Lorena Lima Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6046648929143138
  • Última atualização do currículo em 13/09/2017


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora de Língua Inglesa do Instituto Federal do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LÍNGUA INGLESA, atuando principalmente nos seguintes temas: feedback, ensino a distância, mediação pedagógica, língua inglesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lorena Lima Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, L. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades.
Av: da Universidade
Benfica
60000-000 - Fortaleza, CE - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
com período sanduíche em Michigan State University (Orientador: Susan Gass).
Título: Há negociação de sentidos nas interações em fóruns educacionais online?, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Vládia Maria Cabral Borges.
Bolsista do(a): Fulbright/ CAPES, FULBRIGHT/ CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Negociação de sentidos; Interação; Feedback.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2010 - 2011
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Análise dos tipos de feedback fornecido por tutores e das respostas dos alunos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profa. Dra. Vládia Maria Cabral Borges.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Feedback; Língua Inglesa; Ensino a distância; Mediação pedagógica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA INGLESA.
2007 - 2009
Especialização em Linguística Aplicada: Ensino de Línguas Estrangeir. (Carga Horária: 450h).
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
Título: Análise do Feedback em Ambientes Virtuais de Aprendizagem de Língua Estrangeira.
Orientador: Prof. Ms. João Tobias Lima Sales.
2000 - 2004
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Tutores em Educação a Distância. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Curso Preparatório para o PET. (Carga horária: 120h).
Casa de Cultura Britância - UFC, CCB, Brasil.
1999 - 2002
Extensão universitária em Curso Básico de Língua Inglesa. (Carga horária: 420h).
Casa de Cultura Britância - UFC, CCB, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Inglês Intermediário. (Carga horária: 124h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Inglês Básico. (Carga horária: 124h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Ceará - Aracati, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor mestre, Carga horária: 40


UFC/UAB, UFC/UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor da Formação Inicial

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Tutor a distância
Outras informações
Disciplinas tutoriadas: Língua Inglesa 2A- Compreensão e Produção Oral (Beberibe 2009.1) Introdução ao Ensino a Distância - Letras Inglês (Beberibe - 2010.1) Língua Inglesa 3 B - Compreensão e Produção Escrita - Letras Inglês (Beberibe - 2010.1) Língua Inglesa 2 A - Compreensão e Produção Oral - Letras Inglês (Maranguape - 2010.1) Línguística Aplicada - Letras Inglês (Beberibe 2010.2) Introdução ao Ensino a Distância - Letras Português(Ubajara - 2011.1) Língua Inglesa 3 B - Compreensão e Produção Escrita - Letras Inglês (Beberibe - 2011.1) Línguística Aplicada - Letras Inglês (Beberibe 2011.2)

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor - Formação Inicial de Tutores a Distânc

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de disciplina

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor conteudista


Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Inglesa, Carga horária: 12


Wizard, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua inglesa, Carga horária: 12


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

07/2007 - 01/2009
Ensino, Letras Parcelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prárica de Escrita em Língua Inglesa (Cidade: Tamboril)
Inglês Instrumental (Cidade: Reriutaba)
Prática de Leitura em Língua Inglesa (Cidade: Nova Russas)
Morfossintaxe da Língua Inglesa (Cidade: Nova Russas)
Fonologia da Língua Portuguesa(Cidade: Camocim)

Yázigi Internexus, Y, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Projeto Novo Vestibular, PNV, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

01/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: LÍNGUA INGLESA.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
David, P. B.2014David, P. B. ; BARBOSA, L. L. ; Lima, S.P. ; LIMA, J.G.M. . Aulas Web dialogam: uso da abordagem freireana na elaboração de materiais didáticos online. ETD. Educação Temática Digital, v. 16, p. 115-133, 2014.

2.
BARBOSA, L. L.2011BARBOSA, L. L.; BORGES, V. . Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância ? análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Signo (UNISC. Online), v. 36, p. 401-421, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Lima, S.P. ; BARBOSA, L. L. . Professor 3.0. In: IV CHIP - Colóquio Nacional de Hipertexto - Tecnologia Digitais Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem: Desafios da atualidade, 2015, Fortaleza. Amis do IV CHIP - Colóquio Nacional de Hipertexto - Tecnologia Digitais Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem: Desafios da atualidade, 2015.

