabó (2000) na busca pela autonomia, começaríamos com um processo de conscientização (utilizando não somente o professor, mas também as experiências de outros alunos ? Vygosky) para aos poucos provocar uma mudança de atitude e finalmente a transferência de papéis, quando o aluno se torna responsável por seu próprio processo de aprendizagem (autonomia). Após a realização das atividades, os alunos serão convidados a realizar um pós-teste, responder a novos questionários, para avaliação do projeto. Ao final da fase de intervenção, os resultados dos dois testes serão comparados, e o processo qualitativamente descrito, para avaliação da eficácia das atividades usadas na pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Bianca Walsh - Integrante / Janaina da Silva Cardoso - Coordenador / Karen Costa da Silva - Integrante / Soraia Cristiana de Souza Costa - Integrante / Matheus das Chagas Figueiredo - Integrante / Denise Soares da Silva - Integrante / Suzete Dantas Santos - Integrante / Vivianne Lopes - Integrante / Anielle Barboza - Integrante / Tais dos Santos Santiag - Integrante / Claudia Rebello dos Santos Santos - Integrante / Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca - Integrante / Vania Santana Carvalho Oliveira - Integrante / Marcela Zuquim Dias - Integrante / Marcela Iochem Valente - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Projeto de Línguas para a Comunidade - LICOM/PLIC
Descrição: O Programa de Línguas para a comunidade ? PLIC responde a demanda por cursos de língua estrangeira e materna. Articula-se em 2 eixos: o oferecimento de produtos e serviços de qualidade à comunidade e a ampliação dos espaços de práticas docentes diversificadas e adequadas ao mundo contemporâneo para os futuros professores de línguas materna e estrangeiras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Bianca Walsh - Coordenador / Patricia Bertolli - Integrante.
2013 - 2015
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DO DESEN/SRH
Descrição: Este projeto contribui para a formação docente de alunos de língua inglesa por meio de uma experiência de desenvolvimento de um curso de noções básicas da língua inglesa sob medida para funcionários do Setor de Recursos Humanos da UERJ. Os bolsistas têm a oportunidade de elaborar, implementar e avaliar o curso, o material didático e os instrumentos avaliativos face às necessidades particulares desse público..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bianca Walsh - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - 2017
Implementacao do novo modelo de levantamento de necessidades de capacitacao
Descrição: O projeto instituiu nova forma de levantar necessidades de capacitacao no IBGE, considerando ampla participacao das chefias e a consultoria do gestor de capacitacao do levantamento à execucao da capacitacao. Foi inspirado no modelo de LNC do Gobierno Civil do Chile..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2015
PIBID- CAPES Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras ? Língua Inglesa
Descrição: Este é um projeto de iniciação à docência que reúne um coordenador de área, um supervisor (professor da escola pública) e seis bolsistas de iniciação à docência (alunos da Licenciatura de Inglês da UERJ). O objetivo é promover uma experiência de letramento integrador em inglês (particularmente das habilidades de escrita e leitura) através da Internet. O projeto prevê a produção de materiais e atividades instrucionais a partir de situações comunicativas vivenciadas no meio digital, como troca de e-mails, preenchimento de formulários e produção de comentários de opinião. A tomada de decisões será orientada pela perspectiva da pesquisa-ação, a ser conduzida de forma colaborativa pelos atores do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Bianca Walsh - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2008 - 2009
Pesquisa e prática de ensino: a formação docente na perspectiva da pesquisa-ação
Descrição: Projeto temático direcionador dos trabalhos finais relativos ao estágio docente dos alunos de licenciatura da UFF. Os alunos produziam pesquisas e intervenções nos seus ambientes de estágio, trabalhando com a perspectiva da pesquisa-ação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Bianca Walsh - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online)


