Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Doutor em Educação com Pós Doutorado em estatística aplicada à educação, desenvolve pesquisas sobre avaliação educacional, políticas públicas, qualidade e equidade de ensino, psicometria. A maior parte das pesquisas é realizada com dados públicos e software livre. Atualmente no segundo Pós Doutorado, na área de psicometria. É Biólogo de formação e mestre em Filosofia. Professor de Ensino Médio desde 1999, tem ampla experiência em currículo e material didático de Biologia. Criador do portal de educação Rizomas.net e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da USP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
TRAVITZKI, R.;TRAVITZKI, RODRIGO


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universitat de Barcelona (Orientador: Jorge Calero).
Título: ENEM: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Carlota Boto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: políticas educacionais; indicadores educacionais; qualidade escolar; ensino médio; ENEM.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A neurodinâmica pode explicar a consciência? Uma análise da proposta de Walter Freeman,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: João Fernandes Teixeira.
Palavras-chave: cérebro; sistemas não lineares; complexidade; naturalização da consciência; auto-organização; neurodinâmica.
Grande área: Ciências Humanas
1994 - 2003
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1994 - 1998
Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Formação Complementar


2016 - 2016
Introdução à análise de dados textuais assistida pelo software IRaMuTeQ. (Carga horária: 8h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2014 - 2014
Métodos Quantitativos para Educação e Psicologia. (Carga horária: 30h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2011 - 2011
Tópicos Avançados no Uso da Linguagem R. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
mente e cérebro: persp. na filosofia e psicologia. (Carga horária: 30h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
2002 - 2002
Educar na Sociedade da Informação. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Equipe, EQUIPE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

1/1999 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
biologia
02/2008 - 11/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sustentabilidade e Tecnologia
1/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
ciências

Instituto Unibanco, UNIBANCO ECOLOGI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
Consultoria para desenvolvimento de indicadores do Programa Jovem de Futuro


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Consultoria na elaboração de atividades científicas para a revista TV Escola (MEC/EAD - Secretaria de Educação à Distância).


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor em Análise e Avaliação Psicométrica
Outras informações
Consultoria para análise psicométrica com técnicas da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e Teoria da Resposta ao Item (TRI), incluindo Funcionamento Diferencial do Item (DIF) e dimensionalidade do teste.


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: Consultor em Análise e Avaliação Psicométrica
Outras informações
Desenvolvimento de algoritmo para Teste Adaptativo Informatizado.


Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
Consultoria para elaboração de material didático de biologia relacionado ao Prêmio Respostas para o Amanhã.


Avalia Qualidade Educacional LTDA, AVALIA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
Participação na elaboração da matriz de referência de Ciências Naturais da cidade do Rio de Janeiro.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
Coordenação das oficinas de elaboração de itens da área de Ciências da Natureza para os 5o e 6o anos do ensino fundamental, do projeto do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Educacional do Estado do Rio Grande do Norte.


Editora Abril, ABRIL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações
Elaboração de material didático para professores de ciências e biologia da rede pública.


Editora Moderna, EDMD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações
Elaboração de encarte pedagógico e leitura crítica de livros paradidáticos.


Geodinâmica, GEODINÂMICA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
Desenvolvimento de projeto de avaliação de impacto de programa de alfabetização científica, com base em técnicas da Teoria da Resposta ao Item.


Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
Atividades de pesquisa e docência na pós graduação. Apoio do CNPq.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador


Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações
Atividades de pesquisa em políticas educacionais.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Testes Adaptativos Informatizados aplicados à alfabetização
Descrição: Este projeto tem como foco os primeiros anos de escolarização, sua íntima relação com a alfabetização e as lacunas nos processos avaliativos. Procura, de um lado, apoiar-se na Provinha Brasil, instrumento de avaliação diagnóstica do nível de alfabetização e, de outro, na necessidade de ultrapassar os limites impostos pelos instrumentos de avaliação convencionais, administrados com o uso de lápis e papel e com apresentação pré-definida de itens, para apontar o horizonte dos testes adaptativos informatizados. O objetivo geral do projeto é proporcionar as condições teóricas e técnicas necessárias para a produção de uma versão da Provinha Brasil em formato de Teste Adaptativo Informatizado, de tal modo que seja uma ferramenta de uso disseminado entre professores dos anos iniciais do ensino fundamental com vistas a enfrentar o desafio da alfabetização, que pode ser caracterizado como um nó górdio da escola brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Wolney Cândido de Melo - Integrante / Douglas De Rizzo Meneghetti - Integrante / Erica Maria Toledo Catalani - Integrante / Alessandra Redigolo - Integrante / Aliton Santos - Integrante.
2010 - 2015
Ecologia das Redes Digitais. Replicação de Hashtags e Emergência de Trending Topics
Descrição: Descrição: Os objetivo desse projeto é explicar a emergência de hashtags como Trending Topics (TTs) no Twitter. Especificamente, são (i) desenvolvidos modelos de replicação de tweets e hashtags e (ii) investigadas topologias particulares de redes de usuários que aumentam a probabilidade de emergência de TTs. O modelo de Dawkins (1986) é utilizado para definir tweets e hashtags como memes e memóides (entidades replicantes). Hashtags memóides são "vírus mutalistas" de seus memes hospedeiros, os tweets. A replicação dos memeóides aumenta a aptidão de um grupo de memes em oposição aos memes que não portam os hashtags. O mutualismo memes-memóides tem alto grau de intimidade (simbiose). Nesse contexto, busca-se compreender a diversidade de dinâmicas adaptativas determinantes do sucesso ecológico e evolutivo das populações de hashtags que emergem como TTs. Os modelos teóricos são aplicados aos dados fornecidos pela API do Twitter. A partir dos registros de tweets são obtidas estimativas acuradas das taxas de replicação de memes e memeóides. Essas taxas de replicação são usadas para avaliar a influência de diferentes fatores sobre o valor adaptativo dos complexos tweets-hashtags. Trending Topics se relacionam com elementos exógenos à rede, especialmente os meios de comunicação. Contudo, resultados preliminares da pesquisa sugerem cenários alternativos à visão hegemônica de que a emergência de TTs depende da atuação de hubs, descrevendo propriedades de subredes periféricas capazes de gerar TTs...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho - Integrante / Rafael Luís Galdini Raimundo - Integrante / Paulo Roberto Guimarães Junior - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2016
Plataforma de Teste Adapativo Informatizado - Provinha Brasil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ocimar Munhoz Alavarse em 27/06/2016.
Descrição: Produção de uma plataforma informatizada para avaliação da alfabetização com base no estado da arte das técnicas de avaliação educacional. A plataforma será escrita em JAVA e desenhada para suportar grandes quantidades de testes simultâneos. O algorítmo será desenvolvido em R e terá como prioridade maximizar a precisão na estimativa da proficiência do educando..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista de la CEPAL (Impresa)
2016 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO)
2018 - Atual
Periódico: Pro-Posicoes (UNICAMP. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1998
Prêmio Banco Real, Programa Universidade Solidária.
1998
V Concurso Nacional de poesia ?Menotti del Picchia?, Prefeitura do Municipio de São Paulo/ Departamento de bibliotecas infanto-juvenis.
1997
Concurso Poesia Falada, Prefeitura Municipal de São Paulo/ Departamento de Bibliotecas Públicas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALAVARSE, Ocimar Munhoz2018ALAVARSE, Ocimar Munhoz ; CATALANI, Erica Maria ; MENEGHETTI, Douglas ; TRAVITZKI, R. . Teste Adaptativo Informatizado como Recurso Tecnológico para Alfabetização Inicial. REVISTA IBEROAMERICANA DE SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, v. 15, p. 68-78, 2018.

2.
TRAVITZKI, RODRIGO2017TRAVITZKI, RODRIGO. Avaliação da qualidade do Enem 2009 e 2011 com técnicas psicométricas. ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 28, p. 256-288, 2017.

3.
TRAVITZKI, R.2017 TRAVITZKI, R.. Qualidade com Equidade Escolar: Obstáculos e Desafios na Educação Brasileira. REVISTA ELECTRÓNICA IBEROAMERICANA SOBRE CALIDAD, EFICACIA Y CAMBIO EN EDUCACIÓN, v. 15, p. 27-49, 2017.

4.
TRAVITZKI, R.2017TRAVITZKI, R.; Cássio, F. . Tamanho das classes na rede estadual paulista: a gestão da rede pública à margem das desigualdades educacionais. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, p. 159, 2017.

