Fabiana Valeria da Silva Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5497400510718766
  • Última atualização do currículo em 20/02/2018


Bacharel em Letras - Francês/ Português (1998); Letras - Inglês (2003), ambos pela FFLCH-USP; licenciada nas três carreiras pela FE-USP. Mestre em Estudos de Cultura na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (2007) e doutora em Literatura Infantil e Juvenil pela área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2014), ambos pela FFLCH-USP. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos de Cultura; Língua e Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; e Literatura Infantil e Juvenil, e atua principalmente nos seguintes temas: estudos de cultura; literatura infantil e juvenil; literaturas de língua inglesa; literatura brasileira; língua inglesa e redação acadêmica em inglês. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana Valeria da Silva Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: "QUASE COMO ANTES": A (DES)CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DE INFÂNCIA DA CLASSE TRABALHADORA NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: José Nicolau Gregorin Filho.
Palavras-chave: Literatura Infantil; Literatura Juvenil; Representação; Infância; Classe trabalhadora.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Literatura Infantil e Juvenil.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Inglesa.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Reafirmando uma nação: a figuração da identidade nacional norte-americana nas obras de Laura Ingalls Wilder,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Literatura Infantil e Juvenil; Ideologia; Laura Ingalls Wilder; História dos Estados Unidos; Estudos de Cultura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2003
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Iniciação Científica: A identidade nacional norte-americana em Farmer Boy e em Little Town on the Prairie, de Laura Ingalls Wilder.
Orientador: Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1995 - 1998
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Graduação em Francês e em Português.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora contratada III (Doutora), Carga horária: 12
Outras informações
Docência na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês no Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Disciplinas ministradas: Descrição e Análise Morfossintática em Inglês; Tópicos de Gramática do Inglês; Expressão Escrita em Inglês; Escrita Acadêmica em Inglês.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Outro (estagiária), Carga horária: 6
Outras informações
Estágio no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, na disciplina de graduação Literatura Infantil e Juvenil: Linguagens do Imaginário IV. Supervisão: Profa. Dra. Maria dos Prazeres Santos Mendes.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Outro (estagiária), Carga horária: 6
Outras informações
Estágio no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, na disciplina de graduação Literatura Infantil e Juvenil: Linguagens do Imaginário III. Supervisão: Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Outro (estagiária), Carga horária: 6
Outras informações
Estágio no PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, disciplina de graduação Literatura Infantil e Juvenil: Linguagens do Imaginário II. Supervisão: Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Outro (pesquisador), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa de Mestrado Acadêmico fomentada pela FAPESP - processo FAPESP número 2003/10109-8.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Outro (pesquisador), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa de Iniciação Científica, fomentada pela FAPESP. Processo FAPESP número 2001/08183-0.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Outro (monitoria), Carga horária: 20
Outras informações
Monitora no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação da USP. Responsável por revisão e editoração de material didático.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Outro (monitoria), Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria da Sala de Informática Pró-Aluno da Faculdade de Educação da USP.

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Outro (Monitoria), Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria da Sala de Informática Pró-Aluno do CRUSP (Conjunto Residencial da USP).

Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Outro (Monitoria), Carga horária: 20
Outras informações
Secretária-monitora da APLL - Associação de Professores de Língua e Literatura, então sediada no prédio de Letras do conjunto da FFLCH-USP.


Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Professora do curso de Letras - Licenciatura em Inglês. Disciplinas ministradas: Literatura Inglesa I, Literatura Inglesa II, Literatura Inglesa III, Literaturas Étnicas de Língua Inglesa, Projeto Profissional Interdisciplinar III: Educação Inclusiva. Professor do curso de Letras - Licenciatura em Português. Disciplinas ministradas: Teoria da Literatura I; Análise e Crítica Literária, Temas de Educação e Letras; Literatura Brasileira I; Literatura Brasileira II e Literaturas Étnicas de Língua Portuguesa. Tutora dos cursos de Língua Portuguesa I para os cursos de Pedagogia, Marketing, Comunicação Visual, Eventos, Letras, Geografia e História.


Cursinho da Psico, CURSINHOPSICO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de Interpretação e produção de Texto em Português para alunos pré-vestibulandos no Cursinho dos Alunos da Psicologia USP, destinado à população carente.


Wall Street Institute, WSI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de inglês e de português para estrangeiros, in company, como professora contratada.


Hewlett-Packard Brasil - Matriz, HP BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheira de Cotação, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos Internos II, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos Internos I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo III, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Infantil e Juvenil.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: INGLÊS.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva  Data: 12/10/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva2006 TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. "Espaço" nas obras de Laura Ingalls Wilder, ou de como a não-figuração da História aponta para a crise do capitalismo dos Estados Unidos dos anos 1930. Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006), v. 11, p. 113-127, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. O apelo à identidade nacional e ao utópico na obra infanto-juvenil de Laura Ingalls Wilder. In: Gregorin Filho, José Nicolau; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Michelli, Regina Silva. (Org.). A Literatura Infantil e Juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011, v. , p. 184-198.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E CLASSE SOCIAL EM ?THE RAILWAY CHILDREN?, DE E. NESBIT. In: VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos, 2011, São Paulo. VI Encontro de Pós-Graduandos. São Paulo: FFLCH-USP, 2011. v. único.