Revisor de periódico


2005 - 2005
Periódico: Revista IPEL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingua para fins específicos.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudo de Gênero.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de línguas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tradução.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educacao Corporativa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Presidente da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro, APLIERJ.
2015
Vice Presidente da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro, APLIERJ.
2014
Vice-presidente da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro, APLIERJ.
2013
Aprovada em 1o lugar para professor adjunto em lingua inglesa, UERJ.
2011
Aprovada em concurso para ensino superior de português-inglês (4o lugar), FAETEC.
2010
Aprovada em 2o lugar para professor adjunto de Prática de Ensino de Inglês, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2009
Aprovada em 3o lugar para professor assistente no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculkdade de Educação, Universidade Federal Fluminense.
2007
Bolsa de Doutorado, Capes.
2006
Aprovada no Concurso Público para provimento do cargo de Professor Assistente (20 horas) de língua inglesa, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Cap/UERJ..
2005
Dignidade Acadêmica no grau Magna cum Laude, UFRJ.
2004
Bolsa de Mestrado, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WALSH, B.2016WALSH, B.; SILVA, J. C. ; COIMBRA, A. . APLIERJ: Challenges and opportunities for teacher development.. CONTEXTURAS, v. 26, p. 01, 2016.

2.
WALSH, B.2015WALSH, B.. Ciência e linguagem: integrando discurso e contexto na análise das conclusões de artigos científicos experimentais do ?Memórias do Instituto Oswaldo Cruz? (1909-1919 e 1980-1989). Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 15, p. 95-115, 2015.

3.
WALSH, BIANCA2014 WALSH, BIANCA. Uma experiência de planejamento de ensino de tradução:. Cadernos de Tradução (UFSC), v. 2, p. 206-228, 2014.

4.
WALSH, BIANCA2014WALSH, BIANCA. Teaching speaking: instructing for different types of oral performance. Mindbite (APLIERJ), v. 1, p. 6-10, 2014.

5.
ANTUNES, M. A.2014ANTUNES, M. A. ; WALSH, B. . A DECISÃO DE TRADUZIR O PRÓPRIO TEXTO, MOTIVAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS: UM BREVE ESTUDO DOS CASOS DOS ESCRITORES BRASILEIROS ANA MARIA MACHADO E JOÃO UBALDO RIBEIRO. Tradução em Revista (Online), v. 16, p. 12-22, 2014.

6.
WALSH, B.;WALSH, BIANCA2012 WALSH, B.. Science and language: integrating discourse and context in the analysis of the Conclusions of experimental scientific articles ?Memories of the Oswaldo Cruz Institute? (1909-1919 and 1980-1989). Language for special purposes, professional communication, knowledge management and cognition, v. 3, p. 4-26-4, 2012.

7.
WALSH, B.;WALSH, BIANCA2011WALSH, B.. A Noção De Discurso na AD Pecheutiana a na ACD de Fairclough e Implicações nos Diferentes Modos de Análise. Raído (UFGD), v. 5, p. 9-23, 2011.

8.
WALSH, B.;WALSH, BIANCA2010 WALSH, B.. Ciencia e Linguagem: um nicho de pesquisa em consolidação na LA. Icarahy, v. 2, p. 19, 2010.

9.
WALSH, B.;WALSH, BIANCA2006 WALSH, B.. O papel da primeira língua no desenvolvimento da escritura em segunda língua: o caso das crenças.. Revista Escrita (PUCRJ. Online), www.letras.puc-rio.br, v. 7, n.0, p. --------, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
WALSH, B.. O vocabulário técnico no gênero artigo científico: formas substantivas como marcas linguísticas de objetividade e impessoalidade.. In: Sonia Zyngier; Vander viana; Natalia Silveira. (Org.). Ver e Visualizar: Letras sob o Prisma Empírico. 1ed.Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2008, v. , p. 41-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WALSH, B.; VASCONCELLOS, J. ; LIMA, T. ; NATARELLI, J. . ENCONTROS, REENCONTROS E DESENCONTROS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: IMPACTOS DO PIBID-CAPES NA FORMAÇÃO INICIAL E NA FORMAÇÃO CONTINUADA.. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas, 2014, Natal. Professores em espaços de formaçao: mediaçoes, praxis e saberes docentes, 2014.

2.
WALSH, B.. A importância do profiling (definição de um perfil) em uma instituição de ensino, no processo de ensino/aprendizagem. In: I Forum CLAC, 2003, Rio de Janeiro. Ensino de Línguas, reflexão e prática: coletânea dos trabalhos apresentados no I Forum CLAC. Rio de Janeiro: Serviços de Publicações/FL, 2003. v. unico. p. 87-92.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WALSH, B.. ?O vocabulário técnico no gênero artigo científico: formas substantivas como marcas lingüísticas de objetividade e impessoalidade.?. In: VIII Encontro de Ciência Empírica em Letras, 2007, Rio de Janeiro. VIII ECEL, 2007.

