Felipe Siqueira Pacheco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7510713692919710
  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), mestrado em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia - PGECOL da Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e doutorado em Ciência do Sistema Terrestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2014). Participou de cooperações internacionais com a Iowa State University (Estados Unidos). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: remote sensing, gas emission, tropical reservoir, reservatórios e interpretação de fenômenos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Siqueira Pacheco
Nome em citações bibliográficas
PACHECO, Felipe Siqueira;Pacheco, F. S.;Pacheco, F.;Pacheco, Felipe;SIQUEIRA PACHECO, FELIPE;PACHECO, FELIPE S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Av dos Astronautas, 1.758
Jd. Granja
12227-010 - Sao Jose dos Campos, SP - Brasil
Telefone: (12) 32086418
URL da Homepage: www.inpe.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS METEOROLÓGICOS E HIDRODINÂMICOS NA EMISSÃO DE CARBONO EM RESERVATÓRIOS DE HIDROELÉTRICAS, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Jean Pierre Henry Balbaud Ometto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia - PGECOL.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Estudo da Hidrodinâmica através de derivadores Langrangeanos e suas implicações para o entendimento de processos ecológicos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Arcilan Trevenzoli Assireu.
Bolsista do(a): FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A, FURNAS, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2001 - 2002
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2017
Pós-Doutorado.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas


Formação Complementar


2007 - 2007
Estrutura Trófica e Cadeia Trófica. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Geoprocessamento - SPRING.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2004 - 2004
Ecologia Química de Insetos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2004 - 2004
Ecologia Aquática.. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2003 - 2003
Biologia de Cetáceos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 40


Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante


Iowa State University, IASTATE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em Ecologia, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2004 - 2/2007
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.

