Patricia de Oliveira Iuva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3088127794762026
  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


Professora Adjunta do Curso de Cinema, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Linguagem e Culturas da Imagem. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na Linha de Mídia e Processos Audiovisuais. Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista do PET (Programa de Educação Tutorial) durante a graduação, bolsista CNPq durante o mestrado e bolsista CNPq durante um período do doutorado. Áreas de interesse: montagem cinematográfica, estética audiovisual, semiótica, teoria do autor no cinema, extra-fílmicos/paratextos (trailers, making ofs), campo cinematográfico e trajetória do artista, narrativas seriadas, gênero, identidade e sexualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia de Oliveira Iuva
Nome em citações bibliográficas
IUVA, Patricia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Artes e Libras - DALI.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37219704
URL da Homepage: http://www.cinema.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Encontros possíveis: as relações entre as instâncias autorais no campo do making of, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Miriam de Souza Rossini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: making of; Cinema; estética; comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2007 - 2009
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: A reinvenção do trailer como experiência audiovisual autônoma,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Alexandre Rocha da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: trailer; desconstrução; audiovisual; autonomia; arquivo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias e processos audiovisuais.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2004 - 2006
Aperfeiçoamento em Programa Especial de Treinamento - PET.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Programa Especial de Treinamento - PET Comunicação Social UFSM. Ano de finalização: 2006.
Orientador: Adair Caetano Peruzzolo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico.
Orientador: Adair Caetano Peruzzolo.




Formação Complementar


2009 - 2009
Curso de Capacitação: técnica do eneagrama. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Leitura de Imagem. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Câmera. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Extensão em Cinema Digital. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Direção e administração, Departamento de Artes, Curso de Cinema.

Cargo ou função
Coordenação de Ensino.
03/2018 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Artes, Curso de Cinema.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão: EXTRA[CINE]: atrás e além das câmeras.
02/2018 - Atual
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Montagem Cinematográfica II (ART 5311 Turmas A e B)
Tópicos Especiais de Cinema X - Audiovisual e Publicidade (ART 5036)
8/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes e Libras - DALI, Curso de Cinema.

Linhas de pesquisa
Cultura e Significação
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes, Curso de Cinema.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Cinema.
12/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes, Curso de Cinema.

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Curso de Cinema.
03/2018 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE), .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação do Edital 007/2017 - Bolsa Cultura 2018.
03/2017 - 02/2018
Extensão universitária , Departamento de Artes, Curso de Cinema.

Atividade de extensão realizada
XI Semana Acadêmica de Cinema: Cinema e Tecnologia.
02/2016 - 02/2018
Direção e administração, Departamento de Artes, Curso de Cinema.

Cargo ou função
Vice-coordenação do Curso de Cinema (Subcoordenação).
08/2017 - 12/2017
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Montagem Cinematográfica (ART5211 TURMAS A e B)
Tópicos Especiais IV: Paratextos: Cinema e Cultura Pop (ART 5030)
03/2017 - 07/2017
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CMA5812 - Expressões Cinematográficas
CMA5832 - Montagem Cinematográfica II (03450A e 03450B)
04/2017 - 04/2017
Extensão universitária , Departamento de Artes, Curso de Cinema.

Atividade de extensão realizada
I Colóquio Experimento(s) do/no Cinema Documentário.
03/2015 - 03/2017
Extensão universitária , Departamento de Artes e Libras - DALI, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Poética das Alteridades e da Diversidade: Corpo, Identidade e Gênero: O projeto tem como objetivo a formação de um Coletivo de Estudo e de Realização de trabalhos estéticos e políticos sobre as noções de identidade, gênero, sexualidade.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CMA5602 - Análise Fílmica
CMA5103 - Montagem Cinematográfica (02450A e 02450B)
09/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Libras - DALI, Curso de Cinema.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Cinema.
03/2016 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Libras - DALI, Curso de Cinema.

Cargo ou função
Membro titular do Núcleo Docente Estruturante.
06/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Libras - DALI, Curso de Cinema.

Cargo ou função
Comissão Avaliadora do Processo seletivo Simplificado para Professor Substituto na área de Fotografia Cinematográfica Edital Nº 12/DDP/PRODEGESP/2016.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CMA5812 - Expressões Cinematográfica I
CMA5832 - Montagem Cinematográfica II (03450A e 03450B)
08/2014 - 05/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes e Libras - DALI, .

03/2016 - 03/2016
Extensão universitária , Departamento de Artes e Libras - DALI, Curso de Cinema.

Atividade de extensão realizada
Colóquio Internacional e Retrospectiva dos Ateliers Varan.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CMA5012 - Tópicos Especiais de Cinema II - Laboratório de Montagem (03450A e 03450B)
07/2014 - 07/2015
Direção e administração, Departamento de Artes e Libras - DALI, .

Cargo ou função
Supervisora do Laboratório de Estudos de Cinema - LEC.
09/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Departamento de Artes e Libras - DALI, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de Documentários Poéticos.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CMA5103 (02450A e 02450B) - Montagem Cinematográfica
07/2014 - 09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Libras - DALI, Curso de Cinema.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Cinema.
06/2014 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Libras - DALI, Curso de Cinema.

Cargo ou função
Comissão Avaliadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto no Campo de Conhecimento: Fotografia Cinematográfica Edital Nº: 285/DDP/2014.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Aluna de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES de março/2012 até agosto/2013. Bolsista CNPQ de setembro/2013 até maio/2014.

Atividades

03/2012 - 05/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação.

08/2013 - 12/2013
Estágios , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

Estágio realizado
Atividade de ensino na Graduação, na Disciplina de Seminário Audiovisual - Documentário, no qual ministrei as aulas juntamente com a colega doutoranda Gabriela Almeida, sob coordenação da Prof. Dra. Miriam de Souza Rossini..
08/2012 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação.

Cargo ou função
Membro da Representação Discente, no cargo de secretária..
08/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Editorial da Revista Em Questão..
08/2012 - 12/2012
Estágios , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

Estágio realizado
Atividade de ensino na graduação, na disciplina de Mídias Audiovisuais, sob a coordenação da Prof. Dra. Miriam de Souza Rossini.

Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2012 - 04/2012
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Audiovisual I
08/2011 - 03/2012
Direção e administração, Pós-graduação, .

Cargo ou função
Coordenação de Curso de Pós-graduação lato sensu em Cinema.
08/2011 - 03/2012
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Audiovisual
Produção Audiovisual I
Produção Audiovisual II
08/2010 - 03/2012
Outras atividades técnico-científicas , Laboratório Audiovisual, Laboratório Audiovisual.

Atividade realizada
Coordenação das produções audiovisuais do Laboratório Audiovisual do Curso de Publicidade e Propaganda (vt's, curtas, videoclipes, vinhetas, animações, vídeos institucionais, etc).
03/2011 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, .

Cargo ou função
Colegiado do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
03/2011 - 07/2011
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação II
03/2011 - 07/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Audiovisual
Produção Audiovisual I
Produção Audiovisual II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Eletrônica em Rádio, TV e Cinema I (RTVC I)
Produção Eletrônica em Rádio, TV e Cinema II (RTVC II)
Teoria da Comunicação II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação II
03/2010 - 07/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Filosofia
Produção Eletrônica em Rádio, TV e Cinema II (RTVC II)
Produção Eletrônica em Rádio, TV e Cinema I (RTVC I)
Teoria da Comunicação II
03/2010 - 07/2010
Serviços técnicos especializados , TV UNIFRA, .

Serviço realizado
Coordenação Geral de 3 Programas Televisivos semanais de duração de 30 minutos: Baú de Ideias, Studio Rock, Ou Não. Programas produzidos pelos alunos dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda..
08/2009 - 12/2009
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação II
08/2009 - 12/2009
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Publicitária em RTVC II
Produção Publicitária em RTVC I
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação
Redação Publicitária III

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2007 - 02/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Comunicação, .

10/2007 - 11/2007
Estágios , Centro de Ciências da Comunicação, .

Estágio realizado
Estágio de docência realizado na disciplina de Semiótica, no curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Produtora Linea Filme e Vídeo, LINEA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio retomado na Linea Filme e Vídeo, produtora de audiovisuais de Santa Maria. Durou cerca de 4 meses, sendo interrompido para dedicação exclusiva à projetos de pesquisa.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado na Linea Filme e Vídeo, produtora de audiovisuais de Santa Maria. Estágio realizado mais especificamente na área de edição de áudio para anúncios publicitários de rádio e televisão e programas de televisão.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Graduanda

Atividades

03/2004 - 01/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Comunicação Social, .

