Andréa da Silva Miranda

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  • Última atualização do currículo em 05/02/2016


Andréa da Silva Miranda é doutora em Engenharia da produção de sistemas (UFSC). É mestre em Ciência da Computação (UFSC). É licenciada Plena em Matemática e em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia. É especialista em informática na educação pela Universidade do estado do Para - UEPA, em metodologia do ensino superior pela Universidade da Amazônia ? UNAMA e em Redes de computadores pela UFPA. Possui experiência profissional no desenvolvimento de projetos de Interfaces centradas em usuários com deficiência desde a fase da elaboração da proposta, até a execução. Atua nas áreas de Educação a distância, Acessibilidade digital e IHC. Ao longo dos últimos 12 anos adquiriu experiência nas áreas supracitadas em trabalho de consultoria para várias empresas e IES. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia ? UFRA onde coordena o Núcleo Amazônico acessibilidade, Inclusão eTecnologia - ACESSAR e ministra aulas nos cursos de licenciatura em computação e informática agrária. Atuou ativamente em vários projetos desenvolvidos parao governo Federal destacando ? se a elaboração da metodologia de atendimento e acesso de pessoas com deficiência e idosos em telecentros. É pesquisadora Associada do Remote Experimentation Laboratory - REXLAB. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da sua produção científica são: Acessibilidade, Educação inclusiva, Educação a distância, Engenharia de usabilidade, Interação Humano-computador, inteligência aplicada, mídia e conhecimento, inclusão digital e Engenharia e gestão do conhecimento (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa da Silva Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, Andréa da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural da Amazônia, ICIBE - Instituto Ciberespacial.
Av. Presidente Tancredo Neves n. 2501
Montese
66077530 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32105109
URL da Homepage: www.ufra.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Modelo de Acessibilidade em Telecentros, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: João Bosco da Mota Alves.
Palavras-chave: Usabilidade; Acessibilidade; Experimentação Remota; inclusão digital.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2000 - 2002
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: RecomendaçÕes de Acessibilidade Digital em Cursos de Educação a Distância via WEB para pessoas portadores de deficiencia visual,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: João Bosco da Mota Alves.
Palavras-chave: Acessibilidade, IHC, Inclusão Digital, Ergonomia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1999 - 2000
Especialização em Redes de Computadores. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Aplicação Multimídia Distribuidas em cursos de Educação a Distância.
Orientador: Francisco Edson Lopes da Rocha.
1995 - 1997
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: uma proposta de curriculo para o curso de Tecnologia em Processamento de Dados da UNAMA.
Orientador: Elizabeth Teixeira.
1999 - 1999
Aperfeiçoamento em Informática Aplicada Ao Ensino Fundamental. (Carga Horária: 245h).
Universidade do Estado do Pará, UEP, Brasil. Ano de finalização: 1999.
1998 - 1999
Aperfeiçoamento em I Curso de Capacitação Em Informática na Educação. (Carga Horária: 180h).
Núcleo de Tecnologias Educacinais, NTE*, Brasil. Ano de finalização: 1999.
1992 - 1995
Graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: O Uso de Algorítimos Geométricos e Gráficos para a construção de imagens 3D.
Orientador: Afonso Jorge cardoso.
1987 - 1991
Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: Contribuição da Algebra BOOLENA para o desenvolvimento da ciência da Computação.
Orientador: Miguel Chaquiam.
1985 - 1986
Ensino Médio (2º grau).
Grupo Educacional Ideal, IDEAL, Brasil.
1978 - 1984
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo, CARMO, Brasil.


Pós-doutorado


2008
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Conhecimento.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Acessibilidade.