5.
TRAVITZKI, RODRIGO2016 TRAVITZKI, RODRIGO; FERRÃO, MARIA EUGÉNIA ; COUTO, ALCINO PINTO . Desigualdades educacionais e socioeconómicas na população brasileira pré-universitária: Uma visão a partir da análise de dados do ENEM. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 24, p. 74, 2016.

6.
CALERO, J.2014CALERO, J. ; TRAVITZKI, R. . EVALUACIONES DE VALOR AÑADIDO EN EL ÁMBITO EDUCATIVO. Revista de Evaluación de Programas y Políticas Públicas, v. 0, p. 55, 2014.

7.
TRAVITZKI, R.;TRAVITZKI, RODRIGO2014 TRAVITZKI, R.; CALERO, J. ; BOTO, Carlota . What does the National High School Exam (enem) tell Brazilian society?. Cepal Review, v. 113, p. 157, 2014.

8.
TRAVITZKI, R.;TRAVITZKI, RODRIGO2014TRAVITZKI, R.. O currículo brasileiro segundo o Censo Escolar. Cadernos Cenpec, v. 3, p. 120-141, 2014.

9.
TRAVITZKI, R.;TRAVITZKI, RODRIGO2014TRAVITZKI, R.; CALERO, J. ; BOTO, Carlota . Qué información proporciona el examen nacional de enseñanza media (ENEM) a la sociedad brasileña?. Revista de la CEPAL (Online), v. 113, p. 163, 2014.

10.
BASTOS, M. T.2013BASTOS, M. T. ; TRAVITZKI, R. ; RAIMUNDO, R. L. G. . Gatekeeping Twitter: message diffusion in political hashtags. Media, Culture & Society, v. 35, p. 260-270, 2013.

11.
TRAVITZKI, R.;TRAVITZKI, RODRIGO2012TRAVITZKI, R.; RAIMUNDO, R. L. G. . Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso), v. 93, p. 77-95, 2012.

12.
TRAVITZKI, R.;TRAVITZKI, RODRIGO2012TRAVITZKI, R.; BASTOS, Marco Toledo ; RAIMUNDO, R. L. G. . O perspectivismo como fundamento para metodologias de análise das redes sociais: alguns resultados com o Twitter. E-Compós (Brasília), v. 15, p. 1-19, 2012.

13.
TRAVITZKI, R.;TRAVITZKI, RODRIGO2009TRAVITZKI, R.. Divergências e convergências entre Espinosa e Bergson. Revista Conatus (UECE. Impresso), v. 3, p. 59-71, 2009.

14.
TRAVITZKI, R.1999TRAVITZKI, R.. Carta Intergaláctica sobre a vida. Ciência & Ensino (UNICAMP. Impresso), v. 6, p. 11-12, 1999.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TRAVITZKI, R.. As eleições e a escola. Revista Educação, 10 dez. 2014.

2.
TRAVITZKI, R.. Não há fórmulas para a boa educação. Observatório da Imprensa, , v. 703, p. 1, 17 jul. 2012.

3.
TRAVITZKI, R.. Enem: rumo certo?. Revista Educação, São Paulo, 10 fev. 2009.

4.
TRAVITZKI, R.. Educação pode ser mais complexa do que estatística. Observatório da Imprensa, p. 1, 05 jun. 2007.

5.
TRAVITZKI, R.. De onde vem?. TV Escola, Brasília, , v. 28, 01 ago. 2002.

6.
TRAVITZKI, R.. As investigações de Clorofil. TV Escola, Brasília, , v. 27, 01 maio 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRAVITZKI, R.; MENEGHETTI, Douglas ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz ; CATALANI, Erica Maria . How to build a Computerized Adaptive Test with free software and pedagogical relevance?. In: Teaching, Learning and E-learning (IAC-TLEl 2018), 2018, Viena. Proceedings of IAC 2018 in Vienna, 2018.

2.
BASTOS, Marco Toledo ; PUSCHMANN, C. ; TRAVITZKI, R. . Tweeting across hashtags: overlapping users and the importance of language, topics, and politics. In: ACM Hypertext and Social Media, 2013, Paris. Proceedings of the 24th ACM Hypertext and Social Media. New York: ACM, 2013. v. 1.