2.
WALSH, B.. ?Artigo científico em periódico especializado: da presença da argumentação na seção de conclusão em uma abordagem diacrônica.?. In: IV Seminário dos alunos da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense, 2007, Niterói. IV Seminário dos alunos da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense, 2007.

3.
WALSH, B.. The role of the first language in the development of. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística / I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (SILEL), 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
WALSH, BIANCA; ANDRADE, R. ; DAMASCENO, C. . Abordagem ao informante: Censo Agro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
WALSH, BIANCA; PINTO, F. ; CALAZANS, P. . Estrategias Didaticas para Multiplicadores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
WALSH, B.; DONIZETTI, A. P. . Comunidades de Prática nas Organizações: a aprendizagem compartilhada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
WALSH, B.. Subprojeto de Inglês ? Campus Maracanã - Pibid/CAPES ? UERJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
WALSH, B.; NATARELLI, J. ; LIMA, T. ; LOPES, V. ; SOUZA, T. M. . Pedagogia por projetos: construindo experiências significativas de aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
WALSH, BIANCA. ENCONTROS, REENCONTROS E DESENCONTROS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: IMPACTOS DO PIBID-CAPES NA FORMAÇÃO INICIAL E NA FORMAÇÃO CONTINUADA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
WALSH, BIANCA. ENCONTROS E REENCONTROS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: IMPACTOS DO PIBID-CAPES NAS LICENCIATURAS E NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
WALSH, B.. PESQUISA COLABORATIVA DE VALORES E HÁBITOS DISCIPLINARES COMO UM DOS PASSOS A CAMINHO DE UM LETRAMENTO ACADÊMICO CRÍTICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
WALSH, B.. Ciência e linguagem: um nicho de pesquisa em consolidação na LA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
WALSH, B.. Estudo Diacrônico da Seção de Conclusão do Gênero Artigo Científico em Periódico da Área de Ciências da Vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
WALSH, B.. Artigo Científico em Periódico Especializado: da presença da argumentação na seção de conclusão em uma abordagm diacrônica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
WALSH, B.. O vocabulário técnico no gênero artigo científico: formas substantivas como marcas linguisticas de objetividade e impessoalidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
WALSH, B.. The role of the first language in the development of second language writing: the case of beliefs. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
WALSH, B.. O papel da L1 no desenvolvimento da escrita em L2. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
WALSH, B.. Um estudo de caso: o papel metacognitivo da L1 no processo de aprendizagem da L2. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
WALSH, B.. Um estudo de caso: o papel do material didático no ensino instrumental de inglês para leitura de texto acadêmico-científico.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
WALSH, BIANCA. Tourism. Rio de Janeiro: IBGE CDDI, 2015. (Tradução/Artigo).

2.
WALSH, BIANCA. Political Participation. Rio de Janeiro: IBGE CDDI, 2015. (Tradução/Artigo).

3.
WALSH, B.; RESENDE, S. V. . BECKETT: A QUINTESSÊNCIA DA AUTOTRADUÇÃO?. Rio de Janeiro: Tradução em Revista, 2014. (Tradução/Artigo).

4.
WALSH, B.; ANTUNES, M. A. . Análise do Espaço: Adaptação e Ampliação de Esquemas Multimodais. Rio de Janeiro: Revista Matraga - UERJ, 2014. (Tradução/Artigo).

