Bernadete de Lourdes Streisky Strang

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0818551540256446
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É Professora Titular I da Universidade Norte do Paraná, Modalidade Educação à Distância (cursos: história e artes visuais), Professora do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - UNOPAR. Coordena o Projeto "Estudos preliminares sobre a memória e história das primeiras escolas de Educação Básica de municípios brasileiros? e "MEMÓRIA, HISTÓRIA E FORMAÇÃO NO COLÉGIO MÃE DE DEUS DE LONDRINA (1938-2000)", coordena o Grupo de Pesquisa "Memória e História". Também participa do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação da Universidade Federal do Paraná, coordenado pelo Dr. Carlos Eduardo Vieira. É Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNOPAR desde 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bernadete de Lourdes Streisky Strang
Nome em citações bibliográficas
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky;STRANG, B.L.S.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2008
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Maria João Mogarro).
Título: O Saber e o Credo: Os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova 91924-1940), Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Ana Waleska Pollo de Mendonça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Jorge Ramos do Ó e Maria João Mogarro).
Título: O Saber e o Credo: os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova (1924 - 1940), Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Ana Waleska Pollo Mendonça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: escola nova; intelectuais católicos; publicações pedagógicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Sob o signo da reconstrução - os ideais da Escola Nova divulgados pelas crônicas de educação de Cecília Meireles,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Carlos Eduardo Vieira.
1997 - 1998
Especialização em Curso de Especialização em Informática na Educação. (Carga Horária: 360h).
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, CEFET, Brasil.
Título: A Internet como ferramenta pedagógica na sala de aula.
Orientador: Richard Duarte Ribeiro.
Bolsista do(a): MEC, MEC, Brasil.
1991 - 1995
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Os Discursos dos Viajantes e Cronistas do Paraná no século XIX.
Orientador: Marco Aurélio Monteiro Pereira.




Formação Complementar


2017 - 2017
Aprendendo a Aprender. (Carga horária: 1h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2016 - 2016
Integração de Novos Colaboradores. (Carga horária: 1h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2016 - 2016
Integração de Novos Colaboradores. (Carga horária: 2h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2016 - 2016
Paixão por Educar. (Carga horária: 1h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2016 - 2016
Competências Kroton. (Carga horária: 1h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2016 - 2016
Código de Conduta. (Carga horária: 2h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2016 - 2016
Manual Sobre a Lei Anti Corrupção. (Carga horária: 2016h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2016 - 2016
Normas e Aplicação de Ordem de Servico. (Carga horária: 1h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2012 - 2012
Planejamento de Ensino e Avaliação de Aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
Planejamento, desenvolvimento e avaliaçõa por comp. (Carga horária: 8h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
Competências e habilidades na elaboração de questõ. (Carga horária: 4h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
O conceito r a Prática da Interdisciplinaridade. (Carga horária: 20h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
A alegria de ensinar e fazer aulas: ensino e apren. (Carga horária: 4h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2007 - 2008
estágio de doutorado sanduíche.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
1997 - 1998
Curso de Especialização em Informática na Educação. (Carga horária: 360h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Inesul de Pesquisas, Ciência e Tecnologia, INESUL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Carga horária de 40 horas semanais, 28 das quais vinculadas ao Programa Strictu Sensu UNOPAR.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Programa de Mestrado em Odontologia- Didática


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Participante


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 30

Atividades

08/1997 - 08/2000
Extensão universitária , Universidade Estadual de Ponta Grossa, .

Atividade de extensão realizada
Cursos de Informática Aplicada à Educação (10 Cursos de 120 h cada) para Professores das Redes Públicas Estadual e Municipal de Ensino.
9/1998 - 12/1998
Ensino, Informática Aplicada à Educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Meios de Comunicação
1991 - 1998
Serviços técnicos especializados , Centro de Processamento de Dados, .

Serviço realizado
Operador.
1994 - 1995
Estágios , Departamento de História, .

Estágio realizado
De Ofício, Engenho e Arte..

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: aluno


Centro de Ensino Superior de Campos Gerais, CESCAGE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular I, Carga horária: 20