Formação Complementar


2002 - 2002
Engenharia de Groupware Desenvolvimento de Aplicaç. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
2001 - 2001
Desenvolvimento de Interfaces de Usuários em Siste. (Carga horária: 20h).
4º Workshp de Fatores Humanos Em Sistemas Computacionais, IHC 2001, Brasil.
2001 - 2001
Avaliação de Sistes Web. (Carga horária: 20h).
4º Workshp de Fatores Humanos Em Sistemas Computacionais, IHC 2001, Brasil.
1999 - 1999
Projeto e Instalação de Cabeação Metálica Para Red. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
Segurança na Internet. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
Windows Nt 4 0. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
Programação de Objetos Distribuidos Em Java Compar. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
Pedagogia de Projetos Com o Visual Class Numa Visã. (Carga horária: 20h).
Tecnologias e Sistemas de Informação, TSI - INFORMÁTIC, Brasil.
1998 - 1998
Capacitação do Software Multimidia Everest. (Carga horária: 28h).
Complex Informática, COMPLEX, Brasil.
1998 - 1998
A Segurança Vai a Escola. (Carga horária: 40h).
Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
1995 - 1995
Projeto de Dissertação de Mestrado. (Carga horária: 30h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1994 - 1994
Redes de Computadores. (Carga horária: 10h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1994 - 1994
Clipper Somer 5 01. (Carga horária: 20h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1994 - 1994
Jogos Pedagógicos Para o Ensino da Matemática. (Carga horária: 40h).
Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
1994 - 1994
Computação Gráfica Em 3d. (Carga horária: 20h).
Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações, SUCESU, Brasil.
1994 - 1994
Programação Orientada a Objeto Com Estudo de Caso. (Carga horária: 20h).
Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações, SUCESU, Brasil.
1994 - 1994
Comunicação de Dados. (Carga horária: 20h).
Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações, SUCESU, Brasil.
1993 - 1993
Contextualização do Ensino de 2º Grau. (Carga horária: 40h).
Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
1993 - 1993
Análise Discussão Sistematização e Sintese de Info.
Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
1993 - 1993
Utilização de Recursos Técnicos Desenvolvidos Em S. (Carga horária: 40h).
Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
1993 - 1993
Re Construção de Temáticas Significantes Via Inter. (Carga horária: 40h).
Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
1992 - 1992
Jogos no Ensino da Matemática. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Pará, UEP, Brasil.
1992 - 1992
A Geometria Construtiva. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Pará, UEP, Brasil.
1992 - 1992
Integrais de Linha Superfície e Volume. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Pará, UEP, Brasil.
1990 - 1990
Potenciação de Números Relativos.
Universidade do Estado do Pará, UEP, Brasil.
1988 - 1988
Aritimética Para Futuros Professores de 1º e 2º Gr. (Carga horária: 20h).
Centro de Ensino Profissionalizante do Estado do Pará, CESEP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: ProfessorAdjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, CPqD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outro (especifique) consultora, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 30


Acessibilidade Brasil, ACESSO BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: diretora regional, Carga horária: 20


Instituto Virtual de Estudos Avançados, VIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

01/2005 - 09/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Engenharia do Conhecimento, .

Linhas de pesquisa
Acessibilidade Digital

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Participação na elaboração do "PROGRAMA INTEGRADO DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA SUBMETIDO AO PROGRAMA DE APOIO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS- PROEXT 2004 - SESu/MEC". Na execusão do projeto atuou no desenvolvimento do portal de suporte as atividades do projeto.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: bolsista recém-mestre, Enquadramento Funcional: Tutora do curso de gestão pública, Carga horária: 45

Atividades

03/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Atividade de extensão realizada
pesuisidaora e instrutora do curso de inclusão digital Para pessoas com deficiência.
6/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Led Laboratório de Educação à Distância, .

Serviço realizado
Tutora do curso de gestão Pública.

Secretaria do Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 200
Outras informações
coordenadora do curso á distância, junto a Universidade Aberta do Brasil e MEC\SEESP, ''de formação dos professores nos seguintes cursos: 1- Educação de surdos 2- deficiência mental 3-Educação inclusiva 4-Educação física especializada 5-superdotação

Vínculo institucional

1991 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Atividades

12/1991 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
08/2008 - 01/2009
Pesquisa e desenvolvimento , COEES, .


Faculdades Atual, ATUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 40
Outras informações
Professora convidada prá ministrar a disciplina Tópicos em computação para alunos do 4º ano de sistemas de Informação.

Atividades

1/2004 - 7/2004
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Computação - Engenharia de Usabilidade

Centro de Ensino Profissionalizante do Estado do Pará, CESEP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das seguintes disciplinas: 1- Sistemas Operacionais 2-Introdução a microinformática 3-Programação 1

Atividades

2/1995 - 2/1998
Ensino, Profissinalizante Em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Comunicação de dados
Introdução a Microinformática
Programação I e II
Sistemas Operacionais I


Linhas de pesquisa


1.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
2.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
3.
Acessibilidade Digital


