Joseane Pinto de Arruda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8044627954871823
  • Última atualização do currículo em 28/02/2016


Graduação em Pedagogia das Séries Iniciais e Supervisão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1990), Mestrado (2004) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011), com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2010). Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino e na aprendizagem da Matemática da escolarização inicial. Atua nas seguintes temáticas: formação de professores/professoras, avaliação escolar, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e História da Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joseane Pinto de Arruda
Nome em citações bibliográficas
ARRUDA, Joseane P. de;ARRUDA, J. P. de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Colégio de Aplicação.
Campus Universitário
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 000000000
Telefone: (48) 37216701
Ramal: 00000
Fax: (48) 00000000
URL da Homepage: http://www.ca.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Fac. Ciên. e Tecn., Universidade Nova de Lisboa (Orientador: José Leonardo de Matos).
Título: Histórias e Práticas de um Ensino na Escola Primária: marcas e movimentos da matemática moderna, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Cláudia Regina Flores.
Palavras-chave: História da Educação Matemática; ensino/aprendizagem; Estudo Histórico Comparado.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Cidadania e Matemática no Livro Didático para as séries iniciais do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Dr Méricles Thadeu Moretti.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Livro Didático de Matemática; Cidadania; Parâmetros Curriculares Nacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1993
Especialização em Magistério das Séries Iniciais. (Carga Horária: 375h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: A Matemática da Vida e a Matemática Formal no Ensino das 4ª séries do 1º Grau.
Orientador: Sueli Wolff Weber.
1986 - 1991
Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar e Séries Iniciais.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Diálogos Interculturais:descolonizar saber/poder. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
O professor na sociedade contemporânea. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Extra Curricular Inglês I e II. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Educação e violência nas escolas. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2008 - 2008
Fazendo Gênero. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em A infância na escola de nove anos no Brasil. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Jogos para pensar e calcular. (Carga horária: 21h).
Educasul, EDUCASUL, Brasil.
2007 - 2007
A utilização de projetos na educação infantil. (Carga horária: 40h).
Futuro Marketing e Eventos, FME, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em A relação seres humanos-animais-sociedade-natureza. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Ética e Justiça Ambiental. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Curso sobre Educação Infantil e Séries Iniciais. (Carga horária: 40h).
Futuro Marketing e Eventos, FME, Brasil.
2006 - 2006
Acessibilidade: caminho para a educação inclusiva. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Alternativas de trabalho pedagógico-deficiência. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Projetos de Trabalho. (Carga horária: 40h).
Futuro Marketing e Eventos, FME, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Ética Global Benefício Humano, Sofrimento Animal. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Extra Curricular Francês III e IV. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Práticas Pedagógicas e Projetos de Trabalho. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Práticas Pedagógicas e Saberes Escolares. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Extra Curricular de Francês I e II. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
III Fórum PPP do CA/UFSC. (Carga horária: 23h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2000 - 2000
Uma proposta a partir dos Projetos de Trabalho. (Carga horária: 70h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2000 - 2000
Ensino de Matemática e PCN´s. (Carga horária: 10h).
Escola Sarapiquá, SARAPIQUÁ, Brasil.
2000 - 2000
Problemas? Mas que problemas?. (Carga horária: 4h).
Editora Saraiva - Fortaleza, SARAIVA, Brasil.
1999 - 1999
II Fórum PPP do CA/UFSC. (Carga horária: 11h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Curso-Oficina de Matemática. (Carga horária: 10h).
Secretaria do Estado da Educação e Desporto (SC), SEED, Brasil.
1999 - 1999
A Prática Pedagógica nas Séries Iniciais:reflexões. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Projeto Político Pedagógico - Regime de Ensino. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Formação de Educadores. (Carga horária: 40h).
Escola Sarapiquá, SARAPIQUÁ, Brasil.
1999 - 1999
Reforma Curricular na Espanha-Projetos de Trabalho. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 1998
Matemática de 1 à 4 série. (Carga horária: 3h).
Editora Saraiva - Fortaleza, SARAIVA, Brasil.
1998 - 1998
Psicologia Histórico-Cultural e Educação:reflexões. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 1998
I Fórum PPP no CA/UFSC. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 1998
Jornada Curitibana de Educação Escolar e Pré. (Carga horária: 24h).
Futuro Marketing e Eventos, FME, Brasil.
1997 - 1997
Avaliação do processo ensino-aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1997 - 1997
Internet na Educação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1995 - 1995
Seminário de aprofundamento em supervisão escolar. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1995 - 1995
A Geometria de 1 a 4 série. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1995 - 1995
Reflexões sobre o ensino de Português. (Carga horária: 11h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1994 - 1994
Jogos em Classe - um recurso didático. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1994 - 1994
Literatura Infantil. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1993 - 1994
Capacitação Docente - PPP do CA/UFSC. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1993 - 1993
A interdisciplinaridade e a prática pedagógica. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
1992 - 1992
Encontros Pedagógicos para Educadores de 1-4série. (Carga horária: 15h).
Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
1992 - 1992
Atualização para professores de 1 a 4 séries. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
1991 - 1992
Extensão universitária em Matemática nas séries iniciais do 1 Grau. (Carga horária: 425h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
1991 - 1991
Alfabetização e Cidadania. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Disseminação de Inovações no ensino de Ciências-SC. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1989 - 1989
Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1988 - 1988
Educação pré-escolar em SC. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
1988 - 1988
Seminário "LDB da Educação Nacional". (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Educação, Colégio de Aplicação.