Colégio Estadual Professor Colares, CEPC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudos preliminares sobre a memória e história das primeiras escolas de Educação Básica de municípios brasileiros
Descrição: O Projeto propõe criar e alimentar um Banco de Dados com o título ?Estudos preliminares sobre a memória e história das primeiras escolas de Educação Básica de municípios brasileiros?, para mapear e registrar o nascimento e o desenvolvimento do sistema de ensino brasileiro, por região. A pesquisa envolverá revisão bibliográfica mediante a sistematização de referenciais das três áreas envolvidas e pesquisa de campo, com o objetivo de responder as perguntas propostas pelos Cursos. As respostas virão por meio das atividades propostas no portfólio (PTG). São as seguintes as perguntas, da História: 1) qual é a escola mais antiga da cidade ainda em funcionamento? 2) esta escola é pública ou privada? Se privada: era leiga ou confessional e qual modalidade de ensino oferece. Somado a estas perguntas, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo irão perguntar o seguinte: 1) Como a memória das escolas estão documentadas? Considere-se diferentes suportes de documentos gerais, tais como registro do imóvel, Placas, monumentos, fotografias, configuração do edifício, elementos ou técnicas construtivas especificas? 2) Existem indícios que a construção foi feita exclusivamente para finalidade escolar? Ou se houveram adaptações que possuem evidência para situação que está hoje. No campo do ensino de Artes, antes de direcionar uma pergunta, será proposta a execução de fotografias externas e internas da escola. A partir dessas fotografias, os alunos poderão pesquisar se há registros antigos da escola, em jornais, museus ou na própria escola e se perguntar se houve mudanças significativas da escola. São 5 as fases definidas para a execução deste Fase 1: seleção dos alunos responsáveis pelo grupo no PTG (detalhar os processos e etapas do (PTG) e gravação de vídeo apresentando o projeto. Fase 2: Seleção dos alunos do 4º semestre do curso de História EAD, 4º semestre de Artes Visuais e do 3º e 4º do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Fase 3: Instrumentalizar os alunos no sentido de definir frentes de trabalhos, por exemplo, onde devem buscar as informações requerentes: Arquivos Públicos, Prefeitura, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, etc. Se for necessário, usar-se-á como recurso a História Oral, por meio de entrevistas com pioneiros da região. Fase 4: Início do trabalho de campo; reuniões virtuais pré-agendadas via chat com os alunos envolvidos, para acompanhar o desenvolvimento da pesquisa. Fase 5: Consolidação e socialização dos dados. No aspecto teórico, este Projeto será sustentado por 3 eixos: os fundamentos conceituais da Memória Individual e Coletiva, de Maurice Halbwachs para pensar aspectos da memória social, envolvidos na proposta do projeto, no campo da História da Educação, obras de referência que tratem da História da Educação e das Instituições Escolares no Brasil e obras de Fundamentos da imagem. Palavras-Chave: Memória, História, Ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Bernadete de Lourdes Streisky Strang - Coordenador / Laura Célia Sant?Ana Cabral Cava - Integrante / Fabiane Luzia Menezes Santos - Integrante / Aline Vanessa Locastre - Integrante / Mariana Silva Franzim - Integrante / Flávio Augusto Carraro - Integrante / Tatiane Romagnolli Peres - Integrante / Wesley Wesley Jedson Andrade Stutz - Integrante / Luana molina - Integrante.
2015 - 2017
História, Memória e Magistério: Formação de Professores Primários nas Escolas de Professores de Londrina (1945-1970)
Descrição: Esse projeto tem como tema a formação de professores primários na cidade de Londrina, entre os anos de 1945 a 1970. Londrina foi colonizada principalmente por migrantes paulistas e mineiros e na cidade que estava nascendo, tornava-se imperativo a preocupação com a educação dos filhos dos colonos. Essa formação foi assumida por duas escolas: a ?Escola de Professores?, posteriormente denominada ?Escola Normal de Londrina?, criada pelo Decreto nº 209 de 17 de fevereiro de 1944 e o Instituto Mãe de Deus, criado em 1936, mas que a partir de 23 de outubro de 1953, ao ampliar os cursos já existentes constituiu a ?Escola Normal Secundária?. O surgimento dessas duas escolas ? uma particular e uma pública - teve como objetivo a formação das famílias dos pioneiros do norte do Paraná que desde o ano 1929, começaram a se estabelecer na região, estimulados, sobretudo pela fertilidade do solo e pela política de distribuição de terras efetuada pela Companhia criada em Londres, a ?Paraná Plantations? e pela sua subsidiária brasileira, a ?Companhia de Terras Norte do Paraná?. Além desses fatores, a criação das escolas estava no contexto das chamadas ?Leis Orgânicas? elaboradas pelo então Ministro da Educação do Estado Novo de Getulio Vargas, Gustavo Capanema. Essas leis promulgadas entre 1942 e 1947, tinham como meta incrementar os diferentes níveis e modalidades de ensino. O Decreto Lei 9/04/1942 de Capanema deu nova organização ao ensino secundário e ao ensino profissionalizante. Para o Ministro, o secundário era o nível de ensino por excelência, destinado a formar os futuros cidadãos na sua ?consciência patriótica?. Entre outros aspectos, a Lei prescrevia que a educação secundária para mulheres deveria ser realizada em estabelecimento especifico para esse fim, destinados a formar professoras primárias: as Escolas Normais. Embora ambas as instituições em tela tivessem o mesmo objetivo, elas diferiram por ser respectivamente uma publica e uma privada. O projeto ora proposto objetiva compreender como se deu essa formação, como eram estruturados os currículos dessas escolas, quais eram as disciplinas ofertadas, como era constituído o corpo docente no tocante a formação, quais foram as metodologias e materiais didáticos aplicados e, fundamentalmente, qual foi a importância social e política para a cidade, entre os anos de 1945-1970. Nesse sentido, o projeto se articula em torno de três eixos principais: a institucionalização da escola normal para a formação de professores como ethos privilegiado para a disseminação da cultura pedagógica, o estudo comparativo entre currículos, disciplinas, métodos, etc. das escolas em questão e a construção da história e a preservação da memória dessas duas instituições de ensino da cidade de Londrina. Além do diálogo com a produção sobre a temática, a metodologia adotada será a pesquisa histórica documental, que se efetuará nos arquivos das escolas supracitadas, no setor de documentação da Prefeitura do município, nos arquivos do Núcleo Regional de Educação, na Biblioteca Pública da cidade e no Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina. Outra metodologia de pesquisa que se utilizará será a História Oral com entrevistas gravadas com ex-professores, ex-normalistas e ex-funcionários, a partir de roteiro pré-definido caso a caso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Bernadete de Lourdes Streisky Strang - Coordenador / José Adir Lins Machado - Integrante / Fabiane Luzia Menezes Santos - Integrante / Gleiton Luiz Lima - Integrante / Aline Ferreira Locastre - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
História, Memória e Magistério: a
Descrição: O Projeto "História, memória e magistério: A "Escola de Professores de Londrina" (1944-1969) estuda a formação de professores primários na primeira Escola de Professores da cidade de Londrina-PR..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bernadete de Lourdes Streisky Strang - Coordenador / José Adir Lins Machado - Integrante / Fabiane Luzia Menezes Santos - Integrante / Gleiton Luiz Lima - Integrante / Thais Gasbarra dos Santos - Integrante / Ana Paula Souza - Integrante.
2010 - 2016
Políticas Educacionais, trabalho e formação docente
Descrição: O presente projeto busca compreender como as políticas educacionais, oriundas das mudanças do mundo do trabalho, rebatem no oficio e na formação do professor, expressas nas suas relações com a escola e com a Universidade, relações estas, centradas no saber e no saber fazer desse profissional, que engloba práticas pedagógicas, currículo, processo de ensino e aprendizagem e avaliação, como elementos que fazem parte do cotidiano do trabalho docente. Esses aspectos influenciam a construção da identidade profissional (seu saber e saber fazer) centrada na intencionalidade com vistas à transformação da realidade social. O professor necessita compreender a amplitude de sua prática para desvelar, tomar posição e inferir na construção do seu fazer profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Grupo de Pesquisa de História Intelectual e Educação
Descrição: O presente grupo de pesquisa visa contribuir para a produção do conhecimento histórico sobre a educação no Estado do Paraná no século XX. Trata-se do esforço da Área Temática de Pesquisa de História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. O grupo abrange investigações históricas sobre a educação, respeitadas as várias possibilidades teórico-metodológicas. Instituições escolares, idéias pedagógicas, intelectuais da educação e a cultura escolar são as temáticas de investigação privilegiadas nessa linha de pesquisa, consideradas nas suas especificidades, bem como nas suas possíveis articulações. No âmbito dos recentes debates em torno da História da Educação essas três temáticas têm se afirmado como temáticas investigativas que potencializam parte significativa da produção nessa área de conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
O INEP no contexto das políticas do MEC, nos anos 1950/1960
Descrição: A pesquisa propôs-se a estudar a atuação do INEP, durante a gestão de Anisio Teixeira (1952-1964), tentando entendê-la no contetxo das políticas desenvolvidas pelo MEC, à época, em enfatizando as estratégias de intervenção do INEP no sistema de ensino. A pesquisa evidenciou a posição peculiar ocupada pelo órgão, do qual se originavam as principais estratégias de modernização dos ensinos primário e médio, com ênfase na questão da qualificação do professor. Além de vários artigos, um deles publicado em revista estrangeira qualificada, e de dissertações e teses vinculadas ao projeto, organizamos uma coletânea de textos, que recolhe as principais contribuições da pesquisa, que foi publicada pelo INEP em 2008, dentro do contetxo das comemorações dos 70 anos do órgão. Intitula-se "Por uma Politica de Formação do Magistério Nacional. O CBPE/INEP dos anos de 1950/1960"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Bernadete de Lourdes Streisky Strang - Integrante / Roberta de Barros do Rego Macedo - Integrante / Ana Waleska Pollo Mendonça - Coordenador / Libânia Nacif Xavier - Integrante / Sonia de Castro Lopes - Integrante / Solange Maria Rocha - Integrante / Aristeo Gonçalves Leite Filho - Integrante / Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Vera Lúcia Alves Breglia - Integrante / Fernando César Ferreira Gouvêa - Integrante / Pablo Silva Machado Bispo dos Santos - Integrante / Cecília Neves Lima - Integrante / Thaysa Segal Caseli - Integrante / Carlos Emílio Sanches - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: UNOPAR CIENTÍFICA. CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: UNOPAR CIENTÍFICA. CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO
2017 - 2017
Periódico: UNOPAR CIENTÍFICA. CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO
2017 - 2017
Periódico: INTERFACES DA EDUCAÇÃO
2017 - 2017
Periódico: Interfaces da Educação


