Marina Ramalho e Silva

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  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Pesquisadora e jornalista do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica, do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz), onde realiza atividades acadêmicas e práticas em DC. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), é doutora (2013) em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e possui Master (2008) em Jornalismo de Agência, realizado na Universidade Rey Juan Carlos (Espanha) em colaboração com a Agência EFE (Espanha). Trabalhou na Agência EFE, na Espanha, foi correspondente do portal de notícias Science and Development Network (www.scidev.net), integrou o Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica da Faperj, trabalhou no Jornal da Ciência (da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), no Jornal do Brasil e prestou serviços para o Canal Futura. Tem interesse em Estudos de Ciência, Mídia e Sociedade e em Estudos de Recepção e Audiências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Ramalho e Silva
Nome em citações bibliográficas
RAMALHO, M.;SILVA, M. R.;RAMALHO E SILVA, M.;RAMALHO, MARINA;SILVA, MARINA RAMALHO E

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Casa Oswaldo Cruz.
Av. Brasil, 4365 / Museu da Vida - sala 8
Manguinhos
21040900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38652113
URL da Homepage: http://www.museudavida.fiocruz.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Química Biológica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A ciência no Jornal Nacional e na percepção do público, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Luisa Medeiros Massarani.
Palavras-chave: divulgação científica; percepção pública da ciência; estudos de recepção; Jornal Nacional; Análise de conteúdo; grupos focais.
2007 - 2008
Mestrado profissional em Comunicação.
Universidad Rey Juan Carlos, URJC, Espanha.
Título: Análisis de Medios - El uso de fuentes institucionales en la prensa española (trabalho de conclusão de curso), Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ricardo Pérez-Amat.
Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha.
1998 - 2003
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em jornalismo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ciência para Todos: a Academia vai até o público.
Orientador: Aluizio Ramos Trinta.




Formação Complementar


2008 - 2008
Jornalismo Ambiental. (Carga horária: 45h).
Jornal El País, EP, Espanha.
2005 - 2005
Extensão universitária em Webwriting e Arquitetura da Informação. (Carga horária: 15h).
Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.
2005 - 2005
Jornalismo Econômico. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Imprensa, ABI, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Jornalista - Projetos de Div. Científica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Jornalista - Projetos de Div. Científica, Carga horária: 40


Agência Efe, EFE, Espanha.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40
Outras informações
As atividades eram desenvolvidas na sede da agência de notícias em Madri, na Espanha.


Science and Development Network, SCIDEV, Inglaterra.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter - correspondente no Brasil
Outras informações
Trabalho como freelancer.