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Observatório de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia ? OBIA.
Descrição: Este projeto teve início em 2014 e está em fase de finalização. Está sendo desenvolvido com recurso do CNPQ em parceria com o PRODEPA e com projeto Rios de inclusão da UNICEF. O OBIA tem como cujo objetivo principal a construção, disseminação e gestão de conhecimentos sobre acessibilidade, Inclusão e no sentido de facilitar o acesso a informação e monitoramento de ações que possibilitam a inclusão da PESSOA COM deficiência em diferentes âmbitos sociais. Assim, a função básica do Observatório reside em concentrar um potencial de conhecimento suficiente para responder às exigências de informação dos atores sociais e políticos no domínio global do fenômeno da inclusão da Pessoa com deficiência e do Acesso irrestrito. Para isto o observatório oferece instrumentos de análise científica e de consulta, mobilizando as competências dentro de uma rede que envolve as áreas de assistência social, saúde e educação e que é alimentada por dados coletados no país e submetidos a uma análise crítica para gerar indicadores e melhorar a capacidade do país de coletar, organizar e disseminar as informações relacionadas à acessibilidade e a inclusão em forma de documentos, relatórios, livros e mídias digitais e assim dar suporte a programas nacionais e a criação de políticas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Andréa da Silva Miranda - Coordenador / Alex de Jesus Zissou - Integrante.
2014 - Atual
Rede de Inclusão e Acessibilidade ? RIA.
Descrição: Este projeto teve início em 2014 e está em fase de finalização. Está sendo desenvolvido com recurso do CNPQ em parceria com o PRODEPA e com projeto Rios de inclusão da UNICEF. A RIA tem por objetivo superior funcionar como um canal de comunicação entre instituições do governo do estado do Pará das áreas de saúde, assistência social e educação objetivando a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas da rede pública e municipal. A rede possibilitará a troca de informações e a construção de conhecimentos para a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência além de otimizar as atividades dos profissionais que lidam com a inclusão de pessoas com deficiência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Andréa da Silva Miranda - Coordenador / Alex de Jesus Zissou - Integrante.
2012 - 2013
Programa ACESSAR: Inovações Tecnológicas para a Inclusão da Pessoa com deficiência
Descrição: Programa que aconteceu durante o ano de 2012 e teve como objetivo fomentar as ações de acessibilidade na Universidade Federal Rural da Amazônia ? UFRA por meio de projetos de pesquisa e extensão com a função de desenvolver ações multidisciplinares para a inclusão da pessoa com deficiência que vão desde a pesquisa sobre acessibilidade tecnológica até a criação de indicadores para monitorar os processos de acessibilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
MODELO DE ACESSIBILIDADE PARA REDES DE EXPERIMENTAÇÃO REMOTA
Descrição: O projeto objetiva criar um modelo de acessibilidade para os laboratórios virtuais que fazem parte da REXNET (Rede de Experimentação Remota entre várias Instituições da América latina e Europa).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Plataforma Educacional e de Serviço Integrada para Surdos
Descrição: Desenvolvimento de uma plataforma educacional e de serviços integrada para deficientes auditivos, grupos de apoio, e .profissionais que atuam na educação de deficientes auditivos. O projeto prevê a P&D em lingüística computacional; particularmente, tem como meta análise e desenvolvimento de encoverters, deconverters e dicionários de Palavras Universais (UW's), de acordo com a especificação da UNL, Universal Networking Language. Através da incorporação da UNL, pretende-se dar acesso a contatos internacionais aos portadores de deficiência. Metas do Projeto: Desenvolvimento da plataforma VIAS-KA e criação dos dicionários LIBRAS-UNL-Português; Desenvolvimento de Metodologias e documentações relacionadas à de conteúdos digitais; Desenvolvimento de Metodologias e documentações relacionadas à aprendizagem de português de parte de portadores de deficiência auditiva, através de meios eletrônicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
A CONEXÃO ENTRE SABERES TRADICONAIS E O ACESSO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (
Descrição: O projeto objetiva apresentar uma proposta pedagógica que alie o conhecimento produzido no Assentamento Abril Vermelho, município de Santa Barbara sobre a produção de plantas medicinais por meio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o acesso a tecnologias tais como criação de softwares de texto, vídeos, blogs e outros meios que garanta a produção de conhecimentos sobre a temática. O outro público-alvo uma comunidade rural com característica peculiar, jovens e adolescentes da Vila de Santo Antônio do Prata, vila que abrigou e abriga pessoas com hanseníase e localiza-se em Igarapé-Açu. As TIC nesta situação se constituirão em mecanismo para expressar suas diferentes maneiras de ver a sua realidade de vulnerabilidade social e conseguir emancipar-se do cenário de baixa-estima e preconceito em que estão envolvidos e produzir material informativo para resgatar a história da Vila..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Andréa da Silva Miranda - Coordenador / Janae Gonçalves - Integrante / ana lídia do nascimento - Integrante.
2013 - Atual
Atividades Esportivas Assistidas por Animais para Pessoas com Deficiência