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Funade
2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Funade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Francês
Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STRANG, B.L.S.2018STRANG, B.L.S.; LOCASTRE, A. V. . ARTEFATOS DO OFÍCIO: O ACERVO DO COLÉGIO MÃE DE DEUS E SEU POTENCIAL PARA AS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO DE LONDRINA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 22, p. 362-377, 2018.

2.
LOCASTRE, A. F.2018LOCASTRE, A. F. ; STRANG, B.L.S. . 'MANTENDO PAPÉIS SOCIAIS E FORMANDO CIDADÃOS: A ESCOLA NORMAL SECUNDÁRIA MÃE DE DEUS DE LONDRINA/PR, NA DÉCADA DE 1950'.. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 10, p. 106-123, 2018.

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky2017STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SANTOS, F. L. M. . 'Para Casar: as Boas Maneiras e a Economia Doméstica na Formação das Normalistas das décadas de 1940 a 1960'.. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 7, p. 14-23, 2017.

4.
GROSSI, E. S.2017GROSSI, E. S. ; STRANG, B.L.S. . A Relação entre Letramento e Gêneros Textuais. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 18, p. 36-40, 2017.

5.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky2016STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SANTOS, FABIANE LUZIA MENEZES ; MACHADO, JOSÉ ADIR LINS ; DE LIMA, GLEITON LUIZ . Cartas Como Escrita do Tempo: a Resposta Pedagógica Schoesttatiana para a Indisciplina dos -Brasileirinhos-. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 16, p. 500-506, 2016.

6.
MALVEZZI, R. A. B.2015MALVEZZI, R. A. B. ; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky . O trabalho com bebês: uma reflexão sobre ambientação e espaços no berçário. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 16, p. 296-303, 2015.

7.
SERRANO, J. F. S.2015SERRANO, J. F. S. ; STRANG, B.L.S. . O capital cultural de estudantes universitários determina sua competência informacional?. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. 20, p. 146-171, 2015.

8.
REIS, S. R.2014REIS, S. R. ; BATTINI, O. ; STRANG, B.L.S. . Reflexões sobre aspectos da formação de professores a distância. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 17, p. 17-35, 2014.

9.
BATTINI, O.2014BATTINI, O. ; STRANG, B.L.S. ; REIS, S. R. ; FRANCA, C. S. . As especificidades do trabalho do professor e sua identidade: relação entre gênero, classe e formação acadêmica. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 15, p. 143-148, 2014.

10.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky2013STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; BATTINI, O. ; NISHIKAWA, R. . A Escola Guatemala e as Memórias de Uma Experiência Educacional de Vanguarda. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 13, p. 975-975, 2013.

11.
BITTENCOURT NETO, L. H.2013BITTENCOURT NETO, L. H. ; STRANG, B.L.S. . Um estudo em publicidade: as diferenças nos signos visuais entre propagandas do início dos séculos XX e XXI. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 14, p. 235-242, 2013.

12.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky2010STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. A Nova Educação nas Páginas da Revista Escola Portuguesa (1934-1940). Educação On-Line (PUCRJ), v. nº 7, p. 1-15, 2010.

13.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky2009STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Intelectuais na Imprensa: As Crônicas de Educação de Cecilia Meireles no Jornal Carioca Diário de Notícias. Uniletras (UEPG. Impresso), v. 31, p. 139-153, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA, C.E. ; STRANG, B.L.S. ; OSINSKI, D.R.B. . História Intelectual e Educação: Trajetórias, Impressos e Eventos.. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SCHLEY, C. A. ; CAVA, L. C. S. C. ; KONELL, V. . História da Arte: Moderna e Contemporânea. S89. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. 176 pp .

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; ALMEIDA, M. B. . Fundamentos do processo educativo no contexto histórico-filosófico. 1ª. ed. Londrina: Unopar, 2014. 200pp .

