Jorge Luís Lira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8948161185278091
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Doutor em Educação (Linha de Pesquisa: Educação e Linguagem) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Educação (Linha de Pesquisa: Didática de Conteúdos Específicos) pela UFPE. Especialista em Docência Educacional e Organização Escolar pela Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE). Graduado em Letras (Habilitação Português/Espanhol) pela UFPE (2003). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2018). Atualmente, atua na formação continuada de professores no Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e é servidor público federal, ocupando o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais desde 2008. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, e Didática da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas/áreas: Gêneros textuais e ensino; Formação de Professores de Linguagem; Alfabetização e Letramento; Planejamento Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Análise de Livros Didáticos de Língua Portuguesa; Análise Linguística; Leitura e Produção de Textos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Luís Lira da Silva
Nome em citações bibliográficas
LIRA, Jorge

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Reitoria.
Av. Professor Moraes Rego, 1235
Cidade Universitária
50670420 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268000
Ramal: 8780
Fax: (81) 8781
URL da Homepage: www.ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/GRAMÁTICA NA SALA DE AULA: reflexões sobre concepções e práticas de professoras integrantes do Grupo de Estudos Didáticos para o ensino de Língua Portuguesa, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Palavras-chave: análise lingüística; gramática; ensino de língua portuguesa; saberes docentes; Formação Continuada.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O tratamento dado à Análise Lingüística nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa recomendados pelo PNLD: normatividade e textualidade,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Prof. Dr. Artur Gomes de Morais.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: análise lingüística; transposição didática; livro didático de português.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em Docência Educacional e Organização Escolar. (Carga Horária: 376h).
Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
Título: Os gêneros textuais em sala de aula: uma abordagem pragmática.
Orientador: Profa. Ms. Maria Zélia de Santana.
2017 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Bolsista do(a): Programa Especial de Treinamento, PET, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Fundamentos da Docência na Universidade: implicações teórico-práticas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2018 - 2018
Fundamentos da Docência na Universidade: implicações teórico-práticas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do ENEM 2014. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação Continuada para Avaliadores das Redações Enem 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação Continuada para Avaliadores das Redações Enem 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Formação de Professor-alfabetizador. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
LETRAS. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em ESTÁGIO EXTRA-CURRICULAR DE DOCÊNCIA. (Carga horária: 20h).
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, SESI, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Projeto RALPE. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em BOLSISTA DO PROGRAMA PET/LETRAS. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em III Encontro de Professores de Português. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
1998 - 1999
PORTUGUÊS BÁSICO 1. (Carga horária: 40h).
SENAC, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei ao longo de três semestres as seguintes disciplinas: Didática, Metodologia da Pesquisa em Educação, Estágio Supervisionado 1

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor executor no curso de Letras a distância, ministrando a disciplina: Estudos Semânticos e Pragmáticos da Língua Portuguesa.

Atividades

11/2013 - 02/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Metodologia da Pesquisa em Educação L
Estágio Supervisionado Obrigatório 1
07/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor executor no curso de Letras a distância, ministrando a disciplina: Estudos Morfossintáticos da Língua Portuguesa (60h)

Instituto Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico, IPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborator, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Nesta instituição, desempenhei a função de formador do Projeto Alfabetizar com Sucesso., na área de Linguagem.


ESCOLA CENECISTA SANTA LUZIA, ECSL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Contrato de trabalho, registrado em Carteira de Trabalho. No estabelecimento, ministrei a disciplina de Língua Portuguesa para os anos destinados ao Ensino Médio.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhei na equipe técnicó-pedagógica do Departamento de Desenvolvimento de Ensino (DDE) na Pró-Reitoria para assuntos acadêmcicos (PROACAD) na UFPE, de março de 2008 a março de 2009. Atualmente, estou lotado no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, no Departamento de Ciência da Informação, atendendo pedagogicamente as demandas dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação.

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: INTEGRANTE DO CEEL, Enquadramento Funcional: Formador de Professores do CEEL, Carga horária: 0
Outras informações
O trabalho como formador do CEEL configura-se em ações que se dão através de cursos de extensão, acompanhamentos pedagógicos, ensino e pesquisa.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 10
Outras informações
Atuo no curso de Letras à Distância da UFPE como professor assistente. Nesse semestre (2008.01), atuei como tutor da disciplina Introdução à Telemática.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, Enquadramento Funcional: FORMADOR, Carga horária: 40
Outras informações
INTEGRANTE DA EQUIPE DE COORDENADORES TERRITORIAIS DO PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO PROMATA - ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO CONTINUADA.