Descrição: A atividade física e esportiva tem ajudado as pessoas com deficiência a adquirirem, além de autonomia e independência, o resgate da auto-estima, autoconfiança, relações pessoais e equilíbrio emocional. As Atividades e Terapias Assistidas por Animais (A/TAAs) consistem na utilização de animais com fins terapêuticos, educacionais ou apenas motivacionais, dentro de uma abordagem interdisciplinar, auxiliando seres humanos com deficiência. O reconhecimento de que a interação com o animal torna os indivíduos mais motivados para interagir, chama nossa atenção para o potencial dos animais como motivadores de atividades físicas para pessoas que necessitam de grande estimulação para vencer suas limitações. Este programa visa a continuidade de trabalhos já desenvolvidos na UFRA, tendo como objetivo o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência através da estimulação de atividades físicas com a utilização de animais como co-terapeutas ou motivadores. Pretendemos democratizar o acesso ao esporte como forma de inclusão social, contribuindo para a efetivação dos direitos e construção da cidadania das pessoas com deficiência. O contato da comunidade universitária da UFRA com pessoas adultas com deficiência deverá permitir que a nossa universidade, sem nenhuma mudança em seu pendor para atividades de pesquisa, ensino e extensão em Ciências Agrárias, seja um espaço para todos. O projeto contribui para a capacitação de uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais e acadêmicos das áreas de Saúde Animal Saúde Humana e Educação para a prática de Equoterapia e Cinoterapia. Contribuirá também com a constrição de uma base de dados para a consolidação das A/TAAs como uma área científica.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Andréa da Silva Miranda - Coordenador / Janae Gonçalves - Integrante / Fernanda Martins Hatano - Integrante.
2012 - 2013
ACESSAR: Inovações Tecnológicas para Inclusão de Pessoas com Deficiência
Descrição: Projeto de extensão submetido ao PROEX/MEC 2012 que objetiva desenvolverações multidisciplinares para a inclusão de Pessoas com Deficiência.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Andréa da Silva Miranda - Coordenador / Alex de Jesus Zissou - Integrante / deciola Souza - Integrante / Janae Gonçalves - Integrante / Tatiana Pacheco - Integrante / Hilda Rosa Freitas - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2004 - 2005
PROGRAMA INTEGRADO DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA SUBMETIDO AO PROGRAMA DE APOIO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS- PROEXT 2004 - SESu/MEC
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2009
STID
Descrição: Consultora do projeto STIID. Como decorrência de uma solicitação do Ministério das Comunicações, o CPqD concebeu o projeto STID ? Soluções de Telecomunicações para Inclusão Digital ?, que tem por objetivo o planejamento de alternativas para a implantação de projetos governamentais de inclusão digital no Brasil, avaliando e desenvolvendo soluções e tecnologias baseadas em serviços e plataformas de telecomunicações. Esse projeto parte do princípio de que na busca por uma abordagem voltada ao tratamento da exclusão digital, é preciso integrar todos os recursos disponíveis, sejam eles físicos, digitais, humanos ou sociais. Isso porque o fosso digital não é reduzido ou eliminado simplesmente com disponibilização de computadores e acesso à internet, mas sim com o desenvolvimento de soluções que permitam sobrepujar os efeitos das deficiências de alfabetização e as barreiras ao acesso eqüitativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - 2007
Metodologia de Atendimento e Acesso de pessoas com deficiência em Telecentros Acessíveis
Descrição: É cada vez maior o uso da informática e de seus subprodutos em todas as atividades da sociedade. Entretanto, seja pelo alto custo ou pelo difícil acesso, as tecnologias atendem apenas a uma pequena parcela da população, sendo as pessoas com deficiência as mais prejudicadas. Para minorar estas dificuldades são apresentadas, neste documento, metodologias de atendimento em TELECENTROS, tendo como público alvo pessoas com deficiência, baixa escolaridade, baixa renda e idosos. Este modelo foi desenvolvido a partir da identificação de fatores relacionados ao acesso e ao uso que dificultam ou impedem a interação e a inclusão. Para isso foi construído em Taguatinga - DF, um TELECENTRO modelo para desenvolvimento de metodologias resultante da coleta e análise de documentos e registros feitos durante o processo de atendimento. O modelo básico apresentado neste documento focaliza dois aspectos: o atendimento e cadastramento e o acesso físico e digital. Para facilitar os processos necessários para realização destes objetivos, foi desenvolvido um ?Sistema Informatizado de Apoio ao Telecentro Acessível? (SATA). Os dados registrados e analisados no SATA permitiram desenvolver com mais eficiência e eficácia o cruzamento de informações para tomada de decisão quanto ao uso da tecnologia e outros encaminhamentos necessários ao processo de atendimento. Os dados coletados e avaliados serviram como insumo para o desenvolvimento de metodologias específicas de o atendimento em telecentros acessíveis. Um telecentro acessível permitirá que, em médio prazo, grande parte das pessoas com deficiência desfrute plenamente das vantagens propiciadas pela informática, como o acesso ao trabalho, à educação, à cultura, ao lazer, à pesquisa e à informação, além de reforçar a geração de trabalho e renda. A metodologia, a seguir apresentada, foi financiada pelo Departamento de Qualificação, da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego e o Telecentro Taguatinga, lo.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Conhecimento/Especialidade: Acessibilidade Digital.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação/Especialidade: Educação a Distância.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Humano Computador/Especialidade: Engenharia de Usabilidade.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Conhecimento/Especialidade: engenharia e Gestão do conhecimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Prêmio de Excelência em Educação á DIstância - 1° Lugar em pesquisa com o trabalho Recomendação de Acessibilidade digital em cursos de Educação a distãncia via Web para Pessoas com Deficiência Visual, ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, Andréa da Silva. Metodologia de Atendimento e Acesso de Pessoas com deficiência em Telecentros. Rio de Janeiro: MCT, 2007. v. 2000. 78p .