7/2005 - 2/2006
Estágios , Curso de Comunicação Social, .

Estágio realizado
Estágio complementar de graduação realizado no Estúdio 21 (Laboratório Audiovisual da Comunicação). As atividades desenvolvidas compreenderam a criação de roteiros, gravação e edição de imagem/som..


Linhas de pesquisa


1.
Estudos da Imagem

Objetivo: Linha de pesquisa do Grupo Imagem, orientado pelo Professor Adair Caetano Peruzzolo. Concentra esforços nos estudos e teorias da imagem: iconografia, iconologia e estudos semióticos. Desenvolver pesquisas e programar cursos sobre imagens: fotografia e imagens em movimento (televisão, vídeo e cinema)..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Semiologia visual; semiótica da imagem; leitura da imagem; Estratégias discursivas.
2.
Teorias da Significação e Estratégias de Produção de sentido

Objetivo: O intuito é desenvolver fundamentações teórico-metodológicas dentro das teorias da comunicação para analisar as estratégias comunicacionais e os efeitos de sentido produzidos..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Semiologia dos discursos; Teorias e estratégias da comunicação; Estratégias discursivas; Produção de sentidos.
3.
Mídias e Processos audiovisuais

Objetivo: Volta-se para a pesquisa dos dispositivos midiáticos audiovisuais entendidos como processos que fazem convergir tecnologias e formatos que afetam as estratégias discursivas e as condições de produção, circulação e consumo. Tais processos são investigados em pesquisas teórico-metodológicas e experimentais que levam em conta as dimensões técnicas, estéticas e discursivas dessas midias e os cenários políticos econômicos implicados na convergência...
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias e processos audiovisuais.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias e processos audiovisuais / Especialidade: Audiovisualidades.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: audiovisualidades; devires; duração; tempo.
4.
Linguagem e Culturas da Imagem

Objetivo: Pesquisa linguagem e culturas criadas pelos diferentes tipos de imagem. As problemáticas dos suportes e formatos midiáticos e suas estéticas. A imagem enquanto arquivo e patrimônio, e como bem cultural produtor de memória e de imaginários. A constituição semiótica das imagens e seus modos de produção, circulação, armazenamento e consumo. Os meios audiovisuais e as convergências tecnológicas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Palavras-chave: audiovisual; estética; convergencia; tecnologias.
5.
Cultura e Significação

Objetivo: Abordagens teóricas e metodológicas na perspectiva das semióticas. Linguagens e produção de sentidos. Sistemas culturais e imagens técnicas.Suportes, plataformas, formatos de produtos audiovisuais e suas estéticas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: semiótica; audiovisual; estética; linguagem; cultura.
6.
O Campo Cinematográfico e a Teoria do autor

Objetivo: A principal intenção com esta Linha de Pesquisa é o desenvolvimento da Tese de Doutorado intitulada "À sombra dos auteurs: making of e autoria no campo cinematográfico". As reflexões propostas encontram-se cercadas pelos limites da arte e da indústria, do ponto de vista dos estudos da comunicação, mais especificamente, do cinema. Partindo de uma relação triádica entre a teoria do autor no cinema, a indústria cultural e a noção de campo bourdieusiano esta tese tem como objetivo compreender como se constrói a noção de autoria no campo cinematográfico a partir da relação entre duas instâncias autorais instauradas pelo making of documentário: a do diretor do making of e a do diretor do filme..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria do autor.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: making of; autoria; campo cinematográfico; indústria cultural.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
As semioses dos trailers e making ofs no campo cinematográfico
Descrição: O trabalho refere-se a um movimento dos estudos semióticos que apontam a noção de texto enquanto uma tessitura de escrituras múltiplas, oriundas de processos externos e internos da linguagem, que entram em diálogo uns com os outros, constituindo-se assim, num objeto da cultura. Nessa perspectiva, trata-se não apenas de demonstrar que os paratextos audiovisuais (trailers e making ofs) ressignificam o texto fílmico ao qual se associam, mas apreender os sistemas de linguagem que constituem essas relações e desvelar os agenciamentos de ordem mnemônica e reflexiva da produção cinematográfica contemporânea. Deve-se ressaltar que as operações apontam no sentido de um imbricamento entre a genealogia e a arqueologia foucaultianas, com intuito da formação de um arquivo dos paratextos que contemplem as semioses em dispersões expressivas da memória cinematográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Patricia de Oliveira Iuva - Coordenador.
2012 - 2016
À sombra dos auteurs: making of e autoria no campo cinematográfico (TESE)
Descrição: Esta tese traz como objeto empírico os making of?s documentários (MOD?s) com intuito de problematizar teoricamente a noção de autoria que se constrói e se estabelece a partir de duas instâncias: o diretor do filme e o diretor do making of. A fim de circunscrever a discussão acerca da autoria a partir dos MODs, o percurso teórico traçado opera com as noções de campo, habitus, trajetória, capital cultural e capital simbólico, a partir de Pierre Bourdieu (1996a; 1996b; 1998a; 1998b; 2006; 2007; 2013), conjugadas com as reflexões sobre a Indústria Cultural, principalmente a partir das ideias de Walter Benjamin (2012a;2012b) e Theodor Adorno (1970;1993). Uma vez delimitado e construído os aspectos do campo cinematográfico no qual se insere o making of, bem como aspectos relativos à indústria cultural, o estudo opera uma revisão e uma atualização das teorias do autor no cinema a partir do objeto empírico. Sendo assim, este percurso busca desvelar as zonas de fronteira do campo cinematográfico entre a autoria e a indústria a partir do making of documentário. Projeto de tese sob orientação da Professora Dra. Miriam de Souza Rossini..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Cinema Popular Contemporâneo: modelos estéticos e narrativos do cinema brasileiro
Descrição: O projeto pretende abordar os aspectos que envolvem as escolhas estéticas, narrativas e as tradições de gênero do cinema nacional que estão em voga na primeira década do século XXI. Propõe-se um mapeamento dos filmes feitos a partir de 2002, com enfoque nos resultados de bilheteria, comparando-os a outros modelos de produções populares vindos da televisão e do cinema. Com isso busca-se uma atualização do panorama do cinema popular realizado no país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Patricia de Oliveira Iuva - Integrante / Carla Simone Doyle Torres - Integrante / Miriam de Souza Rossini - Coordenador / Ana Maria Acker - Integrante / Fatimarlei Lunardelli - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
A reinvenção do trailer como experiência audiovisual autônoma (DISSERTAÇÃO)
Descrição: Projeto que originou a dissertação de mestrado. Estudo do trailer a partir dos conceitos de "desconstrução" e de "arquivo", contemplando marcas de um movimento de autonomização produtiva e estética audiovisual do trailer, influenciado pelas tecnologias analógico-digitais. Orientador: Professor Alexandre Rocha da Silva.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico. (MONOGRAFIA)
Descrição: Projeto desenvolvido desde o ano de 2004, e que resultou no Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso/monografia. Esse projeto concentra-se nos estudos da semiótica iconovisual, isto é, parte para a análise do trailer e de seus componentes iconológicos pelo ótica da semiologia dos discursos. Orientador: Professor Adair Caetano Peruzzolo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
EXTRA [CINE]: atrás e além das câmeras
Descrição: O cinema enquanto arte e meio de criação/exploração do mundo nos é dado a ver através de inúmeros produtos audiovisuais, desde o próprio filme, até trailers, spots televisivos, entrevistas, cenas excluídas, bastidores, making of, etc. As condições contemporâneas do audiovisual se mostram contaminadas por um modelo estético e tecnológico que não se restringe ao espaço da sala de cinema, mas que alcança um espaço ilimitado. Inseridos neste contexto, senão provenientes do mesmo, estão os produtos audiovisuais extrafílmicos, que circundam uma determinada obra, e constituem o foco deste projeto de extensão. O objetivo principal, portanto, é centrar-se na realização de materiais audiovisuais desta natureza, especificamente teasers, trailers, making ofs de produções artísticas que estejam sendo desenvolvidas dentro do Curso de Cinema da UFSC, com intuito de visibilizar para a comunidade externa e interna o que está sendo produzido e fomentar, ainda mais, as produções dentro do curso. - Criar um Núcleo de Realização Audiovisual focado na produção de teasers, trailers e making ofs de produções artísticas que estão sendo desenvolvidas dentro da UFSC. Num primeiro momento, diante da realidade inicial e do número restrito de bolsistas possíveis, o foco será nas produções que estão sendo realizadas no Curso de Cinema. No entanto, o intuito é conseguir ampliar a produção para dar conta do que está sendo desenvolvido dentro dos cursos de Artes Cênicas, Design e Jornalismo. - Proporcionar a formação de um Núcleo de Realização Audiovisual engajado em divulgar e dar visibilidade às produções artísticas que estão sendo desenvolvidas no âmbito universitário, com intuito de resgatar e disseminar a importância dos trabalhos e obras artísticas que são feitas pela UFSC - Articular parceria com a TV UFSC com intuito de negociar na grade de programação janela de exibição do conteúdo, seja na forma de pequenos ?drops? ou ainda, na forma de pauta para os programas desenvolvidos pelos estudantes de jornalismo. - Articular parceria com a Agecom da UFSC, buscando fomentar a pauta das notícias com foco para as produções artísticas do Departamento de Artes da UFSC. - Criar oportunidades dentro da UFSC para parcerias entre os Cursos de Cinema, Artes Cênicas, Jornalismo e Design, a fim de proporcionar produção de conteúdo audiovisual que mostre para a comunidade as produções que estão sendo realizadas no âmbito universitário da UFSC..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Patricia de Oliveira Iuva - Coordenador.
2015 - 2017
Poética das Alteridades e da Diversidade: Corpo, Identidade e Gênero
Descrição: O Projeto de Extensão ?Poética das Alteridades e da Diversidade: Corpo, Identidade e Gênero? tem como objetivo a formação de um Coletivo de Estudo acerca de trabalhos acadêmicos, trabalhos estéticos (visuais e audiovisuais) e políticos - engajados e conscientes do espaço social e cultural que se configura atualmente no Estado de Santa Catarina - acerca das noções transtextuais e discursivas de identidade, gênero, sexualidade, erotismo, desejo, imagem e corpo. Esse coletivo busca atualizar os indícios da diversidade sexual e cultural com o enlace das reflexões acadêmicas e da criação artística a fim de estabelecermos diálogo e parceria com outros grupos de pesquisa, entidades e organizações LGBTI, dispersos no país e no mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Patricia de Oliveira Iuva - Coordenador / Rodrigo Garcez da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Membro de corpo editorial