08/1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática na escolarização inicial (atual anos iniciais do Ensino Fundamental)


Linhas de pesquisa


1.
Escolarização, Práticas Docentes e Conhecimentos

Objetivo: A linha tem o propósito de reunir estudos com foco na abordagem ampla do processo de ensino e da escolarização como prática social e da formação de educadores para distintos espaços educativos no contexto da sociedade brasileira. Coordenadoras: Vânia M. da Silva e Maria Hermínia F. Lage Laffin www.ced.ufsc.br/escolarizacaoeconhecimentos/.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Formação de professores e professoras; Ensino; escolarização de crianças, jovens e adultos.
2.
História da Educação Matemática

Objetivo: Criada pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT) que reúne pesquisadores de diversos estados e universidades do país, a linha destaca-se pelo desenvolvimento coletivo de projetos temáticos de pesquisa sobre educação matemática nos diversos níveis de escolaridade. Seus propósitos concentram-se em investigar a História do ensino de matemática, dos conteúdos, dos livros didáticos, da disciplina Matemática e da formação de professores de matemática são alguns temas dos projetos. Vale dizer que em 2008, o GHEMAT criou o seu Centro de Documentação, constando em seu acervo os arquivos pessoais de educadores matemáticos como Euclides Roxo, Osvaldo Sangiorgi, Ubiratan D´Ambrosio, Scipione Di Pierro Netto, Lucília Bechara Sanchez, Manhúcia Liberman dentre outros. Coordenador: Wagner R. Valente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática / Especialidade: Ensino de Matemática.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: História da Educação Matemática; História da Educação; Ensino de Matemática.
3.
Linguagem, representação e matemática moderna: análise de uma nova forma de pensar, de representar e de ensinar

Objetivo: Ampliar as bases históricas de análise do ideário atribuído à implantação da matemática moderna nas escolas catarinenses. Coordenadora: Cláudia R. Flores. Integrantes: Joseane P. de Arruda, Ivone C. Buratto, Jussara Brigo, Gislaine T. B. Guérios, Hellen Zago, Cristiani M. Kusma..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; História da Educação Matemática; Movimento da Matemática Moderna (MMM).
4.
História, cultura e ensino de matemática