Capítulos de livros publicados
1.
MIRANDA, Andréa da Silva. Considerações sobre Acessibilidade e usabilidade em Ambientes Hipermídia. In: Vânia Ulbrichi; Alice Pereira. (Org.). Hipermídia um desafio da atualidade. Florianópolis: Pandion, 2008, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MIRANDA, Andréa da Silva; RORIGUES, J. G. . Educação On-Line: Umiência caminho para inclusão social de pessoas com defic. Educador direcional escolas, São Paulo, 12 jul. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, Andréa da Silva; RORIGUES, J. G. ; RODRIGUEZ, A. M. ; Zissou, Alex de Jesus ; ALVES, João Bosco da Mota . O papel da Acessibilidade Digital nos Processos Tecnológicos e Pedagógicos da Educação a Distância via web. In: Congreço Internacional de Educação a distância, 2008, Santos. Mapeando o impacto da EAD na cultura do Ensino/aprendizgem, 2008.

2.
MIRANDA, Andréa da Silva; RORIGUES, J. G. . Inclusão Digital: Tecnologias de Comunicação Digital Acessíveis a diferentes grupos de usuários. In: 13º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2007. 13 congresso internacional de educação a distancia: Em Busca de novos domínios e novos públicos através da Educação a Distância, 2007.

3.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota ; RORIGUES, J. G. ; RODRIGUEZ, A. M. . Interlinking of the concepts of acessibility and usability. In: World conference on distance education, 2006, Rio de janeiro. Promoting Quality in on-line Flexible and Distance Education, 2006.

4.
MIRANDA, Andréa da Silva; RODRIGUEZ, A. M. ; SPECIALSKI, E. S. ; LOUREIRO, S. V. L. ; RORIGUES, J. G. ; BARCIA, R. M. . VIAS_KA: Um modelo Computacional Acessível de auxílio a Alfabetização de Surdos.. In: 5º congresso Ibero-americano de informática na educação especial, 2005, Uruguai. 5º congresso Ibero-americano de informática na educação especial, 2005.

5.
MIRANDA, Andréa da Silva; LOUREIRO, S. V. L. ; RODRIGUEZ, A. M. ; RORIGUES, J. G. ; BARCIA, R. M. ; SPECIALSKI, E. S. ; PEZZI, S. . Subsidies Theoretical, Methodological and Technological for Constructing and Educational Service Plataform for Deaf People. In: CPSN 2005 - The 2005 International Conference on Computers for People with Special Needs, 2005, LAs Vegas. International MultiConference in Computer Science & Computer Engineering, 2005.

6.
MIRANDA, Andréa da Silva; RODRIGUEZ, A. M. ; LOUREIRO, S. V. L. ; RORIGUES, J. G. ; BARCIA, R. M. ; SPECIALSKI, E. S. . Vias-Ka: Modelo de Acessibilidade para Sistemas Computacionais de Educação a Distância. In: Congresso Latino Americano de Interação Humano - computador, 2005, Curnavaca. Congresso Latino Americano de Interação Humano - computador, 2005.

7.
MIRANDA, Andréa da Silva; RORIGUES, J. G. ; RODRIGUEZ, A. M. ; LOUREIRO, S. V. L. ; SPECIALSKI, E. S. ; BARCIA, I. M. . Considerações Sobre Educação de Surdos Utilizando Ambientes. In: 12º Congresso Internacional de Educação a distância, 2005, Florianópolis. 12º Congresso Internacional de Educação a distância, 2005.

8.
MIRANDA, Andréa da Silva; RODRIGUEZ, A. M. ; BARCIA, R. M. ; LOUREIRO, S. V. L. ; PEZZI, S. ; RORIGUES, J. G. ; SPECIALSKI, E. S. . Subsídios Para Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: 12º congresso Internacional de Educação a Distância, 2005, Florianópolis. 12º congresso Internacional de Educação a Distância, 2005.

9.
MIRANDA, Andréa da Silva; RODRIGUEZ, A. M. ; BARCIA, R. M. ; LOUREIRO, S. V. L. ; PEZZI, S. ; RORIGUES, J. G. ; SPECIALSKI, E. S. . Subsídios Para Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: 12º congresso Internacional de Educação a Distância, 2005, Florianópolis. 12º congresso Internacional de Educação a Distância, 2005.

10.
MIRANDA, Andréa da Silva; LOUREIRO, S. V. L. ; RODRIGUEZ, A. M. . VIAS-KA: UM MODELO COMPUTACIONAL ACESSÍVEL DE AUXÍLIO A ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS. In: 5º Congresso Ibero - Americano de Informática na Educação Especial, 2005, Montevideo. 2 congresso ibero-americano de informática educativa especial, 2005.

11.
MIRANDA, Andréa da Silva; RODRIGUEZ, A. M. ; RORIGUES, J. G. ; BARCIA, R. M. ; SPECIALSKI, E. S. ; LOUREIRO, S. V. L. . Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Considerações sobre o acesso de pessoas com deficiencia visual em cursos de educação a distância. In: 12º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2005, Florianópolis - Sc. 12º Congresso Internacional de Educação a distância, 2005.

12.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota . Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Considerações sobre o acesso de pessoas com deficiência visual em Cursos de Educação a Distância via Web. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. SBIE 2004 - Diversidade e Integração: desafios para a telemática na educação, 2004.