Atividades

02/2015 - 12/2015
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Indexação e Resumos - Temática: Gêneros e tipos textuais (24h)
01/2012 - 05/2012
Ensino, BIBLIOTECONOMIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Recursos e Serviços da Informação 1 - Temática: Tipologia dos Gêneros Textuais, Leitura e Escrita
03/2010 - 07/2010
Estágios , Centro de Educação, .

Estágio realizado
Estágio docência, no curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pernambuco, na disciplina "Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa 2", sob a orientação da Profa. Telma Ferraz Leal.

Faculdade Santa Catarina, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Foi rofessor titular da disciplina "Leitura e Produção de Textos" no curso de Pedagogia, atuando também nas disciplinas "Literatura Infantil, Literatura Infanto-Juvenil e Português Instrumental" no mesmo curso.


Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28
Outras informações
Professor de Português concursado.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática de Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIRA, Jorge2010LIRA, Jorge. O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PÓS-PNLD: POR ONDE ANDA A ORTOGRAFIA?. Cadernos de Educação (UFPel), v. 35, p. 81-107, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA, Ana Regina Ferraz (Org.) (Org.) ; BARROS, A. Q. S. (Org.) (Org.) ; MACIEL, Débora Amorim Costa (Org.) (Org.) ; ARAÚJO, Djario Dias de (Org.) (Org.) ; LIRA, Jorge (Org.) ; MENDONÇA, M. R. S. (Org.) (Org.) ; BESERRA, Normanda (Org.) (Org.) . DIVERSIDADE TEXTUAL: PROPOSTAS PARA A SALA DE AULA. 1º. ed. RECIFE: CEEL/ UFPE/ MEC, 2008. v. 1. 305p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIRA, Jorge. ConFABULANDO... Fábula. In: MENDONÇA, M. R. S. (Org.). (Org.). Diversidade textual: propostas para a sala de aula. 1ºed.Recife/PE: CEEL/UFPE/MEC, 2008, v. 01, p. 67-78.

2.
LIRA, Jorge. DiverTIRAS: Tira em quadrinhos. In: MENDONÇA, M. R. S. (Org.). (Org.). Diversidade Textual: propostas para a sala de aula. 1ed.Recife/PE: CEEL/UFPE/MEC, 2008, v. 1, p. 131-137.

3.
LIRA, Jorge. Leitura e produção escrita. In: Denilda Moura; Gizeuda Morais. (Org.). Ler e escrever para quê?. 1ed.Maceió-AL: Edufal-Fapeal, 2000, v. 1, p. 29-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIRA, Jorge; MORAIS, A. G. . O ensino de análise linguística nos livros didáticos de português recomendados pelo PNLD: o tratamento dado à referenciação.. In: X Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literaturas (SELIMEL), 2017, Campina Grande. X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ESTRANGEIRA E DE LITERATURAS (SELIMEL). Campina Grande: EDUFCG, 2017.

2.
LIRA, Jorge; MORAIS, A. G. . Concepções de Formação Continuada dos Professores de Língua Portuguesa da SEDUC-PE: (des)compassos entre os saberes produzidos no trabalho docente e as lentes prescritivas das políticas oficiais de ensino.. In: Anais eletrônicos da Jornada Itinerante do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste: edição, 2017, Recife. Anais eletrônicos da Jornada Itinerante do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste: edição Recife. 2017: PIPA COMUNICAÇÃO, 2017.

3.
LIRA, Jorge. O ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PÓS-PNLD: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, 2011, CAMPINA GRANDE. ANAIS DO VII SELIMEL, 2011.

4.
LIRA, Jorge; MORAIS, A. G. . O tratamento didático dado à variação linguística: o que dizem e fazem os livros didáticos de português recomendados pelo PNLD. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

5.
CABRAL, Ana Catarina dos S. P. ; SILVA, Fátima Soares da. ; LIRA, Jorge ; CRUZ, Magna do Carmo Silva . PERFIL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

6.
LIRA, Jorge. O ENSINO DE PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2010: O QUE É PROPOSTO COMO ATIVIDADES NESSES MANUAIS? O QUE DIZ O MANUAL DO PROFESSOR. In: CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL - CELSUL, 2010, PALHOÇA -SC. IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL. PALHOÇA-SC: CELSUL, 2010. p. sem paginação.