5.
WALSH, B.. Museum of Modern Art of Bahia. RIO DE JANEIRO: IBGE, 2013. (Tradução/Artigo).

6.
WALSH, B.. Government. RIO DE JANEIRO: IBGE, 2013. (Tradução/Artigo).

7.
WALSH, B.. A New Methodology to Mitigate Schedule Delay Damages. RICS Cobra 2012 Conference, 2012. (Tradução/Artigo).

8.
WALSH, B.. How to Measure Productivity, 2012. (Tradução/Artigo).

9.
WALSH, B.. Vygotsky's and Buber's Pedagogical Perspectives: Some Affinities, 2010. (Tradução/Artigo).

10.
WALSH, B.. The Construction of Autonomous Kowledge in Design Research, 2009. (Tradução/Artigo).

11.
WALSH, B.. Design and Innovation for Popular Entrepreneurship, 2008. (Tradução/Artigo).

12.
WALSH, B.. Design and Production Engineering. Some moving frontiers of the engineering education in Brazil, 2007. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
WALSH, B.. Revista IPEL. 2015.

2.
WALSH, B.. Parecerista ad hoc Cadernos de Letras da UFF. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
WALSH, B.. Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
WALSH, BIANCA; NATARELLI, J. ; VASCONCELLOS, J. ; LIMA, T. ; REBELLO, A. C. ; NASCIMENTO, M. ; PEREIRA, T. . Subprojeto de Inglês PIBID-CAPES (UERJ). 2015; Tema: Iniciação à Docência Capes. (Blog).

2.
WALSH, B.. População Indígena em Quadros. 2012; Tema: Homenagem ao Índio. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
WALSH, B.; ARANTES, P. ; DEUSDARA, B. ; VALENCA, M. ; OLIVEIRA, S. ; WINK, G. . Resolução de conflitos: interculturalidade e projetos colaborativos baseados em problemas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
WALSH, B.. Seleção para a Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território. 2012. (Prova de Português e Redação).

3.
WALSH, B.. Técnicas de Produção Textual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
WALSH, B.. Curso de Inglês Online. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio para o Curso de Inglês Online).

Demais trabalhos
1.
WALSH, B.. Homenagem ao Dia da Mulher. 2011 (Entrevista para publicação eletrônica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
WALSH, B.; BECKER, S.; Hemais, B.. Participação em banca de Juliana Sousa Trajano. O excêntrico, o primeiro, o inesperado, o adverso: uma análise retórico-discursiva dos relatos de caso na literatura médica. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
WALSH, BIANCA; CARDOSO, J. S.; VASCONCELLOS, J.. Participação em banca de Juliette Rodrigues vasconcellos. práticas inclusivas: uma perspectiva no processo de ensino-aprendizagem de lingua adicional através da tecnologia assistiva em estudo de caso com a Sindrome de Down. 2017.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
WALSH, B.. Banca Examinadora para Docente I de Língua Inglesa. 2015. Secretaria de Estado de Educação.

2.
WALSH, B.; SILVA, J. C.; CARVALHO, G.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CHALFUN JUNIOR, A.; FINARDI, K.; FREIRE, A. P.; TILIO, R. C.; CARDOSO, J. S.; FERREIRA, I. C. R.; NEDER NETO, T.; WALSH, B.. Concurso Público do Departamento de Educação, área Língua Inglesa. 2014. Universidade Federal de Lavras.

4.
WALSH, B.; CARVALHO, G.; CARDOSO, J. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Inglesa.. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
WALSH, B.. Seleção para Mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas 17a turma - 2014. 2013. Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

6.
WALSH, B.. Vestibular UERJ - Prova de Inglês. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
WALSH, B.. Seleção para a Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território. 2012. Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Outras participações
1.
WALSH, B.. XIV FÓRUM CLAC ?Interculturalidade e suas interfaces?. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
WALSH, B.. V Seminário Interativo de Práticas Pedagógicas, Pesquisa e Extensão na Formação do Professor. 2009. Universidade Federal Fluminense.

3.
WALSH, B.. VI Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica. 2008. Universidade Federal Fluminense.

4.
WALSH, B.. V Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica. 2007. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3o Encontro Nacional de Chefes de Agências do IBGE.Abordagem ao informante: Censo Agro. 2017. (Encontro).

2.
3o Encontro Nacional de Chefes de Agências do IBGE.Estratégias didáticas para multiplicadores. 2017. (Encontro).

3.
APLIERJ One Day Seminar.Pedagogia por projetos: construindo experiências significativas de aprendizagem. 2015. (Seminário).

4.
III Encontro Institucional do PIBID/CAPES/UERJ.Subprojeto de Inglês ? Campus Maracanã - Pibid/CAPES ? UERJ. 2015. (Encontro).