Estágio realizado
Ecologia - Limnologia.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Towards the International Nitrogen Management System (Towards INMS)
Descrição: Neste projeto, estamos consolidando a rede de nitrogênio na América do Sul, que trouxe uma rede integradora de pesquisa e divulgação em várias eco-regiões e antecedentes socioeconômicos na América do Sul. O resultado deste projeto está contribuindo para o desenvolvimento de uma visão geral sobre as ameaças quantificadas e as necessidades regionais identificadas com os tomadores de decisões e outros. A área de demonstração (La Plata basin) da América do Sul está proporcionando uma oportunidade para desenvolver uma abordagem mais coordenada para acessar conjuntos de dados regionais como base para melhorar as evidências regionais para apoiar o desenvolvimento de cenários futuros em cooperação com a análise global. A pesquisa direcionada, portanto, ajudará a desenvolver o enquadramento global de políticas para o nitrogênio, fornecendo uma base aprimorada para ações transformacionais no gerenciamento de nitrogênio, global e regionalmente. Especificamente, a abordagem desenvolvida alimentará a síntese global consolidada, mostrando o papel da informação regional na avaliação global do ciclo do nitrogênio. Ao mesmo tempo, fornecerá material para alimentar outros componentes do projeto "Towards INMS" em um engajamento e disseminação mais ampla, inclusive com parceiros representando processos paralelos, como o GPA, UNEP, OCDE, UNECE, CBD, UNFCCC, CCAC e FAO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Nitrogen Cycling in Latin America: Drivers, Impacts and Vulnerabilities (Nnet)
Descrição: Um dos objetivos desse projeto é cooperar para estabelecer uma rede científica na América Latina para estudar, documentar e entender, os processos que modificam diferentes aspectos do ciclo do nitrogênio, relacionados a: (1) espécies N-reativas (Nr) na atmosfera mapear suas fontes e transporte de longo alcance conectados a processos naturais e antropogênicos; (2) entrada de N em sistemas naturais e manejados pelo homem (como fixação biológica de nitrogênio, deposição atmosférica) (3) mudanças na dinâmica dos ecossistemas pelo excesso de carga de nutrientes (ambientes aquáticos e terrestres); (4) sintetizar o conhecimento sobre a complexa dinâmica socioecológica e seus arranjos institucionais associados ao ciclo do N e seus impactos associados. Em cooperação com institutos de pesquisa latino-americanos, este projeto busca também identificar o impacto humano em ecossistemas naturais e modificados em uma ampla gama de climas, variando de medições diretas a exercícios de modelagem regional, aspirando a um maior entendimento de como o excesso ou escassez de nitrogênio afeta os processos ecossistêmicos e correlatos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Influence of land use changes in the Nitrogen cycle in aquatic systems: a catchment scale approach
Descrição: As principais atribuições deste projeto foram: 1) identificar, integrar e complementar o conhecimento atual sobre o ciclo N nos sistemas aquáticos da América Latina. Assim, construindo uma base de dados que permita uma análise integrada da situação atual dos sistemas aquáticos relacionados às formas e níveis de N. 2) sintetizar a situação atual dos sistemas aquáticos da América Latina, promovendo informações básicas que podem ser usadas como ferramenta de referência para o desenvolvimento de políticas públicas ecologicamente sustentáveis ​​por parte dos formuladores de políticas. 3) Identificar as principais fontes de N dos diferentes usos da terra, mapeando suas fontes e destinos e contribuindo para a compreensão dos efeitos das mudanças no uso da terra na exportação de N para rios e lagos. E, 3) avaliar e compreender o efeito dos impactos ambientais, como a construção de grandes barragens, no ciclo. Neste projeto, documentei e modelei as mudanças na dinâmica dos sistemas aquáticos causados ​​pelos impactos nos ciclos biogeoquímicos em duas importantes bacias hidrográficas da América do Sul (Paraíba do Sul e Alto São Francisco), adotando uma abordagem integrada relacionada a: (i) fontes de nitrogênio, mapeando suas fontes e destinos na bacia; (ii) o efeito de grandes barragens no ciclo do nitrogênio e; (iii) mudanças na dinâmica do ecossistema causadas pelo excesso de carga de nutrientes devido às atividades humanas. Devido à falta de pesquisa e integração de dados em escala continental, trabalhei no aprimoramento de uma rede de pesquisadores, avançando a proposta do NNET (Ciclo de Nitrogênio na América Latina: Impulsionadores, Impactos e Vulnerabilidades - IAI), que aborda várias aspectos que envolvem o ciclo do nitrogênio em ambientes aquáticos continentais da América Latina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Emissões de Gases de Efeito Estufa em Reservatórios de Centrais Hidrelétricas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabio Roland Ferreira da Silva em 13/08/2014.
Descrição: Este estudo tem o objetivo estudar processos limnológicos em reservatórios brasileiros e suas implicações na produção e/ou absorção de gases de efeito estufa. O projeto visa, no âmbito da Eletrobrás, avaliar rotas do carbono na coluna d´água e fatores ambientais relacionados, em reservatórios localizados no Cerrado, mata atlântica e região amazônica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Felipe Siqueira Pacheco - Integrante / Fabio Roland - Coordenador / Nathan Oliveira Barros - Integrante / Natália Pessoa Noyma - Integrante / Luciana Oliveira Vidal - Integrante / Rafael Marques Almeida - Integrante / Raquel Ferreira Mendonça - Integrante / Carlos Duque-Estrada - Integrante / Vera Huszar - Integrante / Maria Carolina Soares - Integrante / Lúcia Meirelles Lobão - Integrante.
2011 - 2013