Objetivo: Abordagem do ensino da matemática adentrando-se no campo da história e da história da educação, considerando os aspectos sócio-culturais na constituição de saberes matemáticos e visando a compreensão dos fundamentos teóricos e epistemológicos que permeiam os conhecimentos escolares e a prática docente. Cumpre dizer que as implicações metodológicas são pautadas na história cultural. Pesquisadores coordenadores: André Luís Mattedi Dias; Cláudia Regina Flores e Jane Bittencourt. Estudantes: Cristiani Maria Kusma Rocco; Gislaine Teixeira Borges Guérios; Ivone Catarina Freitas Buratto; Joseane Pinto de Arruda e Jussara Brigo..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: História da Educação; Ensino e Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino; Educação Matemática.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Mostrar o ver no corpo de Eva: Desenho e Arte na Educação Matemática
Descrição: : Este projeto insere-se nas discussões atuais sobre arte e visualidade na educação, e nutre-se de experiências anteriores obtidas com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que buscam construir uma estrutura e elementos teóricos para uma perspectiva da visualidade na educação matemática. A temática de estudo que ora se apresenta é o estudo da imagem do corpo humano, seja no desenho, na ciência, ou na arte, analisando a elaboração de um olhar matemático e científico, com o propósito de desenvolver exercícios denominados mostrar o ver . A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Como se criaram desenhos e formas de olhar para o corpo humano? Como a imagem do corpo humano pode constituir-se como objeto para a elaboração de exercícios que relacionem visualidade e matemática? Três etapas são delineadas para o desenvolvimento do projeto: estudo e construção da perspectiva teórica da visualidade para a educação matemática; identificação, catalogação e estudo de manuais de desenhos e pinturas artísticas acerca da representação do corpo; elaboração, aplicação e análise de estratégias metodológicas para o ensino de geometria, centradas no exercício que se chama mostrar o ver . Este projeto deve contribuir para a continuidade da construção de uma perspectiva da visualidade na educação matemática, considerando as relações entre arte e matemática, bem como a produção de material pedagógico dirigido à formação do professor para ensinsar matemática...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Joseane Pinto de Arruda - Integrante / Cláudia Regina Flores - Coordenador / Ivone Catarina Buratto - Integrante / Débora Wagner - Integrante / Piersandra Simão dos Santos - Integrante / Rosilene Beatriz Machado - Integrante / Marizoli Regueira Schneider - Integrante / Cassia Aline Schuck - Integrante / Liliane Silveira de Medeiros - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Práticas do Olhar na Pintura Catarinense
Descrição: O tema deste projeto é sobre arte e visualidade no ensino de geometria. A pergunta norteadora é quais regimes de visualidade e como modos de olhar podem ser praticados em pinturas com o propósito de ensinar geometria? Considera-se o conceito de visualidade ao invés de visualização em educação matemática pautando-se nos Estudos Visuais e Cultura Visual. O lugar do estudo se dá em manifestações artísticas catarinenses, em particular, a arte plástica. As ações de trabalho se dão em três momentos: estudo dos regimes visuais relacionados com manifestações artísticas; identificação e catalogação de pinturas catarinenses; realização de ensaios que permitam atividades de ensino relacionadas com arte e práticas do olhar em matemática. Isso deverá contribuir com reflexões pedagógicas e curriculares acerca dos conteúdos geométricos e das formas de ensinar geometria afirmando, particularmente, a relação entre arte, visualidade e matemática como linha de pesquisa para a educação matemática. Como resultado espera-se produzir artigos para publicação que, reunidos, poderão compor uma proposta pedagógica para o ensino de geometria com enfoque na arte e na visualidade...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Joseane Pinto de Arruda - Integrante / Cláudia Regina Flores - Coordenador / David Antonio Costa - Integrante / Ivone Catarina Buratto - Integrante / Débora Wagner - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BITTENCOURT, J.2015BITTENCOURT, J. ; MACHADO, R. B. ; ARRUDA, J. P. de ; FLORES, C. R. . Entre as frestas de um ensino significativo: aberturas para um debate na formação (matemática) de professores pedagogos. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. v. 17, p. 191-218-218, 2015.

2.
ARRUDA, Joseane P. de2014ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia R. ; MATOS, J. M. . A Reforma Curricular da Matemática Moderna no Ensino Primário: um estudo entre escolas. Quadrante (Lisboa), v. XXIII, p. 29-42, 2014.

3.
SANTOS, P. S.2013SANTOS, P. S. ; FLORES, C. R. ; ARRUDA, J. P. de . Fotografias: o visível e o invisível de uma história do ensino da Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 8, p. 7-22, 2013.

4.
ARRUDA, Joseane P. de2012ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia R. . A constituição da matemática como uma disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Acta Scientiae, v. 14, p. p.27-39, 2012.

5.
ARRUDA, Joseane P. de2011ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia R. . Duas professoras, dois testemunhos: tecendo uma história das práticas do ensino de matemática no primário. Sobre Tudo, v. 07, p. 110-126, 2011.

6.
ARRUDA, Joseane P. de2010 ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia R. . A Linguagem dos Conjuntos no Ensino de Matemática: um estudo de caso em uma escola primária. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 405-424, 2010.

7.
ARRUDA, Joseane P. de2003ARRUDA, Joseane P. de; MORETTI, Méricles T. ; SOARES, Maricélia . O jogo das relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalho. Zetetike (UNICAMP), Campinas:SP, v. 11, n.n.20, p. 85-110, 2003.

8.
ARRUDA, Joseane P. de2002ARRUDA, Joseane P. de; MORETTI, Méricles T. . Cidadania e Matemática: um olhar sobre os livros didáticos para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), Itajaí:SC, v. 2, n.n.6, p. 423-438, 2002.

9.
ARRUDA, Joseane P. de2001ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia ; MORETTI, Méricles T. ; CUNHA, J. L. . Os Obstáculos Didáticos são Contornáveis?. Presença Pedagógica, Belo Horizonte - MG, v. 7, n.N.42, p. 46-53, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia R. . FLORES, Claudia R. (Org.) ; ARRUDA, J. P. (Org.) . A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal: contribuições para a história da educação matemática.. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2010. v. v.1. 224p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia R. . 'Tecendo fios, en-fiando-se no texto': uma história do ensino de matemática na escola primária. In: Maria de Fátima Sabino Dias; Maria Inêz Probst Lucena; Marise da Silveira; Nara Caetano Rodrigues; Vera Lucia Bazzo. (Org.). História, Memória e Práticas Escolares. 1ed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014, v. 1, p. 126-149.

2.
ARRUDA, Joseane P. de; SANTANA, I. P. . Fontes para a história da educação matemática: indicativos de pesquisas recentes nos pôsteres do I ENAPHEM (2012). In: Wagner Rodrigues Valente. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil. 1ed.Natal - RN: Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 187-199.