13.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota ; GUEDES, Anhair . Experimentação Remota: Uma ponte para a Inclusão Digital de Pessoas Portadoras de deficiencia. In: ATIID 2003, 2003, São Paulo. Seminario de Acessibilidade Tecnologia e Inclusão Digital, 2003.

14.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota . Análise ergonômica dos Programas DOSVOX e Virtual Vision. In: hygeia.fsp.usp.br/acessibilidade/cd/atiid2001/ artigos/ISeminarioATIID-Programa2001.doc, 2001, São Paulo. Anais do hygeia.fsp.usp.br/acessibilidade/cd/atiid2001/ artigos/ISeminarioATIID-Programa2001.doc, 2001.

15.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota ; FONSECA, Polyana . Ambientes de Aprendizagem Cooperativa Mediados por computador. In: 2º Seminário Regional de Santo Angelo, 2001, Santo Angelo. 2º Seminário Regional de Santo Angelo, 2001.

16.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota . Análise Ergonômica da Usabilidade dos programas DOSVOX e VIRTUAL VISION. In: ATIID I SEMINÁRIO ACESSIBILIDAD, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, 2001. Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital", 2001.

17.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota . Análise Ergonômica da Usabilidade dos programas DOSVOX e VIRTUAL VISION. In: ATIID I SEMINÁRIO ACESSIBILIDAD, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, 2001. Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, Andréa da Silva. Recomendações de Acessibilidade Digital em cursos de Educação a Distância para pessoas portadoras de deficiência. In: Congresso Ibero Americano de Informática na Educação Especial, 2001, Fortaleza. 2º congresso Ibero Americano de informática na educação especial, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, Andréa da Silva; RODRIGUEZ, A. M. ; Zissou, Alex de Jesus . O Papel da Acessibilidade Digital nos processos Tecnológicos e pedagógicos da Educação a distância via web. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MIRANDA, Andréa da Silva. Acessibilidade no Espaço Digital. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, Andréa da Silva; LOUREIRO, S. V. L. ; PEZZI, S. ; RORIGUES, J. G. . Tecnologias aplicadas a educação: Acessibilidade e USabilidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MIRANDA, Andréa da Silva. Curso de iniciação em informática. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MIRANDA, Andréa da Silva. Técnicas de Avaliação da Usabilidade e Recomendações de Acessibilidade Digital para o Desenvolvimento da Plataforma VIAS - KA. 2005 (Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota. Participação em banca de Douglas Kaminski. Sistema Hipermídia Adaptativo Acessível: Um Estudo Comparativo das Hipermídias Adaptativas e a Inserção da Acessibilidade.. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota. Participação em banca de Douglas Kaminski. Sistema Hipermídia Adaptativo Acessível: Um Estudo Comparativo das Hipermídias Adaptativas e a Inserção da Acessibilidade.. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MIRANDA, Andréa da Silva; RODRIGUEZ, A. M.. Participação em banca de BÁRBARA MARIA SOARES RAMOS. EFICÁCIA NO USO DE TECNOLOGIAS PARA ALAVANCAR O APRENDIZADO DO IDIOMA INGLÊS NO ENSINO MÉDIO.. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
MIRANDA, Andréa da Silva. Participação em banca de BERTHOLDO WERNER SALLES. DESENVOLVIMENTO DE UMA BASE DE CONHECIMENTO DE CASOS CLÍNICOS DE PACIENTES PORTADORES DE DESORDEM TEMPOROMANDIBULAR, COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E AUXÍLIO NO DIAGNÓSTICO. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MIRANDA, Andréa da Silva; RODRIGUEZ, A. M.. Participação em banca de Heleno Fulber. A Integração dos Processos de Gestão do Conhecimento nas Organizações a partir de uma Abordagem Sistêmica e Tecnológica.. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MIRANDA, Andréa da Silva; RODRIGUEZ, A. M.. Participação em banca de RAPHAEL WINCKLER DE BETTIO. INTERSECÇÃO DAS TÉCNICAS DE TERM EXTRATION E QUERY EXPANSION APLICADAS NA RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTUAIS.. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
MIRANDA, Andréa da Silva. Participação em banca de Ana Irene Alves de Oliveira. Desenvolvimento de Aplicativos para Avaliação e Ensino de pré-Requisitos para Aprendizagem de leitura e Escrita em Crianças com paralisia cerebral. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Boscp da Mota; GONÇALVES, Carlos Eduardo. Participação em banca de Victor Hugo Marques.Beta - Browser: Browser baseado em tecnologia assistiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MIRANDA, Andréa da Silva. Participação em banca de Juliana Medeiros Acordi.Decilibras - Dicionário de Língua Portuguesa para o Surdo em ambiente WEB. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MIRANDA, Andréa da Silva. 6º ECOINFO - Encontro de Estudantes de Informática. 2004. Universidade Luterana do Brasil.

2.
MIRANDA, Andréa da Silva. II Seminário Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital e Internacional ATTID. 2003. Universidade de São Paulo.