Estudo das características cinemáticas e dinâmicas das águas do Lago de Furnas a partir de derivadores rastreados por satélite: uma abordagem considerando o cenário da hidrovia
Descrição: Esta proposta tem como objetivo geral gerar conhecimento sobre o processo de dispersão horizontal de substâncias no Lago de Furnas, tendo em vista fornecer parâmetros que subsidiem o gerenciamento seguro e eficiente da hidrovia em fase de estudo. Os objetivos específicos são a geração de mapas de corrente (intensidade e direção média) para quatro fases do ciclo hidrológico: cheia, máximo, vazante e mínimo; estimativas dos valores de coeficiente de dispersão, nestas diferentes fases, e o estudo da resposta a forçantes hidro-meteorológicas; identificação de áreas de convergência e divergência do escoamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Siqueira Pacheco - Integrante / Arcilan Assireu - Coordenador / Fabio Roland - Integrante / Marcelo de Paula Corrêa - Integrante / Michelle Simões Reboita - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Iowa Lakes Survey Program
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Itasca County Lakes Project
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Estudo do movimento de massas d´água e implicações na emissão de gases de efeito estufa em ecossistemas aquáticos tropicais
Descrição: O objetivo central é entender o comportamento de forças físicas-hidrodinâmicas e térmicas - de lagos e reservatórios, conectados à rios, controlando o balanço de CO2 e CH4. São utilizados dados atmosféricos, de temperatura ao longo da coluna d´água e dados de circulação a partir de derivadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Siqueira Pacheco - Integrante / Arcilan Assireu - Integrante / Fabio Roland - Coordenador / Jean Pierre Henry Balbaud Ometto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2003 - 2008
O Balanço do Carbono nos Reservatórios de FURNAS Centrais Elétricas S. A.
Descrição: Objetivos do Projeto Gerais Estudar processos limnológicos de reservatórios no centro-oeste e sudeste brasileiro e Avaliar suas implicações na geração e/ou absorção de gases. Elaborar um modelo espacial e temporal de emissão de gases para reservatórios implantados em ecossistemas aquáticos de Cerrado. Específicos Avaliar as rotas do ciclo do carbono e fatores ambientais, na coluna d´água, através da determinação (i) da produtividade, taxas de respiração e diversidade planctônica; (ii) da concentração de nutrientes e (iii) dos padrões físico-químicos; Determinar as concentrações e taxas de transferência de gases relacionados ao efeito estufa gás carbônico, metano e óxido nitroso na coluna d´água; Determinar as taxas de produtividade e respiratória bacteriana nos sedimentos; Identificar as fontes de contribuição de carbono através da qualificação do material alóctone e autóctone;...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Felipe Siqueira Pacheco - Integrante / Fabio Roland - Coordenador.Financiador(es): Centrais Elétricas - Sede - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
1987 - 2010
Monitoramento Ecológico do Lago Batata (PA, Brasil)
Descrição: O lago Batata, localizado no Pará, recebeu durante 10 anos (1979-1989) a carga diária de cerca de 25000 m3 de rejeito oriundo do beneficiamento de minério de bauxita. A deposição de material no lago resultou em efeitos singulares do ponto de vista ecológico e a natureza da perturbação é também singular no Brasil e no mundo O presente estudo estabeleceu-se a partir de setembro de 1988 e tem por objetivo identificar o grau de comprometimento das comunidades aquáticas e marginais ao lago Batata e o efeito sobre vários parâmetros ambientais, através de um monitoramento com amostragens em quatro períodos do ciclo hidrológico, a saber: enchente, águas altas, vazante e águas baixas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Projeto Cachoeiras
Descrição: O projeto Cachoeiras consiste de parceria entre o canoísta, recordista mundial em salto de cachoeiras, Pedro Oliva, e pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O projeto trará informações sobre a água e a faixa da atmosfera logo acima do rio que permitirão uma análise completa da atual situação do Paraíba do Sul. Será avaliado, por exemplo, o impacto causado pela construção de represas, o papel das cachoeiras e corredeiras para a qualidade das águas do rio e a influência que este corpo d'água exerce a nível de microclima. O Projeto Cachoeiras também é voltado à educação socioambiental e visitará algumas comunidades das 39 cidades situadas às margens do Paraíba do Sul. O objetivo é conscientizar a população local sobre os cuidados com o meio ambiente, colaborando para a prevenção de desastres naturais e, ainda, promover o esporte e uma melhor qualidade de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Felipe Siqueira Pacheco - Integrante / Arcilan Assireu - Integrante / Jean Pierre Henry Balbaud Ometto - Integrante / Luciano Ponzi Pezzi - Coordenador / Marcela Miranda - Integrante / Pedro Oliva - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2010
Derivadoes rastreados por satélite aplicados a sistemas aquáticos continentais
Descrição: Adaptação do derivador oceânico para ser utilizado em sistemas aquáticos continentais. Principais modificações: redimensionamento, posicionamento via GPS, possibilidade de recuperaçõa do equipamento ao final do experimento, possibilidade de incorporaçõa de novos sensores, possibilidade de variação do elemento de arrasto de forma a possibilitar o estudo da circulação em diferentes profundidades..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Freshwater Science
2015 - Atual
Periódico: Plos One
2015 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Biology (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Journal of Geophysical Research: Biogeosciences