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; LOPES, Sonia de Castro ; ROCHA, Solange Maria . Por uma política de formação do magistério nacional: o INEP/MEC dos anos 1950/1960. 1. ed. Brasília: Inep/MEC, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
STRANG, B.L.S.. Revista Escola Portuguesa: Aproximações com o Ideário da Escola Nova (1934-1940). História Intelectual e Educação: Trajetórias, Impressos e Eventos.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 213-230.

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Histórias de pesquisa na educação: pesquisa na História da Educação II. In: Ana Waleska Pollo Campos Mendonça; Maria Celi Chaves Vasconcelos. (Org.). Os intelectuais católicos e a Escola Nova (1924-1940). 1ed.Rio de Janeiro: Quartet; FAPERJ, 2013, v. , p. 39-89.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REIS, S. R. ; BATTINI, O. ; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky . Reflexões sobre aspectos da formação de professores à distância. In: XI Congresso Nacional de Edsucação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações sociais, Subjetividades e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente - SIPD/Cátedra UNESCO, 2013, Curitiba. Anais do XI EDUCERE, II SIRSSE e IV SIPD - Cátedra UNESCO, 2013. p. 12056-12070.

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SIMÃO, G. T. . Cecília Meireles no Diário de Noticias: entre as politicas educacionais, o discurso pedagógico e a autobiografia intelectual. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares, 2012, Lisboa. COLUBHE 2012 - ATAS. Porto: Porto Editora, 2012. p. 4851-4866.

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Educação em Revista: A Escola Portuguesa nos primeiros anos do Estado Novo. In: Educere, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011.

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. As Crônicas de Educação de Cecília Meireles no Jornal Carioca Diário de Noticias. In: IX Congresso Iberoamericano de Historia da Educação Latinoamericana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX CIHELA: Educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro : Quartet, 2009. v. 1, 2009. v. v. 1.

5.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Editoriais de Educação: A Escola Nova na Imprensa Pedagógica Católica nos anos de 1930. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX CIHELA: Educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro : Quartet, 2009. v. 1, 2009. v. v. 1.

6.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Intelectuais na Imprensa: as cronicas de educação de Cecília Meireles no jornal carioca Diário de Notícias. In: VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. Cultura Escolar, migrações e cidadania, 2008. v. 1.

7.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. A Nova Educação nas páginas da revista Escola Portuguesa. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. Cultura Escolar, migrações e cidadania, 2008.

8.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. O saber e o Credo: os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova (1924-1940). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju - SE. O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008. p. 10-434.

9.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. O Jogo Inquieto do Discurso Jornalistico de Cecília Meireles no Diário de Noticias - RJ. In: I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2007, Niterói - RJ. I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2007.

10.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Escola Guatemala: vestígios da memória de uma experiência educacional pioneira. In: I Encontro de História da Educação do Estado Do Rio de Janeiro, 2007, Niterói - RJ. I Encontro de História da Educação do Estado Do Rio de Janeiro - I EHEd-RJ, 2007.

11.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; MACEDO, R. B. R. . As orientações pedagógicas de Lucia Marques Pinheiro na Escola Experimental do INEP. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória - ES. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007.

12.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Intelectuais na Imprensa: Contrastes, ideologias e significações nas Crônicas de Educação de Cecília Meireles. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. A Educação e seus Sujeitos na História. Goiânia: Ed. da UCG, Ed. Vieira, 2006. v. 1. p. 329-330.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
STRANG, B.L.S.. Formação Continuada: Percepções dos Professores da Disciplina de História do Ensino Médio da Rede Pública e Privada. In: 16 Encontro de Atividades Científicas, 3 Seminário de Iniciação Científica, 2013, Londrina. Anais do 16 Encontro de Atividades Científicas e 3 Seminário de Iniciação Científica. Londrina: Unopar Editora, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
STRANG, B.L.S.. Ensino, Reformas e Política nas Crônicas de Educação de Cecilia Meireles (1930-1933). UNOPAR CIENTÍFICA. CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO, 2018.

2.
SILVA, L. H. G. ; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky . A obrigatoriedade da Educação infantil e a escassez de vagas em creches e estabelecimentos similares. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Protagonismo Juvenil e Cidadania. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
STRANG, B. L. S.; STRANG, B.L.S. . História Social da Criança: a representação da infância na pintura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SILVA, V. A. . As Tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem; uma revisão bibliográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SOUZA, A. P. ; SANTOS, T. G. . Memória e História: A formação de professores no Colégio Mãe de Deus de Londrina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. História Social da Criança: a representação da infância na pintura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
REIS, S. R. ; BATTINI, O. ; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky . Reflexões sobre aspectos da formação de professores à distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. A escola Guatemala e as memórias de uma experiencia educacional de vanguarda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SIMÃO, G. T. . Cecilia Meireles no Diário de Notícias: Estre as políticas educacionais, o discurso pedagógico e a autobiografia intelectual.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; MACEDO, R. B. R. . Escola Guatemala: Uma experiência educacional pioneira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Educação em Revista: A Escola Portuguesa nos primeiros anos do Estado Novo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Educação em Páginas: a Revista Escola Portuguesa nos primeiros anos do Estado Novo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Editoriais de Educação: a escola é nova na Revista Brasileira de Pedagogia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Editoriais de Educação: A Escola Nova na Imprensa Pedagógica Católica nos anos de 1930. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. As Crônicas de Educação de Cecília Meireles no Jornal Carioca Diário de Noticias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Intelectuais na imprensa: as crônicas de Educação de Cecília Meireles no jornal carioca Diário de Noticias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. A Nova Educação nas páginas da Revista Escola Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. O Saber e o Credo: os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova (1924-1940). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; MACEDO, R. B. R. . As orientações pedagógicas de Lucia Marques Pinheiro na Escola Experimental do INEP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; MACEDO, R. B. R. . Escola Guatemala: vestigios da memória de uma experiência educacional pioneira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Intelectuais na Imprensa: Contrastes, ideologias e significaçãoes nas Crônicas de Educação de Cecília Meireles. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Sob o signo da reconstrução - os ideais da escola nova são divulgados pelas crônicas de educação de Cecília Meireles. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Sob o signo da reconstrução - os ideais da escola nova são divulgados pelas crônicas de educação de Cecília Meireles. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. PROINFO - um programa de formação de professores para o uso da informática na educação - a experiência do Paraná. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. I Congresso Internacional Shoenstatt de Educação. 2016.