7.
LIRA, Jorge; MORAIS, A. G. . ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O TRATAMENTO DADO À PONTUAÇÃO. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2010.

8.
LIRA, Jorge; MORAIS, A. G. . Uma reflexão sobre Educação, Fracasso Escolar e Linguagem (Norma Lingüística) a partir da Sociologia. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005, Belém-PA. XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005.

9.
LIRA, Jorge. O gênero textual ?tiras? em aulas de língua portuguesa: trabalhando a produção de sentido.. In: II Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2004, Olinda. II Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
LIRA, Jorge. O ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PÓS-PNLD: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIRA, Jorge. I FÓRUM DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DA FACULDADE SANTA CATARINA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIRA, Jorge. ANÁLISE LINGUÍSTICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIRA, Jorge. ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O TRATAMENTO DADO À PONTUAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIRA, Jorge. O tratamento didático dado à variação linguística: o que dizem e fazem os livros didáticos de português recomendados pelo PNLD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIRA, Jorge. PERFIL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIRA, Jorge. Refletindo sobre o bullying, a afro descendência e a homofobia no contexto escolar na perspectiva dos direitos humanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIRA, Jorge. Palestra: Análise Linguística e diversidade textual: o que há de especial nos gêneros?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIRA, Jorge. ANÁLISE LINGUÍSTICA, LEITURA, LETRAMENTO: QUESTÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIRA, Jorge. ORTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS PÓS PNLD. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIRA, Jorge. LIVROS DIDÁTICOS PÓS PNLD: POR ONDE ANDA A ORTOGRAFIA?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIRA, Jorge. OS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM PRAGMÁTICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
LIRA, Jorge. O gênero textual 'tiras' em aulas de língua portuguesa: trabalhando a produção de sentido.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIRA, Jorge. PROJETO: CONHECENDO AS PROFISSÕES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
LIRA, Jorge. A produção de sentido no gênero textual 'tiras': das oficinas pedagógicas para a sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIRA, Jorge. PROJETO TEMÁTICO: A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA QUESTÃO A SER DISCUTIDA EM SALA DE AULA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LIRA, Jorge. RALPE: REFLEXÃO E ANÁLISE LINGÜÍSTICA VERSUS PRODUÇÃO ESCRITA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LIRA, Jorge. CONSULTORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - PREFEITURA DA CIDADE DE PRIMAVERA - PE. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
LIRA, Jorge. Integrante do Núcleo Estruturante Docente do curso de Biblioteconomia - UFPE - Acompanhamento Pedagógico. 2011.

2.
LIRA, Jorge. Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia - DCI/UFPE. 2011.

3.
LIRA, Jorge. MONITORAMENTO E EXECUÇÃO DO 2o. ENCONTRO SOBRE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO (ENEGI- UFPE). 2011.

4.
LIRA, Jorge. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO DIA DO PATRIMÔNIO BRASIL-HOLANDA - PPGCI-UFPE. 2011.

5.
LIRA, Jorge. Elaboração de itens para o exame Provinha Brasil. 2010.

6.
LIRA, Jorge. Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Gestão da Informação - DCI/UFPE. 2010.

7.
LIRA, Jorge. PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS DE APOIO PEDAGÓGICO DESTINADAS A DOCENTES PARA O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA PNBE DO PROFESSOR. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIRA, Jorge. Oficina de Escrita Acadêmica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIRA, Jorge. CURSO DE VERÃO: TÓPICOS ESPECIAIS EM RECURSOS E SERVIÇOS DA INFORMAÇÃO 1 - TEMÁTICA: TIPOLOGIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA E ESCRITA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIRA, Jorge. GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS; ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS E FUNCIONAIS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIRA, Jorge. DIVERSIDADE TEXTUAL: OS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA (SEMINÁRIO INICIAL). 2010. .

5.
LIRA, Jorge. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LIRA, Jorge. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
LIRA, Jorge. JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE REFLEXÃO FONOLÓGICA NOS ALFABETIZANDOS. 2008. .

8.
MENDONÇA, M. R. S. (Org.) ; BESERRA, Normanda (Org.) ; LIRA, Jorge ; VIEIRA, Ana Regina Ferraz (Org.) ; ARAÚJO, Djario Dias de (Org.) ; MACIEL, Débora Amorim Costa (Org.) . Diversidade Textual: propostas para a sala de aula. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Seqüências didáticas com base em gêneros para o ensino de Língua Portuguesa no EF).