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Limnologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Melhor Trabalho apresentado da Biologia, XXX Semana de Biologia da UFJF.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:9
Total de citações:70
Fator H:4
Pacheco, Felipe S  Data: 12/06/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, RAFAEL M.2017ALMEIDA, RAFAEL M. ; PACHECO, FELIPE S. ; Barros, Nathan ; ROSI, EMMA ; ROLAND, FÁBIO . Extreme floods increase CO outgassing from a large Amazonian river. Limnology and Oceanography, v. 00, p. 00, 2017.

2.
MIRANDA, MARCELA2017MIRANDA, MARCELA ; NOYMA, NATÁLIA ; PACHECO, FELIPE S. ; DE MAGALHÃES, LEONARDO ; PINTO, ERNANI ; SANTOS, SUZAN ; SOARES, MARIA FERNANDA A. ; HUSZAR, VERA L. ; LÜRLING, MIQUEL ; MARINHO, MARCELO M. . The efficiency of combined coagulant and ballast to remove harmful cyanobacterial blooms in a tropical shallow system. HARMFUL ALGAE, v. 65, p. 27-39, 2017.

3.
PACHECO, FELIPE S.2017PACHECO, FELIPE S.; MIRANDA, MARCELA ; PEZZI, LUCIANO P. ; ASSIREU, ARCILAN ; MARINHO, MARCELO M. ; MALAFAIA, MÁRCIO ; REIS, ANDRÉ ; SALES, MATIAS ; CORREIA, GILSINÉIA ; DOMINGOS, PATRÍCIA ; IWAMA, ALLAN ; RUDORFF, CONRADO ; OLIVA, PEDRO ; OMETTO, JEAN P. . Water quality longitudinal profile of the Paraíba do Sul River, Brazil during an extreme drought event. LIMNOLOGY AND OCEANOGRAPHY, v. 00, p. 1-16, 2017.

4.
PACHECO, FELIPE S.2016PACHECO, FELIPE S.; MIRANDA, MARCELA ; OMETTO, JEAN P. ; ASSIREU, ARCILAN ; PEZZI, LUCIANO . Waterfall Project: Sport, Science and Society Coming Together. Limnology and Oceanography Bulletin, v. 4, p. 1-6, 2016.

5.
Pacheco, F. S.2015 Pacheco, F. S.; SOARES, M. C. S. ; Assireu, A. T. ; Curtarelli, M. P. ; ABRIL, G. ; STECH, J. L. ; ALVALÁ, P. C. ; OMETTO, J. P. . The effects of river inflow and retention time on the spatial heterogeneity of chlorophyll and water-air CO2 fluxes in a tropical hydropower reservoir. Biogeosciences, v. 12, p. 147-162, 2015.

6.
BUSTAMANTE, MERCEDES M C2015BUSTAMANTE, MERCEDES M C ; MARTINELLI, LUIZ ANTONIO ; PÉREZ, TIBISAY ; RASSE, RAFAEL ; OMETTO, JEAN PIERRE H B ; SIQUEIRA PACHECO, FELIPE ; MACHADO LINS, SILVIA RAFAELA ; MARQUINA, SORENA . Nitrogen management challenges in major watersheds of South America. Environmental Research Letters, v. 10, p. 065007, 2015.

7.
Pacheco, F. S.2014Pacheco, F. S.; SOARES, M. C. S. ; Assireu, A. T. ; Curtarelli, M. P. ; ROLAND, F. ; ABRIL, G. ; STECH, J. L. ; ALVALÁ, P. C. ; OMETTO, J. P. . River inflow and retention time affecting spatial heterogeneity of chlorophyll and water-air CO2 fluxes in a tropical hydropower reservoir. Biogeosciences Discussion (Online), v. 11, p. 8531-8568, 2014.

8.
Pacheco, Felipe2014 Pacheco, Felipe; ROLAND, FABIO ; DOWNING, JOHN . Eutrophication reverses whole-lake carbon budgets. Inland Waters, v. 4, p. 41-48, 2014.