3.
FLORES, Cláudia R. ; ARRUDA, Joseane P. de . REGINA DAMM. In: VALENTE, Wagner Rodrigues. (Org.). Educadoras Matemáticas: Memórias, Docência e Profissão. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2013, v. 1, p. 321-334.

4.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia R. ; BRIGO, Jussara . A matemática nos programas oficiais para o ensino primário de Santa Catarina.. In: ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia R.. (Org.). A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal: contribuições para a história da educação matemática. 1ed.São Paullo: Annablume, 2010, v. 1, p. 117-142.

5.
ARRUDA, Joseane P. de. O conhecimento escolar e suas mediações: Professora, vale nota? Portfólio, trabalho pedagógico e processos de avaliação nos anos iniciais. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. (Org.). Crianças, jovens e adultos. 1ed.Florianópolis/SC: Letras Contemporâneas, 2008, v. 1, p. 21-32.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARRUDA, Joseane P. de; SOARES, Maricélia . Revista do Programa de Educação Corporativa. Revista do PEC, Curitiba:PR, , v. 3, p. 19 - 30, 20 mar. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Piersandra S. dos ; ARRUDA, Joseane P. de ; FLORES, Cláudia R. . História do Ensino de Matemática nos Primeiros Anos de Escolaridade: o caso do Grupo Escolar Lauro Muller. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Encontro Nacional de Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas, 2013. v. 1.

2.
ARRUDA, Joseane P. de. Apropriações e Práticas de um Ensino de Matemática Moderna na Escola Primária. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Encontro Nacional de Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas, 2013. v. 1.

3.
COSTA, David A. ; ARRUDA, Joseane P. de ; SILVEIRA, Rosangela K. ; OLIVEIRA, Simone F. de . Tratamento Digital das Fontes para a Escrita da HEM: edição, compactação, armazenamento e catalogação. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Encontro Nacional de Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas, 2013. v. 1.

4.
COSTA, D. A. ; ARRUDA, Joseane P. de . Repositório Institucional de Fontes para a História da Educação Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina. In: ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. Caderno de Resumo do I ENAPHEM. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012. v. 1.

5.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, C. R. ; MATOS, J. M. . Metodologias e Materiais Estruturados para Ensinar Matemática Moderna: um estudo histórico comparativo. In: I Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2011, Covilhã. Comunicações, 2011.

6.
ARRUDA, Joseane P. de; COSTA, Adriana da ; ANDRADE, Maria Clarete Borges de ; LAFFIN, Maria H. L ; LOUREIRO, Carla C. ; POGGIO, Ines S ; BRAVO, Teresinha I. ; MARTINS, Silvia M. . A participação das crianças em diferentes processos de ensino e avaliação. In: XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural, 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder, 2009.

7.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia R. . Matemática Moderna no Ensino Primário: um estudo inicial nos programas oficiais e planos de ensino. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia. Educação Matemática: as relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula. Goiânia: cegraf.ufg.br (www.editora.ufg.br), 2009. v. 1. p. 01-212.

8.
ARRUDA, Joseane P. de. A Teoria dos Conjuntos no Ensino Primário: um marco da linguagem da matematica moderna. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro. Educação Matemática: possibilidades de interlocução. Rio Claro/SP: unesp, 2008. v. 1.

9.
ARRUDA, Joseane P. de. A Moderna Matemática no Ensino Primário e o Colégio de Aplicação da UFSC: primeiras impressões. In: III Congresso Íbero-Americano CIAVE e VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2008, Curitiba. Educação: Histórias e Políticas. Curitiba/PR: Editora Champagnat, 2008. v. 1.

10.
ARRUDA, Joseane P. de; COSTA, Adriana da ; LAFFIN, Maria H. L ; POGGIO, Ines S ; LOUREIRO, Carla C. ; MARTINS, Silvia M. . O conhecimento das crianças e as ações avaliativas. In: V Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras, 2007, Rio de Janeiro. Cultura, história, sujeitos e singularidades. Rio de Janeiro: FAPERJ/CEPUERJ, 2007. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, D. A. ; ARRUDA, J. P. de . Repositório Institucional de Fontes para a História da Educação Matemática na UFSC.. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. 2012, Vitória da Conquista. Anais I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Vitória da Conquista:: UESB, 2012. v. 1.

2.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, C. R. ; MATOS, J. M. . Metodologias e Materiais Manipuláveis para Ensinar Matemática Moderna na Escolarização Inicial: o caso dos Jardins-Escolas João de Deus. In: IX Seminário Temático o Movimento da Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal, 2010, Juiz de Fora. o Movimento da Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal, 2010.

3.
ARRUDA, Joseane P. de. Matemática Moderna no Ensino Primário de Santa Catarina: dos programas oficiais aos planos de ensino. In: VII Seminário Temático O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal, 2009, Florianópolis. O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Piersandra S. dos ; ARRUDA, Joseane P. de ; FLORES, Cláudia R. . Escolarização da Geometria nas Séries Iniciais: uma análise em livros didáticos. In: I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. Caderno de Resumo do I ENAPHEM. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012. v. 1. p. 177-179.