9.
LIRA, Jorge. Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
LIRA, Jorge. Alfabetização de Jovens e Adultos em uma perspectiva de letramento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
LIRA, Jorge. Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
LIRA, Jorge. Alfabetização e Letramento. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
LIRA, Jorge. ENSINANDO PORTUGUÊS ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS DO DOMÍNIO JORNALÍSTICO: MÚLTIPLOS OLHARES. 2005. .

14.
LIRA, Jorge. Alfabetização de Jovens e Adultos em uma perspectiva do letramento. 2005. .

15.
LIRA, Jorge. OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O GÊNERO TEXTUAL TIRAS. 2004. .

16.
LIRA, Jorge. OFICINAS PEDAGÓGICAS: OS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
LIRA, Jorge. A PRÁTICA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA SALA DE AULA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, M. S.; LIMA, G. H. S.; LIMA, H. K. C.; LIRA, Jorge. Participação em banca de PAULO JANUÁRIO DE ALBUQUERQUE. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIRA, Jorge. Participação em banca de Neusa Bernardo da Silva e Rosa Maria Vasconcelos da Silveira. Avaliação: uma busca pela compreensão de ideias numa sociedade neoliberal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

2.
LIRA, Jorge. Participação em banca de Sandra Regina Prazeres. Avaliação: um desafio para desenvolver a aprendizagem - a experiência escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

3.
LIRA, Jorge. Participação em banca de Jumelice Maria Teixeira. O processo de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educaional) - Faculdade Santa Catarina.

4.
LIRA, Jorge. Participação em banca de AUDILÉIA G. DOS SANTOS, FÁTIMA CAVALCANTI, ROSANA DOS ANJOS. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM OBSTÁCULO CONSTANTE NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educaional) - Faculdade Santa Catarina.

5.
LIRA, Jorge. Participação em banca de JOSÉ RENATEMBERG CARNEIRO DA SILVA. A GRAMÁTICA NORMATIVA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educaional) - Faculdade Santa Catarina.

6.
LIRA, Jorge. Participação em banca de Graciete Maria do Nascimento e Nara Soares Cordeiro Silva. Descoberta da leitura através dos contos de fada. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

7.
LIRA, Jorge. Participação em banca de Marta Helena N. da Silva e Severina Santilha de Carvalho. Processos de aquisição da leitura e da escrita: passos psicogenéticos da crianças em alfabetização. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, M. R.; PAJEU, H. M.; LIRA, Jorge. Participação em banca de Patrícia Moura Carneiro da Cunha.PERGAMUM: uma visualização operacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIBLIOTECONOMIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CARVALHO, M. R.; PAJEU, H. M.; LIRA, Jorge. Participação em banca de Jeane Rodrigues Garrett de Sousa.A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO BIBLIOTECÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE USUÁRIOS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: um estudo bibliográfico.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
PINTO, L. P.; SALSEDO, D. A.; LIRA, Jorge. Participação em banca de Severino Ramos da Silva.O JOGO PROMETE: UMA PROPOSTA DE UMA BIBLIOTECA DE BASE NO SPORT CLUB DO RECIFE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LIRA, Jorge; PAJÉU, Hélio; BORBA, Vildeane. Participação em banca de Eduardo Freire dos Santos.A Contribuição da Biblioteca Especializada do Instituto PAPAI na desmistificação da população LGBT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
LIRA, Jorge; MARTINS, Ivanda; SOARES, Inaldo. Participação em banca de Izabela Pereira de Fraga.Livros Didáticos de Letras em EAD: uma análise das atividades de leitura e compreensão textual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
LIRA, Jorge. Participação em banca de ADELY EDITE RESENDE DE OLIVEIRA.ANÁLISE DAS RAZÕES DAS CITAÇÕES NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIBLIOTECONOMIA) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LIRA, Jorge. Parecerista no VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Itinerante dos 40 anos do GELNE. CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA SEDUC/PE: (DES)COMPASSOS ENTRE OS SABERES PRODUZIDOS NO TRABALHO DOCENTE E AS LENTES PRESCRITIVAS DAS POLÍTICAS OFICIAIS DE ENSINO. 2017. (Congresso).

2.
VII SELIMEL.PARTICIPANTE DAS ATIVIDADES DO REFERIDO ENCONTRO.. 2011. (Seminário).

3.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS DA PROVINHA BRASIL.Oficina de elaboração de Itens do exame Provinha Brasil. 2010. (Oficina).

4.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS DA PROVINHA BRASIL.Oficina de elaboração de Itens do exame Provinha Brasil. 2010. (Oficina).