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016.

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. A. Liessin Sholem Aleichem. 2015.

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. 17º Encontro de Atividades Cientificas e 4º Seminário de Iniciação Cientifica. 2014.

5.
STRANG, B.L.S.. 16º Encontro de Atividades Cientificas. 2013.

6.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. 6º Congresso Nacional de Extensão Universitária/ 15º Encontro de Atividades Cientificas da UNOPAR. 2012.

7.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. 5º Congresso Nacional de Extensão Universitária / 14 Encontro de Atividades Cientificas Unopar. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
STRANG, B.L.S.. Comitê de Ética em Pesquisa. 2018.

2.
STRANG, B.L.S.. Moderador virtual do CIET: EnPED:2018. 2018.

3.
STRANG, B.L.S.. Comitê de Ética em Pesquisa. 2017.

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. I Congresso Internacional Shoensttat de Educação: Abordagens e inovações Educacionais. 2016.

5.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. 2016.

6.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Comitê de Ética em Pesquisa- CEP. 2015.

7.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. 2014.

8.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. 2013.

9.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SANTOS, F. L. M. ; MUZZARDO, F. T. ; LOCASTRE, A. F. ; ZILLI, A. L. . Fundamentos do Ensino de História. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; ZILLI, A. L. ; SANTOS, F. L. M. ; MUZZARDO, F. T. ; LOCASTRE, A. F. . Fundamentos do Ensino de História. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; ALMEIDA, M. B. ; CANTIERI, G. B. ; PAGNAN, C. L. . Fundamentos da História. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; BATTINI, O. ; ALMEIDA, M. B. ; GONCALVES, C. E. . Fundamentos da Educação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. O nascimento da infância contado pela arte (séculos XV-XVIII). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. História, Memória e Magistério: Formação de professores primários nas Escolas de Professores em Londrina (1945-1970). 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. As Representações e Manifestações Artísticas da Humanidade - Resumo das anteriores. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula5).

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. As fontes históricas e suas possibilidades de ensino. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula5 - Seminário IV - História).

5.
STRANG, B.L.S.. Arte na Educação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WebAula 1).

6.
STRANG, B.L.S.. A Renascença Italiana. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WebAula2).

7.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. UNIDADE 1: A Arte na Educação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WebAula1).

8.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. UNIDADE 2: A Renascença Italiana. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WebAula2).

9.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Fundamentos do Ensino das Artes - Tele Aula1: As Representações e Manifestações Artisticas da Humanidade: O Carnaval. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tele Aula).

10.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. TeleAula2 - A arte como produção cultural Antiguidade Clássica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula).

11.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Manifestações e Representações - Arte como produção cultural ? Arte italiana - Renascença. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula3).

12.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Arte como Produção Cultural - O Modernismo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula4).

13.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Memória. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula1).

14.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. o Ensino de História nos Espaços Não Escolares. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula2 - História).

15.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. O Ensino de História nos espaços não escolares - Museus, documentos, fontes. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula2 - Seminário IV - História).

16.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Universidades medievais. Que história foi essa?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula4 - Seminário IV - História).

17.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Universidade brasileira: Problemas e perspectivas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WebAulas).

18.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Introdução aos Estudos Históricos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Web Aulas).

19.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. A Produção de Textos na Escola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Processo Educativo no Contexto Histórico. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Web Aulas).

21.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Windons e Lotus SmartSuite Millenium. 2002. .

22.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Internet e Correio Eletrônico. 2002. .

23.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Meios de Comunicação I e II. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Disciplina Meios de Comunicação I e II. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Programa Nacional de Informática na Educação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Descobrindo o Software Educativo: a internet e o power point na sala de aula. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Programa Nacional de Informática na Educação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Programa Nacional de Informática na Educação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Programa Nacional de Informática na Educação. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
STRANG, B.L.S.; GIORDANI, A. T.; MAZZAFERA, B. L.. Participação em banca de Maicon Depieri. Características matriciais dos cursos técnicos em enfermagem de Londrina no período de 2013 a 2015. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; NANTES, E. A. S.; ROSA, V. F.. Participação em banca de Luciane Barbosa da Silva. A performance do professor do EAD: a implicação de elementos comunicacionais na teleaula.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; BATTINI, O.; REIS, S. R.. Participação em banca de Ana Cláudia Cernach Brandalize. Avaliar na educação à distância: métodos e concepções. 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

4.
SILVA, S. F. K.; STRANG, B.L.S.; MAZZAFERA, B. L.. Participação em banca de Rosangela Barros Tonon. Percepções dos docentes sobre o uso de metodologias ativas pela plataforma KLS 2.0. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas te) - Universidade Norte do Paraná.

5.
STRANG, B.L.S.; BIANCHINI, L. G. B.; OLIVEIRA, M. R. F.. Participação em banca de Rosane Belieiro Malvezzi. A história da produção do curriculo de educação infantil no municipio de Londrina: possibilidades e desafios das DCNEI de 2009. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas te) - Universidade Norte do Paraná.

6.
STRANG, B.L.S.; SILVA, S. F. K.; SILVA, F. L.. Participação em banca de Carolina de Paula. O Ensino de Arte para adolescentes do Fundamental II: uma perspectiva do mundo. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

7.
CALZAVARA, R. B.; GREGÓRIO, Regina Maria; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Josiane Luzia Evangelista. "Do Cinema para a sala de aula: a transposição de um conto clássico". 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

8.
STRANG, B.L.S.; CALZAVARA, R. B.; RODRIGUES, F.L.F.. Participação em banca de Edy Simone Del Grossi. "A Arte de Contar Histórias: O professor mediador da leitura no projeto Bibliotecas Escolares Palavras Andantes". 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

9.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; PAGNAN, C. L.; PEREIRA, I.. Participação em banca de Luiz Henrique Gomes da Silva. O Estatuto da Criança e do Adolescente: A interpretação e representação do ECA pelos educadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas te) - Universidade Norte do Paraná.

10.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; CALZAVARA, R. B.; SALERNO, S. C. K.. Participação em banca de Claudia Valéria Govêa dos Reis. Ensino e Tecnologia: Ações pedagógicas que enriquecem a aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas te) - Universidade Norte do Paraná.