2.
BARBOSA, L. L.; Barreto, D. R. S . Análise dos tipos de feedback fornecidos em uma comunidade virtual de aprendizagem de idiomas. In: II CHIP - Colóquio Nacional sobre Hipertexto, 2011, Fortaleza. Colóquio Nacional Sobre Hipertexto, 2010. v. 1. p. 39-48.

3.
BORGES, V. ; BARBOSA, L. L. . Corrigir ou não: Eis a questão em fóruns. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto - MG. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, L. L.. Types of feedback provided in online educational forums. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Programação e Caderno de Resumos do III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012. p. 125-125.

2.
BARBOSA, L. L.; Barreto, D. R. S . Análise dos tipos de feedback fornecidos em uma comunidade virtual de aprendizagem de idiomas. In: 2º colóqui sobre Hipertexto, 2010, Fortaleza. Colóquio Nacional Sobre Hipertexto, 2010. v. 1. p. 39-48.

3.
Barreto, D. R. S ; BARBOSA, L. L. . Leitura infantil na sala de aula e mediação do professor na formação do leitor. In: II Flael - II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2010, Fortaleza. Caderno de Programação e Resumos do Fórum de Línguística Aplicada e Esnino de Línguas. Fortaleza, 2010. v. 1. p. 80-80.

4.
BARBOSA, L. L.. Tratamento Funcionalista na Articulação das Orações. In: XXII Encontro de Iniciação Científica, 2003, Fortaleza. XXII Encontro de Iniciação Científica. Fortaleza: UFC, 2003. v. XXII.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARBOSA, L. L.; BORGES, V. . Proposta de um instrumento de análise da interação e da negociação de sentidos em fóruns educacionais online. Revista Veredas, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, L. L.; Lima, S.P. . Aprendizagem colaborativa ou aprendizagem cooperativa na modalidade de ensino a distância?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Lima, S.P. ; BARBOSA, L. L. . Professor 3.0. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARBOSA, L. L.; BORGES, V. . Ensino da língua inglesa na modalidade a distância: Análise da participação de tutores de fóruns educacionais de língua inglesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBOSA, L. L.. Types of feedback provided in online educational forums. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BARBOSA, L. L.. A relação entre o feedback e o tipo de atividade online. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, M.E.M. ; BARBOSA, L. L. . Chapeuzinho Vermelho a caminho da refacção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARBOSA, L. L.. Feedback como ferramenta auxiliar da aprendizagem de língua estrangeira na modalidade a distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORGES, V. ; BARBOSA, L. L. . Corrigir ou não: Eis a questão em fóruns. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BARBOSA, L. L.; Barreto, D. R. S . Análise dos tipos de feedback fornecidos em uma comunidade virutal de aprendizagem de idiomas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
David, P. B. ; BARBOSA, L. L. ; Lima, S.P. . Curso de Formação Inicial de Tutores a Distância - Letras Inglês - UAB/UFC. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lima, S.P.; BARBOSA, L. L.; Abreu, K.F.. Participação em banca de Dário de Almeida Barros Conde Gomes. Ensino do Inglês mediado por música. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada) - Faculdade 7 de Setembro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SALES, T. L.; CRUZ, J. P.; BARBOSA, L. L.. Participação em banca de Charlene Braga Silva.Análise da interação de alunos em uma escola bilíngue de Fortaleza. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. Types of feedback provided in online educational forums. 2012. (Congresso).

2.
INPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada.Feedback como ferramenta auxiliar da aprendizagem de língua estrangeira na modalidade a distância. 2011. (Encontro).

3.
INPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada.Chapeuzinho Vermelho a caminho da refacção. 2011. (Encontro).

4.
VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Corrigir ou não: Eis a questão em fóruns. 2011. (Congresso).

5.
2º Colóquio sobre Hipertexto.Análise dos tipos de feedback fornecidos em uma comunidade virutal de aprendizagem de idiomas. 2010. (Encontro).

6.
I Congresso de Literatura Infantil de Fortaleza. 2003. (Congresso).

7.
Seminários Linguísticos. 2002. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 23:28:59