2012 - 2013
Periódico: Em Questão (UFRGS. Impresso)


Revisor de periódico


2012 - 2013
Periódico: Em Questão (UFRGS. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Revista Fronteiras (Online)
2018 - Atual
Periódico: In Texto (UFRGS. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Edição Imagem/Som.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias e processos audiovisuais.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Melhor Trilha Sonora - vídeo "Perdida em mim", Festival Santa Maria Vídeo e Cinema.
2004
Menção Honrosa - vídeo "Sobreviventes", Festival Santa Maria Vídeo e Cinema.
2004
Melhor Trilha sonora - vídeo "Sobreviventes", Festival Santa Maria Vídeo e Cinema.
2003
Melhor Vídeo - vídeo "Sobreviventes", PIC - Prêmio Interno da Comunicação UFSM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ACKER, Ana Maria2016ACKER, Ana Maria ; IUVA, Patricia . Estratégias do high concept no cinema brasileiro ? os casos de Cidade de Deus e Tropa de Elite 2. Eptic On-Line (UFS), v. 18, p. 174-187, 2016.

2.
IUVA, Patricia2013 IUVA, Patricia; SILVA, A. R. . As semioses do trailer da publicidade à experiência estética. Revista FAMECOS (Online), v. 20, p. 310-337, 2013.

3.
IUVA, Patricia2013 IUVA, Patricia. Los devenires y las actualizaciones de la autonomía estética del tráiler. Revista Dixit, v. 18, p. 20-33, 2013.

4.
IUVA, Patricia2010IUVA, Patricia. A desconstrução audiovisual do trailer. Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 16, p. 167-179, 2010.

5.
IUVA, Patricia2007IUVA, Patricia. As estratégias contratuais do trailer cinematográfico. Animus (Santa Maria), v. VII, p. jun-dez, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
IUVA, Patricia. O protagonismo feminino e a trajetória social de Brit Marling em Another Earth. In: Marcio Markendorf. (Org.). Mulheres do|no Audiovisual. 1ed.Florianópolis: Biblioteca Universitária Publicações, 2016, v. 1, p. 19-25.

2.
IUVA, Patricia. O making of entre os sistemas modelizantes do cinema e da arte. In: Alexandre Rocha da Silva; Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa. (Org.). Semiótica da Comunicação. 1ed.São Paulo: Intercom, 2013, v. 10, p. 233-257.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
IUVA, Patricia. Dialogismo e Dialética: agenciamentos de sentidos da memória audiovisual no making of documentário. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação memória e historicidades, 2017, Curitiba. Anais do 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2017.

2.
IUVA, Patricia. Welles, Hitchcock e Kubrick: dos rastros ao arquivo audiovisual de trailers. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do Congresso Intercom 2012, 2012.

3.
IUVA, Patricia. Reiventando o trailer. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba, Paraná.. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. v. CD-ROM.

4.
IUVA, Patricia. Por uma autonomia do trailer. In: XIII Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2008, Pelotas, RS. Comunicação Local e Desenvolvimento Regional: as experiências do Mercosul, 2008.

5.
IUVA, Patricia. A convergência da publicidade e do cinema na estratégia contratual do trailer cinematográfico. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
IUVA, Patricia. Vestígios do tempo: a memória nos(dos) making ofs documentários. In: XXI Encontro da SOCINE - O estado da crítica, 2017, João Pessoa. Anais Digitais do XXI Encontro da SOCINE, 2017.

2.
IUVA, Patricia. O Despertar da Magia Tecnológica: o Campo do Making of na Cultura Pop. In: XX Encontro da SOCINE - Convergências do | no Cinema, 2016, Curitiba. Anais digitais do XX Encontro da SOCINE, 2016.

3.
IUVA, Patricia. Desvelando os mecanismos genérico-sexuais na séries televisiva The Fall. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador (Bahia). Anais do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015.

4.
IUVA, Patricia. Sussurros de auteurs: proposições para novos caminhos da autoria no cinema hollywoodiano. In: XIX Encontro da SOCINE - Cinemas em Redes, 2015, Campinas. Anais Digitais do XIX Encontro da SOCINE, 2015.

5.
IUVA, Patricia. À sombra dos auteurs: a noção de autoria no making of. In: XVIII Encontro da SOCINE - O novíssimo cinema latino-americano, 2014, Fortaleza. ANAIS DIGITAIS DO XVIII ENCONTRO SOCINE, 2014.

6.
IUVA, Patricia. O cineasta-artista na indústria cinematográfica hollywoodiana. In: XVII Encontro SOCINE - A sobrevivência das imagens, 2013, Palhoça. Anais Digitais do XVII Encontro da SOCINE, 2013.

7.
IUVA, Patricia. Os movie brats e autoria na nova Hollywood. In: IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SMALL CINEMAS: CROSSING BORDERS, 2013, Florianópolis. ANAIS DA IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SMALL CINEMAS: CROSSING BORDERS. Florianópolis: UFSC/CCE/LLV, 2013. v. 1. p. 102-103.

8.
IUVA, Patricia. Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico. In: 21ª Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria. Anais da 21ª Jornada Acadêmica Integrada CD-Rom, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IUVA, Patricia. As semioses dos paratextos: os filmes que o cinema não viu. In: III Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos - III Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica, 2017.

2.
IUVA, Patricia. O arquivo trailerífico: autonomia estética e produtiva. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO MÍDIAS LOCATIVAS E TRANSMÍDIA, 2011, Porto Alegre, RS. Mídias locativas e transmídia: De que meios estamos falando? Livro de resumos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. v. 11. p. 51-51.

3.
IUVA, Patricia. Trailer aesthetic. In: Besides the Screen: an international seminar on forms and modes of cinema that are not film, 2010, Londres. Besides the Screen: cinema during distribution, exibition and consumption, 2010. p. 11-11.

4.
IUVA, Patricia. Por uma estética do trailer. In: XII Encontro Internacional da SOCINE, 2008, Brasília. Caderno de Resumos, 2008.

