Adelino César Alencar Mont'Alverne

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5047728726585712
  • Última atualização do currículo em 15/03/2018


Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de Cibercultura, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - PPGCCC/UFBA. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL. Coordenador do curso de Graduação em Comunicação, Publicidade e Propaganda da Faculdade DeVry Ruy Barbosa. Professor nas áreas de Comunicação, Criatividade e Tecnologia dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Salvador (UNIFACS/BA), Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE/BA) Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Áreas de interesse: Comunicação, Cibercultura, Novas Mídias, Espaço Urbano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adelino César Alencar Mont'Alverne
Nome em citações bibliográficas
MONT'ALVERNE, A.


Formação acadêmica/titulação


2013 interrompida
Doutorado interrompido em 2016 em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Estudo sobre Modelos de Smart Cities: O caso do Centro de Operações Rio.,
Orientador: André Luiz Martins Lemos.
Ano de interrupção: 2016
Palavras-chave: Comunicação; Mobilidade; Espaço urbano; Cidades Inteligentes; Cibercultura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2010
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Jogos Móveis Locativos: Estudo de Casos Brasileiros,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: André Luiz Martins Lemos.
Palavras-chave: Comunicação; Mobilidade; Jogos; Espaço urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
1998 - 2002
Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Planejamento de Comunicação em Meios Digitais. (Carga horária: 16h).
Centro de Capacitação Premium JumpEducation - Digital Media Academy, JUMPEDUCATION, Brasil.
2011 - 2011
Inteligência Competitiva e Métricas em Mídias Soci. (Carga horária: 8h).
Centro de Capacitação Premium JumpEducation - Digital Media Academy, JUMPEDUCATION, Brasil.
1998 - 1998
Oficina de Produção e Marketing Cultural. (Carga horária: 20h).
Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão - BA, SATED/BA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

8/2016 - Atual
Ensino, Especialização em Gestão da Comunicação Digital em Mídias Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Convergência Midiática e Transmídia (20h)
Gestão de Conteúdos Digitais (20h)
6/2013 - Atual
Ensino, MBA em Marketing e Branding, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Digital e E-Commerce (20h)
Sistemas de Informações de Marketing (20h)
Web Marketing (20h)
Tendências e Tópicos Contemporâneos de Marketing: Mobile, Gamification, Neuromarketing, Marketing de Experimentação, Design (20h)
6/2013 - Atual
Ensino, MBA em Comunicação Corporativa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Corporativa em Ambientes Digitais (20h)
Tópicos Avançados em Comunicação Corporativa (20h)
Gestão da Comunicação em Ambientes Digitais (20h)

Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

1/2013 - Atual
Ensino, Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias., Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Editoração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Digitais e Interativos (24h)
Marketing Digital e Branding (24h)
Informação e Marketing nas Redes Sociais (24h)

Instituto Baiano de Ensino Superior, IBES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

7/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cibercultura
PROEX - Assessoria para Projeto Experimental (Meios Digitais)

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20


Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

4/2014 - 4/2014
Ensino, Especialização em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias de Informaç, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Assessoria de Comunicação para Empresas Particulares (30h)

Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

8/2006 - 2/2007
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Propaganda Digital

Faculdade Hélio Rocha, FHR*, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

2/2004 - 1/2006
Ensino, Comunicação Social com Hab em Produção Editorial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Editorial e Novas Tecnologias
2/2004 - 1/2006
Ensino, Comunicação Social Com Habilitação Em Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Online

Nomad.ag, NMD, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 30
Outras informações
Direção de empresa de projetos e conteúdo para meios digitais. Aplicativos para tablets e smartphones. Criação de sites, hotsites, portais. Gestão e monitoramento de mídias sociais. Conteúdo para plataformas interativas, mapas, vídeos e animações. Comércio eletrônico. Projetos digitais de comunicação institucional (órgãos públicos municipais, estaduais e federais) e Campanhas de marketing político digital.