2.
ARRUDA, Joseane P. de; TEBALDI, Lisiane R. . Autonomia e Criatividade: o Portfólio nas séries iniciais. In: IV Congresso Internacional sobre Educação Infantil e Séries Iniciais, 2007, Porto Alegre. IV Congresso Internacional. Curitiba: Congressos e Eventos, 2007. v. I.

3.
ARRUDA, Joseane P. de; ANDRADE, Maria Clarete Borges de . Quem falou que não pode ser de outro jeito? As crianças e as relações com o conhecimento. In: Congresso Internacional sobre Projetos na Educação, 2005, Curitiba. Sobre Projetos na Educação. Curitiba: Congressos e Eventos, 2005. v. I.

4.
ARRUDA, Joseane P. de; LAFFIN, Maria H. L ; COSTA, Adriana da . Portfólios: um olhar contextualizado da avaliação no percurso ensino-aprendizagem. In: Congresso Internacional sobre Projetos na Educação, 2005, Curitiba. Sobre Projetos na Educação. Curitiba: Congressos e eventos, 2005. v. I.

5.
ARRUDA, Joseane P. de. Prática Pedagógicas e Saberes Escolares - Registro em Home-Page. In: 2ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis. Práticas Pedagógicas e Saberes Escolares, 2003.

6.
ARRUDA, Joseane P. de. A matemática e o livro didático no Ensino Fundamental: espaço para qual cidadania?. In: VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2002, Campinas. A Pesquisa em Educação Matemática: múltiplos olhares sobre sua produção e perspectivas teórico-metodológicos. Campinas: UNICAMP, 2002. v. 1. p. 529-536.

7.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia ; MORETTI, Méricles T. . Os obstáculos didáticos são Incontornáveis?. In: VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Obstáculos didáticos são incontornáveis?. Rio de Janeiro, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
KUHN, T. T. ; FLORES, C. R. ; ARRUDA, J. P. de . Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte. Linhas (Florianópolis. Online), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
KUHN, Thaline. T. ; FLORES, Cláudia R. ; ARRUDA, Joseane P. de . Geometria e desenho nos programas de ensino dos Grupos Escolares catarinenses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARRUDA, Joseane P. de. Narrativas, olhares matemáticos e visualidade nos 5 anos do Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS, Piersandra S. dos ; ARRUDA, Joseane P. de ; FLORES, Cláudia R. . História do Ensino de Matemática nos Primeiros Anos de Escolaridade: o caso do Grupo Escolar Lauro Muller. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, D. A. ; ARRUDA, Joseane P. de ; SILVEIRA, Rosangela K. ; OLIVEIRA, Simone F. de . Tratamento Digital das Fontes para a Escrita da HEM: edição, compactação, armazenamento e catalogação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
COSTA, D. A. ; ARRUDA, Joseane P. de . Repositório Institucional de Fontes para a História da Educação Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ARRUDA, Joseane P. de. Marcas e Movimentos da Matemática Moderna: histórias, práticas e representações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, C. R. ; MATOS, J. M. . Metodologias e Materiais Estruturados para Ensinar Matemática Moderna: um estudo histórico comparativo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, C. R. . Rastros de uma Cultura de Ensino de Matemática Moderna no Ensino Primário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, C. R. ; MATOS, J. M. . Metodologias e Materiais Manipuláveis para Ensinar Matemática Moderna na Escolarização Inicial: o caso dos Jardins-Escolas João de Deus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARRUDA, Joseane P. de. As inovações Metodológicas para a Linguagem da Matemática Moderna no Ensino Primário: um estudo histórico comparado entre Brasil e Portugal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ARRUDA, Joseane P. de. Matemática Moderna no Ensino Primário de Santa Catarina: dos programas oficiais aos planos de ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARRUDA, Joseane P. de; Costa, Adraina da ; BRAVO, Teresinha I. ; ANDRADE, Maria Clarete Borges de ; LAFFIN, Maria H. L ; MARTINS, Silvia M. ; LOUREIRO, Carla C. ; POGGIO, Ines S . A participação das crianças em diferentes processo de ensino e avaliação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, Cláudia . Matemática Moderna no Ensino Primário: um estudo inicial nos programas oficiais e planos de ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARRUDA, Joseane P. de. A Linguagem dos Conjuntos no Ensino Primário em Tempos de Matemática Moderna: primeiros estudos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
ARRUDA, Joseane P. de. A Teoria dos Conjuntos no Ensino Primário: um marco da linguagem da matemática moderna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ARRUDA, Joseane P. de. Marcas e Movimentos Singulares da Linguagem Moderna da Matemática no Ensino Primário: um estudo no Colégio de Aplicação da UFSC. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ARRUDA, Joseane P. de. A Moderna Matemática no Ensino Primário e o Colégio de Aplicação da UFSC: primeiras impressões. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ARRUDA, Joseane P. de; COSTA, Adriana da ; LAFFIN, Maria H. L ; MARTINS, Silvia M. . A Participação das Crianças em diferentes processos de ensino e avaliativos: o portfólio, a reunião participativa e o conselho de classe. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ARRUDA, Joseane P. de; TEBALDI, Lisiane R. . Autonomia e Criatividade: o portfólio nas séries iniciais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
DANIELEWICZ, Juliana X. ; ARRUDA, Joseane P. de . Fidelidade Canina: a relação entre a influência dos donos no comportamento canino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ARRUDA, Joseane P. de; SOARES, Maricélia . (Re)afirmando; (re)negociando e (re)criando relações no ambiente escolar: a influência do contrato didático. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ARRUDA, Joseane P. de. Parecerista ad hoc do Caderno de Conteúdos e Metodologias do Ensino da Matemática IV do Programa Universidade Aberta do Brasil - UDESC. 2013.