3.
BASTOS, Marco Toledo ; TRAVITZKI, R. ; PUSCHMANN, C. . What Sticks With Whom? Twitter Follower-Followee Networks and News Classification. In: The 6th International AAAI Conference on Weblogs and Social Media (ICWSM), 2012, Dublin. Proceeding of AAAI ICWSM 2012 Workshop on The Potential of Social Media Tools and Data for Journalists in the News Media Industry. Chicago: AAAI Press, 2012. v. 6. p. 6-13.

4.
BASTOS, Marco Toledo ; TRAVITZKI, R. ; RAIMUNDO, R. L. G. . Gatekeeping em tempos de Twitter: A Emergência De Trending Topics Políticos No Twitter. In: 21 Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2012, Juiz de Fora. Anais do 21 Encontro Anual da Compós. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2012. v. 21. p. 1-20.

5.
BASTOS, Marco Toledo ; PUSCHMANN, C. ; TRAVITZKI, R. . Tweeting Political Dissent: Retweets as Pamphlets in #FreeIran, #FreeVenezuela, #Jan25, #SpanishRevolution and #OccupyWallSt. In: Internet, Politics, Policy 2012: Big Data, Big Challenges?, 2012, Oxford. Panel 6A: The Arab Spring and Political Dissent. Oxford: Oxford Internet Institute, 2012. v. 2. p. 1-20.

6.
TRAVITZKI, R.. Incentivando o debate sobre o bem comum. In: XVIII Colóquio Afirse Secção Portuguesa, 2010, Lisboa. XVIII Colóquio Afirse Secção Portuguesa - Anais, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TRAVITZKI, R.; PRIMI, Ricardo . Análise da estrutura interna do ENEM com foco em Ciências Naturais. In: VI CONBRATRI, 2018, Juiz de Fora. Anais do VI CONBRATRI - Métodos para Detecção de Fraudes em Testes, 2018.

2.
TRAVITZKI, RODRIGO; Cássio, F. . Reorganização escolar e tamanho de classe: A racionalização nas políticas públicas. In: I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade, 2017, São Paulo. Reformas de Ensino e Movimentos de Resistência: Diálogos entre Brasil e América Latina (I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade), 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRAVITZKI, R.. Qualidade técnica dos ítens do ENEM 2009. In: VII Reunião da ABAVE ? Avaliação e Currículo: um diálogo necessário, 2013, Brasília. Anais, 2013.

2.
TRAVITZKI, R.. Limites e possibilidades nas relações entre escola e comunidade. In: Seminário Educação e Movimentos Sociais, 2010. Anais Seminário Educação e Movimentos Sociais. Recife, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ALAVARSE, Ocimar Munhoz ; CATALANI, Erica Maria ; MENEGHETTI, Douglas ; TRAVITZKI, R. . Teste adaptativo informatizado como recurso tecnológico para alfabetização inicial.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
TRAVITZKI, R.. Indicadores de qualidade escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TRAVITZKI, R.. First steps toward indicators of intra school inequity in Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TRAVITZKI, R.. Qualidade técnica dos ítens do ENEM 2009. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
TRAVITZKI, R.. O que informa o ranking de escolas do ENEM?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BASTOS, Marco Toledo ; TRAVITZKI, R. ; PUSCHMANN, C. . What Sticks With Whom? Twitter Follower-Followee Networks and News Classification. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BASTOS, Marco Toledo ; TRAVITZKI, R. ; RAIMUNDO, R. L. G. . Gatekeeping em tempos de Twitter: A Emergência De Trending Topics Políticos No Twitter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BASTOS, Marco Toledo ; TRAVITZKI, R. ; RAIMUNDO, R. L. G. . Netclustering: Modelo Teórico para Redes Emergentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BASTOS, Marco Toledo ; TRAVITZKI, R. ; RAIMUNDO, R. L. G. . Tweeting Political Dissent: Retweets as Pamphlets in #FreeIran, #FreeVenezuela, #Jan25, #SpanishRevolution and #OccupyWallSt. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BASTOS, Marco Toledo ; TRAVITZKI, R. ; RAIMUNDO, R. L. G. ; DANDREA, C. F. B. . Relato crítico do texto 'Wikipédia Como Sistema Adaptativo Complexo: Auto-Organização e Emergência na Produção por Pares', de Carlos Frederico de Brito D Andréa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
TRAVITZKI, R.. Quantas competências o ENEM realmente avalia?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TRAVITZKI, R.. Incentivando o debate sobre o bem comum. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
TRAVITZKI, R.. Sobre a liberdade de escolha: contribuições e limites da neurociência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TRAVITZKI, R.. Arquivo de tradução para o 'Error 404' (plugin do software Joomla). 2010.