Malagueta Interativa, MI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 30
Outras informações
Direção de empresa de projetos e conteúdo para meios digitais. Desenvolvimento de aplicativos para tablets e smartphones. Criação de sites, hotsites, portais. Gestão e monitoramento de mídias sociais. Conteúdo para plataformas interativas, mapas, vídeos e animações. Comércio eletrônico. Projetos digitais de comunicação institucional (órgãos públicos municipais, estaduais e federais) e Campanhas de marketing político digital.


Idéia 3 Digital, I3D, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 30
Outras informações
Direção de empresa de estratégia e criação para mídia digital. Campanhas publicitárias para Internet. Criação de sites, hotsites, portais. Gestão e monitoramento de mídias sociais. E-mail marketing, CRM, planejamento de promoções online, estratégias de marketing digital, desenvolvimento de cursos em CD-ROM para deficientes visuais (DOSVOX), Conteúdo para plataformas interativas, mapas, vídeos e animações. Comércio eletrônico. Assessoria de imagem online e projetos institucionais (secretarias municipais e estaduais).


Idéia 3 Comunicação e Expansão de Negócios, IDÉIA3DIGITAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 40


Ilimit Internet Business, ILIMIT, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 40


Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico de Curso, Carga horária: 40



Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mobilidade.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Convergência Transmidiática.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos de Mídia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cultura Contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEMOS, A.2015 LEMOS, A. ; MONT'ALVERNE, A. . Smart Cities in Brazil: Experiences Under Way in Búzios, Porto Alegre and Rio de Janeiro. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 10, p. 21-39, 2015.

2.
MONT'ALVERNE, A.2012 MONT'ALVERNE, A.. Jogos Móveis Locativos: Uma Proposta de Classificação. Contemporânea (Rio de Janeiro), v. 10, p. 3-6, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEMOS, A. ; MONT'ALVERNE, A. . Smart Cities in Brazil: Experiences Under Way in Búzios, Porto Alegre and Rio de janeiro. In: Colóquio Internacional ICHT 2016, 2015, São Paulo. Atas do 1º Colóquio Internacional ICHT 2016 ? Imaginário: Construir e Habitar a Terra. São Paulo: FAU/USP, 2016. p. 201-218.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MONT'ALVERNE, A.. Smart Cities. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MONT'ALVERNE, A.. Cidade Conectada. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MONT'ALVERNE, A.. Carlinhos Brown. 2016; Tema: Site com portfólio do artista Carlinhos Brown. (Site).

2.
MONT'ALVERNE, A.. Smart Cities Brasil. 2015; Tema: Internet das Coisas, Big Data, Cidades Inteligentes. (Rede social).

3.
MONT'ALVERNE, A.. Adelino Mont'Alverne. 2015; Tema: Comunicação, Tecnologia e Espaço Urbano. (Blog).

4.
MONT'ALVERNE, A.. Associação Pracatum. 2014; Tema: Desenvovimento Social. (Site).

5.
MONT'ALVERNE, A.. Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital. 2013; Tema: Grupo de Pesquisa em Democracia Digital. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MONT'ALVERNE, A.. Tendências e Tópicos Contemporâneos de Marketing. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MONT'ALVERNE, A.. Convergência Midiática e Transmídia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
MONT'ALVERNE, A.. Gestão de Conteúdos Digitais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MONT'ALVERNE, A.. Marketing Digital e Branding. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MONT'ALVERNE, A.. Marketing Digital e Branding. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MONT'ALVERNE, A.. Whatsapp para Campanhas Eleitorais. 2016. .