3.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, Adrina Gomes; RAAB, André Luiz Alice; FERNADES, Anita Maria da Rocha; GRANDI, Gilberto; ROSA, Lucila Maria Costi Santa; OLIVEIRA, Renate de; SALLES, Marcia Barros. II Fórum de Informática Aplicada à pessoas Portadoras de Necessidades Especiais e III Congresso Brasileiro de Computação. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15º congresso Internacional de EAD. Comitê cinetífico. 2009. (Congresso).

2.
2º Encontro Paraense de Educação a Distância.Acessibilidade em Cursos a Distância. 2009. (Encontro).

3.
14 Congresso Internacional de EAD. comitê científico. 2008. (Congresso).

4.
14º congresso Internacional de EAD. O Papel da Acessibilidade Digital nos processos Tecnológicos e Pdagógicos da Educação a Distância via Web.. 2008. (Congresso).

5.
13º congresso Internacional de Educação a Distância. Inclusão Grupos de Usuários. 2007. (Congresso).

6.
13º Congresso Internacional de Educação a Distância. Experiência de Acessibilidade em EAD. 2007. (Congresso).

7.
13º Congresso Internacional de Educação a Distância. Comitê científico. 2007. (Congresso).

8.
13º Congresso Internacional de Educação a Distância. Cmitê científico. 2007. (Congresso).

9.
13º Congresso Internacional de Educação a Distância. Experiência de Acessibilidade em EAD. 2007. (Congresso).

10.
Congresso catarinense de Empregabilidade Especial. Desafios da Empregabilidade e Renda da Pessoa com Deficiência. 2006. (Congresso).

11.
world conference on distance education.Interlinking the Concepts of Accessibility and Usability of ICT. 2006. (Outra).

12.
12º Congresso Internacional de Educação a Distância. Subsídios para Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Acessíveis para Pessoas com deficiência. 2005. (Congresso).

13.
12º Congresso Internacional de Educação a Distância. Inclusão em EAD. 2005. (Congresso).

14.
5º Congresso Ibero - Americano de Informática na Educação Especial. VIAS-KA - uM MODELO COMPUTACIONAL ACESSÍVEL DE AUXÍLIO A ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS. 2005. (Congresso).

15.
ENCOINFO 2004 - VII Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins.ENCOINFO 2004 - 6º Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins. 2005. (Encontro).

16.
Latin American Conference on Human Computer Interaction.VIASKA: Modelo de Acessibilidade para Sistemas Computacionais de Educação a Distância. 2005. (Outra).

17.
Latin American Conference on Human Computer Interaction.VIASKA: Modelo de Acessibilidade para Sistemas Computacionais de Educação a Distância. 2005. (Outra).

18.
ENCOINFO 2004 - 6º Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins.ENCOINFO 2004 - 6º Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins. 2004. (Encontro).

19.
III workshop de Atualização em Informática.M-learning: Palestra apresentada no III workshop de Atualização em Informática da Faculdade Atual. 2004. (Outra).

20.
III Workshop de atualização em informática.Tecnologias de suporte ao aprendizado cooperativo de pessoas portadoras de deficiência. 2004. (Outra).

21.
III Workshop de atualização em Informática.Redes de Experimentação Remota. 2004. (Outra).

22.
II workshop de Experimentação Remota.Redes de Experimentação remota: Palestra apresentada no III Workshop de atualização em informáticatca da Faculdade Atual.. 2004. (Outra).

23.
Seminário de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de Projetos de Educação.Seminário de andamento de projetos da Companhia Energética de Brasília. 2004. (Seminário).

24.
VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais: Mediando e Transformando o cotidiano.VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais: Mediando e Transformando o cotidiano. 2004. (Simpósio).

25.
6ª Semana Acadêmica do curso de ciência da Computação.Acessibillidade no espaço digital. 2003. (Outra).

26.
ATIID.II Seminário de Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital. 2003. (Seminário).

27.
ATIID.Diretrizes para planejamento e Implantação de um Serviço de Atenção on-line para Estudantes com Incapacidade. 2003. (Oficina).

28.
ATTID.Acessibilidade na Informação e Comunicação para Estudantes Universitários com Incapacidade. 2003. (Oficina).

29.
CBCOMP. III Congresso Brasileiro de Computação. 2003. (Congresso).

30.
III - Congresso Brasileiro de Computação CBCOMP.Informática Aplicada a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. 2003. (Outra).

31.
I Jornada Catarinense de Inclusão.I Jornada Catarinense de Inclusão. 2003. (Outra).

32.
I WIER. I Workshop Internacional de Experimentação Remota. 2003. (Congresso).

33.
VII CREAD. VII Congresso de Educação a Distância - Mercosul 2003. 2003. (Congresso).

34.
X Congresso Internacional de Educação a Distância. X Congresso Internacional de Educação a Distância. 2003. (Congresso).

35.
Congresso Brasileiro de Computação. XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2002. (Congresso).

36.
ATIID I SEMINÁRIO ACESSIBILIDAD, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL.Análise ergonômica dos programas DOSVOX e VIRTUAL VISION. 2001. (Seminário).