11.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; CALZAVARA, R. B.; MENDES, S. M. C.. Participação em banca de Maria Christina Zorzeto. Reflexão e Leitura de Instalação Artística para o Ensino da Arte. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

12.
STRANG, B.L.S.; BIANCHINI, L. G. B.; OLIVEIRA, M. R. F.. Participação em banca de Rosane Aparecida Balieiro Malvezzi. A produção do curriculo de educação infantil no município de Londrina: possibilidades e desafios das DCNEI de 2009. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

13.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; FIGUEIREDO, H. R. S.; GARCIA, Regis. Participação em banca de Vânia de Almeida Silva Machado. Educação Financeira no Ensino Fundamental II do Paraná: Uma anánlise das Diretrizes Curriculares.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

14.
STRANG, B.L.S.; BATTINI, O.; SIMÃO, G. T.. Participação em banca de Elaine Pinheiro Neves de Macedo. Formação Continuada: Percepções de Professores da Disciplina de História do Ensino Médio da Rede Pública e Privada de Cornélio Procópio.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

15.
SILVA, L. H. O.; SILVA, S. F. K.; STRANG, B.L.S.. Participação em banca de Justymara Fernanda dos Santos Serrano. Capital Cultural e sua influencia na pesquisa cientifica dos usuários da Biblioteca da Universidade Norte do Paraná - Unidade Piza, entre os meses de outubro a dezembro de 2014.. 2015. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas te) - Universidade Norte do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; NANTES, E. A. S.; ROSA, V. F.. Participação em banca de Luciane da Silva Barbosa. Luciane da Silva Barbosa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SILVA, F. L.; SIMÃO, G. T.. Participação em banca de Carolina de Paula. História e Ensino da arte num universo iconosférico: a releitura como prática pedagógica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

3.
STRANG, B.L.S.; REIS, S. R.; BATTINI, O.. Participação em banca de Ana Cláudia Cernach Brandalize. A avaliação na modalidade de educação a distância. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná.

4.
SILVA, S. F. K.; STRANG, B.L.S.; MAZZAFERA, B. L.. Participação em banca de Rosangela Barros Tonon. Visão dos docentes no uso de metodologias ativas mediadas pela Plataforma KLS 2.0 no Ensino Superior. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Daniele Sousa Oggioni. O Planejamento como ação fundamental no Processo Educacional. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná.

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Rogério Souza. Sistema Organizacional Escolar e suas Competências nas escolas Estaduais de Alagoas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná.

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Kenia Silva Quirino Xavier. Gestão Participativa: Uma parceria produtiva. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná.

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Maria José da Silva Moreira. O Papel do Gestão Escolar na Administração Pública. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná.

5.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Lillian Fernanda Maria Xavier. A Avaliação Como Processo de Qualidade na Educação. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná.

6.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Rosiane Gomes Cardoso. Uma análise do crescimento da modalidade de Educação à Distância no Brasil: Um olhar sobre a Universidade Norte do Paraná - Pólo Viçosa-MG. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cursao de Especialização em Educação à Distância n) - Universidade Norte do Paraná.

7.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Andrea Palazzo Gongora. O perfil do aluno da Universidade Norte do Paraná/Pólo Viçosa - MG. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cursao de Especialização em Educação à Distância n) - Universidade Norte do Paraná.

8.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Jadilson Lorenço Lima. Paradoxo entre o ensino presencial e o ensino à distância: contribuições da tecnologia digital para melhoria da qualidade educacional aplicada no Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cursao de Especialização em Educação à Distância n) - Universidade Norte do Paraná.

9.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Natercia Aparecida Freitas Ciotto. Avaliação em EaD, desafios a conquistar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cursao de Especialização em Educação à Distância n) - Universidade Norte do Paraná.

10.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Neiva Maria Castellani. Educação à Distância: Ensino e aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cursao de Especialização em Educação à Distância n) - Universidade Norte do Paraná.

11.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Carla Leticia Torbes Rodrigues. A importancia de brincar na educação infantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cursao de Especialização em Educação à Distância n) - Universidade Norte do Paraná.

12.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Participação em banca de Nilma Rehbein Moura. O prazer de aprender com tecnologias na educação infantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cursao de Especialização em Educação à Distância n) - Universidade Norte do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Políticas Públicas e Legislação Educacional. 2010. Faculdade Apucarana Cidade Educação.

Outras participações
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; PAGNAN, C. L.. 8º Seminário de Iniciação Cientifica. 2017. Universidade Norte do Paraná.

2.
STRANG, B.L.S.; FIGUEIREDO, H. R. S.; GARCIA, Regis. A Educação Financeira do ensino Fundamental no Estado do Paraná: Análise das Diretrizes Curriculares. 2016. Universidade Norte do Paraná.

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; CALZAVARA, R. B.; SALERNO, S. C. K.. Tecnologia de Informação e comunicação e a prática pedagógica: Sequencia didática e cordel. 2016. Universidade Norte do Paraná.

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; PAGNAN, C. L.; PEREIRA, I.. O Estatuto da Criança e do Adolescente: A Interpretação e Representação do ECA pelos educadores. 2016. Universidade Norte do Paraná.

5.
STRANG, B.L.S.; CALZAVARA, R. B.; SIMÃO, G. T.. Reflexão e Leitura de Instalações Artística. 2015. Universidade Norte do Paraná.

6.
PEREIRA, I.; Barone, R. E. M; STRANG, B.L.S.. Bloco Eureca: Carnaval, samba e educação social. 2015. Universidade Anhanguera de São Paulo.

7.
STRANG, B.L.S.; RODRIGUES, F.L.F.; CALZAVARA, R. B.. " A Arte de Contar Histórias: A voz do contador no projeto bibliotecas escolares palavras andantes". 2015. Universidade Norte do Paraná.

8.
CALZAVARA, R. B.; GREGORIO, M. R.; STRANG, B.L.S.. Do cinema para a sala de aula: A transposição de um conto clássico. 2015. Universidade Norte do Paraná.

9.
VIEIRA, C. E.; BATTINI, O.; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Formação continuada: percepção de professores da disciplina de história do ensino médio da rede pública e privada de Cornélio Procópio|. 2014. Universidade Norte do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SELITEC.Os cursos técnicos de enfermagem na cidade de Londrina. 2017. (Simpósio).