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30


Jornal do Brasil, JB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40


Canal Futura, CF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Controvérsias científicas na mídia e sua circulação nas redes sociais: o caso da ?pílula do câncer? na TV, em jornais e em grupos do Facebook
Descrição: Este projeto visa analisar a cobertura jornalística sobre fosfoetanolamina sintética realizada em 2015 e 2017 por programas informativos de TV das emissoras Rede Globo (Jornal Nacional, Fantástico, Jornal Hoje e Bem-Estar) e Rede Record (Jornal da Record, Domingo Espetacular e Balanço Geral SP), por três jornais impressos de elite (O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo) e por dois jornais populares (O Dia e Extra), assim como discussões geradas sobre o tema em grupos e páginas de comunidades do Facebook que reúnem pacientes com câncer. Busca, assim, em linhas gerais, examinar como o tema circulou em parte da imprensa brasileira e como repercutiu entre grupos específicos da população, diretamente afetados pelo tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Coordenador / Carla da Silva Almeida - Integrante / MASSARANI, LUISA - Integrante / Luís Amorim - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Renata Fontanetto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ciência e o significado que os distintos públicos constroem a partir das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Tais estratégias e ferramentas serão desenvolvidas e testadas em três exposições desenvolvidas pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj. Tais protocolos de investigação serão desenvolvidos de forma a ser usados em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da educação não-formal. Este projeto reúne pesquisadores do Museu da Vida, da UFRJ, do Museu Ciência e Vida de Caxias e do Hatfield Marine Science Center, ligado a Oregon State University. O Hatfield Marine Science Center é dirigido pelo Dr. Shawn Rowe, que possui larga experiência e grande produção acadêmica justamente na área deste projeto; Dr. Rowe está pessoalmente colaborando neste estudo, envolvendo sua equipe...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Carla da Silva Almeida - Integrante / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Luís Amorim - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Monica Santos Dahmouche - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Susan O'Brien - Integrante.
2014 - Atual
A divulgação científica e seu impacto na sociedade: Desenvolvimento de ferramentas de avaliação da Floresta dos sentidos, uma exposição interativa destinada ao público infantil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luisa Medeiros Massarani em 21/03/2016.
Descrição: Nos últimos anos, o governo brasileiro, especialmente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o próprio CNPq, tem investido significativamente em divulgação científica. Ilustrativo disto é o próprio fato de que no momento em que este projeto estava sendo escrito, três editais estavam abertos especificamente para a área, em um total de 33,7 milhões de reais. No entanto, menos frequentes são as iniciativas que buscam avaliar as atividades de divulgação científica realizadas, de forma a dar ferramentas para compreender seu impacto e subsídios aprimorar tais atividades. Este projeto visa justamente o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de atividades de divulgação científica, no caso, uma exposição interativa destinada ao público infantil. Em particular, buscamos desenvolver ferramentas que permitam avaliar o impacto de uma visita a um museu de ciência, buscando compreender em que medida crianças constroem sentido a partir da experiência museal. Tais ferramentas serão desenvolvidas e testadas na exposição ?Floresta dos sentidos?, realizada pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, que visa estimular o interesse de crianças de 5 a 8 anos por temas da biodiversidade brasileira. Nosso objetivo é que tais ferramentas de avaliação sejam desenvolvidas de forma a poder ser usadas em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da divulgação científica...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A divulgação científica e seu impacto na sociedade: Desenvolvimento de ferramentas de avaliação da Floresta dos sentidos, uma exposição interativa destinada ao público infantil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luisa Medeiros Massarani em 21/03/2016.