2.
ARRUDA, Joseane P. de. Parecerista ad hoc do Caderno de Conteúdos e Metodologias do Ensino da Matemática III do Programa Universidade Aberta do Brasil - UDESC. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
ARRUDA, Joseane P. de; FLORES, C. R. . Aspectos Teóricos e Práticos da habilidade de visualização no ensino de geometria. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ARRUDA, Joseane P. de. Educação de Jovens e Adultos e Formação Docente: Ensino de Matemática. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEITE, C. D. P.; DUARTE, C. G.; GUIMARAES, L. B.; ARRUDA, J. P. de. Participação em banca de Aline Cássia Schuck. Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
BARBOSA, H. H. J.; SANTOS, A.; ARRUDA, J. P. de; DUARTE, C. G.. Participação em banca de Flávia Caraíba de Castro. Quantidades Intensivas: análise de uma intervenção com alunos de 5 ano do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
FLORES, C. R.; ARRUDA, J. P. de; GARNICA, A. V. M.; RIOS, D.; COSTA, D. A.. Participação em banca de Piersandra Simão dos Santos. A escolarização da matemática no grupo escolar Lauro Müller (1950-1970). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
FLORES, C. R.; LEITE, C. D. P.; ARRUDA, J. P. de; BURATTO, I. C.. Participação em banca de João Carlos Pereira de Moraes. Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
VALENTE, W. R.; ARRUDA, Joseane P. de; SILVA, V. L. G.. Participação em banca de Rosangela Kirst da Silveira. Orientações da Reforma Orestes Guimarães para a Matemática na Escola Normal Catharinense. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
VALENTE, W. R.; Iran A. Mendes; ARRUDA, Joseane P. de; COSTA, D. A.. Participação em banca de Ivone Catarina Freitas Buratto. Historicidade e Visualidade: proposta para uma nova narrativa na educação matemática. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
DUARTE, C. G.; TASCHETTO, L. R.; ARRUDA, J. P. de; CASSIANI, S.. Participação em banca de Aline de Goes. Tornar o aluno crítico: enunciado (in)questionável no discurso da Educação Matemática. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
FLORES, Cláudia R.; ARRUDA, J. P. de; GOMES, M. L. M.; SILVA, V. L. G.. Participação em banca de Thaline Thiesen Kuhn. Aproximações e afastamentos da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
FLORES, C. R.; LEITE, C. D. P.; ARRUDA, J. P. de; COSTA, D. A.. Participação em banca de João Carlos Pereira de Moraes. Entre ponto e linha no plano: uma experiência do corpo no 5 ano do Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, David A.; GIMENEZ, Carmem S. C.; ARRUDA, Joseane P. de. Participação em banca de Anieli Joana Godoi.Metodologia para ensino de fração no ensino primário presentes nas revistas pedagógicas do Estado do Rio Grande do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MACHADO, R. B.; ARRUDA, J. P. de; FLORES, C. R.; LIMA, P. M.. Participação em banca de Janaina Gorette Moreira Bitencourt.Entre as frestas de um ensino significativo: a matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
COSTA, D. A.; MACHADO, R. B.; ARRUDA, J. P. de. Participação em banca de Simone Fátima de Oliveira.Professora, é de mais ou é de menos?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
ARRUDA, Joseane P. de; SOUTO-MAIOR, Lara D.. Participação em banca de César Augusto Xavier.Ressignificando o portfólio no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos - Norte Ingleses da Prefeitura Municipal de Florianópolis.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
FLORES, C. R.; ARRUDA, Joseane P. de; TANEJA, Inder J.. Participação em banca de Sandra Mara Avila de Oliveira.O Contexto do Ensino de Geometria nas séries iniciais em Escolas da Rede Estadual do município de São José/SC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
FLORES, C. R.; ARRUDA, Joseane P. de; MORETTI, M. T.. Participação em banca de Bruna de Souza.Matemática e Cultura - uma proposta de aividade a partir das fortalezas da Ilha de Santa Catarina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARRUDA, J. P. de; BAZZO, J. L. S.; SOUTO-MAIOR, L. D.. Concurso para o cargo de Professor de Educação Geral - Habilitação Anos Iniciais. 2015. Colégio de Aplicação da UFSC.