5.
IUVA, Patricia. Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação - SIPECOM. II etapa, 2006, Santa Maria. Anais do II SIPECOM I e II etapas. Santa Maria, RS: Nedmídia, 2006. v. v.01.

Artigos aceitos para publicação
1.
IUVA, Patricia; ROSSINI, M. S. . Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
IUVA, Patricia. Behind and beyond the cameras: establishing the making of field. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
IUVA, Patricia. As semioses dos paratextos: os filmes que o cinema não viu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
IUVA, Patricia. Vestígios do tempo: a memória nos(dos) making ofs documentários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
IUVA, Patricia. Dialogismo e Dialética: agenciamentos de sentidos da memória audiovisual no making of documentário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
IUVA, Patricia. Relações de autoria entre as instâncias diretivas no campo do making of. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
IUVA, Patricia. O Despertar da Magia Tecnológica: o Campo do Making of na Cultura Pop. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARRETO, R. R. ; PAIVA, C. C. S. ; IUVA, Patricia . SERIALIZAÇÃO TELEVISIVA CONTEMPORÂNEA E REPRESENTAÇÕES GENÉRICO-SEXUAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
IUVA, Patricia. Sussurros de auteurs: proposições para novos caminhos da autoria no cinema hollywoodiano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
IUVA, Patricia. Whispers of auteurs: revisiting the author theory in making of documentaries discourse images. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
IUVA, Patricia. À SOMBRA DOS AUTEURS: A NOÇÃO DE AUTORIA NO MAKING OF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
IUVA, Patricia. Os movie brats e autoria na nova Hollywood. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
IUVA, Patricia. O cineasta-artista na indústria cinematográfica hollywoodiana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
IUVA, Patricia. Welles, Hitchcock e Kubrick: dos rastros ao arquivo audiovisual de trailers. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
IUVA, Patricia. Sobre trailers e videoclipes: regimes visuais tecnoestéticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
IUVA, Patricia. Os devires e as atualizações da autonomia estética do trailer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
IUVA, Patricia. O arquivo trailerífico: autonomia estética e produtiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
IUVA, Patricia. Trailer aesthetic. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
IUVA, Patricia. A reinvenção do trailer como experiência audiovisual autônoma. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
IUVA, Patricia. Por uma estética do trailer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
IUVA, Patricia. Por uma autonomia do trailer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
IUVA, Patricia. A convergência da publicidade e do cinema na estratégia contratual do trailer cinematográfico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
IUVA, Patricia. Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
IUVA, Patricia. Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
IUVA, Patricia. A reinvenção do trailer como experiência audiovisual autônoma. São Leolpoldo: Dissertação de Mestrado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2009 (Dissertação de Mestrado).

2.
IUVA, Patricia. Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico 2007 (Monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
IUVA, Patricia. Parecer para Editora UFPR - Livro: O som do filme. 2018.

2.
IUVA, Patricia; ZAMARIOLLI, D. ; GROSSI, M. P. ; PASSOS, J. C. . Comissão de Avaliação de Projetos de Extensão Bolsa Cultura 2018. 2018.

3.
IUVA, Patricia. Parecerista do artigo 13097 para Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos. 2017.

4.
IUVA, Patricia. Parecerista de artigos para livro de 25 anos do Curso de Comunicação da ULBRA. 2017.

5.
IUVA, Patricia. Comitê Científico do GP de Semiótica da Comunicação da Intercom. 2017.

6.
IUVA, Patricia. Parecerista do artigo 12183 na Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos. 2016.

7.
IUVA, Patricia; BARRETO, R. R. ; PAIVA, C. C. S. . Parecerista no II Seminário Internacional Desfazendo Gênero (Simpósio Temático Serialização Televisiva Contemporânea e Representações Genérico-sexuais). 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
IUVA, Patricia; MARKENDORF, M. . As mulheres no/do audiovisual no filme A Outra Terra (uma perspectiva da trajetória artística de Brit Marling). 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
IUVA, Patricia. Mostra Cinema Vivo - Exibição Comentada do filme Quase Samba. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
IUVA, Patricia; MARQUES, C. ; PANTA, M. T. . OU NÃO Entrevista. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
IUVA, Patricia. OU NÃO Entrevista - dica publicitária. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
IUVA, Patricia; CARVALHO NETO, A. ; PAIM, D. ; PANTA, M. T. ; GRASSI, L. C. ; MACHADO, J. ; DOCKHORN, G. V. . Politicas de incentivo e produção audiovisual contemporânea. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
IUVA, Patricia. Studio Rock. 2010.

7.
IUVA, Patricia. Ou Não. 2010.

8.
IUVA, Patricia. Baú de Ideias. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
IUVA, Patricia. Oficina ?Os trailers e o cinema independente?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
IUVA, Patricia; RODRIGUES, V. J. S. . Oficina de Documentários Poéticos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
IUVA, Patricia. ARES DE INVERNO. 2011. (Audiovisual).

4.
IUVA, Patricia. O que é Publicidade?. 2011. (Audiovisual).

5.
IUVA, Patricia. Feira do Livro de Santa Maria 2011: Os patronos e homenageados. 2011. (Audiovisual).

6.
IUVA, Patricia. SULPET, 10 ANOS DE ESTRADA. 2006. (Audiovisual).

7.
IUVA, Patricia. Farmácia vai à escola. 2005. (Audiovisual).

8.
CANTERLE, Maurício ; IUVA, Patricia ; GOMES, M. E. . 14º N Design. 2005. (Audiovisual).

9.
IUVA, Patricia. Bzz Vs Zzz. 2005. (Audiovisual).

10.
IUVA, Patricia. Aleitamento materno. 2005. (Audiovisual).

11.
IUVA, Patricia. Vídeos Ead da UFSM. 2004. (Audiovisual).

12.
IUVA, Patricia; GOMES, M. E. . Jingle Rádio Livre. 2004. (Audiovisual).

13.
IUVA, Patricia; GOMES, M. E. . 1969. 2004. (Audiovisual).

14.
IUVA, Patricia; FREIRE, Ricardo . 48 horas e 8 minutos. 2003. (Audiovisual).

15.
IUVA, Patricia; FREIRE, Ricardo ; OROZCO, P. . Morrendo para a fama. 2003. (Audiovisual).

16.
IUVA, Patricia; OROZCO, P. ; FREIRE, Ricardo . Sob as unhas. 2002. (Audiovisual).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
IUVA, Patricia; RAUBER, Amanda ; TORRES, Ananda . Minoria - mulheres no movimento de Ocupação. 2017. Vídeo.