Descrição: Nos últimos anos, o governo brasileiro, especialmente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o próprio CNPq, tem investido significativamente em divulgação científica. Ilustrativo disto é o próprio fato de que, no momento em que este projeto estava sendo escrito, três editais estavam abertos especificamente para a área, em um total de 33,7 milhões de reais. No entanto, menos frequentes são as iniciativas que buscam avaliar as atividades de divulgação científica realizadas, de forma a dar ferramentas para compreender seu impacto e subsídios para aprimorar tais atividades. Este projeto visa justamente o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de atividades de divulgação científica, no caso, uma exposição interativa destinada ao público infantil. Em particular, buscamos desenvolver ferramentas que permitam avaliar o impacto de uma visita a um museu de ciência, buscando compreender em que medida crianças constroem sentido a partir da experiência museal. Tais ferramentas serão desenvolvidas e testadas na exposição Floresta dos sentidos, realizada pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, que visa estimular o interesse de crianças de 5 a 8 anos por temas da biodiversidade brasileira. Nosso objetivo é que tais ferramentas de avaliação sejam desenvolvidas de forma a poder ser usadas em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da divulgação científica...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Carla da Silva Almeida - Integrante / Luís Amorim - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Monica Santos Dahmouche - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Susan O'Brien - Integrante.
2013 - Atual
Representações da mulher cientista na TV brasileira e no imaginário de adolescentes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luisa Medeiros Massarani em 22/03/2016.
Descrição: Este projeto visa analisar as representações das mulheres cientistas na TV brasileira e no imaginário de adolescentes do sexo feminino. O projeto, organizado em etapas, desenvolverá na primeira etapa análise de conteúdo da programação veiculada em dois canais televisivos brasileiros (a Rede Globo e a Record), para identificar as representações sociais dos cientistas e investigar as características que assumem homens e mulheres cientistas. Faremos, ainda, um estudo de recepção com adolescentes, para analisar como esses grupos constroem sentido em relação à mulher cientista a partir do conteúdo que recebem via os canais televisivos analisados. A partir dos resultados, faremos uma cartilha, em versão impressa e digital, a ser distribuída às jovens, visando informar sobre a atividade científica, destacando o trabalho de algumas mulheres cientistas. Esta cartilha visa fomentar a busca das jovens pelas carreiras científicas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Gabriela Reznik - Integrante / Luís Amorim - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Maria Ataíde Malcher - Integrante / Juri Castelfranchi - Integrante / Jane Aparecida Marques - Integrante / Vanessa Brasil - Integrante / Susana Lopes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Ciência e TV: um estudo comparativo da cobertura de ciência em telejornais do Brasil e da Colômbia
Descrição: Estudo que visa comparar a cobertura do principal telejornal do Brasil e da Colômbia, bem como desenvolver, de forma conjunta, protocolos de estudos de audiências.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Daniel Hermelin - Integrante / Tania Arboleda - Integrante / Tania Perez - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Gênero, ciência e TV: representações da mulher cientista em telejornais brasileiros
Descrição: Este projeto visa analisar como mulheres cientistas são representadas na TV brasileira, bem como refletir sobre o papel desses meios de comunicação na conformação de representações da mulher cientista entre adolescentes. Para tal, usaremos como estudo de caso matérias veiculadas em três programas televisivos de notícias: Jornal Nacional, telejornal privado com maior audiência no país (da Rede Globo); Fantástico, programa de variedades (também da Rede Globo); Repórter Brasil, telejornal veiculado pelo canal público TV Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Catarina Chagas - Integrante / Juri Castelfranchi - Integrante / Tania Perez - Integrante / Nara Azevedo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2012
Rede ibero-americana de monitoramento e capacitação em jornalismo científico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luisa Medeiros Massarani em 22/03/2016.
Descrição: Rede coordenada por Luisa Massarani que reúne 10 países ibero-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Portugal e Venezuela), que possui dois eixos prioritários: desenvolver protocolo de análise da mídia e de impacto nas audiências por pesquisadores de grupos de pesquisa dos países membros da rede; capacitação na área de jornalismo científico, visando incrementar a prática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Flavia Natércia da Silva Medeiros - Integrante / Carmelo Polino - Integrante / Ana María Vara - Integrante / María del Carmen Cevallos - Integrante / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Juri Castelfranchi - Integrante / Tania Arboleda - Integrante / María Eugenia Fazio - Integrante / Javier Cruz - Integrante / Irena Trelles - Integrante / Cristina Palma - Integrante / Acianela Monte-Ocas - Integrante / Marzia Mazzonetto - Integrante / Dolores Chiappes - Integrante / Wagner Barbosa de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2012
A ciência na TV e o impacto nas audiências