2.
ARRUDA, Joseane P. de; OLIVEIRA, Izabel C V; SILVA, Marilei M da. Processo seletivo simplificado de professor substituto na área de conhecimento de Educação Geral. 2007. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
ARRUDA, Joseane P. de; KONRADT, Mariza C; MOREIRA, Valéria C.; COSTA, Adriana da. Processo seletivo simplificado para professor substituto na área de Educação Geral. 2006. Colégio de Aplicação da UFSC.

4.
ANDRADE, Maria Clarete Borges de; OLIVEIRA, Izabel C V; BUSS, Denise N.; ARRUDA, Joseane P. de. Processo seletivo simplificado para professor substituto na área de Educação Geral. 2005. Colégio de Aplicação da UFSC.

5.
DAMIANI, Sylvia T.; SERRÃO, Maria I. B; ARRUDA, Joseane P. de. Concurso Público Seletivo para Professor Efetivo - Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2004. Universidade Federal de Santa Catarina - CED/CA.

Outras participações
1.
ARRUDA, Joseane P. de; SOLIGO, M. G.; SOUTO-MAIOR, Lara D.. Processo seletivo simplificado para professor substituto. 2014. Colégio de Aplicação da UFSC.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Narrativas, olhares matemáticos e visualidade nos 5 anos do Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).

2.
XI Seminário Temático: A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1870-1970s.O ensino da geometria e do desenho nos grupos escolares catarinenses. 2014. (Seminário).

3.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas.História do Ensino de Matemática nos Primeiros Anos de Escolaridade: o caso do Grupo Escolar Lauro Muller. 2013. (Encontro).

4.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas.Cultura/História Regional e as Produções em História da Educação Matemática. 2013. (Encontro).

5.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas.Sub-eixo História da Educação Matemática e Cultura. 2013. (Encontro).

6.
I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Repositório Institucional de Fontes para a História da Educação Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. (Encontro).

7.
I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Escolarização da Geometria nas Séries Iniciais: uma análise em livros didáticos. 2012. (Encontro).

8.
I Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática. Metodologias e Materiais Estruturados para Ensinar Matemática Moderna: um estudo histórico comparativo. 2011. (Congresso).

9.
X Seminário Temático: Movimento da Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal.Marcas e Movimentos da Matemática Moderna: histórias, práticas e representações. 2011. (Seminário).

10.
23 Encontro de Seminário Nacional de História da Matemática. 2010. (Encontro).

11.
Encontro de Investigação em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

12.
VII Seminário Temático O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal.Matemática Moderna no Ensino Primário de Santa Catarina: dos programas oficiais aos planos de ensino. 2009. (Seminário).

13.
VII Seminário Temático O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal.Matemática Moderna no Ensino Primário de Santa Catarina: dos programas oficiais aos planos de ensino. 2009. (Seminário).

14.
XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural (ARIC). A participação das crianças em diferentes processos de ensino e avaliação. 2009. (Congresso).

15.
XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Matemática Moderna no Ensino Primário: um estudo inicial nos programas oficiais e planos de ensino. 2009. (Encontro).

16.
A participação das crianças na elaboração do Portfólio para as turmas da Pedagogia.A participação das crianças e os processos avaliativos. 2008. (Outra).

17.
III Congresso Ibero-Americano - CIABE e VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2008. (Congresso).

18.
III Congresso Ibero-Americano - CIAVE e VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. A Moderna Matemática no Ensino Primário e o Colégio de Aplicação da UFSC. 2008. (Congresso).

19.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8. 2008. (Seminário).

20.
V Seminário Temático do Projeto: A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal.Marcas e Movimentos Singulares da Linguagem Moderna da Matemática no Ensino Primário: um estudo no Colégio de Aplicação da UFSC. 2008. (Seminário).

21.
XII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2008. (Encontro).

22.
XII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A Teoria dos Conjuntos no Ensino Primário: um marco da linguagem da matemática moderna. 2008. (Encontro).

23.
A infância na escola de nove anos no Brasil: limites e possibilidades. 2007. (Outra).

24.
EDUCASUL: Pensar a Infância de 0 a 10 anos. Autonomia e Criatividade: o portfólio nas séries iniciais. 2007. (Congresso).

25.
IV Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais. 2007. (Congresso).

26.
IV Congresso Internacional sobre Educação Infantil e Séries Iniciais. Autonomia e Criatividade: o portfólio nas séries iniciais. 2007. (Congresso).