2.
TRAVITZKI, R.. Manual para programa de análise de dados neurohistológicos. 1997.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TRAVITZKI, R.. O estresse pode ajudar no ensino?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TRAVITZKI, R.. Escolas de melhor colocação no Enem concentram candidatos de maior renda. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
TRAVITZKI, R.. Especial Currículo - a influência das provas (Revista Educação). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
TRAVITZKI, R.. Nota no Enem não pode guiar opção por escolas, dizem especialistas (Estadão). 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
TRAVITZKI, R.. Nível econômico do aluno influencia 75% da nota de escolas no Enem (Estadão). 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
TRAVITZKI, R.. O peso do ranking (Folha). 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
BATISTA, A. ; KOHARA, L. ; RIBEIRO, V. ; TRAVITZKI, R. . Painel sobre desigualdade escolar (Cenpec). 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
TRAVITZKI, R.. O que revela o ranking do Enem (revista Carta na Escola). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
TRAVITZKI, R.. Nota da escola no ENEM deve-se a nível socioeconômico dos alunos (Todos pela educação). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
TRAVITZKI, R.. Conversa sobre o ENEM (TV PUC). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
TRAVITZKI, R.. Escolas adaptam seus currículos (O Estado de São Paulo). 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
TRAVITZKI, R.. Todos pela Educação: incoerência empresarial. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
TRAVITZKI, R.. Resultados do Enem refletem desigualdades comuns no país (O Globo). 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
TRAVITZKI, R.. Candidato que trabalha tem pior rendimento na pontuação do Enem (O Globo). 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

15.
TRAVITZKI, R.. Alunos de Guaianases e da Paulista se preparam para o Enem (Estadão). 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
TRAVITZKI, R.. Enem não é um bom indicador da qualidade escolar, afirma pesquisador (Cenpec). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
TRAVITZKI, R.. Ranking do Enem não deve ser levado tão a sério (Jornal Vanguarda). 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

18.
TRAVITZKI, R.. Doutorado revela que fatores sociais pesam mais do que propostas pedagógicas no Enem (Apeoesp). 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

19.
TRAVITZKI, R.. O incoerente ranking do Enem (Revista Educação). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
TRAVITZKI, R.. Ranking do Enem não mostra qualidade das escolas (Univesp TV). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
TRAVITZKI, R.. Nível socioeconômico influencia nota de escola no Enem, aponta estudo da FE (Agência USP). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

22.
TRAVITZKI, R.. Enem não avalia escola (Tribuna do Planalto). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

23.
TRAVITZKI, R.. Renda familiar, escolaridades dos pais e outros fatores sócio econômicos explicam 80% da média das escolas com mais de 10 alunos prestando o ENEM (Rádio Jovem Pan). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

24.
TRAVITZKI, R.. Nível socioeconômico das escolas condiciona nota no Enem (Portal Terra). 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

25.
TRAVITZKI, R.. Entrevista de Domingo (A Gazeta). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

26.
TRAVITZKI, R.. Na internet, uma sala dedicada à reflexão dos professores (Folha Dirigida). 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
TRAVITZKI, R.; BASTOS, Marco Toledo ; RAIMUNDO, R. L. G. . Projeto Ecologia Digital. 2011; Tema: Análise de redes sociais. (Site).

2.
TRAVITZKI, R.. Rizomas: educação e cultura. 2008; Tema: Educação e Cultura. Materiais diversos para o aprimoramento do trabalho dos professores. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERRÃO, M. E. ; TRAVITZKI, R. . Estatística Aplicada à Investigação e Avaliação Educacional. 2015. .

2.
TRAVITZKI, R.. Bahia, Brasil. Vida, Natureza e Sociedade - Livro do Professor. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoioaoensinodeciências).