7.
MONT'ALVERNE, A.. Whatsapp para Campanhas Eleitorais. 2016. .

8.
MONT'ALVERNE, A.. Whatsapp para Campanhas Eleitorais - Online. 2016. .

9.
MONT'ALVERNE, A.. Comunicação Corporativa em Ambientes Digitais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
MONT'ALVERNE, A.. Workshop Smart Citizen. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MONT'ALVERNE, A.. Comunicação Corporativa em Ambientes Digitais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
MONT'ALVERNE, A.. Marketing Digital e E-Commerce. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
MONT'ALVERNE, A.. Sistemas de Informação de Marketing / Web Marketing. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
MONT'ALVERNE, A.. Gestão da Comunicação em Ambientes Digitais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
MONT'ALVERNE, A.. Tópicos Avançados em Marketing: E-Commerce. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
MONT'ALVERNE, A.. Marketing Digital e E-Commerce. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
MONT'ALVERNE, A.. Marketing Digital e Branding. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
MONT'ALVERNE, A.. Informação e Marketing nas Redes Sociais.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
MONT'ALVERNE, A.. Assessoria de Comunicação para Empresas Particulares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
MONT'ALVERNE, A.. Workshop Smart Cities. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
MONT'ALVERNE, A.. Curso de Gestão Estratégica de Mídias Digitais em Campanhas Eleitorais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
MONT'ALVERNE, A.. Curso de Gestão Estratégica de Mídias Digitais em Campanhas Eleitorais II. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
MONT'ALVERNE, A.. Gestão da Comunicação em Ambientes Digitais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
MONT'ALVERNE, A.. Tópicos Avançados em Comunicação Corporativa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

25.
MONT'ALVERNE, A.. Tópicos Avançados em Marketing: E-Commerce e Web Marketing. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

26.
MONT'ALVERNE, A.. E-Commerce e Web MArketing. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

27.
MONT'ALVERNE, A.. Editoração Desenv. e Avaliação de Projetos Digitais e Interativos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

28.
MONT'ALVERNE, A.. Editoração Desenv. e Avaliação de Projetos Digitais e Interativos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
MONT'ALVERNE, A.. Tópicos Avançados em Comunicação Corporativa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

30.
MONT'ALVERNE, A.. Criação para Mídias Digitais. 2012. .

31.
MONT'ALVERNE, A.. Criação para Mídias Digitais. 2011. .

32.
MONT'ALVERNE, A.. Criação para Mídias Digitais. 2011. .

33.
MONT'ALVERNE, A.. Criação para Mídias Digitais. 2011. .

34.
MONT'ALVERNE, A.. Tópicos Avançados em Comunicação e Novas Tecnologias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEMOS, A.; MONT'ALVERNE, A.; FONTES, M. L. A.. Participação em banca de Moisés Costa Pinto.Interação entre marcas e pessoas nas redes sociais.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.

2.
LEMOS, A.; MONT'ALVERNE, A.; FONTES, M. L. A.. Participação em banca de Ian Castro de Souza."BRANDED APPS": as experiências de marca na era da comunicação móvel.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.

3.
MORAES, P. B.; MONT'ALVERNE, A.; MEDEIROS, M. S.. Participação em banca de Bruno Kruschewvsky.Análise de uma nova forma de divulgação de empresa de eventos - Buffet Comemorare.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Jorge Amado.

4.
MORAES, P. B.; MONT'ALVERNE, A.; MEDEIROS, M. S.. Participação em banca de Diego Chagas.O marketing de serviços como estratégia para consolidação da marca ZUM Presentes no mercado de Feira de Santana.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Jorge Amado.

5.
ZEBRAL, A. C. P. A.; MONT'ALVERNE, A.; RIBEIRO, J. C.. Participação em banca de Luciana Oliveira Bernardo Leite.O Mobile Marketing: particularidades estratégicas no contexto da cibercultura (uma proposta de categorias). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Hipermídia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.

6.
PALACIOS, M. S.; MONT'ALVERNE, A.; PALACIOS, A. R. J.. Participação em banca de Tereza Cristina Barretro dos Santos.Classe C: padrão de consumo das classes C e D, no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MONT'ALVERNE, A.; MAIOR, D.. 1ª Competição de Planos de Negócios do Curso de Administração da Universidade Salvador. 2012. Universidade Salvador.