2.
IV SELITEC.Avaliação na modalidade da Educação à Distância. 2017. (Simpósio).

3.
IV SELITEC.O ensino de enfermagem: uma revisão bibliográfica. 2017. (Simpósio).

4.
IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias - SELITEC.Estudos preliminares sobre memória e história das primeiras escolas de Educação Básica de municípios brasileiros. 2017. (Simpósio).

5.
I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: Abordagens e Inovações Educacionais. Artefatos do Ofício: O Acervo do Colégio Mãe de Deus e seu potencial para a História da Educação e do Ensino de Londrina. 2016. (Congresso).

6.
I Congresso Internacional Shoensttat de Educação: Abordagens e Inovações Educacionais. O Ensino de Enfermagem: Uma revisão bibliográfica. 2016. (Congresso).

7.
II SIMPÓSIO DE ENSINO, LINGUAGENS E AS SUAS TECNOLOGIAS - SELITEC. 2015. (Simpósio).

8.
XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. CARTAS COMO ESCRITA DO TEMPO: A RESPOSTA PEDAGÓGICA SCHOESTTATIANA PARA A INDISCIPLINA DOS ?BRASILEIRINHOS?. 2015. (Congresso).

9.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Memória e Ensino de História: O cinquentenário do Colégio Barão do Rio Branco reconstruido pelos alunos. 2014. (Congresso).

10.
Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Reflexões Sobre Aspectos da Formação de Professores à Distancia. 2013. (Congresso).

11.
II Seminário do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação. 2012. (Seminário).

12.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História de Educação - Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares. A escola Guatemala e as memórias de uma experiencia educacional de vanguarda. 2012. (Congresso).

13.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História de Educação - Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares. Cecília Meireles no Diário de Notícias: Entre as políticas educacionais, o discurso pedagógico e a autobiografia intelectual.. 2012. (Congresso).

14.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Escola Guatemala: Uma experiência educacional pioneira. 2011. (Congresso).

15.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Educação em Páginas: a Revista Escola Portuguesa nos primeiros anos do Estado Novo; Editoriais de Educação: a escola é nova na Revista Brasileira de Educação. 2010. (Congresso).

16.
IX Congresso IberoAmericano de História da Educação Latino-Americana. As Crônicas de educação de Cecilia Meireles no Jornal Carioca Diário de Noticias. 2009. (Congresso).

17.
VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Coordenador de Seção. 2008. (Congresso).

18.
I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro - I EHEd-RJ.Escola Guatemala: vestigios da memória de uma experiência educacional pioneira. 2007. (Encontro).

19.
I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro - I EHEd-RJ.O jogo inquieto do discurso jornalístico de Cecília Meireles no Diário de Noticias - RJ (1930-1933). 2007. (Encontro).

20.
VIII encontro de pesquisa em educação da região sudeste.As orientações pedagógicas de Lucia Marques Pinheiro na Escola Experimental do INEP. 2007. (Encontro).

21.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Intelectuais na Imprensa: Contrastes, ideologias e singnificações nas Crônicas de Educação de Cecília Meireles. 2006. (Congresso).

22.
II Seminário de Pesquisa sobre Cultura Escolar: Perspectivas Históricas. 2005. (Seminário).

23.
Ciclo de Palestras em Informática.Programa Nacional de Informática na Educação. 1999. (Encontro).

24.
PROINFO - Um programa de formação de professores para o uso da informática na educação - a experiência do Paraná.PROINFO - Um programa de formação de professores para o uso da informática na educação - a experiência do Paraná. 1999. (Outra).

25.
VI Simpósio de Ciências Humanas, Letras e Artes.Descobrindo o Sftware Educativo: a internet e o power point na sala de aula. 1999. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATTINI, O. ; FIGUEIREDO, H. R. S. ; ZOMPERO, A. ; SILVA, F. L. ; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky . Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gláucia Regina Macioni. Memórias e Histórias da alfabetização em uma turma de EJA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Alexandre Ferreira da Silva. História e Memória do Hospital Colônia de Barbacena. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

3.
Filomena Regina Storti Mineto. A disciplina de psicologia da Escola Normal do Colégio Mãe de Deus - 1953-1960. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

4.
Ana Claudia Cernach Brandalize. Avaliação na Modalidade EAD. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

5.
Maicon Depieri. O Curso Técnico de Enfermagem do Pronatec. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

6.
Luciane da Silva Barbosa. A performance do professor no EAD. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

7.
Maria Christina Zorzeto. Reflexões e Leitura de Instalações Artisticas. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

8.
Vânia de Almeida Silva. A educação financeira no 9º ano do Ensino Médio do Colégio Barão do Rio Branco. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

9.
Luiz Henrique Gomes da Silva. O ECA e suas interpretações. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

10.
Elaine Pinheiro Neves de Macedo. Formação continuada: percepção de professores da disciplina de história do ensino médio da rede pública e privada de Cornélio Procópio|. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

11.
Justymara Fernanda dos Santos Serrano. Os multimeios e a Pesquisa cientifica online. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Emanuele T.Martins de Brito. História, Memória e Pesquisa.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Simone Cristina Izaias da Cunha. História, Memória e Pesuqisa.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maicon Depieri. Características matriciais dos cursos técnicos em enfermagem de Londrina no período de 2013 a 2015. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

2.
Ana Cláudia Cernach Brandalize. Avaliar na educação à distância: métodos e concepções. 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

3.
Luciane da Silva Barbosa. A performance do professor do Ead: a implicação de elementos comunicacionais na teleaula. 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

4.
Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi. A História da Produção do Currículo de Educação Infantil No Municipio de Londrina: Possibilidades e Desafios das DCNEI de 2009. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

5.
Caroline de Paula. O Ensino de Arte para adolescentes do Fundamental III: Uma Perspectiva Do Mundo ?Fluído? De Bauman. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

6.
Claudia Valéria Govêa dos Reis. Ensino e Tecnologia: Ações pedagógicas que enriquecem a aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

7.
Maria Christina Zorzeto. Reflexão e Leitura de Instalação Artística. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

8.
Luiz Henrique Gomes da Silva. O Estatuto da Criança e do Adolescente: A interpretação e representação do ECA pelos educadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

9.
Vânia de Almeida Silva Machado. Educação Financeira no Ensino Fundamental II do Paraná: Uma anánlise das Diretrizes Curriculares.. 2016. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas te) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