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luisa Medeiros Massarani em 22/03/2016.
Descrição: Projeto de pesquisa coordenado por Luisa Massarani que visa a análise da cobertura de ciência na mídia, bem como seu impacto nas audiências.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Juri Castelfranchi - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Análise da ciência na TV: uma comparação Brasil, Argentina e Equador

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luisa Medeiros Massarani em 22/03/2016.
Descrição: Projeto aprovado em edital Prosul/CNPq, busca desenvolver um protocolo de análise da cobertura de ciência em telediarios, sob uma perspectiva comparativa Argentina, Brasil e Equador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Carmelo Polino - Integrante / María del Carmen Cevallos - Integrante / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Juri Castelfranchi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Jornalismo científico na América Latina: uma comparação entre jornais impressos de nove países da região
Descrição: Análise de jornais diários, de elite, de nove países da América Latina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Carla da Silva Almeida - Integrante / Bruno Buys - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2008
Understanding the social and public dimension of transgenics

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luisa Medeiros Massarani em 22/03/2016.
Descrição: Descrição: Projeto realizado com grant fornecido pelo IDRC (Institute for Development Research Center), Canadá, dentro do Research on Knowledge Systems (RoKS) Annual Research Competition 2003-2004, que busca analisar a dimensão social e pública da introdução dos transgênicos no Brasil, incluindo: (1) o processo de consolidação da lei de biossegurança; (2) a percepção de pequenos agricultores sobre o tema. Inclui pesquisa e produtos de divulgação científica. No que se refere ao últimoitem, destacamos que estamos realizando uma cartilha sobre transgênicos cujo conteúdo está sendo elaborado a partir das questões que os próprios pequenos agricultores levantaram, portanto, num processo participativo - e não em um processo no chamado 'modelo de déficil' unidimensional. Em 2007, o IDRC concedeu recursos adicionais, de forma a incluirmos também a Argentina no projeto. Valor total investido: 300 mil reais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Ramalho e Silva - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Carla da Silva Almeida - Integrante / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Fabio Gouveia - Integrante / Fernanda Veneu - Integrante / Edna Eisendel - Integrante / Stelvia Matos - Integrante / Jeremy Hall - Integrante.Financiador(es): Institute for Development Research Center - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2ALMEIDA, CARLA DA SILVA2018ALMEIDA, CARLA DA SILVA ; FREIRE, MAÍRA ; BENTO, Luiz ; JARDIM, GABRIELA ; RAMALHO, MARINA ; DAHMOUCHE, MONICA . Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 375-393, 2018.

2.
1ALMEIDA, CARLA2018ALMEIDA, CARLA ; BENTO, Luiz ; JARDIM, GABRIELA ; FREIRE, MAÍRA ; AMORIM, Luís ; RAMALHO, MARINA . Ciência e teatro como objeto de pesquisa. CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 35-40, 2018.

3.
3RAMALHO E SILVA, M.2017RAMALHO E SILVA, M.; ARBOLEDA, T. ; HERMELIN, DANIEL ; REZNIK, GABRIELA ; MASSARANI, LUISA . A cobertura de ciência em telejornais do Brasil e da Colômbia: um estudo comparativo das construções midiáticas. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), v. 24, p. 223-242, 2017.

4.
5REZNIK, GABRIELA2017REZNIK, GABRIELA ; MASSARANI, LUISA MEDEIROS ; RAMALHO, MARINA ; MALCHER, MARIA ATAIDE ; AMORIM, LUIS ; CASTELFRANCHI, Yurij . Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?. ESTUDOS FEMINISTAS, v. 25, p. 829-855, 2017.

5.
4CARVALHO, VANESSA BRASIL DE2017CARVALHO, VANESSA BRASIL DE ; MASSARANI, LUISA ; RAMALHO, MARINA ; AMORIM, LUIS ; MALCHER, MARIA ATAIDE . CIÊNCIA E TV: ESTUDO SOBRE A PROGRAMAÇÃO DA REDE RECORD. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 1-18, 2017.

6.
6BRASIL, V.2016BRASIL, V. ; MASSARANI, L. M. ; RAMALHO E SILVA, M. ; AMORIM, Luís ; MALCHER, M. A. ; Neves, R. . A ciência e a tecnologia na TV brasileira: uma análise da programação da TV Globo. Galáxia (São Paulo. Online), v. 33, p. 184-198, 2016.

7.
7CASTRILLÓN, TANIA ARBOLEDA2015CASTRILLÓN, TANIA ARBOLEDA ; HERMELIN, DANIEL ; RAMALHO, MARINA ; MASSARANI, LUISA ; REZNIK, GABRIELA . CIENCIA Y TECNOLOGÍA EN LOS TELEDIARIOS COLOMBIANOS: SOBRE LO QUE SE CUBRE Y NO SE CUBRE. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 208-229, 2015.

8.
9MASSARANI, LUISA2014MASSARANI, LUISA ; LIMA, Luanda G. ; RAMALHO, MARINA . CIÊNCIA, TELEJORNAL E PÚBLICO: UM ESTUDO SOBRE O JORNAL NACIONAL INSPIRADO NA ETNOGRAFIA. Diálogos de la Comunicación (En línea), v. 1, p. 1-20, 2014.