9.
ASSIREU, A.2011ASSIREU, A. ; ALCANTARA, E. H. ; NOVO, E. M. L. M. ; ROLAND, F. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; STECH, J. L. ; LORENZZENTTI,J. A. . Inside the hydro-physics processes at the plunge point location: an analysis by satellite and in situ data. Hydrology and Earth System Sciences Discussions (Print), v. 8, p. 1193-1223, 2011.

10.
Assireu, A. T.2011 Assireu, A. T. ; Alcântara, E. ; NOVO, E. M. L. M. ; ROLAND, F. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; STECH, J. L. ; Lorenzzetti, J. A. . Hydro-physical processes at the plunge point: an analysis using satellite and in situ data. Hydrology and Earth System Sciences, v. 15, p. 3689-3700, 2011.

11.
ROLAND, F.2010 ROLAND, F. ; VIDAL, L. O. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; Barros, N.O. ; ASSIREU, A. ; OMETTO, J. P. H. B. ; CIMBLERIS, A. C. P. ; COLE, J. J. . Variability of carbon dioxide flux from tropical (Cerrado) hydroelectric reservoirs. Aquatic Sciences, v. 1, p. 1, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
de Sousa-Neto, Eráclito R. ; Gomes, Luciene ; Nascimento, Nathália ; Pacheco, Felipe ; OMETTO, JEAN P. . Land Use and Land Cover Transition in Brazil and Their Effects on Greenhouse Gas Emissions. In: Maria Munoz; Raúl Zornoza. (Org.). Soil Management and Climate Change. 1ed.: Elsevier, 2018, v. , p. 309-321.

2.
Mendona, Raquel ; Barros, Nathan ; O., Luciana ; Pacheco, Felipe ; Kosten, Sarian ; Rol, Fbio . Greenhouse Gas Emissions from Hydroelectric Reservoirs: What Knowledge Do We Have and What is Lacking?. Greenhouse Gases - Emission, Measurement and Management. 1ed.: InTech, 2012, v. , p. 56-78.

3.
PACHECO, Felipe Siqueira; ASSIREU, A. ; ROLAND, F. . Derivadores rastreados por satélite aplicados a ambientes aquáticos continentais: caso do Reservatório de Manso. In: Enner Herenio Alcântara; Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo; José Luiz Stech. (Org.). Novas tecnologias para o monitoramento e estudo de reservatórios hidrelétricos e grandes lagos. 1ed.São José dos Campos: Parêntese, 2011, v. 1, p. -.

4.
OMETTO, J. P. H. B. ; Pacheco, F. S. ; CIMBLERIS, A. C. P. ; STECH, J. L. ; LORENZZENTTI,J. A. ; ASSIREU, A. ; SANTOS, M. A. ; MATVIENKO, B. ; ROSA, L. P. ; TUNDISI, J. G. ; Barros, N.O. ; Mendonça, R ; ROLAND, F. . Carbon Dynamic and Emissions in Brazilian Hydropower Reservoirs. In: Enner Herenio Alcântara. (Org.). Energy Resources: Development, Distribution, and Exploitation. 1ed.: Nova Science Publishers, 2011, v. 1, p. 2-35.

5.
ROLAND, F. ; OMETTO, J. P. H. B. ; Barros, N.O. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; Mendonça, R ; ASSIREU, A. ; Martinelli, L . IMPORTANCE OF TROPICS TO GLOBAL CARBON CYCLE. Encyclopedia of Life Support Systems. : , 2009, v. , p. 1-7.

6.
ASSIREU, A. ; STECH, J. L. ; MARINHO, M. M. ; CESAR, D. E. ; LORENZZENTTI,J. A. ; FERREIRA, R. M. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; ROLAND, F. . Princípios Físicos e Químicos a Serviço da Limnologia - Um Exercício. In: Fábio Roland; Dionéia E. Cesar; Marcelo Marinho. (Org.). Liçoes de Limnologia. 1ed.São Carlos: Rima Editora, 2005, v. 1, p. 487-505.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Pacheco, F. S.; MIRANDA, M. ; OMETTO, J. P. H. B. ; Assireu, A. T. ; MARINHO, M. M. ; OLIVA, P. ; PEZZI, L. P. . Waterfall Project (south-east Brazil): The Union of Sport, Science and Society. SILNews, p. 12 - 14.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ASSIREU, A. ; ALMEIDA, R. M. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; ROLAND, F. ; NOVO, E. M. L. M. . Exemplo de uso de SR e Experimento de laboratório em sala de aula para maximizar o entendimento de fenômenos hidrodinâmicos em reservatórios. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009. p. 2373-2379.