10.
Edy Simone Del Grossi. A Arte de Contar Histórias: O professor mediador da leitura no Projeto Bibliotecas Escolares Palavras Andantes. 2016. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

11.
Elaine Pinheiro Neves de Macedo. FORMAÇÃO CONTINUADA: Percepções de Professores da Disciplina de História do Ensino Médio da Rede Pública e Privada da Cidade de Cornélio Procópio.. 2015. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas te) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

12.
Justymara Fernanda dos Santos Serrano. Capital Cultural e sua influência na Pesquisa Cientifica dos Usuários da Biblioteca da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR PIZA - entre os meses de Outubro e Dezembro de 2014.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metalologias para Ensino de linguagens) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sue Ellen Thibes Martinelo. Memória e identidade social: traços da colonização de São Lourenço D'Oeste - SC. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História Social) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

2.
Mariana da Silva Cerqueira Brito. O Estado Novo da Era Vargas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História Social) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

3.
Edineide Maria dos Santos Carvalho. A Cisão de setores da Igreja Católica com a monarquia durante a decadêncaia do segundo reinado brasileiro. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História Social) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

4.
Rafaela Avanzi Melo Monteiro. A vinda da familia real portuguesa para o Brasil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História Social) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

5.
Nicolas Theodoridis. 1570 - Ano da virada Atlântica: O Brasil como foco central do império portugues. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História Social) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

6.
Isabel Oliveira de Menezes Cavalcanti. Terceiro setor e sustentabilidade: O trabalho desenvolvido pela instituição APABÁS no município de Campo Formoso - BA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Social, políticas públicas,) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

7.
Eurica Luciana Rodrigues Xavier. Idosos: Políticas públicas e direitos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Social, políticas públicas,) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

8.
Maria Zita Rocha Mendonça. Estatuto do Idoso: Realidade ou Utopia?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Social, políticas públicas,) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

9.
Thatiana da Fonseca. Lei Maria da Penha: Aplicabilidade. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Social, políticas públicas,) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

10.
Vania Jucelia Grudka. Violência contra o idoso. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Social, políticas públicas,) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

11.
Sandra Helena Vargas Ferreira. Políticas públicas e o envelhecimento populacional brasileiro. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Social, políticas públicas,) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

12.
Fabiana Fiorim Checconi. Formação e Identidade: a quantidade do que é ensinado pode medir a qualidade da instituição?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

13.
Heloisa Helena Figueiredo Ferreira. Gestão participativa em escola pública. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

14.
Venusa da Rocha Araujo. Desafios da sociedade moderna, formação da família e a busca pelo trabalho. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

15.
Thayana Ribeiro Barreto Alves. Mudanças na Sociedade, transformações na escola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

16.
Maria Solange da Rosa Santos. O papel do gestor no século XXI. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Organização da) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

17.
Cauê Duarte. A aplicabilidade de ambientes tridimensionais em ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cursao de Especialização em Educação à Distância n) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

18.
Rode Laço Gonçalves Hartwig. Jogando e aprendendo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cursao de Especialização em Educação à Distância n) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

19.
Cicero Vicente de Sena Junior. Luiz Gonzaga. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História Social) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

20.
Marilize da Silva Porto. A Campanha da Legalidade de 1961: Memória dos seus 50 anos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História Social) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Antonietto dos Santos e Layara Azevedo. A criança com deficiencia mental no ensino regular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrado INESUL - Instituto de Ensino Superior de Londrina. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

2.
Françoisi Martan. O Ensino Religioso nas Escolas Públicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrado INESUL - Instituto de Ensino Superior de Londrina. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

3.
Fabiane Cristina da Silva. Um ensaio do reconhecimento das dificuldades de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrado INESUL - Instituto de Ensino Superior de Londrina. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

4.
Luana Karla Sacchetto e Vanessa de O. Salvador Fantaussi. Pedagogia Hospitalar - as diferentes formas de aprendizagem no contexto hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrado INESUL - Instituto de Ensino Superior de Londrina. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

5.
Kleber Rodrigo Bifon. A influencia das ações socio educativas do Projeto Viva Vida no desenvolvimento de ex educandos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Integrado INESUL - Instituto de Ensino Superior de Londrina. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

Iniciação científica
1.
Thais Gasbarra dos Santos. iniciação Cientifica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Funade. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.

2.
Ana Paula Souza. iniciação Cientifica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bernadete de Lourdes Streisky Strang.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
REIS, S. R.2014REIS, S. R. ; BATTINI, O. ; STRANG, B.L.S. . Reflexões sobre aspectos da formação de professores a distância. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 17, p. 17-35, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. História Social da Criança: a representação da infância na pintura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Universidade brasileira: Problemas e perspectivas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WebAulas).

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. UNIDADE 1: A Arte na Educação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WebAula1).

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. UNIDADE 2: A Renascença Italiana. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WebAula2).

4.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Fundamentos do Ensino das Artes - Tele Aula1: As Representações e Manifestações Artisticas da Humanidade: O Carnaval. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tele Aula).

5.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. TeleAula2 - A arte como produção cultural Antiguidade Clássica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula).

6.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Manifestações e Representações - Arte como produção cultural ? Arte italiana - Renascença. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula3).

7.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Arte como Produção Cultural - O Modernismo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula4).

8.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. As Representações e Manifestações Artísticas da Humanidade - Resumo das anteriores. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula5).

9.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. o Ensino de História nos Espaços Não Escolares. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula2 - História).

10.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. O Ensino de História nos espaços não escolares - Museus, documentos, fontes. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula2 - Seminário IV - História).

11.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Universidades medievais. Que história foi essa?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula4 - Seminário IV - História).

12.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. As fontes históricas e suas possibilidades de ensino. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TeleAula5 - Seminário IV - História).

13.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Introdução aos Estudos Históricos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Web Aulas).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; ALMEIDA, M. B. ; CANTIERI, G. B. ; PAGNAN, C. L. . Fundamentos da História. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; BATTINI, O. ; ALMEIDA, M. B. ; GONCALVES, C. E. . Fundamentos da Educação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; ZILLI, A. L. ; SANTOS, F. L. M. ; MUZZARDO, F. T. ; LOCASTRE, A. F. . Fundamentos do Ensino de História. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 10:42:11