2.
MONT'ALVERNE, A.; BRANCO, D.; BRANCO, P.. Projeto Experimental de Conclusão de Curso de Publicidade e Propaganda. 2006. Instituto Baiano de Ensino Superior.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Seminário Internacional de Comunicação - SEICOM. Algoritmos e espaço urbano: Sobre formas de mediação no contexto das cidades inteligentes. 2015. (Congresso).

2.
XIV Congresso Internacional IBERCOM 2015. 2015. (Congresso).

3.
Behance Portfolio Review Salvador. 2014. (Encontro).

4.
Economia Criativa, Sustent. e Oportunidade para o Futuro. 2012. (Oficina).

5.
Economia Criativa e Empreend. Sociocultural Sustentável. 2012. (Oficina).

6.
II Semana de Iniciação Científica da Faculdade Hélio Rocha.Mídia Locativa: Comunicação, mobilidade e contexto.. 2012. (Encontro).

7.
Semana de comunicação do curso de Publicidade e Propagandanda.Web e novas tecnologias. 2012. (Seminário).

8.
Primeiro Circuito Publicitário de Projetos Integrados.Projetos Integrados. 2009. (Seminário).

9.
Seminário de Negócios e Moda Iguatemi. 2009. (Seminário).

10.
CIBER.COMUNICA 3.0 - Ciclo de Palestras sobre Comunicação, Informação e Tecnologias Contemporâneas.Comunicação, Tecnologia Móvel e Publicidade. 2008. (Seminário).

11.
Comunicação Social: Tá a fim de saber?.Comunicação e Sociedade. 2008. (Seminário).

12.
I Mostra de Comunicação e Arte UCSal - CAMU.Comunicação e Arte. 2006. (Encontro).

13.
Publicidade e Internet.Publicidade e Internet. 2006. (Outra).

14.
10 Encontro de Web Design - Recife.Publicidade online: mudanças nas velhas formas de criar e anunciar.. 2005. (Encontro).

15.
10 Encontro de Web Design - Salvador.Publicidade Online. 2005. (Encontro).

16.
Criatividade para Web - Faculdade Social da Bahia.Criatividade para Web. 2005. (Outra).

17.
Curso de Comunicação Social.Publicidade Online: Mudanças nas Velhas Formas de Criar e Anunciar. 2005. (Seminário).

18.
MIX de PP.Perspectivas profissionais em Publicidade e Propaganda. 2005. (Outra).

19.
Todo Mundo Trabalhando para o desenvolvimento.Como a comunicação pode contribuir para a consecução das 8 metas criadas elpa ONU para o desenvolvimento do milênio.. 2005. (Outra).

20.
Projeto Encontros.Projeto Encontros do Curso de Design das Faculdades Jorge Amado. 2004. (Seminário).

21.
Publicidade e Design na Web.Publicidade e Design na Web: o que mudou na velha forma de anunciar.. 2004. (Outra).

22.
Seminário de Hipermídia - Caminhos das Tecnologias da Comunicação e dos Processos Informacionais: Definições - Linhas de Pesquisa - Aplicações..Seminário Conceitos e Atuações de uma Agência On Line. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Débora Hagestedt Muniz; Patrícia Machado. Whatsapp no Jornalismo Móvel: Um Recorte da Realidade de Quatro Veículos Alagoanos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias.) - Universidade Tiradentes (AL). Orientador: Adelino César Alencar Mont'Alverne.

2.
Adriano Gianini Soares; Daniel Teixeira Ziliani Lopes. Neuromarketing e os Novos Caminhos da Pesquisa de Mercado. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias.) - Universidade Tiradentes (AL). Orientador: Adelino César Alencar Mont'Alverne.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MONT'ALVERNE, A.. Cidade Conectada. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MONT'ALVERNE, A.. Smart Cities. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 24:07:17