2.
IUVA, Patricia; RAUBER, Amanda ; TORRES, Ananda . a importância da ARTE. 2017. Vídeo.

3.
IUVA, Patricia; RAUBER, Amanda ; TORRES, Ananda . Coletividade - respeitando espaços. 2017. Vídeo.

4.
IUVA, Patricia. Perdida em mim. 2006. Vídeo.

5.
IUVA, Patricia; GOMES, M. E. . Sobreviventes. 2003. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FONSECA, J.; MARKENDORF, M.; IUVA, Patricia; VARGAS, A. L.. Participação em banca de Heitor Caramez Peixoto. NARRATIVAS DO SUJEITO: METAMORFOSES NO CINEMA DE DAVID CRONENBERG. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SILVA, A. R.; IUVA, Patricia; MACHADO, F. V. K.; MACHADO, P. S.. Participação em banca de Caio Ramos da Silva. CORPOS (TRANS)FORMADOS: a transgeneridade no cinema. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, A. R.; IUVA, Patricia; FIGUEROA, A. C.. Participação em banca de Caio Ramos da Silva. Corpos (trans)formados no cinema. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORAES, Ana Luiza Coiro; BRIGNOL, L. D.; IUVA, Patricia. Participação em banca de Leandro Ayres Peres. A convergência nos desenhos animados: os cartoons, animes e as novas sociabilidades. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Projetos de Mídia) - Centro Universitário Franciscano.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
IUVA, Patricia; SCANSANI, A. C.; LEÃO, D. .V. Participação em banca de Bruna Ramos Pavesi.Banal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
IUVA, Patricia; BRANDÃO, A. S.; SOUSA, R. L.; RISSE, Lorena. Participação em banca de Leonam Casagrande Dalla Vecchia.Expandindo as fronteiras do Álbum Visual: o caso Lemonade de Beyoncé Knowles. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
IUVA, Patricia; LEÃO, D. .V; CASTANHEIRA, J. C. S.. Participação em banca de Gabriela Mendonça Orlandi.Histórias: um estudo sobre a efemeridade do registro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
IUVA, Patricia; BERNARDO, A. M.; BOER, R.. Participação em banca de Anna de Oliveira Casarin.Miss Andrea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
BRANDÃO, A. S.; IUVA, Patricia; BERNARDO, A. M.. Participação em banca de Sheila Coelho Bratti.Carta às espectadoras e criadoras de personagens femininas em filmes de ação e aventura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
GARCEZ, R; BERNARDO, A. M.; IUVA, Patricia. Participação em banca de Helena Novo Borges.Quando Ela Sufoca o Agora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
IUVA, Patricia; CASTANHEIRA, J. C. S.; BRANDÃO, A. S.. Participação em banca de Gabriela Santos Augusto.Desenhando ?Isabela?: A concepção e a proposta de direção de um curta-metragem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
IUVA, Patricia; CASTANHEIRA, J. C. S.; BERNARDO, A. M.. Participação em banca de Caroline Raquel Lemes da Silva.O YouTube e narrativas de si: um estudo de caso do canal Danielle Noce. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MACHADO, M. C.; IUVA, Patricia; MARKENDORF, M.. Participação em banca de Leonardo Sagaz.A casa da tia Zanu: projeto de curta-metragem com teatro de animação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
CASTANHEIRA, J. C. S.; IUVA, Patricia; MARKENDORF, M.; BRZOZOWSKI, J. A.. Participação em banca de Renata Naegele.A evolução dos sons através das décadas: um comparativo entre filmes de horror. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
CASTANHEIRA, J. C. S.; IUVA, Patricia; PERANI, L.; OLIVEIRA, T.. Participação em banca de Marcus Vinícius Ferreira Gerioni.ROCKSTAR SYSTEM: sobre relações entre cinema e o processo narrativo em videogames. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
BRANDÃO, A. S.; IUVA, Patricia; SOUSA, R. L.. Participação em banca de Mateus Galho Cadore.Armadillo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
BERNARDO, A. M.; IUVA, Patricia; CROCOMO, F. A.. Participação em banca de Matias Boeing Eastman.Lá se perde mais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
IUVA, Patricia; BARROS, C. F. A.; BERNARDO, A. M.. Participação em banca de Victoria Vannini Schotten.Do outro lado da rua. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
IUVA, Patricia; MACHADO, M. C.; GARCEZ, R. Participação em banca de Adriana Zanotto.Boa noite, Ana.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
BERNARDO, A. M.; IUVA, Patricia; GARCEZ, R. Participação em banca de Maria Cristina Viero de Oliveira.Innersive. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
SILVA, A. R.; IUVA, Patricia; ACKER, Ana Maria. Participação em banca de Fernando Viegas.A passagem do tempo no cinema: O curioso caso de Benjamin Button. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
ROSSINI, M. S.; IUVA, Patricia; LUNARDELLI, Fatimarlei. Participação em banca de Cristiane Martins Paim.Eles querem fazer coisas ruins com você - Os mecanismos de exploração do suspense em True Blood. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
DUARTE, C. S.; IUVA, Patricia; AGUIAR, L. M.. Participação em banca de Marcele Wolf.O uso da comunicação não-verbal pelo profissional de Relações Públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

20.
TREVISAN, Michele Kapp; ANDRES, F. S.; IUVA, Patricia. Participação em banca de Rafael Pinto de Jesus.Lyric video: uma nova estética para a divulgação da música. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

21.
TREVISAN, Michele Kapp; FABRICIO, Laura Elise; IUVA, Patricia. Participação em banca de Luiz Antônio Schlottfeldt Xavier.A estética dos teasers do seriado American Horror Story: Asylum. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

22.
FRAGA, PAULINE NEUTZLING; TREVISAN, Michele Kapp; IUVA, Patricia. Participação em banca de Deiverson Daroda Abrantes.As linguagens técnicas e estéticas cinematográficas aplicadas a audiovisuais publicitários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

23.
FABRICIO, Laura Elise; IUVA, Patricia; LAMMEL, Iuri. Participação em banca de Diego Fontanella Shervensquy.A percepcao de realidade nas imagens 3D substituindo fotografias publicitarias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

24.
BADKE, C. A.; IUVA, Patricia; FERREIRA, A. M.. Participação em banca de Cirano Menna Barreto Costa Magoga.Os elementos da estetica publicitaria no cinema autoral de Quentin Tarantino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

25.
DELLAZZANA, Angela Lovato; KESSLER, J.; IUVA, Patricia. Participação em banca de Giane Fabrine Stangherlin.Analise dos efeitos de sentido em anuncios graficos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

26.
SILVA, A. R.; IUVA, Patricia; MELLO, Jamer G.. Participação em banca de Karyme Reis da Costa.As molduras e emoldurações de Som e Fúria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

27.
ROCHA, Sibila; MORAES, Ana Luiza Coiro; IUVA, Patricia. Participação em banca de Daniela Ragagnin Veeck.Comunicação comunitária: análise semiótica dos logotipos desenvolvidos nas campanhas do Lar Acalanto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

28.
LOY, Laíse Z.; IUVA, Patricia; LEME, Gerson R.. Participação em banca de Samuel Krentkoski Cecim.Trilha sonora/; o poder da persuasão da música em comerciais de televisão do anunciante de automóveis Renault. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

29.
IUVA, Patricia; DELLAZZANA, Angela Lovato; FRAGA, PAULINE NEUTZLING. Participação em banca de Raquel da Costa Martins.Referências cinematográficas na publicidade impressa: interfaces e persuasão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

30.
IUVA, Patricia; MORAES, Ana Luiza Coiro; SILVEIRA, Stefanie. Participação em banca de Eduardo Karam Frantz.Convergência midiática: uma análise do personagem X-men Wolverine. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

31.
IUVA, Patricia; FRAGA, PAULINE NEUTZLING; ROCHA, Sibila. Participação em banca de Anderson Chagas Bastos Stock.O processo de significação audiovisual no vídeo publicitário Paixão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

32.
BADKE, C. A.; IUVA, Patricia; FERREIRA, A. M.. Participação em banca de Joyce Noronha Rodrigues.A homossexualidade implícita na tela: um estudo da questão de gênero do personagem de Colin Firth no filme Mamma Mia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Franciscano.

33.
MORAES, Ana Luiza Coiro; FRAGA, PAULINE NEUTZLING; IUVA, Patricia. Participação em banca de Gabriela Silva dos Santos.A representação das identidades femininas através das pin-ups nos anúncios impressos da Coca-Cola da década de 1950. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

34.
IUVA, Patricia; DELLAZZANA, Angela Lovato; MATTANA, L.. Participação em banca de Laura Torres Couto.As intervenções técnicas no processo criativo audiovisual publicitário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

35.
BRUM, C. F.; IUVA, Patricia; LAMMEL, Iuri. Participação em banca de Ciro Gonçalves Gomes.World of Warcraft, Intel e John Pyle: uma experiência no esporte eletrônico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

36.
ROCHA, Sibila; IUVA, Patricia; BADKE, C. A.. Participação em banca de Vilmar Mazui Pinto.Pipoca com Guaraná: um estudo das estratégias do comercial que inventou um sabor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

37.
IUVA, Patricia; DELLAZZANA, Angela Lovato; FRAGA, PAULINE NEUTZLING. Participação em banca de Kauê Afonso Friedhein.A publicidade audiovisual da Pokerstars.com: um discurso de legitimação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

38.
MATTANA, L.; IUVA, Patricia; STEVENS, L.. Participação em banca de Patricia Alves Luiz.Linguagem Audiovisual: as tendências contraditórias em comerciais para o público infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

39.
MATTANA, L.; IUVA, Patricia; STEVENS, L.. Participação em banca de Aline Peres Matoso.As tendências da linguagem audiovisual de comerciais infantis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

40.
MATTANA, L.; MIELNICZUK, L.; IUVA, Patricia. Participação em banca de Rafael Dezorzi.A contribuição da linguagem audiovisual no processo de imersão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

41.
FRAGA, PAULINE NEUTZLING; DELLAZZANA, Angela Lovato; IUVA, Patricia. Participação em banca de Diego da Rosa Segabinazi.Do analógico ao Digital: análise do comporamento do consumidor frente às tecnologias LCD e Plasma de aparelhos de TV. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

42.
FRAGA, PAULINE NEUTZLING; DELLAZZANA, Angela Lovato; IUVA, Patricia. Participação em banca de Fernando da Rosa Pahim.As estratégias do marketing viral no lançamento do álbum Dig out your Soul da banda OASIS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

43.
FABRICIO, Laura Elise; TONETTO, Maria Cristina; IUVA, Patricia. Participação em banca de Matheus Rivé Boia Menezes.Trois Couleurs: Rouge - o significado e o processo de comunicação da cor vermelha na fotografia do filme que encerra a trilogia das cores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Franciscano.