9.
10CASTELFRANCHI, Yurij2014CASTELFRANCHI, Yurij ; Massarani, L. ; RAMALHO, MARINA . War, anxiety, optimism and triumph: a study on science in the main Brazilian TV news. JCOM, Journal of Science Communication, v. 13, p. 1-21, 2014.

10.
8REZNIK, GABRIELA2014REZNIK, GABRIELA ; MASSARANI, LUISA ; RAMALHO, MARINA ; AMORIM, Luís . Ciência na televisão pública: uma análise do telejornal Repórter Brasil. Alexandria (UFSC), v. 7, p. 157-178, 2014.

11.
15MASSARANI, LUISA2013MASSARANI, LUISA ; CHAGAS, CATARINA ; RAMALHO, MARINA ; REZNIK, GABRIELA . Saúde aos domingos: uma análise da cobertura da pesquisa em medicina & saúde no Fantástico - DOI: 10.3395/reciis.v7i1.706pt. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online), v. 7, p. 6, 2013.

12.
11MEDEIROS, FLAVIA NATÉRCIA DA SILVA2013MEDEIROS, FLAVIA NATÉRCIA DA SILVA ; RAMALHO, MARINA ; CALDAS, CRISTINA ; MASSARANI, LUISA . Ciência e Tecnologia em um programa de infotainment: uma análise de conteúdo da cobertura do Fantástico. Intercom (São Paulo. Impresso), v. 36, p. 127-147, 2013.

13.
12CHAGAS, Catarina2013CHAGAS, Catarina ; Massarani, L. ; RAMALHO, M. ; REZNIK, G. . Investigação em medicina e saúde no horário nobre: análise de dois programas televisivos brasileiros. Razón y Palabra, v. 82, p. 1-21, 2013.

14.
14NASCIMENTO, ALINE VIEIRA DO2013NASCIMENTO, ALINE VIEIRA DO ; CRUZ, EMILIA BARROSO ; TERRA, LETÍCIA LABATI ; SILVA, MARINA RAMALHO E . O uso do método Estudo de Caso na Ciência da Informação no Brasil. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 4, p. 49-69, 2013.

15.
13SCALFI, Graziele2013SCALFI, Graziele ; MASSARANI, LUISA ; RAMALHO, MARINA ; AMORIM, Luís . Mudanças climáticas em um programa brasileiro de infotainment: uma análise do Fantástico. Razón y Palabra, v. 84, p. 1-31, 2013.

16.
16RAMALHO, M.2012RAMALHO, M.; POLINO, C. ; Massarani, L. . From the laboratory to prime time: science coverage in the main Brazilian TV newscast. JCOM, Journal of Science Communication, v. 11, p. 1-11, 2012.

17.
17RAMALHO E SILVA, M.2011RAMALHO E SILVA, M.. A reference for science communication. JCOM, Journal of Science Communication, v. 10, p. 1, 2011.

18.
18Flavia Natércia da Silva Medeiros2010Flavia Natércia da Silva Medeiros ; SILVA, M. R. ; MASSARANI, L. M. . A ciência na primeira página: análise das capas de três jornais brasileiros. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 17, p. 439-454, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Massarani, L. (Org.) ; RAMALHO, M. (Org.) . Monitoramento e capacitação em jornalismo científico: a experiência de uma rede ibero-americana. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz, 2012. v. 1. 108p .

2.
SILVA, M. R.. Ciência para todos: A academia vai até o público. 1. ed. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2005. v. 13. 98p .

Capítulos de livros publicados
1.
RAMALHO, M.; Massarani, L. ; Arboleda-Castrillón, T. ; POLINO, C. ; VARA, A. M. ; CRÚZ-MENA, J. ; HERMELIN, D. ; CEVALLOS, M. C. ; CASTELFRANCHI, Yurij ; MONTES DE OCA, A. ; REVUELTA, G. ; MOREIRA, I. C. . Ciência em telejornais: uma proposta de ferramenta para análise de conteúdo de notícias científicas. In: MASSARANI, L.; RAMALHO, M.. (Org.). Monitoramento e capacitação em jornalismo científico: a experiência de uma rede ibero-americana. 1ed.Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz, 2012, v. 1, p. 11-24.