2.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. Uma questão de classe: a (des)construção das concepções de criança e de infância da classe trabalhadora na literatura. In: V EPOG: encontro dos pós-graduandos da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo, 2010, São Paulo. Anais do V EPOG: encontro dos pós-graduandos da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo, 2010. v. 1.

3.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. O apelo à identidade nacional e ao utópico na obra infanto-juvenil de Laura Ingalls Wilder. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC:Tessituras, Interações, Convergências, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. LIBERDADE DE EXPRESSÃO E LIVRE-ARBÍTRIO QUESTIONADOS: O CASO DE 'O CACHORRINHO SAMBA NA RÚSSIA'. In: XII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, 2012, São Paulo. Anais do XII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, 2012.

2.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. CRIANÇA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DE "OLIVER TWIST", DE CHARLES DICKENS. In: XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa:, 2011, São Paulo. XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa:, 2011. v. único.

3.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. COMO CONSTRUIR UM PAÍS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL EM SAUDADE, DE THALES DE ANDRADE, E EM O JOVEM FAZENDEIRO, DE LAURA INGALLS WILDER. In: X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura e Vida Social, 2010, São Paulo. X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura e Vida Social, 2010. v. único.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. High-Heeled Shoes at the Age of Ten: Economic inequality, child work, abuse, and prostitution in Lygia Bojunga?s Sapato de Salto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva; SILVA, Rogério Bernardo ; MARTINS, A. C. . A literatura juvenil e o mercado editorial na formação de leitores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. FAZENDO O PERCURSO MERCADOLÓGICO E DE FORMAÇÃO LEITORA: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS NARRATIVOS DE FAZENDO MEU FILME 1: A ESTREIA DE FANI, DE PAULA PIMENTA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. Um tigre, dois tigres, três tigres: um estudo de gênero literário, personagem e espaço na literatura juvenil de Colleen Houck. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. Liberdade de expressão e livre-arbítrio questionados: o caso de "O Cachorrinho Samba na Rússia". 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. CRIANÇA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DE OLIVER TWIST", DE CHARLES DICKENS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E CLASSE SOCIAL EM ?THE RAILWAY CHILDREN?, DE E. NESBIT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. Humanizado, mas nunca humano: Inteligência Artificial e seu intertexto com Pinóquio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. Uma questão de classe: a (des)construção das concepções de criança e de infância da classe trabalhadora na Literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. COMO CONSTRUIR UM PAÍS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL EM SAUDADE, DE THALES DE ANDRADE, E EM O JOVEM FAZENDEIRO, DE LAURA INGALLS WILDER. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. O apelo à identidade nacional e ao utópico na obra infanto-juvenil de Laura Ingalls Wilder. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. Reformed Vampire - Grupo de apoio ao vampiro. São Paulo: Farol Literário, 2012. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. Coleção Clássico da Literatura Juvenil. 2011; Tema: Literatura canônica universal traduzida e/ ou adaptada ao público juvenil. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. Projeto Inglês da Família. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. English as a Foreign Language. 2000. (Editoração/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Moraes, Valeria da; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva. Participação em banca de Osvaldo Fabiana Ossa Beytia.La Enseñanza de los pronombres átonos de ELE a estudiantes brasileños de la ciudade de São Paulo: sus lógicas y dificultades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Faculdade Sumaré.

2.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva; MORAES, V. S.. Participação em banca de Vanda Aparecida de Araújo.Livro Didático: Análise sobre as habilidades e competências que são trabalhadas no ensino de língua espanhola no 8o. ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Faculdade Sumaré.

3.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva; MORAES, V. S.. Participação em banca de Kethrein Costa.O desafio de alunos imigrantes bolivianos em escolas brasileiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Faculdade Sumaré.

4.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva; MORAES, V. S.. Participação em banca de Simone Fernandes.O cinema em sala de aula como facilitador do ensino de ELE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Faculdade Sumaré.

5.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva; MORAES, V. S.. Participação em banca de Marli de Novais.Cinema: cultura hispano-americana e língua espanhola na tela. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Faculdade Sumaré.

6.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva; MORAES, V. S.. Participação em banca de Fátima Salazar de Almeida e Sheila Gomes Rocha.Bolivianos: uma visão de inclusão do ensino de estrangeiros nas escolas de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Faculdade Sumaré.

7.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva; MORAES, V. S.. Participação em banca de Mariso Costas e Eva Ruth Lumbreras Huamani.O fantástico na obra de Gabriel Garcia Márquez. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Faculdade Sumaré.

8.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva; MORAES, V. S.. Participação em banca de Ana Lúcia Marques Pimentel Manente e Leandro Lopes da Silva.A contribuição da cultura árabe no espanhol andaluz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Faculdade Sumaré.