44.
BADKE, C. A.; IUVA, Patricia; FERREIRA, A. M.. Participação em banca de Nicole Piera Tirloni.Carandiru: da realidade à ficção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Franciscano.

45.
MORAES, Ana Luiza Coiro; IUVA, Patricia; TORRES, C. S. D.. Participação em banca de Lucas Pinto de Oliveira.As formas de abordagem de patrocínio e product placement em programas televisivos de auditório. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

46.
SILVA, D. R. P.; KESSLER, J.; IUVA, Patricia. Participação em banca de Danúbia Ferreira Mai.Tatuagem e Publicidade: a prática cultural inserida na campanha da Levis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

47.
BRUM, C. F.; IUVA, Patricia; LOY, Laíse Z.. Participação em banca de Arthur Piccoli Cadó.Merchandising de autmoóveis na novela Passione. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

48.
MATTANA, L.; IUVA, Patricia; MONETTI, A.. Participação em banca de Erick Frederico Corrêa Castro.Jingle Interativo Volkswagen: é possível?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

49.
MATTANA, L.; STEVENS, L.; IUVA, Patricia. Participação em banca de Camila Tauchen.As estratégias Discursivas empregadas em comerciais infantis: que brincadeira é essa?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

50.
IUVA, Patricia; BRUM, C. F.; LAMMEL, Iuri. Participação em banca de Vinícius Fonseca.In-game advertising: novas tecnologias, novas formas de anunciar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

51.
IUVA, Patricia; BARCELOS, J. L. P.; MATTANA, L.. Participação em banca de Ariane Nogueira dos Santos.Vídeos Virais: a alforria dos filmes publicitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

52.
IUVA, Patricia; BADKE, C. A.; MATTANA, L.. Participação em banca de Isadora Spezia Mello.A construção da linguagem publicitária no trailer nacional contemporâneo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

53.
IUVA, Patricia; FABRICIO, Laura Elise; TORRES, C. S. D.. Participação em banca de Letícia Boll Vargas.Uma abordagem semiótica: o processo de significação nos anúncios publicitários impressos da Absolut vodka. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

54.
IUVA, Patricia; FRAGA, PAULINE NEUTZLING; BARCELOS, J. L. P.. Participação em banca de Carolina Cavalheiro Ferreira.Alice 3D e o fantásticos mundo de Tim Burton. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

55.
IUVA, Patricia; FRAGA, PAULINE NEUTZLING; SILVA, D. R. P.. Participação em banca de Laís Montagner Denardin.A história não contada: o teaser de Robin Hood. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

56.
IUVA, Patricia; BADKE, C. A.; FRAGA, PAULINE NEUTZLING. Participação em banca de Gabriele Carneiro Feltrin da Silva.A fotografia na construção da estética publicitária no cinema de Fernando Meirelles. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

57.
FABRICIO, Laura Elise; IUVA, Patricia; TORRES, C. S. D.. Participação em banca de Evandro Antonio Sturm.A revista VEJA e a desconstrução da imagem de José Sarney durante a crise do Senado brasileiro em 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Franciscano.

58.
MORAES, Ana Luiza Coiro; LOY, Laíse Z.; IUVA, Patricia. Participação em banca de Éverton Bohn Kist.Flash Mobs, movimentos que transcendem o ciberespaço: uma ferramenta alternativa de comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

59.
MORAES, Ana Luiza Coiro; IUVA, Patricia; SIQUEIRA, Aline C.. Participação em banca de Lucas Barbará Guillande.Fumantes advertidos?! O simbólico de fumar e as advertências sanitárias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

60.
BRUM, C. F.; MORAES, Ana Luiza Coiro; IUVA, Patricia. Participação em banca de Jacques Costa Ortiz.Advergame: usos e resultados do jogo "Templo - o desafio de Pequim" sob o ponto de vista dos agentes de comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

61.
GHISLENI, T. S.; IUVA, Patricia. Participação em banca de Renan de Mattos Falcão.Tropa de Elite: da pirataria às ações de comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTANHEIRA, J. C. S.; IUVA, Patricia; GARCEZ, R. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Fotografia Cinematográfica. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
NAKAGAWA, F. S.; BARROSO, E. I.; IUVA, Patricia. Concurso Público para Admissão de Professor Adjunto na área de Montagem e Edição para Audiovisual. 2016. Universidade Federal da Bahia.

3.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R; IUVA, Patricia. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Fotografia Cinematográfica. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
IUVA, Patricia. XIV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - Responsabilidade socioambiental. 2010. Centro Universitário Franciscano.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação memória e historicidades. Dialogismo e Dialética: agenciamentos de sentidos da memória audiovisual no making of documentário. 2017. (Congresso).

2.
Circuits of Cinema: Histories of Movie & Media Distribution.Behind and beyond the cameras: establishing the making of field. 2017. (Seminário).

3.
Comic Con Experience. 2017. (Feira).

4.
III Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica.As semioses dos paratextos: os filmes que o cinema não viu. 2017. (Outra).

5.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 11.A Imagem de Beyoncé e a Narrativa Estético-Política do Álbum Visual Lemonade. 2017. (Seminário).

6.
XXI Encontro da SOCINE - O estado da crítica. Vestígios do tempo: a memória nos(dos) making ofs documentários. 2017. (Congresso).

7.
Comic Con Experience. 2016. (Feira).

8.
I Seminário de Pesquisa em Audiovisual.Relações de autoria entre as instâncias diretivas no campo do making of. 2016. (Seminário).

9.
XX Encontro da SOCINE - Convergências do | no Cinema.O Despertar da Magia Tecnológica: o Campo do Making of na Cultura Pop. 2016. (Encontro).

10.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.DESVELANDO OS MECANISMOS GENÉRICO-SEXUAIS NA SÉRIE TELEVISIVA THE FALL. 2015. (Seminário).

11.
Sixth International Conference On the Image. Whispers of auteurs: revisiting the author theory in making of documentaries discourse images. 2015. (Congresso).

12.
XIX Encontro da SOCINE - Cinemas em Redes.Sussurros de auteurs: proposições para novos caminhos da autoria no cinema hollywoodiano. 2015. (Encontro).

13.
XVIII Encontro da SOCINE - O novíssimo cinema latino-americano. À sombra dos auteurs: a noção de autoria no making of. 2014. (Congresso).

14.
XVIII Encontro da SOCINE - O Novíssimo cinema latino-americano. PN Estudos dos Gêneros e Teorias do Cinema. 2014. (Congresso).

15.
Banca de Qualificação de Doutorado de Gabriela Almeida A Poética do Ensaio Fílmico: um estudo sobre o ensaísmo no cinema a partir da série História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard. 2013. (Outra).

16.
Banca de Qualificação de Doutorado de Jamer Guterres Mello - Agenciamentos estéticos e políticos no audiovisual contemporâneo: regimes do arquivo na obra de harun farocki e péter fórgacs. 2013. (Outra).

17.
Cinema Popular brasileiro - Seminário As maiores bilheterias da década. 2013. (Seminário).

18.
IV Conferência Internacional Small Cinemas Crossing Borders.Os movie brats e autoria na nova Hollywood. 2013. (Outra).

19.
Palestra: Globalização e Paisagens Transculturais, com o Prof. Denílson Lopes. 2013. (Encontro).

20.
XVII Encontro SOCINE - A sobrevivência das imagens.O cineasta-artista na indústria cinematográfica hollywoodiana. 2013. (Encontro).

21.
Conferencia Regional UC-ICA Tendencias Internacionales e Latinoamericanas en Estudios de Comunicación.Os devires e as atualizações da autonomia estética do trailer. 2012. (Outra).

22.
Simpósio Internacional: Imagem, Cultural Visual e História da Arte.Sobre trailers e videoclipes: regimes visuais tecnoestéticos. 2012. (Simpósio).