2.
ALMEIDA, C. ; RAMALHO, M. ; BUYS, B. ; Massarani, L. . La cobertura de la ciencia en América Latina: estudio de periódicos de elite en nueve países de la región.. In: Carolina Moreno Castro. (Org.). Periodismo y divulgación científica, Tendencias en el ámbito iberoamericano. 1ed.Madrid: OEI y Biblioteca Nueva, 2011, v. , p. 75-97.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, M. R.. Escreveu cerca de 90 notícias para o Jornal do Brasil. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro.

2.
SILVA, M. R.. Escreveu cerca de 30 notícias para SciDev.Net. Science and Development Network, Reino Unido.

3.
SILVA, M. R.. Escreveu cerca de 20 notícias para a Ciência Hoje On-Line. Ciência Hoje On-Line, Rio de Janeiro.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. R.. A longa viagem da ciência brasileira. In: Jornadas iberoamericanas sobre la ciencia en los medios masivos, 2007, Santa Cruz de la Sierra. Los desafíos y la evaluación del periodismo científico en Iberomérica. Santa Cruz de la Sierra: AECI, RICYT, CYTED, SecDevNet, OEA, 2007. p. 115-116.


Demais tipos de produção técnica
1.
KROPF, S. P. ; MASSARANI, L. M. ; SILVA, M. R. . Carlos Chagas, A ciência para combater doenças tropicais. 2009. (Revisão e atualização ortográfica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Spiegel, Carolina; RAMALHO, MARINA; Farbiarz, Alexandre; MEIRELLES, R. M. S.; Souza, Guaracira. Participação em banca de Mariana Rocha Amarante Corrêa. Divulgação Científica na internet: um estudo de caso da Ciência Hoje das Crianças On-line. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Nacional de Museus e Centros de Ciência. 2009. (Congresso).

2.
Ciência & Criança - A divulgação científica para o público infanto-juvenil. 2007. (Encontro).

3.
Jornadas Iberoamericanas sobre ciencia en los medios masivos: Los desafíos y la evaluación del periodismo científico en Iberoamérica. 2007. (Congresso).

4.
3er Taller Jack F. Ealy de Periodismo Científico. 2006. (Oficina).

5.
Ciência e Arte 2006. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. R.. Fórum Nacional de Museus e Centros de Ciência. 2009. (Congresso).

2.
SILVA, M. R.. Ciência & Criança. 2007. (Congresso).

3.
SILVA, M. R.. Ciência e Arte 2006. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRENA GOMES CHAVES PIRES. O TELEJORNALISMO DE CIÊNCIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO JORNAL NACIONAL. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. (Orientador).

2.
Luana Rocha. O uso do facebook por museus e centros de ciência. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
17RAMALHO E SILVA, M.2011RAMALHO E SILVA, M.. A reference for science communication. JCOM, Journal of Science Communication, v. 10, p. 1, 2011.


Livros e capítulos
1.
RAMALHO, M.; Massarani, L. ; Arboleda-Castrillón, T. ; POLINO, C. ; VARA, A. M. ; CRÚZ-MENA, J. ; HERMELIN, D. ; CEVALLOS, M. C. ; CASTELFRANCHI, Yurij ; MONTES DE OCA, A. ; REVUELTA, G. ; MOREIRA, I. C. . Ciência em telejornais: uma proposta de ferramenta para análise de conteúdo de notícias científicas. In: MASSARANI, L.; RAMALHO, M.. (Org.). Monitoramento e capacitação em jornalismo científico: a experiência de uma rede ibero-americana. 1ed.Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz, 2012, v. 1, p. 11-24.

2.
ALMEIDA, C. ; RAMALHO, M. ; BUYS, B. ; Massarani, L. . La cobertura de la ciencia en América Latina: estudio de periódicos de elite en nueve países de la región.. In: Carolina Moreno Castro. (Org.). Periodismo y divulgación científica, Tendencias en el ámbito iberoamericano. 1ed.Madrid: OEI y Biblioteca Nueva, 2011, v. , p. 75-97.




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