5.
V Encontro Nacional das Licenciaturas.Encontros, Reencontros e Desencontros na Formação do Professor: Impactos do PIBID-CAPES na Formação Inicial e na Formação Continuada.. 2014. (Seminário).

6.
VIII Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro.ENCONTROS E REENCONTROS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: IMPACTOS DO PIBID-CAPES NAS LICENCIATURAS E NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2014. (Encontro).

7.
19o Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada.Pesquisa Colaborativa de Valores e Hábitos Disciplinares como um dos Passos a Caminho de um Letramento Crítico. 2013. (Seminário).

8.
VI Seminário dos alunos de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense.Ciência e linguagem: um nicho de pesquisa em consolidação na LA. 2009. (Seminário).

9.
V Seminário dos alunos de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense.Estudo diacrônico da seção de conclusão do gênero artigo científico em periódico da área de ciências da vida. 2008. (Seminário).

10.
IV Seminário dos alunos da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense.?Artigo científico em periódico especializado: da presença da argumentação na seção de conclusão em uma abordagem diacrônica.?. 2007. (Seminário).

11.
VIII Encontro de Ciência Empírica em Letras.?O vocabulário técnico no gênero artigo científico: formas substantivas como marcas lingüísticas de objetividade e impessoalidade.?. 2007. (Encontro).

12.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. The role of the first language in the development of second language writing: the case of beliefs. 2006. (Congresso).

13.
II Jornada de Estudos do Discurso.O papel da L1 no desenvolvimento da escrita em L2. 2005. (Encontro).

14.
XIII Congresso da ASSEL-RIO. Um estudo de caso o papel metacognitivo da L1 no processo de aprendizagem daL2. 2005. (Congresso).

15.
Salinguas.Um estudo de caso: o papel do material didático no ensino instrumental de inglês para leitura de texto acadêmico-científico?.. 2004. (Seminário).

16.
I Forum CLAC.I Forum CLAC. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WALSH, B.; SILVA, J. C. ; CARVALHO, S. . APLIERJ one-day seminar. 2017. (Outro).

2.
WALSH, B.; SILVA, J. C. ; MILLER, I. ; VALENTE, M. I. ; CUNHA, M. I. ; CARVALHO, S. ; MENEZES, D. ; TILIO, R. ; TAVARES, K. . IX ENPLIRJ - Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

3.
WALSH, B.; SILVA, J. C. . Aplierj One Day Seminar. 2015. (Outro).

4.
TAVARES, K. ; MILLER, I. ; CUNHA, M. I. ; ALMEIDA, R. ; WALSH, B. ; CARDOSO, J. S. . VIII Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Outro).

5.
WALSH, B.. Conferência Internacional sobre Estatísticas Agropecuárias. 2013. (Outro).

6.
WALSH, B.. 35ª Conferência da Associação Internacional para o Uso do Tempo. 2013. (Outro).

7.
WALSH, B.. Conferência Internacional ?Renda, riqueza e bem-estar na América Latina?. 2013. (Outro).

8.
WALSH, B.. 60th World Statistics Congress. 2013. (Outro).

9.
WALSH, B.. Seventh UNCEEA Meeting. 2012. (Outro).

10.
WALSH, B.. Seminário sobre a Experiência do Censo 2010 ? População no Brasil e na coleta de dados em países em Situação de Emergência de pós-crise. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Márcia da Silva Freitas. O PAPEL DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO ESCOLAR EM CONFRONTO COM A VISÃO DA EDUCAÇÃO ATUAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Bianca Walsh.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Julia Frey Leiros Girao. Projeto de Línguas para a Comunidade - LICOM/PLIC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Noel Rosa - ILE - UERJ. Orientador: Bianca Walsh.

2.
Thais Machado de Souza. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

3.
VANESSA FERNANDA DE OLIVEIRA LOPES. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

4.
Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

5.
Roberta Xavier Regua. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

6.
Alana Martins Costa. Alana Martins Costa. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

7.
Livia Vianna Carneiro. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

8.
Tatiana Santos Ferreira Lima. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

9.
Ana Cecilia Trindade Rebelo. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

10.
Barbara Romana dos Santos de Souza. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

11.
Aline Veiga Rodrigues. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

12.
Jessica Fernandes Natarelli da Cruz. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

13.
Juliette Rodrigues Vasconcelos. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

14.
Larissa Leandro de Souza Lima. Projeto de Línguas para a Comunidade LICOM/PLIC. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina Uerj. Orientador: Bianca Walsh.