2.
ASSIREU, A. ; FREITAS, R. M. ; NOVO, E. M. L. M. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; ROLAND, F. ; STECH, J. L. . Índice de criticalidade da qualidade da água em lagos e reservatórios: Uma proposta de metodologia baseada em variáveis estáticas e dinâmicas. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009. p. 4639-4646.

3.
ASSIREU, A. ; NOVO, E. M. L. M. ; ROLAND, F. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; ALCANTARA, E. H. ; STECH, J. L. . O comportamento do rio ao longo do reservatório observado a partir de Sensoriamento Remoto, dados in situ e ensaios de laboratório.. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009. p. 4647-4653.

4.
ASSIREU, A. ; ROLAND, F. ; NOVO, E. ; Barros, N.O. ; STECH, J. L. ; PACHECO, Felipe Siqueira . Existe relação entre a complexidade do entorno de reservatórios e a variabilidade espacial dos parâmetros limnológicos?. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007. p. 3263-326.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROLAND, F. ; COLE, J. J. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; Barros, N.O. ; OMETTO, J. P. H. B. ; VIDAL, L. O. . Spatial variation in CO2 flux from large freshwater systems: tropical hydroelectric reservoirs. In: AGU Chapman conference: Special issue of Limnology and Oceanography, 2008, Lake Tahoe, Incline Village. Lakes and reservoirs as sentilnels, integrators and regulators of climate change, 2008.

2.
PACHECO, Felipe Siqueira; Barros, N.O. ; Noyma, N.P ; VIDAL, L. O. ; ROLAND, F. . Variação Espacial do Fluxo de CO2 em Cinco Reservatórios Tropicais. In: XXX Semana de Biologia, 2007, Juiz de Fora. XXX Semana de Biologia, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Pacheco, F. S.; OMETTO, J. P. H. B. ; ASSIREU, A. ; Curtarelli, M. P. ; ROLAND, F. . Eventos físicos controlando emissão de gases de efeito estufa em grandes reservatórios tropicais. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito-MS. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.

2.
RUST, F. ; DUQUE-ESTRADA, C. ; CARDOSO, S. J. ; Pacheco, F. S. ; IGLESIAS, C. ; MAZZEO, N. ; HUSZAR, V. ; ROLAND, F. . Variação espacia e sazonal da pressão parcial de CO2 na lagoa Sinhá Mariana. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.

3.
Pacheco, F. S.; Lyra, A. A. ; Mourão, C. E. F. ; Magina, F. C. ; Amaral, F. C. F. ; Domingues, I. L. P. ; Muños, V. A. . Aplicação do modelo MGB-IPH/CPTEC na simulação hidrológica de um trecho da Bacia Paraiba Do Sul. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal-RN. XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.

4.
PACHECO, Felipe Siqueira; Barros, N.O. ; Noyma, N.P ; VIDAL, L. O. ; ROLAND, F. . Pressão parcial de CO2 em reservatórios tropicais. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé. XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

5.
PACHECO, Felipe Siqueira; ASSIREU, A. ; ROLAND, F. . Estudo da hidrodinâmica através de derivadores Langrangeanos e suas implicações para o entendimento de processos ecológicos. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé. XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

6.
VIDAL, L. O. ; ROLAND, F. ; Barros, N.O. ; PACHECO, Felipe Siqueira . Carbon dioxide supersaturation in the tropical aquatic ecosystems.. In: 30th Congress of the International Association of the Theorical and Applied Limnology, 2007, Montreal. 30th Congress of the International Association of the Theorical and Applied Limnology, 2007.