37.
IHC.4º Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2001. (Outra).

38.
SBmídia.7º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia. 2001. (Simpósio).

39.
SIBGRAF 2001.14th Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2001. (Simpósio).

40.
SVR 2001.4th SBC Symposium on Virtual Reality. 2001. (Simpósio).

41.
ENI- 99.I Escola de Informática Norte da SBC. 1999. (Seminário).

42.
10ª semana paraense de Informática. 10ª semana Paraense de Informática. 1996. (Congresso).

43.
Fórum Parense de Educação.Educação, Democracia e Qualidade Social no COntexto da Globalização. 1996. (Seminário).

44.
SouFran na Arte.XVI SOUFRAN na Arte. 1996. (Oficina).

45.
II Jornada do SOUFRAN.II Jornada Pedagógica da Escola Estadual Visconde de Souza Franco. 1995. (Outra).

46.
III Semana do centro de Ciencias exatas e naturais.III Semana do centro de Ciencias Exatas e naturais. 1994. (Seminário).

47.
SEPAI. 8ª Semana paraense de Informática. 1994. (Congresso).

48.
I Encontro dos Estudantes de Processamento de dados do Estado do Pará.I Encontro dos Estudantes de Processamento de dados do Estado do Pará. 1993. (Encontro).

49.
Seminários de Atualização em Informática.RIGTHSING - IBM. 1993. (Seminário).

50.
Seminários de Atualização em Informática.Evolução tecnológica em Redes de comutadas por pacotes de dados. 1993. (Seminário).

51.
Seminários de Atualização em Informática.Meios de acesso a Prodepa. 1993. (Seminário).

52.
Seminários de Atualização em Informática.Novas Tecnologias IBM. 1993. (Seminário).

53.
Seminários de Atualização em Informática.CISC x RISC. 1993. (Seminário).

54.
Seminários de Atualização em Informática.Formação do Profissional de Processamento de Dados. 1993. (Seminário).

55.
Seminários de Atualização em Informática.Tolerância a Falhas. 1993. (Seminário).

56.
Seminários de Atualização em Informática.Redes SERPRO. 1993. (Seminário).

57.
Seminários de Atualização em Informática.Tendencias e Tecnologias em Teleprocessamento. 1993. (Seminário).

58.
VII SEPAI. VII Semana paraense de informática. 1993. (Congresso).

59.
I ECCAD.I Escola de Computação Científica e Alto desempenho. 1992. (Seminário).

60.
I Encontro de Educação básica e III Semana Pedagógica.I Encontro de Educação Básica e III Semana Pedagógica. 1992. (Encontro).

61.
III Semana de Informática.III Semana de Informática. 1992. (Seminário).

62.
V CNECIM. V Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e matemática. 1992. (Congresso).

63.
V CNECIM.A Importância e o uso de materiais terrestres. 1992. (Oficina).

64.
V CNECIM.Ornamentos x Criatividade. 1992. (Oficina).

65.
I Semana de Matemática.A Geometria no 1º Grau. 1990. (Seminário).

66.
I Semana de Matemática.Algebra no 1º Grau. 1990. (Seminário).

67.
I Semana de Matemática.O ensino da Matemática no 1º e 2º Grau. 1990. (Seminário).

68.
I Semana de Matemática.Potenciação e Numeros Relativos. 1990. (Outra).

69.
17º Colóquio Brasileiro de Matemática.17º Colóquio Brasileiro de Matemática. 1989. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, Andréa da Silva. 3º Congresso Nacional De Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. 2008. (Congresso).

2.
MIRANDA, Andréa da Silva; ALVES, João Bosco da Mota ; OSMAN, Maria ; GAUTHIR, Fernando Ostuni . I Workshop Internacional de Experimentação Remota. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
BERTHOLDO WERNER SALLES. Um modelo de Portal do conhecimento para auxílio no diagnóstico e tratamento de sintomas de desordem temporomandibular e dor orofacial. Início: 2008. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
João Bosco da Mota Alves. Uma metodologia para Análise e especificação de requisítos para o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo, par ainclusão digital de comunidades carentes. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Andréa da Silva Miranda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Izaias Wariss Aguiar. Recomendações de Acessibilidade para Interfaces centradas em Usuários com dislexia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Informática) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Andréa da Silva Miranda.

2.
João Bosco da Mota Alves. BETA Browser- Browser baseado em tecnologias assistiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharel Em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Andréa da Silva Miranda.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Especialista em Acessibilidade, nesta área participou dos seguintes importantes projetos: 

1- Desenvolvimento da Metodologia para implantação e Atendimento em Telecentros Acessíveis (Acessibilidade Brasil)
2- Professora conteudista do curso de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho (SENAC-SC)
3- Plataforma de Educação a distância acessível a pessoas com deficiência (Instituto VIAS)
4- Consultora do projeto STID - Soluções de Telecomunicação para Inclusão digital  (CPQD)



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