3.
TRAVITZKI, R.; ARANHA, M. L. . Bullying e Cyberbullying. Orientações pedagógicas e Sugestões de atividades. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sugestões de aulas e projetos pedagógicos).

4.
TRAVITZKI, R.. Aulas práticas de ciências: mecanismo de busca. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoio ao ensino de ciências).

5.
TRAVITZKI, R.. Leitura crítica referente às obras "Engenharia genética", "Bioética" e "Ecologia e cidadania". 2010. (Editoração/Livro).

6.
TRAVITZKI, R.. Atividades práticas usando os livros da Coleção Polêmica, Editora Moderna. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sugestões de aulas e projetos pedagógicos a partir de uma coleção de paradidáticos).

7.
TRAVITZKI, R.. Impacto Ambiental - EIA/RIMA. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slideshow).

8.
TRAVITZKI, R.. Rizomas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Portal com textos e materiais didáticos para professores e alunos).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
TRAVITZKI, R.; BASTOS, Marco Toledo . Tweet-Mine. 2011.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120130004519, título: "Tweet-Mine" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Teaching, Learning and E-learning (IAC-TLEl 2018). How to build a Computerized Adaptive Test with free software and pedagogical relevance?. 2018. (Congresso).

2.
I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade. Reorganização escolar e tamanho de classe: A racionalização nas políticas públicas. 2017. (Congresso).

3.
V CONBRATRI - Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item. 2016. (Congresso).

4.
Workshop Educação, Desigualdade e Políticas Públicas. 2016. (Outra).

5.
Third Lisbon Research Workshop on Economics, Statistics and Econometrics of Education..First steps toward indicators of intra school inequity in Brazil. 2015. (Seminário).

6.
2o seminário internacional do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira. 2013. (Seminário).

7.
VII Reunião da ABAVE Avaliação e Currículo: um diálogo necessário.Qualidade técnica dos ítens do ENEM 2009. 2013. (Outra).

8.
10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Quantas competências o ENEM realmente avalia?. 2011. (Encontro).

9.
III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. 2010. (Encontro).

10.
Seminário Educação e Movimentos Sociais.Limites e possibilidades nas relações entre escola e comunidade. 2010. (Seminário).

11.
XVIII Colóquio da Afirse. Incentivando o debate sobre o bem comum. 2010. (Congresso).

12.
13a Feira de Monografias da Escola Brasileira Chaim Nachman Bialik.Ensino de ciências. 2008. (Outra).

13.
I seminário de Pós-graduação em Filosofia da UFSCar.Sobre a liberdade de escolha: contribuições e limites da neurociência. 2004. (Seminário).

14.
VIII EPEB - Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. 2002. (Encontro).

15.
Encontro Internacional de Cultura Libertária. 2000. (Encontro).

16.
III Congresso de Ecologia do Brasil. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRAVITZKI, R.. XX ENEB - Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia. 1999. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TRAVITZKI, R.. Educação pode ser mais complexa do que estatística. Observatório da Imprensa, p. 1, 05 jun. 2007.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TRAVITZKI, R.. Ranking do Enem não mostra qualidade das escolas (Univesp TV). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TRAVITZKI, R.. Nível socioeconômico influencia nota de escola no Enem, aponta estudo da FE (Agência USP). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
TRAVITZKI, R.. Enem não avalia escola (Tribuna do Planalto). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
TRAVITZKI, R.. Renda familiar, escolaridades dos pais e outros fatores sócio econômicos explicam 80% da média das escolas com mais de 10 alunos prestando o ENEM (Rádio Jovem Pan). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
TRAVITZKI, R.. Nível socioeconômico das escolas condiciona nota no Enem (Portal Terra). 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
TRAVITZKI, R.. Entrevista de Domingo (A Gazeta). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BATISTA, A. ; KOHARA, L. ; RIBEIRO, V. ; TRAVITZKI, R. . Painel sobre desigualdade escolar (Cenpec). 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
TRAVITZKI, R.. O incoerente ranking do Enem (Revista Educação). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
TRAVITZKI, R.. Rizomas: educação e cultura. 2008; Tema: Educação e Cultura. Materiais diversos para o aprimoramento do trabalho dos professores. (Site).




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