7.
PACHECO, Felipe Siqueira; CESAR, D. E. ; ROLAND, F. . Clorofila e Biomassa Fitoplanctônica em Diferentes Profundidades em um Reservatório de Furnas Centrais Elétricas S.A. no Início do Período de Chuvas. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. CD-ROM X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

8.
Barros, N.O. ; PACHECO, Felipe Siqueira ; ASSIREU, A. ; ROLAND, F. . Aquecimento global: três décadas de estudo sobre suas implicações no nível do rio trombetas, afluente da margem esquerda do Rio Amazonas. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

9.
PACHECO, Felipe Siqueira; CESAR, D. E. ; ROLAND, F. . Variação nictemeral no Início do período de estiagem no Reservatório de Serra da Mesa (GO).. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2004, Juiz de Fora. I Mostra de Trabalhos de Graduação e pós-graduação de UFJF, 2004.

10.
PACHECO, Felipe Siqueira; CESAR, D. E. ; ROLAND, F. . Análise e comparação de carbono orgânico total em dois reservatórios do sistema FURNAS de geração de energia elétrica. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2004, Juiz de Fora. CD ROM I Mostra de Graduação e Pós, 2004.

11.
PACHECO, Felipe Siqueira; ELIAS, L. ; Tonioni, G ; Abrantes, R . Protozoários de água doce atraidos por diferentes tipos de alimentos. In: XXVI Semana de Biologia, IX Mostra de Produção Científica e I Feira Municipal de Ciências, 2003, Juiz de Fora. XXVI Semana de Biologia, IX Mostra de Produção Científica e I Feira Municipal de Ciências, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
Pacheco, F. S.; ROLAND, F. ; DOWNING, J. A. . Eutrophication reverses carbon processing in lakes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
PACHECO, Felipe Siqueira. Monitoramento Ecológico do Lago Batata - Pará, Brasil. 2008. (Relatório de pesquisa).

2.
PACHECO, Felipe Siqueira. Monitoramento Ecológico do Lago Batata - Pará, Brasil. 2007. (Relatório de pesquisa).

3.
PACHECO, Felipe Siqueira. Monitoramento Ecológico do Lago Batata - Pará, Brasil. 2006. (Relatório de pesquisa).

4.
PACHECO, Felipe Siqueira. Monitoramento de Corpos de Água sobre a Influência da Mineração Rio do Norte - Pará Brasil. 2006. (Relatório de pesquisa).

5.
PACHECO, Felipe Siqueira. Monitoramento Ecológico do Lago Batata - Pará, Brasil. 2005. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Eventos físicos controlando emissão de gases de efeito estufa em grandes reservatórios tropicais.. 2013. (Congresso).

2.
2012 ASLO Aquatic Sciences Meeting. Eutrophication reverses whole-lake carbon budgets. 2012. (Congresso).

3.
XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Aplicação do modelo MGB-IPH/CPTEC na simulação hidrológica de um trecho da bacia Paraiba do Sul. 2011. (Congresso).

4.
XI Congresso Brasileiro de Limnologia. Estudo da hidrodinâmica através de derivadores Langrangeanos e suas implicações para o entendimento de processos ecológicos. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia. 2007. (Congresso).

5.
Simpósio de Ecologia de Reservatórios - Limnologia de Reservatórios Profundos. 2006. (Simpósio).

6.
Jornada de Modelagem em Ecologia Teórica.. 2005. (Outra).

7.
X Congresso Brasileiro de Limnologia. Clorofila e Biomassa Fitoplanctônica em Diferentes Profundidades em um Reservatório de Furnas Centrais Elétricas S.A. no Início do Período de Chuvas.. 2005. (Congresso).

8.
Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciais, Ações de Manejo e Sistemas em Cascata. 2004. (Simpósio).

9.
XI Seminário de Iniciação Científica.Análise e comparação de carbono orgânico total em dois reservatórios do sistema FURNAS de geração de energia elétrica. 2004. (Seminário).

10.
XXVII Semana de Biologia, X Mostra de produção Científica e II Feira Municipal de Ciências. 2004. (Outra).

11.
XXVI Semana de Biologia, IX Mostra de Produção Científica e I Feira Municipal de Ciências.Protozoários de água doce atraídos por diferentes tipos de alimentos. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PACHECO, Felipe Siqueira. X Congresso Brasileiro de Limnologia. 2005. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:07:36