15.
Juliana Ferreira Martins. Projeto de Línguas para a Comunidade LICOM/PLIC. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina Uerj. Orientador: Bianca Walsh.

16.
Lívia Ferreira Alves da Silva. Projetos Especiais de Línguas Estrangeiras LICOM/PELE. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina Uerj. Orientador: Bianca Walsh.

17.
Denise Soares da Silva. Monitoria da Disciplina de Inglês 4. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina Uerj. Orientador: Bianca Walsh.

18.
Marcio Alves do Nascimento. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

19.
Thatiane da Silva Pereira. Saber escolar e formação docente na Educação Básica: Subprojeto de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bianca Walsh.

20.
CECILIA TICOM BRAZ DE SOUZA. Projeto de Línguas para a Comunidade - LICOM/PLIC. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina Uerj. Orientador: Bianca Walsh.

21.
Cristiano Silva de Lima. Projeto de Línguas para a Comunidade LICOM/PLIC. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Noel Rosa - ILE - UERJ. Orientador: Bianca Walsh.

22.
Pâmella Veiga Romana. Projeto de Línguas para a Comunidade LICOM/PLIC. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Noel Rosa - ILE - UERJ. Orientador: Bianca Walsh.

23.
Tatiana Santos Ferreira Lima. Projeto de Línguas para a Comunidade LICOM/PLIC. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina Uerj. Orientador: Bianca Walsh.

24.
Marcelli Claudinni Teixeira Cardoso. Projeto de Línguas para a Comunidade LICOM/PLIC. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina Uerj. Orientador: Bianca Walsh.

25.
Isabela Carolina Cremonez Vilardo. Projetos Especiais de Línguas Estrangeiras LICOM/PELE. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina Uerj. Orientador: Bianca Walsh.

26.
Thaís Lemos Ribeiro. Oralidade no Ensino de Língua Portuguesa: uma prática relevante. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-docência. Orientador: Bianca Walsh.

27.
Renata Macchiarulo. Compreensão Textual e Afetividade: Uma Abordagem Psicopedagógica. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-docência. Orientador: Bianca Walsh.

28.
Thais da Guia Silva. ?Identificando problemas específicos de compreensão textual em uma turma de ensino médio através da abordagem da pesquisa-ação.?. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-docência. Orientador: Bianca Walsh.

29.
Elaine Barbosa. ?O gênero comercial de TV: produção textual.?. 2007. Orientação de outra natureza. (Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Pró-docência. Orientador: Bianca Walsh.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
WALSH, B.;WALSH, BIANCA2010 WALSH, B.. Ciencia e Linguagem: um nicho de pesquisa em consolidação na LA. Icarahy, v. 2, p. 19, 2010.

2.
WALSH, B.;WALSH, BIANCA2012 WALSH, B.. Science and language: integrating discourse and context in the analysis of the Conclusions of experimental scientific articles ?Memories of the Oswaldo Cruz Institute? (1909-1919 and 1980-1989). Language for special purposes, professional communication, knowledge management and cognition, v. 3, p. 4-26-4, 2012.


Livros e capítulos
1.
WALSH, B.. O vocabulário técnico no gênero artigo científico: formas substantivas como marcas linguísticas de objetividade e impessoalidade.. In: Sonia Zyngier; Vander viana; Natalia Silveira. (Org.). Ver e Visualizar: Letras sob o Prisma Empírico. 1ed.Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2008, v. , p. 41-59.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WALSH, B.. Conferência Internacional sobre Estatísticas Agropecuárias. 2013. (Outro).

2.
WALSH, B.. 35ª Conferência da Associação Internacional para o Uso do Tempo. 2013. (Outro).

3.
WALSH, B.. Conferência Internacional ?Renda, riqueza e bem-estar na América Latina?. 2013. (Outro).

4.
WALSH, B.. 60th World Statistics Congress. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 3:40:06