27.
Portfólio e trabalho pedagógico para as turmas da pedagogia.O trabalho pedagógico, avaliação e o porfólio nos anos iniciais. 2007. (Outra).

28.
V SICEA - Seminários de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras.O Conhecimento das Crianças e as Ações Avaliativas. 2007. (Seminário).

29.
Arte na Escola.Projetos de Trabalho: possibilidades para organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico em arte-educação. 2006. (Oficina).

30.
Congresso Latino-Americano e Brasileiro de Educação Humanitária. 2006. (Congresso).

31.
Curso de Extensão: A relação seres humanos-animais como relação sociedade-natureza: aspectos éticos, educacionais e ambientais. 2006. (Outra).

32.
Curso Ética e Justiça Ambiental: limites e perspectivas de fundamentação. 2006. (Outra).

33.
III Congresso Internacional sobre Educação Infantil e Séries Iniciais. 2006. (Congresso).

34.
III Curso de Capacitação na Área de Educação Inclusiva: acessbilidade um caminho para a educação inclusiva. 2006. (Simpósio).

35.
Projeto de Extensão: Cartilha Amigo Animal segunda edição.Elaboração de atividades e sugestões para a cartilha amigo animal 2. 2006. (Outra).

36.
Reunião Anual da SBPC.Fidelidade Canina: a relação entre a inlfuência dos donos no comportamento canino.. 2006. (Encontro).

37.
Seminário Estadual de Proteção aos Animais. 2006. (Seminário).

38.
Alternativas de trabalho pedagógico com alunos com história de deficiência na Educação Básica. 2005. (Encontro).

39.
Congresso Internacional sobre Projetos na Educação. 2005. (Congresso).

40.
Congresso Internacional sobre Projetos na Educação. Portfólios: um olhar contextualizado da Avaliação no percurso do ensino-aprendizagem. 2005. (Congresso).

41.
Congresso Internacional sobre Projetos na Educação. Quem falou que não pode ser de outro jeito? As crianças e as relações com o conhecimento. 2005. (Congresso).

42.
I Seminário é o bicho! Direito dos Animais. 2005. (Seminário).

43.
Ética Global 'Benefício' Humano, Sofrimento Animal, Devastação dos Recursos Naturais: uma abordagem crítica da produção industrial de animais. sob a perspectiva ética de Peter Singer e Tom Regan. 2003. (Seminário).

44.
EBRAPEM, A Pesquisa em Educação Matemática: múltiplos olhares sobre sua produção. 2002. (Encontro).

45.
Espaço Estético do Colégio de Aplicação: mostra.Vivenciando a cultura indígena. 2002. (Outra).

46.
IV Seminário de Pesquisa da Região Sul. 2002. (Seminário).

47.
Práticas Pedagógicas e Saberes Escolares: os Projetos de Trabalho. 2002. (Outra).

48.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Práticas Pedagógicas e Saberes Escolares - Registro de Home Page. 2002. (Encontro).

49.
Semana Pedagógica - Reestruturação Curricular II - Projeto Político Pedagógico. 2002. (Encontro).

50.
VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A matemática e o livro didático: espaço para qual cidadania?. 2002. (Encontro).

51.
Reunião dos Coordenadores do Curso de Pedagogia do Estado de Santa Catarina. 2001. (Outra).

52.
Seminário "Múltiplos Olhares sobre as Práticas de Ensino e Estágios no Colégio de Aplicação da UFSC. 2001. (Seminário).

53.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática.Os obstáulos didáticos são contornáveis?. 2001. (Encontro).

54.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática.Aspectos Teóricos e práticos da habilidade de visualização no ensino de geometria. 2001. (Encontro).

55.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARRUDA, Joseane P. de. V Olimpíada Regional MIrim de Matemática de Santa Catarina. 2015. .

2.
COSTA, David A. ; ARRUDA, Joseane P. de ; FLORES, Cláudia R. ; MACHADO, R. B. . XI Seminário Temático: A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1870-1970. 2014. (Outro).

3.
ARRUDA, Joseane P. de. IV Olimpíada Regional Mirim de Matemática. 2014. .

4.
FLORES, Cláudia ; ARRUDA, Joseane P. de . VII Seminário Temático O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal. 2009. (Outro).

5.
LAFFIN, Maria H. L ; ARRUDA, Joseane P. de . Educação de Jovens e Adultos e Formação Docente: ensino de matemática. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Thaline Thiesen Kuhn. Geometria e Desenho nos Programas de Ensino dos Grupos Escolares Catarinenses (1910 A 1970). Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thaline Thiesen Kuhn. Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Joseane Pinto de Arruda.

2.
Piersandra Simão dos Santos. A escolarização da matemática no grupo escolar Lauro Müller (1950-1970). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Joseane Pinto de Arruda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Janaina Gorette Moreira Bitencourt. Entre as frestas de um ensino significativo: a matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Joseane Pinto de Arruda.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 2:40:05