23.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Welles, Hitchcock e Kubrick: dos rastros ao arquivo audiovisual de trailers. 2012. (Congresso).

24.
XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO - MÍDIAS LOCATIVAS E TRANSMÍDIA: DE QUE MEIOS ESTAMOS FALANDO.O arquivo trailerífico: autonomia estética e produtiva. 2011. (Seminário).

25.
Besides the Screen: Moving Images during Distribution, Exhibition and Consumption.Trailer Aesthetic (A estética do trailer). 2010. (Seminário).

26.
7º FÓRUM DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIFRA: Comunicação e Cultura.Produção e Marketing Cultural na Indústria da Música. 2009. (Outra).

27.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). Reinventando o trailer. 2009. (Congresso).

28.
Antropofagia, iconofagia e audiovisualidades. 2008. (Encontro).

29.
Banca de Defesa de Mestrado "Filme e memória: devires das imagens de arquivo" de Michael Kerr. 2008. (Outra).

30.
Banca de Defesa Mestrado "Corpo audiovisual: imagens entre nós" de Evandro Rhoden. 2008. (Outra).

31.
Banca Defesa Mestrado "A bossa nova, seus documentos e articulações: um movimento para além da música" de Camila Cornutti Barbosa. 2008. (Outra).

32.
Banca de Qualificação.Matei o cinema e vi o trailer. 2008. (Outra).

33.
Mídia, Poder e Cidadania palestra proferida por Frei Betto. 2008. (Encontro).

34.
Pesquisando a Pesquisa 2008. 2008. (Encontro).

35.
XII Encontro da SOCINE. Por uma estética do trailer. 2008. (Congresso).

36.
XIII Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Por uma autonomia do trailer. 2008. (Congresso).

37.
Apresentação da Monografia.Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico. 2007. (Outra).

38.
Aula-confrência do Prof. Dr. Massimo Canevacci - Audiovisualidades nas mídias e a porosidade da comunicação digital. 2007. (Outra).

39.
Aula Magna do Prof. Dr. Ismail Xavier. 2007. (Outra).

40.
Banca Defesa Dissertação de Mestrado de Sônia Montaño - A TV jogo no SBT. 2007. (Outra).

41.
Banca de Qualificação Dissertação de Mestrado de Magda Ruschel - O estado sizígneo da televisão: uma cartografia das sonoridades televisivas. 2007. (Outra).

42.
Conferência Prof. Dr. Pe. Pedro G. Gomes - O Processo de Midiatização da Sociedade. 2007. (Outra).

43.
Crítica da Mídia, Ideologia e Técnica palestra de Lucien Sfez. 2007. (Outra).

44.
III Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. 2007. (Seminário).

45.
Multicom do Intercom 2007 ? Mesa temática: Entre o audiovisual e as audiovisualidades: questões culturais, estéticas, tecnológicas e de linguagem.. 2007. (Outra).

46.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A convergência da publicidade e do cinema na estrátégia contratual do trailer cinematográfico. 2007. (Congresso).

47.
"Política, filosofia e a mulher" por Márcia Tiburi. 2006. (Encontro).

48.
21ª Jornada Acadêmica Integrada.Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico. 2006. (Outra).

49.
5º Santa Maria Vídeo e Cinema - Festival Nacional de Vídeo e Mostra de Cinema / Perdida em mim (vídeo).5º Santa Maria Vídeo e Cinema - Festival Nacional de Vídeo e Mostra de Cinema. 2006. (Outra).

50.
Defesa dissertação de mestrado: A Publicidade Bom Bril: o segredo do sucesso. (de Juliana Petermann). 2006. (Outra).

51.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação - SIPECOM. I etapa. 2006. (Seminário).

52.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação - SIPECOM. II etapa.Entre a publicidade e o cinema: os recursos persuasivos do trailer cinematográfico. 2006. (Seminário).

53.
Semana Acadêmica da Comunicação Social UFSM: Comunicação e Cultura, um panorama contemporâneo. 2006. (Outra).

54.
15º Festival Mundial de Publicidade de Gramado- Verdade ou Conseqüência- A propaganda e o consumidor consciente. 2005. (Outra).

55.
4º Santa Maria Vídeo e Cinema - Festival Santa Maria Vídeo e Cinema. 2005. (Outra).

56.
Apresentação de monografia: A Produção do Sentido na Narrativa Interativa do Jogo 'Medal of Honor: Allied Assault'. (Gabriel Oyarzabal Bortoluzzi). 2005. (Outra).

57.
Apresentação de monografia: Narrativa Fílmica: Componentes Expressivos na Articulação entre Blocos de Conteúdo do Documentário '14 N Design'. (Maurício Canterle Gonçalves). 2005. (Outra).

58.
Feira das Profissões 2005 - FACOS/UFSM.Conhecendo a Faculdade de Comunicação Social da UFSM a FACOS. 2005. (Outra).

59.
FEISMA 2005.Conheça a Comunicação Social da UFSM pelo Estúdio 21- Laboratório Audiovisual da FACOS. 2005. (Outra).

60.
Gramado Cine-Vídeo: III Seminário de Programação de Televisão- A Televisão na Cultura Brasileira. 2005. (Seminário).

61.
Lançamento da capa do livro "Crônicas- a UFSM na minha história" - (Cobertura fotográfica para o VOLVER).Lançamento da capa do livro de crônicas UFSM/VOLVER - (Cobertura fotográfica). 2005. (Outra).

62.
PET promove oficina de Yoga.Oficina de YOGA KUNDALINI. 2005. (Oficina).

63.
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicãção- Ensino e Pesquisa em Comunicação. 2005. (Congresso).

64.
14º Encontro Nacional de estudantes de Design - (cobertura do Evento em Vídeo).14º Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2004. (Encontro).

65.
31ª Feira do Livro de Santa Maria - Rádio Livre e TV Coreto FACOS/UFSM.Rádio Livre e TV Coreto - cobertura da Feira pelo Estúdio 21 Laboratório Audiovisual do Curso de Comunicação Social UFSM. 2004. (Outra).

66.
3º Santa Maria Vídeo e Cinema - Festival Nacional de Vídeo e Mostra de Cinema / Sobreviventes - 1969 - 48horas e 8 minutos (vídeos).3º Santa Maria Vídeo e Cinema - Festival Nacional de Vídeo e Mostra de Cinema. 2004. (Outra).

67.
Apresentação de monografia: Valores Agenciados nas Narrativas da Publicidade da Nova Schin. (Juliana Zanini Salbego). 2004. (Outra).

68.
Semana Acadêmica da Comunicação Social UFSM: Um olhar além. 2004. (Outra).

69.
XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação, Acontecimento, Memória. 2004. (Congresso).

70.
2° Santa Maria Vídeo e Cinema - Festival Nacional de Vídeo e Mostra de Cinema / Sob as unhas - Morrendo para a fama (vídeos).2° Santa Maria Vídeo e Cinema - Festival Nacional de Vídeo e Mostra de Cinema. 2003. (Outra).

71.
30º Feira do Livro de Santa Maria (Rádio Livre FACOS-UFSM).Rádio Livre - rádio da FACOS- UFSM. 2003. (Outra).

72.
Comunicação e Política: o papel da televisão nas eleições presidenciais de 2002.Comunicação e política: o papel da televisão nas eleições presidenciais de 2002. 2003. (Outra).

73.
I Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação - SIPECOM.I Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. 2003. (Seminário).

74.
Prato Cheio - ciclo de palestras FACOS (Programa Balacobaco, Dinâmica de grupos, Guerra de audiência, Sexualidade hoje e Violência contra a mulher). 2003. (Outra).

75.
Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social UFSM: rumos e perspectivas. 2003. (Outra).

76.
Valores de Consumo Circulantes na Publicidade Bom Bril (de Juliana Petermann). 2003. (Seminário).

77.
1º Santa Maria Vídeo e Cinema - Festival Nacional de Vídeo e Mostra de Cinema. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IUVA, Patricia; MELLO, Jamer G. ; ALMEIDA, G. R. . I Colóquio Experimento(s) do/no Cinema Documentário. 2017. (Outro).

2.
SCANSANI, A. C. ; IUVA, Patricia ; CASTANHEIRA, J. C. S. . Colóquio Internacional e Retrospectiva dos Ateliers Varan. 2016. (Outro).