9.
TAVARES, Fabiana Valeria da Silva; MORAES, V. S.. Participação em banca de Adalberto Santos da Silva e Marcelo Lopes de Almeida.A importância da Língua Espanhola do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Faculdade Sumaré.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana do Curso de Letras: Discurso, Intertextualidade e Interdisciplinaridade.As origens da Literatura Infantil e Juvenil no Brasil: novas concepções de escola, literatura e sociedade. 2014. (Encontro).

2.
II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ.Um tigre, dois tigres, três tigres: um estudo de gênero literário, personagem e espaço na literatura juvenil de Colleen Houck. 2013. (Simpósio).

3.
IV Encontro WMF Martins Fontes de Literatura Infantil e Juvenil. 2012. (Encontro).

4.
XII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - Literatura e comparativismo contemporâneo: narrativa, poesia e cinema.Liberdade de expressão e livre-arbítrio questionados: o caso de "O Cachorrinho Samba na Rússia". 2012. (Encontro).

5.
XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura, Comparatismo e Interdisciplinaridade.Criança e sociedade: uma análise de Oliver Twist, de Charles Disckens. 2011. (Encontro).

6.
1° Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens/ Literatura e Sociedade.Humanizado, mas nunca humano: Inteligência Artificial e seu intertexto com Pinóquio. 2010. (Encontro).

7.
V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.Uma questão de classe: a (des)construção das concepções de criança e de infância da classe trabalhadora na literatura. 2010. (Encontro).

8.
X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura e Vida Social.Como construir um país: a construção da identidade nacional em "Saudade", de Thales de Andrade, e em "O jovem fazendeiro", de Laura Ingalls Wilder. 2010. (Encontro).

9.
11o. Congresso Internacional da ABRALIC - Simpósio "A narrativa ficcional para crianças e jovens e as representações literárias de práticas de leitura". O Apelo à Identidade Nacional e à Utopia nas Obras Infanto-Juvenis de Laura Ingalls Wilder. 2008. (Congresso).

10.
VIII Colóquio dos Alunos de Pós-Graduação de Inglês.Reafirmando uma Nação: A Formação da Identidade Nacional Norte-Americana nas Obras de Laura Ingalls Wilder. 2005. (Outra).

11.
XV Encontro Regional da ABRALIC ? Associação Brasileira de Literatura Comparada.. Autobiografia, Romanesco e Romance: o projeto ideológico de representação histórica nas obras de Laura Ingalls Wilder. 2005. (Congresso).

12.
VI EAGiLE - Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira.?Romance, History, and Myth: the formation of the American National Identity in the books by Laura Ingalls Wilder?.. 2003. (Encontro).

13.
VII Colóquio dos Alunos de Pós-Graduação de Inglês.Reafirmando uma Nação: A Formação da Identidade Nacional Norte-Americana nas Obras de Laura Ingalls Wilder. 2003. (Outra).

14.
50º Seminário do GEL ? Grupo de Estudos Lingüísticos.Monitoria.. 2002. (Seminário).

15.
Curso ?A filosofia da Prova de redação do Vestibular UNICAMP e seu Processo de Correção?,.Participação: ?A filosofia da Prova de redação do Vestibular UNICAMP e seu Processo de Correção?.. 2002. (Oficina).

16.
II Congresso Ibero-Americano de Tradução e Interpretação (CIATI), na Faculdade Ibero-Americana. Monitoria.. 2001. (Congresso).

17.
Minicurso "A tradução para dublagem e voice-over" no VIII Encontro Nacional de Tradutores e II Encontro Internacional de Tradutores. 2001. (Encontro).

18.
VIII Encontro Nacional e II Encontro Internacional de Tradutores. Monitoria e Participação.. 2001. (Congresso).

19.
I Jornada de Estudos Shakespearianos.Monitoria.. 2000. (Outra).

20.
IV EAGiLE - Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira.Apresentação da Comunicação ?The Linguistic Situation in Canada: Bilingualism Today?.. 2000. (Encontro).

21.
III EAGiLE - Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira.Comunicação: ?Some perspectives of Analysis on Laura Ingalls Wilder Little House Books Collection?.. 1999. (Encontro).

22.
XV ENPULI ? Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.Monitoria.. 1999. (Encontro).

23.
Ciclo de conferências Quatro Chaves para a Cultura dos Estados Unidos. 1998. (Encontro).

24.
VII Encontro Nacional e I Encontro Internacional de Tradutores. Monitoria e participação.. 1998. (Congresso).

25.
I Encontro de Professores de Português ? Língua Estrangeira.Monitoria.. 1997. (Encontro).

26.
VIII Encontro Bienal da APLL.Monitoria.. 1996. (Encontro).

27.
XII Encontro dos Professores de Francês do Estado de São Paulo: Le Français au Brésil: Où Va-t-On?. Monitoria e Participação.. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORACINI, Maria José ; CARMAGNANI, Anna Maria Grammatico ; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . III Simpósio Nacional/ I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2012. (Congresso).

2.
Gregorin Filho, José Nicolau ; VECCHIA, Regiane ; PINHEIRO, Nárgyla Maria Lourenção Pimenta ;