5.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O ensino da Variação Linguística nos livros didáticos: desafios para a prática do professor de língua portuguesa em tempos de mudança.. 2010. (Encontro).

6.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

7.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A AÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FACE DOS DESFIOS DO BRINCAR EM SALA DE AULA.. 2010. (Encontro).

8.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Leitura, produção de textis e análise linguística nos livros didáticos contemporâneos: desafios para a prática docente. 2010. (Encontro).

9.
I ENCONTRO MOTIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2006. (Encontro).

10.
ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS.OS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM PRAGMÁTICA. 2005. (Encontro).

11.
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC. 2005. (Outra).

12.
Do texto ao gênero: o que muda na prática do ensino de leitura?. 2004. (Outra).

13.
DO TEXTO AO GÊNERO: O QUE MUDA NA PRÁTICA DO ENSINO DE LEITURA?. 2004. (Outra).

14.
II ENCONTRO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA."O GÊNERO TEXTUAL "TIRAS" EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: TRABALHANDO A PRODUÇÃO DE SENTIDO".. 2004. (Encontro).

15.
Reunião Regional da SBPC. 2004. (Outra).

16.
I Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura.Violência doméstica contra crianças e adolescentes: uma questão a ser discutida em sala de aula. 2003. (Encontro).

17.
Oficina pedagõgica "o Rap: entre a vida e a poesia. 2003. (Oficina).

18.
Oficinas pedagógicas: os gêneros textuais na sala de aula.A produção de sentido no gênero "tiras": humor e crítica social. 2003. (Oficina).

19.
l Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Congresso).

20.
52a. Reunião Anual da SBPC. 2000. (Outra).

21.
5o. Encontro Nacional dos grupos PET.Reflexão e Análise Lingüística versus Produção Escrita. 2000. (Encontro).

22.
A escrita em Língua Portuguesa no século XVII: textos de Vieira. 2000. (Seminário).

23.
Aspectos a serem considerados na elaboração de propostas de produção textual. 2000. (Outra).

24.
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2000. (Encontro).

25.
III INTENSIVÃO PET/LETRAS. 2000. (Outra).

26.
PORTUGUÊS: PROFESSORA THEREZA COCHAR. 2000. (Outra).

27.
SEMINÁRIO DOS "500 ANOS DE EXPLORAÇÃO". 2000. (Seminário).

28.
Sujeito, cultura e sociedade: Arthur Ramos, Nise da Silveira e Octávio Brandão. 2000. (Seminário).

29.
A produção escrita: coerência e coesão textuais. 1999. (Encontro).

30.
Fórmulas para a produção do texto científico. 1999. (Oficina).

31.
III Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes. 1999. (Encontro).

32.
III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita- III ELFE. 1999. (Encontro).

33.
Introdução à Semiótica. 1999. (Encontro).

34.
Narrativa contemporânea:conto, novela, romance. 1999. (Encontro).

35.
NOVAS TESES EM LITERATURA. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIRA, Jorge. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO DIA DO PATRIMÔNIO BRASIL-HOLANDA - PPGCI-UFPE. 2011. (Outro).

2.
LIRA, Jorge. MONITORAMENTO E EXECUÇÃO DO 2o. ENCONTRO SOBRE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO (ENEGI- UFPE). 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gisélia Maria Monteiro Dias. O USO DAS FÁBULAS COMO MOTIVADORAS NO PROCESO DE LEITURA PELOS ALUNOS DE 5º SÉRIE. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Jorge Luís Lira da Silva.

2.
Sonia Maria Lopes de Souza. Produção Textual: Uma abordagem da coesão e da coerência em textos escolares do Ensino Fundamental. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Jorge Luís Lira da Silva.

3.
DOCÊNCIA DO ENSINO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Jorge Luís Lira da Silva.

4.
Docência Educacional e Organização Escolar. O Ensino da Língua Portuguesa: produção textual do Ensino Fundamental II. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Jorge Luís Lira da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIA JOSENICE MANGUEIRA. LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA DAS SÉRIES INICIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Jorge Luís Lira da Silva.

2.
LUCIANE NUNES GONÇALVES. A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS N EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Jorge Luís Lira da Silva.

3.
LYGIA DE ASSIS SILVA. COMO OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL LIDAM COM AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS OCORRENTES EM SALA DE AULA?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jorge Luís Lira da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIRA, Jorge. ANÁLISE LINGUÍSTICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:37:11