3.
IUVA, Patricia; BARRETO, R. R. ; PAIVA, C. C. S. . Simpósio Serialização televisiva contemporânea e representações genérico-sexuais. 2015. (Outro).

4.
ROSSINI, M. S. ; LUNARDELLI, Fatimarlei ; IUVA, Patricia ; ACKER, Ana Maria ; TORRES, C. S. D. ; ABREU, Luis Felipe . Cinema Popular Brasileiro: seminário as maiores bilheterias da década. 2013. (Outro).

5.
IUVA, Patricia; BADKE, C. A. . VII Fórum de Comunicação Social da UNIFRA: Comunicação e Cultura. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Pedro Benin. Experimentos com a Montagem audiovisual. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leonam Casagrande Dalla Vecchia. Expandindo as fronteiras do Álbum visual: o caso Lemonade de Beyoncé Knowles. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

2.
Bruna Ramos Pavesi. Banal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

3.
Gabriela Mendonça Orlandi. Histórias: um estudo sobre a efemeridade do registro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

4.
Caroline Raquel Lemes da Silva. O YouTube e narrativas de si: um estudo de caso do canal Danielle Noce. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

5.
Gabriela Santos Augusto. Desenhando ?Isabela?: A concepção e a proposta de direção de um curta-metragem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

6.
Helena Novo Borges. Quando Ela Sufoca o Agora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

7.
José Lucas Caetano de Oliveira. A produção de documentário como ferramenta para a educação ambiental marinho costeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

8.
Nicole Rosa da Silva. Mapeamento da Comunicação Institucional através de vídeos das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

9.
Anderson Chagas Bastos Stock. O processo de significação audiovisual no vídeo publicitário Paixão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

10.
Raquel da Costa Martins. Referências cinematográficas na publicidade impressa: interfaces e persuasão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

11.
Eduardo Karam Frantz. Convergência Midiática: uma análise do personagem x-men Wolverine. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

12.
Kauê Afonso Friedhein. A publicidade audiovisual da Pokerstars.com: um discurso de legitimação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

13.
Laura Torres Couto. As intervenções técnicas no processo criativo audiovisual publicitário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

14.
Vinícius Fonseca. In-Game Advertising: Novas Tecnologias, Novas formas de anunciar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

15.
Ariane Nogueira dos Santos. Vídeos Virais: a alforria dos filmes publicitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

16.
Gabriele Carneiro Feltrin da Silva. A fotografia na construção da estética publicitária no cinema de Fernando Meirelles. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

17.
Laís Montagner Denardin. A história não contada: o teaser de Robin Hood. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

18.
Carolina Cavalheiro Ferreira. Alice 3D e o fantástico mundo de Tim Burton. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

19.
Letícia Boll Vargas. Uma abordagem semiótica: o processo de significação nos anúnicios publicitários da Absolut vodka. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

20.
Isadora Spezia Melo. A estética do trailer no cinema nacional contemporâneo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

Iniciação científica
1.
Caroline Raquel Lemes. A trajetória narrativa de Joan Holloway na série televisiva Mad Men. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

Orientações de outra natureza
1.
Carolina Ferreira, Danúbia Mai, Fernando Pahim. Flash Mob e o Circuito Elétrico. 2010. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

2.
Maurício Beuter, Rafael Diel, Vinícius Fonseca, Bruna Motta. Product Placement e as narrativas seriadas. 2010. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.

3.
Ariane Nogueira,Arielli Martini,Bruno Appel,Marlon Zamboni B. O processo de produção de um videoclipe para a banda independente Rinoceronte. 2010. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Patricia de Oliveira Iuva.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
IUVA, Patricia2010IUVA, Patricia. A desconstrução audiovisual do trailer. Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 16, p. 167-179, 2010.

2.
IUVA, Patricia2013 IUVA, Patricia; SILVA, A. R. . As semioses do trailer da publicidade à experiência estética. Revista FAMECOS (Online), v. 20, p. 310-337, 2013.

3.
IUVA, Patricia2013 IUVA, Patricia. Los devenires y las actualizaciones de la autonomía estética del tráiler. Revista Dixit, v. 18, p. 20-33, 2013.

4.
ACKER, Ana Maria2016ACKER, Ana Maria ; IUVA, Patricia . Estratégias do high concept no cinema brasileiro ? os casos de Cidade de Deus e Tropa de Elite 2. Eptic On-Line (UFS), v. 18, p. 174-187, 2016.

5.
IUVA, Patricia2007IUVA, Patricia. As estratégias contratuais do trailer cinematográfico. Animus (Santa Maria), v. VII, p. jun-dez, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
IUVA, Patricia; ROSSINI, M. S. . Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, 2018.


Livros e capítulos
1.
IUVA, Patricia. O making of entre os sistemas modelizantes do cinema e da arte. In: Alexandre Rocha da Silva; Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa. (Org.). Semiótica da Comunicação. 1ed.São Paulo: Intercom, 2013, v. 10, p. 233-257.

2.
IUVA, Patricia. O protagonismo feminino e a trajetória social de Brit Marling em Another Earth. In: Marcio Markendorf. (Org.). Mulheres do|no Audiovisual. 1ed.Florianópolis: Biblioteca Universitária Publicações, 2016, v. 1, p. 19-25.


Apresentações de Trabalho
1.
IUVA, Patricia. Os movie brats e autoria na nova Hollywood. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
IUVA, Patricia. O cineasta-artista na indústria cinematográfica hollywoodiana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
IUVA, Patricia. À SOMBRA DOS AUTEURS: A NOÇÃO DE AUTORIA NO MAKING OF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARRETO, R. R. ; PAIVA, C. C. S. ; IUVA, Patricia . SERIALIZAÇÃO TELEVISIVA CONTEMPORÂNEA E REPRESENTAÇÕES GENÉRICO-SEXUAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
IUVA, Patricia. Sussurros de auteurs: proposições para novos caminhos da autoria no cinema hollywoodiano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
IUVA, Patricia. Whispers of auteurs: revisiting the author theory in making of documentaries discourse images. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
IUVA, Patricia. Relações de autoria entre as instâncias diretivas no campo do making of. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
IUVA, Patricia. O Despertar da Magia Tecnológica: o Campo do Making of na Cultura Pop. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
IUVA, Patricia. Behind and beyond the cameras: establishing the making of field. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
IUVA, Patricia. As semioses dos paratextos: os filmes que o cinema não viu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
IUVA, Patricia. Vestígios do tempo: a memória nos(dos) making ofs documentários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
IUVA, Patricia. Dialogismo e Dialética: agenciamentos de sentidos da memória audiovisual no making of documentário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
IUVA, Patricia. Oficina ?Os trailers e o cinema independente?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
IUVA, Patricia; RODRIGUES, V. J. S. . Oficina de Documentários Poéticos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
IUVA, Patricia; MARKENDORF, M. . As mulheres no/do audiovisual no filme A Outra Terra (uma perspectiva da trajetória artística de Brit Marling). 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
IUVA, Patricia. Mostra Cinema Vivo - Exibição Comentada do filme Quase Samba. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSSINI, M. S. ; LUNARDELLI, Fatimarlei ; IUVA, Patricia ; ACKER, Ana Maria ; TORRES, C. S. D. ; ABREU, Luis Felipe . Cinema Popular Brasileiro: seminário as maiores bilheterias da década. 2013. (Outro).

2.
IUVA, Patricia; BARRETO, R. R. ; PAIVA, C. C. S. . Simpósio Serialização televisiva contemporânea e representações genérico-sexuais. 2015. (Outro).

3.
IUVA, Patricia; MELLO, Jamer G. ; ALMEIDA, G. R. . I Colóquio Experimento(s) do/no Cinema Documentário. 2017. (Outro).

4.
SCANSANI, A. C. ; IUVA, Patricia ; CASTANHEIRA, J. C. S. . Colóquio Internacional e Retrospectiva dos Ateliers Varan. 2016. (Outro).


Artes Visuais
1.
IUVA, Patricia; RAUBER, Amanda ; TORRES, Ananda . Minoria - mulheres no movimento de Ocupação. 2017. Vídeo.

1.
IUVA, Patricia; RAUBER, Amanda ; TORRES, Ananda . a importância da ARTE. 2017. Vídeo.

1.
IUVA, Patricia; RAUBER, Amanda ; TORRES, Ananda . Coletividade - respeitando espaços. 2017. Vídeo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 8:27:25